BRPI0809900A2 - dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos - Google Patents

dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809900A2
BRPI0809900A2 BRPI0809900-6A BRPI0809900A BRPI0809900A2 BR PI0809900 A2 BRPI0809900 A2 BR PI0809900A2 BR PI0809900 A BRPI0809900 A BR PI0809900A BR PI0809900 A2 BRPI0809900 A2 BR PI0809900A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrodes
removal
root canals
fragments
teeth
Prior art date
Application number
BRPI0809900-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Fabiola Ormiga Galvao Barbosa
Jose Antonio Da Cunha Ponciano Gomes
Original Assignee
Inst Alberto Luiz Coimbra De P
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Alberto Luiz Coimbra De P filed Critical Inst Alberto Luiz Coimbra De P
Priority to BRPI0809900A priority Critical patent/BRPI0809900A8/pt
Priority to EP09817118.4A priority patent/EP2340782A4/en
Priority to US13/122,161 priority patent/US20110177468A1/en
Priority to PCT/BR2009/000304 priority patent/WO2010037194A1/pt
Publication of BRPI0809900A2 publication Critical patent/BRPI0809900A2/pt
Publication of BRPI0809900A8 publication Critical patent/BRPI0809900A8/pt

Links

Landscapes

  • Secondary Cells (AREA)
  • Battery Electrode And Active Subsutance (AREA)
  • Apparatus Associated With Microorganisms And Enzymes (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA REMOçãO DE FRAGMENTOS METáLICOS E ELEMENTOS METáLICOS DO INTERIOR DE CANAIS RADICULARES DE DENTES E PROCESSO PARA REMOçãO DOS MESMOS. A inovação descreve um dispositivo para remoção de fragmentos e elementos metálicos do interior de canais radiculares e processo para remoção dos mesmos através do uso de eletrodos que devem estar acoplados a um módulo de alimentação e de controle e em contato com uma solução variável, sendo que um dos eletrodos deve ter contato com o fragmento a ser removido do interior dos canais.

Description

DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE FRAGMENTOS METÁLICOS EELEMENTOS METÁLICOS DO INTERIOR DE CANAIS RADICULARES DEDENTES E PROCESSO PARA REMOÇÃO DOS MESMOS.
Campo Técnico
A inovação ora proposta descreve um dispositivo para remoçãode fragmentos e elementos metálicos do interior de canais radiculares eprocesso para remoção dos mesmos, através do uso de eletrodos.
Técnicas Anteriores
No interior dos dentes, está presente a polpa dentária, queconsiste em um tecido composto principalmente por nervos e vasossangüíneos. Quando o elemento dentário encontra-se comprometido porinflamação irreversível ou necrose da polpa dentária, ou até mesmo paraatender a uma necessidade do planejamento protético, faz-se necessária àintervenção do dentista através do tratamento endodôntico. Este tratamentoconsiste no acesso à cavidade pulpar, remoção da polpa dentária, limpeza emodelagem dos canais radiculares e o posterior preenchimento tridimensionaldestes canais com o material obturador.
A limpeza e a modelagem dos canais são realizadas através desolução irrigadora e de instrumentos metálicos. Em algpns casos, estesinstrumentos metálicos fraturam no interior do canal, sendo sua remoçãoconsiderada uma etapa muito difícil do tratamento. Como conseqüência, muitasvezes o fragmento é deixado no interior do canal. Assim, a presença defragmentos de instrumentos endodônticos pode impedir que a limpeza e amodelagem do sistema de canais radiculares sejam concluídas, dificultandomuito a evolução do tratamento.Além do problema relacionado à presença de fragmentos deinstrumentos no interior dos canais radiculares, freqüentemente é precisorefazer o tratamento destes canais. Para isso é necessária a remoção domaterial de obturação utilizado no tratamento anterior, sendo em alguns casosum material metálico. Entretanto, sua remoção consiste em um procedimentocom elevado grau de dificuldade, extremamente trabalhoso e demorado. Destaforma, em alguns casos a possibilidade de retratamento endodôntico édescartada, sendo indicada a extração do dente.
A fratura de pinos intra-radiculares pode também resultar napermanência de fragmentos metálicos no interior dos canais radiculares, sendonecessária a sua remoção, para permitir a execução dos procedimentos dereparação do elemento danificado.
Diferentes técnicas têm sido descritas para a remoção deinstrumentos fraturados e cones de prata do interior dos canais radiculares.
O documento de patente US20030124485 descreve umdispositivo para remoção mecânica de fragmentos do interior de canaisradiculares. Contudo, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico comopropõe o presente documento.
O documento de patente US5951286 descreve um dispositivopara remoção mecânica de pinos intra-radiculares. Desta forma, não utilizaeletrodos ou processo eletroquímico como propõe o presente documento.
O documento de patente PI0005652-9 descreve um dispositivo euma técnica para remoção mecânica de fragmentos do interior de canaisradiculares. Desta forma, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico comopropõe o presente documento.O documento de patente US6227855 descreve um dispositivopara remoção mecânica de fragmentos do interior de canais radiculares. Destaforma, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico como propõe o presentedocumento.
O documento de patente US6280197 descreve um dispositivopara remoção mecânica de pinos fraturados no interior dos canais radiculares.Desta forma, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico como propõe opresente documento.
O documento de patente US4909789 descreve um dispositivopara remoção mecânica de fragmentos do interior de canais radiculares. Destaforma, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico como propõe o presentedocumento.
O documento de patente US5879160 descreve um dispositivopára remoção mecânica de fragmentos do interior de canais radiculares. Destaforma, não utiliza eletrodos ou processo eletroquímico como propõe o presentedocumento
Dispositivos que fazem uso de eletrodos são descritos paradiferentes aplicações na área odontológica.
O documento de patente W02006/037968 descreve umdispositivo odontológico composto por eletrodos, com aplicação definida para odiagnóstico de cárie. Desta forma, não apresenta aplicabilidade no tratamentoendodôntico, principalmente no que se refere à remoção de materiais queestejam obstruindo os canais radiculares.O documento de patente US006090053A descreve um dispositivoodontológico composto por eletrodos, com aplicação relacionada àdeterminação do estado de próteses odontológicas. Desta forma, nãoapresentam aplicabilidade no tratamento endodôntico, principalmente no quese refere à remoção de materiais que estejam obstruindo os canais radiculares.
As técnicas descritas para a remoção de fragmentos metálicos dointerior de canais radiculares requerem o desgaste de uma porção considerávelde dentina, o que pode fragilizar a estrutura dentária, ou aumentar o risco deperfuração. Além disso, estas técnicas são fortemente dependentes dahabilidade do profissional, sendo que na maioria das vezes o uso de ummicroscópio clínico é necessário.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção consiste em um dispositivo para a remoçãode elementos metálicos do interior do canal radicular de um dente,caracterizado por conter dois ou mais eletrodos acoplados a um módulo dealimentação e controle. Os eletrodos devem ficar em contato com uma soluçãode composição variável, que deve ser renovada durante o procedimento deremoção. Um dos eletrodos deve ficar em contato com o fragmento metálico aser removido.
Mais especificamente, o equipamento em sua configuração maisgeral, consiste de um módulo que alimenta um conjunto composto por dois oumais eletrodos que são inseridos no interior do canal radicular, que estarápreenchido com um eletrólito de composição variável. Esta composição podeser de íons cloreto e seus derivados, íons fluoreto e seus derivados, íonssulfato e seus derivados em diferentes concentrações e de pH variável.Sendo o processo composto das etapas de colocação da soluçãono interior do canal radicular, realização do contato entre um dos eletrodos e ofragmento metálico contido no canal radicular em presença da solução,realização do contato entre o outro eletrodo e a solução, e acionamento docircuito externo de alimentação. A solução deve ser renovada durante oprocedimento de remoção. O tempo de tratamento varia em função dasdimensões, da geometria e do material componente do fragmento ou elementometálico a ser removido, assim como da seleção das condições operacionaisdo dispositivo.
Descrição Detalhada de Modalidades Preferidas
As descrições das modalidades preferidas não devem serconsideradas com Iimitativas ao escopo da presente invenção, pois oequipamento poderá apresentar configurações diversas a critério do usuário damesma.
Descrição das Figuras
A Figura 1 representa um dispositivo composto por dois eletrodosdistintos, onde (A) representa a caneta que contem o eletrodo, (B) representa ofio que liga o eletrodo ao módulo de alimentação e controle, e (C) representa omódulo de alimentação e controle do dispositivo.
A Figura 2 representa um dispositivo composto por dois eletrodospresentes em uma única caneta, onde (A) representa a caneta que contem oseletrodos, (B) representa o fio que liga o eletrodo ao módulo de alimentação econtrole, e (C) representa o módulo de alimentação e controle do dispositivo.A Figura 3 representa um dispositivo composto por dois eletrodose o módulo de alimentação e controle presentes em uma única caneta, onde(A) representa a caneta contendo os eletrodos e o módulo de alimentação econtrole, e (B) representa o fio que liga o dispositivo a uma fonte de energiaexterna ao dispositivo.
A Figura 4 representa um dispositivo composto por dois eletrodos,módulo de alimentação e controle, e uma fonte de energia interna aodispositivo, presentes em uma única caneta.
Vantagens Apresentadas pela Utilização do Equipamento Proposto
A utilização do dispositivo descrito possibilita a remoção defragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radicularesem um tempo reduzido, uma vez que o processo induzido por eletrodos podeser acelerado com a seleção de condições adequadas de execução.
O uso do dispositivo descrito possibilita a remoção de fragmentosmetálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares com maiorsegurança. O uso do dispositivo dispensa a remoção mecânica de dentina dasparedes dos canais radiculares, evitando a fragilização da raiz dentária.
A utilização do dispositivo na forma preconizada constitui umprocedimento de menor complexidade de execução em comparação com osprocedimentos de remoção mecânica. A maior simplicidade de execução reduztambém o peso relativo da habilidade do profissional no sucesso do tratamento.
O uso do dispositivo dispensa o emprego de equipamentosauxiliares, de maior complexidade, como microscópio e ultra-som, requeridosnas operações de remoção mecânica.

Claims (4)

1.- DISPOSITIVO PARA REMOÇÃO DE FRAGMENTOSMETÁLICOS E ELEMENTOS METÁLICOS DO INTERIOR DE CANAISRADICULARES DE DENTES, caracterizado por conter dois ou mais eletrodosacoplados a um modulo externo de alimentação e controle.
2.- DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo contato dos eletrodos com uma solução de composiçãovariável e contato de um dos eletrodos com o fragmento metálico a serremovido.
3.- DISPOSITIVO de acordo com a reivindicação 2,caracterizado por um eletrólito de composição variável que pode ser de Ionscloreto e seus derivados, íons fluoreto e seus derivados, íons sulfato e seusderivados em diferentes concentrações e de pH variável, dentre outros.
4.- DISPOSITIVO caracterizado por conter dois ou mais eletrodosacoplados a um módulo de controle e alimentação internamente ao dispositivo.
BRPI0809900A 2008-10-03 2008-10-03 Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos BRPI0809900A8 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0809900A BRPI0809900A8 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos
EP09817118.4A EP2340782A4 (en) 2008-10-03 2009-10-02 METHOD AND DEVICE FOR REMOVING METAL FRAGMENTS AND METAL ELEMENTS FROM TOOTH ROOT CHANNELS
US13/122,161 US20110177468A1 (en) 2008-10-03 2009-10-02 Method and device for removing metallic fragments and metallic elements from dental root canals
PCT/BR2009/000304 WO2010037194A1 (pt) 2008-10-03 2009-10-02 Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canáis radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0809900A BRPI0809900A8 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0809900A2 true BRPI0809900A2 (pt) 2010-10-19
BRPI0809900A8 BRPI0809900A8 (pt) 2017-07-25

Family

ID=42962668

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809900A BRPI0809900A8 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0809900A8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0809900A8 (pt) 2017-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Young et al. The principles of techniques for cleaning root canals
Hin et al. Effects of self-adjusting file, Mtwo, and ProTaper on the root canal wall
Çalışkan et al. The outcome of apical microsurgery using MTA as the root‐end filling material: 2‐to 6‐year follow‐up study
Öğütlü et al. Clinical and radiographic outcomes of apical surgery: a clinical study
Eliyas et al. Micro-surgical endodontics
WO2010037194A1 (pt) Dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canáis radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos
Smith et al. Management of a maxillary sinus foreign body (dental bur)
Olson et al. Unevenness of the apical constriction in human maxillary central incisors
El Hachem et al. The effectiveness of different irrigation techniques on debris and smear layer removal in primary mandibular second molars: an in vitro study
BRPI0809900A2 (pt) dispositivo para remoção de fragmentos metálicos e elementos metálicos do interior de canais radiculares de dentes e processo para remoção dos mesmos
Rathi et al. Management of separated endodontic instrument: 2 case reports
Hristov et al. Micro-computed tomography (micro-CT) evaluation of root canal morphology in immature maxillary third molars.
Srivastava et al. Evaluation of the use of sixth generation apex locators as a diagnostic tool to detect root perforations
Peters et al. Rotary and reciprocating motions during canal preparation
Patel et al. Contemporary endodontics–part 2
US2100116A (en) Method and apparatus for treating pyorrhea
Reis et al. Comparison of ultrasound Fiberglass Pin Removal using or not using Operating Microscope
Hofmann Salcedo et al. Apical curettage and retrograde obturation without apicoectomy: Clinical case presentation
Jose et al. Endolight concept: a minimally invasive endodontic future
Büker et al. Removal of AH Plus Bioceramic Sealer from Artificial Internal Resorption Cavities Using Different Irrigation Activation Systems
Ahmed et al. A 34-year-old male with pain and mobility of upper left lateral incisor tooth
Khatod et al. Management of Calcified Root Canal: A Case Report.
Singh et al. Evaluation of the Raypex 5 electronic apex locator in the presence of different endodontic irrigating solutions: An in vitro study
RU58041U1 (ru) Устройство для проведения электрофореза твердых тканей зуба
Soto Minimally invasive endodontics, an overview and current update

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61C 5/50 (2017.01), A61B 5/053 (2006.01)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements