BRPI0722227A2 - Testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, uso do mesmo, e, método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. - Google Patents

Testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, uso do mesmo, e, método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0722227A2
BRPI0722227A2 BRPI0722227-0A BRPI0722227A BRPI0722227A2 BR PI0722227 A2 BRPI0722227 A2 BR PI0722227A2 BR PI0722227 A BRPI0722227 A BR PI0722227A BR PI0722227 A2 BRPI0722227 A2 BR PI0722227A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tester
distribution circuit
cockpit
oxygen distribution
output signal
Prior art date
Application number
BRPI0722227-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Guenther Kruse
Original Assignee
Airbus Operations Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Operations Gmbh filed Critical Airbus Operations Gmbh
Publication of BRPI0722227A2 publication Critical patent/BRPI0722227A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62BDEVICES, APPARATUS OR METHODS FOR LIFE-SAVING
    • A62B27/00Methods or devices for testing respiratory or breathing apparatus for high altitudes

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Respiratory Apparatuses And Protective Means (AREA)

Description

“TESTADOR PARA TESTAR A CONFIABILIDADE OPERACIONAL DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO DE OXIGÊNIO PARA CABINE DE PILOTAGEM, USO DO MESMO, E, MÉTODO PARA TESTAR A CONFIABILIDADE OPERACIONAL DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO DE OXIGÊNIO PARA CABINE DE PILOTAGEM”
A presente invenção refere-se a um testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem tendo uma pluralidade de componentes que asseguram o fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência.
Fundamentos da técnica
O circuito de distribuição de oxigênio para uma tripulação da cabine de pilotagem fornece oxigênio para a cabine de pilotagem de uma aeronave no caso de uma pressão de cabine cair abaixo de um valor crítico. Em aeronaves modernas, o circuito de distribuição de oxigênio para uma tripulação da cabine de pilotagem é separada do circuito de distribuição de oxigênio para os passageiros da aeronave. Tipicamente, o circuito de distribuição de oxigênio para os passageiros inclui uma fonte química de oxigênio, isto é, quando uma pressão de cabine cair abaixo do valor crítico , uma reação química é iniciada, como um resultado da qual oxigênio é criado. De forma inversa, o circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem usa garrafas de oxigênio, a partir das quais oxigênio é fornecido para a cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência.
A figura 1 mostra um exemplo de um circuito de distribuição de oxigênio para uma tripulação da cabine de pilotagem. Uma garrafa de oxigênio 10 é provida como a fonte de oxigênio. A garrafa de oxigênio 10 é conectada através de condutos 5, 15 às máscaras 4 para uma tripulação da cabine de pilotagem. Estas máscaras 4 são normalmente armazenadas em caixas de armazenamento 3, a partir das quais elas são liberadas quando a pressão cair dentro da cabine de pilotagem. Um medidor de pressão 20 é provido na saída da garrafa de oxigênio 10. O número de referência 30 indica um regulador de pressão que regula (reduz) a pressão do gás provido pela garrafa de oxigênio 10. Uma válvula eletromagnética 40 é provida a fim de iniciar ou terminar fluxo de oxigênio a partir da garrafa de oxigênio 10. Durante a operação normal da aeronave, a válvula eletromagnética 40 está normalmente aberta e pode ser fechada pela tripulação da cabine de pilotagem através de um comutador provido dentro da cabine de pilotagem da aeronave (ver, por exemplo, o comutador 44 na figura 4). Além disso, um comutador de pressão 50 é provido no conduto 15. Quando a pressão de gás dentro do conduto 15 cai abaixo de um valor predeterminado, o comutador de pressão 50 se abre, iniciando assim um sinal de baixa pressão em um exibidor dentro da cabine de pilotagem para alertar a tripulação da cabine de pilotagem que a pressão de gás dentro do conduto 15 não mais é suficiente para prover a tripulação da cabine de pilotagem, em uma situação de emergência, com uma quantidade suficiente de oxigênio. Não precisa dizer que, em uma aeronave atual, uma pluralidade dessas garrafas de oxigênio 10 é provida e que o conduto 15 se ramifica em direção a essas garrafas de oxigênio 10. O conduto 13 é provido para descarregar uma pressão excessiva para fora da aeronave.
Os testes em solo de uma aeronave requerem que um número de diferentes testes seja conduzido. Esses testes incluem testar, por exemplo, um medidor de pressão 20, um regulador de pressão 30, a válvula eletromagnética 40 e um comutador de pressão 50 com respeito à conexão 25 correta desses componentes ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, isto é, se esses componentes estão conectados corretamente às linhas de sinal que conduzem ao dispositivo de controle dentro da cabine de pilotagem. Além disso, é importante verificar se esses componentes podem ser controlados como especificado, e que, por exemplo, a pressão correta que pode ser provida pelo circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem para a cabine de pilotagem de uma aeronave é exibida corretamente em um exibidor dentro da cabine de pilotagem.
5 Por conseguinte, um objetivo da invenção é o de prover um
testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, com o qual a conexão elétrica e o controle dos vários componentes do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem podem ser testados quando a confiabilidade operacional. Sumário
Esses e outros objetivos são alcançados por um testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem tendo uma pluralidade de componentes que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de 15 oxigênio para cabine de pilotagem para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência. O testador de acordo com a invenção compreende dispositivos para conectar eletricamente o testador, em lugar de pelo menos um dos componentes, ao circuito de distribuição de oxigênio, um indicador para indicar que a conexão elétrica do 20 testador ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem foi estabelecida em uma maneira predefinida, e dispositivo de comutação para iniciar um sinal de saída do testador, e em que o sinal de saída é indicativo de uma condição de operação do componente quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
O testador de acordo com a invenção é conectado, em lugar de
a pelo menos a um dos componentes, ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Quando conectado, o testador indica em uma primeira etapa se o testador está conectado corretamente. Esta indicação é importante porque ela indica se os componentes, depois da conclusão dos testes, podem ser ligados corretamente à infra-estrutura de controle eletrônica do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Em uma segunda etapa, os dispositivos de comutação do testador são iniciados para simular um sinal de saída dos componentes (sinais que seriam emitidos se os 5 componentes fossem conectados ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem). Este sinal de saída do testador é transportado para um exibidor correspondente dentro da cabine de pilotagem para verificação que a condição de operação dos componentes conectados hipoteticamente satisfaz as exigências especificadas. O testador de acordo com a invenção provê, por 10 conseguinte, uma ferramenta simples para similar as conexões elétricas dos componentes do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem e o funcionamento correto desses componentes.
Em uma forma de concretização preferida, o sinal de saída é indicativo de uma condição de operação predefinida do componente. Porque o testador pode gerar através do uso do dispositivo de comutação um sinal de saída que é indicativo de uma condição de operação predefinida do componente que é simulado pelo testador, condições de emergência particulares podem ser simuladas pelo testador e o comportamento dos componentes individuais pode ser verificado em tais situações. A confiabilidade operacional dos componentes do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem pode, por conseguinte, ser determinada unicamente em uma base dos sinais de saída do testador. A confiabilidade operacional pode ser verificada por meio da, por exemplo, exibição da pressão de garrafa de oxigênio em um exibidor dentro da cabine de pilotagem e comparando esta pressão de garrafa de oxigênio simulada com a pressão atual dentro da garrafa de oxigênio.
Preferivelmente, o sinal de saída do testador corresponde a um sinal de saída gerado pelo componente quando o componente, agora em lugar do testador, é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Consequentemente, os sinais de saída são uma medida direta e inequívoca das características operacionais atuais dos componentes quando os componentes são conectados com o circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
De acordo com uma outra forma de concretização, o
dispositivo para conectar eletricamente o testador ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem compreende uma pluralidade de terminais, cada um tendo uma entrada e uma saída. Preferivelmente, a pluralidade de terminais corresponde a uma pluralidade de terminais providos 10 nos componentes correspondentes do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Desta maneira, o testador pode facilmente ser conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem porque os terminais que são providos no testador são idênticos aos terminais que são providos nos componentes, e, por conseguinte o uso de adaptadores é evitado. 15 Isto facilita grandemente o uso do testador para conduzir os testes operacionais de confiabilidade no circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
Preferivelmente, o dispositivo de comutação do testador compreende uma pluralidade de relés. Além disso, os relés, na comutação, 20 preferivelmente alocam sinais de saída a saídas de diferentes terminais. Consequentemente, o número de relés requeridos é reduzido devido a um relé considerado para simular sinais de saída que são indicativos de condições de operação de vários componentes do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
Em adição, os relés são preferivelmente controláveis por sinais
de entrada recebidos pelo testador a partir de unidades de controle posicionadas na cabine de pilotagem da aeronave. Ele pode facilmente ser testado pela atuação, por exemplo, da válvula eletromagnética através de um comutador correspondente provido dentro da cabine de pilotagem e, pelo uso do testador, para simular a pressão que atua agora sobre um regulador de pressão. Esta pressão simulada toma-se necessária para iniciar um correspondente sinal de pressão, resultando em uma leitura de pressão particular em um medidor de pressão dentro da cabine de pilotagem. Esta 5 leitura de pressão pode ser comparada com dados comparativos para verificar que a leitura de pressão está correta. Se correta, o controle elétrico da válvula eletromagnética e de um regulador de pressão pode ser assumido sendo como especificado.
Em uma outra forma de concretização preferida, o indicador 10 compreende uma pluralidade de diodos de emissão de luz. Estes diodos de emissão de luz permitem ao usuário do testador perceber imediatamente se a conexão elétrica do testador, e assim de um componente, ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem não é como especificada. Preferivelmente, cada diodo de emissão de luz é conectado a uma entrada da 15 pluralidade de terminais. Uma outra forma de concretização preferida provê que cada diodo de emissão de luz esteja ativo na aplicação de um potencial de terra à entrada dos terminais.
Em ainda uma outra forma de concretização, o testador é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, 20 em lugar de a um regulador de pressão, uma válvula eletromagnética, um medidor de pressão de oxigênio e um comutador de pressão. Assim, a conexão elétrica e controle de um regulador de pressão, da válvula eletromagnética, do medidor de pressão de oxigênio e um comutador de pressão podem ser testados com um único testador, todos dos quais são 25 componentes essenciais de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
Preferivelmente, os sinais de entrada e saída do testador estão na faixa de 0 Volts e 20 Volts de CC. Um outro aspecto da invenção características o uso de um testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem tendo uma pluralidade de componentes que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição 5 de oxigênio para cabine de pilotagem para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência, em que o testador é tal como previamente descrito.
Ainda um outro aspecto da invenção provê um método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem tendo uma pluralidade de componentes que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência. O método de acordo com a invenção compreende as etapas de conectar eletricamente o testador, em lugar de a pelo menos um dos componentes, ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, verificar por meio de um indicador que a conexão elétrica do testador ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem foi estabelecida em uma maneira predefinida, e iniciar o dispositivo de comutação para iniciar um sinal de saída do testador, em que o sinal de saída é indicativo de uma condição de operação do componente quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
Uma forma de concretização preferida do método de acordo com a invenção compreende ainda a etapa de verificar que o sinal de saída é 25 indicativo de uma condição de operação predefinida do componente quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, e Se não for, ajustar o circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem até que o sinal de saída é indicativo da condição de operação predefinida do componente. Outras características e vantagens da invenção ficarão aparentes da seguinte descrição detalhada de uma forma de concretização preferida da invenção, que se refere aos desenhos anexos.
Breve descrição dos desenhos
A figura 1 é uma representação esquemática de um exemplo de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem instalado a bordo de uma aeronave;
A figura 2 é um diagrama de circuitos elétricos de um testador de acordo com a invenção, mostrando terminais do testador a serem conectados com terminais do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem;
A figura 3 é um diagrama de circuitos elétricos de uma placa eletrônica provida dentro do testador de acordo com a invenção; e
A figura 4 mostra, a título de exemplo, o controle de uma válvula eletromagnética através de um comutador 5 provido dentro da cabine de pilotagem de uma aeronave.
Descrição detalhada de uma forma de concretização preferida
Como já descrito com referência à figura 1, um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem requer freqüentes testes de manutenção, inspecionando assim se os componentes individuais do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem podem ser conectados corretamente a uma infra-estrutura de controle eletrônica do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem instalada a bordo da aeronave. Uma vez quando foi estabelecido que a conexão elétrica dos componentes fosse como a especificada, deve ser verificado, em adição, que o controle dos componentes individuais através de linhas de sinal para estes, e a partir destes, componentes para os atuadores, comutadores, exibidores etc. instalados, por exemplo, dentro da cabine de pilotagem da aeronave é de um tal modo que, em uma situação de emergência, a tripulação da cabine de pilotagem é fornecida com suficiente oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. O testador de acordo com a invenção provê uma maneira fácil e conveniente de conduzir estes testes.
A figura 2 é um diagrama de circuitos elétricos de um testador 100 de acordo com a invenção. O testador compreende terminais 20', 30', 40', 50' que devem ser conectados aos terminais da infra-estrutura eletrônica do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem 1 (ver a figura 1), em lugar dos componentes, tal como um medidor de pressão 20, regulador de pressão 30, válvula eletromagnética 40 e comutador de pressão 50 (ver a figura I). Em particular, o terminal 30' deve ser conectado co um terminal correspondente do regulador de pressão 30, o terminal 20' deve ser conectado com um terminal correspondente do medidor de pressão 20, o terminal 50' deve ser conectado com um terminal correspondente do comutador de pressão 50 e o terminal 40' deve ser conectado com um terminal correspondente de uma válvula eletromagnética 40. Assim, durante testes em solo da aeronave, os componentes individuais 20, 30, 40, 50 são substituídos pelo testador 100.
O testador 100 acomoda uma placa eletrônica 110 que será descrita em detalhe com referência à figura 3. Além disso, quatro diodos de emissão de luz (LEDs) são providos para indicar se cada terminal 20', 30', 40', 50' está conectado corretamente aos terminais correspondentes do circuito de 20 distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. Os LEDs 120 são conectados ás respectivas linhas de sinal dos terminais 20', 30', 40', 50'. Como pode ser visto na figura 2, os LEDs 120 ficarão ativos na conexão das linhas de sinais dos contatos K, D do terminal 30', contato A do terminal 50' e contato B do terminal 40' a um potencial de terra. Se todos dos LEDs estão 25 ativos, o usuário do testador 100 pode ser assegurado que a conexão do testador 100 aos terminais respectivos do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem 1 é estabelecida como requerida. Se um dos, ou todos dos, LEDs permanecerem inativos, a conexão não é como especificada, a partir da qual o usuário pode inferir que a conexão dos componentes originais, tais como o regulador de pressão 30, ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, resultará em mau funcionamento daquele componente. Consequentemente, por meio dos LEDs 120, pode ser constatado que o circuito elétrico para, e a partir, dos terminais do circuito de distribuição de oxigênio para 5 cabine de pilotagem está correto e que nenhuma das linhas de sinal estão, por exemplo, interrompida, em curto ou defeituosa por alguma outra razão.
Com referência à figura 3, a placa eletrônica indicada pelo número de referência 110 na figura 2 é mostrada em detalhe. A seguir, a placa eletrônica da figura 3 será explicada, a título de exemplo, em termos de suas 10 funções e que testes podem ser conduzidos no circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem usando o testador 100. Três testes diferentes serão descritos. E destacado que os testes dados aqui a título de exemplo não são exaustivos, e que outros testes podem ser conduzidos usando o testador 100. Para a finalidade da descrição dos três testes, é assumido que 15 na conexão do testador 100 ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem 1, todos dos LEDs 120 do testador 100 estavam ativos.
Na conexão do testador 100 com o sistema de distribuição de oxigênio para a cabine de pilotagem, um fluxo de corrente será induzido no transistor Tl, como uma conseqüência do qual o relé RL4 será fechado. 20 Assim, um sinal de 2 V é aplicado ao contato 2 que corresponde ao contacto A do terminal 30'. O sinal de saída de 2 V corresponde a um sinal de saída de 2 Volt gerado normalmente pelo regulador de pressão 30 durante a operação normal da aeronave. Este sinal de saída de 2 V efetua uma leitura de pressão predefinida (x psi) sendo exibida em um exibidor dentro da cabine de 25 pilotagem da aeronave. Em outras palavras, o testador 100 simula um sinal de saída do regulador de pressão 30 a fim de verificar que este sinal de saída resulta em uma correta leitura de pressão de oxigênio no exibidor dentro da cabine de pilotagem da aeronave. Um segundo teste exemplificativo inclui a ativação do comutador 44 provido na cabine de pilotagem da aeronave e estabelecimento de uma conexão operativa entre fornecimento de energia 42 e comutador 44 (ver a figura 4). Na compressão do comutador 44, a voltagem fornecida pelo fornecimento de energia 42 (aqui 28 V) é aplicada ao contato A da válvula eletromagnética 40. Com referência à figura 2, o contato A do terminal 40' corresponde ao contato 12 da placa eletrônica 110. Assim, um sinal de entrada de 28 V no contato 12 (ver a figura 3) efetua o fechamento do relé RL1, e, portanto, um sinal de saída de 4 V é aplicado ao contato 2 da placa eletrônica 110. O contato 2 corresponde ao contato A do terminal 30' (ver a figura 2). Assim, um sinal de saída de 4 V é aplicado ao contato A do terminal 30". O sinal de saída de 4 V é normalmente gerado por um regulador de pressão 30 durante a operação normal da aeronave. O sinal de saída de 4 V no contato A do terminal 30' efetuará uma outra leitura de pressão de oxigênio (y psi) que é exibida em um exibidor dentro da cabine de pilotagem da aeronave. Se a leitura de pressão de oxigênio estiver correta, é constatado que a circuitos elétricos elétrica e controle do regulador de pressão 30 são como especificados. Além disso, pode ser testado se o sinal de saída gerado durante a operação normal da aeronave por um regulador de pressão efetua uma leitura correta de pressão de oxigênio no mostrador dentro da cabine de pilotagem.
Como um terceiro teste exemplificativo, o comutador 44 é aberto manualmente, mantendo assim a conexão operativa ao fornecimento de energia 42. Em um estado aberto do comutador 44, a voltagem do fornecimento de energia 42 (28 V) é aplicada ao contato C da válvula 25 eletromagnética 40 (ver a figura 4). O contato C da válvula eletromagnética 40 corresponde ao contato 15 da placa eletrônica 110 (ver a figura 2). Um sinal de entrada de 28 V no contato 15 resulta no fechamento do relé RL3, conectando assim o contato 16 com o potencial de terra. Consequentemente, o contato B do terminal 50' está no potencial de terra, que efetua um alarme de baixa pressão de oxigênio dentro da cabine de pilotagem. Se o terceiro teste exemplificativo resultar em um alarme dentro da cabine de pilotagem, é determinado que o circuito elétrico até o contato C do terminal 40' (e, assim, da válvula eletromagnética 40) é como o especificado. Ao mesmo tempo, 5 pode ser verificado que um comutador de pressão 50 emite um sinal de saída correto durante a operação normal da aeronave por verificar se um sinal de alarme correspondente é iniciado dentro da cabine de pilotagem da aeronave.
A essência da invenção é para prover uma maneira fácil e conveniente de testar uma pluralidade de componentes de um circuito de 10 distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, instalados a bordo de uma aeronave. Em lugar de testar os componentes propriamente ditos, os componentes são removidos do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, e os terminais de um testador de acordo com a invenção são conectados aos terminais do circuito de distribuição de oxigênio para 15 cabine de pilotagem, aos quais uma pluralidade de componentes são normalmente conectados.
Pela provisão no testador de indicadores correspondentes, LEDs na forma de concretização preferida, pode facilmente ser verificado que o circuito elétricos da infra-estrutura de controle eletrônica do circuito de 20 distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem até os terminais dos componentes é como especificado. Uma vez quando o esquema correto dos circuitos elétricos foi estabelecido, vários testes podem ser conduzidos a fim de simular pelos sinais de saída do testador dos vários componentes a fim de verificar que estes sinais de saída efetuam, por exemplo, leituras de pressão de 25 oxigênio correspondentes em um exibidor dentro da cabine de pilotagem. Consequentemente, o testador de acordo com a invenção simplifica grandemente os testes em solo de uma aeronave, em particular com respeito aos testes da confiabilidade operacional do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.

Claims (15)

1. Testador (100) para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) tendo uma pluralidade de componentes (20, 30, 40, 50) que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência, caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos (20', 30', 40', 50’) para conectar eletricamente o testador (100), em lugar de pelo menos um dos componentes (20, 30, 40, 50), ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1), um indicador (120) para indicar que a conexão elétrica do testador (100) ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) foi estabelecida em uma maneira predefinida, e dispositivos de comutação (RL1, RL2, RL3, RL4) para iniciar um sinal de saída do testador (100), o sinal de saída sendo indicativo de uma condição de operação do componente (20, 30, 40, 50) quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
2. Testador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de saída é indicativo de uma condição de operação predefinida do componente (20, 30, 40, 50).
3. Testador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o sinal de saída corresponde a um sinal de saída gerado pelo componente (20, 30, 40, 50) quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
4. Testador de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo para conectar eletricamente o testador (100) ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) compreende uma pluralidade de terminais (20', 30',40', 50'), cada um tendo uma entrada e uma saída, a pluralidade de terminais (20’, 30', 40', 50') correspondendo a uma pluralidade de terminais providos nos componentes correspondentes (20, 30, 40, 50) do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1).
5. Testador de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de comutação compreende uma pluralidade de relés (RL1, RL2, RL3, RL4).
6. Testador de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que os relés (RL1, RL2, RL3, RL4), na comutação, alocam sinais de saída às saídas de diferentes terminais (20', 30', 40', 50').
7. Testador de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que os relés (RL1, RL2, RL3, RL4) são controláveis por sinais de entrada recebidos pelo testador (100) a partir de unidades de controle (42, 44) posicionadas na cabine de pilotagem da aeronave.
8. Testador de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o indicador compreende uma pluralidade de diodos de emissão de luz (120).
9. Testador de acordo com a reivindicação 8, quando dependente da reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que cada diodo de emissão de luz (120) é conectado a uma entrada da pluralidade de terminais (20', 30', 40', 50').
10. Testador de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que cada diodo de emissão de luz (120) é ativo na aplicação de um potencial de terra à entrada dos terminais (20', 30', 40', 50').
11. Testador de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o testador (100) é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1), em lugar de a um regulador de pressão (30), a uma válvula eletromagnética (40), um medidor de pressão de oxigênio (20) e um comutador de pressão (50).
12. Testador de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que sinais de entrada e saída do testador estão na faixa de 0 V e 28 V de CC.
13. Uso de um testador (100), caracterizado pelo fato de ser para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) tendo uma pluralidade de componentes (20, 30, 40, 50) que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência, em que o testador (100) corresponde a um testador como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12.
14. Método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem tendo uma pluralidade de componentes (20, 30, 40, 50) que asseguram fornecimento de oxigênio a partir do circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) para uma tripulação da cabine de pilotagem de uma aeronave em uma situação de emergência, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: conectar eletricamente o testador (100), em lugar de pelo menos um dos componentes (20, 30, 40, 50), ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1), verificar por meio de um indicador (100) que a conexão elétrica do testador (100) ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) foi estabelecida em uma maneira predefinida, e iniciar o dispositivo de comutação (RL1, RL2, RL3, RL4) para iniciar um sinal de saída do testador (100), o sinal de saída sendo indicativo de uma condição de operação do componente (20, 30, 40, 50) quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1)·
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de: verificar que o sinal de saída é indicativo de uma condição de operação predefinida do componente (20, 30, 40, 50) quando é conectado ao circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1), e se não for, ajustar o circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem (1) até que o sinal de saída seja indicativo da condição de operação predefinida do componente (20, 30, 40, 50).
BRPI0722227-0A 2007-11-29 2007-11-29 Testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, uso do mesmo, e, método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem. BRPI0722227A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2007/010373 WO2009068059A1 (en) 2007-11-29 2007-11-29 Tester for testing operational reliability of a cockpit oxygen distribution circuit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0722227A2 true BRPI0722227A2 (pt) 2014-06-03

Family

ID=39708808

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0722227-0A BRPI0722227A2 (pt) 2007-11-29 2007-11-29 Testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, uso do mesmo, e, método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8519718B2 (pt)
EP (1) EP2214792B1 (pt)
JP (1) JP5059946B2 (pt)
BR (1) BRPI0722227A2 (pt)
CA (1) CA2705639A1 (pt)
WO (1) WO2009068059A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA3040714A1 (en) * 2018-04-18 2019-10-18 Zodiac Aerotechnics An emergency oxygen system for aircraft with switching device and a method of operating an emergency oxygen system

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4002972A (en) * 1975-03-18 1977-01-11 General Electric Company Electric vehicle control analyzer
US4251765A (en) * 1979-02-07 1981-02-17 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Aircraft electrical system tester
US4765193A (en) * 1987-06-08 1988-08-23 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Oxygen system analyzer
US4870347A (en) * 1988-02-22 1989-09-26 Arnold Cicerone Universal master breakout unit for testing avionic systems
US5036479A (en) * 1989-04-20 1991-07-30 Trw Inc. Modular automated avionics test system
CA2023707C (en) * 1989-09-28 1999-02-23 Richard W. Hradek Oxygen concentrator with pressure booster and oxygen concentration monitoring
US5071453A (en) * 1989-09-28 1991-12-10 Litton Systems, Inc. Oxygen concentrator with pressure booster and oxygen concentration monitoring
US7204249B1 (en) * 1997-10-01 2007-04-17 Invcare Corporation Oxygen conserving device utilizing a radial multi-stage compressor for high-pressure mobile storage
US20020116984A1 (en) * 1998-06-01 2002-08-29 Greg Alan Tilley Portable multi-function system for testing protective devices
US6820616B1 (en) * 2001-08-01 2004-11-23 Scot Incorporated Combined aircrew systems tester (CAST)
GB0210450D0 (en) * 2002-05-07 2002-06-12 Bae Systems Plc Test apparatus
AU2003247588A1 (en) 2002-07-31 2004-02-16 Clifford L. Jordan Combined aircrew systems tester (cast)
US20050145245A1 (en) * 2002-07-31 2005-07-07 Jordan Clifford L. Combined aircrew systems tester (cast)
US7341072B2 (en) * 2003-05-02 2008-03-11 Carleton Technologies, Inc. Oxygen supply system having a central flow control unit
US7096139B2 (en) * 2004-02-17 2006-08-22 Advantest Corporation Testing apparatus
FR2880328B1 (fr) * 2005-01-06 2008-08-22 L'air Liquide Procede et systeme de verification du bon fonctionnement d'un equipement embarque de production d'oxygene pour aeronef
US7057394B1 (en) * 2005-02-07 2006-06-06 International Truck Intellectual Property Company, Llc Chassis electrical system tester
US7176811B1 (en) * 2005-03-07 2007-02-13 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Pressure altimeter electrical testing
US7587929B2 (en) * 2005-09-09 2009-09-15 Scot Incorporated Joint combined aircrew systems tester
EP2010296B1 (en) * 2006-04-26 2021-03-24 Safran Aerotechnics System to deliver oxygen in an aircraft
US7331241B1 (en) * 2006-08-22 2008-02-19 Kulite Semiconductor Products, Inc. Low cost pressure sensor for measuring oxygen pressure

Also Published As

Publication number Publication date
EP2214792A1 (en) 2010-08-11
EP2214792B1 (en) 2017-01-04
CA2705639A1 (en) 2009-06-04
US8519718B2 (en) 2013-08-27
JP5059946B2 (ja) 2012-10-31
JP2011504773A (ja) 2011-02-17
US20110006778A1 (en) 2011-01-13
WO2009068059A1 (en) 2009-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0722232A2 (pt) Método para testar um dispositivo de controle de sistema de oxigênio de aeronave
US5617039A (en) Auxiliary power unit testing device
US8437889B2 (en) Test equipment for testing an additional center tank (ACT) system of an aircraft
BR102015028394B1 (pt) Método para testar um sistema de detecção de vazamento de duto de uma aeronave, e, aparelho para testar um sistema de detecção de duto de sangria
US8593270B2 (en) Tester for testing signal lines of a flight control system for a THS motor of an aircraft
US7176811B1 (en) Pressure altimeter electrical testing
US8441375B2 (en) Aircraft power failure simulation apparatus and method
BRPI0722231A2 (pt) Método para testar linhas de energia e linhas de sinal a bordo de uma aeronave, e, kit
US20210223302A1 (en) Self validation of controller internal circuits
BRPI0722280A2 (pt) Método e aparelho para testar um sistema de controle de aeronave
US8868354B2 (en) Method and apparatus for testing valve control system
BRPI0722227A2 (pt) Testador para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem, uso do mesmo, e, método para testar a confiabilidade operacional de um circuito de distribuição de oxigênio para cabine de pilotagem.
RU2433846C1 (ru) Испытательное устройство для проверки эксплуатационной надежности контура распределения кислорода в кабине экипажа
KR101751387B1 (ko) 항공기 계측장비용 전원 공급 및 제어 장치
US6542082B1 (en) Remote and non-visual detection of illumination device operation
JP4327437B2 (ja) システムの動作状態を表示する発光表示装置、及び、そのような装置を管理する方法、特に、航空電子工学のためのもの
CN100585418C (zh) 用于测试座舱氧分配回路的操作可靠性的测试器
RU2438734C1 (ru) Испытательное устройство и способ тестирования устройства управления системой подачи кислорода в воздушном судне
KR101775338B1 (ko) 자동전압제어기의 카드 점검 시스템
KR101888505B1 (ko) 오토파일럿 시스템의 모드선택기를 점검하는 점검장치
KR20080076533A (ko) 멀티형 통합 항해 시스템 성능 검사장치
KR960008034A (ko) 연료시스템의 압력검사장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.