BRPI0715387A2 - aparelho dentÁrios prÉ-fabricados, estojos e mÉtodos para fornecer casamento de tonalidade consistente - Google Patents

aparelho dentÁrios prÉ-fabricados, estojos e mÉtodos para fornecer casamento de tonalidade consistente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715387A2
BRPI0715387A2 BRPI0715387-2A BRPI0715387A BRPI0715387A2 BR PI0715387 A2 BRPI0715387 A2 BR PI0715387A2 BR PI0715387 A BRPI0715387 A BR PI0715387A BR PI0715387 A2 BRPI0715387 A2 BR PI0715387A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tooth
composite
dental
composite regions
layer
Prior art date
Application number
BRPI0715387-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Dan E Fischer
Original Assignee
Ultradent Products Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ultradent Products Inc filed Critical Ultradent Products Inc
Publication of BRPI0715387A2 publication Critical patent/BRPI0715387A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C19/00Dental auxiliary appliances
    • A61C19/10Supports for artificial teeth for transport or for comparison of the colour
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C13/00Dental prostheses; Making same
    • A61C13/08Artificial teeth; Making same
    • A61C13/082Cosmetic aspects, e.g. inlays; Determination of the colour
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C13/00Dental prostheses; Making same
    • A61C13/08Artificial teeth; Making same
    • A61C13/09Composite teeth, e.g. front and back section; Multilayer teeth

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

APARELHOS DENTÁRIOS PRÉ-FABRICADOS, ESTOJOS E MÉTODOS PARA FORNECER CASAMENTO DE TONALIDADE CONSISTENTE. São descritos aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados, estojos e métodos que permitem um profissional selecionar um ou mais aparelhos fora de medida pré-fabricados com características de sombreamento de cor desejada de um estojo e unir os aparelhos selecionados aos dentes de um indivíduo. Cada aparelho (100) inclui uma camada de forma (102) incluindo uma superfície contornada de maneira a aproximar-se a uma pluralidade camadas ou regiões de compósito de pelo menos parcialmente não curadas (104a, 104b). pelo menos uma das camadas ou regiões de compósito (104a) está disposta adjacente à camada de forma (102), e cada região (104a, 104b) é pré-arranjada uma em relação a aoutra de maneira a fornecer uma configuração de sombreamento de cor geral pré-determinada. Pelo menos uma das camadas ou regiões de compósito (104b) difere em cor de pelo menos uma outra região de compósito (104a) de maneira a fornecer uma tonalidade e intensidade desejadas ao aparelho dental.

Description

"APARELHOS DENTÁRIOS PRÉ-FABRICADOS, ESTOJOS E MÉTODOS PARA FORNECER CASAMENTO DE TONALIDADE CONSISTENTE"
Antecedentes da invenção
1. Campo da invenção
A presente invenção está no campo de aparelhos dentários (por exemplo, coroas, pontes, facetas, etc.). Mais particularmente, a invenção diz respeito a aparelhos dentá- rios fora de medida pré-fabricados que podem ser produzidos em massa e que propor- cionam um casamento de tonalidade melhor e consistente entre o aparelho dental e den- tes naturais adjacentes e/ou aparelhos dentários adicionais simultaneamente instalados.
2. Tecnologia relevante
Atualmente, aparelhos dentários são preparados sob medida por um dentista profissional ou técnico dentista treinado. A preparação de qualquer tal aparelho é um processo multietapas elaborado. Em um tal processo, os dentes são preparados e uma impressão é então tirada dos dentes do paciente, que permite que o profissional ou téc- nico crie um modelo sob medida dos dentes do paciente. O profissional pode então fa- bricar um aparelho sob medida, embora mais tipicamente o modelo sob medida seja en- viado a um laboratório dental separado especializado na fabricação de aparelho sob me- dida. O modelo sob medida é acompanhado por uma descrição do sombreamento de cor apropriada para o aparelho a ser fabricado. Um aparelho sob medida (por exemplo, feito de porcelana, compósito ou porcelana fundida no metal) pode então ser fabricado a par- tir de um esboço feito por um técnico. Durante o processo de fabricação, o técnico tenta fabricar o aparelho sob medida em tonalidades que irão casar com a dos dentes ao redor e/ou quaisquer aparelhos adjacentes uma vez instalados. Por exemplo, a borda oclusal de um dente natural é tipicamente pelo menos um pouco translúcida a luz visível em virtu- de das características de transmissão de luz do esmalte do dente, embora as porções mais centrais do dente tipicamente sejam relativamente mais opacas, em virtude da pre- sença de dentina do dente e/ou polpa localizada no interior do dente. Além do mais, a maioria dos dentes não é um branco naturalmente brilhante, mas preferivelmente inclui alguns sombreamentos naturais. A tonalidade é fornecida pelo uso de materiais e/ou pigmentos que fornecem diferentes características de tonalidade e cor ao aparelho aca- bado. Isto pode ser particularmente difícil em virtude de o paciente não estar tipicamente disponível durante este processo (isto é, é realizado em um local separado por um técni- co dentista especializado ou em um momento posterior pelo dentista profissional), com a única orientação sendo a descrição do sombreamento de cor apropriado fornecido ao laboratório dental ou registrado pelo dentista profissional. Além do mais, esmalte e den- tina variam em grau de translucência, opacidade e tonalidade, de um dente a outro e, algumas vezes, ainda sobre um único dente. Tais características são afetadas adicio- nalmente pela profundidade e espessura do dente. Estes tipos de características são virtualmente impossíveis de comunicar a um técnico de laboratório.
Além disso, o processo de fabricação de um aparelho dental sob medida é exige muita mão-de-obra. Muitas etapas no processo exigem mão-de-obra altamente especia- Iizada que resulta em um custo relativamente alto para o produto acabado. Em particu- lar, a fabricação do aparelho de maneira tal que pareça autêntico (isto é, incluindo um grau realístico de translucidez próximo a bordas oclusais, fornecendo um sombreamento de cor realístico, misturando realisticamente as bordas de um sombreamento de cor uma com a outra) exige um profissional ou técnico dentista que é tanto experiente quanto versado na técnica e tenha habilidade artística (é por esta razão que a fabricação é tipi- camente realizada em uma instalação separada por técnicos dentistas que são altamen- te versados e experientes neste campo altamente especializado).
Um problema particular, descrito anteriormente, é a dificuldade de atingir uma um casamento de tonalidade consistente com os dentes naturais adjacentes, particular- mente quando os dentes do paciente não estão disponíveis para referência durante a fabricação efetiva do aparelho sob medida. Um outro problema particular é atingir um casamento de tonalidade consistente com múltiplos aparelhos a ser instalados adjacen- tes um no outro. Ainda para um profissional ou técnico altamente versado, pode ser qua- se impossível fabricar múltiplos aparelhos sob medida que casam consistentemente a tonalidade de um aparelho com o seguinte. Em outras palavras, qualquer aparelho sob medida é sua própria obra de arte exclusiva, diferente um do outro. Esta dificuldade é par- ticularmente pronunciada quando os aparelhos devem ser instalados em dentes adjacen- tes que são particularmente visíveis, por exemplo, dois ou mais dos incisivos superiores ou inferiores. Em virtude de os incisivos ser os mais freqüentemente vistos (por exemplo, toda vez que a pessoa sorri), mesmo um pequeno grau de aparência não natural ou des- casamento de tonalidade entre facetas ou outros aparelhos instalados nestes dentes (particularmente os incisivos superiores) podem ser muito indesejáveis, até mesmo afe- tando a autoconfiança do paciente.
Além de exigir muita mão-de-obra, o processo é demorado. Muitas das etapas no processo são realizadas tipicamente em uma instalação separada do consultório do den- tista (por exemplo, um laboratório dental). Embora isto seja vantajoso, em que permite a fabricação por técnicos experientes e altamente versados, também exige que o paciente retorne ao consultório do dentista várias vezes a fim de fazer a impressão necessária, determinar as características de tonalidade desejadas, e retornar (talvez uma ou duas semanas depois) para instalar o aparelho sob medida. Com esta técnica existe também uma probabilidade relativamente alta (não importando quanto cuidado é tomado para evitar isto) que o aparelho sob medida fabricado não combine bem com os dentes adja- centes naturais do paciente e/ou outros aparelhos a ser instalados, exigindo mais atraso enquanto os aparelhos sob medida de substituição são encomendados e fabricados.
Em vista do exposto, poderia ser uma melhoria na técnica fornecer um sistema de aparelho fora de medida pré-fabricado (isto é, um sistema fora de prateleira) que permita ao dentista profissional, mesmo de habilidade média, conseguir casamento de tonalidade muito bom, mesmo durante a instalação múltiplos aparelhos adjacentes. Um sistema como este reduziria ainda mais a quantidade de mão-de-obra e tempo exigidos, comparado com técnicas envolvendo a fabricação de aparelho sob medida. O processo como um todo poderia ser facilmente completado em um único encontro, que resultaria em uma enorme economia de tempo e dinheiro, tanto para o dentista profissional quanto para o paciente. Além do mais, um sistema como este muitas vezes reduziria a necessi- dade de remover muito do tecido de dente natural, comparado com técnicas e sistemas sob medida existentes, que permite que o paciente retenha mais da estrutura do dente natural (incluindo sua cor natural). Ao mesmo tempo, o sistema permitiria opcionalmente algum grau de customização por meio de manipulação do aparelho antes da instalação final e/ou enchimento e/ou vedação de resinas usando embasador.
Sumário da invenção
A presente invenção diz respeito a aparelhos dentários fora de medida pré- fabricados, e métodos e estojos relacionados que permitem um dentista profissional unir um ou mais aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados selecionados a um dente do paciente. Em um exemplo, o aparelho inventivo inclui uma camada de forma transpa- rente ou translúcida configurada para fornecer uma forma contornada que se aproxima à de uma superfície do dente. Por exemplo, no caso de uma faceta, a camada de forma fornece uma forma superficial contornada que se aproxima à da superfície Iabial de um dente selecionado (por exemplo, um primeiro incisivo superior esquerdo). O aparelho também inclui uma pluralidade de camadas ou regiões de compósito que são pelo me- nos parcialmente não curadas. Pelo menos uma das camadas ou regiões de compósito difere em cor de pelo menos uma outra camada ou região de compósito, uma vez que todas as camadas ou regiões de compósito estejam totalmente curadas. Pelo menos uma camada ou região de compósito fica disposta adjacente à camada de forma, e cada camada ou região é pré-arranjada uma com relação à outra e à camada de forma de maneira a fornecer uma aparência, tonalidade e intensidade geral desejadas com um policromatismo tipo natural. Em virtude de as camadas de compósito serem pelo menos parcialmente não curadas, elas podem ser manipuladas para um grau de customização embasador pelo profissional, se desejado. Uma opção como esta pode ser usar emba- sador para fornecer casamento de tonalidade ainda melhor e maior aparência natural, já que permite (mas não exige) o profissional manipular o sistema fora de prateleira de a- cordo com as características de dentes naturais e/ou aparelhos adjacentes.
Um estojo inventivo contendo múltiplos aparelhos dentários fora de medida pré- fabricados com recursos diferentes (por exemplo, cada qual fornecendo uma tonalidade e/ou configuração de intensidade diferente) permite vantajosamente um dentista profis- sional selecionar um aparelho adequado do estojo. O aparelho particular é selecionado (e opcionalmente manipulado mais posteriormente) de maneira a fornecer um sombrea- mento de cor e intensidade desejadas a um dente particular uma vez instalado. O apare- lho particular também é selecionado por sua capacidade de fornecer casamento de tona- lidade consistente com os dentes naturais adjacentes e/ou a quaisquer aparelhos adicio- nais a ser instalados ao mesmo tempo. Um ou mais aparelhos fora de medida pré- fabricados selecionados podem ser selecionados, manipulados e ligados em um único encontro. Além disso, os aparelhos fora de medida pré-fabricados eliminam a necessi- dade de formar um aparelho completamente sob medida, que é inerentemente difícil, e por cujo processo é quase impossível atingir casamento consistente do aparelho sob medida com relação aos dentes naturais adjacentes e/ou quaisquer aparelhos adjacentes adi- cionais a ser instalados.
A pluralidade de camadas ou regiões de compósito pode ser parcialmente cura- da de maneira a fornecer maior viscosidade, que impede a queda da pluralidade de ca- madas ou regiões de compósito. Tal cura parcial é particularmente benéfica já que é es- perado que os aparelhos sejam embalados, armazenados e transportados após a fabri- cação, que de outra maneira pode fazer com que as camadas ou regiões de compósito caiam com o tempo. A cura parcial também ajuda as camadas ou regiões de compósito a reter qualquer manipulação do compósito realizada pelo profissional imediatamente an- tes da instalação. A cura parcial age para aumentar a viscosidade dos materiais de com- pósitos. Meios alternativos para aumentar a viscosidade podem incluir o uso de compo- nentes de resina mais viscosos e/ou o uso de resinas com uma maior fração de carga de maneira a aumentar a viscosidade. Resinas altamente carregadas podem também forne- cer vantajosamente maior resistência e dureza à restauração acabada. Além disso, curar apenas parcialmente o compósito durante a produção permite ao dentista profissional posteriormente curar totalmente as camadas ou regiões de compósito durante a instalação e processo de união.
Preferivelmente, pelo menos uma região de compósito é pelo menos um pouco translúcida a luz visível uma vez totalmente curada. A translucência de uma região como esta imita a translucência e cor do esmalte do dente natural. Por exemplo, uma região como esta pode ser aplicada adjacente à camada de forma de maneira a formar a borda oclusal (por exemplo, incisai) e/ou superfície Iabial exposta do aparelho. De acordo com uma modalidade exemplar, outras camadas ou regiões de compósito podem ser de uma tonalidade marrom avermelhada, uma tonalidade amarelo avermelhada, uma tonalidade cinza, ou uma tonalidade cinza avermelhada uma vez completamente curada na luz. Em um exemplo típico, uma camada branco Ieitosa tingida variavelmente semi-translúcida contínua forma a superfície Iabial do aparelho acabado após instalação (isto é, está dis- posta de maneira entrar em contato com a camada de forma, que é posteriormente remo- vida), enquanto uma outra região de compósito de uma tonalidade desejada está dispos- ta adjacente à região de compósito semitranslúcida.
Como sugerido anteriormente, a invenção também diz respeito a um estojo para uso na união de um ou mais aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados descritos anteriormente. O estojo inclui vantajosamente uma pluralidade de aparelhos pré- fabricados com diferentes características de tonalidade, que permitem ao dentista profis- sional selecionar um aparelho adequado com base no conhecimento do dente no qual o aparelho será ligado, e na tonalidade de dentes naturais adjacentes e/ou quaisquer apa- relhos adicionais a ser instalados adjacentes ao aparelho selecionado. Um estojo como este é altamente vantajoso, já que fornece casamento de tonalidade excelente e consis- tente nos múltiplos aparelhos a ser instalados adjacentes um com relação ao outro (por exemplo, quatro facetas a ser instaladas sobre os quatro incisivos adjacentes superiores de uma pessoa). Como cada aparelho é pré-fabricado em condições de produção em massa controlada (oposto ao fabricado sob medida individual em um laboratório dental), casamento de tonalidade consistente nos múltiplos aparelhos é muito mais fácil de atin- gir, mesmo por um profissional de conhecimento médio ou mesmo abaixo da média, em virtude de que tudo que é necessário é identificar as tonalidades desejadas, selecionar os aparelhos correspondentes, preparar as superfícies do dente para instalação e unir os aparelhos selecionados nas superfícies do dente preparadas.
Estas e outras vantagens e recursos da presente invenção ficarão mais comple- tamente aparentes a partir da descrição seguinte e reivindicações anexas, ou podem ser aprendidas pela prática da invenção apresentada a seguir.
Descrição resumida dos desenhos
Para esclarecer mais detalhadamente as vantagens e recursos apresentados e outros mais da presente invenção, uma descrição mais particular da invenção será apre- sentada pelas referências as suas modalidades específicas, que estão ilustradas nos desenhos em anexo. Percebe-se que estes desenhos descrevem apenas modalidades típicas da invenção e, portanto, não devem ser considerados Iimitantes de seu escopo. A invenção será descrita e explicada com especificidade e detalhes adicionais pelo uso dos desenhos anexos, em que:
A figura 1A é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de um a- parelho de faceta fora de medida pré-fabricado; A figura 1B é uma vista seccional transversal do aparelho de faceta da figura 1A;
A figura 2 é uma vista em perspectiva de um estojo exemplar incluindo uma plu- ralidade de aparelhos de faceta fora de medida pré-fabricados;
A figura 3A é uma vista em perspectiva de uma pluralidade de dentes de um in- divíduo identificada para instalação de aparelhos de faceta dentária fora de medida pré- fabricados;
A figura 3B ilustra cada superfície do dente preparado da figura 3A que foi ata- cado com ácido, preparado, uma resina de união aplicada na superfície do dente prepa- rado, e a resina de união que é curada pela exposição aos comprimentos de onda de luz de cura;
A figura 3C ilustra uma pluralidade de aparelhos de faceta dental fora de medida pré-fabricados selecionados do estojo da figura 2 sendo posicionados contra as superfí- cies do dente preparado da figura 3B, e os aparelhos sendo expostos aos comprimentos de onda de luz de cura de maneira a curar totalmente a pluralidade de camadas ou regi- ões de compósito e unir os aparelhos nos dentes da pessoa; e
A figura 3D ilustra as camadas de forma transparentes ou translúcidas sendo re- movidas de cada aparelho.
Descrição detalhada das modalidades preferidas
I. Introdução
A presente invenção diz respeito a aparelhos dentários fora de medida pré-
fabricados, e estojos e métodos relacionados que permitem a um dentista profissional selecionar um ou mais aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados com caracte- rísticas de sombreamento de cor desejadas de um estojo, e unir os aparelhos seleciona- dos aos dentes de um indivíduo. O aparelho inventivo inclui uma camada de forma transparente ou translúcida configurada para fornecer uma forma contornada que se a- proxima à de uma superfície do dente (por exemplo, a forma superficial Iabial de um den- te selecionado). O aparelho inclui vantajosamente uma pluralidade de camadas ou regi- ões de compósito que são pelo menos parcialmente não curadas. Pelo menos uma das camadas ou regiões de compósito está disposta adjacente à camada de forma, e cada camada ou região é pré-arranjada uma com relação a outra de maneira a fornecer uma configuração de sombreamento de cor geral pré-determinada. Pelo menos uma das ca- madas ou regiões de compósito difere em cor de pelo menos uma outra camada ou regi- ão de compósito uma vez totalmente curada de maneira a fornecer uma tonalidade dese- jada ao aparelho dental a fim de criar uma aparência desejada geral para o aparelho. Existem inúmeros sistemas de sombreamento de cor para caracterizar o som-
breamento de cor de um dente natural ou de um aparelho. Um sistema como este é o VITA LUMIN-SHADE GUIDE, que contém 4 grupos de cores básicas (identificados como Α, Β, C1 e D) e diversos graus de intensidade em cada grupo de cor básica para um total de 16 designações de tonalidade/intensidade de cor. Neste sistema, o grupo de cor A designa marrom avermelhado e inclui intensidades A1, A2, A3, A3,5 e A4. O grupo de cor B designa amarelo avermelhado e inclui intensidades B1, B2, B3 e B4. O grupo de cor C designa cinza e inclui intensidades C1, C2, C3 e C4. O grupo de cor D designa cinza avermelhado e inclui intensidades D2, D3 e D4. Quanto menor um número em qualquer grupo de cor dado, tanto menos intensa a cor. Em outras palavras, uma tonali- dade A2 é um marrom avermelhado menos intenso que uma tonalidade A1. Cores e in- tensidades do sistema VITA serão usadas na discussão a seguir, embora entenda-se que outros sistemas possam ser usados no escopo da invenção. Por exemplo, quanto ao esmalte, materiais usados para repor esmalte perdido são tipicamente tons branco- Ieitosos semi-translúcidos de opacidade, translucência e croma variados.
II. Aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados exemplares
A figura 1A é uma vista em perspectiva de um aparelho dental fora de medida pré-fabricado exemplar 100, enquanto a figura 1B mostra uma vista seccional transversal do aparelho 100. O aparelho fora de medida 100 inclui uma camada de forma transpa- rente ou translúcida 102 e uma pluralidade de camadas ou regiões de compósito. A mo- dalidade ilustrada inclui vantajosamente duas camadas ou regiões de compósito 104a e 104b, respectivamente. A camada de forma transparente ou translúcida 102 fornece uma forma contornada que se aproxima de uma forma desejada, pré-determinada de uma superfície do dente. O aparelho 100 é um exemplo de um aparelho de faceta, designado para colocação sobre uma superfície do dente preparado de exposto labial. Por exemplo, na modalidade ilustrada, uma superfície interna de camada de forma 102 (contra a qual a camada ou região de compósito 104a está disposta) se aproxima do perfil, superfície e forma do dente labial de um primeiro incisivo superior esquerdo. Outros aparelhos de faceta podem incluir uma camada de forma que aproxima a superfície labial do dente de um outro dente desejado (por exemplo, um dos outros incisivos superiores ou inferiores, um dos caninos superiores ou inferiores, um dos bicúspides superiores ou inferiores ou um dos molares superiores ou inferiores).
O aparelho exemplar 100 pode ter uma espessura total de cerca de 1-2 mm, com camadas ou regiões de compósito 104a e 104b compreendendo a maior parte deste (por exemplo, entre cerca de 0,95 mm e cerca de 1,95 mm). A camada de forma transpa- rente ou translúcida 102 é preferivelmente fina, com uma espessura entre cerca de 0,05 mm e cerca de 0,5 mm, mais preferivelmente entre cerca de 0,1 mm e cerca de 0,25 mm. A camada de forma 102 inclui uma superfície interna formada de maneira a fornecer uma forma, contorno e perfil desejados à camada ou região de compósito 104a subja- centes, também sendo ainda transparente ou translúcido pelo menos aos comprimentos de onda de luz de cura de maneira a permitir a cura pela luz das camadas ou regiões de compósito subjacentes por meio da camada de forma 102.
A camada de forma transparente ou translúcida 102 pode ser formada de qual- quer material adequado (por exemplo, mylar, celulóide, um plástico ou gelatina) que é transparente ou translúcido aos comprimentos de onda de luz de cura, que é suficiente- mente rígido de maneira a manter sua forma, e que pode ser facilmente removido das camadas ou regiões de compósito uma vez que as camadas ou regiões de compósito se- jam totalmente curadas (isto é, a camada de forma não se liga fortemente às camadas ou regiões de compósito). Em uma modalidade, a camada de forma 102 pode compreender simplesmente uma porção de camadas ou regiões de compósito subjacentes com rigidez suficiente de maneira a manter a forma necessária (por exemplo, a porção aparentemen- te exposta do compósito pode ser parcialmente curada a um grau suficiente de maneira a ter a rigidez necessária), e a porção da camada de forma também deve ter transmissão suficiente de comprimentos de onda de luz de cura de maneira a permitir a cura do restan- te das camadas ou regiões de compósito subjacentes. Certamente, em uma modalidade como esta, não é necessário ser capaz de remover a camada de forma, já que a própria camada de forma compreende uma porção das camadas ou regiões de compósito subja- centes.
Transparência ou translucência de camada de forma 102 a luz visível de amplo espectro (isto é, luz branca) também permite vantajosamente que o dentista profissional veja através da camada de forma 102, tornando as características de tonalidade gerais das camadas ou regiões de compósito subjacentes facilmente aparentes ao profissional. Isto pode ser útil, particularmente quando múltiplos aparelhos com diferentes característi- cas de tonalidade são armazenados juntos, já que simplifica a identificação, classificação e separação dos vários aparelhos se eles se misturarem.
A primeira região de compósito 104a compreende uma camada disposta adja- cente à camada de forma transparente ou translúcida 102. A primeira camada ou região de compósito 104a é vantajosamente translúcida ou semi-translúcida a luz visível de maneira a imitar a translucência de esmalte do dente natural. Em uma modalidade, a primeira camada ou região de compósito 104a pode ser translúcida e branca Ieitosa na cor. Para imitar mais exatamente o aspecto de um dente natural, a primeira camada ou região de compósito 104a é vantajosamente disposta naqueles locais ocupados pelo esmalte do dente em um dente natural. Por exemplo, a camada ou região de compósito 104a não apenas ocupa o espaço adjacente à camada de forma 102 que corresponde à superfície Iabial do aparelho, mas também forma a borda oclusal 106 do aparelho 100. Tal disposição de camada ou região de compósito 104a é vantajosa, já que imita o local, translucência e aspecto do esmalte natural. Embora translúcida, a camada ou região 104a igualmente também pode incluir vantajosamente alguma cor (isto é, um tom branco Ieitoso similar ao esmalte do dente natural).
A segunda camada ou região de compósito 104b é de uma cor diferente da ca- mada ou região de compósito translúcida 104a. Por exemplo, se o aparelho tiver que ter uma tonalidade básica geral VITA LUMIN de A (por exemplo, quaisquer das intensidades de tonalidade A1, A2, A3, A3,5 ou A4), a camada ou região 104b pode incluir um pig- mento marrom avermelhado. O material compósito inclui uma concentração de pigmento de maneira a fornecer a intensidade desejada da cor marrom avermelhada. A concentra- ção de pigmento para qualquer das tonalidades A-D varia tipicamente entre cerca de 0,01 porcento e cerca de 3 porcento em peso, mais tipicamente entre cerca de 0,1 e cer- ca de 2 porcento em peso, e acima de tudo tipicamente entre cerca de 0,25 e cerca de 1 porcento em peso.
A concentração de pigmento presente depende da intensidade desejada. Por exemplo, um aparelho com uma intensidade A3 terá uma concentração mais alta de pigmento que um aparelho com uma tonalidade A2. Similarmente, um aparelho designa- do para ter uma tonalidade básica VITA LUMIN geral de B inclui um pigmento na segun- da camada ou região de compósito 104b que é de cor amarela avermelhada, um apare- lho designado para ter uma tonalidade básica VITA LUMIN geral de C inclui um pigmento na segunda camada ou região de compósito 104b que é de cor cinza, e um aparelho designado para ter uma tonalidade básica VITA LUMIN geral de D inclui um pigmento na camada ou região de compósito 104b que é de cor cinza avermelhada. Certamente, está no escopo da invenção que um aparelho inclua camadas ou regiões adicionais de com- pósito de maneira a fornecer tonalidades intermediárias adicionais (por exemplo, um a- parelho incluindo tanto uma camada ou região de tonalidade/intensidade A2 quanto uma camada ou região de tonalidade/intensidade B3) para fornecer maior capacidade de ca- samento do dente, embora considere-se que estojos incluindo as 4 tonalidades e 16 in- tensidades básicas fornecerão um grau suficiente de variedade ao dentista profissional para usos típicos, embora também minimize custos de fabricação uma vez que apenas 16 intensidades são exigidas em um estojo como este. As camadas ou regiões de compósito 104a e 104b podem compreender qual-
quer material compósito curável a luz que é não tóxico quando usado na cavidade oral. Compósitos exemplares incluem um material de resina base, opcionalmente uma carga, opcionalmente um ou mais pigmentos, e um fotoiniciador. Materiais de resina base e- xemplares incluem, mas sem limitações, bisfenol A diglicidil dimetacrilato (Bis-GMA), trietilenoglicol dimetacrilato (TEG-DMA), dimetacrilato de uretano (UDMA), glicidil meta- crilato (GMA). Os materiais de resina base anteriores são particularmente preferidos em virtude de sua viscosidade relativamente alta, que auxilia na prevenção de queda das camadas ou regiões de compósito. Materiais de resina de viscosidade mais baixa adicio- nais também podem ser incluídos, por exemplo, metacrilato de 2-hidroxietil (HEMA) e/ou dimetacrilato de bisfenol etoxilado A (Bis-EMA). Um ou mais dos materiais de resina in- cluídos podem ser vantajosamente fosfatados, os quais diminuem a tensão superficial e melhoram a dispersão de quaisquer cargas incluídas no material compósito. Também podem melhorar a adesão aos dentes, que são calcificados e, portanto, hidrofílicos.
Cargas opcionais podem incluir vantajosamente reforços de cargas fibrosas de cerâmica ou vidro ou cargas particuladas. Cargas de fibra cerâmica ou de vidro podem ter tipicamente um comprimento de fibra entre cerca de 10 e cerca de 20 microns e um diâ- metro menor que cerca de 1 micron, preferivelmente menor que cerca de 0,75 micron e mais preferivelmente menor que cerca de 0,5 micron. A inclusão de fibras cerâmicas ou de vidro submicrométricas fornece vantajosamente reforço das camadas ou regiões de compósito, embora o diâmetro de fibra pequeno (por exemplo, menor que cerca de 1 micron, menor que cerca de 0,75 micron, menor que cerca de 0,5 micron) reduza qual- quer tendência de que as fibras originem fragmentos ou arestas cortantes que seriam de outra forma desconfortáveis para o paciente.
Uma carga de particulado particularmente vantajosa é sílica pirogênica, que po- de ser incluída para aumentar a viscosidade camadas ou regiões de compósito de pelo menos parcialmente não curadas, de maneira a reduzir ou eliminar qualquer tendência para as camadas ou regiões de compósito cair, o que pode ser particularmente problemá- tico durante transporte ou armazenamento. A inclusão de cargas pode também fornecer vantajosamente maior resistência e dureza à restauração acabada.
Pigmentos também podem ser incluídos, particularmente na segunda camada ou região de compósito colorida 104b (comparado à camada ou região de compósito translúcida 104a, que pode incluir vantajosamente pouco ou nenhum pigmento). Pigmen- tos exemplares incluem óxido de ferro, dióxido de titânio, e outros pigmentos conhecidos na técnica (por exemplo, qualquer corante ou pigmento grau alimentício pode ser usado). Pigmentos tipo óxido de ferro podem ser particularmente usados na produção de pig- mentos com tonalidades de cor marrom avermelhado, amarelo avermelhado, vermelho e/ou marrom.
Fotoiniciadores exemplares incluem canforquinona, fenolpropanediona, e IRGACURE, vendidos pela Ciba Specialty Chemicals, de Basel, Suíça.
Camadas ou regiões de compósito 104a e 104b podem ser parcialmente cura- das de maneira a aumentar a viscosidade do compósito, prevenindo ou minimizando a queda das camadas ou regiões de compósito, que pode ocorrer de outra forma. Uma cura parcial como esta é particularmente benéfica já que é esperado que os aparelhos sejam embalados, armazenados e transportados após a fabricação, que podem de outra forma resultar na queda do compósito com o tempo. Além do mais, a maior viscosidade ajuda as camadas ou regiões de compósito reter qualquer manipulação do compósito pré-formado pelo profissional imediatamente antes da instalação e união. Alternativa- mente, uma carga de particulado que também age como um espessante, tal como sílica pirogênica, pode ser adicionada ao compósito para aumentar a viscosidade.
Os aparelhos fora de medida pré-fabricados são fabricados vantajosamente em um ambiente de fabricação de produção em massa controlado. Em virtude de os apare- lhos ser produzidos em massa em condições controladas, é possível fabricar aparelhos idênticos e, talvez de forma mais importante, aparelhos configurados para colocação nos dentes adjacentes, e que casam consistentemente um com o outro em tonalidade e inten- sidade. Por exemplo, um aparelho de faceta configurado para colocação sobre um pri- meiro incisivo superior esquerdo inclui uma camada de forma transparente ou translúcida formada apropriadamente com uma superfície interna que imita a forma e contorno da superfície Iabial de um primeiro incisivo superior esquerdo, junto com duas ou mais ca- madas ou regiões de compósito de pelo menos duas diferentes cores em um arranjo pré- determinado de maneira a fornecer uma tonalidade e intensidade desejadas ao aparelho de faceta. Um aparelho de faceta configurado para colocação sobre um segundo incisivo superior esquerdo também pode ser fabricado de maneira a ter a forma ligeiramente di- ferente necessária (fornecida pela superfície interna de uma outra camada de forma transparente ou translúcida), mas que também pode incluir duas ou mais camadas ou regiões de compósito de pelo menos duas cores diferentes em um arranjo pré- determinado de maneira a fornecer uma tonalidade e intensidade que casam com as do aparelho de faceta configurado para colocação adjacente no primeiro incisivo superior esquerdo. O resultado de um sistema como este é que, quando múltiplos dentes são cobertos, erro humano e/ou inconsistência são reduzidos ou eliminados de maneira a facilitar um resultado consistente de aspecto mais natural para todos os dentes.
Mais no geral, uma camada de forma transparente ou translúcida é formada (por exemplo, por moldagem por injeção, termoformação ou formação a vácuo) de maneira a ter uma superfície contornada interna que se aproxima à uma superfície do dente (por exemplo, a superfície Iabial de um dente específico). Um arranjo de duas ou mais cama- das ou regiões de compósito de cores diferentes é determinado e selecionado de modo que fornecerá uma tonalidade e intensidade geral desejadas para o aparelho. As múlti- plas camadas ou regiões de compósito são aplicadas sobre a camada de forma transpa- rente ou translúcida na configuração pré-determinada. Pelo menos uma das camadas ou regiões é aplicada adjacente à camada de forma transparente ou translúcida e, como mencionado anteriormente, pelo menos uma das camadas ou regiões difere em cor de pelo menos uma outra camada ou região. A pluralidade de camadas ou regiões é aplica- da de acordo com o arranjo pré-determinado de maneira a fornecer uma tonalidade, in- tensidade e aparência geral desejadas, cujo efeito é imitar ou aproximar a aparência, tonalidade e intensidade de tonalidade de uma superfície do dente natural.
Em uma modalidade, os aparelhos podem ser fabricados formando uma plurali- dade de camadas de forma (por exemplo, por termoformação, estampagem, formação a vácuo ou combinações destas) em uma única folha de material substrato adequado (por exemplo, um plástico transparente). Em outras palavras, o material substrato de folha pode ter uma pluralidade de vales rebaixados (cada vale correspondendo a uma camada de forma) formadas em sua superfície. Uma primeira camada ou região de compósito pode ser aplicada (por exemplo, escovada, aspergida ou pintada) adjacente a cada ca- mada de forma, que pode ser subseqüentemente curada parcialmente de maneira a forne- cer um grau suficiente de viscosidade e massa à camada ou região de compósito de maneira a prevenir a queda. Uma segunda camada ou região de compósito pode então ser aplicada adjacente a cada primeira camada ou região de compósito, que pode sub- seqüentemente ser curada parcialmente de uma maneira similar. Aparelhos individuais podem então ser separados da folha cortando ao redor de cada camada de forma. Alter- nativamente, as camadas de forma transparente podem ser cortadas da folha antes da aplicação da primeira e segunda camadas ou regiões de compósito, embora mantendo a folha intacta durante a aplicação da primeira e segunda camadas ou regiões de compósi- to podem ser vantajosamente mais eficientes de uma perspectiva de fabricação, já que exige manipulação apenas de uma folha relativamente grande durante aplicação das camadas ou regiões de compósito, em vez de manusear cada camada de forma separa- damente.
De acordo com um outro método, uma primeira camada de compósito pode ser aplicada (por exemplo, escovada, aspergida ou pintada) sobre toda a superfície de uma folha de material (por exemplo, plástico transparente) na qual será formada uma plurali- dade de camadas de forma transparentes. A primeira camada de compósito pode ser parcialmente curada, e uma segunda camada de compósito pode então ser aplicada so- bre a primeira camada de compósito, que é subseqüentemente curada parcialmente. A cura parcial fornece massa e um grau suficiente de viscosidade às camadas de compósi- to de maneira a prevenir a queda. A folha de material e as camadas de compósito apli- cadas podem então ser modeladas (por exemplo, por termoformação, estampagem, for- mação a vácuo ou combinações destes) de maneira a formar uma pluralidade de cama- das de forma no substrato da folha com a forma do dente desejada. Em virtude das pro- priedades brandas não curadas gerais das camadas de compósito, as camadas de com- pósito obtêm a forma da camada de forma modelada. Em outras palavras, durante o pro- cesso de formação, a primeira e segunda camadas de compósito permanecem intactas, adjacentes ao material substrato de folha subjacente no qual a pluralidade de camadas de forma foram formadas, considerando a forma e contornos das camadas de forma.
Uma camada de forma separada e removível não é necessariamente exigida. Em uma modalidade, a camada de forma compreende simplesmente uma porção das camadas ou regiões de compósito com rigidez suficiente (por exemplo, por meio da cura parcial) para realizar a função de uma camada de forma separada e removível. Em ou- tras palavras, a camada de forma mantém um contorno superficial que se aproxima à da superfície do dente desejado sem nenhum suporte externo, e mesmo quando submetida a forças rompentes moderadas (por exemplo, a camada de forma não será substancial- mente deformada por seu próprio peso ou outras forças tipicamente encontradas durante armazenamento e/ou transporte). De acordo com um método de fabricação como este, camadas de compósito podem ser aplicadas em quaisquer das camadas de forma de moldagem anteriormente descritas (por exemplo, uma folha de plástico com vales aqui formados), e a camada de forma de moldagem pode ser removida a qualquer momento após a porção da camada de compósito ser capaz de agir como a camada de forma (por exemplo, após a cura parcial), já que a superfície Iabial (isto é, estar aparentemente ex- posta) da camada de compósito tem rigidez suficiente para agir como uma camada de forma.
Em virtude de os aparelhos serem produzidos fora de medida e em massa em condições controladas, é possível produzir duplicatas exatas. Além disso, é possível produzir aparelhos configurados para colocação adjacente um com relação ao outro (por exemplo, um aparelho de faceta para um segundo incisivo esquerdo inferior e um apare- lho de faceta para um canino esquerdo inferior adjacente) que fornecem casamento de tonalidade consistente uma vez instalados adjacentes um com o outro.
III. Estojos e métodos exemplares de uso
A figura 2 ilustra um estojo exemplar 150 incluindo uma pluralidade de subesto- jos. O subestojo ilustrado 150a inclui um aparelho de faceta para cada qual das 16 tona- lidade/intensidades básicas VITA LUMIN para uso em dente particular (por exemplo, um primeiro incisivo superior esquerdo). Por exemplo, o aparelho 100a1 é de uma tonalida- de/intensidade VITA LUMIN A1, o aparelho 100a2 é de uma tonalidade/intensidade VITA LUMIN A2, e assim por diante para aparelhos 100a3 - 100d3. No exemplo ilustrado, o subestojo 150a forma parte de um estojo maior 150 incluindo subestojos adicionais 150b, 150c e 150d. Por exemplo, os subestojos 150b-150d podem incluir conteúdos si- milares ao subestojo 150a, mas cada subestojo pode fornecer aparelhos configurados para uma posição do dente diferente (por exemplo, subestojo 150b pode conter apare- lhos de faceta configurados para colocação sobre um segundo incisivo superior esquer- do, subestojo 150c pode conter aparelhos de faceta configurados para colocação sobre um primeiro incisivo superior direito, e o subestojo 150d pode conter aparelhos de faceta configurados para colocação sobre um segundo incisivo superior direito). O estojo 150 pode incluir subestojos adicionais, se desejado (por exemplo, um subestojo para cada qual das 28 posições de dente de um adulto típico, cada subestojo incluindo uma de ca- da das 16 tonalidade/intensidades básicas VITA LUMIN para uso em um dente particu- lar).
O subestojo inventivo fornece vantajosamente uma pluralidade de aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados, cada qual configurado para colocação sobre o mesmo dente, com cada qual sendo de uma tonalidade/intensidade diferente. Um subes- tojo como este permite que um profissional selecione um aparelho formado apropriada- mente do subestojo para unir ao dente que está configurado para união. A seleção do a- parelho particular escolhido é baseada na tonalidade e intensidade de dentes naturais adjacentes e/ou quaisquer aparelhos adicionais a ser instalados ao mesmo tempo. O es- tojo incluindo múltiplos subestojos permite a seleção de aparelhos adicionais com carac- terísticas de tonalidade/intensidade similares ou idênticas a ser instaladas nos dentes adjacentes ao mesmo tempo. Vantajosamente, isto permite o casamento de tonalidade consistente através dos múltiplos aparelhos que devem ser instalados. O casamento e a consistência de tonalidade que podem ser obtidos pelo estojo e método inventivos são muito maiores, comparado ao que é possível durante a instalação de múltiplos aparelhos sob medida. Além do mais, o procedimento completo pode ser realizado em um único encontro, em vez de exigir múltiplos encontros para completar o procedimento. Percebe- se que, além da economia de tempo, uma vantagem como esta também reduz custos.
A figura 3A é uma vista em perspectiva da arcada dental superior de uma pes- soa onde diversos dentes foram preparados para instalação dos aparelhos inventivos. Em muitos exemplos, é desejável aplicar diversos aparelhos de faceta sobre diversos dentes mutilados adjacentes e/ou altamente desfigurados dessa maneira. Segundo inci- sivo superior esquerdo 220a, primeiro incisivo superior esquerdo 220b, primeiro incisivo superior direito 220c e segundo incisivo superior direito 220d foram retificados, de ma- neira a remover cerca de 1-2 mm da superfície do esmalte Iabial de cada qual dos incisi- vos, preparatório para instalação de um aparelho de faceta fora de medida pré-fabricado sobre cada dente. A profundidade exata de esmalte removido depende da espessura das camadas ou regiões de compósito, da translucência e de outras características dos apa- relhos de faceta a ser instalados sobre cada dente preparado. Além do mais, a borda incisai de cada qual dos incisivos 220a-220d pode ser removida vantajosamente, o que oculta a interface entre a porção restante do dente natural e o aparelho instalado (isto é, esta porção da interface é visível apenas a partir do lado Iingual do dente). Em virtude de o procedimento completo poder ser realizado em um único encontro, e em virtude de a capacidade do profissional selecionar um embasador adequado do aparelho, geralmente a maior parte da estrutura do dente natural e coloração natural de suporte adjacente dos dentes do paciente pode ser retida, ao mesmo tempo também atingindo bom casamento de tonalidade, em comparação se um aparelho sob medida fosse pedido (que pode não combinar muito bem) de um laboratório dental, e que pode exigir que a estrutura do den- te adicional seja removida, dependendo da espessura do aparelho fabricado sob medida.
Como ilustrado na figura 3B, as superfícies Iabiais dos dentes 220a-220d podem ser preparadas adicionalmente pela aplicação de um agente corrosivo (não mostrado), um iniciador (não mostrado), e finalmente uma resina de união 222. Uma luz de cura dental 230 é então usada para curar resina de união 222. Com relação a figura 3C, o dentista profissional posiciona então cada aparelho de faceta pré-selecionado sobre a superfície do dente preparado na qual ele será unido, e então expõe o aparelho a com- primentos de onda de luz de cura a partir da luz de cura dental a 230 de maneira a curar totalmente as camadas ou regiões de compósito de cada aparelho, resultando em uma união forte entre o aparelho de faceta e a estrutura do dente subjacente. Se desejado, o profissional pode manipular as camadas de compósito e/ou aplicar compósito adicional à superfície do dente preparado antes da cura. Tal flexibilidade no sistema e método per- mite a um profissional um certo grau de flexibilidade e customização, embora tal custo- mização não seja exigida. Na figura 3C, aparelhos de faceta 200a e 200b já foram cura- dos e unidos, enquanto o aparelho de faceta 200c está sendo curado e ligado ao dente subjacente 220c. A camada de forma transparente ou translúcida 202c permite vantajo- samente que os comprimentos de onda de luz de cura emitidos da luz de cura dental 230 sejam transmitidos através das camadas de forma 202c de maneira a curar e unir as camadas ou regiões de compósito subjacentes ao dente 220c. Em virtude de o profissio- nal ser capaz de selecionar um aparelho desejado com o paciente presente, uma casa- mento de tonalidade muito melhor é atingido, comparado aos aparelhos sob medida pe- didos a partir de um laboratório dental e fabricados apenas com base em uma descrição (isto é, sem o paciente presente).
Como visto na figura 3D, uma vez que cada aparelho é completamente curado e ligado no dente designado, quaisquer camadas de forma transparentes ou translúcidas plásticas podem ser removidas de cada aparelho, deixando uma faceta acabada que for- nece casamento de tonalidade consistente aos aparelhos de faceta adjacentes e dentes naturais adjacentes. Na figura 3D, as camadas de forma transparentes ou translúcidas já foram removidas dos aparelhos 200a-200c, enquanto uma ferramenta dental está sendo usada para remover a camada de forma 202d do aparelho de faceta 200d.
Por exemplo, os aparelhos 200a-200d podem ser selecionados do estojo 150 (Figura 2) incluindo diversos subestojos 150a-150d. Por exemplo, o aparelho 200b pode ser selecionado do subestojo 150a, que contém muitos aparelhos de faceta, cada qual com tonalidade/intensidade diferente, e cada qual configurado para colocação sobre o primeiro incisivo superior esquerdo. O aparelho 200a pode ser selecionado do subestojo 150b, que contém aparelhos de faceta de várias tonalidades e intensidades, cada qual configurado para colocação sobre o segundo incisivo superior esquerdo. O aparelho 200c pode ser selecionado do subestojo 150c, que contém aparelhos de faceta de várias tonalidades e intensidades, cada qual configurado para colocação sobre o primeiro inci- sivo superior direito. O aparelho 200d pode ser selecionado do subestojo 150d, que con- tém aparelhos de faceta de várias tonalidades e intensidades, cada qual configurado para colocação sobre o segundo incisivo superior direito.
Os aparelhos de faceta 200a-200d são selecionados de maneira a fornecer ca- samento de tonalidade consistente por todos os quatro incisivos, bem como bom casa- mento de tonalidade com os caninos adjacentes. Os aparelhos de faceta podem ser se- lecionados de maneira tal que cada qual deles forneça valores idênticos de tonalida- de/intensidade (por exemplo, todos A2). Está no escopo da invenção selecionar apare- lhos de faceta que não forneçam valores idênticos de intensidade de tonalidade, que podem ser particularmente vantajosos onde o canino superior esquerdo adjacente e o canino superior direito tenham características de tonalidade e intensidade muito diferen- tes um do outro. Em qualquer caso, o estojo e método inventivos permitem que um den- tista profissional selecione rapidamente, manipule opcionalmente (isto é, customização limitada) e ligue aparelhos fora de medida pré-fabricados unidos que fornecerão melhor casamento de tonalidade de cada aparelho com relação aos aparelhos adjacentes e/ou dentes naturais adjacentes. O método é facilmente empregado pelos profissionais que têm conhecimento médio ou abaixo da média atingir prontamente casamento consistente em um ou mais aparelhos instalados.
A presente invenção pode ser concebida em outras formas específicas sem fugir do espírito e/ou características essenciais. As modalidades descritas devem ser conside- radas sob todos os aspectos apenas como ilustrativas e não restritivas. O escopo da invenção é, portanto, indicado pelas reivindicações em anexo, e não pela descrição an- terior. Todas mudanças que se enquadram no significado e abrangência de equivalência das reivindicações devem ser abrangidas no seu escopo.

Claims (22)

1. Aparelho dental fora de medida pré-fabricado para unir a um dente de uma pessoa, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma camada de forma incluindo uma superfície contornada para aproximar-se a uma superfície do dente, a camada de forma sendo transparente ou translúcida a com- primentos de onda de luz de cura; e uma pluralidade de regiões de compósito que é pelo menos parcialmente não curada, pelo menos uma das regiões de compósito sendo adjacente à camada de forma transparente ou translúcida, a pluralidade de regiões de compósito tendo um arranjo pre- determinado e pelo menos uma da pluralidade de regiões de compósito diferindo na cor de pelo menos uma outra da pluralidade de regiões de compósito de maneira a fornecer uma tonalidade desejada ao aparelho dental a fim de criar uma aparência desejada.
2. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que a pluralidade de regiões de compósito é curada parcialmente de maneira a impedir a queda da pluralidade de regiões de compósito.
3. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que a pluralidade de regiões de compósito consiste em duas regiões de compósito.
4. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que a pluralidade de regiões de compósito compreende Três ou mais regiões de compósito.
5. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que uma região de compósito que é adjacente à camada de forma transparente ou translúcida é pelo menos semitranslúcida quando totalmente curada.
6. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que pelo menos uma da pluralidade de regiões de compósito é marrom avermelha- do, amarelo avermelhado, cinza ou cinza avermelhado de maneira a simular a cor do dente.
7. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que cada uma da pluralidade de regiões de compósito compreende uma camada de compósito, cada camada de compósito sendo disposta adjacente à camada de forma transparente ou translúcida e/ou uma outra camada de compósito.
8. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que a camada de forma compreende uma camada separada removível que é trans- parente ou translúcida a comprimentos de onda de luz visível.
9. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fa- to de que uma superfície interna da camada de forma é contornada para aproximar-se a uma superfície do dente labial.
10. Aparelho dental, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a camada de forma compreende uma porção das regiões de compósito, a porção tendo rigidez suficiente para manter um contorno superficial que se aproxima ao de uma superfície do dente.
11. Estojo para uso na união de um ou mais aparelhos dentários fora de medida pré-fabricados aos dentes de um indivíduo, CARACTERIZADO pelo fato de que com- preende: um primeiro aparelho dental fora de medida pré-fabricado compreendendo: uma primeira camada de forma incluindo uma superfície contornada para apro- ximar-se a uma superfície do dente, a camada de forma sendo transparente ou translú- cida aos comprimentos de onda de luz de cura; e uma primeira pluralidade de regiões de compósito que é pelo menos parcialmen- te não curada, pelo menos uma das regiões de compósito sendo adjacente à primeira camada de forma, a primeira pluralidade de regiões de compósito tendo um arranjo pré- determinado e pelo menos uma da primeira pluralidade de regiões de compósito diferin- do na cor de pelo menos uma outra da primeira pluralidade de regiões de compósito de maneira a fornecer uma tonalidade desejada ao primeiro aparelho dental fora de medida pré-fabricado a fim de criar uma aparência desejada; e pelo menos um segundo aparelho dental fora de medida pré-fabricado compre- endendo: uma segunda camada de forma incluindo uma superfície contornada para apro- ximar-se a uma superfície do dente, a camada de forma sendo transparente ou translú- cida aos comprimentos de onda de luz de cura; e uma segunda pluralidade de regiões de compósito que é pelo menos parcial- mente não curada, pelo menos uma da segunda pluralidade de regiões de compósito sendo adjacente à segunda camada de forma, a segunda pluralidade de regiões de compósito tendo um arranjo pré-determinado e pelo menos uma da segunda pluralidade de regiões de compósito diferindo na cor de pelo menos uma outra da segunda pluralida- de de regiões de compósito de maneira a fornecer uma tonalidade desejada ao segundo aparelho dental fora de medida pré-fabricado a fim de criar uma aparência desejada.
12. Estojo, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira pluralidade de regiões de compósito do primeiro aparelho dental fora de medida pré-fabricado fornece uma primeira tonalidade e a segunda pluralidade de regi- ões de compósito do segundo aparelho dental fora de medida pré-fabricado fornece uma segunda tonalidade diferente da primeira tonalidade.
13. Estojo, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira camada de forma do primeiro aparelho dental fora de medida pré- fabricado inclui uma superfície contornada para aproximar-se à de uma primeira superfí- cie do dente e a segunda camada de forma do segundo aparelho dental fora de medida pré-fabricado inclui uma superfície contornada para aproximar-se à de uma segunda su- perfície do dente diferente da primeira superfície do dente.
14. Estojo, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície da primeira camada de forma é contornada para aproximar a superfície Iabial de um dente da arcada dental superior.
15. Estojo, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície da primeira camada de forma é contornada para aproximar a superfície Iabial de um dente da arcada dental inferior.
16. Estojo, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a superfície da primeira camada de forma é contornada para aproximar a superfície Iabial de um dente selecionado do grupo que consiste em um primeiro incisivo, um se- gundo incisivo, um canino, um primeiro bicúspide, um segundo bicúspide, um primeiro molar, e um segundo molar.
17. Método de preparar um aparelho dental fora de medida pré-fabricado para unir a um dente de uma pessoa, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: fornecer uma camada de forma de moldagem incluindo uma superfície interna contornada para aproximar-se a uma superfície do dente; determinar um arranjo de uma pluralidade de regiões de compósito, pelo menos uma da pluralidade de regiões de compósito diferindo na cor de pelo menos uma outra da pluralidade de regiões de compósito, o arranjo sendo configurado para fornecer uma tonalidade desejada ao aparelho dental a fim de criar uma aparência desejada; aplicar uma pluralidade de pelo menos regiões de compósito parcialmente não cu- radas sobre a camada de forma transparente ou translúcida de maneira tal que pelo me- nos uma da pluralidade de regiões de compósito é adjacente à camada de forma de moldagem, pelo menos uma das regiões de compósito diferindo na cor de pelo menos uma outra da pluralidade de regiões de compósito, a pluralidade de regiões de compósi- to sendo aplicada de acordo com um arranjo pré-determinado de maneira a fornecer uma tonalidade desejada ao aparelho dental a fim de criar uma aparência desejada.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente expor a pluralidade de pelo menos regiões de compósito parcialmente não curadas aos comprimentos de onda de luz de cura de maneira a curar parcialmente a pluralidade de regiões de compósito sem curar totalmente a pluralidade de regiões de compósito.
19. Método de unir um aparelho dental fora de medida pré-fabricado a um dente de uma pessoa, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: fornecer um estojo de acordo com a reivindicação 11; identificar um aparelho dental fora de medida pré-fabricado do estojo que inclui uma camada de forma incluindo uma superfície contornada para aproximar-se a uma su- perfície do dente de um dente desejado, o aparelho dental fora de medida pré-fabricado identificado fornecendo uma tonalidade desejada ao aparelho dental a fim de criar uma aparência desejada; preparar uma superfície do dente para unir ao aparelho dental fora de medida pré-fabricado identificado; posicionar o aparelho dental fora de medida pré-fabricado identificado sobre uma superfície do dente preparado; e unir o aparelho dental fora de medida pré-fabricado na superfície do dente prepa- rado.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de preparar uma superfície do dente para unir compreende remover uma porção do esmalte do dente, gravar uma superfície do dente adjacente e aplicar uma resina de união na superfície do dente.
21. Método, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de unir o aparelho dental fora de medida pré-fabricado na superfície do den- te preparado compreende curar totalmente a pluralidade de regiões do compósito do aparelho por meio da camada de forma.
22. Método, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente manipular a pluralidade de regiões de compósito antes da união do aparelho dental fora de medida pré-fabricado na superfície do dente prepa- rado.
BRPI0715387-2A 2006-09-29 2007-09-05 aparelho dentÁrios prÉ-fabricados, estojos e mÉtodos para fornecer casamento de tonalidade consistente BRPI0715387A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/537.357 2006-09-29
US11/537,357 US20080081318A1 (en) 2006-09-29 2006-09-29 Prelayered dental appliances, kits, and methods for providing consistent shade matching
PCT/US2007/077632 WO2008042546A2 (en) 2006-09-29 2007-09-05 Prelayered dental appliances, kits, and methods for providing consistent shade matching

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715387A2 true BRPI0715387A2 (pt) 2013-06-18

Family

ID=39261554

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715387-2A BRPI0715387A2 (pt) 2006-09-29 2007-09-05 aparelho dentÁrios prÉ-fabricados, estojos e mÉtodos para fornecer casamento de tonalidade consistente

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20080081318A1 (pt)
EP (1) EP2066257A2 (pt)
AU (1) AU2007305110B2 (pt)
BR (1) BRPI0715387A2 (pt)
WO (1) WO2008042546A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5224432B2 (ja) * 2006-11-06 2013-07-03 裕二 三輪 貼着歯
EP2272458A1 (en) * 2009-07-09 2011-01-12 Nobel Biocare Services AG Dental product comprising at least one veneer
US20110081630A1 (en) * 2009-10-01 2011-04-07 Beveridge Stephen L Dental veneer system and method
CN205359664U (zh) * 2012-12-20 2016-07-06 牙科技术创新私人有限公司 使用复合树脂材料在牙齿上形成贴面的模板及其形成工具
EP2815716B1 (de) * 2013-06-20 2019-10-02 Coltène/Whaledent AG Zahnverblendungselement und Verfahren zu dessen Herstellung
WO2015105945A2 (en) * 2014-01-09 2015-07-16 Rhondium Holdings Limited A dental restorative device and method of using the same
CN105816250A (zh) * 2016-05-05 2016-08-03 张志帆 一种瓷牙贴面的加工方法
CN105816251A (zh) * 2016-05-05 2016-08-03 张志帆 一种瓷牙贴面的制作方法

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1265581A (en) * 1917-05-07 1918-05-07 L D Caulk Company Matrix for use in tooth restoration.
US3405446A (en) * 1965-09-17 1968-10-15 Wiener William Tooth color matching apparatus
US4203515A (en) * 1978-08-10 1980-05-20 Henry Kahn Dental cap package
US4789649A (en) * 1985-11-04 1988-12-06 Veb Jenaer Glaswerk Micaceous-cordierite-glass ceramic
US4710217A (en) * 1986-03-10 1987-12-01 Corning Glass Works Bonding glass-ceramic dental products
US4822278A (en) * 1987-10-16 1989-04-18 The Wilkinson Dental Manufacturing Company, Inc. Dental veneer instrument
US5348475A (en) * 1991-05-08 1994-09-20 Jeneric/Pentron Inc. Trimodal method of curing dental restorative compositions
US5192207A (en) * 1991-09-17 1993-03-09 Rosellini Davey G Composite resin crown, replacement tooth and method
JPH0751296A (ja) * 1993-08-12 1995-02-28 Shigeru Shimozawa 歯科用レジン
US5487663A (en) * 1993-08-16 1996-01-30 Wilson; George M. Oral appliances and method
DE4400073C3 (de) * 1994-01-04 2002-02-28 Burghardt Krebber Zahnersatz aus faserverstärkten Verbundwerkstoffen und seine Verwendung
US5482732A (en) * 1994-06-09 1996-01-09 Dentsply Research & Development Corp. Dental porcelain shading method
US5906490A (en) * 1994-06-09 1999-05-25 Ceramco Inc. Dental product, shading kit and method
AU3460695A (en) * 1994-08-26 1996-03-22 Dental Illusions Anterior tooth characterization guide and process for selecting characterizations and fabricating a characterized anterior tooth prosthesis
US6083005A (en) * 1995-06-06 2000-07-04 Taub; Lawrence Method of use of natural latex emulsion
US6386865B1 (en) * 1997-02-14 2002-05-14 Bisco Inc. System for fabrication of indirect dental restoratives
US5861445A (en) * 1997-05-08 1999-01-19 American Dental Association Health Foundation Reinforcement of dental and other composite materials
US6103203A (en) * 1997-08-15 2000-08-15 Ultradent Products, Inc. System and method for controlling a light actuator to achieve partial polymerization
US5951294A (en) * 1998-09-09 1999-09-14 Pierson; Kenneth W. Method of creating an interim crown
DE19848886C2 (de) * 1998-10-23 2000-11-16 Heraeus Kulzer Gmbh & Co Kg Lichtpolymerisierbares Einkomponenten-Dentalmaterial
US6102696A (en) * 1999-04-30 2000-08-15 Osterwalder; J. Martin Apparatus for curing resin in dentistry
US6641398B2 (en) * 2000-08-21 2003-11-04 Ivoclar Vivadent Ag Dental materials containing a tear-off material
US6884073B2 (en) * 2002-04-30 2005-04-26 Richard H. Chilibeck Temporary and semi-permanent dental crowns
US6935862B2 (en) * 2003-01-22 2005-08-30 Laurence Harlan Dental prosthesis fabrication and placement system and associated methods
US7597556B1 (en) * 2003-01-28 2009-10-06 Harrison Iii Louie V Dental composite delivery system and method
US20050227204A1 (en) * 2004-04-12 2005-10-13 Hauck Douglas J Daily wear temporary dental veneers

Also Published As

Publication number Publication date
US20080081318A1 (en) 2008-04-03
AU2007305110A1 (en) 2008-04-10
WO2008042546A3 (en) 2008-08-21
AU2007305110B2 (en) 2013-01-17
WO2008042546A2 (en) 2008-04-10
EP2066257A2 (en) 2009-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715387A2 (pt) aparelho dentÁrios prÉ-fabricados, estojos e mÉtodos para fornecer casamento de tonalidade consistente
Dietschi Optimising aesthetics and facilitating clinical application of free-hand bonding using the'natural layering concept'
US7530812B2 (en) Three-dimensional dental training system
Mangoush et al. Comparative evaluation between glass and polyethylene fiber reinforced composites: A review of the current literature
Peris et al. Ceramic veneers on central incisors without finish line using bopt in a case with gingival asymmetry
JP4411426B2 (ja) 歯科用修復物シェードガイドおよび歯科修復物色調を選択する方法
Vanini Conservative composite restorations that mimic nature
US8821163B2 (en) Dental composites
Ciocan-Pendefunda et al. Indirect composite veneers as a social therapeutic solution. A case report
LeSage et al. Achieving the epitome of composite art: creating natural tooth esthetics, texture, and anatomy using appropriate preparation and layering techniques
Felippe et al. Clinical strategies for success in proximoincisal composite restorations. Part I: Understanding color and composite selection
RU2606272C1 (ru) Способ эстетической реставрации зубов
US20060051723A1 (en) Direct bridge
US6994545B2 (en) Multicolor tooth used as a layering model in preparing veneers
Ho et al. Porcelain veneers: Treatment guidelines for optimal aesthetics
Basunbul Analysis of the mechanical and physical properties of printed and milled denture base materials
US20140272763A1 (en) Shade guide kit for matching dental composites to a person's teeth
JP7018170B2 (ja) 模擬修復用デモンストレーション用器具及びデモンストレーション方法
Nascimento Aesthetic Challenge in Ceramic Unit Laminate-Clinical Case Report
LeSage Update to Preparation Design and Clinical Concepts Using the LeSage Veneer Classification System
US20230233296A1 (en) Composite, systems and methods for adding aesthetic features to a denture base
WO2024015868A2 (en) Method and apparatus for dental crown restorations using prefabricated sleeve-crown pairs
HAJJAJI IPS Empress II: A Reference in the Aesthetic Restoration of Anterior Teeth
Devoto et al. Yearbook 2022
Özcan et al. Fabrication of indirect fiber reinforced resin composite (FRC) dental devices

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.