BRPI0803055A2 - mÉtodo para prover À rede de enlance de dados da aeronave para dispositivos eletrânicos pessoais, mÉtodo para comunicaÇço com dispositivos eletrânicos pessoais atravÉs de uma rede de enlace de dados da aeronave e sistema eletrânico para acesso À rede de dados da aeronave - Google Patents

mÉtodo para prover À rede de enlance de dados da aeronave para dispositivos eletrânicos pessoais, mÉtodo para comunicaÇço com dispositivos eletrânicos pessoais atravÉs de uma rede de enlace de dados da aeronave e sistema eletrânico para acesso À rede de dados da aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803055A2
BRPI0803055A2 BRPI0803055-3A BRPI0803055A BRPI0803055A2 BR PI0803055 A2 BRPI0803055 A2 BR PI0803055A2 BR PI0803055 A BRPI0803055 A BR PI0803055A BR PI0803055 A2 BRPI0803055 A2 BR PI0803055A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
personal electronic
data
network
aircraft
electronic device
Prior art date
Application number
BRPI0803055-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Willard R True
Original Assignee
Honeywell Int Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honeywell Int Inc filed Critical Honeywell Int Inc
Publication of BRPI0803055A2 publication Critical patent/BRPI0803055A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/66Arrangements for connecting between networks having differing types of switching systems, e.g. gateways
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18502Airborne stations
    • H04B7/18506Communications with or from aircraft, i.e. aeronautical mobile service
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/12Protocols specially adapted for proprietary or special-purpose networking environments, e.g. medical networks, sensor networks, networks in vehicles or remote metering networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Computing Systems (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA PROVER À REDE DE ENLACE DE DADOS DA AERONAVE PARA DISPOSITIVOS ELETRâNICOS PESSOAIS, MÉTODO PARA COMUNICAÇAO COM DISPOSITIVOS ELETRâNICOS PESSOAIS ATRAVÉS DE UMA REDE DE ENLACE DE DADOS DA AERONAVE E SISTEMA ELETRâNICO PARA ACESSO À REDE DE DADOS DA AERONAVE. É divulgado um método para provisão de acesso a rede de enlace de dados da aeronave para dispositivos eletrônicos pessoais. O método compreende o processamento dos dados de comunicação para um dispositivo eletrônico pessoal operando dentro de uma aeronave, conversão dos dados processados como uma função do controle de comunicações da aeronave, e roteamento dos dados convertidos entre o dispositivo eletrônico pessoal e pelo menos uma subrede externa de uma rede de enlace de dados da aeronave.

Description

MÉTODO PARA PROVER À REDE DE ENLACE DE DADOS DA AERONAVEPARA DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PESSOAIS, MÉTODO PARACOMUNICAÇÃO COM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PESSOAIS ATRAVÉSDE UMA REDE DE ENLACE DE DADOS DA AERONAVE E SISTEMAELETRÔNICO PARA ACESSO À REDE DE DADOS DA AERONAVE.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Aeronaves típicas possuem sistemas de comunicaçõesa bordo, que se comunicam com diversas redes externasdurante o transcurso de um vôo. Por exemplo, muitos dessessistemas de comunicações a bordo enviam dados de informaçãoatravés de um enlace de dados da aeronave, após a aeronaveter pousado ou ter taxiado afastadamente de um terminal. Osdados informados podem incluir planos atualizados de vôo,dados de desempenho das turbinas, e atualizações desoftware. Para enviar e receber esses dados de informação,as aeronaves estão adotando rapidamente dispositivoseletrônicos pessoais produzidos em série para pilotos eoutro pessoal de vôo. Esses dispositivos incluem pacoteseletrônicos de vôo (EFBs) exclusivos e outros dispositivosportáteis de computação pessoal.
Atualmente, para conectar os dispositivoseletrônicos pessoais às redes existentes de enlace de dadospara aeronaves, existe a necessidade de que um fornecedorforneça software de cliente para usar enlaces de dados deaeronave, tais como comunicações de freqüências muito alta(VHF) e via satélite (SATCOM) através de uma rede dosistema de Informe e Endereçamento para Comunicação deAeronaves (ACARS). Porém, os dispositivos eletrônicospessoais necessitam de componentes de software particularpara dar suporte a esse enlace de dados. De modoalternativo, para aplicativos baseados em normas INTERNETexistentes, o dispositivo eletrônico pessoal pode serconectado a um roteador de redes de aeronave usandocomponentes de rede produzidos em série. Porém, essesaplicativos não são operáveis com quaisquer serviços moveisaeronáuticos (por exemplo, serviços móveis aeronáuticosdefinidos na Convenção sobre Aviação Civil Internacional eoutras normas nacionais de aviação pertinentes).
Pelos motivos acima citados e por outros motivosabaixo citados, que ficarão claros para as pessoas versadasna técnica após a leitura e compreensão do presenterelatório descritivo, existe a necessidade na arte demelhorias no acesso à rede de dados de aeronaves paradispositivos eletrônicos pessoais.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O relatório descritivo a seguir discute ura acesso àrede de dados de aeronaves para dispositivos eletrônicospessoais. Esse sumário é feito para fins de exemplo, e nãopara fins de limitação. Ele é simplesmente apresentado paraauxiliar o leitor a compreender alguns aspectos · de pelomenos uma modalidade descrita no relatório descritivo aseguir.
De modo particular, em uma modalidade, é divulgadoum método para provisão de acesso à rede de enlace de dadosde aeronave para dispositivos eletrônicos pessoais. 0método compreende o processamento dos dados de comunicaçãopara um dispositivo eletrônico pessoal operando dentro deuma aeronave, conversão dos dados processados com umafunção do controle de comunicações da aeronave, eroteamento dos dados convertidos entre o dispositivoeletrônico pessoal e pelo menos uma subrede externa de umarede de enlace de dados da aeronave.
DESENHOS
Esses e outros recursos, aspectos, e vantagens sãomais bem entendidos com respeito à descrição a seguir,reivindicações apensas, e desenhos anexos, onde:
a fig. 1. é um diagrama de blocos de um sistemaeletrônico para acesso à rede de dados da aeronave;
a fig. 2 é um fluxograma de um método paraprocessamento do enlace ascendente de dados e roteamento demensagens para dispositivos eletrônicos pessoais tendoacesso à rede de dados da aeronave;
a fig. 3 é um fluxograma de um método paraatendimento a pedidos de dados por parte de um dispositivoeletrônico pessoal tendo acesso à rede de dados daaeronave; e
a fig. 4 é um fluxograma de um método paracomunicação com dispositivos eletrônicos pessoais atravésde uma rede de enlace de dados da aeronave.
Os diferentes recursos descritos são desenhadospara enfatizar recursos pertinentes às modalidadesdivulgadas. Características de referência semelhantesindicam elementos semelhantes ao longo das figuras e dotexto do relatório descritivo.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Modalidades aqui divulgadas se referem ao acesso àrede de dados da aeronave para dispositivos eletrônicospessoais, que convertem dados de comunicação das redes dedados de aeronaves existentes para uso com dispositivoseletrônicos pessoais aqui discutidos. Exemplos dessesdispositivos eletrônicos pessoais incluem, sem limitação,pacotes eletrônicos de vôo (EFBs) exclusivos, dispositivosmóveis sem fio, assistentes digitais pessoais, e outroscomputadores portáteis pessoais que se comunicam com aunidade gerenciadora de comunicações (CMU) da aeronave.. Empelo menos uma modalidade, o acesso à rede de dados daaeronave aqui discutido inicia o acesso à rede com váriasredes de comunicação externas para atualizar informaçõesarmazenadas nos dispositivos eletrônicos pessoais em temporeal aproximado. Por exemplo, dados de comunicação em vôoserão dinamicamente atualizados no dispositivo eletrônicopessoal (isto é, atualizados em tempo real aproximado) parainterpretação por parte de uma tripulação de vôo emqualquer fase de vôo durante a operação. Além disso, oacesso à rede de dados da aeronave aqui discutido propiciaacesso seguro somente para os dispositivos eletrônicospessoais autorizados a enviar e receber os dados decomunicação da aeronave através da CMU da aeronave.
O acesso à rede de dados da aeronave aqui discutidocompreende pelo menos um componente de softwareimplementado na CMU, ou pelo menos como uma porção de umafunção do controle de comunicações (CMF) em um sistema decomunicação de aviônicos integrado. Exemplos dos dados decomunicação da aeronave adequados para acesso com osdispositivos eletrônicos pessoais aqui discutidos incluem,sem limitação, informações do banco de dados do sistema decontrole de vôo (FMS), carregamentos de dados mostradoresdos aviônicos (incluindo padrões de turbulência eclimáticos do trajeto de vôo), dados das turbinas daaeronave, dados EFB, dados de Acesso Rápido, dados deGarantia de Qualidade das Operações de Vôo (FOQA), dados deentretenimento em vôo, dados de Controle OperacionalAeronáutico (AOC) , dados de Controle do Tráfego Aéreo(ATC), dados da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas(ATN), e dados do Sistema de Informe e Endereçamento para
Comunicação de Aeronaves (ACARS).
A fig. 1 é um diagrama de blocos de um sistemaeletrônico 100 para acesso à rede de dados da aeronave. Osistema 100 compreende um dispositivo eletrônico pessoal104 (por exemplo, um pacote eletrônico de vôo, umdispositivo móvel sem fio, um assistente digital pessoal, esemelhantes) e uma unidade gerenciadora de comunicações(CMU) 102 indicando um aplicativo processador de mensagens122 acoplado, de modo comunicativo, a uma pilha decomunicações externas 120. Em uma implementação, oaplicativo processador de mensagens 122 é pelo menos aqueledentre um sistema de controle de vôo, um sistemamonitorador das condições da aeronave, um sistema mostradorde aviônicos, um sistema de entretenimento em vôo, e umsistema comunicador de aviônicos. 0 aplicativo processadorde mensagens 112 é capaz de fornecer dados de comunicaçãoem vôo ao dispositivo eletrônico pessoal 104 e mensagens deroteamento a partir do dispositivo eletrônico pessoal 104 aperiféricos externos (por exemplo, uma impressora) reativaà CMU 102.
Além disso, a pilha de comunicações externas 120compreende uma pilha de comunicações ACARS, uma pilha decomunicações ATN., pilha de comunicações do Protocolo deControle de Transmissões/ Protocolo Internet (TCP/IP), ousemelhantes. A pilha de comunicações externas 120 é reativaa uma pluralidade de subredes externas 106. Na modalidadeexemplificante da fig. 1, a pluralidade de subredesexternas 106 compreende uma rede via rádio VHF 106i, umarede via rádio de alta freqüência (HF) 1062, uma rede decomunicações via satélite (SATCOM) 1063, uma rede de longadistância 1064 (por exemplo, WIFIJ7 e uma rede de áreametropolitana 106N (por exemplo, WIMAX). Deve ficar claroque o sistema 100 é capaz de acomodar qualquer númeroapropriado de subredes externas 106 (por exemplo, assubredes externas 106χ a 106N da fig. 1) em um único sistema100. Além disso, as subredes externas 106 da fig. 1 podemcompreender quaisquer subredes ar - solo, ar - superfície ear - ar capazes de se comunicar com uma pilha decomunicações externas similar à pilha de comunicaçõesexternas 120.
A CMU 102 ainda compreende um aplicativo doservidor 114 reativo ao aplicativo processador de mensagens122. Na modalidade ^exemplificante da fig. 1, o aplicativodo servidor 114 inclui uma função conversora 116. Oaplicativo do servidor 114 é acoplado, de modocomunicativo, ao aplicativo processador de mensagens 122 eà pilha de comunicações externas 120 através de um roteadorde mensagens 118. Em uma implementação, a função conversora116 é um codificador/ decodificador, e inclui codificação edecodificação das mensagens do enlace de dados da aeronavepara o dispositivo eletrônico pessoal 104. O roteador demensagens 118 é operável para rotear as mensagens do enlacede dados da aeronave a pelo menos um dentre o aplicativoprocessador de mensagens 122 e o aplicativo do servidor 114através de uma interface de programação de aplicativos(API).O dispositivo eletrônico pessoal 10.4 aindacompreende um aplicativo de navegador 110 tendo umaprimeira pilha de comunicações locais 112i. Conformediscutido abaixo em maiores detalhes com relação às figs. 2e 3, o aplicativo de navegador 110 é operável para enviar ereceber as mensagens do enlace de dados da aeronave,conforme convertidas pela função conversora 116 para odispositivo eletrônico pessoal 104 através de uma interfacede rede segura. Na modalidade exemplificante da fig. 1, ainterface de rede segura compreende uma rede local a bordoda aeronave 108. Em uma implementação, a rede local a bordoda aeronave 108 é, sem limitação, pelo menos aquela dentreuma rede Ethernet, uma rede da Aeronautical RadioIncorporation (ARNIC) , e uma rede de comunicação sem fiooperando dentro de uma aeronave (não mostrada) , queincorpora o sistema 100. A rede local a bordo da aeronave108 é acoplada, de modo comunicativo, à pilha decomunicações locais 112i do dispositivo eletrônico pessoal104 e a uma pilha de comunicações locais 1122. A pilha decomunicações locais 1122 reside dentro da CMU 102 e é aindareativa ao aplicativo do servidor 114. Conforme abaixodiscutido com relação às figs. 2 e 3, o aplicativo doservidor 114 fornece confirmação em tempo real aproximadodas mensagens do enlace de dados da aeronave comunicadasatravés da pluralidade de subredes externas 106 para odispositivo eletrônico pessoal 104.Deve ficar claro que as pilhas de comunicação aquidiscutidas (por exemplo, a pilha de comunicações externas120 das pilhas de comunicação local 112) são consideradascomo incluindo pelo menos três partições principais: umnivel de mídia, nível de transporte, e nível deaplicativos. Também deve ficar claro que as redes de dadosda aeronave aqui discutidas irão implementar uma plataformaou sistema operacional específico (por exemplo, ACARS, ATN,TCP/IP, ou semelhantes) com pelo menos duas interfaces desoftware bem definidas: urna entre os níveis de mídia e detransporte, e uma entre os níveis de transporte e osaplicativos das redes de dados da aeronave.
A fig. 2 é um fluxograma de um método 200 pararoteamento de mensagens e processamento de enlaceascendente de dados para dispositivos eletrônicos pessoaistendo acesso à rede de dados da aeronave (por exemplo, odispositivo eletrônico pessoal da fig. 1) . A fig. 3 é umfluxograma de um método 300 para atender pedidos de dadosdo dispositivo eletrônico pessoal tendo o acesso à rede dedados da aeronave aqui discutido. Cada um dos métodosilustrados nas figs. 2 e 3 enfocam o fornecimento de acessoà rede de dados da aeronave para dispositivos eletrônicospessoais. Usando os métodos da figs. 2 e 3, o acesso à redede dados da aeronave aqui discutido processa pedidos dedados de comunicação para cada um dos dispositivoseletrônicos pessoais operando dentro de uma aeronave,converte os pedidos de dados processados como uma função docontrole de comunicações da aeronave, e envia os pedidos dedados convertidos através de pelo menos uma subrede externade uma rede do enlace de dados da aeronave (por exemplo,pelo menos uma dentre a pluralidade de subredes externas106 da fig. 1).
O método da fig. 2 inicia o processamento do enlaceascendente de dados no bloco 202, através da recepção de umenlace ascendente de dados através de pelo menos uma dentrea pluralidade de subredes externas 106 para o dispositivoeletrônico pessoal. Se á mensagem do enlace ascendente dedados puder ser mostrada no dispositivo eletrônico pessoal(bloco 204), a função do controle de comunicações roteia oenlace ascendente de dados para posterior renderização a umaplicativo do servidor em comunicação com o dispositivoeletrônico pessoal (bloco 208). Para qualquer mensagem, quenão seja mostrada no dispositivo eletrônico pessoal, amensagem é enviada a um aplicativo de mensagens CMU(similar ao aplicativo de mensagens CMU 122 da fig. 1) paraprocessamento (blocos 206, 210).
Para os enlaces ascendentes de dados roteados parao aplicativo do servidor, a função do controle decomunicações determina se a mensagem é somente textual(bloco 212), e converte a mensagem para uso com odispositivo eletrônico pessoal, para transformar a mensagemde texto em um formato e o dispositivo eletrônico pessoalirá reconhecer (por exemplo, uma linguagem de marcação dehipertexto, ou página HTML) no bloco 216. Se a mensagemcontiver gráficos (bloco 214), a função do controle decomunicações converte a mensagem para uso com o dispositivoeletrônico pessoal, através da transformação de cada um dosobjetos gráficos em um formato que o dispositivo eletrônicopessoal irá reconhecer (bloco 220). Para outros tipos demensagens conhecidos (bloco 218), a função do controle decomunicações realiza outra transformação especifica ao tipode conteúdo da mensagem para converter a mensagem para usoem um formato que o dispositivo eletrônico pessoal iráreconhecer (bloco 224).
Se o tipo de mensagem não for reconhecível, afunção do controle de comunicações gera uma mensagem deerro (bloco 222). A(s) página (s) gerada (s) e convertida (s.)é(são) armazenada(s) no aplicativo do servidor paracomunicação ao dispositivo eletrônico pessoal (bloco 226) .Em uma implementação, as páginas armazenadas da fig. 2 sãocontinuamente processadas pelo aplicativo do servidor(conforme abaixo descrito com relação à fig. 3) parafornecer confirmação em tempo real aproximado dastransmissões de dados e dos pedidos de dados por parte dodispositivo eletrônico pessoal através da função docontrole de comunicações da aeronave. A fig. 3 ainda efetuaum primeiro pedido de exibição do dispositivo eletrônicopessoal, conforme abaixo descrito.O método da fig. 3 inicia o processamento dospedidos de mensagens do enlace de dados no bloco 302. Se odispositivo eletrônico pessoal solicitar uma página inicial(Índice) da função do controle de comunicações (bloco 304),a função do controle de comunicações registra o dispositivoeletrônico pessoal com o aplicativo do servidor (bloco 308)e envia a página de menu inicial ao dispositivo eletrônicopessoal no bloco 304. Se o dispositivo eletrônico pessoalsolicitar uma página mostradora do enlace ascendente (porexemplo, uma mensagem do enlace ascendente de dados atravésde uma subrede externa) da função do controle decomunicações (bloco 306), a função do controle decomunicações envia uma página mostradora do enlaceascendente formatada ao dispositivo eletrônico pessoal(bloco 312) . Em uma implementação, a página mostradora deenlace ascendente formatada é gerada pelo processo acimadiscutido com relação à fig. 2.
Se o dispositivo eletrônico pessoal solicitar umapágina mostradora de enlace descendente (por exemplo, paraenviar uma mensagem do enlace descendente de dados a umasubrede externa) através da função do controle decomunicações (bloco 310), o aplicativo do servidor enviauma página mostradora do enlace descendente formatada aodispositivo eletrônico pessoal (bloco 318). Após osdispositivos eletrônicos pessoais encaminharem o conteúdoda mensagem do enlace descendente de dados (bloco 322), oaplicativo do servidor envia a mensagem do enlacedescendente de dados a um receptor de destino (por exemplo,pelo menos uma subrede externa de um aplicativo demensagens CMU) usando uma função roteadora de mensagens.
Se uma página de status for solicitada pelodispositivo eletrônico pessoal sobre informações atualmentedisponíveis pela função do controle de comunicações (bloco316) , o aplicativo do servidor cria uma página de statusapropriada baseado em dados convertidos (em umaimplementação) através de uma função conversora dentro doaplicativo do servidor (bloco 320), antes de enviar apágina de status com as informações solicitadas aodispositivo eletrônico pessoal (bloco 328). Para outrassolicitações de dados conhecidas (bloco 324), o aplicativodo servidor envia pelo menos uma página especifica do tipode conteúdo da mensagem ao dispositivo eletrônico pessoal(bloco 326). Se um pedido de dados for desconhecido ou nãofor capaz de ser processado, o aplicativo do servidor enviauma mensagem de erro ao dispositivo eletrônico pessoal(bloco 326).
A fig. 4 é um fluxograma de um método 400 paracomunicação com dispositivos eletrônicos pessoais atravésde uma rede do enlace de dados da aeronave. O método 4 00enfoca a conexão dos dispositivos eletrônicos pessoais comredes do enlace de dados da aeronave disponíveis. Osdispositivos eletrônicos pessoais contemplados para uso nométodo aqui discutido não necessitam de nenhumamodificação, além de quaisquer aplicativos padrão da redede computação pessoal atualmente fornecidos. Por exemplo, oaplicativo do servidor pode usar funções de segurançapadrão incluindo, mas não limitadas a, Camada de SoqueteSeguro (SSL), Segurança da Camada de Transporte (TLS), ouinfra-estrutura de chave pública (PKI) para autenticar odispositivo eletrônico pessoal e fornecer segurança paracada seção de rede com o dispositivo eletrônico pessoal.Além disso, a autenticação aqui contemplada permite aodispositivo eletrônico pessoal ser conectado a uma redeaberta na aeronave e acessar ainda com segurança (porexemplo) o aplicativo de mensagens CMU 122 da fig. 1. Alémdisso, o acesso à rede de dados da aeronave aqui discutidofornece acesso seguro a quaisquer redes de comunicação deaviônicos sendo considerados sem modificações para odispositivo de comunicação pessoal.
A função do controle de comunicações autentica odispositivo eletrônico pessoal para acesso seguro à rede doenlace de dados da aeronave (bloco 402), e determina oroteamento de mensagens para enlaces ascendentes e enlacesdescendentes de dados entre o dispositivo eletrônicopessoal e uma pluralidade de subredes externas da rede doenlace de dados da aeronave (bloco 404). Se pelo menos umdos enlaces ascendentes de dados for destinado aodispositivo eletrônico pessoal (bloco 406), a função docontrole de comunicações converte o enlace ascendente dedados baseado no conteúdo e tipo da mensagem, para dotar odispositivo eletrônico pessoal com acesso segurosubstancialmente continuo da rede do enlace de dados daaeronave (bloco 408). Em uma implementação, a função docontrole de comunicações converte enlaces descendentes dedados do dispositivo eletrônico pessoal para pelo menos umadas subredes externas (bloco 410) e a um aplicativoprocessador de mensagens de destino dentro da função docontrole de comunicações (bloco 412). Por sua vez, aconversão dos pedidos de dados por parte do dispositivoeletrônico pessoal na função do controle de comunicaçõesfornece confirmação em tempo real aproximado dos enlacesdescendentes de dados a partir do dispositivo eletrônicopessoal. Os dados convertidos do dispositivo eletrônicopessoal, destinados ao aplicativo processador de mensagens,são roteados através de um roteador de mensagens, similarao roteador de mensagens 118 da fig. 1.
Embora as modalidades divulgadas tenham sidodescritas no contexto de um sistema eletrônico paraaplicativos de redes de dados de aeronaves,, aparelhosincorporando essas técnicas são capazes de seremdistribuídos na forma de uma midia de instruções legíveispor máquina e uma variedade de produtos de programa que seaplicam igualmente, a despeito do tipo específico de mídiasportadoras de sinal no momento usadas para realizar adistribuição. Exemplos de mídias legíveis por máquinaincluem mídias do tipo gravável, tal como um dispositivo dememória portátil; uma unidade de disco rígido (HDD); umamemória de acesso aleatório (RAM); uma memória somente deleitura (ROM); mídias do tipo de transmissão, tais comoenlaces de comunicações digitais e analógicas; e enlaces decomunicação com ou sem fio usando formas de transmissão,tais como transmissão de ondas luminosas e de freqüênciasvia rádio. A variedade dos produtos de programa pode assumir a forma de formatos codificados, que sãodecodificados para uso real em um sistema eletrônicoespecífico para aplicativos em rede de dados de aeronave,por uma combinação de circuitos eletrônicos digitais desoftware residente em um processador programável (por exemplo, um processador para uso especial ou geral em umcomputador).
Pelo menos uma modalidade aqui divulgada pode serimplementada por instruções executáveis por computador,tais como módulos de produtos de programa, que sãoexecutados pelo processador programável. De maneira geral,os módulos dos produtos de programa incluem rotinas,programas, objetos, componentes de dados, estruturas dedados, e algoritmos, que executam tarefas particulares ouimplementam tipos de dados abstratos particulares. Asinstruções executáveis por computador, as estruturas dedados associadas, e os módulos dos produtos de programarepresentam exemplos de execução das modalidadesdivulgadas.
Essa descrição foi apresentada para fins deilustração, e não pretende ser completa ou limitada àsmodalidades divulgadas. Podem ocorrer variações emodificações que incidam no escopo das reivindicações aseguir.

Claims (20)

1. MÉTODO PARA PROVER ACESSO À REDE DE ENLACE DEDADOS DA AERONAVE PARA DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PESSOAIS,caracterizado pelo fato de compreender:processamento dos dados de comunicação para umdispositivo eletrônico pessoal operando dentro de umaaeronave;conversão dos dados processados como uma funçãodo controle de comunicações da aeronave; eroteamento dos dados convertidos entre odispositivo eletrônico pessoal e pelo menos uma subredeexterna de uma rede de enlace de dados da aeronave.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de ainda compreender:provisão da confirmação em tempo real aproximadodos enlaces descendentes de dados para o dispositivoeletrônico pessoal através da função do controle decomunicações da aeronave; erecepção de um enlace ascendente de dados atravésde pelo menos uma subrede externa para o dispositivoeletrônico pessoal, a partir de uma função conversora dafunção do controle de comunicações.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato da recepção do enlace ascendente dedados compreender o roteamento do enlace ascendente dedados para posterior renderização em um aplicativo servidorem comunicação com o dispositivo eletrônico pessoal.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do processamento dos dados decomunicação ainda compreender:uso da função do controle de comunicações paraautenticar o dispositivo eletrônico pessoal para proteger oacesso à rede de enlace de dados da aeronave; eproteção dos dados de comunicação roteados entreo dispositivo eletrônico pessoal e pelo menos uma subredeexterna.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da conversão dos pedidos de dadosprocessados ainda compreender a realização de um primeiropedido de exibição do dispositivo eletrônico pessoal.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do roteamento dos pedidos de dadosconvertidos compreender o envio dos dados convertidos a umaplicativo processador de mensagens reativo à função docontrole de comunicações.
7. MÉTODO PARA COMUNICAÇÃO COM DISPOSITIVOSELETRÔNICOS PESSOAIS ATRAVÉS DE UMA REDE DE ENLACE DE DADOSDA AERONAVE, caracterizado pelo fato de compreender:determinação do roteamento de mensagens paraenlaces ascendentes e descendentes de dados entre umdispositivo eletrônico pessoal e uma pluralidade desubredes externas na rede de enlace de dados da aeronave; ese pelo menos um dos enlaces ascendentes de dadosfor destinado ao dispositivo eletrônico pessoal, conversãodo enlace de dados como uma função do controle decomunicações baseado no conteúdo e tipo de mensagem, paradotar o dispositivo eletrônico pessoal com acesso segurosubstancialmente continuo à rede de enlace de dados daaeronave.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato de ainda compreender autenticaçãodo dispositivo eletrônico pessoal na função do controle decomunicações para acesso à rede de enlace de dados daaeronave.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato da determinação do roteamento demensagens ainda compreender:conversão dos enlaces descendentes de dadosatravés do dispositivo eletrônico pessoal destinado a pelomenos uma das subredes externas; econversão dos enlaces descendentes de dadosatravés do dispositivo eletrônico pessoal destinado a umaplicativo processador de mensagens reativo à função docontrole de comunicações.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato da conversão dos enlacesdescendentes de dados destinados a pelo menos uma dassubredes externas compreender a provisão da confirmação emtempo real aproximado dos enlaces descendentes de dadosatravés do dispositivo eletrônico pessoal, a partir dafunção do controle de comunicações da aeronave.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato da conversão dos enlacesdescendentes de dados destinados ao aplicativo processadorde mensagens compreender o roteamento dos dados convertidosao aplicativo processador de mensagens, através de roteadorde mensagens.
12. SISTEMA ELETRÔNICO PARA ACESSO À REDE DE DADOSDA AERONAVE, caracterizado pelo fato de compreender:aplicativo processador de mensagens;pilha de comunicações externas acopladacomunicativamente ao aplicativo processador de mensagens, apilha de comunicações externas reativa a pelo menos umasubrede externa; eaplicativo do servidor reativo ao aplicativoprocessador de mensagens, o aplicativo do servidor tendouma função conversora, onde o aplicativo do servidorfornece confirmação em tempo real aproximado das mensagensdo enlace de dados da aeronave comunicadas sobre pelo menosuma subrede externa; eprimeiro dispositivo eletrônico pessoalincluindo:aplicativo de navegador; eprimeira pilha de comunicações locais reativa aoaplicativo de navegador, onde o aplicativo de navegador éoperável para enviar e receber mensagens do enlace de dadosda aeronave entre pelo menos uma subrede externa, conformeconvertida pela função conversora, e o primeiro dispositivoeletrônico pessoal usando uma interface de rede segura.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato da unidade gerenciadora decomunicações ainda compreender um roteador de mensagensoperável para rotear as mensagens do enlace de dados daaeronave a pelo menos um dentre o aplicativo processador demensagens e o aplicativo do servidor.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato do primeiro dispositivo eletrônicopessoal ser um dentre um pacote eletrônico de vôo, umdispositivo móvel sem fio, ou um assistente digitalpessoal.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato do aplicativo do servidorcompreender uma segunda pilha de comunicações locaisreativa ao aplicativo de navegador através da interface derede segura.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato do aplicativo processador demensagens ser pelo menos aquele dentre um sistema decontrole de vôo, um sistema monitorador das condições daaeronave, um sistema mostrador de aviônicos, um sistema deentretenimento em vôo, e um sistema comunicador deaviônicos.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato da pilha de comunicações externasser aquela dentre uma pilha de comunicações do sistema decomunicação e informe de aeronaves (ACARS), uma pilha decomunicações da rede de telecomunicações aeronáuticas(ATN), ou uma pilha de comunicações do Protocolo deControle de Transmissões/ Protocolo Internet (TCP/IP).
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de pelo menos uma subrede externaser aquela dentre uma rede via rádio de muito altafreqüência (VHF), uma rede via rádio de alta freqüência(HF) , uma rede de comunicações via satélite (SATCOM) , uma15 rede de longa distância (WAN), ou uma rede de áreametropolitana (MAN).
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato da interface de rede seguracompreender uma rede local a bordo da aeronave.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato da rede local a bordo da aeronaveser pelo menos aquela dentre uma rede Ethernet, uma rede daAeronautical Radio Incorporated (ARNIC), e uma rede decomunicações sem fio.
BRPI0803055-3A 2007-08-27 2008-08-27 mÉtodo para prover À rede de enlance de dados da aeronave para dispositivos eletrânicos pessoais, mÉtodo para comunicaÇço com dispositivos eletrânicos pessoais atravÉs de uma rede de enlace de dados da aeronave e sistema eletrânico para acesso À rede de dados da aeronave BRPI0803055A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/845,539 US20090058682A1 (en) 2007-08-27 2007-08-27 Aircraft data network access for personal electronic devices

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0803055A2 true BRPI0803055A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=40111043

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803055-3A BRPI0803055A2 (pt) 2007-08-27 2008-08-27 mÉtodo para prover À rede de enlance de dados da aeronave para dispositivos eletrânicos pessoais, mÉtodo para comunicaÇço com dispositivos eletrânicos pessoais atravÉs de uma rede de enlace de dados da aeronave e sistema eletrânico para acesso À rede de dados da aeronave

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20090058682A1 (pt)
EP (1) EP2031833A2 (pt)
BR (1) BRPI0803055A2 (pt)
CA (1) CA2639065A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8509140B2 (en) * 2006-11-21 2013-08-13 Honeywell International Inc. System and method for transmitting information using aircraft as transmission relays
US7729263B2 (en) * 2007-08-08 2010-06-01 Honeywell International Inc. Aircraft data link network routing
US8811265B2 (en) 2007-10-19 2014-08-19 Honeywell International Inc. Ad-hoc secure communication networking based on formation flight technology
US9264126B2 (en) 2007-10-19 2016-02-16 Honeywell International Inc. Method to establish and maintain an aircraft ad-hoc communication network
US8850552B2 (en) * 2007-11-21 2014-09-30 Honeywell International Inc. Use of data links for aeronautical purposes without compromising safety and security
US8570990B2 (en) 2007-12-04 2013-10-29 Honeywell International Inc. Travel characteristics-based ad-hoc communication network algorithm selection
US9467221B2 (en) 2008-02-04 2016-10-11 Honeywell International Inc. Use of alternate communication networks to complement an ad-hoc mobile node to mobile node communication network
US20090318138A1 (en) * 2008-06-20 2009-12-24 Honeywell International Inc. System and method for in-flight wireless communication
US8190147B2 (en) 2008-06-20 2012-05-29 Honeywell International Inc. Internetworking air-to-air network and wireless network
US9319477B2 (en) * 2010-10-08 2016-04-19 The Boeing Company Methods and systems for communicating between a vehicle and a remote application server
WO2013013243A1 (en) 2011-07-21 2013-01-24 John Uczekaj Avionics gateway interface, systems and methods
EP2563027A1 (de) * 2011-08-22 2013-02-27 Siemens AG Österreich Verfahren zum Schützen von Dateninhalten
US10079710B2 (en) * 2012-02-16 2018-09-18 Brightcove, Inc. System and method for dynamic file availability during encoding
US9571181B2 (en) 2012-03-01 2017-02-14 Honeywell International Inc. Programmable portable electronic device for airborne operational communications
FR2996507B1 (fr) * 2012-10-05 2015-03-27 Renault Sa Systeme de protection d'un vehicule automobile
US9694903B2 (en) 2013-06-27 2017-07-04 Airbus Operations (Sas) Secure aircraft-based mobile device connectivity systems and methods
FR3008215B1 (fr) * 2013-07-05 2016-11-25 Thales Sa Dispositif de communication pour systeme embarque sur aeronef
KR101499818B1 (ko) * 2013-08-09 2015-03-10 주식회사 윌러스표준기술연구소 인쇄회로기판 자동 분류 방법 및 시스템
US9812019B2 (en) * 2015-02-13 2017-11-07 Honeywell International Inc. Systems and methods for detecting if a datalink application is available at an airport
US10712377B2 (en) 2016-06-30 2020-07-14 Ge Aviation Systems Llc Antenna diagnostics for wireless communication unit for communicating engine data
US10444748B2 (en) 2016-06-30 2019-10-15 Ge Aviation Systems Llc In-situ measurement logging by wireless communication unit for communicating engine data
US10200110B2 (en) 2016-06-30 2019-02-05 Ge Aviation Systems Llc Aviation protocol conversion
US10819601B2 (en) 2016-06-30 2020-10-27 Ge Aviation Systems Llc Wireless control unit server for conducting connectivity test
US10764747B2 (en) 2016-06-30 2020-09-01 Ge Aviation Systems Llc Key management for wireless communication system for communicating engine data
US10470114B2 (en) 2016-06-30 2019-11-05 General Electric Company Wireless network selection
US10467016B2 (en) 2016-06-30 2019-11-05 General Electric Company Managing an image boot
US10529150B2 (en) 2016-06-30 2020-01-07 Aviation Systems LLC Remote data loading for configuring wireless communication unit for communicating engine data
US10318451B2 (en) 2016-06-30 2019-06-11 Ge Aviation Systems Llc Management of data transfers
US10681132B2 (en) 2016-06-30 2020-06-09 Ge Aviation Systems Llc Protocol for communicating engine data to wireless communication unit
EP3491640A4 (en) 2016-08-01 2020-08-05 Honeywell International Inc. PORTABLE DATA LINK EQUIPMENT FOR LISTENING TO DATA OR VOICE COMMUNICATIONS
US10129143B2 (en) * 2016-10-25 2018-11-13 The Boeing Company Bandwidth on deterministic aircraft data networks
US10644785B2 (en) * 2016-11-03 2020-05-05 Airbus Operations Gmbh Wireless distribution of aircraft data and/or avionics parameters and/or control commands between a standardized aircraft interface point and other systems, e.g., passenger entertainment systems
US9913199B1 (en) 2017-06-27 2018-03-06 Ge Aviation Systems Llc Providing communication over a plurality of networks
US20190110334A1 (en) * 2017-10-09 2019-04-11 Honeywell International Inc. Systems and methods for enhanced vehicle operator connectivity to external networks and onboard systems via single access point
US10930165B2 (en) * 2017-10-16 2021-02-23 Honeywell International Inc. Enhanced flight efficiency through smart automation for on-board weather update
US10875762B2 (en) 2017-12-07 2020-12-29 Honeywell International Inc. Addressable display system for ICA monitoring and annunciation for certified applications running on a personal electronic device
US10338337B1 (en) 2017-12-07 2019-07-02 Honeywell International Inc. System and method for displaying critical aeronautical information on an uncertified display
US10901674B2 (en) 2017-12-07 2021-01-26 Honeywell International Inc. Protocol for high integrity personal electronic device applications
US10810808B2 (en) 2017-12-07 2020-10-20 Honeywell International Inc. Avionics server for high integrity tablet applications
US10636390B2 (en) 2017-12-07 2020-04-28 Honeywell International Inc. Display integrity system for ICA monitoring and annunciation for certified aeronautical applications running on a commercial device
US10273020B1 (en) 2017-12-07 2019-04-30 Honeywell International Inc. Mounting device adapter and method in a system for displaying mission critical information on an uncertified display
US10965787B2 (en) * 2018-04-04 2021-03-30 Honeywell International Inc. Systems and methods for aircraft interface device connectivity with mobile devices
US10991255B2 (en) 2018-04-05 2021-04-27 Ge Aviation Systems Llc Providing an open interface to a flight management system
US20190312935A1 (en) * 2018-04-09 2019-10-10 Honeywell International Inc. Avionics data access function
US11551557B2 (en) 2018-11-13 2023-01-10 Honeywell International Inc. Vehicle multi-communication message type communication system
US11159640B2 (en) 2019-04-03 2021-10-26 Honeywell International Inc. Data synchronization of onboard datalink application with offboard datalink application
US11695556B2 (en) 2020-09-15 2023-07-04 Honeywell International Inc. Methods, systems and apparatuses to configure a flight management system (FMS)
US11258863B1 (en) * 2020-11-06 2022-02-22 Ge Aviation Systems Llc Systems, devices, and methods for establishing multiple electronic flight bag sessions with a flight management computer

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0009359D0 (en) * 2000-04-14 2000-05-31 British Telecomm Mobile cellular radio
US20030093798A1 (en) * 2000-07-10 2003-05-15 Michael Rogerson Modular entertainment system configured for multiple broadband content delivery incorporating a distributed server
FR2814874B1 (fr) * 2000-10-03 2002-12-06 Thomson Csf Procede de selection d'une station sol au sein d'un reseau de telecommunication aeronautique
US8341298B2 (en) * 2005-12-02 2012-12-25 The Boeing Company Scalable on-board open data network architecture

Also Published As

Publication number Publication date
CA2639065A1 (en) 2009-02-27
EP2031833A2 (en) 2009-03-04
US20090058682A1 (en) 2009-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0803055A2 (pt) mÉtodo para prover À rede de enlance de dados da aeronave para dispositivos eletrânicos pessoais, mÉtodo para comunicaÇço com dispositivos eletrânicos pessoais atravÉs de uma rede de enlace de dados da aeronave e sistema eletrânico para acesso À rede de dados da aeronave
US9038160B2 (en) Use of data links for aeronautical purposes without compromising safety and security
RU2479141C2 (ru) Способ передачи сообшений acars по протоколу ip
US7779449B2 (en) Secured network processor
CN102045168A (zh) 通过宽带空中/地面网路的航空安全管理
CA2973844C (en) System and methods for providing secure data connections in an aviation environment
Eskilsson et al. Demonstrating ADS-B and CPDLC attacks with software-defined radio
US20050181787A1 (en) Systems and methods for encoding and decoding data messages
EP3361650A1 (en) System and method for satellite communications link
Morlang et al. Why a future commercial spacecraft must be able to SWIM
US9596289B2 (en) Method and system for compression for ACARS and related transmissions
US10425505B2 (en) System and method for sending and receiving air traffic network messages using different protocols
Morioka et al. Field taxing experiments of aircraft access to SWIM over AeroMACS
Kilbourne et al. Toward a Cloud-Based Flight Management System
Sestorp et al. CPDLC in practice: a dissection of the controller pilot data link communication security
Zeng et al. Performance based network concept for advanced air traffic services
Klein et al. Aircraft access to SWIM—A collaborative ATM pathfinder to support a TBO environment
CN107566424A (zh) 一种基于ima架构的数据链系统
Ortiz et al. Design, modeling and simulation for an aeronautical telecommunications network (ATN) for ground to ground subnetwork applications
Gustafsson et al. Simulating ADS-B and CPDLC messages with SDR
Skorepa et al. Internet Protocol Suite for Safety Services: Validation with Next Generation Avionics
Willis IP Revolution
Calzolari et al. The Packet Tce and the Farm Emulator as Test Environment for the TC Chain Applications
Correas et al. An XML Datalink Message Exchange Model (DMXM) for command and control data sharing
Atia et al. Datalink end-to-end system performance analysis methodology

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04L 12/66 (2006.01), H04B 7/185 (2006.01), H04L 2