BRPI0803462A2 - sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo - Google Patents

sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803462A2
BRPI0803462A2 BRPI0803462A BRPI0803462A2 BR PI0803462 A2 BRPI0803462 A2 BR PI0803462A2 BR PI0803462 A BRPI0803462 A BR PI0803462A BR PI0803462 A2 BRPI0803462 A2 BR PI0803462A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fullerenes
synthesis
additives
lubricating oils
lubricating
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Maria Cristiane Bartasson
Original Assignee
Maria Cristiane Bartasson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maria Cristiane Bartasson filed Critical Maria Cristiane Bartasson
Priority to BRPI0803462 priority Critical patent/BRPI0803462A2/pt
Publication of BRPI0803462A2 publication Critical patent/BRPI0803462A2/pt

Links

Landscapes

  • Carbon And Carbon Compounds (AREA)
  • Lubricants (AREA)

Abstract

A presente patente de invenção descreve a síntese de estruturas de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos, bem como a funcionalização de tais fulerenos tendo em vista o uso de tais estruturas como aditivos em óleos lubrificantes.

Description

"Síntese de fulerenos a partir de agregados deasfaltenos e sua utilização como aditivos para óleoslubrificantes e derivados de petróleo."
A presente patente de invenção relata a síntese de fulerenos e suaaplicação como de aditivos em óleos lubrificantes. Esta invenção tem comobase a síntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos bem como amodificação de fulerenos por meio de incorporação de partículas inorgânicasinternamente assim como a funcionalização das superfícies interna e/ouexterna. O invento também é concernente à aplicação de tais estruturasfulerênicas sintetizadas em aditivos para óleos lubrificantes e derivados depetróleo.
É conhecido que as propriedades antiwear (anti-desgaste) naengenharia de óleos depende da composição química e polaridade da base doóleo, da natureza de aditivos e características de viscosidade versustemperatura do óleo resultante. As propriedades dos fulerenos são diversas econhecidas, dentre elas se encontram a excelente condutividade térmica epropriedades anti-wear. Zhang et al. verificaram que os agem como uma faseanti-desgaste; e conseqüentemente, a capacidade de adaptabilidade àvelocidade de deslizamento de películas de fibras foram melhoradas. Hwanget. Al., a condutividade térmica de nanofluídos é destacada, sendo que, quandose usa uma suspensão de nanopartículas em óleos, há uma melhora dalubrificação. De acordo com Dolgova et. al., a existência de dados deresistência mecânica, baixa tensão superficial, fracas interaçõesintermoleculares permitem se chegar à conclusão que os fulerenos enanotubos são materiais promissores para várias aplicações tribológicas.
Camacho-Brangado et. al. em um estudo inovador, demonstrou que estruturasde fulerenos em multicamadas poderiam ser sintetizadas a partir de agregadosde asfaltenos, quando submetidos à irradiação eletrônica. No trabalho deCamacho-Brangado foram usados asfaltenos proveniente de petróleovenezuelano, que por sua vez continha átomos de S e V na estrutura. Sendoassim, esta invenção tem por base o desenvolvimento de aditivos à base defulerenos comerciais, fulerenos sintetizados a partir de agregados de asfaltenosproveniente de resíduos de petróleo brasileiro, e fulerenos modificados compartículas inorgânicas como por exemplo o bissulfeto de molibdênio (umconhecido aditivo em óleos lubrificantes) de modo a se obter um aumento dequalidade e propriedades dos óleos lubrificantes.
Atualmente, são conhecidos e usados aditivos para óleos lubrificantescomo MoS2 dentre outros, sendo que o que se observa nos óleosconvencionais é uma aceleração do desgaste de peças de motor, rolamentos,retentores e journal bearing. Ocorrem freqüentemente a oxidação da superfíciedessas peças até a perda da qualidade e função exercida pela peça com opassar do tempo. É desejável então aditivos que venham a diminuir a oxidaçãoassim como diminuir os valores de coeficiente de fricção.
O uso de fulerenos e fulerenos modificados podem superar o efeito dosaditivos normalmente usados para óleos lubrificantes, além da possibilidade deser minimizado qualquer impacto ambiental causado pela liberação de enxofre,pelo fato dos bissulfetos não estarem na forma dispersos no óleo, assim comopela maior resistência ao calor que as estruturas de fulerenos substituídasapresentam. Os fulerenos apresentam baixa energia superficial devido à formaesférica, ligações intermoleculares fracas e a capacidade de rolamento dasmoléculas. Isso significa que os clusters de fulerenos podem ser separadosfacilmente, transferindo-se à superfície por compactação mecânica ou atuandocomo partículas para desgastes, que podem rolar como se fossem rolamentosde esferas minúsculas em um contato de deslizamento resultando em baixograu de fricção e desgaste.
Os asfaltenos são compreendidos pela fração do petróleo solúvel emtolueno e insolúvel em n-heptano. Nos asfaltenos estão contidos os elementosmais aromáticos, complexos e com maior massa molecular dentre osconstituintes dos óleos crus.Os asfaltenos e as moléculas de resinas presentes nos resíduos defrações pesadas de petróleo formam agregados estáveis principalmente pormeio de interações entre suas regiões aromáticas. Tais agregados, sobcondições específicas, podem se auto-organizar formando estruturas defulerenos pela eliminação de moléculas alifáticas presentes nas extremidadesdas estruturas aromáticas e pela perda de hidrogênio. Tal conceito, emnanotecnologia remete ao auto-assembly, ou seja, a auto organização deestruturas na formação de nanopartículas. Este é um meio viável de se obternanoestruturas de carbono em quantidades convenientes para o uso, pois talauto-organização é expontânea em condições experimentais controladas.
Neste invento, tem-se a síntese de fulerenos a partir de asfaltenos ,obtidos por meio de técnicas de separação a partir de frações pesadas depetróleo. A síntese de fulerenos neste invento ocorre sob 3 condiçõesexperimentais específicas: irradiação eletrônica por meio de lâmpadas ou MEV,irradiação por feixe de laser e eraqueamento. Os fulerenos sintetizados pormeio destas vias podem ter única camada ou várias camadas.
No presente invento também está incluso a adição ou incorporação deátomos ou moléculas inorgânicas nos fulerenos. A incorporação de átomos emoléculas inorgânicas pode ser internamente ou nas paredes da estruturainterna ou externa dos fulerenos. Tais moléculas inorgânicas podem ser dediversos tipos bem como por exemplo boro, bissulfeto de molibdênio, Y2X2onde y = S ou Se e X= halogênio. Também podem ser usados fulerenos dediversos tamanhos (C60, C70,...) disponíveis no mercado para a síntese defulerenos modificados.
Os fulerenos sintetizados obtidos por meio deste invento quandoutilizados como aditivos em óleos lubrificantes verifica-se a melhora depropriedades anti-corrosão e anti-oxidação versus tempo de utilização,alteração nas características de transferência de calor, diminuição docoeficiente de fricção, aumento do poder de lubrificancia, e viscosidadeóleo aditivado com as nanopartículas.

Claims (1)

1.)"Síntese de fulerenos a partir de agregados deasfaltenos e sua utilização como aditivos para óleoslubrificantes e derivados de petróleo." Esta patente deinvenção descreve a síntese de fulerenos a partir de asfaltenos, obtidos pormeio de técnicas de separação a partir de frações pesadas de petróleo com afinalidade de uso como aditivo em óleo lubrificante. A síntese de fulerenosneste invento ocorre sob 3 condições experimentais específicas: irradiaçãoeletrônica por meio de lâmpadas ou MEV, irradiação por feixe de laser ecraqueamento. Os fulerenos sintetizados por meio destas vias podem ter únicacamada ou várias camadas. No presente invento também está incluso a adiçãoou incorporação de átomos ou moléculas inorgânicas nos fulerenos. Aincorporação de átomos e moléculas inorgânicas pode ser internamente ou pormeio de funcionalização das paredes da estrutura interna ou externa dosfulerenos. Tais moléculas inorgânicas podem ser de diversos tipos bem comopor exemplo boro, bissulfeto de molibdênio, Y2X2 onde y = S ou Se e X=halogênio. Também podem ser usados fulerenos de diversos tamanhos (C60,C70,...) disponíveis no mercado para a síntese de fulerenos modificados. Esteinvento é caracterizado tanto pela síntese de estruturas de fulerenos conformemencionado quanto como em sua utilização que consite em aditivos para óleoslubrificantes e derivados de petróleo. Tal aditivação promove a melhoria decaracterísticas de qualidade dos mesmos como a diminuição do coeficiente defricção, anti-corrosão e anti-oxidação versus tempo de utilização, alteração nascaracterísticas de transferência de calor, aumento do poder de lubrificancia, eviscosidade do óleo aditivado.
BRPI0803462 2008-09-11 2008-09-11 sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo BRPI0803462A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803462 BRPI0803462A2 (pt) 2008-09-11 2008-09-11 sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803462 BRPI0803462A2 (pt) 2008-09-11 2008-09-11 sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0803462A2 true BRPI0803462A2 (pt) 2010-06-15

Family

ID=42238430

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803462 BRPI0803462A2 (pt) 2008-09-11 2008-09-11 sìntese de fulerenos a partir de agregados de asfaltenos e sua utilização como aditivos para óleos lubrificantes e derivados de petróleo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0803462A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Xiao et al. 2D nanomaterials as lubricant additive: A review
Rajendhran et al. Enhancing of the tribological characteristics of the lubricant oils using Ni-promoted MoS2 nanosheets as nano-additives
Paul et al. Tribological behavior of dodecylamine functionalized graphene nanosheets dispersed engine oil nanolubricants
Zhang et al. Tribological performances of highly dispersed graphene oxide derivatives in vegetable oil
Fan et al. Multilayer graphene as a lubricating additive in bentone grease
Ge et al. Macroscale superlubricity achieved with various liquid molecules: A review
Liu et al. A comparative study between graphene oxide and diamond nanoparticles as water-based lubricating additives
Chen et al. Important contributions of multidimensional nanoadditives on the tribofilms: from formation mechanism to tribological behaviors
Cursaru et al. The efficiency of Co-based single-wall carbon nanotubes (SWNTs) as an AW/EP additive for mineral base oils
Nasser et al. Double hybrid lubricant additives consisting of a phosphonium ionic liquid and graphene nanoplatelets/hexagonal boron nitride nanoparticles
Singh et al. Lubrication characteristics and wear mechanism mapping for hybrid aluminium metal matrix composite sliding under surfactant functionalized MWCNT-oil
Hu et al. BLG-RGO: A novel nanoadditive for water-based lubricant
Ye et al. The influences of functionalized carbon nanotubes as lubricating additives: Length and diameter
Yunusov et al. The influence of nano additives on tribological properties of lubricant oil
He et al. Micro/nano carbon spheres as liquid lubricant additive: Achievements and prospects
Liu et al. Alkylated fullerene as lubricant additive in paraffin oil for steel/steel contacts
Zhang et al. Preparation of water-soluble lanthanum fluoride nanoparticles and evaluation of their tribological properties
Luo et al. Green laser irradiation-stimulated fullerene-like MoS2 nanospheres for tribological applications
Xia et al. Synergistic effect of hexagonal boron nitride and carbon nanofibers on tribological behavior of nanolubricant
Salah et al. Nano and micro structures produced from carbon rich fly ash as effective lubricant additives for 150SN base oil
Xie et al. One-step synthesis of carbon sphere@ 1 T-MoS2 towards superior antiwear and lubricity
Jin et al. Coupling effect of boundary tribofilm and hydrodynamic film
Kumar et al. Experimental study of carbon nanotubes to enhance tribological characteristics of lubricating engine oil SAE10W40
Bhaumik et al. Extreme pressure property of Carbon Nano Tubes (CNT) based nanolubricant
Ajay Vardhaman et al. Experimental investigations to enhance the tribological performance of engine oil by using nano-boric acid and functionalized multiwalled carbon nanotubes: A comparative study to assess wear in bronze alloy

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.