BRPI0719284A2 - Método, servidor e sistema para rede de dados aperfeiçoada - Google Patents

Método, servidor e sistema para rede de dados aperfeiçoada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0719284A2
BRPI0719284A2 BRPI0719284-3A BRPI0719284A BRPI0719284A2 BR PI0719284 A2 BRPI0719284 A2 BR PI0719284A2 BR PI0719284 A BRPI0719284 A BR PI0719284A BR PI0719284 A2 BRPI0719284 A2 BR PI0719284A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data network
customer
server
access point
network
Prior art date
Application number
BRPI0719284-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Arvid Nilsson
Bjoern Smedman
Christian Smedman
Original Assignee
Venatech Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Venatech Ab filed Critical Venatech Ab
Publication of BRPI0719284A2 publication Critical patent/BRPI0719284A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • H04L41/14Network analysis or design
    • H04L41/147Network analysis or design for predicting network behaviour
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • H04L41/14Network analysis or design
    • H04L41/145Network analysis or design involving simulating, designing, planning or modelling of a network

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO, SERVIDOR E SISTEMA PARA REDE DE DADOS APERFEIÇOADA".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDO RELACIONADO
Este pedido de patente reivindica o benefício da prioridade do 5 pedido de patente provisório U.S. 60/860.962, depositado em 27 de novem- bro de 2006.
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um método para prever o de- sempenho em uma rede de dados, e a um servidor, um sistema e um produ- 10 to de computador dele. A invenção refere-se ainda a um método para prever um fator de desempenho de rede em uma rede de dados, e a um método para dispor a rede de dados.
Antecedentes
As redes de dados com fio e sem fio combinadas oferecem uma
- 15 solução eficaz em custo para proporcionar acesso à Internet fixo e móvel em áreas urbanas. A maior parte do benefício de custo dessa tecnologia origina- se do fato de que alguns, mas não todos, dos pontos de acesso têm uma conexão sem fio à Internet. O tráfego na rede é roteado para e de os disposi- tivos dos clientes, por meio de ligações de rádio entre os pontos de acesso 20 por uso de um algoritmo de roteamento.
A maior parte do custo dessas redes provém do planejamento da rede, instalação dos seus nós e manutenção. As transações têm que ser negociadas com os detentores das propriedades, e equipamentos têm que ser comprados, instalados e mantidos. Comparado com o custo muito baixo 25 de, por exemplo, o hardware sem fio IEEE (Instituto de Engenheiros Elétri- cos e Eletrônicos) 802.11 de grau de consumidor de grande volume, o custo para isso pode ser substancial.
Para obter uma rede de dados com boas propriedades de cobertura e desempenho, vários fatores devem ser considerados. Um pro- 30 blema que surge é como colocar vários pontos de acesso em uma rede de dados. Um segundo problema é como controlar o crescimento dessa rede de dados. Sumário
Em vista do que foi mencionado acima, um objeto da invenção é solucionar, ou pelo menos reduzir, os problemas discutidos acima. Em parti- cular, um objeto é proporcionar um método para prever desempenho em 5 uma rede de dados. Um segundo objeto é proporcionar um método para prever um fator de desempenho de rede em uma rede de dados. Um terceiro objeto é proporcionar um método para dispor uma rede de dados. Um quarto objeto é proporcionar um servidor para ela. Um quinto objeto é proporcionar um sistema dela. Um sexto objeto é proporcionar um produto de programa 10 de computador dela.
A construção de uma rede de dados de um hardware de ponto de acesso de baixo custo é considerada como sendo parte do estado da técnica. Esta invenção descreve o processo de planejamento da rede, nego- ciação das transações, instalação e manutenção dos pontos de acesso, e,
- 15 desse modo, obter vários benefícios essenciais. Primeiramente, uma rede de dados, construída por uso desses método e sistema, pode proporcionar uma cobertura contínua em uma grande área. Em segundo lugar, o sistema pode ser automatizado em grande grau, reduzindo, desse modo, o custo e aumen- tando o fator de escala do modelo comercial. Em terceiro lugar, as ofertas 20 comerciais individuais a clientes potenciais podem ser geradas em um mo- mento, no qual ambos os custos e benefícios dessas ofertas podem ser pre- visto com precisão.
Por conseguinte, proporciona-se um método para prever o de- sempenho em uma rede de dados, em que a rede de dados compreende 25 pelo menos um servidor, vários pontos de acesso existentes, e pelo menos um dispositivo de cliente, em que o pelo menos um servidor é conectado operacionalmente a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes, os vários pontos de acesso existentes sendo dispostos como sendo conec- tados por ligações de comunicações de pontos de acesso, o pelo menos um 30 dispositivo de cliente é disposto para ser conectado a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes por pelo menos uma liga de comunica- ções de cliente, em que a rede de dados compreende ainda uma primeira base de dados conectada ao servidor, a primeira base de dados compreen- dendo uma associação entre um usuário e pelo menos uma posição geográ- fica e uma associação entre o usuário e pelo menos um dispositivo de clien- te, e uma segunda base de dados conectada ao servidor, a segunda base de dados compreendendo informações de ligações de comunicações de cli- entes relativas às ligações de comunicações de cliente em um subconjunto da dita rede de dados, em que o método compreende associar uma da pelo menos uma posição geográfica com um conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes, relativo a um dispositivo de cliente em um instan- te de tempo, e prever um primeiro fator de desempenho relativo a uma liga- ção de comunicações de pontos de acesso, entre um novo ponto de acesso na posição geográfica e um dos vários pontos de acesso existentes, em que a previsão é baseada em um subconjunto do conjunto de medidas de liga- ções de comunicações de clientes, e em que o subconjunto é associado com -15 um dos vários pontos de acesso existentes.
Esse método permite prever o desempenho de ligações locais para incorporar um ponto de acesso potencialmente novo à rede de dados em uma posição geográfica, expandindo, desse modo, a rede de dados de uma maneira controlada. Essas informações são benéficas para solucionar o 20 problema de como colocar adequadamente vários pontos de acesso em uma rede de dados.
O método pode compreender ainda prever um segundo fator de desempenho, relativo à disposição do novo ponto de acesso na posição ge- ográfica na rede de dados, com base no primeiro fator de desempenho.
25 O segundo fator de desempenho pode estar relacionado a uma
propriedade do grupo de: cobertura da rede, capacidade da rede e confiabi- lidade da rede. Por conseguinte, o segundo fator de desempenho pode estar relacionado ao desempenho da rede como um todo. Essas informações são benéficas para solucionar o problema de como controlar o crescimento de 30 uma rede de dados.
A previsão do segundo fator de desempenho pode envolver ain- da o uso de um algoritmo de roteamento. A medida das ligações de comunicações de clientes pode indicar que a probabilidade do dispositivo de cliente, sendo usado em um raio pre- determinado da posição geográfica no instante de tempo particular cai den- tro de um intervalo de confidência determinado.
5 O primeiro fator de desempenho pode estar relacionado a pelo
menos uma propriedade do grupo de: razão de sinal para ruído, taxa de erro de bits, intensidade do sinal, instabilidade do sinal, e latência do sinal.
A posição geográfica da primeira base de dados pode compre- ender pelo menos um endereço físico de cada usuário, e a segunda base de 10 dados pode compreender ainda pelo menos um elemento do grupo de pelo menos uma posição geográfica do pelo menos um dispositivo de cliente, o tempo de acesso cumulativo para o pelo menos um dispositivo de cliente na pelo menos uma posição geográfica, folhagem e linha de vista entre o pelo menos um dispositivo de cliente e o pelo menos um ponto de acesso.
As ligações de comunicações de clientes podem estar associa-
das ao tráfego de dados, em que o tráfego de dados diz respeito a pelo me- nos um tipo de serviço do grupo de: serviço de Internet, serviço de televisão e serviço de telefonia.
Proporciona-se também um método para prever um fator de de- sempenho de rede em uma rede de dados, em que o método compreende ainda prever pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho, de a- cordo com o método acima, para prever o desempenho em uma rede de da- dos para cada uma de várias posições geográficas, associar cada uma da pluralidade de posições geográficas com o pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho, e prever uma pluralidade de fatores de desempenho secundários correspondente à pluralidade de posições geográficas, em que cada um dos fatores de desempenho secundários diz respeito à disposição de um novo ponto de acesso em cada uma das posições geográficas em um subconjunto da rede de dados, com base no primeiro fator de desempenho. Esse método pode compreender ainda selecionar pelo menos
uma da pluralidade de posições geográficas para a disposição de um novo ponto de acesso, com base na pluralidade prevista de fatores de desempe- nho secundários.
Proporciona-se também um método para dispor uma rede de dados, em que o método compreende receber uma pluralidade de posições geográficas relativas à disposição de um novo ponto de acesso na rede de dados, receber medidas de ligações de comunicações de clientes para a pluralidade de posições geográficas, prever um fator de desempenho de re- de para pelo menos uma da pluralidade de posições geográficas na rede de dados, de acordo com o método descrito acima, para prever um fator de de- sempenho de rede em uma rede de dados, com base nas medidas recebi- das, selecionar pelo menos um da pluralidade de posições geográficas para a disposição de um novo ponto de acesso, com base na pluralidade prevista de fatores de desempenho secundários, e gerar um plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente, com base na pelo menos uma posição ge- ográfica selecionada. O pelo menos um dispositivo de cliente pode ser asso- . 15 ciado com a posição geográfica.
O plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente pode compreender alterar a capacidade dedicada a cliente da ligação de comuni- cação de clientes, entre o pelo menos um dispositivo de cliente conectado operacionalmente e o pelo menos um ponto de acesso existente da rede de 20 dados.
O plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente pode compreender encontrar um endereço físico correspondente a pelo menos uma posição geográfica, e adicionar o novo ponto de acesso à rede de da- dos no endereço físico.
25 O plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente pode
compreender ainda gerar pelo menos uma oferta comercial. O plano dedica- do a pelo menos um dispositivo de cliente pode compreender enviar pelo menos uma da pelo menos uma oferta comercial a pelo menos um do pelo menos um dispositivo de cliente.
30 De acordo com outro aspecto, proporciona-se um servidor, em
que o servidor é conectável operacionalmente a pelo menos dos vários pon- tos de acesso em uma rede de dados, os vários pontos de acesso existentes sendo dispostos para ser conectados por ligações de comunicações de pon- tos de acesso, em que a rede de dados compreende ainda pelo menos um dispositivo de cliente, o pelo menos um dispositivo de cliente sendo disposto para ser conectado a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes por pelo menos uma ligação de comunicações de clientes, uma primeira ba- se de dados conectada ao servidor, a primeira base de dados compreen- dendo uma associação entre um usuário e pelo menos uma posição geográ- fica e uma associação entre o usuário e o pelo menos um dispositivo de cli- ente, e uma segunda base de dados conectada ao servidor, a segunda base de dados compreendendo informações de ligações de comunicações de cli- entes relativas às ligações de comunicações de clientes em um subconjunto da rede de dados, em que o servidor compreende um conjunto de circuitos, configurado para associar uma da pelo menos uma posição geográfica com um conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes, relativo a .15 um dispositivo de cliente em um instante de tempo, e prever um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de comunicações de pontos de acesso, entre um novo ponto de acesso na posição geográfica e um dos vá- rios pontos de acesso existentes, em que a previsão é baseada em um sub- conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes, e em que o subconjunto é associado com um dos vários pontos de acesso existentes.
O servidor pode compreender ainda um conjunto de circuitos, configurado para prever um segundo fator de desempenho, relativo à dispo- sição do novo ponto de acesso na posição geográfica na rede de dados, com base no primeiro fator de desempenho. O servidor pode compreender 25 ainda um conjunto de circuitos, configurado para encontrar um endereço físi- co correspondente a uma de pelo menos uma posição geográfica.
O servidor pode compreender ainda um conjunto de circuitos, configurado para alterar a capacidade dedicada a clientes da ligação de co- municações de clientes entre o pelo menos um dispositivo de cliente conec- 30 tado operacionalmente e o pelo menos um ponto de acesso existente da rede de dados.
O servidor pode compreender ainda um portal cativo, em que o portal cativo compreende um conjunto de circuitos, configurado para solicitar informações de autenticação do pelo menos um dispositivo de cliente, e do- tar o pelo menos um dispositivo de cliente com informações de serviços.
O servidor pode compreender ainda um sistema de controle de 5 relação com clientes, e a primeira base de dados pode ser armazenada em um sistema de controle de relação com clientes. O sistema de controle de relação com clientes pode compreender ainda um conjunto de circuitos, con- figurado para transmitir informações da primeira base de dados e da segun- da base de dados para um aparelho de interface com usuários.
O servidor pode compreender ainda um sistema de planejamen-
to de rede, em que o sistema de planejamento de rede compreende um con- junto de circuitos, configurado para receber as informações de ligações de comunicações de clientes da segunda base de dados, receber novas infor- mações de ligações de comunicações de clientes, receber o primeiro fator 15 de desempenho previsto, receber as informações de usuários da primeira base de dados, e gerar uma representação interna da rede de dados, com base nas informações de ligações de comunicações de clientes, novas in- formações de ligações de comunicações de clientes, informações de liga- ções de comunicações de pontos de acesso e informações de usuários.
O sistema de controle de relação com clientes pode compreen-
der um conjunto de circuitos, configurado para gerar pelo menos uma oferta comercial, com base nas informações na primeira base de dados, informa- ções na segunda base de dados e representação interna, e, além do mais, associar a pelo menos uma oferta comercial com o pelo menos um dispositi- 25 vo de cliente. As informações de serviço podem compreender pelo menos um elemento do grupo de: serviço de manutenção, e a pelo menos uma ofer- ta comercial.
O portal cativo pode compreender ainda um conjunto de circui- tos, configurado para recuperar a pelo menos uma oferta comercial do sis- tema de controle de relação com clientes, e proporcionar o pelo menos um dispositivo de cliente associado com a pelo menos uma oferta comercial.
O portal cativo, o sistema de controle de relação com clientes e o sistema de planejamento de rede podem ser compreendidos no servidor.
De acordo com mais um outro aspecto, proporciona-se um sis- tema compreendendo um servidor e uma rede de dados de acordo com o que foi mencionado acima, em que a rede de dados compreende ainda pelo 5 menos uma porta, em que o servidor é conectado a pelo menos uma porta, e em que a pelo menos uma porta é conectada operacionalmente à rede de dados e a uma rede de dados provedora de serviços por uma pluralidade de ligações de comunicações.
O sistema pode compreender ainda pelo menos um roteador, e um subconjunto da rede de dados pode ser conectado operacionalmente com o pelo menos um roteador. Cada uma de pelo menos uma porta pode estar associada com pelo menos um provedor de serviços.
Proporciona-se também um produto de programa de computa- dor, compreendendo um código de programa de computador armazenado 15 em um meio de armazenamento legível por computador, que, quando execu- tado em um processador, conduz o método para prever um fator de desem- penho relativo a uma ligação de comunicações em uma rede de dados de acordo com o que foi mencionado acima.
Outros objetos, aspectos e vantagens da presente invenção vão surgir da descrição detalhada apresentada a seguir, das reivindicações de- pendentes anexadas, bem como dos desenhos.
Breve Descrição dos Desenhos
Os objetos, aspectos e vantagens mencionados acima, bem co- mo outros objetos, aspectos e vantagens da presente invenção, vão ser me- Ihor entendidos por meio da descrição detalhada ilustrativa e não-limitante das concretizações preferidas da presente invenção, com referência aos de- senhos em anexo, em que:
a figura 1 é uma ilustração esquemática de uma rede de dados, como um exemplo de um meio físico no qual a presente invenção pode ser aplicada:
a figura 2a é uma ilustração esquemática de um portal cativo, um sistema de controle de relação com clientes e um sistema de planeja- mento de rede, de acordo com uma concretização;
a figura 2b é uma ilustração esquemática de um servidor, com- preendendo um portal cativo, um sistema de controle de relação com clientes e um sistema de planejamento de rede, de acordo com uma concretização;
a figura 3 é uma ilustração esquemática de uma rede de dados,
como um exemplo de um meio físico no qual a presente invenção pode ser aplicada;
a figura 4 é uma ilustração esquemática de uma rede de dados, como um exemplo de um meio físico no qual a presente invenção pode ser aplicada;
as figuras 5a - 5b apresentam fluxogramas ilustrando um método para prever desempenho em uma rede de dados, de acordo com uma con- cretização;
a figura 6a apresenta um fluxograma ilustrando um método para prever um fator de desempenho de rede em uma rede de dados, de acordo com uma concretização;
a figura 6b apresenta um fluxograma ilustrando um método para dispor uma rede de dados, de acordo com uma concretização;
as figuras 7a - 7b são ilustrações esquemáticas de uma parte de uma rede de dados;
a figura 8 é uma ilustração esquemática de uma parte de uma rede de dados.
Descrição Detalhada das Concretizações
A figura 1 ilustra um exemplo de uma rede de dados 100, na qual 25 a invenção pode ser aplicada. Na rede de dados 100 da figura 1, vários servi- ços de rede, tais como chamada por voz de celular, navegação na Internet, navegação WAP (Protocolo de Aplicação Sem Fio), videochamadas de celula- res, chamadas de dados, transmissões de fax, transmissões de música, transmissões de imagem estática, videotransmissões, transmissões de televi- 30 são, transmissões de mensagens eletrônicas, carregamento de dados, trans- missões de dados gerais, informações eletrônicas de posicionamento, e co- mércio eletrônico, podem ser conduzidos entre um dispositivo de cliente 145, 150, 155, tal como um telefone móvel, um auxiliar digital pessoal, um compu- tador de colo, um dispositivo portátil de meios, ou qualquer dispositivo portátil tendo uma interface de comunicações, e uma rede provedora de serviços 105, tal como uma rede de área remota (incluindo a Internet), uma rede de televi- 5 são ou uma rede de telefonia. Por conseguinte, a rede de dados 100 é aces- sada por usuário usando os dispositivos de clientes 145, 150 e 155.
Os dispositivos de clientes 145, 150 e 155 são conectados ope- racionalmente à rede provedora de serviços 105 por pelo menos um ponto de acesso 125, 130, 135, 140. Mais particularmente, os dispositivos de clien- 10 tes 145, 150 e 155 são conectados operacionalmente a pelo menos um pon- to de acesso 125, 130, 135, 140 por ligações de comunicações de clientes 185, 190, 195, e os pontos de acesso 125, 130, 135 e 140 são interligados pelas ligações de comunicações de pontos de acesso 160, 165, 170, 175 e 180.
- 15 As ligações de comunicações de clientes podem ser associadas
com o tráfego de dados, e o tráfego de dados pode estar relacionado a pelo menos um tipo de serviço do grupo de: serviço de Internet, serviço de televi- são e serviço de telefonia. No entanto, como é do conhecimento daqueles versados na técnica, as ligações de comunicações com clientes também 20 podem ser associadas com tráfego não-dedicado a usuário, tais como sinais pilotos, sinais de controle, informações de perambulação, informações de posicionamento ou outro tipo de tráfego não-dedicado ao usuário.
A ligação de comunicações de clientes 185 da figura 1 conecta, operacionalmente, o dispositivo de cliente 145 com o ponto de acesso 140. 25 No entanto, uma vez que os dispositivos de clientes 145, 150 e 155 são li- vres de perambular dentro de uma parte da rede de dados definida pela área de cobertura dos pontos de acesso 125, 130, 135 e 140 da rede de dados 100, uma situação pode ocorrer na qual um dispositivo de cliente fica em um momento conectado operacionalmente a um primeiro ponto de acesso, e, 30 em um instante de tempo mais tarde, fica conectado operacionalmente a um segundo ponto de acesso. Uma situação também pode ocorrer na qual um dispositivo de cliente é simultaneamente capaz de comunicar-se com uma pluralidade de pontos de acesso.
Além do mais, o ponto de acesso 140 é conectado operacional- mente ao ponto de acesso 125 pela ligação de comunicações de pontos de acesso 175. As ligações de comunicações de clientes 185, 190 e 195 podem 5 ser sem fio, com fio ou uma combinação delas. As ligações de comunica- ções de pontos de acesso 160, 165, 170, 175, 180 podem ser sem fio, com fio ou uma combinação delas.
Os exemplos de tecnologias de transmissão sem fio, adequadas para a presente invenção, incluem, mas não são limitados a GSM (Sistema 10 Global para Comunicações Móveis), EDGE (Taxas de Dados Otimizadas para Evolução de GSM), UMTS (Sistema de Telecomunicações Móvel Uni- versal), ligações de Micro-onda, WiMAX (Interoperacionalidade para Acesso de Micro-onda), ou quaisquer dos padrões de rede IEEE (Instituto de Enge- nheiros Elétricos e Eletrônicos) 802.11x .
- 15 Os exemplos de tecnologias de transmissão com fio adequadas
para a presente invenção incluem, mas não são limitadas a, ADSL (Linha de Assinante Digital Assimétrica), qualquer outra tecnologia de linha de assi- nante digital (xDSL), Ethernet IEEE 802.3, ou comunicações de fibra óptica.
Pelo menos um dos pontos de acesso 125, 130, 135 e 140 é 20 conectado operacionalmente à rede provedora de serviços 105. Além disso, pelo menos um dos pontos de acesso 125, 130, 135, 140 é conectado ope- racionalmente a um servidor 110. Em uma concretização, o servidor 110 po- de ser conectado a uma primeira base de dados 115 e a uma segunda base de dados 120. No presente relatório descritivo, os termos "primeiro" e "se- 25 gundo" devem ser interpretados de forma genérica e são apenas meios para simplificar a notação; por exemplo, o conteúdo da primeira base de dados 115 e da segunda base de dados 120 pode ser armazenado em uma única base de dados.
A primeira base de dados 115 pode compreender uma associa- 30 ção entre um usuário e pelo menos uma posição geográfica e, além disso, uma associação entre o usuário e pelo menos um dispositivo de cliente. Em uma concretização, a posição geográfica corresponde a um endereço físico do usuário. Deve-se notar que um usuário pode estar associado a vários locais geográficos (correspondentes, por exemplo, a um endereço de ponto inicial e um endereço de trabalho, respectivamente) e com vários dispositi- vos de clientes (tais como um computador de colo e um PDA, respectiva- 5 mente) 145, 150, 155.
A segunda base de dados 120 pode compreender informações de ligações de comunicações de clientes relativas às ligações de comunica- ções de clientes em um subconjunto da rede de dados. Esse subconjunto pode ser definido como toda a rede de dados. Em uma concretização, a se- 10 gunda base de dados 120 compreende ainda pelo menos um elemento do grupo de pelo menos uma posição geográfica dos dispositivos de clientes 145, 150, 155, o tempo de acesso cumulativo para cada um dos dispositivos de clientes 145, 150 e 155 nas posições geográficas, nas quais todos os dispositivos de clientes 145, 150 e 155 foram usados, folhagem e linha de 15 vista entre cada um dos dispositivos de clientes 145, 150 e 155 e um ou mais pontos de acesso 125, 130, 135 e 140.
Por conseguinte, as informações relativas às circunstâncias que podem afetar o desempenho da ligação de comunicações, tal como uma linha de vista clara ou a presença de obstáculos, tal como folhagem, entre 20 cada um dos dispositivos de clientes 145, 150 e 155 e os pontos de acesso 125, 130, 135 e 140, podem ser também consideradas nas informações de ligações de comunicações de clientes.
O servidor 110 pode compreender um conjunto de circuitos, con- figurado para associar pelo menos uma das posições geográficas com um 25 conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes para um dis- positivo de cliente 145, 150, 155, a um instante de tempo. Pode compreen- der ainda um conjunto de circuitos, configurado para prever um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de comunicações de pontos de aces- so entre um (potencialmente) novo ponto de acesso no local geográfico e um 30 ou mais dos pontos de acesso existentes 125, 130, 135 e 140. O primeiro fator de desempenho pode estar relacionado a pelo menos uma propriedade do grupo de: razão de sinal para ruído, taxa de erro de bits, intensidade do sinal, instabilidade do sinal, e latência do sinal.
Como é do conhecimento daqueles versados na técnica, a razão de sinal para ruído é definida como a razão da potência do sinal para a po- tência do ruído corrompendo o sinal, e a taxa de erro de bits é a razão do 5 número de bits, elemento, caracteres ou blocos recebidos incorretamente para o número total de bits, elementos, caracteres ou blocos enviados du- rante um intervalo de tempo específico.
A medida da ligação de comunicações de clientes pode indicar que a probabilidade do dispositivo de cliente 145, 150, 155 ser usado dentro 10 de um raio predeterminado da posição geográfica, em um instante de tempo específico, cai dentro de um intervalo de confidência predeterminado.
O servidor 110 pode compreender ainda um conjunto de circui- tos, para prever um segundo fator de desempenho relativo à disposição do novo ponto de acesso nesse local geográfico na rede de dados, com base -15 no primeiro fator de desempenho. Em uma concretização, o segundo fator de desempenho pode estar relacionado com pelo menos uma propriedade do grupo de: cobertura de rede, capacidade de rede e confiabilidade de re- de.
A cobertura de rede pode ser prevista por uso de vários méto- 20 dos, por exemplo, por medida da qualidade de ligação de rádio entre os pon- tos de acesso 125, 130, 135 e 140 e os dispositivos de clientes 145, 150 e 155, processamento de queixas de clientes com informações de localização, ou medida direta pela denominada busca de redes sem fio em um veículo móvel, em que as informações de sinais de rádio são coletadas em combi- 25 nação com os dados de localização GPS (Sistema de Localização Global). Essas previsões podem ser usadas pelo sistema de planejamento de rede, para gerar ofertas para clientes potenciais em áreas com cobertura pobre, que incluem uma condição para instalar e operar um ponto de acesso, aper- feiçoando, desse modo, a cobertura.
30 Além do mais, a capacidade da rede é uma função da capacida-
de total (canal) para cada ligação de comunicações, em que a capacidade (canal) é definida como uma ligação superior à quantidade de informações, que pode ser transmitida com segurança por cada ligação de comunicações. A confiabilidade da rede é definida no presente relatório descritivo como a capacidade de um sistema ou componente para executar as suas funções requeridas, sob condições indicadas por um período de tempo específico.
5 Como vai ser descrito abaixo com referência à figura 2b, o servi-
dor 110 pode incluir outros meios para controlar a rede de dados assim for- mada.
A figura 2a ilustra um portal cativo 210, um sistema de controle de relação com clientes 215 e um sistema de planejamento de rede 220, de acordo com uma concretização.
Como indicado na figura 2a, o portal cativo 210, o sistema de controle de relação com clientes 215 e o sistema de planejamento de rede 220 são interligados internamente. No entanto, o portal cativo 210, o sistema de controle de relação com clientes 215 e o sistema de planejamento de re- 15 de 220 também podem ser capazes de comunicar-se e enviar dados para/de outros dispositivos e aparelhos, tal como o servidor 110 (e dele para os dis- positivos de clientes 145, 150 e 155), a primeira base de dados 115 e a se- gunda base de dados 120 da figura 1.
O portal cativo 210 pode compreender um conjunto de circuitos, 20 configurado para solicitar informações de autenticação de um dispositivo de cliente 145, 150, 155 e dotar o dispositivo de cliente 145, 150, 155 com in- formações de serviços. Em uma concretização, essas mensagens de infor- mações são transmitidas para/do dispositivo de cliente 145, 150, 155 pelo servidor 110. Deve-se notar que pelo menos parte das funcionalidades do 25 portal cativo 210, como descrito no presente relatório descritivo, podem ser proporcionadas como código de programa de computador.
A primeira base de dados 115 pode ser armazenada em um sis- tema de controle de relação com clientes 215. Deve-se notar que pelo me- nos parte das funcionalidades do sistema de controle de relação com clien- 30 tes 215, como descrito no presente relatório descritivo, podem ser propor- cionadas como código de programa de computador. O sistema de controle de relação com clientes pode compreender ainda um conjunto de circuitos, configurado para transmitir informações da primeira base de dados 115 e da segunda base de dados 120 a um aparelho em interface de usuário, pelo servidor 110, ou por uso de uma interface de comunicações separada (não- mostrada na figura 2a). O uso desse aparelho em interface de usuário pode 5 supervisionar a rede de dados 100. Por exemplo, esse aparelho em interface de usuário pode compreender uma interface de usuário gráfica exibindo vá- rios aspectos da rede de dados, tais como as, mas não limitadas às, infor- mações contidas nas primeira 115 e segunda 120 bases de dados, respecti- vamente.
Em mais detalhes, esse aparelho em interface de usuário pode
recuperar as informações armazenadas no sistema de controle de relação com clientes 215 e no sistema de planejamento de rede 220 e pode ainda visualizá-las em uma vista de mapa da área de cobertura. A localização dos pontos de acesso 125, 130, 135, 140 e dos dispositivos de clientes 145, 150, 15 155 pode ser visualizada como pontos codificados coloridos, a qualidade das ligações de rádio pode ser visualizada como linhas codificadas coloridas, e o volume de tráfego transferido pelas ligações de comunicações individuais pode ser visualizado por ajuste da espessura dessas linhas na vista de ma- pa. As localizações nas quais novos pontos de acesso podem ser instalados 20 podem ser visualizadas como pontos selecionáveis na vista de mapa.
O sistema de planejamento de rede 220 compreende um conjun- to de circuitos, configurado para receber informações de ligações de comu- nicações de clientes da segunda base de dados 120, receber novas infor- mações de ligações de comunicações de clientes, receber o primeiro fator 25 de desempenho previsto, receber informações de usuários da primeira base de dados 115, e gerar uma representação interna da rede de dados, com base nas informações de ligações de comunicações de clientes, novas in- formações de ligações de comunicações de clientes, informações de liga- ções de comunicações de pontos de acesso e informações de usuários. Es- 30 sa representação interna pode ser também comunicada ao aparelho em in- terface de usuário discutido acima. Deve-se notar que pelo menos parte das funcionalidades do sistema de planejamento de rede 220, como descrito no presente relatório descritivo, podem ser proporcionadas como código de programa de computador.
O sistema de controle de relação com clientes 215 pode com- preender ainda um conjunto de circuitos, configurado para gerar pelo menos 5 uma oferta comercial, com base em informações na primeira base de dados 115, informações na segunda base de dados 120 e representação interna descrita acima, e associar a oferta comercial com pelo menos um dispositivo de cliente 145, 150, 155.
Por conseguinte, as informações de serviços podem compreen- 10 der pelo menos um elemento do grupo de serviço de manutenção e uma oferta comercial. O portal cativo 210 pode compreender ainda um conjunto de circuitos, configurado para recuperar a oferta comercial do sistema de controle de relação com clientes 220, e proporcionar pelo menos um dos dispositivos de clientes 145, 150, 155 com a oferta comercial.
Desse modo, por uso do dito aparelho em interface de usuário,
um operador humano pode selecionar clientes ou dispositivos de clientes 145, 150, 155, visualizar informações detalhadas coletadas em torno deles e gerar uma oferta comercial individual para esse cliente ou dispositivo de cli- ente 145, 150, 155, usando uma forma de entrada.
Como é ilustrado na figura 2b, de acordo com uma concretiza-
ção, o portal cativo 210, 235, o sistema de controle de relação com clientes 215, 240 e o sistema de planejamento de rede 220, 245 podem ser incluídos em um servidor 230, tal como servidor 110 da figura 1.
A figura 3 ilustra uma concretização de uma rede de dados 300, na qual a invenção pode ser aplicada. Como na rede de dados 100 da figura 1, vários serviços de rede podem ser executado entre um dispositivo de cli- ente 355 e uma rede provedora de serviços 305.
O dispositivo de cliente 355 é conectado operacionalmente à rede provedora de serviços 305 por pelo menos um ponto de acesso 340, 350, e, além do mais, por um roteador 325, 330, 335 e uma porta 310, 315. Particularmente, o dispositivo de cliente 355 é conectado operacionalmente a pelo menos um ponto de acesso 340, 350 por ligações de comunicações de clientes 360, e os pontos de acesso 340, 350, são interligados pelas liga- ções de comunicações de pontos de acesso 345.
Nota-se que na figura 3, vários dispositivos de clientes, pontos de acesso, ligações de comunicações de clientes e ligações de comunica- 5 ções de pontos de acesso são ilustrados, mas, para clareza, apenas um dos dispositivos de clientes, dois dos pontos de acesso, uma das ligações de comunicações de clientes e uma das ligações de comunicações de pontos de acesso receberam um número de referência (marcado como dispositivo de cliente 355, pontos de acesso 340, 350, ligação de comunicações de cli- 10 entes 360, e ligação de comunicações de pontos de acesso 345).
Os roteadores 325, 330, 335 são opcionais, como indicado pelas linhas tracejadas na figura 3. Em um sistema de acordo com a figura 3 sem os roteadores 325, 330, 335, o pelo menos um ponto de acesso 340, 350 é conectado operacionalmente a pelo menos uma porta 310, 315. Isso vai ser discutido ainda com referência à figura 4 abaixo.
Cada uma das portas 310, 315 pode ser associada com um ope- rador de serviço particular. Por exemplo, a porta 310 pode ser associada com um primeiro operador de serviço e a porta 315 pode ser associada com um segundo operador de serviço. Um exemplo de um operador de serviço é um operador de serviço oferecendo assinaturas de Internet de banda larga a pelo menos um subconjunto de dispositivos de clientes da rede de dados, definida pelos pontos de acesso e dispositivos de clientes do sistema 300 na figura 3. Um segundo exemplo de um operador de serviço é um operador de serviço oferecendo serviço de televisão a pelo menos um subconjunto de dispositivos de clientes da rede de dados definida pelos pontos de acesso e dispositivos de clientes do sistema 300 na figura 3. Um terceiro exemplo de um operador de serviço é um operador de serviço oferecendo serviço de telefonia a pelo menos um subconjunto de dispositivos de clientes da rede de dados, definida pelos pontos de acesso e dispositivos de clientes do sis- tema 300 na figura 3.
Os roteadores 325, 330, 335 são configurados para associar o dispositivo de cliente 355 com um operador de serviço particular e, por con- seguinte, uma porta particular 310, 315. No entanto, em uma concretização, cada porta 310, 315 pode ser associada com uma pluralidade de diferentes operadores de serviços.
As portas 310, 315 e os roteadores 325, 330, 335 são conecta- dos a um servidor 320, que é, de preferência, um servidor de acordo com o servidor 110 da figura 1 ou o servidor 230 da figura 2b.
Continua-se então com a figura 4, que ilustra uma rede de dados 400 na qual a invenção pode ser aplicada. Como na rede de dados 100 da figura 1 vários serviços de rede podem ser executados entre um dispositivo de cliente 445 e uma rede provedora de serviço 405.
O dispositivo de cliente 445 pode ser conectado operacional- mente à rede provedora de serviço 405 por pelo menos um ponto de acesso 430, 440, e, além disso, por uma porta 410, 420, 425. O dispositivo de clien- te 445 pode ser conectado operacionalmente a pelo menos um ponto de a- 15 cesso 430, 440 por ligações de comunicações de clientes 450, e os pontos de acesso 430, 440 podem ser interligados pelas ligações de comunicações de pontos de acesso 435.
Nota-se que na figura 4, vários dispositivos de clientes, pontos de acesso, ligações de comunicações de clientes e ligações de comunica- 20 ções de pontos de acesso são ilustrados, mas, para clareza, apenas um dos dispositivos de clientes, dois dos pontos de acesso, uma das ligações de comunicações de clientes e uma das ligações de comunicações de pontos de acesso receberam um número de referência (marcado como dispositivo de cliente 445, pontos de acesso 430, 440, ligação de comunicações de cli- 25 entes 450, e ligação de comunicações de pontos de acesso 435).
Cada uma das portas 410, 420, 425 pode ser associada com um operador de serviço particular. Por exemplo, a porta 410 pode ser associada com um primeiro operador de serviço, a porta 420 pode ser associada com um segundo operador de serviço, e a porta 425 pode ser associada com um 30 terceiro operador de serviço. As portas 410, 420, 425 são conectadas a um servidor 415, que é, de preferência, um servidor de acordo com o servidor 110 da figura 1, ou o servidor 230 da figura 2b. Um método para prever desempenho em uma rede de dados, tais como as redes de dados 100, 300, 400 das figuras 1, 3 e 4, vai ser des- crito a seguir com referência ao fluxograma da figura 5a e das figuras 7a - 7b. As figuras 7a - 7b são ilustrações esquemáticas de uma parte 700, 700’ 5 de uma rede de dados, tais como as redes de dados 100, 300, 400 das figu- ras 1, 3 e 4.
Em uma concretização preferida, pelo menos uma posição geo- gráfica é associada 510 com um conjunto de medidas de ligações de comu- nicações de clientes para um dispositivo de cliente 735, em um instante de 10 tempo. A pelo menos uma posição geográfica pode ser compreendida em uma primeira base de dados, cuja base de dados pode ser conectada a pelo menos um servidor (não-mostrado explicitamente nas figuras 7a - 7b) em uma rede de dados. A primeira base de dados pode compreender ainda uma associação entre um usuário e a pelo menos uma posição geográfica 775 e . 15 uma associação entre o usuário e o pelo menos um dispositivo de cliente 735. A rede de dados pode compreender vários pontos de acesso existentes 705, 710, 715 e pelo menos um dispositivo de cliente 735. O pelo menos um servidor pode ser conectado operacionalmente a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes 705, 710, 715 e os vários pontos de acesso 20 existentes 705, 710, 715 podem ser dispostos para que sejam conectados por ligações de comunicações de pontos de acesso 720, 725, 730. O pelo menos um dispositivo de cliente 735 pode ser disposto para ser conectado a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes 705, 710, 715 por pelo menos uma ligação de comunicações de clientes 740, 745, 750.
25 Um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de co-
municações de pontos de acesso 760, 765, 770 entre um novo ponto de a- cesso 755 na localização geográfica (como definida acima) e um dos vários pontos de acesso existentes 705, 710, 715 é então previsto 515. Nota-se que na figura 7b, o novo ponto de acesso 755 foi indicado por linhas traceja- 30 das e as ligações de comunicações de pontos de acesso 760, 765, 770 fo- ram marcadas com símbolos de marca de interrogação "?", para indicar que o fator de desempenho relativo a essas ligações precisa ser previsto, uma vez que o novo ponto de acesso 755 não foi ainda disposto.
Outras concretizações do método vão ser descritas a seguir com referência ao fluxograma da figura 5b. Como no fluxograma da figura 5a, pelo menos uma posição geográfica é associada 520 com um conjunto de 5 medidas de ligações de comunicações de clientes para um dispositivo de cliente a um instante de tempo; e um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de comunicações de pontos de acesso entre um novo ponto de acesso na localização geográfica e um dos vários pontos de acesso exis- tentes é previsto 525.
Um segundo fator de desempenho relativo à disposição do novo
ponto de acesso 755 na localização geográfica 775, na rede de dados base- ada no primeiro fator de desempenho, pode ser previsto 530.
A previsão 530 pode ser baseada em um subconjunto de medi- das de ligações de comunicações de clientes, em que o dito subconjunto 15 pode ser associado com um dos vários pontos de acesso existentes. Um conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes pode ser compreendido em uma segunda base de dados, cuja base de dados com- preende informações de ligações de comunicações de clientes relativas às ligações de comunicações de clientes 740, 745, 750 em um subconjunto da 20 rede de dados, e cuja base de dados é conectada a pelo menos um servidor na rede de dados.
Por conseguinte, esse método possibilita a previsão de um local adequado para um novo ponto de acesso 755 em uma rede de dados, com base em informações proporcionadas dos pontos de acesso já existentes 25 705, 710, 715, dispositivos de clientes 735 operando na rede de dados, in- formações relativas às ligações de comunicações entre os dispositivos de clientes e os pontos de acesso (as denominadas ligações de comunicações de clientes 740, 745, 750), e as informações relativas às ligações de comu- nicações entre os pontos de acesso (as denominadas ligações de comuni- 30 cações de pontos de acesso 720, 725, 730).
A medida da ligação de comunicações de clientes pode indicar que a probabilidade do dispositivo de cliente ser usado dentro um raio prede- terminado da posição geográfica, no instante de tempo, cai dentro de um intervalo de confidência predeterminado. Além do mais, o primeiro fator de desempenho pode estar relacionado a pelo menos uma propriedade do gru- po de: razão de sinal para ruído, taxa de erro de bits, intensidade do sinal, 5 instabilidade do sinal, e latência do sinal. O segundo fator de desempenho pode estar relacionado com pelo menos uma propriedade de: cobertura de rede, capacidade de rede e confiabilidade de rede.
Além do mais, a posição geográfica na primeira base de dados pode compreender pelo menos um endereço físico do usuário, e a segunda 10 base de dados pode compreender ainda pelo menos um elemento do grupo de: pelo menos uma posição geográfica do pelo menos um dispositivo de cliente, o tempo de acesso cumulativo para o pelo menos um dispositivo de cliente na pelo menos uma posição geográfica, folhagem, e linha de vista entre o pelo menos um dispositivo de cliente e o pelo menos um ponto de
- 15 acesso. O tempo de acesso cumulativo pode ser proporcionado por um pro- vedor ou operador de serviço.
Como mencionado acima, as ligações de comunicações de cli- entes pode ser associada com tráfego de dados, em que o tráfego de dados é relativo a pelo menos um tipo de serviço do grupo de: serviço de Internet, 20 serviço de televisão e serviço de telefonia.
A previsão do segundo fator de desempenho pode envolver o uso de um algoritmo de roteamento. Um exemplo de um algoritmo de rotea- mento, que pode ser usado, é um algoritmo de roteamento de malha. O al- goritmo de roteamento de malha pode ser também usado para otimizar o 25 fluxo de tráfego de dados na rede de dados.
O algoritmo de roteamento pode ser estendido para não apenas convergir para próximo de rotas ótimas, como no estado atual dos sistemas de técnica, mas também gera informações sobre gargalos na rede, que im- pedem que o algoritmo selecione rotas ainda melhores. Essas informações 30 podem ser usadas pelo sistema de planejamento de rede, para gerar ofertas favoráveis, incluindo uma condição para instalar e operar um ponto de aces- so em clientes potenciais adequados. Com uma solução desse tipo, a colo- cação de nós de rede podem ser considerados como saída do algoritmo de otimização de rota e não como uma forma de entrada como no estado atual das soluções da técnica.
De acordo com uma concretização, o método pode compreender ainda a previsão de uma pluralidade de fatores de desempenho de rede, correspondentes a uma pluralidade de posições geográficas em uma rede de dados. Como mostrado no fluxograma da figura 6a, o método compreen- de a previsão 605 de pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho, de acordo com o fluxograma da figuras 5a ou 5b, para cada uma da plurali- dade de posições geográficas e associar 610 cada uma das posições geo- gráficas com o pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho. Uma pluralidade de fatores de desempenho secundários, correspondente à plura- lidade de posições geográficas, pode ser então prevista 615. Cada um dos fatores de desempenho secundários se refere à disposição de um novo pon- to de acesso em cada uma das posições geográficas, em um subconjunto da rede de dados com base no primeiro fator de desempenho.
O método pode compreender ainda selecionar 620 pelo menos uma da pluralidade de posições geográficas para a disposição de um novo ponto de acesso, com base na pluralidade prevista de fatores de desempe- nho secundários.
Proporciona-se também um método para dispor uma rede de dados. Como mostrado no fluxograma da figura 6b, o método compreende receber 625 uma pluralidade de posições geográficas relativas à disposição de um novo ponto de acesso na rede de dados, e receber 630 medidas de 25 ligações de comunicações de clientes para a pluralidade de posições geo- gráficas.
Um fator de desempenho de rede, de acordo com o fluxograma da figura 6a, para pelo menos uma da pluralidade de posições geográficas na rede de dados, com base nas ditas medidas recebidas, pode ser então 30 previsto 635. Com base na dita pluralidade prevista de fatores de desempe- nho secundários, pelo menos uma da dita pluralidade de posições geográfi- cas pode ser selecionada 640 para a disposição de um novo ponto de aces- so. Além do mais, um plano dedicado a pelo menos um dispositivo de clien- te, com base na seleção de pelo menos uma posição geográfica, pode ser gerado 645. O pelo menos um dispositivo de cliente pode ser associado com a posição geográfica.
Em uma concretização, o método compreende ainda gerar 650
um plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente, com base na previsão da disposição do novo ponto de acesso, em que o pelo menos um dispositivo de cliente é associado com a posição geográfica.
Em uma concretização, o plano dedicado a pelo menos um dis- 10 positivo de cliente compreende alterar 655 a capacidade dedicada ao cliente da ligação de comunicações dos clientes, entre o pelo menos um dispositivo de cliente conectado operacionalmente e o pelo menos um ponto de acesso existente da dita rede de dados.
Em uma concretização, o plano dedicado a pelo menos um dis- . 15 positivo de cliente compreende 660 descobrir um endereço correspondente a uma da pelo menos uma posição geográfica; e adicionar 665 o novo ponto de acesso à rede de dados no endereço físico.
O plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente por compreender ainda gerar 670 pelo menos uma oferta comercial, em que a 20 oferta comercial pode depender do segundo fator de desempenho. O plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente pode compreender ainda enviar 675 pelo menos uma de pelo menos uma oferta comercial a pelo me- nos um do pelo menos um dispositivo de cliente.
Em uma concretização, a oferta comercial depende de uma ava- 25 liação de investimento, em que a avaliação de investimento é baseada no segundo fator de desempenho. Por exemplo, se a disposição de um novo ponto de acesso 755 no dito local geométrico 775 vai aumentar a cobertura da rede de dados, a capacidade da rede de dados, e/ou a confiabilidade da rede de dados por um fator, que é mais alto do que um valor de limiar prede- 30 finido, a oferta comercial inclui oferta ao usuário do dispositivo de cliente 735, associado com o local geográfico 775, instalar o novo ponto de acesso 755 no local do usuário grátis. Em uma situação mais genérica, um fator para uma maior cober- tura da rede de dados, capacidade da rede de dados, e/ou confiabilidade da rede de dados pode ser mapeado a uma oferta comercial particular. Por e- xemplo, pode haver uma multitude de níveis de ofertas comerciais, em que cada nível é mapeado a um nível correspondente do fator para uma maior cobertura da rede de dados, capacidade da rede de dados, e/ou confiabili- dade da rede de dados. Uma oferta comercial pode incluir uma taxa de assi- natura mensal para acessar a rede de dados 100, 300, 400. Por conseguin- te, diferentes níveis do fator para maior cobertura da rede de dados, capaci- dade da rede de dados, e/ou confiabilidade da rede de dados podem ser mapeados a diferentes níveis de taxas de assinatura mensais. Esse nível de taxa de assinatura pode ser determinado por um operador de serviço. A ofer- ta comercial e, por conseguinte, também as taxas de assinatura mensais também podem depender se ou não um ponto de acesso existente está ins- . 15 talado no local do usuário do dispositivo de cliente 735.
Um método para prever a qualidade de acesso em uma rede de dados, tais como as redes de dados 100, 300, 400 das figuras 1, 3 e 4, vai ser descrito a seguir com referência á figura 8. A figura 8 é uma ilustração esquemática de uma parte 800 de uma rede de dados, tais como as redes 20 de dados 100, 300, 400 das figuras 1, 3 e 4. A parte 800 da rede compreen- de uma pluralidade de pontos de acesso 805, 810, 815 interligados por liga- ções de comunicações de pontos de acesso 820, 825, 830.
Um terceiro fator de desempenho baseado nas ligações de co- municações de pontos de acesso é medido ou previsto, em que o fator de 25 desempenho se refere a pelo menos uma propriedade do grupo de: razão de sinal para ruído das ligações de comunicações de pontos de acesso, inten- sidade do sinal das ligações de comunicações de pontos de acesso, instabi- lidade de um dos sinais das ligações de comunicações de pontos de acesso, e a latência dos sinais das ligações de comunicações de pontos de acesso. 30 Por uso desse terceiro fator de desempenho previsto ou medido, um quarto fator de desempenho para a rede de dados, relativo a pelo menos uma pro- priedade do grupo de: cobertura da rede, capacidade da rede, confiabilidade da rede, pode ser previsto.
Por conseguinte, esse método propicia o planejamento da dis- posição de uma rede de dados. Em mais detalhes, esse método pode ser usado para prever a maior capacidade da rede de dados por adição de um 5 novo ponto de acesso dentro de uma raio predefinido de um local geográfi- co, em que o local geográfico é determinado pelo quarto fator de desempe- nho.
Em outras palavras, um portal cativo é, em termos gerais, uma interface que é apresentada a um cliente, em lugar de qualquer conteúdo que o cliente tenha solicitado da rede. Pode ser usado para pedir que o cli- ente autentique por uso de um nome de usuário e de uma senha, antes de concessão de acesso aos serviços da rede.
O portal cativo trata a autenticação e o registro de usuário. O portal cativo pode ser também usado para exibir informações relevantes so- bre os serviços da rede e coletar realimentação dos clientes potenciais e existentes, em conjunto com o procedimento de autenticação.
O sistema de controle de relação com clientes armazena, orga- niza e apresenta informações sobre os clientes individuais (existentes ou potenciais).
O sistema de planejamento de rede coleta continuamente infor-
mações dos pontos de acesso na rede. Essas informações podem incluir que dispositivos de clientes são atualmente servidos por um certo ponto de acesso, a qualidade desse serviço, a qualidade da ligação de rádio entre o ponto de acesso e o dispositivo de cliente, a quantidade de tráfego transferi- 25 da por ele, e a qualidade de ambas as ligações de rádio usadas e não- usadas entre os pontos de acesso na rede. Essas informações são usadas para construir uma representação interna da rede.
O sistema de planejamento de rede pode ser, além disso, conec- tado a um serviço de propaganda por mala direta automático, de modo que, por exemplo, ofertas comerciais possam ser dirigidas a um grande número de clientes potenciais em áreas nas quais novos pontos de acesso são ne- cessários. Para construir uma rede usando o método, servidor e sistema descritos no presente relatório descritivo, primeiro um conjunto de pontos de acesso com conexões a uma rede de dados provedora de serviço, tal como a Internet, é instalado por uso de métodos tradicionais. Esses pontos de a- 5 cesso servem como uma semente para a rede de dados. Em torno desses pontos de acesso, uma densa rede de dados de pontos de acesso é então disposta por uso dos método e sistema descritos no presente relatório des- critivo, para formar uma rede com cobertura contínua por uma grande área.
Quando um usuário conecta-se a um ponto de acesso (com uma conexão com ou sem fio à Internet), é apresentado ao portal cativo. O portal cativo pede que o usuário registre-se ou introduza um nome de usuário e uma senha, para autenticação como um cliente existente ou potencial. Se o usuário autentica-se como um cliente existente ou potencial, então o acesso aos serviços da rede, tal como, por exemplo, o acesso à Internet, é concedi- do. Esse acesso temporário pode ser concedido sem cobrança. Se o usuário selecionar registrar-se como um cliente potencial, o portal cativo pede infor- mações do usuário, tais como nome e endereço. O portal cativo pode tam- bém pedir informações sobre quaisquer características físicas das vizinhan- ças da casa do cliente, que possam afetar a propagação de ondas, por e- xemplo, a localização de janelas, folhagem e linha de vista a outros locais.
O portal cativo encaminha as informações para o sistema de controle de relação com clientes, no qual são armazenadas. O cliente poten- cial é então concedido o acesso temporário à rede, sob contrato de curta duração.
Durante o período de acesso temporário, o sistema de planeja-
mento de rede coleta informações da rede, como detalhado acima. Por uso dessas informações, uma representação interna composta da rede é cons- truída. Por uso dessa representação interna, conjuntamente com as informa- ções armazenadas no sistema de controle de relação com clientes, o siste- 30 ma de planejamento de rede gera uma oferta para o cliente potencial e a armazena no sistema de controle de relação com clientes. A oferta pode in- cluir condições limitando o uso de recursos da rede do cliente potencial. A oferta pode também incluir uma condição, na qual o cliente potencial instala e opera um ponto de acesso na sua casa, estendendo, desse modo, a rede.
O sistema de controle de relação com clientes pode transmitir esse dispositivo de ponto de acesso por um sistema de logística automático.
5 O ponto de acesso pode ser então transmitido para o endereço doméstico do cliente.
Selecionando-se incluir ou não essa condição na oferta, o siste- ma de planejamento de rede pode controlar a disposição da rede. No entan- to, nota-se que não apenas a cada do cliente potencial, mas qualquer local no qual o cliente possa instalar e operar um ponto de acesso podem ser ava- liados para disposição de um novo ponto de acesso.
Por uso das informações da qualidade da ligação de rádio, ar- mazenadas no sistema de planejamento de rede, e do local dos pontos de acesso, armazenado no sistema de controle de relação com clientes, os dis- positivos podem ser localizados. Esse procedimento pode ser usado para proporcionar serviços de navegação ou de propaganda baseada em locais.
Geralmente, todos os termos usados nas reivindicações devem ser interpretados de acordo com os seus significados usuais no campo téc- nico, a menos que definidos explicitamente de outro modo no presente rela- 20 tório descritivo. Todas as referências a "um / dito / o" (dispositivo, componen- te, etc.) devem ser interpretadas abertamente como referindo-se a pelo me- nos um caso do dito dispositivo, componente, etc., a menos que indicado explicitamente de outro modo. As etapas de qualquer método descrito no presente relatório descritivo precisam ser executadas na ordem exata descri- 25 ta, a menos que indicado explicitamente de outro modo.
A invenção foi basicamente descrita acima com referência a u- mas poucas concretizações. No entanto, como é facilmente considerado por aqueles versados na técnica, outras concretizações diferentes daquelas descritas acima são igualmente possíveis dentro do âmbito da invenção, como definido pelas reivindicações da patente em anexo.

Claims (33)

1. Método para prever desempenho em uma rede de dados, a dita rede de dados compreendendo: - pelo menos um servidor; - vários pontos de acesso existentes; e - pelo menos um dispositivo de cliente, em que - o dito pelo menos um servidor é conectado operacionalmente a pelo menos um dos vários pontos de acesso existentes, - os ditos vários pontos de acesso existentes sendo dispostos para ser conectados por ligações de comunicações de pontos de acesso, - o dito pelo menos um dispositivo de cliente é disposto para ser conectado a pelo menos um dos ditos vários pontos de acesso existentes por pelo menos uma ligações de comunicações de clientes, a dita rede de dados compreendendo ainda: - uma primeira base de dados conectada ao dito servidor, a dita primeira base de dados compreendendo uma associação entre um usuário e pelo menos uma posição geográfica, e uma associação entre o dito usuário e pelo menos um dispositivo de cliente; e - uma segunda base de dados conectada ao dito servidor, a dita segunda base de dados compreendendo informações de ligações de comu- nicações de clientes relativas às ditas ligações de comunicações de clientes em um subconjunto da dita rede de dados, o dito método compreendendo: - associar uma da dita pelo menos uma das posições geográfi- cas com um conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes, relativas a um dispositivo de cliente a um instante de tempo; e - prever um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de comunicações de pontos de acesso, entre um novo ponto de acesso na dita posição geográfica e um dos ditos vários pontos de acesso existentes, a dita previsão sendo baseada em um subconjunto do dito conjunto de medi- das de ligações de comunicações de clientes, em que o dito subconjunto é associado com o dito um dos vários pontos de acesso existentes.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo ainda: - prever um segundo fator de desempenho relativo à disposição do novo ponto de acesso na dita posição geográfica, na dita rede de dados baseada no primeiro fator de desempenho.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, em que: - o dito segundo fator de desempenho refere-se a pelo menos uma propriedade do grupo de: cobertura de rede, capacidade de rede e con- fiabilidade de rede.
4. Método de acordo com a reivindicação 2 ou 3, em que a pre- visão do dito segundo fator de desempenho envolve o uso de um algoritmo de roteamento.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a4, em que: - a dita medida de ligações de comunicações de clientes indica que a probabilidade do dito dispositivo de cliente ser usado dentro de um raio predeterminado da dita posição geográfica, no dito instante de tempo, cai dentro de um intervalo de confidência predeterminado.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a5, em que: - o dito primeiro fator de desempenho refere-se a pelo menos uma propriedade do grupo de: razão de sinal para ruído, taxa de erro de bits, intensidade do sinal, instabilidade do sinal, e latência do sinal.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a6, em que: - a dita posição geográfica na dita primeira base de dados com- preende pelo menos um endereço físico do dito usuário.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que: - a dita segunda base de dados compreende pelo menos um elemento do grupo de: pelo menos uma posição geográfica do dito pelo me- nos um dispositivo de cliente, o tempo de acesso cumulativo para o dito pelo menos um dispositivo de cliente na dita pelo menos uma posição geográfica, folhagem, e linha de vista entre o dito pelo menos um dispositivo de cliente e o dito pelo menos um ponto de acesso.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a8, em que: - as ditas ligações de comunicações de clientes são associadas com tráfego de dados, o dito tráfego de dados relativo a pelo menos um tipo de serviço do grupo de: serviço de Internet, serviço de televisão e serviço de telefonia.
10. Método para prever um fator de desempenho de rede em uma rede de dados, o dito método compreendendo: - prever pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho, de acordo com a reivindicação 1, para cada uma de uma pluralidade de po- sições geográficas; - associar cada uma da dita pluralidade de posições geográficas com o dito pelo menos um valor do primeiro fator de desempenho; e - prever uma pluralidade de fatores de desempenho secundários correspondente à dita pluralidade de posições geográficas, em que cada um dos ditos fatores de desempenho secundários diz respeito à disposição de um novo ponto de acesso em cada uma das ditas posições geográficas em um subconjunto da dita rede de dados, com base no primeiro fator de de- sempenho.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, compreendendo ainda: - selecionar pelo menos uma da dita pluralidade de posições ge- ográficas para a disposição de um novo ponto de acesso, com base na dita pluralidade prevista de fatores de desempenho secundários.
12. Método para dispor uma rede de dados, compreendendo; - receber uma pluralidade de posições geográficas relativas à disposição de um novo ponto de acesso na dita rede de dados; - receber medidas de ligações de comunicações de clientes para a dita pluralidade de posições geográficas; - prever um fator de desempenho de rede para pelo menos uma da dita pluralidade de posições geográficas na dita rede de dados, de acordo com a reivindicação 10, com base nas ditas medidas recebidas; - selecionar pelo menos um da dita pluralidade de posições geo- gráficas para a disposição de um novo ponto de acesso, com base na dita pluralidade prevista de fatores de desempenho secundários; e - gerar um plano dedicado a pelo menos um dispositivo de clien- te, com base na dita pelo menos uma posição geográfica selecionada.
13. Método de acordo com a reivindicação 12, em que: -o dito pelo menos um dispositivo de cliente é associado com a dita posição geográfica.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, em que o dito plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente compreende: - alterar a capacidade dedicada a cliente da ligações de comuni- cações de clientes, entre o dito pelo menos um dispositivo de cliente conec- tado operacionalmente e o dito pelo menos um ponto de acesso existente da dita rede de dados.
15. Método de acordo com a reivindicação 14, em que o dito plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente compreende: - descobrir um endereço físico correspondente a uma da dita pelo menos uma posição geográfica; e - adicionar o dito novo ponto de acesso à dita rede de dados no dito endereço físico.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, em que o dito plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente compreende: - gerar pelo menos uma oferta comercial.
17. Método de acordo com a reivindicação 16, em que o dito plano dedicado a pelo menos um dispositivo de cliente compreende: - enviar pelo menos da dita pelo menos uma oferta comercial a pelo menos um do dito pelo menos um dispositivo de cliente.
18. Servidor: - o dito servidor sendo conectável operacionalmente a pelo me- nos um de vários pontos de acesso em uma rede de dados; - os ditos vários pontos de acesso existentes sendo dispostos pa- ra serem conectados pelas ligações de comunicações de pontos de acesso, a dita rede de dados compreendendo ainda: - pelo menos um dispositivo de cliente; - o dito pelo menos um dispositivo de cliente é disposto para ser conectado a pelo menos um dos ditos vários pontos de acesso existentes por pelo menos uma ligações de comunicações de clientes; - uma primeira base de dados conectada ao dito servidor, a dita primeira base de dados compreendendo uma associação entre um usuário e pelo menos uma posição geográfica, e uma associação entre o dito usuário e pelo menos um dispositivo de cliente; e - uma segunda base de dados conectada ao dito servidor, a dita segunda base de dados compreendendo informações de ligações de comu- nicações de clientes relativas às ditas ligações de comunicações de clientes em um subconjunto da dita rede de dados, o dito servidor compreendendo um conjunto de circuitos, configurado para - associar uma da dita pelo menos uma posição geográfica com um conjunto de medidas de ligações de comunicações de clientes relativas a um dispositivo de cliente, a um instante de tempo; e - prever um primeiro fator de desempenho relativo a uma ligação de comunicações de pontos de acesso, entre um novo ponto de acesso na dita posição geográfica e um dos ditos vários pontos de acesso existentes, a dita previsão sendo baseada em um subconjunto do dito conjunto de medi- das de ligações de comunicações de clientes, em que o dito subconjunto é associado com o dito um dos ditos vários pontos de acesso existentes.
19. Servidorde acordo com a reivindicação 18, compreendendo ainda um conjunto de circuitos configurado para - prever um segundo fator de desempenho relativo à disposição do novo ponto de acesso na dita posição geográfica, na dita rede de dados baseada no primeiro fator de desempenho.
20. Servidor de acordo com a reivindicação 18 ou 19, compre- endendo ainda um conjunto de circuitos configurado para - descobrir um endereço físico correspondente a uma da dita pelo menos uma posição geográfica.
21. Servidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 18 a 20, compreendendo ainda um conjunto de circuitos configurado para - alterar a capacidade dedicada ao cliente das ligações de co- municações de clientes, entre o dito pelo menos um dispositivo de cliente conectado operacionalmente e o dito pelo menos um ponto de acesso exis- tente da dita rede de dados.
22. Servidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 18 a 21, compreendendo ainda um portal cativo, o dito portal cativo compreen- dendo um conjunto de circuitos configurado para - pedir informações de autenticação do dito pelo menos um dis- positivo de cliente; e - dotar o dito pelo menos um dispositivo de cliente com informa- ções de serviço.
23. Servidor de acordo com a reivindicação 22, em que - a dita primeira base de dados é armazenada em um sistema de controle de relação com clientes.
24. Servidor de acordo com a reivindicação 23, em que o dito sistema de controle de relação com clientes compreende ainda um conjunto de circuitos configurado para - transmitir informações da dita primeira base de dados e da dita segunda base de dados para um aparelho de interface de usuário.
25. Servidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 22 a 24, compreendendo ainda um sistema de planejamento de rede, o dito sis- tema de planejamento de rede compreendendo um conjunto de circuitos configurado para - receber as ditas informações de ligações de comunicações de clientes da dita segunda base de dados; - receber novas informações de ligações de comunicações de clientes; - receber o dito primeiro fator de desempenho previsto; - receber as ditas informações de usuários da dita primeira base de dados; e - gerar uma representação interna da rede de dados, com base nas ditas informações de ligações de comunicações de clientes, ditas novas informações de ligações de comunicações de clientes, ditas informações de comunicações de pontos de acesso e ditas informações de usuários.
26. Servidor de acordo com a reivindicação 25, em que o dito sistema de controle de relação com clientes compreende um conjunto de circuitos configurado para - gerar pelo menos uma oferta comercial, com base em informa- ções na dita primeira base de dados, informações na dita segunda base de dados e dita representação interna; e - associar a dita pelo menos uma oferta comercial com o dito pelo menos um dispositivo de cliente.
27. Servidor de acordo com a reivindicação 26, em que as ditas informações de serviço compreendem pelo menos um elemento do grupo de serviço de manutenção e dita pelo menos uma oferta comercial.
28. Servidor de acordo com a reivindicação 26 ou 27, em que o dito pluralidade de posições geográficas compreende ainda um conjunto de circuitos configurado para - recuperar a dita pelo menos uma oferta comercial do dito sis- tema de controle de relação com clientes; e - proporcionar o dito pelo menos um dispositivo de cliente asso- ciado com a dita pelo menos uma oferta comercial.
29. Servidor de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 a 28, em que o dito portal cativo, o dito sistema de controle de relação com clientes e o dito sistema de planejamento de rede são compreendidos no dito servidor.
30. Sistema, compreendendo; - um servidor de acordo com qualquer uma das reivindicações .18 a 29, em que a dita rede de dados compreende ainda - pelo menos uma porta, e em que: -o dito servidor é conectado à dita pelo menos uma porta, e em que: - a dita pelo menos uma porta é conectada operacionalmente à dita rede de dados e a uma rede de dados provedora de serviço por uma pluralidade de ligações de comunicações.
31. Sistema de acordo com a reivindicação 30, compreendendo ainda pelo menos um roteador, e em que um subconjunto da dita rede de dados é conectado operacionalmente ao dito pelo menos um roteador.
32. Sistema de acordo com a reivindicação 30 ou 31, em que cada uma da dita pelo menos uma porta é associada com pelo menos um provedor de serviço.
33. Produto de programa de computador, compreendendo códi- go de programa de computador armazenado em um meio de armazenamen- to legível por computador, que, quando executado em um processador, con- duz o método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17.
BRPI0719284-3A 2006-11-27 2007-11-26 Método, servidor e sistema para rede de dados aperfeiçoada BRPI0719284A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US86096206P 2006-11-27 2006-11-27
US60/860,962 2006-11-27
PCT/EP2007/062811 WO2008065074A1 (en) 2006-11-27 2007-11-26 Method, server and system for improved data network

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0719284A2 true BRPI0719284A2 (pt) 2014-03-11

Family

ID=39318860

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0719284-3A BRPI0719284A2 (pt) 2006-11-27 2007-11-26 Método, servidor e sistema para rede de dados aperfeiçoada

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20100070256A1 (pt)
EP (1) EP2092687A1 (pt)
CN (1) CN101636969A (pt)
BR (1) BRPI0719284A2 (pt)
WO (1) WO2008065074A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8379532B2 (en) 2008-10-06 2013-02-19 Root Wireless, Inc. Web server and method for hosting a web page for presenting location based user quality data related to a communication network
US9113345B2 (en) * 2008-10-06 2015-08-18 Root Wireless, Inc. Web server and method for hosting a web page for presenting location based user quality data related to a communication network
US8295846B2 (en) * 2010-03-02 2012-10-23 Sony Corporation GPS-based CE device wireless access point mapping
US10440590B2 (en) 2013-03-15 2019-10-08 Qualcomm Incorporated Method and system for cloud-based management of self-organizing wireless networks
US9775055B2 (en) * 2013-09-19 2017-09-26 The Boeing Company Radio performance calculator
US10382305B2 (en) 2013-11-15 2019-08-13 Microsoft Technology Licensing, Llc Applying sequenced instructions to connect through captive portals
US9369342B2 (en) 2013-11-15 2016-06-14 Microsoft Technology Licensing, Llc Configuring captive portals with a cloud service
US9554323B2 (en) 2013-11-15 2017-01-24 Microsoft Technology Licensing, Llc Generating sequenced instructions for connecting through captive portals

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6336035B1 (en) * 1998-11-19 2002-01-01 Nortel Networks Limited Tools for wireless network planning
US6317599B1 (en) * 1999-05-26 2001-11-13 Wireless Valley Communications, Inc. Method and system for automated optimization of antenna positioning in 3-D
US20010051503A1 (en) * 2000-06-12 2001-12-13 Lush Christa S. System and method of planning and designing a broadband wireless network
US20030079005A1 (en) * 2001-05-29 2003-04-24 61C Networks, Inc. System and method for efficient wide area network routing
EP1415232B1 (en) * 2001-08-08 2015-01-14 Flash Networks Ltd. System and method for accelerating communication of tcp/ip based content
FR2828621B1 (fr) * 2001-08-10 2004-07-30 Radiotelephone Sfr Procede et dispositif de creation de matrices de contraintes
US6917816B2 (en) * 2001-09-07 2005-07-12 Lucent Technologies Inc. Method and apparatus for analyzing and designing various network configuration scenarios
US6985735B2 (en) * 2001-09-10 2006-01-10 Koninklijke Kpn N.V. Method and system for planning and evaluation of CDMA radio networks
GB2382502B (en) * 2001-11-23 2005-10-19 Actix Ltd Network testing systems
US6947880B2 (en) * 2002-04-23 2005-09-20 Motorola, Inc. Method for improving accuracy of a velocity model
US20040260813A1 (en) * 2002-09-30 2004-12-23 Heisserman Jeff A. Wireless network design generation and optimization
US7539495B2 (en) * 2003-03-24 2009-05-26 Strix Systems, Inc. Node placement method within a wireless network, such as a wireless local area network
US20040259555A1 (en) * 2003-04-23 2004-12-23 Rappaport Theodore S. System and method for predicting network performance and position location using multiple table lookups
US8099098B2 (en) * 2003-04-24 2012-01-17 Alcatel Lucent Methods and apparatus for planning wireless data networks using analytical modeling of user level performance
SE0301532D0 (sv) * 2003-05-23 2003-05-23 Ericsson Telefon Ab L M Cell planning
US7395339B2 (en) * 2003-08-07 2008-07-01 International Business Machines Corporation Method and system for providing on-demand media streaming from a user's own library to a receiving device of the user
EP1688008B1 (en) * 2003-11-28 2008-01-09 Telecom Italia S.p.A. Method and apparatus for performance evaluation of a mobile telephony network
US20050143077A1 (en) * 2003-12-24 2005-06-30 Hugo Charbonneau System and method for designing a communications network
SG121869A1 (en) * 2004-01-14 2006-05-26 Nanyang Polytechnic A system and method for planning a wireless computer network using network performance contour overlays
KR100560389B1 (ko) * 2004-07-05 2006-03-13 한국전자통신연구원 무선망 기지국 설계 방법
US7580712B2 (en) * 2005-06-03 2009-08-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Wireless high-speed data network planning tool
US8050671B2 (en) * 2006-11-03 2011-11-01 Alcatel Lucent Method and apparatus for network growth planning in wireless networks

Also Published As

Publication number Publication date
US20100070256A1 (en) 2010-03-18
EP2092687A1 (en) 2009-08-26
WO2008065074A1 (en) 2008-06-05
CN101636969A (zh) 2010-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0719284A2 (pt) Método, servidor e sistema para rede de dados aperfeiçoada
US8588130B2 (en) Distributed network communication system to provide wireless access to a computing device at a reduced rate
US8751648B2 (en) Providing and receiving network access
US6732176B1 (en) Distributed network communication system which enables multiple network providers to use a common distributed network infrastructure
Tudzarov et al. Functional architecture for 5G mobile networks
US6970927B1 (en) Distributed network communication system which provides different network access features
US9232397B2 (en) Home networking using LTE radio
CN101895970B (zh) 分离平面无线网络结构
US7254405B2 (en) System and method for providing location information to applications
US8687547B2 (en) Method and system for automatic connection to a network
CN102576345B (zh) 网络流的动态管理
Tudzarov et al. Design for 5G mobile network architecture
BRPI0916788B1 (pt) sistema e método para gerenciamento de rede
US11418993B2 (en) Management of telecommunications network congestion on roadways
CN104349372B (zh) 定位能力调用方法和系统以及位置服务网关
US20110292822A1 (en) Gathering data on cellular data communication characteristics
US11870661B2 (en) Network slice instance provisioning based on a permissioned distributed ledger
CN103152273B (zh) 数据缓存方法和装置
Sempere et al. Analysis of communication alternatives in a heterogeneous network for a supervision and control system
TWI440386B (zh) 無線存取點間的橋接連線方法
Nikkhah et al. Should large ISPs apply the same settlement-free peering policies to both ISPs and CDNs?
Walkowiak et al. Integrating CARMNET system with public wireless networks
US20230180051A1 (en) Equal Cost Multipath and Application Quality of Experience Based on Variable Loss, Latency, and Bandwidth
Ziviani et al. Demographic placement for Internet host location
Calvagna et al. Mobility and quality of service across heterogeneous wireless networks

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]