BRPI0804325A2 - calçados e processo de produção dos mesmos - Google Patents

calçados e processo de produção dos mesmos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804325A2
BRPI0804325A2 BRPI0804325A BRPI0804325A2 BR PI0804325 A2 BRPI0804325 A2 BR PI0804325A2 BR PI0804325 A BRPI0804325 A BR PI0804325A BR PI0804325 A2 BRPI0804325 A2 BR PI0804325A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
footwear
flexible
sole
footwear according
present
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo De Moraes Cordeiro Orlando
Original Assignee
Faculdades Catolicas Mantenedo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Faculdades Catolicas Mantenedo filed Critical Faculdades Catolicas Mantenedo
Priority to BRPI0804325 priority Critical patent/BRPI0804325A2/pt
Publication of BRPI0804325A2 publication Critical patent/BRPI0804325A2/pt

Links

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

CALçADOS E PROCESSO DE PRODUçãO DOS MESMOS. A presente invenção descreve calçados e o método de fabricação dos mesmos. Em especial, são descritos calçados estéticos, confortáveis e que permitem a proteção contra impactos.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
Calçados e Processo de Produção dos Mesmos
Campo da Invenção
A presente invenção descreve calçados e o processo de produção dosmesmos. Em especial, são descritos calçados estéticos, confortáveis e quepermitem a proteção contra impactos no pé e regiões anatômicas próximas aomesmo. A presente invenção se situa principalmente nos campos dos calçadose do desenho industrial.
Antecedentes da Invenção
Calçados
Podemos dizer que três características comuns almejadas entre amaioria dos modelos em comercialização são: estética, conforto e proteção. Astrês funções devem ser aplicadas para qualquer calçado, assim como napresente invenção, entretanto, existe uma hierarquia de importância dessascaracterísticas de acordo com o uso do calçado a ser produzido.
Especificamente, os calçados para futebol poderiam ser consideradoscomo um tema esgotado, mas observando-se por outro lado, há apenas umtipo de calçado para este fim: a chuteira. Excluindo-se a opção de se utilizar deuma chuteira para a prática do futebol, resta apenas a possibilidade de se jogarfutebol descalço, o que não é incomum visto que muitos preferem não utilizarqualquer espécie de calçado com o objetivo de dar maior liberdade para ospés, proporcionando um maior controle e contato direto com a bola, além demelhor aproveitamento e desempenho técnico. Contudo, jogar futebol semutilizar qualquer espécie de calçados implica ausência de proteção contraimpactos, lesões, escorregamento e sujeira.
A presente invenção tem como objetivo proporcionar proteção contraimpactos, lesões, sujeira e escorregamento, sem, contudo, sacrificar aflexibilidade necessária, entre outros, para a prática plena de esportes.No âmbito patentário, alguns documentos versam sobre calçados paraesportes e o método de fabricação dos mesmos.
O documento US 2008/0005927 descreve um calçado flexívelmultifuncional compreendendo uma meia na parte superior, um solado comuma superfície superior compreendendo um conector, onde podem serencaixadas outras solas. A presente invenção difere desse documento por nãoser uma meia, mas um calçado flexível e por compreender meios flexíveis deproteção contra impactos, não citados no referido documento.
O documento EP 1 688 054 descreve calçados esportivos parasuperfícies macias, como areia. Em especial, o calçado compreende doiscabedais e três camadas de materiais para sola, com resistência ao calor e africção com areia. A presente invenção difere desse documento porcompreender um material de proteção contra impacto flexível e capaz deenrijecimento quando submetido a elevadas pressões, permitindo que ocalçado seja uma mistura de meia e tênis e seja também utilizado para aprática de esportes em outros ambientes como, por exemplo, grama, gramasintética e quadras poliesportivas, fato não citado no referido documento.
O documento US 5,898,948 descreve uma meia para esportescompreendendo um elemento amortecedor na panturrilha, protegendo essaregião. A presente invenção difere desse documento por descrever um calçadoque compreende dispositivos flexíveis protetores de impacto para o pé eregiões anatômicas próximas ao mesmo, não descrevendo meias e/ouprotetores de panturrilha, como descrito no referido documento.
O documento US 5,526,584 descreve um calçado semelhante a umameia compreendendo uma sola à prova d'água de filme elastomérico não-poroso e camada de filme plástico não-poroso, promovendo uma função depermitir a passagem do vapor de água. A presente invenção difere dessedocumento por não ser destinada a impedir a passagem de água, mas, sim, aproteção contra impactos, fato não citado no referido documento.
Portanto, não foi encontrado nenhum documento antecipando e/ousugerindo os objetos da presente invenção.Sumário da Invenção
Em um primeiro aspecto, a presente invenção prove um calçado capazde ser vestido pelos membros inferiores do usuário, e também proteger osmembros inferiores do usuário de impactos durante a atividade física.
É portanto um objeto da presente invenção um calçado composto de ummaterial flexível capaz de se moldar ao formato de membros inferiores dousuário que também possui a capacidade de se enrijecer quando submetido aimpactos de forma a proteger o pé do usuário.
Em uma realização preferencial, o calçado compreende ainda elementosfuncionais que permitem a proteção de pelo menos uma região anatômica dopé, sola do pé, como dedos do pé, peito do pé, tornozelo, calcanhar e/oucaneleira.
Em uma realização preferencial, o material flexível para proteção contraimpacto compreendem elastômeros ou outros com capacidade deenrijecimento após impacto.
Em uma realização preferencial, os calçados são utilizados para aprática de esportes e, consequentemente, pode ser utilizado em campos deterra, areia, grama sintética, quadra poliesportiva, salão indor, dentre outros.
Em um outro aspecto da presente invenção é proporcionado o processode produção aperfeiçoado de calçados.
É um objeto adicional da presente invenção um processo de produçãode calçados compreendendo as etapas de:
a) moldar um material flexível no formato de pelo menos um membroinferior; e
b) unir pelo menos um elemento funcional ao material flexível.
Esses e outros objetos da invenção serão valorizados e melhorcompreendidos a partir da descrição detalhada da invenção.
Descrição das FigurasA figura 1 demonstra o calçado com: cabedal A (1); cabedal B (2) commaterial flexível e de proteção contra impacto; lingüeta (3); solado (4).
Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar umadas inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, oescopo da mesma.Membros Inferiores
Os membros inferiores são todas e quaisquer partes do corpo humanolocalizada abaixo da cintura. Exemplos de membros inferiores incluem, semcontudo limitar, coxa, perna, tornozelo, pés, dedos dos pés, peito do pé,calcanhar e/ou canela e combinações dos mesmos.
Preferencialmente, a presente invenção é voltada para a proteção dotornozelo e pés do usuário.
Elementos funcionais para calçados flexíveis
Os elementos funcionais para calçados flexíveis da presente invençãocompreendem quaisquer elementos utilizados na fabricação de um calçadoflexível e fechado, que proteja a parte superior do pé do usuário. Em especial,os elementos funcionais para calçados flexíveis da presente invençãocompreendem pelo menos um elemento escolhido dentre, mas não selimitando a, solado, cabedal e lingüeta.
Solado
O solado da presente invenção compreende quaisquer materiaisutilizados na confecção da parte inferior dos calçados, sobre os quais seapoiarão os pés. Em especial, a sola deve subir pelo cabedal uma quantidadesuficiente para melhorar a frenagem dos pés, dando maior sustentabilidade docorpo do usuário, como um jogador por exemplo. Em especial, alguns materiaisconvenientes para a fabricação da sola do calçado compreendem, mas não selimitam a materiais poliméricos flexíveis, como TR, PU, PVC ou borracha.
CabedalO cabedal da presente invenção compreende elementos que irãocompor a parte superior do calçado, recobrindo os pés do usuário e recobrindoe/ou apoiando e/ou sendo constituídos pelos meios para enrijecimento da partesuperior do calçado.
Em especial, o material utilizado para a construção do cabedalcompreende maleabilidade, fácil lavagem e conforto. Em especial, o materialutilizado foi um composto de borracha sintética, o NEOPRENE, produzido ecomercializado em formatos de chapas, podendo ser encontrado atualmenteem espessuras de 0,5 a 8 mm. Em especial, a presente invenção compreendedois cabedais, um diretamente unido a sola do calçado e outro ligado aoprimeiro cabedal, formando a parte mais alta do calçado.
Lingüeta
A lingüeta da presente invenção compreende elementos que selocalizarão na região da canela do pé do usuário e se ligarão ao cabedal. Emespecial, a lingüeta da presente invenção pode ser realizada em diversosmateriais, não se restringindo a, elastômeros ou polímeros. Em especial, aligação com o cabedal pode ocorrer por diversas formas, como injeção oucostura, dentre outros e/ou a combinação dos mesmos.
Materiais flexíveis de proteção contra impacto
Os materiais para proteção contra impacto podem ser quaisquerelementos flexíveis e resistentes a impacto utilizados para protegerdeterminadas regiões anatômicas dos pés do usuário. Em especial, essasregiões compreendem pelo menos uma região anatômica da parte superior dopé. Em especial, essas regiões podem ser escolhidas, mas não se limitam a,da canela, da sola do pé, do tornozelo, das pontas dos dedos, da ponta do pé edo calcanhar do usuário. Os meios podem estar expostos ou sob outrosmateriais e podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto com outrosmateriais. Os meios também podem ser adicionados ao calçado em placas ouem pequenos pedaços. Os meios também podem ser injetados, colados oufixados por qualquer outro método diretamente ou juntamente sobre ou soboutros materiais. Em especial, na presente invenção, o meio para enrijecimentoutilizado é o d3o, que atualmente pode ser encontrado em placas de 4, 6 ou 10mm de espessura.
Produção dos moldes
A produção dos moldes da presente invenção compreende quaisquermétodos e/ou tecnologias capazes de moldar e/ou recortar elementos, demaneira que sejam formados modelos de elementos estruturais de calçadosflexíveis.
União dos moldes
A união dos moldes da presente invenção compreende quaisquermétodos e/ou tecnologias que permitam unir os elementos funcionais decalçados flexíveis entre si e/ou unir esses elementos com os moldes de meiosflexíveis de proteção contra impacto.
Em especial, os meios de união dos moldes da presente invençãocompreendem, mas não se restringe, ao grupo de elementos de união comocostura, cola e injeção, dentre outros e/ou a combinação dos mesmos.
Exemplo 1. Calçado para esportes
A presente invenção descreve um calçado que pode ser aplicado paradiversos tipos de esporte, incluindo o futebol. Quando pensamos em calçadospara futebol, logo lembramos das chuteiras. O calçado mais utilizado porjogadores de futebol, muitas vezes é também criticado por não prover tantaliberdade aos pés, diminuir o controle e contato direto com a bola e prejudicar oaproveitamento e desempenho técnico requeridos no futebol arte. Nessesentido, a presente invenção apresenta um calçado que o jogador sente amesma, ou a mais próxima possível, sensação de jogar descalço,principalmente, mas não se restringindo a, jogos de futebol "society", gramasintética e futebol de salão. Esse calçado compreende três funçõesfundamentais: proteção, estética e conforto. Simultaneamente, ele apresentaalgumas características de uma meia, entretanto proporcionando proteção aos pés.
Exemplo 1.1- Processo de produção com Costura ou colagemO processo de costura ou colagem com as peças (1), (2) e (3) emelastômero compreende primeiramente a produção dos moldes das peças (1),(2), (3) e (4). A peça (2) é costurada ou colada sobre a peça (1). Em seguida, apeça, que é somente o material flexível contra impacto, é costurada ou coladaàs peças (1) e (2). Logo em seguida é costurada ou colada a peça (3) sobre a(2). Posteriormente é costurada uma espécie de palmilha-sola, que pode serem tecido ou elastômero. Após essa união, a "meia" é montada na forma paraem seguida ser injetada a sola por meio do processo de injeção direta.
Exemplo 1.2 - Processo de produção com Injeção
O processo de injeção com as peças (1), (2) e (3) em polímerocompreende primeiramente a produção dos moldes das peças. Em seguida, apeça (2) é injetada sobre a peça (1). A peça é costurada ou colada nas peças(1) e (2). Em seguida, é injetada, costurada ou colada a peça (3) sobre a (2).Logo após é costurada uma espécie de palmilha-sola, que pode ser de tecidoou elastômero. Após essa união, essa "meia" é montada na forma para emseguir ser injetada a sola por meio do processo de injeção direta.
Os versados na arte valorizarão a invenção aqui descrita como umaexcelente alternativa aos congêneres já existentes. Os exemplos descritos napresente invenção não devem ser compreendidos como limitantes do espírito eescopo da presente invenção. Conseqüentemente, variações na forma deconcretizar o conceito inventivo aqui apresentado devem ser compreendidascomo dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (12)

Calçados e Processo de Produção dos Mesmos.
1. Calçados caracterizados por compreender:a) pelo menos um elemento funcional para calçados flexíveis; eb) material flexível capaz de se moldar ao formato de membrosinferiores do usuário.
2. Calçados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados peloselementos funcionais serem escolhidos do grupo que compreende solado,cabedal, lingüeta e combinações dos mesmos.
3. Calçados, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo soladoser de material polimérico flexível.
4. Calçados, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelocabedal ser de borracha sintética.
5. Calçados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelosmembros inferiores serem escolhidos do grupo que compreende coxa, perna,tornozelo, pés, sola do pé, dedos dos pés, peito do pé, calcanhar e/ou canela.
6. Calçados, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelosmembros inferiores do pé serem dedos do pé, sola do pé, peito do pé,tornozelo, calcanhar e/ou caneleira.
7. Calçados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelosmateriais flexíveis compreenderem elastômeros com capacidade deenrijecimento após impacto.
8. Calçados, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por seremutilizados para a prática de esportes.
9. Calçados, de acordo com a reivindicação 8, caracterizados por seremutilizados em campos de terra, areia, grama sintética, quadra poliesportiva,salão indor.
10. Processo de produção de calçados caracterizado por compreenderas etapas de:a) moldar um material flexível no formato de pelo menos um membroinferior; eb) unir pelo menos um elemento funcional ao material flexível.
11. Processo de produção, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pela união dos moldes compreender costura e/ou colagem e/ouinjeção.
12. Processo de produção, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado por compreender o processo de injeção direta da sola após aunião dos moldes.
BRPI0804325 2008-10-13 2008-10-13 calçados e processo de produção dos mesmos BRPI0804325A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804325 BRPI0804325A2 (pt) 2008-10-13 2008-10-13 calçados e processo de produção dos mesmos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804325 BRPI0804325A2 (pt) 2008-10-13 2008-10-13 calçados e processo de produção dos mesmos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804325A2 true BRPI0804325A2 (pt) 2010-07-13

Family

ID=42320433

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804325 BRPI0804325A2 (pt) 2008-10-13 2008-10-13 calçados e processo de produção dos mesmos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804325A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5417042B2 (ja) つま先保護サンダル
US4045888A (en) Athletic shoe
JP2018057836A (ja) 靴用アッパー
WO2007143228A3 (en) Shoe with anatomical protection
US20050166427A1 (en) Article of footwear for sand sports
JP3225331U (ja) ソール構造
WO2005039340B1 (en) Shoe sole to improve walking, sensory response of the toes, and help develop leg muscles
AU2009282763A1 (en) Padded shoe
US20120317841A1 (en) Athletic performance shoes
US8371042B2 (en) Children's shoe
US20090293179A1 (en) Garment including ankle cushion and method of making same
US20120324766A1 (en) Protective shoe cover with pass-through heel and traction sole
US3555706A (en) Athletic footwear particularly basketball shoes
US20150181974A1 (en) Athletic shoe trainer
CN106455754B (zh) 具有选择性定位的衬垫的鞋类鞋面
BRPI0804325A2 (pt) calçados e processo de produção dos mesmos
KR102351033B1 (ko) 태권도 품새용 슈즈
KR200440891Y1 (ko) 덧버선
KR20200072698A (ko) 벗겨짐 방지 기능을 갖는 덧신양말
CN202425702U (zh) 新型护踝运动鞋
GB2612635A (en) Footwear with toe portions
KR200326237Y1 (ko) 코코넛 섬유를 이용한 신발
US20190335855A1 (en) Widened heel
KR200439708Y1 (ko) 신발
KR200482227Y1 (ko) 정확한 킥이 가능한 축구화

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OART. 8O COMBINADO COM ART. 11, 8O COMBINADO COM ART. 13 E 25 DA LPI

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL