BRPI0905884B1 - método para a instalação de uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação - Google Patents

método para a instalação de uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905884B1
BRPI0905884B1 BRPI0905884-2A BRPI0905884A BRPI0905884B1 BR PI0905884 B1 BRPI0905884 B1 BR PI0905884B1 BR PI0905884 A BRPI0905884 A BR PI0905884A BR PI0905884 B1 BRPI0905884 B1 BR PI0905884B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
gravity
anchor
line
seabed
load
Prior art date
Application number
BRPI0905884-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Mattew W. Smith
John T. Shelton Iii
Original Assignee
Delmar Systems, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Delmar Systems, Inc. filed Critical Delmar Systems, Inc.
Priority claimed from PCT/US2009/034661 external-priority patent/WO2009105630A1/en
Publication of BRPI0905884A2 publication Critical patent/BRPI0905884A2/pt
Publication of BRPI0905884B1 publication Critical patent/BRPI0905884B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Foundations (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA ÂNCORA INSTALADA POR GRAVIDADE E UM CONJUNTO DE ATRACAÇÃO E MÉTODO DE INSTALAÇÃO DE UMA ÂNCORA INSTALADA POR GRAVIDADE E DE CONJUNTOS DE ATRACAÇÃO E CONEXÃO DE UMA ESTRUTURA AOS MESMOS. Trata-se de um aparelho e um método de colocação de âncoras instaladas por gravidade em ambientes costa-afora, para a atracação de estruturas às mesmas. Em uma realização preferida, uma âncora instalada por gravidade tem um braço de carga que se estende para fora, que é preferivelmente rotacionado em torno do eixo longitudinal da âncora. Uma linha de carga é fixada ao braço de carga, e um conector subaquático é fixado à extremidade distal da linha de carga. O conector subaquático é preso em um dispositivo de plataforma, que é apoiado no fundo do mar e sustenta o conector subaquático em uma posição desejada para facilitar a conexão subaquática à mesma. Uma linha de deposição/recuperação é fixada ã extremidade traseira da âncora instalada por gravidade. Esse conjunto de âncora instalada por gravidade e de atracação é baixado da embarcação de instalação em uma linha descendente, por um gancho de liberação na extremidade da linha descendente que acopla a linha de deposição/(...).

Description

MÉTODO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA ÂNCORA INSTALADA POR GRAVIDADE E UM CONJUNTO DE ATRACAÇÃO ANTECEDENTES - CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se de maneira geral a um aparelho utilizado em conexão com a atracação de estruturas em ambientes costa-afora, e aos métodos de uso relacionados. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um método em particular para a instalação de uma âncora instalada por gravidade no fundo do mar e à colocação de um conjunto de atracação conectado à mesma, para a conexão da âncora a uma estrutura a ser ancorada e para a recuperação posterior da âncora, e a um aparelho para realização do método.
ANTECEDENTES-DESCRIÇÃO DA TÉCNICA CORRELATA
[002] A presente invenção apresenta um método de instalação de uma âncora instalada por gravidade no fundo do mar e de colocação de um conjunto de atracação conectado; de conexão da âncora a uma estrutura flutuante ou submersa; e de desconexão da mesma e recuperação da âncora instalada por gravidade do fundo do mar quando não estiver mais em uso. O aparelho utilizado no método também é englobado no âmbito da invenção.
[003] É bem conhecido na técnica correspondente que várias âncoras são utilizadas para fixar estruturas no lugar, em um ambiente costa-afora. Normalmente, as estruturas flutuantes são fixadas no lugar; por exemplo, equipamentos de perfuração flutuantes, instalações de produção, instalações de processamento, barcas, embarcações de trabalho, etc. Além disso, a atracação pode ser necessária para estruturas não flutuantes, tais como estruturas do tipo empilhadas que podem ser, em maior ou menor grau, suportadas pelo fundo do mar, mas que ainda assim precisam de atracação.
[004] Também é bem conhecido que vários tipos de âncoras são utilizadas para fixar a extremidade de uma linha ao fundo do mar, tal como âncoras de peso morto, âncoras maciças, âncoras de embutir, âncoras carregadas verticalmente e uma série de outros desenhos.
[005] O termo "âncora instalada por gravidade", tal como utilizado neste pedido de patente, é utilizado para se referir a uma âncora que tenha algum grau de encaixe de embutir no fundo em virtude de uma queda livre (através da água) de uma distância desejada acima do fundo do mar, com o que a âncora penetra por uma distância no fundo do mar. Tais âncoras podem ser utilizadas para ancorar estruturas flutuantes, ou prover um ponto de fixação para estruturas submersas. Deve ser compreendido que o termo "âncora instalada por gravidade" é aqui utilizado amplamente, e engloba todos os tipos de âncoras que podem ser instaladas no fundo do mar em virtude de uma queda livre através de uma coluna de água para e ao fundo do mar.
[006] Em muitas situações de atracação, é desejado colocar a âncora instalada por gravidade com uma seção de linha de atracação ou linha de carga (por exemplo, o comprimento de um cabo) já fixada, e a dita linha de carga é disposta no fundo do mar na direção final da estrutura que está sendo ancorada (isto é, substancialmente alinhada com uma linha entre a posição da âncora e a estrutura que está sendo ancorada), e, em algumas situações, com um conector subaquático unido à extremidade da linha de carga distal da âncora instalada por gravidade. A presente invenção apresenta um método eficiente de posicionar uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação, com sua recuperação depois do uso. Em outras aplicações, a ancorada instalada por gravidade pode ser instalada com toda a linha de atracação fixada, e com ou sem um conector subaquático; em tais aplicações, a extremidade da linha de atracação distal da âncora (que está assentada no fundo do mar ou flutuando com uma boia) é recolhida e conectada à estrutura que está sendo ancorada.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
[007] A presente invenção compreende amplamente um método de instalação de uma âncora instalada por gravidade junto com um determinado comprimento de linha fixado, para conexão final com uma estrutura que está sendo ancorada. Mais especificamente, a presente invenção compreende um método de instalação de uma âncora instalada por gravidade em conjunto com seu conjunto de atracação relacionado, a conexão da dita âncora instalada por gravidade a uma estrutura flutuante ou subaquática a ser ancorada, e a desconexão da âncora instalada por gravidade da estrutura ancorada e recuperação da âncora na superficie, em conjunto com um aparelho relacionado. Uma âncora instalada por gravidade (preferivelmente com uma linha de deposição/recuperação unida à sua extremidade superior) é baixada na água de uma embarcação de instalação, em uma única linha que compreende dispositivos de liberação (por exemplo, um gancho de liberação). A âncora instalada por gravidade, em uma realização no momento preferida, compreende um braço de carga, ao qual é unida uma linha de carga (normalmente, um comprimento relativamente curto do membro flexível, tal como um cabo). Um conector subaquático é fixado à extremidade distal da linha de carga; o conector subaquático é preso em uma posição que facilita a conexão/desconexão subaquática, por exemplo, preso em um dispositivo de plataforma (uma estrutura que repousa no fundo do mar).
[008] O conjunto descrito é baixado na água na direção do fundo do mar até que o dispositivo de plataforma repouse no fundo do mar. A embarcação de instalação move-se então em uma direção alinhada com a direção final a tração de atracação, liberando a linha de modo a permitir que a linha de carga repouse no fundo do mar ao longo da trajetória da tração de atracação, e, além disso, gira a âncora e/ou o braço de carga para uma posição alinhada com a trajetória da tração de atracação. A embarcação de instalação continua o movimento para uma posição por meio da qual a âncora instalada por gravidade é suspensa sobre o ponto de penetração desejado, a uma distância desejada acima do fundo do mar. Os dispositivos de liberação são ativados, liberando a âncora instalada por gravidade para que ela caia no fundo do mar. Uma linha de atracação da estrutura que está sendo ancorada, com um conector subaquático conectado à mesma, é então conectada ao conector subaquático na linha de carga.
[009] Depois que o uso da âncora instalada por gravidade estiver completo, os conectores subaquáticos são desconectados; e a âncora é recuperada ao ser puxada de seu encaixe de embutir, por exemplo, por um gancho de recuperação baixado para se conectar à linha de deposição/recuperação, e o conjunto (âncora instalada por gravidade, linha de carga, dispositivo de plataforma e conector subaquático) é trazido para a superficie.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0010] As Figuras 1-5 mostram uma sequência de etapas do método de acordo com a presente invenção, ilustrando os vários componentes do aparelho envolvido no processo de instalação.
[0011] As Figuras 6-8 mostram uma sequência de etapas de fixação de uma estrutura flutuante à âncora.
[0012] As Figuras 9-10 mostram um processo de desconexão de uma estrutura flutuante de uma âncora.
[0013] As Figuras 11 - 14 mostram uma sequência de etapas do método de recuperação da âncora, ilustrando os vários componentes envolvidos no processo de recuperação.
[0014] A Figura 15 mostra uma realização em que toda a linha de atracação (em vez da linha de carga) é fixada à âncora de instalação por gravidade, quando a mesma é instalada.
[0015] A Figura 16 mostra uma realização alternativa, sendo que a linha de deposição/recuperação permanece presa à embarcação de instalação quando a âncora é depositada (isto é, a dita linha é suficientemente longa para transpor a profundidade da água), para a fixação de uma boia à mesma, caso desejado.
[0016] A Figura 17 mostra uma realização alternativa da presente invenção, em que a âncora instalada por gravidade é liberada de uma posição acima da superfície da água.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA REALIZAÇÃO PREFERIDA
[0017] Com referência aos desenhos anexos, uma realização presentemente preferida e várias realizações alternativas da invenção serão descritas agora.
[0018] A Figura 1 mostra uma âncora instalada por gravidade 10 que está sendo baixada com uma única linha descendente 20 de uma embarcação de instalação (indicada como "AHV" nos desenhos). Os vários tipos de embarcações de instalação são apropriados para dispor ou instalar a âncora e o conjunto de atracação. A âncora instalada por gravidade 10 tem um eixo central longitudinal, e pode compreender desenhos de âncora de tipos diferentes, conhecidos no estado da técnica. Um gancho de liberação 30 é fixado à extremidade da linha descendente 20. Uma linha de deposição/recuperação 40 conecta a âncora instalada por gravidade 10 para liberar o gancho 30, com a linha 40 de deposição/recuperação unida à extremidade superior (assim como a âncora instalada por gravidade alinhada no desenho, que é a extremidade da âncora oposta ao nariz da âncora) da âncora instalada por gravidade 10. Na realização presentemente preferida, a âncora instalada por gravidade 10 compreende um braço de carga (descrito logo abaixo) . Uma linha, que pode ser uma linha de atracação completa ou uma linha mais curta, tal como a linha de carga 50, é conectada à âncora instalada por gravidade 10 por meio de uma linha de carga de conexão 50, a qual pode compreender um braço de carga 60 (descrito abaixo). A linha de carga 50 é suspensa no braço de carga 60, e a linha de carga 50 fica suspensa abaixo da âncora instalada por gravidade 10 durante o processo de descida. Deve ser compreendido que as referências a "linha" e a "corda" indicam geralmente membros flexíveis, portadores da carga, quer seja um cabo de aço, um cabo sintético, uma corda, uma corrente ou quaisquer outros membros portadores de carga flexíveis.
[0019] Em uma realização presentemente preferida, os dispositivos de conexão de uma linha de carga 50 à âncora instalada por gravidade 10 compreendem um braço de carga 60. O braço de carga 60 é fixado à âncora instalada por gravidade 10 em uma posição ao longo do comprimento da âncora 10, e na realização preferida se estende para fora em relação ao eixo longitudinal (isto é, deslocado para fora do mesmo). Preferivelmente, o braço de carga 60 é fixado à âncora instalada por gravidade 10 de uma maneira tal que o braço de carga 60 pode girar 360° em torno do eixo longitudinal da âncora instalada por gravidade 10, independente da rotação da âncora instalada por gravidade 10. Um conector subaquático 70 é conectado à linha de carga 50, na extremidade oposta da linha de carga 50 da âncora instalada por gravidade 10. Preferivelmente, é provido um dispositivo para prender o conector subaquático 70 em uma posição desejada no fundo do mar, o qual pode ser um dispositivo de plataforma 80. Tal como pode ser visto nas figuras, o dispositivo de plataforma 80 prende o conector subaquático 70 em uma posição para facilitar a conexão subaquática do conector 70 com a linha de atracação de uma estrutura ancorada (tal como é descrito adiante, particularmente com referência à Figura 8, que mostra a linha de atracação 120).
[0020] Deve ser compreendido que em outras realizações da presente invenção são apresentados outros dispositivos de conexão de uma linha, que pode ser a linha de carga 50, à âncora instalada por gravidade 10. Em tais realizações, a âncora instalada por gravidade 10 não compreende um braço da carga que se estende para fora (em relação ao eixo longitudinal da âncora) tal como descrito acima (ou então que se estende a uma distância significativa do eixo longitudinal da âncora), mas tem outra estrutura para conexão da linha de carga 50 ou de outra linha (por exemplo, uma linha da atracação) à âncora instalada por gravidade 10. Essas realizações alternativas incluem:
  • 1. a âncora instalada por gravidade 10 tem uma haste à qual uma linha, por exemplo, uma linha de carga 50 (ou uma linha de atracação) é conectada.
  • 2. o braço de carga 60 é substituído por um anel de carga ou um elo, o qual circunda sem folga a âncora instalada por gravidade 10, ao qual a linha de carga 50 é conectada; ou
  • 3. a linha de carga 50 é fixada à âncora instalada por gravidade 10 por um acessório lateral ou final. Outras realizações da âncora instalada por gravidade 10 são incluídas dentro do âmbito da invenção.
[0021] A Figura 1 mostra a âncora instalada por gravidade e o conjunto de atracação sendo baixados para o fundo do mar, em particular o dispositivo de plataforma 80 sendo baixado para uma posição de "aterrissagem" do dispositivo de plataforma proposto 90 no fundo do mar. A posição "de aterrissagem" 90 do dispositivo de plataforma 80 fica a uma distância predeterminada (indicada na figura como "X") da posição de queda proposta da âncora 100. A magnitude da distância "X" depende de diferentes variáveis de desenho, incluindo o comprimento e a configuração de cordame da linha de carga 50 e a altura da queda "Y" (ver Figura 3) da âncora instalada por gravidade 10. A altura da queda "Y" é a altura acima do fundo do mar da qual a âncora instalada por gravidade 10 será lançada, e pode ser ajustada quanto à profundidade de penetração desejada da âncora instalada por gravidade 10 no fundo do mar para diferentes condições de solo e de carregamento.
[0022] A Figura 2 mostra o dispositivo de plataforma 80 posicionado no fundo do mar. Depois que o dispositivo de plataforma 80 toca o fundo do mar, a embarcação de instalação (indicada nas figuras como "AHV") começa a se movimentar para a posição de queda proposta da âncora 100. A embarcação de instalação também solta simultaneamente a linha descendente 20. O movimento da embarcação continua até que a âncora instalada por gravidade 10 esteja diretamente sobre a posição de queda proposta da âncora 100 (Figura 3). A linha descendente 20 continua a ser solta até que a âncora instalada por gravidade 10 esteja na altura de queda correta, indicada como "Y" na Figura 3. à medida que a âncora 10 é movida para a posição de queda proposta 100, os dispositivos de conexão da linha de carga 50 à âncora instalada por gravidade 10 (que pode ser o braço de carga 60) , e/ou a âncora instalada por gravidade 10, gira sobre o eixo longitudinal da âncora instalada por gravidade 10 em resposta a uma tração da linha de carga 50 (que resulta da fricção entre a linha de carga 50 e o fundo do mar, e/ou a tensão resultante da tração exercida pelo dispositivo de plataforma 80) . Pode ser visto prontamente que essa rotação dos dispositivos de conexão da linha de carga 50 (por exemplo, o braço de carga 60) alinha os ditos dispositivos para conectarem a linha de carga 50 (por exemplo, o braço de carga 60) e/ou o ponto de conexão da linha de carga 50 à âncora instalada por gravidade 10, com a direção final de tração da atracação. Este movimento também coloca a linha de carga 50 (ou uma linha de atracação, tal como descrito adiante) ao longo de uma linha da posição de queda da âncora da estrutura que está sendo ancorada.
[0023] A Figura 4 mostra o gancho de liberação 30 armado e a âncora instalada por gravidade 10 caindo livremente para o fundo do mar. O gancho de liberação 30 pode ser liberado por vários dispositivos conhecidos no estado da técnica, incluindo, mas sem ficar a eles limitados, dispositivos acústicos, dispositivos mecânicos, uma linha adicional ou a intervenção de um Veiculo Operado Remotamente ("ROV") subaquático (o ROV é lançado da AHV da qual a âncora foi depositada, ou de uma outra embarcação). A Figura 4 mostra o gancho de liberação 30 na posição aberta (isto é, armado). Uma vez liberada, a âncora instalada por gravidade 10 cai livremente da altura de queda "Y" e penetra no fundo do mar sob a força da gravidade. A Figura 5 mostra uma âncora instalada por gravidade 10 em sua posição, inteiramente penetrada no fundo do mar. O dispositivo de plataforma 80 permanece no lugar no fundo do mar quando a âncora instalada por gravidade 10 penetra no fundo do mar. A linha de deposição/recuperação 40 pode ser flutuante, de modo a permanecer substancialmente vertical na água, e/ou pode ter marcações visuais ao longo de seu comprimento para permitir a verificação da profundidade de penetração da âncora instalada por gravidade 10 (por exemplo, por visualização com uma câmera subaquática carregada pelo ROV) . Depois que a âncora instalada por gravidade 10 é liberada da linha descendente 20, a embarcação pode arrastar a linha descendente 20 e recuperar o gancho de liberação 30 tal como mostrado na Figura 5.
[0024] A etapa seguinte no Método de acordo com a presente invenção é a conexão de uma estrutura à âncora instalada por gravidade 10. Tal como indicado anteriormente, a âncora instalada por gravidade 10 pode ser utilizada para ancorar uma estrutura flutuante (equipamento de perfuração, instalação de produção, etc.) ou uma estrutura subaquática não flutuante (isto é, uma estrutura que é suportada total ou parcialmente pelo contato com o fundo do mar) . A Figura 6 mostra uma embarcação de instalação depositando um conector subaquático 110 suspenso por uma linha de atracação 120. O conector subaquático 110 na linha de atracação é baixado e conectado ao conector subaquático 70 na linha de carga, tipicamente com o auxilio de um ROV. Uma vez que os conectores subaquáticos 110 e 70 são conectados, a embarcação de instalação deposita a linha de atracação 120 e realiza a conexão da linha de atracação para conectar a uma estrutura tal como mostrado nas Figuras 7-8, pelos métodos conhecidos no estado da técnica.
[0025] Para desconectar a âncora instalada por gravidade 10 de uma estrutura flutuante, tal como mostrado nas Figuras 8-9, após a realização da desconexão da linha de atracação pelos métodos conhecidos no estado da técnica, a embarcação de instalação baixa os conectores subaquáticos 70, 110 suspensos na linha de atracação 120, normalmente até que o dispositivo de plataforma 80 toque o fundo do mar. Uma vez que o dispositivo de plataforma 80 toca o fundo do mar, o ROV pode manipular os conectores subaquáticos para a desconexão. Uma vez que os conectores subaquáticos 70, 110 são desconectados, a embarcação recupera a linha de atracação 120 e o conector subaquático 110, tal como mostrado na Figura 10.
[0026] Para recuperar a âncora instalada por gravidade 10 do fundo do mar, a âncora instalada por gravidade 10 é puxada de sua posição encaixada no fundo do mar. Uma realização preferida deste procedimento é tal como segue: uma embarcação de instalação deposita um gancho de recuperação 130 suspenso na linha descendente 20, tal como mostrado na Figura 11. Um ROV guia uma abertura, por exemplo, um olho aberto flutuante posicionado na extremidade superior da linha de deposição/recuperação 40, na direção do gancho de recuperação 130, tal como pode ser visto na Figura 12. Na Figura 13, a embarcação de instalação arrasta a linha descendente 20, levantando desse modo a âncora instalada por gravidade 10 de sua posição encaixada no fundo do mar. A embarcação de instalação continua arrastando a linha descendente 20 na Figura 14 para trazer o conjunto para a embarcação (incluindo a âncora instalada por gravidade 10, a linha de carga 50, o conector subaquático 70 e o dispositivo de plataforma 80).
OUTRAS REALIZAÇÕES QUE SE ENCAIXAM NO ÂMBITO DA PRESENTE INVENÇÃO
[0027] Embora a descrição acima tenha sido feita com alguns detalhes, a fim de ilustrar e descrever integralmente uma ou mais realizações da presente invenção, deve ser compreendido que a descrição é ilustrativa e não limitadora. A seguir há vários pontos que devem ser observados juntamente com a descrição:
  • 1. A disposição da âncora e a embarcação de recuperação, aqui indicada como embarcação de instalação, pode ser uma embarcação de manipulação de âncora (AHV) , ou qualquer embarcação única capaz de realizar o método de instalação e de recuperação.
  • 2. A linha descendente 20 (que também serve como linha de deposição/recuperação) é uma única linha entre a embarcação de instalação e a âncora instalada por gravidade 10. Tal como mencionado abaixo, em uma realização da invenção, a linha descendente 20 permanece fixada à embarcação de instalação, para a fixação de uma boia.
  • 3. A liberação da âncora instalada por gravidade 10 pode ser feita através de vários dispositivos, incluindo o uso de um gancho de liberação 30, que pode ser armado ou aberto de várias maneiras: através de meios acústicos ou mecânicos, ou armado por outros métodos por meio da embarcação de instalação, de uma embarcação separada ou de uma estrutura marinha, ou de um ROV.
  • 4. Os dispositivos para prender o conector subaquático em uma posição desejada podem compreender um dispositivo de plataforma 80, que pode compreender uma base de perfuração, um suporte ou uma boia de suspensão que mantenha o conector subaquático 110 em uma posição que facilite a conexão e a desconexão da linha de carga 50 de uma linha de atracação ou de uma linha descendente no fundo do mar.
  • 5. Na realização preferida, a colocação do dispositivo de plataforma 80 e o subsequente movimento da embarcação de instalação para a posição de queda da âncora proposta 10 pré-alinha os dispositivos para conexão da linha (por exemplo, linha de carga 50) à âncora 10, por exemplo, o braço de carga 60 (ou orienta a âncora 10), para o alinhamento desejado, e o dito alinhamento desejado é geralmente a direção da tração da linha de atracação proposta, antes da queda livre no fundo do mar e da conexão a uma estrutura. Ao mesmo tempo, a linha de carga 50 e/ou a linha de atracação 120 são colocadas ao longo de uma linha entre a posição da âncora e a estrutura que está sendo ancorada.
  • 6. A profundidade de penetração da âncora instalada por gravidade 10 no fundo do mar pode ser visualmente verificada por marcações de penetração de profundidade ao longo do comprimento da linha de recuperação 40 fixada à extremidade superior da âncora instalada por gravidade 10, o que é especialmente facilitado quando a dita linha de recuperação é flutuante e flutua em uma posição substancialmente ereta. Alternativamente, a profundidade de penetração pode ser determinada levantando uma linha de recuperação não flutuante 40 para determinar o comprimento restante acima do fundo do mar, permitindo desse modo a determinação da profundidade de penetração da âncora instalada por gravidade 10.
  • 7. A estrutura fixada à âncora instalada por gravidade 10 que utiliza o método de instalação descrito pode ser uma estrutura marinha flutuante (que flutua na superficie da água) ou uma estrutura subaquática sob a superficie da água, incluindo o fundo do mar.
[0028] Há ainda outros métodos de instalação de uma âncora instalada por gravidade contemplados no âmbito da presente invenção. Por exemplo, com referência à Figura 15, a âncora instalada por gravidade 10 pode ser conectada à linha de atracação 120 por um dispositivo para conexão de uma linha à dita âncora instalada por gravidade, sem uma linha de carga 50, tal como descrito anteriormente. A linha de atracação 120 pode, mas não necessariamente, ter um conector subaquático 70 na extremidade distal da âncora instalada por gravidade 10. Esta extremidade distal da linha de atracação 20 é colocada em uma posição desejada, no fundo do mar ou próximo dele, ou suspensa por uma bóia. A embarcação de instalação então libera a linha de atracação 120 e se move para posicionar a âncora instalada por gravidade 10 em uma posição desejada. A âncora instalada por gravidade 10 é então baixada até uma altura desejada acima do fundo do mar e liberada. A extremidade distal da linha de atracação 120 é então fixada e conectada à estrutura que está sendo ancorada pelos métodos conhecidos no estado da técnica.
[0029] Um outro método de depositar a âncora instalada por gravidade 10 (vide a Figura 16) mantém uma linha, por exemplo, a linha de deposição/recuperação 40, fixada entre a embarcação de instalação e a dita âncora, mesmo quando a âncora instalada por gravidade 10 é baixada. Uma boia pode então ser fixada a esta linha, para uma recuperação posterior da âncora.
[0030] Um outro método para depositar a âncora instalada por gravidade 10 (vide a Figura 17) libera a mesma da embarcação de instalação, sem necessariamente abaixar a âncora na coluna de água; isto é, a âncora pode ser presa acima da superficie da água, e liberada para cair na água (e finalmente no fundo do mar), ou pode (essencialmente) ser simplesmente empurrada da embarcação de instalação para cair na água.
DESCRIÇÃO RESUMIDA
[0031] Embora a descrição anterior seja especifica a respeito de certas realizações de um aparelho e de métodos de instalação e de recuperação de âncoras instaladas por gravidade e incorpore os conceitos da invenção apresentada, deve ser compreendido que outras realizações são possíveis sem que se desvie do âmbito da invenção. Por exemplo, tipos diferentes de âncoras instaladas por gravidade podem ser utilizados; qualquer número de âncoras instaladas por gravidade pode ser pré-ajustado em um padrão definido, na expectativa de uma estrutura ser movida para um lugar; diferentes maneiras de liberar a âncora instalada por gravidade de modo que ela possa cair livremente ao ser utilizada; diferentes maneiras de conexão com a linha de deposição/recuperação, de modo a recuperar a âncora instalada por gravidade, podem ser empregadas; e outras mudanças são possíveis, tudo dentro do âmbito da invenção.
[0032] Portanto, o âmbito da invenção não fica limitado à(s) realização(ões) específica(s) aqui indicada(s), mas somente pelas reivindicações anexas e por seus equivalentes legais.

Claims (14)

  1. MÉTODO PARA INSTALAÇÃO DE UMA ÂNCORA INSTALADA POR GRAVIDADE (10) E UM CONJUNTO DE ATRACAÇÃO, caracterizado por compreender as etapas de:
    • a) provisão de uma âncora instalada por gravidade (10) e um conjunto de atracação que compreende: uma âncora instalada por gravidade (10) e um dispositivo para conectar uma linha à dita âncora instalada por gravidade (10) ; e uma linha (50), uma extremidade da dita linha (50) fixada ao dito dispositivo para conexão de uma linha à dita âncora instalada por gravidade;
    • b) posicionamento de pelo menos uma parte da dita linha (50) no fundo do mar, substancialmente ao longo de uma linha entre a localização de uma estrutura a ser ancorada e a localização desejada de instalação da dita âncora instalada por gravidade (10) no fundo do mar;
    • c) após posicionamento de pelo menos uma parte da dita linha (50) no dito fundo do mar, posicionamento da dita âncora instalada por gravidade (10) verticalmente sobre uma posição desejada no fundo do mar; e
    • d) liberação da dita âncora instalada por gravidade (10) para cair no dito fundo do mar.
  2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela dita linha compreender uma linha de atracação (50) para a dita estrutura ser ancorada.
  3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela dita âncora (10) compreender adicionalmente uma linha de deposição/recuperação (40) unida à mesma de comprimento suficiente para alcançar a superficie de um corpo de água sobrejacente ao dito fundo do mar.
  4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela dita âncora instalada por gravidade (10) ser liberada de uma posição acima da superficie de um corpo de água sobrejacente ao dito fundo do mar.
  5. MÉTODO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA ÂNCORA INSTALADA POR GRAVIDADE (10) E UM CONJUNTO DE ATRACAÇÃO, caracterizado por compreender as etapas de:
    • a) provisão de uma âncora instalada por gravidade (10) e um conjunto de atracação que compreende: uma âncora instalada por gravidade (10) e um dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade; uma linha de carga (50), uma extremidade da dita linha de carga (50) fixada ao dito dispositivo para conexão de uma linha de carga à dita âncora instalada por gravidade (10) ; e um conector subaquático (70) fixado à outra extremidade da dita linha de carga (50);
    • b) descida da dita âncora instalada por gravidade (10) e do conjunto de atracação de uma embarcação de instalação através de um corpo de água para o dito fundo do mar;
    • c) colocação do dito conector subaquático (70) em uma posição desejada no dito fundo do mar;
    • d) posicionamento da dita âncora instalada por gravidade (10) verticalmente em uma posição desejada no fundo do mar, em uma altura desejada acima do dito fundo do mar; posicionando assim a dita linha de carga (50) substancialmente ao longo de uma linha entre a dita âncora instalada por gravidade (10) e a posição de uma estrutura a ser ancorada; e
    • e) após posicionamento da dita linha de carga (50), liberação da dita âncora instalada por gravidade (10), através do qual a dita âncora instalada por gravidade (10) cai e penetra no dito fundo do mar.
  6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender um braço de carga (60) conectado à dita âncora instalada por gravidade (10) e que se estende para fora em relação a um eixo longitudinal da dita âncora instalada por gravidade (10).
  7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conexão de uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender uma haste que faz parte da dita âncora instalada por gravidade (10).
  8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender um anel de carga conectado à dita âncora instalada por gravidade (10).
  9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender um elo.
  10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender um acessório lateral.
  11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dito dispositivo para conectar uma linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) compreender um acessório de extremidade.
  12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender adicionalmente as etapas de:
    f) provisão de uma linha da atracação (120) fixada a uma estrutura a ser ancorada, a dita linha de atracação tendo um conector subaquático (110) preso à mesma; e
    g) conexão do dito conector subaquático (110) na dita linha de atracação (120) ao dito conector subaquático (70) na dita linha de carga (50).
  13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pela dita etapa de posicionamento da dita âncora instalada por gravidade (10) verticalmente em uma posição desejada no fundo do mar alinhar a dita linha de carga direcionalmente ao longo de uma linha entre a dita âncora instalada por gravidade (10) e uma estrutura a ser ancorada.
  14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pela dita etapa de posicionamento da dita âncora instalada por gravidade (10) em uma posição desejada no fundo do mar alinhar a dita linha de carga (50) e o dito dispositivo para conexão da dita linha de carga (50) à dita âncora instalada por gravidade (10) direcionalmente ao longo de uma linha entre a dita âncora instalada por gravidade (10) e uma estrutura a ser ancorada.
BRPI0905884-2A 2008-02-20 2009-02-20 método para a instalação de uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação BRPI0905884B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US2994908P 2008-02-20 2008-02-20
US61/029,949 2008-02-20
PCT/US2009/034661 WO2009105630A1 (en) 2008-02-20 2009-02-20 Method for installation of gravity installed anchor and mooring assembly

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905884A2 BRPI0905884A2 (pt) 2015-06-30
BRPI0905884B1 true BRPI0905884B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=53487508

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905884-2A BRPI0905884B1 (pt) 2008-02-20 2009-02-20 método para a instalação de uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0905884B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0905884A2 (pt) 2015-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8381383B2 (en) Method for installation of gravity installed anchor and mooring assembly
WO2006055213A2 (en) Apparatus and method for gravity anchor installation
US20080141922A1 (en) Folding torpedo anchor for marine moorings
WO2000028158A9 (en) Method of and apparatus for installation of plate anchors
BRPI0714967B1 (pt) "método para instalar revestimentos condutores em uma localização designada no fundo do mar"
CN103781698A (zh) 锚索张紧方法
EP3436335B1 (en) Method for installing a subsea structure
BRPI1009001B1 (pt) método para conectar uma parte superior flexível da coluna de ascensão a uma parte inferior da coluna de ascenção e método para desconectar as mesmas
BR112014013058B1 (pt) método para montar um equipamento de intervenção, e, transportador para levar um aparelho de intervenção entre uma posição inoperativa e uma posição operativa
US9346521B2 (en) Vessel recovery system and method
US9140384B2 (en) Subsea connecting apparatus and method
US9469960B2 (en) Method of and apparatus for installation of plate anchors
BR102012000488A2 (pt) aparelho de tensionamento para tensionar uma amarra se estendendo entre uma primeira estrutura e uma segunda estrutura
BR112012016590B1 (pt) conjunto imerso de suporte de pelo menos um conduto de transporte de fluido atraves de uma extensão de água, instalação de exploração de fluido atraves de uma extensão de água e processo de implantação
US8176866B2 (en) Methods of and apparatus for mooring and for connecting lines to articles on the seabed
AU1291399A (en) Method of and apparatus for anchor installation
WO2011099869A2 (en) A method of installing a flexible, elongate element
BR112015020594B1 (pt) Processo de instalação de um elemento alongado em uma extensão de água, dispositivo de instalação de um elemento alongado em uma extensão de água e instalação
US20110094432A1 (en) Gravity anchor
BRPI0905884B1 (pt) método para a instalação de uma âncora instalada por gravidade e um conjunto de atracação
BRPI0709636A2 (pt) métodos para rebocar um scr e um oleoduto ao longo do leito do mar, para instalar um oleoduto de águas profundas em um dispositivo de ancoragem no leito do mar, para reboque de fundo e lançamento submerso de um tubo ascendente e para recuperar um tubo ascendente
US6915754B2 (en) Apparatus and method of operation for quick anchoring equipment
WO2021118366A1 (en) A barrier device for assembly onto an eye-bolt and a method of assembling said barrier device
Degenkamp et al. Installation of Vertical Loaded Anchors Using a Subsea Tensioning Device in Ultra-Deepwaters in the Gulf of Mexico
BRPI0905240A2 (pt) gancho disparador e método de operação

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 21.6 NA RPI NO 2762 DE 12/12/2023 POR TER SIDO INDEVIDA.