BRPI0805564A2 - dispositivo protético vertebral - Google Patents

dispositivo protético vertebral Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805564A2
BRPI0805564A2 BRPI0805564A BRPI0805564A2 BR PI0805564 A2 BRPI0805564 A2 BR PI0805564A2 BR PI0805564 A BRPI0805564 A BR PI0805564A BR PI0805564 A2 BRPI0805564 A2 BR PI0805564A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
prosthetic device
flanges
vertebral
core
flange
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Tiago Nunes Campello
Silva Isaac Newton Lima Da
Original Assignee
Ubea
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ubea filed Critical Ubea
Priority to BRPI0805564 priority Critical patent/BRPI0805564A2/pt
Publication of BRPI0805564A2 publication Critical patent/BRPI0805564A2/pt

Links

Landscapes

  • Prostheses (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PROTéTICO VERTEBRAL A presente invenção descreve dispositivos protéticos vertebrais. Em especial, a presente invenção compreende próteses vertebrais com um sistema construtivo simples, facilitando a técnica cirúrgica, assim como sua fabricação.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
Dispositivo Protético Vertebral
Campo da Invenção
A presente invenção descreve dispositivos protéticos vertebrais. Emespecial, a presente invenção compreende próteses vertebrais com um sistemaconstrutivo simples, facilitando a técnica cirúrgica, assim como sua fabricação.
A presente invenção se situa principalmente nos campos da medicina eda engenharia.
Antecedentes da Invenção
Uma variedade de condições patológicas de coluna vertebral, comohérnia de disco e doenças degenerativas, conhecidamente causam severosdanos ou desconfortos, necessitando de atenção médica. Entre osprocedimentos médicos usados para aliviar tais condições um método bemconhecido é a inserção de próteses vertebrais.
Em vista disso, a tecnologia tem evoluído para proporcionar prótesesmais simples, eficientes e de fácil implementação.
No âmbito patentário, alguns documentos descrevem dispositivosprotéticos vertebrais e seus processos de construção.
O documento PI0313502-0 descreve uma prótese que possui discosinferior e superior separados por uma membrana que pode ser preenchida porum líquido.
A presente invenção difere deste documento por possuir um disco depolímero, e não uma membrana que possa ser preenchida por um líquido.
O documento Pl 0418698-2 descreve uma prótese com uma peçacentral em forma de cavidade com uma extremidade superior e umaextremidade inferior. A peça central compreende meios elásticos consistindoem no mínimo duas molas de disco arranjadas de forma coaxial.A presente invenção difere deste documento por não apresentar meioselásticos na forma de molas e apresenta ainda meios de ancoragem parafixação da prótese.
O documento WO 2006/042533 descreve próteses de discosintervertebrais compreendendo bordas adaptadas ao movimento para espinhaslombar e cervical. Em especial, essas próteses podem ter duas ou três partes eas partes externas são planas ou possuem ondas.
A presente invenção difere desse documento por não possuir ondas naregião externa dos flanges, mas, sim, âncoras que permitem a fixação dodispositivo protético de forma mais rígida no platô e/ou como guia parareferência de posicionamento durante a implantação da prótese de disco.
O documento WO 2006/042485 descreve próteses de discosintervertebrais fisiologicamente móveis para a espinha cervical e lombar. Emespecial, a prótese descrita nesse documento compreende partes superior,inferior e central articuladas, complementares, onde o lado oposto ao lado demontagem de uma das partes é convexo e a segunda parte possui uma áreacorrespondente a convexidade da primeira parte. Dessa forma, o ângulo demovimento é maior na direção dorsoventral do que na direção laterolateral. Apresente invenção difere desse documento por compreender pelo menos umflange com estrutura interna planar, fato não citado no referido documento.
O documento WO 2007/038337 descreve um disco intervertebralartificial compreendendo uma coluna de poliéster, um filtro com elastômero, umconjunto de grampos que permitem a conexão de duas partes de ancoramento.A presente invenção difere desse documento por não necessitar de grampospara a conexão entre as partes superior e inferior.
Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontradosdocumentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção,de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventivafrente ao estado da técnica.
Objetos da InvençãoEm um aspecto, a presente invenção proporciona próteses vertebraiscom um sistema construtivo simples.
É objeto da presente invenção um dispositivo protético compreendendoum flange superior e um flange inferior separados por um núcleo que permita aarticulação dos flanges, onde os flanges superior e inferior possuem âncorasem suas superfícies externas.
Em uma realização preferencial, os flanges possuem recobrimento nassuperfícies externas dos flanges com material bioativo que permita aosteocondução.
Esses e outros objetos da invenção serão valorizados e melhorcompreendidos a partir da descrição detalhada da invenção.
Descrição das Figuras
A figura 1 mostra o modelo da prótese em vista isométrico, onde: (1)Flange superior; (2) Flange inferior; (3) Núcleo.
A figura 2 mostra formato elíptico e superfícies internas dos flanges,onde se pode observar a concavidade existente no flange superior (A) e oflange inferior com guarnição circular com interior plano (B).
A figura 3 mostra as âncoras da superfície externa do flangesuperior/inferior, onde (4) Saliência central; (5) Âncoras secundárias.
Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar umadas inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, oescopo da mesma.
Dispositivos Protéticos Vertebrais
Os dispositivos protéticos da presente invenção compreendem prótesescom um sistema construtivo simples, facilitando a técnica cirúrgica, assim comosua fabricação.
Os dispositivos da presente invenção compreendem um flange superiore um flange inferior separados por um núcleo que permita a articulação dosflanges, onde os flanges superior e inferior possuem âncoras e/ou saliênciasem suas superfícies externas.
Os flanges devem possuir um formato que atenda à morfologia típica deum corpo vertebral, evitando condições de má distribuição dos esforços nainterface flange/osso. Com base nesse requisito, os flanges possuempreferencialmente um formato elíptico.
Os flanges devem ainda ser fabricados de materiais que possuam altaresistência mecânica e boas características para transmissão de cargas nainterface implante/osso. Exemplos de tais matérias incluem, sem limitações,ligas metálicas, como por exemplo ligas de cobalto.
Em adição ao material de alta resistência mecânica, os flanges possuemrecobrimento nas superfícies externas com material bioativo que permita aosteocondução, com conseqüente bioadesão destas superfícies do flange aotecido cortical dos platôs vertebrais. Exemplos de materiais bioativosadequados incluem, sem limitações, materiais cerâmicos porosos como ahidroxiapatita, trifosfatos de cálcio e oxido de titânio.
O flange superior e o flange inferior possuem geometrias semelhantes,se diferenciando apenas nas superfícies de contato com o núcleo. Assuperfícies de contato do flange superior e inferior com os corpos vertebraispossuem uma pluralidade de saliências e/ou âncoras, inseridas para que hajauma correta "ancoragem" do dispositivo no osso cortical dos corpos vertebrais,desta maneira evitando um possível afrouxamento durante esforços mecânicosde cisalhamento, o que acarretaria um processo de falência da prótese.
Conforme Figura 3, a saliência central (4) e as âncoras secundárias (5)servem como um guia para referência de posicionamento durante aimplantação da prótese de disco. Prevê-se a implantação deste dispositivo porvia anterior ou retroperitonial, e desta forma, a saliência central (4) podepermitir um melhor posicionamento dos flanges (1) e (2) durante a impactaçãodestes contra as vértebras.
Para que haja o correto espaçamento entre os flanges da prótese, éintroduzido o núcleo (3) do conjunto. Esta peça é de fundamental importânciapara o funcionamento do dispositivo protético, pois, além de restaurar a alturadiscai, anteriormente eliminada, por exemplo, pela dissectomia total, determinao ponto de articulação do sistema dinâmico.
O núcleo deve ser produzido de um material resistente, como porexemplo polímeros como o polietileno de altíssimo peso molecular.
Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados epoderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outrasvariantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.

Claims (14)

Dispositivo Protético Vertebral
1. Dispositivo protético caracterizado por compreender um flangesuperior e um flange inferior separados por um núcleo que permita aarticulação dos flanges, onde os flanges superior e inferior possuem âncoras epelo menos uma saliência central em suas superfícies externas.
2. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato dos flanges possuírem formato que atenda à morfologia típica de umcorpo vertebral.
3. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato dos flanges possuírem preferencialmente formato elíptico.
4. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato dos flanges serem fabricados de materiais que possuam altaresistência mecânica e boas características para transmissão de cargas nainterface implante/osso.
5. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato dos flanges compreenderem ligas metálicas.
6. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato dos flanges compreenderem ligas de cobalto.
7. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato dos flanges opcionalmente possuírem recobrimento nas superfíciesexternas com material bioativo que permita a osteocondução e bioadesãodestas superfícies do flange ao tecido cortical dos platôs vertebrais.
8. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelos materiais bioativos adequados compreenderem materiais cerâmicosporosos como a hidroxiapatita, trifosfatos de cálcio e óxido de titânio.
9. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelos flanges superior e inferior possuem geometrias semelhantes, sediferenciando apenas nas superfícies de contato com o núcleo.
10. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelas âncora e/ou saliência evitar um possível afrouxamento durante esforçosmecânicos de cisalhamento.
11. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo núcleo restaurar a altura discai, determinando o ponto de articulação dosistema dinâmico.
12. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato do núcleo ser produzido de um material resistente.
13. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo material resistente compreender polímeros.
14. Dispositivo protético, de acordo com a reivindicação 13,caracterizado pelo material resistente compreender polietileno de altíssimopeso molecular.
BRPI0805564 2008-12-29 2008-12-29 dispositivo protético vertebral BRPI0805564A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805564 BRPI0805564A2 (pt) 2008-12-29 2008-12-29 dispositivo protético vertebral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805564 BRPI0805564A2 (pt) 2008-12-29 2008-12-29 dispositivo protético vertebral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0805564A2 true BRPI0805564A2 (pt) 2010-09-08

Family

ID=42710465

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805564 BRPI0805564A2 (pt) 2008-12-29 2008-12-29 dispositivo protético vertebral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0805564A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11357633B2 (en) Artificial intervertebral disc with lower height
US11419734B2 (en) Intervertebral implant
US6468310B1 (en) Intervertebral spacer device having a wave washer force restoring element
CN101404957B (zh) 后路关节置换装置
US8398712B2 (en) Intervertebral prosthetic disc with shock absorption
US7892285B2 (en) Universal joint total disc replacement
US8070815B2 (en) V-shaped staple for spinal prosthesis
US6972038B2 (en) Cervical disc replacement
US7141070B2 (en) Intervertebral spacer device having a domed arch shaped spring
US20030176921A1 (en) Two-part prosthetic nucleus replacement for surgical reconstruction of intervertebral discs
US20060129242A1 (en) Pseudo arthrosis device
US20090192617A1 (en) Intervertebral Prosthetic Disc With Shock Absorbing Core Formed With Disc Springs
US20090177283A9 (en) Intervertebral spacer device utilizing a spirally slotted belleville washer and a rotational mounting
JP2010017564A (ja) 関節継手を有する人工椎間装置
GB2494388A (en) Stemless shoulder implant assembly
WO2011126490A1 (en) Endplate of an intervertebral implant and implant
US20100004748A1 (en) Intervertebral prosthesis
BRPI0805564A2 (pt) dispositivo protético vertebral
US20080243187A1 (en) Vertebral body fixation apparatus
ES2606182T3 (es) Prótesis discal

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL