BRPI0905427B1 - Frozen confection and drink - Google Patents

Frozen confection and drink Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905427B1
BRPI0905427B1 BRPI0905427B1 BR PI0905427 B1 BRPI0905427 B1 BR PI0905427B1 BR PI0905427 B1 BRPI0905427 B1 BR PI0905427B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
theobromine
caffeine
frozen
chocolate
cocoa
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“CONFEITO CONGELADO E BEBIDA” Campo da Invenção [001] A presente invenção se refere a produtos de confeito congelado ou bebida que são estimulantes do humor quando consumidos e a produtos de confeito congelado ou bebida para o estímulo do humor sem elevação transitória da pressão sanguínea.
Antecedentes da Invenção [002] Acredita-se que chocolate e produtos de chocolate sejam estimulantes de humor. Parte desta razão pode ser o sabor agradável que pode ajudar a fazer com que os consumidores se sintam felizes. Adicionalmente, chocolate contém substâncias que, quando consumidas em quantidade suficiente, são psicofarmacologicamente ativas (Smit et al., Psychopharmacology 2004, 176, pgs 412 - 419). Em particular cafeína (1,3,7-trimetilxantina) e teobromina (3,7-dimetilxantina) são conhecidos por afetar o humor quando ingeridas, e adicionalmente apresentam outros efeitos benéficos tais como função cerebral aprimorada, maior agilidade e supressão do apetite. Seria atraente a muitos consumidores comer um produto alimentício para melhorar seu humor em vez de, por exemplo, tomar medicamentos. Tipicamente, pó de cacau compreende aproximadamente 2% em peso de teobromina e 0,2% de cafeína. Entretanto, as referidas quantidades são muito baixas para ter um efeito substancial em estados de humor nos níveis normais de sólidos de cacau encontrados na maior parte dos produtos alimentícios. Portanto há um desejo de enriquecer produtos alimentícios com cafeína e teobromina de modo a alcançar os efeitos benéficos dos referidos compostos quando consumidos como ingredientes de um produto alimentício. Por exemplo, WO 2007 / 042745 descreve supressores de apetite com base em chocolate contendo maiores quantidades de teobromina.
[003] Cafeína é bem conhecida por seu efeito nos estados mentais. Entretanto, cafeína é também conhecida por ocasionar um transitório, mas significante aumento na pressão sanguínea. Adicionalmente, não só cafeína, mas também teobrominas são dotadas de um sabor intrinsecamente amargo, É, portanto, desejável proporcionar produtos que apresentem efeitos de estimulação do humor tanto da teobromina como da cafeína, mas sem os últimos efeitos indesejados na pressão sanguínea e sem o sabor amargo.
Descricão Resumida da Invenção [004] Foi agora observado que é possível proporcionar um produto alimentício contendo quantidades elevadas de teobromina e cafeína. Assim, em um primeiro aspecto a presente invenção proporciona um produto de confeito congelado ou bebida que contém pelo menos 400 mg de teobromina e pelo menos 40 mg de cafeína por 100 gramas do produto. Surpreendentemente, foi observado que teobromina pode contrabalançar a elevação transitória na pressão sanguínea que é decorrente a partir do consumo de cafeína. “Elevação transitória” como usado aqui se refere ao aumento na pressão sanguínea que ocorre dentro de 3 horas do consumo cafeína, [005] Em uma modalidade da presente invenção os produtos são confeitos congelados. Os presentes inventores reconhecem que um confeito congelado tal como sorvete é um tipo especialmente adequado de produto alimentício estimulante de humor. Por exemplo, foi observado que o sorvete apresenta um efeito no córtex orbitofrontal, uma parte do cérebro que é conhecida ser ativada quando pessoas se divertem (ver, por exemplo, "The Guardian”, 29 de Abril de 2005). Adicionalmente, foi observado que produto de confeitos congelados contendo elevados níveis de teobromina e cafeína são mais palatáveis do que chocolate contendo quantidades similares de teobromina e cafeína. Em uma modalidade adicional os produtos alimentícios, de acordo com a presente invenção, são preferivelmente bebidas. Foi também observado que bebidas contendo elevados níveis de teobromina e cafeína são palatáveis.
[006] Os produtos de acordo com a presente invenção preferivelmente compreendem uma quantidade total de pelo menos 500 mg de teobromina, mais preferivelmente pelo menos 600 mg, ainda mais preferivelmente pelo menos 700 mg por 100 g do produto.
[007] Os produtos de acordo com a presente invenção preferivelmente compreendem uma quantidade total de pelo menos 50 mg de cafeína, mais preferivelmente pelo menos 70 mg, ainda mais preferivelmente pelo menos 100 mg por 100 g do produto.
[008] Preferivelmente a proporção das quantidades de teobromina e cafeína é pelo menos 3:1, mais preferivelmente pelo menos 5:1.
[009] Produtos da presente invenção preferivelmente compreendem sólidos de cacau, por exemplo, em um chocolate ou análogo de chocolate ou na forma de cotilédones triturados (nibs) do cacau. Teobromina e cafeína estão naturalmente presentes em sólidos de cacau nas proporções preferidas. Produtos que contêm maiores quantidades de substâncias que estão naturalmente presentes são em geral mais atraentes aos consumidores, e ademais o sabor amargo intrínseco de cafeína e teobromina é esperado em produtos que contêm sólidos de cacau.
[0010] Preferivelmente o produto compreende de 25 a 45% em peso de um chocolate ou análogo de chocolate.
[0011] Preferivelmente o produto compreende de 5 a 20% em peso de cotilédones triturados do cacau.
[0012] Onde produtos da presente invenção são bebidas, as mesmas são preferivelmente bebidas com base em chá, bebidas com base em café ou bebidas com base em cacau. Bebidas com base em cacau de acordo com a invenção podem compreender pó de cacau, chocolate e cotilédones triturados do cacau.
[0013] O tamanho da porção dos produtos da presente invenção é preferivelmente no máximo 500 g, mais preferivelmente no máximo 250 g e mais preferivelmente ainda no máximo 125 g. O tamanho da porção é preferivelmente menos 50 g, mais preferivelmente pelo menos 65 g e mais preferivelmente ainda pelo menos 75 g.
[0014] Em um aspecto adicional, a presente invenção proporciona um produto de cor feito congelado ou bebida compreendendo pelo menos 400 mg de teobromina e pelo menos 40 mg de cafeína por 100 gramas do produto para o estímulo do humor sem elevação transitória da pressão sanguínea.
Descrição Detalhada da invenção [0015] Todos os percentuais, a não ser que de outro modo determinado, se referem ao percentual em peso, com a exceção dos percentuais mencionados em relação à incorporação de ar, [0016] O termo "confeito congelado" significa um confeito comestível produzido ao congelar uma mistura de ingredientes que inclui água. Confeitos congelados tipicamente contêm gordura, sólidos lácteos não gordurosos e açúcares, junto com outros ingredientes menores tais como estabilizadores, emulsificantes, colorantes e aromatizantes. Confeitos congelados incluem sorvete, gelo finamente picado adoçado e aromatizado, iogurte congelado e semelhante.
[0017] Produtos que consistem de sorvete aromatizado de chocolate revestido com chocolate ou um análogo de chocolate são conhecidos há muitos anos, O termo "chocolate" como usado aqui inclui chocolate escuro e chocolate ao leite. O termo "análogo de chocolate" significa composições de confeitaria com base em gordura similar a chocolate produzido com gorduras diferente de manteiga de cacau (por exemplo, equivalentes de manteiga de cacau, óleo de coco ou outros óleos vegetais). Os referidos análogos de chocolate são algumas vezes conhecidos como "coberturas". Análogos de chocolate não precisam se conformar às definições padronizadas de chocolate que são usadas em muitos países. Além de gordura e sólidos de cacau, chocolate e análogos de chocolate podem conter sólidos de leite, açúcar ou outros adoçantes e aromatizantes. Os referidos produtos contêm alguma teobromina e cafeína ambas a partir dos sólidos de cacau que são usados para aromatizar o sorvete e a partir dos sólidos de cacau usados no revestimento. As quantidades de teobromina e cafeína em um sorvete aromatizado de chocolate podem ser estimadas ao adicionar a contribuição a partir de cada ingrediente usando os valores oferecidos no capítulo 10 de "Chocolate and Cocoa " Ed. Knight, Blackwell Science Ltd. (1999). Massa de cacau (= licor de chocolate) contém cerca de 1,22% de teobromina e 0,21% de cafeína. Cotilédones triturados do cacau são dotados da mesma composição que a massa de cacau. O termo "cotilédones triturados do cacau" significa pequenas partículas de grãos de cacau. As mesmas são produzidas ao secar grãos de cacau, triturar os mesmos e então remover as peças da casca. O restante das peças dos grãos de semente de cacau é conhecido como cotilédones triturados do cacau. Cotilédones triturados são tipicamente partículas de cerca de 2 - 7 mm em tamanho, tal como cerca de 3 mm. Pó de cacau contém 1,89 - 2,69% de teobromina e 0,16 - 0,31% de cafeína. Usando o referido método, foi estimado que sorvetes de chocolate convencionais continham cerca de 70 mg de teobromina e 3 mg de cafeína por 100 gramas de sorvete.
[0018] As quantidades podem também ser analiticamente determinadas ao remover gordura a partir da amostra e analisar por HPLC. Por exemplo, Craig et al. (Journal of Food Science, vol. 49, Janeiro 1984, p. 302 -303) reportou níveis de teobromina e cafeína em sorvete de chocolate de 62 mg e 3.2 mg por 100 g de sorvete respectivamente.
[0019] A quantidade máxima de pó de cacau que pode ser usada em confeitos congelados, tal como sorvete aromatizado de chocolate, é cerca de 12% em peso. Se quantidades maiores de pó de cacau forem usadas, a mistura descongelada se torna muito viscosa, e consequentemente, difícil de processar, e em particular, difícil de aerar. Isto resulta em um confeito congelado duro, denso e desagradável. De modo similar, a quantidade máxima de pó de cacau que pode ser usada no chocolate / análogo de chocolate é cerca de 25%. Isto é pelo fato de que o teor de gordura de chocolate / análogo de chocolate deve ser pelo menos 45% de modo a que o mesmo seja suficientemente fluido de modo que o mesmo seja adequado para revestimento de sorvetes, e o teor de açúcar deve ser pelo menos cerca de 30% de modo que o mesmo seja dotado de um sabor aceitável.
[0020] Sorvetes aromatizados de chocolate que são revestidos com chocolate escuro ou que contêm cotilédones triturados do cacau podem conter níveis relativamente mais altos de teobromina e cafeína do que os sorvetes de chocolate padrão.
[0021] Dos produtos de sorvete comercialmente oferecidos que os presentes inventores investigaram, Magnum™ Essence contém os níveis mais elevados de teobromina e cafeína. O referido produto é um sorvete de chocolate revestido com chocolate e contendo um núcleo de chocolate escuro. Usando HPLC (como descrito no exemplo 1 abaixo) foi observado conter um total de aproximadamente 320 mg de teobromina e 30 mg cafeína por 100 gramas.
[0022] Determinadas bebidas, tais como bebidas com base em cacau também contêm baixos níveis de teobromina e cafeína. Entretanto, as referidas bebidas não contêm níveis suficientemente altos para alcançar os efeitos benéficos dos referidos compostos. Outras bebidas, tais como aperitivos com base em chá- e café- também não são dotados de níveis suficientemente elevados de teobromina.
[0023] Os produtos da presente invenção contêm quantidades mais altas de teobromina e cafeína do que os produtos anteriormente conhecidos. A fonte de teobromina e cafeína na presente invenção pode ser qualquer fonte natural ou sintética. A teobromina e / ou cafeína adicionada ao confeito congelado pode ser a partir de uma fonte sintética. Por exemplo, cafeína e teobromina podem ser compradas na forma pura. A teobromina e /ou cafeína pode também se originar a partir de uma fonte natural, por exemplo, um extrato de cacau contendo uma concentração relativamente alta de cafeína e teobromina. Qualquer outra fonte de teobromina e / ou cafeína pode ser também adequada.
[0024] Os produtos da presente invenção são preferivelmente aerados, isto é, os mesmos são dotados de uma incorporação de ar de mais do que 20%, preferivelmente mais do que 50%, mais preferivelmente mais do que 75%, Preferivelmente os produtos são dotados de uma incorporação de ar de menos do que 200%, mais preferivelmente menos do que 150%, ainda mais preferivelmente menos do que 120%. Incorporação de ar é definida pela equação como a seguir e é medido em pressão atmosférica densidade á2 misturei — àersiáa&e ào conf?ito congslaáa incorsoraçio de ar % = —----------------------------------7—;------------x 10C cmstcace etú ccn£eic.r.o [0025] Os produtos de confeitos congelados da invenção preferivelmente contêm sólidos de cacau, por exemplo, sorvete aromatizado de chocolate. Produtos de confeitos congelados, de acordo com a invenção, podem conter, além do confeito congelado (por exemplo, sorvete), outras fontes de sólidos de cacau, e consequentemente teobromina e cafeína. Em uma modalidade, 0 produto de confeito congelado da invenção contêm um chocolate ou análogo de chocolate e / ou cotilédones triturados do cacau. O chocolate ou análogo de chocolate pode ser incluído no produto de confeito congelado em qualquer forma adequada, tal como um revestimento no confeito congelado, as peças (inclusões) localizadas dentro do confeito congelado, ou como um molho, por exemplo, um ondeamento ou espiral no confeito congelado. Preferivelmente, o chocolate ou análogo de chocolate constitui de 20 a 60% (em peso) do produto de confeito congelado, mais preferivelmente de 25 a 45%. Cotilédones triturados do cacau pode ser incorporados no confeito congelado ou dentro do chocolate / análogo de chocolate ou ambos. Os cotilédones triturados estão preferivelmente presentes em uma quantidade a partir de 5 a 20% em peso do produto, mais preferivelmente de 10 a 15%. Foi observado que se quantidades mais altas de cotilédones triturados são usadas, os cotilédones triturados permanecem na boca após o confeito congelado ter derretido e ter sido deglutido. A massa resultante de cotilédones triturados é difícil de mastigar, deixa a boca seca e difícil de triturar, resultando em uma experiência sensória desagradável e inaceitável.
[0026] Adicionalmente, produtos de bebida, de acordo com a invenção, (por exemplo, bebidas com base em cacau) podem também conter outras fontes de sólidos de cacau, e consequentemente teobromina e cafeína.
[0027] A presente invenção será agora adicionalmente descrita com referência aos exemplos não Ümitantes a seguir.
Exemplos Exemplo 1 [0028] Um sorvete aromatízado de mistura de chocolate foi produzido usando os ingredientes mostrados na Tabela 1.
Tabela 1 [0029] A mistura foi congelada e aerada em um freezer Technohoy MF75 a uma temperatura de aproximadamente -5Ό e uma incorporação de ar de aproximadamente 60%. O sorvete congelado foi coletado e cotilédones triturados do cacau {Cotilédones triturados-S-473 a partir da Barry-Callebaut) foram adicionados a 9,0% (225 g de cotilédones triturados do cacau produziram até 2500 g com a mistura). Amostras foram coletadas em caixas de 500 mL e endurecidas a -32 °C em um congelador a ar forçado. Após endurecimento, os blocos foram cortados em peças que pesaram 17 g (aproximadamente 27 mL). Os produtos foram revestidos em um revestimento de chocolate contendo 15% de cotilédones triturados do cacau, cuja composição é oferecida na Tabela 2. A quantidade de revestimento foi determinada por pesagem e foi observada ser 13,3 g de revestimento por 17 g de sorvete.
Tabela 2 [0030] Assim, o produto consistiu de 51% de sorvete, 37% de chocolate e 12% de cotilédones triturados. Os teores de teobromina e cafeína foram determinados por análise de HPLC como a seguir. As amostras congeladas foram trituradas. Em seguida, a gordura foi removida por extração 3 vezes com éter de petróleo. As amostras desengorduradas foram então analisadas usando uma coluna Phenyl Hexyl 250 x 4.6 id mm 5u HPLC (fases móveis: A = 10% de acetonítrila, 0,5% de ácido acético. B = 100% de acetonitrila). Os teores de teobromína e cafeína foram observados ser 500 mg e 40 mg por 100 gramas de produto respectivamente* O produto de confeito congelado conteve apenas fontes naturais de cafeína e teobromina.
[0031] Produtos foram degustados por uma equipe informal. Nenhuma das amostras foi considerada ter sabor amargo, apesar dos aitos níveis de cafeína e teobromina. Todos os degustadores consideraram os produtos como sensoriamente aceitáveis. Em virtude do tamanho dos cotilédones triturados {aproximadamente 3 mm), apenas uma quantidade relativamente pequena foi mordida quando o produto foi consumido. A maior parte foi engolida inteira, de modo que o amargor do cacau não foi em sua maior parte percebido. Os cotilédones triturados proporcionaram um contraste textural interessante com o sorvete que pode também ter distraído os degustadores a partir de qualquer amargor do produto.
Exemplo 2 [0032] Uma mistura de sorvete foi produzida usando os ingredientes mostrados na Tabela 3.
Tabela 3 [0033] A mistura foi dividida em 2 partes. A primeira parte foi congelada em potes e então cortada em produtos de 70 g (aproximadamente 65 mL). Os produtos foram revestidos em um revestimento de chocolate (A) cuja composição é oferecida na Tabela 4. O peso medido do revestimento foi 27 g por 70 g de sorvete.
[0034] Cotílédones triturados do cacau (Cotilédones triturados-S-473 a partir da Barry-Callebaut) foram adicionados à segunda parte da mistura a 8,0% em peso (32,0 g cotilédones triturados do cacau produziram até 400 g com a mistura). A referida foi congelada em potes e então cortada em produtos de 70 g (aproximadamente 65 mL). Os produtos foram revestidos em um revestimento B, o qual foi preparado por agitação de 10% de cotilédones triturados do cacau em 90% de revestimento A (ver Tabela 4). O peso do revestimento B foi 30 g por 70 g de sorvete.
Tabela 4 [0035] Os produtos foram analisados como descrito no exemplo 1. O sorvete e revestimento de chocolate sem cotilédones triturados contiveram 450 mg de teobromina e 120 mg de cafeína por 100 g de produto. O sorvete e o revestimento de chocolate com cotilédones triturados contiveram 470 mg de teobromina e 94 mg cafeína por 100g de produto.
[0036] Os produtos foram degustados ínformalmente e foram observados ser relativamente amargos, mas foram aceitáveis, especialmente a degustadores que regularmente consumiam chocolate escuro.
Exemplo 3 [0037] Um teste de sabor foi realizado para comparar a palatabilidade da porção de um produto de confeito congelado de acordo com a invenção com a porção de um produto de chocolate compreendendo de modo similar elevados níveis de cafeína e teobromina. A porção de produto de confeito congelado conteve 65 g de sorvete de chocolate com alto teor de cacau, que também conteve cotilédones triturados de chocolate, e foi revestida com 43 g de chocolate e cotilédones triturados. O referido produto de confeito congelado conteve 477 mg de teobromina e 70 mg de cafeína por 108g porção. O exemplo comparativo foi uma porção de 50 g de uma barra de chocolate com 85% de cacau "Green e Blacks" que conteve 424 mg de teobromina e 62 mg cafeína. Foi pedido a 10 voluntários para consumir uma porção do produto de confeito congelado e uma porção de produto de chocolate em dias separados. Apenas 50% dos voluntários foram capazes de comer toda a porção de chocolate em virtude do sabor muito amargo do chocolate com alto teor de cacau. De modo oposto, 90% dos voluntários comeram toda a porção do produto de confeito congelado. Adicionalmente, 100% dos voluntários cotaram o sabor da porção do produto de confeito congelado como "aceitáveis" ou "altamente aceitáveis". Os resultados do referido teste de sabor demonstrou que um produto de confeito congelado de acordo com a invenção é mais palatável e aceitável aos consumidores do que a porção de chocolate contendo quantidades similares de teobromina e cafeína.
Exemplo 4 [0038] Um estudo em seres humanos foi realizado usando uma configuração cruzada, duplo-cega, aleatória para comparar os efeitos de teobromina e cafeína no humor e na pressão sanguínea. Voluntários consumiram um de 4 tratamentos: teobromina apenas, cafeína apenas, teobromina e cafeína combinadas ou placebo. A quantidade de teobromina no tratamento foi 700 mg; a quantidade de cafeína foi 120 mg; assim a proporção ¢5.8:1) foi consistente com aquela encontrada em chocolate e cacau e grãos de cacau. Teobromina foi de categoria farmacêutica, fornecida pela Fagron, Netherlands. Todos os tratamentos foram administrados na forma de uma cápsula de gelatina, preenchida com o ativo. As cápsulas de placebo correspondiam em aparência e foram preenchidas com Avicel {celulose mierocristalina). As cápsulas de gelatina {tamanho 1) foram fornecidas pela Blockland Medicai supplies e vão de encontro aos padrões da Farmacopéia Européia (Ph. Eur). O humor foi avaliado por respostas de emoção aos questionários {Bond e Lader, 1974). Vinte e quatro voluntários saudáveis fizeram parte e chegaram ao laboratório tendo consumido um almoço padrão e tendo evitado alimentos contendo teobromina- e cafeína- tais como chocolate por 12 horas. No início de cada sessão, participantes responderam a um conjunto básico de questionários, que levou aproximadamente 15 minutos para completar. Na conclusão, foi dado aos mesmos um intervalo de 10 minutos para consumir as cápsulas. O questionário foi repetido 1, 2 e 3 horas após a ingestão. A pressão sanguínea foi medida a 0,1 e 3 horas após tratamento. Participantes foram permitidos ler relativamente entre as baterias de teste. Os resultados são dados nas Tabelas 5 e 6.
Tabela 5: Pontuação de Alerta ho Teste Bond-Ladeb Tabela 6: Mudança na Pressão Sanguínea Sistólica ímmHgI____________ [0039] Os resultados mostram que a combinação de teobromina + cafeína promove um aumento no estado de alerta sem a elevação da pressão sanguínea sistólica (significantemente mais alta do que placebo) após 1 hora que resulta a partir de um tratamento apenas de cafeína.
Exemplo 5 [0040] Um estudo adicional em seres humanos foi realizado usando a configuração cruzada, duplo-cega, aleatória para comparar os efeitos de teobromina e cafeína no humor e na pressão sanguínea. Voluntários consumiram um dos 3 tratamentos: placebo, baixa dose (300 mg de teobromina + 40 mg de cafeína) e alta dose (450 mg de teobromina + 60 mg de cafeína). Foi pedido aos voluntários que se abstivessem a partir de todas as comidas e bebidas contendo cafeína ou teobromina a partir de 8:00 pm da noite anterior e que comessem uma refeição leve padronizada em casa. O estudo ocorreu à tarde. Os efeitos agudos dos três tratamentos foram testados por um período de três semanas com uma separação de 1 semana entre os tratamentos. O humor auto-reportado dos voluntários foi avaliado por respostas de emoção aos questionários (Bond e Lader, 1974) e foi medido 1 e 2 horas pó s-t ratam ento.
[0041] As medições de pós-tratamento de humor foram estatisticamente modeladas como uma função linear da medição de linha basal correspondente e diferentes tratamentos levando-se em consideração a variabilidade entre participantes (Tabelas 7 e 8). Um aumento do estado de alerta foi observado tanto em 1 como em 2 horas pós-tratamento para os tratamentos e baixa e alta dose. Uma tendência similar linear de aumentar a calma foi observada.
Tabela 7: Pontuação de Alerta nq Teste de Bomd-Lader Tabela 8: Pontuação de Calma no Teste de Bond-Lader [0042] A pressão sanguínea foi medida antes e 1 hora pós-tratamento (Tabela 9). Um aumento na pressão sanguínea sistólica foi observado 1 hora após ambos tratamento com baixa dose e tratamento com alta dose. Entretanto» o aumento na pressão sanguínea sistólica após o tratamento com alta dose foi menos do que o causado pelo tratamento de baixa dose embora o tratamento com alta dose contivesse 50% mais cafeína do que o de baixa dose. ________Tabela 9: Mudança na Pressão Sanguínea Sistólica (mmHg)_________ [0043] Os referidos resultados mostram adicionalmente que a combinação de teobromina + cafeína proporciona um aumento no estado de alerta e de calma mesmo quando a quantidade de cafeína é aumentada em 50% no tratamento com alta dose a elevação na pressão sanguínea sistólica é atenuada pelos níveis aumentados de teobromina.
Exemplo 6 [0044] Uma bebida a base de licor foi produzida como a seguir: 20 mL de licor de cassis foram diluídos em 80 mL de água aos quais 700 mg de teobromina e 70 mg de cafeína foram adicionados.
Exemplo 7 [0045] Uma bebida com base em cacau, na forma de uma bebida de chocolate, foi produzida como a seguir: um lote de bebida de chocolate foi preparado ao misturar 240 g de açúcar, 40 g de cacau com teor reduzido de gordura e 1940 g de leite total. Uma alíquota de 100 mL da bebida de chocolate foi obtida a partir do lote e 700 mg de teobromina e 70 mg de cafeína foram adicionadas à alíquota. Tal bebida foi degustada por uma equipe informal. A mesma não foi considerada estar com sabor amargo, apesar dos altos níveis de cafeína e teobromina, e todos os degustadores consideraram o produto como altamente aceitável.
[0046] As diversas características e modalidades da presente invenção, referidas nas seções individuais acima se aplicam, como apropriado, às outras seções, mutatis mutandis. Consequentemente, as características especificadas em uma seção podem ser combinadas com as características especificadas em outras seções, como apropriado.
Reivindicações

Claims (18)

1. CONFEITO CONGELADO, caracterizado pelo fato de que contém de 400 a 700 mg de teobromina e de 40 a 100 mg de cafeína por 100 gramas do confeito congelado.
2. CONFEITO CONGELADO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende de 500 a 700 mg de teobromina por 100 g do confeito congelado.
3. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que compreende de 50 a 100 mg de cafeína por 100 g do confeito congelado.
4. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a proporção das quantidades de teobromina e cafeína é de 3:1 a 5:1.
5. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que compreende sólidos de cacau.
6. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que compreende um chocolate ou análogo de chocolate.
7. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende cotilédones triturados (nibs) do cacau.
8. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o confeito congelado é dotado de uma incorporação de ar de 50 a 200%.
9. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que está em um tamanho de porção de 50 g a 500 g.
10. CONFEITO CONGELADO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que é para o estímulo do humor sem elevação transitória da pressão sanguínea.
11. BEBIDA, caracterizada pelo fato de que contém de 400 a 700 mg de teobromina e de 40 a 100 mg de cafeína por 100 gramas da bebida.
12. BEBIDA, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que compreende de 500 a 700 mg de teobromina por 100 g da bebida.
13. BEBIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 12, caracterizada pelo fato de que compreende de 50 a 100 mg de cafeína por 100 g da bebida.
14. BEBIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizada pelo fato de que a proporção das quantidades de teobromina e cafeína é de 3:1 a 5:1.
15. BEBIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizada pelo fato de que a bebida é com base em chá ou com base em café.
16. BEBIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizada pelo fato de que a bebida é com base em cacau.
17. BEBIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 16, caracterizada pelo fato de que a bebida é dotada de uma incorporação de ar de 50 a 200%.
18. BEBIDA, de acordo com uma das reivindicações 11 a 17, caracterizada pelo fato de que está em um tamanho de porção de 50 g a 500 g.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220386644A1 (en) Uses of coca leaf or valerian root to reduce bitterness in plant-based foods such as those containing unsweetened cocoa
BRPI0905427A2 (pt) confeito congelado ou um produto de bebida
ES2286070T3 (es) Producto alimenticio que contiene vitamina k2.
ES2677015T5 (es) Isomaltulosa para la utilización en la mejora del rendimiento mental
CN103874419A (zh) 苦味掩蔽剂
JP6127545B2 (ja) ガレート型カテキンとタンパク質との複合体およびカフェインを含む抗肥満組成物の製造方法
AU2011351669B2 (en) Food products containing aroma compounds
ES2900178T3 (es) Bebida nutritiva que comprende aceite de oliva virgen
JP2008247858A (ja) ダイエット用の経口摂取用組成物
BRPI0905427B1 (pt) Frozen confection and drink
CA2954497C (en) Uses of coca leaf to reduce bitterness in foodstuff
Ferri et al. Cocoa beans, endothelial function and aging: an unexpected friendship?
JP2013150635A (ja) ダイエット用の経口摂取用組成物
WO2001084944A1 (es) Utilizacion de aceite de oliva para la elaboracion de margarinas, mantequillas, mantecas, sueros, emulsiones, cremas, chocolate y similares
WO2024094232A1 (es) Nutracéutico para la prevención y tratamiento del deterioro cognitivo
SG et al. MEDICATED CHOCOLATE: A NOVEL SOLID DOSAGE FORM
Ureta et al. Potent application of the lyophilized aqueous leaf extract of Euphorbia hirta (Tawa-Tawa) in the development of a naturally flavored Ice cream
BRPI1104188B1 (pt) Composições alimentícias de chocolate, nutricionalmente enriquecidas e processos de fabricação das composições alimentícias de chocolate, nutricionalmente enriquecidas
BR102017010525A2 (pt) gelados nutraceuticos com misturas funcionais e bloqueador de calorias