BRPI0910109B1 - "agricultural or horticultural fungicide composition, method for controlling a disease in plant" - Google Patents

"agricultural or horticultural fungicide composition, method for controlling a disease in plant" Download PDF

Info

Publication number
BRPI0910109B1
BRPI0910109B1 BRPI0910109B1 BR PI0910109 B1 BRPI0910109 B1 BR PI0910109B1 BR PI0910109 B1 BRPI0910109 B1 BR PI0910109B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compounds
agricultural
horticultural
plant
composition
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSIÇÃO FUNGICIDA AGRÍCOLA OU HORTÍCOLA, E, MÉTODO PARA CONTROLAR UMA DOENÇA EM PLANTAS”.
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se refere a uma composição fungicida agrícola ou hortícola apresentando um efeito de controle de doenças em plantas, enormemente aprimorado, apresentando, especialmente, um efeito preventivo e/ou terapêutico de doença em plantas; e a um método para controlar a doença em plantas usando o mesmo.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA A Literatura Patentária 1 relata que um composto de imidazol, um dos ingredientes ativos da composição fungicida agrícola ou hortícola da presente invenção, é utilizado como um agente de controle de bto-organismos nocivos. Além disso, ela relata também que se necessário, o composto imidazol pode ser misturado ou usado em uma combinação com outros fungicidas. Além disso, a Literatura Patentária 2 descreve polioxinas como antibióticos. Entretanto, essas literaturas não descrevem a combinação de ingredientes ativos na composição fungicida agrícola e hortícola da presente invenção.
Lista de Citações: A Literatura Patentária aqui citada compreende: Literatura Patentária 1 - EP-A-298196 e Literatura Patentária 2 - IP-B-42-10941.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Problema Técnico Uma vez que cada composto de imidazol representado pela seguinte fórmula (I) é ligeiramente insuficiente em um efeito de controle de doenças em plantas específicas ou é relativamente ineficiente na eficácia residual em alguns casos, apresentando, praticamente, apenas um efeito insuficiente de controle de uma doença de planta em algumas condições para a aplicação.
Solução para o Problema Em consequência das investigações para resolver o problema descrito acima, os presentes inventores verificaram que o uso de um composto de imidazol representado pela seguinte fórmula (I), em combinação com polioxinas, apresenta um efeito de controle inigualável e muito melhor para tratar uma doença de plantas em comparação com o uso único de cada um dos compostos, e isso levou à presente Invenção.
Assim, a presente invenção se refere a uma composição agrícola ou hortícola fungicida que compreende: (a) pelo menos um composto imidazol representado pela fórmula (I): 0) onde R representa um grupo alquil ou um grupo Ci.6 alquoxi; e n representa um inteiro de 1 a 5, e (b) polioxinas como ingredientes ativos. Além disso, a presente invenção relaciona-se a um método para controlar uma doença de planta, compreendendo a aplicação da composição fungicida agrícola oú hortícola acima mencionada a uma planta.
Na fórmula (I), o grupo alquil Cu ou a fração alquil do grupo alquoxi representado por R inclui um grupo alquil possuindo de 1 a 6 átomos de carbono, tais como metil, etil, propil, butil, pentil ou hexil, que deve possuir tanto uma cadeia linear ou uma cadeia ramificada. Quando n é 2 ou mais, os Rs plurais são os mesmos ou diferentes.
Exemplos do composto de imidazol representado pela fórmula (I) inclui os seguintes compostos: 4-cloro-2-ciano-1-dimetilsulfamoil-5-(4-metilfenil)imidazol (Composto No. I); 4-cloro-2 -ciano-1 -dimetilsulfamoil-5-( 4-methoxifenil)imidazol (Composto No.2); 4-cloro-2-ciano-1 -dimetilsulfamoil-5-( 4-etilfenil)imidazol (Composto No.3); e 4-cloro-2-ciano-1-dimetilsulfamoil-5-(3-metil-4-metoxifenil)imidazol (Composto No.4).
Os compostos de imidazol representados pela fórmula acima (I) podem ser preparados pelos métodos divulgados em EP-A-298196, EP-A-705823 e afins. Além disso, o composto No.1 é conhecido como Ciazofamida nos termos de um nome comum.
As polioxinas que são usadas como um ingrediente ativo (b) da presente invenção é um composto divulgado nas páginas 795-797 do manual de inseticida (décima terceira edição; BRITISH CROP PROTECTION COUNCIL, 2003). As polioxinas não são um único composto, mas um complexo que compreende uma série de compostos que se assemelham na estrutura química. A polioxina que compreende principalmente a polioxina B e a polioxina compreendendo principalmente a polioxina D são usados como um fungicida. Na presente invenção, ambos são aplicáveis.
Uma vez que a composição agrícola ou hortícola do fungicida que compreende (a) pelo menos um composto de imidazol representado pela fórmula acima (I) e (b) as polioxinas, como ingredientes ativos, exibem uma atividade fungicida excelente aplicada às colheitas cultivadas, por exemplo, os vegetais, tais como pepinos, tomates, e beringelas; cereais tais como o arroz e o trigo; ervilhas; frutas de árvores, tais como maçãs, peras, uvas e citrus; e as batatas, que são contaminadas ou têm uma possibilidade de ser contaminada pelos micróbios patogênicos prejudiciais, é desejável para controle de doenças tais como o míldio, a antracnose, o mofo cinzento, o mofo verde comum, a verrugose, a mancha da alternária, a ferrugem bacteriana, mancha negra, a doença da mancha negra, a podridão do fruto maduro, a mancha preta, a mancha anular, a brusone, a queima da bainha, a mancha de grãos e a murcha de sclerotium. Além disso, a composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção exibe um excelente efeito de controle de doenças que aparecem no solo causadas pelos micróbios patogênicos da planta, como Fusarium, Rhizoctonia, Verticillium, Plasmodiophora, e Pithium. A composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção tem uma eficácia residual longa, uma penetração e translocação excelente, e efeito preventivo e/ou terapêutico e são especialmente excelentes em um efeito preventivo. A composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção exibe um efeito de controle de uma doença, tal como a brusone do arroz; queima da bainha do arroz; mancha de grãos do arroz; antracnose do pepino; míldio de pepinos, melões, repolhos, repolhos chineses, cebolas, abóboras, e uvas; míldio do trigo, da cevada, e dos pepinos; mancha das batatas, de pimentas vermelhas, de pimentas doces, de melancias, de abóboras, de tabacos, e de tomates; doença de septoria do trigo; mancha castanha do tomate; melanose do citrus; mofo verde comum do citrus; verrugose da pera; mancha da alternária da maçã; ponta branca da cebola; podridão marrom da melancia; doenças, tais como o mofo cinzento, podridão do colo, a mancha e a ferrugem bacteriana; e várias doenças causadas por fungos patogênicos encontrados no solo, tais como Fusarium, Pithium, Rhizoctonia, e Verticillium. Além disso, a composição agrícola ou hortícola do fungicida exibe um efeito excelente de controle de doenças causadas por Plasmodiophora. Mais especificamente, a composição exibe um efeito de controle especialmente excelente de doenças tais como a mancha das batatas, de pimentas vermelhas, de pimentas doces, de melancias, de abóboras, de tabacos, e de tomates; míldio dos pepinos, melões, repolhos, chineses repolhos, cebolas, abóboras, e uvas; e doenças do relvado como Podridão por Pithium, podridão vermelha da raiz por Pithium red blight e Podridão por Rhizoctonia (patch marrom e grande patch).
Os ingredientes ativos que constituem a composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção podem ser formulados em uma variedade de formas, tais como concentrados emulsificantes, pós polvilháveis, pós molháveis, concentrado solúvel, grânulo, concentrados de suspensão, etc., junto com vários adjuvantes, em preparações agrícolas convencionais. Os ingredientes ativos, pelo menos um composto de imidazol da fórmula (I) acima e outros compostos específicos podem ser misturados e formulados, ou cada um deles pode ser separadamente formulado e então misturado junto aos outros. Em relação ao uso, a preparação pode ser usada como esta ou diluída com um diluente apropriado, por exemplo, água, em uma concentração predeterminada. Os exemplos dos adjuvantes que podem ser usados incluem-se portadores, agentes de emulsão, agentes de suspensão, espessantes, estabilizadores, dispersantes, propagadores, agentes para molhar, agentes penetrantes, agentes anticongelantes, agentes antiespumantes e afins. Estes adjuvantes são adicionados apropriadamente, caso necessário. Os portadores são classificados em portadores contínuos e em portadores líquidos. Os portadores contínuos incluem os pós de origem animal e vegetal (por exemplo, amido, açúcar, pós de celulose, ciclodextrina, carvão vegetal ativado, pós de soja, pós de trigo, pós de cereais, pós de madeira, pós dos peixes, pós de leite, etc.); pós minerais (por exemplo, talco, caulim, bentonite, bentonite orgânico, carbonato de cálcio, sulfato de cálcio, carbonato de sódio hidrogenado, zeolite, diatomácea, carbono branco, argila, alumina, silicone, pó de enxofre, cal abrandado, etc.); e afins. Os exemplos dos portadores líquidos incluem a água, óleos vegetais (por exemplo, óleo de soja, óleo de semente de algodão, etc.), óleos animais (por exemplo, sebo de carne, óleo de baleia, etc.), alcoóis (por exemplo, álcool etílico, etileno glicol, etc.), cetonas (por exemplo, acetona, metil etil cetona, metilisobutilcetona, isoforona, etc.), éteres (por exemplo, dioxano, tetrahidrofuran, etc.), os hidrocarbonetos alifáticos (por exemplo, querosene, óleo da lâmpada, parafina líquida, etc.), hidrocarbonetos aromáticos (por exemplo, tolueno, xileno, trimetilbenzeno, tetrametilbenzeno, ciclohexano, solvente nafta, etc.), os hidrocarbonetos halogenados (por exemplo, clorofórmio, clorobenzeno, etc.), amidos ácidos (por exemplo, dimetilformamida, etc.), ésteres (por exemplo, éster etílico do ácido acético, ésteres da glicerina do ácido graxo, etc.), nitrilo (por exemplo, acetonitrilo, etc.), compostos contendo sulfa (por exemplo, dimetil sulfóxido, etc.), N-metil-2-pirrolidona, N,N-dimetilformamida, Ν,Ν-dimetilacetamida, e afins. Exemplos de dispersantes incluem alquilsulfato de sódio, alquilbenzeno sulfonado de sódio, lignina sulfonada de sódio, éter polioxietileno glicol alquil, éter polioxietilenolauril, éter polioxietileno alquil aril, éster de ácido graxo do tipo polioxietileno sorbitano e afins.
Além disso, no método da presente invenção, a composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção pode ser misturada com outros produtos químicos agrícolas, tais como um fungicida, inseticida, miticida, um nematocida, inseticida do inseto de solo, agente antiviral, atraente, herbicida, agente de regulamento do crescimento de planta e neste caso, um excelente efeito adicional é exibido em alguns casos.
Os compostos do ingrediente ativo do fungicida acima mencionado, em outros produtos químicos agrícolas incluem, por exemplo, (por nomes comuns, alguns deles estão ainda em estágio de análise de pedido de invenção): compostos de anilinopirimidinamina, tais como mepanipirim, pirimetanil, e ciprodinil; compostos piridinamina, tais como fluazinam; compostos de azol, tais como triadimefona, bitertanol, triflumizol, etaconazol, propiconazol, penconazol, flusilazol, miclobutanil, ciproconazol, tebuconazol, hexaconazole, furconazole-cis, procloraz, metconazol, epoxiconazol, tetraconazol. fumarato de oxpoconazol, sipconazol, protioconazol, triadimenol, flutriafol, difenoconazol, fluquinconazol, fenbuconazol, bromuconazol, diniconazol, triciclazol, probenazol, simeconazol, pefurazoato, ipconazol e imibenconazol; compostos de quinoxalina, tais como quinometionato; compostos de ditiocarbamato, tais como maneb, zineb, mancozeb, policarbamato, metiram, propineb e tiram; compostos organo clorados, tais como ftalida, clorotalonil e quintozeno; compostos de imidazol, tais como benomil, tiofanato-metil, carbendazim, íiabendazo! 0 fuberidazol· compostos de ianoacetamida, tais como cimoxanil; compostos de fenilamida, tais como metalaxii, metalaxil-M, mefenoxam, oxadixil, ofurace, benalaxil, benalaxil-M (outro nome: kiralaxil, ciralaxil), furalaxil, e ciprofuram; compostos de ácido sulfênico, tais como diclofluanida; compostos de cobre, tais como hidróxido de cobre e oxina-cobre; compostos de isoxazol, tais como himexazol; compostos organotosforados, tais como fosetil-AI, tolclofos-metil, S-benzil 0,0* diisopropil fosforotioato, O-eíil S,S-difenilfosíoroditioato, alumínio etil hidrogenofosfatado, edifenfós, e iprobenfos; compostos de N-halogenotioalquil, tais como captan, captafol e folpet; compostos de dicarboximida, tais como procimidona, iprodiona e vinclozolin; compostos de benzanilida, tais como flutolanil, mepronil, zoxamida e tiadinil; compostos de anilida tais como carboxin, oxicarboxin, thifluzamida, pentiopirade, boscalid, bixafeno, fluopiram e isotianil; compostos de piperazina, tais como triforina; compostos de piridina, tais como pirifenox; compostos de carbinol, tais como fenarimol e flutriafol; compostos de piperidina, tais como fenpropidina; compostos de morfolina, tais como fenpropimorfo, espiroxamina e tridemorfo; compostos de organotina, tais como hidróxido de fentina and acetato de fentina; compostos de uréia, tais como pencicuron; compostos de ácido ciunâmico, tais como dimetomorfo eflumorfo; compostos de fenilcarbamato, tais como dietofencarb; compostos de cianopirrole, tais como fludioxoni! e fenpiclonil; compostos de estrobilurina, tais como azoxistrobina, kresoxim-metil, metominofeno, trifloxistrobina, picoxistrobina, orizastrobina, dimoxistrobina, piraclostrobina, e fluoxastrobina; compostos de oxazolidinona, tais como famoxadona; compostos de tiazolecarboxamida, tais como etaboxam; compostos de sililamida, tais como siltiofam; compostos de aminoácido amido carbamato, tais como iprovalicarb, benthiavalicarb-isopropil e valifenal; compostos de imidazolidina, tais como fenamidona; compostos de hidroxianilida, tais como fenhexamida; compostos de benzenesulfonamida, tais como flusulfamida; compostos de éter oxima, tais como ciflufenamida; compostos de fenoxiamida, tais como fenoxanil; compostos de antraquinona; compostos de ácido crotônico; antibióticos, tais como validamicina, e kasugamicina; compostos de guanidina, tais como iminoctadina; e outros compostos, tais como piribencarb, isoprotiolano, piroquilona, iclomezina, quinoxifeno, hidrocloreto de propamocarb, cloropicrin, dazomet, metam-odium, nicobifen, metrafenona, UBF-307, diclocimet, proquinazid, amisulbrom e com outro nome: amibromdol), Singenta 446510 (mandipropamid, dipromandamid), luopicolida, carpropamid, BCF051, BCM061, BCM062, e AF-0201.
Os compostos dos ingredientes ativos dos agentes de controle de praga de insetos, tais como o inseticida, o miticida, ou o nematicida em outros agroquímicos acima mencionados, incluem, por exemplo, (pelos nomes comuns, alguns estão ainda em fase de análise de pedido de invenção): Compostos orgânicos fosfatados, tais como profenofos, dichlorvos, fenamifos, fenitrotion, EPN, diazinon, clorpirifos-metil, acefato, protiofos, fostiazato, fosfocarb, cadusafos, dislufoton, clorpirifos, demeton-S-metil, dimetoato, metamidofos, imiciafos, isoxation, isofenfos, etion, etrimfos, quinalfos, dimetilvinfos, sulprofos, tiometon, vamidotion, piraclofos, piridafention, pirimifos-metil, propafos, fosalono, formotion, malation, tetraclorvinfos, clorfenvinfos, cianofos, triclorfon, methidation, fentoato, ESP, azinfos-metil, fention, heptenofos, metoxicloro, paration, monocrotofos, paration-metil, terbufos, fosfamidona, fosmet e forato; compostos de carbamato, tais como carbaril, propoxur, aldicarb, carbofuran, tiodicarb, metomil, oxamil, etiofencarb, pirimicarb, fenobucarb, carbosulfan, benfuracarb, bendiocarb, furatiocarb, isoprocarb, metolcarb, xililcarb, XMC e fenothiocarb; derivados de nereistoxina, tais como cartap, tiociclam, bensultap e tiosultap-sódio; compostos organo clorados, tais como dicofol, tetradifon, endosulfan, dienoclor e dieldrin; compostos orgânico metálicos, tais como óxido de fenbutatina e cihexatina; compostos de piretroide, tais como fenvalerato, permetrin, cípermetrin, deltametrin, cialotrin, tefluthrin, etofenprox, flufenprox, fenpropatrin, bifentrin, imidato, ciflutrin, flucitrinato, fluvalinato, cicloprotrin, lambda-cialotrin, piretrinos, esfenvalerato, tetrametrin, resmetrin, protrifenbute, zeta-cipermetrin, acrinathrin, alfa-cipermetrin, allethrin, gamma-cihalotrin, teta-cipermetrin, tau-íluvaiinato, tralometrin, proflutrin, beta-cipermetrin, beta-ciflutrin, e metoflutrin; compostos de benzoiluréia, tais como diflubenzuron, clorfluazuron, tetlubenzuron, flufenoxuron, lufenuron, novaluron, triflumuron, hexaflumuron, bistrifluron, noviflumuron e fluazuron; compostos do tipo hormônio da juventude, tais como metopreno, piriproxríen, fenoxicarbe e diofenolan; compostos de piridazinona s. tais como pridabeno; compostos de pirazol, tais como fenpiroximato, fipronil, tebufenpirad, etiprol, tolfenpirad, acetoprol, pirafluprol e piriprol; neonicotinóides, tais como imidacloprid, nitenpiram, acetamiprid, tiacloprid, thiamethoxam, clotianidin, nidinotefuran, e dinotefuran; compostos de hídrazina, tais como tebufenozida, metoxifenozida, cromafenozida e halofenozida; compostos de piridina, tais como piridaril e flonicamid; compostos de ácido tetrônico, tais como espirodiclofeno; compostos de estrobilurina, tais como fluacripirina; compostos de piridinamina, tais como flufenerim; compostos dinitro; compostos orgânico sulfurados; compostos de uréia; compostos de triazina; compostos de hidrazona; m i+rr\c tcaic rnmn 'm irArofcivina hovitiovAv âmitra·^ r·Ir*rríime»f r\rtn silafluofen, triazamato, pimetrozina, pirimidifeno, clorfenapir, indoxacarb, acequinocil, etoxazol, ciromazina, 1,3-dicloropropeno, diafentiuron, benclotiaz, flufenerim, piridalil, espirodiclofeno, bifenazato, espirotetramato, propargita, verbutin, espiromesifeno, íiazoliicinnamonitrila, amido-flumet, flubendiamida, clofentezina, metaflumizona, clorantraniliprole, HGW-86, ciflumetofeno, cienopirafen, pirifluquinazona, fenazaquina, piridaben, amido-fiumei, ciorobenzoato, suifiuramida, metaideido, e rianodina; AKD-1022 e IKA-2000; e afins.
Além disso, deve ser usado em combinação com ou junto com proteínas de inseticida cristalizadas produzidas por Bacillus thuringienses aizawai, Bacillus thuringienses kurstaki, Bacillus thuringiensis israelenses, Bacillus thuringienses japonensis, Bacillus thuringienses tenebrionis, ou Bacillus thuringienses', pesticida microbiano, tais como vírus de inseto, fungo entomopatogênico, e fungo nematófago; antibióticos, tais como avermectina, milbemectina, milbemicina, espinosade, benzoato de emamectina, ivermectina, lepimectina, espinetoram, abamectina, e emamectina; produtos naturais, tais como azadiractina e repelentes de rotenona, tais como o deet; e afins.
Na composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção, uma relação de peso apropriada (a) pelo menos de um composto do imidazol da fórmula (I) a (b) as polioxinas é preferivelmente uma relação de mistura que corresponde a uma quantidade eficaz (uma quantidade sinergisticamente eficaz) de cada ingrediente que exibe um efeito o sinergístico quando ambos são usados na combinação. A relação de peso apropriada é geralmente de 1:10.000 a 10.000:1, preferencialmente de 1:1.000 to 1.000:1, e mais preferencialmente de 1:100 a 100:1. A presente invenção também relaciona-se a um método para controlar uma doença de planta que compreende a aplicação a uma planta da composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção atual. A concentração do ingrediente ativo a ser usado para a composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção varia dependendo das diferenças objetivas nas colheitas, método de uso, fórmula de preparação, uma quantidade de aplicação, tempo de aplicação, tipos de micróbios patogênicos prejudiciais e semelhantes, e não pode necessariamente ser definida. Entretanto, no tratamento da folha ou no tratamento de imersão em solo, como uma concentração do ingrediente ativo, o composto de imidazol da fórmula (I) acima é usado geralmente em uma concentração de 0,01 a 1.000 ppm, preferencialmente de 0,3 a 500 ppm, e a concentração de polioxinas é normalmente usada em uma concentração de 0,1 a 10.000 ppm, preferencialmente de 0,5 a 5.000 ppm.
Efeitos Vantajosos da Invenção Na composição agrícola ou hortícola da presente invenção, o efeito de controle da colheita cultivada infectada por um patógeno de planta é estável e altamente ativo de modo que a composição pode controlar uma doença de planta.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As seguintes modalidades preferidas da composição agrícola ou hortícola do fungicida da presente invenção são exemplificadas, mas a presente invenção não deve ser interpretada de forma que a invenção seja limitada a estas modalidades. (1) uma composição fungicida agrícola ou hortícola que compreende (a) pelo menos um composto do imidazol representado pela fórmula (I) e polioxinas (b) como ingredientes ativos. (2) a composição fungicida agrícola ou hortícola descrita acima (1), que compreende uma quantidade sinergisticamente eficaz (a) pelo menos de um composto de imidazol representado pela fórmula (I) e polioxinas (b). (3) a composição fungicida agrícola ou hortícola descrita acima (1), onde uma relação de peso (a) pelo menos de um composto de imidazol representado pela fórmula (I) e polioxinas (b) é 1:10.000 a 10.000:1. (4) A composição fungicida agrícola ou hortícola descrita acima (1), onde uma relação de peso (a) pelo menos de um composto de imidazol representado pela fórmula (I) e polioxinas (b) é 1:1.000 a 1.000:1. (5) A composição fungicida agrícola ou hortícola descrita acima (1), onde o composto de imidazol representado pela fórmula (I) é Ciazofamida.
Exemplos Em seguida, a presente invenção não deve ser interpretada de forma que a invenção seja limitada a estes exemplos.
Teste do Exemplo 1: Teste de inibição de crescimento micelial contra mancha de grãos do arroz (Pithium spinosum) A cepa a ser usada no teste foi precultivada em uma placa PSA por dois dias à 20°C. Depois, a parte periférica do micélio crescido foi cortada com um perfurador de cortiça (4 mm de diâmetro) para colocar sobre a placa PDA que foi preparada para conter um ingrediente ativo em uma concentração predeterminada diluída. Após o cultivo por dois dias à 20°C, um diâmetro da colônia micelial foi medido para obter uma taxa de inibição de crescimento micelial. O resultado foi mostrado na Tabela 1.
Além disso, um valor teórico da taxa de inibição foi calculado usando a fórmula de Colbi e listado entre parênteses na tabela 1. Se um valor experimental é mais elevado do que um valor teórico obtido pela fórmula de Colbi, a composição fungicida agrícola ou hortícola da presente invenção apresenta um efeito sinergístico no controle de uma doença de planta. TABELA 1 Teste do Exemplo 2: Teste de inibição de crescimento micelial contra mancha da grama por Pithium (Pithium graminicola) A taxa de inibição do crescimento micelial foi obtida medindo o crescimento micelial da mesma maneira que o teste do exemplo 1. O resultado foi mostrado na tabela 2. Além disso, o crescimento micelial médio do grupo não tratado foi 46.5 mm. TABELA 2 Em seguida, os exemplos do organismo prejudicial controlam a composição da presente invenção descrita abaixo como exemplos da formulação, mas a presente invenção não deve ser interpretada de forma que a invenção seja limitada a estes exemplos. Formulação do Exemplo 1 (1) Ciazofamida 2 partes por peso (2) Complexo de polioxina compreendendo principalmente polioxina B 10 partes por peso (3) Naftaleno formaldeido sulfonato de sódio condensado 5 partes por peso (4) Alquil benzeno sulfonato de sódio 5 partes por peso (5) Argila 78 partes por peso Cada um dos componentes acima é misturado para obter um pó molhável. Formulação do Exemplo 2 (1) Ciazofamida 0,5 partes por peso (2) Complexo de polioxina compreendendo principalmente polioxina B 2,5 partes por peso (3) Carbonato de cálcio 20 partes por peso (4) Argila 77 partes por peso O antecedente de cada componente é misturado para obter um pó polvilhável. Enquanto a invenção for descrita em detalhe e em referência às modalidades específicas deste, será aparente a um técnico no assunto que as várias mudanças e modificações podem ser feitas sem sair do espírito e do escopo deste.
Este pedido de invenção é baseado na patente japonesa JP 2008-085318 e JP 2008-135649 depositado em 28 de Março de 2008 e 23 de Maio de 2008, respectivamente, o conteúdo total sendo aqui incorporado por referência. Todas as referências aqui mencionadas são incorporadas em sua totalidade.
Aplicação Industrial Na composição fungicida agrícola ou hortícola da presente invenção, o efeito de controle de uma colheita cultivada contaminada por uma doença de planta é estável e altamente ativa de modo que a composição possa controlar uma doença de planta.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1. Composição fungicida agrícola ou hortícola, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) ciazofamida, e (b) polioxinas, como ingredientes ativos.
2. Composição fungicida agrícola ou hortícola, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende uma quantidade eficaz sinérgica de: (a) ciazofamida, e (b) polioxinas.
3. Composição fungicida agrícola ou hortícola, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende uma relação em peso de (a) ciazofamida para (b) polioxinas de 1:10.000 a 10.000:1.
4. Método para controlar uma doença em plantas, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação da composição fungicida agrícola ou hortícola a uma planta, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 3.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9167815B2 (en) Agricultural or horticultural fungicide composition and method for controlling plant pathogen
US20090163567A1 (en) Germicide composition for agricultural and gardening applications and method for controlling plant disease
AU2012259756A1 (en) Agricultural or horticultural fungicide composition and method for controlling plant pathogen
US8741859B2 (en) Fungicide composition for agriculture and horticulture and method for preventing plant diseases
JP5173591B2 (ja) 農園芸用殺菌剤組成物及び植物病害の防除方法
JP2009286786A (ja) 農園芸用殺菌剤組成物及び植物病害の防除方法
US8580288B2 (en) Agricultural or horticultural fungicide composition and its use for controlling plant pathogens
BRPI0910109B1 (pt) "agricultural or horticultural fungicide composition, method for controlling a disease in plant"
OA16787A (en) Agricultural or horticultural fungicide composition and method for controlling plant pathogen.