BRPI0924631B1 - Método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis - Google Patents

Método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis Download PDF

Info

Publication number
BRPI0924631B1
BRPI0924631B1 BRPI0924631-2A BRPI0924631A BRPI0924631B1 BR PI0924631 B1 BRPI0924631 B1 BR PI0924631B1 BR PI0924631 A BRPI0924631 A BR PI0924631A BR PI0924631 B1 BRPI0924631 B1 BR PI0924631B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
emergency call
call mode
terminal
supported
emergency
Prior art date
Application number
BRPI0924631-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Mingzeng Dai
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BRPI0924631A2 publication Critical patent/BRPI0924631A2/pt
Publication of BRPI0924631B1 publication Critical patent/BRPI0924631B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/90Services for handling of emergency or hazardous situations, e.g. earthquake and tsunami warning systems [ETWS]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/50Connection management for emergency connections

Abstract

"método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis". a presente invenção refere-se a um método, um aparelho e um sistema para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis. relaciona-se a tecnologias de comunicação e se destina a resolver o problema que nenhuma solução é fornecida no estado da técnica para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis. o método inclui as seguintes etapas: uma rede central envia um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para uma rede de acesso, a rede de acesso envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema a um terminal, e o terminal seleciona se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema. a presente invenção é aplicável a um sistema de comunicações sem fio

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO E TERMINAL PARA SUPORTAR CHAMADAS DE EMERGÊNCIA DE MODOS LIMITADOS MULTINÍVEIS.
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a tecnologias de comunicações e, em particular, a um método, um aparelho e um sistema para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Antecedentes da Invenção
Um sistema de evolução de longo prazo (LTE) sendo desenvolvido suporta um subsistema de multimídia de IP (IMS). O IMS permite que um equipamento de usuário (UE) origine uma chamada de emergência em um sistema de pacote comutado (PS). A chamada de emergência é um recurso obrigatório que é suportado de acordo com uma lei local.
De acordo com a legislação local e uma política de operadora, um sistema pode suportar quatro tipos de chamadas de emergência:
Modo de chamada de emergência 1: terminais válidos. Os terminais têm uma assinatura válida e são autenticados de forma bem-sucedida.
Modo de chamada de emergência 2: terminais autenticados de forma bem-sucedida. Os terminais devem ter um número de identificação de assinante móvel internacional (IMSI) válido. Os terminais são autenticados de forma bem-sucedida e podem estar em um modo de serviço limitado.
Modo de chamada de emergência 3: IMSI requerido e autenticação opcional. Os terminais devem ter um IMSI válido. Mesmo se uma autenticação falhar, os terminais têm permissão para acessarem os serviços.
Modo de chamada de emergência 4: todos os terminais, incluindo terminais autenticados de forma bem-sucedida, terminais com apenas uma identidade de equipamento móvel internacional (IMEI), mas sem um módulo de identidade de assinante de UMTS (USIM) ou um módulo de identidade de assinante (SIM), em que UMTS é uma abreviação para sistema universal de telecomunicações móveis, e terminais sem uma IMSI.
Os níveis limitados dos quatro tipos precedentes de chamadas de emergência estão ascendendo. Um sistema suportando o modo de chaPetição 870180015335, de 26/02/2018, pág. 4/48
2/25 mada de emergência 4 também suporta os modos de chamada de emergência 1, 2 e 3; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 3 também suporta os modos de chamada de emergência 1 e 2; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 2 também suporta o modo 5 de chamada de emergência 1.
Com respeito a uma chamada de emergência, dois estados de terminal são definidos:
Modo Normal: significa um modo normal. Um terminal normalmente pode acessar serviços relacionados a uma IMSI válida e uma assina10 tura válida. O modo de chamada de emergência 1 pertence ao modo normal.
Modo de Serviço Limitado: significa um modo de serviço limitado. Um terminal apenas pode fazer uma chamada de emergência. Uma razão é possivelmente que o terminal não pode encontrar uma célula apropriada para acampar ou que nenhum cartão SIM é inserido no terminal. Os 15 modos de chamada de emergência 2, 3 e 4 pertencem ao modo de serviço limitado.
O inventor julga que a técnica anterior tem as desvantagens a seguir: de acordo com a legislação e a política da operadora, um sistema pode escolher suportar quatro níveis diferentes de modos de chamada de 20 emergência, mas os padrões de comunicações existentes não proveem uma solução para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Sumário da Invenção
As modalidades da presente invenção proveem um método, um 25 aparelho e um sistema para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis inclui:
o envio, por uma rede central, de um modo de chamada de e30 mergência suportado por um sistema para uma rede de acesso.
Um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis inclui:
3/25
o envio, por uma rede de acesso, de um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para um terminal.
Um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis inclui:
o recebimento, por uma rede de acesso, de um modo de chamada de emergência de um terminal a partir do terminal; e o recebimento, pela rede de acesso, de um modo de chamada de emergência suportado por um sistema a partir de uma rede central, e decidir se é para permitir que o terminal acampe no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência recebido do terminal e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
Um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis inclui:
a seleção, por um terminal, quanto a se é para acampar em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
Um aparelho de rede central inclui:
uma unidade de processamento de modo de chamada de emergência, configurada para enviar um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para uma rede de acesso.
Uma estação base inclui:
uma primeira unidade de operação de modo de chamada de emergência, configurada para enviar um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para um terminal.
Uma estação base inclui:
uma segunda unidade de operação de modo de chamada de emergência, configurada para receber um modo de chamada de emergência suportado por um sistema e um modo de chamada de emergência de um terminal e, se o sistema não suportar o modo de chamada de emergência do terminal, migrar o terminal para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do terminal.
Um terminal inclui:
4/25
uma unidade de processamento de acampamento, configurada para selecionar se é para acampar em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
Um sistema de comunicações incluí um aparelho de rede central, uma estação base e um terminal, em que:
o aparelho de rede central é configurado para enviar um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a estação base;
a estação base é configurada para enviar o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o terminal; e o terminal é configurado para selecionar se é para acampar no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
Um sistema de comunicações inclui um aparelho de rede central e uma estação base, em que:
o aparelho de rede central é configurado para enviar um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a estação base; e a estação base é configurada para redirecionar um terminal para um sistema que suporta o modo de chamada de emergência do terminal.
O sistema, o aparelho e o sistema para suportarem chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em modalidades da presente invenção satisfazem a regulamentos estatutários e exigências de operadora, e permitem que terminais de modos limitados diferentes selecionem um sistema apropriado para origem de uma chamada de emergência, de modo a reduzir o atraso de uma chamada de emergência.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 2 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 3 é um fluxograma de um método para suportar chama5/25 das de emergência de modos limitados muItiníveis de acordo com ainda uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 4 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com ainda uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 5 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 6 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 7a é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção com respeito ao modo de chamada de emergência 4;
a figura 7b é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção com respeito ao modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3;
a figura 8a é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção com respeito ao modo de chamada de emergência 4;
a figura 8b é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção com respeito ao modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3;
a figura 9 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 10 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma
6/25 modalidade da presente invenção;
a figura 11 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 12 é um fluxograma de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 13 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho de sistema de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 14 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho de sistema de acordo com uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 15 é um diagrama estrutural esquemático de uma estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 16 é um diagrama estrutural esquemático de uma estação base de acordo com uma outra modalidade da presente invenção;
a figura 17 é um diagrama estrutural esquemático de um terminal de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 18 é um diagrama estrutural esquemático de um sistema de comunicações para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção; e a figura 19 é um diagrama estrutural esquemático de um sistema de comunicações para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma outra modalidade da presente invenção. Descrição Detalhada das Modalidades
Para melhor explicar as finalidades, soluções técnicas e pontos fortes da presente invenção, as modalidades da presente invenção são descritas em detalhes com referência aos desenhos associados:
Conforme mostrado na figura 1, um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma modalidade da presente invenção inclui:
S101. Uma rede central envia um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para uma rede de acesso.
7/25
A modalidade suporta chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Conforme mostrado na figura 2, um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo com uma outra modalidade da presente invenção inclui:
8201. A rede de acesso envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para um terminal.
A modalidade suporta chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Conforme mostrado na figura 3, um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo ainda com uma outra modalidade da presente invenção inclui:
5301. Uma rede de acesso recebe um modo de chamada de emergência de um terminal a partir do terminal.
5302. A rede de acesso recebe o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema a partir da rede central e decide se é para permitir que o terminal acampe no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência recebido do terminal e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
A modalidade suporta chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Conforme mostrado na figura 4, um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis de acordo ainda com uma outra modalidade da presente invenção inclui:
S401. Um terminal seleciona se é para acampar em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
A modalidade suporta chamadas de emergência de modos limitados multiníveis.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma entidade
8/25 de gerenciamento de mobilidade (MME) (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser qualquer elemento de rede central conhecido, tal como um centro de comutação de móvel (MSC)); um sistema suporta todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um Nó B evoluído (eNB) (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base). Conforme mostrado na figura 5, o procedimento do método inclui:
S501. A rede central envia um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para um eNB através de uma mensagem de interface S1.
A MME envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema ao eNB através da mensagem de interface S1. A mensagem de interface S1 pode ser uma mensagem de Resposta de Configuração S1 ou de Atualização de Configuração MME.
S502. O eNB envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para um terminal através de uma mensagem de sistema.
A mensagem de sistema difundida pelos eNBs é a mensagem de sistema por um canal de controle de difusão (BCCH). A mensagem de sistema pode portar uma indicação de modos de chamada de emergência suportados. Um formato da mensagem de sistema pode ser conforme se segue, e a mensagem de sistema pode ser enviada no bloco de informação de sistema 1 (SIB1) de acordo com um tipo enumerado:
networkSupportEmergencyMode ENUMERADO {mo· de1, mode2, mode3, mode4},
Ou a mensagem de sistema pode ser enviada em SIB1 de acordo com o tipo booleano:
model EmergencyCall mode2EmergencyCall mode3EmergencyCall mode4EmergencyCall
S503. O terminal recebe
BOOLEANO,
BOOLEANO,
BOOLEANO,
BOOLEANO o modo de chamada de emergência
9/25 suportado pelo sistema e portado na mensagem de sistema de eNB. Se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema incluir o modo de chamada de emergência do terminal, o terminal acampará no sistema; se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema não incluir o modo de chamada de emergência do terminal, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do terminal.
O terminal recebe o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema difundido pela mensagem de sistema a partir do eNB e decide se é para originar uma chamada de emergência no sistema de acordo com um estado atual do terminal. Por exemplo, se um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema permitir que o terminal origine uma chamada de emergência no sistema, o terminal originará uma chamada de emergência no sistema; se nenhum modo de chamada de emergência suportado de sistema permitir que o terminal origine uma chamada de emergência, após o terminal receber a mensagem de sistema difundida pelo eNB ou antes de o terminal originar uma chamada de emergência, o terminal migrará para um sistema suportando uma chamada de emergência de serviço limitado. Nota: um sistema suportando um modo de chamada de emergência 4 permite que todos os tipos de terminais originem chamadas de emergência no sistema; um sistema suportando um modo de chamada de emergência 3 permite que todos os terminais, exceto aqueles sem um USIM/SIM (isto é, terminais suportando o modo de chamada de emergência 4) originem chamadas de emergência no sistema; um sistema suportando um modo de chamada de emergência 2 permite terminais que estão no modo normal e autenticados de forma bem-sucedida originem chamadas de emergência no sistema; um sistema suportando um modo de chamada de emergência 1 permite que apenas terminais em modo normal originem chamadas de emergência no sistema. Ou os terminais suportando o modo de chamada de emergência 4 também suportam os modos de chamada de emergência 1, 2 e 3; os terminais suportando o modo de chamada de emergência 3 também suportam os modos de chamada de emergência 1 e 2; os terminais suportando o modo de chamada de emergência 2 também suportam o modo de
10/25 chamada de emergência 1.
A migração aqui inclui as ações a seguir:
• Rediracionamento: o sistema redireciona o terminal para um sistema suportando uma chamada de emergência.
• Seleção/resseleção de célula: o terminal migra para um outro sistema através de uma seleção/resseleção de célula.
• Transferência de ponto a ponto: o terminal faz uma transferência de ponto a ponto para um outro sistema.
• Ordem de mudança de célula: uma relação de conexão do terminal é mudada para um outro sistema.
O sistema na modalidade da presente invenção é por natureza um sistema suportando uma chamada de emergência, uma rede móvel terrestre pública (PLMN) suportando uma chamada de emergência, uma área de rastreamento, uma área de localização, ou uma área de roteamento suportando uma chamada de emergência, uma frequência suportando uma chamada de emergência ou uma célula suportando uma chamada de emergência.
Quando da execução de uma seleção/resseleção de célula, o terminal pode determinar se o sistema suporta uma chamada de emergência pela leitura de uma informação de sistema do sistema alvo. Um processo específico é similar à etapa S503 e não é adicionalmente descrito.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma
11/25 estação base). Na modalidade, o eNB é compartilhado pelas duas operadoras. Conforme mostrado na figura 6, o procedimento do método inclui:
5601. A rede central envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o eNB através de uma mensagem de interface
S1.
A MME envia o modo de chamada de emergência suportado em cada PLMN para o eNB. Cada PLMN descrita na modalidade pode ser cada uma de todas as PLMNs ou cada uma de várias ou uma faixa de PLMNs limitada de acordo com uma necessidade real.
5602. O eNB envia o modo de chamada de emergência suportado em cada PLMN para um terminal através de uma mensagem de siste ma.
O eNB difunde um modo de chamada de emergência suportado pela PLMN1 e pela PLMN2 por um BCCH. Um formato da mensagem de sistema pode ser conforme se segue, e a mensagem de sistema pode ser enviada em cada identidade (ID) de PLMN de acordo com um tipo enumera do:
PLMN-ldentitylnfo ::= SEQUÊNCIA { plmn-ldentity PLMN-ldentidade, networkSupportEmergencyMode ENUMERADO {model, mode2, mode3, mode4}
Ou a mensagem de sistema pode ser enviada em cada ID de
PLMN de acordo com um tipo booleano:
PLMN-ldentitylnfo ::= plmn-ldentidade model EmergencyCall mode2EmergencyCall mode3EmergencyCall mode4EmergencyCall
SEQUÊNCIA { PLMN-ldentidade, BOOLEANO, BOOLEANO, BOOLEANO, BOOLEANO
S603. O terminal recebe a mensagem de sistema difundida pelo eNB. Se o modo de chamada de emergência suportado pela PLMN1 e/ou pela PLMN2 incluir o modo de chamada de emergência do terminal, o termi12/25 nal selecionará acampar em uma das PLMNs, ou, caso contrário, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do terminal.
O terminal decide se é para acampar na PLMN1 ou na PLMN2 após receber a mensagem de sistema difundida pelo eNB. Um terminal em um modo de serviço limitado seleciona uma PLMN que suporte um modo de chamada de emergência do terminal. Deve ser notado que: um sistema suportando o modo de chamada de emergência 4 também suporta os modos de chamada de emergência 1, 2 e 3; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 3 também suporta os modos de chamada de emergência 1 e 2; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 2 também suporta o modo de chamada de emergência 1. Por exemplo, para um terminal sem um USIM/SIM, uma PLMN suportando o modo de chamada de emergência 4 é selecionada com o melhor esforço. Se múltiplas PLMNs suportam o modo de chamada de emergência 4, uma PLMN será selecionada com base em uma prioridade, de acordo com um mecanismo de seleção de PLMN na técnica anterior, por exemplo, uma sequência de prioridade é uma PLMN visitada, uma PLMN doméstica e uma PLMN equivalente. Se nenhuma PLMN suportar o modo de chamada de emergência 4, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência 4, após o recebimento da mensagem de sistema a partir do eNB, ou antes de se originar uma chamada de emergência. Para um terminal com uma IMSI, mas autenticado de forma mal sucedida, uma PLMN suportando um modo de chamada de emergência 4 ou um modo de chamada de emergência 3 é selecionada com o melhor esforço. Se múltiplas PLMNs suportarem o modo de chamada de emergência 4 ou o modo de chamada de emergência 3, uma PLMN será selecionada de acordo com o mecanismo de seleção de PLMN na técnica anterior. Se nenhum PLMN suportar o modo de chamada de emergência 4 ou o modo de chamada de emergência 3, o terminal migrará para um sistema suportando o modo de chamada de emergência 3, após o recebimento da mensagem de sistema a partir do eNB, ou antes da origem de uma chamada de emergência. Para um terminal autenticado de forma
13/25 bem-sucedida com uma IMSI, mas em um modo limitado, uma PLMN suportando um modo de chamada de emergência 4, um modo de chamada de emergência 3 ou uma chamada de emergência 2 é selecionado com o melhor esforço. Se múltiplas PLMNs suportarem o modo de chamada de emergência 4, o modo de chamada de emergência 3 ou o modo de chamada de emergência 2, uma PLMN será selecionada de acordo com o mecanismo de seleção de PLMN na técnica anterior. Se nenhuma PLMN suportar o modo de chamada de emergência 4, o modo de chamada de emergência 3 ou o modo de chamada de emergência 2, o terminal migrará para um sistema suportando o modo de chamada de emergência 2, após o recebimento da mensagem de sistema a partir do eNB, ou antes da origem de uma chamada de emergência. Para um terminal em modo normal, uma PLMN é selecionada de acordo com um procedimento normal. Se a PLMN selecionada não suportar uma chamada de emergência enquanto o terminal está em uma conexão de serviço, um serviço normal será liberado e o terminal será migrado para um sistema suportando uma chamada de emergência.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central conhecido, tal como um MSC); um sistema suporta todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base).
Conforme mostrado na figura 7a, um procedimento com respeito ao modo de chamada de emergência 4 de acordo com uma modalidade da presente invenção inclui:
S701a. A rede central envia o modo de chamada de emergência 4 suportado pelo sistema para o eNB através da mensagem de interface S1.
S702a. O eNB envia o modo de chamada de emergência 4 suportado pelo sistema para o terminal através de uma mensagem de sistema.
14/25
O formato de mensagem é conforme se segue: mode4EmergencyCall BOOLEANO
S703a. O terminal recebe o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema e difundido pelo eNB. Se o terminal suportar o modo de chamada de emergência 4, o terminal poderá originar uma chamada de emergência no sistema; caso contrário, o terminal sem um USIM/SIM migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência 4, após receber a mensagem de sistema difundida pelo eNB ou antes de originar uma chamada de emergência.
Conforme mostrado na figura 7b, um procedimento com respeito ao modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 de acordo com uma modalidade da presente invenção inclui:
S701b. O terminal envia uma mensagem de solicitação de estrato não de acesso (NAS) para a rede central.
A mensagem de solicitação de NAS pode ser uma mensagem de solicitação de anexação ou de solicitação de atualização de área de rastreamento (Solicitação de TAU).
S702b. A rede central recebe a mensagem de solicitação de NAS a partir do terminal suportando o modo de chamada de emergência 1,2 ou 3, e envia uma informação que o sistema suporta o modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 para o terminal através de uma mensagem de aceitação de NAS (Aceitar Anexo ou Aceitar TAU), ou a rede central envia uma informação que o sistema não suporta o modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 para o terminal através de uma mensagem de rejeição de NAS (rejeitar anexo ou rejeitar TAU).
S703b. Se o terminal receber a mensagem de aceitação de NAS a partir da rede central, o terminal acampará no sistema; se o terminal receber a mensagem de rejeição de NAS a partir da rede central, o terminal migrará para um sistema suportando o modo de chamada de emergência do terminal.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente in15/25 venção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base).
Conforme mostrado na figura 8a, um procedimento com respeito ao modo de chamada de emergência 4 de acordo com uma modalidade da presente invenção inclui:
S801a. A rede central envia uma informação quanto a se uma PLMN doméstica de cada sistema suporta o modo de chamada de emergência 4 para o eNB através de uma mensagem de interface S1.
Cada PLMN descrita na modalidade pode ser cada uma de todas PLMNs ou cada uma de várias ou uma faixa de PLMNs limitada de acordo com uma necessidade real.
S802a. O eNB envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para um terminal através de uma mensagem de sistema.
O formato.de mensagem é conforme se segue:
PLMN-ldentityList ::= PLMN-ldentitylnfo PLMN-ldentitylnfo ::= plmn-ldentity mode4EmergencyCall
SEQUÊNCIA (SIZE (1 ..2)) OF
SEQUÊNCIA { PLMN-ldentidade, BOOLEANO
S803a. O terminal recebe a mensagem de sistema difundida pelo eNB. Se a PLMN1 e/ou a PLMN2 suportarem o modo de chamada de emergência 4, o terminal selecionará acampar em uma das PLMNs; se nenhuma PLMN suportar o modo de chamada de emergência 4, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência 4.
16/25
Conforme mostrado na figura 8b, um procedimento com respeito ao modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 de acordo com uma modalidade da presente invenção inclui:
S801b. O terminal envia uma mensagem de solicitação de NAS 5 para uma rede central.
S802b. A rede central recebe a mensagem de solicitação de NAS a partir do terminal suportando o modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3, e envia uma informação que a PLMN1 e/ou a PLMN2 suportam o modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 para o terminal através de uma 10 mensagem de aceitação de NAS, ou envia uma informação que a PLMN1 e/ou a PLMN2 não suportam o modo de chamada de emergência 1, 2 ou 3 para o terminal através de uma mensagem de rejeição de NAS.
S803b. Se a mensagem de aceitação de NAS recebida pelo terminal incluir uma ou mais PLMNs, o terminal selecionará acampar em 15 uma das PLMNs; se a mensagem de rejeição de NAS recebida pelo terminal incluir todas as PLMNs, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do terminal.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente in20 venção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de 25 chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base). Conforme mostrado na figura 9, o procedimento do método 30 inclui:
S901. O terminal envia uma mensagem de solicitação de NAS para uma rede central.
17/25
5902. A rede central recebe a mensagem de solicitação de NAS a partir do terminal suportando um modo de chamada de emergência 1, 2, 3 ou 4 e envia uma informação que o sistema suporta o modo de chamada de emergência 1, 2, 3 ou 4 através de uma mensagem de aceitação de NAS, ou envia uma informação que o sistema não suporta o modo de chamada de emergência 1, 2, 3 ou 4 através de uma mensagem de rejeição de NAS.
5903. Se o terminal receber a mensagem de aceitação de NAS a partir da rede central, o terminal acampará no sistema; se o terminal receber a mensagem de rejeição de NAS a partir da rede central, o terminal migrará para um sistema suportando o modo de chamada de emergência do terminal.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base). Conforme mostrado na figura 10, o procedimento do método inclui:
S1001. O terminal envia uma mensagem de solicitação de NAS para a MME.
S1002. A MME recebe a mensagem de solicitação de NAS a partir do terminal suportando um modo de chamada de emergência 1,2,3 ou 4 e envia uma informação que a PLMN1 e/ou a PLMN2 suportam o modo de chamada de emergência 1, 2, 3 ou 4 através de uma mensagem de aceitação de NAS, ou envia uma informação que a PLMN1 e/ou a PLMN2 não suportam o modo de chamada de emergência 1, 2, 3 ou 4 através de uma
18/25 mensagem de rejeição de NAS.
S1003. Se a mensagem de aceitação de NAS recebida pelo terminal incluir uma ou mais PLMNs, o terminal selecionará acampar em uma das PLMNs; se a mensagem de rejeição de NAS recebida pelo terminal incluir todas as PLMNs, o terminal migrará para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do terminal.
Deve ser notado que: um sistema suportando o modo de chamada de emergência 4 também suporta os modos de chamada de emergência 1, 2 e 3; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 3 também suporta os modos de chamada de emergência 1 e 2; um sistema suportando o modo de chamada de emergência 2 também suporta o modo de chamada de emergência 1. Por exemplo, para um terminal suportando o modo de chamada de emergência 1, se o sistema não suportar uma chamada de emergência de um modo de chamada de emergência 1, o terminal selecionará uma PLMN suportando o modo de chamada de emergência 1. Se múltiplas PLMNs suportarem o modo de chamada de emergência 1, uma camada de NAS selecionará uma PLMN de acordo com uma regra; se o sistema indicar que nenhuma PLMN suporta o modo de chamada de emergência 1, o terminal migrará para um sistema suportando uma chamada de emergência de modo de serviço limitado, após o recebimento de uma indicação ou antes de originar uma chamada de emergência. Se o terminal estiver em uma conexão de serviço, um serviço normal será liberado, e o terminal será migrado para um sistema suportando uma chamada de emergência. Um processamento com respeito aos terminais suportando outros modos de chamada de emergência é similar ao processamento de um terminal suportando um modo de chamada de emergência 1.
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso
19/25 e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base). Conforme mostrado na figura 11, o procedimento do método inclui:
S1101. Um UE envia o modo de chamada de emergência do UE para o eNB.
S1102. A rede central envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o eNB através de uma mensagem de interface S1.
S1103. O eNB recebe os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema a partir da rede central. Se o sistema não suportar o modo de chamada de emergência do UE, o eNB migrará o UE para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do UE; se o sistema suportar o modo de chamada de emergência do UE, o eNB permitirá que o UE acampe no sistema.
A migração aqui inclui as ações a seguir:
• Redirecionamento: o sistema redireciona o terminal para um sistema suportando uma chamada de emergência.
• Seleção/resseleção de célula: o terminal migra para um outro sistema através de uma seleção/resseleção de célula.
• Transferência de ponto a ponto: o terminal faz uma transferência de ponto a ponto para um outro sistema.
• Ordem de mudança de célula: uma relação de conexão do terminal é mudada para um outro sistema.
Por exemplo, após um UE ser conectado ao sistema, a rede central envia o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o eNB através de uma mensagem de interface S1. O eNB determina que o sistema não suporta o modo de chamada de emergência do UE e redireciona o UE para um sistema suportando o modo de chamada de emergência do UE.
20/25
Um cenário de um método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção é conforme se segue: um elemento de rede central é uma MME (a modalidade toma a MME como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede central, tal como um MSC); duas ou mais operadoras (a modalidade toma duas operadoras como um exemplo) compartilham uma rede de acesso e são diferenciadas por diferentes PLMNs; os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema são todos ou parte dos modos de chamada de emergência 1, 2, 3 e 4; um elemento de rede de acesso é um eNB (a modalidade toma o eNB como um exemplo; na prática, pode ser um outro elemento de rede de acesso conhecido, tal como uma estação base). Conforme mostrado na figura 12, o procedimento do método inclui:
S1201. Um UE envia o modo de chamada de emergência do UE par ao eNB.
S1202. A rede central envia o modo de chamada de emergência suportado em cada PLMN para o eNB através de uma mensagem de interface S1.
Cada PLMN descrita na modalidade pode ser cada uma de todas as PLMNs ou cada uma de várias ou uma faixa de PLMNs limitada de acordo com uma necessidade real.
S1203. O eNB recebe o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema a partir da rede central. Se nenhuma PLMN suportar o modo de chamada de emergência do UE, o eNB migrará o UE para um sistema que suporte o modo de chamada de emergência do UE; se uma PLMN suportar o modo de chamada de emergência do UE, o eNB permitirá que o UE acampe na PLMN.
A migração aqui inclui as ações a seguir:
• Redirecionamento: o sistema redireciona o terminal para um sistema suportando uma chamada de emergência.
• Seleção/resseleção de célula: o terminal migra para um outro sistema através de uma seleção/resseleção de célula.
21/25 • Transferência de ponto a ponto: o terminal faz uma transferência de ponto a ponto para um outro sistema.
• Ordem de mudança de célula: uma relação de conexão do terminal é mudada para um outro sistema.
Por exemplo, após um UE ser conectado a MME, a rede central envia um modo de chamada de emergência suportado pelas duas PLMNs para o eNB através de uma mensagem de interface S1, e o eNB redireciona o UE para um sistema suportando o modo de chamada de emergência do UE.
O precedente é de modalidades de métodos para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis, em que regulamentos estatutários e exigências de operadora são satisfeitos e terminais de diferentes modos limitados podem selecionar um sistema apropriado para origem de chamadas de emergência, de modo a se reduzir um atraso de chamadas de emergência.
Conforme mostrado na figura 13, um aparelho de rede central em uma modalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de processamento de modo de chamada de emergência 1301, configurada para enviar um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para uma rede de acesso.
Conforme mostrado na figura 14, um aparelho de rede central em uma outra modalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de processamento de modo de chamada de emergência 1401, configurada para enviar um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para uma rede de acesso.
A unidade de processamento de modo de chamada de emergência 1401 inclui:
uma subunidade de envio de modo de chamada de emergência 1402, configurada para enviar o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a rede de acesso através de uma mensagem de interface S1.
Ou a unidade de processamento de modo de chamada de e22/25 mergéncia 1401 inclui:
uma subunidade de processamento de mensagem de NAS
1403, configurada para receber uma solicitação de NAS a partir de um terminal e enviar o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o terminal através de uma mensagem de aceitação de NAS.
Ou a unidade de processamento de modo de chamada de emergência 1401 pode incluir:
ambas a subunidade de envio de modo de chamada de emergência 1402 e a subunidade de processamento de mensagem de NAS 1403.
Na prática, a subunidade de envio de modo de chamada de emergência 1402 e a subunidade de processamento de mensagem de NAS 1403 implementam funções similares para o envio do modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a rede de acesso. Em alguns cenários, a subunidade de envio de modo de chamada de emergência 1402 pode ser configurada para enviar todos os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema. Em outros cenários, a subunidade de processamento de mensagem de NAS 1403 pode ser configurada para enviar todos os modos de chamada de emergência suportados pelo sistema. Além disso, a subunidade de envio de modo de chamada de emergência 1402 e a subunidade de processamento de mensagem de NAS 1403 podem ser combinadas para o envio dos modos de chamada de emergência suportados pelo sistema. As duas subunidades podem ser suplementares a cada outra.
Conforme mostrado na figura 15, uma estação base em uma modalidade da presente invenção inclui:
uma primeira unidade de operação de modo de chamada de emergência 1501 configurada para enviar um modo de chamada de emergência suportado por um sistema para um terminal.
Conforme mostrado na figura 16, uma estação base em uma outra modalidade da presente invenção inclui:
uma segunda unidade de operação de modo de chamada de emergência 1601, configurada para receber modos de chamada de emergência suportados pelo sistema e um modo de chamada de emergência de
23/25 um terminal e, se o sistema não suportar o modo de chamada de emergência do terminal, migrar o terminal para um sistema suportando o modo de chamada de emergência do terminal.
Ainda, se o sistema suportar o modo de chamada de emergência do terminal, a segunda unidade de operação de modo de chamada de emergência 1601 permite que o terminal acampe no sistema.
Conforme mostrado na figura 17, um terminal em uma modalidade da presente invenção inclui:
uma unidade de processamento de acampamento 1701, configurada para selecionar se é para acampar em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
O precedente é de modalidades de aparelhos para suportar uma chamada de emergência de modos limitados multiníveis, em que regulamentos estatutários e exigências de operadora são satisfeitos e terminais de diferentes modos limitados podem selecionar um sistema apropriado para originar chamadas de emergência, de modo a se reduzir o atraso de chamadas de emergência.
Conforme mostrado na figura 18, um sistema de comunicações para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma modalidade da presente invenção inclui: um aparelho de rede central 1801, uma estação base 1802 e um terminal 1803.
O aparelho de rede central 1801 é configurado para enviar um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a estação base.
A estação base 1802 é configurada para enviar o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para o terminal.
O terminal 1803 é configurado para selecionar se é para acampar no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
Conforme mostrado na figura 19, um sistema de comunicações para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis em uma outra modalidade da presente invenção inclui: um aparelho de rede
24/25 central 1901 e uma estação base 1902.
O aparelho de rede central 1901 é configurado para enviar um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema para a estação base.
A estação base 1902 é configurada para decidir se é para permitir que um terminal acampe no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
A estação base 1902 é adicionalmente configurada para receber um modo de chamada de emergência do terminal e decidir se é para permitir que o terminal acampe no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência do terminal e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema.
O precedente é de modalidades de sistemas para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis, em que regulamentos estatutários e exigências de operadora são satisfeitos e terminais de diferentes modos limitados podem selecionar um sistema apropriado para originar chamadas de emergência, de modo a se reduzir o atraso de chamadas de emergência.
Uma pessoa versada na técnica pode entender que todas ou parte das etapas do método de acordo com as modalidades da presente invenção podem ser implementadas por um programa de computador instruindo um hardware relevante. O programa pode ser armazenado em um meio de armazenamento que pode ser lido em computador. Quando o programa é executado, as etapas do método de acordo com as modalidades da presente invenção são realizadas. O meio de armazenamento pode ser um disco magnético, uma memória apenas de leitura de disco compacto (CD-ROM), uma memória apenas de leitura (ROM) ou uma memória de acesso randômico (RAM).
As descrições precedentes são meramente modalidades de exemplo da presente invenção. Contudo, o escopo de proteção da presente invenção não está limitado a isso. Por exemplo, além da MME, o elemento de rede central pode ser um MSC. A presente invenção é aplicável a um sis25/25 tema de LTE, um sistema de acesso múltiplo com divisão de código de banda larga (WCDMA), um sistema de acesso múltiplo com divisão de código (CDMA) e um sistema global para comunicações móveis (GSM), mas não está limitada a esses sistemas. Mudanças ou substituições prontamente evi5 dentes para uma pessoa versada na técnica no escopo técnico da presente invenção devem cair no escopo de proteção da presente invenção. Portanto, o escopo de proteção da presente invenção é sujeito ás reivindicações em apenso.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de:
    selecionar (S401), por um terminal, se acampa em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema;
    em que a etapa de selecionar se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende:
    receber (S503), pelo terminal, o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema a partir de uma rede de acesso, e selecionar (S503) se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema;
    em que a etapa de selecionar se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende:
    migrar (S503), pelo terminal, a um sistema que suporta um modo de chamada de emergência do terminal se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema não compreende o modo de chamada de emergência do terminal.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de seleção se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende:
    acampar, pelo terminal, no sistema se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência do terminal.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:
    a rede de acesso é compartilhada por duas ou mais redes móveis terrestres públicas (PLMNs) e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência
    Petição 870180015335, de 26/02/2018, pág. 5/48
    2/4 suportado por cada PLMN; e o terminal (1803) recebe o modo de chamada de emergência suportado por uma PLMN casa de cada sistema da rede de acesso e escolhe acampar em um PLMN se um modo de chamada de emergência suportado por um ou mais PLMNs compreende um modo de chamada de emergência do terminal (1803).
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:
    a rede de acesso é compartilhada por duas ou mais redes móveis terrestres públicas (PLMNs) e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência suportado por cada PLMN; e o terminal (1803) recebe um modo de chamada de emergência suportado por uma PLMN casa de cada sistema da rede de acesso e escolhe migrar para um sistema que suporta um modo de chamada de emergência do terminal se o modo de chamada de emergência suportado pelas PLMNs não compreende o modo de chamada de emergência do terminal (1803).
  5. 5. Terminal (1803), caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de processamento de acampamento (1701), configurada para selecionar (S401) se acampa em um sistema de acordo com um modo de chamada de emergência suportado pelo sistema;
    em que a unidade (1701) ser configurada para selecionar se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende:
    a unidade (1701) ser configurada para:
    receber (S503) o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema a partir de uma rede de acesso, e selecionar (S503) se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema;
    em que a unidade (1701) ser configurada para selecionar se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suPetição 870180015335, de 26/02/2018, pág. 6/48
    3/4 portado pelo sistema compreende:
    a unidade (1701) ser configurada para migrar (S503) a um sistema que suporta um modo de chamada de emergência do terminal se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema não compreende 5 o modo de chamada de emergência do terminal (1803).
  6. 6. Terminal de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a unidade (1701) ser configurada para selecionar se acampa no sistema de acordo com o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende:
    10 a unidade (1701) ser configurada para acampar no sistema se o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência do terminal (1803).
  7. 7. Terminal de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que:
    15 a rede de acesso é compartilhada por duas ou mais redes móveis terrestres públicas (PLMNs) e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência suportado por cada PLMN; e o terminal (1803) recebe o modo de chamada de emergência 20 suportado por uma PLMN casa de cada sistema da rede de acesso e escolhe acampar em um PLMN se um modo de chamada de emergência suportado por um ou mais PLMNs compreende um modo de chamada de emergência do terminal (1803).
  8. 8. Terminal de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo 25 fato de que:
    a rede de acesso é compartilhada por duas ou mais redes móveis terrestres públicas (PLMNs) e o modo de chamada de emergência suportado pelo sistema compreende um modo de chamada de emergência suportado por cada PLMN; e
    30 o terminal (1803) recebe um modo de chamada de emergência suportado por uma PLMN casa de cada sistema da rede de acesso e escolhe migrar para um sistema que suporta um modo de chamada de emergênPetição 870180015335, de 26/02/2018, pág. 7/48
    4/4 cia do terminal se o modo de chamada de emergência suportado pelas PLMNs não compreende o modo de chamada de emergência do terminal (1803).
BRPI0924631-2A 2009-04-27 2009-04-27 Método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis BRPI0924631B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2009/071499 WO2010124443A1 (zh) 2009-04-27 2009-04-27 支持多级受限模式紧急呼叫的方法、装置和系统

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0924631A2 BRPI0924631A2 (pt) 2018-08-28
BRPI0924631B1 true BRPI0924631B1 (pt) 2019-08-20

Family

ID=43031664

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0924631-2A BRPI0924631B1 (pt) 2009-04-27 2009-04-27 Método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN102204177B (pt)
BR (1) BRPI0924631B1 (pt)
WO (1) WO2010124443A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107231621B (zh) * 2016-03-24 2020-09-08 中国移动通信集团公司 一种信息处理方法及移动管理实体、终端
CN108184228B (zh) * 2018-01-19 2021-01-01 北京小米移动软件有限公司 紧急呼叫方法和用户设备
CN110881183B (zh) * 2018-09-05 2021-05-18 华为技术有限公司 紧急业务处理方法及其装置
EP3893557A4 (en) 2019-01-31 2022-01-12 Huawei Technologies Co., Ltd. EMERGENCY CALL PROCEDURE AND USER TERMINAL

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8682279B2 (en) * 2004-05-07 2014-03-25 Interdigital Technology Corporation Supporting emergency calls on a wireless local area network
CN100579278C (zh) * 2006-03-03 2010-01-06 华为技术有限公司 紧急呼叫方法、系统及呼叫会话控制功能实体
CA2651977A1 (en) * 2006-05-12 2008-02-14 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for supporting an emergency call in a wireless metropolitan area network

Also Published As

Publication number Publication date
CN102204177A (zh) 2011-09-28
WO2010124443A1 (zh) 2010-11-04
BRPI0924631A2 (pt) 2018-08-28
CN102204177B (zh) 2013-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220078870A1 (en) Method for registering terminal in wireless communication system and apparatus therefor
US11622320B2 (en) Network access method and apparatus, network device, and computer readable storage medium
WO2018177277A1 (zh) 网络系统中状态信息的处理方法、装置及存储介质
ES2583354T3 (es) Procedimiento y entidad de gestión de movilidad LTE 3GPP para prohibir el acceso a un UE con tecnología de aplicación SIM GSM para el acceso a una red
US11297542B2 (en) Base station handover method, system, and computer storage medium
US8688126B2 (en) Method for falling back to 2G/3G network, relevant device and communication system
US11019495B2 (en) Communication terminal, network device, communication method, and non-transitory computer readable medium
JP2017108463A (ja) 進化型パケット・システムにおけるcsフォールバックのサポート
KR20140143156A (ko) 무선 통신 시스템에서 음성 서비스 지원 방법 및 장치
EP3607774B1 (en) Methods and apparatuses for selecting a session management entity for serving a wireless communication device
WO2010124586A1 (zh) 一种紧急业务的实现方法及设备
WO2018059401A1 (zh) 网络切换方法、装置及系统,网络接入方法及装置
KR20160126003A (ko) 네트워크 요소, 무선 통신 시스템 및 이의 방법
KR20120004465A (ko) 통신 시스템
JP2018508155A (ja) 通信システム
CN114208296B (zh) 一种通信方法及相关设备
WO2018010583A1 (zh) 网络系统
US9615317B2 (en) Method, device, and system for processing closed subscriber group subscription data request
BRPI0924631B1 (pt) Método e terminal para suportar chamadas de emergência de modos limitados multiníveis
WO2016106722A1 (zh) 一种接入方法、装置和系统
CN113660703A (zh) 根据应用功能请求朝向局域数据网络的流量路由
CN112956226B (zh) 在通信系统中隔离虚假基站
WO2019061440A1 (zh) 一种csfb的回落结果检测方法及装置、存储介质
EP4133789A1 (en) A method for slice information update
CN105828399B (zh) 一种跟踪区更新方法及装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS