BRPI0913740B1 - Método e dispositivo em perfuração de testemunho, e, equipamento de perfuração - Google Patents

Método e dispositivo em perfuração de testemunho, e, equipamento de perfuração Download PDF

Info

Publication number
BRPI0913740B1
BRPI0913740B1 BRPI0913740B1 BR PI0913740 B1 BRPI0913740 B1 BR PI0913740B1 BR PI0913740 B1 BRPI0913740 B1 BR PI0913740B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
tool
drilling
rescue
drill
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“MÉTODO E DISPOSITIVO EM PERFURAÇÃO DE TESTEMUNHO, E, EQUIPAMENTO DE PERFURAÇÃO”
CAMPO DA INVENÇÃO [0001] A invenção refere-se a um método e um dispositivo para perfuração de testemunho. A invenção também se refere a um equipamento de perfuração incluindo este dispositivo.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO [0002] A perfuração de testemunho é usada para realizar diferentes tipos de pesquisas tecnológicas de rocha, em que um testemunho de perfuração está sendo perfurado, recolhido do poço perfurado e analisado quanto a diferentes propriedades, conteúdos minerais, etc. A perfuração de testemunho é uma importante função para a pesquisa e avaliação de um corpo rochoso, e o resultado da perfuração de testemunho é frequentemente a base para decisões de grande importância econômica, tal como, por exemplo, se uma formação mineralizada deve ser explorada ou não.
[0003] Em um procedimento conhecido previamente para perfuração de testemunho, uma broca de perfuração abrasiva e tubular que está disposta na extremidade de uma coluna de perfuração tubular é rotacionada contra a rocha destinada a recolhimento de amostra. Quando foi realizada perfuração a uma certa determinada distância, a coluna de perfuração contém um testemunho de perfuração correspondentemente longo, que, após interromper o movimento rotacional, é puxado para fora da coluna de perfuração para análise, etc.
[0004] Em relação a um procedimento de perfuração de testemunho normal, perfura-se na ordem entre dois e cinco metros antes que de um testemunho de perfuração ser apanhado da coluna de perfuração.
[0005] Em um equipamento de perfuração de testemunho conhecido previamente, um tubo de resgate de testemunho é usado, que durante perfuração ativa é posicionado adjacente à broca de perfuração para resgatar o
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 9/26 / 12 testemunho de perfuração produzido através da perfuração. O tubo de resgate de testemunho tem o caráter de ser um tubo interno dentro da coluna de perfuração e compreende, na extremidade que é afastada da broca de perfuração, meio de engate para a cooperação com uma ferramenta de captura, que após um período de perfuração completo, é introduzida na coluna de perfuração até o fim do tubo de resgate de testemunho, a fim de ser conectado ao mesmo em uma posição operativa, após o que a ferramenta de captura com tubo de resgate de testemunho conectado e um testemunho de perfuração estando firmemente retido dentro pode ser puxada da coluna de perfuração.
[0006] A perfuração de testemunho é realizada frequentemente a distâncias muito grandes do equipamento de perfuração, em particular, a grandes profundidades, tais como a 3000 m. A estas grandes distâncias, o intervalo de tempo para abaixamento do tubo de resgate de testemunho e o intervalo de tempo para abaixamento da ferramenta de captura dura considerável quantidade de tempo. Também em relação a distâncias de perfuração essencialmente mais curtas, algumas centenas de metros, o abaixamento destas ferramentas é uma parte considerável do tempo de operação total do equipamento de perfuração.
[0007] Em relação a procedimentos de perfuração de testemunho atuais, depende em grande medida do operador individual determinar quando o tubo de resgate de testemunho e a ferramenta de captura respectivamente alcançaram suas posições operativas respectivas. Isto ocorre através, por exemplo, de controle e observação do equipamento em diferentes formas, a fim de determinar quando a ferramenta respectiva alcançou sua posição operativa respectiva. Uma vez que o ambiente em um equipamento de perfuração para perfuração de testemunho é ruidoso e sujeito a circunstâncias externas incontroláveis, a experiência tem mostrado que é difícil para o operador determinar quando a ferramenta respectiva alcançou sua posição
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 10/26 / 12 operativa e, com isto, quando a próxima etapa de operação da sonda deve ser iniciada.
[0008] Por esta razão, é muito comum que o operador, como uma medida de segurança, continue uma função de abaixamento, tal como lavar com fluido de lavagem contra sua respectiva ferramenta, um longo período de tempo após o que a ferramenta de fato tenha alcançado sua posição operativa. Este procedimento, claro, contribui para segurança operacional, mas pode ser economicamente muito desvantajoso, uma vez que a economia operacional total da sonda é essencialmente prejudicada, tendo a produção reduzida como uma consequência.
[0009] Outro aspecto é que iniciar a próxima etapa em um processo de perfuração de testemunho antes de uma ferramenta (o tubo de resgate de testemunho ou a ferramenta de captura) ter alcançado sua posição operativa resulta em função errada, possivelmente interrupção de operação e, de qualquer maneira, um processo prolongado.
OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DA INVENÇÃO [00010] É um objeto da invenção superar estas desvantagens e prover um método e um dispositivo para perfuração de testemunho que resultem em determinar rapidamente e de modo seguro que a próxima etapa operativa pode ser iniciada para a perfuração.
[00011] De acordo com a invenção isto é atingido como será mostrado a seguir. O fato é que se mostrou que é possível distinguir as vibrações acústicas que ocorrem quando a respectiva ferramenta alcançou sua posição operativa respectiva (aqui se entende como ferramenta: o tubo de resgate de testemunho e a ferramenta de captura) de outras vibrações acústicas que prevalecem durante a operação. Isto resultou em que elas podem ser rapidamente detectadas com grande segurança quando a posição operativa respectiva foi alcançada, após o que, sem atraso desnecessário, a próxima
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 11/26 / 12 etapa pode ser iniciada no processo. Um sinal de saída proveniente do sistema com a expressão de que ocorrência de característica de vibrações de quando a ferramenta alcançou sua posição operativa foi detectada, pode ser usado para informar ao operador sobre a situação ou diretamente comutar a sonda para a próxima etapa no processo.
[00012] Pelas vibrações acústicas provenientes da coluna de perfuração sendo sensoreadas através de uma parte de máquina que está conectada à coluna de perfuração, devido às vibrações em seguida serem transferidas essencialmente sem mudanças entre as partes de máquinas, um elemento de sensor descomplicado adequado pode ser colocado em uma posição adequada, por exemplo, protegida e acessível, por exemplo, sobre uma viga de alimentação ou em um suporte de viga de alimentação.
[00013] Os sinais recebidos de captação das vibrações acústicas são comparados adequadamente com sinais armazenados em uma memória, que são gerados através de qualquer um do grupo: testes e/ou cálculos, em que pode ser a pergunta de testes de campo completos com cálculos para diferentes ferramentas para diferentes aplicações. Aqui, é a questão de análise de frequência e, em particular, análise de padrões de vibração.
[00014] Em particular, a ferramenta é uma ferramenta de resgate de testemunho tubular na forma de um tubo de resgate de testemunho que é levado para dentro de uma coluna de perfuração em uma posição operativa adjacente à broca de perfuração, posicionada durante perfuração para recepção de testemunho. Aqui se entende como característica de vibrações da ferramenta alcançando sua posição operativa, vibrações emanando de quando o tubo de resgate de testemunho alcança uma interrupção de posição na posição de perfuração.
[00015] Em particular, também, a ferramenta é uma ferramenta de captura, destinada a ser levada para uma posição operativa, onde ela é conectada ao tubo de resgate de testemunho, para resgatar este com um
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 12/26 / 12 testemunho de perfuração retido firmemente da posição de perfuração após conclusão de perfuração. Aqui, a ferramenta de captura com tubo de resgate de testemunho conectado é retirada da coluna de perfuração para trazer para fora o testemunho de perfuração. Característica de vibrações para quando a ferramenta de captura alcançou sua posição operativa são vibrações emanando de quando ela entra em engate com o tubo de resgate de testemunho.
[00016] O sinal de saída é usado preferencialmente para um ou mais do grupo: interromper uma etapa para lavar uma ferramenta (paralisação de uma bomba d'ágiia - motor de acionamento), início de perfuração, suspensão de uma ferramenta de captura, produzindo um sinal a ser percebido por um operador.
[00017] Preferencialmente um período de tempo do início em que uma ferramenta é levada para dentro da coluna de perfuração para sua posição operativa até alcance do sinal de saída ser avaliado em relação a sua plausibilidade, a fim de aumentar a segurança do sistema.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [00018] A invenção será descrita agora mais detalhadamente por meio de modalidades e com referência aos desenhos anexos, em que:
A fig. 1 mostra diagramaticamente um equipamento de perfuração para perfuração de testemunho.
[00019] A fig. 2a mostra em uma seção axial um detalhe de uma parte distal de uma coluna de perfuração com um tubo de resgate de testemunho em uma primeira posição.
[00020] A fig. 2b mostra os mesmos detalhes da fig. 2a, mas em uma segunda posição.
[00021] A fig. 3 mostra uma ferramenta de captura na extremidade de um tubo de resgate de testemunho.
[00022] A fig. 4 mostra um detalhe de elementos conectores da fig. 3
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 13/26 / 12 em escala maior.
[00023] A fig. 5 mostra um diagrama em bloco para ilustrar uma sequência de método de acordo com a invenção.
A fig. 6 mostra um diagrama de amplitude-frequência.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES [00024] A Fig. 1 assim mostra um equipamento de perfuração 1 para perfuração de testemunho incluindo uma máquina de perfuração 2, que é móvel sobre uma viga de alimentação 3 e sob pressão de alimentação acionada por rotação uma coluna de perfuração tubular 6, que em sua extremidade distal, de uma maneira comum, é provida com uma broca de perfuração tubular 8. Um suporte de coluna de perfuração na extremidade da viga de alimentação 3 é indicada com 7. Uma cabeça injetora de lavagem 36 encontra-se de maneira comum disposta mais ascendentemente sobre a coluna de perfuração.
[00025] O equipamento de perfuração 1 tem ainda uma armação de sonda 4 sobre a qual a viga de alimentação 3 está disposta articuladamente para permitir um ajuste limitado do ângulo de perfuração ao plano horizontal. Uma potência agregada para suprimento de energia aos componentes da sonda é indicada em geral pelo número de referência 5. A viga de alimentação 3 está firmemente retida na armação de sonda 4 sobre um suporte de viga de alimentação 9, sobre o qual, de acordo com a invenção, encontra-se disposto um elemento de sensor 10 para captar vibrações acústicas no equipamento de perfuração.
[00026] O elemento de sensor 10 comunica-se com uma CPU 11 através de um cabo 13. A CPU tem programas adequadamente armazenados para controlar os componentes do equipamento de perfuração 1 de uma maneira por si só conhecida. Por essa razão, a CPU 11 comunica-se, por exemplo, com a potência agregada 5 através de um cabo 14 e com a máquina de perfuração 2 através de um cabo 15. Com o número de referência 12 é
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 14/26 / 12 indicado um monitor para exibir diferentes dados relacionados a perfuração, e com o número de referência 16 é indicado um dispositivo de entrada na forma de teclado.
[00027] A fig. 2a mostra em uma seção axial uma ferramenta de resgate de testemunho na forma de um tubo de resgate de testemunho tubular em um processo de estar avançado para dentro da coluna de perfuração tubular 6 para sua posição operativa, em que sua superfície de encontro distal irá de encontro a uma superfície de encontro 19 na broca de perfuração 8 que está orientada opostamente a uma direção de perfuração. A letra P indica a direção para frente, que normalmente é essencialmente verticalmente para baixo, mas não está excluído que esta direção P possa estar dirigida mais lateralmente ou mesmo para cima, dependendo do caráter da aplicação, em que a rocha em questão é para ser perfurada.
[00028] O acionamento para frente do tubo de resgate de testemunho tubular 17 pode ser reduzido através da força gravitacional que atua sobre o tubo ou mediante lavagem com fluido de lavagem ou água, ou uma combinação dos mesmos. Com o número de referência 22 é indicado uma área para ganchos de engate, que são explicados abaixo, e que são destinados a cooperarem com uma ferramenta de captura, que é usada para retirar o tubo de resgate de testemunho tubular 17 com testemunho retido firmemente após o que uma sequência de perfuração foi concluída.
[00029] A fig. 2b mostra uma posição operativa quando o tubo de resgate de testemunho tubular 17 completou seu movimento para frente dentro da coluna de perfuração 6, e com sua borda frontal foi a encontro de um assento de encontro destinado a esse propósito na região da broca de perfuração 8. Na ocasião de encontro entre a superfície de encontro 18 do tubo de resgate de testemunho tubular 17 contra a superfície de encontro 19 da broca de perfuração, um som será gerado que resulta em ondas acústicas ou vibrações, que na fig. 2b são indicadas com o número de referência 24,
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 15/26 / 12 propagando-se através da coluna de perfuração tubular 6 todo o caminho até o equipamento de perfuração 1, onde elas ademais se propagarão mais através de elementos que estão em contato com a coluna de perfuração 6, tal como o suporte de coluna de perfuração 7, a máquina de perfuração 2, a viga de alimentação 3 etc., bem como a uma certa medida para os arredores.
[00030] Desse modo, as ondas acústicas propagadas podem, portanto, ser sensoreadas usando um sensor acústico, elemento de sensor 10 do qual (Fig. 1) estando posicionado em um elemento no equipamento de perfuração 1, que faz contato com as colunas de perfuração tubulares 6.
[00031] Na fig. 3 é mostrada uma ferramenta de captura 20 que é destinada a ser inserida na coluna de perfuração a fim de que, após isto, um certo comprimento de perfuração ter sido concluído, seja levada a engate com o tubo de resgate de testemunho tubular 17. Retirando com uma ajuda de cabo de tração (não mostrada), para a qual uma afixação 23 está disposta na ferramenta de captura 20, a ferramenta de captura 20 pode ser retirada com tubo de resgate de testemunho retido firmemente 17 e no mesmo um testemunho de perfuração retido firmemente através da coluna de perfuração até o equipamento de perfuração. Lá a ferramenta de captura pode ser afrouxada do tubo de resgate de testemunho e testemunho perfurado e retirado é colhido do tubo de resgate de testemunho, após o que o processo pode ser repetido, após isso uma outra seção foi colocada na extremidade proximal da coluna de perfuração a fim de tornar possível perfurar mais a uma distância escolhida.
[00032] A porção de engate 21 da ferramenta de captura 20 na presente modalidade inclui uma porção cônica tendo sua extremidade pontiaguda orientada na direção de inserção, e com uma superfície de base transversal 21', de tal modo que uma parte de extremidade em formato de gancho da ferramenta de captura 20 está sendo formada. O tubo de resgate de testemunho 17 tem ganchos de engate correspondentes 22 que são adaptados
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 16/26 / 12 para cooperar no que ser refere a engate com a porção de engate 21 da ferramenta de captura 20.
[00033] Na seção axial mostrada na fig. 4 de uma área dentro da coluna de perfuração 6, a ferramenta de captura 20 com a ajuda de sua porção de engate 21 entrou em cooperação de engate com o tubo de resgate de testemunho 17 através de seus ganchos de engate 22. Quando a porção de engate entrou em contato com uma posição para a cooperação e os ganchos de engate 22 passou a porção cônica da porção de engate 21, os ganchos de engate 22 pularão para dentro para estabelecer cooperação de engate entre estas partes. Por meio disso, vibrações acústicas característica serão geradas quando os ganchos de engate 22 encaixam-se na posição de engate, ditas vibrações acústicas sendo indicadas com o número de referência 25, e propagarão através da coluna de perfuração 6 de uma maneira correspondente, como está descrito acima, com referência às vibrações acústicas 24 na fig. 2b., o número de referência 26 indica um testemunho de perfuração.
[00034] De acordo com a invenção, vibrações acústicas que prevalecem na sonda são sensoreadas a fim de detectar a ocorrência de vibrações acústicas sendo característica para, por um lado, quando o tubo de resgate de testemunho alcança sua posição operativa, como é mostrado na fig. 2b, por outro lado, quando a ferramenta de captura 20 alcançou sua posição operativa, como é mostrado na fig. 4. Mostrou-se ser possível, analisando as vibrações acústicas que atuam sobre o elemento de sensor, detectar quando estas vibrações acústicas característica ocorreram. Desse disso, foram armazenados sinais dos eventos reais, teste e/ou cálculos de, sobretudo, faixas de frequências, que são características para estas vibrações acústicas.
[00035] Na CPU existe adequadamente para este fim um filtro para filtrar para longe faixas de frequência não relevantes, e que reduz a quantidade de dados destinados a computação, e com uma função de
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 17/26 / 12 comparador, que compara sinais de vibrações sensoreadas com sinais armazenados na memória. Quando uma correspondência está sendo estabelecida, um sinal de saída é emitido, que é usado, por exemplo, para iniciar ou interromper uma operação ou dar um sinal ao operador. Por meio disso, o processo de perfuração completo pode ser acelerado de uma maneira segura, o que gera grandes vantagens econômicas.
[00036] A fig. 5 mostra diagramaticamente um diagrama em bloco para a ilustração de uma sequência de método de acordo com a invenção, em que :
A posição 27 indica o início da sequência.
[00037] A posição 27 indica o início da sequência.
[00038] A posição 28 indica início de um processo de resgate de testemunho inserindo e encaminhando um tubo de resgate de testemunho através de uma coluna de perfuração, [00039] A posição 29 indica a chegada do tubo de resgate de testemunho a sua posição operativa, em que vibrações acústicas característica são emitidas quando o tubo de resgate de testemunho encontra seu assento na área da broca de perfuração.
[00040] A posição 30 indica que vibrações acústicas sensoreadas após análise são identificadas como sendo característica de que o tubo de resgate de testemunho alcançou sua posição operativa, pela CPU após análise de vibrações acústicas, para as quais o equipamento de perfuração está sujeito, característica de vibrações acústicas sensoreadas para quando o tubo de resgate de testemunho alcançou sua posição operativa, e emissão de seu primeiro sinal de saída.
[00041] A posição 31 indica começo e conclusão do processo de perfuração a uma distância escolhida, em que um testemunho de perfuração longo correspondente é recebido dentro do tubo de resgate de testemunho.
[00042] A posição 32 indica abaixamento de uma ferramenta de
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 18/26 / 12 captura dentro da coluna de perfuração a sua posição operativa.
[00043] A posição 33 indica que vibrações acústicas característica ocorrem quando a ferramenta de captura alcança sua posição operativa por razões indicadas acima.
[00044] A posição 34 indica que vibrações acústicas sensoreadas após análise são identificas como sendo característica para de que o tubo de resgate de testemunho alcançou sua posição operativa, pela CPU após análise de vibrações acústicas, para as quais o equipamento de perfuração está sujeito, característica de vibrações acústicas sensoreadas para quando a ferramenta de captura alcançou sua posição operativa e emissão de um segundo sinal de saída.
[00045] A posição 35 indica finalização da sequência puxando a ferramenta de captura com tubo de resgate de testemunho enganchado, resgate do testemunho de perfuração e passando para a posição 27.
[00046] Na fig. 6 é mostrado diagramaticamente um diagrama de amplitude-frequência, em que estão desenhadas duas curvas, das quais kx mostra um padrão de distribuição de frequência para o evento de que um tubo de resgate de testemunho encontra um assento na área de uma broca de perfuração e k2 que mostra um padrão de distribuição de frequência para o evento de que ganchos de engate irão entrar em engate com uma porção de engate em uma ferramenta de captura. Af1 mostra uma faixa de frequência, em que existem picos de amplitude de característica para o primeiro evento. f mostra uma faixa de frequência, em que ocorre característica de picos de amplitude para o segundo evento. Adequadamente, a comparação no CPU é feita através de comparação de vibrações acústicas colhidas pelo elemento de sensor a padrões de frequência na forma da distribuição de frequência respectiva, de acordo com fig. 6.
[00047] Na prática, se mostrou ser adequado em muitas aplicações ter uma única faixa de frequência, em que ocorrem picos de amplitude de
Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 19/26 / 12 característica para ambos os eventos, em que para estes casos uma única faixa de frequência pode ser usada para identificação de ambos estes eventos. Também pode ser o caso que as regiões de frequência sejam totalmente diferentes e que, por esta razão, seja adequado separar estas faixas de frequência. Também pode ser o caso de ter diversas faixas de frequência para um evento.
[00048] A invenção pode ser modificada dentro do escopo das reivindicações a seguir. Os componentes incluídos podem ser construídos de outro modo. Por exemplo, o tubo de resgate de testemunho pode ser construído de outro modo, e elementos correspondentes a ganchos de engate ter outras formas e função, bem como a porção de engate na ferramenta de captura. Na fig. 1 foi mostrada uma CPU que inclui funções para realizar a invenção. Como uma alternativa, um computador separado, tal como um PC ou mesmo um circuito de computação simples pode ser usado para esse fim, dito PC ou circuito tendo apenas um cabo a um elemento de sensor estando posicionado em um componente no equipamento de perfuração e meios para alertar o operador que uma posição operativa foi alcançada.
[00049] O dispositivo de análise pode ser integrado respectivamente ao comparador e a CPU, ao PC e ao circuito de computação, e trabalhar digitalmente ou analogicamente. O produtor de sinal pode ser um gerador de som, luz ou vibração.
[00050] É preferível que o elemento de sensor do sensor de vibração tenha contato com uma parte de máquina que, por sua vez, esteja em contato com a coluna de perfuração, mas não se exclui usar um dispositivo de captação na forma de um microfone independente para receber as vibrações acústicas.

Claims (20)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método em perfuração de testemunho, em que:
    - uma broca de perfuração tubular (8) estando disposta na extremidade de uma coluna de perfuração tubular (6) é acionada sob rotação contra um material destinado a perfuração, e em que
    - para o propósito de resgate de testemunho, uma ferramenta (17, 20) é colocada dentro da coluna de perfuração a uma posição operativa na área da broca de perfuração, caracterizado pelo fato de:
    - que vibrações acústicas (24,25) provenientes da coluna de perfuração são sensoreadas quando a ferramenta é levada a sua posição operativa,
    - que vibrações acústicas sensoreadas são analisadas para detectar a ocorrência de característica de vibrações acústicas para quando a ferramenta alcançou sua posição operativa, e
    - que um sinal de saída é emitido quando a ocorrência de característica de vibrações, de quando a ferramenta alcançou sua posição operativa, foi detectada.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as vibrações acústicas provenientes da coluna de perfuração (6) são sensoreadas através de uma parte de máquina que está conectada à coluna de perfuração.
  3. 3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    2, caracterizado pelo fato de que sinais recebidos de captação das vibrações acústicas são comparados com sinais armazenados em uma memória, que são gerados através de qualquer um do grupo: testes e/ou cálculos.
  4. 4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    3, caracterizado pelo fato de que uma ferramenta de resgate de testemunho tubular (17) na forma de um tubo de resgate de testemunho é encaminhada para dentro da coluna de perfuração (6) para uma posição de resgate de
    Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 21/26
    2 / 5 testemunho operativa adjacente à broca de perfuração que está sendo usada durante perfuração.
  5. 5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que característica de vibrações para quando a ferramenta alcançou sua posição operativa são vibrações emanando de quando a ferramenta na forma do tubo de resgate de testemunho (17) alcança um encontro na posição de perfuração.
  6. 6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que um tubo de resgate de testemunho (17) é adaptado para receber um testemunho de perfuração, caracterizado pelo fato de que uma ferramenta de captura (20) é encaminhada para uma posição operativa, onde ela é conectada ao tubo de resgate de testemunho (17) para resgatar este com um testemunho de perfuração retido (26) da posição de perfuração após perfuração concluída.
  7. 7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a ferramenta de captura (20) com tubo de resgate de testemunho conectado (17) é retirada da coluna de perfuração (6) para a tomada do testemunho de perfuração (26).
  8. 8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5, a 7, caracterizado pelo fato de que característica de vibrações de quando a ferramenta alcançou sua posição operativa são vibrações emanando de quando a ferramenta de captura (20) entra em engate com o tubo de resgate de testemunho (17).
  9. 9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    8, caracterizado pelo fato de que o sinal de saída é usado para um ou mais do grupo: interromper uma etapa para lavar uma ferramenta (paralisação de bomba de água - motor de acionamento), início de perfuração, retirada de uma ferramenta de captura, produzindo um sinal a ser percebido por um operador.
    Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 22/26
    3 / 5
  10. 10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que um período de tempo desde o início em que uma ferramenta é encaminhada para dentro da coluna de perfuração para sua posição operativa até o sinal de saída ser recebido é avaliado em relação a sua plausibilidade.
  11. 11. Dispositivo em perfuração de testemunho, em que uma broca de perfuração tubular (8) estando disposta na extremidade de uma coluna de perfuração tubular (6) sob rotação é acionada contra um material destinado a perfuração, e em que pelo menos uma ferramenta (17,20) para resgate de testemunho é adaptada para ser encaminhada para dentro da coluna de perfuração (6) para uma posição operativa na área da broca de perfuração, caracterizado por compreender:
    - um dispositivo de captação (10) para captar vibrações acústicas provenientes da coluna de perfuração quando a ferramenta é colocada em sua posição operativa,
    - um dispositivo de análise para analisar vibrações acústicas sensoreadas para detectar a ocorrência de característica de vibrações acústicas de quando a ferramenta alcançou sua posição operativa, e
    - um gerador de sinal (12) destinado a emitir um sinal de saída quando a ocorrência de característica de vibrações, para quando a ferramenta alcançou sua posição operativa, foi detectada.
  12. 12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de captação (10) é disposto para detectar as vibrações acústicas provenientes da coluna de perfuração através de uma parte de máquina que está conectada à coluna de perfuração.
  13. 13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 12, caracterizado por compreender um comparador para comparar sinais recebidos de captação das vibrações acústicas com sinais que
    Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 23/26
    4 / 5 estão armazenados em uma memória, que são gerados através de qualquer um do grupo: testes e/ou cálculos.
  14. 14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de que a ferramenta é uma ferramenta de resgate de testemunho tubular na forma de um tubo de resgate de testemunho (17) para ser encaminhada para dentro da coluna de perfuração (6) a uma posição operativa de resgate de testemunho adjacente à broca de perfuração usada durante perfuração.
  15. 15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 14, em que um tubo de resgate de testemunho é adaptado para receber um testemunho de perfuração, caracterizado pelo fato de que uma ferramenta de captura (12) é adaptada para ser encaminhada para uma posição operativa onde ela é conectada ao tubo de resgate de testemunho (17), para resgatar este com um testemunho de perfuração retido (26) da posição de perfuração após perfuração concluída.
  16. 16. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender um dispositivo de extração para retirar a ferramenta de captura (20) com tubo de resgate de testemunho conectado (17) a partir da coluna de perfuração para extrair o testemunho de perfuração.
  17. 17. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 16, caracterizado pelo fato de que característica de vibrações para quando a ferramenta alcançou sua posição operativa são vibrações emanando de quando a ferramenta de captura (20) entra em engate com o tubo de resgate de testemunho (17).
  18. 18. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizado pelo fato de que o sinal de saída é disposto para ser usado para um ou mais do grupo: interrupção de uma etapa para lavar uma ferramenta (paralisação de bomba de água - motor de
    Petição 870190009471, de 29/01/2019, pág. 24/26
    5 / 5 acionamento), início de perfuração, retirada de uma ferramenta de captura, gerar um sinal a ser percebido por um operador.
  19. 19. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizado por compreender um dispositivo de avaliação para avaliar um período de tempo desde o início em que a ferramenta é encaminhada para dentro da coluna de perfuração para sua posição operativa até recebimento do sinal de saída ser avaliado em relação a sua plausibilidade.
  20. 20. Equipamento de perfuração caracterizado pelo fato de incluir um dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10012041B2 (en) Drill rod tallying system and method
US11085286B2 (en) Rock breaking device
JP2017066646A (ja) 地盤削孔における地下水計測方法及び削孔ロッド
US20130036812A1 (en) Method and apparatus for detecting tightness of threaded joints of drill rods
RU2616047C2 (ru) Способ управления скважинной операцией
CA2725758C (en) Method and device for core drilling
CN102884274A (zh) 用于打开钻孔设备的螺纹接头的方法和设备
SE524767C2 (sv) Detektering av losslagning av gängskarvar
BRPI0913740B1 (pt) Método e dispositivo em perfuração de testemunho, e, equipamento de perfuração
JP2011122328A (ja) 削孔ビット、回転打撃式削孔装置、及び削孔底試験方法
JP6029528B2 (ja) 地盤の評価方法
JP7345316B2 (ja) 岩石穿孔装置
WO2021126873A1 (en) Method of monitoring a downhole stimulation operation, downhole device and system for monitoring the downhole operation
JP6884628B2 (ja) 切羽前方の地質探査装置
KR20210145728A (ko) 굴착 기계 및 굴착 기계의 굴착 공정 제어 방법
CN105408579A (zh) 阻止井下窗口的线缆损坏