BRPI0902090A2 - dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento - Google Patents
dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0902090A2 BRPI0902090A2 BRPI0902090A BRPI0902090A2 BR PI0902090 A2 BRPI0902090 A2 BR PI0902090A2 BR PI0902090 A BRPI0902090 A BR PI0902090A BR PI0902090 A2 BRPI0902090 A2 BR PI0902090A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- alarm
- container
- control device
- supply control
- medium
- Prior art date
Links
Landscapes
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DOFORNECIMENTO, APLICADO NOS EQUIPAMENTOS DE INJEçAO DE LìQUIDOS PORGOTEJAMENTO. O dispositivo de alarme e controle a que se refere a presente patente de invenção se constitui a partir de um recipiente de reserva que se intercala e acopla ao recipiente visor de gotejamento que esses equipamentos de injeção possuem, de onde se prolonga a cânula que se estende até o paciente. Esse recipiente aloja no seu interior um meio flutuante disposto, em condição de parcialmente submerso, no volume do conteúdo líquido que se aloja. Por sua vez, o mencionado recipiente é atravessado na sua parte superior, por um feixe de luz infravermelho que se estende entre um meio emissor, disposto exteriormente sobre um lado, e um meio sensor (receptor de infravermelho) disposto, exteriormente, sobre o lado oposto ao anterior; assim, quando o citado meio flutuante se encontra posicionado em níveis de altura superior, se interpõe ao feixe de luz infravermelha, sem permitir que ele entre em contato com o citado meio sensor localizado opostamente, atrás da bóia, e com isso impeça que se ativem os referidos recursos de alarme sonoro e visual. Quando o consumo do liquido esgotou o conteúdo do sachet, começara a se esvaziar o mencionado recipiente de reserva, o que provocará que a citada bóia desça de seus níveis de posicionamento em altura, até que chegue um ponto em que deixe liberado o feixe de luz infravermelha que, atravessando o corpo do tanque, ativará o sensor; assim, se ativa o recurso de alarme visual e sonoro para que o doente ou apessoa encarregada de cuidar o paciente proceda a trocar o sachet. De preferência, o alarme usará um led vermelho como recurso luminoso combinado com um buzzer emissor de som.
Description
"DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DOFORNECIMENTO, APLICADO NOS EQUIPAMENTOS DE INJEÇÃO DE LÍQUIDOS PORGOTEJAMENTO"
A presente Patente de Invenção tem por objetoprincipal um DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DO FORNECIMENTO,APLICADO NOS EQUIPAMENTOS DE INJEÇÃO DE LÍQUIDOS POR GOTEJAMENTO,especialmente concebido para ser usado em medicina como meiodetector automático do esgotamento do liquido que se estáinjetando a um paciente.
Mais concretamente, a presente patente deinvenção ampara um dispositivo de controle criado para agir nosequipamentos de fornecimento de produtos líquidos em pacientes,tais como soro, sangue e equivalentes, contidos em garrafas,sacolas, cartuchos ou "sachets", que se dispõem suspensos a umaaltura superior à do paciente que o recebe. Ela inclui a aplicaçãodireta de soluções aquosas de medicamentos, em alguns casos usandoo próprio soro como veiculo para o fornecimento direto deles paraa corrente sangüínea.
Essencialmente se trata de um dispositivo decontrole capaz de ativar um meio de alarme visual e sonoro queadverte quando o líquido de fornecimento se está esgotando, e ofaz com um tempo de antecipação suficiente para que o enfermeirofaça a troca do "sachet" antes que se consuma todo o conteúdo.
O dispositivo inventado inclui um recurso debloqueio automático antes que o fluido de fornecimento se esgotetotalmente, e com isso se evitam uma série de inconvenientes ytranstornos que muitas vezes obrigam a retirar a agulha e procedera uma nova aplicação.O dispositivo inventado também inclui apossibilidade de controlar a quantidade de gotas que sãoadministradas por unidade de tempo, dando ao enfermeiro umainformação muito útil para verificar se o fornecimento é adequado,ou se está se produzindo algum tamponamento indesejado.
Trata-se de uma invenção que define uma novacombinação de meios concebida para alcançar um resultado superior,sendo ela imprevisível e surpreendente inclusive para um expertona especialidade. Consequentemente, além de ser nova, a suaconcepção construtiva e funcional mostra uma clara atividadeinventiva, de maneira que reúne as condições que a Lei exige paraser considerada patente de invenção.
ARTE PRÉVIA
Resulta freqüente em Clínicas e Hospitaisencontrar a ,problemática dos atuais dispositivos de injeção porgotejamento, que, além de injetarem soro, costumam ser usados parafornecer aos pacientes uma inumerável quantidade de medicamentosna forma de soluções aquosas.
Esses medicamentos estão contidos em "sachets" dematerial plástico flexível para ser aplicados só pela gravidade,já que eles ficam pendurados em suportes localizados a uma alturasuperior à da localização do paciente. 0 "sachet" está comunicadocom uma cânula de fornecimento, cujo extremo distai inclui umaagulha hipodérmica que se introduz na veia do paciente e atravésda qual o produto líquido ingressa na corrente sangüínea gota agota.
Com o uso deste tipo de equipamentos de injeçãode produtos líquidos por gotejamento, é possível observar algunsinconvenientes relacionados com a necessidade de assegurar queseja feita uma administração adequada, eficiente e com baixanecessidade de controle.
Em efeito, um primeiro inconveniente habitual edestacável se observa quando o enfermeiro não detectou oesgotamento do conteúdo e se produziu o consumo total do fluidoque se está injetando.
É muito comum observar que, nesses casos, seproduz um refluxo sangüíneo para a cânula com a imediatacoagulação do sangue, ao entrar em contato com o ar.
O problema apontado obriga a tirar a agulhacolocada no paciente para colocá-la de novo, com o conseqüentedesconforto para o paciente e a perda de tempo do pessoal clínico.
É por isso que, nas salas de cuidado, onde émuito importante manter o fornecimento de medicamentos e soro seminterrupções, as normas de controle são mais estritas, observando-se a presença de pessoal especialmente destinado para tanto, demaneira quase permanente.
Apesar disso, por diversos motivos, tais como opróprio cansaço ou a distração da pessoa que controla ogotejamento, costumam acontecer casos em que o "sachet" se consomee esgota sem que isso seja detectado a tempo.
Também podem ser citados casos em que, por algumabatida súbita inesperada, a administração regulada se interrompesem que o paciente perceba e que, por um tempo longo, o enfermeiroque controla não apareça.
VANTAGENS DA INVENÇÃO - OBJETO PRINCIPAL
O objeto principal da presente patente deinvenção é um dispositivo que permita alertar ou advertir,mediante a emissão de sons e de luzes, a necessidade de trocar asacola ou "sachet" que está conectado a um paciente para fornecer-lhe assistência medicamentosa.
Esse alarme advertirá o familiar ou o encarregadode cuidar o paciente e o enfermeiro para que se proceda asubstituir o "sachet".
Inclusive se inclui que um recurso de alarmetambém aja na enfermaria do andar em que está o paciente.
O dispositivo inventado também inclui recursoscapazes de interromper o fornecimento do liquido ao pacientequando se detecta que está próximo o esgotamento total do conteúdoliquido que se administra.
Da maneira exposta se resolve, na origem, oproblema enunciado acima, já que, ao se conservar um conteúdomínimo, se impede o referido refluxo do sangue, mantendo-se oequipamento sem agir, mas em boas condições de funcionamento, atéque seja feita a troca do "sachet" e, nesse caso, automaticamente,continuará injetando líquido sem que tenha sido necessário aplicarde novo a agulha no paciente.
O dispositivo inventado também inclui a opção dedetectar a passagem da gota de fornecimento, o que permiteverificar se o ritmo de gotejamento é o adequado, ou inclusive seele se interrompeu porque a agulha se tampou ou por alguma outrarazão.
Para pôr em prática a finalidade e as funçõesenunciadas acima, o dispositivo de alarme e de controle a que serefere a presente patente de invenção se constitui a partir de umrecipiente de reserva que se intercala e acopla ao recipientevisor de gotejamento que esses equipamentos de injeção possuem, deonde se prolonga a cânula que se estende até o paciente.
Esse recipiente contém no seu interior um meioflutuante disposto, em condição de parcialmente submerso, novolume do conteúdo liquido que se aloja.
Por sua vez, o recipiente referido acima éatravessado, na sua parte superior, por um feixe de luzinfravermelha que se estende entre um meio emissor, dispostoexteriormente sobre um lado, e um meio sensor (receptor deinfravermelho) disposto, exteriormente, sobre o lado oposto aoanterior; assim, quando o referido meio flutuante se encontraposicionado em niveles de altura superior, se interpõe ao feixe deluz infravermelha, sem permitir que ele entre em contato com oreferido meio sensor localizado no lado oposto, atrás da bóia, ecom isso se impede que sejam ativados os referidos recursos dealarme sonoro e visual.
Então, quando o consumo do liquido esgotou oconteúdo do "sachet", começará a se esvaziar o referidorecipiente de reserva, o que provocará que a referida bóia desçade seus níveis de posicionamento em altura, até que chegue a umponto em que deixe liberado o feixe de luz infravermelha que,atravessando o corpo do tanque, ativará o sensor e, com isso, orecurso de alarme visual e sonoro para que o doente ou a pessoaencarregada de cuidar o paciente proceda a trocar o "sachet".
De preferência, o alarme usará um "led" vermelhocomo recurso luminoso combinado com um "buzzer" emissor de som.
Do que foi exposto acima aparece claramente quese trata de um dispositivo simples e de custo relativo baixo, jáque os meios eletrônicos necessários para a sua conformação hojesão muito baratos e de acesso maciço.
Por outro lado, para a sua montagem no mencionadorecipiente de reserva devidamente localizado, será suficiente umgrampo para amarrar como os que se usam atualmente para montaroutros meios que costumam ser incorporados.
Esta invenção também destaca o fato que a mesmabóia é usada para interromper a saida do fluido para o recipientevisor do gotejamento, antes que o consumo seja total. Com isso, seassegura que a cânula, no trecho até a agulha de injeção, semantenha com um volume de liquido suficiente como para impedir omencionado refluxo do sangue.
Também se analisa que a mesma ação de interrupçãodo fornecimento, antes de ocorrer o esgotamento total do conteúdo,possa ser feita recorrendo a um dispositivo eletromagnético decorte, capaz de comprimir e estrangular a cânula até produzir ofechamento da passagem.
Obviamente, este recurso auxiliar poderá seativar também da mesma maneira que o referido dispositivo dealarme, ou seja, a partir de que o feixe de luz infravermelhaative o circuito eletrônico de acionamento do alarme, esimultaneamente se ativará este recurso eletromagnético adicionalassociado.
Finalmente, se destaca que o dispositivoinventado inclui a presença de um meio eletrônico de controle dogotejamento com uma correspondente leitora digital exteriormentevisível, mediante a qual é possível controlar se o seu ritmo é oadequado e previsto.
Atividade Inventiva
Nenhum equipamento de injeção de liquido porgotejamento dos que se conhece na atualidade propõe e nem sequersugere o uso de um dispositivo de alarme e controle defornecimento como o que se descreve nos parágrafos precedentes,motivo pelo qual se trata de uma proposta que, além de ser nova,tem clara atividade inventiva.
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DAS FIGURAS
Para concretizar as vantagens assim brevementecomentadas, às que os usuários e os entendidos na especialidadepoderão acrescentar muitas outras, e para facilitar a compreensãodas características construtivas, constitutivas e funcionais dodispositivo de alarme e controle de fornecimento inventado, abaixose descreve um exemplo preferido de realização; esse exemplo seilustra, esquematicamente e sem uma escala determinada, naslâminas adjuntas, esclarecendo de forma expressa que,precisamente, por se tratar de um exemplo, não corresponde dar-lheum caráter limitativo ou exclusivo do alcance de proteção dapresente patente de invenção, mas simplesmente ele tem umaintenção só explicativa e ilustrativa da concepção básica em queela se baseia.
A Figura 1 é uma vista lateral de conjunto quemostra um "sachet" de soro, sem conteúdo líquido, de maneira que abóia do dispositivo inventado se localiza em uma posição inferior.
A Figura 2 é também uma vista lateral do conjuntoque, nesse caso, mostra a bóia referida, localizada no seu pontode maior nível de altura, que é quando o recipiente de reservaestá cheio de liquido.
A Figura 3 é um detalhe em perspectiva que mostrauma realização preferida para a bóia referida e o fundo dorecipiente de reserva que a contém.
A Figura 4 é um detalhe em corte vertical quemostra a mesma bóia da figura anterior, disposta em sua baseinferior cônica, bloqueando a passagem do liquido residual ou doar, quando o recipiente está praticamente vazio.
A Figura 5 é uma vista em perspectiva que mostra,com mais detalhe, o grampo de montagem do dispositivo emissor deinfravermelho e o sensor que se localiza em uma paredediametralmente oposta.
A Figura 6 é uma vista lateral que mostra odispositivo inventado aplicado em um equipamento de fornecimento,neste caso incluindo um recurso eletromagnético de fechamentoopcional que integra o dispositivo de alarme e controle dapresente criação.
A Figura 7 é uma vista em perspectiva que mostraa mesma disposição da figura anterior.
A Figura 8 é uma vista lateral que mostra apresença de um meio eletrônico de controle do gotejamento com umacorrespondente leitora digital exteriormente visível.
Fica esclarecido que, em todas as figuras, osmesmos números e letras de referência correspondem às mesmas ouequivalentes partes ou elementos constitutivos do conjunto,segundo o exemplo escolhido para a presente explicação dodispositivo de alarme e controle inventado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UM EXEMPLO PREFERIDOComo pode se observar na figura 1, o dispositivode alarme e controle a que se refere a presente patente deinvenção é apto para ser aplicado em um equipamento de injeção deliquido por gotejamento, do tipo que se constitui a partir de um"sachet" (1) , que, pela sua argola superior (1 a) fica penduradode um suporte elevado não ilustrado. Este "sachet" é o recipientede um liquido tal como soro, sangue ou equivalente.
Nas figuras 1 e 2 se observa que esse "sachet"(1), por meio da sua conexão inferior (17) , se acopla ao tuboconector (2a) que se projeta desde a tampa de fechamento superior(2) do dispositivo inventado, o qual se constitui a partir dorecipiente de reserva (4) que, no seu outro extremo, se comunicacom o recipiente visor de gotejamento convencional (4 a) que essesequipamentos de injeção possuem, cujo bico de extremo inferior(18) se acopla à cânula (8) que, depois de atravessar o reguladordo gotejamento (9), se estende até a agulha de injeção (nãoilustrada) que se aplica ao paciente.
Aparece claramente que o dispositivo inventadoestá montado intercalando-se entre a saída do "sachet" (1) e odispositivo visor de gotejamento (4 a) ao que se vincula por meiode uma união (6) (com rosca ou equivalente).
Esse recipiente de reserva (4) se destaca porqueno seu interior aloja um particular tampão flutuante (5) que sedesloca na direção vertical, pelo interior dele, em função daquantidade de líquido que contém no seu interior.
Na mesma figura 1 se observa também que sobreesse recipiente de reserva (4) se posiciona um grampo (3) portadordo emissor do feixe infravermelho (3 a) e do meio sensor receptordo mesmo feixe infravermelho (3 b) (visível nas figuras 5 e 7) queintegram um circuito eletrônico que, através do condutor (10) seestende até um meio de alarme visual e sonoro (11).
Na figura 1 se mostra o caso específico em que o"sachet" (1) está vazio, de maneira que o referido tampãoflutuante (5) se dispõe na sua posição mais inferior obturando apassagem de comunicação que se define entre esse recipiente dereserva (4) e o mencionado recipiente de gotejamento (4a).
Na figura 2 se mostra o caso em que o "sachet"(1) está com líquido e, consequentemente, o recipiente de reserva(4) também se mantém cheio, e nesse caso o tampão flutuante (5) selocaliza em uma posição de máxima altura sobre um tope superiorconstituído pela própria tampa (2).
Da maneira exposta, como o tampão flutuante (5) éopaco, ele interrompe a passagem do feixe de luz infravermelha queo emissor envia (3 a) para o sensor oposto (3 b) , mantendo-se oalarme inativo (11) .
Então, como mostram as figuras 1, 6, 7 e 8,quando se esgota o conteúdo líquido do "sachet" (1) e começa a seesvaziar de líquido o recipiente de reserva (4) do dispositivoinventado, o tampão flutuante (5) desce, deslocando-se na direçãovertical; assim, fica liberada a passagem do feixe de luzinfravermelha para o sensor oposto (3 b) (visível na figura 7) e,consequentemente, se ativa o alarme alojado convenientemente em umgabinete (11) que, basicamente, compreende um sinal sonoro (12) ,um sinal luminoso (14) e um interruptor automático (13) previstopara avisar na enfermaria.
Esta realização também destaca o fato que ocitado tampão flutuante (5) mantém um percurso descendente até seapoiar na mencionada comunicação (4 b) com o recipiente degotejamento (4 a).
Realmente, se observarmos agora as figuras 3 e 4,é possível ver que a mencionada bóia (5) é uma xícara ou um copode fundo cônico (5 c) que se apóia sobre a mencionada comunicaçãocônica (4 b); assim, se fecha a passagem do líquido residual ou doar para o conta-gotas (4 a) , e com isso se evita que o resto doequipamento se esvazie completamente se o "sachet" não for trocadoa tempo.
Destaca-se também que, nas realizaçõespreferidas, este tampão valvular (5) é de um material elastoméricoe, principalmente, aberto na sua base superior, como um copo, demaneira que permanece cheio de líquido, aumentando com isso a suacapacidade de fechamento por pressão sobre a mencionadacomunicação (4b) com o conta-gotas inferior (4 a).
Nessas figuras 3 e 4 se observa também que aparede do tampão flutuante (5) inclui guias verticais em alto-relevo (5 a) cuja função é manter com certa separação o tampãoflutuante em relação à parede do recipiente (4) em que ele sedesloca e, com isso, permitir que o líquido flua para o recipientede gotejamento.
Como mostram as figuras 1, 6, 7 e 8, a invençãoinclui que o bloqueio do fornecimento de líquido para a agulha deinjeção, quando o líquido no tanque de reserva começa a seesgotar, possa ser feito com um meio eletromagnético (15)integrado ao mesmo circuito eletrônico que compreende o sistema dealarme, através do qual se produz o fechamento por enforcamento damencionada cânula (8) que, como é conhecido, está constituída comum material plástico flexível.
Ambos os recursos de bloqueio favorecem ofuncionamento do dispositivo inventado, já que asseguram que nãose produza o refluxo do sangue para a cânula (8), o que teriaobrigado a reinjetar a agulha hipodérmica novamente, ocasionandomais transtornos ao paciente.
Observando agora a figura 8, é possível ver umaopção construtiva e funcional compreendida dentro do âmbito doalcance de proteção da presente patente de invenção. Trata-se deque o mesmo grampo de suporte (3) contenha um meio eletrônicodetector da passagem das gotas do líquido.
Trata-se de outro sensor que informa quando sedetém o gotejamento, o que pode ocorrer quando se esgota o líquidoalojado no "sachet" (1), ou quando por efeito de algumtamponamento indesejado na agulha de injeção, se produz ainterrupção súbita desse gotejamento.
Trata-se de um dispositivo eletrônico (19) capazde contar o tempo de gotejamento, que, através do fio condutor(20) se comunica com o painel de controle (11) que, nesse caso,conta com um visor digital (16) indicador do tempo de gotejamento.
Esclarece-se que o dispositivo a que se refere apresente patente de invenção é essencialmente um meio de alarmeque age quando o consumo do produto líquido que se administra seestá esgotando; com a particularidade que, ao mesmo tempo,interrompe o fornecimento do líquido para a agulha de injeção,para evitar que o esgotamento total possa produzir o refluxo dosangue.Esse recurso de alarme poderá ser ativado com ofeixe de luz infravermelho que se estende entre o descrito emissor(3 a) e o sensor (3b), ou com o meio leitor de gotejamentodescrito (19) ou com ambos os recursos ao mesmo tempo, que paratanto são integrados em um mesmo circuito eletrônico de alarmemontado, em correspondência com o mencionado recipiente de reserva (4).
Nesse sentido, a invenção contempla que parainterromper o fornecimento do liquido para a agulha de injeção,possa se recorrer ao uso do particular tampão flutuante (5)precedentemente descrito, bem como ao meio eletromagnético deestrangulação (15) da cânula ou a ambos os recursos combinados.
Claims (9)
1.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, APLICADO NOS EQUIPAMENTOS DE INJEÇÃO DE LÍQUIDOS PORGOTEJAMENTO, tais como soro, sangue e soluções medicamentosascontidos em "sachets", que se dispõem suspensos a uma alturasuperior àquela do paciente que o recebe, alimentando umrecipiente de gotejamento depois do qual se estende uma cânulaque, no seu extremo distai, se associa a uma agulha de injeção deonde o liquido ingressa na veia do paciente, caracterizado porqueentre a saída do "sachet" que contém o produto líquido e orecipiente de gotejamento se intercala um recipiente de reservaassociado a um meio eletrônico detector do conteúdo líquido que sealoja e circula por ele, estando esse meio eletrônico integrado aum circuito de alarme óptico e sonoro.
2.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 1, caracterizado porqueo recipiente de reserva aloja no seu interior um meio flutuantedisposto sobre o conteúdo líquido que se aloja, o qual, quando selocaliza em um nível de altura maior, se dispõe intercalado a umfeixe de luz infravermelho que se estende entre um meio emissor eum meio sensor que integram o circuito de alarme óptico e sonoro,e nesse caso o alarme está inativo.
3. - DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 2, caracterizado porqueo meio emissor do feixe de luz infravermelho e o meio sensor sedispõem exteriormente em paredes opostas do corpo do recipiente dereserva, enquanto que a bóia que se intercala entre ambos se alojano interior do mesmo recipiente.
4.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 2, caracterizado porqueo meio flutuante que se aloja no interior do recipiente de reservaé um tampão valvular de fundo cônico que se apóia na comunicaçãodeste recipiente com o recipiente de gotejamento que o dispositivode injeção possui.
5.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 1, caracterizado porqueo alarme usa um "led" vermelho como recurso luminoso combinado comum "buzzer" emissor de som.
6.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 1, caracterizado porque,associado ao dispositivo eletrônico de alarme, se dispõe de umdispositivo eletromagnético de corte, capaz de comprimir eestrangular a cânula até produzir o fechamento da passagem.
7. <claim missing on the original document>
8.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 7, caracterizado porqueo dispositivo eletromagnético de corte se ativa a partir de que ofeixe de luz infravermelho ative o circuito eletrônico deacionamento do alarme.
9.- DISPOSITIVO DE ALARME E CONTROLE DEFORNECIMENTO, segundo foi reivindicado em 1, caracterizado porqueo meio eletrônico detector do conteúdo liquido que se aloja ecircula por ele, integrado a um circuito de alarme óptico esonoro, é um meio eletrônico de controle do gotejamento com umacorrespondente leitora digital exteriormente visível.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0902090 BRPI0902090A2 (pt) | 2009-06-30 | 2009-06-30 | dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0902090 BRPI0902090A2 (pt) | 2009-06-30 | 2009-06-30 | dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0902090A2 true BRPI0902090A2 (pt) | 2011-03-09 |
Family
ID=43661614
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0902090 BRPI0902090A2 (pt) | 2009-06-30 | 2009-06-30 | dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0902090A2 (pt) |
Cited By (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN102631724A (zh) * | 2012-05-08 | 2012-08-15 | 闽南理工学院 | 一种点滴输液监视报警器 |
CN104225711A (zh) * | 2014-09-25 | 2014-12-24 | 河南科技大学第一附属医院 | 一种输液连接装置 |
CN104707201A (zh) * | 2015-03-20 | 2015-06-17 | 王新强 | 一种智能点滴输液管 |
CN105126200A (zh) * | 2015-10-14 | 2015-12-09 | 邢前进 | 一种智能监控输液器及输液监控方法 |
-
2009
- 2009-06-30 BR BRPI0902090 patent/BRPI0902090A2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN102631724A (zh) * | 2012-05-08 | 2012-08-15 | 闽南理工学院 | 一种点滴输液监视报警器 |
CN104225711A (zh) * | 2014-09-25 | 2014-12-24 | 河南科技大学第一附属医院 | 一种输液连接装置 |
CN104707201A (zh) * | 2015-03-20 | 2015-06-17 | 王新强 | 一种智能点滴输液管 |
CN105126200A (zh) * | 2015-10-14 | 2015-12-09 | 邢前进 | 一种智能监控输液器及输液监控方法 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP6893540B2 (ja) | 経腸栄養とともに使用するための胃システム、装置及び方法 | |
US4378014A (en) | Apparatus for and method of administering intravenous fluid | |
KR100922839B1 (ko) | 수액제 정맥주사상태 알람장치 및 그 제어방법 | |
US5563584A (en) | Liquid level sensing and monitoring system for medical fluid infusion systems | |
ES2328244T3 (es) | Dispositivo para suministrar medicamento fluido. | |
JP5662800B2 (ja) | 薬液投与のための自給型携帯装置 | |
ES2543206T3 (es) | Dispositivo para indicar el cebado de una línea de infusión | |
US7554434B1 (en) | Electronic indicator system for medicine bottle | |
JPS63501135A (ja) | 栄養補給装置 | |
BRPI0902090A2 (pt) | dispositivo de alarme e controle do fornecimento, aplicado nos equipamentos de injeção de lìquidos por gotejamento | |
BR112018012741B1 (pt) | Sistema de fornecimento de ingrediente para dispensação de um ingrediente em um recipiente | |
EP2525767B1 (en) | Method and apparatus for providing hydration fluid | |
CA2985389C (en) | Device for the dosed dispensing of an infusion fluid | |
US20100004629A1 (en) | Apparatus and methods to implement a versatile liquid storage and delivery mechanism | |
BRPI1013332B1 (pt) | Conjunto intravenoso com um mecanismo de obtenção automática na câmara de gotejamento | |
GB2558558A (en) | An intravenous drip apparatus | |
CN110585511A (zh) | 一种急救重症护理用具有提醒功能的输液装置 | |
KR200224976Y1 (ko) | 링거 수액량 감지 장치가 구비된 링거병 거치대 | |
CN209575416U (zh) | 荧光输液器 | |
CN215135433U (zh) | 一种医疗可伸缩报警瓶套 | |
CN209809263U (zh) | 一种防积水呼吸器管路 | |
CN209984713U (zh) | 输液完毕报警装置 | |
US5845808A (en) | Disposable sterilized fluid container | |
CN215134127U (zh) | 一种胃肠减压装置 | |
IT201800010220A1 (it) | Sistema mobile di idratazione per iniettare un liquido per infusione, in particolare una soluzione salina o una soluzione di ringer, nel corpo umano o animale |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014. |