BRPI0901237A2 - aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal - Google Patents

aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901237A2
BRPI0901237A2 BRPI0901237-0A BRPI0901237A BRPI0901237A2 BR PI0901237 A2 BRPI0901237 A2 BR PI0901237A2 BR PI0901237 A BRPI0901237 A BR PI0901237A BR PI0901237 A2 BRPI0901237 A2 BR PI0901237A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
treatment
snoring
apnea
mouth protector
sleep apnea
Prior art date
Application number
BRPI0901237-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Kenya Karla Felicissimo Goncalves
Original Assignee
Kenya Karla Felicissimo Goncalves
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kenya Karla Felicissimo Goncalves filed Critical Kenya Karla Felicissimo Goncalves
Priority to BRPI0901237-0A priority Critical patent/BRPI0901237A2/pt
Priority to US12/760,903 priority patent/US20100319709A1/en
Publication of BRPI0901237A2 publication Critical patent/BRPI0901237A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/56Devices for preventing snoring
    • A61F5/566Intra-oral devices

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Otolaryngology (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNéIA DO SONO E PARA USO COMO PROTETOR BUCAL A presente solicitação de patente compreende um APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNéIA DO SONO E PARA USO COMO PROTETOR BUCAL que aplica-se ao tratamento de distúrbios do sono (apnéia, ronco, bruxismo e outros), pacientes respiradores bucais e deficientes mandibular, podem também serem utilizados como protetores bucais. Constituído por duas partes: 1 (uma) parte superior (FIG 1- No.1 e 2 ) e outra parte inferior (FJG 1- No.3 e 4) de tamanhos pré-determinados ou confeccionados sob medida individual. Poderão ser uma peça única (MONOBLOCO-superior e inferior fixadas entre si(FIG 2) ou individualizada montadas em posição pelo próprio indivíduo ou profissional da área, permitindo regulagem de avanços progressivos antero-posterior e podem permitir também movimentos de lateralidade (FIG 3 e 4). Poderão se utilizados por portadores de distúrbios do sono (ronco, apnéia obstrutiva do sono, bruxismo e outros), pacientes respiradores bucais, tratamento de bruxismo, e correção de deficiência da mandibular e também serem utilizados como protetores bucais para esporte e outros. Poderão ser confeccionados com materiais que podem ser plástico, biopolímeros, bioplástico, polímero termoplástico ou termofixos, acrílico, policarbonato, podendo no entanto ser biodegradáveis ou não biodegradáveis; com qualquer materiais obtidos por processo químico, petroquímico, biológicos, fontes fósseis renováveis ou não renováveis. O aparelho poderá ser formado de uma única camada de material, por duas camadas uma interna e outra externa, estas poderão ser fabricadas em uma peça única ou montadas depois da confecção de cada parte

Description

"APARELHO PARA TRATAMENTO DORONCO E DA APNÉIA DO SONO E PARA USO COMO PROTETORBUCAL"
Os Aparelhos Intra-Oral (AIO) existentes hojepara o tratamento desses casos apresentam alguns problemas como custofinanceiro alto, dificuldade de adaptação pelo paciente, o material utilizado. Oobjetivo é desenvolver um dispositivo que elimine as desvantagens e será dotadode qualidades. O seu uso proporcionará a melhora dos distúrbios do sono (ronco,apnéia obstrutiva do sono, bruxismo e outros), ao padrão respiratório bucal ecorreção de deficiências da mandíbula bem como melhora da qualidade da saúde emaior bem estar e poderá também ser usado como protetores bucais.
DISTÚRBIOS DO SONO.
Acredita-se que a primeira descrição daSíndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) foi efetuada no "PickwickPapers" e que a primeira descrição médica foi publicada em 1956 por Burwell etal., como relata Kryger (1985) e Tjoorstad (1995). O avanço do conhecimento dafisiologia do sono, somado as possibilidades de técnicas mais precisas de registro,e reconhecimentos crescentes de patologias do sono hoje permitem que aMedicina do Sono se firme como uma nova especialidade. Hall & Bradleyafirmaram, em 1995, que a SAOS está relacionada com distúrbios cardíacos esalientam que o tratamento conjunto dos problemas cardíacos e da SAOS podelevar a uma melhora da função cardiovascular. Parker, em 1995, relata quepacientes com SAOS normalmente apresentam estreitamento das VAS geralmentena região terminal do palato mole e base da língua. Acredita-se que a maioria dasobstruções ocorre na base da língua. O estreitamento do espaço aéreo faríngeo éocasionado por dois fatores principais: a diminuição da tonicidade do músculogenioglosso e dos músculos adjacentes das VAS, bem como do volume dostecidos adjacentes às VAS (tonsilas, úvula, palato mole, etc.). Os músculos dasVAS e o genioglosso são os responsáveis pela manutenção do calibre dapassagem de ar. Este padrão é mantido pelo equilíbrio destes músculos com apressão negativa intrafaringeal que ocorre durante a inspiração. Esta redução detonicidade dos músculos da faringe e genioglosso promovem o estreitamento dasVAS, o que ocasiona um aumento da velocidade do fluxo aéreo, gerando umavibração do palato mole e dos tecidos da faringe produzindo, em última análise, oRONCO. O estreitamento das VAS também aumenta a pressão intrafaríngea, oque associado à redução de tonicidade do genioglosso permite que a língua sejasugada contra a parede posterior das vias aéreas promovendo uma obstrução. Pordefinição, se esta obstrução durar mais de 10 segundos, configura-se um evento deapnéia. A região corresnondente à base de língua é o lugar onde maisfreqüentemente ocorre a obstrução, segundo Parker. As coisas acontecemdentro da seguinte sistemática: Durante o evento de apnéia obstrutiva o nível desaturação de oxigênio do sangue diminui e, inversamente, o nível de dióxido decarbono aumenta. O centro respiratório no cérebro detecta estas variações eresponde no sentido de aumentar a tonicidade do genioglosso e dos músculosfaringeais, abrindo, desta forma, a passagem de ar, porém, sob pressão,assemelhando-se a um engasgamento o que gera um despertar do sono profundo.Estes despertares gera uma fragmentação do sono com conseqüentehipersonolência diurna, sintoma comum em pacientes portadores de SÃOS.
PREVALÊNCIA DA DOENÇA:
George relata em seu trabalho publicado em1993 que famílias que não possuem pelo menos um dos membros roncadorconstituem certamente uma minoria. Autoridades no assunto estimam que porvolta de 60% dos homens e 40% das mulheres roncam (USA). Em trabalhopublicado em 1995, Partinen salienta que a Síndrome da Apnéia Obstrutiva doSono (SAOS) é o distúrbio do sono mais comum. Afirma que de acordo comestudos epidemiológicos a prevalência da SAOS é por volta de 2% em mulheres e4% em homens adultos.
Aproximadamente 50% dos homens adultosroncam e por volta de 10%. Em 1988 de Berry-Borowiecki et al. publicaram umestudo que objetivou observar as diferenças anatômicas craniais entre indivíduosportadores e não portadores de SÃOS. Observaram 30 pacientes com SAOS e 12pacientes sem SAOS (controle) através de análise cefalométrica. Os achadosestatísticos mostraram que os pacientes portadores de SAOS são diferentes dospacientes controles com relação a cinco pontos principais: 1) A língua e palatomole são significantemente maiores; 2) O osso hióide está deslocadoinferiormente; 3) A mandíbula é normal no tamanho e na posição, mas a face éalongada devido a um deslocamento inferior do corpo da mandíbula; 4) A maxilaé retroposicionada e o palato mole alongado; e 5) A nasofaringe é normal, mas avia aérea orofaríngea e hipofaríngea apresenta-se reduzida em área 25%, emmédia, um fator que poderia produzir ou agravar os sintomas da SÃOS.
Em 1990 Lowe et al. apresentou um estudo noqual relata os resultados do uso de um aparelho bucal reposicionador mandibular.
Uma série de imagens em 3D, antes e depois da inserção do aparelho revelaramum aumento de 27,6% do volume da via aérea (de 12,3 para 15,7 cc), esteaumento de volume se deu especialmente na região de orofaringe, o que indicadiminuição do potencial obstrutivo durante a pressão negativa de inspiração; ovolume da língua aumentou 17,6% (de 61,8 para 72,7 cc) e o Palato moleapresentou um aumento insignificante. Lowe, em 1990, afirmou que os aparelhosreposicionadores mandibulares deslocam a mandíbula e a língua anteriormente eaumentam o calibre das vias aéreas superiores. Lowe et al., em 1999, estudaramum aparelho posicionador mandibular ajustável (Klearway) em 38 pacientesportadores de SÃOS. A redução do IAH foi de 32,6 para 12,1 eventos por hora,em média, a redução d o IAH para menos que 15/hora ocorreu em 80% dospacientes. Foi efetuada uma vídeoendoscopia por fibra óptica, em nove pacientescom e sem aparelho em posição. Não foram verificadas diferenças nas áreas desecção transversal na hipofaringe e orofaringe, mas, no nível da velofaringe oCalibre das VAS foi aumentado significantemente.
Os aparelhos intra-orais (AIO) foramdesenvolvidos na década de 1980 e constituem a modalidade clínica atualmentedisponível para o tratamento dos distúrbios respiratórios do sono. São dispositivosusados na cavidade oral durante o sono com o objetivo de prevenir o colapso entreos tecidos da orofaringe e da base da língua, reduzindo assim eventos obstrutivona via aérea superior (VAS). Este vem sendo amplamente utilizados nos pacientescom diagnósticos de ronco e síndrome da Apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono(SÃOS). Esse dispositivo deve ser usado indefinidamente por se tratar de umamodalidade de controle do quadro obstrutivo do sono, e não de cura. O AIO é umamodalidade de tratamento que vem sendo muito empregada por ser simples e não-invasiva, data de 1934 o primeiro relato de um AIO usado como forma detratamento para deficiências mandibulares e obstrução da VAS. O bruxismo dosono é definido como um distúrbio de movimento estereotipado caracterizadopelo ranger dos dentes durante o sono, e classificado como um distúrbio demovimento no sono (AASM/ICSD - International Classification of SleepDisorders, 2005). Os AIO podem ser usados em pessoas com bruxismo e podetornar uma nova forma de tratamento.
FSTÀDO DA TÉCNICA:
Atualmente tem-se falado muito mais sobre osdistúrbios do sono, principalmente suas conseqüências: baixo rendimento notrabalho, aprendizado comprometido, acidentes de trânsito e no trabalho,hipertensão, crescimento estatural comprometido em crianças, aumento de peso,infarto, separação conjugai e outras. Com a população mais informadas aumenta aprocura pelo diagnóstico e tratamento. O AIO é umas das formas de tratamento, amais confortável. Em busca efetuadas no estado da arte, particularmente as classesA61C, A62B, A61F, A61M, foram encontradas diversos documentos de patentespara dispositivos intra-oral utilizados no tratamento do ronco, apnéia e bruxismo.
A patente BR 9.301.908 A refere a umaparelho contra apnéia e ronco que se assemelha a um aparelho de ortodontia, Odito aparelho é constituído por uma peça de acrílico liso na parte externa e rugosana parte interna utilizado para minimizar problemas de ronco e apnéia. Esteaparelho tem a desvantagem da parte inferior ser longa pode causar desconforto ea desvantagem adicional de ser confeccionado sob medida, necessitando doprofissional de saúde para executá-lo.
Nesta patente PI 0502725-0 A, refere a umDISPOSITIVO ANTI-RONCO, fixador de queixo que tem por objetivo manter omento preso durante o sono. Esse dispositivo compreende tirantes que sãocooperantes entre si, apresentam flexibilidade conseguida por me meio deelásticos e sistema de ajuste para regulagem da tensão e posição de fixação dodispositivo no paciente. Este aparelho tem a desvantagem de ser esteticamentecomprometedor, a desvantagem adicional de apenas só mantém a boca fechada,não elimina os fatores causais como as obstruções. Comparado ao BR 0.203.601,é melhor por ser ajustável.
A patente PI 0605955-4 retrata um aparelhomagnético constituído de um módulo em forma de U de 2 (dois) milímetros dediâmetro e 10 (dez) milímetros de comprimento onde um lado e inserido na narinadireita e o outro na esquerda e nas extremidades possui um receptáculo de 4milímetros de diâmetro onde estão armazenados os chips magnéticos de altadensidade, todo o aparelho e confeccionado em plástico atóxico pvc ( poli cloretode vinila). Este aparelho tem a desvantagem de apenas abrir um pouco a entradada narina e a desvantagem adicional de não eliminar os pontos de verdadeiraobstrução na via aérea e base de língua.
Na patente PI 0606019-6 é descrito o aparelhoeletro magnético constituído de plástico atóxico, possui um chip eletro magnético(ima altamente magnetizado) produzido com elementos raros da natureza comoneodium (nd) e borio (b) que produz uma alta força magnética nos tecidosmucosos enrijecendo os e impedindo os que relaxem inibindo desta forma aprodução de vibrações sonoras ou ronco. Este aparelho tem a desvantagem deapenas abrir um pouco a entrada da narina e a desvantagem adicional de nãoeliminar obstrução causada pelo relaxamento da língua já que esta é o músculomais forte, comprometendo o resultado.
A patente PI0603601-5 relata um dispositivoeletronico auxiliar ao controle pessoal do ronco, é um dispositivo eletrônicoportátil. Possui um método de detecção (sensor microfone) através da captaçao dosom ou vibraçao do proprio ronco do usuário e transmissao de sinal através dacaixa de controle e do dispositivo vibratorio ou de toque promovendo umapequena vibraçao ou um pequeno toque diretamente no corpo do usuário capaz deinterromper o processo do ato de roncar. Neste aparelho tem a desvantagem dodispositivo é de causar um desconforto ao usuário com sua vibração e umadesvantagem adicional de poder acordar a pessoa, assim interrompe o sono, algoinconcebível já que o que se espera é melhorar o sono.
A patente, MU8603012-4, mostra um aparelhointraoral para o tratamento do ronco primário e da AOS é compreendido por duasplacas superior e inferior de poliestireno moldadas a vácuo no formato anatômicados dentes e tecidos moles duas molas helicoidais, confeccionadas em fio de açoinoxidável e porçoes de resina acrílica para fazer a união entre as molas de fioinoxidável e as placas de poliestileno superior e inferior. Este aparelho tem adesvantagem de ser desconfortável e o material que é confeccionado.
Esta patente PI0503601-1 de um aparelho deuso intra bucal para o tratamento dos distúrbios do ronco e da apneia é umaparelho configurado por duas placas acrílicas superior e inferior interligadas porarcos estabilizadores extremados cada qual por parafuso ortopédico. Este aparelhotem a desvantagem de promover uma rotação da mandíbula.
Nesta patente MU8500840-0, o dispositivoaperfeiçoado do aparelho anti-ronco é construída com grampos circunferenciais deretenção e de oposição em torno de todos os elementos dentários superiores einferiores confeccionados com fio ortodôntico. As duas partes sao articuladas pormeio de elásticos intermaxilares(3/16, 1/8 ou combinaçoes) que sao presos nasmolas e alças ortodonticas adaptadas na região dos caninos superiores e molaresinferiores. Este aparelho tem a desvantagem de não promover avanço damandíbula com controle. Pois os elásticos intermaxilares em contato com a salivaperde sua força.
A requerente percebeu a necessidade de saberqual a resposta do tratamento com o AIO pelo paciente, isto antes mesmo deconfeccionar o AIO definitivo, já que este último é caro e produzido de maneiraartesanal. O aparelho descartável permite que o paciente realize o exame depolissonografia de controle do tratamento. Exame realizado com o pacienteusando o AIO.Também podem realizar exames otorrinolaringológicos com oaparelho em posição para avaliação do ponto de obstrução das Vias AéreasSuperior (VAS) e base de língua. Como o uso será de proporção maior poisproporciona a possibilidade de teste, a requerente preocupou-se com o material,este poderá ser biodegradável ou permitir a esterilização. As vantagens são: 1)permiti ao paciente fazer um teste de adaptação; 2) de proteger o paciente de umgasto financeiro maior, caso não consiga se adaptar; 3) também favorecerá aspessoas que viajam e por ventura esqueça o seu aparelho (assim poderá lançarmão de um produto para não se sentirem incovenientes); 4) paciente que estãofazendo uso de outro tratamento também pode se beneficiar com este instrumentopor substituí-los por alguns dias, exemplo estando em locais que não possuemenergia elétrica (alguns aparelhos usados para tratamento necessitam desta parafuncionar); 5) em viagens de avião ou de ônibus; 6) devido os materiais utilizadosna confecção serão descartáveis ou poderão ser esterilizados; 7) serão adquiridosde uma maneira mais rápida; 8) os profissionais de saúde poderão avaliar osresultados das formas de tratamento antes de determinar qual o tratamento opaciente fará definitivo.
A presente invenção refere-se ao descritivode patente de modelo de utilidade de um APARELHO DESCARTÁVEL PARATRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONO, constituído por duaspartes uma superior (FIG 1- 1 e 2) e outra inferior(FIG 1- 3 e 4) de tamanhos pré-determinados. Poderá ser uma peça única (MONOBLOCO-superior e inferiorfixadas entre sí) (FIG 2) ou individualizada montadas em posição pelo próprioindivíduo ou profissional da área(FIG 3 e 4). Confeccionada por material comoplástico, biopolímeros, bioplásticos, polímeros termoplástico ou termofixos,acrílico, policarbonato e outros. Podem ser obtidos por processo químico,petroquímico, biológicos, fontes fósseis renováveis ou não. Estes materiaisplásticos podem ser polímero termoplástico ou termofixos, podendo no entantoser ou não biodegradáveis, ou possuir características de biodegradabilidade totaisou parciais. Permitirem a esterilização tanto química (formaldeído, glutaraldeído,oxido de etileno, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, plasma de peróxido dehidrogênio ou outros) ou físicas (vapor saturado sob pressão, calor seco,radiaçãoionizante, radiação não ionizante e outros).
Sendo biodegradáveis têm vantagens de seremambientalmente corretos e de poderem ser descartados sem maiores restriçõesambientais.
A figura 1 tem uma visão de cima da partesuperior com o local que encaixa nos dentes da arcada superior (1) e o formato daparte (2);
Na figura 2a visão é de baixo da parteinferior mostrando o local que encaixa nos dentes da arcada inferior(l) e o formato daparte inferior (2);
Na figura 3 as partes tem formatoanatômica das arcadas, dos dentes e tecidos moles, o (6) as partes são interligadas naoclusal, lateral, frente, podendo ser na fase interna ou externa, vestibular, lingual ouoclusal; o (9) são as duas partes superior e inferior cobrindo os dentes superiores einferiores;Já os (6 e 7) é o ajuste que promoverão o movimento antero-posterior e delateralidade poderão ser instalados interligadas na oclusal, lateral, frente, podendo ser nafase interna ou externa, vestibular, lingual ou em outra posição;
Na figura 4 a parte superior e inferior poderão serconfeccionadas separadas ou não; vista lateral e parte inferior(ló) parte inferior (15);
Figura 6 é uma vista frontal do aparelho, mostra apresença de orifícios;
Figura 7 com uma vista de um corte transversal, aparte interna mais é mais rígida(20) e a parte externa mais macia(21) e o encaixe entreas partes externa e interna(22);

Claims (23)

1. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por ser utilizado emtratamento de distúrbios do sono (apnéia, ronco, bruxismo e outros), empacientes respiradores bucais, em pacientes deficientes mandibulares e comoprotetores bucais para esporte e outros.
2. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por consistir de duas partes, uma superior e outra inferior.
3. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 2unidas por ligamento ou junção ou encaixe ou conexão similar.
4. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 2,caracterizado por a união entre as partes consistir de uma união rígida, ou seja,partes fixas entre si tornando-se tipo MONOBLOCO.
5. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 2caracterizado por a união entre as partes permitir movimentos entre as ditaspartes, podendo os ditos movimentos serem de lateralidade, antero-posterior,avanços progressivos e outros entre as ditas partes.
6. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 2caracterizado por ser constituído de modo que a montagem possa ser realizadapelo próprio indivíduo ou profissional da área, deste modo conseguindo assimuma posição mais adequada a cada paciente.
7. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por consistir de uma única parte, superior ou inferior.
8. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 1caracterizado por ser de tamanhos pré determinados, como extra pequeno,pequeno, médio, grande, extra-grande, gigante e outros.
9. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado em série.
10. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por possuir aberturas(orifícios) na face anterior, lateral ou em outro local, para permitir a passagemde ar.
11. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por ser unidas porum ligamento que poderá ser na oclusal, lateral, vestibular, frente, interna ouexterna.
12. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por cada parte serconstituída somente de uma camada do mesmo material ou de duas camadasuma interna e outra externa e também de várias camadas de materiais.
13. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por ser obtido porinjeção a quantidade da mesma dependente do número e tipo de materiais.
14. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL de acordo com a reivindicação 12caracterizado por cada camada ser unidas por encaixe ou outra forma de uniãosimilar entre as camadas de materiais, entre a parte interna e externa, e podemtambém ser produzidas unidas.
15. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado de maneira artesanal.
16. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado em material plástico termoplástico sendo este um polímero oubiopolímero. Estes materiais poderão ser biodegradáveis ou não biodegradáveis.
17. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado em material plástico termofísico sendo este um polímero oubiopolímero. Estes materiais poderão ser biodegradáveis ou não biodegradáveis.
18. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado por material plástico obtidos através de processo de produçãoquímico, biológico e petroquímico.
19. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL por ser confeccionado por materialplástico originados de matéria-prima vegetais e fósseis.
20. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado em material plástico termofísico sendo este um polímero oubiopolímero. Estes materiais poderão ser biodegradáveis ou não biodegradáveis.
21. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por ser de materiaisbiodegradáveis.
22. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por serconfeccionado de materiais não biodegradáveis.
23. APARELHO PARA TRATAMENTO DO RONCO E DA APNÉIA DO SONOE PARA USO COMO PROTETOR BUCAL caracterizado por permitirem aesterilização tanto química (formaldeído, glutaraldeído, óxido de etileno,peróxido de hidrogênio, ácido peracético, plasma de peróxido de hidrogênio ououtros) ou físicas (vapor saturado sob pressão, calor seco,radiação ionizante,radiação não ionizante e outros).
BRPI0901237-0A 2009-04-15 2009-04-15 aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal BRPI0901237A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901237-0A BRPI0901237A2 (pt) 2009-04-15 2009-04-15 aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal
US12/760,903 US20100319709A1 (en) 2009-04-15 2010-04-15 Device for treatment of snore and apnea and for use as mouth protector

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901237-0A BRPI0901237A2 (pt) 2009-04-15 2009-04-15 aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901237A2 true BRPI0901237A2 (pt) 2010-12-28

Family

ID=43353213

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901237-0A BRPI0901237A2 (pt) 2009-04-15 2009-04-15 aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal

Country Status (2)

Country Link
US (1) US20100319709A1 (pt)
BR (1) BRPI0901237A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10945874B2 (en) 2012-05-15 2021-03-16 Akervall Technologies, Inc. Custom-formable night grinding appliance and method of use

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9662043B1 (en) * 2010-04-01 2017-05-30 Dartmouth-Hitchcock Clinic Gauge for determining nostril deformity and method for using the same
US10632010B2 (en) * 2014-04-01 2020-04-28 Oventus Medical Limited Breathing assist device
US11844605B2 (en) 2016-11-10 2023-12-19 The Research Foundation For Suny System, method and biomarkers for airway obstruction
CA3143554A1 (en) * 2019-08-28 2021-03-04 Michel Bilodeau Anti-snoring apparatus
US20220249204A1 (en) * 2021-02-08 2022-08-11 Fahed Yusef Simon Tuma Mouth Guard System and Method of Use
US20230240802A1 (en) * 2022-01-28 2023-08-03 PerioTech, LLC Devices and methods of treating sleep and awake bruxism

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2574623A (en) * 1948-01-31 1951-11-13 Clyde Martin Antisnoring device
US2521039A (en) * 1949-03-16 1950-09-05 Victor H Carpenter Tooth guard
US4955393A (en) * 1988-03-30 1990-09-11 Trident Laboratories, Inc. Mouthguard with conformable arch liners
US5082007A (en) * 1990-01-24 1992-01-21 Loren S. Adell Multi-laminar mouthguards
US5692523A (en) * 1996-10-15 1997-12-02 Theodore P. Croll Two-piece mouthguard
DE69738883D1 (de) * 1997-04-30 2008-09-18 Quattroti Dentech S R L Mundschutz und Mundstück zur Vermeidung von oro-maxillo-Gesichtstraumas, insbesondere bei Sportaktivitäten
DK1139905T3 (da) * 1998-12-16 2006-10-23 Christopher John Farrell Mundanordning
US6170485B1 (en) * 1999-11-10 2001-01-09 Anthony J. Orrico Anti-snoring device
EP1602347A1 (fr) * 2004-06-04 2005-12-07 Georges Magnin Orthèse d'avancement mandibulaire
US20060084024A1 (en) * 2004-10-14 2006-04-20 Farrell Christopher J Oral appliance
US7766016B2 (en) * 2008-06-13 2010-08-03 Anthony J. Orrico, Llc Anti-snoring device

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10945874B2 (en) 2012-05-15 2021-03-16 Akervall Technologies, Inc. Custom-formable night grinding appliance and method of use
US11419752B2 (en) 2012-05-15 2022-08-23 Akervall Technologies, Inc. Custom-formable night grinding appliance and method of use

Also Published As

Publication number Publication date
US20100319709A1 (en) 2010-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6899380B2 (ja) 口腔器具
US10543119B2 (en) Incremental and/or successive adjustable mandibular advancement device for preventing and treatment of snoring and obstructive sleep apnea
US20120186589A1 (en) Apparatus and method for treatment of sleep apnea and snoring
JP4445565B1 (ja) 舌位置制御装置
US20140352700A1 (en) Incremental and/or successive adjustable mandibular advancement device for preventing and treatment of snoring and obstructive sleep apnea
US20120234331A1 (en) Snoring and obstructive sleep apnea prevention and treatment device
US20140020691A1 (en) Oral appliance for treatment of medical conditions such as obstructive sleep apnea and snoring and for improving athletic performance and method of optimizing same
BRPI0901237A2 (pt) aparelho para tratamento do ronco e da apnéia do sono e para uso como protetor bucal
US20110155143A1 (en) Snoring and obstructive sleep apnea prevention and treatment device
US20080190437A1 (en) Dental Orthosis
KR200461738Y1 (ko) 코골이와 수면 무호흡증을 방지하는 구강내 장치
US10105256B2 (en) Intraoral functional device for relieving obstructive sleep apnea syndrom, snoring and/or other airway disorders
KR101996181B1 (ko) 코골이 방지용 마우스피스
US20120031410A1 (en) Dental device for preventing a sleep disorder
US11607336B2 (en) Therapeutic oral device for sleep apnea
Kurtulmus et al. RETRACTED ARTICLE: Management of obstructive sleep apnea in an edentulous patient with a combination of mandibular advancement splint and tongue-retaining device: a clinical report
US20230190514A1 (en) Therapeutic Oral Device
Mageet Intraoral Appliances for the Treatment of Obstructive Sleep Apnoea Hypopnoea Syndrome
Goyal et al. Dental considerations in obstructive sleep apnea patients: A review
Rakotoson et al. Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) management in Dento-Facial Orthopedic
BR102021002696A2 (pt) Aparelho intraoral de avanço mandibular e processo de elaboração e emprego de aparelho intraoral de avanço mandibular
Williams Medical management of sleep-disordered breathing
Dawjee et al. A simple appliance for the management of obstructive sleep apnoea—the MEDUNSA Anti-Snoring Device (MASD)
KR20240087993A (ko) 음압을 이용한 코골이 및 수면무호흡 방지 장치
Ch et al. Modern Disease with Old Treatment Cure: A Case Report with Review

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2510 DE 12-02-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.