BRPI0919192B1 - Use of lipid, nutritional composition, and process for the production of a nutritional composition - Google Patents

Use of lipid, nutritional composition, and process for the production of a nutritional composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI0919192B1
BRPI0919192B1 BRPI0919192B1 BR PI0919192 B1 BRPI0919192 B1 BR PI0919192B1 BR PI0919192 B1 BRPI0919192 B1 BR PI0919192B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lipids
composition
weight
lipid
total
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“USO DE LIPÍDIO, COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL, E, PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL” CAMPO DA INVENÇÃO
A invenção refere-se ao campo de fórmulas de leite e de leites para o crescimento de bebês, para evitar mais tarde a obesidade na vida. FUNDAMENTOS A alimentação pelo seio é o método preferido de alimentação de bebês. No entanto, existem circunstâncias que fazem com que seja impossível ou menos desejável a alimentação pelo seio. Em tais casos, essas fórmulas para bebês são uma boa alternativa. A composição das fórmulas modernas para bebês é adaptada de tal forma que ela atende muitos dos requisitos nutricionais especiais para o crescimento e o desenvolvimento rápido dos bebês.
No entanto, parece que podem ser feitas ainda melhorias em relação à constituição das fórmulas de leite para os bebês. Os bebês alimentados pelo seio têm uma chance reduzida de se tomarem obesas mais tarde na vida, em comparação com a alimentação de bebês através de fórmulas, mas conhece-se pouco a respeito dos efeitos dos ingredientes nas fórmulas para bebês em relação à obesidade mais tarde na vida. Assim sendo, é dedicada muita pesquisa em relação à função da concentração de proteínas ou da composição de ácidos graxos. A obesidade é um grande problema de saúde no mundo ocidental. Ela é uma condição médica na qual o excesso acumulado a um ponto tal que ele pode ter um efeito adverso sobre a saúde, levando a uma expectativa de vida reduzida e ele é associado com várias doenças, especialmente doenças do coração e diabetes do tipo 2. A obesidade é a causa principal que pode ser evitada, que leva à morte, a nível mundial, com prevalência cada vez maior em adultos e crianças, e as autoridades a vêem como um dos problemas de saúde pública mais sérios do século 21. A presente invenção refere-se a essa composição futura para a saúde do corpo. A WO 2007/073194 refere-se a fórmulas para bebês que são constituídas por fosfolipídios, esfingolipídios, e colesteróis, para evitar a obesidade. A WO 2007/073193 refere-se a fórmulas para bebês com relações entre o ácido linoleico específico e o ácido alfa-linolenico, com baixo conteúdo de ácido linoleico e constituídas por fosfolipídios, esfingolipídios, colesterol e/ou colina mais uridina para evitar a obesidade mais tarde na vida. A EP1800675 refere-se a uma composição de ácidos graxos poli-insaturados, proteínas e manganês e/ou molibdênio para melhorar as composições de membrana e para o tratamento de uma larga variedade de distúrbios.
Michalski et al, 2005, J Dairy Sei 88:1927-1940 apresenta a distribuição de tamanho de glóbulos de lipídios em leite humano e fórmulas para bebês. A WO 2005/051091 refere-se a uma composição de lipídios a qual após a dispersão ou emulsificação em um meio essencialmente aquoso com outros ingredientes de uma fórmula para bebês forma uma dispersão ou emulsão substancialmente homogênea tendo uma microestrutura contendo glóbulos de lipídios que é essencialmente semelhante à microestrutura globular correspondente de HMF de ocorrência natural. A SU 1084006 apresenta um alimento para crianças e pessoas inválidas com um tamanho de glóbulos de lipídios de 4 μΜ de diâmetro, semelhante ao leite humano. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Os inventores, com surpresa, descobriram que o tamanho dos glóbulos de lipídios em fórmulas para bebês afetam mais tarde a composição do corpo, na vida. A escolha especifica do tamanho dos glóbulos do lipídio nas fórmulas para bebês resulta em uma massa de gordura reduzida e/ou uma obesidade reduzida mais tarde na vida. A escolha especifica do tamanho de glóbulos de lipídios nas fórmulas para bebês também resulta em uma massa maior de corpo magro mais tarde na vida. Quando é administrada cedo na vida, a fórmula para bebês da presente invenção, que é constituída por lipídios com um tamanho maior de glóbulos de lipídios do que atualmente em fórmulas convencionais para bebês, foi observado que mais tarde na vida a composição do corpo é alterada, resultando em menos massa de gordura e menos massa de gordura em relação ao peso total do corpo e uma massa aumentada de corpo magro, em comparação com a composição do corpo após a administração convencional de fórmula para bebês. Especialmente, a obesidade das vísceras, que é principalmente associada com problemas de saúde, é reduzida. Especialmente, a hipertrofia adiposa é reduzida. A obesidade causada pela hipertrofia adiposa é considerada como indicativa para o início da obesidade mais tarde na vida, e é mais associada com problemas de saúde, tais como a resistência à insulina, do que a obesidade causada pela hiperplasia adiposa. A diferença importante entre as fórmulas investigadas era o tamanho dos glóbulos de lipídios, enquanto que o perfil de ácido graxo nas fórmulas era semelhante.
As fórmulas investigadas posteriormente permitiram um crescimento e um desenvolvimento bom cedo na vida, e mais especialmente, não tiveram nenhum efeito na massa de gordura cedo na vida. Assim sendo, não existe nenhum efeito direto, por exemplo, um efeito de prevenção de obesidade, pela dieta. Isto é vantajoso, porque em bebês e crianças pequenas a massa de gordura tem uma função importante na estocagem de energia, isolamento, e estocagem de vitaminas solúveis de gordura e de desenvolvimento hormonal, como o desenvolvimento de sensibilidade da leptina e da insulina e, portanto, não é desejável reduzir-se a massa de gordura em bebês e em crianças pequenas.
Foi observado um efeito ainda melhor sobre a massa de gordura, e a massa de gordura em relação à massa total do corpo mais tarde na vida, quando os glóbulos grandes de lipídios foram revestidos por uma camada externa de lipídios polares. Esta melhoria não podia ser explicada pela presença dos próprios lipídios polares, porque a mera adição de lipídios polares sem o revestimento dos glóbulos de lipídios não mostrou estes efeitos melhorados.
As fórmulas padrão de leite para bebês têm a gordura vegetal como o componente de lipídio. O lipídio é homogeneizado para criar uma emulsão estável e os glóbulos de lipídios são pequenos, com um diâmetro de modo pesado em volume de cerca de 0,3-0,6 pm. Tipicamente menos de 55% em volume, com base no total de lipídios, tipicamente menos de 35% em volume, tinham um tamanho entre 2 e 12 pm. Os glóbulos de lipídios são em grande parte cobertos com proteínas de leite, especialmente, caseína. A presente invenção refere-se a fórmulas para bebês ou leites para o crescimento de crianças pequenas que são constituídos por gorduras vegetais com um tamanho de glóbulos de lipídio maior do que aquele das fórmulas padrão para bebês. A presente composição é constituída por glóbulos de lipídios com um diâmetro de modo pesado em volume de lipídio maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou com pelo menos 45, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com um diâmetro de 2 al2 pm, com base no total de lipídios. Isto pode ser obtido após a homogeinização do componente de lipídio que é constituído por gordura vegetal, em pressões menores, de preferência, na presença de lipídios polares, para revestir os glóbulos de lipídio aumentados e fazer com que os mesmos sejam mais estáveis. Descobriu-se que a emulsão óleo em água assim obtida é estável durante pelo menos 48 horas. Especialmente quando as fórmulas são secadas até um pó e posteriormente reconstituídas com água em uma fórmula pronta imediatamente antes do uso para ser bebida imediatamente, não são observados efeitos desvantajosos em relação à estabilidade.
Com surpresa, verificou-se agora que o tamanho dos glóbulos de lipídio administrados cedo na vida é um dos fatores determinantes que afetam a composição do corpo, e especialmente, a massa de gordura, mais especialmente, a massa de gordura das vísceras, e a massa do corpo magro, mais tarde na vida. Este efeito sobre a massa de gordura era ainda mais pronunciado quando os glóbulos de lipídios grandes foram revestidos com lipídios polares, tais como os fosfolipídios. Como vantajosamente não foram observados efeitos agudos da dieta sobre a composição do corpo, conclui-se que a dieta programou ou foi tão influente para o corpo que resultou no desenvolvimento de uma composição melhorada do corpo mais tarde na vida, após um crescimento adicional nas mesmas condições. A presente invenção, portanto, podem ser utilizadas para composições alimentícias que se destinam a bebês e/ou crianças pequenas para evitar a obesidade, a obesidade visceral, aumentar a massa de corpo magro e/ou reduzir a massa de gordura, mais tarde na vida.
DESCRIÇÃO DETALHADA A presente invenção se refere, portanto, a um método para evitar a obesidade, reduzindo o risco de obesidade, e/ou o tratamento de obesidade, o referido método sendo constituído pela administração a um indivíduo humano, de uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios.
Para maior clareza, nota-se que os glóbulos de lipídios conforme definido em b) são constituídos por lipídios vegetais, conforme definido de acordo com a) ou em outras palavras, que a) e b) se superpõem. A presente invenção também se refere a um método para melhorar a composição do corpo, a melhoria da composição do corpo sendo selecionada do grupo que consiste de uma massa aumentada de corpo magro, uma redução da massa de gordura, e uma massa de gordura relativa reduzida, o referido método sendo constituído pela administração a um indivíduo humano de uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios.
Em um aspecto, a presente invenção refere-se a um método não terapêutico de evitar a obesidade e/ou reduzir o risco de obesidade, o referido método sendo constituído pela administração a um indivíduo humano de uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume acima de 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios.
Em um outro aspecto, a presente invenção também se refere a um método não terapêutico para a melhoria da composição do corpo, a melhoria da composição do corpo sendo selecionada do grupo que consiste de uma massa de corpo magro aumentada, uma massa de gordura reduzida, e uma massa de gordura relativa reduzida, o referido método sendo constituído pela administração a um indivíduo humano de uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume acima de 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios. A presente invenção também pode ser escrita como o uso de lipídio para a fabricação de uma composição nutricional para evitar a obesidade, reduzir o risco de obesidade, e/ou o tratamento de obesidade, a referida composição nutricional sendo constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios. A invenção também se refere ao uso de lipídio para a fabricação de uma composição nutricional para a melhoria da composição do corpo, a melhoria da composição do corpo sendo selecionada do grupo que consiste de uma massa aumentada de corpo magro, uma massa de gordura reduzida, e uma massa de gordura relativa reduzida, a referida composição nutricional sendo constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios. A presente invenção também pode ser escrita como uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios. para uso na prevenção de obesidade, redução do risco de obesidade, e/ou tratamento de obesidade. A invenção também se refere a uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em volume de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm, em uma quantidade pelo menos de 45, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios para uso na melhoria da composição do corpo, a melhoria da composição do corpo sendo selecionada do grupo que consiste de massa aumentada de corpo magro, massa reduzida de gordura, e massa reduzida de gordura relativa.
Além disso, a invenção se refere a uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 gm, de preferência, entre 1,0 e 10 gm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 gm em uma quantidade pelo menos de 45% em volume, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios, de c) 0,5-20% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios, onde os fosfolipídios são derivados de lipídios de leite. A invenção se refere ainda a uma composição nutricional constituída por a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 gm, de preferência, entre 1,0 e 10 gm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 gm em uma quantidade pelo menos de 45% em volume, mais de preferência, pelo menos de 55% em volume, com base no total de lipídios, e c) 0,6 a 25% em peso de lipídios polares com base no total de lipídios, onde os lipídios polares são a soma de fosfolipídios, glicoesfingolipídios e colesterol, com base no total de lipídios. A invenção também se refere a um processo para a produção de uma composição nutricional que é composta pelas etapas de a) produção de uma mistura aquosa constituída por lipídios, onde os lipídios são constituídos por 50 a 100 % em peso de lipídios vegetais, com base no total de lipídios, e onde 0,2 a 20% em peso, com base no total de lipídios, e de fosfolipídios, e que é constituída por proteínas, carboidratos digeríveis, e opcionalmente, oligossacarídeos não digeríveis, e b) a homogeinização da referida mistura em duas etapas, com 5-100 bar, de preferência, 30-100 bar na primeira etapa e 5-50 bar na segunda etapa, e c) de preferência, a esterilização da referida mistura homogeneizada e d) de preferência, a secagem por pulverização da referida mistura esterilizada.
Uma etapa de esterilização também pode ser executada antes da etapa b). Neste caso, a etapa c), de preferência, é evitada. Assim sendo, em uma realização, o processo de acordo com a invenção é constituído por uma etapa al) de esterilização da mistura aquosa obtida na etapa a).
Obesidade A presente invenção, de preferência, é administrada a um indivíduo humano com uma idade abaixo de 36 meses, de preferência, abaixo de 18 meses, mais de preferência, abaixo de 12 meses, ainda mais de preferência, abaixo de 6 meses. De preferência, o indivíduo humano não é obeso e/ou não sofre de um excesso de peso. A obesidade, na presente invenção, refere-se a um excesso de massa de gordura no corpo. A massa de gordura é também conhecida como tecido adiposo ou tecido de gordura. Uma pessoa humana adulta sofre de obesidade se mais de 25% em peso (para homens) ou mais de 30% em peso (para mulheres) do peso do corpo é massa de gordura. A obesidade, algumas vezes, é referida como adiposidade. Métodos adequados para a determinação da percentagem de massa de gordura no corpo são as pesagens submersas em água, a medição da pele dobrada, a análise da impedância bioelétrica, a tomografia computadorizada (varredura CT/CAT), imagem de ressonância magnética (MRI/NMR), ultra-sonografía e absorção dupla de raios X e energia (DEXA). O método preferido é a medição por DEXA. No contexto desta invenção a massa de gordura do corpo é determinada por DEXA. O risco aumentado de problemas de saúde mais tarde na vida, tais como, diabetes e doenças cardiovasculares, é relacionado com a ocorrência de adiposidade visceral e não com a obesidade geral. O termo "obesidade visceral" refere-se a uma condição com tecido aumentado de gordura visceral. A adiposidade visceral, tipicamente, é provocada pela (acumulação de) tecido de gordura visceral excessiva. A gordura visceral, também conhecida como gordura orgânica, gordura intra-abdominal, gordura peritoneal ou gordura central, normalmente é localizada dentro da cavidade peritoneal, ao contrário da gordura subcutânea que é encontrada por baixo da pele e a gordura intramuscular que é encontrada entre os músculos do esqueleto. A gordura visceral inclui a gordura abdominal que circunda os órgãos vitais e inclui a gordura mesentérica, a gordura peri-renal, a gordura retroperitoneal e a gordura pré-peritoneal (gordura ao redor do fígado). Uma circunferência da cintura acima de 102 cm em homens adultos ou acima de 88 cm em mulheres adultas indica a presença de adiposidade visceral. Uma relação entre o quadril e a cintura que excede a 0,9 em homens e 0,85 em mulheres indica adiposidade visceral. Para crianças com 3-19 anos de idade, os limites para as circunferências da cintura dependentes de idade e sexo podem ser encontrados em Taylor et al, 2000, AM J Clin Nutr 72: 490-495. Um indivíduo sofre de adiposidade visceral quando está de acordo com um ou mais dos critérios acima (em relação a VAT, a circunferência da cintura ou os limites mínimos da relação cintura-quadril).
Componente de lipídios A presente composição é constituída por lipídios. Os lipídios, de preferência, produzem 30 a 60% do total de calorias da composição. Mais de preferência, a presente composição é constituída por lipídios que fornecem 35 a 55% do total de calorias, ainda mais de preferência, a presente composição é constituída por lipídios que fornecem 40 a 50% do total de calorias. Quando na forma líquida, como por exemplo, como um líquido pronto para alimentação, a composição, de preferência, é constituída por 2,1 a 6,5 g de lipídios por 100 ml, mais de preferência, 3,0 a 4,0 g por 100 ml. Com base no peso a seco, a presente composição, de preferência, é constituída por 10 a 50% em peso, mais de preferência, 12,5 a 40% em peso de lipídios, ainda mais de preferência, 19 a 30% em peso de lipídios.
Os lipídios incluem lipídios polares (como os fosfolipídios, glicolipídios, esfingomielina, e colesterol), monoglicerídeos, diglicerídeos jtriglicerídeos e ácidos graxos livres. De preferência, a composição é constituída por cerca de 75% em peso, mais de preferência, pelo menos 85% em peso de triglicerídeos com base no total de lipídios. O lipídio da presente invenção é constituído por lipídios vegetais. A presença de lipídios vegetais, vantajosamente, permite um perfil ótimo de ácido graxo, com alto teor de ácidos graxos poli-insaturados e/ou mais semelhante à gordura do leite humano. Utilizando-se somente lipídios do leite de vaca, ou outros mamíferos domésticos, isto não produz um perfil ótimo de ácido graxo. Sabe-se que este perfil pior de ácido graxo, como uma grande quantidade de ácidos graxos saturados, resulta em uma obesidade aumentada. De preferência, a presente composição é constituída pelo menos por um, de preferência, pelo menos por duas fontes de lipídios selecionadas do grupo que consiste de óleo de linho (óleo de linhaça), óleo de colza (como óleo de colza, óleo de colza com baixo teor de ácido erúcico e óleo de canola), óleo de sálvia, óleo de perila, óleo de beldroega, óleo de airela vermelha, óleo de espinheiro-amarelo, óleo de cânhamo, óleo de girassol, óleo de girassol com alto teor oleico, óleo de cártamo, óleo de cártamo com alto teor oleico, azeite, óleo de semente de groselha-preta, óleo de équio, óleo de coco, óleo de palmeira e óleo de semente de palmeira. De preferência, a presente composição é constituída pelo menos por um, de preferência pelo menos por duas fontes de lipídio selecionadas do grupo que consiste de óleo de linho, óleo de canola, óleo de coco, óleo de girassol, e óleo de girassol com alto teor oleico. Os lipídios vegetais disponíveis comercialmente, tipicamente são oferecidos na forma de uma fase oleosa contínua. Quando estão na forma líquida, por exemplo, como um líquido pronto para a alimentação, a composição, de preferência, é constituída por 2,1 a 6,5 g de lipídio vegetal por 100 ml, mais de preferência, 3,0 a 4,0 g por 100 ml. Com base no peso a seco, a presente composição, de preferência, é constituída por 10 a 50% em peso, mais de preferência, 12,5 a 40% em peso, ainda mais de preferência, 19 a 30% em peso de lipídios vegetais. De preferência, a composição é constituída por 50 a al00% em peso de lipídios vegetais com base no total de lipídios, mais de preferência,70 a 100% em peso, ainda mais de preferência,75 a 97% em peso. No entanto, nota-se que a presente composição também poderá ser constituída por lipídios não vegetais. Lipídios adequados preferidos não__________ vegetais são especificados adicionalmente abaixo.
Tamanho do glóbulos de lipídio De acordo com a presente invenção, o lipídio está presente na composição na forma de glóbulos de lipídios, emulsificados na fase aquosa.
Os glóbulos de lipídios da presente invenção têm 1. um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, maior do que 3,0 pm, mais de preferência, 4,0 pm ou maior, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, mais de preferência, entre 2,0 e 8,0 pm, ainda mais de preferência, entre 3,0 e 8,0 pm, mais de preferência, entre 4,0 e 8,0 μπι e/ou 2. uma distribuição de tamanho de tal forma que pelo menos 45% em volume, de preferência, pelo menos 55% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 65% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 75% em volume tem um diâmetro entre 2 e 12 pm. Mais de preferência, pelo menos 45% em volume, de preferência, pelo menos 55% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 65% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 75% em volume tem um diâmetro entre 2 e 10 pm. Ainda mais de preferência, pelo menos 45% em volume, de preferência, pelo menos 55% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 65% em volume, ainda mais de preferência, pelo menos 75% em volume, tem um diâmetro entre 4 e 10 pm. A percentagem de glóbulos de lipídios é baseada no volume do total de lipídios. O diâmetro do modo refere-se ao diâmetro que é mais presente, com base no volume do total de lipídios, ou o valor de pico em uma representação gráfica, tendo em X o diâmetro e em Y o volume (%). O volume dos glóbulos de lipídios e a sua distribuição de tamanho podem adequadamente ser determinados utilizando-se um analisador de tamanho de partículas como o Mastersizer (Malvem Instmments, Malvem, UK), por exemplo, através do método descrito em Michalski et al, 2001, Lait 81; 787-796.
Lipídios polares A presente invenção, de preferência, é composta por lipídios polares. Lipídios polares são antipáticos da natureza e incluem glicerofosfolipídios, glicoesfingolipídios, esfingomielina e/ou colesterol. Mais de preferência, a composição é constituída por fosfolipídios (a soma de glicerofosfolipídios e esfingomielina). Os lipídios polares na presente invenção se relacionam com a soma de glicero-fosfolipídios, glicoesfingolipídios, esfingomielina e colesterol. De preferência, os lipídios polares estão presentes como um revestimento ou camada externa do glóbulos do lipídio. Descobriu-se que a presença de lipídios polares como um revestimento ou camada externa dos glóbulos do lipídio, vantajosamente, reduz ainda mais a massa de gordura e a massa de gordura relativa, i.e., a obesidade. A presença de lipídios polares ajuda a manter os glóbulos dos lipídios emulsificados na composição aquosa. Isto é especialmente importante quando o tamanho do glóbulo do lipídio é muito grande. Assim sendo, em uma realização de acordo com a presente invenção, os glóbulos de lipídios são revestidos com uma camada de fosfolipídios ou lipídios polares. Assim sendo, de preferência, os glóbulos de lipídios são constituídos por uma núcleo e um revestimento. O núcleo é composto por gordura vegetal e, de preferência, é constituído pelo menos por 90% em peso de triglicerídeos, e mais de preferência, é constituído essencialmente por triglicerídeos. O revestimento é composto de fosfolipídios e/ou lipídios polares. Nem todos os fosfolipídios e/ou lipídios polares que estão presentes na composição necessitam necessariamente ser parte do revestimento, mas de preferência, são uma parte importante. De preferência, mais de 50% em peso, mais de preferência, , mais de 70% em peso, ainda mais de preferência, mais de 85% em peso, mais de preferência, mais de 95% em peso dos fosfolipídios e/ou lipídios polares que estão presentes na composição estão incluídos no revestimento dos glóbulos de lipídios. Nem todos os lipídios vegetais que estão presentes na composição necessariamente necessitam ser parte do núcleo dos glóbulos de lipídios, mas de preferência são uma parte importante, de preferência, mais de 50% em peso, mais de preferência, mais de 70% em peso, ainda mais de preferência, mais de 85% em peso, ainda mais de preferência, mais de 95% em peso, mais de preferência, mais de 98% em peso dos lipídios vegetais que estão presentes na composição são parte do núcleo dos glóbulos de lipídio. A presente composição, de preferência, é constituída por glicero-fosfolipídios. Os glicerofosfolipídios são uma classe de lipídios formada de ácidos graxos esterificados nos grupos hidroxila no carbono 1 e no carbono 2 do radical de glicerol da estrutura básica e um grupo de fosfato com carga negativa ligado no carbono 3 do glicerol através de uma ligação éster, e opcionalmente um grupo colina (no caso de da fosfatidilcolina, PC), um grupo serina (no caso da fosfatidilserina, PS), um grupo etanolamina (no caso da fosfatidiletanolamina, PE), um grupo inositol (no caso da fosfatidilinositol, PI), ou um grupo glicerol (no caso do fosfatidilglicerol, PG) ligado no grupo fosfato. Lisofosfolipídios são uma classe de fosfolipídios com uma cadeia acila graxa. De preferência, a presente composição contém PC, PS, PI e/ou PE, mais de preferência, pelo menos PC. De preferência, os glicerofosfolipídios são constituídos por fosfolipídios com carga negativa e, especialmente, PS e/ou PI. Os glicerofosfolipídios com carga negativa, vantajosamente, melhoram a estabilidade do óleo em emulsão aquosa. A presente composição, de preferência, é constituída por de glicoesfingolipídios. O termo glicoesfingolipídios conforme a presente invenção, refere-se especialmente a glicolipídios com um amino álcool esfingosina. A estrutura básica da esfingosina é ligada em O a um grupo principal com carga, como uma estrutura básica de etanolamina, serina ou colina. A estrutura básica é também ligada através da amida a um grupo acila graxo. Os glicoesfingolipídios são ceramidas com um ou mais resíduos de açúcar ligados em uma ligação β-glicosídica na posição da hidroxila 1. De preferência, a presente composição contém gangliosídeos, mais de preferência, pelo menos um gangliosídeo selecionado do grupo que consiste de GM3 e GD3. A presente composição, de preferência, é composta por esfingomielina. As esfingomielinas têm uma molécula de fosforilcolina ou fosforiletanolamina esterificada no grupo hidroxila 1 de uma ceramida. Elas são classificadas como fosfolipídios, assim como esfingolipídios, mas não são classificadas como um glicerofosfolipídio nem como um glicoesfingolipídio.
Os esfingolipídios, na presente invenção, são definidos como a soma da esfingomielina e dos glicoesfingolipídios. Os fosfo-lipídios, na presente invenção, são definidos como a soma da esfingomielina e dos glicerofosfolipídios. De preferência, os fosfolipídios são derivados de lipídios de leite. De preferência, a relação em peso entre os fosfolipídios e os glicoesfingolipídios éde2:lal0:l, mais de preferência, 2:1 a 5:1.
De preferência, a presente composição é constituída por fosfolipídios. De preferência, a presente composição é constituída por 0,2 a 20% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios, mais de preferência, 0,5 a 20% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios, mais de preferência, 0,5 a 10% em peso, mais de preferência, 1 a 10% em peso, ainda mais de preferência, 3 a 8% em peso. De preferência, a presente composição é constituída por 0,1 a 10% em peso de glicoesfingolipídios com base no total de lipídios, mais de preferência, 0,5 a 5% em peso, ainda mais de preferência, 2 a 4% em peso. De preferência, a presente composição é constituída por 0,3 a 20% em peso (glicoesfingolipídios mais os fosfolipídios) com base no total de lipídios, mais de preferência, 0,5 a 20% em peso (glicoesfingolipídios mais fosfolipídios) com base no total de lipídios, mais de preferência, 1 a 10% em peso. A presente composição, de preferência, é constituída por colesterol. A presente composição, de preferência, é composta por pelo menos 0,005% em peso de colesterol, com base no total de lipídios, mais de preferência, pelo menos 0,02% em peso, mais de preferência, pelo menos 0,05% em peso, ainda mais de preferência, pelo menos 0,1% em peso. De preferência, a quantidade de colesterol não excede a 10% em peso, com base no total de lipídios, mais de preferência, não excede a 5% em peso, ainda mais de preferência, não excede a 1% em peso do total de lipídios.
De preferência, a presente composição é constituída por 0,3 a 25% em peso de lipídios polares, com base no total de lipídios, onde os lipídios polares são a soma de fosfolipídios, glicoesfingolipídios e colesterol, mais de preferência, 0,6 a 25% em peso de lipídios polares, com base no total de lipídios, mais de preferência, 0,6 a 12% em peso, mais de preferência, 1 a 10% em peso, ainda mais de preferência, 3 a 10% em peso.
As fontes preferidas para a produção de fosfolipídios, glicoesfingolipídios e/ou colesterol são de lipídios de ovo, gordura de leite, gordura de soro de leite e gordura de soro de manteiga (como gordura do soro beta). Uma fonte preferida para fosfolipídios, especialmente PC, é lecitina de soja e/ou lecitina de girassol. A presente composição, de preferência, é constituída por fosfolipídios derivados de leite. De preferência, a presente composição é constituída por fosfolipídios e glicoesfingolipídios derivados de leite. De preferência, o colesterol é também obtido do leite. De preferência, os lipídios polares são derivados de leite. Os lipídios polares derivados de leite incluem os lipídios polares isolados de lipídio de leite, lipídio de creme, lipídio de soro de leite (lipídio de soro beta), lipídio de soro de leite, lipídio de queijo e/ou lipídio de soro de leite. O lipídio de soro de leite, tipicamente é obtido durante a fabricação do soro de leite. O lipídio de soro de leite ou lipídio de soro beta, tipicamente é obtido durante a fabricação da gordura de leite anidra da manteiga. De preferência, os fosfolipídios, glicoesfingolipídios e/ou colesterol são obtidos de creme de leite. A composição, de preferência, é constituída por fosfolipídios, glicoesfingolipídios e/ou colesterol de leite de vaca, jumenta, carneiros, cabras, búfalos, cavalos e camelos. É mais preferível utilizar-se um extrato de lipídios isolado do leite de vaca. Lipídios polares derivados de leite de gordura, vantajosamente reduzem a massa de gordura em uma quantidade maior do que os lipídios polares de outras fontes. De preferência, os lipídios polares são localizados sobre a superfície dos glóbulos de lipídios, i.e., como um revestimento ou uma camada externa. Uma forma adequada para determinar se os lipídios polares são localizados sobre a superfície dos glóbulos de lipídios é a microscopia de varredura a laser, conforme descrito no exemplo 1. O uso simultâneo de lipídios polares derivados de leite de animais domésticos e de triglicerídeos derivados de lipídios vegetais, portanto, permite a fabricação de glóbulos de lipídios com uma arquitetura mais semelhante ao leite humano, ao mesmo tempo produzindo um perfil de ácido graxo ótimo. Fontes adequadas disponíveis comercialmente para lipídios polares de leite são os pós BAEF, SM2, SM3 e SM4 da Corman, Salibra e Glanbia, e o LacProdan MFGM-10 ou PL20 da Arla. De preferência, os lipídios polares de leite são constituídos pelo menos por 4% em peso de fosfolipídios com base no total de lipídios, mais de preferência, 7 a 75% em peso, mais de preferência, 20 a 70% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios.
De preferência, a relação em peso entre fosfolipídios e proteínas está acima de 0,10, mais de preferência, acima de 0,20, ainda mais de preferência, acima de 0,3. De preferência, pelo menos 25% em peso, mais de preferência, pelo menos 40% em peso, mais de preferência, pelo menos 75% em peso dos lipídios polares são derivados de lipídios polares de leite. Composição de ácido graxo Aqui LA refere-se a ácido linoleico e/ou cadeia acila (18:n6); ALA refere-se a ácido α-linolenico e/ou cadeia acila (18:3 n3); LC-PUFA__________ refere-se a ácidos graxos de cadeia longa poliinsaturados e/ou a cadeias acila constituídas por pelo menos vinte átomos de carbono na cadeia acila graxa e com duas ou mais ligações insaturadas; DHA refere-se ao ácido docosaexanoico e/ou à cadeia acila (22:6, n3); EPA refere-se ao ácido ecosapentaenoico e/ou à cadeia acila (20:5, n3); ARA refere-se ao ácidos araquidonico e/ou à cadeia acila (20:4, n6); DPA refere-se ao ácido f docosapentaenoico e/ou à cadeia acila (22:5, n4). Ácidos graxos de cadeia média (MCFA) referem-se a ácidos graxos e/ou a cadeias acila com um comprimento de cadeia de 6, 8 ou 10 átomos de carbono. LA, de preferência, está presente em uma quantidade suficiente para promover um crescimento e desenvolvimento sadio, e no entanto, em uma quantidade tão baixa quanto possível para prevenir a ocorrência de obesidade mais tarde na vida. A composição, portanto, de preferência, é constituída por menos de 15% em peso de LA com base no total de ácidos graxos, de preferência, entre 5 e 14,5% em peso, mais de preferência, entre 6 e 10% em peso. De preferência, a composição é constituída por mais de 5% em peso de LA com base nos ácidos graxos. De preferência, ALA está presente em uma quantidade suficiente para promover o crescimento e o desenvolvimento sadio do bebê. A presente composição, portanto, de preferência, é constituída por pelo menos 1,0% em peso de ALA com base no total de ácidos graxos.
De preferência, a composição é constituída por pelo menos 1,5% em peso de ALA com base no total de ácidos graxos, mais de preferência, pelo menos 2,0% em peso. De preferência, a composição é constituída por menos de 10% em peso de ALA, mais de preferência, menos de 5,0% em peso, com base no total de ácidos graxos. A relação em peso LA/ALA deve ser bem equilibrada para evitar a obesidade, ao mesmo tempo assegurando um crescimento e um desenvolvimento normais. Assim sendo, a presente composição, de preferência, é constituída por uma relação em peso entre LA e ALA de 2 a 15, mais de preferência, entre 2 e 7, mais de preferência, entre 4 e 7, mais de preferência, entre 3 e 6, ainda mais de preferência, entre 4 e 5,5, ainda mais de preferência, entre 4 e 5.
Como o MCFA contribui para uma massa de gordura reduzida mais tarde na vida quando administrada a um bebê, a presente composição, de preferência, é constituída pelo menos por 3% em peso de MCFA, com base no total de ácidos graxos, mais de preferência, pelo menos 10% em peso, ainda mais de preferência, 15% em peso. Como o MCFA reduz a deposição de gordura no corpo sem nenhuma preferência pela massa de gordura central, e como o MFCA não reduz o número de adipócitos, a presente composição, vantajosamente, é constituída por menos de 50% em peso de MCFA com base no total de ácidos graxos, mais de preferência, menos de 40% em peso, ainda mais de preferência, menos de 25% em peso.
De preferência, a presente composição é constituída por n-3 LC-PUFA, porque o n-3 LC-PUFA reduz a obesidade mais tarde na vida, mais de preferência, a obesidade central. Mais de preferência, a presente composição é constituída por EPA, DPA e/ou DHA, ainda mais de preferência, DHA. Como uma baixa concentração de DHA, DPA e/ou EPA já é efetiva e o crescimento e o desenvolvimento normal são importantes, o teor de n-3 LC-PUFA na presente composição, de preferência, não excede a 15% em peso do teor total de ácido graxo, de preferência, não excede a 10% em peso, ainda mais de preferência, não excede a 5% em peso. De preferência, a presente composição é constituída por pelo menos 0,2% em peso, de preferência, pelo menos 0,5% em peso, mais de preferência, pelo menos 0,75% em peso, de n-3 LC-PUFA do teor total de ácido graxo.
Como o grupo de ácidos graxos n-6, especialmente o ácido araquidônico (AA) e o LA como o seu precursor, atuam contra o grupo de ácidos graxos n-3, especialmente, DHA e EPA e ALA como o seu precursor, a presente composição contém quantidades relativamente baixas de AA. O__________ teor de n-6 LC-PUFA, de preferência, não excede a 5% em peso, mais de preferência, não excede a 2,0% em peso, mais de preferência, não excede a 0,75% em peso, ainda mais de preferência, não excede a 0,5% em peso, com base no total de ácidos graxos. Como o AA é importante em bebês para membranas funcionais ótimas, especialmente membranas de tecidos neurológicos, a quantidade de n-6 LC-PUFA, de preferência, é pelo menos 0,02% em peso, mais de preferência, pelo menos 0,05% em peso, mais de preferência, pelo menos 0,1% em peso, com base no total de ácidos graxos, mais de preferência, pelo menos 0,2% em peso. A presença de AA é vantajosa em uma composição com teor baixo de LA, porque ela compensa a deficiência de LA. A presença, de preferência em quantidades pequenas, de AA é benéfica em nutrição a ser administrada para bebês com idade abaixo de seis meses, porque para estes bebês a fórmula para bebês geralmente é a única fonte de nutrição.
De preferência, além dos lipídios vegetais, está presente um lipídio selecionado de óleo de peixe (de preferência, óleo de atum) e óleo de uma só célula (como o óleo de alga, óleo microbiano de óleo de fungo). Estas fontes de óleo são adequadas como fontes de LC-PUFA. De preferência, como uma fonte de óleo de uma só célula n-3 LC-PUFA, incluindo óleo de alga e óleo microbiano, são utilizados, porque estas fontes de óleo possuem uma relação baixa de EPA/DHA, que resulta em um efeito aumentado contra a obesidade. Mais de preferência, o óleo de peixe (e ainda mais de preferência, o óleo de atum) é usado como uma fonte de n-3 LC-PUFA porque eles têm uma concentração de EPA maior, o que é vantajoso porque o EPA é um precursor de eicosanóides que têm um efeito adicional contra a obesidade. Assim sendo, em uma realização, a presente composição é ainda constituída pelo menos por um lipídio selecionado do grupo que consiste de óleo de peixe, óleo marinho, óleo de algas, óleo de fungos e óleo microbiano. Processo para a obtenção de glóbulos de lipídios ____ A presente composição é constituída por glóbulos de lipídios. O tamanho dos glóbulos de lipídio pode ser manipulado pelo ajuste das etapas de processo pelo qual é produzida a presente composição. Uma forma adequada e preferida para a obtenção de tamanhos maiores de glóbulos de lipídios é adaptar o processo de homogeneização. Em fórmulas padrão de leite para bebês, a fração de lipídios (usualmente constituída por um gordura vegetal, uma pequena quantidade de lipídios polares e vitaminas solúveis em gordura) é misturada na fração aquosa (usualmente constituída por água, leite desnatado, soro de leite, carboidratos digeríveis tais como lactose, vitaminas solúveis em água e minerais, e opcionalmente, carboidratos não digeríveis) através da homogeneização. Se não deve acontecer nenhuma homogeneização, a parte de lipídios vira cremosa muito rapidamente, i.e., se separa da parte aquosa e é recolhida no topo. A homogeneização é o processo de ruptura da fase de gordura em tamanhos menores, de forma que ela não se separa mais rapidamente da fase aquosa, mas é mantida em uma emulsão estável. Isto é feito forçando-se o leite em alta pressão através de pequenos orifícios. No entanto, os inventores atuais descobriram que a homogeinização em uma pressão menor do que aquela usualmente aplicada na preparação da fórmula para bebês resultou em glóbulos de lipídio maiores da presente invenção, ao mesmo tempo mantendo uma emulsão suficientemente estável. O processo é constituído pelas seguintes etapas: 1. Ingredientes de mistura Os ingredientes da composição são misturados, por exemplo, de preferência são misturados. Basicamente, uma fase de lipídios constituída pelos lipídios vegetais, e uma frase aquosa são adicionadas em conjunto. Os ingredientes da fase aquosa poderão conter água, leite desnatado (em pó), soro de leite (em pó), leite com baixo teor de gordura, lactose, vitaminas e minerais solúveis em água. De preferência, a fase aquosa é constituída por proteína, carboidratos digeríveis, e lipídios polares, mais de preferência, fosfolipídios.____ De preferência, a fase aquosa é constituída por oligossacarídeos não digeríveis.
De preferência, a fase aquosa é ajustada em um pH entre 6,0 e 8,0, mais de preferência, um pH entre 6,5-7,5. De preferência, os lipídios polares, especialmente os fosfolipídios, são derivados de leite. A presença de lipídios polares, vantajosamente, resulta em glóbulos de lipídios mais estáveis. Isto é especialmente importante no caso de glóbulos de lipídios maiores. Vantajosamente, a presença de lipídios polares na mistura aquosa antes da homogeinização resulta no revestimento dos glóbulos de lipídios, consistindo essencialmente de triglicerídeos, com uma camada de lipídios polares.
De preferência, a fase de lipídios é constituída por 50 a 100% em peso de lipídios vegetais, com base no peso total da fase de lipídios. Ao invés de estarem na fase aquosa, os lipídios polares, mais de preferência, os fosfolipídios poderão também estar presentes na fase de lipídios ou em ambas as fases. Altemativamente, os lipídios polares poderão ser adicionados em uma fase aquosa e de lipídios. De preferência, a relação em peso entre os fosfolipídios e os lipídios totais é 0,2 a 20% em peso, mais de preferência, de 0,5 a 10% em peso, ainda mais de preferência, 3 a 8% em peso.
As fases aquosas e de lipídios, de preferência, são aquecidas antes da adição em conjunto, de preferência, em uma temperatura de 40°C a 80°C, mais de preferência, 55°C a 70°C, ainda mais de preferência, 55°C a 60°C. A mistura é também mantida nesta temperatura e é misturada. Uma forma adequada para a mistura é utilizar-se um Ultra-Turrax T50 durante 30-60 segundos a 5000-10.000 rpm. Posteriormente, água desmineralizada poderá ser adicionada nesta mistura, para a obtenção do percentagem de material seco desejado. Uma percentagem de material seco desejada, por exemplo, é de 15%. Altemativamente, a fase de lipídio é injetada na fase aquosa imediatamente antes da homogeneização. É preferível que a injeção seja executada imediatamente antes da homogeneização, e em uma pressão baixa para obter-se glóbulos de lipídios grandes estáveis.
Minerais, vitaminas, e gomas estabilizantes poderão ser adicionadas em vários pontos no processo, dependendo da sua sensibilidade ao calor. A mistura, por exemplo, pode ser executada com um agitador de alta tração. No processo da presente invenção, o leite desnatado (caseína) de preferência não está presente nesta etapa, e é adicionado na composição após a homogeneização da fração de gordura na fração aquosa (constituída por compostos, tais como soro de leite, proteína de soro de leite, lactose). 2. Pasteurização De preferência, a mistura é então pasteurizada. A pasteurização envolve uma etapa rápida de aquecimento, sob condições controladas, nas quais os microorganismos não podem sobreviver. Uma temperatura de 60 a 80°C, mais de preferência, 65 a 75°C, mantida durante pelo menos 15 segundos, usualmente reduz adequadamente as células vegetativas dos microorganismos. São conhecidos e são viáveis comercialmente diversos métodos de pasteurização. Altemativamente, esta etapa também pode ser executada antes da mistura, conforme a etapa 1 e/ou ser substituída pela etapa de aquecimento até 60°C na etapa 1. 3. Homogeneização Posteriormente a mistura pasteurizada de forma ótima é homogeneizada. A homogeneização é um processo que aumenta a uniformidade e a estabilidade da emulsão através da redução do tamanho de um dos glóbulos dos lipídios na fórmula. Esta etapa de processo pode ser executada com vários equipamentos de mistura, que aplicam uma tração elevada no produto. Este tipo de mistura parte os glóbulos dos lipídios em glóbulos menores. A mistura obtida, de preferência, é homogeneizada em duas etapas, em temperatura e pressão elevadas, como por exemplo, 60°C a 30al00e5a50 bar respectivamente, com uma pressão total de 35 a 150 bar. Altemativamente, a mistura obtida, de preferência, é homogeneizada em duas etapas em uma temperatura menor, entre 15 e 40°C, de preferência, em tomo ____ de 20°C. A5a50, a5a50 bar respectivamente, com uma pressão total de 5 a 100 bar. Em uma realização, a mistura obtida é homogeneizada a 30-100 bar na primeira etapa. Em outra realização, a mistura obtida é homogeneizada a 5-50 bar na primeira etapa.
Isto é muito menor do que as pressões padrão, que tipicamente são de 250 a 50 bar, respectivamente, e assim sendo, uma pressão total de 300 bar. A pressão a ser aplicada dependerá do homogenizador específico usado. Uma forma adequada é utilizar-se uma pressão de 100 bar na primeira etapa e 50 bar na segunda etapa em um homogenizador Niro Suavi NS 2006 H em uma temperatura de 60°C. Uma forma adequada é utilizar-se uma pressão de 5 bar na primeira etapa e 20 bar na segunda etapa em um homogenizador Niro Suavi NS 2006 H em uma temperatura de 20°C. Posteriormente, opcionalmente, poderão ser adicionados outros ingredientes, não sendo lipídios. 4. Esterilização Posteriormente, a emulsão obtida na etapa 3, de preferência, é esterilizada. De preferência, a esterilização acontece em linha em uma temperatura ultra-elevada (UHT) e/ou em recipientes apropriados para a obtenção de uma fórmula na forma de um líquido estéril. Uma forma apropriada para o tratamento UHT é um tratamento a 120-130°C durante pelo menos 20 segundos. Altemativamente, a emulsão obtida na etapa 3 é concentrada por evaporação, posteriormente é esterilizada em temperaturas ultra-elevadas e posteriormente é secada por pulverização para produzir um pó seco por pulverização que é cheio em recipientes apropriados.
Altemativamente, esta etapa de esterilização é executada antes da etapa de homogeneização. De preferência, a composição obtida pelo processo acima é posteriormente secada por pulverização. A diferença no revestimento dos glóbulos de lipídios pode ainda ser derivada do potencial zeta. O potencial zeta (potencial ζ) mede a diferença em milivolts (mV) em potencial eletrocinético entre a camada ligada firmemente ao redor da superfície e a zona distante de eletroneutralidade e é uma medida da magnitude da repulsão ou atração entre as partículas em uma dispersão. O seu valor é também relacionado com a estabilidade das dispersões coloidais. Um potencial zeta absoluto elevado ira conferir estabilidade, i.e., a solução ou dispersão ira resistir à agregação. Componente de carboidrato digerível A composição, de preferência, é composta por carboidratos digeríveis. O carboidrato digerível, de preferência, fornece 30 a 80% do total de calorias da composição. De preferência, o carboidrato digerível fornece 40 a 60% do total de calorias. Quando na forma líquida, por exemplo, como um líquido pronto para a alimentação, a composição, de preferência, é constituída por 3,0 a 30 g de carboidrato digerível por 100 ml, mais de preferência, 6,0 a 20, e ainda mais de preferência, 7,0 a 10,0 g por 100 ml. Baseado no peso seco, a presente invenção é constituída, de preferência, por 20 a 80% em peso, mais de preferência, 40 a 65% em peso de carboidratos digeríveis.
Fontes preferidas de carboidratos digeríveis são lactose, glicose, sacarose, frutose, galactose, maltose, amido e maltodextrina. A lactose é o carboidrato principal digerível que está presente no leite humano. A presente composição, de preferência, é constituída por lactose. A presente composição, de preferência, é constituída por carboidratos digeríveis, onde pelo menos 35% em peso, mais de preferência, pelo menos 50% em peso, mais de preferência, pelo menos 75% em peso, ainda mais de preferência, pelo menos 90% em peso, mais de preferência, pelo menos 95% em peso dos carboidratos digeríveis é lactose. Com base no peso a seco, a presente invenção, de preferência, é constituída por pelo menos 25% em peso de lactose, de preferência, pelo menos 40% em peso.
Oligossacarídeos não digeríveis De preferência, a presente composição é constituída por oligossacarídeos não digeríveis com um grau de polimerização (DP) entre 2 e 250, mais de preferência, 3 e 60. Os oligossacarídeos não digeríveis, vantajosamente impedem o início da resistência à insulina, o que resultará também em uma obesidade e/ou massa de gordura reduzida mais tarde na vida. Além disso, a presença de oligossacarídeos não digeríveis resulta vantajosamente em um teor baixo de microorganismos nos intestinos em Firmicutas e alto em Bacteroidetes, o que resulta em uma obesidade reduzida. Assim sendo, presume-se que os oligossacarídeos não digeríveis, aumentem os efeitos anti-obesidade dos glóbulos de lipídios maiores da composição de acordo com a presente invenção.
Os oligossacarídeos não digeríveis, de preferência, são selecionados do grupo que consiste de fruto-oligossacarídeos (tais como inulina), galacto-oligossacarídeos (tais como transgalacto-oligossacarídeos ou beta-galacto-oligossacarídeos), gluco-oligossacarídeos (tais como gentio-, nigero-e ciclodextgrina-oligossacarídeos), arabino-oligossacarídeos, manan-oligossacarídeos, xilo-oligossacarídeos, fuco-oligossacarídeos, arabinogalacto-oligossacarídeos, glucomano-oligossacarídeos, galactomano-oligossacarídeos, ácido siálico constituído por oligossacarídeos e oligossacarídeos de ácido urônico. De preferência, a composição é constituída de goma acácia em combinação com um oligossacarídeo não digerível.
De preferência, a presente composição é constituída por fruto-oligossacarídeos, galacto-oligossacarídeos e/ou oligossacarídeos de ácido galacturônico, mais de preferência, galacto-oligossacarídeos, mais de preferência, transgalacto-oligossacarídeos. Em uma realização preferida, a composição é constituída por uma mistura de transgalacto-oligossacarídeos e fruto-oligossacarídeos. De preferência, a presente composição é constituída por galacto-oligossacarídeos com uma DP de 2-10 e/ou fruto-oligossacarídeos com uma DP de 2-60. O galacto-oligossacarídeo, de preferência, é .................. selecionado do grupo que consiste de transgalacto-oligossacarídeos, lacto-N-tetraose (LNT), lacto-N-neotetraose (neo-LNT), fucosil-lactose, LNT fucosilado e neo-LNT fucosilado. Em uma realização preferida o método atual é constituído pela administração de transgalacto-oligossacarídeos ([galactose]n-glicose; onde n é um número inteiro entre 1 e 60, i.e., 2, 3, 4, 5, 6,...., 59, 60; de preferência, n é selecionado de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, ou 10) Os transgalacto-oligossacarídeos (TOS), por exemplo, são vendidos com a marca comercial Vivinal® (Borculo Domo Ingredients, Holanda). De preferência, os sacarídeos dos transgalacto-oligossacarídeos são β-ligados.
Fruto-oligossacarídeo é um oligossacarídeo não digerível, constituído por uma cadeia de unidades de frutose ligadas por β com um DP ou DP médio de 2 a 250, mais de preferência, 10 a 100. O fruto-oligossacarídeo inclui inulina, levano e/ou um tipo misturado de polifructano.
Um fruto-oligossacarídeo especialmente preferido é a inulina. O Fruto-oligossacarídeo adequado para uso nas composições está também já disponível comercialmente, como por exemplo, Raftiline®HP (Orafti).
Os oligossacarídeos de ácido urônico, de preferência, são obtidos pela degradação de pectina. Os oligossacarídeos de ácido urônico, de preferência são oligossacarídeos de ácido galacturônico. Assim sendo, a presente composição, de preferência, é constituída por um produto da degradação de pectina com um DP entre 2 e 100. De preferência, o produto da degradação de pectina é preparado a partir da pectina de maçã, pectina de beterraba e/ou pectina cítrica. De preferência, a composição é constituída por transgalacto-oligossacarídeos, fruto-oligossacarídeos e um produto da degradação de pectina. A relação em peso de transgalacto-oligossacarídeos:fruto-oligossacarídeos: produto da degradação de pectina, de preferência é (20 a 2): 1: (1 a 3), mais de preferência, (12 a 7):1: (1 a 2).
De preferência, a composição é constituída por 80 mg a 2 g de oligossacarídeos não digeríveis por 100 ml, mais de preferência, 150 mg a __________ 1,50 g, ainda mais de preferência, 300 mg a 1 grama por 100 ml. Com base no peso a seco, a composição, de preferência, é constituída por 0,25% em peso a 20% em peso, mais de preferência, 0,5% em peso a 10% em peso, ainda mais de preferência, 1,5% em peso a 7,5% em peso. Uma quantidade menor de oligossacarídeos não digeríveis será menos efetiva em evitar a obesidade, enquanto uma quantidade muito elevada resulta em efeitos colaterais de produção de gases e desconforto abdominal.
Componente de proteína A presente composição, de preferência, contém proteínas. O componente de proteína, de preferência, produz 5 a 15% do total de calorias.
De preferência, a presente composição contém um componente de proteína que produz 6 a 12% do total de calorias. Mais de preferência, a proteína está presente na composição com menos de 9% com base nas calorias, mas de preferência, a composição contém entre 7,2-8,0% de proteínas com base no total de calorias, ainda mais de preferência, entre 7,3 e 7,7%, com base no total de calorias. Uma concentração baixa de proteínas assegura vantajosamente uma resposta a insulina menor, dessa forma evitando a proliferação de adipócitos em bebês. O leite humano contém uma quantidade menor de proteínas com base no total de calorias do que o leite de vaca. A concentração de proteína em uma composição nutricional é determinada pela soma de proteínas, peptídeos e aminoácidos livres. Com base no peso a seco a composição, de preferência, contém menos de 12% em peso de proteína, mais de preferência, entre 9,6 a 12% em peso, ainda mais de preferência, 10 a 11% em peso. Com base em um produto líquido pronto para beber a composição, de preferência, contém menos de 1,5 g de proteína por 100 ml, mais de preferência, entre 1,2 e 1,5 g, ainda mais de preferência, entre 1,25 e 1,35 g. A fonte de proteína deve ser selecionada de tal forma que sejam atendidos os requisitos mínimos para o teor essencial de aminoácidos, e seja assegurado o crescimento satisfatório. Assim sendo, as fontes de proteína ___ com base em proteínas do leite de vaca, como soro de leite, caseína e misturas dos mesmos, e proteínas com base em soja, batata ou ervilha são as preferidas. No caso de serem utilizadas proteínas de soro de leite, a fonte de proteína, de preferência, é baseada em soro de leite ácido ou soro de leite doce, onde o isolado de proteína de soro de leite ou misturas dos mesmos poderão incluir α-lactalbina e β-lactoglobulina. Mais de preferência, a fonte de proteína é baseada no soro de leite ácido ou no soro de leite doce, no qual foi removida o caseino-glico-macropeptídeo (CGMP). A remoção do CGMP da proteína de soro de leite doce reduz vantajosamente o teor de treonina da proteína de soro de leite doce. Um teor reduzido de treonina também é obtido vantajosamente utilizando-se o soro de leite ácido. Opcionalmente, a fonte de proteína poderá ser suplementada com aminoácidos livres, tais como metionina, histidina, tirosina, arginina e/ou triptofano, para melhorar o perfil do aminoácido. De preferência, a proteína do soro de leite enriquecido por a-lactalbumina é utilizada para otimizar o perfil do aminoácido. A utilização de fontes de proteína com um perfil de aminoácido utilizado próximo daquele do leite do seio humano permite que todos os aminoácidos essenciais sejam produzidos em concentração reduzida de proteína, abaixo de 9% com base em calorias, de preferência, entre 7,2 e 8,0% com base em calorias, e ainda assegura um crescimento satisfatório. Se o soro de leite doce do qual foi removido o CGMP é usado como a fonte de proteína, é preferível que ele seja suplementado pela arginina livre em uma quantidade de 0,1 a 3% em peso e/ou histidina livre em uma quantidade de 0,1 a 1,5% em peso, com base no total de proteína.
De preferência, a composição é constituída por pelo menos 3% em peso de caseína, com base no peso a seco. De preferência, a caseína está intacta e/ou não é hidrolisada.
Composição nutricional A presente composição, de preferência, é especialmente adequada para produzir os requisitos nutricionais diários para um ser humano com uma idade inferior a 36 meses, especialmente uma criança pequena com idade abaixo de 24 meses, ainda mais de preferência, uma criança pequena com idade abaixo de 18 meses, mais de preferência, abaixo de doze meses de idade. Assim sendo, a composição nutricional é para a alimentação ou é utilizada para alimentar um indivíduo humano. A presente composição é constituída por um lipídio, e de preferência, uma proteína, e de preferência, um componente de carboidrato digerível, onde o componente de lipídio, de preferência, produz 30 a 60% do total de calorias, o componente de proteína produz, de preferência, 5 a 20%, mais de preferência, 5 a 15% em peso do total de calorias, e o componente de carboidrato digerível, de preferência, produz 25 a 75% do total de calorias. De preferência, a presente composição é composta por um componente de lipídio que fornece 35 a 50% do total de calorias, um componente de proteína que fornece 6 a 12% do total de calorias e um componente de carboidrato digerível que fornece 40 a 60% do total de calorias. A quantidade de total de calorias é determinada pela soma das calorias derivadas da proteína, dos lipídios e dos carboidratos digeríveis. A presente composição não é leite de seio humano. A presente composição é constituída por lipídios vegetais. As composições da invenção, de preferência, contêm outras frações, tais como vitaminas, minerais de acordo com as diretrizes internacionais para fórmulas para bebês.
Em uma realização, a composição é um pó adequado para produzir uma composição líquida após a reconstituição com uma solução aquosa, de preferência, com água. De preferência, a composição é um pó a ser reconstituído com água. Com surpresa, descobriu-se que o tamanho e o revestimento com lipídios polares dos glóbulos dos lipídios permanecem os mesmos após a etapa de secagem e a reconstituição subseqüente. A presença de glóbulos maiores de lipídios poderá ter um efeito ligeiramente negativo na estabilidade a longo prazo da composição líquida. No entanto, a separação das camadas de lipídios e aquosa não foi observada no período de 48h, que é muito maior do que o tempo entre a reconstituição do pó para um líquido pronto para ser bebido e o consumo do mesmo, que será menor do que 24h e tipicamente dentro de lh. A composição estando na forma de um pó tem portanto uma vantagem adicional na presente invenção com glóbulos grandes de lipídios.
Para atender os requisitos calóricos do bebê, a composição, de preferência, é constituída por 50 a 200 kcal/100 ml de líquido, mais de preferência, 60 a 90 kcal/100 ml de líquido, ainda mais de preferência, 60 a 75 kcal/lOOml de líquido. Esta densidade calórica assegura uma relação ótima entre água e o consumo de calorias. A osmolaridade da presente composição, de preferência, está entre 150 e 420 mOsmol/1, mais de preferência,260 a 320 mOsmol/1. A baixa osmolaridade visa a reduzir a tensão gastrointestinal. O estresse pode induzir a formação de adipócitos.
De preferência, a composição está na forma líquida, com uma viscosidade abaixo de 35 mPas, mais de preferência, abaixo de 6 mPas, conforme medido em um viscosímetro Brookfield a 20°C com uma tensão de tração de 100 s"1. Adequadamente, a composição está na forma de pó, que pode ser reconstituído com água para formar um líquido, ou em uma forma de concentrado líquido, que pode ser diluída com água. Quando a composição está em uma forma de líquido, o volume preferido administrado em base diária está na faixa de cerca de que 80 a 2.500 ml, mais de preferência, cerca de 450 a 1.000 ml por dia.
Bebê Os adipócitos proliferam durante os primeiros 36 meses de vida, assim como mais limitadamente na puberdade. A quantidade de adipócitos é um determinante importante no grau da massa da gordura, tecido adiposo e/ou obesidade mais tarde na vida. Assim sendo, a presente composição, de preferência, é administrada a um indivíduo humano durante os primeiros três anos de vida. Em uma realização do uso em de acordo com a presente invenção, a composição nutricional é para a alimentação de um indivíduo humano com uma idade entre 0 e 36 meses. Descobriu-se que existe uma predominância de proliferação de adipócitos nos primeiros doze meses de vida com um ótimo na proliferação de adipócitos perinatal. Assim sendo, é especialmente preferível que a presente composição seja administrada a um indivíduo humano neste período de vida. A presente composição, portanto, é administrada vantajosamente a um ser humano com 0-24 meses, mais de preferência, a um ser humano com 0-18 meses, mais de preferência, a um ser humano com 0-12 meses. A presente invenção visa especialmente a evitar a obesidade mais tarde na vida, e de preferência, não é um tratamento de obesidade. Assim sendo, a presente composição, de preferência, é administrada a uma bebê e/ou a um criança pequena que não sofre de obesidade ou tenha excesso de peso. Em uma realização do uso de acordo com a presente invenção, a composição nutricional é para a alimentação de um indivíduo humano não obeso. De preferência, a composição é para ser utilizada em bebês tendo um peso apropriado para a idade da gestação.
Apesar da proliferação de adipócitos ser mais pronunciada durante os primeiros 36 meses de vida e na puberdade, os adipócitos são formados também para todos, em menor grau, no intervalo entre 36 meses e a puberdade. Assim sendo, em uma realização, a presente composição, de preferência, é administrada até uma idade de 5 anos, mais de preferência, até 10 anos, mais de preferência, até 13 anos.
De preferência, a composição é para ser utilizada em bebês que foram nascidas prematuramente ou que são pequenas para a idade da gestação. Estes bebês experimentam um crescimento acelerado após o nascimento, o que é um risco extra para o desenvolvimento da obesidade e/ou de massa de gordura em demasia mais tarde na vida. De preferência, a composição é para ser usada em bebês que são grandes para a idade da .......... gestação. Estes bebês têm um risco aumentado de desenvolvimento de obesidade e/ou de mássa de gordura em demasia mais tarde na vida. De preferência, a composição é para ser utilizada em bebês nascidos de mães que sofreram de obesidade e/ou diabetes. Esses bebês têm um risco aumentado de desenvolver obesidade e/ou massa de gordura em demasia mais tarde na vida. Aplicação A presente composição, de preferência, é administrada oralmente ao bebê. A presente invenção também visa a evitar a ocorrência de obesidade e/ou a reduzir a massa de gordura na idade acima de 36 meses. Em uma realização, o método atual é para evitar a obesidade, reduzindo o risco de obesidade e/ou para melhorar a composição do corpo de um indivíduo humano quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 36 meses, de preferência, quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 5 anos, especialmente acima de 13 anos, mais especialmente acima de 18 anos. Em uma realização, o método atual da composição nutricional atual é para alimentar um indivíduo humano com uma idade entre 0 e 36 meses e para evitar a obesidade, reduzindo o risco de obesidade e/ou para melhorar a composição do corpo quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 36 meses, de preferência, para evitar a obesidade, reduzir o risco de obesidade e/ou melhorar a composição do corpo na idade acima de 5 anos, especialmente acima de 13 anos, mais especialmente acima de 18 anos. Em uma realização, a prevenção de obesidade, a redução do risco de obesidade e/ou melhoria da composição do coipo ocorre mais tarde na vida.
Mais tarde na vida significa uma idade que excede a idade na qual é tomada a dieta, de preferência, excedendo a referida idade pelo menos em um ano. Em uma realização, o método atual ou a composição nutricional atual é para evitar a obesidade visceral e/ou para reduzir a relação entre a gordura visceral e a gordura subcutânea.
Com surpresa, os inventores descobriram que quando os_____________ camundongos eram alimentados durante a infância e adolescência com uma composição alimentícia composta por glóbulos de lipídios aumentados, foi observado um efeito diferente significativo na composição do corpo, e mais tarde na vida, em comparação com camundongos que durante a infância e adolescência foram alimentados com uma composição alimentícia tendo uma composição de ácidos graxos semelhante, mas com um tamanho de glóbulos de lipídios menor. No dia 42, que é o momento correspondente à adolescência em um ser humano, não foi observada nenhuma diferença no crescimento (peso) entre os dois grupos, mas a partir do dia 42 ambos os grupos foram alimentados com uma dieta em estilo ocidental que tinha um teor elevado de gordura. Com surpresa, no dia 126, que é um ponto de tempo correspondente ao de adulto nos seres humanos, os camundongos, que tinham consumido previamente a composição alimentícia da presente invenção antes de retomarem à dieta do estilo ocidental, tinham uma massa de gordura significativamente menor e uma massa de gordura relativa menor do que os camundongos que tinham recebido uma composição de controle. Em outras experiências foi demonstrado que a presença de um revestimento ou camada externa de lipídios polares ao redor destes glóbulos de lipídios reduziram ainda mais a massa de gordura e a massa de gordura relativa comparados com os glóbulos grandes de lipídios sem este revestimento. Com surpresa foi também descoberto que comparado com a dieta de controle, a administração de uma dieta constituída por glóbulos grandes de lipídios durante a infância resultou em uma redução específica da massa de gordura visceral mais tarde na vida, i.e. resultou em uma obesidade visceral reduzida mais tarde na vida.
Isto é vantajoso, porque uma obesidade visceral específica é muito associada com problemas de saúde. Além disso, foi observado que a hipertrofia adipócita foi reduzida. Considera-se que a obesidade causada pela hipertrofia adipócita seja indicativa do início de obesidade mais tarde na vida e mais associada com problemas de saúde, tais como a resistência a insulina do que a _______ obesidade causada pela hiperplasia adipócita. Isto é uma outra indicação de que a dieta não tem um efeito agudo sobre o tratamento ou prevenção de obesidade (que não é desejada em bebês) mais um efeito programado para evitar a ocorrência de obesidade mais tarde na vida.
Neste documento e nas suas reivindicações, o verbo "contém" e as suas conjugações é utilizado no seu sentido não limitante para significar que itens que seguem a palavra sejam incluídos, mas itens não especificamente mencionados não sejam excluídos. Além disso, a referência a um elemento pelo artigo indefinido "um" ou "uma" não exclui a possibilidade de mais de um elemento estar presente, a não ser que o contexto requeira claramente que exista somente um elemento. O artigo indefinido "um" ou "uma" assim sendo usualmente significa "pelo menos um".
EXEMPLOS
Exemplo 1: Processo vara a preparação de um IMF com tamanho maior de glóbulos de lipídios Exemplo IA: Foi preparada uma fórmula para bebês constituída por quilo de pó, por 4800 kcal, 248 g de lipídios, 540 g de carboidratos digeríveis, 55 g de oligossacarídeos não digeríveis e 103 g de proteína. A composição foi preparada utilizando-se um pó BAEF (Corman, Goé, Bélgica), uma mistura de óleo vegetal, pó de soro de leite desmineralizado, lactose, oligossacarídeos não digeríveis (galacto-oligossacarídeos e fruto-oligossacarídeos de cadeia longa com uma relação em peso de 9/1). Também foram utilizados vitaminas, minerais, traços de elementos conforme é conhecido na arte. A quantidade de BAEF era tal que 7,24% em peso de fosfolipídios (da BAEF) com base no total de lipídios estavam presentes na composição. Com base em quantidades pequenas de fosfolipídios na mistura de óleo, a quantidade total de fosfolipídios era de 7,39% em peso, com base no total de lipídios. BAEF também forneceu uma pequena quantidade de __________ colesterol (em tomo de 0,08% em peso, com base no total de lipídios da fórmula infantil) e glicoesfmgolipídios (cerca de 1,65% de glicoesfingo-lipídios com base no total de lipídios da fórmula infantil). O pó BAEF foi misturado com galacto-oligossacarídeos, lactose, pré-misturas de vitamina e pré-misturas minerais em água, na temperatura ambiente, através de agitação, foi utilizado hidróxido de potássio para o ajuste do pH em 6,8-7,0. O material pesado a seco da mistura era em tomo de 27%. A mistura foi aquecida a 60°C. A mistura de óleo vegetal também foi aquecida a 60°C e foi adicionada na fase aquosa e misturada com um Ultra-Turrax T50 durante cerca de 30-60 segundos a 5000-10.000 rpm. Subseqüentemente, foi adicionada água desmineralizada para a obtenção de um teor de material seco em tomo de 15%.
Posteriormente a mistura de óleo-água foi homogeneizada em uma pressão de 100 bar em uma primeira etapa e 50 bar em uma segunda etapa em um homogenizador Niro Suavi NS 2996 Η. A temperatura era de 60°C. Posteriormente foi adicionado pó de soro de leite desmineralizado para se atingir um teor final de material seco de 18%. O produto foi tratado UHT a 125°C durante 30 segundos. O produto foi secado até um pó intermédio de secagem por pulverização. Maltodextrina juntamente com inulina de cadeia longa foram misturados a seco no pó. O tamanho dos glóbulos de lipídios foi medido com um Mastersizer 20.000 (Malvem Instruments, Malvem UK). O diâmetro no modo volumétrico era de 7,3 pm. Um segundo pico muito menor estava presente a 0,52 pm. A % de volume dos glóbulos de lipídios com tamanho entre 2 e 12 m era de 71%, com base no volume total de lipídios. Foi verificado com microscopia de varredura a laser confocal que os glóbulos de lipídios maiores da presente invenção estavam revestidos com fosfolipídios, antes da secagem por pulverização e após a reconstituição do pó seco por pulverização com água. Em ambos os casos os glóbulos de lipídios estavam cobertos com uma camada de fosfolipídios. Foram utilizados como sensores na fluorescentes Annexin V Alexa Fluor 488 (em sensores moleculares Vitrogen) para a marcação dos fosfolipídios, e Nile Red (Sigma Aldrich) para a marcação de triglicerídeos. Depois da marcação das amostras de leite foi adicionado o meio de montagem Vectrahield (Vector Laboratories Inc., Burliname USA) para a redução do movimento de partículas e foto-branqueamento. Foram feitas observações utilizando-se um microscópio de varredura a laser Zeiss com comprimentos de onda de excitação de 488/543/633 nm e filtros de emissão ajustados com um passo de banda de 505-530, e um passo de banda de 560-615. O tamanho dos glóbulos de lipídios era também o mesmo antes da secagem e após a reconstituição do pó secado por pulverização com água.
Como controle os glóbulos de lipídios de uma fórmula infantil padrão (Nutrilon 1) não mostrou nenhuma marcação com os fosfolipídios, conforme observado com a microscopia de varredura a laser confocal. Ao contrário, os glóbulos foram cobertos com proteína, conforme foi determinado com a marcação de proteína fluorescente Fast Green FCF. O diâmetro modal volumétrico dos glóbulos de lipídios nesta fórmula de leite para bebê padrão foi medido como sendo de 0,5 pm. Um segundo pico muito menor estava presente a 8,1 pm. A % de volume de glóbulos de lipídios com um tamanho entre 2 e 12 m era de 34%, com base no volume total de lipídios. Tabela 1: Características dos glóbulos de lipídios de leites diferentes Foi também analisado leite humano e mostrou um diâmetro modal e volumétrico dos glóbulos de lipídios de 5,3 pm. A % volumétrica de glóbulos de lipídios com um tamanho entre 2 e 12 m era de 98% com base no volume total de lipídios. Os glóbulos de lipídios foram cobertos com uma camada de fosfolipídios.
Também foram medidos os potenciais zeta e os diâmetros médios pesados em volume. Os resultados são mostrados na Tabela 1. Exemplo 1B: Foi preparada uma fórmula infantil semelhante ao exemplo IA. A mistura de óleo foi preparada utilizando-se óleos vegetais, vitaminas solúveis em óleo e antioxidantes. Ambas a fase aquosa e a mistura de óleo foram aquecidas até 65°C antes da mistura. A mistura de óleo foi adicionada na fase aquosa e misturada com um Ultra Turrax T50 durante 30-60 segundos a 5000-1000 RPM. O peso seco desta mistura era em tomo de 26%. O produto foi tratado UHT durante 30 segundos a 125°C e posteriormente foi resfriado a 20°C.
Para as dietas 2, 3 e 4 esta mistura foi homogeneizada em duas etapas em uma pressão de 5 e 20 bar respectivamente em um homogenizador Niro Suavi NS 2006 H. Para a dieta 1 a pressão de homogeinização foi de 200 e 50 bar, respectivamente, em um homogenizador Niro Suavi NS 2006 H. Os produtos foram secados até um pó, por intermédio de secagem por pulverização. A inulina de cadeia longa foi misturada a seco no pó. Para as dietas 1 e 2 não estavam presentes nenhum lipídio polar adicionado. A quantidade de glicerofosfolipídios vegetais era de 0,2% em peso, com base na gordura total para a dieta 1 e 2. A dieta 1 e a 2 não continham esfingolipídios e colesterol. Para a dieta 3 e 4 foi utilizado um pó de soro de leite. A dieta 3 era constituída por 1,83% em peso de glicerofosfolipídios com base no total de gordura, da qual cerca de 90% era derivada do pó de soro de leite e cerca de 10% já estava presente na IMF padrão derivada de óleos vegetais, e era ainda constituída por esfingolipídios derivados de leite, dos quais a maioria (cerca de 0,47% em peso, com base na gordura total) era esfingomielina; o resto sendo glicoesfingolipídios, dos quais a maioria (mais de 60%) é GD3 com uma concentração de cerca de 0,13% em peso com base na gordura total. ______ A dieta 3 era constituída por cerca de 0,05% em peso de colesterol derivado de leite, com base no total de gordura. A dieta 4 era constituída pela metade da quantidade dos lipídios polares derivados de leite, com base no total de gordura da dieta 3.
Na dieta 3 o pó de soro de leite contendo estes lipídios polares foi misturado a seco após as etapas de homogeneização, esterilização e secagem por pulverização para evitar o revestimento dos glóbulos de lipídios.
Na dieta 4 os lipídios polares da manteiga estavam presentes na fase aquosa durante a etapa de homogeneização para revestir os glóbulos de lipídios. O tamanho dos glóbulos de lipídios foi medido com um Mastersizer 20.000 (Malvem Instruments, Malvem UK) e é mostrado na tabela 2. O revestimento dos glóbulos de lipídios com lipídios polares na dieta 4 e a ausência de revestimento na dieta 1, 2 e 3 foi confirmado pelo método de microscopia de varredura a laser confocal conforme descrito acima.
Tabela 2: Características dos glóbulos de lipídios de leite diferentes Depois de cinco meses de estocagem na temperatura ambiente o tamanho dos glóbulos de lipídios da dieta 1 não tinha sido alterado, com um diâmetro de modo de volume de 0,5. Os diâmetros do modo de volume das dietas 2, 3 e 4 eram bastante estáveis, sendo de 4,8 pm, 7,9 pm e 6,6 pm, respectivamente. - — Exemplo 2: Efeito da programação do tamanho do glóbulos de lipídio na composição do corpo de adulto A prole dos animais C57/BL6 foi desmamada do dia 15 em diante. As dietas experimentais de desmamamento foram continuadas até o dia 42. Do dia 42 até o dia 126 todos os filhotes foram alimentados com a mesma dieta com base na dieta AIN-93G com uma fração de lipídio ajustada (contendo 10% em peso de lipídios, da qual 50% em peso era de sebo e 1% de colesterol, com base no total de lipídios), que é representativo para uma dieta do estilo ocidental.
As dietas experimentais que foram utilizadas para o desmamamento eram: 1) uma dieta de controle baseada em uma fórmula de leite para bebês (IMF). Esta dieta era constituída por 282 g de IMF padrão (Nutrilon 1) por quilo, com o tamanho de glóbulos de lipídio conforme mencionado no exemplo IA. O resto da dieta era a proteína AIN-93G, carboidratos e fibras. Todos os lipídios presentes na dieta foram derivados de IMF. 2) uma dieta baseada em IMF da presente invenção. Esta dieta é diferente da dieta 1 pelo fato de ser constituída por 282 g de IMF do exemplo IA, i.e., constituída por glóbulos de lipídio maiores do que o controle. Todos os lipídio presentes na dieta foram derivados de IMF.
No dia 42, todos os camundongos tiveram a dieta trocada para uma "dieta do estilo ocidental" constituída por 10% em peso de lipídios, até o dia 126. A composição das dietas é apresentada na tabela 3. A composição de ácido graxo das duas dietas experimentais e de lanchonete são mostradas na tabela 4. O perfil de ácido graxo das duas dietas experimentais era muito semelhante.
Tabela 3: Composição das dietas experimentais por kg n.d. = não determinado Os camundongos foram pesados duas vezes por semana. A ingestão de comida foi determinada uma vez por semana durante toda a experiência. Para determinar a composição do corpo (a massa de gordura (FM) e a massa de gordura livre (FFM)) foram executadas varredura DEXA (absorção por raios X e energia dupla) sob anestesia geral nas semanas 6, 10 e 14 de idade, 42, 70, 98 e 126 dias após o nascimento, respectivamente, por intermédio de densitometria, usando um equipamento de produção de imagens PIXImus (GE Lunar, Madison, WI, USA). Na idade de 126 dias os camundongos machos foram sacrificados e os órgãos foram dissecados e pesados (i.e., tecidos de gordura, fígado, tibialis muscular). Foi analisado o sangue em relação a leptina, resistina e insulina (jejum).
Tabela 4: Composição de ácido graxo das dietas experimentais Resultados: Não foi observado nenhum efeito em relação ao crescimento (peso do corpo) e ingestão de alimentos durante o período das experiências, entre os grupos. Além disso, o desenvolvimento da massa de gordura (determinado com DEXA) não era significativamente diferente no dia 42 (final do período de intervenção na dieta).
Um tratamento seguinte com uma dieta do estilo ocidental entre os dias 42 e o dia 126 de todos os grupos resultou em diferenças claras na composição do corpo no final da experiência (dia 126), ver a tabela 5. A massa de gordura e a massa de gordura relativa desenvolvida mais tarde na vida foi reduzida nos camundongos jovens que tinham recebido a dieta com os glóbulos de lipídio maiores durante a sua infância e adolescência, em comparação com os camundongos jovens que tinham recebido a dieta de controle. O peso total do corpo era comparável entre os dois grupos. O grupo experimental teve um aumento da massa corporal magra.
Tabela 5: Peso do corpo, massa do corpo magra, massa de gordura e massa de gordura relativa * P < 0,05 comparado com o grupo de controle O fígado do grupo de controle tinha um peso médio de 157 g (s.e. 0,07) e na dieta experimental 1,44 g (s.e. 0,15). Isto é indicativo de um fígado com gordura reduzida no grupo experimental. A tibialis muscular era 95,3 g (média, com s.e. 2,1) no grupo de controle e 96,7 g (s.e. 3,2) no grupo experimental. Isto corresponde aos efeitos sobre a massa do corpo magro. Os efeitos nos tecidos de gordura são mostrados na tabela 6. No grupo experimental os animais mostraram uma quantidade maior de tecido adiposo marrom (BAT), mas quantidades menores de tecidos adiposos brancos (WAT), tais como a gordura retroperitoneal (rp), inguinal (i) e epididimal (e). A presença de tecido adiposo marrom é vantajosa para bebês, para fins de isolamento. O tecido adiposo branco está presente em adultos, assim como em bebês, e é usado para a estocagem de energia. A massa de gordura visceral menor (i.e., eWAT e rpWAT) também é vantajosa, porque ela reduzirá o risco de insensibilidade a insulina ou de resistência a insulina.
Tabela 6: Massa de tecido adinoso em camundonsos no dia 126 Os níveis de insulina em jejum eram inferiores no grupo experimental (1200 unidades) do que no grupo de controle (1470 unidades). Isto é indicativo para um sinal de adipócitos reduzidos. Os níveis de leptina foram reduzidos no grupo experimental (6000 unidades) comparado com o grupo de controle (9500). A resistina também foi reduzida no grupo experimental (1350) comparado com o grupo de controle (1550). Isto é indicativo de um apetite normal e uma tendência reduzida para adiposidade, i.e., massa de gordura aumentada, respectivamente.
Estes resultados demonstram que a massa de gordura, a massa de gordura relativa e/ou a obesidade na vida posterior é claramente reduzida por uma dieta na vida inicial com tamanho de glóbulos de lipídios aumentado. Conclui-se que a comida constituída por glóbulos de lipídios com um programa alterado de arquitetura de lipídios e/ou o tratamento do corpo cedo na vida mais tarde na vida desenvolve uma composição do corpo mais saudável, com menos massa de gordura em relação à massa de gordura e/ou como uma massa de corpo magro aumentado.
Exemplo 3: Efeito da programação do tamanho dos glóbulos de lipídios na composição do corpo de adulto Foi utilizado o mesmo modelo experimental de animal e de arranjo do exemplo 2, exceto que a experiência foi terminada no dia 98 ao invés do dia 128.
As dietas da experiência que foram utilizadas para o desmamamento eram: 1) Uma dieta de controle baseada em uma fórmula de leite para bebês (IMF). A dieta era constituída por 282 g de IMF padrão por kg, IMF 1 do exemplo 1B, i.e., glóbulos pequenos de lipídios, e nenhum lipídio polar adicionado. O resto da dieta era de proteína AIN-93G, carboidratos e fibras. Todos os lipídios presentes na dieta foram derivados do IMF. 2) Uma dieta com base em IMF da presente invenção. A dieta é diferente da dieta 1 pelo fato de ser constituída por 282 g de IMF2 do exemplo 1B, i.e., constituída por glóbulos de lipídio maiores do que o controle e nenhuma adição de lipídios polares. Todos os lipídios presentes na dieta foram derivados do IMF. 3) Uma dieta baseada em IMF da presente invenção com a adição de fosfolipídios. Esta dieta é diferente da dieta 2 pelo fato de ser constituída por 282 g de IMF do exemplo 1B, i.e., constituída por glóbulos de lipídios maiores do que o controle com a adição de lipídios polares, não localizada na camada superficial externa dos glóbulos de lipídios. Todos os lipídios presentes na dieta foram derivados do IMF. ............ 4) Uma dieta baseada em IMF da presente invenção. Esta dieta é diferente da dieta 3 pelo fato de ser constituída por 282 g de IMF 4 do exemplo 1B, i.e., constituída por glóbulos de lipídios maiores do que o controle revestidos com lipídios polares derivados de leite. Todos os lipídios presentes na dieta foram derivados do IMF. A composição das dietas é semelhante à tabela 3 do exemplo 2. A composição de ácido graxo das duas dietas de experiência e de lanchonete são semelhantes à tabela 4 do exemplo 2, com o ácido linoleico calculado (LA) de 14% nas dietas 1 e 2 e 13,2% nas dietas 3 e 4 com base no total de ácidos graxos, com o ácido alfa linoleico (ALA) de 2,6 nas dietas 1 e 2 e 2,5% nas dietas 3 e 4 com base no total de ácidos graxos, e com LA/ALA de 5,4 nas dietas 1 e 2 e 5,3 nas dietas 3 e 4, respectivamente. A quantidade de DHA era de 0,2% em peso nas quatro dietas, e a quantidade de ARA era de 0,35% em peso nas dietas 1 e 2 e 0,36% em peso nas dietas 3 e 4.
Resultados: Não foi observado nenhum efeito sobre o crescimento (peso do corpo) na ingestão da alimentação durante o período da experiência entre os grupos. Além disso, o desenvolvimento do peso do corpo e da massa de gordura (determinado com DEXA) não era significativamente diferente no dia 42 (final do período de intervenção na dieta).
Um tratamento subseqüente com uma dieta de estilo ocidental enfie os dias 42 e o dia 98 para todos os grupos resultou em claras diferenças na composição do corpo no final da experiência (dia 98), ver a tabela 7. A massa de gordura e a massa de gordura relativa desenvolvidas mais tarde na vida foram reduzidas nos camundongos que tinham recebido a dieta com os glóbulos de lipídios maiores durante a sua infância e adolescência, comparado com os camundongos que tinham recebido a dieta de controle.
Tabela 7: Massa de gordura e massa de gordura relativa * P < 0,05 Dos resultados acima se pode deduzir que o aumento no tamanho dos glóbulos de lipídios resulta na redução da massa de gordura e da massa de gordura relativa (comparar a dieta 1 com a dieta 2). A redução na massa de gordura e na massa de gordura relativa é ainda maior quando os glóbulos de lipídios são revestidos com lipídios polares derivados de lipídios de leite (comparar a dieta 4 com as dietas 1 ou 2). Este efeito melhorado é considerado não somente devido aos próprios lipídios polares, mas possivelmente também pode ser atribuído ao revestimento dos glóbulos de lipídios, porque com a dieta 3 os efeitos são muito menos pronunciados que com a dieta 4.
Tabela 8: Massa de tecido adiposo em camundongos no dia 98 *WAT: tecido adiposo branco i: inguinal peri: perirenal rp: retroperitoneal e: epididimal O efeito sobre os tecidos de gordura é mostrado na tabela 8. Os glóbulos de lipídio maiores resultaram especialmente em gordura visceral reduzida (gordura perirenal e gordura epididimal) em comparação com a gordura subcutânea (comparar a dieta 1 com a dieta 2). O tecido adiposo branco está presente em adultos assim como em bebês e é usado para a estocagem de energia. A massa de gordura visceral menor (i.e. eWAT e rpWAT) é vantajosa, porque ela reduzirá o risco de insensibilidade à insulina ou resistência à insulina.
Nos tecidos adiposos (eWAT e iWAT) dos camundongos alimentados com a dieta 1 e a dieta 4, o tamanho da célula foi determinado no dia 98. Os adipócitos foram isolados e o diâmetro médio foi determinado por intermédio de análise de imagens de fotos microscópicas. O volume foi calculado como sendo V = (π/6)(3δ2 + X2)X onde Xeó2 são a média e a variância do diâmetro. O volume médio de adipócitos em eWAT, representativo da gordura visceral de camundongos alimentados com a dieta 1 foi de 5,1 106 pm3 (s.e. 0,56 1 06) e dos camundongos alimentados com a dieta 4 foi de 4,3 106 pm3 (s.e. 0,52 106). O volume médio de adipócitos em iWAT, representativo da gordura subcutânea era menor. Nos camundongos alimentados com a dieta 1 era de 2,0 106 pm3 (s.e. 0,16 106) e dos camundongos alimentados com a dieta 4 era de 1,7 106 pm3 (s.e. 0.1, 4 106). O número de células era ligeiramente maior na dieta 4 dos camundongos alimentados. Não foram observadas diferenças na % de teor de lipídios e na densidade dos lipídios da massa de gordura adiposa.
Estes resultados demonstram que a massa de gordura, a massa de gordura relativa e/ou a obesidade na vida posterior claramente são reduzidas por uma dieta na vida inicial com tamanho de glóbulos de lipídios aumentado. Estes efeitos são ainda mais pronunciados quando os glóbulos de lipídios grandes são revestidos com lipídios polares. Além disso, os glóbulos de lipídios maiores resultaram em um efeito específico na redução da obesidade visceral. Conclui-se que a alimentação constituída por glóbulos de lipídios e com um programa de arquitetura alterada de lipídios e/ou a preparação do corpo cedo na vida mais tarde na vida durante o crescimento em circunstâncias semelhantes desenvolve uma composição do corpo mais saudável, com menos massa de gordura, e/ou massa de gordura relativa. Exemplo 4: Nutrição de bebês com tamanho de zlóbulos de lipídios maiores Uma fórmula para bebês constituída por kg de pó com 4810 kcal, 255 g de lipídios, 533 g de carboidratos digeríveis, 58 g de oligossacarídeos não digeríveis (galacto-oligossacarídeos e fruto-oligossacarídeos de cadeia comprida com uma proporção em peso de 9/1), 96 g de proteína, e vitaminas, minerais, traços de elementos conforme é conhecido na arte. A composição dos lipídios é tal que 0,57% em peso dos lipídios são compostos de fosfolipídios. A composição é constituída por cerca de 0,17% em peso de glicoesfingo-lipídios com base no total de lipídios. A composição é constituída por cerca de 0,006% em peso de colesterol com base no total de lipídios. Como uma fonte de fosfolipídios, glicoesfingolipídios e colesterol, é utilizado o pó SM-2 (Corman, Goé, Bélgica). Cerca de 97-98% dos lipídios são lipídios vegetais, o resto sendo um gordura de leite, óleo de peixe e óleo microbiano. A quantidade de LC-PUFA é em tomo de 0,64% em peso, com base no total de ácidos graxos. As relação LA/ALA é de 5,2. A homogeneização foi executada da mesma forma que no exemplo 1. O diâmetro no modo volumétrico estava acima de 1 pm. A % volumétrica de glóbulos de lipídios com um tamanho entre 2 e 12 m estava acima de 45%, com base no volume total de lipídios.
REIVINDICAÇÕES

Claims (18)

1. Uso de lipídio, caracterizado pelo fato de ser para a produção de uma composição nutricional para a prevenção de obesidade, redução do risco de obesidade, e/ou tratamento de obesidade, a referida composição nutricional compreendendo a) 10 a 50% em peso de liptdios vegetais com base no peso a seco da composição e lipídios polares selecionados de i) 0,3 a 25% em peso de lipídios polares com base no total de lipídios, em que lipídios polares são a soma de fosfolipídios, glicoesflngolipídios e colesterol, ou ii) 0,2 a 20% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesados em volume, em volume acima de 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 μιτι, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45, maís de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios e em que os glóbulos de liptdios são revestidos com uma camada de fosfolipídios.
2. Uso de lipídio, caracterizado pelo fato de ser para a produção de uma composição nutricional para melhorar a composição do corpo, a melhoria da composição do corpo sendo selecionada do grupo que consiste de massa do corpo magro aumentada, massa de gordura reduzida, e massa de gordura reduzida em relação ao peso total do corpo, a referida composição nutricional compreendendo a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais eom base no peso a seco da composição e lipídios polares selecionados de i) 0,3 a 25% em peso de lipídios polares com base no total de lipídios, em que lipídios polares são a soma de fosfolipídios, glicoesfmgolipídios e colesterol ou ii) 0,2 a 20% em peso de fosfolipídios, com base no total de lipídios e b) glóbulos de lipídios com i) um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) pelo menos 45, mais de preferência pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios com um diâmetro de 2 a 12 pm e em que os glóbulos de lipídios são revestidos com uma camada de fosfolipídios.
3. Uso de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato da composição nutricional se destinar à alimentação de um indivíduo humano com uma idade entre 0 e 36 meses.
4. Uso de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de se destinar a evitar a obesidade, a redução do risco de obesidade e/ou para melhorar a composição do corpo de um indivíduo humano, quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 36 meses, de preferência, quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 5 anos.
5. Uso de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato da composição nutricional se destinar à alimentação de um indivíduo humano com uma idade entre 0 e 36 meses e para evitar a obesidade, reduzir o risco de obesidade e/ou para melhorar a composição do corpo quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 36 meses, de preferência, quando o referido indivíduo humano tem uma idade acima de 5 anos.
6. Uso de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato da composição nutricional sc destinar à alimentação de um indivíduo humano não obeso.
7. Uso de acordo com qualquer das reivindicações I a 6, caracterizado pelo fato de se destinar à prevenção da obesidade visceral e/ou para reduzir a relação entre a gordura visceral e a gordura subeutânea.
8. Composição nutricional, caracterizada pelo fato de compreender: a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais, com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45% em volume, mais de preferência, pelo menos 55% em volume, com base no total de lipídios, e c) 0,5 a 20% em peso de fosfolipídios com base no total de lipídios, onde os fosfolipídios são derivados de lipídios de leite, e em que os glóbulos de lipídios são revestidos com uma camada de lipídeos fosfolipídios.
9. Composição nutricional, caracterizada pelo fato de compreender: a) 10 a 50% em peso de lipídios vegetais com base no peso a seco da composição, e b) glóbulos de lipídios i) com um diâmetro no modo pesado em volume maior do que 1,0 pm, de preferência, entre 1,0 e 10 pm, e/ou ii) com um diâmetro de 2 a 12 pm em uma quantidade pelo menos de 45% em volume, mais de preferência, pelo menos 55% em volume com base no total de lipídios, e c) 0,6 a 25% em peso de lipídios polares com base no total de lipídios, onde os lipídios polares são a soma de fosfolipídios, glicoesfingolipídios e colesterol, com base no total de lipídios e em que os glóbulos de lipídios são revestidos com uma camada de lipídeos fosfolipídios.
10. Composição de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de compreender 0,6 a 25% em peso de lipídios polares, com base no total de lipídios, onde os lipídios polares são a soma de fosfolipídios e glicoesfingolipídios e colesterol.
11. Composição de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 10, caracterizada pelo fato dos lipídios terem um perfil de ácido graxo com uma relação em peso entre o ácido linoleico e o ácido alfa-linolênico entre 4 e 7.
12. Composição de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 11, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente pelo menos um lipídio selecionado do grupo que consiste de óleo de peixe, óleo marinho, óleo de alga, óleo de fungo e óleo microbiana.
13. Composição de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 12, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente 6 a 12% de proteínas com base no total de calorias.
14. Composição de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 13, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente oligossacarídeos não digeríveis.
15. Composição de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 14, caracterizada pelo fato de que é um pó adequado para a produção de uma composição líquida após a reconstituição com uma solução aquosa, de preferência, com água.
16. Processo para a produção da composição nutricional como definida na reivindicação 8, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: a) prover uma mistura aquosa constituída por lipídios, onde os lipídios contêm 50 al00% em peso de lipídios vegetais com base no total de lipídios e onde 0,2 a 20% em peso, com base no total de lipídios é de fosfolipídios, e contendo proteínas, carboidratos digeríveis, e opcionalmente, oligossacarídeos não digeríveis, e b) para a homogeneização da referida mistura em duas etapas com 5-100 bar na primeira etapa e 5-50 bar na segunda etapa, e c) de preferência, a esterilização da referida mistura homogeneizada e d) de preferência, a secagem por pulverização da referida mistura esterilizada.
17. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato da primeira etapa de homogeneização ser executada a 30-100 bar.
18. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato da primeira etapa de homogeneização ser executada em uma temperatura entre 15 e 40°C a 5-50 bar.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9707240B2 (en) Nutritional compositions with lipid globules with a core comprising vegetable lipids and a coating comprising phospholipids or polar lipids
US8883219B2 (en) Nutritional compositions with coated lipid globules
AU2013277900B2 (en) Metabolic imprinting effects of nutrition with large lipid globules comprising milk fat and vegetable fat
RU2591716C2 (ru) Влияние на метаболический импринтинг специально разработанного липидного компонента
RU2552940C2 (ru) Модулирование постпрандиального поглощения жиров
US11376222B2 (en) Lipid composition for improving body composition during catch-up growth
BRPI0919192B1 (pt) Use of lipid, nutritional composition, and process for the production of a nutritional composition
ES2773670T3 (es) Composiciones nutricionales con glóbulos lipídicos de diámetro grande con un recubrimiento que comprende lípidos polares