BRPI0901927A2 - fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental - Google Patents

fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901927A2
BRPI0901927A2 BRPI0901927A BRPI0901927A2 BR PI0901927 A2 BRPI0901927 A2 BR PI0901927A2 BR PI0901927 A BRPI0901927 A BR PI0901927A BR PI0901927 A2 BRPI0901927 A2 BR PI0901927A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
overcap
pin
hole
lid
holes
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Patrick Vollers
Original Assignee
Fechamentos Inteligentes Desenvolvimento De Embalagens Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fechamentos Inteligentes Desenvolvimento De Embalagens Ltda filed Critical Fechamentos Inteligentes Desenvolvimento De Embalagens Ltda
Priority to BRPI0901927 priority Critical patent/BRPI0901927A2/pt
Priority to PCT/BR2010/000172 priority patent/WO2011000066A1/pt
Publication of BRPI0901927A2 publication Critical patent/BRPI0901927A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D55/00Accessories for container closures not otherwise provided for
    • B65D55/02Locking devices; Means for discouraging or indicating unauthorised opening or removal of closure
    • B65D55/024Closures in which a part has to be ruptured to gain access to the contents
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D47/00Closures with filling and discharging, or with discharging, devices
    • B65D47/04Closures with discharging devices other than pumps
    • B65D47/06Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages
    • B65D47/08Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having articulated or hinged closures
    • B65D47/0804Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having articulated or hinged closures integrally formed with the base element provided with the spout or discharge passage

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

FECHAMENTO DE SEGURANçA COM INDICAçãO DE VIOLAçãO, FECHAMENTO COM TRAVA CONTRA A ABERTURA ACIDENTAL, E, SISTEMA DE FECHAMENTO CONTRA A ABERTURA ACIDENTAL.Refere-se a invenção a um fechamento de segurança com indicação de violação, um fechamento com trava contra a abertura acidental, e, um sistema de fechamento contra a abertura acidental, para fechamentos que apresentam uma tampa (4) com uma abertura de despejo, uma sobretampa (3) e um pino de trava, onde o pino de trava é construído independente do conjunto tampa e sobretampa sendo constituído por uma haste (13), preferencialmente cilíndrica, com extremidades superior (10) e inferior (11) alargadas conformadas como cones invertidos; a extremidade inferior alargada (11) do pino de trava (2) apresenta um degrau (12) na transição com a haste (13); a tampa (4) e a sobretampa (3) apresentam orificios cónicos (9) e (6) alinhados na posição fechada; os orificios cónicos (9) e (6) são conformados por uma membrana elástica; a extremidade superior (10) do pino (2) termina em uma superficie plana com a forma complementar ao orificio (6) da sobretampa (3); o pino (2) atravessa os orificios (6) e (9), o batente (12) do pino fica retido pela membrana do orificio cónico (9) da tampa, e a extremidade alargada superior (10) com a superficie plana se aloja e fica retida no orificio (6) da sobretampa.

Description

"FECHAMENTO DE SEGURANÇA COM INDICAÇÃO DE VIOLAÇÃO,FECHAMENTO COM TRAVA CONTRA A ABERTURA ACIDENTAL, E,SISTEMA DE FECHAMENTO CONTRA A ABERTURA ACIDENTAL"
A presente invenção trata de um fechamento de segurança, emais particularmente, a um fechamento com indicação de violação quedemonstra ao observador se a embalagem está lacrada ou se a mesma foiaberta ou violada e trata ainda de um sistema e um fechamento com indicaçãode violação com uma trava contra a abertura acidental.
Existe uma enorme variedade de fechamentos de segurançaque se propõe indicar se a embalagem foi aberta ou não.
O tipo de fechamento de segurança de uso mais comum é oque apresenta uma cinta destacável presa à sobretampa por pequenas pontesrompíveis.
Quando se pensa nesse tipo de fechamento deve se consideraros cuidados necessários para se conseguir um lacre de evidência de violaçãoque possa ser aplicado ao recipiente sem comprometer a construção do lacre.
Por exemplo, quando o elemento de evidência de violação é uma cintainterligada por pontes frangíveis à uma sobretampa, quando se usa umequipamento de alta velocidade, existe a possibilidade de apenas algumaspontes se romperem, ou ainda da cinta não descer completamente no gargalodo recipiente durante o processo de montagem, permitindo acesso aoconteúdo do recipiente sem entretanto evidenciar tal situação.
Os fechamentos com cintas rompíveis apresentam ainda oinconveniente de sobrar a cinta solta para ser jogada no lixo.
Outro tipo conhecido de fechamento com evidência deviolação é destinado a fechamentos que apresentam uma base de tampa e umasobretampa, sendo essa última roscada, com o sistema à prova de criança dotipo giro livre, onde é necessária uma pressão para baixo para desenroscar asobretampa.Nessa construção, é previsto um pino fixado à sobretampa pormeio de pontes rompíveis que encosta na base da tampa, de modo que com opressionamento no sentido de abertura, o pino é pressionado para cima pelabase da tampa rompendo as pontes frangíveis e empurrando o pino para fora.
A superfície da tampa exibe então um orifício. Aqui a evidência de violaçãonão se aplica a outros tipos de fechamentos como, por exemplo, fechamentoscom sobretampas articuladas, e conta ainda com o inconveniente de liberaruma pequena peça, o pino, para ser descartada, sendo essa situação nãodesejada por questões ambientais de geração de lixo e por motivo desegurança, uma vez que pode ser ingerido por uma criança.
E conhecido um fechamento de segurança com evidência deviolação, previsto para ser aplicado em fechamentos articulados do tipofliptop, que apresenta a sobretampa dotada um pino em uma regiãoenfraquecida prevista para ser rompida; o pino atravessando um orifícioexistente na sobretampa e ficando retido em um elemento da base da tampa.Com a abertura da sobretampa a região enfraquecida se rompe ficando o pinoretido na base da tampa.
Nessa construção, bem como na maioria dos fechamentos desegurança com evidência de violação para fechamentos fliptop, após aabertura e rompimento do lacre, o fechamento da sobretampa leva o elementorompido à sua situação inicial, mascarando a violação.
Em todas as construções conhecidas o pino que trava asobretampa na parte inferior, de base, da tampa é construído integralmentecom o conjunto tampa e sobretampa, no mesmo material e na mesma cor,sendo o pino travado pelo movimento de fechamento da sobretampa.
A presente invenção tem como objetivo uma construção defechamento de segurança onde o pino de trava é construído independente, eaplicado por pressão posteriormente ao fechamento da sobretampa.
E ainda objetivo da presente invenção a construção de umfechamento de segurança que não apresente nenhuma parte solta oupendurada após a abertura do recipiente.
A presente invenção tem também como objetivo umaconstrução de fechamento com evidência de violação que após a primeiraabertura ou violação o elemento de lacre desaparece da superfície dasobretampa, demonstrando claramente que o recipiente foi aberto.
Ainda é o objetivo da presente invenção um sistema e umfechamento de segurança com evidência de violação com um lacre desegurança construído contra a abertura acidental.
Outro objetivo da presente invenção consiste na obtenção deum fechamento de segurança com evidência de violação por meio de umaconstrução simples e de custo reduzido.
Para atingir os objetivos citados, a presente invenção ensinauma construção onde o pino é independente do conjunto, sobretampa e tampa,sendo aplicado para travar a sobretampa após o fechamento da mesma,permitindo sucessivas aberturas e fechamentos da sobretampa até o momentode travamento, ampliando assim as possibilidades de aplicabilidade dofechamento.
Sendo o pino um elemento independente, a fabricação doconjunto sobretampa e tampa se torna simples, bem como a do pino, o qualpode facilmente apresentar uma cor diferente do conjunto sendo essa aconstrução preferencial da presente invenção.
Após a aplicação do pino, a sua superfície de topo é exibida nasuperfície da sobretampa. Sendo a cor diferente, a presença do pino aparececom destaque pelo contraste visual criado, permitindo o imediatoreconhecimento da situação do fechamento.
Na situação de violação a ausência do topo do pino éimediatamente visualizada.
A presente invenção prevê um fechamento de segurança comevidência de violação que apresenta pelo menos duas partes independentes,um conjunto de sobretampa e tampa, e um pino de trava. Considera-se atampa como a parte inferior do fechamento que é fixada no gargalo dorecipiente e apresenta uma abertura de despejo.
A tampa sendo prevista para ser fixada na abertura de despejorecipiente por rosca interna e um lacre circular, por meio de encaixe ou outromeio conveniente, tal que após a sua aplicação não pode mais ser removida.
Na concretização preferencial da invenção, a sobretampa éarticulada à tampa por meio de um elemento de dobradiça, tem uma aba demanipulação que se estende para fora além do corpo da tampa e apresenta umbatoque de fechamento para a abertura de despejo do recipiente.
A tampa apresenta uma superfície de topo onde se encontrauma abertura de despejo.
A sobretampa e o topo da tampa apresentam orifícioscorrespondentes, alinhados entre si, quando o conjunto se encontra nacondição fechada.
Em uma construção alternativa, os orifícios encontram-se emprojeções laterais da sobretampa e da tampa, externamente ao conjunto.
Os orifícios da tampa e da sobretampa apresentam umamembrana inferior em forma de cone com o orifício menor voltado parabaixo, conformada no mesmo material, preferencialmente plástico, porémcom uma espessura menor, conferindo assim à membrana uma maiorelasticidade.
O pino de trava tem um corpo em haste preferencialmentecilíndrica e em cada uma de suas extremidades apresenta um elementoalargado com a forma cônica, ambos com o menor diâmetro voltado para baixo.
A extremidade superior do pino é plana e tem a formacomplementar ao orifício da sobretampa. Assim, enquanto lacrada, asuperfície da sobretampa não apresenta nenhum recorte, e apresentarápreferencialmente uma região com uma cor diferente, correspondendo àsuperfície de topo do pino.
O elemento superior alargado do pino se aloja no orifíciocônico da sobretampa .
O elemento de retenção inferior atravessa o orifício do topo datampa ficando ali retido pela superfície de batente criada pelo degrauexistente na transição para o corpo do pino.
A forma cônica e a elasticidade apropriada dos orifíciospermitem a aplicação do pino por pressão em apenas uma direção. O degrauda parte alargada inferior do pino configura um batente de retenção queimpede que o pino saia pelo orifício da tampa.
A forma cônica da extremidade superior do pino permite quecom a pressão adequada a sobretampa seja aberta, forçando o orifício dasobretampa para fora da extremidade superior do pino. A forma cônica doorifício, com abertura menor em baixo, impede que a extremidade superior dopino penetre de volta no orifício da sobretampa, o pino então desce e fica coma extremidade superior alojada no orifício cônico da tampa.
A invenção prevê um sistema de fechamento contra a aberturaacidental que consiste em se prover ao sistema de fechamento um travamentoadicional que necessita de um movimento de giro no elemento de trava parapermitir que a sobretampa possa passar pela extremidade superior do pino eser aberta. Para isso o elemento de lacre apresenta abas na extremidadesuperior para serem encaixadas em rasgos correspondentes realizados a partirdo orifício da sobretampa.
Para a abertura da sobretampa, o elemento de lacreprimeiramente tem que ser girado, coincidindo as abas com os rasgos, parapermitir que a pressão de abertura desencaixe a sobretampa do pino.
Em suma, numa primeira realização, a invenção proporcionaum fechamento de segurança com indicação de violação, para fechamentosque apresentam uma tampa com uma abertura de despejo, uma sobretampa eum pino de trava, caracterizado pelo fato de que o pino de trava é construídoindependente do conjunto tampa e sobretampa e é constituído por uma hastecom extremidades superior e inferior alargadas conformadas como conesinvertidos, onde: a extremidade inferior alargada do pino de trava apresentaum degrau na transição com a haste; a tampa e a sobretampa apresentamorifícios cônicos alinhados na posição fechada; os orifícios cônicos sãoconformados por uma membrana elástica; a extremidade superior do pinotermina em uma superfície plana com a forma complementar ao orifício dasobretampa; o pino atravessa os orifícios; o batente do pino fica retido pelamembrana do orifício cônico da tampa; e, a extremidade alargada superiorcom a superfície plana se aloja e fica retida no orifício da sobretampa.
Numa segunda realização, a invenção proporciona umfechamento com trava contra a abertura acidental, para fechamentos queapresentam uma tampa com uma abertura de despejo, uma sobretampa e umpino de trava, caracterizado pelo fato de que o pino de trava é construídoindependente do conjunto tampa e sobretampa e é constituído por uma hastecom extremidades superior e inferior alargadas conformadas como conesinvertidos, onde: a extremidade superior apresenta abas; a extremidadeinferior alargada do pino de trava apresenta um degrau na transição com ahaste; a tampa e a sobretampa apresentam orifícios cônicos e alinhados naposição fechada; os orifícios cônicos e são conformados por uma membranaelástica; o orifício cônico da sobretampa apresenta rasgos coincidentes com asabas do elemento de pino; a extremidade superior do pino termina em umasuperfície plana com a forma complementar ao orifício da sobretampa; o pinoatravessa os orifícios; o batente do pino fica retido pela membrana do orifíciocônico da tampa; e, a extremidade alargada superior com as abas fica girada,deslocada em relação aos rasgos no orifício acima da sobretampa.Numa terceira realização, a invenção proporciona um sistemade fechamento contra a abertura acidental, para fechamentos constituídos porum conjunto de sobretampa e tampa, caracterizado pelo fato de compreenderum pino de trava independente com extremidades alargadas através deorifícios elásticos da sobretampa e da tampa, cujas extremidades se deformamcom a pressão exercida para a inserção da extremidade inferior do pino,retendo essas partes presas entre as extremidades alargadas, onde aextremidade superior do pino que apresenta abas é girável até que as abascoincidam com rasgos previstos no orifício da sobretampa, onde pelopressionamento da sobretampa no sentido de abertura para destacar o orifícioelástico da sobretampa da extremidade superior do pino, onde o pino,impedido de retornar ao orifício elástico da sobretampa, desce e se aloja sobreo orifício da tampa, sendo o fechamento da sobretampa completamenteliberada do pino.
A invenção será mais bem compreendida a partir da suadescrição fazendo remissão às figuras onde:
a figura 1 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança na posição aberta antes da aplicação do lacre;
a figura 2 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança fechado pronto para receber o lacre de segurança;
a figura 3 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança fechado e travado com o lacre;
a figura 4 é um corte transversal do fechamento de segurançafechado e travado com o lacre;
a figura 5 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança fechado após a violação ou abertura da sobretampa, com o lacreausente da superfície da sobretampa;
a figura 6 é um corte transversal do fechamento de segurançafechado, após a violação ou abertura da sobretampa com o lacre na posiçãofinal com a extremidade superior alojada no orifício da tampa;
a figura 7 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança na posição aberta com os orifícios em abas laterais construídasexternamente;
a figura 8 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança fechado pronto para receber o lacre com os orifícios em abaslaterais construídas externamente;
a figura 9 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança travado, com os orifícios em abas laterais construídasexternamente;
a figura 10 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança com os orifícios em abas laterais construídas externamente, após aabertura da sobretampa, mostrando a situação do lacre após a abertura;
a figura 11 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança com a trava de segurança contra a abertura acidental;
a figura 12 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança com a trava contra a abertura acidental, com o lacre alinhado comos rasgos do orifício da sobretampa;
a figura 13 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança contra a abertura acidental aberto com o lacre alojado no orifício datampa;
a figura 14 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança após a sua abertura ou violação, não exibindo mais o elemento delacre na superfície da sobretampa; e,
a figura 15 é uma vista em perspectiva do fechamento desegurança em uma construção alternativa, a trava apresentando uma aba eorifício da sobretampa um rasgo, com os orifícios deslocados do corpo doconjunto tampa e sobretampa.
Como se depreende das figuras 1 a 6 o fechamento desegurança com evidência de violação é constituído por pelo menos duaspartes independentes, um conjunto 1 injetado em uma única peça, e um pino de trava 2.
O conjunto 1 constituído por uma sobretampa 3 articulada àuma tampa 4 por meio de dobradiça 5, sendo a tampa 4 propriamente dita aparte inferior do fechamento que é acoplada ao gargalo do recipiente.
A sobretampa 3 é dotada de um batoque 7 de fechamento paraa abertura de despejo, uma aba de manipulação e apresenta um orifício comuma membrana inferior conformando um orifício cônico 6.
A tampa 4 com abertura de despejo 8 apresenta um orifíciocônico 9 conformado também por uma membrana inferior.
A membrana é construída no mesmo material plástico doconjunto tampa e sobretampa, porém com uma espessura menor conferindouma maior elasticidade aos orifícios cônicos.
Os orifícios cônicos 6 e 9 da sobretampa 3 e da tampa 4 sealinham com o fechamento da sobretampa.
O pino de trava 2 é constituído por uma haste 13preferencialmente cilíndrica com as extremidades superior 10 e inferior 11alargadas conformadas como cones invertidos.
A extremidade inferior 11 do pino de trava 2 atravessa osorifícios da sobretampa 3 e da tampa 4. A sua forma cônica favorece apassagem dessa extremidade através dos orifícios 6 e 9 da sobretampa 3 e datampa 4, alargando a membrana pela pressão exercida durante a aplicação datrava 2.
A extremidade inferior 11 do pino de trava 2 na transição coma haste 13 do pino apresenta um degrau 12 que atua como um batente.
Após a passagem da extremidade inferior 11 do pino 2 peloorifício 9 da tampa 4, a membrana se retrai, prendendo o pino 2 pelo degrau12, ficando a extremidade superior alargada 10 alojada no orifício cônico 6 dasobretampa 3.
Com a abertura da sobretampa 3 o orifício cônico 6 dasobretampa é forçado e atravessa a extremidade superior 10 alargada da trava2 ficando o pino 2 retido pela extremidade inferior alargada 11, e com ofechamento da sobretampa, a extremidade superior do pino fica impedida deretornar ao orifício 6 da sobretampa 3 e é empurrada para baixo ficandoalojada no orifício da tampa 4.
Nas figuras 7 a 10 os orifícios cônicos encontram-se emprojeções laterais 16 e 17 da sobretampa e da tampa alinhados externamenteao corpo do conjunto.
As figuras 11 a 14 mostram o fechamento com a trava desegurança com um travamento adicional contra a abertura acidental.
Aqui a parte alargada superior 10 do pino 2 apresenta abas 14e o orifício cônico da sobretampa 3 apresenta rasgos 15 na mesma formadisposição das abas 14. O pino 2 é inserido com as abas 14 defasadas dosrasgos 15. Para a abertura da sobretampa 3, é necessário o giro do pino 2levando as abas 14 para a posição dos rasgos 15 para que com a pressão deabertura o orifício 6 com os rasgos 15 da sobretampa 3 seja destacado daextremidade superior do pino 12.
O sistema de fechamento com trava contra abertura acidentalconsiste na aplicação de um pino de trava 2 independente com extremidadesalargadas 10 e 11 através de orifícios elásticos 6 e 9 da sobretampa 3 e datampa 4, que se deformam com a pressão exercida para a inserção daextremidade inferior 11 do pino 2, retendo essas partes presas entre asextremidades alargadas 10 e 11; giro da extremidade superior 10 do pino queapresenta abas 14, até que as abas 14 coincidam com rasgos 15 previstos noorifício 6 da sobretampa 3; pressionamento da sobretampa 3 no sentido deabertura para destacar o orifício elástico 6 da sobretampa 3 da extremidadesuperior 10 do pino 2; o pino 2, impedido de retornar ao orifício elástico 6 dasobretampa 3, desce e se aloja sobre o orifício 9 da tampa 4; fechamento dasobretampa completamente liberada do pino 2.
Mais especificamente, os orifícios elásticos 6 da sobretampa 3e 9 da tampa 4 são construídos por uma membrana na forma cônica invertida,e as extremidades alargadas 10 e 11 do pino 2 apresentam a forma cônicainvertida sendo que a extremidade inferior conforma um degrau de batente natransição com a haste do pino.

Claims (9)

1. Fechamento de segurança com indicação de violação, parafechamentos que apresentam uma tampa (4) com uma abertura de despejo,uma sobretampa (3) e um pino de trava, caracterizado pelo fato de que o pinode trava é construído independente do conjunto tampa e sobretampa e éconstituído por uma haste (13) com extremidades superior (10) e inferior (11)alargadas conformadas como cones invertidos, onde: a extremidade inferioralargada (11) do pino de trava (2) apresenta um degrau (12) na transição coma haste (13); a tampa (4) e a sobretampa (3) apresentam orifícios cônicos (9) e(6) alinhados na posição fechada; os orifícios cônicos (9) e (6) sãoconformados por uma membrana elástica; a extremidade superior (10) do pino(2) termina em uma superfície plana com a forma complementar ao orifício(6) da sobretampa (3); o pino (2) atravessa os orifícios (6) e (9); o batente (12)do pino fica retido pela membrana do orifício cônico (9) da tampa; e, aextremidade alargada superior (10) com a superfície plana se aloja e ficaretida no orifício (6) da sobretampa.
2. Fechamento com trava contra a abertura acidental, parafechamentos que apresentam uma tampa (4) com uma abertura de despejo,uma sobretampa (3) e um pino de trava, caracterizado pelo fato de que o pinode trava é construído independente do conjunto tampa e sobretampa e éconstituído por uma haste (13) com extremidades superior (10) e inferior (11)alargadas conformadas como cones invertidos, onde: a extremidade superiorapresenta abas (14); a extremidade inferior alargada (11) do pino de trava (2)apresenta um degrau (12) na transição com a haste (13); a tampa (4) e asobretampa (3) apresentam orifícios cônicos (9) e (6) alinhados na posiçãofechada; os orifícios cônicos (9) e (6) são conformados por uma membranaelástica; o orifício cônico (6) da sobretampa (3) apresenta rasgos (15)coincidentes com as abas (14) do elemento de pino (2); a extremidadesuperior (10) do pino (2) termina em uma superfície plana com a formacomplementar ao orifício (6) da sobretampa (3); o pino (2) atravessa osorifícios (6) e (9); o batente (12) do pino fica retido pela membrana do orifíciocônico (9) da tampa; e, a extremidade alargada superior (10) com as abas (14)fica girada, deslocada em relação aos rasgos (15) no orifício (6) acima dasobretampa.
3. Fechamento de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o elemento de pino (2)apresenta uma cor diferente do conjunto (1) tampa (4) e sobretampa (3).
4. Fechamento de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto (1) tampa (4)e sobretampa (3) é do tipo articulado por meio de dobradiça (5) e construídoem peça única em matéria plástica.
5. Fechamento de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a membrana elástica dosorifícios cônicos (6) e (9) é construída integralmente com o conjunto (1)apresentando uma espessura menor.
6. Fechamento de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a haste (13) é cilíndrica.
7. Sistema de fechamento contra a abertura acidental, parafechamentos constituídos por um conjunto de sobretampa (3) e tampa (4),caracterizado pelo fato de compreender um pino de trava (2) independentecom extremidades alargadas (10) e (11) através de orifícios elásticos (6) dasobretampa (3) e (9) da tampa (4), cujas extremidades se deformam com apressão exercida para a inserção da extremidade inferior (11) do pino (2),retendo essas partes presas entre as extremidades alargadas (10) e (11), onde aextremidade superior (10) do pino que apresenta abas (14) é girável até que asabas (14) coincidam com rasgos (15) previstos no orifício (6) da sobretampa(3), onde pelo pressionamento da sobretampa (3) no sentido de abertura paradestacar o orifício elástico (6) da sobretampa (3) da extremidade superior (10)do pino (2), onde o pino (2), impedido de retornar ao orifício elástico (6) dasobretampa (3), desce e se aloja sobre o orifício (9) da tampa (4), sendo ofechamento da sobretampa completamente liberada do pino (2).
8.
Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelofato de que os orifícios elásticos (6) da sobretampa (3) e (9) da tampa (4) sãoconstruídos por uma membrana na forma cônica invertida, e as extremidadesalargadas (10) e (11) do pino (2) apresentam a forma cônica invertida sendoque a extremidade inferior conforma um degrau de batente na transição com ahaste do pino.
BRPI0901927 2009-06-29 2009-06-29 fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental BRPI0901927A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901927 BRPI0901927A2 (pt) 2009-06-29 2009-06-29 fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental
PCT/BR2010/000172 WO2011000066A1 (pt) 2009-06-29 2010-05-27 Fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901927 BRPI0901927A2 (pt) 2009-06-29 2009-06-29 fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901927A2 true BRPI0901927A2 (pt) 2011-03-09

Family

ID=43410388

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901927 BRPI0901927A2 (pt) 2009-06-29 2009-06-29 fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0901927A2 (pt)
WO (1) WO2011000066A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019092602A1 (en) * 2017-11-07 2019-05-16 Rivelli Paolo Plastic bottle equipped with a tamperproof device after its opening

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4371088A (en) * 1981-09-10 1983-02-01 Sunbeam Plastics Corporation Tamper indicating child resistant closure
US4711372A (en) * 1987-02-02 1987-12-08 Sunbeam Plastics Corporation Tamper indicating closure
US5133470A (en) * 1990-01-12 1992-07-28 Capitol Vial, Inc. Tamper-proof container and cap assembly
SG42787A1 (en) * 1994-02-07 1997-10-17 Aptargroup Inc Closure with a tamper-evident element
US5893475A (en) * 1997-04-16 1999-04-13 Sprintquip Nz Limited Tamper proof container
AU2003273709B2 (en) * 2002-11-11 2009-10-08 Sig Technology Ltd. Tamper-proof hinged closure for film-sealed bottles and containers filled with pourable contents

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011000066A1 (pt) 2011-01-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4711372A (en) Tamper indicating closure
BR112016024566B1 (pt) Melhorias em ou relacionadas com fechos invioláveis
RU2705038C2 (ru) Укупоривающее устройство с индикацией вскрытия и индикаторный колпачок для такого устройства
RU2684391C2 (ru) Колпачок с индикацией вскрытия
BR112016007181B1 (pt) Métodos de fabricação de um fecho identificador de violação
BR222016003822U2 (pt) acabamento de gargalo para um recipiente
KR20070033035A (ko) 개봉 표시 디스펜싱 클로저
BRPI0417030B1 (pt) sobretampa de fechamento de tambor e combinação
US5088613A (en) Tamper evident closure
BRPI0711942A2 (pt) garrafa beneficiada para produtos fluidos
US20130119079A1 (en) Closure
JP6018776B2 (ja) 容器蓋
BRPI0901927A2 (pt) fechamento de segurança com indicação de violação, fechamento com trava contra a abertura acidental, e, sistema de fechamento contra a abertura acidental
BR112015026373B1 (pt) Fecho com evidência de violação para um recipiente, e, recipiente
EP2088091B1 (en) Capsule for the closure of bottles
BR112015018709B1 (pt) Fecho inviolável
BR112015025942B1 (pt) Recipiente
JP6682140B2 (ja) 不正開封防止機構付きヒンジキャップ
JP5643136B2 (ja) 容器蓋
WO2009141700A1 (en) Tamper evident closure
BRPI0901922A2 (pt) sistema de fechamento com lacre, e, conjunto de tampa com sobretampa e lacre com evidência de violação
WO2011022796A2 (pt) Conjunto de tampa e sobretampa com trava para fechamento de segurança com evidência de violação, e, retentor para trava
BRPI0901620A2 (pt) sistema de fechamento de segurança, conjunto de tampa e sobre-tampa com lacre de travamento, e, lacre de travamento para fechamento de segurança com evidência de violação
JP2011523921A (ja) ボトルのためのスクリュー閉鎖部材
WO2016142951A1 (en) A tamper proof cap

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.