BRPI0900088A2 - sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna - Google Patents

sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900088A2
BRPI0900088A2 BRPI0900088A BRPI0900088A2 BR PI0900088 A2 BRPI0900088 A2 BR PI0900088A2 BR PI0900088 A BRPI0900088 A BR PI0900088A BR PI0900088 A2 BRPI0900088 A2 BR PI0900088A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hpna
data transmission
data
signals
networks
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Joao Marcelo Correa
Original Assignee
Cianet Ind E Com S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cianet Ind E Com S A filed Critical Cianet Ind E Com S A
Priority to BRPI0900088 priority Critical patent/BRPI0900088A2/pt
Publication of BRPI0900088A2 publication Critical patent/BRPI0900088A2/pt

Links

Landscapes

  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)

Abstract

SISTEMA DE TRANSMISSãO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABO OPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQUêNCIA, UTILIZANDO A TECNOLOGIA DE TRANSMISSãO DE DADOS l-IPNA OU HCNA. Trata- se de um sistema de transmissão de dados sobre redes de TV a cabo que opera com sinais de radiofreqQência (RF), caracterizado pelos sinais de dados e pelos sinais de TV, enviados pelo cabo coaxial, serem regenerados e amplificados de forma independente através de sistema composto por elementos ativos da rede, tais como os amplificadores de RF, switch, diplex; garantindo simultaneamente os serviços de dados e TV por assinatura na mesma infra-estrutura de rede.

Description

SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA.
Descreve um sistema de transmissão de dados sobre redes de TV a cabo queopera com sinais de radiofreqüência (RF)5 cujo objetivo é a transmissão dos sinais dedados sobre a rede coaxial. e a possibilidade de realizar a sua regeneração, independentedos sistemas de amplifícação da rede de rádio freqüência RF5 composto por elementosativos da rede, tais como os amplifícadores de RF.
Atualmente existem 5 modelos de sistemas de transmissão de dados, em suamaioria tais sistemas oferecem a prestação de mais de um tipo de serviço. Já sãoconhecidos os sistemas de transmissão de dados via rede de cabos telefônicos como asredes ADSL, SDSL, VDSL; as redes de transmissão de dados via rede sem fio como asredes wireless, via rádio, infravermelho, laser, satélite, etc. Existem as redes detransmissão de dados via rede de fibras ópticas, via rede elétrica, e o sistema detransmissão de dados também já conhecido que se trata da das redes em cabo coaxial.
Para todos estes sistemas existem diversas formas de modular e demodular osinal de dados, bem como os ditos sistemas. Estes podem ser utilizados em conjunto oucombinados, ou formando redes híbridas, visando alterar pelo menos os seguintesatributos: velocidade de transmissão, qualidade do serviço, abrangência física de rede,custo de implantação, disponibilidade da rede e custo de operação.
Para todas os tipos de sistemas apresentados anteriormente cada qualapresentam características e peculiaridades, O sistema de transmissão de dados via rede decabos telefônicos é normalmente aplicado nas operadoras de telefonia fíxa, seu objetivo émodular o sinal de dados de forma a trafegar os mesmos sobre pares de fios telefônicoslevando o serviço de dados da operadora de telefonia ao cliente a distâncias de atéaproximadamente 5 km. Esta tecnologia permite a transmissão do sinal de dados sem ainterferência no serviço de voz analógica. Neste caso os clientes das operadoras detelefonia têm acesso a dois serviços simultaneamente sobre o mesmo par de fios metálicos.A tecnologia mais utilizada para este fim é do padrão ADSL e ADSL2+. Sua configuraçãoconsiste basicamente na instalação de equipamentos denominados de DSLAM naoperadora de telefonia ou em armários nas ruas, e na instalação de aparelhos conhecidoscomo modens ADSL nas residências ou escritórios dos clientes. O DSLAM é oequipamento que basicamente contém uma interface conectada ao link de dados principale múltiplas interfaces ADSL que são conectadas em paralelo as linhas de telefonia dosassinantes, através de fios telefônicos. Também são aplicadas tecnologias de transmissãode dados via rede de telefonia para desenvolver redes locais de uso interno ou "indoor",visando interligar pequeno número de computadores a curtas distâncias. Neste caso, aprincipal tecnologia de transmissão é a HPNA (Home Phoneline Networking), opera avelocidade de até 320Mbps. A arquitetura de rede desta tecnologia consiste basicamentenum modem principal ou "Máster" com um de seus terminais conectados à rede externa"Rede de Telefonia" e outro de seus terminais conectado à rede de telefonia que interligaos nós de rede que contém os modens secundários também conhecidos por "End Points"que contém pelo menos uma interface HPNA e uma interface de dados conectada aocomputador ou rede local (LAN) do cliente.
O sistema de transmissão de dados via rede sem fio Wireless já mencionado énormalmente aplicado por provedores de acesso à Internet e operadoras de telefonia móvelseja em ambiente indoor, como aeroportos e empresas, quanto em ambiente outdoor,interligando prédios residências e comerciais ao provedor de acesso à Internet ou clientesatravés dos telefones móveis como os celulares. A modulação do sinal de dados pode serfeita através de transmissão modulada de luz como o infravermelho e laser, utilizado emtransmissão de dados direcional, tendo como exemplo o controle remoto utilizado emequipamentos portáteis de televisão, bem como ondas eletromagnéticas, utilizados nossistemas de telefonia móvel e sistemas de transmissão de dados baseados, por exemplo,nas tecnologias WiFi e WiMax. As transmissões podem ser feitas na forma de ponto aponto, ou na forma de ponto-multiponto.
O sistema de transmissão de dados via rede de fibra óptica, também jámencionado é normalmente aplicado para interligação de nós ou pontos de rede querequerem como requisitos principais, alta velocidade e alta imunidade à interferência nacomunicação de dados. Pode ser aplicado em redes de curto, médio e longo alcance,chegando a interligações de nós de rede a nível intercontinental. A fibra óptica em termosde meio de transmissão de dados, é o mais imune a interferências, permite maior alcancebem como a maior velocidade de transmissão quando comparado aos meios como fios decobre, o ar e o cabo coaxial.
O sistema de transmissão de dados via rede elétrica, já mencionadoanteriormente, também conhecido como Power Line Comunication (PLC), é utilizado paradesenvolver redes de dados sobre fios metálicos utilizados para transmissão de energiaelétrica, seja em redes de transmissão ou redes de baixa tensão. O sistema de modulaçãode dados opera em freqüências superiores a 1MHz, evitando a superposição com amodulação da onda de energia elétrica e deve prever interferências de camposeletromagnéticos nos fios e cabos de energia não blindados. A rede elétrica é sujeitatambém a interferências provocadas por motores elétricos bem como dispositivosdomésticos conectados a rede de energia elétrica, que sujeitam o sistema de transmissão dedados a possíveis instabilidades. Normalmente é aplicado por concessionárias de energiaelétrica para desenvolver redes de dados em bairros, a nível municipal ou utilizados paradesenvolver redes de dados locais. Para garantir a integridade do sinal de dados a maioresdistâncias, é necessário a instalação de amplifícadores e regeneradores de sinal na rede.
O outro sistema mencionado que se refere ao sistema de transmissão de dadosvia rede coaxial. Esta é normalmente aplicada por empresas que prestam serviço de TVpor assinatura via rede coaxial. O objetivo é fornecer o serviço de TV através damodulação do sinal de RF (Rádio freqüência) em freqüências iguais ou superiores a54MHz, e a modulação de dados no sentido de transmissão do cliente para a prestadora deserviços (upstream) a freqüências de 4MHz a até 45MHz, e na transmissão de dados nosentido da prestadora de serviços para o cliente (downstream) em um intervalo dentro dafaixa de freqüências entre 54MHz a até IGHz5 evitando a superposição de sinais de TV(RF) com os sinais de dados, permitindo o fornecimento simultâneo de dois serviços, atransmissão do sinal de TV por assinatura e transmissão de dados, cujos dados podem serprovenientes da Internet ou serviço de telefonia através da tecnologia Voice Over IP(VoIP). Devido à extensão dos cabos coaxiais necessário para enviar os sinais da centralaté os usuários se faz necessário a utilização de amplifícadores de rádio freqüência aolongo dos cabos coaxiais. Para que seja possível a transmissão do sinal de dados, estesamplifícadores utilizados para transmissão do sinal de TV são adaptados para amplificartambém os sinais de dados, devendo amplificar em dois sentidos (upstream edownstream), isto é, devem ser bidirecionais. As principais tecnologias de transmissão dedados em cabos coaxiais de redes de TV por assinatura são: DOCSIS 1.0, DOCSIS 1.1,DOCSIS 2.0 e as DOCSIS 3.0., sendo que DOCSIS significa (Data Over Cable ServiceInterface Speciíication). Nestas tecnologias de transmissão citadas, basicamente éconstituída por uma central CMTS (cable modem termination system), instalada na sededa empresa prestadora do serviço de TV por assinatura, que contém uma interfaceconectada ao link de dados principal e múltiplos modens padrão DOCSIS, denominadosCable Modems, conectados a nós de rede coaxial que formam uma malha de dados. Ocabo coaxial usado como meio físico para transmissão dos sinais de dados, é consideradoum dos melhores meios, devido a relação custo/benefício, possibilita os tráfego de dadosem banda larga, acima de 30Mbps a consideráveis distâncias, com qualidade devido ablindagem eletromagnética, superior aos meios físicos ar, fios trançados telefônicos ecabos para transmissão de energia elétrica (não blindados). Em termos técnicos,desconsiderando a relação custo/benefício, o meio físico coaxial, é inferior somente àfibra-óptica. Também são aplicadas tecnologias de transmissão de dados via rede coaxialpara desenvolver redes locais de usó interno ou "indoor", visando interligar pequenonúmero de computadores a curtas distâncias. Neste caso, a principal tecnologia detransmissão é a HPNA (Home Phoneline Networking) ou também denominado HCNA(Home Coax Networking), opera a velocidade de até 320Mbps. Esta arquitetura de rede ácomposta por um modem principal também chamado de Master, que contém pelo menosuma interface para conexão ao link de dados e uma interface HPNA conectada a redecoaxial que interliga os nós de rede caracterizados pelos modens HPNA secundáriostambém chamados de "End Point", que contém pelo menos uma interface HPNA e umainterface de dados conectada ao computador. Estas tecnologias visam aproveitar a rede decabo coaxial existente nos prédios e residências para montar redes de dados.
Alguns inconvenientes relacionados com os sistemas de transmissão de dadosserão mencionados para facilitar a posterior explicação do sistema desenvolvido.
No sistema de transmissão via rede de cabos telefônicos, há a necessidade deque cada cliente esteja conectado a um dedicado par de fios telefônicos, sendo que atecnologia de fabricação do par metálico foi desenvolvida para atender transmissão desinal de áudio em freqüência máxima de modulação em torno de 3,4KHz, enquanto atransmissão de dados em banda larga exige que os sinais sejam modulados em freqüênciassuperiores a 3,4KHz, chegando na casa de alguns Mega Hertz, ocasionando perdas desinal muito significativas para distâncias da central até o cliente acima de lKm,inviabilizando transmissões de banda larga, na faixa de 20 Mbps a maiores distâncias que1Km, limitando a área de abrangência para atendimento a clientes. Uma solução para estecaso, é a construção de novos armários de rua mais próximos aos clientes, e conectado aoperadora telefônica através de sistemas de transmissão baseados em fibra óptica,minimizando as perdas de sinal nos pares de fios telefônicos e garantindo maior qualidadede transmissão e velocidade de acesso a dados pelos clientes.
No sistema de transmissão de dados via rede sem fio Wireless, para garantirmaior velocidade de transmissão e qualidade do sinal, é necessário que a empresaprestadora do serviço de transmissão de dados tenha direitos de uso de faixas defreqüências para modulação de sinal exclusivos e dedicados. Esta autorização éregulamentada pelo governo do País onde a prestadora de serviços de transmissão dedados está em operação, e normalmente está disponível a aquisição da autorização portempo determinado e por meio de leilões públicos específicos. Mesmo existindoregulamentação para operar em determinada faixa de freqüência de modulação, atransmissão de dados via rede sem fio Wireless está sempre sujeita a interferências deequipamentos que emitam ondas eletromagnéticas, uma vez que o meio físico detransmissão é o ar, que é um meio público. A transmissão também está sujeita ainterferências de origem meteorológica tais como chuvas, tempestades, ou barreiras asondas eletromagnéticas tais como morros, edificações e árvores.
O sistema de transmissão de dados via rede de fibra óptica, é considerado omelhor sistema em termos de qualidade e velocidade na transmissão de dados, no entanto,quando comparado aos demais sistemas de transmissão em se tratando de custos deimplantação, operacionais e custos de manutenção, é o que exige maiores investimentos,restringindo seu uso em aplicações especificas, tais como interligação de torres de celular,centrais telefônicas digitais, redes de dados a grandes distâncias, condomínios comerciasou residências, entre outros.
No sistema de transmissão de dados via rede elétrica, o maior problemaencontrado é a adaptação da rede elétrica, desenvolvida exclusivamente para transmissãode energia em médios e altos níveis de potência elétrica, para transmissão de dados embanda larga. As questões mais pertinentes à adaptação são relativas a: isolamento elétriconos transformadores isoladores de baixa e média tensão, questões de induçãoeletromagnética em fios elétricos não blindados quando trafegam pelos mesmos sinais dedados modulados em freqüências superiores a IMHz e a interferências geradas pordispositivos industriais e domésticos conectados a rede elétrica tais como motores,controladores de tensão e fontes de alimentação chaveadas utilizadas em equipamentoseletrônicos e de informática tais como computadores e televisores de plasma.
No sistema de transmissão de dados via rede coaxial para uso na construção deredes metropolitanas (MAN), na interligação de clientes tais como residências e empresas,exige que em determinados pontos da rede o sinal de dados seja amplificado por meio dedispositivos amplificadores de RF (rádio freqüência). Estes mesmos dispositivosamplificadores de RF são utilizados para amplificar os sinais de TV por assinatura, queoperam a freqüências iguais ou superiores a 54MHz. A quantidade de amplificadoresinstalados entre a operadora de TV a Cabo (transmissora de dados via rede coaxial) até oassinante, depende da distância, qualidade do(s) cabo(s) coaxial(ais) que os interligambem como a freqüência de modulação dos sinais de TV. Quanto maior a freqüência demodulação, maiores as perdas do sinal no cabo coaxial, aumentando proporcionalmente anecessidade da instalação de mais amplificadores de RF na rede e/ou investir emamplificadores de RF de maior valor agregado. Portanto, quando a operadora de TV aCabo por assinatura aumentar o número de canais de TV e precisar ampliar a faixa demodulação do sinal, deverá re-projetar a rede trocando os amplifícadores de RF por outrosque operam em faixas de operação especificas, bem como trocar a posição dosamplifícadores para compensar as maiores perdas do sinal nos cabos coaxiais. Destaforma, a rede de dados, também deverá ser reformulada, uma vez que os mesmosamplifícadores de RF usado para o sinal de TV também deverão ser usados paraamplificar os sinais de dados, sendo que os mesmos amplifícadores obrigatoriamentedevem operar de forma bi-direcional. De outra forma, quando a operadora a cabo de TVpor assinatura desejar implantar o serviço de transmissão de dados em sua rede coaxial, eos amplifícadores de RF existentes não foram projetados para transmissão de sinal dedados," os mesmos deverão ser substituídos por outros compatíveis com o sistema detransmissão de sinais de TV (RF) e sinais de dados. Outra questão que deve ser relevada équando ocorrer um problema técnico em um dos amplifícadores de RF, tanto o serviço deTV por assinatura quanto o serviço de transmissão de dados, fica prejudicada, e ambos osserviços voltam a operar apenas quando o problema técnico é resolvido. Este problema émais percebido quando a transmissão de dados é utilizada para viabilizar o serviço detelefonia através das tecnologias que convertem dados em áudio e vice-versa, tais como aVoIP (Voice Over IP), onde uma interrupção neste serviço é bastante percebida pelosassinantes da operadora de TV a cabo. Como o sinal de dados é amplificado, umaporcentagem de ruído que está na mesma faixa de freqüência de modulação de dadostambém é amplificado, e este problema é crescente com a instalação de cascata deamplifícadores desde a operadora de TV a Cabo até o cliente, minimizando a qualidade dosinal de dados.
O objeto da presente invenção descreve um sistema de transferência de dadosutilizado sobre redes de TV a cabo via rede coaxial que se baseia no meio de propagaçãode dados por cabos coaxiais, que permitem uma boa relação de custo/benefício que temcomo finalidade aprimorar o desempenho de transmissão simultânea de sinal de TV (RF) eo sinal de dados para o cliente (residências, empresas, escritórios, etc).
A presente invenção permite o desenvolvimento de um sistema de transmissãode dados que compartilhe o cabo coaxial de redes de TV a cabo, solucionando osinconvenientes relacionados ao projeto, instalação, manutenção e operação dosdispositivos amplificadores de RF, bem como aproveita das vantagens dos demaissistemas de transmissão de dados para o desenvolvimento de "backbone". O sistemaapresentado é constituído de uma nova arquitetura de rede através do emprego de SwitchHPNA, Diplex e Modem I-IPNA. Como os termos HPNA e HCNA significam a mesmatecnologia de transmissão, será utilizado na presente descrição o termo HPNA.
O Diplex tem dupla função. A primeira é somar o sinal que entra na "portadados HPNA" com o sinal que entra na "porta TV (RF)" e disponibilizar o resultado na"porta dados HPNA mais TV (RF)". A segunda função é receber os sinais de dados HPNAe TV (RF) que entram na "porta dados HPNA mais TV (RF)" e separar o sinal que émodulado na freqüência que corresponde à faixa de 4MHz a 45MHz e encaminhar omesmo exclusivamente para a "porta dados HPNA", enquanto o sinal que é modulado nafreqüência igual ou superior a 54MHz é encaminhado exclusivamente para a "porta TV(RF)". Em outras palavras, o Diplex junta e também separa o sinal de dados HPNA dosinal TV (RF).
É característica do "Sistema de Transmissão de Dados Sobre Redes de TV aCabo Operando com Sinais de RF, Utilizando a Tecnologia de Transmissão de DadosHPNA Ou HCNA" consistir na utilização da tecnologia HPNA em redes externas decabos coaxiais caracterizada basicamente por possibilitar a amplificação dos sinais de altasfreqüências, "TV(RF)" e a regeneração dos sinais de baixa freqüência, "sinais de dados",de forma independente.
Tal sistema é compreendido um diplex que soma os sinais provenientes daprestadora de serviços de TV a cabo e da provedora da internet. Este diplex soma os sinaise os disponibiliza na rede coaxial. Após esta configuração, dois diplex são conectadosentre si, diretamente ou não diretamente, por suas portas "dados HPNA" com "dadosHPNA" e porta "TV(RF)" com porta "TV(RF)" montados junto a rede coaxial, podendoconter um amplifícador de sinal montado entre os dois diplexers no cabo de transferênciade sinais de alta freqüência, sinais de "TV(RF) e podendo conter um "switch másterHPNA" montado entre os dois diplexers no cabo de "dados HPNA" de transferência debaixa freqüência. Tal idéia consiste na captação do sinal da rede coaxial pela porta "dadosHPNA mais TV (RF)" de um dos dois diplex, a separação do sinal de "TV (RF)" do sinalde "dados HPNA", a amplifícação/regeneração de cada um dos sinais de formaindependente, a junção dos sinais pelo segundo diplex e seu redirecionamento à redecoaxial, para sua disponibilização para o cliente.
Como os sinais de baixa freqüência não têm tanta perda de freqüência como ossinais de alta freqüência, também pode ser utilizado em certas ocasiões, o sistema sem o"switch HPNA" que tem a função de regenerar os sinais de baixa freqüência, pois emalguns casos este não precisará ser regenerado.
A necessidade da utilização apenas do "switch HPNA" entre os diplexers nocabo coaxial de transferência de "sinais de dados" sem a utilização do amplifícador entreos diplex no cabo coaxial de transferência de "sinais de TV(RF)", também se caracterizacomo parte do escopo da idéia inventiva que é de permitir a amplifícação ou regeneraçãodos sinais de alta e de baixa freqüência de forma independente.O "switch HPNA" em questão compreende equipamento desenvolvido para talsistema apresentado. Sendo que possui diferencial construtivo em relação aos switches jáconhecidos.
Uma característica do "switch HPNA" apresentado é sua forma construtivapara uso externo ou "outdoor", sendo construída em caixa hermética metálica,preferencialmente de alumínio ou material similar, para proteção de intempéries (chuvas,altas temperaturas, etc.) e vandalismo.
Outra característica do "switch HPNA" apresentado é que este apresenta duasou mais portas de conexão coaxial padrão HPNA.
O "switch HPNA" possui também uma ou mais portas de conexão padrãoEthernet sobre o cabo UTP e uma ou mais portas de conexão padrão Ethernet sobre fibraóptica. Isto possibilita a utilização das portas Ethernet UTP para realizar ligação de rededo tipo "backbone" por meio de rede elétrica, vvireless, ou outros. E nas portas Ethernetsobre fibra óptica, do "switch HPNA" em questão, são conectados os dispositivos dedados baseados na tecnologia de transmissão, via fibra óptica.
É característica da presente invenção a independência da rede de dados da redede transmissão de TV (RF), quanto à operação dos amplificadores RF. Com o sistemadesenvolvido, é possível até mesmo retirar todos os amplificadores RF da rede de TV aCabo que a rede de dados HPNA continuará em funcionamento ininterrupto. Manutençõesfeitas nos amplificadores RF não afetam a rede de dados.
É característica da presente invenção a implantação da rede de dados sobrerede de TV a Cabo sem a necessidade de alterar o projeto original de transmissão de TVda rede de TV a Cabo de uma forma geral, basta adicionar o dispositivo inventado antes eapós os amplificadores da rede coaxial existente evitando ter que reconstruir ou modificartoda a rede já existente.É característica da presente invenção a construção de um "switch HPN A" comduas ou mais portas de conexão coaxial de padrão HPNA e construído em caixa deproteção hermética para instalações "outdoor".
As figuras apresentadas em anexo facilitam a compreensão do SISTEMAdescrito no presente relatório.
A figura 1 mostra o "Sistema De Transmissão De Dados Sobre Redes De TVA Cabo Operando Com Sinais De Radiofreqüência, Utilizando a Tecnologia deTransmissão de Dados HPNA ou HCNA" que consiste num sistema formado por doisDiplexers denominado aqui, para fins de facilitar a descrição, de DiplextA'(4) eDiplex'B'(5) sendo que o Diplex Ά '(4) é montado antes o amplificador unidirecional(3)montado ao longo da rede de Cabo coaxial(2) que neste caso pode ser um amplificadorqualquer já utilizado na rede, e o Diplex tB '(5) é montado após. o amplificadorimidirecional(3). O Diplex1A '(4) está conectado ao Diplex 'B '(5) por dois cabos coaxiais,aqui denominados de cabo coaxial "A "(21) e cabo coaxial "B"(22), de tal forma que a"Porta Ά' dados HPNA "(4IJ do Diplex Ά'(4) está conectada, diretamente ou nãodiretamente, à "Porta 'B' dados HPNA "(51) do Diplex 'B '(5) pelo cabo coaxial "A "(21) ea "Porta Ά ' TV (RF) "(42) está conectada, diretamente ou não diretamente, à "Porta 'B'TV (RF) "(52) pelo cabo coaxial "B"(22) e que o amplificador imidirecional(3) ficaconectado apenas ao cabo coaxial "B"(22) que transmite os sinais TV(RF) de altafreqüência entre o Diplex A'(4) e o Diplex 'B '(5), conforme pode ser visto na figura 1.Desta forma, o Diplex'A '(4) recebe, através de sua "Porta A' dados HPNA maisTV(RF) "(43) a freqüência do sinal que passa pelo cabo coaxial(2) da rede, separa os sinaisde dados de baixa freqüência, na faixa de 4Mhz a 45Mhz, dos sinais de TV de altafreqüência, superior a 54Mhz. Os sinais de alta freqüência, que corresponde aos de TV éenviado através da "Porta Ά' TV (RF) "(42) que passam pelo amplificadorunidirecional(3) e entram no Diplex'B'(5) através de sua "Porta 'B' TV (RF) "(52). Ossinais de dados de baixa freqüência, que corresponde aos sinais de dados, saem doDiplex Ά '(4) através da "Porta Ά ' dados HPNA "(41) do dito Diplex Ά '(4) e entram aoDiplex 'B '(5) através da sua "Porta 'B' dados HPNA "(51) . O Diplex 'B '(5) faz novamentea mistura dos sinais de alta e baixa freqüência e os envia, através da "Porta 'B' dadosHPNA mais TV(RF) "(53), retornando ao Cabo coaxial(2) da rede.
A figura 2 mostra uma representação do "Sistema de Transmissão de DadosSobre Redes de TV a Cabo Operando com Sinais de Radiofreqüência, Utilizando aTecnologia de Transmissão de Dados HPNA Ou HCNA" montado numa rede coaxialmostrando sua configuração construtiva sem a utilização do Switch HPNA(6) no cabocoaxial "A" (21) de passagem de dados entre o Diplex.'A' (4) e o Diplex'B '(5). Estaconfiguração é utilizada quando não houver a necessidade de regenerar os sinais de baixafreqüência.
A figura 3 mostra a condição de quando também for necessária a regeneraçãodos sinais de dados. Neste caso, um Switch HPNA(6) é disposto entre o cabo coaxial"A "(21), que conecta a "Porta Ά ' dados HPNA "(41) do DiplextA '(4) com a "Porta 'B'dados HPNA"(51) do Diplex'B'(5). Assim os sinais de baixa freqüência, quecorrespondem aos sinais de dados passam pelo dito Switch HPNA(6) e também sãoregenerados, sendo somados aos sinais de alta freqüência no Diplex 'B '(5) saindo pela"Porta 'B' dados HPNA mais TV(RF) "(53), retornando ao Cabo coaxial(2) da rede.
A figura 4 mostra uma representação do "Sistema de Transmissão de DadosSobre Redes de Tv a Cabo Operando com Sinais de Rádio freqüência, Utilizando aTecnologia de Transmissão de Dados HPNA Ou HCNA" montado numa rede coaxial.Primeiramente os sinais de TV(RF) saem de uma prestadora de serviços de TV a cabo,aqui denominada de central(l) e os sinais de dados saem de uma prestadora de serviços,que pode ser a mesma empresa, mas de uma unidade provedora de internet e telefonia,aqui denominado provedor(l 1). Os sinais de dados do tipo 'ethernet' com conexão UTPou fibra ótica, são convertidos em sinal padrão HPNA coaxial, através de Switch HPNA(6)e unidos por um diplex'C'(9) com o sinal de TV(RF) e enviados ao cabo coaxial(2) darede coaxial. O sistema de transmissão de dados aqui descrito, é então montado sobre arede coaxial existente. Esta condição mostra a independência de transmissão dos sinais dedados em relação à transmissão dos sinais de TV(RF) numa única rede coaxial. No casoespecífico da figura 4 é mostrado a configuração construtiva com a utilização do SwitchHPNA(6) no cabo coaxial "A "(21) que corresponde ao cabo coaxial de passagem dedados, ou seja, quando houver a necessidade de regenerar os sinais de baixa freqüência, eo amplificador nnidirecional(3) montado no cabo coaxial "B"(22') que corresponde aocabo coaxial de passagem de sinais de TV(RF), ou seja, quando houver a necessidade deamplificação dos sinais de alta freqüência. Os sinais de dados e TV(RF) chegam juntossobre o mesmo Cabo coaxial(2) ao usuário(8) e então devem ser separados através de umdiplex'D'(10) em que os sinais de dados são enviados para um Modem HPNA(V) (endpoint) e os sinais de TV(RF) são enviados para um ou mais pontos de TV a cabodisponível.
A figura 5 mostra uma representação do mesmo sistema já descrito com umadas combinações possíveis de montagem do sistema de transmissão descrito nesterelatório. Saída de sinais de TV(RF) da central(l) e de sinais de dados do provedor(l 1), aunião dos sinais por intermédio do diplex 'C '(9) e o transporte dos dados, somados, pelocabo coaxial(2). A separação dos sinais pelo sistema apresentado no presente relatório,através do diplex(4) e apenas o arnplificador unidirecional(3) montado no cabo coaxial"B "(22).A figura 6 mostra outra representação de montagem do sistema, em que édisposto apenas o Switch HPNA (6) montado no cabo coaxial "A "(21).
A figura 7 mostra uma terceira representação de montagem do sistema, em queestão dispostos todas as combinações de montagem. Numa primeira montagem, o usoapenas do amplificador imidirecional(3), numa segunda montagem o uso apenas doSwitch HPNA(6) e numa terceira montagem o uso de ambos.
A tecnologia HPNA opera em baixa freqüência (4 - 45 Mhz) e transmite osdados tanto no sentido "upstream" como "downstream" pela rede coaxial.

Claims (8)

1. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", trata- se deum sistema de transmissão de dados sobre redes de TV a cabo que opera com sinaisde radiofreqüência (RF), caracterizado pelos sinais de dados, de baixa freqüência,serem regenerados de forma independente dos sinais de alta freqüência, sinais deTV(RF);
2. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA",caracterizado pelos sinais de alta freqüência, sinais de TV(RF), serem amplificadosindependentemente dos sinais de dados, baixa freqüência;
3. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", sistema detransmissão de dados sobre redes de TV a cabo caracterizado por compreender doisdiplcxers aqui denominado de Diplex1A '(4) e um Diphx 'B '(5), conectados por caboscoaxiais entre si de forma que a "Poria Ά' dados HPNA "(41) é conectada,diretamente ou não diretamente, à "Porta 'B' dados HPNA "(51) por meio de cabocoaxial "A "(21) e a "Porta Ά' TV (RF) "(42) é conectada, diretamente ou nãodiretamente, à iTorta 'B' TV (RF) "(52) pór meio de cabo coaxial "B "(22) e a "PortaΆ' dados HPNA mais TV(RF) "(43) e a "Porta 'B' dados HPNA mais TV(RF) "(53)serem conectadas ao Cabo coaxial(2) da rede;
4. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", de acordocom a reivindicação 3 caracterizado pelo dito sistema compreender um Amplificadorunidirecional(3) montado no cabo coaxial "B"(22) entre a "Porta Ά' TV (RF) "(42)e a "Porta 'B' TV (RF) "(52);
5. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", de acordocom a reivindicação 3 caracterizado pelo dito sistema compreender um switchHPNA(6) montado no cabo coaxial "A "(21) entre a "Porta Ά' dados HPNA "(41) e a"Porta 'B' dados HPNA "(51);
6. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", de acordocom reivindicação 5, caracterizado pelo switch HPNA(6) possuir duas ou mais portasde conexão coaxial padrão HPNA;
7. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", de acordocom a reivindicação 5 caracterizado pelo switch HPNA(6) ser construído em caixahermética de proteção contra intempéries;
8. "SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SOBRE REDES DE TV A CABOOPERANDO COM SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIA, UTILIZANDO ATECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS HPNA OU HCNA", de acordocom a reivindicação 6 caracterizado pelo Switch HPNA(6J realizar "backbones", oupor rede elétrica, ou por wireless, ou por fios de telefones, ou por alguma tecnologiade transmissão por fibra óptica compatível com as portas Ethernet do dito SwitchHPNA(6).
BRPI0900088 2009-01-14 2009-01-14 sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna BRPI0900088A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900088 BRPI0900088A2 (pt) 2009-01-14 2009-01-14 sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900088 BRPI0900088A2 (pt) 2009-01-14 2009-01-14 sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900088A2 true BRPI0900088A2 (pt) 2010-10-19

Family

ID=42962697

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900088 BRPI0900088A2 (pt) 2009-01-14 2009-01-14 sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0900088A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9369179B2 (en) Method for using power lines for wireless communication
US20060255930A1 (en) Power line communications system and method
US6844809B2 (en) Passive optical network backhaul for powerline communications
US7259657B2 (en) Multi-subnet power line communications system and method
US7746884B2 (en) Communications gateway and method of using the same
US7064654B2 (en) Power line communication system and method of operating the same
US7265664B2 (en) Power line communications system and method
RU2481717C2 (ru) Связанное соединение между собой локальных сетей
US7508834B2 (en) Wireless link for power line communications system
US6980091B2 (en) Power line communication system and method of operating the same
US20110103274A1 (en) Signal repeater system arrangement for stable data communication
JP2004512702A (ja) 中電圧配電線を用いるデジタル通信
US20090085726A1 (en) Power Line Communications Coupling Device and Method
RU2431935C2 (ru) Совместно используемая сеть dsl и способ ее развертывания
US20070013491A1 (en) Coupling Communications Signals To Underground Power Lines
US20140092943A1 (en) Method for using power lines for wireless communication
BRPI0900088A2 (pt) sistema de transmissão de dados sobre redes de tv a cabo operando com sinais de radiofrequência, utilizando a tecnologia de transmissão de dados hpna ou hcna
Ray et al. Broadband powerline communication an Indian experience
RU2235442C2 (ru) Способ распределения и передачи сигналов связи и мультимедийных сигналов, а также устройство распределения сигналов для передачи сигналов связи и мультимедийных сигналов
KR19990046136A (ko) 인터넷가입자망
US20030224782A1 (en) Method and system of connecting broadband wireless systems to wireline serving area interfaces
KR20030060614A (ko) 옥외용 초고속 광통신분배장치
Basu et al. Broadband over power lines (BPL)
WO2012059924A1 (en) A passive adapter for home networks
KR20000073405A (ko) 인터넷 가입자망 시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired