BRPI0808622A2 - "sistema de comunicação de aeronave, aeronave e terminal de aeronave" - Google Patents

"sistema de comunicação de aeronave, aeronave e terminal de aeronave" Download PDF

Info

Publication number
BRPI0808622A2
BRPI0808622A2 BRPI0808622-2A BRPI0808622A BRPI0808622A2 BR PI0808622 A2 BRPI0808622 A2 BR PI0808622A2 BR PI0808622 A BRPI0808622 A BR PI0808622A BR PI0808622 A2 BRPI0808622 A2 BR PI0808622A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aircraft
portable
terminal
resource
portable resource
Prior art date
Application number
BRPI0808622-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Frederic Saugnac
Original Assignee
Airbus
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus filed Critical Airbus
Publication of BRPI0808622A2 publication Critical patent/BRPI0808622A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G5/00Traffic control systems for aircraft, e.g. air-traffic control [ATC]
    • G08G5/0017Arrangements for implementing traffic-related aircraft activities, e.g. arrangements for generating, displaying, acquiring or managing traffic information
    • G08G5/0021Arrangements for implementing traffic-related aircraft activities, e.g. arrangements for generating, displaying, acquiring or managing traffic information located in the aircraft
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/40Bus networks
    • H04L12/407Bus networks with decentralised control
    • H04L12/413Bus networks with decentralised control with random access, e.g. carrier-sense multiple-access with collision detection (CSMA-CD)

Description

I "SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE AERONAVE, AERONAVE E TERMINAL DE AERONAVE".
A presente invenção refere-se a um sistema de comunicação de aeronave, especialmente dentro de uma aeronave, compreendendo um terminal de aeronave e um recurso portátil e um terminal de aeronave e um recurso portátil associados.
Um piloto de avião deseja poder utilizar seu computador portátil, seus dados ou aplicativos tanto dentro do avião, durante as diferentes fases de voo, quanto no solo, para sua coleta ou para as atualizações dos dados de voo logo antes do voo.
Assim, em um avião, a tripulação, especialmente o piloto, pode utilizar aplicativos instalados no terminal de bordo 15 (que equipa classicamente a cabine de comando) ou em seu computador portátil. Estes últimos podem estar conectados aos recursos do avião, especialmente, a uma tela e um teclado na cabine de comando, a uma alimentação e ao barramento de transmissão de dados do avião por meio de 20 um conector universal ou um conector de hardware especifico.
Contudo, essa solução apresenta vários inconvenientes. De fato, esse conector deve funcionar para qualquer tipo de recurso a ser conectado ao avião, especialmente o 25 terminal de bordo, o computador portátil do piloto e mais particularmente o barramento de transmissão dos dados do avião. Além disso, essa solução pode acarretar problemas de segurança dos dados.
Além disso, esse conector deve ser implantado pelo conjunto dos fabricantes de recursos (especialmente os fabricantes de computadores e de computadores portáteis). Além do mais, essa solução apresenta o inconveniente de que o conector deve ser padronizado.
Segundo uma outra abordagem, instala-se na cabine de comando do avião uma doca ("docking station") à qual pode ser conectado um computador portátil. Esta doca é um conector material ligado a meios de entrada/saida que formam uma interface com o piloto na cabine de comando. Além disso, a doca está conectada por meio de uma conexão às unidades funcionais substituíveis LRU ("Líne Replaceable Unit"), sendo esta conexão especialmente, 5 por exemplo, um barramento ARINC 429.
Contudo, segundo essa abordagem, deve-se notar que se pode conectar à doca apenas um modelo de computador portátil. De fato, para cada marca de computador, e às vezes para tipos diferentes de computadores, há uma doca especifica.
Com o fim de paliar este inconveniente, segundo uma abordagem ilustrada na figura 1, instala-se na cabine de comando do avião uma doca genérica 10. Em seguida, para cada modelo de computador portátil utilizado pelos 15 pilotos, fabrica-se um adaptador 12 ao qual pode ser conectado o computador portátil 11 e que pode ser conectado à doca instalada na cabine de comando.
Todavia, essa solução apresenta o inconveniente de se ter de desenvolver adaptadores para os diferentes computadores portáteis utilizados pelos pilotos.
A presente invenção tem como primeiro objeto remediar pelo menos um dos inconvenientes precitados das técnicas e processos da arte anterior. Para tal, a invenção propõe especialmente um sistema de comunicação que permite 25 utilizar um recurso portátil distante e que apresenta a vantagem, especialmente para um usuário, de utilizar tanto o terminal existente em um equipamento quanto seu recurso portátil. 0 equipamento está, por exemplo, incluído em uma aeronave.
A invenção também tem por objeto tirar proveito de um terminal existente embarcado na aeronave para favorecer a interatividade com o recurso portátil bem como a segurança do sistema de informática.
A invenção tem assim por objeto um sistema de comunicação de aeronave, que compreende um terminal de aeronave ligado a pelo menos uma unidade de entrada/saída, compreendendo o sistema um recurso portátil conectado ao terminal de aeronave por uma conexão de rede, sendo a dita pelo menos uma unidade de entrada/saída capaz de interagir com o conjunto formado pelo terminal de aeronave e o recurso portátil, caracterizado pelo fato de 5 o terminal de aeronave ser capaz de acessar pelo menos uma unidade de memorização do recurso portátil e compreender meios de execução capazes de executar pelo menos um aplicativo memorizado na unidade de memorização do recurso portátil.
0 sistema de acordo com a invenção permite assim utilizar um recurso portátil por meio de um terminal de aeronave utilizando as unidades de entrada/saída ligadas ao terminal de aeronave, especialmente o teclado e/ou Oi sistema de designação (por exemplo, o equipamento 15 apontador, o mouse), estando o recurso portátil e o terminal de aeronave conectados, por exemplo, por uma conexão Ethernet ou por uma conexão USB.
Dessa maneira, torna-se possível utilizar qualquer tipo de recurso portátil conectado ao terminal de aeronave bem como o terminal de aeronave, sem necessitar de adaptação material para o uso do recurso portátil.
Além disso, o terminal de aeronave, por meio de comandos provenientes da unidade de entrada/saída, por exemplo, o teclado ligado ao terminal de aeronave, permite executar 25 um aplicativo memorizado e instalado no recurso portátil, utilizando seus recursos de processamento, especialmente, sua unidade de execução.
De acordo com essa disposição da invenção, otimiza-se a relação entre o terminal de aeronave e o recurso portátil minimizando a utilização da ligação entre os dois. Assim, aumenta-se a segurança informática com uma grande interatividade com o aplicativo executado.
De acordo com um modo de realização particular, o recurso portátil é um computador portátil.
De acordo com outro modo de realização, o recurso portátil é um dispositivo de memória.
Em particular, o dispositivo de memória compreende um sistema operacional.
A invenção também se refere a uma aeronave compreendendo um sistema de comunicação de aeronave conforme ã invenção.
5 A aeronave apresenta as mesmas vantagens que o sistema de comunicação de aeronave brevemente descrito acima, não sendo essas, portanto, mencionadas novamente aqui.
A invenção também se refere a um terminal de aeronave ligado a pelo menos uma unidade de entrada/saída, 10 compreendendo um meio de conexão de rede capaz de se conectar a um recurso portátil, sendo a dita pelo menos uma unidade de entrada/saída capaz de interagir com o conjunto formado pelo terminal de aeronave e o recurso portátil, caracterizado pelo fato de o terminal de 15 aeronave compreender meios de acesso capazes de acessar pelo menos uma unidade de memorização do recurso portátil e compreender meios de execução capazes de executar pelo menos um aplicativo memorizado na unidade de memorização do recurso portátil.
Assim, a invenção propõe um recurso portátil caracterizado pelo fato de compreender um meio de conexão de rede capaz de ser conectado a um terminal de aeronave que compreende pelo menos uma unidade de entrada/saída, sendo a dita pelo menos uma unidade de entrada/saida 25 capaz de interagir com o conjunto formado pelo terminal de aeronave e o recurso portátil.
0 terminal e o recurso portátil apresentam as mesmas vantagens que o sistema de comunicação de aeronave brevemente descrito acima, não sendo essas, portanto, mencionadas novamente aqui.
Outras vantagens, finalidades e características da presente invenção ressaltarão da descrição detalhada a seguir, feita a título de exemplo não limitativo, em relação aos desenhos anexos cujas figuras são relacionadas abaixo.
A figura 1 representa uma doca de um computador portátil com adaptador; A figura 2 ilustra um sistema de comunicação entre um terminal de bordo e um recurso portátil distante conforme à invenção;
A figura 3 ilustra um sistema de comunicação em uma cabine de comando de avião conforme a invenção;
A figura 4 ilustra um primeiro modo de execução da invenção, a saber, a exibição remota; e
A figura 5 ilustra um segundo modo de execução da invenção, a saber, o armazenamento remoto.
De acordo com a invenção, um mesmo recurso portátil, tal como, por exemplo, um computador portátil ou um suporte de memória portátil, pode ser utilizado em um equipamento, especialmente, dentro de um avião e fora do equipamento. De fato, em um avião, a tripulação, 15 especialmente o piloto, pode utilizar aplicativos instalados seja no terminal de bordo, também chamado terminal de aeronave, seja em um recurso portátil, por exemplo, seu computador portátil ou seu suporte de memória portátil. Para tal, o recurso portátil é 20 conectado especialmente ao terminal de bordo de maneira que esse recurso portátil seja acessível à distância. 0 terminal de bordo é, além disso, conectado a um barramento, especialmente ao barramento ARINC 429 ou Ethernet da rede aviônica do avião, de maneira a ter 25 acesso aos dados do avião, e a uma unidade de entrada/saída, a saber, por exemplo, uma unidade de exibição e um teclado localizados na cabine de comando do avião. Assim, durante o voo, o recurso portátil é fixado, por exemplo, na cabine de comando do avião, e é conectado 30 aos recursos do avião.
Assim, a tripulação, especialmente o piloto, é capaz de utilizar os aplicativos e os dados contidos nesse recurso portátil por meio do terminal de bordo durante todas as fases de voo. No solo, o piloto também é capaz de utilizar os aplicativos e os dados do recurso portátil.
Assim, para tal, o sistema conforme a invenção baseia-se em um recurso portátil distante conectado ao terminal de bordo por uma conexão de rede, especialmente uma conexão Ethernet ou uma conexão USB. Os aplicativos ou os dados contidos no recurso portátil distante são utilizados por meio do terminal de bordo do avião, especialmente 5 utilizando uma tecnologia de exibição remota baseada, por exemplo, sobre uma arquitetura cliente-servidor.
0 terminal de bordo e o teclado formam especialmente o terminal de informação de bordo do avião OIT ("Onboard Information Terminal").
Deve-se notar que uma conexão Ethernet e uma conexão USB utilizam conectores padrão existentes.
Além disso, de acordo com a invenção, o recurso portátil distante pode ser instalado em um espaço de armazenamento existente, necessitando apenas pouca adaptação. De fato, pode ser necessário fixar o recurso portátil, especialmente por meio de espumas e cintas.
0 recurso portátil distante pode utilizar uma interface de sistema definida como SIS ("System Interface Specification") de maneira que qualquer aplicativo conforme essa interface possa ser integrado.
Essa interface de sistema permite que os aplicativos sejam utilizados a partir da estrutura instalada no avião.
Uma outra interface de sistema também permite disponibilizar, para aplicativos instalados no recurso portátil distante, os dados do avião coletados relativos ao avião.
Será descrito agora, em referência à figura 2, um modo de realização de um sistema de comunicação em um avião entre um terminal de bordo e um recurso portátil distante conforme a invenção.
De acordo com esse modo de realização, por um lado, os diferentes elementos do avião 21, especialmente os dados do avião e a conectividade do avião, e, por outro lado, a 35 unidade de exibição 22 e o teclado 23, são ligados a um terminal de bordo 24 capaz de realizar um conector, especialmente um conector lógico, em vista de sua conexão com um recurso portátil distante 25 alimentado por meio de uma tomada de alimentação 26.
0 recurso portátil distante é especialmente um computador portátil, uma unidade de armazenamento, tal como um disco 5 rigido, uma memória Flash, uma memória equipada com um sistema operacional simplificado tal como uma chave USB "Bootable", ou seja, capaz de ser inicializada, etc.
Esse conector permite que o recurso portátil distante acesse, por meio da ligação de rede, especialmente a 10 ligação Ethernet, os dados do avião, os sinais discretos (por exemplo, o estatuto dos documentos de trabalho (EFB)) e todos os serviços do avião (por exemplo, porta USB) disponíveis, por meio de uma correspondência de portas ( "port mapping") .
Assim, os aplicativos relativos aos documentos de trabalho (EFB) podem ser exibidos na unidade de exibição 22 .
A figura 3 ilustra uma instalação material de tal sistema na cabine de comando de um avião.
Assim, diferentes unidades de exibição 31, 32, 33 estão conectadas ao terminal de bordo 34 capaz de realizar o conector lógico. A esse terminal de bordo, está conectada, por exemplo, a rede aviônica por meio de um barramento ARINC 429 com o fim de receber os dados do 25 avião.
Além disso, o recurso portátil distante 35 está conectado ao terminal de bordo 34 por meio de uma conexão 36, especialmente uma conexão Ethernet.
De acordo com um primeiro modo de realização particular, 30 o recurso portátil distante está conectado ao terminal de bordo e um computador de rede virtual é constituído entre o terminal de bordo e o recurso portátil distante. De acordo com esse modo de realização, as entradas/saídas do recurso portátil distante são as do avião, a saber, as 35 telas e os teclados da cabine de comando do avião. Este modo de realização é chamado de exibição remota {"Remo te display") . Podem ser utilizados diferentes protocolos tecnológicos de criação de computador de rede "virtual", tais como os computadores de tipo VNC ("Virtual Network Computing") ou ainda os servidores de tipo "MS terminal server".
5 Por outro lado, estando o terminal de bordo e o recurso portátil distante conectados por tecnologias, por exemplo, de tipo cliente-servidor de redes, os sistemas operacionais dos dois recursos são independentes. Dessa maneira, os sistemas operacionais que são executados no 10 terminal de bordo e no recurso portátil distante podem ser diferentes. Por exemplo, o recurso portátil distante pode ter um sistema operacional de tipo Windows (marca registrada) e o terminal de bordo pode ter um sistema operacional diferente, a saber, por exemplo, um sistema 15 de tipo Linux.
De acordo com um segundo modo de realização particular, o recurso portátil distante, conectado ao terminal de bordo, disponibiliza uma pasta com o fim de permitir que o terminal de bordo execute aplicativos localmente por 20 conta própria, estando os aplicativos e/ou os dados memorizados no recurso portátil distante. Este modo de realização é chamado de armazenamento remoto ("Remote Hard Disk") .
A figura 4 ilustra o primeiro modo de realização particular, a saber, a exibição remota.
Ilustrou-se um terminal de bordo 41 no qual estão conectados pelo menos uma unidade de exibição e pelo menos um teclado 42 instalados na cabine de comando do avião.
Uma base de dados 43 capaz de memorizar os dados do avião também está conectada a esse terminal de bordo.
Além disso, de acordo com a invenção, um recurso portátil distante 44 está conectado, especialmente por meio de uma conexão Ethernet, ao terminal de bordo 41 segundo uma arquitetura cliente-servidor.
Além do mais, um barramento 45 transportando os dados do avião, especialmente um barramento ARINC 429, pode ser conectado ao terminal de bordo 41 por meio de uma conexão de somente leitura e não tempo real. Essa conexão permite que o terminal de bordo leia informações, especialmente sobre o funcionamento das unidades funcionais do avião.
5 Esses dados são memorizados na base de dados do avião 43. De acordo com esse modo de realização, o recurso portátil distante está conectado por meio de uma conexão Ethernet ao terminal de bordo 41.
De acordo com um modo de realização particular, o recurso portátil distante é um servidor da rede virtual ("server VNC") e o terminal de bordo é um cliente da rede virtual ("Client VNC") .
De acordo com esse modo de realização, os usuários acessam o recurso portátil distante como se esse recurso fosse local. Assim, a unidade de processamento utilizada, especialmente o processamento, a memória física e a memória de massa, é a do recurso portátil distante.
O aplicativo executado no recurso portátil distante 44 utiliza os recursos locais do avião para a interface 20 homem-máquina, especialmente a unidade de entrada/saída, por exemplo, a unidade de exibição 42, e o teclado, por meio do terminal de bordo 41. Para tal, o terminal de bordo gerencia um dispositivo de exibição tal que este exiba o aplicativo que é executado no recurso portátil 25 distante.
O modo de realização "exibição remota" descrito aqui atende à problemática de mobilidade levantada pela utilização da eletrônica do avião nas operações de um avião. A mobilidade é indispensável para as atualizações 30 de dados, por exemplo, antes da partida do avião (meteorologia, troca de tripulação). Essa necessidade de mobilidade necessita um sistema portátil, disponível durante todas as fases de voo, que acesse os dados aviônicos, especialmente em modo somente leitura, e que 35 seja fixado no avião.
Além disso, o terminal de bordo 41 compreende meios de recepção de dados da unidade 42, especialmente do teclado, e meios de transmissão destes dados para o recurso portátil distante, e meios de recepção de dados do recurso portátil distante e meios de transmissão destes dados para a unidade 42, especialmente a exibição. 5 Para tal, conectam-se as portas ativas de entrada/saida do terminal de bordo, especialmente da unidade de entrada/saída, com as portas do recurso portátil distante, especialmente efetuando mudanças de endereçamento.
Para executar esse modo de realização, no terminal de bordo e no recurso portátil distante, instala-se um programa, por exemplo, de tipo Linux, com o papel respectivamente de cliente e de servidor.
Além disso, segundo essa arquitetura, os aplicativos executados no recurso portátil distante podem acessar a base de dados do avião 43.
De fato, o acesso aos parâmetros aviônicos é realizado pelo terminal de bordo, e em seguida é transferido para os aplicativos do recurso portátil distante pela 20 correspondência de portas da mesma maneira que para a tela ou o teclado. Para tal, um aplicativo servidor é executado no terminal de bordo para fornecer os dados aviônicos para o recurso portátil distante.
Será descrito agora o segundo modo de realização particular, em referência à figura 5, a saber o armazenamento remoto.
Ilustrou-se um terminal de bordo 51 no qual estão conectados pelo menos uma unidade de exibição e pelo menos um teclado 52 instalados na cabine de comando do avião.
Uma base de dados 53 capaz de memorizar os dados do avião também está conectada a esse terminal de bordo.
Além disso, de acordo com a invenção, um recurso portátil distante 54 está conectado, especialmente por meio de uma conexão Ethernet, ao terminal de bordo 51.
Além do mais, um barramento 55 transportando os dados do avião, especialmente um barramento ARINC 429, pode ser conectado ao terminal de bordo 51 por meio de uma conexão de apenas leitura e em não tempo real. Essa conexão permite que o terminal de bordo leia informações, especialmente sobre o funcionamento das unidades 5 funcionais do avião. Esses dados são memorizados na base de dados do avião 53.
Segundo essa arquitetura, o recurso portátil distante 54 é um servidor de arquivos {"file server") no qual são memorizados aplicativos e dados. Para tal, o recurso 10 portátil distante compreende pelo menos uma unidade de memorização que forma uma pasta compartilhada e meios de disponibilização da pasta compartilhada.
De acordo com um modo de realização particular, o recurso portátil distante 54 é um computador portátil que disponibiliza para o terminal de bordo 51 toda ou parte da memória de armazenamento contida no computador portátil.
De acordo com outro modo de realização particular, o recurso portátil distante 54 é um suporte de memorização tal como um disco rigido ou uma memória Flash.
No modo de realização do armazenamento remoto, os aplicativos instalados na pasta compartilhada do recurso portátil distante são executados no terminal de bordo, especialmente utilizando o processador do mesmo. Para 25 tal, o terminal de bordo compreende meios de acesso capazes de acessar a pasta compartilhada do recurso portátil distante.
Contudo, esses aplicativos são executados pela unidade de processamento do terminal de bordo 51, especialmente pelo processador do terminal de bordo. A exibição da execução do aplicativo memorizado no recurso portátil distante também é gerenciada pelo terminal de bordo.
Além disso, segundo essa arquitetura, o terminal de bordo 51 pode acessar a base de dados do avião 53.

Claims (7)

1. Sistema de comunicação de aeronave, compreendendo um terminal de aeronave ligado a pelo menos uma unidade de entrada/saída, compreendendo o sistema um recurso portátil conectado ao terminal de aeronave por uma conexão de rede, sendo a dita pelo menos uma unidade de entrada/saída capaz de interagir com o conjunto formado pelo terminal de aeronave e o recurso portátil, caracterizado pelo fato de o terminal de aeronave ser capaz de acessar pelo menos uma unidade de memorização do recurso portátil e compreender meios de execução capazes de executar pelo menos um aplicativo memorizado na unidade de memorização do recurso portátil.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a conexão de rede entre o terminal de aeronave e o recurso portátil ser uma conexão Ethernet.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a conexão de rede entre o terminal de aeronave e o recurso portátil ser uma conexão USB.
4. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o dito recurso portátil ser um computador portátil que disponibiliza para o dito terminal de aeronave toda ou parte da memória de armazenamento contida no computador portátil.
5. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o dito recurso portátil ser um suporte de memorização.
6. Aeronave, caracterizada pelo fato de compreender um sistema de comunicação de aeronave conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 5.
7. Terminal de aeronave, ligado a pelo menos uma unidade de entrada/saída, compreendendo um meio de conexão de rede capaz de se conectar com um recurso portátil, sendo a dita pelo menos uma unidade de entrada/saída capaz de interagir com o conjunto formado pelo terminal de aeronave e o recurso portátil, caracterizado pelo fato de o terminal de aeronave compreender meios de acesso capazes de acessar pelo menos uma unidade de memorização do recurso portátil e compreender meios de execução capazes de executar pelo menos um aplicativo memorizado na unidade de memorização do recurso portátil.
BRPI0808622-2A 2007-03-30 2008-03-28 "sistema de comunicação de aeronave, aeronave e terminal de aeronave" BRPI0808622A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0754189A FR2914450B1 (fr) 2007-03-30 2007-03-30 Systeme de communication d'aeronef comprenant un terminal d'aeronef et une ressource portable
FR0754189 2007-03-30
PCT/FR2008/000428 WO2008142240A2 (fr) 2007-03-30 2008-03-28 Système de communication d'aéronef comprenant un terminal d'aéronef et une ressource portable

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0808622A2 true BRPI0808622A2 (pt) 2014-07-29

Family

ID=38577654

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0808622-2A BRPI0808622A2 (pt) 2007-03-30 2008-03-28 "sistema de comunicação de aeronave, aeronave e terminal de aeronave"

Country Status (11)

Country Link
US (1) US9003085B2 (pt)
EP (1) EP2137494B1 (pt)
JP (1) JP5395048B2 (pt)
CN (1) CN101652634B (pt)
AT (1) ATE508344T1 (pt)
BR (1) BRPI0808622A2 (pt)
CA (1) CA2680263C (pt)
DE (1) DE602008006707D1 (pt)
FR (1) FR2914450B1 (pt)
RU (1) RU2472112C2 (pt)
WO (1) WO2008142240A2 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9092029B2 (en) * 2009-04-21 2015-07-28 Hamilton Sundstrand Corporation Vehicle monitoring system
GB2477960A (en) * 2010-02-19 2011-08-24 Thales Holdings Uk Plc Integrated aircraft radio system in which a plurality of radios are networked together
US8725318B1 (en) * 2011-05-20 2014-05-13 Rockwell Collins, Inc. Systems and methods for incorporating virtual network computing into a cockpit display system and controlling a remote aircraft system with the VNC-incorporated CDS
FR2980616B1 (fr) * 2011-09-23 2014-08-08 Thales Sa Systeme d'alerte a destination d'un operateur de conduite d'un aeronef
US9571181B2 (en) 2012-03-01 2017-02-14 Honeywell International Inc. Programmable portable electronic device for airborne operational communications
US9060010B1 (en) * 2012-04-29 2015-06-16 Rockwell Collins, Inc. Incorporating virtual network computing into a cockpit display system for controlling a non-aircraft system
CN102946421B (zh) * 2012-10-31 2016-08-17 深圳市森普航科电子有限公司 航空飞行数据和航行信息传输系统和方法
FR3001289B1 (fr) * 2013-01-18 2016-02-05 Thales Sa Systeme de sauvegarde de donnees aeronautiques d'un dispositif mobile sur une station d'accueil
US10320908B2 (en) * 2013-03-25 2019-06-11 Sita Information Networking Computing Ireland Limited In-flight computing device for aircraft cabin crew
EP2866476B1 (en) 2013-10-28 2021-05-12 Airbus Operations GmbH Method and aircraft server system for communication with a personal electronic device in an aircraft
US9260182B2 (en) * 2013-10-30 2016-02-16 Westjet Airlines Ltd. Integrated communication and application system for aircraft
US10135927B1 (en) * 2014-09-28 2018-11-20 Rockwell Collins, Inc. ARINC 661 display system and methods incorporating non-ARINC 661 protocols
US9980298B2 (en) * 2016-02-26 2018-05-22 The Boeing Company Method and system for integration of portable devices with flight deck displays
US10053228B2 (en) * 2016-12-21 2018-08-21 General Electric Company Aircraft status report matching
WO2019059889A1 (en) * 2017-09-19 2019-03-28 Sikorsky Aircraft Corporation DEVICES AND SYSTEMS FOR CONTROLLING A PORTABLE AIRCRAFT
US10991255B2 (en) 2018-04-05 2021-04-27 Ge Aviation Systems Llc Providing an open interface to a flight management system
US20230114710A1 (en) * 2021-10-11 2023-04-13 Lockheed Martin Corporation Electronic flight bag transponder data harvesting

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6401013B1 (en) * 2000-07-11 2002-06-04 Rockwell Collins, Inc. Method and system for integrating a laptop PC in a cockpit
US7058602B1 (en) * 2000-08-18 2006-06-06 Luckysurf.Com, Inc. Enhanced auction mechanism for online transactions
US6864891B2 (en) * 2002-01-31 2005-03-08 Hewlett-Packard Development Company L.P. Switching between internal and external display adapters in a portable computer system
EP1671253A2 (en) * 2003-09-24 2006-06-21 Medtronic, Inc. Apparatus and method for serving medical device application content to a remote computing device
WO2005125207A2 (en) * 2004-06-15 2005-12-29 Panasonic Avionics Corporation Portable media device and method for presenting viewing content during travel
EP1726918A1 (en) * 2005-05-25 2006-11-29 Lufthansa Sytems Group GmbH Computer system for aircrafts
US8732233B2 (en) * 2005-07-13 2014-05-20 The Boeing Company Integrating portable electronic devices with electronic flight bag systems installed in aircraft
US20070016344A1 (en) * 2005-07-15 2007-01-18 Arinc, Incorporated Systems and methods for voice communications and control using adapted portable data storage and display devices
US7840770B2 (en) * 2005-12-02 2010-11-23 The Boeing Company Methods and systems for managing computer system configuration data
US8122101B2 (en) * 2006-12-29 2012-02-21 Sap Ag Methods and systems for distributing software

Also Published As

Publication number Publication date
JP5395048B2 (ja) 2014-01-22
CN101652634A (zh) 2010-02-17
EP2137494B1 (fr) 2011-05-04
WO2008142240A2 (fr) 2008-11-27
WO2008142240A3 (fr) 2009-01-29
FR2914450A1 (fr) 2008-10-03
DE602008006707D1 (de) 2011-06-16
FR2914450B1 (fr) 2009-07-10
JP2010523383A (ja) 2010-07-15
EP2137494A2 (fr) 2009-12-30
ATE508344T1 (de) 2011-05-15
RU2009140148A (ru) 2011-05-10
US9003085B2 (en) 2015-04-07
RU2472112C2 (ru) 2013-01-10
CN101652634B (zh) 2014-06-25
CA2680263C (en) 2016-05-10
CA2680263A1 (en) 2008-11-27
US20100106870A1 (en) 2010-04-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0808622A2 (pt) "sistema de comunicação de aeronave, aeronave e terminal de aeronave"
CN109154849B (zh) 包括核心层、用户接口和配备有基于容器的用户空间的服务层的超融合系统
US7926054B2 (en) System, method, and computer-readable medium for virtual machine instantiation from an external peripheral device
JP2010523383A5 (pt)
US10855739B2 (en) Video redirection across multiple information handling systems (IHSs) using a graphics core and a bus bridge integrated into an enclosure controller (EC)
US20160048411A1 (en) Live migration of virtual machines using virtual bridges in a multi-root input-output virtualization blade chassis
US9104798B2 (en) Enabling remote debugging of virtual machines running in a cloud environment
US10223161B2 (en) Hardware-based inter-device resource sharing
US11055106B1 (en) Bootstrapping a programmable integrated circuit based network interface card
US20180349160A1 (en) Systems and methods for discovering private devices coupled to a hardware accelerator
VanderLeest et al. MPSoC hypervisor: The safe & secure future of avionics
US11308002B2 (en) Systems and methods for detecting expected user intervention across multiple blades during a keyboard, video, and mouse (KVM) session
US10157074B2 (en) Systems and methods for multi-root input/output virtualization-based management by single service processor
US11269614B2 (en) Transfer of firmware updates using an in-band interface
US20190114427A1 (en) Systems and methods for concealed object store in a virtualized information handling system
US20190114192A1 (en) Systems and methods for secure runtime dynamic resizing of memory namespaces
US10719310B1 (en) Systems and methods for reducing keyboard, video, and mouse (KVM) downtime during firmware update or failover events in a chassis with redundant enclosure controllers (ECs)
US9092583B2 (en) Systems and methods for communication between modular information handling systems in a chassis
US10445282B2 (en) Techniques of providing serial port in non-legacy system via embedded-system device
CN116069584A (zh) 将监控服务扩展到可信云运营商域中
US20200021501A1 (en) Systems and methods for configuring network interface affinity to system management features supported by a management controller
US11100033B1 (en) Single-root input/output virtualization-based storage solution for software defined storage
US11347435B2 (en) One-touch migration of virtual assets
US20230229470A1 (en) Virtual media offload in smart network interface controller
Sbaa et al. Architecture design of a virtualized embedded system

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements