BRPI0810562B1 - Sistema para armazenar aparas e método de armazenar aparas em uma sonda de perfuração - Google Patents

Sistema para armazenar aparas e método de armazenar aparas em uma sonda de perfuração Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810562B1
BRPI0810562B1 BRPI0810562B1 BR PI0810562 B1 BRPI0810562 B1 BR PI0810562B1 BR PI0810562 B1 BRPI0810562 B1 BR PI0810562B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
storage container
chip storage
container
drilling
chips
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: SISTEMA PARA ARMAZENAR APARAS E MÉTODO DE ARMAZENAR APARAS EM UMA
SONDA DE PERFURAÇÃO (51) lnt.CI.: E21B 21/06; E21B 19/00 (30) Prioridade Unionista: 23/04/2007 US 60/913,477 (73) Titular(es): M-l L.L.C.
(72) Inventor(es): JAN THORE EIA; PETER WRIGHT (85) Data do Início da Fase Nacional: 22/10/2009
1/33
SISTEMA PARA ARMAZENAR APARAS E MÉTODO DE ARMAZENAR APARAS EM UMA SONDA DE PERFURAÇÃO
ANTECEDENTES
Campo [001] As modalidades aqui reveladas se referem geralmente a um recipiente usado para armazenar e transportar materiais em uma sonda de perfuração. Mais especificamente, as modalidades aqui reveladas se referem ao uso de um recipiente para armazenamento e/ou transporte de aparas.
Fundamentos da Técnica [002] Na perfuração de poços, uma broca de perfuração é usada para perfurar milhares de metros para dentro da crosta da terra. As sondas de óleo empregam tipicamente um guindaste que se estende acima da plataforma ou deque de perfuração de poço. O guindaste sustenta junta após junta de tubos de perfuração conectados extremidade a extremidade durante a operação de perfuração. À medida que a broca de perfuração é empurrada mais para dentro da terra, juntas de tubos adicionais são acrescentadas à coluna ou coluna de perfuração cada vez maior. Portanto, a coluna de perfuração inclui tipicamente uma pluralidade de juntas de tubo.
[003] Lama de perfuração de fluido é bombeada a partir da plataforma de perfuração de poço, através da coluna de perfuração, e até uma broca de perfuração sustentada na extremidade inferior ou distai da coluna de perfuração. A lama de perfuração lubrifica a broca de perfuração e retira as aparas de poço geradas pela broca de perfuração à medida que ela cava mais fundo. As aparas são
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 8/45
2/33 carregadas em uma corrente de fluxo de retorno da lama de perfuração através do espaço anular do poço e de volta para a plataforma de perfuração de poço na superfície da terra. Quando a lama de perfuração alcança a plataforma, ela é contaminada com peguenos pedaços de xisto e rocha gue são conhecidos na indústria como aparas de poço ou aparas de perfuração. Quando as aparas de perfuração, lama de perfuração, e outros refugos alcançam a plataforma, um sacudidor de xisto é usado tipicamente para remover a lama de perfuração a partir das aparas de perfuração de modo gue a lama de perfuração pode ser reutilizada. As aparas de perfuração restantes, refugo, e lama de perfuração residual são então transferidos para uma tina ou recipiente de contenção para descarte. As aparas de perfuração são armazenadas tipicamente em grandes tangues ou recipientes na plataforma de sonda de perfuração. Esses recipientes podem ser de tamanho grande e, portanto, podem exigir grandes espaços na sonda de perfuração. Em algumas situações, por exemplo, com tipos específicos de lama de perfuração, a lama de perfuração pode não ser reutilizada e também deve ser descartada. Tipicamente, a lama de perfuração não reciclada é disposta separada das aparas de perfuração e outro refugo mediante transporte da lama de perfuração por intermédio de um recipiente até um local de descarte.
[004] O descarte das aparas de perfuração e da lama de perfuração é um problema ambiental complexo. As aparas de perfuração contêm não apenas o produto de lama de perfuração residual gue poderia contaminar o ambiente adjacente, mas também pode conter óleo e outro refugo gue é
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 9/45
3/33 particularmente perigoso para o meio ambiente, especialmente ao se perfurar em um ambiente marinho.
[005] No Golfo do México, por exemplo, há centenas de plataformas de perfuração que perfuram procurando por óleo e gás mediante perfuração para dentro do solo oceânico. Essas plataformas de perfuração podem ser usadas em locais onde a profundidade da água pode ser de muitas centenas e pés. Em tal ambiente marinho, a água está tipicamente repleta de vida marinha que não pode tolerar o descarte das aparas de perfuração e outro refugo. Portanto, há a necessidade de uma solução simples, ainda assim praticável para o problema de descarte das aparas de perfuração de poço, lama de perfuração, e/ou outro refugo nos ambientes marinhos ao largo e outros ambientes frágeis.
[006] Métodos tradicionais de descarte incluem despejamento, transporte em caçambas, correias transportadoras de manejo inconveniente, transportadores de parafuso, e técnicas de lavagem que requerem grandes quantidades e água. Adição de água cria problemas adicionais tal como volume adicionado, massa e transporte. A instalação de transportadores requer grande modificação na área da sonda e envolve extensas horas de instalação e grandes despesas.
[007] Outro método de descarte inclui retornar às aparas de perfuração, lama de perfuração, e/ou outro refugo por intermédio de injeção sob alta pressão para dentro de uma formação da terra. Geralmente, o processo de injeção envolve a separação de uma pasta fluida dentro do equipamento baseado na superfície e bombeamento da pasta fluida para dentro de um poço que se estende relativamente
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 10/45
4/33 até grande profundidade subterrânea até um extrato de recebimento ou formação adequada. 0 material a ser injetado de volta para dentro de uma formação pode ser preparado em uma pasta fluida aceitável para bombas de alta pressão utilizadas no bombeamento de material para o fundo de um poço. As partículas normalmente não são de tamanho e densidade uniforme, desse modo tornando complexo o processo de formação de pasta fluida. Se a pasta fluida não tiver a densidade correta, a pasta fluida frequentemente entope as bombas de circulação. A propriedade de abrasão das partículas de material também pode causar abrasão ou danificar os impulsores da bomba causando rachaduras. Algumas bombas centrífugas podem ser usadas para triturar as partículas de injeção mediante ação de causar propositalmente cavitações da bomba.
[008] As etapas básicas no processo de injeção incluem a identificação de um extrato ou formação apropriada para a injeção; preparar um poço de injeção apropriado; formulação da pasta fluida, a qual inclui considerar fatores tais como peso, teor de sólidos, pH, géis, etc.; realizar as operações de injeção, as quais incluem determinar e monitorar as taxas de bomba tal como volume por unidade de tempo e pressão; e tapamento do poço.
[009] Em alguns casos, as aparas, as quais ainda estão contaminadas com algum óleo, são transportadas a partir de uma sonda de perfuração para uma sonda ao largo ou em terra firme na forma de uma pasta grossa pesada para injeção em uma formação de terra. Tipicamente, o material é transferido para caçambas especiais de aproximadamente 10 toneladas de capacidade que são carregados por guindaste a
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 11/45
5/33 partir da sonda para barcos de suprimento. Essa é uma operação difícil e perigosa que pode ser trabalhosa e dispendiosa.
[0010] A Patente dos Estados Unidos 6.179.071 revela que as aparas de perfuração podem ser armazenadas em um tanque de contenção ou múltiplos tanques em uma sonda de perfuração. 0 tanque de contenção é então conectado a um barco de trabalho flutuante com uma linha de fluxo de descarga. As aparas podem ser então transferidas para o barco por intermédio da linha de fluxo.
[0011] A Patente dos Estados Unidos 6.709.216 e os membros de família de patentes correlatas, revelam que as aparas também podem ser transportadas para um recipiente transportável encerrado e armazenadas no mesmo, onde o recipiente pode ser então transportado para um destino, e as aparas de perfuração podem ser retiradas do mesmo. O recipiente de armazenamento transportável tem uma ou várias seções cônicas inferiores estruturadas para conseguir fluxo de massa do material no recipiente, e remoção das aparas pode incluir aplicar um gás comprimido nas aparas no recipiente. Os recipientes transportáveis são projetados para caber dentro de uma estrutura de contêiner ISO (Organização Internacional para Padronização) de 20 pés. Esses recipientes cônicos serão referidos aqui como recipientes ISO. Essa patente é aqui incorporada integralmente mediante referência.
[0012] Conforme descrito na Patente dos Estados Unidos
6.079.216 e família, os recipientes ISO podem ser içados para sobre uma sonda de perfuração por intermédio de um guindaste e usados para armazenar as aparas. Os recipientes
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 12/45
6/33 podem ser então usados para transferência das aparas para um barco de suprimento. Os recipientes também podem servir como meio de armazenamento enquanto um barco de suprimento não estiver presente. Alternativamente, os recipientes de armazenamento podem ser içados a partir da sonda mediante guindastes e transportados por um barco de suprimento.
[0013] O espaço nas plataformas ao largo é limitado. Além do armazenamento e transferência de aparas, muitas alterações adicionais ocorrem em uma sonda de perfuração, incluindo a limpeza de tanques, operações de formação de pasta fluida, perfuração, operações de tratamento químico, armazenamento de matéria-prima, preparação de lama, reciclagem de lama, separações de lama, e muitas outras.
[0014] Devido ao espaço limitado, é comum modularizar essas operações e trocar os módulos quando não necessários ou quando o espaço for necessário para o equipamento. Por exemplo, os recipientes de apara podem ser descartados a partir da sonda para abrir espaço para o equipamento modularizado usado para as operações de limpeza dos tanques. As operações de limpeza de tanque, modularizadas podem incluir uma unidade de reciclagem de água de um sistema de limpeza de tanque automático, tal como descrito na Publicação de Pedido de Patente dos Estados Unidos 20050205477, atribuído ao cessionário da presente revelação e aqui incorporado integralmente mediante referência.
[0015] Em outras operações de perfuração, recipientes de apara podem ser descartados a partir da sonda para proporcionar espaço para sistemas de reciclagem ambiental e/ou de fluido de perfuração. Tais sistemas podem incluir alguns tanques de misturação, floculação e armazenamento
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 13/45
7/33 para limpar a água de refugo industrial produzida durante as operações de perfuração ou transporte. Exemplos de tais métodos de reciclagem de fluido de perfuração e ambiental e sistemas são revelados nas Patentes dos Estados Unidos
6.881.349 e 6.977.048, atribuídas ao cessionário da presente revelação, e aqui incorporadas integralmente.
[0016] Os sistemas de formação de pasta fluida que podem ser movidos para uma sonda são tipicamente módulos grandes que são completamente independentes, recebendo as aparas a partir de um sistema de recuperação de fluido/lama da sonda de perfuração. Por exemplo, a Publicação PCT WO 99/04134 revela um módulo de processo contendo um primeiro tanque de pasta fluida, bombas de trituração, um sacudidor de xisto, um segundo tanque de pasta fluida, e um tanque de contenção opcional. O módulo pode ser levantado por um guindaste para sobre uma plataforma de perfuração ao largo.
[0017] As operações de içamento exigidas para trocar sistemas modulares, conforme mencionado acima podem ser difíceis, perigosos e dispendiosos. Adicionalmente, muitas dessas operações modularizadas são independentes e, portanto, incluem equipamento redundante, tal como bombas, válvulas, e tanques e recipientes de armazenamento.
[0018] Existe uma necessidade de uso mais eficiente do espaço e equipamento. Adicionalmente, existe a necessidade de minimizar o número ou o tamanho dos elevadores para ou a partir de uma sonda. Consequentemente, existe uma necessidade contínua no sentido de sistemas e métodos para eficientemente armazenar e transportar os materiais, incluindo materiais de fluxo livre e os materiais de fluxo não-livre.
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 14/45
8/33
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [0019] Em um aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem a um sistema para armazenar aparas incluindo uma sonda de perfuração tendo um deque e ao menos duas estruturas de suporte, e ao menos um recipiente de armazenamento de aparas disposto em ao menos uma das pelo menos duas estruturas de suporte.
[0020] Em outro aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem a um sistema para armazenar aparas incluindo uma sonda de perfuração tendo um deque e ao menos duas estruturas de suporte, e pelo menos um recipiente pressurizado disposto em ao menos uma das pelo menos duas estruturas de suporte, em que o ao menos um recipiente pressurizado é configurado para armazenar um material.
[0021] Em outro aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem a um método de armazenar aparas em uma sonda de perfuração incluindo transferir os materiais a partir de um deque da sonda de perfuração para um recipiente pressurizado disposto em uma estrutura de suporte da sonda de perfuração.
[0022] Em outro aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem a um método de preparar uma sonda de perfuração para armazenamento de aparas incluindo dispor ao menos um recipiente de armazenamento de aparas em ao menos uma estrutura de suporte da sonda de perfuração.
[0023] Outros aspectos e vantagens da invenção serão evidentes a partir da descrição a seguir e das reivindicações anexas.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS [0024] A Figura IA é uma vista frontal de uma sonda de
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 15/45
9/33 perfuração de acordo com as modalidades reveladas aqui.
[0025] A Figura IB é uma vista em seção transversal de uma estrutura de suporte de uma sonda de perfuração de acordo com as modalidades aqui reveladas.
[0026] A Figura IC é uma vista em perspectiva de um recipiente de armazenamento de acordo com as modalidades aqui reveladas.
[0027] A Figura ID é uma vista em perspectiva, parcial, de um recipiente de armazenamento de acordo com as modalidades aqui reveladas.
[0028] A Figura 2 mostra uma vista superior de um sistema para transferir material a partir de uma sonda ao largo de acordo com uma modalidade da presente revelação.
[0029] A Figura 3 é uma vista lateral de um sistema ilustrando o uso de recipientes de armazenamento de aparas em um sistema de armazenamento/transferência de aparas e em um sistema baseado em módulo conectado mediante fluido aos recipientes de armazenamento de apara de acordo com uma modalidade da presente revelação.
[0030] A Figura 4 mostra um sistema de formação de pasta fluida de acordo com as modalidades da presente revelação.
[0031] A Figura 5 mostra um dispositivo de trituração de acordo com as modalidades da presente revelação.
[0032] A Figura 6 mostra um sistema de formação de pasta fluida de acordo com modalidades da presente revelação.
[0033] A Figura 7 mostra um sistema de formação de pasta fluida de acordo com modalidades da presente revelação.
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 16/45
10/33
DESCRIÇÃO DETALHADA [0034] Em um aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem aos sistemas e métodos para armazenar e transportar materiais de fluxo não-livre, incluindo aparas de perfuração, e materiais de fluxo livre. Os locais de perfuração podem incluir locais de perfuração em terra firme e ao largo, tal como sondas de perfuração, plataformas, navios de perfuração, navios de perfuração, e semelhantes. Em outros aspectos, as modalidades se referem ao uso de recipientes pressurizados para armazenamento e transporte combinados com formação de pasta fluida de aparas de perfuração, (secagem mecânica e térmica), limpeza de tanque, e sistemas de processamento de fluido.
[0035] A Figura IA mostra uma sonda de perfuração 1000 de acordo com as modalidades aqui reveladas. Particularmente, a sonda de perfuração 1000 inclui um sistema 1002 para armazenar e transportar materiais de fluxo não-livre e/ou materiais de fluxo livre, conforme usados aqui, materiais de fluxo não-livre se referem aos materiais que não fluem facilmente a partir de um recipiente, por exemplo, aparas, pós e materiais secos, Conforme aqui usado, materiais de fluxo livre se referem aos materiais que podem rapidamente fluir a partir de um recipiente, por exemplo, propantes, produtos químicos, e líquidos. Em algumas modalidades uma mistura de materiais de fluxo não-livre e de fluxo livre, por exemplo, uma pasta fluida, pode ser armazenada no sistema 1002 da sonda de perfuração 1000.
[0036] Conforme mostrado na Figura IA, o sistema 1002 para armazenar e transportar materiais de fluxo não-livre
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 17/45
11/33 e/ou material de fluxo livre, de acordo com as modalidades aqui reveladas inclui ao menos um recipiente de armazenamento 1004 disposto em ao menos uma estrutura de suporte 1006 da sondas de perfuração 1000. A sonda de perfuração 1000 pode ser uma sonda de perfuração ao largo tendo um deque 1005 sustentado por ao menos duas estruturas de suporte 1006, ou pernas. A pelo menos uma estrutura de suporte 1006 é acoplada a pelo menos um dispositivo flutuante 1008, por exemplo, um pontão. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que qualquer número de estruturas de suporte 1006 ou dispositivos flutuantes 1008 pode ser usado sem se afastar do escopo das modalidades aqui reveladas. Por exemplo, em uma modalidade, a sonda de perfuração 1000 pode incluir três ou quatro estruturas de suporte sustentadas por um ou mais dispositivos flutuantes 1008.
[0037] Em uma modalidade, ao menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser construído ou instalado em ao menos uma estrutura de suporte 1006 durante fabricação ou manufatura da ao menos uma estrutura de suporte 1006. Alternativamente, uma estrutura de suporte 1006 de uma sonda de perfuração 1000 pode ser atualizada para incluir ao menos um recipiente de armazenamento 1004. Por exemplo, em uma modalidade, um furo pode ser feito em ao menos uma estrutura de suporte 1006, utilizando qualquer método conhecido na técnica. Ao menos um recipiente de armazenamento 104 pode ser preso na estrutura de suporte 1006 e a seção de corte a partir da estrutura de suporte 1006 pode ser vedada e soldada de volta no lugar na estrutura de suporte 1006. Em uma modalidade, o ao menos um
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 18/45
12/33 recipiente de armazenamento 1004 pode ser preso fixamente dentro da pelo menos uma estrutura de suporte 1006. Conforme aqui usado, preso fixamente refere a uma conexão substancialmente permanente mediante, por exemplo, formação ou soldagem integral. Em modalidades alternativas, o ao menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto removivelmente em ao menos uma estrutura de suporte 1006. Por exemplo, o recipiente de armazenamento 1004 pode ser aparafusado, travado, ou cavilhado no lugar dentro da pelo menos uma estrutura de suporte 1006.
[0038] Em uma modalidade, ao menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto em pelo menos uma estrutura de suporte 1006 acima do nivel do mar. De acordo com certas modalidades, ao menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto em ao menos uma estrutura de suporte 1006 próximo ao nivel do mar. Tipicamente, um deque de sonda de perfuração 1005 pode ser disposto aproximadamente a 20-30 metros acima do nivel do mar. Assim, em algumas modalidades, o pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto em pelo menos uma estrutura de suporte 1006 a menos do que 15 pés acima do nivel do mar. Em outra modalidade, o pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto em pelo menos uma estrutura de suporte 1006 a menos do que 30 pés acima do nivel do mar. Em ainda outras modalidades, o pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser disposto em pelo menos uma estrutura de suporte 1006 a menos do que 50 pés acima do nivel do mar. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que o local do ao menos um recipiente de armazenamento 1004 acima do nivel do mar pode
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 19/45
13/33 variar dependendo, por exemplo, da sonda de perfuração específica 1000 sendo usada, equipamento de perfuração utilizada, ou limitações de fabricação sem se afastar do escopo das modalidades aqui reveladas.
[0039] Conforme descrito acima, em certas modalidades, apenas uma estrutura de suporte 1006 pode conter pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 armazenando no mesmo um material. Adicionalmente, em certas modalidades, mais do que uma estrutura de suporte 1006 podem conter pelo menos um recipiente de armazenamento 1004, mas apenas uma ou menos do que todos os recipientes de armazenamento 1004 podem conter um material. Em tais modalidades, o material armazenado pode acrescentar peso adicional a um determinado lado ou área da sonda de perfuração 1000. Contudo, fluido pode ser preenchido na pelo menos uma estrutura de suporte 1006, conforme sabido na técnica, para neutralizar ou para lastrar quaisquer desequilíbrios de peso devido à distribuição de material armazenado nos recipientes de armazenamento 1004 dispostos em ao menos uma estrutura de suporte 1006. Adicionalmente, dispor os recipientes de armazenamento 1004 próximos ao nível do mar, conforme discutido acima, também pode auxiliar na estabilização e/ou redução do efeito de qualquer distribuição de peso de material desequilibrada da sonda de perfuração 1000.
[0040] Conforme mostrado na Figura 1B, em uma modalidade, vários recipientes de armazenamento 1004 podem ser dispostos em ao menos uma estrutura de suporte 1006a em uma configuração circular. Em tal modalidade, uma escadaria, conduto, ou outro equipamento pode ser disposto no espaço formado 1010 no centro da configuração circular.
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 20/45
14/33
Assim, vários recipientes de armazenamento 1004a podem ser arranjados dentro da pelo menos uma estrutura de suporte 1006 de uma maneira mais conveniente para a construção, modificação, e uso da estrutura de suporte 1006a. Por exemplo, os vários recipientes de armazenamento 1004a, dispostos na pelo menos uma estrutura de suporte 1006a, podem ser arranjados em um agrupamento em direção ao centro da estrutura de suporte, em uma configuração quadrada, opostos uns aos outros, ou empilhados uns em cima dos outros. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que a configuração dos vários recipientes de armazenamento 1004a pode variar sem se afastar do escopo das modalidades aqui reveladas.
[0041] Com referência agora à Figura IC, em algumas modalidades, pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 tem uma seção inferior inclinada 1012 estruturada para conseguir fluxo de massa do material no recipiente de armazenamento 1004. Em uma modalidade, a seção inferior inclinada 1012 inclui um ângulo cônico. Esses recipientes cônicos podem ser referidos como recipientes-ISO. Recipiente-ISO exemplar é um ISO-pump® comercialmente disponível através da M-I, LLC (Houston, TX) . Em modalidades alternativas, conforme mostrado na Figura 1D, a seção inferior inclinada 1012 do pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 tem várias estruturas inclinadas 1014, formando, por exemplo, uma estrutura alveolar, conforme revelado na Publicação PCT WO 2007/034215 Al, incorporada aqui mediante referência.
[0042] Com referência geralmente à Figura IA, em uma modalidade, o material armazenado em ao menos um recipiente
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 21/45
15/33 de armazenamento 1004 disposto em ao menos uma estrutura de suporte 1006 pode ser transferido ou transportado para um local ao largo. Nessa modalidade, ao menos uma linha de descarga 1016 pode ser conectada operativamente a uma salda (não mostrada) do recipiente de armazenamento 1004. Uma extremidade distai 1020 da linha de descarga 1016 pode ser conectada operativamente a um recipiente de transporte (não mostrado) disposto em um veiculo de transporte (não mostrado), por exemplo, um barco ou barcaça. Em algumas modalidades, conforme mostrado na Figura IB, o material armazenado em um primeiro recipiente de armazenamento 1001a disposto em ao menos uma estrutura de suporte 1006a pode ser transportado por intermédio do conduto 1003 para um segundo recipiente de armazenamento 1001b disposto na mesma estrutura de suporte 1006a.
[0043] Para facilitar a transferência de material a partir de um recipiente de armazenamento 1004 para um recipiente de transporte ou entre recipientes de armazenamento 1004 (1001a, 1001b), em uma modalidade, o pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 pode ser pressurizado. Em tal modalidade, um recipiente de armazenamento pressurizado 1004 pode armazenar material de fluxo não-livre, por exemplo, aparas. Nessa modalidade, um dispositivo pneumático de transferência (não mostrado) pode ser acoplado ao pelo menos um recipiente de armazenamento 1004. O dispositivo pneumático de transferência pode incluir, por exemplo, um soprador de aparas (não mostrado) e linhas pneumáticas de transferência (não mostrados), tal como revelado nas Patentes dos Estados Unidos 6.698.989, 6.702.539, e 6.709.206, e agui incorporadas mediante
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 22/45
16/33 referência. Contudo, aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que outros métodos para transferir aparas para os recipientes de armazenamento 1004 podem incluir verrumas, transportadores, sucção a vácuo, e sistemas pneumáticos de soprador.
[0044] Ainda com referência à Figura IA, em uma modalidade, o pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 disposto em pelo menos uma estrutura de suporte 1006 da sonda de perfuração 1000 pode armazenar as aparas. Nessa modalidade, o dispositivo pneumático de transferência (não mostrado) pode ser acoplado operativamente ao pelo menos um recipiente de armazenamento. Por exemplo, um soprador de aparas (não mostrado) pode ser disposto no deque 1005 da sonda de perfuração 1000 e configurado para soprar as aparas, por exemplo, a partir de um dispositivo separador (não mostrado) disposto no deque 1005, para dentro de ao menos um recipiente de armazenamento 1004 disposto na pelo menos uma estrutura de suporte 1006. Assim, mediante colocação do recipiente de armazenamento 1004 na pelo menos uma estrutura de suporte 1006 da sonda de perfuração 1000, mais espaço pode ser disponibilizado para outro equipamento e/ou operações no deque 1005.
[0045] As aparas armazenadas nos recipientes de armazenamento 1004 na pelo menos uma estrutura de suporte 1006 podem ser transportadas a partir do recipiente de armazenamento 1004 para um local ao largo. Uma ou mais linhas de descarga 1016 podem ser acoplados a um ou mais recipientes de armazenamento 1004 para prover transporte das aparas a partir do recipiente de armazenamento 1004 para um veiculo de transporte (não mostrado). Nessa
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 23/45
17/33 modalidade, o recipiente de armazenamento 1004 pode ser pressurizado e/ou pode ser operativamente acoplado a um dispositivo pneumático de transferência para transferir as aparas através de uma saída do recipiente de armazenamento 1004. Em uma modalidade, as aparas podem ser transferidas a partir do pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 para um recipiente de transporte (não mostrado) em um veículo de transporte (não mostrado). Em outra modalidade, as aparas podem ser transferidas a partir do primeiro recipiente de armazenamento (1001a na Figura IB) para um segundo recipiente de armazenamento (1001b na Figura IB) por intermédio do conduto (1003 na Figura IB).
[0046] Em uma modalidade, conforme mostrado na Figura 2, dois fluxos discretos de materiais podem ser transferidos contemporaneamente (isto é, ao menos parcialmente durante o mesmo intervalo de tempo) para um veículo de transporte, por exemplo, um barco de suprimento 5. Nessa modalidade, uma primeira linha de suprimento 20 pode transferir um primeiro material a partir do pelo menos primeiro recipiente de armazenamento 21 disposto na pelo menos uma estrutura de suporte 1006 da sonda de perfuração (não mostrado) para o barco de suprimento 5, e uma segunda linha de suprimento 22 pode transferir um segundo material a partir do pelo menos segundo recipiente de armazenamento 23 disposto na pelo menos uma estrutura de suporte 1006 para o barco de suprimento 5. O primeiro e o segundo material também podem ser transferidos para um conjunto de armazenamento de aparas 25 disposto no barco de suprimento 5. Alternativamente, o primeiro e o segundo material podem ser transferidos para recipientes de armazenamento
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 24/45
18/33 separados; por exemplo, o primeiro e o segundo material podem ser transferidos para um tanque de armazenamento (não mostrado) disposto sobre ou abaixo do deque do barco de suprimento 5.
[0047] Em uma modalidade, o primeiro material pode incluir aparas secas, enquanto que o segundo material pode incluir um fluido. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que um fluido pode incluir um líquido, pasta fluida, ou material gelatinoso. Adicionalmente, aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que as aparas secas podem incluir aparas processadas por um sistema de separação ou limpeza, como processamento mecânico e/ou térmico, tal como o Limpador Termomecânico de Aparas (TCC), comercialmente disponível através da Thermtech (Bergen, Noruega), e o Secador VERTI-G™, comercialmente disponível através da M-1 LLC (Houston, TX). Como tal, as aparas podem incluir pequenas quantidades de fluidos residuais, hidrocarbonetos, e/ou outros aditivos químicos usados durante o processo de limpeza. Bombas (não mostradas) podem ser acopladas aos recipientes de armazenamento 21, 23 para facilitar a transferência de material, incluindo, por exemplo, aparas secas, um fluido, ou uma pasta fluida, a partir de uma operação de separação ou limpeza na sonda para o barco de suprimento 5. Alternativamente, um sistema pneumático de transferência 26 pode ser acoplado aos recipientes de armazenamento 21, 23 para a transferência de materiais, incluindo aparas secas, fluidos, e pastas fluidas, para o barco e suprimento 5. Em uma modalidade, o sistema pneumático de transferência 26 pode incluir um sistema pneumático de transferência de fluxo forçado
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 25/45
19/33 conforme revelado nas Patentes dos Estados Unidos
6.698.989, 6.702.539 e 6.709.216. Proporcionar transferência contemporânea de fluxos discretos de material (por exemplo, aparas secas, fluidos), pode reduzir o tempo de transporte entre a sonda e um veículo de transporte, tal como, o barco de suprimento 5.
[0048] Em uma modalidade, o conjunto de armazenamento de aparas 25 pode incluir ao menos um recipiente de armazenamento de aparas 27. Como tal, o primeiro material e o segundo material podem ser transferidos para um único recipiente de armazenamento de aparas 27 do conjunto de armazenamento de aparas 25. Em outra modalidade, o primeiro material e o segundo material podem ser transferidos para recipientes de armazenamento de apara, separados 27 do conjunto de armazenamento de aparas 25. Em uma modalidade, um recipiente de armazenamento de aparas 27 disposto no barco de suprimento 5 pode ser usado em um sistema de formação de pasta fluida, conforme revelado abaixo com referência aos recipientes de armazenamento de aparas dispostos em uma sonda. Nessa modalidade, resumidamente, um módulo (não mostrado) pode ser conectado operativamente ao conjunto de armazenamento de aparas 25 para incorporar os recipientes de armazenamento de aparas, existentes, 27 no sistema de formação de pasta fluida.
[0049] Em comparação com os métodos da técnica anterior, as modalidades aqui reveladas utilizam recipientes de armazenamento em duas ou mais operações que são realizadas em uma sonda de perfuração. Em um aspecto, as modalidades aqui reveladas se referem à operação de um recipiente em pelo menos duas operações realizadas em uma
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 26/45
20/33 sonda. Em alguns aspectos, as modalidades aqui reveladas se referem ao uso de um recipiente em ambas as operações de armazenamento/transferência de aparas e uma segunda operação. Mais especificamente, modalidades aqui reveladas se referem ao uso de um recipiente de armazenamento de aparas como um recipiente de armazenamento/transferência de aparas e como um componente em um sistema de formação de pasta fluida, tal como aquele revelado no Pedido copendente de Patente dos Estados Unidos 60/887.442, aqui incorporado integralmente mediante referência.
[0050] O uso de recipientes de armazenamento e conjuntos de recipiente em cada um desses sistemas adicionais será descrito abaixo, Adicionalmente, os módulos que podem integrar esses recipientes e conjuntos de recipiente em mais do que um sistema adicional também serão descritos. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que os recipientes de armazenamento conforme descrito nas modalidades aqui reveladas também podem ser usados em sistemas de reciclagem, tal como aqueles revelados no Pedido copendente 60/887.444, sistemas de limpeza de tanque, tal como aqueles revelados no Pedido copendente 60/887.509, sistemas de formação de pasta fluida em trânsito, tais como aqueles revelados no Pedido copendente 60/887.449, e sistemas de processamento de aparas, tais como aqueles revelados no Pedido copendente 60/887.514, todos aqui incorporados integralmente mediante referência.
[0051] Com referência de volta à Figura IA, os recipientes de armazenamento 1004 dispostos dentro da pelo menos uma estrutura de suporte 1006 da sonda de perfuração
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 27/45
21/33
1000 podem ser usados em outros sistemas/operações realizadas tipicamente na sonda 1005. Por exemplo, os recipientes de armazenamento 1004 podem ser usados em um sistema de formação de pasta fluida conforme descrito em detalhe adicional abaixo. Nessa modalidade, as aparas dispostas no pelo menos um recipiente de armazenamento 1004 podem ser combinadas com um fluido provido pela linha de fornecimento de fluido (não mostrada) em comunicação de fluido com o ao menos um recipiente de armazenamento 1004.
[0052] Com referência agora à Figura 3, é mostrada uma sonda 40, incluindo um módulo de sistema 42 de acordo com as modalidades da presente revelação. O módulo de sistema pode estar localizado em qualquer lugar na sonda 40, e em algumas modalidades está localizado próximo a pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas 43, ou um conjunto de recipientes, disposto em ao menos uma estrutura de suporte 41, que pode ser conectado mediante fluido ao módulo de sistema 42 por intermédio de linhas de conexão 44. Recipientes de armazenamento de aparas 43 podem ser conectados de forma desprendível a um segundo conjunto de recipientes de armazenamento 45 localizados em um barco de suprimento 46 por intermédio de uma mangueira flexível 47. O módulo de sistema 42 pode incluir um módulo de sistema de formação de pasta fluida.
[0053] Em operação, as aparas podem ser transferidas para os recipientes de armazenamento de aparas 43 por intermédio de um ou mais dispositivos pneumáticos de transferência 48 localizados na sonda 40. As aparas podem ser armazenadas nos recipientes de armazenamento de aparas até que elas sejam transferidas para o barco de
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 28/45
22/33 suprimento 46 para posterior descarte.
[0054] Os sistemas de transferência de aparas e os sistemas de formação de pasta fluida, conforme descrito acima são tipicamente sistemas independentes, onde os sistemas podem estar localizados na sonda 40 permanentemente ou podem ser transferidos para sonda 40 a partir do barco de suprimento 46 quando tais operações forem exigidas. Contudo, nas modalidades aqui reveladas, o módulo de sistema 42 pode estar localizado na sonda 40 próximo aos recipientes de armazenamento de aparas 43, e linhas de transferência 44 podem ser conectadas entre os mesmos para habilitar o uso dos recipientes de armazenamento de aparas 43 com tanques, bombas, bombas de trituração, dispositivos de adição de produtos químicos, equipamento de limpeza, tanques de fornecimento de água, sistemas de filtros, e outros componentes que podem ser usados em outras operações realizadas em um local de perfuração, incluindo a formação de pasta fluida de aparas de perfuração. Tais sistemas integrados podem permitir que estruturas de um só uso, existentes (por exemplo, recipientes de armazenamento de aparas 43) sejam usadas em múltiplas operações (por exemplo, sistemas de formação de pasta fluida e armazenamento/transferência de aparas). Assim, quando não estão sendo usados para armazenar ou transportar as aparas, os recipientes 43 podem ser operados em um tanque de um sistema de formação de pasta fluida.
[0055] A integração de um recipiente de armazenamento de aparas em um sistema de formação de pasta fluida é descrita agora com relação ao recipiente(s) de armazenamento de aparas disposto em ao menos uma estrutura
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 29/45
23/33 modalidades estruturais de suporte de uma sonda de perfuração. Nessa modalidade um módulo pode ser disposto no local de trabalho próximo ao recipiente de armazenamento de aparas e conectado operativamente ao recipiente de armazenamento de aparas, desse modo convertendo o recipiente de armazenamento de aparas a partir de um recipiente para armazenar aparas em um componente de um sistema de formação de pasta fluida.
[0056] Conforme descrito acima, os sistemas de formação de pasta fluida, de fluido, anteriores exigiam a conversão de espaço valioso da sonda de perfuração para armazenamento dos recipientes de recuperação de fluido, independente e equipamento de processamento. Contudo, as aqui reveladas permitem que elementos existentes (isto é, recipientes de armazenamento de aparas) sejam usados em múltiplas operações. Os módulos, de acordo com as modalidades aqui reveladas, são relativamente pequenas em comparação com os sistemas anteriores, desse modo preservando o espaço de perfuração valioso, e impedindo a necessidade de operações de levantamento dispendiosas e perigosas.
[0057] Com referência agora à Figura 4, é ilustrado um sistema de formação de pasta fluida 300 incorporando um primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. O sistema de formação de pasta fluida 300 inclui um módulo 352, ou unidade de acionamento, configurado para conectarse operativamente com o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 disposto em ao menos uma estrutura de suporte (não mostrada) de uma sonda de perfuração (não mostrada), e uma linha de suprimento de fluido 37 8. O módulo 352 pode incluir uma unidade de
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 30/45
24/33 contenção, uma caçamba, um alojamento, ou uma plataforma móvel configurada para alojar os componentes de sistema de formação de pasta fluida, conforme descrito em mais detalhe abaixo.
[0058] Nessa modalidade, o sistema 300 inclui uma fonte de energia independente 360 para prover energia aos componentes do módulo 352. A fonte de energia 360 é conectada eletricamente, por exemplo, ao dispositivo de trituração 354 e/ou a um controlador lógico programável (PLC) 361. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que tal fonte de energia pode prover energia primária ou auxiliar para acionar os componentes do módulo 352. Em outras modalidades, a fonte de energia 360 pode ser apenas um conduto elétrico para conectar uma fonte de energia em uma sonda (não mostrada) por intermédio de um cabo elétrico 362, ao módulo 352.
[0059] O módulo 352 inclui uma conexão de entrada 370 configurada para se conectar com a saida 372 do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302, e uma conexão de saida 374 configurada para se conectar com uma entrada 376 do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. A conexão de entrada 370 pode ser conectada à saida 372 e a conexão de saida 37 4 pode ser conectada à entrada 37 6 por intermédio de linhas de transferência de fluido, por exemplo, mangueiras flexíveis e/ou nova ou existente tubulação. O módulo 352 inclui ainda um dispositivo de trituração 354 configurado para facilitar a transferência de fluidos a partir do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302, através do módulo 352, e de volta para o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. O
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 31/45
25/33 dispositivo de trituração 354 é configurado para reduzir o tamanho de partícula dos materiais sólidos das aparas de perfuração transferidas através do mesmo.
[0060] Em uma modalidade, o dispositivo de trituração 354 pode incluir uma bomba de trituração. A bomba de trituração pode ser, por exemplo, uma bomba centrífuga, conforme revelado na Patente dos Estados Unidos 5.129.469, e incorporada aqui mediante referência. Conforme mostrado na Figura 5, uma bomba centrífuga 458, configurada para triturar ou reduzir o tamanho de partícula das aparas de perfuração, pode ter um invólucro geralmente cilíndrico 480 com um espaço de impulsor interior 482 formado nesse lugar. A bomba centrífuga 458 pode incluir um impulsor 484 com lâminas de varredura para trás com uma face aberta em ambos os lados, isto é, as lâminas ou pás 485 são varridas no sentido para trás com relação a uma direção de rotação do impulsor e não são providas com chapas laterais opostas formando um canal fechado entre a área de entrada de fluido de impulsor 487 e as pontas das pás. O invólucro 480 tem uma passagem de descarga tangencial 488 formada por uma porção de invólucro 490. O invólucro concêntrico da bomba centrífuga 458 e a configuração das lâminas de impulsor 485 proporcionam uma ação de cisalhamento que reduz o tamanho de partícula das aparas de perfuração. As lâminas 485 do impulsor 484 podem ser revestidas com um material, por exemplo, carboneto de tungstênio, para reduzir o desgaste das lâminas 485. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que qualquer bomba de trituração conhecida na técnica para reduzir o tamanho de sólidos em uma pasta fluida pode ser usado sem se afastar do escopo das
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 32/45
26/33 modalidades aqui reveladas.
[0061] Em uma modalidade alternativa, conforme mostrado na Figura 6, o dispositivo de trituração 554 pode incluir uma bomba 556 e um triturador 557, por exemplo, um moinho de esferas. Nessa modalidade, as aparas podem ser injetadas no triturador 557, no qual o tamanho de partícula dos sólidos é reduzido. A bomba 556 pode então bombear a pasta fluida de volta para o primeiro recipiente de aparas 502. Em uma modalidade, a bomba pode incluir uma bomba de trituração, conforme revelado acima, como um segundo triturador, para reduzir adicional do tamanho de partícula dos sólidos saindo do triturador 557.
[0062] Com referência de volta à Figura 4, em uma modalidade, o sistema de formação de pasta fluida 300 inclui ainda um segundo recipiente de armazenamento de aparas 390 disposto na estrutura de suporte (não mostrada) da sonda de perfuração (não mostrada). O segundo recipiente de armazenamento de aparas 390 pode ser configurado para fornecer aparas ao primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. Em uma modalidade, uma bomba (não mostrada), conforme sabido na técnica, pode ser usada para transferir as aparas. Em outra modalidade, um dispositivo pneumático de transferência (não mostrado), conforme revelado acima, pode ser usado para transferir as aparas para o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que qualquer método para transferir as aparas para o primeiro recipiente de armazenamento 302 pode ser usado sem se afastar do escopo das modalidades aqui reveladas.
[0063] Em uma modalidade, o módulo 352 pode incluir
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 33/45
27/33 ainda um dispositivo pneumático de controle (não mostrado) para controlar a taxa de fluxo do ar injetado para dentro do recipiente de armazenamento de aparas 302 por intermédio de um dispositivo pneumático de transferência (não mostrado). Em tal modalidade, uma linha pneumática (não mostrada) a partir de um compressor de ar (não mostrado) pode ser acoplada ao dispositivo pneumático de controle (não mostrado) no módulo 352 para controlar um fluxo de ar para dentro do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302.
[0064] Em outra modalidade, as aparas podem ser fornecidas ao primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 a partir de um sacudidor de classificação (não mostrado) ou outros sistemas de separação ou limpeza de aparas, dispostos na sonda de perfuração. Adicionalmente, múltiplos recipientes de armazenamento de aparas dispostos na estrutura de suporte da sonda de perfuração podem ser conectados ao primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 e fornecer as aparas ao mesmo. Em uma modalidade, cada recipiente de armazenamento de aparas pode ser configurado para fornecer aparas de tamanhos predeterminados, por exemplo, aparas grossa ou miúdas. As aparas de um tamanho selecionado podem ser então providas ao primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 para formar uma pasta fluida de uma densidade predeterminada. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que as aparas podem ser transferidas para o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 mediante qualquer meio conhecido na técnica, por exemplo, por intermédio de uma bomba ou de um dispositivo pneumático de transferência,
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 34/45
28/33 conforme descrito acima.
[0065] Durante a operação do sistema de formação de pasta fluida 300, a linha de fornecimento de fluido 37 8 pode ser configurada para fornecer um fluido ao primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que a linha de fornecimento de fluido 378 pode fornecer água, água do mar, uma solução de salmoura, aditivos químicos, ou outros fluidos conhecidos na técnica para preparar uma pasta fluida de aparas de perfuração. Quando o fluido é bombeado para dentro do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302, as aparas a partir do segundo recipiente de armazenamento de aparas 390, ou outros componentes do sistema de separação de aparas da sonda, conforme descrito acima, podem ser transferidas para dentro do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302.
[0066] Quando o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 é preenchido com fluido e aparas, a mistura de fluido e aparas é transferida para o módulo 352 através da conexão de entrada 370 do módulo 352. Em uma modalidade, a mistura pode ser transferida por intermédio de um dispositivo pneumático de transferência, por um sistema a vácuo, uma bomba, ou qualquer outro meio conhecido na técnica. Em uma modalidade, o dispositivo pneumático de transferência pode incluir um sistema pneumático de transferência de fluxo forçado. A mistura de fluido e aparas é bombeado através do dispositivo de trituração 354, em que as aparas são reduzidas em tamanho. A mistura, ou a pasta fluida, é então bombeada de volta para o primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 por intermédio da
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 35/45
29/33 conexão de saída 374. A pasta fluida por retornar através do módulo 352 uma ou mais vezes conforme necessário para produzir uma pasta fluida de uma densidade ou concentração predeterminada de aparas conforme exigido para a aplicação exigida ou re-injeção na formação.
[0067] Com referência agora à Figura 7, em uma modalidade, o módulo 652 inclui ainda uma válvula 694 disposta a jusante do dispositivo de trituração 654, em que a válvula 694 é configurada para redirecionar o fluxo da pasta fluida saindo do dispositivo de trituração 654. Em uma modalidade, um PLC 661 pode ser acoplado operativamente ao módulo 652 e configurado para fechar ou abrir a válvula 694, desse modo redirecionando o fluxo da pasta fluida. Em uma modalidade, o PLC 695 pode controlar a válvula 694 para deslocamento após um período de tempo predeterminado de transferência de fluido através do módulo 652. Em outra modalidade, um sensor (não mostrado) pode ser acoplado operativamente à válvula 694 para abrir ou fechar a válvula quando uma condição predeterminada da pasta fluida for satisfeita. Por exemplo, em uma modalidade, o sensor de densidade (não mostrado) pode ser acoplado à válvula 694, de tal modo que, quando a densidade da pasta fluida saindo do dispositivo de trituração 654 atinge um valor predeterminado, a válvula 694 se desloca, isto é, abre ou fecha, e redireciona o fluxo da pasta fluida a partir do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 para outro recipiente de armazenamento de aparas, um tanque de pasta fluida, uma caçamba, uma bomba de injeção ou bomba de injeção para injeção para dentro de uma formação.
[0068] Em outra modalidade, um sensor de condutividade
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 36/45
30/33 (não mostrado) pode ser acoplado à válvula 694, de tal modo que, quando a densidade da pasta fluida saindo do dispositivo de trituração 654 atinge um valor predeterminado, a válvula 694 se desloca e redireciona o fluxo da pasta fluida a partir do primeiro recipiente de armazenamento de aparas 302 para outro recipiente de armazenamento de aparas, um tanque de pasta fluida, uma caçamba, ou bomba de injeção para injeção para dentro de uma formação. Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que outro aparelho e métodos podem ser usados para redirecionar o fluxo da pasta fluida quando uma concentração predeterminada de aparas em suspensão, densidade, ou condutividade tiver sido satisfeita. Comumente, uma pasta fluida com uma concentração de até 20% de aparas em suspensão é usada para re-injeção para dentro de uma formação. Contudo, aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que injeção direta de pasta fluida, utilizando as modalidades da presente revelação, pode prover uma concentração aumentada de aparas na pasta fluida.
[0069] Uma pasta fluida formada por intermédio de um sistema de formação de pasta fluida, conforme descrito acima, pode ser transferida para outro recipiente de armazenamento de aparas, para um tanque de pasta fluida, uma caçamba, ou injetada diretamente em uma formação. Uma pasta fluida que é transferida para um tanque, recipiente, uma caçamba, ou outro dispositivo de armazenamento, pode ser transferida fora do local para outro local de trabalho. Em uma modalidade, o dispositivo de armazenamento pode ser levantado de uma sonda por intermédio de um guindaste e
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 37/45
31/33 transferido para um barco. Alternativamente, a pasta fluida pode ser transferida por intermédio de uma mangueira, tubulação, ou outro conduto, a partir do recipiente de armazenamento e disposto pelo menos uma perna da sonda de perfuração para um tanque de pasta fluida disposto no barco.
[007 0] Em uma modalidade, a pasta fluida pode ser transportada a partir de um local de trabalho para outro local de trabalho para re-injeção. Por exemplo, a pasta fluida pode ser transportada a partir de uma sonda ao largo para outra sonda ao largo. Adicionalmente, a pasta fluida pode ser transportada a partir de uma sonda ao largo para um local de trabalho em terra. Adicionalmente a pasta fluida pode ser transportada a partir de um local de trabalho em terra para um local de trabalho ao largo.
[0071] Aqueles de conhecimento comum na técnica considerarão que os componentes dos sistemas 300, 500, e 600 podem ser permutados, interconectados, e de outro modo montados em um sistema de formação de pasta fluida. Como tal, para tratar das exigências específicas de uma operação de perfuração, particularmente, para re-injeção de aparas, os componentes dos sistemas e módulos aqui revelados podem prover um sistema permutável e adaptável para formação de pasta fluida em um local de perfuração.
[0072] Vantajosamente, as modalidades aqui reveladas podem prover um sistema de armazenamento e transporte de materiais que reduz a quantidade de espaço exigido em uma sonda de perfuração. Em outro aspecto, as modalidades aqui reveladas podem prover um método de transferir os materiais armazenados para um lugar fora do local. Em ainda outro
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 38/45
32/33 aspecto, as modalidades aqui reveladas podem prover um sistema de armazenamento e transporte para aparas que reduz a quantidade de espaço exigido em uma sonda de perfuração.
[0073] Adicionalmente, as modalidades aqui reveladas podem prover vantajosamente um sistema de formação de pasta fluida que reduz a quantidade de espaço exigido em um local de trabalho para operar o sistema de formação de pasta fluida. Em outro aspecto, as modalidades aqui reveladas podem prover um sistema de formação de pasta fluida que reduz a quantidade de equipamento ou o número de componentes exigidos para preparar as pastas fluidas para re-injeção em uma formação. Em ainda outro aspecto, as modalidades aqui reveladas podem prover um sistema de formação de pasta fluida mais seguro mediante redução do número de operações de levantamento de guindaste exigido para instalar o sistema.
[0074] Vantajosamente, as modalidades aqui reveladas também podem prover sistemas e métodos que armazenam e transportam mais eficientemente os materiais de fluxo nãolivre e os materiais de fluxo livre em uma sonda de perfuração. Como o espaço da plataforma ao largo frequentemente é limitado, e as operações de guindaste para transferir grandes tanques ou recipientes de armazenamento frequentemente são dispendiosas e perigosas, as modalidades da presente revelação podem diminuir o custo das operações de perfuração mediante diminuição do número de operações de levantamento de guindaste.
[0075] Embora a invenção tenha sido descrita com relação a um número limitado de modalidades, aqueles versados na técnica, tendo o benefício dessa revelação,
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 39/45
33/33 considerarão que outras modalidades podem ser concebidas as quais não se afastam do escopo da invenção conforme aqui revelada. Consequentemente, o escopo da invenção deve ser limitado apenas pelas reivindicações anexas.
Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 40/45
1/4

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema para armazenar aparas, caracterizado pelo fato de compreender:
    uma sonda de perfuração (1000) tendo um deque (1005) suportado por pelo menos duas estruturas de suporte (1006) ;
    e um sistema de formação de pasta fluida (300) disposto na sonda de perfuração (1000), o sistema de formação de pasta fluida (300) compreendendo:
    pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) disposto em pelo menos uma das pelo menos duas estruturas de suporte (1006);
    um módulo (352) configurado para conectar
    operativamente com o pelo menos u m recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) ; e uma linha de fornecimento de fluido (378) em comunicação de fluido com o pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) . 2. Sistema , de acordo com a reivindicação 1,
    caracterizado pelo fato do recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) compreender um recipiente pressurizado.
    3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de compreender ainda um dispositivo pneumático de transferência conectado operativamente ao pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43).
    4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de gue a pluralidade de recipientes de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) dispostos
    Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 41/45
  2. 2/4 em pelo menos uma das duas estruturas de suporte (1006) são arranjados em uma configuração circular.
    5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda uma linha de descarga (1016) conectada operativamente a uma saída do pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) e configurada para permitir a transferência das aparas a partir do recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) para um lugar fora do local.
    6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de gue o lugar fora do local compreende um veículo de transporte.
    7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de gue pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) é disposto acima do nível do mar.
    8. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de gue pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) é disposto próximo ao nível do mar.
    9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de gue pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) compreende uma seção inferior inclinada (1012).
    10. Sistema, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de gue a seção inferior inclinada (1012) do pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) compreende uma pluralidade de estruturas inclinadas (1014).
    11. Método de armazenar aparas em uma sonda de
    Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 42/45
  3. 3/4 perfuração (1000) caracterizado pelo fato de compreender:
    dispor um sistema de formação de pasta fluida (300) na sonda de perfuração (1000), a sonda de perfuração (1000) compreendendo um deque (1005) suportado por pelo menos duas estruturas de suporte (1006); e o sistema de formação de pasta fluida (300) compreendendo:
    pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) disposto em pelo menos uma das pelo menos duas estruturas de suporte (1006);
    um módulo (352) configurado para conectar
    operativamente com o pelo menos u m recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) ; e uma linha de fornecimento de fluido (378) em comunicação de fluido com o pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43), e
    transferir os materiais a partir do deque (1005) da sonda de perfuração (1000) para o pelo menos um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) .
    12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) compreende um recipiente pressurizado e em que a transferência compreende acionar um dispositivo pneumático de transferência para prover um fluxo dos materiais a partir do dispositivo pneumático de transferência para o recipiente pressurizado.
    13. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender ainda cortar uma abertura na pelo menos uma estrutura de suporte (1006) da
    Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 43/45
  4. 4/4 sonda de perfuração (1000) para instalação de um recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) nesse lugar.
    14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de compreender ainda fechar uma seção removida da pelo menos uma estrutura de suporte (1006) para vedar o recipiente de armazenamento de aparas (1004, 302, 390, 43) dentro de pelo menos uma estrutura de suporte (106).
    Petição 870180038258, de 09/05/2018, pág. 44/45
    1/9 ioo?
    2/9 fl£». 4.(3
    3/9
    4/2
    CN cb ix.
  5. 5/3
  6. 6/9

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2150677B1 (en) Rig storage system
EP2126274B1 (en) Use of cuttings tank for slurrification on drilling rig
US7770665B2 (en) Use of cuttings tank for in-transit slurrification
US8083935B2 (en) Cuttings vessels for recycling oil based mud and water
BRPI0806842A2 (pt) Sistema de processamento de corte
CA2676880C (en) High density slurry
US8741072B2 (en) Use of cuttings vessel for tank cleaning
BRPI0811869B1 (pt) sistema e método para formação de lama a partir de cascalhos de perfuração
CA2703097C (en) Boat installation frame for transportation tanks
BRPI0810562B1 (pt) Sistema para armazenar aparas e método de armazenar aparas em uma sonda de perfuração
NO341447B1 (en) Hydraulic mass transport system and method for transportation of drilling waste