BRPI0803252A2 - cánula de proteção ao tubo oro-traqueal - Google Patents

cánula de proteção ao tubo oro-traqueal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803252A2
BRPI0803252A2 BRPI0803252A BRPI0803252A2 BR PI0803252 A2 BRPI0803252 A2 BR PI0803252A2 BR PI0803252 A BRPI0803252 A BR PI0803252A BR PI0803252 A2 BRPI0803252 A2 BR PI0803252A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
module
tube
cannula
protection
flange
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Araujo Laecio Bragante De
Original Assignee
Araujo Laecio Bragante De
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Araujo Laecio Bragante De filed Critical Araujo Laecio Bragante De
Priority to BRPI0803252 priority Critical patent/BRPI0803252A2/pt
Publication of BRPI0803252A2 publication Critical patent/BRPI0803252A2/pt

Links

Landscapes

  • External Artificial Organs (AREA)

Abstract

Patente de privilégio de invenção para uma cânula de proteção e fixação do tubo oro-traqueal, que é compreendida por dois módulos acopláveis, sendo um módulo pressor (1) e um módulo de fixação e proteção do tubo (2) contra mordeduras; quando posicionada revestindo o terço médio do tubo oro-traqueal, a presente cânula acrescentará grande resistência ás paredes do tubo contra mordeduras, bem como possibilitará firme ancoragem do conjunto cânula-tubo à face do paciente; a presente cânula poderá ser obtida em tamanhos e diâmetros diversos e também será apresentada na versão curta, composta pelo mesmo módulo pressor (1) e pelos segmentos extra-orais do módulo de proteção da cânula longa, destinada apenas a fixação do tubo oro-traqueal e ancoragem do conjunto cânula-tubo a face do paciente.

Description

"CÂNULA DE PROTEÇÃO AO TUBO ORO-TRAQUEAL"
A presente patente de privilégio de invenção tem porobjetivo o invento de uma cânula tubular composta por duaspeças acopláveis, à qual foi dada original construção, comvistas à proteção e fixação do tubo oro-traqueal e assimmelhorar a sua eficiência em garantir a permeabilidade eproteção das vias aéreas de pacientes inconscientes e intubadosnas unidades de atendimento pré-hopitalar, nas unidadeshospitalares de emergência, centros cirúrgicos e unidades detratamento intensivo.
Os tubos oro-tfaqueais são instrumentos flexíveis,de formato cilíndrico, paredes finas e "luz" ampla.Posicionados através da boca até a traquéia do paciente, sãoutilizados para manter a permeabilidade e proteção das viasaéreas, impedir a aspiração de secreções da boca e doestômago para os pulmões, bem como possibilitar a ventilaçãopulmonar artificial de pacientes em coma ou inconscientes porefeito de sedação ou anestesia geral. Os referidos tubosapresentam, em toda a circunferência da extremidade distai,para posicionamento intra-traqueal, um balonete inflável,destinado à vedação e proteção das vias aéreas; o segmentomédio posiciona-se dentro da boca do paciente e o segmentoproximal, de posição extra-oral, destina-se à conexão com oaparelho respirador artificial.Em que pese a larga utilização destes tubos oro-traqueais nas unidades hospitalares de emergência, centroscirúrgicos e unidades de tratamento intensivo, algunsinconvenientes podem-lhe ser atribuídos como a deformidadede suas paredes e conseqüente obstrução de sua "luz"produzida por mordeduras de pacientes agitados, acarretandoriscos à vida pela obstrução do fluxo aéreo respiratório.
Com o objetivo de aumentar a resistência dasparedes do tubo oro-traqueal e assim reduzir a ocorrência destadeformidade, foi produzido, por um dos fabricantes, umtubo oro-traqueal com fio de aço em forma de espiral nointerior de suas paredes (tubo aramado).
Não obstante o aumento da resistência destes tubosoro-traqueais promovido pela espiral de aço no interior desuas paredes, o problema da obstrução persiste, e até maisgrave, pelo fato de que a estrutura em espiral de aço, uma vezdeformada por mordedura mais vigorosa, não mais permite oretorno da parede do tubo à forma original, causando assimobstrução permanente de sua "luz" e conseqüente interrupçãodo fluxo aéreo respiratório, impondo substituição imediata dotubo, sob risco de morte do paciente
Outro problema com os tubos oro-traqueais consistena dificuldade de fixá-los de forma que reduza a mobilidade desua extremidade distai na traquéia do paciente e que aindaevite as extubações involuntárias, especialmente nosmomentos de agitação do paciente.
Tendo em vista estes problemas e no propósito desuperá-los, desenvolvemos uma cânula tubular, objeto dopresente pedido de patente, composta por dois módulosacopláveis, sendo um menor (módulo pressor), deposicionamento extra-oral, e outro maior (módulo de proteçãoe fixação), com dois segmentos, sendo um segmento deposicionamento intra-oral e outro de posicionamento extra-oral, separados por um flange de ancoragem, de formatoelipsóide, também de posicionamento extra-oral e construídoscom material semi-rígido e esterilizável. A presente cânula,quando sobreposta revestindo o tubo oro-traqueal, no seusegmento intra-oral, acrescentará grande resistência às suasparedes, impedindo a deformidade e conseqüente obstrução desua "luz" produzidas por mordeduras, até mesmo as maisvigorosas, melhorando assim a eficiência destes tubos emgarantir a permeabilidade das vias aéreas de pacientesinconscientes ou em estado de agitação.
Por outro lado, a cânula objeto do presente pedido depatente dispõe de um mecanismo em forma de pinças, comoprolongamentos do módulo de proteção e fixação, deposicionamento extra-oral, que se ajustam e se fixamfirmemente ao tubo oro-traqueal, permitindo que o conjuntotubo-cânula seja adequadamente ancorado, através do flange, àface do paciente, o que evita os deslocamentos indesejáveis daextremidade distai do tubo na traquéia, bem como a suaretirada involuntária.
Essa forma de construção da cânula em módulosacopláveis, formando peça única, que reveste o terço médio dotubo oro-traqueal, soluciona os problemas aventados, uma vezque proporciona grande reforço às paredes do tubo, no seusegmento intra-oral, justamente o segmento que sofredeformidades por mordeduras, além de possibilitar, de modofácil e seguro a ancoragem do conjunto cânula-tubo à face dopaciente, impedindo movimentos indevidos do tubo natraquéia do paciente bem como facilitando o deslocamento dotubo de um lado ao outro da boca, de acordo com asnecessidades do paciente.
As figuras anexas mostram a disposição da cânulaobjeto do presente pedido de patente, nas quais:
A fig. 01 mostra, de forma esquemática, um tubooro-traqueal, com o seu balonete (na extremidade distai)insuflado.
A fig. 02 mostra a cânula com suas peças acopladase revestindo o tubo oro-traqueal no seu terço médio;
A fig. 03 mostra, de forma esquemática, a cânula emperspectiva explodida, destacando o módulo pressor (1) e omódulo de proteção e fixação do tubo oro-traqueal (2) com seusegmento intra-oral (2a), um flange (2b) de ancoragem à facedo paciente e seus prolongamentos em forma de pinças (extra-oral) para fixação ao tubo (2c).
A fíg. 04 mostra a cânula em perspectiva explodida eem corte por plano longitudinal, destacando o módulo pressor(1), e o módulo de proteção e fixação (2) com seu segmentode proteção intra-oral (2a), o flange de ancoragem (2b) e aspinças de fixação ao tubo (2c) como prolongamentos, extra-oral, do módulo de proteção.
A fíg. 05 mostra a cânula no corte da fíg. 04,vista pela face interna, destacando o módulo pressor (1) comsua rosca interna (la) e o módulo de proteção e fixação (2),destacando seu segmento de proteção, intra-oral, (2a); o flangede ancoragem (2b) com destaque para as aberturas depassagem de cadarços (2b-1) e aberturas para aspiração ehigienização da boca (2b-2), bem como as pinças de fixação(2c)- de posicionamento extra-oral, com destaque para suarosca externa (2c-1), para suas ranhuras internas (2c-2) e paraas aberturas longitudinais entre as pinças (2c-3).
A fig. 06 mostra a cânula de frente, com visãoapenas do flange elipsóide (2b), destacando as quatro aberturas(mais externas) para passagem de cadarços (2b-1), bem comoas duas amplas aberturas, mais próximas ao centro (2b-2),destinadas à livre passagem de sondas para aspiração ehigienização da boca. Ver-se ainda, em destaque, o módulopressor (1).
A fíg. 07 mostra, de forma esquemática, a cânula emperspectiva de uso, revestindo o terço médio do tubo oro-traqueal, vendo-se um perfil de paciente com o segmento deproteção da cânula (2a) posicionado dentro da boca, e osdemais segmentos (flange -2b e segmento de fixação - 2c) emódulo pressor (1), bem como o terço proximal do tubo,posicionados para fora da boca.
A fig. 08 mostra uma versão curta da cânula - sem aparte intra-oral (2a) do módulo de fixação e proteção,revestindo parte do tubo oro-traqueal, e que tem as mesmasdescrições dos segmentos extra-orais (2b e 2c) da cânula longae destina-se à fixação do tubo e ancoragem doconjunto cânula-tubo à face do paciente.
A fig. 09 mostra a versão curta da cânula emperspectiva explodida, semelhante à cânula longa sem osegmento intra-oral (2a).
A fig. 10 mostra a versão curta da cânula, emperspectiva explodia e em corte por plano longitudinal, agoravista pela face interna, evidenciando os mesmos elementos dacânula longa, exceto o segmento de proteção (2a).
De conformidade com o quanto ilustram as figurasacima relacionadas, a cânula de proteção e fixação do tubooro-traqueal, objeto do presente pedido de patente, consisteem uma unidade tubular para sobreposição revestindo o terçomédio do tubo oro-traqueal - fig. 2, composta por doismódulos acopláveis que formam peça única, sendo um módulopressor (1) de posicionamento extra-oral - fig. 2 e um módulode proteção e fixação do tubo oro-traqueal (2), deposicionamento intra e extra-oral - fig. 2.
O módulo de proteção e fixação (2) - fig. 2 écomposto por um segmento intra-oral (2a), destinado aorevestimento e proteção do tubo oro-traqueal contramordeduras. Este segmento prolonga-se até a altura dos dentesposteriores, acrescentando assim grande resistência ao tubocontra deformidades e obstrução de sua "luz".
O módulo de proteção e fixação (2) - fig. 2,prolonga-se para fora da boca onde, ao nível dos lábios - fig.07, apresenta um flange elipsóide (2b) - fig. 6, dotado dequatro aberturas arqueadas, próximas à borda livre do flange epareadas duas a duas (2b-1), destinadas à passagem de cadarçopara ancoragem do conjunto (cânula-tubo) à face do paciente,bem como duas aberturas proximais e de posições opostas(2b-2) - fig. 6, destinadas à livre passagem de sondas paraaspiração de secreções e higienização da boca.
O módulo de proteção e fixação (2) ainda prolongadose, para fora da boca - fig. 07, além do flange (2b), paraformar projeções em forma de pinças (2c) - fig. 5, dotadas deranhuras transversais na sua face interna (2c-2), próximas àsextremidades livres, para fixação ao tubo oro-traqueal. Asprojeções em forma de pinças (2c) - fig. 5, estão separadas poraberturas longitudinais que se prolongam até às suas bases(2c-3) - fig. 5, próximas ao flange elipsóide (2b), permitindomovimento centrípeto das pinças, bem como plenavisualização direta da numeração de regulagem deprofundidade do tubo.
As projeções em pinças (2c) do módulo de proteçãoe fixação (2) - fig. 5 ainda dispõem de rosca externa nasextremidades proximais ao flange (2c-1), destinada à recepçãodo módulo pressor (1).
O módulo pressor (1) - fig. 2 e fig. 6 é constituídopor uma peça cônica em forma de anel, com rosca na parteinterna de sua base (la) - fig. 5, perfeitamente acoplável àrosca externa (2c-1) - fig. 5 na base dos prolongamentos emforma de pinças do módulo de proteção e fixação (2).
Estando os módulos acoplados, a rosca (interna) domódulo pressor (la) ajusta-se à rosca (externa) do módulo deproteção e fixação (2c-1) permitindo, com movimentosgiratórios de sentido horário, o deslocamento do módulopressor (1) sobre as pinças do módulo de proteção (2c),forçando a passagem destas pinças por dentro do módulopressor (1). Como o diâmetro interno do módulo pressor (1),na extremidade oposta à sua base, é menor do que o diâmetroexterno formado pelas extremidades livres das pinças (2-c) domódulo de proteção, a simples passagem forçada destas pinçaspor dentro do módulo pressor (1) desloca-as de modocentrípeto, fixando-as ao tubo oro-traqueal.Assim, a presente cânula uma vez adequadamenteposicionada e fixada ao tubo oro-traqueal, poderá serancorada à face do paciente - fig. 7, pelo flange (2b) - fíg. 6,garantindo proteção e estabilidade do tubo oro-traqueal.
Logicamente, uma cânula com tal construção poderáser obtida em tamanhos e diâmetros diversos para se ajustaraos diversos diâmetros dos tubos oro-traqueais e atender asnecessidades de pacientes adultos e pediátricos.
Por outro lado, a presente cânula também seráapresentada na versão curta - fig. 08 e fíg. 10, como parteintegrante deste pedido de registro de patente, sendo compostapelo módulo pressor (1) - fíg. 02 e fig. 10 e pelos segmentosextra-orais do módulo de proteção - fíg. 08 e fíg. 10, jádescritos acima na cânula longa, isto é, flange elipsóide (2b) -fig. 06 e pelos prolongamentos em pinças (2c) - fíg. 05 dacânula longa, destinada apenas à fixação do tubo oro-traqueale ancoragem do conjunto cânula-tubo à face do paciente.

Claims (3)

1.
"CÁNULA DE PROTEÇÃO AO TUBO ORO-TRAQUEAL-
Compreendida por uma cânula tubular composta pormódulos (módulo 1 e módulo 2) - fíg. 02, construída emmaterial semi-rígido e esterilizável, destinada à proteção efixação do tubo oro-traqueal - fig. 02, caracterizada pelacomposição em dois módulos acopláveis que formam peçaúnica, sendo um módulo pressor (1) de posicionamento extra-oral - fig. 07 e um módulo de proteção e fixação do tubo oro-traqueal (2), de posicionamento intra e extra-oral - fíg. 02 e fíg.-07; o módulo de proteção (2) é composto por um segmentointra-oral (2a), destinado ao revestimento e proteção do tubooro-traqueal - fíg. 02 contra mordeduras, onde este segmentoprolonga-se até a altura dos dentes posteriores, acrescentandogrande resistência ao tubo contra deformidades e obstrução desua "luz" produzidas por mordeduras; o módulo de proteção(2) prolonga-se para fora da boca onde, ao nível dos lábios -fíg. 07, apresenta um flange elipsóide (2b) - fíg. 6, dotado dequatro aberturas próximas à borda livre do flange, pareadasduas a duas (2b-1), destinadas à passagem de cadarço paraancoragem do conjunto (cânula-tubo) à face do paciente - fíg. 7 e duas aberturas proximais e opostas - fíg. 6, destinadas àlivre passagem de sondas para aspiração de secreções ehigienização da boca; o módulo de proteção (2)ainda prolonga-se, para fora da boca, além do flange (2b),para formar projeções em forma de pinças (2c) - fig. 5,dotadas de ranhuras transversais na sua face interna, próximasàs extremidades livres (2c-2), para fixação ao tubo oro-traqueal; as projeções em forma de pinças (2c), estão separadaspor aberturas longitudinais que se prolongam até às suas bases(2c-3), próximo ao flange (2b) , permitindo movimentocentrípeto das pinças, bem como plena visualização direta danumeração de regulagem de profundidade do tubo; asprojeções em pinças (2c) do módulo de proteção (2) aindadispõem de rosca externa nas extremidades proximais aoflange (2c-1) , destinada à recepção do módulo pressor (1); omódulo pressor (1) é constituído por uma peça cônica, emforma de anel - fíg. 02 e fig. 06, com rosca interna próxima àsua base (la) - fig. 05, perfeitamente acoplável ao módulo deproteção (2) pela sua extremidade extra-oral (2c); estando osmódulos acoplados, a rosca (interna) do módulo pressor (la)ajusta-se à rosca (externa) do módulo de proteção (2c-1)permitindo, com movimentos giratórios de sentido horário, odeslocamento do módulo pressor (1) sobre as pinças domódulo de proteção (2c), forçando a passagem destas pinçaspor dentro do módulo pressor (1); como o diâmetro interno domódulo pressor (1), na extremidade oposta à sua base, é menordo que o diâmetro externo formado pelas extremidadeslivres das pinças do módulo de proteção (2c), asimples passagem forçada destas pinças por dentro domódulo pressor (1) desloca-as de modo centrípeto, fixando-asao tubo oro-traqueal e o conjunto cânula tubo será ancorado àface do paciente; uma cânula com tal construção poderá serobtida em tamanhos e diâmetros diversos para se ajustar aosdiversos diâmetros dos tubos oro-traqueais e atender asnecessidades de pacientes adultos e pediátricos; a presentecânula também será apresentada na versão curta - fíg. 08 e fig.-10, sendo composta pelo mesmo módulo pressor (1) - fig. 02 efíg. 10 e pelos segmentos extra-orais do módulo de proteção -fig. 08 e fig. 10, já descritos acima na cânula longa, isto é,flange elipsóide (2b) - fig. 06 e pelos prolongamentos empinça (2c) - fig. 05 da cânula longa, destinada apenas àfixação do tubo oro-traqueal e ancoragem do conjunto cânula-tubo à face do paciente.
BRPI0803252 2008-08-08 2008-08-08 cánula de proteção ao tubo oro-traqueal BRPI0803252A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803252 BRPI0803252A2 (pt) 2008-08-08 2008-08-08 cánula de proteção ao tubo oro-traqueal

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803252 BRPI0803252A2 (pt) 2008-08-08 2008-08-08 cánula de proteção ao tubo oro-traqueal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0803252A2 true BRPI0803252A2 (pt) 2010-06-08

Family

ID=42234100

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803252 BRPI0803252A2 (pt) 2008-08-08 2008-08-08 cánula de proteção ao tubo oro-traqueal

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0803252A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2479940T3 (es) Laringoscopio con ocular multidireccional
US4050466A (en) Endotracheal tube
JP2019193858A (ja) 内視鏡検査装置
ES2801056T3 (es) Dispositivo de inserción de tubo endotraqueal
US20150265792A1 (en) Ventilating bite block for use in endoscopy procedures
ES2727901T3 (es) Dispositivo flexible para las vías respiratorias
CA2371435A1 (en) Laryngeal mask adapter
JP2016533208A (ja) 人工気道装置
ES2728082T3 (es) Tubo traqueal y dispositivo de aspiración
US20180064895A1 (en) Devices, systems and methods for improved intubation and management of airways
ES2876020T3 (es) Aparato de fijación
ES2726988T3 (es) Sonda nasogástrica
KR100902666B1 (ko) 기관튜브 고정장치
CN110650668B (zh) 进入中空器官且使中空器官可视化的器械
CN205287163U (zh) 一种具有安全保护功能的气管导管固定器
BRPI0803252A2 (pt) cánula de proteção ao tubo oro-traqueal
ES2223985T3 (es) Tubo respiratorio.
CN113599655A (zh) 一种基于麻醉科用的多通道口咽部通气装置
ITUB20159256A1 (it) Cannula nasofaringea
KR101779289B1 (ko) 기관 모니터링 튜브 및 그를 혼입하는 기관내 카테터
RU2565820C1 (ru) Респираторная капа
CN219208556U (zh) 一种带固定器的气管插管用导管组件
CN214208297U (zh) 一种医用经口检查用牙垫
CN219422776U (zh) 一种用于避免上呼吸道梗阻的咬圈
CN213077071U (zh) 一种用于固定气管插管的牙垫固定器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.