BRPI0905334A2 - separador de shunt e aparelho disjuntor elétrico - Google Patents

separador de shunt e aparelho disjuntor elétrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905334A2
BRPI0905334A2 BRPI0905334-4A BRPI0905334A BRPI0905334A2 BR PI0905334 A2 BRPI0905334 A2 BR PI0905334A2 BR PI0905334 A BRPI0905334 A BR PI0905334A BR PI0905334 A2 BRPI0905334 A2 BR PI0905334A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shunt
molded projection
firing
separator
projection
Prior art date
Application number
BRPI0905334-4A
Other languages
English (en)
Inventor
James Gerard Maloney
Luis Enrique Betances
Original Assignee
Eaton Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eaton Corp filed Critical Eaton Corp
Publication of BRPI0905334A2 publication Critical patent/BRPI0905334A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H73/00Protective overload circuit-breaking switches in which excess current opens the contacts by automatic release of mechanical energy stored by previous operation of a hand reset mechanism
    • H01H73/02Details
    • H01H73/04Contacts
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H1/00Contacts
    • H01H1/58Electric connections to or between contacts; Terminals
    • H01H1/5822Flexible connections between movable contact and terminal
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H71/00Details of the protective switches or relays covered by groups H01H73/00 - H01H83/00
    • H01H71/02Housings; Casings; Bases; Mountings
    • H01H71/025Constructional details of housings or casings not concerning the mounting or assembly of the different internal parts
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H2009/305Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts including means for screening for arc gases as protection of mechanism against hot arc gases or for keeping arc gases in the arc chamber

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Breakers (AREA)

Abstract

SEPARADOR DE SHUNT E APARELHO DISJUNTOR ELéTRICO. A presente invenção provê um separador de shunt (100) para um aparelho disjuntor elétrico (2) incluindo: um alojamento (4); contatos separáveis (6, 8) alojados no alojamento (4); e um conjunto de operação (10) incluindo uma barra de disparo (12) e conjunto de disparo (30) . O conjunto de disparo (30) coopera com a barra de disparo (12) para abrir os contatos separáveis (6, 8) em resposta a uma condição de falha. O conjunto de disparo (30) inclui um número de shunts (32, 34) que se estende para fora do alojamento (4) do aparelho disjuntor elétrico (2) . A projeção moldada (102) circunda, pelo menos parcialmente, uma porção (14) da barra de disparo (12), daí separando o número de shunts (32, 34) da barra de disparo (2).

Description

Campo da Invenção
A presente invenção se relaciona geralmente a um aparelhodisjuntor elétrico e, mais particularmente, a um aparelhodisjuntor elétrico, tal como, por exemplo, disjuntoresde circuito. 0 conceito inventivo também se relacionaa separadores de shunt para aparelhos disjuntoreselétricos.
Histórico da Invenção
Aparelhos disjuntores elétricos, tais como disjuntoreselétricos, provêem proteção para sistemas elétricoscontra condições de falha, tal como, por exemplo,sobrecarga de corrente, curtos circuitos, voltagemanormal, e outras condições de falha. Tipicamente,os disjuntores de circuito incluem mecanismos de operaçãoque abrem contatos separáveis para interromper o fluxo decorrente nos condutores de um sistema elétricoem resposta a tais condições de falha.
Os contatos separáveis geralmente incluem um contatomóvel disposto em um dedo ou braço de contato móvel eo correspondente contato fixo. 0 braço de contato móvelé girável para inserir e retirar o contato móvelde contato elétrico, movendo o respectivo contato móvel.Por exemplo, o disjuntor de circuito inclui um conjuntode operação tendo uma barra de disparo (trip bar).O conjunto de operação coopera com o braço de contatomóvel para abrir os contatos separáveis em respostaa uma condição de falha.
O disjuntor de circuito também inclui um conjunto dedisparo tendo um condutor de carga e uma pluralidade decondutores flexíveis (sem limitação fios, fitas, cabos)comumente chamados de shunts. Os shunts conectameletricamente o braço de contato móvel e o condutor decarga. Mais especificamente, cada shunt é eletricamenteacoplado a uma extremidade do condutor de carga, ena outra extremidade ao braço de contato móvel.Tipicamente, há dois shunts para cada braço de contatomóvel, sendo que cada shunt se estende além da porçãocorrespondente da barra de disparo, e sendo eletricamenteconectado à correspondente extremidade do braço decontato móvel. Os shunts são flexíveis para acomodaro movimento do braço de contato móvel durante umacondição de falha. No entanto, durante uma condição defalha de circuito de breve duração, por exemplo, quandoforças magnéticas fazem dois shunts flexíveisse atraírem. Em conseqüência, os shunts se movimentam eapresentam a tendência de se comprimirem contra arespectiva porção da barra de disparo. Adicionalmente, umarco, resultante de curto circuito, produz detritos ematéria particulada, que podem se acumular na barra dedisparo e/ou nos shunts, que é indesejável, porque inibea operação (i.e. rotação) da barra de disparo, que, porconseguinte, pode provocar ou contribuir paraadversamente interromper a operação (i.e. sem limitação,uma condição de não-travamento) do disjuntor.
Por conseguinte, há espaço para introduzir melhoriasem um aparelho disjuntor elétrico, por exemplo,em disjuntores de circuito e shunts para os mesmos.
Sumário da Invenção
Estas necessidades e muitas outras são atendidas pelasconfigurações do conceito inventivo, que se direcionama um separador de shunt para um disjuntor elétrico,tal como exemplo, um disjuntor de circuito, ondeo separador de shunt deve ser estruturado para impedirque um número de shunts indesejavelmente engate a barrade disparo do disjuntor de circuito.
Em um aspecto do conceito inventivo, provê-seum separador de shunt para um aparelho disjuntorelétrico. 0 aparelho disjuntor elétrico compreendeum alojamento, contatos separáveis alojados emum alojamento, um conjunto de operação incluindo umabarra de disparo, e um conjunto de disparo estruturadopara cooperar com a barra de disparo para abriros contatos separáveis em resposta a uma condição defalha. O conjunto de disparo inclui um número de shunts.O separador de shunt compreende uma projeção moldadaestruturada para se estender para fora do alojamentodo aparelho disjuntor elétrico, a projeção moldada sendoestruturada para, pelo menos parcialmente, circundar umaporção da barra de disparo, dai separando o número deshunts da barra de disparo.
Em outro aspecto do conceito inventivo, um aparelhodisjuntor elétrico compreende um alojamento incluindo:uma base; contatos separáveis alojados no alojamento;um conjunto de operação incluindo uma barra de disparo;um conjunto de disparo cooperativo com a barra dedisparo, para abrir os contatos separáveis em resposta auma condição de falha, sendo que o conjunto de disparoinclui um número de shunts; pelo menos um separadorde shunt compreendendo uma projeção moldada que s estendepara fora da base, sendo que a projeção moldada circunda,pelo menos parcialmente, a porção da barra de disparo,separando o número de shunts da barra de disparo.
Descrição Resumida dos Desenhos
O pleno entendimento do conceito inventivo da invençãoserá obtido a partir da descrição que se segue,em conexão com os desenhos anexos, nos quais:A figura 1 é uma vista em corte transversal de umdisjuntor elétrico e separador de shunt para o mesmo,de acordo com uma configuração do conceito inventivo;A figura 2 é uma vista em corte transversal tomadaao longo da linha 2-2 da figura 1;
As figuras 3A, 3B, 3C são vistas isométricas, em corte, etopo, do separador de shunt da figura 2, respectivamente,o corte transversal da figura 3 sendo tomado ao longo dalinha 3B-3B da figura 3A;
A figura 4A é uma vista em corte transversal tomadaao longo da linha 4A-4A da figura 1; e
A figura 4B é uma vista em corte transversal tomadaao longo da linha 4B-4B da figura 1.
Descrição das Configurações PreferidasOs termos direcionais usados nesta, como, por exemplo,topo, base, frente, trás, esquerda, direita, e superior,e inferior, e derivados, se referem à orientação doelemento nos desenhos, e não limitam as reivindicações,a não ser onde expressamente especificado.
Como empregado nesta, o termo "Condição de Falha",se refere a qualquer condição elétrica anormal que abraum disjuntor elétrico, incluindo, sem limitação, condiçãode sobrecorrente, curto relativamente alto, condição defalha com respeito à terra, ou condição de falha de arco.
Como empregado nesta, quando se diz que duas ou maispartes estão acopladas, isto significa que as partesestão ligadas quer diretamente ou através de uma ou maispartes intermediárias.
Como empregado nesta, o termo "Número" pode se referira um ou mais que um (i.e., uma pluralidade).As figuras 1 e 2 mostram um separador de shunt 100 paraum aparelho disjuntor elétrico, tal como, por exemplo,um disjuntor de circuito 2. O disjuntor de circuito 2inclui um alojamento 4, contatos separáveis 6, 8 alojadosno alojamento 4, um conjunto de operação (geralmenteindicado pelo número de referência 10 nas figuras 1 e 2)incluindo uma barra de disparo 12 (parcialmente mostradana figura 2) e um conjunto de disparo 30. O conjunto dedisparo 30 coopera com a barra de disparo 12 para abrir(como mostrado em linhas tracejadas na figura 1) oscontatos separáveis 6, 8 em resposta a uma condição defalha. Deve ser apreciado que embora o disjuntor decircuito 2 possa ter qualquer número conhecido ouadequado de pólos (dois na figura 2) dentro do escopo doconceito inventivo, cada pólo tem seu próprio conjunto decontatos separáveis 6, 8 (ambos mostrados na figura 1) eum separador de shunt 100. Para não estender a descriçãoe facilitar sua ilustração, apenas um separador de shunt100 será descrito em detalhes.
Os contatos separáveis 6, 8 do disjuntor de circuito 2incluem pelo menos um contato fixo 6, e pelo menosum contato móvel 8 em um braço de contato móvel 16. Cadabraço de contato móvel 16 tem uma primeira extremidade 18incluindo o correspondente contato móvel 8 e uma segundaextremidade 20, giratoriamente acoplada no alojamento dedisjuntor de circuito 4. Especificamente, o braço decontato móvel 16 é móvel (girável) para mover o contatomóvel 8 para colocar em contato (em linha cheia nafigura 1) e retirar de contato (em linhas tracejadas nafigura 1) no respectivo contato fixo 6.
Como mais bem mostrado na figura 1, o conjunto de disparo30 do disjuntor de circuito 2 inclui um condutor de carga36 eletricamente conectado ao braço de contato móvel 16através de um par de shunts condutivos 32, 34 (ambosmostrados na figura 2). Mais especificamente, o conjuntode disparo 30 inclui um bimetal 38 disposto entreos shunts 32, 34 (ambos mostrados na figura 2) eo condutor de carga 36, sendo que cada shunt 32, 34é conectado eletricamente por uma extremidade a umbimetal 38, e, pela outra extremidade, à extremidade 20do respectivo braço de contato móvel 16. Como serádescrito mais adiante em detalhes, o separador de shunt100 é estruturado para ser disposto entre o primeiroshunt 32 e o segundo shunt 34, como mostrado na figura 2.
Ainda se referindo às figuras 1 e 2, e adicionalmenteàs figuras 3A a 3C, o separador de shunt 100 geralmentecompreende uma projeção moldada 102 que se estende parafora do alojamento de disjuntor de circuito 4.
Preferivelmente, a projeção moldada 102 se estendeperpendicularmente para fora de uma base 22 do alojamentode disjuntor de circuito 4, onde a projeção moldada 102 ea base 22 constituem uma única peça de material(sem limitação, feita de plástico), de modo queo separador de shunt 100 seja uma porção integrada doalojamento disjuntor de circuito 4 e, em particular,da base 22 da mesma. A projeção moldada 102 é estruturadapara, pelo menos parcialmente, circundar uma porção dabarra de disparo 12 (i.e. a respectiva palheta de disparo(trip paddle) 14) do disjuntor de circuito para separaros shunts 32, 34 da mesma, como na figura 2 (ver tambémas figuras 4A e 4B). Assim, como será visto mais adiante,a projeção moldada 102 é estruturada para acomodar ummovimento da palheta de disparo 14, enquanto separa apalheta de disparo 14 dos shunts 32, 34. A projeçãomoldada 102 também protege a palheta de disparo 14 dosdetritos produzidos (sem limitação, matéria particulada,metal fundente) , como subproduto do arco 40 (figura 1)que se forma em resposta a certas condições de falha.Desta maneira, o separador de shunt 100 descrito funcionapara garantir que nem os detritos nem os shunts 32, 34vão interferir adversamente com a operação apropriadada barra de disparo 12 do disjuntor de circuito.
Como nas figuras 3A a 3C, a projeção moldada 102do separador de shunt 100 inclui um primeiro lado 104,um segundo lado 106 (figuras 3A e 3C) oposto e distaido primeiro lado 104, e uma porção intermediária 108 quese estendendo entre o primeiro lado (104) e o segundolado (106). A porção intermediária 108 circunda,pelo menos parcialmente (ver, por exemplo, a figura 2) apalheta de disparo 14 da barra de disparo 12 e, porconseguinte, acomoda o movimento da palheta de disparo14, separando a mesma dos shunts 32, 34, como descritoanteriormente, e como nas figuras 1, 2, 4A, 4B. Maisespecificamente, a porção intermediária 108 do separadorde shunt 100 tem forma curvada, de modo que, em uma vistasuperior da porção intermediária 108, apresenta a formade C, como mais bem mostrado na figura 3C. Assim, comonas figuras 2 e 4B, a projeção moldada 102 é dispostaentre o primeiro shunt 32 e o segundo shunt 34, sendo queo primeiro lado 104 da projeção moldada 102 é dispostoentre o primeiro shunt 32 e a palheta de disparo 14, eo segundo lado 106 da projeção moldada 102 entreo segundo shunt 34 e a palheta de disparo 14. A porçãointermediária sendo disposta entre a palheta de disparo14 e os contatos separáveis 6, 8, como na figura 1.A projeção moldada 102 do separador de shunt 100,ademais, inclui uma primeira extremidade 100 disposta naou sobre a base 22 do alojamento 4, uma segundaextremidade 112 disposta oposta e distai da primeiraextremidade 110 (figuras 3A e 3B), uma primeira borda 114disposta no primeiro lado 104 da projeção moldada 102,uma segunda borda 116 (figuras 3A e 3C) no segundo lado106 (figuras 3A e 3C) da projeção moldada 102, e umaterceira borda 118 na segunda extremidade 112 da projeção102. Cada uma das primeira 114, segunda 116, e terceira118 bordas tem um raio de curvatura. Em um exemplo não-limitante, o raio de curvatura de cada uma das primeira114, segunda 116, e terceira 118 bordas variapreferivelmente entre cerca de 0,02 pol e 0,04 pol. .
Como nas figuras 3A e 3B, a primeira interseção 120 entreo primeiro lado 104 e a segunda extremidade 112da projeção moldada 102, e a segunda interseção 122 entreo segundo lado 106 e a segunda extremidade 112da projeção moldada 102 também têm um raio de curvatura.
Preferivelmente, o raio de curvatura das interseções120, 122 varia entre cerca de 0,05 e cerca de 0,07 pol,embora deva ser apreciado que outros raios de curvaturapodem ser igualmente empregados para qualquer ou todos oscomponentes (sem limitação, porção intermediária 108,bordas 114, 116, 118, e interseções 120, 122) sem sairdo escopo do conceito inventivo. Deve ser apreciado queos raios de curvatura providos pela projeção moldada 102do separador de shunt 100 com bordas relativamente suaves(114, 116, 118) (todas mostradas nas figuras 3A a 3C) einterseções 120, 122 (mostradas nas figuras 3A e 3C) queimpedem que os shunts 32, 34 (figuras 2, 4A e 4B)indesejavelmente prendam ou colem na projeção 102.
Anda com referência às figuras 3A e 3B, deve serapreciado que a terceira borda 118 da segunda extremidade112 da projeção moldada 102 é disposta em um ângulo Θ,com respeito às primeira e segunda bordas 114 e 116,dos primeiro e segundo lados 104, 106, respectivamenteda projeção moldada 102. Em um exemplo não-limitante,o ângulo θ preferivelmente varia entre cerca de30 e 60 graus. O ângulo θ ajuda a acomodar o movimento dabarra de disparo 12 e, em particular, da palheta dedisparo 14 da mesma, como nas figuras 1, 2, 4A e 4B.
A projeção moldada 102 do separador de shunt 100 tambémtem uma espessura t, que, em um exemplo não-limitante,varia preferivelmente entre cerca de 0,05 pol e cerca de0,07 polegada. Em um exemplo não-limitante, a forma de Cda porção intermediária 108 da projeção moldada 102,como mencionado acima, que também atua para acomodaro movimento da palheta de disparo 14 (figuras 1, 2, 4A e4B) , e proteger a palheta de disparo 14 de ambos, shunts32, 34 e/ou detritos, preferivelmente tem um raio decurvatura entre cerca de 0,1 e cerca de 0,2 polegada.
Assim, o separador de shunt 100 provê uma projeçãomoldada 102 integrada à base 22 do alojamento dodisjuntor elétrico 4, protegendo efetivamente eeficientemente a barra de disparo 12 dos shunts 32, 34 edos detritos produzidos, por exemplo, pelo arco 40,como na figura 1. Assim, se evita uma interferênciaindesejada na operação da barra de disparo 12 com shunts32, 34 ou detritos.
Conquanto as configurações especificas do conceitoinventivo tenham sido descritas em detalhes, aqueleshabilitados na técnica deverão apreciar que váriasmodificações e alternativas poderão ser desenvolvidasà luz dos ensinamentos contidos na especificação.
Por conseguinte, os arranjos particulares descritos nestatêm um caráter meramente explicativo, e não limitam,de modo nenhum, o escopo do conceito inventivo, que serádado, em sua total abrangência, pelas reivindicaçõesanexas, e por qualquer ou todos seus equivalentes.LISTA DE REFERENCIA
2 Aparelho disjuntor elétrico
4 alojamento
6 contato fixo
8 contato móvel
10 conjunto de operação
12 barra de disparo
14 palheta de disparo
16 Braço de contato móvel
18 Primeira extremidade do braço de contato móvel
20 Segunda extremidade do braço de contato móvel
22 base
30 conjunto de disparo
32 primeiro shunt
34 segundo shunt
36 condutor de carga
38 bimetal
40 arco
100 separador de shunt
102 projeção moldada
104 Primeiro lado da projeção moldada
106 Segundo lado da projeção moldada
108 Porção intermediária
110 Primeira extremidade da projeção moldada
112 Segunda extremidade da projeção moldada
114 Primeira borda da projeção moldada
116 Segunda borda da projeção moldada
118 Terceira borda da projeção moldada
120 Primeira interseção
122 Segunda interseção
θ Ângulo
t Espessura

Claims (20)

1.- Separador de shunt, para um aparelho disjuntorelétrico (2), caracterizado pelo fato de o citadoaparelho disjuntor elétrico (2) compreender um alojamento(4) contatos separáveis (6, 8) no alojamento (4),um conjunto de operação (10) incluindo uma barra dedisparo (12), e um conjunto de disparo (30) estruturadopara cooperar com a citada barra de disparo (12)para abrir os citados contatos separáveis (6, 8)em resposta a uma condição de falha, o citado conjunto dedisparo (30) incluindo um número de shunts (32, 34),sendo que o citado separador de shunt (100) compreende:uma projeção moldada (102) estruturada parase estender para fora do alojamento (4) do citadoaparelho disjuntor elétrico (2), sendo que a citadaprojeção moldada (102) é estruturada para, pelo menosparcialmente, circundar uma porção (14) da citada barrade disparo (12), para separar o citado número de shunts(32, 34) da citada barra de disparo (12).
2.- Separador, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de, em resposta à citada condiçãode falha, se formar um arco (40) que produz detritos,sendo que a citada porção (14) da citada barra de disparo(12) é uma palheta de disparo (14), que se estende parafora da citada barra de disparo (12), sendo que a citadaprojeção moldada (102) compreende um primeiro lado (104),um segundo lado (106) oposto e distai do primeiro lado(104), e uma porção intermediária (108) que se estendeentre o primeiro lado (104) e o segundo lado (106);sendo que a porção intermediária (106) é estruturada paraacomodar um movimento da citada palheta de disparo (14),separando a citada palheta de disparo (14) do citadonúmero de shunts (32, 34), e protegendo a citada palhetade disparo (14) dos citados detritos.
3.- Separador, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de o citado número de shunts serconstituído de um primeiro shunt (32) e de um segundoshunt (34); sendo que a citada projeção moldada (102)é estruturada para ser disposta entre o citado primeiroshunt (32) e o citado segundo shunt (34), para separaro citado primeiro shunt (32) do citado segundo shunt(34), sendo que o primeiro lado (104) da citada projeçãomoldada (102) é estruturado para ser disposto entreo citado primeiro shunt (32) e a citada palheta dedisparo (14), e o segundo lado (106) da citada projeçãomoldada (102) é estruturado para ser disposto entre ocitado segundo shunt (34) e a citada palheta de disparo(14); e sendo que a porção intermediária (106) éestruturada para ser disposta entre a citada palheta dedisparo (14) e os citados contatos separáveis (6, 8).
4. - Separador, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de a porção intermediária (108)da citada projeção moldada (102) ter forma curvada,sendo que a porção intermediária (108) tem geralmente umaforma de C, em uma vista superior da porção intermediária(108) .
5. - Separador, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de o alojamento (4) do citadoaparelho disjuntor elétrico (102) adicionalmentecompreender uma primeira extremidade (110) estruturadapara ser disposta na base (22) do alojamento (4),uma segunda extremidade (112) oposta e distai da primeiraextremidade (110), uma primeira borda (116) dispostano primeiro lado (104) da citada projeção moldada (102),uma segunda borda (116) disposta no segundo lado (106)da citada projeção moldada (102), e uma terceira borda(118) disposta na segunda extremidade (112) da citadaprojeção moldada (102), sendo que cada uma das primeira(114), segunda (116), e terceira (118) bordas tem um raiode curvatura.
6. - Separador, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de o raio de curvatura daprimeira borda (114), segunda borda (116), e terceiraborda (118) poder variar entre cerca de 0,02 pol e cercade 0,04 pol.
7.- Separador, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de o primeiro lado (104)da citada projeção moldada (120) formar uma primeirainterseção (120) com a segunda extremidade (112) dacitada projeção moldada (102); sendo que o segundo lado(106) da citada projeção moldada (102) forma uma segundainterseção (122) com a segunda extremidade (112) dacitada projeção moldada (102); sendo que cada uma dasprimeira (120) e segunda (122) interseções tem um raio decurvatura entre cerca de 0,05 pol e cerca de 0,07 pol.
8.- Separador, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato de a terceira borda (118)da segunda extremidade (112) da citada projeção moldada(102) ser disposta em um ângulo Θ, com respeitoà primeira borda (114) do primeiro lado (104) da citadaprojeção moldada (102) e a segunda borda (116) do segundolado (106) da citada projeção moldada (102); sendo queo citado ângulo θ é estruturado para acomodar ummovimento do citada barra de disparo (12) do citadoaparelho disjuntor elétrico (2).
9.- Separador, de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de o citado ângulo θ variar entrecerca de 30 graus e cerca de 60 graus.
10.- Separador, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de o alojamento (4) do citadoaparelho disjuntor elétrico (2) incluir uma base (22),sendo que a citada projeção moldada (102) é estruturadapara se estender perpendicularmente para fora da base(22); e sendo que a citada projeção moldada (102) e base(22) compreendem uma única peça de material.
11.- Aparelho disjuntor elétrico, caracterizado pelo fatode compreender:um alojamento (4) incluindo uma base (22);- contatos separáveis (6, 8) alojados no alojamento (4) ;um conjunto de operação (10) incluindo uma barra dedisparo (12);um conjunto de disparo (30) cooperativo coma citada barra de disparo (12) para abrir os citadoscontatos separáveis (6, 8) em resposta a uma condição defalha, o citado conjunto de disparo (30) incluindo umnúmero de shunts (32, 34); epelo menos um separador de shunt (100)compreendendo:uma projeção moldada (102) se estendendo para fora dabase (22), a citada projeção moldada (120) circundando,pelo menos parcialmente, uma porção (14) da citada barrade disparo (12), dai separando o citado número de shunts(32, 34) da citada barra de disparo (12).
12. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de, em resposta à citada condiçãode falha, se formar um arco (4) que produz detritos,sendo que a citada porção (14) da citada barra de disparo(12) é uma palheta de disparo (14), que se estende parafora da citada barra de disparo (12); sendo que a citadaprojeção moldada (102) do citado pelo menos um separadorde shunt (100) compreende um primeiro lado (104), umsegundo lado (106) que é oposto e distai do primeiro lado(104), e uma porção intermediária (108) que se estendeentre o primeiro lado (104) e segundo lado (106);sendo que a porção intermediária (108) acomodaum movimento da citada palheta de disparo (14), separandoa citada palheta de disparo (14) do citado número deshunts (32, 34), e protegendo a citada palheta de disparo(14) dos citados detritos.
13. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de o citado número de shuntsconstituir um primeiro shunt (32) e um segundo shunt(34); sendo que a citada projeção moldada (102) do citadopelo menos um separador de shunt (100) é disposta entreo citado primeiro shunt (32) e o citado segundo shunt(34) para separar o citado primeiro shunt (32) do citadosegundo shunt (34); sendo que o primeiro lado (104) dacitada projeção moldada (102) é disposto entre o citadoprimeiro shunt (32) e a citada palheta de disparo (14), eo segundo lado (106) da citada projeção moldada (102)é disposto entre o citado segundo shunt (340 e a citadapalheta de disparo (14); sendo que o segundo lado (106)da citada projeção moldada (102) é disposto entre ocitado segundo shunt (34) e a citada palheta de disparo(14); e sendo que a porção intermediária 108 é dispostaentre a citada palheta de disparo (14) e os citadoscontatos separáveis (6, 8).
14. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de a porção intermediária (108)da citada projeção moldada (102) do citado pelo menos umseparador de shunt ter uma forma curvada, sendo quea porção intermediária (108) tem geralmente forma de C emuma vista superior da porção intermediária (108).
15. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de a citada projeção moldada(102) do citado pelo menos um separador de shunt (100)adicionalmente compreender uma primeira extremidade (110)disposta na base (22) do alojamento (4), uma segundaextremidade (112) disposta oposta e distai da primeiraextremidade (110), uma primeira borda (114) dispostano primeiro lado (104) da citada projeção moldada (102),unidade segunda borda (116) disposta no segundo lado(106) da citada projeção moldada (102), e uma terceiraborda (118) disposta na segunda extremidade (112) dacitada projeção moldada (102); sendo que cada uma dasprimeira (114), segunda (116), e terceira (118) bordastem um raio de curvatura.
16. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de o raio de curvatura daprimeira (114), da segunda (116), e terceira (118) bordasvariar entre cerca de 0,02 e cerca de 0,04 pol..
17. - Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de o primeiro lado (104)da citada projeção moldada (102) formar uma primeirainterseção (120) com a segunda extremidade (112)da citada projeção moldada (102); sendo que o segundolado (106) da citada projeção moldada (102) forma umasegunda interseção (122) com a segunda extremidade (112)da citada projeção moldada (102); e sendo que cada umadas primeira (120) e segunda (122) interseções tem umraio de curvatura entre cerca de 0,05 pol e cerca de-0,07 pol.
18.- Aparelho, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de a terceira borda (118) dasegunda extremidade (112) da citada projeção moldada(102) ser disposta em um ângulo θ com respeito à primeiraborda (114) do primeiro lado (104) da citada projeçãomoldada (102) e a segunda borda (116) do segundo lado(106) da citada projeção moldada (102); sendo queo citado ângulo θ acomoda um movimento da citada barra dedisparo (12) do citado aparelho disjuntor elétrico (2);sendo que o citado ângulo θ varia entre cerca de 30 grause cerca de 60 graus.
19.- Aparelho, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de a citada projeção moldada(102) do citado pelo menos um separador de shunt (100)se estender perpendicularmente para fora da base (22)do alojamento (4); sendo que a citada projeção moldada(102) e a base (22) compreendem uma única peça dematerial.
20.- Aparelho, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de o citado aparelho disjuntorelétrico ser um disjuntor de circuito (2), sendo queos citados contatos separáveis (6, 8) do citado disjuntorde circuito (2) incluem pelo menos um contato fixo (6) epelo menos um braço de contato móvel (16) tendo umcontato elétrico móvel (8); sendo que o citado pelo menosum braço de contato móvel (16) é móvel para inserir eretirar o citado contato elétrico móvel (8) no respectivocontato do citado pelo menos um contato fixo (6);sendo que o conjunto de disparo (30) adicionalmentecompreende pelo menos condutor de carga (36); sendo queo citado número de shunts constitui um par de shunts(32, 34) para cada braço do citado pelo menos um braço decontato móvel (16); sendo que cada shunt do citado par deshunts (32, 34) conecta eletricamente um condutordo citado pelo menos um condutor de carga (36)ao respectivo braço do citado pelo menos um braço decontato móvel (16); sendo que o citado pelo menos umseparador de shunt é um separador de shunt (100)para cada shunt do citado par de shunts (32, 34).
BRPI0905334-4A 2008-12-12 2009-12-11 separador de shunt e aparelho disjuntor elétrico BRPI0905334A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/333,629 US8004376B2 (en) 2008-12-12 2008-12-12 Electrical switching apparatus and shunt separator therefor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0905334A2 true BRPI0905334A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=42238356

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905334-4A BRPI0905334A2 (pt) 2008-12-12 2009-12-11 separador de shunt e aparelho disjuntor elétrico

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8004376B2 (pt)
CN (2) CN101840820A (pt)
BR (1) BRPI0905334A2 (pt)
CA (1) CA2688165A1 (pt)
CO (1) CO6290107A1 (pt)
MX (1) MX2009013570A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8004376B2 (en) * 2008-12-12 2011-08-23 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and shunt separator therefor
US8963029B2 (en) 2012-12-03 2015-02-24 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and conductor assembly therefor
US9147531B2 (en) 2012-12-03 2015-09-29 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and movable contact arm assembly therefor
US9000316B2 (en) 2013-03-08 2015-04-07 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and link assembly therefor
EP2913836A1 (en) * 2014-02-28 2015-09-02 Siemens Aktiengesellschaft Thermal trip device of a thermal magnetic circuit breaker having a resistor element, thermal magnetic circuit breaker and switching device for interrupting a current flow and method for protecting an electrical circuit from damage

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2679565A (en) * 1953-02-02 1954-05-25 Gen Electric Self-protecting bimetal member
US3480890A (en) * 1968-03-26 1969-11-25 Square D Co Molded-case circuit breaker with manual tripping means externally accessible only by a tool
US3796980A (en) * 1972-07-31 1974-03-12 Westinghouse Electric Corp Disposable circuit breaker
US5341191A (en) 1991-10-18 1994-08-23 Eaton Corporation Molded case current limiting circuit breaker
US5565827A (en) * 1995-12-04 1996-10-15 Eaton Corporation Circuit breaker with current conducting blow open latch
US5870008A (en) * 1997-02-21 1999-02-09 General Electric Company Residential circuit breaker having an enhanced thermal-magnetic trip unit
US6489867B1 (en) 2002-05-22 2002-12-03 Eaton Corporation Separating pins for the shunt wires of a circuit breaker
US6801110B2 (en) 2002-06-03 2004-10-05 Eaton Corporation Spacer for the shunt wires within a circuit breaker
US8004376B2 (en) * 2008-12-12 2011-08-23 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and shunt separator therefor

Also Published As

Publication number Publication date
CO6290107A1 (es) 2011-06-20
US8004376B2 (en) 2011-08-23
US20100148893A1 (en) 2010-06-17
CN201773798U (zh) 2011-03-23
MX2009013570A (es) 2010-06-21
CA2688165A1 (en) 2010-06-12
CN101840820A (zh) 2010-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2572886T3 (es) Módulos y dispositivos de desconexión de fusibles
BRPI0905334A2 (pt) separador de shunt e aparelho disjuntor elétrico
EP1858041A2 (en) Electrical switching apparatus, and movable contact assembly and shield therefor
US10748729B2 (en) Low profile fusible disconnect switch device
ES2268602T5 (es) Conjunto para protección de sobretensiones debidas a los rayos
US8039770B2 (en) Movable contact arm and crossbar assembly and electrical switching apparatus employing the same
US6211759B1 (en) Ionized gas deflector for a molded case circuit breaker
WO2017011370A1 (en) Component for electric power system, and contact assembly and open air arcing elimination method therefor
BRPI0715153A2 (pt) placa de arco para um conjunto de calha de arco de um aparelho dijuntor de circuito, conjunto de calha de arco para um aparelho dijuntpr de circuito e aparelho disjuntor de circuito
CA2973821C (en) Electrical switching apparatus with terminal guard assembly
BR102012015807A2 (pt) Aparelho de proteção elétrico compreendendo pelo menos um módulo de comutação controlado por um dispositivo de controle com uma bobina eletro-magnética
EP3232460B1 (en) Surge protection device and thermal tripping mechanism thereof
US20200185177A1 (en) Molded case circuit breaker
BR102014025739B1 (pt) Disjuntor
ES2239705T3 (es) Perfeccionamiento en una estructura laminar para un disyuntor.
US5294902A (en) Fail-safe residential circuit breaker
US9053888B2 (en) Tie bar for molded case circuit breaker and method of assembly
CA2640832A1 (en) Gassing insulator assembly, and conductor assembly and electrical switching apparatus employing the same
CA2894939C (en) Electrical switching apparatus and link assembly therefor
CA3081023A1 (en) Arc mitigation devices and systems for panelboard applications
CN113808864B (zh) 电路断路器的触点系统
US10460885B2 (en) Electrical system, and electrical switching apparatus and guard member therefor
WO2024002759A1 (en) Modular surge protective device assemblies and electrical installations including same
BR102013025339B1 (pt) Disjuntor com meios de fixação de ímã
BRPI1105372A2 (pt) Dispositivo acionador de interruptor diferencial

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.