BRPI0722223A2 - "conjunto de revestimento, conjunto de acoplamento e método para a conexão de dois segmentos de tubulação" - Google Patents

"conjunto de revestimento, conjunto de acoplamento e método para a conexão de dois segmentos de tubulação" Download PDF

Info

Publication number
BRPI0722223A2
BRPI0722223A2 BRPI0722223-8A BRPI0722223A BRPI0722223A2 BR PI0722223 A2 BRPI0722223 A2 BR PI0722223A2 BR PI0722223 A BRPI0722223 A BR PI0722223A BR PI0722223 A2 BRPI0722223 A2 BR PI0722223A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flange
ring member
ring
pipe
liner
Prior art date
Application number
BRPI0722223-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Oscar Zapata
John Joseph Dodds
Original Assignee
Robroy Ind Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Robroy Ind Inc filed Critical Robroy Ind Inc
Publication of BRPI0722223A2 publication Critical patent/BRPI0722223A2/pt
Publication of BRPI0722223B1 publication Critical patent/BRPI0722223B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L58/00Protection of pipes or pipe fittings against corrosion or incrustation
    • F16L58/18Protection of pipes or pipe fittings against corrosion or incrustation specially adapted for pipe fittings
    • F16L58/182Protection of pipes or pipe fittings against corrosion or incrustation specially adapted for pipe fittings for screw-threaded joints

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Protection Of Pipes Against Damage, Friction, And Corrosion (AREA)
  • Flanged Joints, Insulating Joints, And Other Joints (AREA)

Description

"CONJUNTO DE REVESTIMENTO, CONJUNTO DE ACOPLAMENTO E MÉTODO PARA A CONEXÃO DE DOIS SEGMENTOS DE TUBULAÇÃO Antecedentes da Invenção Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema de acoplamento utilizado quando da conexão de extremidade com extremidade de uma tubulação revestida usada em poços petrolíferos e os similares e, mais particularmente, um conjunto revestido para o uso em uma junção entre dois segmentos de uma tubulação e um método para conectar dois segmentos de uma tubulação não modificada com um sistema linear o qual prevenirá contra a corrosão.
Descrição da Técnica Correlacionada
Várias operações de perfuração vertical na produção de petróleo são conduzidas em ambientes altamente corrosivos resultando a partir da produção e/ou da re injeção de hidrocarbonos e da formação de salmoura contendo sais e gases tais como sulfeto de hidrogênio e dióxido de carbono, os quais podem penetrar através do interior da tubulação.
Para proporcionar uma vida útil aos vários comprimentos de tubulações de aço que são usadas em tais ambientes, revestimentos resistentes a corrosão sâo instalados no interior de cada um dos comprimentos de tubulações antes que sejam instaladas no jogo continuo de perfuração vertical. Conjuntos de acoplamento apropriadamente rosqueados são necessários para conectar as tubulações num relacionamento de extremidade com extremidade. Os conjuntos de acoplamentos também são necessários para conectar os revestimentos internos que proporcionam a devida proteção para a tubulação e para a área rosqueada de conexão de tubulação contra a corrosão interna. Há um grande número de construção de extremidades de tubulações e de construções rosqueadas empregado por vários fabricantes de tubulações para assegurar contra o vazamento de fluido e de gás. Devido à presença de ressaltos de torque de 5 metal-cdm-metal e de áreas de vedação de metal-com-metal, várias dessas extremidades de tubulações e construções de rosqueamento conhecidas na técnica requerem um revestimento construído em especial ou um conjunto de acoplamento único para a extremidade da tubulação e potencialmente até mesmo um desenho em especial para o 10 rosqueamento da extremidade da tubulação para acomodar um sistema de revestimento interno.
Um método conhecido na técnica utiliza um sistema de revestimento interno que requer a inserção de uma tubulação de plástico rígido no lado de dentfo da tubulação de aço e o 15 enchimento do espaço anular entre a tubulação de plástico e a tubulação de aço com argamassa* A tubulação de plástico rígido interna, ou o revestimento/ é tapada ou terminada na sua extremidade da tubulação com um flange conhecido como uma "chama". As extremidades de chama proporcionam uma área de superfície para 20 a compressão de uma barreira de anel/ tal como uma barreia de anel elastomérica no conjunto de acoplamento.
Um obstáculo com uma inserção de tal conjunto é o fator que as tubulações rosqueadas ou os acoplamentos precisam ser confeccionados a máquina e rosqueados com provisões especiais para 25 acomodar o processo de revestimento. isto prova ser algo ineficiente no que diz respeito a tempo e custo assim como produtividade.
Adicionalmente, foi descoberto que quando tal sistema de revestimento é usado em temperaturas altas e ambientes pressurizados, o movimento do fluido através da tubulação faz com que o revestimento mova ou desloque levemente no interior da tubulação. Este movimento do revestimento causa a exposição do sedimento ou argamassa posicionado atrás do revestimento. Tal exposição causa a erosão do sedimento ou da argamassa e eventualmente corrói a tubulação.
Considerando o acima mencionado, há a necessidade para um conjunto de acoplamento com revestimento interno universal ou padronizado que possa acomodar a ampla variedade de construção de extremidades de tubulações atualmente sendo usada sem a 10 necessidade de modificações especiais no que diz respeito às propriedades de acoplamento e de rosqueamento das extremidades de tubulações. Também há a necessidade de um conjunto de acoplamento com revestimento que possâ acomodar o revestimento, particularmente quando de uma alta pressão, dai, portanto 15 prevenindo a exposição do sedimento ou argamassa enquanto ao mesmo tempo previna contra qualquer movimento do revestimento.
Sumário da Invenção
Em conformidade, a presente invenção foi desenvolvida para proporcionar um conjunto de acoplamento com revestimento que 20 assegure um revestimento no interior de uma tubulação quando de uma alta pressão. Adicionalmente, o conjunto de acoplamento com revestimento da presente invenção pode acomodar a ampla variedade de construção das extremidades de tubulações atualmente sendo usadas sem a necessidade de quaisquer modificações especiais.
Mais especificamente, a presente invenção é
direcionada a um conjunto de revestimento para o uso em uma junção entre dois segmentos de tubulações. O conjunto de revestimento inclui um primeiro membro de anel, um segundo membro de anel, um anel de barreira contra corrosão, um primeiro revestimento e um segundo revestimento. O primeiro membro de anel tem um membro de corpo com uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A primeira extremidade tem um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir das mesmas. 0 primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. 0 segundo membro de anel 5 tem um membro de corpo estendido tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A segunda extremidade tem um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma. 0 primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. 0 anel de barreira contra corrosão é disposto entre e 10 coopera com a primeira extremidade do primeiro membro de anel e com a segunda extremidade do segundo membro de anel. O primeiro revestimento é configurado para ser preso no espaço formado entre o primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel. O segundo revestimento é configurado para ser preso no espaço 15 formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
O primeiro flange dó primeiro membro de anel pode ser posicionado adjacente e ser preso a um primeiro segmento de tubulação. Adicionalmente, o primeiro flange do primeiro membro de 20 anel pode se estender por uma distância maior a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel do que o segundo flange do primeiro membro de anel. O primeiro flange do segundo membro de anel pode ser posicionado adjacente e ser preso a um segundo segmento de tubulação, e o primeiro flange do segundo 25 membro de anel pode se estender por uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel.
O anel de barreira contra corrosão pode incluir extremidades denteadas opostas compreendidas de porções chanfradas e a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel pode incluir porções chanfradas registradas para cooperar com as extremidades denteadas opostas do anel de barreira contra corrosão. As porções chanfradas do anel de barreira contra corrosão, a segunda extremidade do 5 primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel podem ser chanfradas num ângulo de 45°. A segunda extremidade do primeiro membro dê anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel pode ser ligada de forma adesiva as extremidades opostas do anel de barreira contra corrosão.
O primeiro e o segundo membros de anel podem ser
fabricados de um epóxi de vidro reforçado. O anel de barreira contra corrosão pode ser fabricado de um material elastomérico resiliente ou qualquer material compressivel adequado. Uma porção inferior do segundo flange dõ primeiro membro de anel pode se 15 distanciar de forma cônica ã partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel, e uma porção inferior do segundo flange do segundo membro de anel pode se distanciar de forma cônica a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel.
A presente invenção também é direcionada a um
conjunto de acoplamento. O conjunto de acoplamento inclui uma primeira tubulação, uma segunda tubulação, um membro de acoplamento conectando de forma fixada a primeira tubulação e a segunda tubulação, um primeiro membro de anel posicionado na 25 primeira extremidade da primeira tubulação, um segundo anel, um anel de barreira contra corrosão, um primeiro revestimento e um segundo revestimento. O primeiro membro de anel inclui um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A primeira extremidade tem um primeiro flange e um seguindo flange 30 se estendendo a partir da mesma. O primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre eles. 0 segundo anel inclui um membro de corpo estendido posicionado adjacente ao membro de acoplamento e tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A segunda extremidade tem um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma na segunda tubulação. 0 primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. 0 anel de barreira contra corrosão é disposto entre e coopera com a primeira extremidade do primeiro membro de anel e com a segunda extremidade do segundo membro de anel. 0 primeiro revestimento é disposto na primeira tubulação e tem uma extremidade configurada para ser presa no espaço formado entre o primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel. 0 segundo revestimento é disposto na segunda tubulação e tem uma extremidade configurada para ser presa no espaço formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
0 primeiro flange do primeiro membro de anel pode ser preso a primeira tubulação com sedimentos. 0 primeiro flange do primeiro membro de anel pode se estender uma distância maior a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel do que o segundo flange do primeiro membro de anel. 0 primeiro flange do segundo membro de anel pode ser preso na segunda tubulação com sedimento. 0 primeiro flange do segundo membro de anel pode se estender uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel. Uma porção inferior do segundo flange do primeiro membro de anel pode se distanciar de forma cônica a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel. Uma porção inferior do segundo flange do segundo membro de anel pode se distanciar de forma cônica a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel.
Adicionalmente, a presente invenção é um método de conexão para dois segmentos de tubulação. 0 método inclui as etapas de proporcionar um primeiro segmento de tubulação;
5 proporcionar um segundo segmento de tubulação; inserir um primeiro revestimento no primeiro segmento de tubulação; inserir um segundo revestimento no segundo segmento de tubulação; e proporcionar um primeiro membro de anel compreendendo um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A primeira 10 extremidade tem um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma. 0 primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. Dali adiante, o primeiro membro de anel é posicionado em um engate com o primeiro revestimento por meio de prender uma extremidade do primeiro revestimento no espaço 15 formado entre o primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel. A seguir, um segundo membro de anel compreendendo um membro de corpo estendido tend© uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, é proporcionado. A segunda extremidade tem um primeiro flange e uma segunda extremidade é proporcionada. A 20 segunda extremidade tem um prifflêir© flange e um segundo flange se- estendendo a partir da mesma. O primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. Então, o segundo membro de anel é posicionado em um engate d©m © segundo revestimento prendendo uma extremidade do segundo revestimento no espaço formado entre o 25 primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel. Um anel de barreira contra corrosão é interposto entre a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel e um mêfflter© de acoplamento adaptado para receber uma segunda extremidade d© primeiro segmento de tubulação 30 e uma primeira extremidade do segundo segmento de tubulação ali é proporcionada. Finalmente, uma segunda extremidade do primeiro segmento de tubulação tendo o primeiro revestimento ali disposto é recebida no membro de acoplamento para junçãos de forma fixa o primeiro segmento de tubulação com o membro de acoplamento, e uma 5 primeira extremidade do segundo segmento de tubulação tendo o segundo revestimento ali disposto, é recebida no membro de acoplamento para unir de forma fixa o segundo segmento de tubulação com o membro de acoplamento.
Outra realização da presente invenção é direcionada a um conjunto de revestimento para o uso em uma junção entre dois segmentos de tubulações. O conjunto de revestimento inclui um membro de anel com duas partes eempreendendo uma manga externa tendo um formato geralmente Cilindrico com uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; uma manga interna configurada para ser posicionada no interior da manga externa. A manga interna inclui um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A primeira extremidade tem um flange se estendendo a partir dá mesma. A manga externa e o flange definem um espaçamento anular entre os mesmos quando a manga interna é posicionada no interior da manga externa. O conjunto de revestimento também inelui um segundo membro de anel compreendendo um membro de eorpo estendido tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. A segunda extremidade tem um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma. O primeiro flange e o segundo flange definem um espaço entre os mesmos. O conjunto de revestimento também inclui um anel de barreira contra corrosão disposto entre e cooperando com a primeira extremidade da manga interna do membro de anel com duas partes e a segunda extremidade d© segundo membro de anel, um primeiro revestimento configurado para ser preso no espaçamento anular formado entre o flange da manga interna e da manga externa e um segundo revestimento configurado para ser preso no espaço formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
A manga externa pode ser configurada para ter uma
primeira extremidade que se estende uma distância maior a partir da primeira extremidade do membro de corpo da manga interna do que o flange da manga interna. 0 primeiro flange do segundo membro de anel pode ser posicionado e preso ao segundo segmento de 10 tubulação. O primeiro flange do segundo membro de anel pode ser configurado para se estender uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel. O anel de barreira contra corrosão pode incluir extremidades denteadas e 15 opostas compreendidas de porções chanfradas e a segunda extremidade do membro de corpo da manga interna e a primeira extremidade do segundo membro de anel compreende registrar as porções chanfradas para cooperar com as extremidades denteadas e opostas do anel de barreira contra corrosão.
Estas e outras características e funções da presente
invenção, assim como os métodos de operação e o funcionamento dos elementos correlacionados de estruturas e de combinação de partes e economias de fabricação se tornarão mais aparentes quando da consideração da seguinte descrição e das reivindicações apensadas 25 com referência aos desenhos acompanhantes, todos os quais formam uma parte desta especificação, mesmo onde as referências de numerais similares designam partes correspondentes nas várias figuras.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista de seção transversal de um conjunto de acoplamento revestido para tubulação de alta pressão de acordo com uma primeira realização da presente invenção.
A Figura 2 é uma porção da vista de seção transversal da Fig. 1 ampliada com o propósito de aumentar a imagem.
A Figura 3 é uma vista parcial de seção transversal de um primeiro membro de anel usado no conjunto de acoplamento da Fig. 1.
A Figura 4 é uma vista parcial de seção transversal de um segundo membro de anel usando no conjunto de acoplamento da Fig. 1.
A Figura 5 é uma vista parcial de seção transversal de um anel de barreira contra corrosão usada no conjunto de acoplamento da Fig. 1.
A Figura 6 é uma vista de seção transversal de um conjunto acoplamento revestido para tubulação de alta pressão de acordo com uma realização alternativa da presente invenção.
A Figura 7 é uma porção da vista de seção transversal da Fig. 6 ampliada com o propósito de aumentar a imagem.
A Figura 8 é uma vista parcial de seção transversal de um membro de anel de duas partes usado no conjunto de acoplamento da Fig. 6; e,
A Figura 9 é uma vista explodida, parcial, de seção transversal do membro de anel de duas partes da Figura 8.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
Para os propósitos da descrição daqui por diante, os termos "superior", "infefi©£", "direito (a)", "esquerdo(a)", "vertical", "horizontal", "em eima (de cima)" , "embaixo (debaixo)", "lateral", "longitudinal" e os derivativos dos mesmos serão relacionados a invençâ© coflfôrme é orientado nas figuras desenhadas. Todavia, deve ser subentendido que a invenção pode assumir uma variedade de variações alternativas exceto quando e onde for especificado expressamente ao contrário. Também deve ser subentendido que os dispositivos específicos ilustrados nos 5 desenhos apensados e descritos na seguinte especificação são simplesmente realizações exemplares da invenção.
Um processo convencional de conexão de tubulações na indústria de petróleo e de gás utiliza acoplamentos rosqueados de aço, os quais são confeccionad©s a máquina e rosqueados e 10 adaptados para acomodar um revestimento de inserção. A presente invenção refere-se geralmente â um conjunto de acoplamento denominado geralmente pela referência numeral 1, usado para conectar segmentos de tubulações adjacentes ou opostas, e um conjunto de revestimento 3 para o uso quando do acoplamento do 15 conjunto I. O conjunto de acoplamento 1 é adaptado para conectar revestimentos internos do conjunto de revestimento 3 conforme é daqui por diante descrito em detalhes*
Com referência as Figuras 1 e 2, o conjunto de acoplamento 1 inclui um primeiro segmento de tubulação 5, um 20 segundo segmento de tubulação 7, üm membro de acoplamento 9 interconectando o primeiro e © segundo segmentos de tubulação 5 e 7 e um conjunto de revestiment© 3 geralmente disposto entre no interior da área definida pelo membr© de acoplamento 9. 0 primeiro segmento de tubulação 5 tem uma segunda extremidade 11 que é 25 configurada para ser inserida n© membro de acoplamento 9, e um segundo segmento de tubulaçâ© 7 tem uma primeira extremidade 13 que é configurada para ser inserida ftô membro de acoplamento 9.
0 conjunto de revestimento 3 inclui um primeiro revestimento 15 disposto no prlmeir© segmento de tubulação 5. 0 primeiro revestimento 15 é pesieionado no primeiro segmento de tubulação 5 e define um primeiro espaçamento anular 17 com a superfície do lado de dentro do primeiro segmento de tubulação 5. 0 primeiro espaçamento anular 17 é tipicamente cheio com argamassa ou sedimentos conforme é do conhecimento na técnica. Para as aplicações na área de petróleo e de gás, a argamassa ou os sedimentos podem ser uma mistura de aglutinantes de poços de petróleo e aditivos de aglutinantes de poços de petróleo misturados com água para uma pasta fluida com viscosidade controlada. Adicionalmente, o conjunto de revestimento 3 inclui um segundo revestimento 19 disposto no segundo segmento de tubulação 7 que define um segundo espaçamento anular 21 com a superfície do lado de dentro do segundo segmento de tubulação 7. O segundo espaçamento anular 21 também é tipicamente cheio com argamassa ou sedimentos conforme acima descrito. O primeiro revestimento 15 e o segundo revestimento 19 podem ser fabricados com materiais tais com resina termicamente formada a partir de fibra enrolada de filamentos, ou termoplástico extrusado e os similares.
A segunda extremidade 11 do primeiro segmento de tubulação 5 e a primeira extremidade 13 do segundo segmento de tubulação 7 é conectada em conjunto por meio do membro de acoplamento 9 conforme aqui aeima descrito. O membro de acoplamento 9 pode ser um acoplamento rosqueado de aço tendo o rosqueamento interno (não mostrado) proporcionado em ambas as extremidades do mesmo. Em partieular, o rosqueamento interno (não mostrado) pode ser proporcionâd© na primeira extremidade 23 e na segunda extremidade 25 do mefflbf© dê acoplamento 9 e uma porção não rosqueada central 27 é localizada entre a primeira extremidade 23 e a segunda extremidade 25. O rosqueamento interno (nâo mostrado) localizado na primeira extremidade 23 do membro de acoplamento 9 recebe o rosqueamento extern© (ftã© mostrado) proporcionado na segunda extremidade 11 do primeiro segmento de tubulação 5 e o rosqueamento interno (não mostrado) localizado na segunda extremidade 25 do membro de acoplamento 9 recebe o rosqueamento externo (não mostrado) da primeira extremidade 13 do segundo segmento de tubulação 7. 0 membro de acoplamento 9 pode variar em formato e em tamanho no que diz respeito a várias aplicações. Por exemplo, a primeira e a segunda extremidade 23, 25 do membro de acoplamento 9 pode ter um formato eônico para assegurar ainda mais uma vedação mais forte entre o primeiro e o segundo segmento de tubulação 5, 7 e o membro de acoplamento 9.
Com referência a Fig.3 e com uma referência continua as Figs. 1 e 2, o conjunto de revestimento 3 inclui um primeiro membro de anel 29 configurado para engatar de forma segura o primeiro revestimento 15 na segunda extremidade 11 do primeiro segmento de tubulação 5. O primeiro membro de anel 2 9 inclui um membro de corpo 31 com uma primeira extremidade 33 e uma segunda extremidade 35. A primeira extremidade 33 tem um primeiro flange 37 e um segundo flange 39 se estendendo a partir da mesma. O primeiro flange 37 e o segunde flange 39 definem um espaço 41 entre os mesmos. O primeiro flange 37 se estende uma distância di a partir da primeira extremidade 33 do membro de corpo 31 e um segundo flange 39 se estende uma distância d2 a partir da primeira extremidade 33 do membro de e©rp© 31. Adicionalmente, o primeiro flange 37 se estende uma distância maior di a partir da primeira extremidade 33 do membro de dôrpe 31 do primeiro membro de anel 29 do que o segundo flange 39 dõ primeiro membro de anel 29. Uma porção inferior 42 do segundo flange 39 do primeiro membro de anel
29 é formada distanciando de forma cônica a partir da primeira extremidade 33 do membro de corpo 31. O primeiro revestimento 15 é configurado para ser preso no espâÇO 41 formado entre o primeiro flange 37 e o segundo flange 39 do primeiro membro de anel 29.
Adicionalmente, o primeiro flange 37 se estende a partir da primeira extremidade 33 do membro de corpo 31 em uma posição levemente abaixo de uma porção de cima 4 3 do membro de corpo 31, dai, portanto criando uma etapa 45. 0 primeiro flange 37 do primeiro membro de anel 29 é posicionado adjacente ao primeiro segmento de tubulação 5. Quando posicionado apropriadamente, a etapa 45 do primeiro membro de anel 29 cria um espaço vazio 47 entre o primeiro flange 37 e o primeiro segmento de tubulação 5. O espaço vazio 47 pode ser cheio com sedimentos para prender o primeiro membro de anel 29 aõ primeiro segmento de tubulação 5. Adicionalmente, a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 define um ressalto e inclui uma porção chanfrada 49.
0 primeiro membro de anel 50 pode ser fabricado com uma resina reforçada de fibra moldada e dos similares. O primeiro membro de anel 2 9 também pode ser aderido ou ligado ao primeiro revestimento 15 com um adesivo ou Um primeiro revestimento 15 pode ser fixado por fricção no interior do espaço 41 formado entre o primeiro flange 37 e o segundo flange 39 do primeiro membro de anel 29.
Com a Fig. 4 e com uma referência continua as Figs. 1 e 2, o conjunto de revestimento 3 também inclui um segundo membro de anel 51 configurado para engatar de forma segura o segundo revestimento 19 na primeira extremidade 13 do segundo segmento de tubulação 7. 0 segundo membro de anel 51 tem um membro de corpo estendido 53 tendo uma primeira extremidade 55 e uma segunda extremidade 57. A segunda extremidade 57 tem um primeiro flange 59 e um segundo flange 61 se estendendo a partir da mesma. 0 primeiro flange 59 e o segundo flange 61 definem um espaço 63 entre os mesmos. 0 primeiro flange se estende uma distância d3 a partir da segunda extremidade 57 do membro de corpo estendido 53 e o segundo flange 61 se estende uma distância d4 a partir da segunda extremidade 57 do membro de corpo estendido 53. Adicionalmente, o primeiro flange 59 se estende uma distância maior d3 a partir da segunda extremidade 57 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 do que o segundo flange 61 do segundo membro de anel 51. Uma porção inferior 65 do segundo flange 61 do segundo membro de anel 51 é formado para se distanciar de uma forma cônica a partir da segunda extremidade 57 do membro de corpo estendido 53. 0 segundo revestimento 19 é configurado para ser preso no espaço 63 formado entre o primeiro flange 59 e o segundo flange 61 do segundo membro de anel 51.
Adicionalmente, o primeiro flange 59 se estende a partir da segunda extremidade 57 do membro de corpo estendido 53 em uma posição levemente abaixo de uma porção superior 67 do membro de corpo estendido 53 dai, portanto criando uma etapa 69. 0 primeiro flange 59 do segundo membro de anel 51 é posicionado adjacente ao segundo segmento de tubulação 7. Quando posicionado apropriadamente, a etapa 69 do segundo membro de anel 51 cria um espaço vazio 71 entre o primeiro flange 59 e o segundo segmento de tubulação 7. 0 espaço vazio 71 pode ser cheio com sedimentos para prender o segundo membro de anel 51 ao segundo segmento de tubulação 7. Adicionalmente, â primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segund© membro de anel 51 define um ressalto e inclui uma porção ehanfrada 73.
0 membro de corp© estendido 53 do segundo membro de anel 51 tem um comprimento axiâl ftlâiâ comprido do que o do membro de corpo 31 do primeiro membr© de anel 29 e é geralmente formatado para encaixar no interior (por exemplo, cooperar com) a porção não rosqueada 27 do membro de acoplamento 9. 0 membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 pode ser (por exemplo, dimensionado) para acomodar membros de acoplamentos 9 com diferentes comprimentos. 0 membro de corpo estendido 53 assegura uma proteção interna da porção não rosqueada 27 do membro de acoplamento 9 e protege o membro de acoplamento 9 a partir de corrosão.
0 segundo membro de anel 51 pode ser de resina reforçada de fibra moldada e de materiais similares. O segundo membro de anel 51 também pode ser aderido ou ligado ao segundo revestimento 19 com um adesivo ou o segundo revestimento 19 pode ser encaixado com fricção no interior do espaço 63 formado entre o primeiro flange 59 e o segundo flange 61 do segundo membro de anel 51.
Prendendo o primeiro revestimento 15 entre o primeiro flange 37 e o segundo flange 39 do primeiro membro de anel 29 e o segundo revestimento 19 entre o primeiro flange 59 e o segundo flange 61 do segundo membro de anel 51, previne-se com que os revestimentos 15, 19 sejam deslocados quando um fluido de alta pressão ou temperatura flua através do primeiro e segundo segmentos de tubulação 5, 7 dai> portanto prevenindo contra a corrosão da argamassa ou sedimentos posicionados entre os revestimentos 15, 19 e os segmentos de tubulação 5, 7.
Com referência a FÍG. 5 e com referência continua a FiGS. 1 e 2, o conjunto de revestimento 3 também inclui um anel de barreira contra corrosão 75 dispost© entre o primeiro e o segundo membro de anel 29, 51. O anel de barreira contra corrosão 75 pode ser feito de PTFE reforçado Com vidro (Teflon) e com materiais similares. O anel de barreira éontra corrosão 75 define extremidades denteadas opostas ??. As extremidades denteadas opostas 77 incluem porções chanfradas 79.
As extremidades denteadas opostas 77 do anel de barreira contra corrosão 7 5 coopera com o primeiro membro de anel
29 e segundo membro de anel 51. Mais particularmente, as extremidades denteadas opostas 77 cooperam com a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51. A porção chanfrada 4 9 da segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 31 e porção chanfrada 73 da primeira extremidade 55 do membro de corpo se estendido 53 do segundo membro de anel 51 são adaptadas para registrar com as porções chanfradas 7 9 do anel dê barreira contra corrosão 75. A cooperação entre as extremidades denteadas opostas 77 com a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 sobre um lado e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 sobre o lado oposto assegura a integridade do encaixe de vedação do conjunto de revestimento 3.
As porções chanfradas 79 do anel de barreira contra corrosão 75 podem ser ehanfradas em ângulos de 45°. Adicionalmente, a porção chanfrada 49 na segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeir© membro de anel 29 e a porção chanfrada 7 3 na primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membrô de anel 51 também pode ser chanfrada em ângulos de 45° * QuandO posicionado adjacente a uma extremidade do anel de barreira eentra corrosão 75, o ângulo de 45° da porção chanfrada 4 9 na segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro dê anel 29 complementa o ângulo de 45° da porção chanfrada 79 do anel de barreira contra corrosão 75 para vedar e unir o anel de barreira contra corrosão 75 e o primeiro membro de anel 29 juntos. Similarmente, quando posicionados adjacentes a extremidade oposta do anel de barreira contra corrosão 75, o ângulo de 45° definido por meio da porção chanfrada 73 na primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 complementa o ângulo de 45° da porção chanfrada 79 do anel de barreira contra corrosão 75 para vedar e para unir o anel de barreira contra corrosão 75 e o segundo membro de anel 61 em conjunto. Adicionalmente, a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 pode ser ligada com adesivo as extremidades opostas 77 do anel de barreira contra corrosão 75.
Enquanto as porções chanfradas 7 9 do anel de barreira contra corrosão 75 foram aqui discutidas tendo um ângulo de 45°, isto não deve ser interpretado como algo que limita a presente invenção uma vez que as porções chanfradas 7 9 do anel de barreira contra corrosão 75 podem ser de qualquer formato ou tamanho-, contanto que o primeiro membro dê anel 29 e o segundo membro de anel 51 tenham porções chanfradas 49, 73, registradas (por exemplo, correspondentes), respectivamente.
A presente invenção também é direcionada a um método de conexão de dois segment©s de tubulação. Inicialmente são proporcionadas a primeira tubülaçâ© ©u segmento de tubulação 5 e a segunda tubulação ou segment© de tubulação 7. O primeiro revestimento 15 é inserido na primeira tubulação 5 e ô segundo revestimento 19 é inserido na ãegunda tubulação 7. 0 primeiro membro de anel 29 é posieionad© em engate com o primeiro revestimento 15 por meio de prender © revestimento 15 no espaço 41 formado entre o primeiro flange 37 e o segundo flange 39 do primeiro membro de anel 29 e&nf©rme aqui acima discutido. 0 segundo membro de anel 60 é posicionado em engate com o segundo revestimento 19 por meio de prender o segundo revestimento 19 no espaço 63 formado entre o primeiro flange 59 e o segundo flange 61 do segundo membro de anel 51 conforme aqui acima discutido. Dai em diante, o anel de barreira contra corrosão 75 é interposto entre a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 da maneira previamente discutida. As extremidades denteadas opostas 77 do anel de barreira contra corrosão 75 cooperam com a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51, respectivamente. A segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 define formatos registrados correspondentes para cooperar com as extremidades denteadas opostas 77 do anel de barreira contra corrosão 75.
O método também inclui a etapa de unir de forma fixada o primeiro e o segundo segmentos de tubulação 5, 7 como o membro de acoplamento 9 externo se estendendo entre o primeiro e o segundo segmentos de tubulaçâ© S/ 7, respectivamente. O membro de acoplamento 9 é adaptado para feeetoer as extremidades 11, 13 do primeiro e do segundo segmentos de tubulação 5, 7. O primeiro segmento de tubulação 5 é receteid© ft© membro de acoplamento 9 por meio do engate do rosqueamento externo (não mostrado) do primeiro segmento de tubulação 5 com © rosqueamento interno (não mostrado) do membro de acoplamento 9. Õ primeiro segmento de tubulação 5 tem um primeiro revestimento 15 diâpôsto no mesmo com o primeiro membro de anel 29 preso ao primeiro revestimento 15.
Tipicamente, o membr© de acoplamento 9 é engatado com a segunda extremidade 11 do primeiro segmento de tubulação 5 incluindo o primeiro revestimento 15 e o primeiro membro de anel
29 antes da instalação, por exemplo, em um poço de petróleo ou de gás. 0 anel de barreira contra corrosão 75 é então instalado no membro de acoplamento 9 de tal maneira que a porção chanfrada 79 engata com a porção chanfrada 4 9 na segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29. Uma vez que o anel de barreira contra corrosão 75 é instalado no membro de acoplamento 9, o segundo segmento de tubulação 7 é rosqueado ou de outra forma posicionado no membro de acoplamento 9 de tal maneira que a porção chanfrada 77 sobre a extremidade oposta do anel de barreira contra corrosão 75 engata com a porção chanfrada 73 da primeira extremidade 55 do segundo membro de anel 51.
O anel de barreira contra corrosão 75 é então compresso entre a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 conforme o segmento de tubulação 7 é girado para engatar com o membro de acoplamento 9, o qual ajunta de forma fixada o primeiro e o segundo segmentos de tubulação 5, 7 em conjunto. A porção não rosqueada 27 do membro de acoplamento 9 funciona para absorver os estresses concentrados de tal maneira para permitir com que o anel de barreira contra corrosão 75 seja compresso entre o primeiro membro de anel 29 e o segundo memfor© de anel 51.
O anel de barreira eontra corrosão 75 compresso atua para prevenir com que fluidos passando através dos segmentos a juntados de tubulação 5, 7 façam eom que o membro de acoplamento
9 falhe devido a corrosão interna. Os revestimentos 15, 19 funcionam para energizar ou comprimir o anel de barreira contra corrosão 75 no lado de dentr© da eonexão entre o primeiro e o segundo segmento de tubulação 5, 7 para proporcionar uma proteção contra a corrosão continua não apenas no lado de dentro das tubulações revestidas ou junçãos encobertas, geralmente, mas também através do membro de acoplamento 19. 0 anel de barreira 5 contra corrosão 75 sofre várias compressões entre a segunda extremidade 35 do membro de corpo 31 do primeiro membro de anel 29 e a primeira extremidade 55 do membro de corpo estendido 53 do segundo membro de anel 51 conforme novas tubulações são adicionadas a cadeia de tubulações.
Com referência as FIGS. 6 e 7, outra realização do
conjunto de acoplamento substitui o primeiro membro de anel 29 com um membro de anel com duas partes conforme será discutido daqui por diante. O conjunto de acoplamento 1' em conformidade com outra realização da presente invenção inclui um primeiro segmento de 15 tubulação 5', um segundo segmento de tubulação 7', um membro de acoplamento 9' inter conectando o primeiro e o segundo segmentos de tubulação 5', 7' e o conjunto de revestimento 3' geralmente disposto no interior de uma área definida pelo membro de acoplamento 9’. 0 primeiro segmento de tubulação 5' tem uma 20 segunda extremidade 11' que é configurada para ser inserida no membro de acoplamento 9', e õ segundo segmento de tubulação 7' tem uma primeira extremidade 13' que é configurada para ser inserida no membro de acoplamento 9'.
O conjunto de revestimento 3' inclui um primeiro 25 revestimento 15' disposto no primeiro segmento de tubulação 5'. Primeiro revestimento 15' é posieienado no primeiro segmento de tubulação 5' e define um primeir© espaçamento anular 17’ com o lado de dentro da superfície dô primeiro segmento de tubulação 5'. O primeiro espaçamento anular 17' é tipicamente cheio com 30 argamassa ou sedimentos conforme é algo conhecido na técnica. Para as aplicações de petróleo ou de gás, a argamassa ou sedimentos pode ser uma mistura de aglutinantes de poços de petróleo e aditivos de aglutinantes de poços de petróleo misturados com água para uma pasta fluida com viscosidade controlada. Adicionalmente, o conjunto de revestimento 3' inclui um segundo revestimento 19' disposto no segundo segmento de tubulação 71 que define um segundo espaçamento anular 21' com a superfície do lado de dentro do segundo segmento de tubulação 7'. Tipicamente, o segundo espaçamento anular 21' também é cheio com argamassa ou sedimentos conforme acima descrito. 0 primeiro revestimento 15' e o segundo revestimento 19' podem ser feitos de materiais tais como resina termocurada reforçada com fibra de filamento enrolado ou com termoplástico extrusado e com materiais similares.
A segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5' e a primeira extremidade 13' do segundo segmento de tubulação 7' é conectada em conjunto pelo membro de acoplamento 9' conforme aqui acima descrito. 0 membro de acoplamento 9' pode ser um acoplamento rosqueado de aço tendo um rosqueamento interno (não mostrado) proporcionado em ambas as extremidades do mesmo. Em particular, rosqueamento intern© (não mostrado) pode ser proporcionado na primeira extremidade 23' e na segunda extremidade 25' do membro de acoplamento 9' e a central, a porção não rosqueada 27' é localizada entre a primeira extremidade 23' e a segunda extremidade 25'. 0 rosqueamento interno (não mostrado) localizado na primeira extremidade 23’ do membro de acoplamento 9’ recebe o rosqueamento extern© (nã© mostrado) proporcionado na segunda extremidade 11' do primeir© segmento de tubulação 5' e o rosqueamento interno (não mostrado) localizado na segunda extremidade 25' do membro de acoplamento 9' recebe o rosqueamento externo (não mostrado) da primeira extremidade 13’ do segundo segmento de tubulação 71 . 0 membro de acoplamento 9' pode variar em formato e em tamanho para uma variedade de aplicações. Por exemplo, a primeira e a segunda extremidade 23', 25' do membro de acoplamento 9' pode ser cônica para adicionalmente assegurar uma 5 vedação mais forte entre o primeiro e o segundo segmentos de tubulação 5', 7' e o membro de acoplamento 9' .
Com referência as FIGS. 8 e 9, e com referência continua as FIGS. 1 e 2, o conjunto de revestimento 3' inclui um membro de anel com duas partes 81 configurado para engatar de forma segura o primeiro revestimento 15' na segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5'. 0 membro de anel com duas partes 81 inclui uma manga externa 8 3 e uma manga interna 85. Ambas a manga externa 8 3 e a manga interna 85 têm um formato geralmente cilíndrico com a manga externa 83 tendo um diâmetro maior do que o da manga interna 85. Como será discutido daqui por diante em maiores detalhes, a manga externa 83 é posicionada na segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5'. Então, a manga interna 85 é posicionada no interior da manga externa 83 daí, portanto criando um espaçamento anular 87 entre as mesmas. O espaçamento anular 87 é configurado para acomodar o primeiro revestimento 15' no seu interior.
A manga externa 83 tem um formato geralmente cilíndrico conforme acima mencionado que tem uma primeira extremidade 89 e uma segunda extremidade 91. A primeira 25 extremidade 8 9 da manga externa 83 é configurada para ser recebida no interior da segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5', e a segunda extremidade 91 da manga externa 83 é adaptada para receber a manga interna 85 no seu interior.
A manga interna 85 inelui um membro de corpo 93 com
uma primeira extremidade 95 e uma segunda extremidade 97. A primeira extremidade 95 tem um flange 99 se estendendo a partir da mesma. 0 flange 99 se estende uma distância d3 a partir da primeira extremidade 95 do membro de corpo 93. Uma porção inferior 101 do flange 99 da manga interna 85 é formado se distanciando de 5 forma cônica a partir da primeira extremidade 33 do membro de corpo 31. A segunda extremidade 97 do membro de corpo 93 da manga interna 85 define um ressalto e inclui uma porção chanfrada 102.
Quando a manga interna 85 é posicionada no interior da manga externa 83, a segunda extremidade 91 da manga externa 83 10 se apóia sobre a primeira extremidade 95 do membro de corpo 93 em um a posição levemente abaixo de uma porção de cima 103 do membro de corpo 93 daí, portanto criando uma etapa 105. Adicionalmente, a manga externa 83 se estende uma distância d4 a partir da primeira extremidade 95 do membro de corpo 93. A manga externa 83 se 15 estende uma distância maior d4 a partir da primeira extremidade 95 do membro de corpo 93 da manga interna 8 5 do que a do flange 99 da manga interna 85.
Conforme acima discutido, a primeira extremidade 89 da manga externa 83 é configurada para ser recebida no interior da 20 segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5' daí, portanto posicionando um diâmetro externo da manga externa 83 adjacente ao primeiro segmento dê tubulação 5. quando posicionada apropriadamente, a etapa 105 cria um espaço vazio 107 entre a manga externa 83 e o primeiro segmento de tubulação 5'. O espaço 25 vazio 107 pode ser enchido com argamassa para prender a manga externa 83 no primeiro segmento de tubulação 5'.
A manga externa 83 e a manga interna 85 podem ser fabricadas com uma resina reforçada de fibra moldada e com materiais similares. A manga externa 83 e a manga interna 85
também podem ser aderidas ou ligadas ao primeiro revestimento 15' com um adesivo ou o primeiro revestimento 15' pode ser fixado por meio de fricção no interior do espaçamento anular 87 formado entre a manga externa 83 e o flange 99 da manga interna 85.
0 conjunto de revestimento 3' também inclui um segundo membro de anel 51' configurado para engatar de forma segura o segundo revestimento 19' na primeira extremidade 13' do segundo segmento de tubulação 71. 0 segundo membro de anel 51' é idêntico ao segundo membro de anel 51' discutido aqui acima no que diz respeito ã primeira realização da presente invenção. Um anel de barreira contra corrosão 75' disposto entre a manga interna 85 e um segundo membro de anel 51' também é proporcionado. 0 anel de barreira contra corrosão 75' é idêntico ao anel de barreira contra corrosão 75 discutido aqui acima no que diz respeito à primeira realização da presente invenção.
0 conjunto de revestimento 3' de acordo com a segunda realização da presente invenção é instalado no interior de uma tubulação da seguinte maneira. Em primeiro lugar, o segundo membro de anel 51' é submerso em acetona para assegurar que seja adequadamente limpo. Adicionalmente, o diâmetro interno do segundo revestimento 19' é limpo com acetona. A seguir, depois de a acetona ter evaporado por eomplêtô, um adesivo é aplicado no espaço entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel 51'. Dai por diante, o segundo revestimento 19' é posicionado no interior do espâf© entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel 51' usando um movimento rotativo no sentido horário. Tod© o adesivo em excesso é então limpo para fora do segundo revestimento 19' e o segundo membro de anel 51' e permite-se com que © adesivo cure por pelo menos 60 minutos.
A seguir, um plugue de fixação (não mostrado) é instalado em na primeira extremidade do segundo membro de anel 51'. 0 revestimento é então inserido na primeira extremidade 23' do membro de acoplamento 9' e então no segundo segmento de tubulação 7', o qual foi preso ao membro de acoplamento 9', de tal
maneira que o segundo membro de anel e posicionado apropriadamente no interior do membro de acoplamento 9' conforme é mostrado na FIG. 7. Então uma tampo de bombeamento é posicionada na segunda extremidade do segundo segmento de tubulação 7' sobre o segundo revestimento 19'. Argamassa é então bombeada através da tampa de 10 bombeamento para encher o segundo espaçamento anular 21'. Então é permitido com que a argamassa seja fixada por cerca de 2 a 3 horas antes da tampa de bombeamento ser removida.
Dai por diante, o primeiro revestimento 15' é posicionado no interior do primeiro segmento de tubulação 5' e a 15 argamassa é bombeada no primeiro espaçamento anular 17' usando a tampa de bombeamento. A manga externa 83 do membro de anel com duas partes 81 é posicionada sobre o diâmetro externo do primeiro revestimento 15', e é então posicionada no interior da segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5' usando uma- 20 ferramenta de manga (não mostrado) . Uma vez que a argamassa esteja curada por um periodo minimo de 8 heras, a segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulaçâ© 5' com a manga externa 83 posicionada ali, é preparada para a instalação da manga interna 85. Depois que o processo de aeabamento é completado, o diâmetro
interno do primeiro revestimento lê' e a manga interna 85 é limpo com acetona. Um adesivo é então aplicado no diâmetro externo da manga interna 85 e a manga interna SS é posicionada no interior da segunda extremidade 11' do primelr© segmento de tubulação 5'. Todo adesivo em excesso é removido a partir do primeiro revestimento
15' e da manga interna 85, e permite-se com que o adesivo cure. Uma vez curado, a segunda extremidade 11' do primeiro segmento de tubulação 5' é posicionada no interior da primeira extremidade 23' do membro de acoplamento 9'.
Embora a invenção tenha sido descrita em detalhe com
o propósito de ilustração com base naquilo que é atualmente considerado como sendo as realizações mais práticas e preferidas, deve ser subentendido que esses tais detalhes são somente para aquele propósito e que a invenção não é limitada as realizações reveladas, mas pelo contrário, é intencionado que cubra as
modificações e os arranjos equivalentes. Adicionalmente, deve ser subentendido que a presente invenção contempla que, na medida do possível, uma ou mais características de qualquer realização pode ser combinada com uma ou mais características de qualquer outra· realização.

Claims (25)

1. Conjunto de revestimento para uso em uma junção entre dois segmentos de tubulação, caracterizado pelo fato que compreende: um primeiro membro de anel compreendendo um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a primeira extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; um segundo membro de anel compreendendo um membro de corpo estendido tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a segunda extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; um anel de barreira contra corrosão disposto entre e cooperando com a primeira extremidade do primeiro membro de anel e a segunda extremidade do segundo membro de anel; um primeiro revestimento configurado para ser preso no espaçamento formado entre ô primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel; e um segundo revestiment© configurado para ser preso no espaçamento formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
2. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pel© fato que o primeiro flange do primeiro membro de anel é p©8Í©i©nado adjacente e é preso a um primeiro segmento de tubulaçâ©*
3. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pel© fato que o primeiro flange do primeiro membro de anel se estende por uma distância maior a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel do que o segundo flange do primeiro membro de anel.
4. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o primeiro flange do segundo membro de anel é posicionado adjacente e é preso ao segundo segmento de tubulação.
5. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o primeiro flange do segundo membro de anel se estende por uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel.
6. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o anel de barreira contra corrosão inclui extremidades denteadas opostas compreendidas de porções chanfradas e a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel compreendem registrar as porções chanfradas para cooperar com as extremidades denteadas ©postas do anel de barreira contra corrosão.
7. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pel© fato que as porções chanfradas do anel de barreira contra c©rr©sâo, a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel são chanfradas em um ângul© de 45°.
8. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pel© fato que a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade d© segundo membro de anel estão ligadas p©r adesivo às extremidades opostas do anel de barreira contra corrosâ©»
9. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o primeiro e o segundo membro de anel é fabricado com um epóxi reforçado com vidro.
10. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o anel de barreira contra corrosão é fabricado a partir de um material elastomérico resiliente.
11. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que uma porção inferior do segundo flange do primeiro membro de anel se distancia de forma cônica a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel.
12. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que uma porção inferior do segundo flange do segundo membro de anel se distancia de forma cônica a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel.
13. Conjunto de acoplamento, caracterizado pelo fato que compreende: uma primeira tubulaçâ©; uma segunda tubulaçâ©/ um membro de acoplamento conectando de forma fixada a primeira tubulação e a segunda tubulação; um primeiro membro de anel posicionado na primeira extremidade da primeira tubulaçâ©, o primeiro membro de anel compreendendo um membro de eorp© tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a primeira extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flanfô definindo um espaçamento entre os mesmos; um segundo anel compreendendo um membro de corpo estendido posicionado adjacente ao membro de acoplamento e tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a segunda extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange estendendo a partir da mesma na segunda tubulação, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; um anel de barreira contra corrosão disposto entre e cooperando com a primeira extremidade do primeiro membro de anel e com a segunda extremidade do segundo membro de anel; um primeiro revestimento disposto na primeira tubulação, o primeiro revestimento tendo uma extremidade configurada para ser presa em üm espaçamento formado entre o primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel; e um segundo revestimento disposto em uma segunda tubulação, o segundo revestimento tendo uma extremidade configurada para ser presa em um espaçamento formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
14. Conjunto de aeeplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizadõ pel© fato que o primeiro flange do primeiro membro de anel é pree© a primeira tubulação com sedimentos.
15. Conjunto de aeeplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizadõ pel© fato que o primeiro flange do primeiro membro de anel se eâfeentíe por uma distância maior a partir da primeira extremidade d© membro de corpo do primeiro membro de anel do que o segund© flange do primeiro membro de anel.
16. Conjunto de aeeplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizad© pôl© fato que o primeiro flange do segundo membro de anel é pres© a segunda tubulação com sedimentos.
17. Conjunto de acoplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que o primeiro flange do segundo membro de anel se estende por uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel.
18. Conjunto de acoplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que uma porção inferior do segundo flange do primeiro membro de anel se distancia de forma cônica a partir da primeira extremidade do membro de corpo do primeiro membro de anel.
19. Conjunto de acoplamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que uma porção inferior do segundo flange do segundo membro de anel se distancia de forma cônica a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel.
20. Método para a conexão de dois segmentos de tubulação, caracterizado pelo fato que compreende as etapas dê: proporcionar um primeiro segmento de tubulação; proporcionar um segundo segmento de tubulação; inserir um primeiro revestimento no primeiro segmento de tubulação; inserir um segundo revestimento no segundo segmento de tubulação; proporcionar um primeiro membro de anel compreendendo um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a primeira extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; posicionar o primeir© membro de anel em um engate com o primeiro revestimento prendend© uma extremidade do primeiro revestimento em um espaçamento formado entre o primeiro flange e o segundo flange do primeiro membro de anel; proporcionar o segundo membro de anel compreendendo um membro de corpo estendido tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a segunda extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; posicionar o segundo membro de anel em um engate com o segundo revestimento prendendo uma extremidade do segundo revestimento em um espaçamento formado entre o primeiro flange e o segundo flange do segundo membro de anel; interpor um anel de barreira contra corrosão entre a segunda extremidade do primeiro membro de anel e a primeira extremidade do segundo membro de anel; proporcionar um membro de acoplamento adaptado para receber uma segunda extremidade do primeiro segmento de tubulação e uma primeira extremidade d© segundo segmento de tubulação no seuu interior; receber uma segunda extremidade do primeiro segmento de tubulação tendo o prifflêirs revestimento disposto no seu interior no membro de acoplâfflent© para unir de forma fixada o primeiro segmento de tubulaçâ© C©m © membro de acoplamento; e receber uma primeira extremidade do segundo segmento de tubulação tendo o segundo revestimento disposto no seu interior no membro de acoplamento para unir de forma fixada o segundo segmento de tubulação com o membr© de acoplamento.
21. Conjunto de revestimento para uso em uma junção entre dois segmentos de tubulaçâ©^ caracterizado pelo fato que compreende: um membro de anel com duas partes compreendendo: uma manga externa tendo um formato geralmente cilíndrico com uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; e uma manga interna configurada para ser posicionada no interior da manga externa, a manga interna compreendendo um membro de corpo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a primeira extremidade tendo um flange se estendendo a partir da mesma, onde a manga externa e © flange definem um espaçamento anular entre os mesmos quando a manga interna é posicionada no interior da manga externa; um segundo membro dê anel compreendendo um membro de corpo estendido tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, a segunda extremidade tendo um primeiro flange e um segundo flange se estendendo a partir da mesma, o primeiro flange e o segundo flange definindo um espaçamento entre os mesmos; um anel de barreira e©ntra corrosão disposto entre e cooperando com a primeira extremidade da manga interna do membro de anel com duas partes e a segunda extremidade do segundo membro de anel; um primeiro revestimento configurado para ser preso no espaçamento anular formado entre o flange da manga interna e manga externa; e um segundo revestiment© configurado para ser preso no espaçamento formado entre o primeir© flange e o segundo flange do segundo membro de anel.
22. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pel© fato que a manga externa tem uma primeira extremidade que sê estende uma distância maior a partir da primeira extremidade d© membro de corpo da manga interna do que o flange da manga interna.
23. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato que o primeiro flange do segundo membro de anel é posicionado adjacente e é preso a um segundo segmento de tubulação.
24. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato que o primeiro flange do segundo membro de anel se estende uma distância maior a partir da segunda extremidade do membro de corpo estendido do segundo membro de anel do que o segundo flange do segundo membro de anel.
25. Conjunto de revestimento de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato que o anel de barreira contra corrosão inclui extremidades denteadas opostas compreendidas de porções chanfradas e a segunda extremidade do membro de corpo da manga interna e a primeira extremidade do segundo membro de anel compreende registrar as porções chanfradas para cooperar com as extremidades denteadas opostas do anel de barreira contra corrosão.
BRPI0722223-8A 2007-12-28 2007-12-28 Conjunto de revestimento e método para a conexão de dois segmentos de tubulação BRPI0722223B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2007/089081 WO2009085051A1 (en) 2007-12-28 2007-12-28 High pressure pipe liner coupling assembly and method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0722223A2 true BRPI0722223A2 (pt) 2014-06-03
BRPI0722223B1 BRPI0722223B1 (pt) 2019-05-28

Family

ID=40824580

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0722223-8A BRPI0722223B1 (pt) 2007-12-28 2007-12-28 Conjunto de revestimento e método para a conexão de dois segmentos de tubulação

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2235418A4 (pt)
CN (1) CN101946111B (pt)
BR (1) BRPI0722223B1 (pt)
CA (1) CA2711468C (pt)
HK (1) HK1148905A1 (pt)
MX (1) MX2010007124A (pt)
WO (1) WO2009085051A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2921996B1 (fr) * 2007-10-03 2011-04-29 Majus Ltd Dispositif de jonction isolee entre deux troncons de tuyau double enveloppe
GB2498740B (en) 2012-01-25 2014-09-10 Subsea 7 Ltd Connections for subsea pipe-in-pipe structures
CN103292075A (zh) * 2013-06-04 2013-09-11 无锡金顶石油管材配件制造有限公司 一种导槽结构石油管路
CN103292085A (zh) * 2013-06-04 2013-09-11 无锡金顶石油管材配件制造有限公司 一种石油管路无缝对接结构
DE102013011156A1 (de) * 2013-07-04 2015-01-08 Rwe Deutschland Ag Bohrlochkomplettierung einer Speicherbohrung
US20230071084A1 (en) * 2020-02-14 2023-03-09 Techlam Sealing device between two conduits, in particular for transporting a fluid comprising a corrosive and/or abrasive component

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2284761A (en) * 1938-08-18 1942-06-02 Goodrich Co B F Rubber lined article and method of making the same
DE872706C (de) * 1941-07-05 1953-04-02 Westdeutsche Mannesmannroehren Verbindung fuer die Enden plattierter Rohre
US3253841A (en) * 1963-12-05 1966-05-31 Avisun Corp Lined conduit joint
AU551306B2 (en) * 1982-08-02 1986-04-24 Dow Chemical Company, The Plastic lined pipe joint
US5236231A (en) * 1989-10-26 1993-08-17 Union Oil Company Of California Brittle lined pipe connector
US5282652A (en) * 1991-10-22 1994-02-01 Werner Pipe Service, Inc. Lined pipe joint and seal
CN2186339Y (zh) * 1994-01-25 1994-12-28 营口市橡胶布件厂 具有焊接接头的钢橡复合管
FR2776746B1 (fr) * 1998-03-26 2000-04-28 Vallourec Mannesmann Oil & Gas Assemblage filete de tubes metalliques destines a contenir un fluide
US6036235A (en) * 1998-07-28 2000-03-14 Ico P&O, Inc. Two piece reusable coupling for fiberglass resin lined metal tubing sections having a cement mortar backing
AR039538A1 (es) * 2002-05-03 2005-02-23 Robroy Ind Inc Conjunto y metodo de acoplamiento

Also Published As

Publication number Publication date
CN101946111B (zh) 2013-03-20
EP2235418A1 (en) 2010-10-06
EP2235418A4 (en) 2012-09-05
MX2010007124A (es) 2010-09-28
BRPI0722223B1 (pt) 2019-05-28
CA2711468A1 (en) 2009-07-09
CA2711468C (en) 2013-02-26
CN101946111A (zh) 2011-01-12
HK1148905A1 (en) 2011-09-16
WO2009085051A1 (en) 2009-07-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0722223A2 (pt) "conjunto de revestimento, conjunto de acoplamento e método para a conexão de dois segmentos de tubulação"
US7360797B2 (en) Coupling assembly and method
SA98190171B1 (ar) وصلة ملولبة للأنابيب
TWI736983B (zh) 管元件與管塞之組合及在其間產生密封之方法
US7857355B2 (en) High pressure pipe liner coupling assembly and method
CA2723045C (en) Pipe coupling assembly and method for lined and unlined pipe
CA2911717C (en) Flush fitting pipe lining system
US8740259B2 (en) Internally lined pipe connections and related methods of makeup
RU65104U1 (ru) Соединение профильных труб перекрывателей скважин
BRPI0715283A2 (pt) "anel protetor para uso em uma montagem de acoplamento, montagem de acoplamento e método para acoplar dois tubulares"
KR100779987B1 (ko) 본관과 지관의 연결을 위한 관 연결구
CN105350925A (zh) 用于tp-jc特殊扣油井管耐腐蚀耐高温内衬结构
RU62421U1 (ru) Соединение профильных труб перекрывателей скважин
US11994242B2 (en) Coupling seal for pipe liners
US20230113653A1 (en) Coupling seal for pipe liners
RU2135876C1 (ru) Резьбовое соединение для трубопроводов
BR102014027278A2 (pt) sistema e método de conexão e vedação de tubos
WO2013000048A1 (pt) Junta de reforço para colunas de risers utilizados na extração de petróleo

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS