BRPI0713648A2 - método para classificação de pacotes com base em tipo de protocolo e em prioridades - Google Patents

método para classificação de pacotes com base em tipo de protocolo e em prioridades Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713648A2
BRPI0713648A2 BRPI0713648-0A BRPI0713648A BRPI0713648A2 BR PI0713648 A2 BRPI0713648 A2 BR PI0713648A2 BR PI0713648 A BRPI0713648 A BR PI0713648A BR PI0713648 A2 BRPI0713648 A2 BR PI0713648A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
classification
rule
protocol
packet
packets
Prior art date
Application number
BRPI0713648-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Giulio Cavalli
Claudio Santacesaria
Original Assignee
Nokia Siemens Networks Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37056915&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0713648(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nokia Siemens Networks Spa filed Critical Nokia Siemens Networks Spa
Publication of BRPI0713648A2 publication Critical patent/BRPI0713648A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L47/00Traffic control in data switching networks
    • H04L47/10Flow control; Congestion control
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L9/00Cryptographic mechanisms or cryptographic arrangements for secret or secure communications; Network security protocols
    • H04L9/40Network security protocols
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MéTODO PARA A CLASSIFICAçãO DE PACOTES COM BASE EM TIPO DE PROTOCOLO E EM PRIORIDADES. A presente invenção refere-se a pacotes externos que introduzem uma entidade de transmissão (SS1...SSn, BS) de um sistema de acesso de banda larga sem fio que são avançados para uma entidade de recebimento em conexões de camada MAC (CID1...CID3) na interface ar entre essas entidades de uma maneira que dependa do resultado de uma classificação de pacote (103,106) realiza pelo uso de um conjunto de regras de classificação identificada por um índice de regra a associada com um índice de prioridades determinado a ordem de aplicação de diferentes regras a pacotes que referem-se a um mesmo serviço. As regras de classificação (100) incluem regras de classificação específicas para protocolos de comunicação de dados e contendo um ou mais parâmetros específicos de protocolos a serem correspondidos por campos correspondentes de um pacote que está sendo classificado e uma regra de classificação de passagem através contendo apenas um índice de prioridade e um índice de regra, mas nehum parâmetro correspondente específico de protocolo, a referida regra de classificação de passagem-através sendo aplicada a pacote não tendo regra de classificação específica de protocolo correspondida.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE PACOTES COM BASE EM TIPO DE PRO- TOCOLO E EM PRIORIDADES".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a sistemas de acesso de banda larga sem fio, em particular, sistemas que se conformam ao padrão 802.16 do IEEE e, mais particularmente, refere-se a um método de avanço de paco- tes externos em conexões de camada (Controle de Acesso a Meio) na inter- face de ar desse sistema.
Antecedentes da Invenção
O Padrão 802.16 do IEEE define um conjunto de interfaces de ar (interfaces Wireless™) para sistemas de acesso que suportam serviços de multimídia, a fim de proporcionar acesso aos edifícios através de antenas exteriores que se comunicam com uma estação-base central. Acesso sem fio é uma alternativa de custo efetivo para o acesso cabeado convencional. O padrão, correntemente, define especificações de acesso para usuários fixos e nômades ou móveis, em caso de mobilidade em velocidade veicular.
O padrão proporciona um protocolo de camada MAC comum, suportando uma ampla faixa de especificações de camadas físicas. O proto- colo MAC do padrão IEEE foi projetado especialmente para apontar para aplicações de multipontos, em que cada canal de comunicação deve aco- modar um grande número de terminais e cada terminal, por sua vez, pode ser compartilhado por múltiplos usuários, requerendo uma ampla variedade de serviços e usando uma ampla variedade de protocolos de transporte.
De acordo com o padrão, o tráfego de dados relacionado com um certo fluxo de serviço é transportado, entre camadas MAC pares na es- tação-base e um terminal ou estação de assinante, nas chamadas conexões de transporte.
Cada conexão é distribuída para um único tipo de serviço, de modo que diversas conexões existam entre uma estação-base e um terminal ou estação de assinante, para permitir a manipulação de diferentes tipos de serviços. Cada conexão é identificada por um identificador de conexão que, por sua vez, está relacionado com um identificador de fluxo de serviço, definindo os parâmetros de qualidade de serviço (QoS) do fluxo de serviço associado com aquela conexão.
Dentro da camada MAC de uma estação de transmissão, a chamada subcamada de convergência específica de serviço proporciona qualquer transformação de unidades de dados de protocolo externas (cama- da superior) (PDUs) nas unidades de dados de serviço (SDUs) de MAC que devem ser transportadas através de uma conexão. A seleção da conexão adequada em que uma unidade de dados será transportada é realizada pela subcamada de convergência específica de serviço através de uma operação de classificação, que é uma verificação quanto a se certos parâmetros espe- cíficos de protocolo são correspondidos na unidade de dados a ser avança- da. Uma vez classificada, a PDU será encapsulada em uma SDU de MAC e realmente avançada em uma conexão.
Correntemente, as especificações de subcamada de convergên- cia são definidas por pacotes e células de ATM (Asynchronous Transfer Mo- de - Modo de Transferência Assíncrona) e a presente invenção está relacio- nada com manipulação de pacotes.
No caso de pacotes de dados, cada regra de classificação, em geral, define um conjunto de parâmetros que devem ser correspondidos pe- los valores de campos específicos de um pacote. Além disso, uma regra de classificação está associada com um índice de prioridade, definindo a ordem em que as diferentes regras de classificação referentes a um mesmo fluxo de serviço devem ser aplicadas. Quando há um pacote a ser transmitido, as regras de classificação são aplicadas ao mesmo, começando de uma com maior prioridade. Se todos os parâmetros relacionados em uma regra de classificação corresponderem aos campos de pacotes associados, o pacote é avançado usando a conexão associada à regra de classificação. Se um pacote falha em corresponder a qualquer regra de classificação, a subcama- da de convergência o descartará.
O padrão, correntemente, define um certo número de parâme- tros, mas uma regra de classificação não precisa conter todos os parâmetros definidos para o protocolo relevante. Nesse aspecto, o padrão especifica que, se um parâmetro for omitido em uma regra de classificação, a compa- ração do campo associado do pacote será irrelevante. Contudo, no caso de assinante e estações-base operando em ambientes, tais como um LAN (Lo- cal Area Network - Rede de Área Local) um problema se origina. O padrão define regras de classificação para pacotes de tráfego de protocolos de transmissão de dados e menciona, como exemplos, o protocolo de internet, o protocolo de ponto a ponto e o protocolo de ethernet. Em um ambiente de LAN, duas entidades envolvidas em uma comunicação trocam, mutuamente, além de pacotes de tráfego, pacotes de controle e gerenciamento de rede, que podem pertencer a muitos protocolos diferentes. Um exemplo poderia ser os pacotes relevantes para o diálogo automático entre dois computado- res pessoais que devem se tornar conectados a fim de trocar dados. Aque- les pacotes de controle e gerenciamento de rede são indispensáveis para permitir a comunicação entre as duas entidades e, portanto, eles também têm que ser avançados através de uma conexão estabelecida entre as duas entidades e a interface de ar. O fluxo desses pacotes de controle e gerenci- amento de rede é completamente transparente para o operador que definiu as conexões e as regras de classificação e esses pacotes, em geral, não correspondem a qualquer regra de classificação de dados. Além disso, es- ses pacotes não serão reconhecidos como pacotes de gerenciamento de MAC a serem avançados em uma conexão de gerenciamento. Desse modo, a menos que alguma medida seja tomada, existe o risco de que a camada 25 MAC de uma entidade de LAN, quando do recebimento desses pacotes, não os avance para a entidade par, assim, tornando a comunicação impossível.
A pessoa versada na técnica, quando confrontando com o pro- blema, considerou que o padrão requer que alguma regra de classificação seja correspondida a fim de que um pacote possa ser avançado em uma 30 conexão e, assim, ele/ ela será induzido(s) a definir novas regras de classifi- cação, tanto quanto são os valores possíveis de um certo campo de pacote. Por exemplo, se o fluxo de pacotes de controle e gerenciamento de rede for baseado em um protocolo de IP1 pode-se imaginar que o tipo de campo de serviço nos pacotes de IP identifica também aquelas espécies de pacotes e definem uma nova regra de classificação para cada tipo de valor de serviço. Essa não é uma abordagem prática e, além disso, não funciona para paco- tes não -IP. Através dessa maneira de resolver o problema, poderia ser dito que a pessoa versada na técnica, a fim de obter uma regra de classificação que permite o mapeamento também dos pacotes de controle e gerenciamen- to de rede nas conexões de camada MAC, definirá um parâmetro de corres- pondência para cada protocolo. Mais uma vez, à parte do volume de traba- Iho envolvida nessa maneira de operação, é quase impossível conhecer a priori todos os tipos de protocolos de controle e gerenciamento de rede que possam ser encontrados.
Sumário da Invenção
A invenção visa resolver esse problema através da realização de classificação de pacotes com um conjunto de regras de classificação que permite o avanço em uma conexão mesmo de pacotes não-pertencentes a uma comunicação de dados ou a mensagens de gerenciamento de MAC. De acordo com a invenção, isso é obtido pelo fato de que a classificação de pa- cotes é realizada pelo uso de um conjunto de regras de classificação, inclu- indo regras de classificação específicas de protocolo, contendo um ou mais parâmetros específicos de protocolos a serem correspondidos por campos correspondentes em um pacote que está sendo classificado e uma regra de classificação de travessia contendo apenas um índice de prioridade e um índice de regra, mas não parâmetro correspondente. Uma vez que, como dito, de acordo com o padrão qualquer parâmetro que é omitido em uma re- gra de classificação é irrelevante, está claro que qualquer espécie de pacote corresponderá a uma regra de classificação, incluindo nenhum parâmetro. Desse modo, também os pacotes de gerenciamento e controle de rede se- rão avançados em uma conexão.
Vantajosamente, o índice de prioridade dessa regra será estabe- lecido em um valor baixo, de preferência, um valor menor do que qualquer outra regra de classificação com que um pacote de protocolo de dados deva ser comparado, a fim de evitar que regras de classificação de prioridade me- nor nunca sejam usadas. Por exemplo, à regra de classificação de passa- gem através é distribuída uma prioridade 0.
Além disso, os pacotes de controle e gerenciamento de rede po- dem ser considerados como pertencentes a um fluxo que não requer uma alta qualidade de serviço. Vantajosamente, portanto, pacotes que satisfazem apenas a regra de classificação de passagem através podem ser mapeados em uma conexão que está associada com tipo de serviço de menor qualida- de definido pelo padrão, isto é, o tipo de serviço com melhor esforço.
Breve Descrição dos Desenhos
Outros objetivos, características e vantagens da invenção se tornarão evidentes da descrição seguinte de uma modalidade preferida, da- da à guisa de exemplo não-limitativo e ilustrada nos desenhos anexos, em que:
a figura 1 é um diagrama em blocos esquemático de um sistema de acesso sem fio em que a invenção é empregada;
a figura 2 é um fluxograma do método de acordo com a inven- ção.
Descrição das Modalidades Preferidas
Fazendo referência à figura 1, é mostrada, esquematicamente, a arquitetura de um sistema de acesso sem fio, com um número de estações de assinantes SS1 ... SSn, tendo um acesso via rádio a uma estação-base de rádio BS para troca de dados na forma de pacotes. O sistema deve ope- rar em um ambiente de LAN, conforme ilustrado esquematicamente por LAN em bloco associada com a estação-base BS.
Conforme dito na introdução da especificação, as unidades de dados são transportadas das estações de assinantes para a estação-base e vice-versa em conexões unidirecionais, à cada uma atribuído um serviço tendo uma exigência específica em termo de qualidade de serviço (QoS).
As características dos diferentes tipos de serviços consideradas por aquele padrão 802.16 do IEEE (a saber, Unsolicited Grant Service, Real- time Polling Service, Non-real-time Polling Service e Best Effort, em ordem decrescente de exigências de QoS) não são de interesse da presente inven- ção.
(CIDs) 1, 2, 3, para transporte de dados da estação de assinante SS1 para a estação-base BS. Naturalmente, também as conexões de enlace descen- dente serão estabelecidas entre a estação-base BS e a estação de assinan- te SS1 e conexões similares de enlace ascendente e de enlace descendente existirão para transporte de dados entre a estação-base e as outras esta- ções de assinantes.
Com referência ao exemplo ilustrado, os pacotes que entram na estação do assinante SS1 devem ser avançados em uma conexão adequa- da com base no resultado de um processo de classificação. De acordo com a invenção, o processo de classificação é realizado de modo a permitir o avanço em uma das conexões CID1, CID2, CID3 não só pacotes de dados, mas também pacotes de controle e gerenciamento de rede.
A figura 2 mostra em mais detalhes o procedimento de avanço em um sistema empregando a invenção.
Em uma fase de configuração do sistema, o operador define (e- tapa 100) as regras de classificação específicas de protocolos para os vários protocolos de comunicação o sistema pode acomodar, bem como uma regra de classificação de passagem-através destinada a permitir a classificação e daí avançando em uma conexão, também dos pacotes de controle e geren- ciamento de rede mencionados acima. A inclusão dessa regra de classifica- ção de passagem-através é o escopo em que a invenção está baseada.
A regra de classificação de passagem através é uma regra em que apenas um índice de prioridade e um índice de regra estão presentes, enquanto nenhum critério a ser correspondido a fim de que um pacote possa ser avançado para uma conexão está incluído. Uma vez que, de acordo com o padrão, qualquer parâmetro que seja omitido em uma regra de classifica- ção é irrelevante, está claro que qualquer espécie de pacote corresponderá a uma regra de classificação incluindo nenhum parâmetro. A classificação de passagem-através está, de preferência, associada com um identificador de fluxo de serviço, indicando que uma baixa qualidade de serviço é admitida e é vantajosamente atribuído um índice de prioridade me- nor do que os índices de prioridade atribuídos às regras de classificação es- pecíficas de protocolos para os pacotes de dados.
Desse modo, também regras específicas de protocolos de baixa prioridade podem ser aplicadas antes da regra de classificação de passa- gem-através e o avanço de pacotes de dados em uma conexão associada com uma qualidade de serviço baixa demais é evitado. Após a definição das regras de classificação, em uma fase de planejamento, o número adequado de conexões é distribuído para a estação de assinante SS1 (figura 1) e as associações entre conexões e tipos de serviços são definidas (etapa 101). Durante a operação do sistema, quando um novo pacote chega (etapa 102), a subcamada de convergência de MAC de SS1 inicia classificando o mesmo (etapa 103), começando com a regra de prioridade mais alta. No caso de um pacote de dados, uma regra específica de protocolo, em geral, será corres- pondida (saída SIM da etapa 104) e o pacote será avançado para a conexão determinada pelo resultado da classificação (etapa 105).
Ao contrário, um pacote de controle e gerenciamento de rede, em geral, não corresponderá a qualquer regra de classificação específica de protocolo (saída NÃO da etapa 104), de modo que a regra de classificação de passagem através seja aplicada a esse pacote (etapa 106) e resulte no avanço do pacote em uma conexão distribuída para uma baixa qualidade de serviço, tal como uma conexão de melhor esforço (etapa 107).
É evidente que a descrição acima foi dada à guisa de exemplo não-limitativo e que mudanças e modificações são possíveis sem afastamento do escopo da invenção.

Claims (6)

1. Método de avanço de pacotes externos em conexões (CID1 ... CID3) entre camadas de controle de acesso a meio de duas entidades de comunicação (SS1 ... SSn1 BS) na interface de ar de um sistema de acesso de banda larga sem fio, em que o referido avanço (195, 107) é realizado de- pendendo do resultado de uma classificação de pacote (103, 106) realizada na referida camada de controle de acesso a meio pelo uso de um conjunto de regras de classificação identificadas por um índice de regra e associado com um índice de prioridade, determinando a ordem de aplicação de diferen- tes regras aos pacotes referentes a um mesmo serviço, caracterizado pelo fato de a referida classificação (103, 106) ser realizada pelo uso de um con- junto de regras de classificação (100), incluindo regras de classificação es- pecíficas de protocolo, contendo um ou mais parâmetros específicos de pro- tocolos a serem correspondidos por campos correspondentes em um pacote sendo classificado e uma regra de classificação de passagem-através con- tendo apenas um índice de prioridade e um índice de regra, mas nenhum parâmetro correspondente específico de protocolo.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a regra de classificação de passagem-através ter um índice de priori- dade menor do que aquelas regras de classificação específicas de protoco- los, pelo que é aplicado a pacotes não tendo regra de classificação específi- ca de protocolo correspondida (104, 106).
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de a regra de classificação de passagem-através ter prioridade 0.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações pre- cedentes, caracterizado pelo fato de os pacotes correspondentes apenas à regra de classificação de passagem-através serem avançados em conexões associadas com serviços caracterizados por uma baixa qualidade de serviço.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de os pacotes que satisfazem apenas a regra de classificação de pas- sagem-através serem avançados em conexões associadas com um tipo de serviço de melhor esforço (107).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações pre- cedentes, caracterizado pelo fato de as referidas entidades de comunicação (SS1 ... SSn, BS) serem entidades que operem em um ambiente de LAN.
BRPI0713648-0A 2006-06-15 2007-06-14 método para classificação de pacotes com base em tipo de protocolo e em prioridades BRPI0713648A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06425406.3 2006-06-15
EP06425406A EP1868333B1 (en) 2006-06-15 2006-06-15 Method for packet classification based on the protocol type and on priorities
PCT/EP2007/005264 WO2007144179A1 (en) 2006-06-15 2007-06-14 Method for packet classification based on the protocol type and on priorities

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713648A2 true BRPI0713648A2 (pt) 2012-10-23

Family

ID=37056915

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713648-0A BRPI0713648A2 (pt) 2006-06-15 2007-06-14 método para classificação de pacotes com base em tipo de protocolo e em prioridades

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8520684B2 (pt)
EP (1) EP1868333B1 (pt)
KR (1) KR101544053B1 (pt)
CN (1) CN101529822B (pt)
AT (1) ATE519298T1 (pt)
BR (1) BRPI0713648A2 (pt)
ES (1) ES2370779T3 (pt)
RU (1) RU2435321C2 (pt)
WO (1) WO2007144179A1 (pt)
ZA (1) ZA200810339B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101197784B (zh) * 2007-12-28 2010-12-08 华为技术有限公司 一种提供网流bgp属性的方法、装置及系统
CN101997758A (zh) * 2009-08-11 2011-03-30 中兴通讯股份有限公司 转发装置及方法
KR101241584B1 (ko) 2009-12-21 2013-03-11 한국전자통신연구원 데이터 플로우 병렬 처리 장치 및 방법
CN102394943B (zh) * 2011-11-09 2014-01-22 福建星网锐捷网络有限公司 接口索引建立方法、接口信息查询方法及装置
US9537764B2 (en) 2012-03-28 2017-01-03 Nec Corporation Communication apparatus, control apparatus, communication system, communication method, method for controlling communication apparatus, and program
US20130258929A1 (en) * 2012-04-03 2013-10-03 T-Mobile Usa, Inc. Rule-Based Application Controller for Signaling Reduction
EP2768200B8 (en) * 2013-02-18 2019-09-18 Forcepoint Finland Oy Receiving data packets
WO2015138265A1 (en) * 2014-03-14 2015-09-17 Intel IP Corporation Method and apparatus to assist network traffic
CN105162722B (zh) * 2015-08-17 2018-05-04 浪潮(北京)电子信息产业有限公司 一种报文分类调度方法及装置
CN105072050A (zh) * 2015-08-26 2015-11-18 联想(北京)有限公司 一种数据传输方法及装置
DE102017203315A1 (de) * 2017-03-01 2018-09-06 Siemens Healthcare Gmbh Verfahren und Datenverarbeitungseinheit zur Auswahl eines Protokolls für eine medizinische Bildgebungsuntersuchung
RU2690758C1 (ru) * 2018-09-12 2019-06-05 федеральное государственное автономное образовательное учреждение высшего образования "Санкт-Петербургский политехнический университет Петра Великого" (ФГАОУ ВО "СПбПУ") Способ автоматической классификации сетевого трафика на основе эвристического анализа

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6876653B2 (en) 1998-07-08 2005-04-05 Broadcom Corporation Fast flexible filter processor based architecture for a network device
US6167445A (en) * 1998-10-26 2000-12-26 Cisco Technology, Inc. Method and apparatus for defining and implementing high-level quality of service policies in computer networks
EP1142213B1 (en) 1999-01-08 2005-11-23 Nortel Networks Limited Dynamic assignment of traffic classes to a priority queue in a packet forwarding device
GB2355623B (en) 1999-10-19 2003-07-16 Ericsson Telefon Ab L M Packet transmission in a UMTS network
EP1615385B1 (en) * 2001-06-22 2009-03-18 Panasonic Corporation Method for carrying out communications among plural stations
US7715437B2 (en) 2001-09-27 2010-05-11 Broadcom Corporation Highly integrated media access control
US6735179B2 (en) 2002-02-14 2004-05-11 Bivio Networks, Inc. Systems and methods for packet filtering
CN1146192C (zh) * 2002-04-17 2004-04-14 华为技术有限公司 以太网交换芯片输出队列管理调度方法和装置
US20040177139A1 (en) * 2003-03-03 2004-09-09 Schuba Christoph L. Method and apparatus for computing priorities between conflicting rules for network services
US7864686B2 (en) 2004-05-25 2011-01-04 Cisco Technology, Inc. Tunneling scheme for transporting information over a cable network
US8259566B2 (en) * 2005-09-20 2012-09-04 Qualcomm Incorporated Adaptive quality of service policy for dynamic networks

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007144179A1 (en) 2007-12-21
KR101544053B1 (ko) 2015-08-12
RU2009101038A (ru) 2010-07-20
ZA200810339B (en) 2009-08-26
EP1868333A1 (en) 2007-12-19
ES2370779T3 (es) 2011-12-22
ATE519298T1 (de) 2011-08-15
US20100284378A1 (en) 2010-11-11
RU2435321C2 (ru) 2011-11-27
EP1868333B1 (en) 2011-08-03
CN101529822B (zh) 2012-01-11
KR20090045194A (ko) 2009-05-07
CN101529822A (zh) 2009-09-09
US8520684B2 (en) 2013-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0713648A2 (pt) método para classificação de pacotes com base em tipo de protocolo e em prioridades
KR101317969B1 (ko) 링크 애그리게이션 방법 및 노드
US8982703B2 (en) Routing support for lossless data traffic
TWI461031B (zh) 用於在無線空中介面上的通用多重協定匯聚之方法及系統
CN103534997B (zh) 用于无损耗以太网的基于端口和优先级的流控制机制
US7869432B1 (en) Peer-to-peer link aggregation across a service provider network
US8107482B2 (en) Multipath discovery in switched ethernet networks
WO2018136422A3 (en) Techniques for handling internet protocol flows in a layer 2 architecture of a wireless device
CN102025606B (zh) 一种数据传输方法及系统
CN103797743B (zh) 在通信系统中处理冗余数据
EP3893450A1 (en) Method for forwarding an ethernet frame by a time-sensitive networking ethernet bridge provided by means of a mobile radio communication system and mobile radio communication system arrangement
CN102484813A (zh) 使用mac头部来传送和接收mac pdu的装置和方法
CN104602266B (zh) 一种实现软件定义无线网络的方法
CN106936704B (zh) 使用逐跳虚拟局域网分类进行多路径交换
WO2016107134A1 (zh) 业务链路由管理系统及其使用方法
US20220159545A1 (en) Transporting MTNC-ID over SRV6-Enabled Dataplane for 5G Transport
US8218440B2 (en) High speed transmission protocol
US20140169170A1 (en) Maintaining consistent quality of service between subnets
EP2874361B1 (en) Method and device for transmitting enhanced transmission selection standard configuration information
EP2077000B1 (en) Method and system for frame classification
US20140023077A1 (en) Method, apparatus and system for transmitting and receiving data packets
TWI810985B (zh) 在無線時間敏感網路中進行無線資料傳輸的方法以及裝置
US20060187922A1 (en) Packet communication device
CN115412507A (zh) 数据处理、信息确定方法及设备、存储介质
CN102461117A (zh) 用于在无线网络中支持多协议的技术

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04L 12/801 (2013.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time