BRPI0902413A2 - equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento - Google Patents

equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902413A2
BRPI0902413A2 BRPI0902413A BRPI0902413A2 BR PI0902413 A2 BRPI0902413 A2 BR PI0902413A2 BR PI0902413 A BRPI0902413 A BR PI0902413A BR PI0902413 A2 BRPI0902413 A2 BR PI0902413A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
equipment
circuit
energy
power
electrical circuit
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Oliveira Robson Arivabene De
Original Assignee
Oliveira Robson Arivabene De
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oliveira Robson Arivabene De filed Critical Oliveira Robson Arivabene De
Priority to BRPI0902413 priority Critical patent/BRPI0902413A2/pt
Publication of BRPI0902413A2 publication Critical patent/BRPI0902413A2/pt

Links

Landscapes

  • Charge And Discharge Circuits For Batteries Or The Like (AREA)

Abstract

EQUIPAMENTO REDUTOR DE CONSUMO DE ENERGIA E USOS DO EQUIPAMENTO A presente invenção refere-se a um equipamento redutor de consumo de energia, que é um dispositivo que objetiva multiplicar a relação de eficiência energética de aparelhos em geral, como energia elétrica para uso residencial, industrial, comercial, entre outros.

Description

EQUIPAMENTO REDUTOR DE CONSUMO DE ENERGIA E USOS DOEQUIPAMENTO
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um equipamento redutor deconsumo de energia, que é um dispositivo que objetiva multiplicar a relação deeficiência energética de aparelhos em geral, como energia elétrica para usoresidencial, industrial, comercial, entre outros.
Estado da técnica
A redução do consumo de energia é amplamente desejada nosdias atuais, particularmente quando se trata de energia elétrica consumida nosgrandes centros urbanos. A sociedade em geral conhece os inegáveisbenefícios que a redução de consumo de energia pode proporcionar, porexemplo, preservação do meio ambiente, redução de custo e mão de obra.
A redução de energia em geral tem sido proposta por meio deaparelhos complexos e onerosos, que inviabilizam sua aplicação no dia-a-dia,especialmente em residência e para fabricação de automóveis. Os maisconhecidos são aqueles que utilizam geradores e transformações da ondaelétrica. Esses sistemas, além de complexos, são caros, utilizam muitoscomponentes e requer processos longos de fabricação, o que inviabiliza aimplantação. Por fim, a maioria não apresenta adaptabilidade, não atendendo atodas as necessidades.
Assim, embora o tema tenha sido debatido por especialistas,nenhuma solução prática e econômica foi proposta e viabilizada até omomento. Como resultado, atualmente, não se encontra no mercado umequipamento adaptável, portátil e de baixo custo capaz que propiciar a reduçãodo consumo de energia.Para solucionar esses inconvenientes, o inventor desenvolveu umequipamento simples e econômico, passível de ser realizado por qualquerindústria e utilizado em diferentes seguimentos, pois apresenta adaptabilidade.Como benefício obteve-se a redução do custo final, pelo fato do equipamentoempregar menos material e tempo para construção. Ademais, o aparelho édemasiadamente pequeno em relação aos propostos no estado da técnica, oque promove facilidade de transporte, além de poder ser adaptado emdiferentes aplicações, como residências (aparelhos domésticos, chuveiros etc.),no aumento da autonomia de veículos elétricos, etc.
Descrição das Figuras
A figura 1 apresenta o projeto básico do circuito do equipamento(1) de acordo com a presente invenção, que compreende fonte de correntealternada (6), botão liga/desliga (7), transformador (8), resistência R2 (9) eresitência Ri (10). É importante notar que o circuito apresentado pode serutilizado em série conforme a aplicação.
A figura 2 apresenta uma vista frontal de uma configuraçãoestética aplicada ao equipamento (1), em sua variação mais simples, para suamontagem, que compreende botão liga/desJiga (2), tomada (4) e luz (3) queindicada quando o equipamento (1) está ligado.
A figura 3 apresenta uma vista lateral do equipamento (1)conforme a figura 1, em sua variação mais simples, que mostra a tomada (5)para ser conectada a rede elétrica.
É importante chamar atenção pára o fato de que as figuras emanexo apenas ilustram uma das variações estéticas possíveis para o aparelhode acordo com a presente invenção. O homem da técnica saberá reconhecer epropor variantes construtivas sem fugir do escopo da invenção.Descrição da Invenção
O equipamento (1) conforme a presente invenção utilizaelementos comuns, mas de uma maneira inovadora e não óbvia, pois utiliza umtransformador (8) de forma diferente, o que o torna simples e eficiente.
De maneira geral, o desempenho (ou performance) pode serdefinido como a relação entre potência nominal do aparelho elétrico divididopela potência efetivamente utilizada.
O equipamento (1) de acordo com à presente invenção inclui doiscircuitos elétricos, nomeados como circuito primário e circuito secundário.Esses circuitos são unidos por um transformador (8), que não produzmudanças de voltagem, mas induz uma diferença de potencial no circuitosecundário.
Como resultado de sua configuração, o equipamento cria duascorrentes elétricas: a primeira no circuito primário, a qual é fornecida de umafonte externa (por exemplo, fonte de energia elétrica publica) e a segunda,induzida pela indução magnética do transformador (8) no circuito secundário.
O transformador (8) tem um fator de conversão de voltagem iguala 1, ou seja, ele apenas induzirá uma voltagem igual a do circuito primário nocircuito secundário.
O circuito primário tem conexão com fontes externas de energiaelétrica e enrolamentos no transformador (8). Além disso, o circuito primáriotem um resistor (10) configurado de forma a consumir uma potência mínima nocircuito. A corrente que circula no circuito primário, mediante o uso dotransformador (8), induz uma corrente no circuito secundário. Essa correntetem a mesma voltagem do circuito primário.O circuito secundário é "aberto", ou seja, só se "fecha" quando umaparelho elétrico é conectado em suas conexões elétricas. Ou seja, o circuitosó se "fecha" quando estiver ligado em um aparelho elétrico (secador decabelo, máquina de lavar, etc.). Quando isso ocorre, obtém-se o circuitofechado.
Quando isso acontece, a voltagem do circuito secundário, queestá sendo induzida pelo transformador (8), permitirá que a potência doaparelho elétrico seja utilizada. Mas o circuito primário, que está efetivamenteconectado a rede elétrica da residência, registrará uma dissipação de energiabem menor que no circuito secundário, pois a resistência (10) do circuitoprimário é feita de tal forma que consuma muito pouca potência elétrica.
No circuito fechado, a potência dissipada no circuito primário édada pela equação Pi=Ui2/Ri, onde P1 é a potência dissipada pelo resistor R1(10) do circuito primário.
A potência P2 dissipada pelo aparelho elétrico conectado aoequipamento da presente invenção é dada pela equação: P2=U22/R2, onde R2 éa resistência (9) do aparelho elétrico conectado e U1=U2, onde se pode deduzirque se R^R2 implica que P1CP2.
O equipamento de acordo com a presente invenção é projetadode forma que as relações matemáticas sejam configuradas a maximizar arelação P1CP2. Isso é importante porque a potência efetivamente consumida éP1, pois é no circuito primário que circula a corrente do fornecedor de energiaelétrica. Como U1=U2, o aparelho conectado ao equipamento redutor deconsumo de acordo com apresente invenção, terá o mesmo desempenho queteria se estivesse diretamente conectado à fonte de energia externa, porexemplo, a rede elétrica local.O equipamento redutor de consumo, mediante alguns ajustes,pode também ser conectado a uma bateria. A bateria fornece corrente contínua(cc) para que possa ser conectada ao equipamento redutor de consumo. Nessecaso, é necessário um inversor (aparelho que converte cc em ca),permanecendo uma configuração semelhante a descrita anteriormente. Comoo circuito primário (que está ligado ao inversor e este a bateria) consomepouquíssima potência e, ao mesmo tempo, devido ao transformador (8), gerauma voltagem no circuito secundário, que alimenta o aparelho elétrico, obtém-se então que o tempo de duração da carga na bateria se prolonga, permitindoassim que a recarga da bateria seja mais espaçada. Desta forma, aumentandoo rendimento do sistema como um todo.
A aplicação em baterias é eficiente para carros elétricos ouqualquer veículo movido à eletricidade. Geralmente, carros elétricos têm umagrande bateria que alimenta o motor do veículo. O problema é que essesveículos têm baixa autonomia, pois suas baterias se esgotam rapidamente.Uma possível solução para aumentar a autonomia (performance) dessescarros, em uma aplicação da presente invenção, seria acoplar o equipamentonos circuitos desses carro.
No geral, o que se verifica é que quanto maior a utilização doequipamento, maior será a redução do consumo.
As configurações externas do aparelho poderão variar conforme aaplicação a que se destina, por exemplo, pode ter um formato de régua paraqualquer aparelho eletro/eletrônico que utiliza tomada elétrica, pode seradaptação para veículos elétricos, chuveiros elétricos, entre outros.São apresentados, a seguir, exemplos meramente expositivos derealizações particulares da invenção, sem criar quaisquer limitações ao seuescopo que não àquelas contidas nas reivindicações em anexo.
Exemplos
Os testes propostos foram realizados visando comprovar aeficácia do equipamento de acordo com a presente invenção. O testeempregou instrumentos de medição, por exemplo, o Wattímetro.
O primeiro teste inclui um circuito semelhante ao da figura 1 aquiapresentada. Averiguou-se se o circuito primário (circuito que está ligado narede elétrica) está efetivamente consumindo menos energia que o circuitosecundário (o circuito que está conectado aparelho elétrico).
Uma vez comprovada à eficiência na redução de energia,acoplou-se o protótipo a um chuveiro elétrico, para testes e demonstração.
Outro teste foi realizado em circuitos trifásicos, do tipo motoreselétricos conectados a baterias. Na média, obteve-se um rendimento de 5-10vezes.

Claims (3)

1. EQUIPAMENTO REDUTOR DE CONSUMO DE ENERGIA (1)caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um circuito elétricoprimário contendo um resistor (10) configurado de forma a consumir potênciamínima, que recebe fontes externas de energia; e um circuito elétricosecundário "aberto", que se "fecha" quando uma fonte de energia externa éconectada, contendo um resistor (9), sendo que o circuito elétrico primário e ocircuito elétrico secundário são unidos por um transformador (8) possuindo umfator de conversão de voltagem igual a 1, que induz uma diferença de potencialno circuito secundário e voltagem igual a do circuito primário no circuitosecundário.
2. EQUIPAMENTO, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de compreender circuitos em série.
3. EQUIPAMENTO, de acordo com uma das reivindicações 1 e 2,caracterizado pelo fato de compreender um inversor para aplicação embaterias.
BRPI0902413 2009-07-01 2009-07-01 equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento BRPI0902413A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902413 BRPI0902413A2 (pt) 2009-07-01 2009-07-01 equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902413 BRPI0902413A2 (pt) 2009-07-01 2009-07-01 equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902413A2 true BRPI0902413A2 (pt) 2011-03-09

Family

ID=43661687

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902413 BRPI0902413A2 (pt) 2009-07-01 2009-07-01 equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902413A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI335125B (pt)
WO2004100348A8 (en) Power supply circuits
BR0212604A (pt) Sistema de suprimento de energia universal
CN103178733A (zh) 高效率三电平单相逆变器
ES2345528B1 (es) Circuito electrico para convertir energia electrica continua en energia electrica alterna.
WO2013121627A1 (ja) 潮流方向検出装置、潮流方向検出方法、および潮流方向検出プログラム
BRPI0902413A2 (pt) equipamento redutor de consumo de energia e usos do equipamento
Adhikari et al. Design and simulation of a solar electricity based induction cooker using quasi resonant topology
Sordiashie Electromagnetic harvesting to power energy management sensors in the built environment
BR102022007236A2 (pt) Equipamento gerador de energia solar autônomo portátil
CN203261266U (zh) 现场仪表
Ehikhamenle et al. Design and development of 2.5 KVA inverter adopting a microcontroller based frequency meter
Wang et al. A low cost bi-directional wireless power transfer system
Rani et al. Design of converters for leveraging 48v dc power line at homes/offices
KR20170026921A (ko) 무선 네트워크 스위치 제어장치
CN104993616A (zh) 变压器式旋转电源
CN104347242A (zh) 变压器
CN209731069U (zh) 一种仪表用升压电源
TW201521321A (zh) 循環供電系統
Naukarkar et al. An Overview on Mini Inverter for Small Rating Appliances
BRMU9102575U2 (pt) Fonte de realimentação de energia para cargas de 12 e 24 volts
Patil et al. Ceiling Fan into Power Generator
CN203014705U (zh) 一种实用小功率交流电源
JP3172078U (ja) 電源装置
WO2006070254A3 (en) Enhancing the efficiency of ac-dc low voltage power supplies by topological modifications

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2159 DE 22/05/2012.