BRPI0802384B1 - Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo - Google Patents

Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802384B1
BRPI0802384B1 BRPI0802384-0A BRPI0802384A BRPI0802384B1 BR PI0802384 B1 BRPI0802384 B1 BR PI0802384B1 BR PI0802384 A BRPI0802384 A BR PI0802384A BR PI0802384 B1 BRPI0802384 B1 BR PI0802384B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
soil
spring
compaction
penetrometer
analysis
Prior art date
Application number
BRPI0802384-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Shiniti Sako
Original Assignee
Roberto Shiniti Sako
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Roberto Shiniti Sako filed Critical Roberto Shiniti Sako
Priority to BRPI0802384-0A priority Critical patent/BRPI0802384B1/pt
Publication of BRPI0802384A2 publication Critical patent/BRPI0802384A2/pt
Publication of BRPI0802384B1 publication Critical patent/BRPI0802384B1/pt

Links

Landscapes

  • Investigation Of Foundation Soil And Reinforcement Of Foundation Soil By Compacting Or Drainage (AREA)

Abstract

penetrômetro portátil para análise de compactação de solo. o presente relatório diz respeito a um privilégio de invenção de um aparelho para medir a compactação de um solo e a resistência que este impõe para a correta penetração das raízes, e a que profundidade elas podem chegar, sendo este um aparelho pequeno, leve, compacto e de fácil utilização, permitindo análise de solos até 4 m de profundidade, o qual compreende, essencialmente: um cilindro monobloco (10) vazado, contendo uma haste (1) que o atravessa através da calota superior (8) e inferior (7), passando internamente pelo suporte de mola inferior (6), mola (5) e suporte de mola superior (2), este último sendo fixado na haste (1) através do manipulo (3) e tendo movimentação livre dentro do penetrômetro, subindo ou descendo de acordo com a força aplicada, e de acordo com o grau de resistência do solo que faz com que a mola (5) seja alongada, fazendo com que este mostre no mostrando no medidor de escala (9) qual o grau de compactação do solo, este sendo apresentado em mega pascal (mpa) e kilograma força por cm~ 2~ (kgf/ cm~ 2~).

Description

O presente relatório se refere a um privilégio de invenção para um penetrômetro portátil para análise de compactação de solo, pertencente ao ramo da agricultura, particularmente na área de pré-avaliação de condições do solo a ser efetuado qualquer tipo de plantio, o qual foi desenvolvido para propiciar vantagens técnicas e econômicas frente ao demais equipamentos e sistemas utilizados para medir compactação de solo.
Existem no mercado vários tipos de penetrômetros, porém, vários são os detalhes que fazem com que estes não atinjam sua correta função, ou nem mesmo sejam utilizados.
A função do Penetrômetro agrícola é medir qual o grau de compactação de um solo de forma que possa o agricultor saber qual tipo de plantação, ou até mesmo preparo de solo, deverá este efetuar antes de iniciar seus trabalhos.
Esta prévia avaliação é de fundamental importância antes do início de qualquer tipo de trabalho no campo, pois tendo o agricultor o conhecimento de qual tipo de solo está ele trabalhando terá como saber dois aspectos importantíssimos, até onde pode a raiz se desenvolver, e até onde a água consegue penetrar.
Isso se faz por demais importante uma vez que, se a raiz não atingir um correto desenvolvimento pode a planta em questão não desenvolver corretamente, não produzindo aquilo que era pelo agricultor esperado, por outro lado, se o solo
2Π for muito compacto, outro problema ainda pode atingir a mesma, pois a água ali inserida não penetrará no solo tal qual a raiz, e esta, ficando presa neste solo raso que continuará a receber água, que ali também ficará represada, fará com que esta, por excesso de água no local, acabe matando a planta.
Por tal fato muitas vezes uma plantação toda se perde por se desconhecer como funciona o solo em questão e acaba o agricultor achando que o problema é falta de água, e por regá-las em excesso acaba piorando ainda mais a situação.
Aliás, conhecendo-se bem o tipo de solo pode-se inclusive efetuar plantações sem a necessidade de qualquer tipo de irrigação, pois toda plantação acaba utilizando a água que passa pelos lençóis freáticos existentes no solo local.
Assim, para que possam os agricultores 15 obter tais informações foram desenvolvidos os penetrômetros, porém, poucos são os que deles se utilizam para saber como corretamente proceder, e os motivos são vários.
O primeiro deles está na complexidade de instalação, pois existem penetrômetros que necessitam que seja o 20 local a ser medido limpo e aplainado, para que seja instalado uma plataforma de sustentação de haste e demais aparatos.
Quase a totalidade destes aparelhos se utiliza de um martelo, ou seja, um peso que atue por sobre a haste de medição para que esta seja inserida no solo sempre com 25 mesma força e velocidade, de forma a não se obter medidas diferentes.
O problema é que muitos desses sistemas necessitam de um agente que faça com que o peso seja acionado
3/7 sobre tal haste, tal como um motor, e neste caso necessitando-se de combustível, ou até mesmo de eletricidade, o que nem sempre existe no local a ser analisado.
Ora, se um aparelho deste requer a 5 utilização de um peso para usar como marreta, e algo que o acione, tal fato não só aumenta o peso a ser transportando, como o volume e o custo, motivo pela qual tais aparelhos acabam sendo ignorados e não utilizados no campo.
Para que o agricultor pudesse ter melhor 10 acesso a esse tipo de equipamento algumas empresas desenvolveram alguns modelos mais simples de penetrômetro, o qual, na realidade, nada mas são do que o mesmo equipamento acima narrado mas que opera de forma manual, ou seja, alguém ergue o peso até o limite da haste e o solta, permitindo que ao 15 atingir o limitador na parte inferior este introduza a haste no solo e possa o agricultor com base no peso e na medida da haste obter um valor aproximado de compactação de tal solo.
Apesar de atender em parte a sua função, temos que estes ainda não são lá muito práticos, nem mesmo 20 confiáveis, pois necessitam de um corpo forte para absorver o impacto do peso a ele direcionado, possuindo este em media 200 cm de largura por 900 cm de comprimento, motivo pela qual pesam muito, em média de 5 a 8 kg, porém isso não é o pior, pois, devido a sua forma construtiva, estes não permitem obter uma 25 leitura do solo superior a 55 cm de profundidade.
O solo nacional tem média de compactação de 85 cm de profundidade, daí, toda e qualquer leitura obtida por tais aparelhos de nada adianta ao agricultor, o qual muitas vezes
4/7 perde toda sua plantação por ter confiado em uma informação que não era correta.
Observando todos esses problemas existentes no mercado com relação ao trabalho destes penetrômetros, foi desenvolvido, visando melhorar tal situação e permitir uma melhor qualidade, agilidade e rapidez na medição da compactação dos solos para posterior plantio, o penetrômetro objeto desta patente, cuja funcionalidade se processa através de um tubo monobloco, medindo 530 mm de comprimento por 75 mm de largura o qual, vazado na sua parte central permite a introdução de uma haste que presa em um suporte contendo uma mola, em um local contendo uma escala de medição, permite ao usuário que, segurando o mesmo com as duas mãos na altura da cintura, consiga, apoiando este ao solo, com a simples força do corpo, obter uma exata posição acerca do tipo de compactação que possui tal solo, esta lhe sendo posicionada pela escala na face externa do aparelho em mega pascal (MPa) e kilograma força por cm2 (Kgf/ cm2).
De modo a facilitar a compreensão acerca de como é, e como funciona o penetrômetro portátil objeto deste pedido, será o mesmo descrito com referências numéricas nos desenhos anexos que ilustram a sua disposição construtiva exemplificativa e não restritiva, na qual:
A fig. 1 mostra uma vista esquemática lateral superior em perspectiva do conjunto da invenção;
A fig. 2 mostra uma vista esquemática lateral superior em perspectiva do mecanismo interno da invenção;
5/7
A fig. 3 mostra uma vista lateral da invenção em repouso com vista para a escala de medição;
A fig. 4 mostra uma vista lateral da invenção em repouso com vista para a lateral entre as escalas de medição;
A fig. 5 mostra uma vista lateral da invenção em uso com um vista da escala de medição;
A fig. 6 mostra uma vista lateral da invenção mostrando a atuação da mola;
As figs. 7 a 10 mostram a utilização da invenção pelo usuário no solo;
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, temos que é o penetrômetro portátil objeto desta invenção formado por um corpo cilíndrico (10) contendo soldada na parte superior uma calota limitadora (8) e na inferior outra calota limitadora (7), sendo nesta última soldado o suporte de mola (6).
Internamente temos inserida a mola (5) que é presa na parte inferior no suporte de mola (6) e na parte superior no outro suporte de mola (2), esta presa por parafusos nos furos (4) laterais existentes nos dois suportes.
Inserindo-se através do furo central existente no centro da calota limitadora superior (8) a haste (1) temos que esta atravessa o penetrômetro (10) na sua totalidade saindo através do orifício existente na calota inferior (7) e recebendo a ponteira (11) que visa facilitar a sua penetração no solo.
Tal haste (1) e presa ao sistema de mola (5)
6/7 através do manipulo (3) existente no suporte de mola (2) superior, sendo esta travada ao sistema enquanto a mola (5) encontra-se em respouso.
Feito isso basta segurar o penetrômetro (10) na altura da cintura e pressioná-lo sobre o solo através da calota superior (8). Assim, teremos que a força (F) nele aplicada será transmitida para a calota inferior (7) através das paredes (10) do penetrômetro, que a transmite para o suporte de mola (6) transmitindo-a para a própria mola (5) que, presa ao suporte de mola (2) superior através do manipulo (3) transmite a mesma para a haste (1).
Esta por sua vez transmite a força (F) através da ponteira (11) para o solo que, por sua vez responde com uma força (R) contrária de resistência, fazendo com que a mola (5) seja alongada no mesmo sentido, porém, força essa que gera na haste (1) uma força contrária (M) de pressão da mola (5) sobre o solo.
Assim, enquanto a força do solo (R) for maior que a força (M) da mola (5), basta ao usuário aumentar a força (F) de penetração, situação no qual faz com que a mola (5) alongue-se cada vez mais, marcando na escala (9) do penetrômetro (10) qual o grau de resistência de tal solo naquele local.
Quando houver a igualdade de força, a mola (5) fará com que a haste (1) penetre no solo por intermédio do ponteiro (11), momento em que terá o suporte de mola (2) superior indicado o limite de resistência de tal solo.
Cada haste (1) tem o tamanho de 50 cm,
Ί /7 motivo pela qual para se obter uma melhor e mais profunda medição basta que se acople na parte superior da haste (1), pelo sistema de rosqueamento, novas hastes, bastando para tal que usuário, ao chegar o penetrômetro ao solo, tendo como base o 5 limitador inferior (7), que soltar o manipulo (3) da haste já fincada, subir o mesmo até a altura da cintura, travar novamente a haste (1) pelo manipulo (3) e aplicar nova força (F) sobre o aparelho, o qual possibilitará ao mesmo constatar qual o tipo de compactação que este solo possui em cada posição conforme 10 aumenta a profundidade de penetração.
Através do sistema de acoplamento de hastes, é possível para o usuário obter medidas de 1,5 m de profundidade, até, no máximo, 4 m se assim desejar.
O penetrômetro objeto desta invenção 15 conforme forma construtiva descrita, mostrou-se totalmente eficiente e produtivo, com correta análise em todos os testes efetuados para os mais variados tipos de solo.

Claims (1)

  1. Reivindicações
    1. PENETRÔMETRO PORTÁTIL PARA ANÁLISE DE
    COMPACTAÇÃO DE SOLO, composto por um cilindro monobloco (10) vazado contendo uma calota superior (8) e uma calota inferior (7), um suporte de mola inferior (6), uma mola (5) e suporte de mola superior (2) e um manipulo (3), que possibilita a medição do grau de compactação no solo no medidor de escala (9) e que é caracterizado por compreender hastes (1) que são extensíveis através de um sistema de acoplamento, de modo a obter medidas no intervalo de 1,5m à 4m de profundidade.
BRPI0802384-0A 2008-07-23 2008-07-23 Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo BRPI0802384B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802384-0A BRPI0802384B1 (pt) 2008-07-23 2008-07-23 Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802384-0A BRPI0802384B1 (pt) 2008-07-23 2008-07-23 Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0802384A2 BRPI0802384A2 (pt) 2010-03-23
BRPI0802384B1 true BRPI0802384B1 (pt) 2019-04-30

Family

ID=42036021

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802384-0A BRPI0802384B1 (pt) 2008-07-23 2008-07-23 Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0802384B1 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11079725B2 (en) 2019-04-10 2021-08-03 Deere & Company Machine control using real-time model
US11589509B2 (en) 2018-10-26 2023-02-28 Deere & Company Predictive machine characteristic map generation and control system
US11467605B2 (en) 2019-04-10 2022-10-11 Deere & Company Zonal machine control
US11178818B2 (en) 2018-10-26 2021-11-23 Deere & Company Harvesting machine control system with fill level processing based on yield data
US11653588B2 (en) 2018-10-26 2023-05-23 Deere & Company Yield map generation and control system
US11240961B2 (en) 2018-10-26 2022-02-08 Deere & Company Controlling a harvesting machine based on a geo-spatial representation indicating where the harvesting machine is likely to reach capacity
US11672203B2 (en) 2018-10-26 2023-06-13 Deere & Company Predictive map generation and control
US11957072B2 (en) 2020-02-06 2024-04-16 Deere & Company Pre-emergence weed detection and mitigation system
US11641800B2 (en) 2020-02-06 2023-05-09 Deere & Company Agricultural harvesting machine with pre-emergence weed detection and mitigation system
US11234366B2 (en) 2019-04-10 2022-02-01 Deere & Company Image selection for machine control
US11778945B2 (en) 2019-04-10 2023-10-10 Deere & Company Machine control using real-time model
US11477940B2 (en) 2020-03-26 2022-10-25 Deere & Company Mobile work machine control based on zone parameter modification
US11844311B2 (en) 2020-10-09 2023-12-19 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11592822B2 (en) 2020-10-09 2023-02-28 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11635765B2 (en) 2020-10-09 2023-04-25 Deere & Company Crop state map generation and control system
US11874669B2 (en) 2020-10-09 2024-01-16 Deere & Company Map generation and control system
US11650587B2 (en) 2020-10-09 2023-05-16 Deere & Company Predictive power map generation and control system
US11727680B2 (en) 2020-10-09 2023-08-15 Deere & Company Predictive map generation based on seeding characteristics and control
US11849671B2 (en) 2020-10-09 2023-12-26 Deere & Company Crop state map generation and control system
US11675354B2 (en) 2020-10-09 2023-06-13 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11711995B2 (en) 2020-10-09 2023-08-01 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11845449B2 (en) 2020-10-09 2023-12-19 Deere & Company Map generation and control system
US11889788B2 (en) 2020-10-09 2024-02-06 Deere & Company Predictive biomass map generation and control
US11825768B2 (en) 2020-10-09 2023-11-28 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11474523B2 (en) 2020-10-09 2022-10-18 Deere & Company Machine control using a predictive speed map
US11946747B2 (en) 2020-10-09 2024-04-02 Deere & Company Crop constituent map generation and control system
US11871697B2 (en) 2020-10-09 2024-01-16 Deere & Company Crop moisture map generation and control system
US11864483B2 (en) 2020-10-09 2024-01-09 Deere & Company Predictive map generation and control system
US11895948B2 (en) 2020-10-09 2024-02-13 Deere & Company Predictive map generation and control based on soil properties
US11849672B2 (en) 2020-10-09 2023-12-26 Deere & Company Machine control using a predictive map
US11889787B2 (en) 2020-10-09 2024-02-06 Deere & Company Predictive speed map generation and control system

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0802384A2 (pt) 2010-03-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0802384B1 (pt) Penetrômetro portátil para análise de compactação de solo
CN207991859U (zh) 一种用于土壤养分检测的取样装置
Fry et al. A pressure‐infiltration method for estimating stomatal opening in conifers
US3892126A (en) Method and apparatus for facilitating testing the liquid absorptivity of soil
CN208567909U (zh) 一种试验田监测区域的标定装置
CN209310691U (zh) 一种建筑施工用水泥浇筑厚度检测装置
CN207022450U (zh) 一种棉花试验用单穴播种器
BR112020000898A2 (pt) aparelho para proporcionar potencial hídrico no solo e usos do mesmo
CN206638129U (zh) 一种测高粱株高的装置
CN203072349U (zh) 一种用于带营养钵苗木定植的工具
CN210981085U (zh) 一种市政工程监理用土方松铺厚度检测尺
CN205561732U (zh) 同时测量土壤深度与地形坡度的简易装置
RU106746U1 (ru) Устройство для измерения твердости почвы
CN103499261A (zh) 一种玉米株高和穗位测量仪
CN205494525U (zh) 计量输血系统
CN220508926U (zh) 一种农业种植土壤自动化检测及改良装置
CN110219293A (zh) 一种复合地基承载力检测装置及检测方法
AU2012101251A4 (en) Ankle Measure for Endurance and Strength (AMES)
CN218823419U (zh) 一种除草剂检测样品取样装置
CN213957392U (zh) 勃式透气比表面积测定仪
CN103837278B (zh) 栽植臂推力测试装置
CN211430286U (zh) 一种可调节的种植架
CN218727271U (zh) 一种便携式土壤侵蚀监测装置
SU815119A1 (ru) Способ определени анизотропиидАВлЕНи НАбуХАНи глиНиСТыХгРуНТОВ
Whelan et al. An instrument for the in situ characterisation of soil structural stability based on the relative intrinsic permeabilities to air and water

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/04/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS