BRPI0902576A2 - aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção - Google Patents

aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902576A2
BRPI0902576A2 BRPI0902576A BRPI0902576A2 BR PI0902576 A2 BRPI0902576 A2 BR PI0902576A2 BR PI0902576 A BRPI0902576 A BR PI0902576A BR PI0902576 A2 BRPI0902576 A2 BR PI0902576A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
construction
acrylic
teeth
buccal
food
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Alexandre Conde
Simara Rufatto Conde
Original Assignee
Alexandre Conde
Simara Rufatto Conde
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alexandre Conde, Simara Rufatto Conde filed Critical Alexandre Conde
Priority to BRPI0902576 priority Critical patent/BRPI0902576A2/pt
Priority to PCT/BR2010/000223 priority patent/WO2011003162A1/pt
Publication of BRPI0902576A2 publication Critical patent/BRPI0902576A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/0003Apparatus for the treatment of obesity; Anti-eating devices
    • A61F5/0006Diet or mouth appliances
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/56Devices for preventing snoring
    • A61F2005/563Anti-bruxisme

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Child & Adolescent Psychology (AREA)
  • Obesity (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MéTODO PARA SUA CONSTRUçãO. é um dispositivo que auxilia a perda de peso e sua manutenção nos casos de alcance de peso desejado, através do estímulo mais precoce e prolongado da saciedade alimentar. Esse dispositivo de acrílico que se utiliza na boca, mais precisamente no palato de pacientes, sem cobrir a face oclusal dos dentes (face de mordida), também contém um fio de aço inoxidável que percorre as faces vestibulares de todos os dentes superiores, conferindo uma aparência de aparelho de contensão ortodóntica.

Description

APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MÉTODOPARA SUA CONSTRUÇÃO
CAMPO TÉCNICO
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de invenção serefere ao desenvolvimento de um aparelho intraoral de saciedade alimentar emétodo para sua construção (em inglês food satiation intraoral appliance) é umdispositivo que auxilia a perda de peso e sua manutenção nos casos do alcance depeso desejado, através do estímulo mais precoce e prolongado da saciedadealimentar. Esse dispositivo de acrílico que se utiliza na boca, mais precisamente nopalato de pacientes, sem cobrir a face oclusal dos dentes (face de mordida),também contém um fio de aço inoxidável que percorre as faces vestibulares detodos os dentes superiores, conferindo uma aparência de aparelho de contensãoortodôntica.
Embora esse aparelho lembre alguns tipos de aparelhos contensoresortodônticos, suas peculiares modificações conferem efeitos de saciedadealimentar. Assim como os contensores ortodônticos, o aparelho intraoral desaciedade alimentar pode ser considerado seguro, pois não pode ser aspirado oudeglutido devido ao seu tamanho e ancoragem em boca.
O referido aparelho não obstrui a passagem de alimento pela bocadevido a quantidade conveniente exata de acrílico depositada na abóbada palatina.Devido a este fato, o aparelho não impede a deglutição, não interfere namastigação, não interfere na respiração, não promove injúrias aos tecidos moles enão promove movimentação dentária.
ESTADO DA ARTEDevido ao modo de vida sedentário e a enorme disponibilidade de fontesalimentares altamente calóricas, o sobrepeso das populações humanas em paísesdesenvolvidos ou em emergentes, já ganhou o status de epidemia. Outras causaspodem ser associadas a esse desequilíbrio entre a quantidade de alimentoconsumida e a quantidade de calorias gasta, mas, fundamentalmente, aspopulações humanas estão engordando. Com o aumento de peso e oenvelhecimento natural do organismo, surgem diversas complicações, tais como,hipertensão, diabetes, arteriosclerose etc., que estão entre as principais causas demortes de adultos. Dessa forma, há uma preocupação cada vez maior entregovernos, médicos, autoridades sanitárias e os próprios indivíduos que emagreceré necessário. Mais do que isso, manter-se magro é essencial para uma condiçãode vida com qualidade. Claro que tudo isso deve ser analisado para cada indivíduoem particular, com a determinação da relação entre sua massa corporal e suaaltura. Considerando-se isso, verdadeiros arsenais de dietas, exercícios, métodoscirúrgicos e outros procedimentos surgiram com a promessa de devolver àspessoas obesas um corpo mais magro. No entanto, isso nunca ocorre de maneirarápida. Emagrecer é possível, mas não é fácil nem é rápido.
Descobertas recentes demonstraram que o mecanismo de saciedadealimentar está diretamente relacionado com o tempo que demoramos a nosalimentar. Assim, quem demora mais tempo mastigando vai comer menos.
Sabendo disso, foram criados aparelhos que são inseridos dentro da cavidade oralpossibilitando ao usuário aumentar o tempo de mastigação para comer a mesmaquantidade de comida que comeria sem o uso do aparelho.
Em buscas realizadas no estado da arte pertinente ao campo técnico emquestão foi possível localizar aparelhos que promovem essa saciedade alimentar:US 2006/0,185,679 de COSTIGAN et al. (2005), US 5,924,422 de GUSTAFSON(1999), US 5,052,410 de STUBBS (1991), US 4,738,259 de BROWN etal. (1988),US 4,727,867 de KNODERER (1988) e US 4,471,771 de BROWN et al. (1984).
DISCUSSÃO
Em 2006, COSTIGAN e COSTIGAN (E.U. pat. No. 20060185679A1)desenvolveram uma placa intraoral de recobrimento palatino total que se estendiaaté o palato mole, retida por grampos que passavam pela superfície oclusal dosdentes como modo de ancoragem. Este invento constituía-se em um dispositivo deinterferência na relação oclusal (devido à presença do grampo na superfície decontato entre os dentes, interferindo na adequada relação de contato entre osdentes antagonistas), além disso, a sobre extensão na região do palato moleconfere para alguns pacientes sensação de náusea. Segundo o autor, o contatodeste dispositivo na região do palato mole confere estímulo do nervo vago para queocorra saciedade alimentar. Por ser um dispositivo que promove certa diminuiçãodo espaço oral, mesmo que o autor refira que seja uma fina espessura dodispositivo, o paciente demora mais tempo para mastigar e deglutir o alimento, oque também provoca saciedade pelo fator tempo aumentado.
Em 1999, GUSTAFSON (E.U. pat. No. 5.924.422) desenvolveu umaplaca intraoral de recobrimento palatino, também com grampos que interferiam narelação de contato oclusal. A diferença com relação ao invento de COSTIGAN eCOSTIGAN (2006) é que esta placa recobria apenas palato duro, deixandodescoberta a região das rugas palatinas. Além disso, o autor refere que odispositivo apresenta, na região da abóbada palatina, um volume ocupando esteespaço em formato de ponta arredondada. Por ser um invento que causa certaobstrução e desconforto, pela forma em ponta arredondada no palato, durante ocontato da língua no momento da deglutição, este dispositivo tenta buscar asaciedade através do fator aumento de tempo. Isto ocorre pela diminuição doespaço da cavidade oral ocasionada pela necessidade de deposição de volumesalimentares menores na boca e, também, pela diminuição da capacidade efetiva detrituração alimentar devido à presença de grampos na região de contato dos dentese, assim, por estes motivos, ocorre a saciedade pelo tempo de demora da ingestãodos alimentos ser mais prolongado.
Em 1991, STUBBS (E.U. pat. No. 5.052.410) desenvolveu um dispositivointraoral obstrutivo que percorria as faces vestibulares dos dentes inferiores ealguns superiores (molares e pré-molares) o qual continha um prolongamento naregião localizada medialmente projetando-se para dentro da cavidade oral,interferindo na relação de contato oclusal. Este aparelho, por localizar-se entre abochecha e os dentes e por conter um dispositivo de interferência oclusalocasionava interferência mastigatória que promovia um maior tempo de mastigaçãodo alimento. Isto levava a saciedade por uma demora do processo de deglutição.
Em 1989, BESSLER (E.U. pat. No. 4.883.072) desenvolveu umdispositivo adesivo extra-oral que posicionava três barras obstrutivas por fora daboca dispostas horizontalmente, que impedia o fácil acesso a deposição dealimento na cavidade oral, este aparelho dificultava a entrada dos alimentos por serum dispositivo obstrutivo e, por este motivo, a saciedade alimentar ocorre pelotempo de ingestão ser mais prolongado.
Em abril 1988, BROWN e COMSTOCK (E.U. pat. No. 4.738.259)desenvolveram um dispositivo intraoral com superfícies acrílicas bilateraisindependentes, situadas no arco mandíbular que, quando em tentativa de oclusão,pela presença de fio metálico na superfície oclusal dos dentes, as superfíciesacrílicas abrangiam as faces palatinas e Iinguais de ambos os lados dos molares epré-molares. Este dispositivo obstrutivo trazia ineficiência mastigatória, não só pelainterferência oclusal, mas também, pela dificuldade de movimentação da língua,fazendo com que o paciente precisasse de mais tempo para triturar os alimentos.Mesmo assim, os alimentos ainda não eram completamente triturados devido àimpossibilidade de adequado contato oclusal. Assim, a saciedade acabavaocorrendo pelo tempo maior despendido para a ingestão dos alimentos.
Em março de 1988, KNODERER (E.U. pat. No. 4.727.867) desenvolveuum dispositivo intraoral que diferia do invento de BROWN e COMSTOCK (1988)apenas pela existência de uma barra Iingual que unia as superfícies acrílicasbilaterais situadas no arco mandibular. Assim, as peculiaridades deste invento sãopraticamente as mesmas das constantes no invento de BROWN e COMSTOCK(1988).
Em 1984, ainda os autores BROWN e COMSTOCK (E.U. pat. No.4.471.771) desenvolveram um dispositivo intraoral que se constituía em uma barrapalatina fixada por bandas metálicas nos molares superiores na qual articulava umaespécie de trabeculado metálico que apoiava-se constantemente sobre a língua.Este dispositivo obstrutivo provocava uma imposição impeditiva de remoção porparte do paciente devido ao fato de ser rigidamente fixados no arco superior;constituindo-se num dispositivo desconfortável que apoiava-se sobre a língua e quepermitia apenas a passagem de alimentos quase liqüefeitos ou muito triturados,obrigando o paciente a mastigar muitas vezes. Assim, a saciedade é obtida pelotempo de mastigação maior à custa de um desconforto de trituração e mastigação.
SOLUÇÃO
Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arteanteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de invenção, odesenvolvimento de um aparelho intraoral de saciedade alimentar e método parasua construção, onde este aparelho é confeccionado a partir da moldagem daarcada superior do paciente obtido a partir do uso de um material de impressãoodontológico. Partindo desta moldagem, confecciona-se um modelo de gesso queserá utilizado para construção do mesmo.
MECANISMO DE AÇÃO
Acredita-se que esta estimulação se dê através da maximização daestimulação precoce do hipotálamo em seu centro da saciedade pelos seguintesfatores:
- Fator espaço intraoral. O aparelho intraoral de saciedade alimentardiminui adequadamente a luz da cavidade oral, consequentemente, o paciente éobrigado a depositar volumes de alimento menores dentro da boca.
- Fator volume alimentar. O volume alimentar sendo diminuído emconseqüência da presença física do aparelho intraoral de saciedade alimentardesencadeia um tempo maior de passagem de alimento pela cavidade oral.
- Fator tempo da refeição. O tempo mais prolongado do alimento nacavidade oral induz uma maior atividade de mastigação, o que induz uma maiorestimulação aos Iigamentos periodontais.
- Fator estímulo dos proprioceptores Iigamentares dentais. Os estímulosmastigatórios mais prolongados, devido ao uso do Aparelho Intraoral de SaciedadeAlimentar, nos Iigamentos periodontais induzem os proprioceptores existentesnesta região a conduzirem mais estimulação elétrica ao centro da saciedadehipota!âmico.
- Fator estímulo botão gustativo. O aparelho intraoral de saciedadealimentar, também contribui para uma estimulação mais prolongada nos botõesgustativos presentes em toda a cavidade oral. Essa estimulação prolongadacontribui para uma maior estimulação elétrica ao centro da saciedade hipotalâmico.
- Fator retenção mecânica alimentar. Mesmo durante os momentos emque o indivíduo não estiver com alimento na cavidade oral, devido à retençãoalimentar promovida pelo aparelho intraoral de saciedade alimentar, ele aindacontinuará estimulando os botões gustativos pela presença residual de alimentosna região retentiva localizada na face vestibular de todos os dentes e, também peladeposição alimentar no pequeno espaço localizado entre o acrílico e a mucosa daabóbada palatina.
- Fator maior número de deglutições. Um maior número de deglutiçãosignifica um maior trânsito alimentar que acaba estimulando, de uma forma maisprolongada, todos os proprioceptores envolvidos na condução elétrica ao centro dasaciedade hipotalâmico.
- Fator cansaço pelo movimento muscular. Caso este paciente façamuitos movimentos de mastigação e deglutição, também por cansaço muscular, eleacabará optando por recuperar-se do cansaço, aguardando algum tempo pararetomar a mastigação e deglutição. O que também contribui para um estímulomaior ao centro da saciedade hipotalâmica.APLICAÇÕES E VANTAGENS
As aplicações ou indicações deste produto podem compreender;
- Utilização por pacientes que se encontram acima do peso consideradonormal;
- Utilização por pacientes com dificuldade de manutenção de peso e quequeiram impedir o seu aumento;
- Utilização por pacientes que precisam perder peso em pré-operatóriosde cirurgias bariátricas e plásticas;
- Utilização por pacientes taquifágicos;
- Utilização por pacientes com compulsão alimentar;
- Utilização por pacientes com ansiedade;
- Utilização por pacientes como método de motivação para início deperda de peso;
- Utilização por pacientes que precisam perder peso e tem contraindicação ou efeitos colaterais pelo uso de medicação para emagrecer;
- Utilização por pacientes que precisam perder peso para melhora dedoenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, doençascardiovasculares).
Empiricamente, pode-se observar alguns aparelhos ortodônticos ouproféticos provocarem alguma quantidade de perda de peso (sem sabermos oquanto se pode perder) os quais não se pode afirmar, categoricamente, os motivosque levam a esta perda (não se sabe se é por desconforto na mastigação, não sesabe se é pela má adaptação, não se sabe se é pela presença de volumesoriginalmente estranhos a cavidade oral, não se sabe se é pela impossibilidade dedeglutição, etc.)
O aparelho intraoral de saciedade alimentar tem a vantagem de estipulara quantidade certa de acrílico localizado na parte da abóbada palatina. Aindividualização desta quantidade permite que o paciente tenha o exato limitetolerável para a ocorrência da deglutição.
Outra vantagem é a existência do fio de aço inoxidável que percorre aface vestibular dos dentes superiores, o qual é recoberto com mínima quantidadede acrílico, promovendo adaptação íntima as faces dos dentes, tanto pelo acrílicolocalizado por vestibular como pelo acrílico localizado por palatino. Isto confere umamaior estabilidade no ato da mastigação, além de impedir qualquer mobilidadedentária indesejável ortodonticamente falando, tudo isso sem interferir na relaçãode contato entre os dentes antagonistas (contato inter-oclusal).
Podemos citar também como vantagem, a utilização deste aparelhoapenas durante o ato da refeição, dispensando qualquer tipo de tempo de utilizaçãopré os pós refeição.
O aparelho intraoral de saciedade alimentar constitui-se em um métodoque auxilia a perda de peso e sua manutenção nos casos de alcance do pesodesejado, através do estímulo mais precoce e prolongado da saciedade que opaciente atinge por estímulos não farmacológicos e não cirúrgicos. Por este motivoé que pode ser considerado mais vantajoso devido ao fato do mecanismo serunicamente desencadeado por um dispositivo oral promovendo reações do própriosistema nervoso hipotalâmico.
CONTRA INDICAÇÕES
Este aparelho é contra indicado nas seguintes situações:- Pacientes com cárie;
- Mau posicionamento dentário severo;
- Pacientes em tratamento ortodôntico;
- Doença periodontal;
- Doença gengival;
- Próteses fixas mal adaptadas;
-Intolerância ao uso do aparelho;
- Pacientes que usam prótese parcial removível superior;
- Pacientes que usam prótese total superior.
Para os dois últimos casos não seriam considerados contra indicaçõesdogmáticas, pois podem ser feitas próteses com características do aparelhointraoral de saciedade alimentar.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A caracterização do presente documento para patente de invenção éfeita por meio de desenhos representativos do aparelho intraoral de saciedadealimentar e método para sua construção, de tal modo que o produto possa serintegralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterizaçãoda funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou formapreferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a partedescritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, ondeesta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representaçãoadotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações,desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
Neste caso tem-se que:
- a figura 1 ilustra a moldagem do polegar na convexidade de abrangência daimpressão digital;
- a figura 2 mostra a modelagem do gesso vertido na moldagem do polegar;
- a figura 3 apresenta a moldagem arcada superior;
- a figura 4 ilustra o modelo de gesso vertido na moldagem da arcadasuperior;
- A figura 5 apresenta o modelo de gesso do polegar na sua face convexa;
- A figura 6 mostra o polegar de perfil e a quantidade de gesso utilizada nodedo de gesso, para saber a quantidade exata de materialempregada;
- A figura 7 ilustra o posicionamento do polegar de gesso na abóbada palatinade gesso do modelo da arcada superior;
- A figura 8 mostra a marcação na abóbada palatina da quantidade de resinaacrílica a ser respeitada na confecção do aparelho intraoral desaciedade alimentar - quantidade equivalente ao volume dopolegar de gesso;
- A figura 9 ilustra do posicionamento do fio de aço inoxidável na facevestibular dos dentes;
- A figura 10 apresenta uma imagem do aparelho intraoral de saciedadealimentar concluído e;
- A figura 11 apresenta aparelho intraoral de saciedade alimentar adaptado nomodelo de gesso da arcada superior.DESCRIÇÃO DO APARELHO E MÉTODO
Uma forma preferencial de realização da presente invenção compreendea criação de um aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para suaconstrução, onde este aparelho é confeccionado a partir da moldagem da arcadasuperior do paciente obtido a partir do uso de um material de impressãoodontológico. De posse dessa moldagem, verte-se o gesso para obtenção domodelo de gesso arcada superior. A partir do modelo, utiliza-se um fio de açoortodôntico inoxidável de diâmetro adequado (1) que percorre as faces vestibulares(2) dos dentes superiores em íntimo contato nestas faces. Este fio será ancoradono acrílico odontológico que será depositado na região do palato. O ponto departida do fio compreende a parte acrílica do aparelho localizada na facedisto-palatina do último dente do lado direito (3) e o ponto de chegada, na parteacrílica da face disto-palatina do último dente do lado esquerdo (4).
O fio de aço inoxidável em sua extensão localizada nas facesvestibulares é recoberto por uma pequena quantidade de acrílico odontológico (5),suficiente para ter íntimo contato com as faces dentárias vestibulares.
A quantidade de acrílico depositada no palato na região próxima as facespalatina dos dentes é de uma espessura adequada (aproximadamente 3 mm), quefica em contato íntimo a estas faces dentárias e a mucosa. A quantidade de acrílicoque fica na abóbada palatina é individualizada para cada paciente. Aindividualização é ditada pelo volume de acrílico a ser utilizado. Para tanto,considera-se a parte do dedo polegar da mão compreendido pela falange distai naface que contém a impressão digital.
A obtenção deste volume é obtida através de moldagem do polegar (6-7)para fins de obtenção de um polegar em gesso (8). A partir desse, recorta-se ogesso de maneira a obter a convexidade da impressão digital deste modelo.
De posse desta peça, deposita-se a mesma com a face digital (9) voltadapara a abóbada palatina (10) do modelo de gesso da arcada superior (11) para finsde marcação (12) da quantidade de acrílico individualizada, que deverá recobrir aabóbada palatina (10).
A partir destas medições, aplica-se a quantidade de acrílicoindividualizada para fins de ocupar o espaço na abóbada palatina, impedindo aextensão do movimento total da língua até essa estrutura anatômica no ato dadeglutição.
Este aparelho é utilizado somente durante as refeições para promoveruma maior estimulação do hipotálamo na região da saciedade, a qual inibe a regiãohipotalâmica responsável pelo estímulo da fome, impedindo que o indivíduo comamais do que realmente precisa.
É importante ressaltar que a indicação desse aparelho deve sersupervisionada por nutricionistas, médicos e dentistas e que sua confecção deveser executada por dentistas.
O paciente deve ser orientado antes, durante e depois por estesprofissionais para ter certeza das condições de saúde geral e oral descartandoqualquer tipo de contra-indicação no uso deste aparelho.

Claims (13)

1.-APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MÉTODOPARA SUA CONSTRUÇÃO, tratando-se de um dispositivo de acrílico que se utilizana boca, mais precisamente no palato de pacientes, sem cobrir a face oclusal dosdentes (face de mordida), caracterizado pelo fato de conter um fio de aço inoxidávelque percorre as faces vestibulares de todos os dentes superiores, conferindo umaaparência de aparelho de contensão ortodôntica.
2.- APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MÉTODOPARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelofato do fio de aço inoxidável, que percorre a face vestibular dos dentes superiores,ser recoberto com mínima quantidade de acrílico, promovendo adaptação íntima asfaces dos dentes, tanto pelo acrílico localizado por vestibular como pelo acrílicolocalizado por palatino.
3.-APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MÉTODOPARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelofato do fio de aço:- conferir uma maior estabilidade no ato da mastigação;- impedir qualquer mobilidade dentária indesejável e;- não impedir o contato mastigatório.
4.-APARELHO INTRAORAL DE SACIEDADE ALIMENTAR E MÉTODOPARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelofato do aparelho ser confeccionado a partir da moldagem da arcada superior dopaciente obtido a partir do uso de um material de impressão odontológico.
5.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, caracterizado pelo fato deutilizar um modelo de gesso da arcada dentária, onde a partir do modelo, utiliza-seum fio de aço ortodôntico inoxidável de diâmetro adequado (1) que percorre asfaces vestibulares (2) dos dentes superiores em íntimo contato nestas faces.
6.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicação-5 e caracterizado pelo fato deste fio ser ancorado no acrílico odontológico que serádepositado na região do palato.
7.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicação-6 e caracterizado pelo fato de que o ponto de partida do fio (1) compreender a parteacrílica do aparelho localizada na face disto-palatina do último dente do lado direito(3) e o ponto de chegada, na parte acrílica da face disto-palatina do último dente dolado esquerdo (4).
8.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicaçãoe caracterizado pelo fato do fio de aço inoxidável (1) em sua extensão localizadanas faces vestibulares ser recoberto por uma pequena quantidade de acrílicoodontológico (5), suficiente para ter íntimo contato com as faces dentáriasvestibulares.
9.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com a reivindicaçãoe caracterizado pelo fato de que a quantidade de acrílico depositada no palato naregião próxima as faces palatina dos dentes ser de uma espessura adequada(aproximadamente 3 mm), de modo a ficar em contato íntimo a estas facesdentárias e a mucosa.
10.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com areivindicação 5 e caracterizado pelo fato da quantidade de acrílico que fica naabóbada palatina ser individualizada para cada paciente, sendo esse volumerelacionado à parte do dedo polegar da mão compreendido pela falange distai naface que contém a impressão digital.
11.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com areivindicação 10 e caracterizado pelo fato da obtenção deste volume ser obtidaatravés de moldagem do polegar (6-7) para fins de obtenção de um polegar emgesso (8).
12.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com areivindicação 10 e caracterizado pelo fato de que a partir desse polegar de gesso,recorta-se o gesso de maneira a obter a convexidade da impressão digital destemodelo.
13.- MÉTODO PARA SUA CONSTRUÇÃO, de acordo com areivindicação 12 e caracterizado pelo fato de que tendo esta peça, deposita-se amesma com a face digital (9) voltada para a abóbada palatina (10) do modelo degesso da arcada superior (11) para fins de marcação (12) da quantidade de acrílicoindividualizada, que deverá recobrir a abóbada palatina (10).
BRPI0902576 2009-07-07 2009-07-07 aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção BRPI0902576A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902576 BRPI0902576A2 (pt) 2009-07-07 2009-07-07 aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção
PCT/BR2010/000223 WO2011003162A1 (pt) 2009-07-07 2010-07-05 Aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902576 BRPI0902576A2 (pt) 2009-07-07 2009-07-07 aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902576A2 true BRPI0902576A2 (pt) 2011-03-15

Family

ID=43428686

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902576 BRPI0902576A2 (pt) 2009-07-07 2009-07-07 aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0902576A2 (pt)
WO (1) WO2011003162A1 (pt)

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5924422A (en) * 1997-11-03 1999-07-20 Gustafson; Lynn Oral device to aid weight control
US20060185679A1 (en) * 2005-02-22 2006-08-24 Costigan Sun H Lose at the source plate (L.A.T.S.Plate)

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011003162A1 (pt) 2011-01-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Cha et al. Skeletal anchorage for orthopedic correction of growing class III patients
Vieira et al. Prosthodontic treatment of hypohidrotic ectodermal dysplasia with complete anodontia: case report.
Shah et al. Comparison of immediate complete denture, tooth and implant-supported overdenture on vertical dimension and muscle activity
US20060185679A1 (en) Lose at the source plate (L.A.T.S.Plate)
Mutlu et al. Evaluation of crossbites in relation with dental arch widths, occlusion type, nutritive and non-nutritive sucking habits and respiratory factors in the early mixed dentition
Desai et al. Orthodontic considerations in individuals with Down syndrome: A case report
Moon et al. Orthodontic treatment for a patient with anterior open bite and severe condylar resorption
Sadighpour et al. Using neutral zone concept in prosthodontic treatment of a patient with brain surgery: a clinical report
RU2738004C1 (ru) Способ определения центрального положения нижней челюсти у пациентов с дисфункцией ВНЧС
Dahl The face height in adult dentate humans. A discussion of physiological and prosthodontic principles illustrated through a case report
Dyer et al. A question of space: options for the restorative management of worn teeth
Marunick et al. Occlusal force after partial mandibular resection
JP4634430B2 (ja) 顎運動を安定させ、歯軋り等を有効活用し顎関節部の循環を良好にする顎関節症治療歯科医療器具。
RU154582U1 (ru) Ортодонтическое устройство
Tuna et al. A method for positioning the premaxilla during impression making for a patient with bilateral cleft lip and palate: A clinical report
BRPI0902576A2 (pt) aparelho intraoral de saciedade alimentar e método para sua construção
Fields Space Maintenance in the Primary Dentition
Albajalan et al. Effectiveness of Treatment with Reverse Twin-Block and Reverse Pull Face Mask on Dental Arches of Class III Malocclusion: A Randomized Clinical Trial
BR202020012285U2 (pt) Dispositivo bariátrico intraoral
Weber et al. The Mandibular Anterior Repositioning Appliance (MARA)-a report of three cases
Jethe et al. Evaluation of clinical effectiveness of churro jumper appliance in the treatment of skeletal class ii malocclusion with retrognathic mandible
RU207536U1 (ru) Каппа с площадкой для позиционирования языка
Sabri Long term stability of a high-angle skeletal class II open bite treated with high-pull headgear and modified transpalatal arch: A case report
Suri et al. Management of a hyperdivergent Class III malocclusion, maxillary midline diastema, and infected mandibular incisors in a young adult
Tsolakis et al. An appliance designed for experimental mandibular hyperpropulsion in rats

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2521 DE 30/04/2019.