BRPI0909525B1 - Equipamentos e métodos para programação de atualização de widget - Google Patents

Equipamentos e métodos para programação de atualização de widget Download PDF

Info

Publication number
BRPI0909525B1
BRPI0909525B1 BRPI0909525-0A BRPI0909525A BRPI0909525B1 BR PI0909525 B1 BRPI0909525 B1 BR PI0909525B1 BR PI0909525 A BRPI0909525 A BR PI0909525A BR PI0909525 B1 BRPI0909525 B1 BR PI0909525B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
widget
content
update
mobile
user
Prior art date
Application number
BRPI0909525-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Giridhar D. Mandyam
Lalitha B. S. Suryanarayana
Christophe G. Bernard
Kevin E. Hunter
Noam Raffaelli
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Priority claimed from PCT/US2009/037795 external-priority patent/WO2009120597A1/en
Publication of BRPI0909525A2 publication Critical patent/BRPI0909525A2/pt
Publication of BRPI0909525A8 publication Critical patent/BRPI0909525A8/pt
Publication of BRPI0909525B1 publication Critical patent/BRPI0909525B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Abstract

equipamentos e métodos para programação de atualização de widget. métodos e equipamentos para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel são providos. o método pode incluir receber uma consideração de atualização de widget. o método pode também incluir gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. além disso, o método pode incluir armazenar a programação de atualização de conteúdo gerada para uso em uma atualização de conteúdo do widget móvel.

Description

Reivindicação de prioridade sob 35 U.S.C. § 119
O presente pedido de Patente reivindica prioridade ao pedido provisório n° 61/039,402, intitulado "APPARATUS AND METHOD OF MANAGING WIDGETS IN A WIRELESS COMMUNICATION ENVIRONMENT", depositado em 25 de março de 2008, e pelo presente expressamente incorporado por referência neste documento.
Referência a pedidos de Patente co-pendentes
O presente pedido de patente refere-se aos seguintes pedidos de Patente norte-americanos:
"APPARATUS AND METHODS FOR TRANSPORT OPTIMIZATION FOR WIDGET CONTENT DELIVERY" tendo número de procurador n° 081068U1, depositado simultaneamente com o mesmo, e expressamente incorporado por referência;
"APPARATUS AND METHODS FOR WIDGET-RELATED MEMORY MANAGEMENT" tendo número de procurador n° 081068U3, depositado simultaneamente com o mesmo, e expressamente incorporado por referência;
"APPARATUS AND METHODS FOR MANAGING WIDGETS IN A WIRELESS COMMUNICATION ENVIRONMENT", tendo número de procurador n° 081068U4, depositado simultaneamente com o mesmo, e expressamente incorporado por referência e
"APPARATUS AND METHODS FOR WIDGET INTERCOMMUNICATION IN A WIRELESS COMMUNICATION ENVIRONMENT", tendo número de procurador n° 081027, depositado simultaneamente com o mesmo, e expressamente incorporado por referência.
FUNDAMENTOS
Os aspectos descritos referem-se a widgets, e mais especificamente a equipamentos e métodos relacionados com a programação de atualização relacionada a widget em urn ambiente de comunicação sem fio.
Sistemas de rede sem fio se tornaram uma forma predominante de se comunicar com outras pessoas no mundo inteiro. Dispositivos de comunicação sem fio, tais como um telefone móvel ou celular, um assistente digital pessoal (PDA), etc., operam sobre essas redes, e tornaram-se menores e mais poderosos, a fim de atender às necessidades dos consumidores e para melhorar a portabilidade e conveniência. Os consumidores tornaram-se dependentes desses equipamentos, exigindo um serviço confiável, áreas expandidas de cobertura, serviços adicionais, tais como capacidades de navegação na web e redução continua do tamanho e custo de tais dispositivos.
Muitas das funcionalidades e experiências de usuário final de dispositivos de comunicação sem fio têm sido desenvolvidas, com sucesso limitado, para imitar as funcionalidades e experiências de usuários finais de um ambiente de computador pessoal (PC). Por exemplo, serviços de web móvel vistos variando niveis de sucesso, mesmo com a implantação de velocidade relativamente alta e serviços de alta capacidade, tais como serviços avançados de 3G (IX-EV- DO Rev. A, UMTS HSPA) . Grande parte do problema reside no fato de que a experiência de navegação na web móvel é diferente da experiência do PC com o qual a maioria dos usuários estão familiarizados. Em particular, muitos usuários finais acham aplicações de navegação em web dificeis de usar, por exemplo, no que se refere à inserção de informações de pesquisa, e dificil de apreciar, por exemplo, como a apresentação resultante do conteúdo é desagradável.
Adicionalmente, widgets de desktop normalmente acessam o conteúdo usando o mecanismo de Solicitçaão XML HTTP (XHR) padrão, ou uma variante do mesmo, que exige que os dados sejam entregues imediatamente após a execução do XHR. Em um ambiente de capacidade de vazão limitada, tal como em uma rede de comunicação sem fio, por exemplo, uma rede celular, esse mecanismo muitas vezes resulta em um atraso significativo e perceptível para o usuário final na renderização de conteúdo solicitado.
Portanto, um equipamento e métodos são desejados para melhorar a experiência do usuário final em termos de interação com os serviços de web em um dispositivo de comunicação sem fio.
SUMÁRIO
A seguir é apresentado um resumo simplificado de um ou mais aspectos, a fim de proporcionar uma compreensão básica de tais aspectos. Este resumo não é uma visão ampla de todos os aspectos contemplados, e destina-se a nem identificar os elementos chaves ou criticos de todos os aspectos, nem delimitar o escopo de qualquer ou todos os aspectos. Seu único propósito é apresentar alguns conceitos de um ou mais aspectos de uma forma simplificada como um prelúdio para a descrição mais detalhada que será apresentada posteriormente.
Um aspecto refere-se a um método para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel. O método pode incluir receber uma consideração de atualização de widget. O método pode também incluir gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. Além disso, o método pode incluir armazenar a programação de atualização de conteúdo gerado para uso em uma atualização de conteúdo do widget móvel.
Outro aspecto refere-se a pelo menos um processador configurado para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel. O processador pode incluir um primeiro módulo para receber uma consideração de atualização de widget. Além disso, o processador pode incluir um segundo módulo para gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. Adicionalmente, o processador pode incluir um terceiro módulo para armazenar a programação de atualização de conteúdo gerado para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel.
Um outro aspecto refere-se a um produto de programa de computador para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel. O produto de programa de computador pode incluir um meio legivel por computador, incluindo pelo menos uma instrução para fazer com que um computador receba uma consideração de atualização de widget. O meio legivel por computador pode também incluir, pelo menos, uma instrução para fazer com que um computador gere uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. Além disso, o meio legivel por computador pode incluir pelo menos uma instrução para fazer com que um computador gere programação de atualização de conteúdo para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel.
Outro aspecto refere-se a um dispositivo de rede para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel. 0 dispositivo de rede pode incluir meios para receber uma consideração de atualização de widget. Além disso, o dispositivo de rede pode incluir meios para gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. O dispositivo de rede pode também incluir meios para armazenar a programação de atualização de conteúdo gerado para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel.
Um outro aspecto refere-se a um dispositivo de rede para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel. 0 dispositivo de rede pode incluir um módulo de comunicação operável para receber uma consideração de atualização de widget. Além disso, o dispositivo de rede pode incluir um gerenciador de programação de atualização operável para gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização. Além disso, o dispositivo de rede pode incluir um banco de dados operável para armazenar a programação de atualização de conteúdo gerado para uso em uma atualização de conteúdo do widget móvel.
Ainda outro aspecto refere-se a um método de atualização de conteúdo de um widget móvel em um dispositivo sem fio. 0 método pode incluir a obtenção de um widget móvel. 0 método também pode incluir receber uma programação de atualização de conteúdo para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em um consideração de atualização. Além disso, o método pode incluir receber uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o método pode incluir armazenar a atualização de conteúdo.
Outro aspecto refere-se a pelo menos um processador configurado para atualizar o conteúdo de um widget móvel. O processador pode incluir um primeiro módulo para a obtenção de um widget móvel. Além disso, o processador pode incluir um segundo módulo para receber uma programação de atualização de conteúdo para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em um consideração de atualização. Além disso, o processador pode incluir um terceiro módulo para receber uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o processador pode incluir um quarto módulo para armazenar a atualização de conteúdo.
Ainda outro aspecto refere-se a um produto de programa de computador para atualizar o conteúdo de um widget móvel incluindo um meio legivel por computador. O meio legivel por computador pode incluir pelo menos uma instrução para fazer com que um computador obtenha um widget móvel. Além disso, o meio legivel por computador pode incluir pelo menos uma instrução para fazer com que um computador receba uma programação de atualização de conteúdo para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em um consideração de atualização. O meio legivel por computador pode também incluir, pelo menos, uma instrução para fazer com que um computador receba uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o meio legivel por computador pode incluir pelo menos uma instrução para fazer com que um computador armazene a atualização de conteúdo.
Outro aspecto refere-se a um dispositivo sem fio para atualizar o conteúdo de um widget móvel. O dispositivo sem fio pode incluir meios para a obtenção de um widget móvel. O dispositivo sem fio também pode incluir meios para receber uma programação de atualização de conteúdo para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em um consideração de atualização. Além disso, o dispositivo sem fio pode incluir meios para receber uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o dispositivo sem fio pode incluir meios para armazenar a atualização de conteúdo.
Ainda outro aspecto refere-se a um dispositivo de comunicação sem fio. O dispositivo de comunicação sem fio pode incluir uma memória compreendendo um cliente de gerenciamento de widget. Além disso, o dispositivo de comunicação sem fio pode incluir um processador em comunicação com a memória e operável para executar o cliente de gerenciamento de widget, em que o cliente de gerenciamento de widget é operável para obter um widget móvel, em que o cliente de gerenciamento de widget é adicionalmente operável para receber um programação de atualização de conteúdo para uso em uma atualização de conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em uma consideração de atualização, em que o cliente de gerenciamento de widget é adicionalmente operável para receber uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o dispositivo de comunicação sem fio pode incluir um banco de dados operável para armazenar a atualização de conteúdo.
Para a realização das finalidades acima e relacionadas, os um ou mais aspectos compreendem as características a seguir descritas e particularmente salientadas nas reivindicações. A seguinte descrição e dos desenhos em anexo apresentam em detalhe certos aspectos ilustrativos de um ou mais aspectos. Estas características são indicativas, no entanto, apenas algumas das várias formas em que os princípios de vários aspectos podem ser empregados, e essa descrição é destinada a todos esses aspectos e seus equivalentes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os aspectos revelados serão em seguida descritos em conjunto com os desenhos anexos, fornecidos para ilustrar e não para limitar os aspectos divulgados, em que denominações semelhantes denotam elementos semelhantes, e em que:
A figura 1 é um diagrama esquemático de um aspecto de um sistema de widget móvel extremidade a extremidade;
A figura 2 é uma representação esquemática de um aspecto de um dispositivo sem fio tendo um display com uma série de widgets móveis em um primeiro estado;
A figura 3 é uma representação esquemática de um aspecto do dispositivo sem fio da figura 2, com um dos widgets móveis em um segundo estado;
A figura 4 é um diagrama esquemático de um aspecto de um dispositivo de rede do sistema da figura 1;
A figura 5 é um diagrama esquemático de um aspecto do gerenciador de widget unificado (UWM) da figura. 1;
A figura 6 é um diagrama esquemático de um aspecto de uma arquitetura de leilão do sistema da figura 1;
A figura 7 é fluxograma de um aspecto de um método de leilão do sistema da figura 1;
A figura 8 é um diagrama esquemático de um aspecto do sistema de gerenciamento de widget (WMS) da figura 1;
A figura 9 é um diagrama esquemático de um aspecto do roteador de mensagens da figura 1;
A figura 10 é um diagrama esquemático de um aspecto do dispositivo sem fio da figura 1;
A figura 11 é um diagrama esquemático de um aspecto do cliente de gerenciamento de widget (WMC) da figura 1;
A figura 12 é um diagrama esquemático de um aspecto de um relator de uso de widget do sistema da figura 1;
A figura 13 é um diagrama esquemático de um aspecto de um assistente de widget do WMC da figura 11;
A figura 14 é um diagrama esquemático de um aspecto de uma anúncio de widget do sistema da figura 1;
A figura 15 é um diagrama esquemático de um aspecto de uma arquitetura de anúncio do sistema da figura 1;
A figura 16 é um diagrama esquemático de um aspecto de uma arquitetura de configuração do widget do sistema da figura. 1;
A figura 17 é um diagrama esquemático de um aspecto de um servidor de acesso ao conteúdo do sistema da figura 1;
A figura 18 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de selecionar e atualizar um widget móvel no sistema da figura 1;
A figura 19 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de selecionar e atualizar um widget móvel no sistema da figura 1;
A figura 20 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de controle de operadora / portadora de acesso a widgets móveis no sistema da figura 1;
A figura 21 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de atualização de um widget móvel no sistema da figura 1;
A figura 22 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de ajustar um programação de atualização de conteúdo de um widget móvel ou um usuário final no sistema da figura 1;
A figura 23 é um fluxo de chamadas relacionado a um aspecto de atualização de um widget móvel no sistema da figura 1;
A figura 24 é um diagrama esquemático de um aspecto de otimização de uma programação de atualização de conteúdo no sistema da figura 1;
A figura 25 é um fluxograma de um aspecto de um método de otimização de uma programação de atualização de conteúdo no sistema da figura 1;
A figura 26 é um fluxograma de um aspecto de um método de otimização de uma programação de atualização de conteúdo no sistema da figura 1;
A figura 27 é uma ilustração de um exemplo de sistema que facilita a programação de uma atualização de conteúdo de um widget móvel, e
A figura 28 é uma ilustração de um exemplo de sistema que facilita a atualização de um conteúdo de um widget móvel
DESCRIÇÃO DETALHADA
Vários aspectos são agora descritos com referência aos desenhos. Na descrição a seguir, para fins de explicação, inúmeros detalhes específicos são estabelecidos a fim de fornecer uma compreensão completa de um ou mais aspectos. Pode ser evidente, porém, que tal aspecto pode ser praticado sem esses detalhes específicos.
Os aspectos descritos referem-se a widgets, e mais especificamente a equipamentos e métodos relacionados com a programação de uma atualização de conteúdo de um widget móvel e atualização de conteúdo de um widget móvel. Os aspectos descritos podem incluir gerar uma programação de atualização de conteúdo de um widget móvel com base em uma consideração de atualização.
Como usado neste pedido, a expressão "componente", "módulo", "sistema" e similares pretendem incluir uma entidade relacionada a computador, tais como mas não limitados a hardware, firmware, uma combinação de hardware e software, software, ou software em execução. Por exemplo, um componente pode ser, mas não se limita a ser, um processo sendo executado em um processador, um processador, um objeto, um executável, uma sequência de execução, um programa, e/ou um computador. A titulo de ilustração, tanto um aplicativo sendo executado em um dispositivo de computação quanto o dispositivo de computação podem ser um componente. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou sequência de execução e um componente pode estar localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores. Além disso, esses componentes podem ser executados a partir de vários meios legiveis por computador tendo várias estruturas de dados armazenadas nos mesmos. Os componentes podem se comunicar por meio de processos locais e/ou remotos, tal como de acordo com um sinal tendo um ou mais pacotes de dados, tais como dados provenientes de um componente de interação com outro componente em um sistema local, sistema distribuído, e/ou através de uma rede como a Internet com outros sistemas por meio do sinal.
Na descrição da matéria, a palavra "exemplar" é usada para significar que serve como um exemplo, caso, ou ilustração. Qualquer aspecto ou projeto aqui descrito como "exemplar" não deve necessariamente ser interpretado como preferencial ou vantajoso sobre outros aspectos ou projetos. Em vez disso, o uso da palavra exemplar pretende apresentar conceitos de forma concreta.
Além disso, vários aspectos são aqui descritos em conexão com um terminal, que pode ser um terminal com fio ou um terminal sem fio. Um terminal também pode ser chamado de um sistema, dispositivo, unidade de assinante, estação de assinante, estação móvel, celular, dispositivo móvel, estação remota, terminal remoto, terminal de acesso, terminal de usuário, terminal, dispositivo de comunicação, agente de usuário, dispositivo de usuário, ou equipamento de usuário (UE) . Um terminal sem fio pode ser um telefone celular, um telefone satélite, um telefone sem fio, um telefone de Protocolo de Inicialização de Sessão (SIP), uma estação de loop local sem fio (WLL), um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo portátil com capacidade de conexão sem fio, um dispositivo de computação, ou outros dispositivos de processamento conectados a um modem sem fio. Além disso, vários aspectos são aqui descritos em conexão com uma estação base. Uma estação de base pode ser utilizada para comunicação com terminais sem fio e também pode ser referida como um ponto de acesso, um Nó B, ou alguma outra terminologia.
Além disso, o termo "ou" pretende significar um "ou" inclusivo em vez de um "ou" exclusivo. Ou seja, salvo indicação em contrário, ou resultando do contexto, a frase "X emprega A ou B" pretende significar qualquer uma das trocas inclusivas naturais. Ou seja, a frase "X emprega A ou B" é satisfeita por qualquer uma das seguintes situações: X emprega A; X emprega B, ou X emprega ambos A e B. Além disso, os artigos "o/a" e "um/uma", como utilizado neste pedido e nas reivindicações anexas geralmente devem ser interpretados para significar "um ou mais" salvo indicação em contrário, ou resultando do contexto como sendo direcionado a uma forma singular.
As técnicas descritas aqui podem ser usadas para vários sistemas de comunicação sem fio, tais como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA e outros sistemas. Os termos "sistema" e "rede" são frequentemente usados como sinônimos. Um sistema CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como a Acesso Radio Terrestre Universal (UTRA), cdma2000, etc. UTRA inclui CDMA de banda larga (W- CDMA) e outras variantes de CDMA. Além disso, cdma2000 inclui padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Um sistema TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tais como Sistema Global para Comunicação Móvel (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como UTRA Desenvolvida (E-UTRA), Banda Larga Ultra Móvel (UMB), IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash- OFDM, etc. UTRA e E-UTRA fazem parte do Sistema de telecomunicações Móveis Universal (UMTS). Evolução de longo alcance 3GPP (LTE) é uma versão de UMTS que usa E-UTRA, que emprega OFDMA no downlink e SC-FDMA no uplink. UTRA, E- UTRA, UMTS, LTE, GSM e são descritos em documentos de uma organização chamada "3rd. Generation Partnership Project (3GPP) . Além disso, a cdma2000 e UMB são descritos em documentos de uma organização chamada "3rd Generation Partnership Project 2 (3GPP2). Além disso, esses sistemas de comunicação sem fio podem adicionalmente incluir sistemas de rede ponto-a-ponto (por exemplo, móvel-para- móvel) ad hoc, muitas vezes usando espectros não licenciados não pareados, LAN sem fio 802.xx, Bluetooth e quaisquer outras técnicas de comunicação sem fio de curto ou de longo alcance.
Vários aspectos ou características serão apresentados em termos de sistemas que podem incluir uma série de dispositivos, componentes, módulos e afins. Deve ser entendido e apreciado que os vários sistemas podem incluir dispositivos adicionais, componentes, módulos, etc., e/ou não incluir todos os dispositivos, componentes, módulos etc. discutidos em conexão com os números. A combinação dessas abordagens também pode ser utilizada.
Terminologia
Para melhorar a descrição dos elementos presentes, a seguir fornece uma lista de algumas das terminologias discutido.
Widget móvel ou widget: um elemento de interface de usuário (UI) com o qual um dispositivo de usuário final interage; em alguns aspectos, um widget móvel pode ter uma relação especifica com uma fonte respectiva de conteúdo. Por exemplo, um widget móvel ou widget é um aplicativo especializado de interface de usuário gráfica (GUI) relativamente pequeno, que pode incluir uma combinação de um simbolo gráfico e o código de programa ou um módulo de software executável para fornecer informações visuais ou fácil acesso a uma função, tais como, mas não se limitando a um relógio, um calendário, um agregador de noticias, informações meteorológicas, etc.
Quadro de widget: uma área de exibição estática de interface de usuário de um widget móvel.
Cliente de gerenciamento de widget (WMC): um aplicativo de cliente que evidência e gerencia um ou mais widgets móveis.
Parede de widget: uma visão inicial do WMC onde um usuário final de dispositivo pode ver todos ou uma porção de widgets móveis, dependendo do tamanho da visão e do tamanho dos respectivos widgets móveis, residentes no respectivo dispositivo de comunicação sem fio.
Modos de operação de Widget: (i) modo comprimido: um quadro de widget individual para exibição em uma parede de widget, e (ii) modo expandido: um quadro de widget individual para exibir quando o widget móvel é selecionado, onde o quadro de widget pode ser de tamanho maior do que o respectivo quadro de widget no modo comprimido.
Tipos de widgets móveis: (i) widget atualizável: um widget cujo pacote de widget subjacente pode ser atualizado após a instanciação no cliente, (ii) widget bloqueado: widget que não pode ser modificado, apagado ou re-posicionado pelo usuário; ele é atualizável, mas não a critério do usuário; (iii) widget dinâmico e widget móvel tendo: uma aparência de modo comprimido na UI que pode ser manipulado pelo usuário final (ao contrário de um widget bloqueado); (iv) widget flutuante: um widget móvel tendo uma aparência de modo compactado que não pode ser modificado pelo usuário final, (v) widget descoberto: um widget móvel que apresenta a funcionalidade de gerenciamento de widget para o usuário final, incluindo a seleção do widget e gerenciamento de parede de widget.
Segurança Widget: (i) widget seguro: um widget que passou por um processo de aprovação, e (ii) widget não seguro: um widget que não passou por qualquer aprovação; poderia ser definido pelo usuário, dominio público, ou um desenvolvedor.
Widget de anúncio autônomo: uma forma opcional de um widget bloqueado exibido na parede de widget; pode ter conteúdo relevante para o usuário final baseado, entre outras coisas, em outras seleções de widget feitas pelo WMC.
Sistema de gerenciamento de widget (WMS): um elemento de infra-estrutura para o gerenciamento de assinaturas de widget e downloads.
Portal de gerenciamento de Widget (WMP) : em um aspecto, um usuário final enfrentando ferramenta de web para usuários finais para gerenciar widgets.
Servidor de acesso de conteúdo (CAS): um elemento de infra-estrutura operável para lidar com roteamento de informações de medição relacionadas com a atividade de widget móvel ou interatividade do usuário final com widgets móveis a partir de um ou mais dispositivos de comunicação sem fio; adicionalmente operáveis para gerenciar fornecimento de atualizações de conteúdo para widgets móveis e recuperar / realizar cache correspondente a atualizações de conteúdo a partir de um ou mais provedores de conteúdo.
Assistente de Widget: um mecanismo de gerenciamento de cliente para widgets móveis.
Gereciador de widget unificado (UWM): um elemento de infra-estrutura que funciona como uma central de widgets móveis.
Roteador de mensagem: um elemento de rede através do qual toda a comunicação entre os elementos de infra- estrutura do sistema de Widget e o WMC é roteado.
Registro de programação: um registro de dados que provê programações de atualização para conteúdo de widget e um calendário para a recuperação periódica de conteúdos bloqueadores digitais, onde o bloqueador digital pode ser um componente WMS que inclui informações e configurações de widget móvel e para usuários finais; por exemplo, o registro de programação pode ser enviado a partir do bloqueador digital WMS para o WMC.
Registro de Catálogo: um registro de dados enviados do bloqueador digital WMS para o WMC e WMP que fornece um catálogo de widget listando widgets móveis, por exemplo, itens de catálogo, disponível para o usuário final, o registro de catálogo pode ser personalizado para um usuário final.
VISÃO GERAL
Os aspectos descritos referem-se widgets, e mais especificamente a equipamentos e métodos relacionados a um sistema de extremidade a extremidade para a criação, armazenamento, a entrega, e gerenciamento de widgets móveis definidos por usuário e conteúdo relacionado a widget em um ambiente de comunicação sem fio. Os aspectos descritos fornecem equipamentos e métodos que permitem que usuários finais personalizem widgets móveis. Além disso, os aspectos descritos fornecem equipamentos e métodos que são operáveis para operar com eficiência em um ambiente de rede sem fio com restrições em relação à conectividade de rede, comunicações de largura de banda ou capacidade de vazão, memória de dispositivo sem fio e uso de processamento.
Como tal, os aspectos descritos em particular referem-se a widgets "móveis" otimizados para um ambiente de rede sem fio. Para entender widgets móveis, deve-se entender também os seus homólogos - widgets de desktop. Widgets de desktop são essencialmente compactos, aplicativos de cliente que fornecem uma funcionalidade especifica para o usuário final através de uma interface de usuário especializada. Deve ser entendido, porém, que os widgets móveis não são uma extensão direta de widgets de desktop, em particular em vários aspectos: (a) widgets de desktop são simples de gravar, e alavancar as tecnologias de programação de web já existentes (em especial Javascript, XML, etc.) Em alguns aspectos, widgets móveis podem incluir protocolos compactos e utilizam intérpretes limitados (por exemplo, Javascript, etc.) devido às limitações na memória de dispositivo e energia de processamento, (b) widgets de desktop geralmente funcionam com uma expectativa de conectividade consistente. Essa conectividade constante não é necessariamente viável no ambiente de rede sem fio devido a inconsistência de capacidade de vazão disponível, capacidade limitada de celular e planejamentos de dados sem fio específicos, (c) funcionalidade utilizada por widgets de desktop especificado no Javascript padrão (versões por exemplo, ECMAScript, etc.) não faz interface com API específica de dispositivo sem fio que pode ser estendido para o desenvolvedor do widget móvel; exemplos de tais API incluem a metros de energia celular, informações de localização e status da conectividade sem fio; (d) em alguns aspectos, a acessibilidade de widget móvel pode ser feita em diversas formas, enquanto que, em geral, os widgets de desktop são acessíveis diretamente no desktop do PC. Em alguns aspectos, widgets móveis são acessíveis através do gerenciador de aplicativo de dispositivo sem fio, enquanto em outros aspectos widgets móveis podem ser acessados através de um aplicativo de gerenciamento de widget móvel específico ou através de um portal de rede, e (e) descoberta de widget móvel e instanciação podem ser controlados por um gerenciador de aplicativos do dispositivo sem fio, ou por um gerenciamento de aplicativo de widget móvel, ou por um portal de rede, em contrapartida, a descoberta de widget de desktop e instanciação não é restrita a um cliente ou um portal. Portanto, os aspectos descritos levam em conta estas considerações para prover um serviço de widget móvel otimizado para o ambiente de rede sem fio.
Em particular, os widgets móveis descritos fornecem uma alternativa para o navegador móvel para acessar conteúdos em um dispositivo sem fio, e também permitem que usuários criem facilmente widgets móveis personalizados para dispositivos sem fio arbitrários ou recursos da web.
Assim, os aspectos descritos oferecem um verdadeiro substituto para o recebimento de conteúdo através de um navegador móvel, enfrentar os desafios mencionados acima, desenvolvendo um sistema com as restrições de acesso sem fio, recursos do dispositivo sem fio e desenvolvimento web em mente.
Arquitetura de Sistemas de Extremidade a extremidade
Referindo-se às figuras 1-3, em um aspecto não- limitante, um sistema de widget móvel 100 oferece uma arquitetura de extremidade a extremidade para a criação, armazenamento, distribuição, operação e gerenciamento de widget móvel em um ambiente de rede sem fio.
Um widget móvel 102 inclui um aplicativo compacto ou um conjunto de códigos executáveis por um dispositivo de comunicação sem fio 700 para interagir com uma fonte de conteúdo, tal como um servidor de acesso a conteúdo (CAS) 900, para recuperar o conteúdo de apresentação para um dispositivo do usuário final 104 através de uma interface de usuário 702, tais como um display, no dispositivo. Em um aspecto não limitante, por exemplo, widget móvel 102 pode ser um leitor de Really Simple Syndication (RSS) operável para recuperar uma realimentação de dados a partir de uma fonte de noticias e exibir o item de noticia correspondente ou titulo para permitir ao usuário final 104 ver as últimas noticias.
Deve-se notar, porém, que widget móvel 102 não está limitado ao exemplo anterior, e pode ter qualquer funcionalidade e pode incluir qualquer tipo de conteúdo. Por exemplo, widget móvel 102 pode apresentar qualquer conteúdo gerado por um provedor de conteúdo 902, incluindo textos, gráficos, áudio, video e conteúdo multimídia, etc. Além disso, por exemplo, conteúdos apresentáveis por widget móvel 102 pode incluir um anúncio, como o anúncio de uma plataforma de serviço 1000, onde a anúncio pode ser misturada com outros conteúdos ou pode ser o único conteúdo. Plataforma de serviço de anúncio 1000 pode ser uma versão especializada do provedor de conteúdo 902, sistema de fornecimento 100 com conteúdo de anúncio, gerenciar a colocação de anúncios no sistema 100, e rastrear e realimentação relativa ao uso de anúncio em dispositivos de comunicação sem fio 700. Além disso, a plataforma de serviço de anúncio 1000 pode ser operável para fazer interface com um componente de negociação de anúncio virtual 1002, como uma troca de licitação de anúncio, que oferece aos anunciantes 1004 e um operador 110 de sistema 100 um mercado virtual para permitir a colocação e gerenciamento de conteúdo publicitário dentro do sistema 100.
Além disso, no sistema 100, dispositivo de comunicação sem fio 700 proporciona uma plataforma para o armazenamento, operação e gerenciamento do widget móvel 102 para o usuário final 104. Por exemplo, dispositivo de comunicação sem fio 700 pode incluir um cliente de gerenciamento de widget (WMC) 704, que é executável para obter um ou mais widgets móveis 102, como de um sistema de gerenciamento de widget 300. Além disso, WMC 704 pode ser executável para supervisionar o funcionamento de widget móvel, e para rastrear as atividades de widget móvel no dispositivo de comunicação sem fio 700 e relatar tais atividades para um componente de rastreamento de widget 1100.
Sistema de gerenciamento de widget (WMS) 300 é operável para se comunicar com WMC 704, por exemplo através de uma interface sem fio 106 e um componente de roteador de mensagens 500, e inclui um ou mais catálogos 302, de um ou mais widgets 102 disponiveis para compra e/ou fazer o download para o dispositivo de comunicação sem fio 700. WMS 300 pode incluir um bloqueador digital 304 operável para armazenar os registros de cada widget 102 baixado para cada dispositivo 700, bem como a configuração correspondente de cada widget 102 em cada dispositivo 700. A configuração do widget pode incluir opções relacionadas com a aparência do widget 102, bem como uma operação do widget 102, incluindo uma ou mais configurações de atualização de conteúdo. Em conjunto com o provimento de acesso a catálogos de widget 302 e widgets 102, WMS 300 opcionalmente podem incluir um recomendador de widget 306 para fornecer ao usuário final 104 conselhos, sugestões ou recomendações de widgets móveis 102 que podem ser de beneficio ou de interesse para o usuário final 104.
Como pode ser observado, componente de roteador de mensagem 500 é operável para interfacear entre WMC 704 e componentes do sistema de fornecimento de widget e fornecimento de de conteúdos 100. Em particular, o componente de roteador de mensagem 500 fornece a interface com o WMS 300 e CAS 900 para troca de mensagens relativas ao download de widget móvel 102, configurando widget móvel 102, atualizando o conteúdo de widget móvel, programando atualizações de conteúdo e relatando dados que rastreiam a atividade ou interação com o usuário final com widget móvel 102. Como tal, em alguns aspectos, componente de roteador de mensagem 500 define um elemento de rede que gerencia e controla todas as comunicações com WMC 704.
Além disso, em alguns aspectos, o sistema 100 pode incluir uma portal de gerenciamento de widget 800 que permite que o usuário final 104 acesse WMS 300 para obter informações sobre os widgets móveis disponiveis 102 e catálogo de widget 302. Além disso, a portal de gerenciamento de widget 800 permite que o usuário final 104 configure a funcionalidade e a aparência do widget móvel 102 em dispositivo de comunicação sem fio 700. Tal como o gerenciamento, portal de gerenciamento de widget 800 fornece ao usuário final 104 interface alternativa para gerenciamento de widget móvel.
No sistema 100, WMS 300 pode obter widget móvel 102 e catálogo de widget 302 de um gerenciador de widget unificado (UWM) 200. UWM 200 fornece um ponto de entrada controlado no sistema 100 para widget móvel 102. Em particular, UWM 200 pode ser operável para garantir que cada widget móvel 102 atenda um ou mais padrões de widget predeterminados de arquitetura e/ou operacionais para o funcionamento dentro do sistema 100. Além disso, UWM 200 oferece um mercado comum e virtual que permite que um ou mais desenvolvedores / provedores de widget móvel 108 introduzam os seu respectivo widget móvel 102 para um operador 110, como uma operadora de rede sem fio, de sistema 100. Por exemplo, os desenvolvedores / provedores de widgets 108 podem submeter um ou mais widgets móveis 102 a UWM 200, através de uma interface de desenvolvedores 202 e operadora / portadora 110 pode acessar e rever os widgets móveis em UWM 102 200 através de uma interface de operação 204, onde as interfaces de desenvolvedor e operador 202 e 204 pode ser uma interface acessivel pela rede, como uma extranet. Além disso, por exemplo, através de UWM 200, um ou mais desenvolvedores/ provedores 108 e uma ou mais operadoras / portadoras 110 podem acessar um componente de negociação virtual de widget 206, como uma bolsa de licitação de widget, onde um acordo pode ser alcançado em relação a um ou mais de preços de widget móvel, operação de widget móvel, atualização de conteúdo de widget móvel, colocação de widgets móveis em catálogos de widget, faturamento de widget móvel, compensação de desenvolvedor / operadora, ou um custo de widget móvel de operadora / poertadora no sistema 100.
Além disso, em alguns aspectos, o sistema 100 pode ter um sistema de back-end 101 para a análise dos dados rastreados e as operações no sistema 100. Em particular, o sistema de backend 101 pode incluir um componente analitico 1200 que recebe e analisa os dados do sistema 100, e um componente de relatório 1300 que gera relatórios, incluindo o operadora / portadora de informações de propriedade 1302, com base nos resultados da análise de componente analíticos 1200. Além disso, o sistema de back-end 101 pode incluir um componente de faturamento 1400 que considera transações no sistema 100 e os débitos e/ou créditos de um ou mais usuários finais 104, desenvolvedores / provedores 108, operadoras / portadoras 110, ou anunciantes 908. Por exemplo, o usuário final 104 pode comprar e baixar o widget móvel 102 em um dispositivo de comunicação sem fio respectivo 7 00. Esta operação de compra pode ser registrada pelo WMS 300 e relatada para o componente analitico 1200, que extrai informações relevantes para o uso pelo componente de relatório 1300 e/ou componente de faturamento 1400 para gerar, respectivamente, uma prestação de conta da transação e uma conta ou fatura correspondente a transação. A contabilidade e faturamento pode representar, por exemplo, um ou mais de um preço / quantia recebivel a ser debitada em uma conta de usuário final, uma conta de operadora / portadora pagável a ser creditada em uma conta do desenvolvedor / operadora, uma conta de desenvolvedor / provedor pagável a ser creditada em uma conta de desenvolvedor / provedor, ou uma conta de anunciante recebivel a ser debitada em uma conta do anuanciante.
Deve ser notado que os componentes dentro e funcionalidades fornecidas pelo sistema 100 podem ser configurados de alguma maneira. Por exemplo, as várias funcionalidades de um único componente de sistema alternadamente podem ser realizadas por componentes individuais do sistema. Como tal, deve notar-se que os aspectos do sistema 100 poderão ser reajustados em qualquer uma dentre uma variedade de maneira, e ainda assim obter a funcionalidade declarada.
Além disso, deve ser notado que os componentes da infra-estrutura, por exemplo, os componentes à direita da interface sem fio 106 na Fig. 1, pode ser comunicativamente acoplado por uma ou qualquer combinação de links com ou sem fio, referidos como rede de comunicação de infra-estrutura 112. Como tal, rede de comunicação de infra-estrutura 112 pode ser uma rede com fios, uma rede sem fio, ou uma combinação de rede com fio / sem fio, por exemplo, incluindo LANs, WANs, PSTNs, Internet, redes comutadas por circuitos e/ou redes comutadas por pacotes.
Assim, o sistema 100 fornece um aspecto de um sistema de extremidade a extremidade para o gerenciamento de widget móvel em um ambiente de rede sem fio. Mais detalhes sobre os componentes do sistema e seus diferentes aspectos serão agora discutidos.
Elemento de infra-estrutura / Dispositivo de Rede
No sistema 100, a rede lateral ou elementos de infra-estrutura podem incluir um ou mais de qualquer tipo de dispositivo de computador, como um dispositivo de rede, operável para executar a funcionalidade descrita. Em particular, a rede lateral ou elementos de infra-estrutura que podem incluir dispositivos de rede incluem, mas não estão limitados a uma ou qualquer combinação dos seguintes componentes do sistema: usuário final 104, desenvolvedor / provedor 108, operadora / portadora 110, gerenciador de widget unificado (UWM) 200, troca de licitação de widget 230, sistema de gerenciamento de widget (WMS) 300, bloqueador digital 304, recomendador 306, roteador de mensagens500, servidor de acesso a conteúdo (CAS) 900, provedores de conteúdo 902, plataforma de anúncio de serviço 1000, troca de licitação de anúncio 1002, anunciante 1004, componente de rastreamento de widget 1100, componentes analíticos 1200, componente de relatório 1300, componente de faturamento 1400 e, em geral, sistema de back-end 101.
Referindo-se a fig. 4, em um aspecto, tal um dispositivo de computador ou dispositivo de rede pode ser representado por dispositivo de rede 120, que é operável para se comunicar com qualquer outra rede lateral ou elementos de infra-estrutura do sistema 100 e/ou dispositivo de comunicação sem fio 700 (Fig. 1) e/ou WMC 704 (Fig. 1). Dispositivo de rede 120 inclui qualquer tipo de dispositivo de comunicação baseado em rede, como um servidor de rede operável em uma rede de comunicação que liga os componentes do sistema 100 (Fig. 1). Por exemplo, o sistema subjacente de rede de comunicação 100 (Fig. 1) pode ser um sistema de comunicação com ou sem fio, ou uma combinação de ambos, e inclui interface sem fio 106, tal como uma rede de acesso sem fio de operadora / portadora 110 (Fig. 1 ) , no qual dispositivo de comunicação sem fio 700 opera.
O dispositivo de rede 120 inclui um componente de processador 122 para a realização de funções de processamento associadas com um ou mais dos componentes e funções descritas neste documento. O componente de processador 122 pode incluir um único processador, ou múltiplos conjunto processadores ou processadores multi- núcleo. Além disso, o componente de processador 122 pode ser implementado como um sistema integrado de processamento e/ou um sistema de processamento distribuído. Em particular, o componente de processador 122 é operável para executar um programa ou aplicativo da memória a fim de receber e processar entradas e gerar saidas correspondente à funcionalidade do respectivo elemento de infra-estrutura como aqui descrito.
O dispositivo de rede 120 adicionalmente inclui uma memória 124, tal como para armazenar as versões locais de programas de software ou aplicativos, incluindo scripts, códigos, algoritmos, heurísticos, redes neurais, regras, lógica de fuzzy, e instruções executáveis, sendo executada pelo componente de processador 122. A memória 124 pode incluir um ou mais tipos de memória de acesso aleatório (RAM), memória somente para leitura (ROM), e uma combinação destes.
Além disso, o dispositivo de rede 120 inclui um componente de comunicação 126 que provê o estabelecimento e a manutenção de comunicações com um ou mais componentes utilizando hardware, software e serviços descritos neste documento. Componente de comunicações 126 pode portar as comunicações entre os componentes no dispositivo de rede 120, assim como entre dispositivo de rede 120 e dispositivos externos, tais como dispositivo de comunicação sem fio 700 (Fig. 1) , outra rede lateral ou elementos de infra-estrutura, ou outros dispositivos em série ou localmente ligados ao dispositivo de rede 120. Componente de comunicações 120 inclui um receptor para receber comunicações e um transmissor para transmitir comunicações. Além disso, o componente de comunicações 120 inclui os componentes de cadeia de recepção e componentes de cadeia de transmissão correspondentes para permitir a troca de mensagens de acordo com um ou mais protocolos respectivos.
Além disso, o dispositivo de rede 120 pode adicionalmente incluir banco de dados 128, que pode ser qualquer combinação adequada de hardware e/ou software, que fornece um armazenamento massivo de dados / informações, relações de dados, e programas de software / aplicativos empregados em conexão com os aspectos aqui descritos.
O dispositivo de rede 120 pode adicionalmente incluir um componente de interface de usuário 130 operável para receber entradas de um usuário de dispositivo de rede 120, e gerar saidas para apresentação ao usuário. Componente da interface de usuário 130 pode incluir um ou mais dispositivos de entrada, incluindo mas não limitado a um teclado, um teclado numérico, um mouse, um display sensivel ao toque, uma tecla de navegação, uma tecla de função, um microfone, um componente de reconhecimento de voz, qualquer outro mecanismo capaz de receber uma entrada do usuário, ou qualquer combinação destes. Além disso, o componente de interface de usuário 130 pode incluir um ou mais dispositivos de saida, incluindo mas não limitado a um monitor, um alto-falante, um mecanismo de feedback tátil, uma impressora, qualquer outro mecanismo capaz de apresentar uma saida para um usuário, ou qualquer combinação destes.
Assim, em um exemplo, o dispositivo de rede 120 inclui hardware ou software, ou combinações de hardware e software, operável para permitir a realização da funcionalidade de um ou mais da rede lateral ou elementos de infra-estrutura de sistema 100 (Fig. 1).
Gerenciador de Widget Unificado
Referindo-se às Figs. 1 e 5, como discutido acima, UWM 200 oferece uma central para widgets móveis 102, que podem ser apresentados ao sistema 100 pelo desenvolvedor / provedor 108 através da interface de desenvolvedor 202 e que pode ser gerenciado pela operadora / portadora 110 via interface de operadora / portadora 204.
Interface de desenvolvedor 202 fornece um ponto de acesso, tal como uma extranet, para desenvolvedores / provedores 108 para submeter widgets móveis 102 para sistema 100. Em alguns aspectos, widgets móveis submetidos 102 podem estar sujeitos a um processo de validação 210 executável por um componente de validação de widget 212, resultando em um widget submetido respectivo 102 sendo ou um widget seguro ou alternativamente sendo alternadamente, sendo a entrada negada no sistema 100. Processo de validação 210 pode ser um processo automatizado, um processo manual, ou uma combinação de ambos, que determina se widget móvel submetido 102 está de acordo com uma ou mais normas do sistema de widget 216 e executa no sistema 100, projetado pelo desenvolvedor / provedor 108. Se o widget móvel submetido 102 passa no processo de validação 210, então o respectivo widget móvel 102 será classificado como um widget seguro. Em alguns aspectos, widgets móveis seguros podem ter um indicador de confiança, como um certificado digital correspondente à UWM 200 ou componente de validação de widget 212 para indicar confiabilidade. Se o widget móvel submetido 102 ou falhar no processo de validação do sistema 210 ou entrar no sistema 100 em outra forma, como através do dominio público ou sendo definidos diretamente por um usuário, então o respectivo widget móvel 102 pode ser considerado um widget não confiável.
Em algum aspecto, desenvolvedor / provedor 108 pode submeter widget móvel 102 ao sistema 100 na forma de um pacote de widget não validados 216, que representa um tipo de widget não confiável. O pacote de widget não validado 216 pode incluir os componentes relevantes que definem o respectivo widget, incluindo a sua operação no sistema 100 e seus preços. Por exemplo, em um aspecto, pacote de widget não validado 216 pode incluir: um identificador de widget 218 para identificar ou descrever o widget, e/ou para identificar o perfil demográfico especifico ou categorias de comportamento de usuários as quais o widget pode ser dirigido; e aplicativo de widget ou código 220 compreendendo as instruções, objetos, etc., para permitir que o respectivo widget opere em uma plataforma de computador determinada, tais como diferentes tipos de dispositivo de comunicação sem fio 700 e/ou em um computador pessoal (PC), utilizando diferentes tecnologias; uma programação de atualização recomendada 222, que define uma recomendação ou sugestão do desenvolvedor / provedor 108 de quando o conteúdo representado pelo widget deverá ser atualizado, por exemplo, os aspectos temporais de widgets podem variar, assim como alguns widgets, tal como um widget observador de ações pode ter preferencialmente atualizações frequentes durante o programação de mercado e atualizações muito menos frequentes após o programação do mercado, versus um widget de tempo que pode ser atualizado de preferência apenas algumas vezes por dia; e os preços propostos 224 que definem um ou mais aspectos relacionados a preços e/ou relacionados a marketing / venda do widget, como um ou mais de um preço de usuário final desejado, compensação de desenvolvedor / provedor ou taxa ou royalty, descontos, preços específicos de portadora, considerações de colocação de catálogo, incluindo o tipo de catálogo e posição de alocação, etc. Após passar pelo processo de validação 210 e alcançar padrão de sistema de widget 214, tal como definido pelo componente de validação de widget 212, os respectivos pacotes de widget não validado 216 podem ser permitidos no sistema 100 como um pacote de widget validado 226, o que representa um tipo de widget seguro.
Widgets móveis 102 aceitos por UWM 200 podem ser acessados e modificados por ambos desenvolvedor / provedor 108 e operadora / portadora 110 através de um componente de negociação de widget virtual 206 que pode ser inserido, por exemplo, através da interface de desenvolvedor 202 e interface de operadora / portadora 204, respectivamente. Semelhante à interface de desenvolvedor 202, a interface de operadora / portadora 204 fornece um ponto de acesso, como uma extranet, para a operadora / portadora 110 interagir com UWM 200. Por exemplo, uma ou mais operadoras / portadoras 110 podem rever os widgets móveis 102, ou, em alguns aspectos pacotes de widget validados 226, para determinar se eles querem incluir o respectivo widget em um ou mais catálogos de widget 302 disponiveis para os usuários finais 104 do sistema 100. Além disso, por exemplo, o componente de negociação de widget virtual 206 permite que desenvolvedores / provedores 108 e operadoras / portadoras 110 negociem vários aspectos de um respectivo widget móvel 102, tal como preços de widget, remuneração de programador, remuneração de operador, programação de atualização, etc. Em um aspecto, por exemplo, componente de negociação de widget virtual 206 pode incluir uma troca de licitação de widget, incluindo a funcionalidade de leilão para controlar e relatar os resultados de um processo de leilão utilizado para definir os parâmetros acordados correspondentes a um respectivo widget móvel 102. Em qualquer caso, em alguns aspectos, após o acordo entre os desenvolvedores / provedores 108 e operadoras / portadoras 110 no conjunto final de parâmetros de widget, o widget móvel 102 pode ser definido por um pacote de widget móvel negociado 228. Por exemplo, o pacote negociado de widget móvel 228 pode incluir: um identificador de widget 230 para identificar ou descrever o widget e/ou para identificar o perfil demográfico especifico ou categorias de comportamento de usuários as quais o widget pode ser direcionada, que pode ser o mesmo que o identificador 218 ou que pode ser especifica de operadora / operadora; aplicativo de widget ou código 232 compreendendo as instruções, objetos, etc., para permitir que o respectivo widget opere em uma plataforma de computador determinada, que pode ser a mesma como o aplicativo de widget ou o código 220 ou que pode ser especifica operadora / portadora, uma programação de atualização negociada 234, que define programação de atualização de conteúdo inicialmente aceito que pode ser o mesmo como programação de atualização recomendada 222 ou que pode ser especifico de operadora / portadora; e preços negociados 236 que define um ou mais dos aspectos relacionados a preços e/ou relacionados a marketing / venda do widget, tal como acordado durante a negociação, que pode ser a mesma que os preços propostos 224 ou que podem ser especifico de operadora / portadora ou especifico de desenvolvedor / provedor ou especificas de negociação.
Referindo-se especificamente às figuras 6 e 7, em um exemplo não limitante, um aspecto de uma arquitetura 240 e método 260 correspondente ao componente de negociação virtual de widget 206 (Figuras 1 e 5) inclui um servidor de leilão online 242 operável para interagir com UWM 200 para realizar tarefas de administração de leilão e para transmitir os resultados do leilão. Por exemplo, servidor de leilão online 242 pode ser operável para apresentar o inventário de widget móvel para operadoras / portadoras 110 (Fig. 1) , bem como os parâmetros respeitáveis associados a cada widget móvel, tais como preços e posicionamento (Fig. 7, ação 262). Por exemplo, os parâmetros respeitáveis correspondentes à colocação de widgets móveis podem incluir, mas não estão limitados a, parâmetros tais como alocação de colocação de posição sobre uma parede de widget, um parâmetro de "destaque" correspondente ao que caracteriza o respectivo widget móvel na exibição de uma compra de widget móvel, e alocação de colocação para cada categoria de widgets, ou para cada catálogo de widgets. Além disso, os widgets móveis apresentados pelo servidor de leilão online 242 pode ter metadados alvo adicionalis, tal como os dados das demografias especificas ou categorias comportamentais de usuário ao qual o widget pode ser direcionado. Como tal, operadora / portadora 110 (Fig. 1) é capaz de acessar itens respeitáveis e entrar com lances correspondentes dos mesmos (Fig. 7, ações 264 e 266). Com base nos resultados do leilão (Fig. 7, ação 266), UWM 200 modifica os registros correspondentes widgets móveis 102 e/ou catálogos de widget móvel 302 (Fig. 7, ação 268), que são recebidos por WMS 300 e atualizados no registros correspondentes do bloqueador digital 304 (Fig. 7, ação 270). Assim, como resultado, tais registros atualizados são então colocados à disposição para WMC 704 e portal de gerenciamento de widget 800 para segurar o usuário final 104 (Fig. 1) tem acesso às últimas informações.
Além disso, em alguns aspectos, UWM 200 permite que operadora / portadora 110 organize um ou mais widgets móveis 102 em um ou mais catálogos de widget 302, por exemplo, usando um componente de gerenciador de catálogo 240 acessivel através de interface de operadora / portadora 204. Em um aspecto, por exemplo, operadora / portadora 110 seleciona pacotes de widget negociados 228 para inclusão em um ou mais catálogos de widget 302, que podem ser organizados em muitas formas diferentes, tais como pela funcionalidade do widget, etc. Além disso, por exemplo, cada catálogo de widget 302 inclui uma listagem de widgets móveis 102 que pode ser organizada em uma forma predeterminada, tal como com base em pagamentos de um determinado posicionamento de alocação, etc. Catálogo de widget 302 pode ser definido por um registro de catálogo que inclui metadados de widget móvel descrevendo cada widget móvel 102 e respectivos parâmetros que podem ser de interesse para o visualizador do catálogo, tal como uma ou qualquer combinação do nome do widget, uma descrição da funcionalidade do widget, uma representação gráfica ou visual do widget, preços de widget e aquisição de informação, etc. Além disso, por exemplo, a listagem de widgets móveis 102 em catálogos de widget 302 pode ser variada após a criação do catálogo de widget 302, tal como com base nas preferências do usuário final, e/ou informações comportamentais de usuário final e/ou capacidades de dispositivo de usuário final. Em qualquer caso, o componente gerenciador de catálogo 240 permite ainda que a operadora / portadora 110 transmita catálogo de widget 302 para WMS 300, de modo que os widgets móveis listados 102 podem ser disponibilizados para os usuários finais 104.
Além disso, UWM 200 pode adicionalmente incluir um componente de gerenciador de widget 242 que permite que operadora / portadora 110 altere um ou mais parâmetros ou características de widget móvel 102. Por exemplo componente de gerenciador de widget 242 pode permitir que operadora / portadora 110: ative ou desative um respectivo widget móvel 102 para operação em sistema 100; defina ou altere um identificador de widget, tal como identificador 230; defina ou altere o aplicativo de widget / código, tal como código / aplicativo 232; defina ou altere uma programação de atualização de widget, tal como a programação de atualização 234; e/ou defina ou altere as informações de preços, tal como um preços 236. Em um aspecto, por exemplo, componente de gerenciador de widget 242 pode incluir ainda um gerenciador de programação de atualização 244 para especificamente permitir a interação com e definição dos programações de atualizações para um ou um grupo de widgets móveis 102. Por exemplo, o Gerenciador de programação de atualizações 244 pode incluir lógica, algoritmos heurísticos, lógica de fuzzy, redes neurais, etc., operável para fornecer programações de atualização automáticas para individuais ou grupos de widgets móveis 102 ou usuários finais 104, por exemplo, que levam em conta e/ou equilibram considerações de usuário finais, características de widget móvel, como os aspectos temporais de conteúdo, e considerações de operadora / portadora.
Assim, UWM 200 provê um ponto de acesso e funcionalidade de interface para desenvolvedores / provedores 108 para submeter widgets móveis 102 no sistema 100. Além disso, UWM 200 fornece a funcionalidade de validação para aprovar widgets móveis 102 para operação no sistema 100. Além disso, UWM 200 provê uma câmara de compensação ou de mercado, que permite aos desenvolvedores / provedores 108 e operadoras / portadoras 110 de negociar e chegar a acordo sobre os parâmetros financeiros e operacionais de widgets móveis 102. Além disso, UWM 200 provê um ponto de acesso e de interfacear funcionalidade para as operadoras / portadoras 110 para gerenciar catálogo de widget 302 e o conteúdo e características de widgets móveis 102 dentro do sistema 100.
Sistema de Gerenciamento de Widget
Referindo-se às Figs. 1 e 8, WMS 300 é um elemento de infra-estrutura que interage com UWM 200 para obter os widgets móveis 102, catálogos de widget 302, e modificações de widget tal como alterações para widget operacional, ou parâmetros de configuração. Além disso, WMS 300 fornece uma interface de usuário final que permite que o usuário final 104, via WMC 804 no dispositivo de comunicação sem fio 700 e/ou através de uma portal de gerenciamento de widget 800, veja, selecione, compre / faça download e configure os widgets móveis 102. Além disso, WMS 300 fornece a funcionalidade de gerenciamento para distribuição de widget móvel para dispositivos de comunicação sem fio, para o armazenamento e implementação de configuração do widget móvel e parâmetros de assinatura, e, para a realização, gravação e apresentação de relatórios sobre transações de widget móvel.
Em um aspecto, por exemplo, WMS 300 inclui banco de dados de widget 310 para armazenar um ou mais catálogo de widget 302 e/ou um ou mais widgets móveis 102. Além disso, WMS 300 pode incluir um componente de gerenciador de assinatura 312, que interage com WMC 704 e/ou portal de gerenciamento de widget 800 para permitir que o usuário final 104 acesse catálogo de widget 302 ou widgets móveis individuais 102 para compra e/ou faça o download para o dispositivo de comunicação sem fio 700.
Além disso, a componente de gerenciador de assinaturas 312 pode ser operável para controlar um ou uma pluralidade de registros de assinante 314 em um banco de dados, tais como bloqueador digital 304. Cada registro de assinante 314 inclui informações sobre cada usuário final e em cada widget móvel 102 correspondente a cada usuário final, para habilitar o gerenciamento e controle de widgets móveis para os assinantes. Por exemplo, em um aspecto, registro de assinanter 314 pode incluir uma ou qualquer combinação de: um identificador de assinante 316, tais como nome, número do assinante, número de telefone, número do dispositivo serial sem fio, etc., que pode ser utilizado para exclusivamente identificar um determinado usuário final 104 e/ou dispositivo de comunicação sem fio 700, informações de assinatura 318, incluindo um identificador de assinatura, uma descrição de assinatura, uma chave de assinatura, uma carta, um periodo de tempo de validade, um nivel de serviços, e quaisquer outras informações relevantes para permitir funcionamento de um widget móvel em informações de assinatura do dispositivo sem fio 318 pode autorizar o usuário final 104 e/ou dispositivo de comunicação sem fio receber 700 ou operar um individuo ou uma classe de widgets móveis, podendo ainda autorizar ou determinar um nivel de serviço que pode permitir que um de vários niveis de serviço correspondente a um widget móvel, em que tais niveis de serviço podem regulamentar um número ou volume de atualizações de conteúdo, troca de mensagens, etc. realizados pelo respectivo widget móvel; identificador de widget móvel 320 para identificador um ou mais widgets móveis 102 comprados / baixados para o dispositivo de comunicação sem fio 700 e/ou WMC 704 e autorizados para a operação, os dados de configuração do widget móvel 322, correspondentes a cada identificador de widget móvel 320, que define como correspondente widget móvel 102 é apresentado e/ou opera, o que pode incluirem dados de configuração personalizados / definidos pelo usuário digitados pelo usuário final para personalizar o respectivo widget móvel de acordo com as preferências do usuário, um histórico de transações 324 que inclui detalhes de operação relacionados com o acessar, comprar/baixar, e configurar um respectivo widget móvel 102; e um perfil de assinante 326, que inclui informação que descreve o usuário final 104, define as informações demográficas dos usuários finais 104, e/ou define informações de comportamento do usuário final 104, em que tais informações podem ser utilizadas para fins de comercialização, tais como para widgets móveis recomendados para usuário final 104 e/ou para prover anúncio ao usuário final 104. Assim, WMS 300 armazena e controla as relações entre cada widget móvel 102 e cada assinante ou usuário final 104 no sistema 100 até bloqueador digital 302.
Opcionalmente, WMS 300 pode incluir componentes de recomendador 306 operáveis para interagir com o componente de gerenciador de assinatura 312, bloqueador digital 304, banco de dados de widget 310, outros elementos de infra-estruturas, tais como UWM 200 ou CAS 900 para obter informações de alocação ou anúncio de widget ou informações relacionados a anúncio de widget e outras entidades externas, como provedores de marketing e/ou dados de vendas, para sugerir widgets móveis 102 que podem ser de interesse para o assinante / usuário final 104. Por exemplo, em um aspecto, o componente de recomendador 306 pode incluir um módulo coletor de dados 330 operável para realizar uma ou qualquer combinação de: coleta de dados sobre os widgets móveis disponíveis, tais como metadados de widget móvel; recolher dados sobre o assinante / usuário final, tais como informações de assinatura 318, histórico de transações 324, e informações de perfil de assinante 326; ou coleta de informações interna ou externa relativas à popularidade de widget, a rentabilidade de widget, vendas de widget, anúncio de widget, posicionamento / alocação de widget, marketing de widget, etc. Além disso, componente de recomedador 306 pode incluir um módulo analisador 332 operável para executar uma ou mais algoritmos, heurísticas, lógica de fuzzy, etc. a fim de determinar as combinações potenciais entre um ou mais dos widgets móveis disponíveis ou catálogos, assinante disponível / dados de usuário final, e/ou informações relacionadas com o widget externo. Além disso, com base nos resultados de módulo analisador 332, o componente de recomendador 306 pode adicionalmente incluir um módulo de recomendador 334 operável para gerar uma mensagem incluindo referências ou links ou identificação de um ou mais widgets móveis 102 ou catálogo de widget 302 que pode ser de interesse para o usuário final / assinante 104 e/ou que pode ser de um interesse econômico de operadora / portadora 110 para promover para o assinante / usuário final 104. Assim, o componente de recomendador 306 é operável para dinamicamente sugerir ou recomendar widgets móveis 102 ou catálogo de widget 302 para assinantes / usuários finais 104 com base em qualquer número de parâmetros configuráveis.
Além disso, em alguns aspectos, WMS 300 pode adicionalmente incluir um componente de relatório de faturamento 340 que mantém o rastreamento do usuário final 104 interage com WMS 300 no download / compra de widgets móveis 102 e relata tais de atividades para sistema de backend 101 para contabilidade e finalidades de faturamento. Por exemplo, componente de relatório de faturamento 340 pode incluir um módulo de coletor de transação 342 operável para interagir com o componente de gerenciador de assinatura 312 e/ou boqueador digital 304, a fim de coletar dados de transação relacionados com o download ou compra de widgets móveis 102 por assinantes / usuários finais 104 . Além disso, um módulo de relatório 344 é operável para interagir com o módulo coletor de transação 342 e gerar uma mensagem para ser transmitida ao sistema de back-end 101 documentando as transações recolhidas, incluindo os detalhes da transação identificando aspectos das informações de assinante correspondentes, metadados de widget móvel e od dados específicos de transações, tais como preço de compra. Assim, o componente de relatório de faturamento 340 é operável para atualização do sistema de back-end com informações relacionadas com o faturamento.
Roteador de Mensagem
Referindo-se às Figs. 1 e 9, em um aspecto, o sistema 100 inclui um elemento de rede, tal como roteador de mensagens (MR) 500, que fornece uma interface de comunicação entre a infra-estrutura de rede, tal como WMS 300 e CAS 900, e um dispositivo de comunicação sem fio 700 e/ou WMC 704. Em particular, em um aspecto, roteador de mensagem 500 se comunica diretamente com WMC 704, enviando e/ou recebendo mensagens através do ar (OTA) via interface sem fio 106, e ainda retransmitindo essas mensagens para WMS 300 e/ou CAS 900 através de uma ou mais redes de comunicações de infra-estrutura.
Deve ser notado que a interface sem fio 106 entre o roteador de mensagem 500 e WTC 704 pode ter um protocolo de transporte diferente do que as uma ou mais redes de infra-estrutura que conectam o roteador de mensagem 500, WMS 300 e CAS 900. Como tal, em alguns aspectos, roteador de mensagens 500 pode incluir um componente de tradução de protocolo 502 para permitir que roteador de mensagens 500 troque mensagens entre o dispositivo ou meios de transporte que operam com protocolos diferentes. Por exemplo, o componente de tradução de protocolo 502 pode incluir um módulo de tradução 504 tendo lógica de tradução operável para acessar um banco de dados de tradução 506, a fim de converter uma mensagem de um protocolo para outro protocolo. Por exemplo, o módulo de tradução 504 é operável para traduzir uma mensagem de protocolo WMC 508, por exemplo, um WMC originado da mensagem transmitida de acordo com o protocolo de interface sem fio 106, em uma mensagem de infra-estrutura de MR 510, por exemplo, uma mensagem transmitida de acordo com o protocolo da rede de infra- estruturas de comunicação correspondente 112. Da mesma forma, por exemplo, o módulo de tradução 504 é operável para traduzir uma mensagem de protocolo de nfra estrutura MR 512, por exemplo, uma infra-estrutura originou mensagem transmitida de acordo com o protocolo da rede de infra- estruturas de comunicação correspondentes 112, em uma mensagem WMC MR-514, por exemplo, um mensagem transmitida de acordo com o protocolo de interface sem fio 106. Ao realizar tal tradução de mensagem, módulo de tradução 504 que armazena relações e dados correspondentes a um dispositivo de origem / interface 516, um dispositivo de destino / interface 518, e protocolos de comunicação 520. Por exemplo, usando banco de dados de tradução 506, módulo de tradução 504 é capaz de identificar ou determinar o protocolo correspondente usado para uma mensagem recebida de um respectivo dispositivo de origem ou transportados através de uma interface de origem correspondente, tal como definido pelos dados de dispositivo de origem / interface 516. Da mesma forma, por exemplo, usando o banco de dados de tradução 506, módulo de tradutor 504 é capaz de determinar o protocolo correspondente para uso de uma mensagem destinada a um dispositivo de destino respectivo ou ser transportado através de uma interface de destino correspondente, conforme definido pelos dados de dispositivo de destino / interface 518. Deve ser notado que o dispositivo de origem / dispositivo de interface 516 e dispositivo destino / interface 518 podem ser combinados, por exemplo, para fornecer as relações entre os dispositivos e/ou interfaces e protocolos correspondentes 520.
Em qualquer caso, o roteador de mensagem 500 é operável para transportar mensagens em qualquer protocolo desejado. Por exemplo, esses protocolos podem incluir protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), um protocolo de bolso de protocolo Internet (IP), um protocolo de serviço de mensagens curtas (SMS), e quaisquer protocolos de rede com fios e/ou sem fio, tais como protocolos com base em acesso múltiplo por divisão de código (CDMA) e protocolos baseados em sistema global para comunicações móveis (GSM).
Interface sem fio
Referindo-se a fig. 1, a interface sem fio 106 pode ser qualquer uma ou qualquer combinação de uma variedade de sistemas de comunicação sem fio. Tais sistemas frequentemente empregam diferentes larguras de banda do espectro e/ou diferentes tecnologias de interface aérea. Sistemas exemplares incluem um ou qualquer combinação dos sistemas sem fio discutidos acima.
Rede de Comunicação de Infra-estrutura
Referindo-se à fig. 1, a rede de comunicação de infra-estrutura 112 pode ser qualquer uma ou qualquer combinação de uma variedade de sistemas de comunicação com ou sem fio, ou uma combinação de ambos. Sistemas exemplares incluem um ou qualquer combinação dos sistemas com ou sem fio discutidos acima.
Dispositivo de Comunicação sem Fio e Componentes Relacionados a Widget
A Fig. 10 representa um diagrama de blocos de alto nivel de um dispositivo sem fio 700 operável para armazenar, apresentar e gerenciar widgets móveis 102. Como observado anteriormente, o dispositivo sem fio pode incluir qualquer dispositivo capaz de operar em um sistema de comunicação sem fio. Por exemplo, o dispositivo sem fio 700 pode ser incorporado como um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) , uma estação de loop local sem fio (WLL), um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo portátil com capacidade de conexão sem fio ou outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio. O sistema de comunicação sem fio pode ser qualquer um de uma variedade de sistemas, que muitas vezes empregam diferentes larguras de banda de espectro e/ou tecnologias de interface aérea diferentes. Sistemas exemplares incluem CDMA (CDMA 2000, EV DO, WCDMA), OFDM, ou OFDMA (Flash-OFDM, 802.20, WiMAX), sistemas FDMA / TDMA (GSM) que usam espectros licenciados de FDD ou TDD, ponto a ponto (por exemplo, móvel para móvel, etc.), sistemas de rede ad hoc frequentemente usando espectros não licenciados não pareados e LAN sem fio 802.xx ou técnicas BLUETOOTH.
O dispositivo sem fio 700 inclui uma memória 706 e um processador 708 que está em comunicação com a memória 706. Processador 708 é operável para a realização de funções de processamento associadas com um ou mais dos componentes e funções descritas neste documento. Processador 708 pode incluir um conjunto único ou múltiplos conjuntos de processadores ou processadores multi-núcleo. Além disso, o processador 708 pode ser implementado como um sistema de processamento integrado e/ou um sistema de processamento distribuído. Memória 706 é operável para armazenamento de aplicativos sendo executados pelo processador 708, tais como widgets móveis 102. Memória 706 pode incluir a memória de acesso aleatório (RAM), memória somente para leitura (ROM), e uma combinação destas.
Além disso, o dispositivo sem fio 700 inclui interface de usuário 702 operável para receber entradas de um usuário do dispositivo sem fio 700, e gerar saidas para apresentação ao usuário. Assim, a interface de usuário 702 pode incluir um ou mais dispositivos de entrada, incluindo mas não limitado a um teclado, um teclado numérico, um mouse, um display sensivel ao toque, uma tecla de navegação, uma tecla de função, um microfone, um componente de reconhecimento de voz, qualquer outro mecanismo capaz de receber uma entrada do usuário, ou qualquer combinação destes. Além disso, a interface de usuário 702 pode incluir um ou mais dispositivos de saida, incluindo mas não limitado a um monitor, um alto-falante, um mecanismo de feedback tátil, uma impressora, qualquer outro mecanismo capaz de apresentar uma saida para um usuário, ou qualquer combinação destes. Nos aspectos aqui divulgados, interface de usuário 702 pode incluir um display operável para fornecer uma apresentação visual de widgets 102, um display sensivel ao toque operável para fornecer uma apresentação visual e receber entradas para a widgets 102 e/ou um teclado para receber entradas para os widgets 102 ou semelhantes.
A memória 7 08 pode armazenar um, dois, ou uma pluralidade de widgets móveis 102. Como observado anteriormente, widgets móveis 102 são aplicativos executáveis no dispositivo sem fio 700 que oferecem funcionalidades especificas, tais como entrega de conteúdo, para o usuário através de uma interface especializada 702, tal como uma exibição visual. Em alguns casos, widgets móveis 102 pode fornecer ao usuário acesso a web / conteúdo baseado na Internet que é entregue pela rede sem fio. Em outros casos, os widgets móveis 102 podem prover o acesso a conteúdos que são baseados em dispositivo, tal como, por exemplo, o status atual da bateria, localização atual, ou semelhante.
Além disso, a memória 708 pode armazenar um Cliente de Gerenciamento de Widget (WMC) 704 que inclui um gerenciador de widget correspondente 710 para cada aplicativo de widget móvel 102 armazenado na memória 708. WMC 704 é executável para de forma sem fio obter um ou mais widgets móveis 102, a partir da rede de comunicação sem fio e supervisionar o funcionamento de widget móvel. Além disso, WMC 704 e, os gerenciadores especificamente de widget 710, podem ser executáveis para rastrear as atividades de widget móvel no dispositivo de comunicação sem fio 700, relatar tais atividades para um componente de rede, tal como um componente de rastreamento de widget 1100. Além disso, os gerenciadores de widget 710 podem fornecer um gerenciamento de acordo com a programação para atualização de conteúdo e gerenciamento para cobrir a configuração da apresentação do conteúdo na interface de usuário 702.
A Fig. 11 fornece uma representação em diagrama de bloco mais detalhada de do Cliente de Gerenciamento de Widget (WMC) 704, que é armazenado no dispositivo de comunicação sem fio 700. O WMC inclui um ou mais gerenciadores de widget 710 cada um correspondendo a um widget móvel 102 armazenado no dispositivo sem fio 700. O aspecto ilustrado da figura 11 ilustra os gerenciadores de widget, 710-A, 710-B e 710-N, onde N representa o último gerenciador de widget 710 entre a pluralidade de gerenciadores de widget.
O gerenciador de widget 710 inclui um programador de atualização de conteúdo 712 que inclui a lógica que é operável para atualizar a programação para entrega de conteúdo com base em um ou mais atributos de entrega de conteúdo pré-configuradas. Atributos de entrega de conteúdo podem incluir, mas não estão limitados a, uso de widgets, hora do dia / semana / mês / ano, localização de usuário / dispositivo ou semelhantes. Por exemplo, o uso de widget pode ditar que mais widgets frequentemente acessados (por exemplo, widgets, que são clicados ou similar) são providos com atualizações de conteúdo mais frequente, enquanto que menos widgets acessados são providos com as atualizações de conteúdo menos frequentes. Em outro exemplo, a lógica pode determinar a hora do dia que um usuário é mais provável para acessar um widget e, por sua vez, programar as atualizações de conteúdo mais frequente durante esse tempo. Além disso, a lógica pode associar localização com atualizações de conteúdo, de tal forma que quando o usuário / dispositivo estiver em proximidade de um determinado local, atualizações mais ou menos frequentes ocorrem. Por exemplo, se um usuário estiver nas imediações de um estádio de esportes, a lógica pode ser configurada para fornecer atualizações mais frequentes para um widget de esportes relacionados com a informação.
Deve ser notado que enquanto o programador de atualiação de conteúdo 712 fornecer a lógica para determinar programações de atualização com base em um ou mais atributos de entrega de conteúdo, a programação também pode ser com base nas preferências de rede / fatores para entrega de conteúdo e/ou configuração de usuário de programação de conteúdo. Portanto, a programação de atualização de conteúdo 712 pode adicionalmente incluir lógica que provê a priorização, ponderação, ou de outra maneira fatoriamento de entrega de conteúdo com base nos atributos de entrega de conteúdo, as preferências de rede / fatores, e/ou a configuração do usuário. Além disso, cada gerenciador de widget 710 pode ser configurado de tal forma que o usuário pode substituir o programador de atualização de conteúdo 712 e ou garantir a sua própria programação de atualização de conteúdo através de uma opção de módulo de gerenciamento de widget 722 do assistente de widget 718. Além disso, o widget pode ser configurado através do módulo de gerenciamento de widget 722 do assistente de widget 718 com um botão ou outra interface de usuário que permite ao usuário instantaneamente solicitar uma atualização de conteúdo.
O gerenciador de Widget 710 também inclui relatório de uso de widget 714 que inclui a lógica operável para coletar e relatar informações de uso de widget. A Fig. 12 fornece um diagrama de blocos mais detalhado do relatório de uso de widget 714. O relatório 714 pode incluir o uso de coletor de dados 740 operável para coletar dados de utilização do widget 742. Os dados de uso de widget podem incluir, mas não está limitado a, tal como a frequência de acesso a widget, a profundidade do acesso (ou seja, quantos cliques o Widget sofre durante um acesso), a hora do dia / semana que o widget é acessado e assim por diante. O relatório de uso 714 pode adicionalmente usar o armazenamento de dados 744 ou, opcionalmente, os dados de uso de widget 742 podem ser armazenados em outro componente de armazenamento de dados externo a partir do relatório de uso de widget 714 ou o cliente de gerenciamento de widget 704. O relatório de uso 714 pode também incluir um compilador de relatório de dados de uso 746 operável para compilar os dados de uso brutos em um ou mais relatórios de dados de uso 748 com base em operador de rede, desenvolvedor de widget e/ou critérios de relatório de terceiros. Alternativamente, em outros aspectos, o relatório de uso de widget pode comunicar dados de uso de widget 742 para a rede.
As informações coletadas de uso de widgets, ou dados de uso de widget brutos 742 ou relatórios de uso compilados 748, para entidades da rede. Por exemplo, dados de uso de widget 742 podem ser comunicados a uma entidade de rede, tal como bloqueador digital 304 do Sistema de Gerenciamento de Widget (WMS) 300 (Fig. 1 e 8) . O WMS pode implementar os dados de uso 742 para determinar programações de atualização de conteúdo para o widget, para priorizar widgets catálogo de widget pessoal do usuário ou semelhantes. Além disso, o WMS 300 pode comunicar as informações de uso para um sistema back-end 101 (Fig. 1) para fins de notificação e/ou efeitos de faturamento.
Referindo-se novamente à figura 11, gerenciador de widget 710 também inclui um renderizador especifico de widget 716 que inclui a lógica operável para apresentar o widget 102 no dispositivo sem fio 700 com base em um ou mais atributos de processamento. Uso de widgets de atributos de renderização, hora do dia / semana / mês / ano, usuário / localização do dispositivo ou semelhantes. Por exemplo, uso de widgets pode aqueles widgets mais frequentemente acessados (por exemplo, widgets que são clicados ou similar) são fornecidos na parede inicial da interface de usuário ou em uma posição de destaque na interface do usuário. Em outro exemplo, a lógica pode determinar que a data é um domingo, durante o outono e, portanto, uma widget de relatório de pontuação de futebol pode ser fornecido na parede inicial da interface do usuário ou em uma posição de destaque na interface do usuário. Deve-se notar que, enquanto o processador especifico de widget 716 fornece a lógica para determinar onde um widget deve ser processado em um display o renderizador 716 também pode prover configuração de regras de renderização de que podem substituir ou aumentar a decisão de renderização feita pela lógica.
O WMC 704 adicionalmente inclui uma interface de usuário de widget, tal como um assistente de widget 718, operável para fornecer ao usuário uma interface para gerenciar quais widgets 102 são armazenados e apresentados no dispositivo sem fio 700, bem como uma interface para compar ou de outra maneira obter widgets a partir de um mercado. Além de uma interface de usuário baseada em dispositivo sem fio, tal como o assistente de widget 718, o sistema 100 pode incluir um portal de gerenciamento de widget baseado em rede 800 (Fig. 1), o qual provê ao usuário do dispositivo acesso a rede a partir de outro dispositivo sem fio ou com fio, tal como um PC ou similar, para fazer alterações nas definições de configuração, comprar / obterr widgets adicionais ou de outra forma gerenciar os widgets apresentados no dispositivo sem fio.
O assistente de widget 718 pode incluir o módulo de gerenciamento de widget 720 operável para prover o usuário com gerenciamento sobre os widgets que são exibidos na interface de usuário 702. Além disso, o assistente de widget 718 pode incluir catálogo de widget 722 operável para fornecer ao usuário uma lista atualizada dos widgets atualmente disponíveis a partir do operador de rede ou alguma outra fonte de rede. A Fig. 13 provê um diagrama de blocos detalhado de vários componentes do assistente de widget 718, incluindo o módulo de gerenciamento de widget 720 e o catálogo de widget 722. O módulo de gerenciamento de widget pode prover uma listagem de widget 750, que provê a exibição de uma lista de widgets 102 atualmente armazenada no dispositivo sem fio. A listagem 750 provê que o usuário instantaneamente atualize a interface de usuário com widgets selecionados. Neste sentido, um usuário pode desativar instantaneamente um widget sendo apresentado / exibido e substituir o widget por outro widget armazenado no dispositivo. Além disso, o módulo de gerenciamento de widget 720 provê o módulo de configuração do widget 752 que é operável para fornecer ao usuário para configurar os widgets com base nas preferências pessoais. O módulo de configuração de widget 752 pode incluir configuração da programação de atualização de conteúdo 754 operável para permitir ao usuário definir a frequência com que cada widget é provido com atualizações de conteúdo e configuração de renderização de conteúdo 756 operável para fornecer ao usuário a capacidade de definir a forma na qual os widgets são renderizados / apresentados na interface do usuário, tais como a posição no display, o tamanho do widget ou similar. Após as alterações de usuário para as definições de configuração no módulo de configuração 752, o assistente de widget 718 pode realizar upload ou de outra maneira comunicar as alterações de configuração da rede para armazenamento no bloqueador digital 304 associado com o usuário 104 e/ou o dispositivo sem fio 700.
O assistente de widget pode adicionalmente incluir catálogo de widget 722 que fornece uma listagem de widget 758 de widgets atualmente disponiveis a partir da fonte de rede. A lista de widgets no catálogo pode ser atualizada periodicamente, com base em uma programação definida ou uma entrada de usuário, para assegurar o ciclo dos widgets disponiveis para o usuário. A atualização ou recebimento inicial do catálogo podem ser fornecidos pelo WMS 300. Além disso, a listagem 758 pode ser personalizada para o usuário com base em padrões anteriores de uso de widget ou outros atributos, tais como tempo, lugar ou similar.
Em certos aspectos, widgets de anúncios podem ser apresentados ao cliente como uma opção através do catálogo de widget 722. Em alguns aspectos, widgets de anúncio podem ser oferecidos ao usuário como forma de subsidiar ou de outra maneira substituir o custo de outros widgets. Deve-se notar que se o cliente de gerenciamento de widget 704 está configurado para prover a apresentação de widgets de anúncio, os widgets de anúncio podem ser widgets "bloqueados", os quais de outra forma permitem ao usuário gerenciar ou configurar os widgets através do assistente de widget 718. Ao bloquear os widgets de anúncio o operador de rede e/ou anunciante tem certeza de que os anúncios estão sendo exibidos / apresentados sem que o usuário de outra forma escolha opt-out dos widgets de anúncio. Além disso, naqueles aspectos que proporcionem widgets de anúncio o relatório de uso de widget 714 pode ser configurado para fornecer coleção especifica e relatar dados de uso relacionados com a interação que um usuário pode experimentar com um anúncio, tal como tempo visto ou a profundidade acessada do anúncio.
Referindo-se novamente à figura 11, o WMC 704 também inclui controlador de atualização 724 e adaptador de atualização 726. O controlador de atualização 724 é operável para controlar entrega de dados a montante e a jusante de e para o WMC 704. Por exemplo, o controlador de atualização 724 pode ser operável para controlar a entrega de dados de uso 742 ou relatórios de dados de uso 748 para entidades da rede, definições de configuração do widget, e/ou solicitações de usuários para compra ou obtenção de um widget novo ou atualizado. Em certos aspectos, o controlador de atualização 724 pode ser operável para recolher e fornecer dados para entidades de rede, tais como a Sistema de Gerenciamento de Widget (WMS) 300. Além disso, a controlador de atualização 724 pode ser operável para receber atualizações de conteúdo de widgets, atualizações para o catálogo de widget 722, definições de configuração para programações de atualização de conteúdo, solicitações de relatórios de conteúdo ou similar.
Além disso, o adaptador de atualização 726 é operável para lidar com o transporte a montante e a jusante dos dados a partir do WMC 704 para a entidade de rede apropriada. Neste contexto, o adaptador de atualização 726 é operável para receber / transmitir dados através de um determinado tipo de conexão de rede, por exemplo, um um socket de Protocolo de Internet (IP), um socket de Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), Serviço de Mensagens Curtas (SMS), ou semelhantes. Além disso, o adaptador de atualização 726 é operável para comparar a configuração existente de widgets com configurações de WMS empurrado e fazer alterações nas configurações em conformidade; tal como instanciar novos widgets e/ou desabilitar widgets desativados.
O WMC 704 pode adicionalmente incluir um sensor de capacidade de vazão 728 operável para detectar o tempo de capacidade de vazão e estimar o tempo de download de atualização de conteúdo para um widget. O sensor de capacidade de vazão 728 é operável para ser contratado após a abertura de WMC 704, e tempo de produção aproximado pode ser percebido através do estabelecimento de uma conexão IP e medição do Round Trip Time (RTT) . Com base no tempo de capacidade de vazão e no tamanho aproximado da atualização de conteúdo anterior para urn widget de interesse, uma estimativa pode ser estabelecida do tempo para atualizar um widget e fornecida ao usuário quando o usuário solicita uma atualização. Além disso, o sensor de capacidade de vazão 728 pode ser configurado para fornecer um aviso se a atualização de conteúdo demorar mais do que um limite de tempo determinado.
O WMC 704 pode também incluir ID de assinante / determinador credencial 730 operável para determinar que o assinante / identificação do usuário associado com o WMC 704. Em um aspecto, o determinador de ID de assinante 730 pode iniciar uma chamada HTTP e o cabeçalho de resposta pode incluir a identificação do assinante. Em aspectos adicionais, o determinador de ID de assinante pode ser derivado a partir do dispositivo sem fio ou similar.
Além disso, o ID de assinante / determinador de credencial 730 pode ser configurado para verificar as credenciais do assinante / usuário, solicitando que o usuário digite as credenciais apropriadas, por exemplo, identificação do usuário. Baseado na entrada, as credenciais do usuário são comparadas com a identificação de assinante e se uma combinação é determinada, um relatório confirma a combinação pode ser comunicada ao WMS 300 e um registro criado no bloqueador digital 304 associado com o assinante / usuário. Posteriormente, a identificação de assinante e as credenciais de assinante podem ser incluidas em todas as mensagens transmitidas a partir do WMC 704 para o roteador de mensagem 500.
Como observado anteriormente, além de configurar o cliente de gerenciamento de widget (WMC) 704 e widgets móveis associados 102 no dispositivo sem fio, o sistema provê uma portal de gerenciamento de widget do usuário 800, tal como mostrado na Figura 16. 0 portal de gerenciamento de widget de usuário 800 permite ao usuário 104 acessar o componente através de outro dispositivo, tal como um PC com fio ou outro dispositivo sem fio, para gerenciar o (WMC) no dispositivo sem fio 7 00. 0 portal de gerenciamento de widget do usuário 800 está em comunicação de rede com o sistema de gerenciamento de widget (WMS) 300 e WMS 300 está em comunicação sem fio com o dispositivo sem fio 700 através do roteador de mensagem 500. O portal de gerenciamento de widget do usuário 800 funciona como complemento para o assistente de widget 718 no dispositivo sem fio 700, provendo ao usuário 104 acesso remoto para o gerenciamento dos widgets no dispositivo sem fio. O portal de gerenciamento de widget do usuário 800 é operável para receber informações relativas ao WMC atual de usuário 704 ou configurações de widget 102 do perfil do usuário armazenado no bloqueador digital 304 do WMS 300. Como tal o portal de gerenciamento de widget do usuário 800 pode incluir um módulo de configuração WMC 810 operável para fornecer ao usuário 104 a capacidade de re-configurar as definições que se aplicam ao WMC total 704 em geral. Além disso, o portal de gerenciamento de widget do usuário 800 pode incluir um ou mais módulos de configuração de widget 820 operável para fornecer ao usuário 104 a possibilidade de reconfigurar os widgets 102 atualmente armazenados no dispositivo sem fio 700.
Além do WMC e configuração do widget, o portal de gerenciamento de widget do usuário 800 pode fornecer ao usuário aprender sobre e/ou adquirir novos widgets. Como tal o portal de gerenciamento de widget do usuário 800 pode incluir catálogo de widget 302 como comunicados do sistema de gerenciamento de widget 300. Além disso, o catálogo de de widget 302 pode ser personalizado para o usuário 104 tais que widgets de interesse para o usuário 104 estão listados no catálogo perto do inicio ou são de outra maneira destacados. Widgets de interesse podem ser identificados pelo WMS 300 com base no rastreamento de uso de widget / medição de dados comunicados a partir do dispositivo sem fio 700. Uma vez que um usuário seleciona,
adquire, ou de outra maneira compra um novo widget, o portal de gerenciamento de usuário 800 comunica a seleção para o WMS 300 e o WMS 300 posteriormente retransmite o widget a partir de um servidor de acesso a conteúdo correspondente 900 (Fig. 17) e comunica o widget para o dispositivo sem fio através de uma roteador de mensagem 500.
Servidor de Acesso a Conteúdo / Componentes de Conteúdo - Anúncio - Rastreamento-
Referindo-se a fig. 17, um diagrama de blocos detalhado destacando o servidor de acesso a conteúdo 900 é descrito. O servidor de acesso a conteúdo 900 é operável para fornecer conteúdo para os widgets móveis 102 baseado em uma programação de atualização predeterminada para o widget. Como mencionado anteriormente a programação de atualização pode ser logicamente determinada com base em um ou mais atributos de entrega de conteúdo, atributos da rede e/ou definições de configurações de usuário. Um widget móvel 102 irá iniciar uma solicitação de conteúdo 904 com base na programação de atualização, que é recebida de forma sem fio pelo servidor de acesso a conteúdo 900 através do roteador de mensagem 500. O servidor de acesso a conteúdo 900 irá atuar na solicitação 904 recuperando o conteúdo atual do provedor de conteúdo 902 ou, no caso das anúncios que servem a plataforma 1000, que está em comunicação com uma fonte de anúncio. Depois que a atualização de conteúdo é recuperada, a atualização é comunicada para o dispositivo sem fio para apresentação no widget correspondente. Por exemplo, se o widget móvel é um widget de relatório de pontuação de evento esportivo, uma solicitação pode ser enviada para o servidor de acesso a conteúdo e o servidor de acesso a conteúdo pode recuperar uma atualização de conteúdo, na forma de pontuações de envento esportivo atualizado a partir de um provedor de conteúdo 902, tal como um site de web de noticias baseado em esporte ou similar. Em um aspecto, o servidor de acesso a conteúdo 900 pode incluir um empacotador de pacote de conteúdo 910 operável para empacotar atualizações em um pacote de atualização de conteúdo, tal como um arquivo zip ou algum outro mecanismo de compressão espectralmente eficiente. Empacotar atualizações de conteúdo em pacotes provê mensagens menores que podem ser entregues de forma mais eficiente para os dispositivos sem fio. As atualizações de conteúdo podem ser comunicadas para o dispositivo sem fio através de conexões diferentes, dependendo das conexões disponiveis no dispositivo sem fio. Exemplos de conexões incluem, mas não estão limitadas, soquete HTTP, socket IP, SMS, etc.
Além de fornecer as atualizações de conteúdo, servidor de acesso a conteúdo 900 pode servir como ponto para medir / rastrear dados comunicados do WMC 704. Em alguns aspectos, a solicitação de atualização de conteúdo 904 pode incluir os dados de medição ou de rastreamento, tais como dados de uso do widget 742 ou relatórios de uso do widget 748. Em tais aspectos, o servidor de acesso a conteúdo 900 inclui um componente de medição / rastreamento 1100 operável para analisar os dados de uso de widget 742 ou relatórios de uso de widget 748 a partir da solicitação e rotear a dados de medição / rastreamento para um provedor de conteúdo 902 ou a plataforma de serviço de anúncio 1000. Além disso, o servidor de acesso a conteúdo pode comunicar os dados de medição / rastreamento para um sistema de back- end 101, que inclui um componente analitico 1200 operável para receber os dados de medição / rastreamento e logicamente determinar padrões de uso ou similar. A análise dos dados pode ser comunicada e utilizada pelo componente de relatório 1300 para gerar relatórios predefinidos e pelo componente de faturamento 1400 a gerar faturamento de widget, tais como faturamento de widget baseado nas taxas de uso de widgets.
Como observado anteriormente, um ou mais elementos que são armazenados e apresentados no dispositivo sem fio 700 podem incluir widgets de anúncio operáveis para exibir anúncios em forma de widget. Em certos aspectos, widgets de anúncio podem ser fornecidos pelo operador de widget como recurso opt-in, no qual o usuário é oferecido a opção de optar por aceitar widgets de anúncio no lugar de alguma forma de compensação, como a redução do custo de outros widgets não publicitários ou similar. Assim, widgets de anúncio podem ser configurados para serem provedores de widget em conjunto com os anunciantes como um widget "bloqueado", o que significa que o usuário é incapaz de reconfigurar o widget ou desativar o widget do dispositivo sem fio. A Fig. 14 apresenta um diagrama de blocos de um exemplo de um widget de anúncio 1010 e, mais especificamente, os metadados de anúncio 1012 incluidos nesse tipo de anúncio. Os metadados 1012 podem incluir um identificador de anúncio 1014, tal como número de id que serve para identificar o anúncio, e um identificador de localização de recurso 1016, que serve para identificar a origem do anúncio, tal como um endereço IP ou similar. Os metadados 1012 podem adicionalmente incluir interação associada 1018, que serve para definir interações do usuário com o anúncio, como a funcionalidade clique-para- navegar ou similar e/ou local de desembarque 1020, que define uma localização URL para a interação do usuário diferente de clicar para navegar. Em outros aspectos, os metadados 1012 podem incluir o TTL (Time to Live) 1022 para a anúncio, que define a data de expiração para o anúncio sobre o dispositivo sem fio, e tempo / frequência de métricas de exibição 1024, que define programações especificas e/ou a frequência com que a anúncio deve ser exibida no dispositivo sem fio. Além disso, os metadados 1102 podem incluir métricas de exibição contextuai 1026, que definem outros parâmetros de contexto relacionados com a exibição da anúncio e instruções de coleta de métrica do dispositivo sem fio 1028, que definem as métricas que devem ser recolhidas no dispositivo sem fio, e subsequentemente comunicada para a rede, em relação à exibição dos anúncios, como o tempo / frequência da exibição, a frequência de interação do usuário com os anúncios, a profundidade de click-throughs e similares. Os metadados 1012, adicionalmente podem incluir quaisquer outros metadados 1012 relacionadas com o anúncio 1010, a exibição de anúncio no widget ou as funções de relatório.
Como mostra o diagrama de blocos da figura. 15, anúncios 1010 são transmitidos sem fio ao widget de anúncio 102-1 no dispositivo sem fio 700 através de uma fonte de anúncio, tal como componente de serviço publicitário / plataforma 1000. A anúncio de serviço de anúncio 1000 está em comunicação com o servidor de acesso a conteúdo 900, tal que as anúncios 1010 são comunicadas da plataforma de serviço de anúncio 1000 para o dispositivo sem fio 700 através do servidor de acesso a conteúdo 900. Além disso, o roteador de mensagens 500 está em comunicação com o servidor de acesso a conteúdo 900 e serve para garantir que os anúncios e informações relacionadas são comunicados para e a partir do dispositivo sem fio através da rede sem fio 106 usando um protocolo de comunicação unificado. A plataforma de serviço de anúncio está em comunicação com um banco de dados de anúncio 1040 que armazena o inventário de anúncios 1110. Assim, a plataforma de serviço de anúncio é operável para recuperar os anúncios 1110 do banco de dados 1020 e comunicar os anúncios para o widget de anúncio 102-1 no dispositivo sem fio.
Além disso, semelhante a uma solicitação de atualização de conteúdo, conforme descrito acima, o dispositivo sem fio pode emitir uma solicitação de anúncio 1040 operável para solicitar entrega de um anúncio para a apresentação de um anúncio sobre o dispositivo sem fio. A solicitação de anúncio é recebida pela plataforma de serviço de anúncio 1000, que obtém um anúncio de banco de dados 1040. A solicitação de anúncio pode incluir, um identificador, emitido pela plataforma de serviço de anúncio 1000, que identifica o WMC 704. A solicitação pode adicionalmente incluir um relatório de medição / rastreamento que identifica anúncios apresentados recentemente e o número de apresentações durante o TTL.
Além disso, plataforma de serviço de anúncio 1000 pode adicionalmente compreender um gerenciador de campanha publicitária 1050 operável para gerenciar campanhas de anúncio para anunciantes, comunicando anúncios para widgets de anúncio baseados em critérios de campanha publicitária. Critérios de campanha publicitária podem ditar que determinadas anúncios são empurradas para dispositivos sem fio com datas de vencimento e frequência de taxas de exibição relacionada com a campanha publicitária. Em outros aspectos, a campanha publicitária pode segmentar determinadas informações demográficas relativas aos usuários, ou a certos dispositivos sem fio, tal que certos anúncios são segmentados para determinados usuários e/ou dispositivos sem fio que estão dentro dos limites público- alvo. As informações demográficas podem incluir, mas não estão limitadas a, sexo do usuário, interesses dos usuários, a renda do usuário, a idade do usuário, endereço do usuário, a corrente utilizada / localização do dispositivo sem fio, e assim por diante.
A plataforma de serviço de anúncio 1000 pode adicionalmente incluir um componente de rastreamento/ medição 1060 que rastreia e mede informações relacionadas com a exibição de anúncios em widgets de anúncio de usuários. O componente de rastreamento / medição 1100 pode analisar os referidos dados de medição e rastreamento relacionados especificamente ao anúncio 1010 e widgets de anúncio 102-1 e comunicar a informação de medição e rastreamento relacinada a anúncio para o componente de rastreamento / medição 1060 dd plataforma de serviço de anúncio 1000. Os dados de rastreamento / medição que são transmitidos a partir do WMC 704 podem incluir identificadores de anúncio, número de apresentações / exibições sobre o widget de anúncio, profundidade de interação do usuário (por exemplo, número de clickthroughs), tempo de interação do usuário / visualização da anúncio e semelhantes.
A plataforma de serviço de anúncio 1000 pode ainda estar em comunicação com um servidor de troca de licitação de anúncio 1002 que é operável para permitir que um mercado de licitação de anúncio ocorra entre anunciantes 1004 e os operadores de rede / widget 110. O mercado de troca de licitação pode prover aos anunciantes 1004 lançar widget de anúncio com base em um ou mais critérios de anúncio, tal como uma posição / posicionamento do anúncio na parede de widget, a frequência de apresentação, o tempo da apresentação, a demografia do público-alvo e assim por diante. Além disso, o mercado de troca de licitação pode prover aos anunciantes lançar com base em apresentação de multicast e/ou broadcast de anúncios no widget. Em um aspecto, o mercado de troca de licitação é um mercado à disposição do público, tal como um mercado baseado na Internet que permite a todos os anunciantes ou potenciais anunciantes a licitação da anúncio baseada em widgets.
Sistema de back-end
Referindose-se de volta à figura. 1, como observado anteriormente, em alguns aspectos, o sistema 100 pode ter um sistema de back-end 101 para a análise dos dados rastreados e as transações no sistema 100. Sistema de Backend 101 pode incluir uma ou qualquer combinação de componente analitico 1200, componente de relatório 1300, e componente de faturamento de 1400.
O componente ananlitico 1200 recebe e analisa os dados do sistema 100.
O componente de relatório 1300 gera relatórios, incluindo o informações proprietárias de operadora / portadora 1302, com base nos resultados da análise do componente analitico 1200.
O componente de faturamento 1400 responsável por operações no sistema 100 e os débitos e/ou créditos de um ou mais usuários finais 104, desenvolvedores / provedores 108, operadoras / portadoras 110, ou anunciantes 908.
Amostra de Fluxos de Chamada
Referindo-se às Figs. 18-23, de acordo com alguns aspectos, alguns exemplos não limitantes de fluxos de chamadas ou mensagens são listados para várias situações. Referindo-se à fig. 18, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel refere-se a uma seleção originada em portal de gerenciamento de widget (WMP), e configuração de um novo widget móvel. Em particular, o Windows Media Player interage com o WMS para selecionar e configurar o widget móvel. O WMS interage com o CAS para obter o conteúdo do widget móvel. Além disso, o WMS encaminha o widget móvel e/ou a atualização de conteúdo para o widget móvel para o WMC, através do roteador de mensagens.
Referindo-se à fig. 19, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel refere-se a uma seleção originada em WMC, configuração e atualização de um widget móvel. Em particular, WMC interage com WMS para selecionar e configurar o widget móvel. 0 WMS interage com o CAS para obter o conteúdo do widget móvel. Além disso, o WMC pode solicitar uma atualização de conteúdo para o widget móvel do CAS, que responde com o conteúdo atualizado, em que WMC confirma o recebimento.
Referindo-se à fig. 20, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel se refere a um WMC acessando uma loja na web no WMS, em que operadora / portadora autoriza o acesso. Em particular, o WMC solicita acesso à loja do WMS, que verifica com a operadora / portadora que o WMC está autorizado para tal acesso. Por exemplo, a verificação pode incluir passar um identificador ou uma credencial associada com o WMC ou o usuário final em um servidor de gerenciamento de conteúdo ou servidor de autorização da operadora / portadora para determinar se o WMC está autorizado. Ao receber a autorização, o WMS é, então, capaz de fornecer ao WMC acesso à loja virtual e permite a interação subsequente para download de widgets móveis.
Referindo-se à fig. 21, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel se refere a uma atualização de conteúdo solicitada pelo WMC. Em particular, com base na ocorrência de um evento de atualização de conteúdo, WMC envia uma solicitação de atualização de conteúdo via mensagem de roteador para o CAS. O CAS passa a atualização de conteúdo correspondente e transmite ao WMC através do roteador de mensagens. Deve ser notado que ao invés de em um exemplo, a solicitação de atualização de conteúdo pode ser iniciada pelo usuário. Além disso, também deve-se notar que WMC pode empacotar dados de medição / rastreamento junto com a solicitação de atualização de conteúdo. Neste caso, o CAS é operável para encaminhar os dados de medição / rastreamento para outros elementos da infraestrutura, tais como o componente analitico do sistema de back-end e/ou a plataforma de serviço de anúncio de servir.
Referindo-se à fig. 22, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel se refere a um relatório de dados de medição / rastreamento de widget e um ajuste correspondente de uma programação de atualização de widget baseado no relatado dados de medição / rastreamento. Em particular, WMC transmite uma mensagem de widget que inclui dados de medição / rastreamento para CAS via roteador de mensagens. CAS é operável para encaminhar a dados de medição / rastreamento para outros elementos da infraestrutura, tais como os componentes analitico e de relatório neste caso. Os componentes analitico e de relatório, então, determinam os dados de uso com base nos dados de medição / rastreamento relatados, que é fornecido como uma entrada para o WMS e/ou a UWM para uso na determinação de programações de atualização de conteúdo. Com base nos dados de uso, uma nova programação de atualização é determinada para um ou mais usuários e/ou para um ou mais widgets móveis. A nova programação de atualização é armazenada no WMS e/ou no UWM, e é ainda comunicada ao WMC através do roteador de mensagens. Assim, uma nova programação de atualização é realizada com base na análise dos dados de medição / rastreamento fornecidos pelo WMC.
Referindo-se à fig. 23, por exemplo, em um aspecto, um fluxo de chamadas de alto nivel refere-se ao CAS fornecendo WMC com uma atualização de conteúdo. Em particular, o CAS transmite uma solicitação de conteúdo para um provedor de conteúdo, que responde com um documento de conteúdo. O documento de conteúdo pode incluir diversos conteúdos atualizados, bem como referências a recursos para atualizações de conteúdo adicionais. O CAS analisa o conteúdo do documento e, se necessário, as solicitações de recursos adicionais do provedor de conteúdo. Ao receber os recursos solicitados, o CAS transforma os recursos e os outros conteúdos do documento de conteúdo em um pacote de atualização para entrega ao WMC. Ao completar a transformação, o CAS encaminha o pacote de atualização de conteúdo para o WMC, através do roteador de mensagens.
Otimização de Programação de Atualização
Referindo-se às Figs. 24-26, em um aspecto, um equipamento e métodos para otimizar as atualizações de conteúdo de um widget móvel são providos. Ao utilizar um widget móvel como uma alternativa para um navegador de web, o widget móvel pode ser pré-configurado com uma programação de atualização de conteúdo para levar em conta os vários fatores de programação. Além disso, em contraste com um widget baseado em PC, a programação de atualização de conteúdo do widget móvel pode contemplar vários fatores de programação exclusiva para o ambiente de rede sem fio.
Referindo-se à fig. 24, em um aspecto, o gerenciador de programação de atualização 244 do UWM 200 (Figuras 1 e 5) inclui um módulo de programação 246 tendo lógica, algoritmos, lógica de fuzzy, heuristica, ou redes neurais, etc. operáveis para gerar uma programação de atualização de conteúdo 248 com base em uma ou qualquer combinação de fatores de programação 250. Por exemplo, fatores de programação 250 podem incluir, mas não estão limitados a uma ou qualquer combinação de: considerações relacionadas ao operador 252, tal como o uso da rede de tempo histórico ou projetado ou capacidade de dados, considerações relacionadas ao usuário 254, tal como uma preferência de atualização de conteúdo de usuário, dados históricos padrão de atualização do usuário que define quantas vezes um usuário final atualiza conteúdo de widget móvel e/ou para o que de profundidade de widget um usuário final visualiza o conteúdo de widget móvel, ou quantas vezes um usuário atualiza os respectivos widgets e, assim, identificar uma prioridade de atualização entre os respectivos widgets; tipo de conteúdo 256 correspondente ao conteúdo ou ao widget móvel, tal como a frequência das mudanças de conteúdo para o respectivo widget móvel; contexto 258 do widget móvel e/ou dispositivo de comunicação sem fio que opera o widget móvel, tal como um contexto operacional compreende pelo menos um de uma época ou uma localização geográfica e capacidade do dispositivo 260 do dispositivo de comunicação sem fio que operam o widget móvel, tais como tamanho do display, capacidades de renderização de gráficos, velocidade do processador, tamanho da memória disponivel, etc.
Por exemplo, em um aspecto, uma consideração relacionada a operador 252 pode definir um ou mais periodos de tempo quando o uso da rede celular é alto, e o módulo de programação 246 pode desenvolver programação de atualização de conteúdo 248 para evitar ou minimizar as atualizações de conteúdo durante esses periodos de tempo.
Em outro exemplo, em um aspecto, um usuário final pode ter uma coleção de widgets móveis com diferentes niveis de interação. Baseado em padrões de uso, é possivel modificar as programações de atualização para usuários individuais. Por exemplo, WMC 704 pode rastrear ou medir dados de uso que podem ser analisados pelo módulo de programação 246 para observar que o usuário principalmente acessa determinados widgets. Como tal, com base nestes dados de uso, o módulo de programação 246 pode dar a estes widgets prioridade para as atualizações. Como exemplo, suponha-se que um usuário tem dois widgets na parede de widget: A e B. Um Widget de acesso é observado a uma taxa de aproximadamente uma vez a cada 2 dias, enquanto Widget de acesso B é 3 vezes por dia. É possivel personalizar a programação de atualização em diversas maneiras diferentes, que são especificas de usuário, tal como por exemplo: (i) atualização de conteúdos de widget A e B de acordo com padrões de acesso de Widget B, por exemplo, com uma frequência de 3 por dia antes do tempo de acesso observado, ou (ii) atualizar o conteúdo do Widget B, de acordo com padrões de acesso de Widget B, mas a cada 2 dias atualizar piggyback Widget A.
Em outro exemplo relacionado ao tipo de conteúdo 256, que seria mais provável que não ser necessário obter uma atualização de widget de ações para umação dos EUA após cinco horas da tarde, horário de Brasilia, ou nos finais de semana ou feriados, como os mercados de ações dos EUA estariam fechados e assim, a atualização de conteúdo correspondente não passaria de uma atualização anterior obtida antes ou no fechamento dos mercados de ações dos EUA. Além disso, por exemplo, padrões distintos de uso para diferentes tipos de conteúdo, por exemplo, diferentes categorias de conteúdo de web, podem ser identificados, dependendo da hora e dia da semana. Por exemplo, o uso de e-mail pode ser relativamente alto durante o dia da semana, enquanto entretenimento e esportes podem ser relativamente elevados durante períodos da semanda à noite e fim de semana.
Em um aspecto adicional, o módulo de programação 246 forma programação de atualização de conteúdo 248 com base em uma combinação de considerações relacionadas com o operador 252, tais como os padrões de uso da rede, as considerações finais relacionadas ao usuário, tais como padrões de uso de widgets, e o tipo de conteúdo 256, tais como características de conteúdo do widget.
Em outro aspecto, a lógica, algoritmos, lógica de fuzzy, heurística, ou redes neurais, etc., do módulo de programação 246 podem incluir regras de contenção configuráveis para equilibrar ou definir prioridades entre os fatores de programação concorrentes 250.
Em qualquer caso, o gerenciador de programação de atualização 244 pode ser operável para armazenar programação de atualização de conteúdo 248 localmente, por exemplo, no banco de dados 128 (Fig. 4), e/ou transmitir a programação de atualização de conteúdo 248 para o WMS 200 para armazenamento. Por exemplo, referindo-se momentaneamente a fig. 8, o WMS 200 pode armazenar programação de atualização de conteúdo 248 em bloqueador digital 304 e/ou no banco de dados 310, em correspondência com widget móvel 102, catálogo de widget 302, e/ou registro de assinantnate 314. Além disso, a programação de atualização de conteúdo 248 pode ser comunicada ao WMC 704 e CAS 200, a fim de permitir o gerenciamento de atualizações de conteúdo a partir do provedor de conteúdo 902. Assim, em alguns aspectos, o WTC 704 recebe o conteúdo de atualização 2 62 do CAS 900 com base na programação de atualização de conteúdo 248.
Deve ser entendido que a programação de atualização de conteúdo 248 refere-se a atualizações automáticas ou pré-configuradas, e que um usuário final pode ainda ser capaz de acionar manualmente uma atualização de conteúdo a qualquer momento.
Referindo-se à fig. 25, em um aspecto, um método 270 operável em um dispositivo de rede para programar uma atualização de conteúdo de um widget móvel inclui o recebimento de uma consideração de atualização de widget relacionada a operador de rede sem fio 272. Por exemplo, essa consideração pode incluir periodos de tempo quando limita ou evita o acesso à rede para atualizações de conteúdo.
Além disso, o método inclui gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseado na consideração de atualização relacionada ao operador de rede sem fio em 27 4. Por exemplo, a programação de atualização de conteúdo pode incluir atualizações de conteúdo mais frequentes durante os momentos quando uma rede tem o uso da rede relativamente baixo ou capacidade de rede relativamente elevada, e a programação pode incluir atualizações menos frequentes ou nenhuma atualização durante tempos quando uma rede tem relativamente uso da rede relativamente alto ou baixa capacidade da rede.
Além disso, o método inclui armazenar a programação de atualização de conteúdo gerado para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel em 276. Por exemplo, a programação de atualização de conteúdo pode ser armazenada em uma memória ou um banco de dados associado com um ou ambos UWM 200 e/ou WMS 300 e/ou CAS 900 e/ou WMC 704.
Referindo-se à fig. 26, em um aspecto, um método 280 operável em um dispositivo sem fio para atualizar o conteúdo de um widget móvel inclui a obtenção de um widget móvel em 282. Por exemplo, o widget móvel 102 pode ser baixado do WMS 200.
Além disso, o método inclui receber uma programação de atualização de conteúdo para uso em atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em uma consideração de atualização relacionada a operador de rede sem fio em 284. Por exemplo, o WMC 704 pode utilizar a programação de atualização de conteúdo 248 para iniciar uma solicitação para o CAS 900 para uma atualização de conteúdo.
Além disso, o método inclui o recebimento de uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo em 286. Por exemplo, o WMC 704 podem ser operável para receber conteúdo atualizado 262 a partir do CAS 900, que obtém o conteúdo atualizado 262 a partir de provedores de conteúdo 902, em resposta ao envio de uma solicitação para atualização de conteúdo.
Além disso, o método inclui armazenar a atualização de conteúdo em 288. Por exemplo, o WMC 704 pode armazenar conteúdo atualizado 262 em um cache de memória ou dispositivo de comunicação sem fio 700 para uso na atualização de uma apresentação do conteúdo de widget móvel 102.
Voltando à figura 27, ilustrado é um sistema 2000, que programa uma atualização de conteúdo de um widget móvel. 0 sistema 2000 pode residir em um multiplexador, transmissor, um dispositivo de rede, etc., por exemplo. Tal como é descrito, o sistema 2000 inclui blocos funcionais que podem representar funções implementadas por um processador, software, ou combinação destes (por exemplo, firmware, etc.). 0 sistema 2000 inclui um agrupamento lógico 2002, componentes elétricos que facilitam a programação de uma atualização de conteúdo de um widget móvel. 0 agrupamento lógico 2002 pode incluir meios 2004 para receber uma consideração de atualização de widget. Além disso, agrupamento lógico 2002 pode incluir meios 2006 para gerar uma programação de atualização de conteúdo para um widget móvel baseada na consideração de atualização. Além disso, o agrupamento lógico 2002 pode incluir meios 2008 para o armazenamento a programação de atualização de conteúdo gerada para uso na atualização de um conteúdo do widget móvel. Além disso, o sistema 2000 pode incluir uma memória 2010 que retém instruções para a execução de funções associadas com os componentes elétricos 2004, 2006 e 2008. Embora apresentado como sendo externos à memória 2010, é preciso entender que os componentes elétricos 2004, 2006 e 2008 podem existir dentro da memória 2010.
Voltando à figura 28, ilustrado é um sistema 2012, que atualiza o conteúdo de um widget móvel. O sistema 2012 pode residir em um multiplexador, transmissor, equipamento celular, etc., por exemplo. Tal como é descrito, o sistema 2012 inclui blocos funcionais que podem representar funções executadas por um processador, software, ou combinação destes (por exemplo, firmware, etc.). O sistema 2012 inclui um agrupamento lógico 2014 de componentes elétricos que facilitam a atualização de conteúdo de um widget móvel. O agrupamento lógico 2014 pode incluir meios 2016 para obter um widget móvel. Além disso, o agrupamento lógico 2014, pode incluir meios 2018 para receber uma programação de atualização de conteúdo para uso na atualização de um conteúdo do widget móvel, em que a programação de atualização de conteúdo é gerada com base em um consideração de atualização. Além disso, o agrupamento lógico 2014 pode incluir meios 2020 para receber uma atualização de conteúdo com base na programação de atualização de conteúdo. Além disso, o agrupamento lógico, 2014 pode incluir meios 2022 para o armazenamento da atualização de conteúdo. Além disso, o sistema 2014 pode incluir uma memória 2024 que retém instruções para a execução de funções associadas com os componentes elétricos 2016, 2018, 2020 e 2022. Enquanto mostrados como sendo externos à memória 2024, é preciso entender que os componentes elétricos 2016, 2018, 2020 e 2022 podem existir dentro da memória 2024.
As lógicas lógicas ilustrativas, blocos lógicos, módulos e circuitos descritos em conexão com as modalidades divulgadas aqui podem ser executados ou implementados com um processador de finalidade geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação especifica (ASIC), um arranjo de porta programável em campo (FPGA), ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação destes projetada para realizar as funções descritas neste documento. Um processador de finalidade geral pode ser um microprocessador, mas em alternativa, o processador pode ser qualquer processador convencional, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de processadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outra configuração desse tipo. Além disso, pelo menos um processador pode compreender um ou mais módulos operáveis para executar uma ou mais das etapas e/ou ações descritas acima.
Adicionalmente, as etapas e/ou ações de um método ou algoritmo descritas em conexão com os aspectos revelados neste documento podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir na memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, EEPROM, registradores, um disco rigido, um disco removivel, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Um meio de armazenamento exemplar pode ser acoplado ao processador, de forma que o processador pode ler informações de e gravar informações no meio de armazenamento. Em alternativa, o meio de armazenamento pode ser integrante ao processador. Além disso, em alguns aspectos, o processador e o meio de armazenamento podem residir em um ASIC. Além disso, o ASIC pode residir em um terminal de usuário. Em alternativa, o processador e o meio de armazenamento podem residir como componentes discretos em um terminal de usuário. Além disso, em alguns aspectos, as etapas e/ou ações de um método ou algoritmo podem residir como uma ou qualquer combinação ou conjunto de códigos e/ou instruções em um meio legivel por máquina e/ou meio legivel por computador, os quais podem ser incorporados em uma produto de programa de computador.
Em um ou mais aspectos, as funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software, as funções podem ser armazenadas ou transmitidas, uma ou mais instruções ou código em um meio legivel por computador. Meios legiveis por computador incluem tanto o meio de armazenamento em coomputador quanto meios de comunicação, incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio de comunicação disponivel que pode ser acessado por um computador. A título de exemplo, e não de limitação, tais meios legíveis por computador podem incluir RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para transportar ou armazenar o código do programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que pode ser acessado por um computador. Além disso, qualquer conexão pode ser chamada de um meio legível por computador. Por exemplo, se o software é transmitido de um site, servidor ou outra fonte remota utilizando um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio, tais como rádio, infravermelho e micro-ondas, então, o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, DSL ou tecnologias sem fio tais como rádio, infravermelho e micro-ondas estão incluídos na definição de meio. Disco e disco, tal como aqui utilizado, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco ótico, disco digital versátil (DVD), disquete e disco Blu-ray, enquanto discos geralmente reproduzem dados magneticamente, discos normalmente reproduzem dados opticamente com lasers. Combinações dos anteriores também devem ser incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
Enquanto a divulgação que precede discute aspectos ilustrativos e/ou modalidaedes, deve-se notar que várias mudanças e modificações podem ser feitas aqui, sem se afastar do escopo dos aspectos descritos e/ou modalidades, tal como definido pelas reivindicações anexas. Além disso, embora os elementos dos aspectos descritos e/ou modalidades podem ser descritos ou reivindicados no singular, o plural é contemplado, a menos limitação ao singular seja explicitamente declarada. Além disso, toda ou parte de qualquer aspecto e/ou modalidade pode ser utilizada com toda ou uma parte de qualquer outro aspecto e/ou modalidade, salvo indicação em contrário.

Claims (15)

1. Método de programação de uma atualização de conteúdo de um widget móvel, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber (272) uma consideração de atualização de widget (252, 254) incluindo profundidade de widget a qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma frequência na qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma prioridade de atualização entre respectivos widgets móveis de modo que widgets menos acessados são fornecidos com atualizações de conteúdo menos frequentes; gerar (274) uma programação de atualização de conteúdo (248) para um widget móvel (102) com base na consideração de atualização (252, 254), em que uma atualização de conteúdo para um widget móvel utilizado menos frequentemente é atualizada para a programação de atualização de conteúdo de um widget móvel tendo uma programação de atualização de conteúdo mais frequente; e armazenar (276) a programação de atualização de conteúdo gerada (248) para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel (102).
2. Método de programação de uma atualização de conteúdo de um widget móvel, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber uma consideração de atualização de widget (252, 254) incluindo profundidade de widget a qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma frequência na qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma prioridade de atualização entre respectivos widgets móveis de modo que widgets menos acessados são fornecidos com atualizações de conteúdo menos frequentes; gerar uma programação de atualização de conteúdo (248) para um widget móvel (102) com base na consideração de atualização (252, 254), em que uma atualização de conteúdo para um widget móvel utilizado menos frequentemente é piggybacked em uma atualização de conteúdo de um widget móvel usado mais frequentemente de acordo com a programação de atualização de conteúdo do widget usado menos frequentemente; e armazenar a programação de atualização de conteúdo gerada (248) para utilização na atualização de um conteúdo do widget móvel (102).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que receber (272) uma consideração de atualização de widget (252) compreende adicionalmente receber uma consideração de atualização de widget relacionada a operador de rede sem fio.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a consideração de atualização de widget (252) compreende dados de uso de rede temporal.
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a consideração de atualização de widget (252) compreende dados de capacidade de rede temporal projetada ou histórica.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que receber (272) uma consideração de atualização de widget compreende adicionalmente receber uma consideração de atualização de widget relacionada a dispositivo de execução de widget, em que a consideração de atualização de widget compreende dados de uso de rede temporal.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um ou mais dentre: (i) identificar um tipo de conteúdo (256) correspondente ao conteúdo do widget móvel, ou (ii) receber uma preferência de atualização de conteúdo de usuário, ou (iii) receber dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou (iv) identificar um contexto operacional (256) correspondente ao widget móvel, ou (v) obter uma capacidade do dispositivo sem fio (250) que corresponde a um dispositivo de comunicação sem fio (700) em que o widget móvel (12 0) é operável, em que a geração (274) da programação de atualização de conteúdo (248) baseia-se adicionalmente em um ou mais dentre: (i) o tipo de conteúdo (256), ou (ii) a preferência de atualização de conteúdo de usuário, ou (iii) os dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou (iv) o contexto operacional (256), ou (v) a capacidade do dispositivo sem fio (260).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que: os dados históricos de padrão de atualização de usuário correspondem ao widget móvel (102) e a outros widgets móveis operáveis em um respectivo dispositivo de comunicação sem fio, e em que a geração da programação de atualização de conteúdo (248) para o widget móvel (102) é baseada nos dados históricos de padrão de atualização de usuário correspondentes a pelo menos um dentre os outros widgets móveis; o contexto operacional (258) compreende pelo menos um dentre um tempo ou localização geográfica; ou obtenção de uma capacidade do dispositivo sem fio (260) compreende adicionalmente obter a capacidade do dispositivo sem fio compreendendo um dentre vida de bateria ou capacidade de microprocessador ou capacidade de conexão sem fio.
9. Método de atualização de conteúdo de um widget móvel em um dispositivo sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: obter um widget móvel; o método compreendendo_adicionalmente: receber (284) uma programação de atualização de conteúdo (248) para uso em atualização de um conteúdo do widget móvel (102), em que a programação de atualização de conteúdo (248) é gerada com base em uma consideração de atualização (252,254) incluindo uma profundidade de widget a qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma frequência na qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma prioridade de atualização entre respectivos widgets móveis de modo que widgets menos acessados são fornecidos com atualizações de conteúdo menos frequentes; receber (286) uma atualização de conteúdo (262) com base na programação de atualização de conteúdo (248), em que uma atualização de conteúdo para um widget móvel utilizado menos frequentemente é atualizada de acordo com a programação de atualização de conteúdo de um widget móvel tendo uma programação de atualização de conteúdo mais frequente; e armazenar (290) a atualização de conteúdo (260).
10. Método de atualização de conteúdo de um widget móvel em um dispositivo sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: obter um widget móvel; o método compreendendo adicionalmente: receber uma programação de atualização de conteúdo (248) para uso em atualização de um conteúdo do widget móvel (102), em que a programação de atualização de conteúdo (248) é gerada com base em uma consideração de atualização (252,254) incluindo uma profundidade de widget a qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma frequência na qual um usuário visualiza conteúdo de widget móvel e uma prioridade de atualização entre respectivos widgets móveis de modo que widgets menos acessados são fornecidos com atualizações de conteúdo menos frequentes; receber uma atualização de conteúdo (262) com base na programação de atualização de conteúdo (248), em que uma atualização de conteúdo para um widget móvel utilizado menos frequentemente é piggybacked em uma atualização de conteúdo de um widget usado mais frequentemente de acordo com a programação de atualização de conteúdo do widget usado mais frequentemente; e armazenar (290) a atualização de conteúdo (260).
11. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que receber (284) uma programação de atualização de conteúdo (248) compreende adicionalmente receber a programação de atualização de conteúdo (248) que é gerada com base em uma consideração de atualização relacionada a operador de rede sem fio ou uma consideração de atualização relacionada a dispositivo sem fio.
12. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que receber (284) uma programação de atualização de conteúdo (248) compreende adicionalmente receber a programação de atualização de conteúdo (248) que é gerada com base em uma consideração de atualização relacionada a operador de rede sem fio, e em que o método compreende adicionalmente obter dados históricos de padrão de atualização de usuário, em que o conteúdo do widget móvel (102) corresponde a um tipo de conteúdo (256) , e em que a programação de atualização de conteúdo (248) é adicionalmente baseada no tipo de conteúdo (256) e nos dados históricos de padrão de atualização de usuário.
13. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: obter pelo menos uma preferência de atuazlização de conteúdo de usuário, ou dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou um contexto operacional (258) correspondente ao widget móvel (102), ou uma capacidade do dispositivo sem fio (260) que corresponde a um dispositivo de comunicação sem fio (700) em que o widget móvel (120) é operável; e transmitir para outro dispositivo o respectivo pelo menos um dentre preferência de atualização de conteúdo de usuário, ou dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou contexto operacional correspondente ao widget móvel (120), ou a capacidade do dispositivo sem fio (260), em que a programação de atualização de conteúdo (248) é adicionalmente baseada no respectivo pelo menos um dentre a preferência de atualização de conteúdo de usuário, ou dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou o contexto operacional (258) correspondente ao widget móvel (102), ou a capacidade do dispositivo sem fio (260).
14. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a programação de atualização de conteúdo (248) é adicionalmente baseada em pelo menos dois dentre: (i) um tipo de conteúdo (256) correspondente ao conteúdo do widget móvel (102), ou (ii) uma preferência de atualização de conteúdo de usuário, ou (iii) dados históricos de padrão de atualização de usuário, ou (iv) um contexto operacional (258) correspondente à widget móvel (102), ou (v) uma capacidade de dispositivo sem fio (260) que corresponde a um dispositivo de comunicação sem fio (700) no qual o widget móvel (102) é operável.
15. Equipamento caracterizado pelo fato de que compreende mecanismos para realizar um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
BRPI0909525-0A 2008-03-19 2009-03-20 Equipamentos e métodos para programação de atualização de widget BRPI0909525B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US40757408A 2008-03-19 2008-03-19
US12/407,574 2008-03-19
US3940208P 2008-03-25 2008-03-25
US61/039,402 2008-03-25
PCT/US2009/037795 WO2009120597A1 (en) 2008-03-25 2009-03-20 Apparatus and methods for widget update scheduling

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0909525A2 BRPI0909525A2 (pt) 2016-07-19
BRPI0909525A8 BRPI0909525A8 (pt) 2018-12-11
BRPI0909525B1 true BRPI0909525B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=56406578

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0909525-0A BRPI0909525B1 (pt) 2008-03-19 2009-03-20 Equipamentos e métodos para programação de atualização de widget

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0909525B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0909525A2 (pt) 2016-07-19
BRPI0909525A8 (pt) 2018-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10061500B2 (en) Apparatus and methods for widget-related memory management
EP2279471B1 (en) Apparatus and methods for widget update scheduling
CA2718898C (en) Apparatus and methods for transport optimization for widget content delivery
US10481927B2 (en) Apparatus and methods for managing widgets in a wireless communication environment
JP2011515780A5 (pt)
BRPI0909525B1 (pt) Equipamentos e métodos para programação de atualização de widget

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G06F 9/44

Ipc: G06F 9/4401 (2018.01)