BRPI0709038A2 - sistema oftálmico que combina componentes oftálmicos com funcionalidades de bloqueio do comprimento de onda da luz azul e equilìbrio cromático - Google Patents

sistema oftálmico que combina componentes oftálmicos com funcionalidades de bloqueio do comprimento de onda da luz azul e equilìbrio cromático Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709038A2
BRPI0709038A2 BRPI0709038-2A BRPI0709038A BRPI0709038A2 BR PI0709038 A2 BRPI0709038 A2 BR PI0709038A2 BR PI0709038 A BRPI0709038 A BR PI0709038A BR PI0709038 A2 BRPI0709038 A2 BR PI0709038A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ophthalmic
component
blue
ophthalmic system
lens
Prior art date
Application number
BRPI0709038-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrew Ishak
Joshua N Haddock
William Kokonaski
Dwight P Duston
Venkatramani S Iyer
Ronald D Blum
Original Assignee
High Performance Optics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38517408&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0709038(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by High Performance Optics Inc filed Critical High Performance Optics Inc
Publication of BRPI0709038A2 publication Critical patent/BRPI0709038A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/10Filters, e.g. for facilitating adaptation of the eyes to the dark; Sunglasses
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C2202/00Generic optical aspects applicable to one or more of the subgroups of G02C7/00
    • G02C2202/16Laminated or compound lenses

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Optical Filters (AREA)

Abstract

SISTEMA OFTáLMICO QUE COMBINA COMPONENTES OFTáLMICOS COM FUNCIONALIDADES DE BLOQUEIO DO COMPRIMENTO DE ONDA DA LUZ AZUL E EQUILIBRIO CROMáTICO. Modalidades da presente invenção estão relacionadas a um sistema oftálmico que efetua bloqueio de azul eficaz para lente oftálmica, enquanto, ao mesmo tempo, fornece um produto cosmeticamente atrativo, percepção de cor normal ou aceitável para um usuário e um nível elevado de luz transmitida para uma boa acuidade visual.

Description

SISTEMA OFTÁLMICO QUE COMBINA COMPONENTES OFTÁLMICOS COMFUNCIONALIDADES DE BLOQUEIO DO COMPRIMENTO DE ONDA DA LUZAZUL E EQUILÍBRIO CROMÁTICO
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A presente invenção está relacionada a um sistemaoftálmico,. Mais particularmente, a invenção estárelacionada a um sistema oftálmico que efetua bloqueio decomprimentos de onda da luz azul (daqui em diante,"bloqueio de azul") em lentes oftálmicas, ao mesmo tempo emque apresenta um produto cosmeticamente atrativo. O termo"sistema oftálmico", como aqui usado, inclui lentesoftálmicas vendidas sob prescrição ou de venda livre, porexemplo, para óculos, óculos de sol, lentes de contato,lentes intra-oculares ou inlays corneanos, e tratadas ouprocessadas ou combinadas com outros componentes parafornecer as funcionalidades desejadas que serão descritascom mais detalhe a seguir.
As pesquisas atuais apoiam fortemente a premissa deque a luz visível de comprimento de onda curto (luz azul)que possui um comprimento de onda de aproximadamente 4 00 nm— 500 nm (nanômetros ou IO"9 metros) poderia ser uma causacontribuinte da AMD (degeneração macular relacionada àidade). Acredita-se que o maior nível de absorção de luzazul ocorre em 4 50 nm ou próximo a 4 50 nm. As pesquisasainda sugerem que a luz azul piora outros fatores causaisna AMD, tais como hereditariedade, tabagismo e consumoexcessivo de álcool.
A luz é constituída por radiação eletromagnética queviaja em ondas. O espectro eletromagnético inclui ondas derádio, ondas milimétricas, microondas, luz infravermelha,luz visível, luz ultravioleta (UVA e UVB) e raios X e raiosgama. A retina humana responde apenas à porção da luzvisível do espectro eletromagnético. 0 espectro da luzvisível inclui o comprimento de onda da luz visível maislongo de aproximadamente 700 nm e o mais curto deaproximadamente 4 00 nm. Os comprimentos de onda da luz azulcaem na faixa aproximada de 4 00 nm a 500 nm. Para as bandasdo ultravioleta, os comprimentos de onda de UVB são de 290nm a 32 0 nm, e os comprimentos de onda de UVA são de 3 20 nma 400 nm.
A retina humana inclui várias camadas. Essas camadas,listadas em ordem da primeira exposta a qualquer luz quepenetra no olho até a mais profunda, incluem:
1)Camada de fibras nervosas
2) Células ganglionares
3) Camada plexiforme interna
4) Células bipolares e horizontais
5) Camada plexiforme externa
6) Fotorreceptores (cones e bastonetes)
7) Epitélio pigmentar da retina (RPE)
8) Membrana de Bruch
9) Coróide
Quando a luz é absorvida pelas células fotorreceptorasdo olho (bastonetes e cones), as células se descolorem e setornam não receptoras até que se recuperem. Esse processode recuperação é um processo metabólico e é denominado o"ciclo visual". Demonstrou-se que a absorção da luz azulreverte esse processo prematuramente. Essa reversãoprematura aumenta o risco de dano oxidativo, e acredita-seque leve ao acúmulo do pigmento lipofucsina na retina. Esseacúmulo ocorre na camada do epitélio pigmentar da retina(RPE) . Acredita-se que sejam formados agregados demateriais extracelulares denominados drusas na camada doRPE em função das quantidades excessivas de lipofucsina. Asdrusas impedem ou bloqueiam a camada do RPE no fornecimentode nutrientes adequados aos fotorreceptores, o que leva aodano ou até mesmo à morte dessas células. Para complicarainda mais esse processo, parece que, quando a lipofucsinaabsorve a luz azul em grandes quantidades, ela se tornatóxica, causando ainda mais danos e/ou morte das células doRPE.
As indústrias de iluminação e de cuidados com a visãopossuem padrões em relação à exposição da visão humana àradiação UVA e UVB. Surpreendentemente, não há um padrãodesse tipo em relação à luz azul. Por exemplo, nas lâmpadasfluorescentes comuns disponíveis atualmente, o envelope devidro bloqueia principalmente a luz ultravioleta, mas a luzazul é transmitida com pouca atenuação. Em alguns casos, oenvelope é projetado para possuir uma transmissão aumentadana região azul do espectro.
São conhecidos sistemas oftálmicos que fornecem algumgrau de bloqueio de azul. No entanto, há desvantagensassociadas a esses sistemas. Por exemplo, eles tendem a nãoser cosmeticamente atraentes, por causa de uma tonalidadeamarela ou âmbar que é produzida nas lentes pelo bloqueiode azul. Mais especificamente, uma técnica comum para obloqueio de azul envolve a tintura ou coloração das lentescom uma tonalidade de bloqueio de azul como, por exemplo,wBPI Filter Vision 450" ou wBPI Diamond Dye 500" . Atonalidade pode ser obtida, por exemplo, por imersão dalente em uma recipiente de coloração aquecido contendo asolução de corante de bloqueio de azul por um período detempo predeterminado. Tipicamente, a solução de corantepossui uma cor amarela ou âmbar e, dessa forma, transmiteuma tonalidade amarela ou âmbar à lente. Para muitaspessoas, a aparência dessa tonalidade amarela ou âmbar podeser cosmeticamente indesejável. Além disso, essa tonalidadepode interferir com a percepção de cor normal do usuário deuma lente, tornando difícil, por exemplo, perceber corretamente a cor de um sinal ou luz no trânsito.
Foram feitos esforços para compensar o efeito deamarelecimento do bloqueio de azul. Por exemplo, as lentesde bloqueio de azul foram tratadas com corantes adicionais,por exemplo, corantes azuis, vermelhos ou verdes, paracontrabalançar o efeito de amarelecimento. O tratamento fazcom que os corantes adicionais se mesclem com os corantesde bloqueio de azul originais. No entanto, embora essatécnica possa reduzir o amarelo em uma lente com bloqueiode azul, ela também reduz a eficácia do bloqueio de azul aopermitir que mais do espectro da luz azul a atravesse. Alémdisso, a técnica pode reduzir a transmissão global deoutros comprimentos de ondas de luz diferentes doscomprimentos de onda da luz azul. Essa redução indesejadapode, por sua vez, resultar na redução da acuidade visualdo usuário da lente.
À luz do que foi exposto anteriormente, há umanecessidade premente de uma lente oftálmica que efetue obloqueio de azul com um nível aceitável de proteção contraa luz azul, ao mesmo tempo em que forneça uma cosméticacromática aceitável, percepção de cor aceitável para umusuário, e um nível aceitável de transmissão luminosa paraoutros comprimentos de onda diferentes dos comprimentos deonda da luz azul.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As FIGs. IA e IB mostram exemplos de um sistemaoftálmico que inclui um componente de bloqueio de azulposterior e um componente de equilíbrio cromático anteriorde acordo com modalidades da presente invenção;
A FIG. 2 mostra um exemplo de utilização de umrevestimento corante para formar uma modalidade da presenteinvenção;
A FIG. 3 ilustra uma modalidade da presente invençãoem que um componente de bloqueio de azul e um componente deequilíbrio cromático estão integrados em uma lenteoftálmica transparente ou quase transparente;
A FIG. 4 ilustra a formação de uma modalidade dapresente invenção com a utilização um revestimento em molde(in-mold);
A FIG. 5 ilustra a união de dois componentesoftálmicos para formar uma modalidade da presente invenção;
A FIG. 6 ilustra modalidades da presente invenção queincluem revestimentos anti-reflexos;
As FIGs. 7A-7C ilustram várias combinações de umcomponente de bloqueio de azul, um componente de equilíbriocromático e um componente oftálmico de acordo commodalidades da presente invenção; e
As FIGs. 8A e 8B mostram exemplos de um sistemaoftálmico que inclui um componente multifuncional debloqueio de azul e de equilíbrio cromático de acordo commodalidades da presente invenção.DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Modalidades da presente invenção estão relacionadas aum sistema oftálmico que efetua bloqueio de azul eficaz, aomesmo tempo em que fornece um produto cosmeticamenteatrativo, percepção de cor normal ou aceitável para umusuário e um nível elevado de luz transmitida para uma boaacuidade visual.
Mais especificamente, modalidades da invenção podemfornecer bloqueio de azul eficaz em combinação comequilíbrio cromático. O termo "equilíbrio cromático" ou"cromaticamente equilibrada", como aqui usado, significaque a cor amarela ou âmbar, ou outro efeito indesejado dobloqueio de azul, é reduzido, contrabalançado, neutralizadoou de algum outro modo compensado de forma a produzir um resultado cosmeticamente aceitável, sem ao mesmo temporeduzir a eficácia do bloqueio de azul. Por exemplo,comprimentos de onda de 4 50 nm ou próximos a 450 nm podemser bloqueados ou reduzidos em intensidade. Em particular,por exemplo, comprimentos de onda entre cerca de 44 0 nm acerca de 4 60 nm podem ser bloqueados ou reduzidos emintensidade. Além disso, a transmissão de comprimentos deonda não bloqueados pode permanecer em um nível elevado,por exemplo, pelo menos 85%. Adicionalmente, para umobservador externo, o sistema oftálmico pode parecertransparente ou quase transparente. Para um usuário dosistema, percepção de cor pode ser normal ou aceitável.
Um sistema oftálmico de acordo com modalidades dapresente invenção pode compreender um componente debloqueio de azul posterior a um componente de equilíbriocromático.o componente de bloqueio de azul ou o componentede equilíbrio cromático pode ser, ou formar parte de, umcomponente oftálmico como, por exemplo, uma lente. Emoutras modalidades, o componente de bloqueio de azulposterior e o componente de equilíbrio cromático anteriorpodem ser camadas distintas em ou adjacentes ou próximos auma superfície ou superfícies de uma lente oftálmica. Comoo componente de bloqueio de azul é posterior ao componentede equilíbrio cromático, ele sempre será orientado comrelação a um usuário de tal forma que a luz incidenteprimeiro atinja o componente de equilíbrio cromático, antesde passar através do componente de bloqueio de azul paraser recebida pelos olhos do usuário. O componente deequilíbrio cromático pode reduzir ou neutralizar umatonalidade amarela ou âmbar do componente de bloqueio deazul posterior, para produzir uma aparência cosmeticamenteaceitável. Por exemplo, para um observador externo, osistema oftálmico pode parecer transparente ou quasetransparente. Para um usuário do sistema, a percepção decor pode ser normal ou aceitável. Além disso, como astonalidades de bloqueio de azul e de equilíbrio cromáticonão são misturadas, comprimentos de onda no espectro da luzazul podem ser bloqueados ou reduzidos em intensidade, e aintensidade transmitida de luz incidente no sistemaoftálmico pode ser pelo menos 85% para os comprimentos deonda não bloqueados.
Como discutido previamente, técnicas para o bloqueiode azul são conhecidas. As técnicas conhecidas para obloqueio de comprimentos de onda da luz azul incluemabsorção, reflexão, interferência, ou qualquer combinaçãodestas. Como discutido anteriormente, de acordo com uma8/22
técnica, uma lente pode ser pintada/colorida com umatonalidade de bloqueio de azul, por exemplo, "BPI FilterVision 450" ou "BPI Diamond Dye 500", em uma proporção ouconcentração adequada. A coloração pode ser obtida, porexemplo, por imersão da lente em um recipiente de coloraçãoaquecido contendo uma solução de corante de bloqueio deazul por um período de tempo predeterminado. De acordo comoutra técnica, é utilizado um filtro para o bloqueio deazul. O filtro poderia incluir, por exemplo, compostos orgânicos ou inorgânicos que exibem absorção e/ou reflexãoe/ou interferência com comprimentos de onda da luz azul. 0filtro poderia compreender várias camadas ou revestimentosfinos de substâncias orgânicas e/ou inorgânicas. Cadacamada pode ter propriedades que, individualmente ou emcombinação com outras camadas, absorvem, refletem ouinterferem com a luz que possui comprimentos de onda da luzazul. Filtros rugate notch são um exemplo de filtros debloqueio de azul. Filtros rugate são películas finas únicasde dielétricos inorgânicos nas quais o índice refrativooscila continuamente entre valores altos e baixos.Fabricados pela co-deposição de dois materiais de índicesrefrativos diferentes (por exemplo, SiO2 e TiO2) , filtrosrugate são conhecidos por terem características de"rejeita-bandas" (stop-bands) muito bem definidas para obloqueio de comprimento de onda, com muito pouca atenuaçãofora da banda. Os parâmetros de construção do filtro(período de oscilação, modulação do índice refrativo,número de oscilações do índice refrativo) determinam osparâmetros de desempenho do filtro (centro da região"rejeita-banda", largura da região "rejeita-banda",transmissão dentro da banda) . Filtros ruga te são reveladoscomo mais detalhe, por exemplo, na Patente U.S. N06.984.038, que é aqui incorporada em sua totalidade porreferência. Outra técnica para o bloqueio de azul é o usode empilhamentos dielétricos multicamadas. Empilhamentosdielétricos multicamadas são fabricados por depósito decamadas distintas de materiais alternantes de alto e baixoíndice refrativo. Da mesma forma que os filtros rugate, osparâmetros do design, tais como espessura das camadasindividuais, índice refrativo das camadas individuais enúmero de repetições de camadas, determinam os parâmetrosde desempenho para empilhamentos dielétricos multicamadas.
o equilíbrio cromático de acordo com modalidades dainvenção pode compreender a transmissão, por exemplo, de uma proporção ou concentração adequada detonalidade/coloração azul, ou uma combinação adequada detonalidade/colorações vermelho e verde ao componente deequilíbrio cromático, de tal forma que, quando visualizadopor um observador externo, o sistema oftálmico como um todopossui uma aparência cosmeticamente aceitável. Por exemplo,o sistema oftálmico como um todo pode parecer transparenteou quase transparente.
A FIG. IA mostra uma modalidade possível de um sistemaoftálmico de acordo com a presente invenção. 0 sistema 100pode incluir um componente de bloqueio de azul posterior101 e um componente de equilíbrio cromático anterior 102.No sistema 100, o componente de bloqueio de azul posterior101 pode ser ou incluir um componente oftálmico, porexemplo, uma lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples. A lente, wafer ou pré-forma óptica de visãosimples pode ser pintada ou colorida para efetuar obloqueio de azul. O componente de equilíbrio cromáticoanterior 102 pode compreender uma camada de superfíciemoldada, aplicada à lente, wafer ou pré-forma óptica devisão simples de acordo com técnicas conhecidas. Porexemplo, a camada de superfície moldada pode ser afixada ouunida à lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simplescom o uso de luz visível ou UV, ou uma combinação das duas.
A camada de superfície moldada pode ser formada no lado convexo da lente, wafer ou pré-forma óptica de visãosimples. Na medida em que a lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples foi pintada ou colorida paraefetuar o bloqueio de azul, ela pode ter uma cor amarela ouâmbar que é cosmeticamente indesejável. Conseqüentemente, acamada de superfície moldada pode, por exemplo, ser pintadacom uma proporção adequada de tonalidade/coloração azul, ouuma combinação adequada de tonalidade/colorações vermelha everde.
A camada de superfície moldada pode ser tratada com aditivos de equilíbrio cromático após ter sido aplicada àlente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples que jáhavia sido processada para torná-la capaz de bloqueio deazul. Por exemplo, a lente, wafer ou pré-forma óptica devisão simples de bloqueio de azul com a camada desuperfície moldada em sua superfície convexa pode serimersa em um recipiente de coloração aquecido que possui asproporções e concentrações apropriadas de corantes deequilíbrio cromático em uma solução. A camada de superfíciemoldada irá absorver os corantes de equilíbrio cromático dasolução. Para evitar que a lente, wafer ou pré-forma ópticade visão simples de bloqueio de azul absorva qualquer umdos corantes de equilíbrio cromático, sua superfíciecôncava pode ser encoberta ou selada com um revestimentocorante, por exemplo, fita ou cera ou outro revestimento.
Isso é ilustrado na FIG. 2, que mostra o sistema oftálmico100 com um revestimento corante 201 na superfície côncavada lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples 101.As bordas da lente, wafer ou pré-forma óptica de visãosimples podem permanecer descobertas para permitir que elasse tornem ajustadas cosmeticamente em termos cromáticos.Isso pode ser importante para lentes focais negativas quepossuem bordas espessas.
A FIG. IB mostra outra modalidade possível de umsistema oftálmico de acordo com a presente invenção. Nosistema 150, o componente de equilíbrio cromático anterior104 pode ser ou incluir um componente oftálmico, porexemplo, uma lente, wafer ou pré-forma óptica de visãosimples ou multifocal. O componente de bloqueio de azulposterior 103 pode ser uma camada de superfície moldada.
Para fazer essa combinação, a superfície convexa da lente,wafer ou pré-forma óptica de equilíbrio cromático de visãosimples pode ser encoberta com um revestimento corante,como descrito acima, para evitar que ela absorva corantesde bloqueio de azul quando a combinação for imersa em umrecipiente de coloração aquecido contendo uma solução decorante de bloqueio de azul. Nesse ínterim, a camada desuperfície moldada exposta absorverá os corantes debloqueio de azul.
Deve-se compreender que a camada de superfície moldadapoderia ser usada em combinação com uma lente, wafer oupré-forma óptica multifocal, e não de visão simples. Alémdisso, a camada de superfície moldada poderia ser usadapara acrescentar poder a uma lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples, incluindo poder multifocal,convertendo, dessa forma, a lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples em uma lente multifocal, com umaadição do tipo delimitada ou progressiva. Evidentemente, acamada de superfície moldada também poderia ser projetadapara adicionar pouco ou nenhum poder à lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples.
A FIG. 3 mostra outra modalidade de acordo com apresente invenção. Na FIG. 3, as funcionalidades debloqueio de azul e de equilíbrio cromático estão integradasem um componente oftálmico. Mais especificamente, na lenteoftálmica 3 00, uma porção 3 03, que corresponde a umaprofundidade de penetração da coloração em um componenteoftálmico de outro modo transparente ou quase transparente3 01 em uma região posterior nele existente, pode ser debloqueio de azul. Além disso, uma porção 3 02, quecorresponde a uma profundidade de penetração da coloraçãono componente oftálmico de outro modo transparente ou quasetransparente 3 01 em uma região frontal ou anterior deste,pode ser de equilíbrio cromático. A modalidade da FIG. 3pode ser produzida da seguinte forma. O componenteoftálmico 301, por exemplo, pode inicialmente ser umalente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples oumultifocal transparente ou quase transparente. A lente,wafer ou pré-forma óptica de visão simples ou multifocaltransparente ou quase transparente pode ser colorida comuma tonalidade de bloqueio de azul, enquanto sua superfícieconvexa frontal se torna não absortiva, por exemplo, porencobrimento ou revestimento com um revestimento corante,como descrito previamente. Como resultado, uma porção 303,que começa na superfície côncava posterior da lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples ou multifocaltransparente ou quase transparente 3 01 e que se estendeinteriormente e que possui funcionalidade de bloqueio deazul, pode ser criada por penetração da coloração. Aseguir, o revestimento antiabsorvente da superfície convexafrontal pode ser removido. Um revestimento antiabsorventepode então ser aplicado à superfície côncava, e asuperfície convexa frontal e bordas periféricas da lente,wafer ou pré-forma óptica de visão simples ou multifocalpodem ser coloridas (por exemplo, por imersão em umrecipiente de coloração aquecido) para equilíbriocromático. Os corantes de equilíbrio cromático serãoabsorvidos pelas bordas periféricas e em uma porção 3 02 quecomeça na superfície convexa frontal e se estendeinteriormente, que foi deixada sem coloração em função dorevestimento anterior. A ordem do processo descritoanteriormente poderia ser invertida: ou seja, a superfíciecôncava poderia ser encoberta inicialmente, enquanto aporção restante poderia ser colorida para equilíbriocromático. A seguir, o revestimento poderia ser removido, euma profundidade ou espessura na região côncava deixada semcoloração pelo mascaramento poderia ser colorida parabloqueio de azul.
Em relação agora à FIG. 4, em outras modalidades dapresente invenção, pode ser formado um sistema oftálmico400 com o uso de um revestimento em molde. Maisespecificamente, um componente oftálmico 401, por exemplo,uma lente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples oumultifocal que foi colorida/pintada com uma tonalidade,corante ou outro aditivo de bloqueio de azul adequado, podeser cromaticamente equilibrada por meio de moldagem dasuperfície com o uso de um revestimento em molde colorido403. O revestimento em molde 403, que compreende um níveladequado e/ou misturas de corantes de equilíbrio cromático,pode ser aplicado ao molde da superfície convexa (ou seja,um molde, não mostrado, para aplicação do revestimento 403à superfície convexa do componente oftálmico 401) . Ummonômero incolor 4 02 pode ser preenchido e curado entre orevestimento 403 e o componente oftálmico 401. 0 processode cura do monômero 4 02 fará com que o próprio revestimentode equilíbrio cromático em molde se transfira para asuperfície convexa do componente oftálmico 401. O resultadoé um sistema oftálmico de bloqueio de azul com umrevestimento de superfície de equilíbrio cromático. Orevestimento em molde poderia ser, por exemplo, umrevestimento anti-reflexo ou um revestimento rígidoconvencional.
Em relação agora à FIG. 5, ainda em outras modalidadesda presente invenção, um sistema oftálmico 500 podecompreender dois componentes oftálmicos, um de bloqueio de azul e o outro de equilíbrio cromático. Por exemplo, umprimeiro componente oftálmico 501 poderia ser uma lente,wafer ou pré-forma óptica de visão simples posterior ou desuperfície côncava multifocal, colorida/pintada com atonalidade de bloqueio de azul apropriada para se obter o nível desejado de bloqueio de azul. Um segundo componenteoftálmico 503 poderia ser uma lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples frontal ou de superfície convexamultifocal, unida ou afixada à lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples posterior ou de superfície côncavamultifocal, por exemplo, com o uso de um adesivo curávelpor luz UV ou visível 502. A lente, wafer ou pré-formaóptica de visão simples frontal ou de superfície convexamultifocal poderia adquirir equilíbrio cromático antes oudepois de ter sido unida à lente, wafer ou pré-forma ópticade visão simples posterior ou de superfície côncavamultifocal. Caso isso seja feito depois, a lente, wafer oupré-forma óptica de visão simples frontal ou de superfícieconvexa multifocal poderia adquirir equilíbrio cromático,por exemplo, pela técnica descrita acima. Por exemplo, alente, wafer ou pré-forma óptica de visão simples posteriorou de superfície côncava multifocal pode ser mascarada ourevestida com um revestimento corante para evitar que elaabsorva corantes de equilíbrio cromático. A seguir, asporções posteriores e frontais unidas podem ser colocadasjuntas em um recipiente de coloração aquecido contendo umasolução adequada de corantes de equilíbrio cromático,permitindo que a porção frontal absorva os corantes deequilíbrio cromático.
Qualquer uma das modalidades da presente invençãodescritas acima, ou modalidades não reveladasexplicitamente nesta especificação, pode ser combinada comum ou mais componentes anti-refletivos (AR). Isso émostrado na FIG. 6, como forma de exemplo, para as lentesoftálmicas 100 e 150 mostradas nas FIGs. IA e IB. Na FIG.6, um primeiro componente AR 601, por exemplo, umrevestimento, é aplicado à superfície côncava do elementode bloqueio de azul posterior 101, e um segundo componenteAR 602 é aplicado à superfície convexa do componente deequilíbrio cromático 102. Similarmente, um primeirocomponente AR 601 é aplicado à superfície côncava docomponente de bloqueio de azul posterior 103, e um segundocomponente AR 602 é aplicado à superfície convexa docomponente de equilíbrio cromático 104.
Além disso, são ilustradas modalidades da presenteinvenção nas FIGs. 7A-7C. Na FIG. 7A, um sistema oftálmico700 inclui um componente de bloqueio de azul 703 e umcomponente de equilíbrio cromático 7 04 que são formadoscomo revestimentos ou camadas adjacentes, mas distintos, nasuperfície anterior, ou adjacente à superfície anterior, deuma lente oftálmica transparente ou quase transparente 702.O componente de bloqueio de azul 7 03 é posterior aocomponente de equilíbrio cromático 704. Na superfícieposterior, ou adjacente à superfície posterior, da lenteoftálmica transparente ou quase transparente, pode serformado um revestimento ou camada AR 701. Outrorevestimento ou camada AR 7 05 pode ser formado nasuperfície anterior, ou adjacente à superfície anterior, dacamada de equilíbrio cromático 704.
Na FIG. 7B, o componente de bloqueio de azul 703 e ocomponente de equilíbrio cromático 704 são dispostos nasuperfície posterior, ou adjacente à superfície posterior,da lente oftálmica transparente ou quase transparente 702.Novamente, o componente de bloqueio de azul 703 é posteriorao componente de equilíbrio cromático 704. Um componente AR701 pode ser formado na superfície posterior, ou adjacenteà superfície posterior, do componente de bloqueio de azul703. Outro componente AR 705 pode ser formado na superfícieanterior, ou adjacente à superfície anterior, da lenteoftálmica transparente ou quase transparente 702.
Na FIG. 7C, o componente de bloqueio de azul 703 e ocomponente de equilíbrio cromático 704 são dispostos nassuperfícies posterior e anterior, ou adjacente àssuperfícies posterior e anterior, respectivamente, da lenteoftálmica transparente 702. Novamente, o componente debloqueio de azul 703 é posterior ao componente deequilíbrio cromático 704. Um componente AR 701 pode serformado na superfície posterior, ou adjacente à superfícieposterior, do componente de bloqueio de azul 703, e outrocomponente AR 705 pode ser formado na superfície anterior,ou adjacente à superfície anterior, do componente deequilíbrio cromático 704.
As FIGs. 8A e 8B mostram outra modalidade de umsistema oftálmico de acordo com a presente invenção. Nosistema 800 das FIGs. 8A e 8B, funcionalidades tanto parabloquear comprimentos de onda da luz azul quanto paraefetuar o equilíbrio cromático podem ser combinadas em umcomponente único 803. Por exemplo, o componente defuncionalidades combinadas pode bloquear comprimentos deonda da luz azul e também refletir alguns comprimentos deonda verdes e vermelhos, neutralizando, dessa forma, oazul, e eliminando a aparência de uma cor dominante nalente. O componente de funcionalidades combinadas 803 podeser disposto na superfície anterior ou posterior, ouadjacente à superfície anterior ou posterior de uma lenteoftálmica transparente 802. Embora a presente modalidadeesteja relacionada somente a um único componente debloqueio de azul/de equilíbrio cromático, prevê-se que eleinicialmente atuaria para fornecer equilíbrio cromático edepois bloquear a luz azul, de acordo com a presenteinvenção. A lente oftálmica 800 pode ainda incluir umcomponente AR 801 na superfície anterior ou posterior, ouadjacente à superfície anterior ou posterior, da lenteoftálmica transparente 802.
Como discutido previamente, filtros constituem umatécnica para o bloqueio de azul. Conseqüentemente, qualquerum dos componentes de bloqueio de azul discutidos poderiaser ou incluir ou ser combinado com filtros de bloqueio deazul. Esses filtros podem incluir filtros rugate, filtrosde interferência, filtros de passagem de banda, filtros debloqueio de banda, filtros entalhados ou filtros dicróicos.
Em outras modalidades da invenção, uma ou mais dastécnicas de bloqueio de azul apresentadas acima podem serusadas em conjunto com outras técnicas de bloqueio de azul.Apenas como exemplo, uma lente ou componente de lente podeutilizar tanto um corante/tonalidade quanto um filtroruga te notch para bloquear eficazmente a luz azul.
Qualquer uma das estruturas e técnicas reveladas acimapode ser empregada em um sistema oftálmico de acordo com apresente invenção para efetuar bloqueio de comprimentos deonda da luz azul de 4 50 nm ou próximos a 4 50 nm. Porexemplo, em certas modalidades, os comprimentos de onda daluz azul bloqueados podem estar dentro de uma faixapredeterminada centrada em 450 nm. Em certas modalidades, afaixa pode se estender de 450 nm +/- (mais ou menos) cercade 10 nm (ou seja, entre cerca de 440 nm e cerca de 460nm). Em outras modalidades, a faixa pode se estender de 450nm +/- cerca de 2 0 nm (ou seja, entre cerca de 430 nm ecerca de 470 nm). Ainda em outras modalidades, a faixa podese estender de 450 nm +/- cerca de 30 nm (ou seja, entrecerca de 420 nm e cerca de 480 nm) . Ainda em outrasmodalidades, a faixa pode se estender de 450 nm +/- cercade 40 nm (ou seja, entre cerca de 410 nm e cerca de 490nm) . Ainda em outras modalidades, a faixa pode se estenderde 450 nm +/- cerca de 50 nm (ou seja, entre cerca de 400nm e cerca de 500 nm) . Em certas modalidades, o sistemaoftálmico pode limitar a transmissão de comprimentos deonda azuis dentro das faixas definidas acima asubstancialmente 90% dos comprimentos de onda incidentes.Em outras modalidades, o sistema oftálmico pode limitar atransmissão dos comprimentos de onda azuis dentro dasfaixas definidas acima a substancialmente 80% doscomprimentos de onda incidentes. Em outras modalidades, osistema oftálmico pode limitar a transmissão doscomprimentos de onda azuis dentro das faixas definidasacima a substancialmente 70% dos comprimentos de ondaincidentes. Em outras modalidades, o sistema oftálmico podelimitar a transmissão dos comprimentos de onda azuis dentrodas faixas definidas acima a substancialmente 60% doscomprimentos de onda incidentes. Em outras modalidades, o sistema oftálmico pode limitar a transmissão doscomprimentos de onda azuis dentro das faixas definidasacima a substancialmente 50% dos comprimentos de ondaincidentes. Em outras modalidades, o sistema oftálmico podelimitar a transmissão dos comprimentos de onda azuis dentrodas faixas definidas acima a substancialmente 40% doscomprimentos de onda incidentes. Ainda em outrasmodalidades, o sistema oftálmico pode limitar a transmissãodos comprimentos de onda azuis dentro das faixas definidasacima a substancialmente 3 0% dos comprimentos de ondaincidentes. Ainda em outras modalidades, o sistemaoftálmico pode limitar a transmissão dos comprimentos deonda azuis dentro das faixas definidas acima asubstancialmente 20% dos comprimentos de onda incidentes.Ainda em outras modalidades, o sistema oftálmico podelimitar a transmissão dos comprimentos de onda azuis dentrodas faixas definidas acima a substancialmente 10% doscomprimentos de onda incidentes. Ainda em outrasmodalidades, o sistema oftálmico pode limitar a transmissãodos comprimentos de onda azuis dentro das faixas definidasacima a substancialmente 5% dos comprimentos de ondaincidentes. Ainda em outras modalidades, o sistemaoftálmico pode limitar a transmissão dos comprimentos deonda azuis dentro das faixas definidas acima asubstancialmente 1% dos comprimentos de onda incidentes.
Ainda em outras modalidades, o sistema oftálmico podelimitar a transmissão dos comprimentos de onda azuis dentrodas faixas definidas acima a substancialmente 0% doscomprimentos de onda incidentes. Colocado de outra forma, aatenuação pelo sistema oftálmico do espectroeletromagnético em comprimentos de onda nas faixasdefinidas acima pode ser de pelo menos 10%; ou pelo menos20%; ou pelo menos 30%; ou pelo menos 40%; ou pelo menos50%; ou pelo menos 60%; ou pelo menos 70%; ou pelo menos80%; ou pelo menos 90%; ou pelo menos 9 5%; ou pelo menos99%; ou substancialmente 100%.Ao mesmo tempo em que os comprimentos de onda da luzazul são seletivamente bloqueados como descrito acima, pelomenos 85%, e em outras modalidades pelo menos 95%, deoutras porções do espectro eletromagnético podem sertransmitidos pelo sistema oftálmico. Colocado de outraforma, a atenuação pelo sistema oftálmico do espectroeletromagnético em comprimentos de onda fora do espectro daluz azul, por exemplo, comprimentos de onda diferentesdaqueles de 450 nm ou próximos a 450 nm, pode ser de 15% oumenos, e em outras modalidades, 5% ou menos.
Adicionalmente, modalidades da presente invenção podemainda bloquear a radiação ultravioleta das bandasespectrais UVA e UVB, além de radiação infravermelha comcomprimentos de onda acima de 7 00 nm.
Qualquer um dos sistemas oftálmicos apresentados acimapode ser incorporado em um artigo relacionado aos olhos,incluindo um artigo usado externamente como, por exemplo,óculos, óculos de sol, óculos de proteção ou lentes decontato. Nesses artigos, na medida em que o componente debloqueio de azul dos sistemas é posterior ao componente deequilíbrio cromático, o componente de bloqueio de azulestará sempre mais próximo do olho do que o componente deequilíbrio cromático quando o artigo estiver sendo usado. osistema oftálmico também pode ser usado nesses artigosmanufaturados como lentes intra-oculares implantáveiscirurgicamente.
Várias modalidades da invenção são aquiespecificamente ilustradas e/ou descritas. No entanto, seráobservado que modificações e variações da invenção sãocobertas pelos ensinamentos acima e dentro do alcance dasreivindicações em anexo, sem se afastar do espírito e doescopo desejado da invenção.

Claims (15)

1. Sistema oftálmico, caracterizado por compreender umcomponente de bloqueio de azul posterior a um componente deequilíbrio cromático.
2. Artigo relacionado aos olhos, caracterizado porcompreender um sistema oftálmico, o sistema oftálmicoincluindo:- um componente de bloqueio de azul para o bloqueio decomprimentos de onda do espectro eletromagnético entrecerca de 400 e cerca de 500 nm, em que o componente debloqueio de azul é um de uma lente oftálmica ou uma camadaem uma lente oftálmica, ou próximo ou adjacente a ela; eum componente de equilíbrio cromático, em que ocomponente de equilíbrio cromático é um de uma lenteoftálmica ou uma camada em uma lente oftálmica, ou próximoou adjacente a ela;- em que o componente de equilíbrio cromático estáconfigurado para fazer com que o sistema oftálmico pareçatransparente ou quase transparente; o componente debloqueio de azul é posterior ao componente de equilíbriocromático; e o sistema oftálmico transmite pelo menos 85%dos comprimentos de onda do espectro eletromagnético forade cerca de 400 e cerca de 500 nm.
3. Sistema oftálmico caracterizado por ser uma lenteoftálmica que possui uma transmissão de luz visível de pelomenos 85% ou mais, em que a referida lente oftálmicacompreende um elemento de equilíbrio cromático e em que areferida lente oftálmica compreende um componente debloqueio de azul que bloqueia comprimentos de ondaselecionados no espectro da luz azul.
4. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1,-2 ou 3, caracterizado pelo fato de que pelo menos um docomponente de bloqueio de azul e do componente deequilíbrio cromático é um componente oftálmico, uma lenteoftálmica, um wafer, ou uma pré-forma óptica.
5. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos componentede bloqueio de azul e dos componente de equilíbriocromático é uma camada de superfície moldada.
6. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1,-2 ou 3, caracterizado pelo fato de que pelo menos um docomponente de bloqueio de azul e do componente deequilíbrio cromático é uma porção de uma lente oftálmica deoutro modo transparente ou quase transparente.
7. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1,-2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o componente debloqueio de azul e o componente de equilíbrio cromático sãocamadas distintas em um componente oftálmico ou adjacente aele.
8. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1,-2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referido sistemaatenua o espectro eletromagnético para comprimentos de ondade cerca de 440 nm a cerca de 460 nm em pelo menos 10%.
9. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1,-2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referido sistemaatenua o espectro eletromagnético para comprimentos de ondade cerca de 440 nm a cerca de 460 nm em pelo menos 50%.
10. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação-1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referidosistema atenua o espectro eletromagnético para comprimentosde onda de cerca de 44 0 nm a cerca de 4 60 nm em pelo menos 95%.
11. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referidosistema transmite pelo menos 95% dos comprimentos de ondado espectro eletromagnético fora do espectro da luz azul.
12. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referidosistema bloqueia a radiação ultravioleta nas bandasespectrais de UVA e UVB.
13. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o referidosistema bloqueia a radiação infravermelha com comprimentosde onda acima de 700 nm.
14. Sistema oftálmico, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o componente debloqueio de azul compreende um filtro ruga te, um filtro deinterferência, um filtro de passagem de banda, um filtro debloqueio de banda, um filtro entalhado, um filtro dicróicoou um empilhamento dielétrico de multicamadas.
15. Sistema oftálmico de acordo com a reivindicação 14,caracterizado pelo fato de que o componente de bloqueiode azul compreende um filtro de bloqueio de banda.
BRPI0709038-2A 2006-03-20 2007-03-19 sistema oftálmico que combina componentes oftálmicos com funcionalidades de bloqueio do comprimento de onda da luz azul e equilìbrio cromático BRPI0709038A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/378,317 US20070216861A1 (en) 2006-03-20 2006-03-20 Ophthalmic system combining ophthalmic components with blue light wavelength blocking and color-balancing functionalities
US11/378.317 2006-03-20
PCT/US2007/006748 WO2007109202A2 (en) 2006-03-20 2007-03-19 Ophthalmic system combining ophthalmic components with blue light wavelength blocking and color-balancing functionalities

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709038A2 true BRPI0709038A2 (pt) 2011-06-21

Family

ID=38517408

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709038-2A BRPI0709038A2 (pt) 2006-03-20 2007-03-19 sistema oftálmico que combina componentes oftálmicos com funcionalidades de bloqueio do comprimento de onda da luz azul e equilìbrio cromático

Country Status (13)

Country Link
US (2) US20070216861A1 (pt)
EP (1) EP2008151A4 (pt)
JP (1) JP2009530687A (pt)
KR (1) KR101399348B1 (pt)
CN (1) CN101443694A (pt)
AU (1) AU2007227389B2 (pt)
BR (1) BRPI0709038A2 (pt)
CA (1) CA2645742A1 (pt)
IL (1) IL194226A (pt)
MX (1) MX2008012004A (pt)
SG (1) SG170738A1 (pt)
WO (1) WO2007109202A2 (pt)
ZA (1) ZA200808732B (pt)

Families Citing this family (56)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8500274B2 (en) * 2000-11-03 2013-08-06 High Performance Optics, Inc. Dual-filter ophthalmic lens to reduce risk of macular degeneration
US8403478B2 (en) 2001-11-02 2013-03-26 High Performance Optics, Inc. Ophthalmic lens to preserve macular integrity
US7520608B2 (en) * 2006-03-20 2009-04-21 High Performance Optics, Inc. Color balanced ophthalmic system with selective light inhibition
US7556376B2 (en) 2006-08-23 2009-07-07 High Performance Optics, Inc. System and method for selective light inhibition
US8113651B2 (en) 2006-03-20 2012-02-14 High Performance Optics, Inc. High performance corneal inlay
US20120075577A1 (en) 2006-03-20 2012-03-29 Ishak Andrew W High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
US8882267B2 (en) 2006-03-20 2014-11-11 High Performance Optics, Inc. High energy visible light filter systems with yellowness index values
US9377569B2 (en) 2006-03-20 2016-06-28 High Performance Optics, Inc. Photochromic ophthalmic systems that selectively filter specific blue light wavelengths
US8360574B2 (en) * 2006-03-20 2013-01-29 High Performance Optics, Inc. High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
CN101501553B (zh) 2006-06-12 2011-12-28 高性能光学公司 具有选择性光抑制的色平衡的眼科系统
WO2008057990A2 (en) * 2006-11-03 2008-05-15 The Lagado Corporation Optical devices with reduced chromatic aberration
US7976157B2 (en) 2007-05-08 2011-07-12 Gunnar Optiks, Llc Eyewear for reducing symptoms of computer vision syndrome
US20100149483A1 (en) * 2008-12-12 2010-06-17 Chiavetta Iii Stephen V Optical Filter for Selectively Blocking Light
CA2747969C (en) * 2008-12-22 2017-09-19 The Medical College Of Wisconsin, Inc. Method and apparatus for limiting growth of eye length
JP2012093689A (ja) 2010-09-29 2012-05-17 Nikon-Essilor Co Ltd 光学部品およびその製造方法
JP5173076B2 (ja) * 2010-09-29 2013-03-27 株式会社ニコン・エシロール 光学部品およびその製造方法
EP2602654B1 (en) * 2011-12-08 2023-04-19 Essilor International Ophthalmic filter
US9588358B2 (en) * 2012-05-29 2017-03-07 Switch Materials, Inc. Optical filter comprising a variable transmittance layer
US9798163B2 (en) 2013-05-05 2017-10-24 High Performance Optics, Inc. Selective wavelength filtering with reduced overall light transmission
US9885885B2 (en) 2013-11-27 2018-02-06 3M Innovative Properties Company Blue edge filter optical lens
US9739916B2 (en) * 2014-03-20 2017-08-22 3M Innovative Properties Company Circadian rhythm optical film
CN111239880B (zh) * 2014-04-03 2022-06-14 詹姆斯·M·加拉斯 评估和选择最小化眩光和色觉丧失的滤光器的装置
US9683102B2 (en) 2014-05-05 2017-06-20 Frontier Scientific, Inc. Photo-stable and thermally-stable dye compounds for selective blue light filtered optic
US10642087B2 (en) 2014-05-23 2020-05-05 Eyesafe, Llc Light emission reducing compounds for electronic devices
US10901125B2 (en) 2014-05-23 2021-01-26 Eyesafe, Llc Light emission reducing compounds for electronic devices
JP6413062B2 (ja) * 2014-07-18 2018-10-31 東海光学株式会社 近視矯正を必要としない人のためのサングラス用のレンズの設計方法
WO2016118193A1 (en) 2015-01-19 2016-07-28 Optimeyes4U, Inc. Ophthalmic spectacle lenses, materials and method
EP3371645A1 (en) 2015-11-06 2018-09-12 Essilor International Optical article protecting from blue light
US10191305B2 (en) 2015-12-30 2019-01-29 Signet Armorlite, Inc. Ophthalmic lens
US9995950B2 (en) 2016-01-29 2018-06-12 Carl Zeiss Vision International Gmbh Spectacle lens for car drivers
WO2017145024A1 (en) 2016-02-22 2017-08-31 Novartis Ag Uv-absorbing vinylic monomers and uses thereof
US10268053B2 (en) 2016-02-22 2019-04-23 Novartis Ag UV/visible-absorbing vinylic monomers and uses thereof
EP3296351B1 (en) * 2016-09-20 2022-06-29 Essilor International Polycarbonate resin compositions with consistent color and stable blue-cut performance
EP3296775A1 (en) * 2016-09-20 2018-03-21 Essilor International Apparatuses and methods for blue-cut lenses
EP3327091B1 (en) * 2016-11-23 2023-01-18 Essilor International Epoxy functional composition protecting dyes from photo-degradation and cured coatings prepared therefrom
CN106772744B (zh) * 2017-03-24 2018-11-27 杭州灯之塔科技有限公司 一种色平衡的防蓝光镜片、眼镜、装备及其制造方法
US10433951B2 (en) 2017-05-22 2019-10-08 Rxsight, Inc. Depth of focus and visual acuity using colorized apodization of intra-ocular lenses
CA3038077C (en) * 2017-09-29 2021-05-18 Hoya Lens Thailand Ltd. Spectacle lens and spectacles
JP6473281B1 (ja) 2017-09-29 2019-02-20 ホヤ レンズ タイランド リミテッドHOYA Lens Thailand Ltd 眼鏡レンズおよび眼鏡
AU2018334588B2 (en) * 2017-09-29 2020-03-26 Hoya Lens Thailand Ltd. Spectacle lens and spectacles
US11993037B1 (en) 2018-03-02 2024-05-28 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens displaying improved vision attributes
US10935695B2 (en) 2018-03-02 2021-03-02 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Polymerizable absorbers of UV and high energy visible light
US11543683B2 (en) 2019-08-30 2023-01-03 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Multifocal contact lens displaying improved vision attributes
US12019316B2 (en) * 2018-06-12 2024-06-25 Essilor International Color-balanced lenses exhibiting reduced blue light transmittance
TW202033989A (zh) * 2018-08-24 2020-09-16 荷蘭商帝斯曼知識產權資產管理有限公司 藍色邊緣濾光片透鏡
US11585962B2 (en) * 2018-10-19 2023-02-21 Racing Optics, Inc. Transparent covering having anti-reflective coatings
US11810532B2 (en) 2018-11-28 2023-11-07 Eyesafe Inc. Systems for monitoring and regulating harmful blue light exposure from digital devices
US11592701B2 (en) 2018-11-28 2023-02-28 Eyesafe Inc. Backlight unit with emission modification
US10955697B2 (en) 2018-11-28 2021-03-23 Eyesafe Inc. Light emission modification
US11126033B2 (en) 2018-11-28 2021-09-21 Eyesafe Inc. Backlight unit with emission modification
JP7342651B2 (ja) * 2018-11-29 2023-09-12 東レ株式会社 フィルム
JP2021002025A (ja) * 2019-06-21 2021-01-07 パナソニックIpマネジメント株式会社 色覚補正レンズ及び光学部品
US11958824B2 (en) 2019-06-28 2024-04-16 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Photostable mimics of macular pigment
US10971660B2 (en) 2019-08-09 2021-04-06 Eyesafe Inc. White LED light source and method of making same
KR102444567B1 (ko) * 2020-10-27 2022-09-19 나노아이텍(주) 개선된 코팅 층을 가진 코팅 렌즈 및 이를 위한 증착 방법
WO2022204593A1 (en) * 2021-03-26 2022-09-29 Perkinson Alvin P Eyewear lenses

Family Cites Families (90)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL300132A (pt) * 1962-11-19
US4043637A (en) * 1973-06-15 1977-08-23 American Optical Corporation Photochromic light valve
US4017292A (en) * 1975-11-28 1977-04-12 Corning Glass Works Process for making multifocal photochromic ophthalmic lens
US5054902B1 (en) * 1975-12-29 1998-06-23 William J King Light control with color enhancement
US4390676A (en) * 1976-11-15 1983-06-28 Schering Corporation Ultraviolet absorbing lenses
US4247177A (en) * 1979-01-15 1981-01-27 Marks Alvin M 3D Multichrome filters for spectacle frames
US4952046A (en) * 1982-02-26 1990-08-28 Stephens James B Optical lenses with selective transmissivity functions
US4581288A (en) * 1983-10-20 1986-04-08 Corning Glass Works Composite photochromic lenses
US4698374A (en) * 1984-06-08 1987-10-06 Gallas James M Optical lens system incorporating melanin as an absorbing pigment for protection against electromagnetic radiation
US4679918A (en) * 1984-10-23 1987-07-14 Ace Ronald S Ophthalmic glass/plastic laminated lens having photochromic characteristics and assembly thereof
WO1988002871A1 (en) * 1986-10-16 1988-04-21 Suntiger, Incorporated Ultraviolet radiation and blue light blocking polarizing lens
JPH07113710B2 (ja) * 1987-01-16 1995-12-06 ホ−ヤ株式会社 サングラス
US4878748A (en) * 1987-02-26 1989-11-07 Suntiger, Inc. Ultraviolet radiation and blue light blocking polarizing lens
US5177509A (en) * 1987-02-26 1993-01-05 Suntiger, Inc. Ultraviolet radiation and blue light blocking polarizing lens
US4793669A (en) * 1987-09-11 1988-12-27 Coherent, Inc. Multilayer optical filter for producing colored reflected light and neutral transmission
US5172256A (en) * 1988-01-19 1992-12-15 Sethofer Nicholas L Liquid crystal variable color density lens and eye protective devices incorporating the same
US5374663A (en) * 1988-03-03 1994-12-20 Hoya Corporation Process for producing cyanopsia-correctable intraocular lens
CA1316728C (en) * 1988-04-01 1993-04-27 Michael J. Simpson Multi-focal diffractive ophthalmic lenses
US4826286A (en) * 1988-05-06 1989-05-02 Thornton Jr William A Filter with three-band transmission for good seeing
DE3837884A1 (de) * 1988-11-08 1990-05-10 Mutzhas Maximilian F Lichtfilter zur verbesserung des sehens
KR930006714B1 (ko) * 1990-12-13 1993-07-23 삼성전관 주식회사 Lcd용 청색필터
US5470932A (en) * 1993-10-18 1995-11-28 Alcon Laboratories, Inc. Polymerizable yellow dyes and their use in opthalmic lenses
US5694240A (en) * 1994-06-24 1997-12-02 Bausch & Lomb Incorporated Multilayer anti-reflective and ultraviolet blocking coating for sunglasses
US5521765A (en) * 1994-07-07 1996-05-28 The Boc Group, Inc. Electrically-conductive, contrast-selectable, contrast-improving filter
US5617154A (en) * 1994-10-28 1997-04-01 Flexlens Light filtering contact lens
US5534041A (en) * 1994-11-07 1996-07-09 Corning Incorporated Method of making laser eyewear protection
US6277940B1 (en) * 1997-08-20 2001-08-21 Menicon Co. Ltd Material for a soft intraocular lens
US6326448B1 (en) * 1997-08-20 2001-12-04 Menicon Co., Ltd. Soft intraocular lens material
US6793339B1 (en) * 1997-10-21 2004-09-21 Sola-International Holdings, Ltd. Coated sunglass lens
US6158862A (en) * 1997-12-04 2000-12-12 Alcon Laboratories, Inc. Method of reducing glare associated with multifocal ophthalmic lenses
US6145984A (en) * 1997-12-23 2000-11-14 Maui Jim, Inc. Color-enhancing polarized lens
US6604824B2 (en) * 1998-02-23 2003-08-12 Charles P. Larson Polarized lens with oxide additive
EP1018038B1 (de) * 1998-07-23 2002-09-18 Optische Werke G. Rodenstock Photochromer kunststoffgegenstand
AU1894799A (en) * 1998-09-08 2000-03-27 Isle Firestop Ltd. Combustion retardant for polymeric materials
AU750198B2 (en) * 1998-11-16 2002-07-11 Rodenstock Gmbh Neutral-colored gray photochromic plastic object
EP1173790A2 (en) * 1999-03-01 2002-01-23 Boston Innovative Optics, Inc. System and method for increasing the depth of focus of the human eye
US6986579B2 (en) * 1999-07-02 2006-01-17 E-Vision, Llc Method of manufacturing an electro-active lens
US6231183B1 (en) * 1999-07-06 2001-05-15 Stephen M. Dillon Optical lens structure and method of fabrication thereof
US20020042653A1 (en) * 1999-11-23 2002-04-11 Copeland Victor L. Blue blocking intraocular lens implant
US6305801B1 (en) * 1999-12-02 2001-10-23 Peakvision, Llc Contact lens with filtering for outdoor sporting and recreational activities
DE10026717A1 (de) * 2000-05-30 2001-12-13 Rodenstock Optik G Photochromer Kunststoffgegenstand mit permanent gesteigertem Kontrast
US20040070726A1 (en) * 2000-11-03 2004-04-15 Andrew Ishak Waterman's sunglass lens
US8403478B2 (en) * 2001-11-02 2013-03-26 High Performance Optics, Inc. Ophthalmic lens to preserve macular integrity
US7066596B2 (en) * 2001-11-02 2006-06-27 Andrew Ishak Rugate lens for glasses
US8500274B2 (en) * 2000-11-03 2013-08-06 High Performance Optics, Inc. Dual-filter ophthalmic lens to reduce risk of macular degeneration
US20020159026A1 (en) * 2001-04-30 2002-10-31 Bernheim Edward A. Optical medium with tailored electromagnetic spectrum transmission
US6641261B2 (en) * 2001-10-06 2003-11-04 Stryker Corporation Lens for vision enhancement
US7255435B2 (en) * 2001-12-11 2007-08-14 Pratt Steven G Blue blocking tens
US6955430B2 (en) * 2001-12-11 2005-10-18 Pratt Steven G Blue blocking lens
US20030148391A1 (en) * 2002-01-24 2003-08-07 Salafsky Joshua S. Method using a nonlinear optical technique for detection of interactions involving a conformational change
US6984734B2 (en) * 2002-02-26 2006-01-10 Board Of Regents, The University Of Texas System Cyclo[n]pyrroles and methods thereto
CA2497261C (en) * 2002-08-28 2012-07-31 Robert Casper A device for the prevention of melatonin suppression by light at night
US6863848B2 (en) * 2002-08-30 2005-03-08 Signet Armorlite, Inc. Methods for preparing composite photochromic ophthalmic lenses
US7166357B2 (en) * 2003-03-20 2007-01-23 Transitions Optical, Inc. Photochromic articles that activate behind ultraviolet radiation blocking transparencies and methods for preparation
US6926405B2 (en) * 2003-06-06 2005-08-09 Younger Mfg. Co. Eyewear lens having selective spectral response
US7276544B2 (en) * 2003-09-08 2007-10-02 Bausch & Lomb Incorporated Process for manufacturing intraocular lenses with blue light absorption characteristics
US7098283B2 (en) * 2003-09-08 2006-08-29 Bausch & Lomb Incorporated Reactive yellow dyes useful for ocular devices
US20050055091A1 (en) * 2003-09-08 2005-03-10 Yu-Chin Lai Process for making silicone intraocular lens with blue light absorption properties
WO2005066694A2 (en) * 2003-12-29 2005-07-21 Advanced Medical Optics, Inc. Intraocular lenses having a visible light-selective-transmissive-region
EP1718282A4 (en) * 2004-01-15 2010-07-14 Sinai School Medicine PROCESS AND COMPOSITIONS FOR IMAGE PRESENTATION
US7645397B2 (en) * 2004-01-15 2010-01-12 Nanosys, Inc. Nanocrystal doped matrixes
US7275822B2 (en) * 2004-03-18 2007-10-02 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Progressive addition lenses with adjusted image magnification
US20050248752A1 (en) * 2004-04-30 2005-11-10 Hall Gary W Solar rating system for intraocular lens implants
EP1740999A1 (en) * 2004-04-30 2007-01-10 Advanced Medical Optics, Inc. Ophthalmic devices having a highly selective violet light transmissive filter and related methods
US20070159594A9 (en) * 2004-05-13 2007-07-12 Jani Dharmendra M Photochromic blue light filtering materials and ophthalmic devices
US8133274B2 (en) * 2004-06-18 2012-03-13 Medennium, Inc. Photochromic intraocular lenses and methods of making the same
US20060126019A1 (en) * 2004-12-10 2006-06-15 Junzhong Liang Methods and systems for wavefront analysis
JP4811701B2 (ja) * 2004-12-28 2011-11-09 山本光学株式会社 保護眼鏡用レンズ
JP2008526708A (ja) * 2004-12-30 2008-07-24 エシロール アテルナジオナール カンパニー ジェネラーレ デ オプティック 紫外線を吸収する化合物、その製造方法およびそれらを含む光学レンズ
US20060235428A1 (en) * 2005-04-14 2006-10-19 Silvestrini Thomas A Ocular inlay with locator
ES2247946B2 (es) * 2005-04-19 2006-10-01 Universidad Complutense De Madrid Lente de contacto terapeutica para ojos pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
US7842367B2 (en) * 2005-05-05 2010-11-30 Key Medical Technologies, Inc. Ultra violet, violet, and blue light filtering polymers for ophthalmic applications
TWI279165B (en) * 2005-08-09 2007-04-11 Au Optronics Corp White organic light emitting diode
US7703917B2 (en) * 2006-01-10 2010-04-27 Universidad Complutense De Madrid Therapeutic prophylactic ophthalmologic lens for pseudoaphakic eyes and/or eyes suffering neurodegeneration
US20070195262A1 (en) * 2006-02-23 2007-08-23 Herbert Mosse Method for providing a polarizing layer on an optical element
US8360574B2 (en) * 2006-03-20 2013-01-29 High Performance Optics, Inc. High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
US7556376B2 (en) * 2006-08-23 2009-07-07 High Performance Optics, Inc. System and method for selective light inhibition
US7520608B2 (en) * 2006-03-20 2009-04-21 High Performance Optics, Inc. Color balanced ophthalmic system with selective light inhibition
US8113651B2 (en) * 2006-03-20 2012-02-14 High Performance Optics, Inc. High performance corneal inlay
US9377569B2 (en) * 2006-03-20 2016-06-28 High Performance Optics, Inc. Photochromic ophthalmic systems that selectively filter specific blue light wavelengths
US20120075577A1 (en) * 2006-03-20 2012-03-29 Ishak Andrew W High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
US7364291B2 (en) * 2006-06-29 2008-04-29 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lenses with light blocking rings
US20080241951A1 (en) * 2006-07-20 2008-10-02 Visigen Biotechnologies, Inc. Method and apparatus for moving stage detection of single molecular events
CA2665490C (en) * 2006-10-03 2014-06-17 The Trustees Of The University Of Pennsylvania Method for treatment of macular degeneration
FR2907922B1 (fr) * 2006-10-30 2009-02-13 Essilor Int Procede de fabrication d'une serie de verres ophtalmiques et feuille de film utilisee dans un tel procede.
FR2908897B1 (fr) * 2006-11-17 2009-03-06 Essilor Int Lentilles ophtalmiques colorees multi-teintes.
FR2908898B1 (fr) * 2006-11-17 2009-02-06 Essilor Int Lentilles ophtalmiques colorees pour dyslexiques.
FR2908896B1 (fr) * 2006-11-17 2009-02-06 Essilor Int Lentilles ophtalmiques colorees multi-teintes pour myopes.
US7688524B2 (en) * 2008-04-24 2010-03-30 Sperian Eye & Face Protection, Inc. Laser protective eyewear having improved glare protection
US20100004330A1 (en) * 2008-07-02 2010-01-07 Li Lin Huang Anti-oxidative content material used in drink and food manufacturing method

Also Published As

Publication number Publication date
CA2645742A1 (en) 2007-09-27
IL194226A (en) 2015-04-30
US20110157546A1 (en) 2011-06-30
MX2008012004A (es) 2009-02-10
CN101443694A (zh) 2009-05-27
JP2009530687A (ja) 2009-08-27
KR20080094112A (ko) 2008-10-22
AU2007227389B2 (en) 2013-09-19
ZA200808732B (en) 2009-07-29
EP2008151A4 (en) 2009-11-11
AU2007227389A1 (en) 2007-09-27
KR101399348B1 (ko) 2014-05-27
EP2008151A2 (en) 2008-12-31
SG170738A1 (en) 2011-05-30
WO2007109202A2 (en) 2007-09-27
US20070216861A1 (en) 2007-09-20
WO2007109202A3 (en) 2008-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709038A2 (pt) sistema oftálmico que combina componentes oftálmicos com funcionalidades de bloqueio do comprimento de onda da luz azul e equilìbrio cromático
ES2668994T3 (es) Sistema oftálmico equilibrado en color con inhibición de luz selectiva
US7520608B2 (en) Color balanced ophthalmic system with selective light inhibition
JP6710177B2 (ja) 改良型コントラスト感度を提供する高性能選択型光波長フィルタリング
CN111292615B (zh) 提供改进的对比灵敏度的高性能选择性光波长过滤
US20080186448A1 (en) High performance selective light wavelength filtering providing improved contrast sensitivity
JP2015135495A (ja) 特定の青色光波長を選択的にフィルタ除去するフォトクロミック眼科システム

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL