BRPI0812080A2 - processo e sistema para instalação de equipamento submarino - Google Patents

processo e sistema para instalação de equipamento submarino Download PDF

Info

Publication number
BRPI0812080A2
BRPI0812080A2 BRPI0812080A BRPI0812080A2 BR PI0812080 A2 BRPI0812080 A2 BR PI0812080A2 BR PI0812080 A BRPI0812080 A BR PI0812080A BR PI0812080 A2 BRPI0812080 A2 BR PI0812080A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
equipment
cable
vessel
installation
support
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Luis Pires Gonsalves Ribeiro
Original Assignee
Fmc Technologies Do Brasil Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fmc Technologies Do Brasil Ltda filed Critical Fmc Technologies Do Brasil Ltda
Priority to BRPI0812080 priority Critical patent/BRPI0812080A2/pt
Publication of BRPI0812080A2 publication Critical patent/BRPI0812080A2/pt

Links

Landscapes

  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)

Abstract

PROCESSO E SISTEMA PARA INSTALAçãO DE EQUIPAMENTO SUBMARINO. A presente invenção se refere a um processo para instalação de equipamento submarino, compreendendo as seguintes etapas: a) colocar o equipamento (6) sobre um dispositivo de suporte (11) deslocável até uma abertura (moon pool) (12) situada no convés de uma embarcação de instalação (4), a dita abertura (12) sendo passante e se estendendo do convés até a superfície do mar; b) conectar o equipamento (6) a um cabo de sustentação (3a) da embarcação de instalação (4); c) posicionar a embarcação de instalação (4) sobre o local de instalação do equipamento (6) no leito marinho; d) conectar o cabo de sustentação (3a) a um cabo (3b) de uma embarcação auxiliar; (1), o dito cabo (3b) da embarcação auxiliar possuindo um contra-peso (2); e) liberar o cabo (3b) da embarcação auxiliar (1), de modo que o contra-peso (2) se aproxime da embarcação de instalação (4), com consequente aumento da força de tracionamento do cabo de sustentação (3a) do equipamento (6) e levantamento do dito equipamento (6) do dispositivo de suporte (11) disposto sobre a abertura (moon pool) (12); f) retirar o dispositivo de suporte (11) e puxar o cabo (3b) da embarcação auxiliar (1), de modo a reduzir a força de tracionamento do cabo de sustentação do equipamento, liberando o equipamento (6) para descida; g) iberar o cabo de sustentação (3a) fazendo com que o equipamento desça até que o contra-peso (2) se aproxime da superfície, e travar o dito cabo de ssustentaçáo (3a); h) na embarcação auxiliar (1), aumentar o comprimento do dito cabo (3b) com a conexão de um novo segmento de cabo e aumentar o peso do contra-peso (2) com a coloca- ção de um novo segmento de contra-peso; i) destravar o cabo de sustentação (3a) fazendo com que o equipamento desça até que o contra-peso (2) se aproxime da superfície, e travar novamente o dito cabo de sustentação (3a); e j) repetir as etapas h e i até que o equipamento (6) atinja o leito marinho. A invenção se refere também a um sistema para a realização do processo.

Description

"PROCESSO E SISTEMA PARA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTO SUBMARINO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um processo e a um sistema para instalação deequipamentos submarinos para a exploração de petróleo, como, por exemplo, manifolds eárvores de natal.
TÉCNICA ANTERIOR E SEUS INCONVENIENTES
Conforme é de conhecimento geral, para o aumento da performance já são conhe-cidos vários processos para a instalação de equipamentos submarinos em variadas profun-didades de água (PDA).
Processo de instalação via cabo:
Um dos processos já conhecidos consiste no processo de instalação via cabo. Esteprocesso é utilizado para instalação de pequenos equipamentos submarinos, e é limitado àcapacidade do pórtico de içamento (A-frame) posicionado em embarcações de apoio(AHTS) ou do guindaste da embarcação. O limite da PDA está relacionado ao peso do equi-pamento submarino e aos efeitos de ressonância.
A instalação do equipamento desde o convés da embarcação até o leito marinho érealizada através de cabos de aço, sendo que o cabo é desenrolado lentamente pelo guin-daste ou guincho da embarcação instaladora até ser posicionado no solo marinho, nas co-ordenadas e aproamento pré-estabelecidos em projeto.
Os inconvenientes deste processo, particularmente em águas ultra profundas, con-sistem na perda na capacidade de guincho devido ao peso próprio do cabo e nos problemasde ressonância axial devido ao grande comprimento do cabo.
Problemas de ressonância ocorrem quando o período natural na direção vertical dosistema constituído pelo equipamento e pelo cabo de aço coincide com o período das on-das. Fato este que provoca amplificação dinâmica das forças atuantes no cabo e pode levarà ruptura do mesmo.
Processo de balsa guindaste com eslinga:
Este processo minimiza os efeitos de ressonância, porém é uma operação bastantedemorada, complicada e dispendiosa. Para esta metodologia de instalação, faz-se necessá-rio a colocação de duas estruturas fixas no convés denominadas cabideiro. Nesta estruturaserá apoiado o conjunto de placas de conexão (link plates) com auxílio de uma barra de i-çamento (spread bar). O manifold é instalado por tramos de eslinga de aproximadamentecinqüenta metros.
Processo por riser de perfuração:
Neste processo, uma balsa de serviço transporta o equipamento até a plataforma,posicionando-o sob a abertura (moon-pool) da plataforma semi-submersível (SS). É entãorealizada a conexão com a coluna do riser de perfuração e içamento do equipamento paraque seja realizada a peação do dito equipamento na plataforma, permitindo a navegação atéa locação.
Após a chegada à locação, o equipamento é descido pela coluna do riser de perfu-ração até o leito marinho, sendo posicionado nas coordenadas e azimutes pré-estabelecidos.
Para este tipo de instalação, é necessário que a estrutura do equipamento estejadotada de um ponto central, denominado HUB central, para conexão com o riser de perfura-ção.
Este processo apresenta os seguintes inconvenientes:
O riser de perfuração da SS deve possuir elevada capacidade para instalação deequipamentos até mil metros de PDA; Alta taxa diária do navio sonda de perfuração, compa-rado com embarcações tipo AHTS1 elevando o custo da instalação; a grande atividade deperfuração e completação de poços dificulta o deslocamento de um navio sonda para a rea-lização de outras atividades, uma vez que a instalação de equipamentos submarinos não ésua atividade fim.
Método da roldana:
Este processo utiliza três embarcações, ou seja, uma plataforma semi-submersívele duas embarcações de apoio e uma cabo atuando em uma roldana para descer o equipa-mento. O cabo é suportado pelo guincho de popa de uma das embarcações de apoio, pas-sando pela roldana posicionada acima do equipamento, e é suspenso, na outra extremida-de, pela plataforma semi-sumersível. O outro barco de apoio suporta um outro cabo paraprevenir a rotação do sistema.
Este processo apresenta os seguintes inconvenientes: alto custo, devido à alta taxadiária do navio sonda e número de embarcações envolvidas; risco de ocorrência de resso-nância em uma determinada profundidade; dificuldade de disponibilização do navio sonda,uma vez que este tem de ser retirado de sua atividade fim, de perfuração e completação, ejanelas de operação restritas para realização da operação.
Processo pendular:
Este processo consiste basicamente em transportar o equipamento até a locaçãoutilizando uma embarcação dotada de um guindaste com capacidade de içamento compatí-vel com a carga do equipamento.
Ao chegar à locação, um cabo com comprimento igual a 90% da PDA de instalaçãoé conectado ao equipamento através de um acessório de instalação denominado placa tri-angular e em outra embarcação, chamada de barco de instalação, que permanece afastadado barco de transporte 95% do comprimento do cabo. O equipamento é içado e posicionadono costado do barco de transporte, ficando pendurado em aproximadamente cinqüenta me-tros de profundidade utilizando uma Iingada de içamento. Esta Iingada é composta por tre-chos de amarras e placa de conexão que se conectarão a um cabideiro instalado na embar-cação, deixando assim o equipamento na posição de lançamento.
Em seguida, a Iingada de içamento, que está segurando o manifold no cabideiro, édesconectada e o manifold realiza um movimento pendular suave até estacionar na verticala aproximadamente cem metros do solo marinho. Após a estabilização do equipamento navertical, o assentamento no solo marinho será realizado desenrolando um trecho de amarrasno guincho do barco de instalação, evitando assim o risco de abrasão do cabo no rolo depopa da embarcação.
Este processo apresenta os seguintes inconvenientes: peso próprio do cabo de a-ço, reduzindo a capacidade de carga em grandes profundidades; ressonância axial; escas-sez e altas taxas diárias de embarcações especiais dotadas com guindastes de elevadacapacidade e compensador de movimentos.
OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO
A presente invenção tem como objetivo proporcionar um processo e um sistemaque evitem todos os inconvenientes descritos anteriormente e que reduzam substancialmen-te o custo de instalação de equipamentos submarinos.
Este objetivo é alcançado por meio de um processo para instalação de equipamen-tos submarinos, que compreende as seguintes etapas:
a) colocar o equipamento sobre um dispositivo de suporte deslocável até uma aber-tura (moon pool) situada no convés de uma embarcação de instalação, a dita abertura sen-do passante e se estendendo do convés até a superfície do mar;
b) conectar o equipamento a um cabo de sustentação;
c) posicionar a embarcação de instalação sobre o local de instalação do equipa-mento no leito marinho;
d) conectar o cabo de sustentação a um cabo de uma embarcação auxiliar, o ditocabo da embarcação auxiliar possuindo um contra-peso;
e) liberar o cabo da embarcação auxiliar, de modo que o contra-peso se aproximeda embarcação de instalação, com conseqüente aumento da força de tracionamento do ca-bo de sustentação do equipamento e levantamento do dito equipamento do dispositivo desuporte disposto sobre a abertura (moon pool);
f) retirar o dispositivo de suporte e puxar o cabo da embarcação auxiliar, de modo areduzir a força de tracionamento do cabo de sustentação do equipamento, liberando o equi-pamento para descida;
g) liberar o cabo de sustentação fazendo com que o equipamento desça até que ocontra-peso se aproxime da superfície, e travar o dito cabo de sustentação;
h) na embarcação auxiliar, aumentar o comprimento do dito cabo com a conexão deum novo segmento de cabo e aumentar o peso do contra-peso com a colocação de um novosegmento de contra-peso;
i) destravar o cabo de sustentação fazendo com que o equipamento desça até queo contra-peso se aproxime da superfície, e travar novamente o dito cabo de sustentação; e
j) repetir as etapas h e i até que o equipamento atinja o leito marinho.
Assim, quando o contra-peso se aproxima da superfície, trava-se o cabo que supor-ta o equipamento submarino e, na embarcação auxiliar, conecta-se um novo segmento decabo assim como aumenta-se o peso do contra-peso com a adição de um novo segmentode contra-peso. Em seguida libera-se o trecho do cabo que vai da embarcação auxiliar até aembarcação de instalação, e destrava-se o cabo que suporta o equipamento, liberando no-vãmente o equipamento para a descida. Com esta operação é possível a introdução dequalquer quantidade de segmentos de cabo e de segmentos de contra-peso até que o equi-pamento atinja o leito marinho.
O processo de acordo com a invenção, além de evitar todos os inconvenientes datécnica anterior, proporciona também a vantagem de não requerer guindastes offshore paraa sua realização. Estes guindastes são de baixa disponibilidade e o custo de sua hora deutilização é muito elevado. Desta forma, com a utilização de embarcações mais simples ob-tém-se uma redução de até 80% no custo final de instalação do equipamento.
Para a realização do processo de acordo com a invenção utiliza-se um sistema deinstalação do equipamento submarino que compreende uma embarcação de instalação comuma abertura passante (moon pool) se estendendo do convés até a superfície do mar; umpórtico disposto sobre a dita abertura e possuindo um dispositivo de descida e içamento doequipamento, e sendo que um cabo de sustentação é acionável pelo dito dispositivo de des-cida e içamento e suporta o equipamento.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A invenção será a seguir mais detalhadamente descrita, a título de exemplo, combase nas figuras anexas. Ao invés de cabos, as figuras mostram, como alternativa, a utiliza-ção de amarras (correntes). Entretanto, de preferência, a invenção utiliza cabos de poliéster,a fim de reduzir o peso.
FIGURA 1 - vista da embarcação auxiliar com segmentos de contra-peso dispostosno convés;
FIGURA 2 - vista de um segmento de contra-peso mergulhado no mar e da amarrasendo deslocada para a embarcação de instalação;
FIGURA 3 - vista da embarcação de instalação e da embarcação auxiliar, com aamarra já colocada na embarcação de instalação;
FIGURA 4 - vista da amarra portando um contra-peso;
FIGURA 5 - vista da embarcação auxiliar e da embarcação de instalação sendomantida na posição por duas embarcações de apoio;FIGURA 6 - vista do equipamento próximo do leito marinho e o contra-peso com oseu peso máximo;
FIGURA 7 - vista da embarcação de instalação de acordo com uma concretizaçãopreferida da invenção;
FIGURA 7A - vista do conjunto de polias situado na parte superior do pórtico;
FIGURA 8 - vista frontal da polia e do dispositivo de carga que sustentam o equi-pamento;
FIGURA 9 - vista lateral da polia e do dispositivo de carga mostrados na figura 8;
FIGURA 10 - vista em perspectiva da polia e do dispositivo de carga mostrados nafigura 8; e
FIGURA 11 - vista em corte da polia e do dispositivo de carga mostrados na figura 8.
A figura 1 mostra uma embarcação auxiliar 1, com três segmentos de contra-peso 2dispostos no convés. Os ditos contra-pesos são constituídos, de preferência, de blocos deferro fundido 2a fixados em trechos de amarras.
A figura 2 mostra a embarcação auxiliar com um segmento de contra-peso 2 mer-gulhado no mar e a amarra 3b sendo deslocada, conforme a seta S1 para a embarcação deinstalação mostrada na figura 3.
A figura 3 mostra uma embarcação de instalação 4 e a embarcação auxiliar 1, coma amarra 3b já instalada em um dispositivo de descida e içamento 5 de um equipamentosubmarino 6, que na presente concretização consiste de um manifold. O dito dispositivo dedescida e içamento 5 está montado na parte superior de um pórtico 7 fixado no convés daembarcação de instalação 4.
A figura 4 mostra a amarra 3b portando um segmento de contra-peso 2. Para Ievan-tar o equipamento 6 do dispositivo de suporte montado no convés (mostrado na figura 5),libera-se um pouco a amarra 3b a partir da embarcação auxiliar 1, conforme mostra a seta 8.Com isto, o contra-peso 2 se aproxima da embarcação de instalação 4, o que aumenta atração no outro trecho da amarra 3b e, simultaneamente, levanta o equipamento 6. Em se-guida, retira-se o dispositivo de suporte (mostrado na figura 5), e, com isto, o equipamento 6fica livre para a descida até o fundo marinho.
A figura 5 mostra o equipamento 6, no início da descida até o leito marinho, susten-tado pela amarra de sustentação 3a e por quatro trechos de cabo 3c. Observa-se com maisdetalhes nesta figura a embarcação auxiliar 1, de onde parte a amarra 3b com o contra-peso2, operando lateralmente à embarcação de instalação 4. A embarcação de instalação 4 émantida na pré-determinada posição por meio de duas embarcações de apoio 9, as quaisatuam, respectivamente, na proa e na popa da embarcação de instalação 4. As embarca-ções de apoio 9 e a embarcação auxiliar são do tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply),propulsadas e com sistema de posicionamento dinâmico, enquanto que a embarcação deinstalação 4 consiste em uma balsa sem propulsão.
Observa-se ainda na figura 5 que o convés da embarcação de instalação 4 portaum dispositivo de deslocamento que compreende dois trilhos 10 e um dispositivo de suporte11 do equipamento 6. O dito dispositivo de suporte 11 consiste em uma estrutura de vigasapoiada de maneira deslizante sobre os trilhos 10.
Assim, para a colocação do equipamento 6 na embarcação de instalação 4, coloca-se o dito equipamento 6 sobre o dispositivo de suporte 11, e desliza-se o dito dispositivo 11nos trilhos 10 até que o equipamento 6 fique posicionado sobre a abertura do convés (moonpool) 12, conforme mostrado nas figuras 3 e 4 e na figura 7 adiante.
A operação de descida do equipamento 6 conta também com um ROV (R) na em-barcação auxiliar 1 para acompanhamento da manobra, acoplamento/desacoplamento deamarras e/ou cabos, e inspeções.
A figura 6 mostra o equipamento 6 próximo do leito marinho M. Observa-se nestafigura que a amarra 3 se desloca em torno de uma polia 13, a qual está montada em umdispositivo de carga 14 (mostrado em detalhes nas figuras 8 a 11), onde estão fixados ostrechos de cabo 3c. Verificou-se que com a amarra de sustentação 3a dupla, os problemasde ressonância que ocorriam na técnica anterior foram eliminados.
Observa-se ainda na figura 6 que o contra-peso 2 apresenta maior quantidade desegmentos, e, consequentemente, de blocos de ferro fundido 2a do que no início da descidado equipamento na figura 5. À medida que o equipamento 6 vai descendo, vão sendo colo-cados novos tramos de amarra 3b para aumentar o comprimento da amarra, o que vai au-mentando o peso total da amarra. Assim, de modo a contrabalançar o peso da amarra 3a,que é muito mais extensa com o equipamento 6 próximo do leito marinho do que no inícioda descida, vão sendo colocados novos segmentos de contra-peso, a fim de aumentar opeso do contra-peso 2 e controlar a velocidade de descida do equipamento (6).
Adicionalmente ao aumento ou diminuição do contra-peso 2, por meio da configura-ção da catenária da amarra (3b) proveniente da embarcação auxiliar 1, é possível subir oudescer o equipamento submarino 6 com a aproximação ou distanciamento do dito contra-peso da embarcação de instalação 4.
A utilização do contra-peso 2 elimina a necessidade de guindastes, o que reduzsubstancialmente o custo da instalação do equipamento no leito marinho.
Cabe ainda ressaltar que as denominações 'amarra de sustentação 3a' e 'amarra3b do navio auxiliar' servem apenas para explicar melhor a invenção, um a vez que as amar-ras 3a e 3b compõem uma única amarra 3.
A figura 7 mostra com mais detalhes a embarcação de instalação 4 que consisteem uma balsa não propulsada. Observa-se com mais detalhes nesta figura o dispositivo dedeslocamento que consiste dos dois trilhos 10 e do dispositivo de suporte 11, o qual se des-loca sobre os trilhos 11. Conforme já citado acima, coloca-se o equipamento 6 sobre o dis-positivo de suporte 11, o qual é deslocado sobre os trilhos 10 até alcançar a abertura doconvés (moon pool) 12.
Observa-se ainda com mais detalhes na figura 7 o dispositivo de descida e içamen-to 5 montado na parte superior do pórtico 7.
A figura 7a mostra com mais detalhes o dispositivo de descida e içamento 5 quecompreende um conjunto de polias 13, 13a, 13b e 13c com dispositivos de travamento 15(chain stopper). O equipamento submarino 6 é suportado pela polia 13 e, conforme se ali-menta a amarra 3b pela polia 13a, o equipamento desce. Quando o contra-peso 2 se apro-xima da superfície, o dispositivo de travamento 15 deve ser acionado para travamento daamarra de sustentação 3a que suporta o equipamento submarino. Mediante esta operação épossível a introdução de qualquer quantidade de tramos da amarra 3b, de modo a ir aumen-tando o comprimento da amarra 3a até que o equipamento 6 atinja o leito marinho. As eta-pas de fechamento e abertura do dispositivo de travamento 15 são realizadas quantas vezesforem necessárias até permitir o assentamento do equipamento no leito marinho.
As figuras 8 a 11 mostram com mais detalhes a amarra 3a que é deslocável emtorno da polia 13, a qual está montada no dispositivo de carga 14. O dispositivo de carga 14suporta o equipamento 6 por meio de trechos de cabo 3c (mostrados na figura 6) e compre-ende um balancim 16 com quatro manilhas 17 que suportam os respectivos quatro trechosde cabo 3c.
Além da concretização apresentada anteriormente, o mesmo conceito inventivo po-derá ser aplicado a outras alternativas ou possibilidades de utilização do invento. Por exem-plo, a embarcação de instalação pode ter sistema de propulsão e sistema de posicionamen-to dinâmico, apresentar um moon pool e portar o pórtico, as amarras com contra-pesos e odispositivo de deslocamento do equipamento, o que torna desnecessárias a embarcaçãoauxiliar e as embarcações de apoio.
Assim sendo, será compreendido que a presente invenção deverá ser interpretadade maneira ampla, sendo sua abrangência determinada pelos termos das reivindicaçõesanexas.

Claims (14)

1. Processo para instalação de equipamento submarino, CARACTERIZADO pelofato de que compreende as seguintes etapas:a) colocar o equipamento (6) sobre um dispositivo de suporte (11) deslocável atéuma abertura (moon pool) (12) situada no convés de uma embarcação de instalação (4), adita abertura (12) sendo passante e se estendendo do convés até a superfície do mar;b) conectar o equipamento (6) a um cabo de sustentação (3a) da embarcação deinstalação (4);c) posicionar a embarcação de instalação (4) sobre o local de instalação do equi-pamento (6) no leito marinho;d) conectar o cabo de sustentação (3a) a um cabo (3b) de uma embarcação auxiliar(1), o dito cabo (3b) da embarcação auxiliar possuindo um contra-peso (2);e) liberar o cabo (3b) da embarcação auxiliar (1), de modo que o contra-peso (2) seaproxime da embarcação de instalação (4), com conseqüente aumento da força de tracio-namento do cabo de sustentação (3a) do equipamento (6) e levantamento do dito equipa-mento (6) do dispositivo de suporte (11) disposto sobre a abertura (moon pool) (12);f) retirar o dispositivo de suporte (11) e puxar o cabo (3b) da embarcação auxiliar(1), de modo a reduzir a força de tracionamento do cabo de sustentação do equipamento,liberando o equipamento (6) para descida;g) liberar o cabo de sustentação (3a) fazendo com que o equipamento desça atéque o contra-peso (2) se aproxime da superfície, e travar o dito cabo de ssustentação (3a);h) na embarcação auxiliar (1), aumentar o comprimento do dito cabo (3b) com a co-nexão de um novo segmento de cabo e aumentar o peso do contra-peso (2) com a coloca-ção de um novo segmento de contra-peso;i) destravar o cabo de sustentação (3a) fazendo com que o equipamento desça atéque o contra-peso (2) se aproxime da superfície, e travar novamente o dito cabo de ssusten-tação (3a); ej) repetir as etapas h e i até que o equipamento (6) atinja o leito marinho.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de quea embarcação de instalação (4) é posicionada sobre o local de instalação do equipamento(6) por meio de duas embarcações de apoio (9) providas de sistemas de posicionamentodinâmico.
3. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, CARACTERIZADO pe-lo fato de que uma embarcação de apoio (9) traciona a embarcação de instalação (4) pelaproa e a outra embarcação de apoio (9) traciona a embarcação de instalação (4) pela popa.
4. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelofato de que a embarcação auxiliar (1) opera lateralmente à embarcação de instalação (4).
5. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelofato de que a embarcação de instalação (4) não possui sistema de propulsão.
6. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelofato de que a embarcação auxiliar (1) e as embarcações de apoio (9) possuem sistema depropulsão.
7. Processo para instalação de equipamento submarino, CARACTERIZADO pelofato de que compreende as seguintes etapas:- colocar o equipamento (6) sobre um dispositivo de suporte (11) deslocável atéuma abertura (moon pool) (12) situada no convés de uma embarcação de instalação (4), adita abertura sendo passante e estendendo do convés até a superfície do mar;- conectar o equipamento (6) a um cabo de sustentação (3a);- posicionar a embarcação de instalação (4) sobre o local de instalação do equipa-mento (6) no leito marinho;- conectar o cabo de sustentação (3a) do equipamento (6) a um cabo (3b) com con-tra-peso (2);- liberar o cabo (3b) com contra-peso (2) provocando o levantamento do dito equi-pamento (6) do dispositivo de suporte (11) disposto sobre a abertura (12) e retirar o disposi-tivo de suporte (11) liberando o equipamento (6) para descida;- liberar o cabo (3a) aumentando gradualmente o seu comprimento com a conexãode novos segmentos de cabo até que o equipamento (6) atinja o leito marinho; e- controlar a velocidade de descida do equipamento (6) por meio do aumento grada-tivo do peso do contra-peso (2).
8. Sistema de instalação de equipamento submarino para a realização do processodefinido em uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que compreendeuma embarcação de instalação (4) com uma abertura (moon pool) (12) passante se esten-dendo do convés até a superfície do mar; um pórtico (7) disposto sobre a dita abertura (12)e possuindo um dispositivo de descida e içamento (5) do equipamento (6), e sendo que umcabo de sustentação (3) é acionável pelo dito dispositivo de descida e içamento (5) e supor-ta o equipamento (6).
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que odispositivo de descida e içamento (5) compreende um conjunto de polias (13, 13a, 13b, 13c)com um dispositivo de travamento (15).
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de quea embarcação de instalação (4) apresenta um dispositivo de deslocamento (10, 11) do equi-pamento (6) sobre o convés.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 8 ou 10, CARACTERIZADO pelo fatode que o dispositivo de deslocamento compreende dois trilhos (10) e um dispositivo de su-porte (11) do equipamento, o dito dispositivo de suporte estando apoiado de maneira desli-zante sobre os trilhos (10).
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de queo cabo de sustentação (3a) é deslocável em torno de uma polia (13), a dita polia estandomontada em um dispositivo de carga (14) que suporta o equipamento (6) por meio de tre-chos de cabo (3c).
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 8 ou 13, CARACTERIZADO pelo fatode que quatro trechos de cabo (3c) estão fixados, em uma extremidade, ao dispositivo decarga (14) e, na outra extremidade, a quatro pontos do equipamento (6) distanciados entresi.
14. Sistema de instalação de equipamento submarino para a realização do proces-so definido na reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma em-barcação de instalação (4) com uma abertura (moon pool) (12) passante, se estendendo doconvés até a superfície do mar; um pórtico (7) disposto sobre a dita abertura (12) e possuin-do um dispositivo de descida e içamento (5) do equipamento (6), um cabo de sustentação(3a) acionável pelo dito dispositivo de descida e içamento (5) e que suporta o equipamento(6), um cabo (3b) com um contra-peso (2) conectável ao cabo de sustentação (3a), e sendoque a embarcação de instalação (4) possui sistema de propulsão e sistema de posiciona-mento dinâmico.
BRPI0812080 2008-12-22 2008-12-22 processo e sistema para instalação de equipamento submarino BRPI0812080A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0812080 BRPI0812080A2 (pt) 2008-12-22 2008-12-22 processo e sistema para instalação de equipamento submarino

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0812080 BRPI0812080A2 (pt) 2008-12-22 2008-12-22 processo e sistema para instalação de equipamento submarino

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0812080A2 true BRPI0812080A2 (pt) 2010-12-07

Family

ID=43268764

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0812080 BRPI0812080A2 (pt) 2008-12-22 2008-12-22 processo e sistema para instalação de equipamento submarino

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0812080A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2508220C2 (ru) * 2012-05-31 2014-02-27 Российская Федерация, от имени которой выступает Министерство промышленности и торговли Российской Федерации (Минпромторг России) Способ постановки бурового судна с турелью на систему якорного удержания в ледовых условиях

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2508220C2 (ru) * 2012-05-31 2014-02-27 Российская Федерация, от имени которой выступает Министерство промышленности и торговли Российской Федерации (Минпромторг России) Способ постановки бурового судна с турелью на систему якорного удержания в ледовых условиях

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN100387783C (zh) 安装张力腿平台的方法
US8950997B2 (en) Method and apparatus for supporting a load
US20150167268A1 (en) Method and Apparatus for Subsea Installations
AU2008326415B2 (en) Docking and drilling stations for running self-standing risers
US7866274B2 (en) Pile translating and launching system and method
CN113148030B (zh) 深水海底电缆舷侧下水的铺设安装方法
US3189093A (en) Well drilling platform
UA51754C2 (uk) Пристрій для глибоководного спуску
BR112014019303B1 (pt) Sistema de tração para um número de linhas de operação de uma embarcação e método para carrear linhas de operação em um sistema de tração
US8202023B2 (en) Self-standing riser and buoyancy device deployment and positioning system
US20020129755A1 (en) Apparatus for and method of installing subsea components
US6893190B2 (en) Method and structure for connecting a floating structure with rope anchor lines to the seabed
JP2002540329A (ja) 複数のライザー又はテンドンの取付方法及びこの方法を実行する船
US4604001A (en) Jackdown tension leg platform
BRPI1001222B1 (pt) método de fixação de uma estrutura de armação em um casco flutuante
AU2001291717A1 (en) Method and structure for connecting a floating structure with rope anchor lines to the seabed
AU679677B2 (en) Method and apparatus for the transfer of loads from a floating vessel to another or to a fixed installation
BRPI0812080A2 (pt) processo e sistema para instalação de equipamento submarino
NO138861B (no) Framgangsmaate for installering av en stigeledning paa en marin konstruksjon samt forbindelsesutstyr for gjennomfoering av framgangsmaaten
CN114198569A (zh) 动态柔性管缆与锚固基座的水下连接方法
Carpenter Deepwater-Structure-Installation Challenges Offshore Australia
US10421523B2 (en) Spread moored buoy and floating production system
BRPI0502113B1 (pt) Estrutura auxiliar de içamento e transporte e método pendular de instalação de equipamentos submarinos utilizando dita estrutura
Pollack et al. Installation of deep water sub-sea equipment
NO830276L (no) Fremgangsmaate og innretning for anbringelse av en undersjoeisk styreplate paa havbunnen.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE.