BRPI0904375A2 - dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos - Google Patents

dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904375A2
BRPI0904375A2 BRPI0904375A BRPI0904375A2 BR PI0904375 A2 BRPI0904375 A2 BR PI0904375A2 BR PI0904375 A BRPI0904375 A BR PI0904375A BR PI0904375 A2 BRPI0904375 A2 BR PI0904375A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
insect
collecting
funnel
trap
insects
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Silva Plinio Eudson Santos Da
Original Assignee
Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa filed Critical Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa
Priority to BRPI0904375 priority Critical patent/BRPI0904375A2/pt
Publication of BRPI0904375A2 publication Critical patent/BRPI0904375A2/pt

Links

Landscapes

  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA COLETA DE INSETOS E MéTODO PARA COLETAR INSETOS. A presente invenção descreve um dispositivo para coleta de insetos, para ser acoplado a uma armadilha do tipo luminosa, que permite que o inseto não seja danificado, facilitando assim a identificação taxonómica dos mesmos. A presente invenção trata ainda de um método para a coleta de insetos, onde o método permite a coleta dos insetos sem danificação dos mesmos.

Description

Relatório Descritivo de Patente De Invenção
Dispositivo para Coleta de Insetos ε Método para Coletar Insetos
Campo da Invenção
A presente invenção descreve um dispositivo para coleta de insetos,para ser acoplado a uma armadilha do tipo luminosa, que permite que o insetonão seja danificado, facilitando assim a identificação taxonômica dos mesmos.
A presente invenção trata ainda de um método para a coleta de insetos,onde o método permite a coleta dos insetos sem danificação dos mesmos.
Antecedentes da Invenção
Diversas armadilhas para capturar insetos para controle e pesquisaforam desenvolvidas, mas infelizmente, tais armadilhas não são satisfatórias
A armadilha luminosa tipo CDC desenvolvida por Sudia & Chamberlain(1962), possui em seu modelo original uma câmara coletora confeccionada detecido dobrável, alimentada por quatro pilhas de 1,5 volts. Esse equipamentotem sido largamente utilizado na captura de pequenos insetos de interessemédico (Service, 1977; Freitas et al., 2002; Dias-Lima et al., 2002; Silva &Vasconcelos, 2005).
Apesar de apresentar vantagens na coleta quantitativa dos insetos,foram observados pela equipe técnica de entomologia do laboratório deLeishmaniose e Doença de Chagas/INPA-Manaus, que em trabalhos de campocom flebotomíneos estas câmaras coletoras utilizadas em grande quantidadeapresentam algumas desvantagens técnicas como:
- O transporte das câmaras, por serem dobráveis, no interior da florestacausa danos irreparáveis aos insetos de pequeno porte, por serem frágeispodem perder apêndices importantes comprometendo a identificaçãotaxonômica.
- Na retirada das câmaras pela manhã, após uma noite chuvosa,apresentam-se freqüentemente molhadas com os insetos mortos e aderidos aotecido, acarretando a perda parcial ou total do material entomológico;- As câmaras coletoras, por serem confeccionadas de tecido fino (filó)são freqüentemente danificadas por insetos maiores, produzindo rupturas namalha, ou até destruídas completamente por ação de formigas cortadeiras,tendo como conseqüência a perda total dos insetos coletados.
Portanto, busca-se contornar essas deficiências através de umdispositivo para coleta que seja resistente o suficiente para que o insetocapturado não seja danificado, e ainda manter a armadilha em dimensõespequenas e leves. Diversas soluções foram propostas para resolver esseproblema.
O documento US 4,858,376 descreve um equipamento para armadilhade insetos a qual é ajustada de modo que um motor de inversão é posicionadona traseira de um conduíte direcionado para frente a fim de criar,seletivamente, um vácuo ou uma pressão entre o conduíte para segurar eposteriormente ejetar o inseto capturado por entre ele. Este equipamento incluiuma pluralidade de formas de manuseio entre o conduíte e a bateria parafornecer flexibilidade ao lidar com o equipamento.
O objeto de busca difere desse documento por não utilizar um motorpara capturar o inseto.
O documento W005/033418 descreve uma armadilha qual inclui umcorpo que possui uma abertura suportada por uma corrente de vento, e essaabertura irá capturar matérias presentes no vento, como por exemplo insetos. Aarmadilha possui uma malha permeável ao vento que serve como umreceptador da matéria presente no vento. A malha pode ser selecionada parapossuir um material que terá abertura suficiente para a passagem do vento epara a retenção de matérias, incluindo os insetos.
A presente invenção difere desse documento por não realizar a capturade insetos através do vento, mas sim através de uma armadilha luminosa.
O documento MU 8401679-5 descreve uma armadilha portátil deinsetos confeccionada em material transparente compreendendo um tuboalongador cônico, dividido em quatro partes, uma tela cônica e um conector;reservatório de insetos no qual uma das extremidades encontra-se uma rosca,para facilitar o fechamento deste, após sua retirada do aparelho, na outra umatela; um tubo alongado e base do capturador, onde se localizam o rotor, omotor, as duas pilhas AA e a chave de comando para ligar e desligar.
A presente invenção difere desse documento por não possuir um motor,um rotor e uma chave de comando para ligar ou desligar o aparelho.
O documento PI9600307-3 descreve uma armadilha para captura deinsetos constituída de três peças: um frasco, uma tampa e um cordão desuporte. A armadilha possui forma côncava, e o centro vazado na forma troncocônica, as bordas internas tem altura maior que as bordas externas, o espaçoentre as paredes interna e externa é que determinam onde será colocada aisca para atração dos insetos. A armadilha é confeccionada com materiaisplásticos rígidos, como por exemplo o P.V.C., P.V.A, acrílico ou vidro e podeser colocada em galhos de árvores, hortas e plantações.
A presente invenção difere deste documento por possuir uma malha finapara captura dos insetos, em adição ao funil de direcionamento dos insetoscapturados.
O documento US 7,100,324 descreve uma bolsa flexível que éconectada a uma armadilha de insetos, que pode ser substituída e também écapaz de manter a integridade dos insetos capturados. Ela é adaptada a umaarmadilha, e compreende um funil e uma bolsa flexível para armazenar osinsetos capturados.
A presente invenção difere deste documento por apresentar uma malhade tecido fino entre a armadilha e a abertura do funil, e também por apresentarum recipiente rígido, que contém uma solução para conservar o insetocapturado, não permitindo que ele seja danificado.
Portanto, pode-se ver que nenhum dos documentos do estado datécnica antecipam ou sequer sugerem os objetos da presente invenção.
Sumário da Invenção
Em um primeiro aspecto, a presente invenção tem como objeto umdispositivo para coleta de insetos para armadilhas, preferencialmenteluminosas que, por não ser dobrável, evita a perda de apêndices dos insetos,dessa forma não comprometendo sua identificação taxonômica.
É um objeto da presente invenção um dispositivo de coleta de insetospara ser acoplado a uma armadilha compreendendo:
a) Um tecido de malha fina;
b) Um funil;
c) Meios para conectar o tecido de malha fina à armadilha e ao funil;
d) Um frasco coletor; e
e) Meios para conectar o frasco coletor ao funil.
Em uma realização preferencial, o frasco coletor deve ser munido deuma solução para a fixação e conservação dos insetos. Além disso, possuiuma tampa, a qual deve ser acoplada ao frasco para o transporte do materialcoletado.
Em um segundo aspecto, a presente invenção proporciona um métodopara coletar insetos, onde esse método compreende as etapas de:
a) capturar o inseto por meio de uma armadilha; e
b) direcionar o inseto capturado a um frasco coletor;onde o inseto capturado alcança o frasco coletor por meio de um tecido demalha fina e um funil.
Esse e outros objetos da invenção serão valorizados e melhorcompreendidos a partir da descrição detalhada da invenção.
Descrição das Figuras
A figura 1 mostra o dispositivo de coleta modificado. 1 - Elástico parafixação na armadilha; 2 - Tecido de malha fina (filó); 3 - Tira plástica unindo otecido à câmara coletora; 4 - Funil para recepção do material; 5 - Tampareceptora do frasco coletor; 6 - Pote plástico coletor.Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos a seguir não devem ser encarados de forma restritiva, massim apenas para ilustrar algumas das inúmeras formas de realizar a presenteinvenção.
Dispositivo de Coleta
O dispositivo de coleta da presente invenção apresenta como vantagema fácil remoção do frasco onde o inseto é coletado, preservando assim oespécime coletado, sendo capaz de contornar os principais inconvenientes doestado da técnica, como o transporte das câmaras, que costumam ser frágeis esofrerem danos irreparáveis, e perderem o material entomológico.
É um objeto da presente invenção um dispositivo de coleta de insetospara ser acoplado a uma armadilha compreendendo:
a) Um tecido de malha fina;
b) Um funil;
c) Meios para conectar o tecido de malha fina à armadilha e ao funil;
d) Um frasco coletor; e
e) Meios para conectar o frasco coletor ao funil.
A armadilha na qual o dispositivo de coleta será acoplado pode serqualquer armadilha conhecida do estado da técnica, em especial a armadilhaCDC.
O tecido de malha fina é um material que não prejudique a integridadedo inseto. Preferencialmente, o tecido é o filó. O tecido é conectado àarmadilha e ao funil por meios comumente utilizados, como fitas adesivas,elásticos, roscas, velcros, presilhas, ou qualquer outro meio adequado.Preferencialmente utilizam-se elásticos, para impedir que o inseto consigaescapar.
O frasco coletor é um frasco rígido, podendo ser feito de plástico ouvidro, e opcionalmente compreende uma solução fixadora para preservaçãodos insetos. A solução fixadora é preferencialmente um álcool, como etanol 70%.Preferencialmente o frasco possui uma rosca em seu bocal, para queuma tampa complementar a rosca possa ser colocada, vedando assim ofrasco.
Os meios para conectar o frasco ao funil incluem, sem limitações, meioscomumente utilizados, como roscas, presilhas, encaixes e qualquer outro meioconhecido e disponível.
Em uma realização preferencial, o meio para conectar o frasco ao funil éuma tampa complementar à rosca do bocal do frasco, onde a tampa possui umorifício em seu centro, sendo esse orifício dotado também de uma rosca, a qualé complementar à rosca do funil. Tal exemplo está mostrado na Figura 1.
Comparado com as câmaras do estado da técnica, há uma redução depeso de aproximadamente 100g quando da utilização do modelo da presenteinvenção, ocupação de volume aproximadamente 1/3 menor e há ainda apossibilidade de ser fabricada com materiais recicláveis.
Método de Coleta
O método de coleta da presente invenção é um método que permite acoleta de insetos inteiros, através do uso do dispositivo de coleta aqui descritoacoplado à armadilha utilizada.
Em especial, o método compreende as etapas de:
a) capturar o inseto por meio de uma armadilha; e
b) direcionar o inseto capturado a um frasco coletor;onde o inseto capturado alcança o frasco coletor por meio de um tecido demalha fina e um funil.
Em seguida, o frasco coletor contendo o espécime é substituído por umvazio e o frasco cheio é devidamente tampado e guardado.

Claims (12)

Dispositivo para Coleta de Insetos ε Método para Coletar Insetos
1. Dispositivo para coleta de insetos caracterizado por compreender:5 a) Um tecido de malha fina;b) Um funil;c) Meios para conectar o tecido de malha fina à armadilha e ao funil;d) Um frasco coletor; ee) Meios para conectar o frasco coletor ao funil.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelotecido de malha fina ser o filó.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelaarmadilha na qual o dispositivo é acoplado é uma armadilha luminosa.
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelosmeios para conectar o tecido à armadilha e ao funil serem independentementeescolhidos do grupo que compreende fitas adesivas, elásticos, roscas, velcros,presilhas e combinações dos mesmos.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelosmeios de conexão serem elásticos.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofrasco coletor ser feito de um material rígido.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelomaterial ser plástico e/ou vidro.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofrasco coletor compreender uma solução fixadora.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelasolução fixadora ser etanol.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelosmeios para conectar o frasco coletor ao funil compreender uma tampa onde atampa possui uma rosca mais externa, complementar à rosca presente nobocal do frasco coletor, e um orifício com uma rosca interna, complementar àrosca da extremidade do funil.
11. Método de coleta de insetos caracterizado por compreender asetapas de:a) capturar o inseto por meio de uma armadilha; eb) direcionar o inseto capturado a um frasco coletor;onde o inseto capturado alcança o frasco coletor por meio de um tecido demalha fina e um funil.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado porcompreender uma etapa adiconal de substituir o frasco contendo o insetocapturado por um frasco vazio.
BRPI0904375 2009-11-05 2009-11-05 dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos BRPI0904375A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0904375 BRPI0904375A2 (pt) 2009-11-05 2009-11-05 dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0904375 BRPI0904375A2 (pt) 2009-11-05 2009-11-05 dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0904375A2 true BRPI0904375A2 (pt) 2011-07-05

Family

ID=44212326

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904375 BRPI0904375A2 (pt) 2009-11-05 2009-11-05 dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0904375A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103314937A (zh) * 2013-07-08 2013-09-25 贵州大学 寄生蜂繁育的自动收蜂装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103314937A (zh) * 2013-07-08 2013-09-25 贵州大学 寄生蜂繁育的自动收蜂装置

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10064606B1 (en) Specimen collection and preservation apparatus
CN106665530A (zh) 一种多功能小型昆虫收集管
BRPI0904375A2 (pt) dispositivo para coleta de insetos e método para coletar insetos
Whitman et al. Collection and preservation of terrestrial arthropods
CN101518221A (zh) 室外飞虫捕捉器
CN209629839U (zh) 便携式糖尿病护理用护理盒
CN204799312U (zh) 一种检验检疫抽采样样品收集器
CN207476741U (zh) 一种自动收集果蝇装置
CN212732194U (zh) 一种微生物标本保存运输容器
CN208064301U (zh) 橘小实蝇诱杀装置
CN208007568U (zh) 一种新型便携式捕蚊器容器
CN208836865U (zh) 一种简易的活体捕虫器
CN211721607U (zh) 一种昆虫毒瓶
CN205830860U (zh) 一种双翅目蝇科昆虫收集器
CN204579617U (zh) 一种吸虫器
RU215295U1 (ru) Ловушка для насекомых
CN204742293U (zh) 一种果蝇诱杀容器
CN215454854U (zh) 一种米蛾卵的收集装置
CN220799696U (zh) 一种野外跳蚤诱捕器
CN209611549U (zh) 一种具有分类储存功能的医用急救包
CN221241352U (zh) 一种昆虫饲养观测装置
FR2726202A1 (fr) Portoir a usage unique pour tubes a essai
KR20180081210A (ko) 세포 채취기 조립체
CN211412081U (zh) 一种疫苗生物实验用的插片式固定架
CN215188954U (zh) 一种水产养殖用捕虫装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal