BRPI0915243B1 - Codificador e método para gerar uma corrente de dados - Google Patents

Codificador e método para gerar uma corrente de dados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0915243B1
BRPI0915243B1 BRPI0915243-1A BRPI0915243A BRPI0915243B1 BR PI0915243 B1 BRPI0915243 B1 BR PI0915243B1 BR PI0915243 A BRPI0915243 A BR PI0915243A BR PI0915243 B1 BRPI0915243 B1 BR PI0915243B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stream
main
blocks
main stream
current
Prior art date
Application number
BRPI0915243-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Harald Fuchs
Stefan DOEHLA
Ulf JENNEHAG
Hebert Thoma
Nikolaus Faerber
Original Assignee
Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V filed Critical Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V
Publication of BRPI0915243A2 publication Critical patent/BRPI0915243A2/pt
Publication of BRPI0915243B1 publication Critical patent/BRPI0915243B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L65/00Network arrangements, protocols or services for supporting real-time applications in data packet communication
    • H04L65/60Network streaming of media packets
    • H04L65/70Media network packetisation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Compression Or Coding Systems Of Tv Signals (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Compression, Expansion, Code Conversion, And Decoders (AREA)

Abstract

codificador e método para gerar uma corrente de dados. um método gera uma corrente de dados, onde a corrente compreende uma pluralidade de blocos de dados codificados. os blocos de dados codificados compreendem uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação. a distancia dos blocos autocontidos na corrente é variada dependendo do conteúdo codificado na corrente. a corrente uma corrente principal, e onde a sintonização na corrente principal é efetuada por meio de uma corrente secundaria compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade diferente de uma qualidade dos blocos de dados da corrente principal. os blocos autocontidos são inseridos nas posições na corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados codificados na corrente principal e na corrente secundária são menos detectáveis.

Description

HISTÓRICO DA INVENÇÃO 1. Campo Técnico da Invenção
As configurações da invenção se referem ao campo da geração de correntes de dados incluindo uma pluralidade de blocos de dados codificados, onde este tipo de corrente é transmitido para um receptor e decodificado para apresentação dos dados dentro da corrente. Mais especificamente, e não como uma limitação, a in- 10 vençâo está relacionada ao campo de transmissão, recepção e reprodução de midia, e configurações da invenção se referem a uma sintonização rápida em uma transmissão de corrente em relação às re-= des de lE^usando uma segunda corrente para uma sintonização.
2. Descrição da Técnica Relacionada
No campo de transmissão de midia em uma rede IP (por exemplo, sistemas IPTV), dados de video são transmitidos na forma codificada e comprimida, e padrões de compressão de video populares, tais como MPEG-2 e JVT/H.264/MPEG AVC, usam intra- codificação e intercodificação. Para decodificação apropriada, um decodificador decodifica uma seqüência de video comprimida inici-ando com uma imagem intra-codificada (por exemplo, uma imagem I ou quadro I) e então continua a decodificar as imagens intercodifiçadas subseqüentes (por exemplo, as imagens P ou quadros P e/ou imagens B ou quadros B) . Um grupo de imagens (GOP) pode incluir uma imagem I e várias imagens P e/ou imagens B subseqüentes, onde ima-gens I requerem mais bits para codificação do que imagens P ou i-magens B para a mesma qualidade do video. Mediante recebimento da corrente de video em um canal especifico, por exemplo, após mudan-ça para este canal ou após ligar o receptor, a decodificação tem que esperar até a primeira imagem I ser recebida. Para minimizar o atraso na codificação da corrente de vídeo, imagens I são enviadas freqüentemente, isto é, são incluídas dentro da corrente de vídeo 5 em uma distância fixa, por exemplo, a cada 0,5 segundos.
Um dos problemas dos sistemas IPTV atuais é o tempo de sintonização em correntes que são distribuídas em IP mul-ticast. O atraso entre a inicialização de sintonização em um canal e transmissão do conteúdo deste canal é devido a vários efeitos 10 dos quais tempo de pré-armazenamento de cliente e tempo de aquisição para pontos de acesso aleatórios dentro da corrente a ser comutada são aqueles dominantes. Ambos os efeitos são implicações diretas do desenho de esquemas de codec de vídeo modernos. Em esquemas de codificação de vídeo diferencial, como vídeo MPEG-2 ou MPEG-4 AVC/H.264, apenas umas poucas imagens de uma corrente são autocontidas, por exemplo, as imagens I mencionadas acima. Estas imagens incluem todas as informações necessárias para decodificar a imagem completa. A maioria das outras imagens são codificadas diferencialmente e dependem de uma ou mais imagens transmitidas e decodificadas anteriormente, por exemplo, as imagens P ou imagens B mencionadas acima. Em outras palavras, as imagens P ou imagens B não incluem toda a informação que é necessária para decodificar uma imagem completa, ao invés disso informação adicional de ima-gens precedentes ou subsequentes é requerida.
Para obter a melhor eficiência de codificação em uma taxa de bits dada, o número de imagens I deve ser baixo. Por outro lado, as imagens I servem como pontos de acesso aleatórios (RAP) para a corrente onde decodificação pode ser iniciada. Dessa maneira, existe um atraso quando sintonizando em uma nova corrente, visto que o cliente (receptor) tem que esperar que um ponto de acesso aleatório dentro da corrente chegue, antes de poder iniciar decodificação e reprodução de video.
Em esquemas de codificação diferenciais, a taxa de bits de video codificado não é necessariamente constante, mas ao invés disso depende da complexidade da cena de video. Dentro de uma corrente de video, a variação no tamanho da imagem codificada pode ser grande, por exemplo, as imagens I podem ser, muitas ve- 10 zes, tão grandes quanto imagens diferencialmente codificadas, as imagens P e imagens B. Mediante transmissão desta corrente de bits sobre um canal com taxa de bits de canal constante, o cliente necessita pré-armazenar dados de imagem que estão entrando de modo que o video possa ser reproduzido com a mesma taxa conforme ele 15 foi amostrado. Este armazenador necessita ser suficientemente grande- para- evitar tranábordãménbb cio armazenador e deve ser esvaziado apenas ao atingir certo nível de enchimento do armazenador para evitar que o armazenador sofra esvaziamento durante a reprodução .
Sempre que o armazenador não puder ser preenchido instantaneamente até o ponto onde o cliente possa iniciar seu es-vaziamento, ocorre atraso antes que a transmissão possa ser inici-ada .
Esta funcionalidade é desvantajosa visto que o 25 receptor que inicia o recebimento de um programa em um canal espe-cífico, por exemplo, após uma mudança de canal ou ligação do receptor deve esperar até o ponto de acesso aleatório, por exemplo, uma imagem I ser recebida, de modo que a decodificação possa ser iniciada. Dessa maneira, a distância de pontos de acesso aleatórios dentro da corrente principal é uma das principais causas para atraso de sintonização.
Uma abordagem para reduzir este atraso em um ce-nàrio de TV linear multicast é enviar uma segunda corrente em paralelo à corrente principal, onde a segunda corrente tem uma fre- qüência mais elevada de pontos de acesso aleatórios. Esta segunda corrente é, por exemplo, denominada "corrente de sintonização" ou a "corrente lateral".
A Figura 7 ilustra sintonização em uma corrente principal usando uma corrente secundária ou de sintonização. A Figura 7 ilustra ao longo do eixo X o tempo e ao longo do eixo Y o nivel de qualidade das respectivas correntes. Na Figura 7, a qua-lidade total Qs da corrente principal 100 é 100% e a corrente la- 15 teral ou corrente de sintonização 102 tem uma qualidade inferior que é um “nivel* de qualidade intermediário, que é inferior ao nivel de qualidade da corrente principal 100. Quando o usuário inicia uma alteração de canal no tempo t0,z sintonização na corrente lateral 102 ocorre. A corrente lateral compreende mais pontos de 20 acesso aleatórios freqüentes de modo que o atraso de inicio inicial (tr-to) para decodificação é reduzido pelo uso da corrente de sintonização 102 tendo imagens I mais frequentes. Um decodificador dentro de um receptor obterá uma primeira imagem I de uma corrente de sintonização 102 para o novo canal mais cedo do que a primeira 25 imagem I da corrente principal 100. Entretanto, conforme mencionado acima, a qualidade da corrente de sintonização 102 é inferior à qualidade da corrente principal, por exemplo, as imagens são codificadas em diferentes niveis de qualidade, o que é necessário para limitar a taxa de bits adicional necessária para a corrente de sintonização visto que a mesma compreende mais imagens I que são muitas vezes maiores que as outras imagens. Portanto, a corrente de sintonização 102 é codificada em um nível de qualidade inferior 5 Qi, por exemplo, usando uma resolução de imagem inferior, por exemplo, apenas uma resolução de um quarto quando comparada à resolução completa da corrente principal.
Durante o período de transição (tT-tR) iniciando em tR, o receptor ou cliente decodifica as imagens derivadas da 10 corrente de sintonização 102 até uma imagem I de resolução completa chegar á corrente principal no tempo tT. Após esta imagem I chegar, a corrente de resolução inferior é interrompida e as imagens de qualidade total da corrente principal são decodificadas_e transmitidas.
A corrente principal e a corrente lateral podem ser 'recebidas no” cliente ou receptor usando diferentes cenários, ' um sendo a transmissão simultânea da corrente principal e da cor- rente lateral para o receptor. Este abordagem é, por exemplo, descrita na US 2007/0098079 Al, a revelação da qual é incorporada a-qui por referência. Alternativamente, o receptor pode obter apenas uma corrente única para decodificação de um servidor que provê ambas, a corrente principal e a corrente lateral. Mediante início de uma mudança de canal ou mediante acionamento do receptor, uma solicitação respectiva para sintonizar em um canal específico é en- 25 viada para o servidor que, então, provê informação com base na corrente lateral ou corrente de sintonização até informação de alta qualidade, isto é, a primeira imagem I, da corrente principal se tornar disponível. Esta abordagem é, por exemplo, descrita na US 2007/0248165 Al, a revelação da qual é incorporada aqui por referência .
Conforme mencionado acima, a corrente de sintonização 102 é codificada com uma taxa de bits substancialmente infe- 5 rior que resulta em qualidade de video inferior àquela da corrente principal. Isto pode ser obtido por uma resolução de imagem redu- ■ zida ou parâmetros de codificação de perda mais agressiva, por exemplo, uma quantização mais elevada é usada durante a codificação da corrente lateral.
Embora esta abordagem de provisão da corrente la-teral de qualidade inferior seja vantajosa para reduzir o atraso de sintonização conforme discutido acima com relação à Figura 7, a informação apresentada ao espectador de uma corrente de sintonização é de baixa qualidade durante um curto periodo de tempo, isto é 15 o período de transição. Em exemplos convencionais, este periodo de transição pode variai—entre 1 -e—5 segundos.. Entretanto, ao .final do período de transição, isto é no ponto tT, a apresentação é mu dada para a corrente principal de qualidade total e uma diferença visível entre a corrente de sintonização e a corrente principal \ 20 pode ser bastante grave. Por exemplo, ao observar uma cena estática detalhes repentinamente aparentes devido à mudança de corrente de sintonização de baixa qualidade para a corrente principal de alta qualidade podem ser facilmente observáveis. Este efeito pode conduzir a uma experiência ruim para o usuário que reduzirá poten- 25 cialmente o efeito positivo subjetivo da sintonização mais rápida.
Portanto, existe uma necessidade de prover uma abordagem evitando artefatos visíveis ao mudar para uma corrente principal.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma configuração da invenção provê um método para gerar uma corrente de dados compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codifi- cados compreende uma pluralidade blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, onde uma distância de blocos autocontidos na corrente de dados é dependente do conteúdo codificado na corrente, onde a corrente é uma corrente principal. Sintonização na corrente principal é efe-tuada por meio de uma corrente secundária compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade diferente de uma qualidade dos blocos de dados da corrente principal, onde os blocos autocontidos da corrente principal são inseridos em posições dentro da corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados, codificados nas corren.te. principal e secundária são menos detectáveis .
Outra configuração da invenção provê um codificador para gerar uma corrente de dados compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade dos blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos, incluindo todas as informações para decodificar o bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, onde o codificador é configurado para variar uma dis- tância de blocos autocontidos na corrente dependendo do conteúdo codificado na corrente, onde a corrente é uma corrente principal.
Sintonização na corrente principal é efetuada por meio de uma corrente secundária compreendendo pelo menos um subconjunto dos blo-cos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade diferente de uma qualidade dos blocos de dados da corrente princi-pal, onde os blocos autocontidos da corrente principal são inseri-dos em posições dentro da corrente principal onde diferenças na 5 qualidade dos dados codificados nas correntes principal e secundá-ria sâo menos detectáveis.
Ainda outra configuração da invenção provê um método para sintonização em uma corrente principal, onde uma corrente principal e uma corrente secundária são providas, A corrente 10 principal compreende uma pluralidade de blocos de dados codifica- f, dos, a pluralidade de blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação dos blocos e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação. A corrente 15 secundária compreende pelo menos um subconjunto dos dados fonte da ~ corrente principal ■ codificado- em uma qualidade diferente, .tipica- ■ mente inferior, àquela dos blocos de dados da corrente principal,onde os blocos autocontidos na corrente principal são inseridos em posições onde diferenças nos dados de qualidade codificados nas 20 correntes principal e secundária são subjetivamente menos detectáveis. Mediante recebimento em uma solicitação de sintonização, a sintonização na corrente secundária e na corrente principal ocorre, e a corrente secundária é decodificada até um bloco autoconti- do chegar à corrente principal ou até um nível de enchimento de 25 armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido. Mediante chegada do bloco autocontido à corrente principal ou obtenção do nível de enchimento de armazenador do decodifi- cador de corrente principal requerido, decodificação da corrente secundária é interrompida e a decodificação da corrente principal é iniciada.
Configurações adicionais da invenção proveem um decodificador para receber dados codificados e para prover dados de saida decodificados. O decodificador compreende uma entrada para recebimento de uma corrente principal e de uma corrente secundária. A corrente principal compreende uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo to- das as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação. A corrente secundária compreende pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificados em uma _qua_lidade, inferior àquela dos blocos de dados da corrente principal, onde os blocos autocontidos na corrente principal são inseridos em posi-ções onde diferenças de qualidade nos dados codificados nas correntes principal e secundária são menos detectáveis. Adicionalmente, o decodificador compreende uma entrada de controle para receber um sinal de solicitação de sintonização e uma porção de deco- dificação acoplada à entrada e à entrada de controle para produzir dados de saida decodificados. A porção de decodificação é adaptada para sintonizar a corrente secundária mediante recebimento de uma solicitação de sintonização, para decodificar a corrente secundária até um bloco autocontido chegar à corrente principal ou um ni- vel de enchimento de armazenador do decodificador da corrente principal requerido ser atingido, e interromper a decodificação da corrente secundária e iniciar a decodificação da corrente principal mediante chegada do bloco autocontido à corrente principal ou obtenção do nível de enchimento de armazenador do decodificador da corrente principal requerido.
Configurações da invenção se referem a codifica-dores, servidores de transmissão, componentes de rede e clientes 5 ou receptores para sistemas de distribuição de multimídia para u-sar uma corrente de sintonização para mudança de canal rápida onde a comutação da corrente de sintonização para a corrente principal é subjetivamente escondida através de codificação de conteúdo a- daptativo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As configurações da invenção serão descritas a seguir com referência aos desenhos em anexo, onde:
A Figura_L_é um fluxograma de um método. para. _ge-rar uma corrente de dados de acordo com uma configuração da inven- 15 ção;
A Figura 2a é uma diagrama de blocos de um codi-ficador de acordo com uma configuração da invenção;
A Figura 2b é um diagrama de blocos do codifica-dor da Figura 2a provendo as correntes principal e lateral separa- 20 damente, isto é, o codificador não compreende um multiplexador;
A Figura 3 é um fluxograma de um método para sintonizar em uma corrente principal de acordo com uma configuração da invenção;
A Figura 4a é um diagrama de blocos de um decodi- 25 ficador de acordo com uma configuração da invenção;
A Figura 4b é uma diagrama de blocos do decodifi- cador da Figura 4a recebendo as correntes principal e lateral separadamente, isto é, o decodificador não compreende um demultiple- xador;
A Figura 5a é um diagrama de blocos de um decodi- ficador de acordo com outra configuração da invenção;
A Figura 5b é um diagrama de blocos do decodifi- cador da Figura 5a recebendo as correntes principal e lateral separadamente, isto é, o decodificador não compreende um demultiple- xador;
A Figura 6 ilustra sintonização em uma corrente principal usando uma pluralidade de correntes de sintonização; e
A Figura 7 ilustra a abordagem convencional desintonização em uma corrente principal usando uma corrente de sintonização .
DESCRIÇÃO DE CONFIGURAÇÕES DA INVENÇÃO
A seguir, configurações da invenção serão descri- tas. Uma configuração da invenção se refere a uma abordagem para gerar uma corrente de dados, por exemplo, uma corrente de video ou uma corrente de áudio onde a corrente de dados compreende uma pluralidade de blocos de dados codificados que compreende uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação. De acordo com configurações da invenção, a corrente de dados pode ser uma corrente de video sendo codificada usando intra- e intercodificação. A corrente codificada pode compreender imagens I como pontos de acesso a- leatórios e imagens P e/ou imagens B» Dentro da corrente de dados codificada, a distância de blocos autocontidos, por exemplo, as imagens I, é variada dependendo do conteúdo da corrente.
A Figura 1 é um fluxograma ilustrando um método para gerar uma corrente de dados de acordo com uma configuração da invenção para gerar uma corrente de video. Na etapa S100 o método inicia e um sinal de entrada de video é provido. Este sinal de entrada de video compreende uma pluralidade de partes, por exemplo, 5 uma imagem definindo uma imagem dentro da corrente de Video. Na etapa S110, uma parte da informação de vídeo recebida, e o conteúdo do sinal de entrada de vídeo a ser codificado é analisado. Na configuração descrita com relação à Figura 1, é determinado na etapa S120 se uma parte analisada do conteúdo está associada com um 10 cenário específico, como um limite de cena ou um movimento rápido de câmera dentro da cena. No caso em que nenhuma situação específica estiver presente na parte analisada do conteúdo, o método prossegue para a etapa S130, onde a parte analisada é codificada em uma imagem P ou uma imagem B. Por outro lado, no caso da situa- 15 ção discutida acima ser reconhecida no conteúdo, o método prossegue para a 'etapa— S140 =-onde -a parte analisada é_.codrf icada^ em uma imagem I. Na etapa S150, é verificado se partes adicionais a serem analisadas estão presentes e no caso de que isto seja verdadeiro, x o método prossegue para a etapa S160 onde a próxima parte a ser 20 analisada no sinal de entrada de video é selecionada e o método,então, retorna para a etapa SI10. No entanto, os métodos terminam na etapa S170, isto é, o sinal de entrada de vídeo está agora codificado e está presente na forma de uma sequência de imagens I e imagens P e/ou imagens B.
A abordagem descrita acima para determinar uma posição de imagens I dentro de uma corrente de vídeo resulta na colocação de uma imagem I dentro da corrente de video codificada dependendo do conteúdo, de modo que a distância real entre imagens consecutivas varia. Dessa maneira, imagens I são inseridas na corrente de video não em uma distância fixa, isto é, o comprimento GOP estático de, por exemplo, um segundo ou cinco segundos confor-me usado nas abordagens convencionais - não mais existe. Ao invés disso, a distância de imagens I consecutivas é variada. De acordo com configurações da invenção, a distância pode ser variada dentro de certa janela de tempo, por exemplo, uma janela de tempo tendo uma distância máxima de cinco segundos e uma distância minima de um segundo. Esta solução é vantajosa visto que ela pode aumentar a eficiência da taxa de bits na corrente de video, porque imagens I para pontos de acesso aleatórios são colocadas em posições dentro da corrente onde a demanda de bits é maior de qualquer maneira, mesmo para imagens P, por exemplo, em cortes de cena ou durante grande movimento da câmera, onde previsão de movimento está reque- rendo alta informação nas imagens P.
A Figura 2 é um diagrama de bloco de_um codifica- dor de acordo com uma configuração da invenção. A Figura 2 mostra o codificador 200 que compreende um codificador principal 202 e um codificador lateral 204. 0 codificador principal 202 compreende um analisador de conteúdo 206. O codificador principal 202 recebe um sinal de entrada de video e opera de acordo com o método descrito acima para gerar a corrente principal em sua saida. Adicionalmen-te, em configurações adicionais o codificador 200 pode também in-cluir o codificador de lado adicional 204 que gera, com base no sinal de entrada de video, uma corrente denominada de sintonização correspondendo à corrente principal, sendo entretanto codificada com um número mais elevado de imagens I, tipicamente em uma qualidade inferior para ser capaz de atingir uma taxa de bits inferior da corrente lateral comparada com a corrente principal. Adicional-mente, o codificador 200, em uma configuração, pode compreender um multiplexador 208, recebendo a corrente principal do codificador principal 202 e a corrente de sintonização do codificador lateral 204 e provendo tanto uma corrente de saída combinada 210 (vide Figura 2a) quanto uma corrente principal 212 e corrente de sintoni-zação 214 separadas (vide Figura 2b) que deve ou devem ser trans-mitidas para clientes para decodificação e visualização.
De acordo com uma configuração da invenção usando o codificador 200 conforme mostrado na Figura 2 que compreende os dois codificadores 202 e 204, a corrente principal é gerada para um canal em um sistema de transmissão de canais múltiplos, e neste sistema a sintonização na corrente é efetuada por meio da corrente secundária, a corrente de sintonização ou corrente lateral também gerada pelo codificador 200. Conforme discutido acima, a corrente principal comprèende 'uma plurabidade-de imagens I -que não são providas em uma distância fixa, mas a distância de imagens I consecutivas varia dentro de certa janela de tempo. No codificador 202 o conteúdo de vídeo definido pelo sinal de entrada de vídeo é anali- sado por meio do analisador de conteúdo 206 durante codificação e imagens I são inseridas nas posições onde diferenças visuais na resolução ou diferenças visuais na qualidade da imagem em geral são subjetivamente menos detectáveis, por exemplo, em um limite de cena ou durante movimento rápido de câmera durante uma cena.
Gerar a corrente principal desta maneira é vantajoso visto que mediante sintonização na corrente principal tanto mediante ativação de um receptor ou comutação para outro canal, uma transmissão suave da corrente de sintonização para a corrente principal é atingida, o que pode ser completamente indetectável por um espectador. Adicionalmente, esta solução pode aumentar a eficiência de taxa de bits na corrente principal, porque imagens I para pontos de acesso aleatórios são colocadas nos pontos na cor-rente onde a demanda de bits é mais elevada de qualquer maneira, mesmo para imagens P. Adicionalmente, bits para imagens I adicio-nais em uma distância fixa podem ser economizados sem perder acessibilidade ao canal visto que acessibilidade é garantida pela provisão da corrente de sintonização que pode ter as imagens I em uma distância fixa e em uma taxa mais elevada, isto é, o número de i-magens I, conforme discutido acima, é mais elevado que o número de imagens I na corrente principal. Isto pode resultar na necessidade de codificar a corrente de sintonização com uma qualidade inferior, ' ' para atender aos requisitos de taxa de bits para transmissão da informação. Uma vantagem adicional é que a abordagem descrita acima __é„ uma .solução do -inicio* ab= fim púrà que, preferivelmente, existe dentro do dispositivo de codificação 202 e não requer dispositivos de rede adicionais ou similares. Adicionalmente, é vantajoso que efetivamente nenhuma complexidade adicional seja incluída ao dispositivo de cliente. Tudo o que o cliente tem que fazer é moni-torar a corrente principal ativamente para a primeira imagem I, ao invés de contar um número fixo de imagens após sintonização no caso de períodos de transição estáticos. Alternativamente, a corrente de sintonização pode incluir sinalização adicional sobre a pró- xima imagem I na corrente principal indicando quando a próxima i-magem I ocorre na corrente principal. Isto permite ao cliente co-mutar para a corrente principal sem monitorar a mesma.
Colocar as imagens I dentro da corrente principal dependendo do conteúdo é vantajoso. Entretanto, em uma situação de cenas estáticas muito longas, pode ser que qualquer distância de imagem I permitida máxima, pré-definida (que é definida para não exceder um comprimento de periodo de transição máximo) será exce- dida, de modo que será necessário colocar uma imagem I dentro da seqüência estática. Nesta situação, a comutação da corrente de sintonização de baixa qualidade para a corrente principal de alta qualidade seria potencialmente visivel. Para estas situações, isto é, uma situação onde uma imagem I deve ser colocada independente do conteúdo, configurações da invenção ensinam a modificar a corerente de sintonização pelo aumento gradual da qualidade da corrente de sintonização durante o periodo de transição, por exemplo, pela diminuição dos parâmetros de quantizaçâo etapa por etapa até_ b limite da imagem I da corrente principal. O parâmetro de quanti- zaçâo é um dos principais parâmetros que controlam a qualidade de yi_deo_ durante >o- processo de' Codificação. Um parâmetro de quantiza- ção menor corresponde a uma quantizaçâo de grão mais fino dos coeficientes dos dados codificados e, dessa maneira, distorções de codificação menos visiveis como artefatos de bloqueio.
A Figura 3 é um fluxograma de um método para sintonizar em uma corrente principal de vídeo de acordo com uma configuração da invenção. A Figura 3 inicia de uma situação onde em um receptor uma corrente principal de vídeo associada com um primeiro canal é presentemente recebida, decodificada e enviada para visualização, conforme é mostrado na etapa S300. Na etapa S302 é monitorado se uma solicitação de mudança de canal é obtida, por exemplo, uma solicitação para mudar para um segundo canal. Contanto que esta solicitação não seja recebida, a corrente principal de video associada com o primeiro canal é continuada para ser decodificada e enviada para visualização. Entretanto, no caso de uma solicitação de mudança de canal ser recebida na etapa S302, o método prossegue para a etapa S304. Na etapa S304 decodificação da cor- 5 rente principal para o primeiro canal é interrompida e o receptor sintoniza na corrente de sintonização ou corrente lateral e na corrente principal para o segundo canal, conforme é indicado pela etapa S306. Após sintonizar na corrente lateral para o segundo canal iniciando com o recebimento de uma primeira imagem I na cor- 10 rente lateral, decodificação e envio da corrente lateral para o segundo canal inicia na etapa S308. Na etapa S310 a corrente prin-cipal para o segundo canal é monitorada para determinar na etapa S312 se uma imagem I na corrente principal para o segundo canal, foi recebida ou não. Contanto que nenhuma imagem I em uma corrente 15 principal tenha sido recebida, o método continua a decodificar e enviar .informação da 'corrente lateral e continua a monitorar a corrente principal quanto a imagem I. Tão logo a primeira imagem I para a corrente principal para o segundo canal seja recebida, e esteja pronta para decodificação, o método prossegue para a etapa 20 S314 onde recepção, decodificação e envio da corrente lateral pára o segundo canal é interrompida. Na etapa S316 a decodificação e envio da corrente principal para o segundo canal é iniciada efetivamente completando o processo de mudança de canal.
Com relação à Figura 3, a mesma foi descrita com 25 referência a uma situação onde um receptor já está operando e decodificando e enviando informação com relação a um primeiro canal (vide etapas S300 a S304). Entretanto, de acordo com outras configurações, esta abordagem também opera em situações onde um recep-tor no lado do cliente é ligado e inicia decodificação de uma corrente de video. De uma maneira similar conforme descrito nas etapas S306 a 3316, o receptor primeiramente sintoniza no canal selecionado na inicialização do receptor e decodifica e envia a cor- 5 rente lateral até uma imagem I na corrente principal chegar.
Visto que a imagem I na corrente principal é colocada dentro da corrente principal em uma posição onde diferenças na qualidade da imagem são menos detectáveis, a transição da corrente lateral para a corrente principal mediante recebimento da 1.0 imagem I na corrente principal é menos detectável e pode ser completamente não detectável pelos espectadores. Dessa maneira, a comutação da corrente lateral de baixa qualidade para a corrente principal__de alta qualidade é subjetivamente escondida devido ao fato de que as imagens I na corrente principal foram colocadas em 15 posições determinadas com base no conteúdo da corrente principal.
A Figura 4 mostra um diagrama de bloco de um decodif icador 400 conforme ele pode ser usado de acordo com uma configuração da invenção. O decodificador 400 compreende uma seção de entrada 402. A seção de entrada 402 recebe tanto a corrente prin- cipal 408 quanto a corrente lateral 410 (vide Figura 4b) ou uma corrente de entrada combinada 406. No caso da corrente de entrada combinada (vide Figura 4a) , a seção de entrada compreende um de- multiplexador 204 recebendo em sua entrada uma corrente de entrada combinada 406 que, por meio do demultiplexador 404 é dividida na 25 corrente principal 408 e na corrente lateral 410.
Adicionalmente, o decodificador 400 compreende uma porção de decodificador 412. A porção do decodificador 412 compreende um elemento de comutação 414 para seletivamente aplicar a uma entrada da porção do decodificador tanto a corrente principal 408 quanto a corrente lateral 410. Adicionalmente, a porção de decodificador tem uma entrada de controle 416 para receber sinais de controle, por exemplo, o sinal de solicitação de mudança de ca- 5 nal descrito acima. Adicionalmente, a porção de decodificador 412 monitora a corrente principal como é esquematicamente ilustrado pela linha pontilhada 418.
O decodificador 400 opera de uma maneira conforme descrito acima com relação à Figura 3, isto é, a porção de decodi- 10 ficador 412 decodifica a corrente principal para um canal especifico contanto que nenhum sinal de controle na entrada 416 indique que uma solicitação de mudança de canal foi recebida. Mediante re, ^cebimentode um sinal de mudança de canal na entrada de controle 416, a porção de decodificador sintoniza na corrente lateral pela 15 comutação do elemento de comutação 414 para prover a corrente lateral 410 para a porção de decodificador que, então, decodifica a corrente lateral após a primeira imagem I dentro da corrente lateral ser detectada e estar pronta para decodificação. A porção de decodificador 412, então, envia o sinal decodificado 420. Simulta- 20 neamente, a porção de decodificador 412 monitora, por meio da linha 418, a corrente principal 408 e, tão logo a primeira imagem I seja detectada na corrente principal e esteja pronta para decodificação, ela é comutada de modo que a corrente principal é provida para a porção de decodificador 412 e a corrente principal é deco- 25 difiçada e enviada em 420.
Em muitos casos, comutação da corrente de sintonização para a corrente principal, de uma maneira descrita acima com relação à Figura 4, é critica quanto ao tempo para evitar quaisquer distorções. Portanto, frequentemente duas cadeias de de- codificador independentes para corrente de sintonização e corrente principal são favorecidas, para serem capazes de iniciar a decodificação da corrente principal ligeiramente antes, de modo que a 5 comutação pode ser feita no dominio não comprimido. Entretanto, esta abordagem é desvantajosa visto que o uso de dois decodifica- dores aumenta a complexidade do cliente. Portanto, existe uma necessidade adicional de prover um decodificador único que economizará complexidade de implementação e permitirá a reutilização de 10 chips de decodificador já existentes. Portanto, de acordo com uma configuração da invenção, o ponto de comutação na corrente de sintonização e/ou corrente principal é sinalizado para permitir que o decodificador realizar a comutação. Métodos diferentes de sinalização podem ser implementados dependendo da camada de transporte e 15 tipos de corrente em uso. Para correntes RTP, por exemplo, as extensões de cabeçalho RTP podem ser usadas ou, por exemplo, os relatórios de remetente RTCP. Para Correntes de Transporte MPEG-2, por exemplo, o mecanismo de Dados Auxiliares Sincronizados (SAD) ou, por exemplo, uma corrente separada com outro PID poderia ser 20 usada. Para correntes de video AVC, mensagens SEI na corrente de video podem ser usadas.
É vantajoso usar apenas um único elemento de decodificação e sinalizar para o elemento de decodificação quando a comutação ocorrer, visto que, primeiramente, apenas um decodifica- 25 dor é necessário no dispositivo do cliente, portanto reduzindo sua complexidade. Também, esta abordagem opera bem para correntes de sintonização de mudança de tempo (atrasada). Adicionalmente, não existe a necessidade para que o cliente calcule implicitamente ou estime o ponto de mudança correto. O cliente necessita apenas ler as mensagens de sinalização das correntes. O codificador envia uma mensagem de que sinaliza o ponto no tempo, quando o cliente é deixado comutar para a corrente principal e iniciar a decodificação dos primeiros dados da corrente principal. Este sinal é enviado com os dados de corrente, por exemplo, embutidos nos dados de corrente de sintonização (por exemplo, como uma extensão de cabeçalho RTP) ou, por exemplo, como um fluxo de sinal separado (por exemplo, como uma mensagem RTCP).
O dispositivo do cliente está monitorando esta sinalização, e com a chegada de uma mensagem o cliente age de acordo com esta mensagem, isto é, interrompe a decodificação dos dados da corrente de sintonização-e iniciada decodificação dos dados da corrente principal.
Isto tem a vantagem de que o cliente pode evitar a análise dos dados da corrente (por exemplo, analisar informação de cabeçalho dos dados de imagem codificada para um identificador de imagem, este identificador sendo diferente para esquemas de codificação diferentes como H.264 ou MPEG-2), e apenas necessita ler mensagens de sinalização. Outra vantagem é que o cliente não apenas obtém a informação sobre a chegada da imagem I, mas também quando a imagem I está pronta para decodificação (por exemplo, quando o armazenador de entrada para a corrente principal está cheio até um nivel que evita esvaziamento do armazenador e trans- 25 bordamento na decodificação de corrente subsequente).
Com referência à Figura 3, o cliente não monitora a corrente principal para uma imagem I na etapa S310, mas monitora a sinalização na etapa S311 para receber a informação sobre a che- gada (e recepção completa dos dados de imagem) e a situação de "pronta para decodificação".
Com referência à Figura 4, a porção do decodifi- cador 412 não monitora a corrente principal por meio da linha pon-tilhada 418, mas a sinalização por meio da linha pontilhada 419 para obter a informação descrita acima.
Um aspecto de sinalização alternativa é agora descrito. Conforme mencionado acima, o cliente necessita esperar pelos primeiros dados da imagem I da corrente principal antes de ser capaz de decodificar a corrente principal. Qualquer dado da corrente principal que é recebido antes dos primeiros dados de imagem I não pode ser usado e tem que ser deletado. É vantajoso evitar a recepção déstes" dados- para -minimizar p _ tempo quando ambas as correntes (corrente de sintonização e corrente principal) pre- cisam-ser .recebidas. dq cliente para economizar largura de banda na conexão do cliente com a rede (por exemplo, uma linha DSL) para outras aplicações que possam também fazer uso da largura de banda (isto é usualmente restrita nesta, por exemplo, linha DSL, se comparada com a largura de banda da rede de núcleo)
Dessa maneira, é vantajoso sinalizar, quando a próxima imagem I (isto é, os primeiros pacotes/bits da imagem) pode ser recebida pelo cliente. Esta informação permite ao cliente unir a corrente principal um pouco antes dos dados da imagem I chegarem e evita que o cliente una a corrente principal antecipa- damente (por exemplo, em paralelo à corrente de sintonização, conforme descrito na Figura 3, etapa S306).
Esta sinalização pode ser feita similar à mensagem descrita acima "imagem I pronta para decodificação", por exem-pio, embutida na corrente de sintonização ou como um fluxo de dados separados. Adicionalmente, pode ser útil enviar uma série de mensagens, por exemplo, "imagem I inicia em 3 segundos", "imagem I inicia em 2 segundos", "imagem I inicia em 1 segundo", para robus- 5 tez de erro e para permitir ao cliente lidar com instabilidade potencial de rede (isto é, diferentes atrasos de rede entre trans-missão da sinalização e os dados da corrente) .
De acordo com configurações adicionais, o decodificador 400 pode compreender uma unidade de pós-processamento 422 10 que pode reduzir adicionalmente a diferença subjetiva entre a corrente de sintonização e a corrente principal ao comutar da corrente de sintonização para a corrente principal. Preferivelmente, a unidade de pós-prÓcessamentcr 422- manipula _a_ de.cpdificação da corrente principal. Para ser mais especifico, uma filtragem das ima- 15 gens-decodificadas da corrente principal pode ser aplicada, iniciando da primeira imagem da corrente principal em relação a um período de tempo especifico, por exemplo, 0,5 segundos. Esta filtragem pode resultar em um embaçamento da imagem, e nas configurações os coeficientes de filtro podem ser modificados em relação ao pe- 20 riodo de tempo mencionado acima, portanto reduzindo o efeito de embaçamento ou efeito de filtragem de imagem para imagem, portanto mudando gradualmente da baixa qualidade da corrente de sintonização para a alta qualidade da corrente principal. Alternativamente, pós-processamento pode ser atingido pela decodificação da primeira 25 imagem após comutar apenas com um subconjunto de coeficientes que é conhecido como atualização de resolução reduzida no padrão H.263. Após a primeira imagem, para cada imagem subsequente um número aumentado de coeficientes é usado até o número total de coe-ficientes ser aplicado e uma decodificação de qualidade total da corrente principal ser atingida. Esta abordagem também conduz a detalhes de imagem reduzidos nas primeira imagens após a comutação e, portanto, contribui para ocultamento subjetivo da comutação da 5 corrente de baixa qualidade para a corrente de alta qualidade.
As configurações descritas até agora operavam, com base em receptores que obtinham ambas, a corrente principal e a corrente lateral simultaneamente, entretanto, a invenção não está limitada a este ambiente. A Figura 5 é um diagrama de bloco de um 10 sistema receptor/servidor que também pode ser usado de acordo com configurações da invenção. O sistema mostrado na Figura 5 compre-ende o receptor 500 que inclui o decodificador 502 e uma interface de usuário 504. Adicionalmente, um servidor 506 é mostrado. O ser-vidor 506 compreende um demultiplexador opcional 508 (vide Figura 15 5a) e um seletor 510. O servidor 506 recebe na entrada do demultiplexador 508,— uma corrente de—video combinada -512 para—um canal—e por meio do demultiplexador 508, a corrente de entrada combinada 512 é separada na corrente principal 514 e na corrente de sintonização ou corrente lateral 516. Alternativamente, a corrente prin- 20 cipal 514 e a corrente de sintonização ou corrente lateral 516 podem ser recebidas separadamente, de modo que nenhum demultiplexador seja necessário (vide Figura 5b). Estas correntes são inseridas no seletor 510 que envia uma das correntes selecionadas para o decodificador conforme é mostrado em 518. Adicionalmente, o sele- tor 510 é conectado à interface do usuário 504 do receptor 500 conforme é mostrado em 520. Por meio da linha 520, o seletor 510 pode receber para a interface do usuário 504, um sinal de solicitação de mudança. A funcionalidade do sistema mostrado na Figura 5 é similar àquela descrita acima. Para ser mais específico, contanto que nenhuma solicitação de mudança de canal seja recebida no seletor, a corrente principal para um canal especifico é provida por meio do seletor para o decodificador, decodificada na saída.
Mediante recebimento de uma solicitação de mudança de canal por meio da linha 520, o seletor sintoniza na corrente de sintonização 516 e supre a corrente de sintonização para o decodificador até que na corrente principal uma imagem I seja obtida. Após esta imagem I estar presente, a comutação da corrente de sintonização de 10 baixa qualidade para a corrente principal de alta qualidade é feita conforme descrito acima. A corrente principal 514 pode também ser provida diretamente para o decodificador (vide a linha pontilhada na Figura 5), isto é, não por meio do servidor.
De acordo com outro aspecto da invenção, distor- ções simples mediante comutação de uma corrente de sintonização - para uma“corrente principal podem ser evitadas pela provisão de uma ou mais correntes de sintonização que sejam codificadas em di-ferentes níveis de qualidade entre o nível de qualidade da corrente principal e o nível de qualidade da primeira corrente de sinto- 20 nização. Esta abordagem pode ser combinada com a abordagem mencio-nada e descrita acima de introdução das imagens I nas distâncias variadas, entretanto, a abordagem de uso de uma pluralidade de correntes de sintonização pode também ser usada com abordagens de codificação de corrente principal convencionais, isto é, com cor- 25 rentes principais convencionais tendo suas imagens I em distâncias fixas, isto é, posicionadas independentemente do conteúdo.
A Figura 6 ilustra uma configuração da invenção usando uma corrente principal e duas correntes de sintonização. A Figura 6(a) corresponde à Figura 7 e mostra uma situação onde apenas uma única corrente principal e uma corrente de sintonização única são providas. A Figura 6(b) mostra a mudança da qualidade usando duas correntes de sintonização e a Figura 6(c) é uma repre- 5 sentação esquematizada das respectivas correntes, onde as linhas verticais ilustram a posição de uma imagem I nas respectivas correntes. Como pode ser visto da Figura 6(c), o número de imagens I dentro da corrente principal é o mais baixo, e estas imagens I são colocadas em uma distância grande umas das outras. As imagens I 10 também podem ser colocadas na corrente principal dependendo de seu conteúdo ou em distâncias fixas. A primeira corrente de sintonização tem o número maior de imagens I, enquanto a segunda corrente de sintonização tem um número de imagens I que está entre o número de imagens I da corrente principal e da corrente de sintonização.
A segunda corrente de sintonização pode ser usada para evitar qualquer salto—indese jado_ na qualidade de—imagem apresentada durante a sintonização. A segunda corrente de sintonização pode ser codificada de uma maneira que - durante uma parte de um periodo de transição - a qualidade seja gradualmente aumentada da 20 qualidade de corrente de sintonização Qj. para a qualidade total Q£da corrente principal (100%), conforme é mostrado na Figura 6(b) .
Para ser capaz de atingir Qf no final do periodo de transição, a segunda corrente de sintonização está usando a resolução total da corrente principal. Para permitir uma transição suave e para evi- 25 tar taxa de bits para cima excessiva, a segunda corrente de sintonização pode usar um periodo GOP mais longo do que a corrente de sintonização. mostrado na Figura 6(b). Após inicialização da corrente de sintonização no tempo t0, o dispositivo do cliente primeiramente tem que esperar a próxima imagem I chegar, que é a imagem I na corrente de sintonização, que chega em tR. Durante o periodo de tR até 5 tT', da corrente de sintonização é decodificada e apresentada. No tempo tT' uma imagem I da segunda corrente de sintonização chegou e está pronta para decodificação. Durante o periodo de tempo de tT' até tT, a segunda corrente de sintonização é apresentada, e no tempo tT o periodo de transição termina e o cliente comuta para a 10 corrente principal.
Adicionalmente, configurações permitem apenas que a segunda corrente de sintonização seja codificada com um comprimento, GOP adaptativo _e a corrente de sintonização e as correntes principais podem ter um comprimento GOP fixo. Em outras palavras, 15 nesta configuração a corrente principal e a corrente de sintonização são convencionalmente codificadas e apenas a segunda corrente de sintonização é codificada de modo que as imagens I sejam colocadas dentro da segunda corrente de sintonização dependendo do conteúdo.
É adicionalmente observado que a invenção não está limitada ao uso de apenas duas correntes de sintonização, ao invés disso é possivel ter N correntes de sintonização ao invés de duas, portanto permitindo uma granularidade mais fina e suavidade mediante aumento da qualidade.
Configurações conforme descrito acima incluiram correntes de sintonização ou correntes laterais que incluiam ambas, imagens I e imagens P ou imagens B. Entretanto, a invenção não está limitada a estas correntes de sintonização. Em configura- ções alternativas as correntes de sintonização podem consistir apenas de imagens de sintonização únicas, por exemplo, a corrente lateral pode transmitir apenas os pontos de acesso aleatórios ou imagens I. As imagens intermediárias são decodificadas usando os 5 dados da corrente principal, por exemplo, informação das imagens P e/ou imagens B da corrente principal. As configurações descritas acima descrevem duas correntes separadas, a corrente principal e a corrente de sintonização. Entretanto, a invenção não está limitada a estas configurações, ao invés disso os métodos acima também po- 10 dem ser adaptados para codificação de video escalonável (SVC) u-sando, por exemplo, duas camadas, uma camada de melhoria tendo uma distância de imagem I mais longa e uma camada base tendo uma dis- _ _ tânçia de imagem mais curta. jSIeste cenário, a camada base corresponde à corrente de sintonização e é designada como a corrente 15 de sintonização descrita acima. Entretanto, o uso mencionado acima de mais que uma corrente de sintonização pode também ser executado por uma abordagem de codificação de video escalonável, por exemplo, pela aplicação de um SVC de três camadas com uma camada base e duas camadas de melhoria. Codificação de vídeo escalonável e uso 20 desta abordagem para sintonização em uma corrente principal mediante uma mudança de canal são, por exemplo, descritos nos documentos WO 2008 138546 A2 e US 2003/0007562 Al, as revelações das quais são incorporadas aqui por referência.
Encombrimento subjetivo da comutação da corrente 25 de baixa qualidade para a corrente de alta qualidade é atingido da mesma maneira que acima, isto é durante comutação apenas a camada base é usada para decodificação até uma imagem I em uma camada de melhoria ser recebida. Mediante recebimento desta imagem I na ca-mada de melhoria, a decodificação é feita com base na informação da camada de melhoria. Adicionalmente, embora as configurações da invenção sejam descritas com relação a um sistema de TV de protocolo de internet (sistema IPTV), é observado que a invenção não 5 está limitada a este ambiente. Ao invés disso, as configurações descritas acima podem ser usadas e aplicadas a qualquer sistema de distribuição de multimídia, por exemplo, sistemas de transmissão. Visto que configurações da invenção provêem uma solução pura do começo ao fim, a solução de correntes de sintonização com um com- 10 primento de período de transição adaptativo pode também ser aplicada a qualquer sistema de distribuição de multimídia.
De acordo com uma configuração adicional da invenção, uma imagem de comutação adicional para cada imagem I pode ser enviada na corrente principal ou na corrente de sintonização 15 ou independente das correntes. A imagem de comutação é uma codificação alternativa de uma imagem I no mesmo caso de amostragem e é apenas usada após comutação. Durante decodificação normal da corrente principal, no estado estável de recepção de canal, a imagem I normal da corrente principal é usada. A imagem de comutação é 20 codificada de maneira que também ajuda a reduzir a diferença visual entre correntes de sintonização e principal. Ela é codificada em uma qualidade entre a corrente principal e a corrente de sintonização. Alternativamente, um "GOP de comutação" pode ser enviado ao invés de uma imagem de comutação para controlar a "escalada da 25 qualidade" da qualidade de sintonização intermediária para a qualidade de corrente principal total.
Adicionalmente, é observado que as configurações foram descritas em combinação com dados de video, entretanto é ob- servado que a invenção não está limitada à transmissão de dados de video, ao invés disso os principios descritos nas configurações acima podem ser aplicados a qualquer tipo de dados que deve ser codificado na corrente de dados. Para ser mais especifico, os 5 principios descritos acima também se aplicam a dados de áudio ou outro tipo de dados de multimídia cronometrados que usa o principio de codificação diferencial, utilizando o principio de tipos diferentes de fragmentos de dados transmitidos dentro de uma corrente de dados, como informação total (que permite ao cliente de- 10 codificar a apresentação total dos dados de multimídia codificados) e informação delta (ou atualização) (que contém apenas informação diferencial que o cliente pode usar apenas para uma apresen- ’:J" tação total dos dados de mu-l-timidia codificados se_.informação precedente foi recebida). Exemplos destes dados de multimídia, além 15 de video, são dados gráficos, dados gráficos de vetor, dados gráficos 3D em geral, por exemplo, dados de wireframe e textura, ou dados de representação de cena 2D ou 3D.
Deve ser entendido que dependendo das circunstâncias, os métodos de configurações da invenção pode também ser im- 20 plementado em software. A implementação pode ocorrer em um meio de armazenagem digital, em especial um disco, um DVD ou um CD com sinais de controle eletronicamente legiveis que podem interagir com um sistema de computador programável, de modo que o respectivo método seja executado. Geralmente, a invenção, dessa maneira, também 25 consiste de um produto de programa de computador com um código de programa armazenado em um veiculo legivel por máquina para executar o método inventivo, quando o produto de programa de computador opera em um PC e/ou um microcontrolador. Em outras palavras, a in-venção pode, dessa maneira, ser executada como um programa de computador com um código de programa para executar o método quando o programa de computador opera em um computador e/ou um microcontro- lador.
É observado que a descrição acima ilustra os principios da invenção, mas será observado que aqueles especializados na técnica serão capazes de inventar vários arranjos que, embora não descritos ou mostrados explicitamente aqui, configuram os principios da invenção sem se afastar do espirito ou escopo da invenção. Será observado por aqueles especializados na técnica que os diagramas de bloco apresentados aqui representam visões conceituais de conjuntos de circuito ilustrativos configurando os prinz cípios da -invenção. Similarmente, será observado que quaisquer fluxogramas, diagramas de fluxo, diagramas de transmissão e os si— 15 milares representam vários processos que podem ser substancialmente apresentados em uma midia legível por computador e, dessa maneira, serem executados por um computador ou processador, seja ou não o computador ou processador implicitamente mostrado. As funções dos vários elementos mostrados nas figuras podem ser providas através do uso de hardware dedicado assim como hardware capaz de executar software em associação com o software apropriado. Quando providas por um processador, as funções podem ser providas por um processador dedicado único, por um processador partilhado único ou por uma pluralidade de processadores individuais, alguns dos quais podem ser partilhados. Além disso, o uso explicito do termo "processador" ou "controlador" não deve ser considerado como referindo-se exclusivamente a hardware capaz de executar software, ele pode incluir implicitamente, sem limitação, um hardware de proces- sador de sinal digital, software de memória apenas para leitura para armazenagem, memória de acesso aleatório e armazenagem não volátil.
Configurações da invenção foram descritas no con- 5 texto de um sistema de transmissão de canais múltiplos no qual a corrente principal e a corrente secundária estão associadas com um canal de um sistema de transmissão de canais múltiplos, e uma solicitação de sintonização indica uma mudança de uma canal atual do sistema de transmissão de canais múltiplos para um novo canal do 10 sistema de transmissão de canais múltiplos.
Entretanto, a invenção não está limitada a estas configurações. Ao invés disso, a invenção, de forma geral, está relacionada com a melhoria das características de sintonização mediante sintonização em uma corrente que compreende uma corrente 15 principal e pelo menos uma corrente secundária conforme descrito em detalhes acima, onde a corrente pode ser uma corrente única que é provida a um usuário, por exemplo, em uma rede como a Internet.
A corrente contendo, por exemplo, um conteúdo de video pode ser provida por um provedor de serviço de modo que um 20 usuário possa sintonizar na corrente a qualquer tempo. Nesta situação, após receber a solicitação de sintonização, a corrente incluindo ambas, as correntes principal e secundária, é recebida pelo usuário, e a corrente secundária é decodificada até o bloco au- tocontido chegar à corrente principal e o nivel de enchimento de 25 armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido.
Em outra configuração da invenção, a corrente é obtida por um usuário sob demanda do usuário, por exemplo, de um provedor de serviço. A corrente (por exemplo, video sob demanda) é recebida pelo usuário e ao sintonizar na corrente, a decodificação da corrente é iniciada. Novamente, decodificação da corrente é feita com base na corrente secundária até o nivel de enchimento de 5 armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido. Esta abordagem é escolhida apesar do fato de que a corrente, devido ao fato de ser obtida sob demanda, pode ser provida ao usuário, de modo que uma imagem I esteja presente na corrente principal mediante sintonização na corrente. No entanto, a decodi- 10 ficação não será iniciada imediatamente, ao invés disso, um nivel de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal pré-definido será obtido para garantir decodificação contínua da corrente, mesmo no caso de interrupções temporais da corrente (por exemplo, devido a pacotes de corrente atrasados devido a trá- 15 fego da rede). Entretanto, a quantidade de dados a serem armazenados ,na .corrente «principal é •bastante'' élévãdã.’ Portanto, também nesta situação, a corrente secundária é usada no início visto que a quantidade de informação ou de dados a serem armazenados no decodificador de corrente secundária é menor que a quantidade a ser 20 armazenada no decodificador de corrente principal. Dessa maneira, ao usar a corrente secundária, a decodificação irá começar mais cedo visto que o nível de enchimento requerido para o armazenador de corrente secundária é atingido mais rápido. Após o nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal re- 25 querido ser atingido, a decodificação da corrente principal é iniciada .
Nas descrição das configurações da invenção, os blocos autocontidos e os blocos que não são autocontidos das correntes foram denominados como imagens I e P- ou imagens B, respectivamente. É observado,, que o termo "imagem", de forma geral, determina um conteúdo codificado, que inclui dados ou informações, que é necessário para decodificar os conteúdos do bloco. No caso de imagens I todos os dados ou informações estão incluídos, o que é necessário para decodificar o conteúdo completo do bloco, embora no caso de P- ou imagens B nem toda a informação que é necessária para decodificar uma imagem completa está incluída, ao invés disso informação adicional de imagens precedentes ou subsequentes é re-querida. Alternativamente, as I-, P-, e imagens B podem ser denominadas 1-, P- e B-quadros.

Claims (25)

1. Método para gerar uma corrente de dados compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, o método compreendendo: variação de uma distância de blocos autocontidos na corrente dependente do conteúdo codificado na corrente, caracterizado pelo fato de que a corrente é uma corrente principal (408), e onde a sintonização na corrente principal é efetuada por meio de uma corrente secundária compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificados em uma qualidade diferente da qualidade dos blocos de dados da corrente principal, e onde os blocos autocontidos são inseridos nas posições na corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados codificados na corrente principal e na corrente secundária são menos detectáveis.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender: analisar o conteúdo da corrente principal durante codificação dos dados para a corrente principal; e com base na análise, determinar uma posição dos blocos autocontidos na corrente principal.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os blocos autocontidos são inseridos em uma posição na corrente principal onde o conteúdo é mais dinâmico que em outra posição.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os dados da corrente principal representam conteúdo de vídeo, e onde os blocos autocontidos são inseridos nos limites da cena ou durante movimentos rápidos de câmera durante uma cena.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a corrente principal é codificada usando um esquema de codificação de vídeo diferencial resultando em uma pluralidade de imagens I ou IDR como blocos autocontidos e uma pluralidade de imagens P ou imagens B.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o conteúdo é codificado usando um esquema de codificação de vídeo escalonável resultando em pelo menos uma camada de melhoria como a corrente principal e uma camada base como a corrente secundária, a distância de imagem I na camada base sendo mais curta que a distância de imagem I na camada de melhoria.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a distância dos blocos autocontidos na corrente é variada dentro de uma janela de tempo pré-definida.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda: gerar para cada bloco autocontido na corrente principal um bloco de comutação ou para cada grupo de blocos na corrente principal um grupo de blocos de comutação, um bloco de comutação sendo codificado com uma qualidade entre a qualidade dos blocos de dados da corrente principal e da corrente secundária.
9. Codificador (202) para gerar uma corrente de dados compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, caracterizado pelo fato de que o codificador é configurado para variar uma distância de blocos autocontidos na corrente dependendo do conteúdo codificado na corrente, onde a corrente é uma corrente principal, e onde sintonização na corrente principal é efetuada por meio de uma corrente secundária compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade diferente de uma qualidade dos blocos de dados da corrente principal, e onde os blocos autocontidos são inseridos nas posições na corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados codificados na corrente principal e na corrente secundária são menos detectáveis.
10. Método para sintonização em uma corrente principal, o método caracterizado por compreender: prover uma corrente principal gerada de acordo com o método das reivindicações de 1 a 8 e uma corrente secundária mediante recebimento de uma solicitação de sintonização, sintonizar na corrente secundária e na corrente principal; decodificação da corrente secundária até um bloco autocontido chegar à corrente principal ou até um nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido; e mediante chegada do bloco autocontido à corrente principal ou atingindo o nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido, interromper a decodificação da corrente secundária e iniciar a decodificação da corrente principal.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a corrente principal e a corrente secundária são providas para um receptor, onde a corrente secundária compreende uma pluralidade de blocos autocontidos, onde a distância dos blocos autocontidos na corrente secundária é mais curta que a distância dos blocos autocontidos na corrente principal.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a corrente secundária compreende ainda uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a corrente principal e a corrente secundária são providas por meio de um servidor para um receptor, onde em resposta à solicitação de sintonização a corrente secundária é provida do servidor para o receptor para decodificação, até o bloco autocontido chegar à corrente principal ou até o nível de enchimento de armazenador do decodificador da corrente principal ser atingido.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender ainda pós-processamento da corrente principal decodificada para reduzir a brusquidão da transição da corrente secundária de baixa qualidade para a corrente principal de alta qualidade.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o pós-processamento compreende filtragem da corrente principal decodificada, onde um coeficiente de filtro é adaptado em relação a um número pré- definido de blocos para aumentar gradualmente a qualidade, ou onde pós-processamento compreende iniciar a decodificação da corrente principal com um conjunto reduzido de coeficientes de decodificação e ajustando o conjunto de coeficientes de decodificação em relação a um número pré-definido de blocos para gradualmente aumentar a qualidade da corrente principal.
16. Método, de acordo com a reivindicação 10, compreendendo ainda: prover uma corrente secundária adicional compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificada a uma qualidade entre a qualidade da codificação dos blocos de dados da corrente principal e da corrente secundária, caracterizado pelo fato de que a corrente secundária é decodificada até um bloco autocontido chegar à corrente secundária adicional, e onde a corrente secundária adicional é decodificada até a chegada do bloco autocontido à corrente principal.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de correntes secundárias adicionais é provida, cada corrente secundária adicional compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificada com uma qualidade diferente entre a qualidade de codificação dos blocos de dados da corrente principal e da corrente secundária.
18. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender ainda: prover para cada bloco autocontido na corrente principal ou na corrente secundária um bloco de comutação ou para cada grupo de blocos na corrente principal ou na corrente secundária um grupo de blocos de comutação, um bloco de comutação sendo codificado com uma qualidade entre a qualidade dos blocos de dados da corrente principal e da corrente secundária.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que os blocos de comutação ou o grupo de blocos de comutação são providos juntos com a corrente principal ou a corrente secundária ou são providos independentes da corrente principal e da corrente secundária.
20. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender ainda: sinalizar um ponto de comutação na corrente secundária ou na corrente principal para um decodificador usado para decodificação da corrente secundária e da corrente principal; e comutar o decodificador de um modo para decodificação da corrente secundária para um modo para decodificação da corrente principal antes de inici ar a decodificação da corrente principal.
21. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a corrente principal e a corrente secundária estão associadas com um canal de um sistema de transmissão de canais múltiplos, onde a solicitação de sintonização indica uma mudança de uma canal atual do sistema de transmissão de canais múltiplos para um novo canal do sistema de transmissão de canais múltiplos, e onde a corrente secundária é decodificada até o bloco autocontido chegar à corrente principal e o nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido.
22. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a corrente principal e a corrente secundária estão associadas com uma corrente, onde a solicitação de sintonização inicia uma sintonização inicial na corrente, e onde a corrente secundária é decodificada até o bloco autocontido chegar à corrente principal e o nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido.
23. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a corrente principal e a corrente secundária estão associadas com uma corrente que é obtida sob demanda de um usuário, onde a solicitação de sintonização inicia uma sintonização inicial na corrente, e onde a corrente é decodificada até o nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido ser atingido.
24. Decodificador para receber dados codificados e prover dados de saída decodificados, o decodificador caracterizado por compreender: uma entrada para recebimento de uma corrente principal e de uma corrente secundária, a corrente principal compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codificados compreende uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, onde uma distância dos blocos autocontidos da corrente é variada, dependendo do conteúdo codificado na corrente, onde a corrente secundária compreende pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade inferior do que aquela dos blocos de dados da corrente principal, e onde os blocos autocontidos são inseridos nas posições na corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados codificados na corrente principal e na corrente secundária são menos detectáveis; uma entrada de controle para recebimento de um sinal de solicitação de sintonização; e uma porção de decodificação acoplada à entrada e à entrada de controle para produzir dados de saída decodificados, a porção de decodificação sendo adaptada para sintonização na corrente secundária mediante recebimento de uma solicitação de sintonização na entrada de controle para decodificar a corrente secundária até um bloco autocontido chegar à corrente principal ou até um nível de enchimento de armazenador do decodificador da corrente principal requerido ser atingido, e interromper a decodificação da corrente secundária e iniciar a decodificação da corrente principal mediante chegada do bloco autocontido à corrente principal ou obtenção do nível de enchimento de armazenador de decodificador de corrente principal requerido.
25. Meio legível por computador para armazenar instrução que, caracterizado pelo fato de que, ao ser executado, executa um método para gerar uma corrente de dados compreendendo uma pluralidade de blocos de dados codificados, a pluralidade de blocos de dados codificados compreendendo uma pluralidade de blocos autocontidos incluindo todas as informações para decodificação do bloco e uma pluralidade de blocos incluindo apenas informação parcial para decodificação, onde uma distância de blocos autocontidos na corrente é variada, dependendo do conteúdo codificado na corrente, em que a corrente é uma corrente principal, e onde a sintonização na corrente principal é efetuada por meio de uma corrente secundária compreendendo pelo menos um subconjunto dos blocos de dados da corrente principal codificado em uma qualidade diferente de uma qualidade dos blocos de dados da corrente principal, e onde os blocos autocontidos são inseridos nas posições na corrente principal onde diferenças na qualidade dos dados codificados na corrente principal e na corrente secundária são menos detectáveis.
BRPI0915243-1A 2008-11-12 2009-11-02 Codificador e método para gerar uma corrente de dados BRPI0915243B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11366308P 2008-11-12 2008-11-12
US61/113,663 2008-11-12
US12/437,844 US20100118938A1 (en) 2008-11-12 2009-05-08 Encoder and method for generating a stream of data
US12/437,844 2009-05-08
PCT/EP2009/007840 WO2010054766A2 (en) 2008-11-12 2009-11-02 Encoder and method for generating a stream of data

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0915243A2 BRPI0915243A2 (pt) 2022-12-27
BRPI0915243B1 true BRPI0915243B1 (pt) 2023-10-31

Family

ID=42165195

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0915243-1A BRPI0915243B1 (pt) 2008-11-12 2009-11-02 Codificador e método para gerar uma corrente de dados

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20100118938A1 (pt)
EP (1) EP2359569B1 (pt)
JP (1) JP2012508536A (pt)
CN (1) CN102217272A (pt)
BR (1) BRPI0915243B1 (pt)
HK (1) HK1161456A1 (pt)
RU (1) RU2488968C2 (pt)
WO (1) WO2010054766A2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101909196B (zh) * 2009-06-05 2013-04-17 华为技术有限公司 一种频道切换处理方法及系统以及相关设备
EP2317754A1 (en) * 2009-10-30 2011-05-04 Thomson Licensing, Inc. Method of reception of digital audio/video and corresponding apparatus
KR101777347B1 (ko) * 2009-11-13 2017-09-11 삼성전자주식회사 부분화에 기초한 적응적인 스트리밍 방법 및 장치
KR20110071707A (ko) * 2009-12-21 2011-06-29 삼성전자주식회사 동영상 컨텐트 제공 방법 및 그 장치, 동영상 컨텐트 재생 방법 및 그 장치
US8527649B2 (en) * 2010-03-09 2013-09-03 Mobixell Networks Ltd. Multi-stream bit rate adaptation
KR101744977B1 (ko) * 2010-10-08 2017-06-08 삼성전자주식회사 멀티미디어 스트리밍 서비스에서 서비스 품질을 보장하는 방법
US8688074B2 (en) 2011-02-28 2014-04-01 Moisixell Networks Ltd. Service classification of web traffic
CN102902278B (zh) * 2012-11-07 2015-01-14 中国兵器工业计算机应用技术研究所 一种基于can总线的无人机飞行控制系统
CN104782124B (zh) * 2012-12-17 2018-09-07 英特尔公司 利用编码器硬件对视频内容进行预处理
EP2804374A1 (en) 2013-02-22 2014-11-19 Thomson Licensing Coding and decoding methods of a picture block, corresponding devices and data stream
EP2804375A1 (en) * 2013-02-22 2014-11-19 Thomson Licensing Coding and decoding methods of a picture block, corresponding devices and data stream
US9900629B2 (en) * 2013-03-13 2018-02-20 Apple Inc. Codec techniques for fast switching with intermediate sequence
EP2894860A1 (en) * 2014-01-14 2015-07-15 Thomson Licensing Method and apparatus for multiplexing layered coded contents
CN109565611B (zh) * 2016-05-26 2021-12-21 弗劳恩霍夫应用研究促进协会 针对交互式客户端的全景视频的广播流
GB201622129D0 (en) 2016-12-23 2017-02-08 Statoil Petroleum As Subsea assembly modularisation
US10574995B2 (en) * 2017-04-10 2020-02-25 Intel Corporation Technology to accelerate scene change detection and achieve adaptive content display
GB2563387B (en) 2017-06-09 2020-04-15 Sony Interactive Entertainment Inc Image processing device and system
CN110351606B (zh) * 2018-04-04 2022-12-27 华为技术有限公司 媒体信息处理方法、相关设备及计算机存储介质
JP7057720B2 (ja) * 2018-06-07 2022-04-20 日本放送協会 動画ストリーム受信装置及びプログラム
US11997339B2 (en) 2020-01-15 2024-05-28 Dolby International Ab Adaptive streaming of media content with bitrate switching
WO2023286925A1 (en) * 2021-07-13 2023-01-19 Samsung Electronics Co., Ltd. A system and method for rendering differential video on graphical displays
EP4281926A4 (en) 2021-07-13 2024-07-17 Samsung Electronics Co Ltd SYSTEM AND METHOD FOR DISPLAYING DIFFERENTIAL VIDEOS ON GRAPHIC DISPLAYS

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3699910B2 (ja) * 2000-10-31 2005-09-28 株式会社東芝 データ伝送装置、データ伝送方法及びプログラム
US20030112874A1 (en) * 2001-12-19 2003-06-19 Moonlight Cordless Ltd. Apparatus and method for detection of scene changes in motion video
FI114527B (fi) * 2002-01-23 2004-10-29 Nokia Corp Kuvakehysten ryhmittely videokoodauksessa
MXPA04007020A (es) * 2002-01-23 2004-10-11 Nokia Corp Agrupamiento de cuadros de imagen para codificacion de video.
US9350782B2 (en) * 2002-01-29 2016-05-24 Antonio Ortega Method and system for delivering media data
EP1634457B9 (en) * 2003-06-16 2019-05-08 Thomson Licensing Encoding method and apparatus enabling fast channel change of compressed video
BRPI0510329A8 (pt) * 2004-05-03 2018-05-22 Thomson Res Funding Corporation Aparelho e método para habilitar uma mudança de canal
RU2271074C1 (ru) * 2004-08-09 2006-02-27 ООО "НИИР-Радионет" Многофункциональная система интеграции и передачи данных видеоинформационных услуг
US20060285586A1 (en) * 2005-05-16 2006-12-21 Ensequence, Inc. Methods and systems for achieving transition effects with MPEG-encoded picture content
US20070174880A1 (en) * 2005-07-05 2007-07-26 Optibase Ltd. Method, apparatus, and system of fast channel hopping between encoded video streams
US20080212673A1 (en) * 2007-03-01 2008-09-04 Peisong Chen Systems and Methods for Adaptively Determining I Frames for Acquisition and Base and Enhancement Layer Balancing
US20080212599A1 (en) * 2007-03-01 2008-09-04 Qualcomm Incorporated Methods and systems for encoding data in a communication network

Also Published As

Publication number Publication date
HK1161456A1 (en) 2012-08-24
WO2010054766A3 (en) 2010-08-19
BRPI0915243A2 (pt) 2022-12-27
JP2012508536A (ja) 2012-04-05
RU2011123122A (ru) 2012-12-20
EP2359569A2 (en) 2011-08-24
RU2488968C2 (ru) 2013-07-27
US20100118938A1 (en) 2010-05-13
WO2010054766A2 (en) 2010-05-20
CN102217272A (zh) 2011-10-12
EP2359569B1 (en) 2015-04-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0915243B1 (pt) Codificador e método para gerar uma corrente de dados
US11032575B2 (en) Random access in a video bitstream
CA2691085C (en) Method and arrangement for improved media session management
JP5788101B2 (ja) メディアデータのネットワークストリーミング
Apostolopoulos et al. Video streaming: Concepts, algorithms, and systems
KR100711635B1 (ko) 화상 부호화 방법
US8804845B2 (en) Non-enhancing media redundancy coding for mitigating transmission impairments
US8275233B2 (en) System and method for an early start of audio-video rendering
US20080155586A1 (en) Method and device for processing video stream in digital video broadcasting systems
US20130016791A1 (en) Media streaming with adaptation
EP3266218A1 (en) File format based streaming with dash formats based on lct
WO2010069427A1 (en) Method and encoder for providing a tune- in stream for an encoded video stream and method and decoder for tuning into an encoded video stream
EP2664157B1 (en) Fast channel switching
US20180103276A1 (en) Method for initiating a transmission of a streaming content delivered to a client device and access point for implementing this method
JP2010529797A (ja) ザッピング時間を減らすためのシステム及び方法
WO2010054719A1 (en) Reducing a tune-in delay into a scalable encoded data stream
WO2009103351A1 (en) Method and apparatus for obtaining media over a communications network
US11871079B2 (en) Client and a method for managing, at the client, a streaming session of a multimedia content
Laabs Adaptive multicast streaming

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/11/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.