BRPI0713536A2 - método de manipulação de identificadores de estação móvel. - Google Patents
método de manipulação de identificadores de estação móvel. Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0713536A2 BRPI0713536A2 BRPI0713536-0A BRPI0713536A BRPI0713536A2 BR PI0713536 A2 BRPI0713536 A2 BR PI0713536A2 BR PI0713536 A BRPI0713536 A BR PI0713536A BR PI0713536 A2 BRPI0713536 A2 BR PI0713536A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mobile station
- imsi
- digit
- packet data
- network element
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/26—Network addressing or numbering for mobility support
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04L—TRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
- H04L2101/00—Indexing scheme associated with group H04L61/00
- H04L2101/60—Types of network addresses
- H04L2101/618—Details of network addresses
- H04L2101/65—Telephone numbers
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04L—TRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
- H04L2101/00—Indexing scheme associated with group H04L61/00
- H04L2101/60—Types of network addresses
- H04L2101/618—Details of network addresses
- H04L2101/654—International mobile subscriber identity [IMSI] numbers
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Databases & Information Systems (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
Abstract
MéTODO DE MANIPULAçãO DE IDENTIFICADORES DE ESTAçãO MóVEL. Em uma modalidade do método de manipulação de identificadores de estação móvel, pelo menos um elemento de rede (36, 30) que usa identificadores de estação móvel inteiros na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote é programado para usar menos do que os identificadores de estação móvel inteiros.
Description
MÉTODO DE MANIPULAÇÃO DE IDENTIFICADORES DE ESTAÇÃO MÓVEL
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A presente invenção se refere a telecomunicações e, mais particularmente, a telecomunicações sem fio.
2. Descrição da Técnica Relacionada
No campo de telecomunicações sem fio, um sistema tipicamente inclui uma pluralidade de estações transceptoras bases distribuídas em uma área a ser atendida pelo sistema. Vários usuários na área, fixos ou móveis, então podem acessar o sistema e, assim, outros sistemas de telecomunicações interconectados, através de uma ou mais das estações de trabalho. Tipicamente, um dispositivo móvel mantém uma comunicação com o sistema conforme um dispositivo móvel passar através de uma área pela comunicação com uma e, então, com uma outra estação transceptora base, conforme o usuário se mover. O dispositivo móvel pode se comunicar com a estação transceptora base mais próxima, a estação transceptora base com o sinal mais forte, a estação transceptora base com uma capacidade suficiente para aceitar comunicações, etc.
Um circuito e uma comunicação de dados de pacote com um assinante sem fio são manipulados e roteados por meio da identidade de estação móvel ("MSID")· A MSID tipicamente pode ser caracterizada como um número de identidade de móvel de 10 dígitos ("MIN") ou um Identificador de Assinante de Móvel Internacional ("IMSI"). Todas as referências a MIN neste documento também incluem o MIN de Roaming Internacional [IRM] atribuído a provedores de serviços fora da América do Norte. O MIN é um número de 10 dígitos tipicamente formatado como um Número de Diretório de Móvel de 10 dígitos (MDN) . Contudo, o MIN não é definido como um número discável. O IMSI é um número não discável de dígitos com base na Recomendação da ITU-T E.212, e, portanto, não é intercambiável com um MDN de 10 dígitos. O formato do IMSI é dado abaixo:
IMSI (15 dígitos) = MCC (3 dígitos) + MNC (até 3 dígitos) + MSIN (todos os dígitos remanescentes) O código de país de móvel (MCC) forma os três primeiros dígitos do IMSI e identifica o país no qual o sistema doméstico está localizado. Em conjunto com o código de rede de móvel (MNC) , o qual consiste em não mais do que os próximos 3 dígitos, o MCC + MNC forma um código de sistema doméstico identificando o sistema doméstico. 0 Número de Identidade de Assinante de Móvel (MSIN) identifica unicamente ao sinal de saída de móvel dentro do sistema doméstico. O IMSI é usado em vários padrões por todo o mundo. O IMSI pode ser programado em uma unidade sem fio ou um cartão de Módulo de Identidade de Assinante ("SIM") pelo provedor de serviços com quem o usuário de unidade sem fio entrou em um acordo de serviços.
Embora o MIN e o IMSI não sejam intercambiáveis, os padrões definiram um IMSI baseado em MIN (MBI). O MBI é formatado como um IMSI, exceto pelo fato de os cinco primeiros dígitos não serem atribuídos a um provedor de serviços e, portanto, não serem específicos de concessionária para fins de endereçamento de rede, roteamento, tributação ou liquidação. Os 10 últimos dígitos do MBI consistem no MIN.
Tipicamente, o IMSI conforme definido pela Recomendação da ITU_T Ε.212 é referido como um IMSI verdadeiro ou IMSI_T para contrastar este formato de IMSI com o IMSI baseado em MIN (também referido como IMSI_M e MBI).
Infelizmente, devido a uma falta de clareza nos padrões, há uma falta de consistência entre provedores de serviços, tais como provedores de serviços de CDMA, na sua programação e no uso de MBI e de IMSI verdadeiro como identificadores de assinante. Embora cada identificador e seu uso sejam definidos como identificadores separados e únicos, eles servem a funções similares, se não idênticas. Contudo, de acordo com os padrões atuais, eles são não intercambiáveis ou interoperáveis, e isto pode resultar em uma manipulação ineficiente de roaming de assinantes através desses sistemas. Este problema está sendo considerado nesta invenção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em uma modalidade do método de manipulação de identificadores de estação móvel, pelo menos um elemento de rede que é usou identificadores de estação móvel inteiros na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote é programado para usar menos do que os identificadores de estação móvel inteiros. Aqui, as estações móveis são programadas com o mesmo IMSI baseado em MIN e o IMSI verdadeiro, e os 10 últimos dígitos dos IMSIs são os mesmos que o MIN usado em elementos de rede baseados em MIN.
Por exemplo, embora um IMSI baseado em MIN de 15 dígitos seja recebido, a porção de MSIN de 10 dígitos do IMSI é usada na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote. Assim sendo, esta porção de 10 dígitos combinará com o MIN de 10 dígitos usado em elementos de rede baseados em MIN.
Os exemplos de funções de manipulação de sessão de dados de pacote incluem transferência, fechamento inativo (Mormant closure", envio de chamada de célula de borda, etc.
Os exemplos de elementos de rede programados desta forma incluem nós de serviço de dados de pacote, funções de controle de pacote, etc.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A presente invenção será mais bem entendida a partir de uma leitura da descrição a seguir de modalidades não limitativas, com referência aos desenhos anexados, onde, abaixo:
a Fig. 1 ilustra um sistema de comunicação sem fio de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
a Fig. 2A ilustra uma representação de um esquema de numeração de IMSI de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES DE EXEMPLO
Arquitetura
As modalidades da presente invenção serão descritas com respeito a um sistema ou uma rede de comunicação de CDMA. Por exemplo, a rede de telecomunicações celulares CDMA 2000 é um modo de circuito de terceira geração (3G) e uma rede de telecomunicações celulares baseada em dados de pacote que usa a tecnologia de acesso por rádio de Acesso Múltiplo de Divisão de Código (CDMA) para a provisão de um serviço sem fio de alta velocidade para estações móveis (MSs) . Os serviços incluem um tipo interativo e de fundo de classes de tráfego, bem como um tipo de serviços de conversação e tipo de transmissão contínua, tais como aplicações de voz, texto, internet e multimídia.
Uma rede de telecomunicações celulares CDMA 2000 baseada em IP de exemplo inclui uma pluralidade de estações móveis se comunicando por uma interface de rádio com estações transceptoras bases (BTS). Cada grupo de um ou mais BTSs é conectada a e controlada por um controlador de estação base (BSC) e uma função de controle de pacote (PCF) , os quais gerenciam os recursos de rede de cada BTS cooperando. Um ou mais centros de comutação de móvel (MSCs) podem ser conectados à rede de telecomunicações de dados de pacote celular CDMA 2000 baseada em IP para a provisão de serviço celular a assinantes, enquanto um nó de serviço de dados de pacote (PDSN) realiza as funções de comutação e de roteamento dirigidas às comunicações de dados de pacote na rede de telecomunicações celular CDMA 2000.
A rede de telecomunicações celular de dados de pacote CDMA 2 00 0 provê um serviço de IP a usuários móveis de pacote. O serviço de IP geralmente é provido por uma conexão de Protocolo de Ponto a Ponto (PPP) entre a estação móvel e a PDSN. Quando uma conexão de PPP é estabelecida, mensagens de negociação são trocadas entre a estação móvel e a PDSN com respeito a autenticação e compressão, seguidas pelo registro de IP de estação móvel. Após isso, dados podem ser enviados a partir de e para a estação móvel, tal como, por exemplo, durante uma conversação por voz ou uma transferência (via download) de arquivo. Contudo, a estação móvel se torna inativa quando nenhum dado é transmitido por um certo período de tempo pela conexão de PPP. Em casos em que a estação móvel está inativa, não há um canal de tráfego atribuído à móvel, embora a conexão de PPP seja mantida na estação móvel e na PDSN.
Uma referência é feita, agora, à Fig. 1, onde é mostrado um sistema de comunicação sem fio de acordo com uma modalidade da presente invenção. Conforme mostrado, pelo menos uma estação móvel (MS) 10 se comunica por uma interface de ar (rádio) através de uma pluralidade de estações transceptoras bases (BTSs, não mostradas) e uma pluralidade de controladores de estação base (BSCs), tais como, por exemplo, os BSCs 12 e 22. A estação móvel 10 pode assumir a forma de qualquer um de uma variedade de dispositivo, incluindo telefones celulares, assistentes digitais pessoais (PDAs), computadores laptops,
equipamentos de radiochamada digitais, placas sem fio e qualquer outro dispositivo capaz de acessar uma rede de
dados.
Os BSCs 12 e 22 podem ser associados, cada um, a uma respectiva unidade de função de controle de pacote (PCF) 14 e 24. Alternativamente, os BSCs 12 e 22 podem incluir funcionalmente a função de controle de pacote dos PCFs 14 e 24, respectivamente. Como ainda uma outra alternativa, mais de um BSC, tais como os BSCs 12 e 22 podem ser associados à mesma unidade de PCF. Isto é ilustrado pelo rótulo de bloco tracejado 30 na Fig. 1. Será entendido que a unidade de PCF 30 é uma unidade de PCF única servindo a ambos os BSCs 12 e 22, em oposição a duas unidades de PCF separadas.
O sistema da Fig. 1 ainda pode compreender centros de comutação de móvel (MSCs) 18 e 28 acoplados aos BSCs 12 e 22, respectivamente. Aqueles versados na técnica apreciarão que uma pluralidade de MSCs pode ser utilizada para se ter uma interface com um grande número de BSCs, e que um MSC único pode ter uma interface com mais de um BSC. A Fig. 1 mostra um único BSC tendo uma interface com um único MSC apenas em nome da clareza. Os MSCs têm vários papéis de gerenciamento bem conhecidos na técnica (por exemplo, gerenciamento de registro, transferência, etc.), bem como provêem conectividade para uma rede de sinalização de circuito tal como uma rede de telefonia comutada pública (PSTN) . Geralmente, os MSCs usam a Identidade de Estação Móvel (MSID) provida pela estação móvel 10 para controle de um roteamento de chamada de circuito.
O sistema da Fig. 1 ainda pode incluir uma pluralidade de nós de serviço de dados de pacote (PDSNs), tal como, por exemplo, o PDSN 32. Embora não mostrado, os BSCs, as PCFs e os PDSNs podem ser conectados a cada outro através de uma rede baseada em IP. Uma PDSN provê conectividade (por exemplo, atua como um gateway) para uma rede de pacote, tal como a Internet. A Fig. 1 ilustra um único PDSN 32 conectado a uma única rede de núcleo de pacote 34, em nome da clareza. As PCFs e os PDSNs usam a Identidade de Estação Móvel (MSID) provida pela estação móvel 10 para controle de manipulação e roteamento de sessão de dados de pacote.
Assim, aqueles versados na técnica apreciarão que o sistema de comunicações da Fig. 1 facilita as comunicações entre as estações móveis 10 e a rede de núcleo de pacote 34, e/ou a PSTN 36. Deve ser entendido, contudo, que a configuração do sistema de comunicações da Fig. 1 é de natureza de exemplo, e que menos componentes ou adicionais podem ser empregados em outras modalidades do sistema de comunicações, sem que se desvie da presente invenção.
Identificador ou Identidade de Estação Móvel (MSID) Aqueles versados na técnica apreciarão que nos Estados Unidos cada uma das estações móveis 10 historicamente tem usado uma Identidade de Estação Móvel (MSID) única que é compreendida por um Número de Identidade de Móvel (MIN). Nos padrões existentes, o MIN tem 10 dígitos de comprimento. O MIN é atribuído e administrado por um Administrador de Bloco de MIN para provedores de serviços sem fio na América do Norte e por um Administrador de MIN de Roaming Internacional para provedores de serviços sem fio fora da América do Norte. Sob os padrões existentes, cada estação móvel 10 tem permissão para ser programada com dois identificadores. Um identificador é um "IMS I verdadeiro" de 15 dígitos, conforme definido pela Recomendação da ITU-T E.212. O outro identificador é um "IMSI baseado em MIN" ou MBIf conforme descrito na seção de Antecedentes da Invenção. Conforme discutido, o IMSI baseado em MIN consiste em um MIN de 10 dígitos precedido por um identificador de rede "padrão" que não é único (isto é, não identifica unicamente um provedor de serviços) e, portanto, não pode ser usado para identidade de provedor de serviços, roteamento, Lista de Roaming Preferida Melhorada, etc.
Em uma modalidade da presente invenção, cada estação móvel é programada com o mesmo número nos campos de IMSI verdadeiro e de IMSI baseado em MIN, conforme discutido em detalhes abaixo.
Com referência, agora, à Fig. 2A, em uma modalidade da presente invenção, o IMSI verdadeiro e o IMSI baseado em MIN são selecionados para serem idênticos, e cada um assume a forma de um número de 15 dígitos: um Código de País de Móvel de 3 dígitos (MCC) 200, 2 dígitos seguintes 202 e um Número de Identidade de Estação Móvel (MSIN) 206. Os dois dígitos 202 seguindo-se ao MCC 200 são o 11° e o 12° dígitos do IMSI e podem ser referidos como IMSI_11_12. O MCC e o IMSI_11_12 formam uma porção de 5 dígitos 204. O MSIN 206 está localizado nos 10 dígitos menos significativos do IMSI verdadeiro e do IMSI baseado em MIN, e pode ser formado a partir do MIN de 10 dígitos convencional. Este esquema para o estabelecimento de IMSI difere dos padrões atuais para IMSI, os quais não antecipam que o MBI e o IMSI verdadeiro sejam os mesmos ou que um MIN esteja nos 10 últimos dígitos do MBI e do IMSI verdadeiro.
Adicionalmente, o MIN corresponde a e pode ser usado como o MIN para a estação móvel 10, quando a rede doméstica da estação móvel ou uma rede visitada servindo como um "roamer" suportar o uso de MINs. Isto é porque o espaço de número MIN é atribuído por uma autoridade para garantir que um MIN único seja atribuído a cada assinante sem fio. É antecipado que, em uma modalidade da presente invenção, provedores de serviços não mais requeiram que a administração de MIN assegure a unicidade de MIN e que cada provedor de serviços terá autoridade para administrar seus próprios MSINs. Isto é, diferentemente do MIN, cada provedor de serviços tem permissão para atribuir MSINs 206 sem considerarem outros provedores de serviços. Assim, aqueles versados na técnica apreciarão que na presente invenção é possível que dois provedores de serviços atribuam MSINs idênticos 206 a duas estações móveis diferentes. Contudo, as duas estações móveis terão porções de 5 dígitos não idênticas 204, produzindo um IMSI de 15 dígitos que é único em todo o mundo. Conforme o IMSI de 15 dígitos inteiro for apresentado por uma estação móvel em roaming quando ela primeiramente tentar acessar um sistema de serviços, o sistema de serviços pode usar o MCC + IMSI 11_12 para identificar um assinante em roaming e o provedor de serviços doméstico do assinante em roaming. Aqueles versados na técnica apreciarão que este esquema de numeração aliviará a exaustão próxima do fim de MINs de 10 dígitos 2 06 com a qual atualmente a indústria se depara. Adicionalmente, conforme discutido em detalhes abaixo, quando uma estação móvel 10 está em sua rede doméstica, ela pode continuar a usar seu MSIN de 10 dígitos, ao invés do IMSI de 15 dígitos, já que o MSIN de 10 dígitos 206 é suficiente para a identificação única de cada estação móvel em sua rede doméstica.
Ainda, um roaming internacional é suportado sem uma administração de IMSI adicional, atribuição e aprovisionamento requeridos para uso de dois tipos de IMSI, o IMSI baseado em MIN e o IMSI verdadeiro. Ambos os tipos de IMSI agora podem usar a porção de 5 dígitos 204 de MCC + IMSI 11 12, ao invés de requererem atribuições separadas de MCC + MNC. Mais ainda, o esquema de numeração da presente invenção é consistente com implementações de GTT E.214 atuais que suportam MCC + MNC de 5 dígitos.
Ainda, uma vez que o esquema de numeração proposto elimina o uso de MCC + MNC de 6 dígitos como em alguns padrões, modificações na Lista de Roaming Preferida melhorada (ePRL) não são requeridas. 0 uso de ePRL requer (a) que a estação base difunda um MCC + IMSI_11_12 de 5 dígitos para o sistema de serviços em potencial para a identificação de si mesma e (b) a estação móvel 10 use este MCC + IMSI_11_12 de 5 dígitos para a seleção de um sistema de serviços acessar por uma comparação da porção de 5 dígitos com uma listagem de prioridade de porções de 5 dígitos quanto a parceiros de roaming preferidos programados na estação móvel 10. 0 MCC + IMSI_11_12 de 5 dígitos é difundido pelo ar pelas estações transceptoras bases dentro de uma Mensagem de Parâmetro de Sistema Estendida (ESPM) . Com o MCC + IMSI_11_12 de 5 dígitos dentro da ESPM, as ePRLs móveis com MCC + IMSI_11_12 de 5 dígitos não precisam ser reprogramadas. Da mesma forma, modificações em IS-2000 para suporte de MCC +_MNCs de 6 dígitos e modificações em IS-683 para a provisão aos móveis pelo ar de uma ePRL modificada não são requeridas, desde que o MCC + IMSI_11_12 seja único para cada provedor de serviços. Isto pode ser realizado, por exemplo, se um país escolher atribuir um MNC de 3 dígitos ao atribuir a cada provedor de serviços um bloco de 10 MNCs. Desta forma, o provedor de serviços pode usar o último dígito de qualquer uma das 10 atribuições de MNC para ser o primeiro dígito do MIN de 10 dígitos no espaço de número MSIN. Portanto, será apreciado que as atribuições de MCC mais MNC de 6 dígitos, tal como nos Estados Unidos, ainda podem ser suportadas.
Serviço de Dados de Pacote Intersistema Com a identidade de assinante programada nos dispositivos de usuário final, conforme descrito acima, e redes de acesso de rádio usando a forma de MIN ou de IMSI de identidade de assinante, conforme prescrito em padrões existentes, de acordo com modalidades da presente invenção, o serviço de dados de pacote intersistema pode ser provido para assinantes, sem preocupação quanto a uma colisão de MSIDs diferentes através do desempenho de operações intersistema que resultariam em uma interrupção de serviço. De acordo com a presente invenção, os elementos de rede, tais como a PCF e o PDSN, em um sistema doméstico, visitado, de serviços ou alvo podem usar o mesmo MSIN de 10 dígitos para qualquer assinante único para a provisão de um serviço ininterrupto para um assinante através de operações intersistema padronizadas, até que estes provedores de serviços de sistema concordem em prover um serviço com base em um IMSI de 15 dígitos pleno. Por exemplo, as PCFs e os PDSNs realizando funções usando o IMSI baseado em MIN são programados para realizarem sua função baseada em IMSI usando os 10 últimos dígitos ou porção de MSIN do IMSI. Por exemplo, os PDSNs, tal como o PDSN 32, são programados desta forma, as unidades de PCF, tal como a unidade de PCF 30, são programadas desta forma, etc. Os benefícios desta programação serão descritos em detalhes abaixo, com respeito a um exemplo.
Exemplo 1 - Roaming a partir de um Elemento de Rede Baseado em MIN para um Elemento de Rede de IMSI Baseado em MIN
Por exemplo, assuma que o BSC 12 e o MSC 18 sejam baseados em MIN; especificamente, eles usam o MIN como a MSID da estação móvel 10 de uma maneira convencional. Também, assuma que o BSC 22 e o MSC 28 usem um IMSI baseado em MIN como a MSID para a estação móvel 10. Quando a estação móvel entra em roaming a partir do BSC 12 para o BSC 22, ο PDSN 32 também identifica a sessão de dados atual da estação móvel 10 com o BSC 12, usando o MIN. Quando o BSC 22 tenta estabelecer a si mesmo como o BSC de serviço para a estação móvel 10, o BSC 22 comunica o IMSI baseado em MIN da estação móvel 10 para o PDSN 32. Devido ao fato de o MIN e o IMSI baseado em MIN não combinarem (por exemplo, eles nem mesmo incluem o mesmo número de dígitos), convencionalmente, o PDSN 32 não reconhece o BSC 22 como tentando continuar a sessão de dados da estação móvel 10. Ao invés disso, o PDSN 32 reconhece o BSC 22 como tentando estabelecer uma nova sessão de dados. Assim sendo, a sinalização para o estabelecimento de uma nova sessão de dados de BSC 22 e, eventualmente, para o término da sessão de dados de BSC 12 antiga será realizada.
Contudo, de acordo com a presente invenção, o PDSN 3 2 é programado para operar usando os 10 últimos dígitos de uma MSID recebida. No exemplo dado acima, o PDSN 32 operando de acordo com a presente invenção reconhece o MIN de 10 dígitos usado pelo BSC 12 para a estação móvel 10 como combinando com a porção de MSIN de 10 dígitos do IMSI baseado em MIN usado pelo BSC 22 para a estação móvel 10. Assim sendo, o PDSN 32 transfere a sessão de dados do BSC 12 para o BSC 22, sem as ineficiências discutidas acima.
Conforme foi mencionado acima, uma única unidade de PCF 30 pode servir ao BSC 12 e ao BSC 22. Assim sendo, a mesma não combinação de MSID pode ocorrer em uma unidade de PCF convencional, mas não ocorre na unidade de PCF de acordo com a presente invenção.
Mais ainda, embora apenas um exemplo dos benefícios da presente invenção tenha sido descrito acima, aqueles versados na técnica prontamente apreciarão que numerosos outros exemplos existem (por exemplo, IMSI baseado em MIN para roaming de MIN, IMSI baseado em MIN para roaming de IMSI baseado em MIN, etc.). Mais ainda, embora o exemplo tenha sido dado com respeito a uma transferência de estação móvel, aqueles versados na técnica entenderão que exemplos similares e benefícios existem com respeito ao fechamento inativo ("dormant closure"), envio de chamada de célula de borda, etc.
Benefícios em Detalhes
Conforme discutido acima, de acordo com uma modalidade da presente invenção, para se evitarem não combinações, apenas os 10 últimos dígitos da MSID providos para a interface (por exemplo, o PDSN 32 e a PCF 30) para a rede de núcleo de pacote 34 são usados para a identificação de forma única do assinante. Isto implica em o provedor de serviços e parceiros de roaming ainda estarem na Administração de MIN. Isto permite que elementos de rede de IMSI baseado em MIN se interliguem em rede com elementos de rede baseados em MIN de legado.
Contudo, ao longo do tempo, espera-se que os elementos de rede baseados em MIN de legado sejam convertidos em elementos de rede de IMSI baseado em MIN e/ou baseados em IMSI verdadeiro. Quando um elemento de rede de IMSI baseado em MIN ou um elemento de rede de IMSI verdadeiro não é mais interligado em rede (por exemplo, conectado) com um elemento de rede baseado em MIN, então, os elementos de rede realizando funções usando o IMSI verdadeiro ou o IMSI baseado em MIN são reprogramados para realizarem sua função baseada em IMSI usando um IMSI de 15 dígitos pleno. Mesmo quando esta reprogramação ocorre, não combinações podem ser evitadas, se o IMSI verdadeiro e o IMSI baseado em MIN da estação móvel forem programados para combinarem, conforme discutido acima com respeito a modalidades da presente invenção.
Eventualmente, é antecipado que o uso de apenas elementos de rede de IMSI verdadeiro possa ser obtido. Nesse momento, a PCF e o PDSN seriam programados para funcionarem com base na MSID de 15 dígitos já programada em dispositivos de usuário final. Uma reprogramação de dispositivos terminais móveis não seria requerida.
A invenção assim sendo descrita, será óbvio que a mesma pode ser variada de muitas formas. Tais variações não devem ser consideradas como um desvio da invenção, e pretende-se que todas essas modificações estejam incluídas no escopo da invenção.
Claims (10)
1. Método de manipulação de identificadores de estação móvel, caracterizado por compreender: a programação de pelo menos um elemento de rede (36, 30) que usa identificadores de estação móvel inteiros na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote para usar menos do que os identificadores de estação móvel inteiros.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da etapa de programação programar o elemento de rede de modo que o elemento de rede use os 10 dígitos menos significativos dos identificadores de estação móvel.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato do elemento de rede usar identificadores de estação móvel de 15 dígitos antes da etapa de programação.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do elemento de rede usar identificadores de assinante móvel internacionais de 15 dígitos, IMSIs, antes da programação.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da etapa de programação programar pelo menos um dentre um nó de serviço de dados de pacote e uma unidade de função de controle de pacote.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações 1 ou -8, caracterizado pelo fato das funções de manipulação de sessão de dados de pacote incluírem pelo menos um dentre transferência, fechamento inativo («dormant closure») e envio de chamada de célula de borda.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda: a reprogramação do elemento de rede para usar os identificadores de estação móvel inteiros na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote.
8. Método de manipulação de identificadores de estação móvel, caracterizado por compreender: o uso de menos do que um identificador de estação móvel inteiro na realização de funções de manipulação de sessão de dados de pacote.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato da etapa de uso usar 10 dígitos menos significativos dos identificadores de estação móvel.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender ainda: a recepção de um identificador de estação móvel de 15 dígitos.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US11/476,005 US9253629B2 (en) | 2006-06-28 | 2006-06-28 | Method of handling mobile station identifiers |
US11/476.005 | 2006-06-28 | ||
PCT/US2007/014566 WO2008002478A2 (en) | 2006-06-28 | 2007-06-21 | Method of handling mobile station identifiers |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0713536A2 true BRPI0713536A2 (pt) | 2012-04-17 |
Family
ID=38761127
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0713536-0A BRPI0713536A2 (pt) | 2006-06-28 | 2007-06-21 | método de manipulação de identificadores de estação móvel. |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9253629B2 (pt) |
EP (1) | EP2039192A2 (pt) |
JP (1) | JP5297374B2 (pt) |
KR (1) | KR20090028557A (pt) |
CN (1) | CN101480076A (pt) |
AU (1) | AU2007265548A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0713536A2 (pt) |
IL (1) | IL196103A (pt) |
MX (1) | MX2008015822A (pt) |
RU (1) | RU2009102452A (pt) |
TW (1) | TW200820715A (pt) |
WO (1) | WO2008002478A2 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9125132B1 (en) * | 2009-12-22 | 2015-09-01 | Sprint Communications Company L.P. | Efficiently responding to mobile-device requests in a wireless environment |
FR2959087B1 (fr) * | 2010-04-20 | 2012-09-21 | Eads Defence & Security Sys | Procede de configuration des modules d'identification des utilisateurs d'un reseau de telecommunication |
US10118292B2 (en) * | 2016-08-18 | 2018-11-06 | Saudi Arabian Oil Company | Systems and methods for configuring field devices using a configuration device |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5603084C1 (en) * | 1995-03-02 | 2001-06-05 | Ericsson Inc | Method and apparatus for remotely programming a cellular radiotelephone |
JP3215053B2 (ja) * | 1996-09-11 | 2001-10-02 | 富士通株式会社 | 移動通信装置 |
US6445929B2 (en) * | 1999-04-01 | 2002-09-03 | Lucent Technologies Inc. | Conversion of international mobile station identity (IMSI) number |
US6563919B1 (en) * | 1999-12-17 | 2003-05-13 | Nortel Networks Limited | System and method for unifying the implementation and processing of mobile communications and a unified mobility manager for providing such communications |
US6970698B2 (en) * | 2002-07-23 | 2005-11-29 | Sbc Technology Resources, Inc. | System and method for updating data in remote devices |
US7113802B2 (en) | 2003-05-28 | 2006-09-26 | Lucent Technologies Inc. | System and method of messaging using MIN escape codes |
US7693172B2 (en) | 2003-05-29 | 2010-04-06 | Lg Electronics Inc. | Apparatus and method for determining public long code mask in a mobile communications system |
US7310518B2 (en) | 2003-05-30 | 2007-12-18 | Lucent Technologies Inc. | Serving roaming mobiles with incorrectly programmed identifiers |
KR101021277B1 (ko) * | 2004-02-06 | 2011-03-11 | 삼성전자주식회사 | 무선 공중망과 사설망이 연동된 망에서 데이터 서비스를제공하는 방법 및 그 시스템 |
JP4389714B2 (ja) | 2004-08-03 | 2009-12-24 | Kddi株式会社 | Cdmaネットワークシステムにおけるpppコネクションの再確立方法 |
-
2006
- 2006-06-28 US US11/476,005 patent/US9253629B2/en not_active Expired - Fee Related
-
2007
- 2007-06-21 WO PCT/US2007/014566 patent/WO2008002478A2/en active Application Filing
- 2007-06-21 JP JP2009518174A patent/JP5297374B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2007-06-21 RU RU2009102452/09A patent/RU2009102452A/ru not_active Application Discontinuation
- 2007-06-21 MX MX2008015822A patent/MX2008015822A/es not_active Application Discontinuation
- 2007-06-21 EP EP20070809801 patent/EP2039192A2/en not_active Withdrawn
- 2007-06-21 KR KR1020087031539A patent/KR20090028557A/ko active Search and Examination
- 2007-06-21 BR BRPI0713536-0A patent/BRPI0713536A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2007-06-21 AU AU2007265548A patent/AU2007265548A1/en not_active Abandoned
- 2007-06-21 CN CNA200780023734XA patent/CN101480076A/zh active Pending
- 2007-06-23 TW TW096122777A patent/TW200820715A/zh unknown
-
2008
- 2008-12-22 IL IL196103A patent/IL196103A/en active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
JP2009542160A (ja) | 2009-11-26 |
IL196103A0 (en) | 2009-09-01 |
US20080004001A1 (en) | 2008-01-03 |
US9253629B2 (en) | 2016-02-02 |
IL196103A (en) | 2013-08-29 |
EP2039192A2 (en) | 2009-03-25 |
MX2008015822A (es) | 2009-01-09 |
TW200820715A (en) | 2008-05-01 |
AU2007265548A1 (en) | 2008-01-03 |
WO2008002478A2 (en) | 2008-01-03 |
CN101480076A (zh) | 2009-07-08 |
WO2008002478A3 (en) | 2008-02-21 |
RU2009102452A (ru) | 2010-08-10 |
JP5297374B2 (ja) | 2013-09-25 |
KR20090028557A (ko) | 2009-03-18 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US11902189B2 (en) | Method and apparatus for enabling concurrent transport via control plane | |
EP3487196B1 (en) | Privacy managing entity selection in communication system | |
US11924641B2 (en) | Security management for service access in a communication system | |
US20060015590A1 (en) | Discovering a network element in a communication system | |
US20220240089A1 (en) | Authorization for network function sets in communication system | |
EP2011314A1 (en) | Automatic selection of a home agent | |
CA3096143A1 (en) | Unified subscription identifier management in communication systems | |
CN109391909B (zh) | 一种组播方法及装置 | |
US20240259343A1 (en) | Apparatus, method, and computer program | |
BRPI0713536A2 (pt) | método de manipulação de identificadores de estação móvel. | |
US20070082667A1 (en) | Process for migrating a mobile station identity from a mobile identification number to an international mobile station identity | |
US11706612B2 (en) | Interconnection functionality between a first mobile communication network and a second mobile communication network | |
US7471949B2 (en) | Process for migrating a mobile station identity from a mobile identification number to an international mobile station identity | |
FI107677B (fi) | IP-osoitteen allokointi matkaviestinjärjestelmässä | |
WO2024095782A1 (ja) | UE(User Equipment) | |
WO2024095781A1 (ja) | UE(User Equipment) | |
CN113228598B (zh) | 蜂窝电信网络 | |
WO2024142745A1 (ja) | UE(User Equipment) | |
Ha et al. | Unified access control for 5G convergence network with DHCP | |
WO2024012907A1 (en) | Enhanced network function registration and discovery | |
JP2023053426A (ja) | UE(User Equipment) | |
WO2019034005A1 (zh) | 一种组播方法及装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AS 3A E 5A ANUIDADES. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE AS 3A E 5A ANUIDADES. |