BRPI0715076A2 - mÉtodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibiÇço de trÁfego detector de sip de terminaÇço nço disponÍvel - Google Patents

mÉtodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibiÇço de trÁfego detector de sip de terminaÇço nço disponÍvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715076A2
BRPI0715076A2 BRPI0715076-8A BRPI0715076A BRPI0715076A2 BR PI0715076 A2 BRPI0715076 A2 BR PI0715076A2 BR PI0715076 A BRPI0715076 A BR PI0715076A BR PI0715076 A2 BRPI0715076 A2 BR PI0715076A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sip
server
list
terminating
servers
Prior art date
Application number
BRPI0715076-8A
Other languages
English (en)
Inventor
David Michael Sprague
Original Assignee
Tekelec Us
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tekelec Us filed Critical Tekelec Us
Priority claimed from PCT/US2007/017329 external-priority patent/WO2008019056A2/en
Publication of BRPI0715076A2 publication Critical patent/BRPI0715076A2/pt

Links

Landscapes

  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

MÉTODOS, SISTEMAS E PRODUTOS DE PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA INIBIÇçO DE TRÁFEGO DETECTOR DE SIP DE TERMINAÇçO NçO DISPONÍVEL. Métodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibição do tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação indisponível são mostrados. De acordo com um método, pelo menos uma lista de servidores de SIP acessíveis por uma função de controle de sessão de chamada (CSCF) é mantida em uma CSCF de origem. A lista inclui pelo menos uma de uma informação de status de disponibilidade e de indisponibilidade para os servidores de SIP de terminação. Uma requisição é recebida para contatar um destino através de um dos servidores de SIP de terminação. A lista é indexada e um primeiro servidor de SIP de terminação é identificado. Se o primeiro servidor de SIP de terminação é identificado. Se o primeiro servidor de SIP de terminação for determiando como estando indisponível com base em uma informação na lista, um segundo servidor de SIP de determinação será identificando, usando-se a lista.

Description

MÉTODOS, SISTEMAS E PRODUTOS DE PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA INIBIÇÃO DE TRÁFEGO DETECTOR DE SIP DE TERMINAÇÃO NÃO
DISPONÍVEL
PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica o benefício do Pedido de Patente Provisória U.S. N0 de Série 60/835.487, depositado em 4 de agosto de 2006 e Pedido de Patente U.S. N0 de Série 11/510.284, depositado em 25 de agosto de 2006; cujas exposições são incorporadas aqui como referência em sua totalidade.
CAMPO TÉCNICO
O assunto descrito aqui se refere ao gerenciamento de distribuição de tráfego de mensagem e processamento dentre uma pluralidade de servidores de terminação. Mais particularmente, o assunto descrito aqui se refere a métodos, sistemas e produtos de programa de computador para encaminhamento ou inibição de tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação não disponível.
ANTECEDENTES
O subsistema de multimídia de IP (IMS) é um novo tipo de rede através do qual as comunicações de multimídia podem ser estabelecidas entre usuários e entre usuários e aplicativos. Na rede de IMS, um protocolo de iniciação de sessão ou SIP é o protocolo de sinalização usado para o estabelecimento de sessões de comunicação. As entidades envolvidas no estabelecimento de uma sessão de comunicação em uma rede de IMS incluem funções de controle de sessão de chamada (CSCFs) que se comunicam com cada outra usando o protocolo de SIP.
Um problema com os cenários de estabelecimento de chamada convencional em uma rede de IMS ocorre quando um servidor de SIP de terminação ou uma função de controle de sessão de chamada se torna indisponível. Quando um servidor de SIP de origem ou uma função de controle de sessão de chamada recebe uma requisição para o estabelecimento de uma comunicação, o servidor de SIP de origem pode tentar contatar o servidor de SIP de terminação. Se o servidor de SIP de terminação estiver indisponível, poderá ser requerido que o servidor de SIP de origem espere por um período de tempo limite definido por um processamento de chamada de SIP, antes de tentar contatar um servidor alternativo. 0 servidor de SIP de origem tipicamente não armazena uma informação de estado para servidores de SIP de terminação. Como resultado, quando uma segunda requisição de estabelecimento de comunicação chega ao servidor de SIP de origem, o servidor de SIP de origem pode tentar de novo contatar o servidor de SIP de terminação com falha. Tentativas repetidas de contatar um servidor de SIP de terminação com falha e os períodos de tempo limite associados desperdiçam recursos do servidor de SIP de origem e atrasam o estabelecimento de chamada.
Assim sendo, à luz destas dificuldades, existe uma necessidade de métodos, sistemas e produtos de programa de computador para a inibição do tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação indisponível.
SUMÁRIO
Métodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibição de tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação indisponível são mostrados. De acordo com um método, pelo menos uma lista de servidores de SIP acessíveis por uma função de controle de sessão de chamada (CSCF) é mantida em uma CSCF de origem. A lista inclui pelo menos uma dentre uma informação de status de disponibilidade e indisponibilidade para os servidores de SIP de terminação. Uma requisição é recebida para contatar um destino acessível através de um dos servidores de SIP de terminação. Uma requisição é recebida para contatar um destino acessível através de um dos servidores de SIP de terminação. A lista é indexada e um primeiro servidor de SIP de terminação é identificado. Se o primeiro servidor de SIP de terminação for determinado como estando indisponível com base na informação na lista, um segundo servidor de SIP de terminação será identificado usando-se a lista.
Conforme usado aqui, o termo "servidor disponível" se refere a um servidor de mensagem com capacidade de operação suficiente para aceitar e processar novas mensagens. Conforme usado aqui, o termo "servidor indisponível" se refere a um servidor de mensagem que falhou ou entrou em um estado de sobrecarga de processamento e, conseqüentemente, não é capaz de aceitar e processar uma nova mensagem.
Conforme usado aqui, o termo "status normal" se refere ao status de operação de um servidor de mensagem de SIP de terminação disponível.
Conforme usado aqui, o termo "status congestionado" se refere ao status de operação de um servidor de mensagem de SIP de terminação indisponível que, embora operacional, não tem recursos internos suficientes para aceitar e processar uma nova mensagem.
Conforme usado aqui, o termo "status com falha" se 3 0 refere ao status operacional de um servidor de mensagem de SIP de terminação indisponível que falhou em receber, processar e prover apropriadamente uma resposta de status válida em resposta a uma mensagem recebida.
Conforme usado aqui, o termo "S-CSCF" se refere a uma função de controle de sessão de chamada de serviço de IMS. A função S-CSCF pode manter uma lista de equipamento de usuário registrado, informação de status associada e capacidades associadas.
Conforme usado aqui, o termo "I-CSCF" se refere a uma função de controle de sessão de chamada de interrogação de IMS. A função I-CSCF pode prover uma função de localização de assinante de terminação para uma mensagem recebida a partir de um servidor de P-CSCF e encaminhar a mensagem recebida para um servidor de S-CSCF na rede ou para um servidor de mensagem em uma rede adjacente através de uma função de interconexão de rede.
Conforme usado aqui, o termo "P-CSCF" se refere a uma função de controle de sessão de chamada de proxy de IMS. A função P-CSCF pode processar uma mensagem recebida a partir
2 0 de um dispositivo de SIP e encaminhar a mensagem processada
para um servidor de I-CSCF na rede. O processamento da mensagem pode incluir a compressão e/ou a encriptação da mensagem recebida.
Conforme usado aqui, o termo "CSCF" se refere a uma função de controle de sessão de chamada de IMS que implementa uma ou mais das funções S-CSCF, I-CSCF ou P-CSCF referenciadas acima.
Conforme usado aqui, o termo "lista de servidor" se refere a uma lista de servidores de mensagem de SIP de
3 0 terminação aos quais um servidor de mensagem de SIP de origem pode encaminhar o tráfego de mensagem. A lista de servidor pode ser armazenada no servidor de mensagem de SIP de origem em qualquer formato adequado para o servidor de origem.
Conforme usado aqui, o termo "lista de exceção de
servidor" se refere a uma lista incluindo um ou mais servidores de mensagem de SIP de terminação indisponíveis, conforme detectado por um servidor de mensagem de SIP de origem em resposta ao encaminhamento de uma primeira mensagem. A lista de exceção de servidor pode ser armazenada no servidor de mensagem de SIP de origem em qualquer formado adequado para o servidor de origem.
Conforme usado aqui, o termo "servidor de SIP de origem" se refere a qualquer servidor de SIP capaz de realizar uma função de IMS. Um servidor de SIP de origem pode ser uma S-CSCF, uma I-CSCF ou uma P-CSCF.
Conforme usado aqui, o termo "servidor de SIP de terminação" se refere a qualquer servidor de SIP capaz de realizar uma função de IMS. Um servidor de SIP de origem
2 0 pode ser uma S-CSCF, uma I-CSCF ou uma P-CSCF.
O assunto descrito aqui pode ser implementado usando- se um produto de programa de computador compreendendo instruções executáveis em computador concretizadas em um meio que pode ser lido em computador. Os meios que podem ser lidos em computador de exemplo adequados para a implementação do assunto descrito aqui incluem dispositivos de memória de chip, dispositivos de memória de disco, dispositivos lógicos programáveis, circuitos integrados específicos de aplicação e sinais elétricos transferíveis
3 0 (via download) . Além disso, um meio que pode ser lido em computador que implemente o assunto descrito aqui pode estar localizado em um dispositivo único ou plataforma de computação ou pode ser distribuído através de múltiplos dispositivos físicos e/ou plataformas de computação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As modalidades preferidas do assunto descrito aqui serão explicadas, agora, com referência aos desenhos associados, dos quais:
a Figura 1 é um diagrama de blocos de uma arquitetura
de processamento de chamada de SIP/IMS de exemplo, no qual as modalidades do assunto descrito aqui podem ser implementadas;
a Figura 2 é um diagrama de blocos de um agrupamento de servidor de P-CSCF de exemplo de um agrupamento de
servidor de I-CSCF de exemplo de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui;
a Figura 3A é um diagrama de uma lista de servidor global de exemplo que pode ser mantida por um servidor de DNS em uma arquitetura de processamento de chamada de
2 0 SIP/IMS de acordo com uma modalidade do assunto descrito
aqui ;
a Figura 3B é um diagrama de uma lista de servidor de exemplo que pode ser mantida por uma CSCF de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui;
a Figura 3C é um diagrama de uma lista de exceção de
servidor de exemplo que pode ser mantida por um CSCF de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui;
a Figura 4 é um fluxograma de um processo de exemplo para inibição do tráfego de mensagem para um servidor de
3 0 mensagem de SIP de terminação indisponível de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui;
a Figura 5 é um diagrama de blocos que ilustra um método de exemplo para inibição do roteamento de mensagens para servidores de SIP de terminação indisponíveis usando- se uma lista de exceção de servidor de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui;
as Figuras 6 e 7 são fluxogramas que ilustram etapas de exemplo para manutenção de uma lista de exceção de servidor de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui ;
a Figura 8 é um diagrama de blocos que ilustra um método de exemplo para equilíbrio de carga de mensagens dentre servidores de SIP de terminação usando DNS de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui; e
a Figura 9 é um diagrama de blocos que ilustra um servidor de P-CSCF de exemplo que inclui um banco de dados de servidor de SIP de terminação de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui.
DESCRIÇÃO DETALHADA Tendo em vista os problemas descritos acima, o assunto descrito aqui provê métodos para encaminhamento ou inibição de tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação. A Figura 1 ilustra uma arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100, na qual modalidades do assunto descrito aqui podem ser implementadas. Na Figura 1, a arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100 inclui uma pluralidade de elementos de controle de chamada de SIP/IMS, incluindo um agrupamento de servidor de função de controle de sessão de chamada de serviço (S-CSCF) S-CSCFl 102, um agrupamento de servidor de função de controle de sessão de chamada de interrogação (I-CSCF) I-CSCFl 104, um servidor de DNS 105 e uma pluralidade de agrupamentos de agrupamento de servidor de função de controle de sessão de chamada de proxy (P- CSCF) P-CSCFl 106 e P-CSCF2 108. A P-CSCFl 106 e a P-CSCF2 108 podem prover operações de interface de controle e de transferência de mensagem para uma pluralidade de dispositivos de SIP 110 a 116. Os dispositivos de SIP podem ser qualquer equipamento de usuário capaz de estabelecer sessões de multimídia usando SIP, incluindo terminais móveis e fixos.
De modo a estabelecer uma comunicação, um dispositivo de SIP de origem 110 pode enviar uma mensagem de requisição para a P-CSCFl 106. A P-CSCFl 106 pode consultar o servidor de DNS 105 para a identificação do endereço de IP correspondente a uma I-CSCF, o que representa o ponto de contato na rede de assinante de destino. O servidor de DNS 105 pode retornar o identificador ou um endereço de IP de mais de um servidor de I-CSCF em um agrupamento de I-CSCF. 2 0 Ao invés de contatar às cegas cada servidor até um servidor disponível ser localizado, um servidor de P-CSCF de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui pode armazenar pelo menos uma dentre uma informação de disponibilidade e de indisponibilidade para servidores de SIP, que é capaz de contatar e pode usar esta informação para inibir o encaminhamento de tráfego de mensagem para servidores indisponíveis.
A Figura 2 ilustra um agrupamento de servidor de P- CSCF de exemplo 106 e um agrupamento de servidor de I-CSCF de exemplo 104, de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Na Figura 2, o agrupamento de servidor de P- CSCFl 106 pode incluir um identificador de rede 202 e uma pluralidade de servidores de P-CSCF Pl 204, P2 206, P3 208 e P4 210. Cada soe pode ser operável para a implementação das funções P-CSCF para a arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100, incluído compressão de mensagem e encriptação de segurança de mensagem.
O agrupamento de servidor de P-CSCFl 106 pode incluir um ou mais servidores 204, 206, 208 e 210 que são operáveis para a realização de funções de CSCF de proxy de IMS, tal como servir como um ponto de contato para um equipamento de usuário em uma rede de IMS. Um servidor no agrupamento de servidor de P-CSCFl 106 não designado como ativo pode ser colocado em um estado em espera, pronto para processar uma ou mais mensagens de SIP no futuro. Por exemplo, os servidores Pl 204, P2 206 e P3 208 podem ser configurados como ativo, com o servidor P4 210 configurado em um estado em espera. O agrupamento de servidor de P-CSCFl 106 pode transitar o servidor P4 210 para o estado ativo, em resposta a um dos servidores Pl 204, P2 206 e P3 208 se tornar indisponível.
O agrupamento de servidor I-CSCFl 104 pode incluir um identificador de rede 212 e uma pluralidade de servidores Il 214, 12 216 e 13 218. Cada servidor pode ser operável para a implementação de funções de I-CSCF para a arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100, incluindo a provisão de uma função de localização de assinante de terminação.
Os servidores 214, 216 e 218 podem ser ativos e 3 0 operáveis para processamento de mensagens de SIP recebidas a partir do agrupamento de servidor de P-CSCFl 106 ou do agrupamento de servidor de S-CSCFl 102. Um agrupamento de servidor I-CSCFl 104 não designado para estar ativo pode ser colocado em um estado em espera, pronto para processar uma ou mais mensagens de SIP no futuro. O agrupamento de servidor I-CSCFl 104 pode distribuir tarefas de processamento de mensagem dentre os servidores ativos no agrupamento, usando um algoritmo de equilíbrio de carga adequado.
A Figura 3A ilustra uma lista de servidor global de
exemplo 3 00, que pode ser mantida pelo servidor de DNS 105 para os servidores ilustrados na Figura 2. Na Figura 3A, a lista de servidor global 300 pode incluir uma lista de agrupamentos de servidor na arquitetura de processamento de
chamada de SIP/IMS 100 com uma lista de servidores configurados em cada agrupamento. Por exemplo, a lista 300 pode incluir um ou mais agrupamentos de servidor de P-CSCF, um ou mais agrupamentos de servidor de I-CSCF e um ou mais agrupamentos de servidor de S-CSCF, cada um identificado
2 0 com um identificador de nome de domínio adequado. Uma cópia
da lista global 3 00 pode ser armazenada em cada agrupamento de servidor e/ou em um servidor central na arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100, usando-se qualquer formato compatível com o servidor armazenando a tabela.
De acordo com um outro aspecto, cada servidor de P-
CSCF ilustrado na Figura 1 pode manter uma lista de servidores de SIP de terminação através da qual os destinos de chamada podem ser atingidos. A Figura 3B ilustra uma lista de servidor de terminação de exemplo 302, que pode
3 0 ser mantida por um P-CSCF, de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Na Figura 3B, a lista de servidor 3 02 pode incluir uma entrada para cada servidor de terminação que o servidor de origem é capaz de acessar usando a arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 100, e ainda pode incluir um endereço de IP ou um outro identificador de rede adequado para a arquitetura de processamento de chamada de SIP/IMS 10 0 para cada servidor de terminação na lista de servidor. Por exemplo, o servidor de P-CSCF Pl 204 pode armazenar uma lista de servidor 302 incluindo os servidores de I-CSCF Il 214, 12 216 e 13 218 no agrupamento de servidor I-CSCFl 104.
De acordo ainda com um outro aspecto do assunto descrito aqui, cada servidor de P-CSCF pode manter uma lista de exceção incluindo servidores acessíveis pelo servidor de P-CSCF que estão atualmente indisponíveis. A Figura 3C ilustra uma lista de exceção de servidor de exemplo 304 que pode ser mantida por um P-CSCF de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Na Figura 3C, a lista de exceção de servidor 304 pode incluir uma lista de servidores acessíveis identificados na lista de servidor 3 02 que estão atualmente indisponíveis. Cada entrada na lista de exceção de servidor 3 04 pode incluir um identificador para o servidor indisponível, uma indicação de status e um valor de intervalo de recuperação. A indicação de status armazenada na lista de exceção de servidor 3 04 pode ser de qualquer forma adequada para o servidor de mensagem de SIP de origem. Por exemplo, a indicação de status pode ser um código de resposta de status de SIP 503 representando um servidor de terminação congestionado, ou um código de resposta de status de SIP 4 08 representando um servidor de terminação com falha. O intervalo de nova tentativa pode ser um periodo de tempo após o qual um servidor de origem pode tentar contatar de novo o servidor de terminação com falha. Após o intervalo de nova tentativa, a entrada pode caducar da lista de exceção de servidor 3 04. A lista de exceção de servidor 3 04 pode ser armazenada em um banco de dados mantido pela P- CSCF de origem.
A Figura 4 é um fluxograma que ilustra um processo de exemplo para inibição do tráfego de mensagem para um servidor de SIP de terminação indisponível usando uma lista de exceção de servidor de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Com referência à Figura 4, na etapa 4 00, pelo menos uma lista de servidores de SIP de terminação acessíveis por uma P-CSCF é mantida. A lista indica pelo menos uma dentre uma informação de disponibilidade e uma de indisponibilidade para cada servidor na lista. A etapa 400 pode ser realizada por um servidor de P-CSCF, tal como o servidor de P-CSCF Pl 204 ilustrado na Figura 2. Em resposta às requisições de estabelecimento de chamada durante um processamento de chamada normal, o servidor de P-CSCF Pl 2 04 pode enviar mensagens de requisição de SIP para cada servidor de terminação, tal como uma I-CSCF, que é capaz de contatar. As mensagens de requisição de SIP de exemplo incluem uma mensagem INVITE, uma mensagem ACK, uma mensagem BYE, uma mensagem CANCEL, uma mensagem OPTIONS e uma mensagem REGISTER. Se o servidor de destino responder com uma mensagem de nova tentativa de SIP 503 ou SIP 4 08, o 3 0 servidor de P-CSCF Pl 2 04 poderá determinar que o servidor está indisponível, e poderá marcar o status do servidor como indisponível em sua lista de exceção. Conforme declarado acima, as entradas podem caducar da lista de exceção com base no intervalo de nova tentativa associado a uma lista de exceção. Uma vez que a entrada caduque da lista de exceção, o servidor correspondente pode ser tentado de novo para comunicações normais. As mensagens de requisição usadas para a construção da lista de exceção podem ser geradas em resposta a comunicações normais entre as partes de origem e de terminação. Em uma implementação alternativa, cada servidor de SIP de terminação pode comunicar mensagens de batimento cardíaco com a P-CSCF em intervalos de tempo predeterminados. Uma falha no recebimento de uma mensagem de batimento cardíaco em um intervalo de tempo predeterminado pode fazer com que a P- CSCF marque um servidor de SIP de terminação como indisponível.
Na etapa 402, o servidor de P-CSCF de origem recebe uma requisição para contatar um destino acessível através de um ou mais servidores de SIP de destino. Na etapa 404, o P-CSCF Pl 204 indexa a lista de servidor de SIP e localiza um servidor de SIP de destino para o qual a comunicação deve ser dirigida. A etapa 4 04 pode ser realizada usando-se qualquer método de indexação adequado. Em um exemplo, a
2 5 etapa 4 04 pode incluir a indexação randômica de uma lista
de servidor de SIP correspondente a um destino. Em uma implementação alternativa, os servidores de SIP podem ser contatados de acordo com uma ordem de preferência predeterminada, conforme será descrito em maiores detalhes
3 0 abaixo. Na etapa 406, o P-CSCF Pl 204 determina se o servidor está disponível. A etapa 406 pode ser realizada pela leitura da informação de status para o servidor de SIP na lista. Se o servidor não estiver disponível, o controle prosseguirá para a etapa 4 08, onde um novo índice é computado, e as etapas 4 04 e 4 06 são repetidas para se contatar o novo servidor. Se o servidor estiver disponível, o controle prosseguirá para a etapa 410, onde a mensagem é roteada para o servidor. Assim, no exemplo ilustrado na Figura 4, ao invés de
se enviarem às cegas mensagens para servidores de SIP indisponíveis e esperar pelas expirações, o status de disponibilidade ou de indisponibilidade de soe é armazenado e usado para se determinar imediatamente se um servidor de terminação proposto está indisponível. Se o servidor de terminação estiver indisponível, um servidor alternativo poderá ser selecionado, sem requerer uma comunicação com o servidor indisponível. Acredita-se que estas etapas reduzam significativamente o tempo de estabelecimento de conexão em relação a implementações em que um tempo limite de comunicação é requerida para se disparar a reindexação de uma lista de servidor de SIP.
A Figura 5 é um diagrama de rede que ilustra um exemplo de roteamento de mensagem de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Com referência à Figura 5, o servidor de P-CSCF Pl 2 04 recebe uma mensagem de requisição de SIP. A mensagem de requisição de SIP pode se originar a partir de um outro domínio ou a partir de um terminal associado ao P-CSCF Pl 204. A mensagem de requisição de SIP pode incluir o domínio EAST-POP.I- CSCF.OPERATOR-A.COM. Neste exemplo, é assumido que o servidor 2 04 não armazene em cache a informação de endereço de IP correspondente. Assim sendo, o servidor 204 consulta o servidor de DNS 105 para resolver o nome de domínio. 0 servidor de DNS 105 resolve o nome de domínio para endereços de IP para os servidores de I-CSCF Il 214, 12 216 e 13 218.
Neste exemplo, é assumido que o servidor 2 04 não armazenou previamente a informação para os servidores Il 214, 12 216 e 13 218. Assim sendo, o servidor Pl 204 envia mensagens de requisições para os servidores Il 214, 12 216 e 13 218 para a determinação de seus respectivos status. 0 servidor Il 214 está indisponível e não responde. O servidor 12 216 responde com uma mensagem de nova tentativa, indicando que ele está congestionado. O servidor 13 218 responde com uma mensagem 200 OK indicando que está disponível. Assim sendo, o servidor Pl 204 atualiza a lista de exceção 3 04 para indicar a indisponibilidade dos servidores Il 214 e 12 216. O servidor Pl 204 então computa um índice na sua lista
de servidor, a qual inclui o servidor Il 214, o servidor 12 216 e o servidor 13 218. Neste exemplo, é assumido que o primeiro índice corresponde ao servidor Il 214. 0 servidor Pl 204 então determina se o servidor de terminação Il 214 está na lista de exceção. Devido ao fato de o servidor Il 214 estar na lista de exceção, o servidor Pl 204 pode evitar enviar tráfego de mensagem para o servidor Il 214 durante seu intervalo de nova tentativa e computar um novo índice. Neste exemplo, é assumido que o novo índice corresponde ao servidor 13 218. Uma vez que o servidor 13 218 não está na lista de exceção, a mensagem de requisição de SIP fica roteada para o servidor 13 218, conforme indicado pela mensagem li na Figura 5.
Assim, conforme ilustrado na Figura 5, uma informação de indisponibilidade de servidor pode ser usada para redução do tempo para se completarem as comunicações, quando um ou mais servidores estiverem indisponíveis. No exemplo ilustrado na Figura 5, a informação de status de disponibilidade dos servidores de destino é determinada em resposta a uma mensagem de requisição recebida por um servidor de origem. Conforme declarado acima, em um exemplo alternativo, o servidor de origem pode armazenar esta informação antes do recebimento de uma requisição, eliminando-se a necessidade de determinação do status de disponibilidade antes de se completar uma chamada. Além disso, o período de tempo limite para o não recebimento de uma resposta a uma requisição de status pode ser regulado para menor do que aquele de um processamento de chamada de SIP convencional, para redução do tempo requerido para a determinação da indisponibilidade de um servidor de destino.
As Figuras 6 e 7 são fluxogramas que ilustram os processos de exemplo para manutenção de uma lista de exceção de servidor de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Mais particularmente, a Figura 6 ilustra um processo de exemplo por meio do qual uma informação de status é obtida para um servidor de SIP de terminação, e a Figura 7 ilustra um processo de exemplo por meio do qual as entradas são removidas de uma lista de exceção de servidor de acordo com uma modalidade do assunto descrito aqui. Na Figura 6, é assumido que um servidor de origem periodicamente teste servidores de terminação com os quais ele tem contato. Com referência à Figura 6, na etapa 600, uma mensagem é enviada para um servidor de SIP de terminação. A consulta de mensagem pode ser qualquer mensagem de SIP adequada, tal como uma mensagem de requisição de SIP. A mensagem de requisição pode ser uma mensagem "fictícia" que alerte o servidor de SIP de terminação para retornar seu status. Na etapa 602, é determinado se uma resposta à mensagem foi recebida em um período de tempo limite para a consulta. 0 período de tempo limite pode ser regulado para menos do que aquele de um processamento de chamada de SIP convencional, para redução do atraso de processamento de chamada. Se o período de tempo limite expirar antes de uma resposta ser recebida, o controle prosseguirá para a etapa 604, onde a entrada é adicionada à lista de exceção de servidor. O controle então prossegue para a etapa 606, onde o próximo servidor mantido no servidor de SIP de origem na lista de exceção é testado. As etapas 600 a 6 04 podem ser repetidas para o próximo servidor.
Na etapa 602, se uma resposta for recebida no período de tempo limite, o controle prosseguirá para a etapa 608, onde é determinado se o código de status na mensagem indica que o servidor de destino está indisponível. Se o código de status indicar que o servidor está indisponível, o controle prosseguirá para a etapa 604, onde o servidor é adicionado à lista de exceção. As etapas 606 a 608 podem ser repetidas para o próximo servidor.
Na etapa 608, se o código de status indicar que o servidor está disponível, o servidor não será adicionado à lista de exceção. 0 controle então prossegue para a etapa 610, onde o próximo servidor na lista de servidor é determinado. As etapas 600 a 608 então podem ser repetidas para o próximo servidor.
Com referência à Figura 7, um processo em separado pode se executar para se determinar quando remover entradas da lista de exceção. Com referência à Figura 7, na etapa 700, uma entrada na lista de exceção é examinada. Nas etapas 702 e 704, é determinado se um tempo limite de nova tentativa expirou. O tempo limite de nova tentativa pode definir o período de tempo durante o qual uma entrada de lista de exceção é válida. Uma vez que uma entrada não seja mais válida, ela pode ser removida da lista de exceção. Assim sendo, na etapa 704, se for determinado que o tempo limite expirou, o controle prosseguirá para a etapa 706, onde a entrada é removida da lista de exceção. Na etapa 708, a nova entrada é acessada. As etapas 700 a 706 podem ser repetidas para a próxima entrada. Na etapa 704, se for determinado que o tempo limite de
nova tentativa não expirou, o controle prosseguirá para a etapa 710, onde a entrada é mantida na lista de exceção. O controle então prossegue para a etapa 712, onde a próxima entrada é acessada. As etapas 700 a 710 podem ser repetidas para a próxima entrada. Assim, usando-se o processo da Figura 7, as entradas na lista de exceção são caducadas. Quando considerado em combinação com o processo ilustrado na Figura 6, as entradas podem ser adicionadas e caducadas para se manter uma lista de exceção atual e para se evitar 3 0 que servidores sejam mantidos perpetuamente na lista de exceção.
Embora os exemplos descritos acima ilustrem a manutenção de uma lista de servidor contendo todos os servidores e a manutenção de uma lista de exceção em separado, o assunto descrito aqui não está limitado à manutenção de duas listas em separado. Uma lista única que incluam os servidores disponíveis e indisponíveis pode ser mantida, sem que se desvie do escopo do assunto descrito aqui .
De acordo com um outro aspecto, o assunto descrito
aqui pode incluir um método para uso de DNS para equilíbrio de carga dentre servidores de SIP de terminação. A Figura 8 ilustra este conceito. Com referência à Figura 8, um servidor de SIP 2 04 pode iniciar uma requisição de DNS para resolução do nome de domínio EAST-POP.I-CSCF.OPERATOR- A.COM. Em resposta à requisição, o servidor de DNS 105 pode retornar endereços de IP na ordem de II, 12, 13, representando os servidores 214, 216 e 218, na ordem especificada pelo servidor de DNS 105. Assim sendo, no exemplo ilustrado, o servidor Pl 204 pode contatar o servidor Il 214 primeiramente, conforme ilustrado pela mensagem ID.
Quando o servidor P3 2 08 recebe uma mensagem de requisição de SIP para o mesmo domínio, o servidor P3 208 envia uma requisição de DNS para o servidor de DNS 105. O servidor de DNS 105 retorna os servidores 12, 13 e Il em uma ordem diferente de preferência em relação àquela dada em resposta à consulta prévia de DNS pelo servidor Pl 204. 0 servidor P3 208 recebe a lista de contato de servidor e 3 0 tenta contatar o servidor da ordem de preferência mais alta na lista. Neste exemplo, o servidor da ordem mais alta de preferência é o servidor 12 216.
Para cada requisição sucessiva de DNS, o servidor de DNS 105 pode retornar uma ordem diferente de prioridade para o servidor requisitante. Uma vez que cada servidor requisitante usa a ordem de prioridade especificada pelo servidor de DNS 105 para contatar um servidor de terminação e a ordem muda, as mensagens serão de carga equilibrada igualmente pelo tempo dentre os servidores de destino. Se um dos servidores de destino falhar e for adicionado à lista de exceção dos servidores de origem, as mensagens serão de carga equilibrada dentre os servidores
remanescentes.
A Figura 9 é um diagrama de blocos que ilustra uma arquitetura de exemplo para a P-CSCF 204. Com referência à Figura 9, a P-CSCF 204 inclui um banco de dados de servidor de SIP de terminação 900 para o armazenamento da lisa de servidores de SIP disponíveis e indisponíveis, conforme descrito acima. A P-CSCF 204 também pode incluir um módulo de roteamento de comunicações de SIP 9 02 para comunicação com os servidores de SIP de terminação para manutenção da informação de status de disponibilidade e/ou de indisponibilidade no banco de dados 900. 0 módulo de roteamento de comunicações de SIP 902 também pode se comunicar com o servidor de DNS 105 para a obtenção de endereços de IP correspondentes aos nomes de domínio de servidor de SIP de terminação. 0 módulo de roteamento de comunicações de SIP 902 também pode rotear as comunicações com base na informação armazenada no banco de dados de servidor de SIP de terminação 900, conforme descrito acima. Será entendido que vários detalhes do assunto descrito aqui podem ser mudados, sem que se desvie do escopo do assunto descrito aqui. Mais ainda, a descrição precedente é para fins de ilustração apenas, e não para fins de limitação, já que o assunto descrito aqui é definido pelas reivindicações, conforme estabelecido aqui adiante.

Claims (32)

1. Método para encaminhamento ou inibição do tráfego de mensagem para um servidor de protocolo de iniciação de sessão (SIP) de terminação usando uma lista de exceção de servidor de SIP caracterizado pelo fato de compreender: Em uma função de controle de sessão de chamada de origem (CSCF): (a) a manutenção de pelo menos uma lista de servidores de SIP de terminação acessíveis pela CSCF, a lista incluindo pelo menos uma informação de disponibilidade ou de indisponibilidade para os servidores de SIP de terminação; (b) o recebimento de uma requisição para contatar um destino acessível através de um dos servidores de SIP de terminação; (c) a indexação da lista e a identificação de um primeiro servidor de SIP de terminação; (d) determinar se o servidor de SIP de destino está disponível, usando uma informação armazenada na lista; e (e) em resposta à determinação que o primeiro servidor de SIP de terminação não está disponível a determinação de um segundo servidor de SIP de terminação, usando a lista.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de uma primeira lista incluindo servidores de SIP disponíveis e indisponíveis acessíveis pela CSCF e uma segunda lista incluindo os servidores de SIP indisponíveis acessíveis pela CSCF.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de uma lista única contendo os servidores de SIP disponíveis e indisponíveis acessíveis pela CSCF.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a construção de uma lista incluindo uma informação de status de disponibilidade e indisponibilidade para os servidores de SIP, com base em comunicações envolvendo os servidores de SIP.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a marcação de uma entrada de servidor de SIP na lista como indisponível, em resposta a uma falha no recebimento de uma resposta a partir do servidor correspondente a uma mensagem de consulta para o servidor, em um período de tempo limite, o período de tempo limite sendo menor do que aquele para um processamento de chamada de SIP.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir o envio de uma consulta para um servidor de SIP, a obtenção de uma resposta a partir do servidor de SIP incluindo uma informação de status, e o armazenamento do status a partir da consulta na lista.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de um temporizador de nova tentativa para uma entrada identificando um servidor como indisponível e a remoção do status de indisponibilidade da entrada, em resposta à tempo limite do temporizador de nova
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a indexação de uma lista incluir a indexação randômica de uma lista.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a indexação de uma lista incluir a inicialização de uma lista de acordo com uma ordem predeterminada de preferência.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender, em resposta ao primeiro servidor de SIP de terminação estar disponível, o encaminhamento de uma mensagem de requisição de SIP para o primeiro servidor de SIP de terminação.
11. Método para equilíbrio de carga de comunicações dentre servidores de SIP de terminação caracterizado pelo fato de compreender: (a) o recebimento de uma primeira mensagem de requisição de SIP incluindo um nome de domínio; (b) em resposta à primeira mensagem de requisição de SIP, a resolução do nome de domínio em uma lista de servidores de SIP de terminação tendo uma primeira ordem de preferência para contato dos servidores de SIP de terminação; (c) o recebimento de uma segunda mensagem de requisição de SIP incluindo o nome de domínio; (d) em resposta à segunda mensagem de requisição de SIP, a resolução do domínio em uma lista dos servidores de SIP de terminação tendo uma segunda ordem de preferência para contato dos servidores de SIP de terminação; e (e) o encaminhamento das primeira e segunda mensagens de requisição de SIP para os servidores de SIP de terminação de acordo com as primeira e segunda ordens de preferência.
12. Sistema para encaminhamento ou inibição de um tráfego de mensagem para um servidor de protocolo de iniciação de sessão (SIP) de terminação caracterizado pelo fato de compreender: uma função de controle de sessão de chamada (CSCF), a CSCF incluindo: (a) um banco de dados de servidor de SIP de terminação para o armazenamento de pelo menos uma lista de servidores de SIP de terminação e pelo menos uma informação de status de disponibilidade e de indisponibilidade para os servidores de SIP de terminação; e (b) um módulo de roteamento de comunicações de SIP para o recebimento de uma mensagem de requisição de SIP, para acesso ao banco de dados de servidor de SIP de terminação, para a identificação de um primeiro servidor de SIP de terminação e do status do primeiro servidor de SIP de terminação, e, em resposta à determinação que o primeiro servidor de SIP de terminação está indisponível, para a identificação de um segundo servidor de SIP de terminação ao qual a mensagem de requisição de SIP deve ser encaminhada.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o banco de dados de servidor de SIP de terminação incluir uma primeira lista de servidores de SIP disponíveis e uma segunda lista de servidores de SIP indisponíveis.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o banco de dados de servidor de SIP de terminação incluir uma lista única armazenando a informação de servidor de SIP disponível e indisponível.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para construir o banco de dados de servidor de SIP de terminação com base em uma informação recebida a partir dos servidores de SIP de terminação em resposta às mensagens de requisição de SIP.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para marcar um servidor de SIP no banco de dados de servidor de SIP de terminação como indisponível, em resposta a um tempo limite expirando para uma mensagem de requisição de SIP transmitida pelo módulo de roteamento de comunicações de SIP, o tempo limite sendo menor do que um tempo limite de processamento de chamada de SIP.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para marcar uma entrada no banco de dados de servidor de SIP de terminação como indisponível, em resposta ao recebimento de uma mensagem a partir de um servidor de SIP de terminação indicando a indisponibilidade do servidor de SIP de terminação.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para manter um intervalo de recuperação para servidores de SIP marcados como indisponíveis no banco de dados de servidor de SIP de terminação e para remoção do status de indisponibilidade referente a servidores de SIP marcados como indisponíveis em resposta a um tempo limite do intervalo de nova tentativa para cada entrada.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para indexar randomicamente uma lista de servidores de terminação no banco de dados de servidor de SIP de terminação para a determinação de um servidor ao qual uma mensagem deve ser encaminhada.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para acessar o banco de dados de servidor de SIP de terminação em uma ordem predeterminada de preferência especificada por um servidor de sistema de nome de domínio (DNS).
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de o módulo de roteamento de comunicações de SIP ser adaptado para rotear a mensagem para o primeiro servidor de SIP de terminação, em resposta à determinação da disponibilidade do primeiro servidor de SIP de terminação usando-se o banco de dados de servidor de SIP de terminação.
22. Produto de programa de computador caracterizado pelo fato de compreender instruções executáveis em computador concretizadas em um meio que pode ser lido em computador para a realização de etapas que compreendem: em uma função de controle de sessão de chamada de origem (CSCF): (a) a manutenção de pelo menos uma lista de servidores de SIP de terminação acessíveis pela CSCF, a lista incluindo pelo menos uma informação de disponibilidade ou de indisponibilidade para os servidores de SIP de terminação; (b) o recebimento de uma requisição para contatar um destino acessível através de um dos servidores de SIP de terminação; (c) a indexação da lista e a identificação de um primeiro servidor de SIP de terminação; (d) determinar se o servidor de SIP de destino está disponível, usando uma informação armazenada na lista; e (e) em resposta à determinação que o primeiro servidor de SIP de terminação não está disponível, identificar um segundo servidor de SIP de terminação 62, usando a lista.
23. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de uma primeira lista incluindo servidores de SIP disponíveis e indisponíveis acessíveis pela CSCF e uma segunda lista incluindo os servidores de SIP indisponíveis acessíveis pela CSCF.
24. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de uma lista única contendo os servidores de SIP disponíveis e indisponíveis acessíveis pela CSCF.
25. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a construção de uma lista incluindo uma informação de status de disponibilidade e indisponibilidade para os servidores de SIP, com base em comunicações envolvendo os servidores de SIP.
26. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a marcação de uma entrada de servidor de SIP na lista como indisponível, em resposta a uma falha no recebimento de uma resposta a partir do servidor correspondente a uma mensagem de consulta para o servidor, em um período de tempo limite, o período de tempo limite sendo menor do que aquele para um processamento de chamada de SIP.
27. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir o envio de uma consulta para um servidor de SIP, a obtenção de uma resposta a partir do servidor de SIP incluindo uma informação de status, e o armazenamento do status a partir da consulta na lista.
28. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a manutenção de pelo menos uma lista incluir a manutenção de um temporizador de nova tentativa para uma entrada identificando um servidor como indisponível e a remoção do status de indisponibilidade da entrada, em resposta à tempo limite do temporizador de nova tentativa.
29. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a inicialização de uma lista incluir a indexação randômica de uma lista.
30. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de a indexação de uma lista incluir a inicialização de uma lista de acordo com uma ordem predeterminada de preferência.
31. Produto de programa de computador, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de compreender, em resposta ao primeiro servidor de SIP de terminação estar disponível, o encaminhamento de uma mensagem de requisição de SIP para o primeiro servidor de SIP de terminação.
32. Produto de programa de computador caracterizado pelo fato de compreender instruções executáveis em computador concretizadas em um meio que pode ser lido em computador para a realização de etapas compreendendo: (a) o recebimento de uma primeira mensagem de requisição de SIP incluindo um nome de domínio; (b) em resposta à primeira mensagem de requisição de SIP, a resolução do nome de domínio em uma lista de servidores de SIP de terminação tendo uma primeira ordem de preferência para contato dos servidores de SIP de terminação; (c) o recebimento de uma segunda mensagem de requisição de SIP incluindo o nome de domínio; (d) em resposta à segunda mensagem de requisição de SIP, a resolução do domínio em uma lista dos servidores de SIP de terminação tendo uma segunda ordem de preferência para contato dos servidores de SIP de terminação; e (e) o encaminhamento das primeira e segunda mensagens de requisição de SIP para os servidores de SIP de terminação de acordo com as primeira e segunda ordens de preferência.
BRPI0715076-8A 2006-08-04 2007-08-03 mÉtodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibiÇço de trÁfego detector de sip de terminaÇço nço disponÍvel BRPI0715076A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US83548706P 2006-08-04 2006-08-04
US60/835.487 2006-08-04
PCT/US2007/017329 WO2008019056A2 (en) 2006-08-04 2007-08-03 Inhibiting message traffic to an unavailable terminating sip server

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715076A2 true BRPI0715076A2 (pt) 2013-05-28

Family

ID=48446978

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715076-8A BRPI0715076A2 (pt) 2006-08-04 2007-08-03 mÉtodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibiÇço de trÁfego detector de sip de terminaÇço nço disponÍvel

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0715076A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7929419B2 (en) Methods, systems, and computer program products for inhibiting message traffic to an unavailable terminating SIP server
US10716018B2 (en) Systems and methods for emergency call route failover
US7742421B2 (en) Systems, methods, and computer program products for distributing application or higher layer communications network signaling entity operational status information among session initiation protocol (SIP) entities
ES2434339T3 (es) Un método y aparato para poner en práctica la recuperación de fallos operativos del IMS IP
ES2230116T3 (es) Dispositivo de salvaguarda de sesion de servidor de internet.
WO2021040827A1 (en) Method, system, and computer readable media for discovering and tracking addresses
RU2496247C2 (ru) Система и способ обеспечения устойчивости к сбоям и балансировки нагрузки для объекта функции управления сеансом связи (cscf)
KR101235954B1 (ko) 다이어미터 연계 수립 방법 및 장치
US8103243B2 (en) System and method for handling sessions of specific type in communication networks
US20110307546A1 (en) Method and Device for Handling of Connections between a Client and a Server via a Communication Network
US20120236846A1 (en) Methods and apparatus to enable call completion in internet protocol communication networks
WO2017116930A1 (en) System and method for acquiring, processing, and updating global information
BRPI0715429A2 (pt) mÉtodos, sistemas, e produtos de programa de computador para a especificço de um tipo de serviÇo de enum em particular em uma rede de comunicaÇÕes que utilize uma pluralidade de tipos de serviÇo de enum diferentes
US8930768B2 (en) System and method of failover for an initiated SIP session
BRPI0715076A2 (pt) mÉtodos, sistemas e produtos de programa de computador para inibiÇço de trÁfego detector de sip de terminaÇço nço disponÍvel
US11638134B2 (en) Methods, systems, and computer readable media for resource cleanup in communications networks
CN107547428B (zh) 一种报文发送方法、装置、负载均衡lb设备及网关设备
KR101124821B1 (ko) Ims 서비스를 위한 p-cscf 설정 시스템 및 ims 서비스를 위한 p-cscf 설정 방법
JP2005323284A (ja) Ip網におけるセッション設定時の輻輳抑制システムと方法およびプログラム

Legal Events

Date Code Title Description
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 5A E 6A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2260 DE 29/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A, 12A E 13A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.