BRPI0800254A2 - método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões - Google Patents

método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões Download PDF

Info

Publication number
BRPI0800254A2
BRPI0800254A2 BRPI0800254A BRPI0800254A2 BR PI0800254 A2 BRPI0800254 A2 BR PI0800254A2 BR PI0800254 A BRPI0800254 A BR PI0800254A BR PI0800254 A2 BRPI0800254 A2 BR PI0800254A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
terminal
terminals
changes
pins
certain
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandro Santiago
Ed Wilson Gabriel De Menezes
Marcel Serra Da Fonseca
Original Assignee
Redecard S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Redecard S A filed Critical Redecard S A
Priority to BRPI0800254 priority Critical patent/BRPI0800254A2/pt
Priority to PCT/BR2009/000043 priority patent/WO2009103136A2/en
Publication of BRPI0800254A2 publication Critical patent/BRPI0800254A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F21/00Security arrangements for protecting computers, components thereof, programs or data against unauthorised activity
    • G06F21/70Protecting specific internal or peripheral components, in which the protection of a component leads to protection of the entire computer
    • G06F21/82Protecting input, output or interconnection devices
    • G06F21/83Protecting input, output or interconnection devices input devices, e.g. keyboards, mice or controllers thereof
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F21/00Security arrangements for protecting computers, components thereof, programs or data against unauthorised activity
    • G06F21/70Protecting specific internal or peripheral components, in which the protection of a component leads to protection of the entire computer
    • G06F21/82Protecting input, output or interconnection devices
    • G06F21/85Protecting input, output or interconnection devices interconnection devices, e.g. bus-connected or in-line devices
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F21/00Security arrangements for protecting computers, components thereof, programs or data against unauthorised activity
    • G06F21/70Protecting specific internal or peripheral components, in which the protection of a component leads to protection of the entire computer
    • G06F21/86Secure or tamper-resistant housings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Hardware Design (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Medical Treatment And Welfare Office Work (AREA)
  • Cash Registers Or Receiving Machines (AREA)
  • Storage Device Security (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)

Abstract

MéTODO E EQUIPAMENTO INDICADOR DE ADULTERAçãO EM TERMINAL DE LEITURA DE CARTõES. Método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões, do tipo POS ou PinPad, baseado na identificação alterações nas características elétricas do terminal. Tais adulterações consistem na instalação fraudulenta, dentro do terminal, de um dispositivo coletor que armazena as informações e senhas dos cartões que forem passados pelo terminal, sendo estes dados posteriormente utilizados para clonagem dos cartões. As referidas características elétricas compreendem, entre outras, as alterações nos valores de tensão medidos entre determinados pinos do conector externo do terminal, ditas alterações sendo conseqúência da instalação fraudulenta do dito dispositivo. O equipamento indica a presença do dispositivo coletor mediante o acionamento de um indicador luminoso, tal como um LED.

Description

"MÉTODO E EQUIPAMENTO INDICADOR DE ADUL ι üRAÇÃO EMTERMINAL DE LEITURA DE CARTÕES"
Campo da invenção
Refere-se a presente invenção ao campo dos cartões utilizadoscomo meio de pagamento em estabelecimentos comerciais e congêneres, e,mais particularmente, aos terminais de leitura e inserção de senhasempregados em conjunto com os ditos cartões.
Resumo do estado da técnica
Dentre os meios utilizados para pagamento, os cartões dedébito e de crédito constituem meios quase universais para efetuarpagamentos, devido às vantagens que oferecem com relação a outros meios,tais como papel moeda ou cheque. Em particular, os cartões de débitoapresentam-se como meio seguro de efetuar transações financeiras, uma vezque a transferência dos valores entre as contas do pagador e recebedor épraticamente instantânea.
As informações contidas nos cartões são gravadas em tarjamagnética ou em chip embutido, sendo estas informações referentes ao titular,número da conta, banco ou instituição financeira onde o titular possui conta,validade do cartão, etc. O uso do cartão para transações financeirascompreende a leitura da tarja pelo equipamento e a digitação da senha numteclado numérico pelo titular. Estes dados são transmitidos por uma linha decomunicação de dados (normalmente uma linha discada) às instituiçõesfinanceiras envolvidas na transação, sendo emitido um comprovante queconfirma a execução da transferência.
Uma das formas de fraudar estes sistemas consiste nautilização de um dispositivo conhecido como skimmer, o qual armazena osdados dos usuários do terminal que fizerem uso deste para pagamento. Umprocedimento usual para efetuar este tipo de fraude consiste em aliciar umtécnico encarregado da verificação /manutenção periódica destes terminais.Por ocasião de sua vistoria, a pretexto de estar o terminal defeituoso, o técnicoirá substituí-lo por outro equivalente, porém com o skimmer instalado em seuinterior. Tal dispositivo possui uma memória de massa que armazena os dadosdos usuários que se servem do terminal. Dependendo do fabricante doterminal, estes dados são recuperados pelo técnico em visita posterior aoestabelecimento; em outros tipos de terminal, é necessário acessar o interiordo mesmo, o que é feito mediante nova substituição do terminal; o terminalretirado é levado à oficina e lá os dados são extraídos da memória servindopara posterior clonagem de cartões.
Para prevenir a abertura não autorizada dos gabinetes dosterminais, estes são dotados de meios de segurança tais como contatosnormalmente fechados que se abrem no caso da tampa ser removida a tampa,o que produz o apagamento do aplicativo e da chave criptográfica instalada noterminal. Todavia, mediante a abertura de orifícios minúsculos no gabinete, ofraudador consegue fechar permanentemente tais contatos (por meio de solda,por exemplo), de modo a preservar a operação normal do terminal mesmoapós este ter sido aberto. Após a instalação do skimmer os furos sãodisfarçados ou obstruídos, de modo a passarem desapercebidos num exameperfunctório.
Uma vez obtido o acesso ao interior do terminal, o fraudadorefetua/executa/realiza as alterações no aparelho, as quais consistem eminstalar uma unidade captadora dos dados de cada transação, contendo, alémdo skimmer, um microcontrolador e uma memória de alta capacidade. Oskimmer é ligado em paralelo com o leitor de trilhas magnéticas, de modo aextrair os dados identificadores do cartão contidos na trilha. Ademais, ofraudador mapeia cada ponto do teclado, mediante conexões entre os contatosdas teclas e a referida unidade captadora, de modo a armazenar a senha dousuário em conjunto com os dados extraídos durante a leitura da trilha.
Após um período de alguns dias ou semanas, durante o qual oterminal adulterado permanece instalado num estabelecimento comercial ousimilar, passa-se à fase seguinte da fraude, que consiste em extrair os dadosarmazenados na memória. Esta extração pode ser feita no próprioestabelecimento, através de contatos normalmente não utilizados do conectorde saída de comunicação do terminal, conectando-se a este um processadoradequado/preparado/programado - por exemplo, um notebook - e utilizandouma senha que libera o acesso às informações gravadas na memória. Emoutros casos, pode ser necessário retirar o equipamento adulterado e abri-lopara acessar o conteúdo da memória.
As informações obtidas mediante a fraude acima descrita sãoentão utilizadas para clonar cartões de crédito ou, mais freqüentemente, dedébito.
Objetivos da invenção
Em vista do exposto, constitui um primeiro objetivo dainvenção detectar a existência de um dispositivo fraudador instalado numterminal.
Constitui outro objetivo da invenção, prover meios de efetuardita detecção sem que seja necessário ganhar acesso ao interior do terminalmediante a retirada de sua tampa.
Constitui ainda outro objetivo da invenção, prover meios quese adaptem aos terminais de diversas procedências.
Descrição resumida da invenção
Os objetivos acima, bem como outros, são atingidos pelainvenção mediante o provimento de um método de identificação de alteraçõesnas características elétricas originais dos terminais, mediante a utilização deum equipamento adequado às características dos terminais.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem na mudança das características elétricas originais nosconectores de comunicação dos terminais.De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem na mudança do valor de tensão presente emdeterminados contatos de ditos conectores.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem na mudança do valor da impedância entre determinadoscontatos de ditos conectores.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem na presença de uma tensão elétrica entre contatos entreos quais normalmente não existe diferença de tensão.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem numa alteração da tensão presente entre determinadoscontatos de ditos conectores.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem em um consumo de energia fora da faixa de valores deconsumo normal de ditos terminais.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações compreendem um valor de impedância fora da faixa de valoresnormais de ditos terminais, quando medida entre os pontos de alimentação deenergia do terminal.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações consistem na mudança do valor da corrente elétrica emdeterminados contatos.
De acordo com outra característica da invenção, ditasalterações compreendem a ocorrência de um transiente com característicasdiferentes daquele que ocorre normalmente, ao se ligar a energia ao terminal.
De acordo com outra característica da invenção, osequipamentos utilizados compreendem circuitos que fornecem uma indicaçãoluminosa da existência de adulteração nos terminais.
De acordo com outra característica da invenção, ditosequipamentos são acoplados a um dos conectores externos do terminal sobteste, ocorrendo a dita indicação luminosa quando as tensões presentes emdeterminados pinos de ditos conectores apresentarem valores diferentesdaqueles apresentados nos terminais originais não adulterados.
De acordo com outra característica da invenção, ditosequipamentos compreendem circuitos-série contendo um diodo emissor de luz(LED) intercalados entre os ditos determinados pinos, o acendimento de ditoLED indicando a presença de diferença de tensão entre pinos entre os quais,nos terminais originais, não existe tal diferença de tensão.
De acordo com outra característica da invenção, ditosequipamentos compreendem um dispositivo que impede a passagem decorrente através de um LED quando a tensão entre ditos determinados pinosfor inferior ao valor existente nos terminais originais.
Descrição das figuras
As demais características e vantagens da invenção ficarão maisevidentes através da descrição de concretizações preferidas, dadas a títuloexemplificativo e não limitativo, e das figuras que a elas se referem, nasquais:
A figura 1 ilustra o esquema elétrico do equipamento utilizadopara detectar adulterações no terminal modelo i5100 do fabricante Ingenico.
A figura 2 ilustra o esquema elétrico do equipamento utilizadopara detectar adulterações no terminal modelo Í3500 do fabricante Ingenico.
A figura 3 ilustra o esquema elétrico do equipamento utilizadopara detectar adulterações no terminal modelo Nurit 8320 do fabricanteVerifone.
A figura 4 ilustra o esquema elétrico de uma versão alternativado equipamento mostrado na figura anterior.
Descrição detalhada da invenção
Fazendo referência às figuras 1 e 2, e consoante os princípiosda invenção, a identificação da adulteração nos terminais é feita pela detecçãode uma tensão em contatos entre os quais normalmente não existe diferençade tensão. No terminal modelo i5100 do fabricante Ingenico, esta diferença detensão aparece entre os contatos 1 e 4 do conector externo RS232-1.
Conforme ilustrado na Fig. 1, o equipamento detetor compreende um conectormacho 10 que se encaixa no conector RD232-1 de comunicação do terminal,dito conector sendo ligado, através de um cabo 11 de oito vias, aoequipamento detetor propriamente dito 12. No interior deste, é provido umcircuito-série formado por um resistor 14 de 47 ohms em série com um LED15, intercalado entre os contatos 1 e 4. No terminal adulterado, a presença deuma diferença de tensão entre os contatos 1 e 4 do conector RS-232 étransferida ao equipamento detector, fazendo circular uma corrente através doresistor 14 e do LED, cujo acendimento indicará a existência de adulteraçãono terminal.
O mesmo princípio é utilizado no detetor 24 ilustrado na Fig.2, que identifica alterações no conector externo do terminal PinPad modeloi3500 do fabricante Ingenico. Neste arranjo, intercala-se o detector entre oJack 28, tipo RJ45, que se conecta com o cabo de alimentação original ligadoao caixa, e o conector RJ45 fêmea 21 do PinPad Í3500 (não ilustrado). Paramaior facilidade de manuseio, o conector 21 é montado na primeiraextremidade de um cabo 22 de oito vias, em cuja segunda extremidade estámontado um conector RJ45 macho 23, que se acopla ao conector de entrada25 do equipamento detetor 24. Segundo mostra a figura, os pinos 2 e 3 desteúltimo conector estão ligados, através do dito cabo, aos pinos de mesmanumeração do conector 21 do PinPad. Na versão original não existe qualquerdiferença de potencial entre estes pinos, os quais não são normalmenteutilizados. Quando é feita a adulteração do dito PinPad, estes pinos sãoligados à unidade captadora de modo a prover um acesso através do qual ofraudador irá extrair os dados armazenados. Em virtude desta ligação, passa aexistir uma diferença de potencial entre os pinos 2 e 3 do conector externo 21do terminal PinPad. Esta diferença de potencial é transferida ao equipamentodetector e aciona o LED 27, acusando a presença de adulteração no terminal.
Além dos exemplos acima descritos, existem outros arranjosconstrutivos nos quais a senha é digitada pelo usuário numa unidade PinPad"satélite" que se interliga por meio de um cabo ao terminal principal queefetua a leitura da trilha do cartão. A alimentação do dito PinPad é feita apartir do terminal principal por meio de um par de condutores do referidocabo, sendo este mesmo par utilizado para envio da senha ao terminalprincipal. Um exemplo deste arranjo é o terminal POS modelo Nurit 8320 dofabricante Verifone. Neste caso, a instalação fraudulenta de uma unidadecaptadora no terminal principal resulta na redução da tensão enviada paraalimentar o PinPad.
A Fig. 3 mostra o esquema de um detetor que indica aexistência da unidade captadora instalada num terminal do tipo descrito. Noterminal original, a tensão entre os pinos 1 e 3 do conector externo destinadoà conexão com um PinPad é da ordem de 16V. Num terminal adulterado, estatensão tem o valor substancialmente menor, podendo chegar a 5V. O circuitodo detetor compreende, além do LED 38 e do resistor 37 ligados em série, umregulador de tensão 34 igualmente conectado em série com os componentesmencionados, formando um conjunto série entre os pinos 1 e 3 dos conectores31 e 33. Em condições normais, ou seja, com uma tensão da ordem de 16Ventre os ditos pinos, o regulador de tensão opera normalmente, fornecendoenergia suficiente para acender o LED 38. No caso de uma tensão menor entreos ditos contatos, o regulador deixa de funcionar e o LED 38 não se acende, oque indica a existência de adulteração no terminal devida à instalação de umcaptador.
Em versões alternativas do equipamento anterior, o circuitointegrado regulador de tensão pode ser substituído por um componente ouconjunto de componentes que bloqueiem a circulação de corrente quando atensão entre os contatos monitorados cair abaixo do seu valor normal. A Fig.4 ilustra uma versão alternativa deste circuito, onde regulador de tensãoL7805 foi substituído por um diodo Zener 39 tendo um valor da tensão decondução da ordem de 16V. No caso da tensão entre os contatos 1 e 3 serinferior a este valor - por exemplo, IOV - o Zener não conduz e o LEDpermanece apagado.
Se bem que a invenção tenha sido descrita com referência aconcretizações exemplificativas, específicas para operação com determinadosmodelos de terminais, fica entendido que outras concretizações são possíveis,uma vez que estejam baseadas na detecção de desvios no comportamentoelétrico normal dos terminais. Assim, por exemplo, a detecção poderá ser feitamediante a monitoração do transiente de corrente que ocorre ao se aplicar aalimentação ao terminal. Para tanto, será efetuado um levantamento estatísticoprévio de um determinado tipo de terminal, no que concerne às característicasdo transiente de ligação, tais como o pico de intensidade de corrente, a suaduração, sua forma, etc. Mediante este levantamento determinar-se-á a faixade valores considerados normais, de modo que a detecção de valores foradessa faixa - por exemplo, do pico de corrente - indicará a existência deadulteração no terminal.
Concretizações adicionais do método ora proposto, baseadasna detecção de um consumo de energia fora da faixa de valores normal ou,ainda, na detecção de desvios nos valores da impedância medida entre ospontos de alimentação de energia do terminal, também se situam dentro dopresente conceito inventivo.
De acordo, a invenção se encontra delimitada e definida peloconjunto de reivindicações que se segue.

Claims (12)

1. Método indicador de adulteração em terminal de leitura decartões, do tipo POS ou PinPad, dita adulteração consistindo na instalaçãofraudulenta de um dispositivo eletrônico coletor dos dados e senhas doscartões quando de sua utilização, dotado de memória para armazenamento deditas informações de modo a permitir sua recuperação posterior pelofraudador, caracterizado pelo fato de compreender a detecção de alteraçõesnas características elétricas originais dos terminais.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem a presença de valores de tensãodiferentes daqueles presentes nas versões originais dos terminais, medidas emdeterminados contatos dos conectores externos de ditos terminais.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem a presença de tensões entrecontatos que, nas versões originais dos terminais, apresentam diferença detensão nula.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem a redução dos valores da tensãonormalmente existente em determinados pinos nas versões originais dosterminais.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem um consumo de energia fora dafaixa de valores de consumo normal de ditos terminais.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem valores de impedância fora dafaixa de valores normais de ditos terminais, quando medida entre os pontos dealimentação de energia do terminal.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de ditas alterações compreenderem a ocorrência de um transientecom características diferentes daquele normalmente observado ao se ligar aenergia ao terminal.
8. Equipamento indicador de adulteração em terminal deleitura de cartões, do tipo POS ou PinPad, compreendendo um conectorcooperante com o conector externo do terminal a ser analisado, caracterizadopelo provimento de um circuito, conectado entre determinados pinos de ditoconector, cuja operação é alterada na ocorrência de valores de tensãodiferentes daqueles apresentados pelos mesmos pinos nas versões originais deditos terminais.
9. Equipamento indicador de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de dito circuito compreender um circuito sérieformado por um resistor e um LED, ligado entre os ditos determinados pinos.
10. Equipamento indicador de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de dito circuito compreender um circuito sérieconectado entre ditos determinados pinos, compreendendo um resistor, umLED e um dispositivo que bloqueia a passagem de corrente quando a tensão éinferior a um determinado valor.
11. Equipamento indicador de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de dito dispositivo compreender um regulador detensão.
12. Equipamento indicador de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de dito dispositivo compreender um diodo Zener.
BRPI0800254 2008-02-21 2008-02-21 método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões BRPI0800254A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0800254 BRPI0800254A2 (pt) 2008-02-21 2008-02-21 método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões
PCT/BR2009/000043 WO2009103136A2 (en) 2008-02-21 2009-02-19 A method and equipment to indicate adulteration of a card reading terminal

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0800254 BRPI0800254A2 (pt) 2008-02-21 2008-02-21 método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0800254A2 true BRPI0800254A2 (pt) 2011-04-19

Family

ID=40897331

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0800254 BRPI0800254A2 (pt) 2008-02-21 2008-02-21 método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0800254A2 (pt)
WO (1) WO2009103136A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL2466505T3 (pl) 2010-12-01 2013-10-31 Nagravision Sa Sposób rozpoznawania autentyczności terminala
CA3005172C (en) 2017-05-17 2023-11-28 The Toronto Dominion Bank Card reader tampering detector

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH02165582A (ja) * 1988-12-19 1990-06-26 Nec Corp 接続チェック回路付コネクタ
FR2659770B1 (fr) * 1990-03-14 1995-08-11 Sextant Avionique Dispositif de detection de carte a circuit integre frauduleuse.
US6799274B1 (en) * 2000-03-30 2004-09-28 Western Digital Ventures, Inc. Device comprising encryption circuitry enabled by comparing an operating spectral signature to an initial spectral signature
JP2006109943A (ja) * 2004-10-12 2006-04-27 Kita Denshi Corp 不正検出回路、遊技機及び遊技場システム
DE102006044328A1 (de) * 2006-09-19 2008-03-27 Siemens Ag Verfahren und Anordnung zum Feststellen einer unbefugten Manipulation einer elektrischen Einrichtung

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009103136A3 (en) 2009-10-22
WO2009103136A2 (en) 2009-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8522049B1 (en) Secure processor for extreme outdoor temperature conditions
US7844837B2 (en) Electronic device and timer therefor with tamper event time stamp features and related methods
Scaife et al. Fear the reaper: Characterization and fast detection of card skimmers
RU2459265C1 (ru) Электронное устройство и способ управления электронным устройством
TW200628805A (en) Fireware power cycle routine
BRPI0800254A2 (pt) método e equipamento indicador de adulteração em terminal de leitura de cartões
BR0205711A (pt) Sistema de pagamento por porta-moedas eletrônico
JP2008048886A (ja) パチンコ機
CN108733505A (zh) 板卡在位信息校验方法和装置
US20090064340A1 (en) Apparatus and Method to Prevent the Illegal Reading of Smart Cards
BR102012006544A2 (pt) Módulo de controle e monitoramento de dispositivos seguros
US20220108591A1 (en) ATM Frauds Detection by Machine Learning System: SentryWare and SentryManager
EP2987148A1 (en) Controlling power provided to an automated banking system
CN109686397A (zh) 具有自检功能的存储器及其检测方法
GB2028555A (en) Portable memory module
ES2963931T3 (es) Método de detección de la presencia de un dispositivo de clonación de tarjetas inteligentes en un terminal automático de pago y/o de retiro y terminal automáticos de pago y/o de retiro respectivo
GB2251212A (en) Postage meter monitoring and control.
JP4491469B2 (ja) 情報読取装置および不正加工検出方法
JP2005339400A (ja) 取引用端末装置における不正防止システム
CN205722110U (zh) 一种点钞机侧盖总成
CN107346574A (zh) 一种综合识别钞票真伪的方法、系统及装置
BR102022014147A2 (pt) Dispositivo eletrônico para leitura de pulso magnético em medidores de gás e água com conexão universal e sensores antifurto e antifraude
CN205899703U (zh) 媒介物盒的电源控制装置及金融自动化设备
CN103914640B (zh) 用于检验技术设备的检验系统
CN117636542A (zh) 用于检测异物的系统和方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: REDECARD S/A (BR/SP)

Free format text: ENDERECOS ALTERADOS CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 020110047894/RJ DE 10/05/2011.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015.