"EQUIPAMENTO PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO ERECEPÇÃO MÓVEL DE SINAL DE TV DIGITAL COM INTEGRAÇÃOSEM-FIO AO SISTEMA DE SOM VEICULAR"
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito"EQUIPAMENTO PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO ERECEPÇÃO MÓVEL DE SINAL DE TV DIGITAL COM INTEGRAÇÃOSEM-FIO AO SISTEMA DE SOM VEICULAR", especialmente de umequipamento microcontrolado capaz de combinar diversas funcionalidadesconcomitantes, com destaque para o receptor móvel portátil de televisão digitalintegrado a um transceptor dé áudio de alta fidelidade com conexão sem-fio aosistema de som do veículo; além disso, o equipamento pode agregar inúmerasoutras facilidades, como por exemplo, reprodução de áudio e vídeos; viva-voz;navegação por satélite (GPS); reprodução de áudio de estações FM (freqüênciamodulada); visualização de parâmetros do veículo entre inúmeras outras.
É sabido que o setor automotivo acompanha de perto as novastendências tecnológicas no que se refere a áudio, vídeo, mapeamento, etc. Oatual estado da técnica não antecipa nenhum documento que agregue váriasfacilidades em um só produto, como por exemplo, o sistema portátil receptormóvel de sinal de TV digital; reprodução de músicas e vídeos, viva-voz;navegação GPS; reprodução de músicas de estações FM; visualização deparâmetros do veículo entre outras facilidades, todas integradas a um transceptorde áudio de alta fidelidade de conexão sem-fio ao sistema de som do carro.
Por outro lado, o ESTADO DA TÉCNICA adianta algunsdocumentos de equipamentos e sistemas correlatos, tais como:
O pedido de patente PI 0504873-7 - Método e Sistema paraTransmissão Digital Sem-Fio de Sinais de Audio para Aparelho de Som - quedescreve um sistema capaz de reproduzir áudio a partir de dispositivos (deáudio) portáteis por meio de radiofreqüência. Entretanto, este sistema necessitade dois componentes necessários para a viabilização para a comunicação sem-fio, sendo um receptor e um transmissor.
A patente requerida US 2004/0110472 - Wireless communicationsystem and method - descreve um sistema similar ao do PI 0504873-7 incluindoa transmissão de conteúdo de vídeo além do áudio.
Por conseguinte, as soluções acima demonstradas não apresentamas seguintes características em conjunto:
• Sistema portátil receptor móvel de TV digital;
• Integração do receptor móvel de TV digital a um transceptor de áudio dealta fidelidade para fins de conexão sem-fio com o sistema de som doveículo;
• Característica antifurto (a parte fixa instalada no veículo pode ficar ocultano interior do veículo).
Conhecedor da moderna tecnologia e buscando aplicá-la da maneiramais eficiente possível para as necessidades de mercado, com o propósito desuperar os inconvenientes acima, foi que o inventor, um profissional ligado aosetor eletrônico, criou o "EQUIPAMENTO PARA REPRODUÇÃO DEÁUDIO E VÍDEO E RECEPÇÃO MÓVEL. DE SINAL DE TV DIGITALCOM INTEGRAÇÃO SEM-FIO AO SISTEMA DE SOM VEICULAR",capaz de prover as facilidades de uma TV digital portátil, com interatividadeusuário χ emissora, além de agregar no mesmo equipamento portátil, inúmerasoutras facilidades desejáveis em um veículo, tais como:
• Reprodução de músicas e vídeos;
• Viva-voz;
• Navegação GPS (Global Positioning System);
• Reprodução de músicas de estações de freqüência modulada (FM);
• Visualização de parâmetros do veículo, etc.
Grande parte das facilidades desejáveis em um veículo, incluindoa TV digital, propicia pêlo menos uma interação audível com o usuário. A títuloilustrativo, uma narração de um jogo de futebol na televisão; música reproduzidaem MP3; a voz de um interlocutor reproduzida pelo viva-voz; orientações derotas emitidas pelo GPS com a invenção aqui pleiteada terá interação sonoracom os alto-falantes de um veículo qualquer.
Desse modo, o equipamento aqui pléiteado propicia inúmerasvantagens, a saber:● Possibilita visualização e interatividade do usuário com as facilidadesinerentes a TV digital móvel portátil com integração do som em altafidelidade por pelo menos uma tecnologia de transmissão RF (sem-fio);
● Tecnologia de conexão a Internet incorporada no mesmo dispositivoportátil ou comunicando-se com ele proporcionando convergência detecnologias tornando mais prática e versátil sua instalação e uso,reduzindo o número de dispositivos envolvidos na técnica atual. Dessemodo, o canal de retorno necessário para TV digital é estabelecido epermite ao usuário total interatividade;
●Gravação em memória interna ou externá de programas provenientes daTV digital;
●Tecnologia de navegação por GPS incorporada no mesmo dispositivoportátil, provendo a convergência de tecnologias e compartilhamento datela;
●Reprodução de arquivos A/V no dispositivo portátil, armazenados emmemória interna ou externa, ou via USB;
●Recepção de estações de rádio FM agregada no dispositivo portátil paratotal manutenção das funcionalidades atualmente existentes nos CD-players e auto-rádios;• Reprodução de conteúdo A/V no dispositivo portátil armazenados emmídias ópticas, para total manutenção das funcionalidades atualmenteexistentes nos CD-players e auto-rádios;
• Microfone embutido no dispositivo portátil para gravação de voz e,principalmente, prover função de viva-voz para celulares compatíveiscom o transceptor presente no dispositivo portátil;
• Aparelho receptor/amplificador de som' (central) instalado no veículo,podendo ser ocultado em qualquer local no interior do mesmo, evitandofurtos, conjuntamente com codificação digital criptografada.
A seguir, explica-se a invenção com referência aos desenhosanexos, onde estão representadas:
Fig. 1: Fluxograma do equipamento para reprodução de áudio evídeo e recepção móvel de sinal de TV digital com integração sem-fio aosistema de som veicular;
Fig. 2: Fluxograma da central receptora/amplificadora doequipamento para reprodução de áudio e vídeo e recepção móvel de sinalde TV digital com integração sem-fio ao sistema de som veicular.
O "EQUIPAMENTO PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO EVÍDEO E RECEPÇÃO MÓVEL DE SINAL DE TV DIGITAL COM
INTEGRAÇÃO SEM-FIO AO SISTEMA DE SOM VEICULAR", objetodesta solicitação de Patente de Invenção, consiste essencialmente de umequipamento portátil a ser utilizado em veículos em geral com inúmerasfacilidades agregadas entre elas a TV digital (-17) capaz de centralizar as ditasfacilidades e distribuir o sinal de áudio por meio de uma tecnologia sem-fioqualquer.
Mais particularmente, o princípio de funcionamento doequipamento está baseado na centralização dos dados provenientes dos módulosperiféricos, como por exemplo, o receptor de sinal de TV digital (17), o receptorde FM (11), o microfone (12), os sensores/interface do painel (13), o cartão dememória (14), a mídia óptica (15), o receptor de GPS (16), a memória nãovolátil (19), e o módulo transceptor (18), módulos esses de onde provêm todasas facilidades agregadas ao equipamento. A presente invenção faz uso dosmódulos eletrônicos tradicionais, porém utilizando apenas as respectivasinterfaces I/Os digitais e analógicas entre o miçroprocessador/DSP (1) e osmódulos periféricos já comentados.
O módulo receptor móvel de sinal de TV digital (17), comtecnologia compatível com o sistema de radiodifusão do local em que seráutilizado, possui sintonizador de sinal de RF e também pode integrar a tela (2) eo módulo de navegação GPS (16). O módulo (17) pode ter interface adicionalcom o microprocessador (1) por meio de saída de áudio analógica de fone deouvido (4) e interfaces digitais. Além da tela (2), a interface de vídeo pode serprovida pela conexão de vídeo via conector (3). Além disso, o dispositivo provêconectividade para viva-voz, repetindo ou expandindo o módulo transceptor(18). Como forma de inserção de comandos (20) pelo usuário, os botõespresentes no dispositivo podem oferecer a função. Existe ainda a possibilidadedos comandos serem realizados por meio de uma tela touch-screen. Além disso,o leitor do cartão de memória (14) pode estar implementado no mesmo módulo
(17).
O módulo receptor de FM (11) promove a recepção do sinal etransformação do mesmo em sinal de áudio estéreo analógico e sinal digitalRDS/RBDS. Além disso, o módulo receptor de FM (11) também pode serincorporado ao módulo transceptor (18), provendo uma interface externaBluetooth com interfaces internas compatíveis.
O módulo microfone (12) pode ser qualquer tipo de microfoneencontrado no mercado, como por exemplo, do tipo eletreto.
Uma interface cabeada para a ligação aos sensores do veículo (13)pode ser implementada usando-se conectores comuns e protocolos específicos.
Um leitor de cartão de memória (14) pode ser implementadousando-se dispositivos prontos de leitores de cartão multimídia. A interfacedigital pode ser disponibilizada diretamente pelo conector ou hardware simplestal como um microprocessador consiste de interfaces compatíveis.
A mídia óptica (15) tipo CD, DVD, HD-DVD (15) entre outraspode ser implementada usando-se dispositivos prontos de leitura e gravação detais mídias.
O módulo da memória não volátil (19) de alta capacidade se prestaao armazenamento de firmware e arquivos do usuário. Este dispositivo élargamente disponibilizado na forma de circuitos integrados com interfaces paralelas ou seriais.
A bateria (21) é recarregável dotada de segurança integrada aocorpo para prevenção de sobre-descargas; sobre-temperaturas etc. Omicroprocessador (1) atua no controle da carga utilizando protocolo adequado.
A bateria (21) é recarregada por recarregador (22) comum comtensão e corrente adequados para efetivação de recarga rápida da bateria, comopção de ligação em várias fontes de tensão ou mesmo a uma porta USB.
Por sua vez, o microprocessador (í) é primordial para interpretaçãoe execução correta das funções do equipamento portátil como um todo. A títuloilustrativo, o microprocessador (1) disponível no mercado possui capacidadeDSP (Digital Signal Pocessor), CODEC (Coder-decoder) de áudio e vídeo (1B),driver de interpretação (IC) e interfaceamento com a tela (2) e conversores A/D,D/A (1D), além de I/Os com interfaces compatíveis. Usualmente, essas funçõespodem ser separadas fisicamente dò circuito impresso do microprocessador (1)gerando circuitos em separado. A unidade de processamento, executando umfirmware, é responsável pela integração de todas as interfaces e seus respectivoscontroles, bem como da interpretação dós comandos (20), execução deprioridades, formatação de dádòs para transmissão de áudio pelo transceptor (5),compactação de pacotes e controle de carga de bateria. A memória não volátil(19) e os comandos (20) também podem ser acessados via entrada USB (10)passíveis de ser conectadas, por exemplo, a dispositivo de memória ílash (8) e/ ou computador (9).
O transceptor de áudio (5) é constituído por um módulo decodificação de áudio, compactação, codificação e transmissão por RF empacotes. A transmissão propriamente dita deve ser realizada em pelo menos umprotocolo de comunicação com taxa de transmissão suficiente para garantia da alta fidelidade de áudio e correção e recuperação de erros.
Alternativamente, o som pode ser reproduzido por alto-falantes (7)integrados ao equipamento portátil e alimentados por um amplificador de som(6) qualquer.
Por sua vez, o equipamento proposto pode se comunicar com uma central (C) específica formada por um dispositivo de pequenas dimensões a serinstalado no interior do veículo, capaz de decodificar os pacotes de dados deáudio transmitidos (5) e reproduzi-los nos alto-falantes (107) e / ou conectorcom nível analógico baixo (105). Para reprodução nos alto-falantes (107) énecessária a amplificaçao do sinal (106).
Dessa maneira, a central (C) recebe primeiramente õ sinal de RP(101) e o converte em sinal digital com interface compatível passível de serinterpretada pelo microprocessador (108) com memória interna (108B) e / ouCODEC de áudio (102). Comandos (103) específicos do usuário podem serinseridos por botões e potenciômetros para regulagem do som ou por meio dedados digitais inserido nos pacotes de dados recebidos (101).