BRPI0904532A2 - monitor de pressão arterial em tempo real e integral - Google Patents
monitor de pressão arterial em tempo real e integral Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0904532A2 BRPI0904532A2 BRPI0904532-5A BRPI0904532A BRPI0904532A2 BR PI0904532 A2 BRPI0904532 A2 BR PI0904532A2 BR PI0904532 A BRPI0904532 A BR PI0904532A BR PI0904532 A2 BRPI0904532 A2 BR PI0904532A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- pressure
- blood pressure
- real
- equipment
- sensor
- Prior art date
Links
Landscapes
- Measuring Pulse, Heart Rate, Blood Pressure Or Blood Flow (AREA)
Abstract
MONITOR DE PRESSãO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL, consiste de um equipamento (1) constituído por um pequeno manguito, dotado de sensores infravermelhos (1) internos que é colocado no dedo do paciente, que infla verificando a vazão sanguinea, sendo que quando da perturbação no fluxo, o equipamento (1) identifica que a pressão no manguito está equivalente a pressão intra-arterial e partir desse momento passa a variar a pressão no interior do manguito acompanhando a pressão arterial, tudo isso graças as perturbações na corrente sanguínea captadas pelos sensores infravermelhos (1).
Description
"MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL"
Refere-se o presente relatório descritivo de Patente de Invenção de uminédito "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL",que tem por objetivo combinar a análise da pressão interna do manguito com ovolume do fluxo sangüíneo para determinar o gráfico de pressão arterial pelo tempo,sem necessidade de um cateter inciso na artéria, desse modo reduzindo a agressãono paciente.
É de conhecimento dos técnicos no assunto que é pressão arterial é aforça com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos sangüíneos. Apressão propriamente dita é determinada pelo volume de sangue bombeado pelocoração e a resistência encontrada por ele ao circular pelo corpo. Quando osventrículos se contraem empurrando o sangue para as artérias, a pressão arterialatinge o nível máximo, denominada de pressão sistólica. Quando o sangue flui paraos ventrículos vindo das aurículas, no repouso do coração ente dois batimentos, apressão arterial atinge o valor mínimo, denominado de pressão diastólica.
É de praxe os médicos realizarem diversos exames de modo adeterminar se cada sistema do corpo humano está em perfeito estado defuncionamento. O conhecimento da pressão arterial é imprescindível para determinaras condições do sistema circulatório. A monitoração da pressão arterial torna-separticularmente importante em unidades de terapia intensiva e é considerado o sinalvital mais importante pela maioria dos anestesistas.
Existem algumas maneiras de avaliação da pressão arterial, nãoinvasivos e invasivos.
No atual estado da técnica, o método não invasivo, infla um manguitoaté o estancamento do fluxo sangüíneo e depois libera a saída do ar do manguitovagarosamente aliviando a pressão.
No método mecânico, mais usado, utiliza uma coluna de mercúrio quedemonstra a pressão dentro do manguito e um estetoscópio para ouvir o som dofluxo sangüíneo. A pressão sistólica e diastólica é identificada na coluna demercúrio, a partir de variações da intensidade sonora do fluxo sangüíneo.
O método eletrônico mais preciso, porém menos utilizado, em funçãodo custo, utiliza o método oscilométrico, que determinar a pressão sistólica ediastólica a partir de variações da pressão interna do manguito. Os dois métodosnecessitam de um intervalo entre as medições, pois comprimem os vasossangüíneos até seu estancamento para conseguir medir a pressão sistólica. Esteintervalo deve ser de no mínimo cinco minutos o que inviabiliza um monitoramentocontínuo e em tempo real.
O Pl 9408017-8 trata de um sensor para medir pulsos de pressãosangüínea e para detectar a pressão sangüínea no interior de uma artéria e aparelhosensor para ser utilizado em um sistema não invasivo para determinação da pressãosangüínea intra-arterial.
Atualmente o método de medida da pressão arterial direto e invasivonecessita de uma punção arterial, ou seja, um cateter na artéria dopaciente conectado a um sistema de medição com coluna líquida oueletromecânico. O que consiste em um procedimento invasivo e agressivo aopaciente.
Mais tecnicamente, a medida invasiva, que mede a pressãodiretamente, tem sucesso é eficaz apenas quando o médico conhece o equipamentoe pode estar certo de que não está comprometendo nem a segurança do pacientenem a precisão e reprodutibilidade da medição.Ciente do estado da técnica, seus inconvenientes e limitantes, oinventor, especialista no assunto em apreço, após estudos e pesquisas, criou o"MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL" emquestão, que basicamente utiliza um sensor de pressão e um sensor infravermelhopara verificar o fluxo sangüíneo, possibilitando que o equipamento meça a pressãosistólica sem estancamento do fluxo sangüíneo, além de fornecer a pressãodiastólica, média, batimento cardíaco e curva de pressão arterial.
Melhor detalhando, a hemoglobina oxigenada absorve luzinfravermelha, sendo possível a análise do fluxo sangüíneo. Devido ao fato daabsorção ser muito pequena há necessidade de um sensor com alta impedância,que é muito suscetível a interferências. Sendo assim, para a construção do sensorde alta impedância é utilizado um amplificador operacional que trabalha no modocorrente, tornando-o imune a ruídos. Por sua vez, o tratamento do sinal, filtro ereconhecimento de fluxo é realizado por software específico.
Para a determinação da pressão é utilizado um sensor conectado a umamplificador operacional, configurado como amplificador instrumental. Existetambém a necessidade de utilizar um pequeno compressor para gerar uma pressão,a qual é comparada com a pressão arterial, por meio do manguito. A pressão emdito manguito sempre estará inferior a pressão sistólica, permitindo a passagem dosangue, sem causar danos ou incômodo ao paciente.
A cargo de controle do equipamento está um microcontrolador comalguns periféricos, ADC, DAC, UART, timer e multiplicadores por hardware.
Funcionalmente o equipamento atua com o envio de um sinal domicrocontrolador para o compressor aumentar a pressão do manguito e permaneceanalisando o sensor de fluxo. Quando da identificação, pelo equipamento, de que ofluxo sangüíneo está diminuindo, desliga-se o compressor e mede a pressão, queserá a pressão sistólica. Logo em seguida, reduz a pressão no manguito, até adesobstrução do fluxo sangüíneo mantendo a pressão no manguito nesse valor,sempre verificando a passagem de sangue.
Em suma, podem-se destacar como principais vantagens doequipamento inventado:
• Não necessita utilizar um cateter na artéria do paciente - quando menor for aagressão ao paciente, mais rápida será sua recuperação;
• Fornece a curva da pressão arterial pelo tempo de forma nãoinvasiva que é uma importante ferramenta para os médicos nos diagnósticos dospacientes;
• Baixo custo de aquisição o que possibilita que pequenos centros hospitalareso adquiram;
• Quebra do paradigma que a curva de pressão arterial pelo tempo só podeser obtida por método invasivo;
Fácil manuseio e interface amigável - apresenta apenas um botão liga,sendo todos os outros procedimentos, como calibração e ajuste realizadosautomaticamente.
A seguir, explica-se o inovador "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIALEM TEMPO REAL E INTEGRAL ", com referência aos desenhos anexos, nos quaisestão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Diagrama em blocos do monitor de pressão arterial em temporeal e integral;
Fig. 2: Vista frontal do monitor de pressão arterial em tempo real eintegral;Fig. 3: Vista esquemática mostrando uso do equipamento.
O "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL EINTEGRAL", objeto desta solicitação de Patente, consiste de um equipamento (1)constituído por um pequeno manguito, dotado de sensores infravermelhos (I)internos que é colocado no dedo do paciente, que infla verificando a vazãosangüínea, sendo que quando da perturbação no fluxo, o equipamento (1) identificaque a pressão no manguito está equivalente a pressão intra-arterial e partir dessemomento passa a variar a pressão no interior do manguito acompanhando a pressãoarterial, tudo isso graças as perturbações na corrente sangüínea captadas pelossensores infravermelhos (I).
O equipamento (1) inventado está associado a um software decontrole, ser capaz de por meio de sensor de pressão (6) e um sensor deinfravermelho (I) verificar o fluxo sangüíneo, possibilitando que o equipamento meçaa pressão sistólica sem estancamento do fluxo sangüíneo, além de fornecer apressão diastólica, média, batimento cardíaco e curva de pressão arterial.
Mais particularmente, o equipamento (1) pode ser dividido em quatroblocos, ou seja, um bloco sensor (2); um bloco de controle (3); um bloco atuador (4)e um bloco display (5). O bloco sensor (2) é formado pelo sensor de pressão (6),pelo amplificador instrumental (7) responsável pela amplificação do sinal vindo dosensor (6) propriamente dito e o conversor analógico digital (8), que transforma onível de tensão proveniente do amplificador instrumental (7) em uma palavra digitalpara o processamento pelo bloco de controle (3). O bloco atuador (4) é compostopela bomba de pressão (9) que infla o manguito,e pelo solenóide (10) que libera o ardo manguito assim que acionado. O bloco do display (5) é composto pelo displaygráfico que demonstra todos os dados ao usuário em que a curva da pressão arterialpelo tempo é apresentada de forma gráfica facilitando a visualização pelo médico.Pela interface USB (11) são transferidos os dados para um computador. Já o blocode controle (3) composto por um microcontrolador é responsável por comandartodos os outros blocos (2, 4 e 5), sendo a inteligência de todo o equipamento.
Os valores (V) de pressão sistólica, diastólica, média e batimentocardíaco são apresentados em números na lateral do display. Alguns dados comopressão fora do especificado, variações abruptas e valores anormais podem serconfigurados para que o equipamento gere um alarme avisando.
O software (S) pode ser dividido em um bloco (12) responsável pelacoleta de dados armazenados no equipamento e apresentação desses dados e umfirmware (13) responsável pelo controle do equipamento (1).
Em suma, o software (S) deve identificar possíveis erros do usuário,como, por exemplo, quando do acionamento do botão início com o manguito fora dobraço do paciente, devendo interromper o procedimento avisando o usuário.
Outra particularidade do equipamento (1) é a identificação qual odesvio de pressão do paciente.
Claims (5)
1. "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL",caracterizado por um equipamento (1) associado a um software (S) específico sercapaz de, por meio de sensor de pressão (6) e um sensor de infravermelho (I)verificar o fluxo sangüíneo, pressão sistólica, pressão diastólica, média, batimentocardíaco e curva de pressão arterial.
2. "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL", deacordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo equipamento (1) ser dividido emquatro blocos; o bloco sensor (2) é formado pelo sensor de pressão (6), peloamplificador instrumental (7) responsável pela amplificação do sinal vindo do sensor(6) propriamente dito e o conversor analógico digital (8), que transforma o nível detensão proveniente do amplificador instrumental (7) em uma palavra digital para oprocessamento pelo bloco de controle (3); o bloco atuador (4) é composto pelabomba de pressão (9) que infla o manguito, e pelo solenóide (10) que libera o ar domanguito assim que acionado; o bloco do display (5) é composto pelo displaygráfico; a interface USB (11) transfere os dados para um computador; o bloco decontrole (3) é composto por um microcontrolador responsável por comandar todos osoutros blocos (2, 4 e 5).
3. "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL", deacordo com a reivindicação 2 caracterizado pelos valores (V) de pressão sistólica,diastólica, média e batimento cardíaco serem apresentados em números na lateraldo display.
4. "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL", deacordo com a reivindicação 2 caracterizado por alguns dados como pressão fora doespecificado, variações abruptas e valores anormais serem configurados para que oequipamento gere um alarme avisando.
5. "MONITOR DE PRESSÃO ARTERIAL EM TEMPO REAL E INTEGRAL", deacordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo software (S) ser dividido em umbloco (12) responsável pela coleta de dados armazenados no equipamento eapresentação desses dados e um firmware (13) responsável pelo controle doequipamento (1).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0904532-5A BRPI0904532A2 (pt) | 2009-11-27 | 2009-11-27 | monitor de pressão arterial em tempo real e integral |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0904532-5A BRPI0904532A2 (pt) | 2009-11-27 | 2009-11-27 | monitor de pressão arterial em tempo real e integral |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0904532A2 true BRPI0904532A2 (pt) | 2011-07-19 |
Family
ID=44275741
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0904532-5A BRPI0904532A2 (pt) | 2009-11-27 | 2009-11-27 | monitor de pressão arterial em tempo real e integral |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0904532A2 (pt) |
-
2009
- 2009-11-27 BR BRPI0904532-5A patent/BRPI0904532A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6332867B1 (en) | Method and apparatus for measuring values of physiological parameters | |
WO2001049168A1 (en) | Non-invasively monitoring hemodynamic parameters | |
CN103536281A (zh) | 一种基于指尖温度变化的血管内皮功能检测装置 | |
O'Shea et al. | A comparison of blood pressure measurements in newborns | |
US20100106030A1 (en) | Method and system for automated measurement of pulsus paradoxus | |
US20110092827A1 (en) | Blood pressure monitor and method for calculating blood pressure thereof | |
US20150157217A1 (en) | Analysis System for Cardiac Information and Analyzing Method Thereof | |
Liu et al. | Comparison of simultaneous invasive and non-invasive measurements of blood pressure based upon MIMIC II database | |
JPH08583A (ja) | 脈波伝達時間監視装置 | |
US11020010B2 (en) | Blood pressure/pulse wave measurement device | |
Majumdar | Haemodynamic monitoring in the intensive care unit | |
BRPI0904532A2 (pt) | monitor de pressão arterial em tempo real e integral | |
Gardner et al. | Fundamentals of physiologic monitoring | |
US20110092829A1 (en) | Blood pressure monitor and method for measurement of blood vessel hardening | |
Balestrieri et al. | Calibration of automated non invasive blood pressure measurement devices | |
Jobbágy et al. | Blood pressure measurement: assessment of a variable quantity | |
CN215874635U (zh) | 一次性使用压力传感器固定装置 | |
Liu et al. | Influence of finger movement on the stability of the oscillometric pulse waveform for blood pressure measurement | |
Vittal et al. | A pilot study on patch sensor based Photo Plethysmography (PPG) for heart rate measurements | |
Lacković | Inspection and testing of noninvasive blood pressure measuring devices | |
Lynch | Invasive and noninvasive pressure monitoring in neonates | |
Thompson et al. | Common errors in clinical measurement | |
KR20230099290A (ko) | 생체신호를 이용한 혈압 측정 장치 | |
CN117860261A (zh) | 一种显示休克指数的多参数心电监护仪设计方法及系统 | |
Hassan | Design of a Portable Continuous Systolic Blood Pressure Monitoring Kit with Built-in Low and High Blood Pressure Early Warnings |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DA 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2186 DE 27/11/2012. |
|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: A61B 5/022, G06F 19/00 Ipc: G16H 50/00 (2018.01) |