BRPI0902556A2 - dispositivo reposicionador odontológico, método de confecção do mesmo e processo de reposicionamento compreendendo o uso do mesmo - Google Patents

dispositivo reposicionador odontológico, método de confecção do mesmo e processo de reposicionamento compreendendo o uso do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902556A2
BRPI0902556A2 BRPI0902556A BRPI0902556A2 BR PI0902556 A2 BRPI0902556 A2 BR PI0902556A2 BR PI0902556 A BRPI0902556 A BR PI0902556A BR PI0902556 A2 BRPI0902556 A2 BR PI0902556A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
repositioning
dental
plate
repositioning device
present
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Walter Ribeiro Nunes Jr
Francesco-Mion Renata Cantisani Di
Original Assignee
Univ Sao Paulo
Fundacao De Amparo A Pesquisa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Sao Paulo, Fundacao De Amparo A Pesquisa filed Critical Univ Sao Paulo
Priority to BRPI0902556A priority Critical patent/BRPI0902556B8/pt
Publication of BRPI0902556A2 publication Critical patent/BRPI0902556A2/pt
Publication of BRPI0902556B1 publication Critical patent/BRPI0902556B1/pt
Publication of BRPI0902556B8 publication Critical patent/BRPI0902556B8/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Dental Prosthetics (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO REPOSICIONADOR ODONTOLóGICO. MéTODO DE CONFECçãO DO MESMO E PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO COMPREENDENDO O USO DO MESMO. A presente invenção pertence ao campo dos dispositivos reposicionadores odontológicos. Especificamente, o dispositivo reposicionador da presente invenção é também um dispositivo ortopédico apresentando a propriedade de promover simultaneamente o reposicionamento da língua e a expansão da maxila. O dispositivo da presente invenção permite ainda a verticalização dos incisivos, o vedamento labial e a correção da sobremordida e da sobressaliência. A presente invenção encontra aplicação no campo da odontologia, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, bem como em laboratórios de prótese dentária.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
DISPOSITIVO REPOSICIONADOR ODONTOLÓGICO. MÉTODO DECONFECÇÃO DO MESMO E PROCESSO DE REPOSICIONAMENTOCOMPREENDENDO O USO O MESMO
Campo da Invenção
A presente invenção pertence ao campo dos dispositivosreposicionadores odontológicos. Especificamente, o dispositivoreposicionador da presente invenção compreende um dispositivoreposicionador de elementos do sistema estomatognático quetambém funciona como um dispositivo ortopédico, apresentando apropriedade de simultaneamente promover a reeducação da posturaIingual e a expansão da maxila. O dispositivo da presente invençãopermite ainda a verticalização dos incisivos, o vedamento Iabial e acorreção da sobremordida e da sobressaliência. A presente invençãoencontra aplicação no campo da odontologia, medicina,fonoaudiologia e fisioterapia, bem como em laboratórios de prótesedentária.
Antecedentes da Invenção
Métodos isolados de expansão ativa da maxila foram descritospela primeira vez em 1890 por Angle, sendo que seu emprego caiuem desuso por problemas de recidiva devido a deficiênciasmetodológicas anteriores. Em 1960, Haas reintroduziu esse tipo deprocedimento com aparelho fixo intrabucal, o qual tem sido utilizadoatualmente, inclusive com variação de fixação (McNamara).
Pesquisas recentes associam melhora no padrão de sono dospacientes submetidos a disjunção maxilar.Como deficiência técnica temos:- a postura da língua é prejudicada pela posição do parafusodurante a fase ativa.
- apesar de a expansão maxilar ser rápida, é necessário umperíodo de uso prolongado para estabilizar os resultados.
- sua utilização mais favorável se situa em uma faixa de idadelimitada: entre os 9 e 12 anos de idade.
- promove a expansão da maxila isoladamente por disjunção desuturas sem reposicionar a mandíbula.
Paralelamente na Europa, principalmente na Alemanha (Balters,Frankelf Bimler) e na Espanha (Planas), e também posteriormente noBrasil (Lino,Simões) foram desenvolvidos aparelhos intrabucaisremovíveis com características de regulação de função onde aalteração anatômica viria como uma conseqüência da melhorapostura I.
Como deficiência comum a esses aparelhos ortopédico-funcionais temos: (i) resposta clínica mais lenta, (ii) dependênciatotal da colaboração no uso prolongado por parte dos pacientes, e
(iii) complexidade técnica de confecção.
E também comum o emprego de aparelhos expansoresremovíveis com ativação mecânica sem características funcionaisassociadas, o que pode comprometer a estabilidade dos resultados.
Atualmente aparelhos intrabucais tem sido usados em adultospara favorecer o sono e a redução do ronco com o reposicionamentoda mandíbula e da língua.
A presente invenção compreende um dispositivo que exercevárias funções simultaneamente, possibilitando uma resposta maisrápida que os dispositivos convencionais.
O presente dispositivo, quando em posição na cavidade bucal,promove a reeducação da postura lingual, a expansão maxilar, averticalização dos incisivos com conseqüente vedamento Iabialr oreposicionamento mandibular e a expansão das vias aéreas emconseqüência do favorecimento da postura mandibular. Essaexpansão foi comprovada por meio de faringometria acústica ecefalometria radiográfica.
Em pacientes submetidos a polissonografia com e sem odispositivo foi observada diminuição dos microdespertares e melhorada saturação de oxigênio com o uso do mesmo.
Em suma, a presente invenção apresenta a vantagem de proverum dispositivo de baixo custo, simplicidade técnica de confecção ediminuição no tempo de correção dos distúrbios, uma vez quepermite o reposicionamento simultâneo de vários elementos dosistema estomatognático. Como vantagem adicional a presenteinvenção permite a expansão das vias aéreas e melhora na qualidadedo sono.
Na literatura científica e patentária foram encontrados algunsdocumentos que circunscrevem o tema, porém sem antecipá-lo.
O documento PI0506276-4 A descreve um aparelho ortodônticoremovível denominado "placa de Noer" destinado à reeducação dapostura Iingual em pacientes portadores de deglutição atípica, alémde estimular o desenvolvimento sagital e transversal da maxila. Esseaparelho compreende duas partes: (i) a parte funcional, que consisteem uma esfera de livre movimentação acoplada a uma base,localizada na altura da papila incisiva, e (ii) a parte suporte, queconsiste em uma placa acrílica mucosuportada no arco superior eancorada até a região de molares, para retenção e estabilidade doaparelho. A presente invenção difere desse documento por se tratarde aparelho removível consistindo de (i) guia de reeducação da línguana forma de uma abertura ou orifício na placa acrílica e não na formade esfera móvel, (ii) arco anterior de estabilização e retenção quepermite a verticalização dos incisivos superiores e conseqüentevedamento labial, (iii) parafuso expansor maxilar centralizadosagitalmente e posicionado antero-posteriormente entre o palatomole e as papilas linguais, (iv) grampos de retenção posteriores,podendo ser somente para retenção molar ou grampos-tubo paraencaixe de escudo labial inferior, e (v) guia mandibular consistindo deum contato de encaixe para incisivos e caninos inferiores paracorreção da sobremordida e sobressaliência.
O documento PI0801033-1 descreve um dispositivo ortodônticoremovível consistindo de uma placa acrílica superior compreendendogrampos metálicos, tubos telescópicos e ganchos de metal e umaplaca acrílica inferior onde são instaladas hastes metálicas e ganchosde metal. Esse aparelho se destina a prevenção do bruxismo ereposicionamento da mandíbula, favorecendo a desobstrução das viasaéreas superiores. Porém, como descrito no documento, esseaparelho deve ser utilizado após a disjunção ou expansão maxilar,efetuada por outro aparelho ou técnica. A presente invenção diferedesse documento por prover um dispositivo que promovesimultaneamente a expansão maxilar, a verticalização dos incisivossuperiores e conseqüente vedamento labial, compreendendo umparafuso expansor maxilar, grampos de retenção posteriores quepodem ser somente para retenção molar ou grampos-tubo paraencaixe de escudo labial inferior, e guia mandibular consistindo deum contato de encaixe para incisivos e caninos inferiores paracorreção da sobremordida e sobressaliência.
O documento US 6,082,996 revela um dispositivo ortodônticopara reeducação de hábitos orais parafuncionais, consistindo em umcilindro oco por dentro do qual passa um fio ortodôntico que continuaem ambos os lados do cilindro, indo se apoiar nos elementos dentaispara ancoragem. O cilindro se posiciona adjacente à ponta da língua,de modo a induzir a língua a movimentar o cilindro em substituiçãoao hábito de chupar o dedo ou de forçar a língua contra a facepalatina dos dentes. A presente invenção se diferencia dessedocumento por prover um dispositivo reposicionador odontológicoque compreende uma abertura ou orifício na placa acrílica parareposicionamento da língua, dispositivos para a expansão maxilar,dispositivos para a verticalização dos incisivos, dispositivos para aanteriorização da mandíbula e também um dispositivo para correçãoda sobremordida e sobressaliência.
O documento US 2003/0219690 se refere a um dispositivoortodôntico removível confeccionado em material maleável, asemelhança de uma moldeira individual em que a posição dos dentesé aquela que se deseja alcançar. Nesse dispositivo pode ser adaptadauma barreira ou escudo Iingual na porção palatina, que pode seestender eventualmente até a região de molares para evitar apressão da língua sobre aqueles dentes. A barreira Iingual podetambém conter furos para permitir a passagem de ar. A presenteinvenção difere desse documento por prover um dispositivo quecompreende um reposicionador lingual, um dispositivo para aexpansão maxilar, um dispositivo para a verticalização dos incisivos,um dispositivo para a anteriorização da mandíbula, e ainda umdispositivo para a correção da sobremordida e sobressaliência.
O documento US 2008/0210244 se refere a um dispositivobucal para reduzir ou eliminar o ronco ou a apnéia obstrutiva dosono, ao permitir uma maior abertura das vias aéreas do paciente.Esse dispositivo é composto de uma placa que recobre as facesIinguais e oclusais dos dentes superiores ou inferiores, sendo a regiãodo palato descoberta. Transpalatalmente há uma barra presa aosmolares do lado direito indo até os molares do lado esquerdo, queimpede o movimento da língua para cima e para trás.
Adicionalmente, preso a essa barra pode haver um escudo Iingualpara incrementar o efeito reposicionador da língua. Aindaadicionalmente, o dispositivo pode conter um reposicionadormandibular, levando-a a uma posição mais anterior. O presenteinvento difere desse documento por prover um aparelhomultifuncional, que compreende um reposicionador lingual, umdispositivo reposicionador mandibular, um dispositivo para aexpansão maxilar, um dispositivo para a verticalização dos incisivos eainda um dispositivo para a correção da sobremordida esobressaliência através de uma guia mandibular.
Não foram localizados documentos que antecipem ou sequersugiram os aspectos da presente invenção.
Sumário da Invenção
É um objeto da presente invenção um dispositivoreposicionador odontológico que permite o reposicionamento deelementos do sistema estomatognático compreendendo uma placamucodentosuportada no arco superior compreendendo:
a) um dispositivo reposicionador lingual na forma de pelomenos um orifício na placa;
b) pelo menos um dispositivo para expansão maxilar;
c) pelo menos um dispositivo de retenção;
d) pelo menos um dispositivo de estabilização; e
e) opcionalmente dispositivos adicionais
Numa configuração preferencial, o dispositivo reposicionadorlingual se apresenta na forma de um orifício na placa.Numa configuração preferencial, o dispositivo para a expansãomaxilar compreende um parafuso posicionado centro-sagitalmenteem sentido antero-posterior entre o palato mole e as papilas linguais.
Numa configuração preferencial o dispositivo de retenção é umgrampo de retenção molar de fio de aço inox.
Numa configuração opcional o dispositivo de retenção é umgrampo-tubo.
Numa configuração preferencial o dispositivo de estabilização éum arco anterior de estabilização e retenção do tipo Hawley.
Opcionalmente o dispositivo de estabilização e retenção podepromover a verticalização dos incisivos superiores e favorecer ovedamento labial.
Numa configuração opcional, o arco anterior permite averticalização dos incisivos e a obtenção do vedamento labial.
Numa configuração opcional, a presente invenção compreendedispositivos adicionais acoplados à placa, ao dispositivo de expansãomaxilar, ao dispositivo de retenção, ao dispositivo de estabilizaçãobem como à combinação dos mesmos.
Numa configuração opcional, a presente invenção compreendedispositivos adicionais como um escudo labial inferior e umdispositivo para correção da sobremordida e sobressaliência.
Numa configuração preferencial, o dispositivo para a correçãoda sobremordida e da sobressaliência é uma guia mandibular.
Os dispositivos adicionais de e) podem estar encaixados nodispositivo reposicionador lingual, no dispositivo para expansãomaxilar, no dispositivo de retenção ou no dispositivo para correção dasobremordida e sobressaliência. Numa configuração preferencial odispositivo opcional compreende um escudo labial inferior e éencaixado ao grampo-tubo do dispositivo de retenção.E ainda um objeto da presente invenção um método deconfecção do dispositivo reposicionador odontológico que compreendeas etapas de:
delimitando o dispositivo reposicionador lingual,
b) incluir os elementos metálicos
c) acrilizar o dispositivo
É um adicional objeto da presente invenção um processo dereposicionamento que compreende as etapas de:
a) encaixar o dispositivo na cavidade bucal;
b) ativar periodicamente o dispositivo para expansãomaxilar; e
c) acompanhar pelo período de tempo de 1 a 36 meses.
O processo de reposicionamento pode compreenderadicionalmente a etapa de acoplar uma guia mandibular na placaacrílica.
Preferencialmente, o período de tempo varia de 6 a 24 meses.
Especificamente, o dispositivo da presente invenção é utilizadopara a correção da maloclusão, da má posição lingual, da posturamandibular, dos distúrbios do sono, para expansão maxilar, dentreoutros usos possíveis, bem como a combinação dos mesmos.Breve Descrição das Figuras
A Figura 1 mostra em A a vista superior anterior, em B a vistalateral e em C a vista superior posterior do dispositivo reposicionadorda presente invenção, onde (1) é uma placa mucodentosuportada,(2) é um dispositivo reposicionador lingual compreendendo umorifício, (3) é um dispositivo para expansão maxilar, (4) é umdispositivo de retenção, (5) é um dispositivo de estabilização e (6) éuma guia mandibularA Figura 2 mostra em A a vista frontal, em B a vista lateral eem C a vista superior do dispositivo reposicionador da presenteinvenção onde (1) é uma placa mucodentosuportada, (2) é umdispositivo reposicionador Iingual compreendendo um orifício, (3) éum dispositivo para expansão maxilar, (4) é um dispositivo deretenção, (5) é um dispositivo de estabilização, (6) é uma guiamandibular e (7) é um escudo Iabial inferior.
Descrição Detalhada da Invençãn
Os exemplos aqui descritos não tem o intuito de limitar oescopo da invenção, mas apenas de mostrar uma forma deconcretização dentre várias possíveis.
O dispositivo reposicionador odontológico da presente invençãoé um dispositivo que permite o reposicionamento simultâneo devários elementos do sistema estomatognático e a correção de váriosdistúrbios relacionados a esses elementos, podendo ser utilizado emindivíduos portadores de distúrbios tais como maloclusões, máposição lingual, respiração bucal, deglutição atípica, disfunçãotemporo-mandibular (DTM), distúrbios do sono, distúrbios posturais,dentre outros usos possíveis
Elementos do Sistema Estomatoanátirn
Para efeitos dessa invenção, serão considerados comoelementos do sistema estomatognático todos os elementosintegrantes desse sistema tais como dentes, gengiva, mucosas,língua, lábios, músculos, fáscias, ligamentos, ossos da face tais comomaxila e mandíbula, articulações, dentre outros possíveis, bem comoa combinação dos mesmos.
Numa configuração preferencial, os elementos do sistemaestomatognático a serem reposicionados pelo dispositivo da presenteinvenção compreendem os dentes, a língua, a maxila e a mandíbula.Distúrbios do Sistema Fstomatoanáticr)
Para efeitos dessa invenção, serão considerados comodistúrbios do sistema estomatognático os distúrbios da oclusãodental, dos músculos desse sistema, da articulação temporo-manbidular (ATM), da fonação, da respiração, da deglutição, do sono(incluindo apneia do sono), da postura, dos tecidos periodontais,dentre outros possíveis, bem como a combinação dos mesmos.
Numa configuração preferencial, os distúrbios a seremcorrigidos pelo dispositivo da presente invenção compreendem osdistúrbios da oclusão, da respiração, da postura e do sono.
Dispositivo Reposicionador Linaual
O dispositivo reposicionador Iingual da presente invenção é umguia de reeducação da língua na forma de pelo menos um orifício naplaca na região correspondente ao palato à região das papilas nopalato duro, delimitado já no momento da acrilização da placa.
Preferencialmente o orifício se localiza entre o parafusoexpansor e a região correspondente às papilas linguais.
Dispositivo de Expansão Maxilar
O dispositivo para a expansão maxilar é escolhido do grupo quecompreende os dispositivos expansores da maxila tais como osparafusos expansores, molas, dentre outros possíveis bem como acombinação dos mesmos.
Preferencialmente, o dispositivo para expansão maxilar dapresente invenção é um parafuso expansor centralizado sagitalmentee posicionado antero-posteriormente entre o palato mole e as papilaslinguais
Dispositivos de Retenção
Os dispositivos de retenção a que se refere a presente invençãosão aqueles que conferem estabilidade ao dispositivo reposicionadorna cavidade bucal, e são escolhidos do grupo que compreende osgrampos para retenção dental, confeccionados em fio metálicobiocompatível de espessura variando entre 0,2 e 1,2 mm..
Numa configuração preferencial os dispositivos são grampos deretenção posteriores, confeccionados em aço inox de 0,7 mm deespessura.
Numa configuração opcional, os dispositivos de retenção sãogrampos-tubo.
Numa configuração opcional, aos grampos-tubo é encaixado umescudo Iabial inferior.
Dispositivo de Estabilização
O dispositivo de estabilização da presente invenção pode serqualquer dispositivo de estabilização conhecido do estado da técnicatais como arcos de plástico, policarbonato, elásticos ou rígidosPreferencialmente, o dispositivo de estabilização da presenteinvenção é um arco anterior de fio metálico biocompatível, deespessura variando entre 0,2 e 1,2 mm, que tem a função depromover a estabilização e retenção do aparelho.
Opcionalmente, o arco anterior pode compreender alças deajuste para promover a verticalização dos incisivos superiores e oconseqüente vedamento labial.
Numa configuração preferencial, o arco anterior da presenteinvenção é confeccionado de fio de aço inox de 0,7 mm de espessura.
Dispositivos Adicionais
Os dispositivos adicionais são dispositivos que podem estaracoplados à placa, ao dispositivo de expansão maxilar, ao dispositivode retenção, ao dispositivo de estabilização bem como à combinaçãodos mesmos.Como dispositivos adicionais a presente invenção contempla apossibilidade de uso de dispositivos tais como um escudo Iabialinferior, um dispositivo para a correção da mordida e dasobressaliência, dentre outros possíveis, bem como a combinação dosmesmos.
Numa configuração preferencial, a presente invençãocompreende como dispositivos adicionais um escudo Iabial inferiore/ou uma guia mandibular para correção da sobremordida esobressaliência, descritos abaixo.
Escudo Labial Inferior
O escudo Iabial inferior da presente invenção é um dispositivocompreendido no grupo dos dispositivos que agem na musculatura dolábio inferior, tais como os escudos e as placas lábio-ativas.Especificamente, o escudo da presente invenção é um dispositivoajustável e com ação na musculatura do lábio inferior, impedindo ainterposição na deglutição nos casos de hipertonicidade, possuindotambém ação no crescimento mandibular, estimulando a remodelaçãopor estímulo do periósteo e favorecendo uma melhora postural.
Dispositivo para Correção da Sobremordida e daSobressaliência
O dispositivo para correção da sobremordida e dasobressaliência é um dispositivo escolhido do grupo que compreendeos dispositivos para correção de sobremordida e sobressaliência taiscomo guia incisai, plano inclinado, equilibrador tipo equiplan, dentreoutros possíveis bem como a combinação dos mesmos.
Numa configuração preferencial, o dispositivo para correção dasobremordida e da sobressaliência da presente invenção é uma guiamandibular compreendendo contatos de encaixe para incisivos ecaninos inferiores.Método de Confecção do Dispositivo ReposicionadorO método de confecção do dispositivo reposicionador dapresente invenção compreende as etapas de:
a) promover o enceramento do dispositivo no modelodelimitando o guia de reposicionamento da língua;
b) incluir os elementos metálicos
c) acrilizar o dispositivo
O método de confecção do dispositivo reposicionadorpode compreender uma etapa adicional de confecção de umdispositivo para correção da sobremordida e da sobressaliência.Preferencialmente o dispositivo para correção da sobremordida e dasobressaliência é uma guia mandibular compreendendo um contatode encaixe dos incisivos e caninos inferiores.
Processo de Reposicionamento de Elementos do SistemaEstomatoqnático
O processo de reposicionamento de elementos do sistemaestomatoqnático da presente invenção compreende as etapas de:
a) encaixar o dispositivo na cavidade bucal;
b) ativar periodicamente o dispositivo para expansãomaxilar; e
c) acompanhar por um período de 1 a 36 meses.
O processo de reposicionamento pode compreenderadicionalmente a etapa de acoplar uma guia mandibular à placaacrílica.
O parafuso expansor pode ser ativado em uma magnitude de0,2mm a lmm, com uma freqüência de 10 a 40 dias.
Preferencialmente a ativação se dá em uma magnitude de cerca de0,75 mm a cada 2-4 semanas.Adicionalmente pode-se proceder ao ajuste das partesmetálicas.Tal ajuste compreende o ajuste dos grampos, arcos ouqualquer outro componente metálico do dispositivo. Adicionalmentepode-se também proceder à readaptação da placa, que compreende aremodelação do material do qual a placa é confeccionada. Tanto oajuste das partes metálicas como a readaptação da placa podem serrealizados periodicamente, de acordo com a necessidade.
O acompanhamento do processo pode ser dar durante períodostão curtos quanto 1 mês e tão amplos como 36 meses, dependendode cada situação específica. Preferencialmente o período de tempopara o acompanhamento varia de 6 a 24 meses.
Como o dispositivo reposicionador da presente invenção podeser utilizado para correção de variados distúrbios, que por sua vezpodem acometer o indivíduo em várias fases da vida, o mesmo podeser utilizado em qualquer faixa etária, dependendo da necessidadeespecífica. Preferencialmente, o dispositivo da presente invençãodestina-se ao uso de seres humanos entre 5 e 12 anos de idade.
Exemplo 1. Dispositivo Reposicionador OdontolóqicoCompreendendo Grampo de Retenção Molar
Confecção do Dispositivo
O dispositivo compreende os seguintes elementos:
A- Parafuso expansor maxilar centralizado sagitalmente eposicionado antero-posteriormente entre o palato mole e as papilaslinguais, possibilitando exercitar a correta postura da língua nadeglutição enquanto é estimulada a expansão da maxila comativações periódicas do parafuso acrilizado em contato direto com opalato duro e a face palatina dos dentes superiores.
B- Guia de reposicionamento da língua delimitada na acrilizaçãoC- Arco anterior de estabilização e retenção construído em fiode aço inox com 0,7 mm de espessura e alças de ajuste quepermitem quando for necessário a verticalização dos incisivossuperiores com a finalidade de favorecer o vedamento labial.
D- Grampos de retenção molar também construídos com fio deaço inox 0,7 mm de espessura,
E- Guia mandibular, confeccionada através da adição de resinaacrílica autopolimerizável na região anterior da placamucodentosuportada, e da impressão dos contatos dos incisivos ecaninos nessa resina, na posição em que se deseja reposicionar amandíbula. Dessa forma, os incisivos e caninos inferiores irão ocluirnesses contatos de encaixe, permitindo uma melhor postura damandíbula e a correção da sobremordida e da sobressaliência.
Exemplo 2. Dispositivo Reposicionador OdontolóaicoCompreendendo Grampos-Tubo e Escudo Labial InferiorConfecção do Dispositivo
O dispositivo compreende os seguintes elementos:
A- Parafuso expansor maxilar centralizado sagitalmente eposicionado antero-posteriormente entre o palato mole e as papilaslinguais, possibilitando exercitar a correta postura da língua nadeglutição enquanto é estimulada a expansão da maxila comativações periódicas do parafuso acrilizado em contato direto com opalato duro e a face palatina dos dentes superiores.
B- Guia de reposicionamento da língua delimitada na acrilização
C- Arco anterior de estabilização e retenção construído em fiode aço inox com 0,7 mm de espessura e alças de ajuste quepermitem, quando for necessário, a verticalização dos incisivossuperiores com a finalidade de favorecer o vedamento labial.D- Grampos de retenção posterior na forma de grampos-tubo,também construídos com fio de aço inox 0,7 mm de espessura paraencaixe de escudo Iabial inferior.
E- Guia mandibular, confeccionada através da adição de resinaacrílica autopolimerizável na região anterior da placamucodentosuportada, e da impressão dos contatos dos incisivos ecaninos nessa resina, na posição em que se deseja reposicionar amandíbula. Dessa forma, os incisivos e caninos inferiores irão ocluirnesses contatos de encaixe, permitindo uma melhor postura damandíbula e a correção da sobremordida e da sobressaliência
Exemplo 3. Processo de Reposicionamento de Elementos doSistema Estomatoanático
O período principal de efeito é conseguido no uso durante osono do paciente, quando são liberados os hormônios de crescimento.Foi constatado em exames de polissonografia uma melhora do padrãode sono dos pacientes quando dormiram com o dispositivoconstatando-se redução dos microdespertares, e aumento daoxigenação, com aumento do período de sono profundo, fatoresfavorecedores da liberação dos hormônios de crescimento. Odispositivo foi utilizado pelos indivíduos acordados por cerca de 6horas, com a finalidade de adaptação dos mesmos com aparelho,prevenindo que haja remoção durante o sono. Nesse períodoacordado de uso, o paciente é instruído a manter a ponta da línguadentro do educador Iingual sempre que deglutir, exercitando assim acorreta função e postura da língua, favorecendo o desenvolvimentoda função de deglutição adequadamente.
O intervalo entre as ativações deve ser de no mínimo a cada 2semanas e no máximo a cada 4 semanas, sendo possível quando opaciente usa sem problemas ativar 3/4 de volta no parafuso porativação. Esse período é importante para que haja equilíbrio entre osajustes e o prazo de reparação tecidual fisiológica. Após o final docurso do parafuso, ou ao perder estabilidade de retenção, é possívelfechar até 8/4 de ativação, reembasar o acrílico e reativar o aparelho.
A expansão maxilar conseguida por essa metodologia nessafaixa etária melhorou consideravelmente os sintomas clínicosrespiratórios ao corrigir os desvios dentários, segundo questionáriorespondido pelos responsáveis.
O recurso não dispensa o acompanhamentootorrinolaringológico e/ou fonoaudiológico, uma vez que a proposta éde uma atuação em conjunto para possibilitar a normalização deforma e função, com estabilidade e a melhor eficiência possível.Possibilitando uma postura mais adequada e normalizando a formadas arcadas dentárias, dos maxilares e da face temos uma respostaclínica melhor.
Os versados na arte saberão concretizar outras formas derealização da presente invenção.

Claims (29)

DISPOSITIVO REPOSICIONADOR ODONTOLÓGICO. MÉTODO DECONFECÇÃO DO MESMO E PROCESSO DE REPOSICIONAMENTOCOMPREENDENDO O USO DO MESMO
1. Dispositivo reposicionador odontológico caracterizado porcompreender uma placa mucodentosuportada no arco superior(1) compreendendo:a) pelo menos um dispositivo reposicionador Iingual na formade pelo menos um orifício na placa (2);b) pelo menos um dispositivo para expansão maxilar (3);c) pelo menos um dispositivo de retenção (4);d) pelo menos um dispositivo de estabilização (5); ee) opcionalmente dispositivos adicionais (6 e 7).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelodispositivo reposicionador Iingual compreender um orifício (2)na placa (1).
3. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dispositivo paraexpansão maxilar ser um parafuso posicionado centro-sagitalmente em sentido antero-posterior entre o palato mole eas papilas Iinguais (3).
4. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dispositivo deretenção (4) ser um grampo de retenção molar.
5. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 3, caracterizado pelo fato de o grampo serconfeccionado em aço inox de espessura variando entre 0,2mm e 1,2 mm.
6. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 5, caracterizado pelo fato de o grampo ser deespessura de 0,7 mm.
7. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dispositivo deretenção ser opcionalmente um grampo-tubo.
8. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dispositivo deestabilização (5) ser um arco anterior de aço inox do tipo arcode Hawley.
9. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 8, caracterizado pelo fato de o aço inox possuirespessura variando entre 0,2 mm e 1,2 mm.
10. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 9, caracterizado pelo fato de arco anterior ser deaço inox de 0,7 mm de espessura.
11. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 8, caracterizado pelo fato de o arco anteriorcompreender adicionalmente alças de ajuste.
12. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado pelo fato de opcionalmentecompreender dispositivos adicionais acoplados à placa, aodispositivo de expansão maxilar, ao dispositivo de retenção, aodispositivo de estabilização bem como à combinação dosmesmos.
13. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 12, caracterizado por compreender um dispositivoacoplado à placa e/ou construído diretamente na placa.
14. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 12 e 13,caracterizado pelo dispositivo adicional ser um dispositivo paracorreção de sobremordida e sobressaliência.
15. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 14, caracterizado pelo fato de o dispositivo paracorreção de sobremordida e sobressaliência ser uma guiamandibular (6) compreendendo um contato de encaixe parapelo menos um par de dentes anteriores antagônicos.
16. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 12, caracterizado por opcionalmente compreendercomo dispositivo adicional um escudo Iabial inferior (7)acoplado ao grampo-tubo.
17. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicação 1, caracterizado por ser utilizado no tratamentoou prevenção de distúrbios do sistema estomatognático.
18. Dispositivo reposicionador odontológico, de acordo comreivindicações 17, caracterizado pelo fato de os distúrbios dosistema estomatognático serem escolhidos do grupo quecompreende maloclusões, má posição lingual, recessõesgengivais, doenças periodontais, respiração bucal, deglutiçãoatípica, disfunção temporo-mandibular (DTM), bruxismocêntrico, bruxismo excêntrico, distúrbios do sono e distúrbiosposturais, bem como a combinação dos mesmos.
19. Método de confecção do dispositivo reposicionador odontológicodefinido nas reivindicações 1 a 18, caracterizado porcompreender as etapas de:a) promover o enceramento do dispositivo no modelodelimitando o dispositivo de reposicionamento da língua;b) incluir os elementos metálicos; ec) acrilizar o dispositivo.
20. Método de confecção de dispositivo reposicionador, de acordocom reivindicação 19, caracterizado por opcionalmentecompreender uma etapa adicional de confecção de uma guiamandibular.
21. Processo de reposicionamento compreendendo o uso dodispositivo definido nas reivindicações 1 a 18, caracterizado porcompreender as etapas de:a) encaixar o dispositivo reposicionador na cavidadebucal;b) ativar o dispositivo para expansão maxilar; ec) acompanhar por um período de tempo de 1 a 36meses.
22. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado por opcionalmente compreender uma etapaadicional de acoplar uma guia mandibular na placa acrílica.
23. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado pelo fato de a ativação do dispositivo expansorser em uma magnitude que varia de 0,2 mm a 1 mm e comperiodicidade de 10 a 40 dias.
24. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado pelo fato de a ativação do dispositivo expansorser preferencialmente na magnitude de 0,75 mm e comperiodicidade de 14 a 28 dias.
25. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado pelo fato de compreender opcionalmente etapasadicionais de promover o reajuste das partes metálicas e/ou aremodelação da placa.
26. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado pelo fato de o acompanhamento ser realizadopreferencialmente durante um período de tempo variando entre-6 e 24 meses.
27. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado pelo fato de ser para tratamento ou prevenção dedistúrbios do sistema estomatognático escolhidos do grupo quecompreende maloclusões, má posição lingual, respiração bucal,deglutição atípica, disfunção temporo-mandibular (DTM),bruxismo cêntrico, bruxismo excêntrico, distúrbios do sono edistúrbios posturais, bem como a combinação dos mesmos.
28. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 21,caracterizado por ser aplicado em seres humanos em qualquerfaixa etária.
29. Processo de reposicionamento, de acordo com reivindicação 28,caracterizado pelo fato ser preferencialmente aplicado em sereshumanos entre 5 e 12 anos de idade.
BRPI0902556A 2009-07-08 2009-07-08 dispositivo reposicionador odontológico e método de confecção do mesmo BRPI0902556B8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902556A BRPI0902556B8 (pt) 2009-07-08 2009-07-08 dispositivo reposicionador odontológico e método de confecção do mesmo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902556A BRPI0902556B8 (pt) 2009-07-08 2009-07-08 dispositivo reposicionador odontológico e método de confecção do mesmo

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0902556A2 true BRPI0902556A2 (pt) 2011-03-15
BRPI0902556B1 BRPI0902556B1 (pt) 2021-03-02
BRPI0902556B8 BRPI0902556B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=43719616

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902556A BRPI0902556B8 (pt) 2009-07-08 2009-07-08 dispositivo reposicionador odontológico e método de confecção do mesmo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902556B8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0902556B1 (pt) 2021-03-02
BRPI0902556B8 (pt) 2021-06-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8192196B2 (en) Osteogenetic-pneumopedic appliance, system, and method
Poulton et al. Surgical-orthodontic treatment of severe mandibular retrusion (Part II)
ES2409280T3 (es) Dispositivo para avance mandibular
US20090032030A1 (en) Apparatus for treatment of sleep apnea
BR112015029484B1 (pt) Dispositivo de prevenção de apneia obstrutiva do sono e antirronco de avanço mandibular incremental e kit
JP6941601B2 (ja) 歯−頭蓋骨−顔面機器のための歯列矯正用弾性調整装置
WO2010087824A1 (en) Method and apparatus for treatment of sleep apnea
US20080190437A1 (en) Dental Orthosis
JP2009028084A (ja) 口腔内装置及びその製造方法
JP2018531059A6 (ja) 歯−頭蓋骨−顔面機器のための歯列矯正用弾性調整装置
TWM615022U (zh) 齒列矯正牙套
CN108371561B (zh) 一种扩弓式咬合垫
RU117803U1 (ru) Внутриротовой терапевтический аппарат луганского
RU2692447C1 (ru) Способ лечения дистального прикуса у детей, обусловленного ретрогнатией нижней челюсти, и устройство для его осуществления
RU154582U1 (ru) Ортодонтическое устройство
RU153861U1 (ru) Миорелаксирующая ортодонтическая каппа для детей с церебральным параличом
Jamilian et al. The effects of fixed and removable face masks on maxillary deficiencies in growing patients.
BRPI0902556A2 (pt) dispositivo reposicionador odontológico, método de confecção do mesmo e processo de reposicionamento compreendendo o uso do mesmo
RU222289U1 (ru) Ортодонтический миофункциональный аппарат
RU223512U1 (ru) Ортодонтический миофункциональный аппарат
KR20150120752A (ko) 호흡유도장치
Mageet Intraoral Appliances for the Treatment of Obstructive Sleep Apnoea Hypopnoea Syndrome
Abdolreza et al. Treatment Protocol for Skeletal Class III Malocclusion in Growing Patients
RU2751970C1 (ru) Устройство против храпа
RU2491041C1 (ru) Внутриротовой терапевтический аппарат луганского

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/07/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO