BRPI0708966A2 - transferência de capacidade estendida entre um equipamento de usuário e uma rede sem fio - Google Patents

transferência de capacidade estendida entre um equipamento de usuário e uma rede sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708966A2
BRPI0708966A2 BRPI0708966-0A BRPI0708966A BRPI0708966A2 BR PI0708966 A2 BRPI0708966 A2 BR PI0708966A2 BR PI0708966 A BRPI0708966 A BR PI0708966A BR PI0708966 A2 BRPI0708966 A2 BR PI0708966A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
message
send
indicator
additional information
Prior art date
Application number
BRPI0708966-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen W Edge
Sven Fischer
Xiaoyun Jiang
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Priority claimed from US11/688,775 external-priority patent/US8848653B2/en
Publication of BRPI0708966A2 publication Critical patent/BRPI0708966A2/pt
Publication of BRPI0708966B1 publication Critical patent/BRPI0708966B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/22Processing or transfer of terminal data, e.g. status or physical capabilities
    • H04W8/24Transfer of terminal data

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

TRANSFERêNCIA DE CAPACIDADE ESTENDIDA ENTRZ UM EQUIPAMENTO DE USUáRIO E UMA REDE SEM FIO. Técnicas para transferir novas informações de capacidade de uma forma retrocompatível e eficiente são descritas. Um equipamento de usuário (UE) pode enviar um indicador de capacidade nova para uma rede sem fio para indicar que o UE tem informações de capacidade nova a serem enviadas. Esse indicador de capacidade nova pode ser implementado com um bit sobressalente em um elemento de informações incluido em uma mensagem inicial enviada para a rede. A rede pode solicitar as informações ou indicar que pode receber as informações. O UE pode então enviar as informações de capacidade nova para a rede depois de receber a solicitação ou a indicação. Alternativamente, a rede pode comunicar que suporta a transferência das informações de capacidade nova, por exemplo, através de uma mensagem de broaclcast ou uma mensagem de unicast. O UE pode então enviar informações de capacidade nova a qualquer momento para a rede, sem ter que enviar o indicador de capacidade nova.

Description

"transferência de capaci0ft0e estendida entre um equipamentode usuário e oma rede sem fio"
O presente pedido reivindica prioridade do pedido
provisório co-pendente o.S. No. 60/784.587, intitulado
EXTENDED CAPAB1L1TY TRANSFER IN A WIRELESS NETWORK -depositado em ; 20 de março de 2006, cedido para 'ocessionário da presente invenção e incorporado aqui porreferência.
fundamentos
Campo
A presente invenção se refere geralmente àcomunicação, mais especificamente a técnicas detransferência de capacidades entre um equipamento déusuarxo (UE, e uma rede de comunicação sem fio.
Fundamentos
um UE (por exemplo, um telefone celular) pode secomunicar com U^la rede de comunicação sem fio a fim deObter Var1OS serviços de comunicação tal como voz, videopacotes de dados, mensagens, broadcast, etc. O UE pode séregistrar com . uma rede antes da obtençâo de quaisquerserviços. Durante o registro, o UE pode fornecer uma Ustade sua oapaoidades para a a rede , e a rede pode da mesmaforma, fornecer uma Iista de suas capacidades para o UE. OUE e a rede também podem trocar car üstas de capacidadesquando o OE acessa a rede antes ou depois do registro, poexemplo, quando;o UE acessa uma nova estaco base. cL,ata de capacidade pode permitir que a entidade recipienteou a rede,: saiba quais as capacidades que a entidaderemetente suporta e, dessa forma. quais capacidades Icaracterísticas que podem ser invocadas . utilizadaz paravanos serviços.A rede pode realizar broadcast de algumas outodas -as suas capacidades. Isso pode então permitir que oUE além de outros UEs recebam as capacidades de rede semter que trocar sinalização com a rede. A rede tanfcém podeenviar suas capacidades de maneira ponto-a-ponto para o UE
Nesse caso, o UE deve ser registrado (ou durante o ato d^registro) com a rede e pode interagir explicitamente com arede para obtenção das capacidades de rede.
O DE pode enviar suas capacidades para a rede deuma maneira ponto-a-ponto antes, durante ou depois doregistro. 0 UE pode tamhém enviar suas capacidades emoutros casos, tais como quando entra em um estado ativo coma rede a fim de invocar um serviço na rede ,por exemplo,realizando uma chamada de saida), para responder a umasolicitação de paging da rede por algum serviço invocadopela rede, por exemplo, recebendo uma chamada entrante,etc.
O UE pode enviar suas capacidades em um elementode informações para rede a rede pode, da mesmaforma, enviar suas capacidades no mesmo ou em outroelemento de informações para o UE. Ura elemento deinformações pode ser um parâmetro que pode ser incluído emuma mensagem e pode ser definido com campos específicos decomprimentos específicos. Capacidades diferentes podem sertransportadas através de campos diferentes do elemento deinformações.
O UE e a rede podem transferir informações decapacidade utilizando mensagens e elementos de informaçõesespecíficos capazes de conduzir capacidades conhecidas nomomento em que as mensagens e os elementos de informaçõessao definidos. No entanto, novas capacidades podem seradicionadas à medida que a tecnologia sem fio evolui àmedida que o projeto do UE é aperfeiçoado, etc. Ahabilidade de se incluir informações em novas capacidadesutilizando mensagens e elementos de informações existentespode ser restrita, por exemplo, visto que as mensagens e oselementos de ,informações existentes nSo podem serexpandidos para incluir novas informações de capacidade.
Novas mensagens e/ou novos elementos de informações podemser definidos para o transporte de novas informações decapacidade. No entanto, essas novas mensagens e/ouelementos de informações podem causar problemas decompatibilidade para os UEs e as redes que nâo suportamessas novas mensagens e/ou novos elementos de informações.
Adicionalmente, essas novas mensagens e/ou elementos deinformações podem ter impactos de implementacao nasentidades de rede que os transportam.
Existe, então, uma necessidade na técnica de secriar técnicas para a transferência de novas informações decapacidade retrocompatíveis e/ou com pouco ou nenhumimpacto no implementação.
SUMÁRIO
Técnicas para transferência de novas informaçõesde capacidade de forma eficiente e retrocompativel s.odescritas aqui. Hm um aspecto, um ÜE pode enviar um novoindicador de capacidade para Uma rede sem fio para indicarque o o. tem novas informações de capacidade para enviar eque o UE pode enviar as informações. Esse indicador de novacapacidade pode ser implementado com um bit sobressalenteem um elemento de informações incluido em uma mensagemenviada pelo ÜE para a rede. As informações de capacidadenova podem compreender qualquer informações que não seiatransferida no eXemento de informações enviado para a rede.
Se a rede suportar a transferência de novas informações capacidade e reconhecer o novo indicador de capa idadeentão a rede Pode solicitar as informações ou indicar qupoda receber as informações. 0 UE pode enviar as novasinformações de capacidade para a rede depois de receber asolicitação ou indicação da rede.
Em outro aspecto, a rede pode mostrar qUe suportaa transferência de novas informações de capacidade, pôrexemplo, através de uma mensagem de broadcast enviada paratodos os UEs ou. uma mensagem de unicast enviada para o UE0 UE pode então enviar as novas informações de capacidade áqualguer momento para a rede, sem precisar enviar o novoindicador de capacidade.
Vários aspectos e características da invenção Sãodescritos em maiores detalhes abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 ilustra implementação que incluivarias redes sem fio;
A figura 2a ilustra um elemento de informaçõespara Marca de Classe de Estação Móvel (MS) 1;
A figura 2b ilustra um elemento de informaçõespara Marca de Classe MS 2;
A figura 2c ilustra um elemento de informaçõespara Marca de Classe MS 3;
As figuras 3 e 4 ilustram fluxos de mensagem paradois projetos de transferência de novas informações decapacidade de U1T1 UE para uma rede sem fio;
As figuras 5 e 6 ilustram dpis processos para atransferencia de novas informações de capacidade;
A figura 7 ilustra um diagrama em bloco de um UEuma estação base, e uma entidade de rede.
DESCRIÇÃO DETStHMlA
As técnicas descritas aqui podem ser utilizadasara varias redes de comunicação sem fiò tais como red dSistema Global de Comunicações Màveis (GSM), rede/doSistema Universal de Telecomunicações Mõvel (UMTS, redede Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA)/ redes deárea local sem fio (WLANs), etc. Os termos "rede" e"sistema» são: freqüentemente utilizados de formaintercambiável. Uma rede GSM utiliza a tecnologia de rádioGSM. Uma rede UMTS pode utilizar CDMA de Banda Larga oualguma outra tecnologia de rádio. Uma rede CDMA podeutilizar CDMA2000 IX, CDMA2000 IxEV-DO, ou alguma outFatecnologia de rádio de cdma2000. Uma WLAN pode utilizar uktecnologia de rádio de IEEE 802.11, Hiperlan, etc. W-CDMA eGSM são descritas nos documentos de uma organização chamada"3rd Generation Partnership Project» (3GPP). cdma2000 édescrito em documentos de uma organização chamada de »3rdGeneration Partnership Project 2» (3GPP2). Esses documentosestão publicamente disponíveis.
A figura 1 ilustra uma implementação 100 queinclui uma rede GSM 110, uma rede UMTS 120, uma rede CDMA130, e uma WLAN 140. Por motivos de simplicidade, apenas umcaso de alguma, entidades de rede é ilustrado para cada umadas redes 110, 120, 130, 140.
A rede GSM 110 inclui Estações Transceptoras Base(BTSs) 112 que, se comunicam com os UEs dentro da área decobertura da rede GSM. Um Controlador de Estação Base (BSC)114 é acoplado às BTSs 112 e fornece coordenação e controlea essas BTSs. Um Centro de Comutação Móvel/Nó de SuporteGPRS Servidor (MSC/SGSN) Il6 é acoplado ao BSC 114 e umarede núcleo 118 e realiza várias funções tal como oroteamento de dados, o MSC 116 suporta os serviços decomutação por circuito para os UEs se comunicando com arede GSM 110. o SGSN 116 suporta o.Serviço de Rádio dePacote Geral (GPRS) e fornece serviços comutados porpacotes para os UEs se comunicando com a rede GSM 110 Arede núcleo 118 inclui várias entidades.que suportam váriosserviços para a rede GSM 110. A rede núcleo 118 pode seracoplada a uma Rede de Telefonia Comutada Pública (PSTN)e/ou uma rede de dados (por exemplo, a Internet) 148.
A rede UMTS 120 inclui Nós B 122 que se comunicamcom os UEs dentro da área de cobertura da rede UMTS. UmControlador de Rede de Rádio (RNC) 124 é acoplado aos Nõs B122 e fornece coordenação e controle para esses nós B. UmMSC/SGSN 126 é acoplado ao RNC 124 e uma rede núcleo 128 erealiza o roteamento e outras funções. A rede núcleo 128suporta vários serviços para a rede UMTS 120 e pode seracoplada à PSTN ou rede de dados 148.
A rede CDMA 130 inclui BTSs 132 que se comunicamcom os UEs dentro da área de cobertura da rede CDMA. Um BSCe possivelmente uma Função de Controle"de Pacote (PCF) 134são acoplados às BTSs 132 e fornecem coordenação e controlepara essas BTSs. Um MSC ou um Nó Servidor de Dados emPacote (PDSN) 136 é acoplado ao BSC (+PCF) 134 e uma redenúcleo 138. O BSC 134 e o MSC I36 suportam servicoscomutados por circuito ao passo que PCF 134 e PDSN I36suportam serviços comutados por pacotes. PCF 134 estápresente para PDSN I36. A rede núcleo I38 suporta váriosserviços para a rede CDMA I30 e pode ser acoplada à PSTN ourede de dados 14'8.
WLAN 140 inclui pontos de acesso 142 que secomunicam com os UEs dentro da área de cobertura da WLAN.Um roteador 144 é acoplado aos pontos de acesso 142 eroteia os dados para esses pontos de acesso, o roteador I34também pode ser acoplado a outras entidades e/ou redes Porexemplo, o roteador 134 pode ser acoplada a uma rede3GPP, que pode incluir um Gateway de Acesso WLAN (WAG) e umGateway de Acesso de Dados em Pacote (PDS). A rede MLÍU)3GPP pode ser acoplada a uma rede núcleo 3GPP, por exemplo,a rede núcleo U8 ou 128. Alternativamente ouadicionalmente, o roteador 134 pode ser acoplado a umaFunção de Interfuncionamento de Dados em pacotes(PDIF),que pode ser acoplada a uma rede nucleo 3GPP2, por exemploa rede núcleo 138.
Um UE 150 pode ser caoaz de se comunicar apenascom a rede GSM-110- apenas com a rede UMTS 120 apenas coma rede CDMA 130, ambas as redes GSM 110 e as redes UMTS120, ou alguma outra rede ou combinacoes de redes.O UE 150pode ser estancionario ou movel e tamben pode ser referidocomo una estacao movel.um terminal, um equipamento movel,uma unicade de assinante , uma estacao, etc.Os termos :UE","estacao movel" e "terminal" sao sinonimos e sao utilizadosde forma intercambiavel aqui. O UE 150 pode ser um telefonecellular ,um assistente digital pessoal )PDA), umdispositivi de comunicacao sem fio , um disposirivoportatil, um modem sem fio, um computador laptop, etc, O UE150 pode se comunicar com uma ou mais estacoes base em umarede sem fio downlink e/ou uplink em qualquer momentodeterminado. Downlink(ou link diretso ) se refere ao link de comunicacao a partir das estacoes base para o UE, e o uplink(ou link reverso) se refere ao link de comunicacaodo UE para as estacoes base. Uma estacao base podecorresponder a uma BTS, um No B, um ponto de acesso , etc.
As tecnicas desritas aqui podem ser utilizadas para varias redes de comunicacao sem fio. Por motivos de clareza, determinados aspectos das tecnicas sao descritospara as redes GSM e UMTS.
O UE poed enviar suas capacidades para uma redesem fio (por exemplo, rede GSM 110 ou rede UMTS 120)durante o registro com a rede e possivelmente em outrosmomentos. Por exemplo, o Ue pode enviar suas capacidades em um elemento de informacoes para Marca de Classe de EstacaoMovel (MS) 1, 2 ou 3 definida em 3GPP Versao 6. A marca de Classe MS 1 fornece a rede informacoes referente aosaspectos de alta Prioridade do UE a μ
fornece 4 rede ^f0rraa5ses «^J « MS 2
^ -1» Prioridade do ÜE 7MaSPeCt- '«to de3 fornece à rede lnform refedr°en"tEe/ ^ Classe MS
5 as ——a Marca de cuiriT ar—-
indicar as característica«. ■ °U 3 podêm
ciiscicas gerais do m? «
— na qual a rede manuseia a operaçâo do J 3
«arca de J ™ o de inforraaç9es de
0 comprimento, o octeto Ii , ' ^ ^ d°ÍS °«etos dede informações (IE1) para ! ^ ™ de elemento
--i acampo jcreMs i^0--
envio controlado de marca de classe , * ^ *
. -o de algoritmo de ^^TJT "
' capacidade de potência d* „ · Campo de
potência de radiofreqüência trp,
sobressalente (que é ilustrado „ ' * um bit
- * * — ^ Γ^ΓΓ "
versões anteriores de 3GPP) p. Sa° 6 e em
ώ 24 · °08, intitulado "Móbile ^T"sPecification; Core net„ork protocol 3
publicamente disp0nivel. pr0t0c^'' Stage 3," que é
-ca de ÃcÍlrM2sb T^ M;lement0 * -
comprimento, o octeto ι · \ ^ ^ °1η°° octetOs de
LU ι inclui um TfT
=Iasse MS 2. o octeto 2 inclui o „ 3 de
informações de «arca de ciasse ΓΓΓ * *
todos os campos no octeto 2 do , °Ctet° 3 in°lui
«arca de ciasse MS ι o ° da
U!> 1· o octeto 4 incJ in-capacidade de pseudo-ςιηρ · lncl^i um campo de. pí,euao sincronização fPS>
indicador de triagem de serviço . ι °3ΠΙΡΟ de
—— - mensagem curta ^ T^ ^
" n°tif— - serviço de broadcasT Γ" ^campo de recepção de notif - V°Z (VBS)'
n0tlflCaÇa° dS de chamada devoz em grupo (VGCS), um campo de capacidade de freqüência(PC), e um bit sobressalente configurado para zero. oocteto 5 inclui um campo de marca de classe 3 (CM3), umcampo de capacidade de valor adicional (VA) de serviços delocalização (LC$), um campo de Unicode (UCS2), um campo desuporte de áreas de serviço localizadas (SoLSA), um campode aviso de ,erviço (CMSP) de gerenciamento de conexão(CM), um campo de algoritmo A5/3, um campo de algoritmo deencriptação A5/2, e um bit sobressalente configurado parazero. -Esses campos são descritos em 3GPP TS 24.008.
A figura 2c ilustra um elemento de informações deMarca de Classe 3 MS 230, que pode ter até 14 octetos decomprimento. Esse elemento de informações inclui um númerode campos que são codificados de acordo com as regras CSN 1descritas em :3GPP TS 24.007, intitulado "Mobile radioxnterface signalling layer 3; General.aspectos,» Anexo BAlguns campos são mandatórios e possuem formato fixoalguns campos são opcionais e podem ser incluídos pellconfiguração de um bit, e alguns campos possuem formatosflexíveis que podem ser indicados por um ou mais bits decabeçalho. Em 3GPP versão 6, o elemento de informações deMarca de Classe MS 3 inclui um bit sobressalenteConfigiirado para zero no começo e pode incluir um ou maisbits sobressalentes configurado para zero no final. Apesarde não ser definido em 3GPP versão 6, um bit de extensãopode ser adicionado ao elemento de informações de marca de
classe MS 3 para indicar novas informações de capacidadecomo ilustrado na figura 2c.
Como Ilustrado nas figuras 2a a 2c, os elementosde informações ,para as marcas de classe MS 1, 2 . 3 podemindicar várias capacidades do UE, tal como algoritmos deencriptação suportados, capacidade de potência de RFhabilidade de ser notificada sobre uma solicitação dllocalização geográfica para o UE, etc. 0 UE pode enviarsuas capacidades em um ou mais elementos de informações demarca -de classe em uma mensagem de Solicitação de ServiçoCM, uma mensagem de Solicitação de Restabelecimento de CM,uma mensagem dè, Solicitação de Atualização de Localização,uma mensagem de Resposta a Paging, etc. O UE pode enviaruma mensagem de Solicitação de Serviço CM para solicitar oestabelecimento de conexão comutada por circuito, ativaçãode serviços suplementares, transferência de mensagem curtaserviços de localização, etc. O UE pode enviar uma mensagemde Solicitação Restabelecimento de CM para solicitarRestabelecimento de uma conexão. 0 UE pode enviar amensagem de Solicitação de Atualização de Localização parasolicitar a atualização de seu arquivo de localização oupara solicitar anexação IMSI. O UE pode enviar a mensagemde Resposta a Paging como uma resposta a uma mensagem deSolicitação de:Paging. Essas mensagens são descritas em3GPP TS 24.008 e em 3GPP TS 44.018, intitulado "Mobileradio interface layer 3 specification; Radio ResourceControl (RRC) protocol," ambos os quais são publicamentedisponíveis.
Os elementos de informações da marca de classepossuem comprimentos máximos fixos, e a maior parte dosbits em cada elemento de informares de marca de classe sàoutilizados atualmente. Em 3GPP versão 6, o elemento deinformações de marca de classe MS 1 possui um único bitsobressalente, o elemento de informações de marca de classeMS 2 possui três bits sobressalentes, e o elemento deinformações de marca de classe MS 3 possui alguns bitssobressalentes. Os bits sobressalentes podem ser Utilizadospara conduzir novas capacidades do UE. No entanto, o númerolimitado de bits sobressalentes e a limitação do tamanhomáximo de elemento de informações no caso da marca deClasse MS 3 Significa gue apena poucas capacedades podemser Conduzidas diretamente com esses bits sobresalentes.
Um novo elemento de informacoes pode ser sobressalentes.Para transportar Informações de capacidade nove / adicioal.
na descricao aqi feita, informacoes de capacidade "nova" einformações de "capacidade"adicional" sao sinonimos e saoutilizados de. forma intercambiaval. O elemento de mformaçoes novo pode Ser inclido em uma mensagem(poexemplo, uma mensagem de solicitacao de Servico CM) enviada inicialmente pelo UE para a rede.Isso entao permitiria quea rede obdtivesse as informacoes de capacidade nove a partirda mensagem inicial pode ser limitado devido as restricoesimpostas durante o transporte da mensagem do UE para arede. A limitacao do tamanho da mensagem para algumasmensagems transportando os elementos de informacoes demarca de classe MS 1,2,e 3 e de 20 octetos em GSM, ealgumas mensagens ja estao muito proximas desse limite.
Em um aspecto, o UE pode transferir informacoede capacidade nove para a rede pelo envio , em primeirolugar, de um indicator de capacidade nove indicar queo UE possui informacoe de capacidade nove pare enviar eque o UE pode enviar as informacoe. Esse indicator de capacidade nove pode ser implemento com qualquer bitsobressamente em qualquer elemento de informacoes de marcade classe e pode ser enviado em uma mensagem inicial para arede. Se rede suportar a transferencia das informacoes decapacidade nove e reconhecer o indicador de capacidadenova , entao, a rede solicitar as informacoes ouindicat que pode receber as informacoes. O UE pode entaoenviar as informacoe de capacidade nove para a rede depoisde receber a solicitacao ou indicacao da rede.A figura 3 ilustra um pro1etomensagem 300 para P 3 de ™ fluxo de
.,para transferência das capacidade nova do UF "formações de
ao ue para a rede o np
mensagem de Solicitado P°de envia^ uma
"iicitaçao de Serviço CM [„, = i5 mensagem) que pode inclui_ „m <OU al^uma °utra
' -rc. de classe MS 2 (IE, tOe
nesse elemento de infl sob^aiente
exemplo, bit 7 do octTtTconfigurado para W binãrio 10 P°SSUi i^ormaçaes de capacidade nlva a configuração de -um- binãrio Utili2ado quando o bit é sobres b^rio pode ser LUtT foi programada para procurar me
wturar o mesmo e pode
como uma indicação da habilidade do UE d
informações. Om BTS/BSC pode receber essa me
encaminha-la para um Msc ,etapa 314)mensagem e responder con Ulna P°de reCeber Serviço CM «etapa 316
20 B.S/BSC para o Jtetapa'318g;e pelo
inoluidas
transferência das inf suportar atectado a capaciUT Winformações de capacidade, o Msc pode
de Sollcitaçâo de Capacidade UE (ou ala
Par, solicitar as informaçaes (e Ipa 32Γ
30 receber essa ,ensagem do MSC Te BTS/BSC
(etapa 324). encaminhá-la para o 0E
0 DE pode receber a mensagem de So1-Capacidade UE e Solicitação de
reconhecer que o Mqr- .
1 e MSC suporta e desejatransferir as informações de capacidade nova. o UE podeentão enviar as informações de capacidade nova em umamensagem de Resposta de Capacidade de UE (ou alguma outèamensagem, (etapa 326). o BTS/BSC pode receber essa mensagemdo DE e encaminhá-la para o MSC (etapa 328). o MSC podereceber a mensagem de Resposta de Capacidade UE e armazenaras informações de capacidade nova incluida na mensagem(etapa 330). 0 MSC pode controlar a operação do DE com basenas capacidades do UE recebidas na mensagem de Solicitaçãode serviço CM inicial, as capacidades UE novas/adlcionaisrecebidas na mensagem de Resposta de Capacidade UEsubseqüente.
Em geral, as informações nas etapas 322, 324 326e 328 pode ser enviada em novas mensagens nâo-definidás em3GPP versão 6, elementos de informações novas nas mensagensexistentes, ou novo conteúdo para elementos de informaçõesexistente nas mensagens existentes, etc.
Em outro projeto, o MSC recebe o indicador decapacidade nova do UE e envia uma indicação (ao invés damensagem separada) de que o MSC pode receber as informaçõesde capacidade nova. Essa indicação pode ser um indicador ouum bit designado que pode ser incluído em qualquer mensagemenviada para o UE, por exemplo, a mensagem de Aceitação deServiço CM na etapa 316.
No exemplo ilustrado na figura 3, as mensagenssao trocadas entre o UE e o MSC através do BTS/BSC paratransferir informações de capacidade do UE para o MSC Emgeral, o UE pode transferir informações de capacidade paraqualquer entidade de rede designada para receber asinformações de capacid.de. 0 UE pode enviar diferentesinformações de capacidade para diferentes entidades derede. Por exemplo, as informações de capcidade nas marcasde classe MS 1, 2 e 3 podem ser envxadas para diferentesentidades de rede.
No Projeto descrito acima, o UE enviainicialmente o elemento de informacaoes de marca de classeMS 2 com o indicador de capacidade nova para um MSC. Astecnicas tambem pode ser utilizadas para outros elementosde informações de marca de classe.
Em outro projeto, o UE eniva inicialmente oelemento de informacoes de marca de classe MS 3 com oindicador de nova capacidade configurado para indicar que oUE possui informacoes de capacidade nova/adicional que naoe transferivel nesse elemento de informacoes. Esseindicaodr de capacidade nova pode ser implementado com obit no elemento de informacoes de marca de classe MS 3. Arede pode receber o indicador de capacidade nova e podeenviar uma solicitacao ou uma indicacao (por exemplo, emuma mensagem de Consulta de Marca de Classe) para solicitaras informacoes de capacidade nova do UE, O UE pode, depoisdisso, enviar as informacoes novas incluido em umamensagem, por exemplo, uma mensagem de Mudanca de Marca deClasse. Como uma alternativa, a rede pode enviar umasoliticacao ou uma indicacao (por exemplo, em uma mensagemde Consulta de Marca de Classe) para solicitar asinformacoes de capacidade nova do UE mesmo se o elemento deinformacoes de marca de classe MS 3 nao for modificado parasuportar um indicador de capacidade nova do UE. Nesse caso,o UE pode ignorar a soliticacao de rede se o UE naosuportar as informacoes de capacidade nova.
Na descricao a seguir, um UE antigo e um UE quenao suporta a transferencia de informacoes de capacidadenova utilizando as tecnicas descritas aqui, por exemplo, umUE que suporta o atual 3GPP versão 6 ou uma versão anteriordas especificações 3GPP. Uma entidade de rede antiga é umaentidade de rede que não suporta a transferência deinformações de'capacidade nova, por exemplo, uma entidadede rede que suporta a atual versão de 3GPP ou uma anterior.
Um UE é considerado como suportando a transferência dasinformações de capacidade nova, e é, dessa forma, um UE"novo", a menos que indicado como sendo um UE antigo. Deforma similar, uma entidade de rede é considerada comosuportando a transferência da informações de capacidadenova, e é, desça forma, uma entidade de rede "nova", amenos que indiçado como sendo uma entidade de rede antiga.
0 indicador de capacidade nova pode serimplementado com qualquer bit sobressalente que sejaignorado pelas entidades de rede antigas, por exemplo, MSCsantigas. Esse bit sobressalente pode ser utilizado paraindicar o seguinte:
1. 0 UE possui informações de capacidadenova/adicional que não é transferivel em um elemento deinformações de marca de classe; e
2. 0 UE tem a capacidade de transferir asinformações de capacidade nova/adicional.
Esse a bit sobressalente pode ser configurado (i)um valor binário igual a 'um' ('1') para indicar gue o UEtem informações de capacidade nova a serem enviadas ou (U)um valor binário igual a 'zero' ('O') para indicar que o UEnao tem quaisquer informações de capacidade nova a seremenviadas. As novas entidades de rede devem ser capazes deinterpretar corretamente esse bit sobressalente.
O uso do bit sobressalente para implementação donovo indicador de capacidade é retrocompatível com asversões atual, e anterior de 3GPP e não causa impactoadverso à operação das entidades de rede e UEs antigos. OsUEs antigos podem determinar esse bit sobressalente para'zero' ('0') de acordo com as especificações GSM. As novasentidades de rede e as antigas interpretarão corretamenteesse bit sobressalente e saberão que esses UEs antigos nãopossuem quaisquer informações de capacidade nova a sereinenviadas. As entidades de rede novas não solicitarãòinformações de-capacidade nova dos UEs antigos visto queesse bit sobressalente não será configurado para WClf). Os novos UEs podem configurar esse bit sobressalentepara W (T) toda vez que esses UEs tiverem informaçõesde capacidade nova a serem enviadas. As entidades de redeantigas ignorarão a configuração de um do bitsobressalente, e não solicitarão que esses UEs enviem suasnovas capacidades e não receberão mensagens portando asnovas capacidades.
Uma nova entidade de rede (por exemplo, um novoMSC) pode detectar um 'um' ('l') para o bit sobressalenteUt1Iizado como indicador de capacidade nova de um novo UEEssa entidade de rede pode enviar uma nova mensagem (porexemplo, a mensagem de Solicitação de Capacidade UE nafigura 3, uma nova mensagem de Gerenciamento de Mobilidade(MM), etc.) ou possivelmente uma mensagem existente (porexemplo, uma mensagem MM existente) para o UE Essamensagem ou um elemento de informações nessa mensagem podesolicitar que o UE envie sua informações de capacidadenova. O UE pode :então responder com uma nova mensagem (porexemplo, a mensagem de Resposta de Capacidade UE na figura3, uma nova mensagem MM, etc.) ou uma mensagem existente(por exemplo, uma mensagem MM existente). Essa mensagempode conter um ou mais elementos de informaçõestransportando as novas capacidades suportadas pelo UEgeral, uma entidade de reder:de soiicitaçâo—^acondução da mesma
J-· A entidade de r<=>wecapacidade do U5; . ° indÍCad°r <«· "ova
2. A entidade de rede noH«
informações de ^apacid-H- ® deSeja rece^er
-apacidade nova/adicional do UE
marcas de classe MS 1 2 e ,C°m° Para as
capacidade „OVa pemite de
imediatamente, depois do recebimento" d0 Tllle T^informações, de que o OE telemento de
serem enviadas.informações de caoacid H «sas
ae capacidade nova do UE antes H= ·
utilizar qualquer serviço au„
capacidades do DE. Possa depender das novas
indicador
-lar, uma informações de capacidade nova do 0E
informações adicionais. Por
solicitação da rede 3 mensagem de
adicionais, por IxempL
versão atual de 3GPP e não caPaCidades não definidas na
fF e.nao suportadas pelos troca de mensagens também pode ser utilizada
determinadas característica, 3 para «Rociar
««. Por exemplo a rede de e o
, a rede pode indicar carsr^.-
suPorta e que gostaria que „ ÜE suPortasse Da
atual ou serviço sendo invocado, o DE pode Jd 3
das as características que dese/a Tuttar
Em outro aspectou de informações depode então enviar informações de capacidade nova a qualquermomento para a rede, sem precisar enviar o indicador decapacidade nova.
A figura 4 ilustra um projeto de um fluxo demensagem 400 para transferência de informações dicapacidade nova do UE para a rede. 0 UE pode receber umaindicação de que a rede suporta transferência deinformações de Capacidade nova (etapa 410). Essa indicaçãopode ser um fUg gue é transmitido através de broadcastpela rede, por exemplo, em um Canal de Controle deBroadcast (BCCH) no GSM ou em uma mensagem de Informaçõesde Sistema em UMTS. Essa indicação também pode serconduzida através de uma mensagem de unicast, por exemplo,uma mensagem de Solicitação de Paging, enviada para o UE.
O UE .pode enviar uma mensagem de Solicitação deServiço CM (ou; alguma outra mensagem) que pode incluir oelemento de informações de marca de classe 1 MS (etapa412). Visto que o UE sabe que a rede suporta transferênciade informações de capacidade nova, o UE não precisa enviaro indicador de capacidade nova. Um BTS/BSC pode receber amensagem a partir do UE e encaminhá-la para um MSC (etapa414). o MSC ppde receber a mensagem e responder com umamensagem de Aceitação de Servigo CM (etapa 416), que podeser encaminhada .pelo BTS/BSC para o UE (etapa 418). o MSCpode armazenar as capacidades do UE incluídas no elementode informações de marca de classe (etapa 420).
O UE também pode enviar as informações decapacidade nova em uma mensagem de Relatório de Capacidadede UE (ou alguma outra mensagem) (etapa 426). o BTS/BSCpode receber essa mensagem do UE e encaminhá-la para o MSC(etapa 428). O MSC pode receber a mensagem de Relatório deCapacidade UE e armazenar as informações de capacidade novainclusas na mensagem (etapa 430). 0 MSC pode controlar aoperação do UE com base nas capacidades do UE recebidas namensagem de Solicitação de Serviço CM inicial e nascapacidades UE novas/adicionais recebidas na mensagem deCapacidade UE subseqüente.
Em ainda outro aspecto, o UE pode enviarinformações de-capacidade nova em uma nova mensagem ou umamensagem existente sem enviar o indicador de capacidadenova para informar a rede e/ou sem receber uma indicação deque a rede suporta a transferência de informações decapacidade nova; 0 UE pode assumir simplesmente que a redesuporta transferência das informações de capacidade novasem receber uma indicação explicita da rede. A mensagemcontendo as informações de capacidade nova pode ser enviadade uma forma para evitar ou reduzir a probabilidade deproblemas com as entidades de rede antigas. Por exemplo, asinformações de. capacidade nova podem ser incluídas em umelemento adicional de informações em uma mensagemexistente. Uma entidade de rede antiga que não suporte oelemento opcional de informações pode simplesmente ignoraro mesmo.
0 UE pode enviar informações de capacidade novapara a rede de acordo com a última versão suportada porambos o UE e a rede. Em 3GPP e 3GPP2, cada nova versão éretrocompatível com todas as versões anteriores e podeincluir características e capacidades adicionais nãosuportadas pelas versões anteriores. Por exemplo, uma novaversão pode suportar novas mensagens, novos elementos deinformações, novos valores de parâmetro, novos protocolos,novas interfaces, etc. 0 UE e a rede podem trocar de formlválida as mensagens com base na última versão suportada porambas as entidades.
0 UE pode receber informações sobre a versãosuportada pela rede, por exemplo, a partir de uma mensagemde broadcast enviada pela rede para todos os UEs ou umamensagem de unicast enviada directamente para o UE. O UEpode entao determinar a ultima versao suportada por ambasas entidades. Alternativamente, o UE pode enviar a versaosuportada pelo UE para a rede. A rede pode entao determinara ulitima versao suportada por ambas as entidades. Emqualquer caso, o UE pode transferir informacoes decapacidade de acordo com a ultima versao suportada porambas as entidades. Por exemplo, o UE pode transferirinformacoes de capacidade nova utilizando o projetoilustrado na figura 3 ou 4 para 3GPP versao 7 ou utilizandooutros fluxos de mensagem para outra versao de 3GPP.
Em geral, informacoes de capacidade nova podemincluir quaisquer informacoes que nao sejam transferiveisnos elementos dé informacões existentes, por exemplo comodefinido no 3GPP atual versao 6. Informacoes de capacidadenova diferente podem ser associadas com elementos deinformações de marca de classe diferentes. Por exemplo, oelemento de informações de marca de classe MS 2 pode portarinformacoes destinadas uma estaçâo base, o elemento deinformações de marca de classe MS 2 pode portar informacoesdestinadas à rede (por exemplo, um MSC), e o elemento deinformacoes de marca de classe MS 3 pode portar informacoesdestinadas a estacao base e/ou rede. Informacoes decapacidade nova destinadas a estacao base podem serenviadas era conjunto com o elemento de informacoes de marcade classe MS 1 ou 3. Informacoes de capacidade novadestinadas à rede podem ser enviadas em conjunto com oelemento de informações de marca de classe MS 2 ou 3.
Informações de Capacidade nova enviadas emconjunto com o elemento de informacoes de marca de classe MS 2 podem ser incluir qualquer uma ou uma combinacao dos seguintes:• Capacidades de localização novas suportadaspelo UE; e
• Suporte estendido para privacidade, P£rexemplo, habilidade do UE para exibição 4e
:mais informações referentes a um cliente
solicitando a localização do UE.informações de capacidade nova enviadas emconjunto com o: elemento de informações de marca de classeMS 1 ou 3 podem incluir o seguinte:
• Métodos de posicionamento suportados pelo
UE;
• Variações dos métodos de posicionamento
suportados pelo UE, por exemplo, assistidos
por UE, com base em UE, convencionais e/ououtros;
• Capacidades de medição especificassuportadas pelo UE, tais como medições defase de portadora, medições de portadora,código de multifrequência, medições finas dlassistência de tempo, e/ou outros; e
• Opções especificas para cada método deposicionamento suportado pelo UE, tais comoelementos de dados de assistência suportadospelo UE, ou suporte para vários elementosopcionais dentro dos dados de assistência ououtros elementos.
Vários métodos de posicionamento com base noSistema de Posicionamento Global dos Estados Unidos (GPS)o Sistema Galileo Europeu, e sistema GLONASS Russo podeiser suportados pelo UE. P0r exemplo, o UE pode suportar GPSass.stido por UE, GPS com base em ÜE, GPS independente,GalXleo assistido por ÜE, Galileo com base em UE, Galileoindependente, GLONASS assistido por UE, GLONASS com base em
OE, GLONASS independente, etc. Informações de capacidade
também podem conduzir melhorias (por exemplo, métodos para
fornecer dados orbitais de longo prazo) para métodos de
posicionamento assistidos por GPS, assistidos por Galileoi
e assistidos por GLONASS. A lista de capacidades que o UÇ
pode conduzir para a rede pode ser grande e pode mudar como tempo.
0 UE pode operar em GSM, GPRS, GERAN Iu, UMTS e/ououtros circuitos e modos com base em pacote, como definidopor 3GPP. 0 UE pode enviar informações de capacidade novapara a rede de formas diferentes para modos diferentes. Acondução de informações de capacidade de posicionamento novapara diferentes modos é descrito abaixo.
Para o modo GSM, o UE pode enviar informações decapacidade de posicionamento para um BSC em um elemento deinformações de marca de classe MS 3 incluido em umamensagem de Mudança de Marca de Classe RR. o BSC podeencaminhar o elemento de informações dentro de uma mensagemde Atualização de Marca de Classe BSSMAP para um MSCQuando um MSC posteriormente solicita a'localização do UE,O MSC pode incluir o elemento de informações de marca déclasse MS 3 em uma mensagem de Solicitação de Realização deLocalização de BSSMAP enviada para o BSC. 0 BSC pode entãoencaminhar esse elemento de informações em uma mensagem deRealização de Localização BSSAP-LE para um Centro deLocalização Móvel Servidor (SMLC) que suporta oposicionamento para o UE.
0 UE também pode incluir o elemento deinformações de marca de classe MS 3 nas mensagenssuportando handover do modo UMTS ou GERAN Iu para o modoGSM. Para habilitar o handover do UMTS para GSMposteriormente, o UE pode enviar o elemento de informaçõesde marca de classe MS 3 para um RNC em um elemento deinformações de Capacidade de Acesso por Rádio DE Inter-RATincluído em uma mensagem de Finalização de Configuração deConexão RRC. Rara habilitar o handover do modo GERAN i„para o GSM posteriormente, o UE pode enviar o elemento deinformações de ; marca de classe MS 3 para um BSC em umelemento de informações de Capacidade de Acesso por Rádiomodo A/Gb GERAN MS incluído em uma mensagem de Finalizaçãode Configuração de conexão RRC. O elemento de informaçõesde marca de classe MS 3 pode então ser transferido emdiferentes mensagens relacionadas com handover entre o RNCe o BSC quando ρ handover ocorre posteriormente.
Um bit sobressalente no elemento de informações demarca "de classe MS 3 pode ser utilizado como o indicador denova capacidade ou indicador para indicar as capacidades de
posicionamento adicionais. O indicador de nova capacidade
pode ser conduzido para o RNC, BSC e MSC de formatransparente. Um cainpo de oapacidade de
posicionamento MS de 5 bits no elemento de informações demarca de classe MS 3 pode ser omitido nesse caso, se o UEestiver ciente de gue a rede é « rede nova, o gue podeajudar a evitar a exclusão de outras informações desseelemento de informações <gue podem ser. necessárias a fim dese adequar à Intacto de 14 octetos para o elemento deinformações de ,narca de classe MS 3). pm SMLC pode receber oindicador de capacidade nova do UE ,por exemplo, guando oBSC encaminha o ,elemento de informações de marca de classeMS 3 para o: SM1C como parte de uma solicitação delocalização) e pode utilizar a sinalização de Protocolo LCSde Recurso de . Rádio 3GPF ,rrlp, para solicitar as
informações de capacidade nova do UE de forma gue seiao UE uma nova mensagem rrlp ou uma mensagem rrlp existente(por exemplo, uma mensagem de Solicitação de Medição dePosição RRLP ou uma mensagem de Dados de Assistência RRLP)com uma solicitação para todas as capacidades deposicionamento de UE. O UE pode então retornar suascapacidades de posicionamento em outra mensagem RRLP nova ouuma mensagem RRLP existente (por exemplo, uma mensagem deResposta à Medição de Posição RRLP). As informações decapacidade retornadas podem incluir as capacidadesexistentes se estas tiverem sido excluídas anteriormente doelemento de informações de marca de classe MS 3. Um par denovas mensagens (por exemplo, a solicitação SMLC e aresposta UE) pode ser adicionado e/ou a solicitação/respostapode ser transportada dentro do novo elemento de informaçõesnas mensagens RRLP existentes. A transferência do indicadorde nova capacidade ou flag do UE para o SMLC através de umaou mais outras entidades (por exemplo, o BSC) e atransferência subseqüente das informações de capacidade novado UE para o SMLC utilizando mensagens RRLP novas ouexistentes não precisa ser visível a outras entidades (porexemplo, BSC ou MSC) e, dessa forma, pode não ter qualquernovo impacto de .implementação para as mesmas. Em adição, oSMLC pode conduzir para o UE na mensagem de Solicitação RRLPsuas próprias -informações de capacidade de posicionamento einformações de Qualidade de Serviço (QoS) para a solicitaçãode posição iminente, e o UE pode indicar para o SMLC namensagem de Resposta RRLP quaisquer dados de assistência deposicionamento necessários em adição às suas capacidades deposicionamento..
Alternativamente, o UE pode conduzir suascapacidades de posicionamento existentes e novas para o BSCe RNC utilizando novos elementos; de informações epossivelmente novas mensagens. Por exemplo, um elemento deinformações de Máscara de Consulta . de Marca de Classeexistente incluído em uma mensagem de Consulta de Marca deClasse enviada do BSC para o UE para solicitar ascapacidades do UE possui dois bits : sobressalentes. Umdesses bits sobressalentes pode ser utilizado parasolicitar uma riova mensagem de Mudança de Marca de Classedo UE. Se o UE, suportar a nova mensagem, então o UE podeenviar informações de capacidade nova na nova mensagem parao BSC. Quando a, localização do UE é solicitada, o BSC podeenviar a informações de capacidade nova para o SMLC em umaextensão de um .elemento de informações de Capacidade LCSexistente ou um novo elemento de informações incluído emuma mensagem de Realização de Localização BSSAP-LE.
Para o modo GPRS, o UE pode enviar suas
capacidades de posicionamento diretamente para um SGSN em
um elemento de informações de Capacidade PS LCS incluído
tanto em uma mensagem de Solicitação de Anexação GPRS MM
quanto em uma mensagem de Solicitação de Atualização de
Area de Roteamento GPRS MM. Quando o SGSN precisa solicitar
a localização do UE, o SGSN pode incluir o elemento de
informações de- Capacidade PS LCS em uma mensagem de
Solicitação de.Realização de Localização BSSGP enviada para
o BSC. O BSC pode transferir esse elemento de informações
dentro de um elemento de informações de Capacidade LCS
incluído em uma Solicitação de Realização de Localização
BSSAP-LE enviada para o SMLC. Um bit sobressalente no
elemento de informações de Capacidade PS LCS pode ser
utilizado como indicador de nova capacidade ou flag para
indicar informações de capacidade de posicionamento
adicionais para o UE. o UE pode então transferir as
informações de capacidade nova para o SMLC diretamente e de
forma transparentes para outras entidades de rede atravé*
de uma troca de/mensagem RRLP, como descrito acima para omodo GSM.Para o modo GERAN Iu, o UE pode enviar suascapacidades de posicionamento para um BSC em um elemento deinformações de Capacidade de Posicionamento MS, que é partede um elemento de informações de Capacidade de Acesso porRádio de Modo GERAN Iu incluído em uma mensagem áeFinalização de Configuração de Conexão RRC. Quando alocalização do UE é necessária, o BSC pode transferir ascapacidades de posicionamento UE para o SMLC pelomapeamento dos flags de capacidade para os suportados em umelemento de informações de Capacidade ..LCS incluído em umamensagem de Solicitação de Realização de Localização BSSAP-LE, por exemplo, da mesma forma que para o modo GPRS. 0 UEtambém pode enviar o elemento de informações de Capacidadede Posicionamento MS em uma mensagem de Finalização deConfiguração de Conexão RRC para um RNC para acesso aoUMTS. 0 UE também pode enviar esse elemento de informaçõesem uma mensagem de Mudança de Marca de Classe de Modo GERANIu para um BSC para acesso ao GSM e para suportar ohandover posterior para um BSC suportando o modo GERAN Iu.
Um bit sobressalente no elemento de informaçõesde Capacidade de Posicionamento MS po;de ser utilizado comoindicador de nova capacidade ou flag para indicarinformações de capacidade de posicionamento adicionais parao UE. o indicador de capacidade nova pode ser transferidopara o SMLC, de forma transparente para as outrasentidades, para habilitar o SMLC a obter as informações decapacidade de posicionamento adicionais do UE utilizandouma troca de mensagem RRLP, por exemplo, como descrito paraos modos GSM e QPRS.
Alternativamente, um novo elemento de informaçõespode ser adicionado ao elemento de informações deCapacidade de Acesso por Rádio de Modo GERAN Iu incluído emuma mensagem de Finalização de Configuração de Conexão RRCenviada pelo UE para o BSC durante o acesso inicial e aoutros BSCs e RNCs durante o handover. Os conteúdos do novoelemento de informações podem ser conduzidos para o SMLC emoutro 'novo elemento de informações ou em uma extensão doelemento de informações de Capacidade . LCS existenteincluído em uma mensagem de Solicitação de Realização dèLocalização BSSAP-LE.
Para -o modo UMTS, o UE pode enviar suascapacidades de posicionamento para um RNC em um elemento deinformações de Capacidade de Posicionamento UE contido emum elemento de: informações de Capacidade de Acesso porRádio UE incluído em uma mensagem' de Finalização deConfiguração de Conexão RRC. Quando o 'posicionamento SAS-cêntrico é invocado, o RNC pode transferir as capacidadesde posicionamento UE para o SAS . em um elemento deinformações de Capacidade de Posicionamento UE incluído erçuma mensagem de Solicitação de Inicialização de PosiçãoPCAP. 0 UE também pode enviar suas capacidades deposicionamento para ura BSC suportando GSM em um elemento deinformações de =Capacidade de Acesso por Rádio UTRAN UEincluído em uma mensagem de Mudança de Marca de ClasseUTRAN GSM. 0 UE também pode enviar suas capacidades deposicionamento para um BSC suportando o modo GERAN Iu emuma mensagem de Finalização de Configuração de Conexão RRC.Em ambos os casos, o BSC pode, depois disso, transferir ascapacidades de; posicionamento UE para um RNC em váriasmensagens relacionadas com handover.
0 elemento de informações de Capacidade dePosicionamento -UE não precisa ter quaisquer dadossobressalentes para novas capacidades de posicionamentovisto que codificação não extensível ASN.l é utilizada paraesse elemento : de informações. Novas capacidades deposicionamento !podem ser adicionadas à mensagem deFinalização de Configuração de Conexão RRC utilizando umnovo parâmetro, por exemplo, um parâmetro ASN.l UE-RadioAccessCapability-v7xyext definido para o 3GPP Versão7. Um indicador de nova capacidade ou flag pode s4radicionado (por exemplo, ao parâmetro UE-RadioAccessCapability-v7xyext) e pode ser conduzidoprimeiro para O..RNC, e então para o SAS se o posicionamentoSAS-cêntrico for utilizado. Para um posicionamento SAS-cêntrico, o SAS pode solicitar informações de capacidadeadicionais do RilC, que pode, por sua vez, solicitar essasinformações do ÜE. Para posicionamento RNC-cêntrico, apenaso RNC-pode solicitar informações de capacidade adicionaisdo UE. Alternativamente, o UE pode conduzir suas novascapacidades de. posicionamento em um novo elemento deinformações para o RNC, que pode, então, enviar o elementode informações para o SAS se necessário.
As várias mensagens para os modos GSM, GPRSGERAN lu, e UMTS são descritas em TS 24.008, TS 44.018 1outros documentos 3GPP.
NOS projetos descritos acima, o UE pode receberuma indicação de que a rede suporta a transferência denovas informações de capacidade antes de enviar essasinformações para a rede. Esses projetos podem evitar umasituação na qual o UE envia informações de capacidade novapara uma rede antiga que não suporta a transferência deinformações de capacidade nova, o que pode resultar emoutros problemas.
Por motives de clareza, as técnicas foramdescritas especificamente para transferência de informaresde capacidade nova que não sào transferidas nos elementosde informações de marca de classe utilizados nas redes GSMe OMTS. As técnicas também podem ser utilizadas paratransferir informações de capacidade entre UEs e outrasredes, por exemplo, redes CDMA, WLANs, redes de área local
(LANs), redes de dados com fio, Internet, etc. As técnicas
também podem ser utilizadas para transferir qualquer tipo
de informações a partir de uma entidade para outra entidaàeem uma rede de comunicações.
A figura 5 ilustra um projeto de um processo 500para transferência de informações de capacidade nova. Oraaprimeira mensagem possuindo um primeiro indicador ajustadopara indicar informações adicionais a serem enviadas e nãotransferiveis na primeira mensagem podem ser enviadasinicialmente ,bloco 512). Um segundo indicador indicandosuporte de transferência das informações adicionais podeser recebido (bloco 514). As informações adicionais podementão ser enviadas em uma segunda mensagem em resposta aorecebimento do segundo indicador (bloco 516).
O processo 500 pode ser realizado por um UENesse caso, o UE pode enviar o primeiro indicador na
primeira mensagem para uma rede sem fio e pode receber o
segundo indicador da rede a r
oi aa rede. A primeira mensagem pode ser uma
mensagem de Solicitação de Serviço CM, uma mensagem deSolicitação de Restabelecimento CM, uma mensagem deSolicitação de Atualização de localização, uma mensagem deResposta a Paging, uma mensagem de Mudança de Marca deClasse, uma mensagem de Solicitação de anexação, umamensagem de Solicitação de Atualização de Area deRoteamento, uma mensagem de Finalização de Configuração deConexão, etc. 0 primeiro indicador pode ser um bnsobressalente em um elemento de informações incluído naprimeira mensagem, por exemplo, um elemento de informaçõespara Marca de Classe de Estação Móvel χ, 2 ou 3. o segundoindicador pode ser conduzido por uma terceira mensagemrecebida da rede para solicitar pelas informaçõesadicionais, um indicador indicando suporte de transferênciadas informações adicionais, etc. As informações adicionaispodem compreender informações de capacidade nova paracapacidades de localização, capacidades de posicionamento,capacidades de notificação, outras capacidades para o UE,ou uma combinação das mesmas.
O processo 500 também pode ser realizado por uiíaentidade de rede, por exemplo, para conduzir informações decapacidade de rede para o UE. Λ entidade de rede podeenviar a primeira mensagem para o UE e pode receber osegundo indicador do UE. 0 processo 500 também pode serrealizado por : uma entidade de rede para iniciar atransferência de informações de capacidade nova do UE paraoutra entidade de rede, como discutido acima.
Em geral, a rede pode precisar enviar informaçõesde capacidade e/ou outras informações para o UEAlternativamente ou adicionalmente, o UE pode precisarenviar informações de capacidade e/ou outras informaçõespara a rede. Os elementos de informações existentes e/oumensagens utilizados para transferir as informações decapacidade e/ou outras informações podem não serexpansiveis de forma a incluir novas informações. Nessecaso, um bit atualmente nâo utilizado ou sobressalente, um
™ Val0r' °U al^uma indicação em um elemento de
informações ou uma mensagem pode ser utilizado como oprimeiro indicador para indicar „ue a entidade remetente(por exemplo, uE ou rede) possui informações adicionais aserem enviadas para a entidade destinatária. A entidadedestinatária, se for capaz de reconhecer esse primeiroindicador, pode então enviar o segundo indicador de voltapara a entidade remetente para solicitar a transferência deinformações adicionais. 0 segundo indicador pode serenviado em um elemento de informações novo ou existenteincluído em uma mensagem nova ou existente. A entidaderemetente pode enviar as informações adicionais em umelemento de informações novo ou existente incluido em umamensagem nova ou existente.
A figura 6 ilustra um projeto de um processo 600realizado por um OE para transferência de informações decapacidade neva: O OE pode receber de uma rede sem fio umaindicação de suporte de transferência de informaçõesadicionais não transferiveis em um primeiro elemento deinformações, por exemplo, um elemento de informações para aMarca de Classe MS 1, 2 ou 3 (bloco 612). 0 UE pode receberessa indicação através de uma mensagem de broadeast, umamensagem de unicast, etc. O UE pode então enviar asinformações adicionais em um segundo elemento deinformações para a rede sem fio em resposta ao recebimentoda indicação (bloco 614). O DE pode enviar uma únicamensagem com o segundo elemento de informações para a redesem fio. Nesse caso, o segundo elemento de informações podeincluir informações normalmente conduzidas no primeiroelemento de informações além de informações adicionaisAlternativamente, o UE pode enviar u,a primeira mensagemcom o primeiro elemento de informações e uma segundamensagem com o segundo elemento de informações para a redesem fio. Em qualquer caso, as informações adicionais podemcompreender informações de capacidade nova para o UE e podecobrir qualquer uma das capacidades listadas acima.
A figura 7 ilustra um diagrama em bloco do DE 150™ estação base 710 e uma entidade de rede 720. Λ estaçãlbase 710 pode corresponder a um BTS/BSC, um Nó B/RNC umponto de acesso, etc. A entidade de rede 720 podecorresponder a um MSC, SGSN, PDSN, PDG, etc. Por motivos desimplicidade, a figura 7 Uustra apenas UMcontrolador/processador 712, uma memória 714, um transceptor716 e uma unidade de comunicação (Conm) para estação base710, apenas um controlador/processador 722, uma memória 724,e uma unidade de comunicação 726 para a entidade de rede720, e apenas um controlador/processador 752, uma memória754, e um transceptor 756 para o UE 150. Em geral, cadaentidade pode incluir qualquer número de processadores,controladores, ;; memórias, transceptores, unidades decomunicação, etc. 0 UE 150 pode suportar comunicação com umaou mais redes sem fio, por exemplo, GSM, UMTS, CDMA, WLAN,etc. O UE 150 pode receber e processar também sinais de ulou mais sistemas de posicionamento de satélite, por exemplo,GPS, Galileo, GLONASS, etc.
No downlink, a estação base 710 transmite dados
de tráfego, sinalização e possivelmente piloto para os UEs
dentro de sua área de cobertura. Esses vários tipos de
dados são processados pelo processador 712 e condicionados
pelo transceptor 716 para gerar um sinal de downlink, que é
transmitido através de uma antena. No UE 150, os sinais de
downlink de uma .ou mais estações base são recebidos através
de uma antena, condicionados pelo transceptor 756, e
processados pelo processador 752 para obtenção de vários
tipos de informações. As memórias 714 e 754 armazenam
códigos de programa e dados para a estação base 710 e UE
150, respectivamente. 0 processador 752 pode realizar as
ações para o UE nas figuras 3 e 4 e pode implementar o
processo 500 na figura 5, o processo 600 na figura 6, e/ououtros processos.
No uplink, o UE 150 pode transmitir dados detráfego, sinalização e possivelmente piloto para uma oumais estações base. Esses vários tipos de dados sãoprocessados pelo processador 752 e condicionados pelotransceptor 756 para gerar um sinal de uplink, que étransmitido através da antena de UE. Na estação base 710os sinais de uplink do UE 150 e outros UEs são recebidos 1condicionados pelo transceptor 716 e processados
adicionalmente pelo processador 712 para obtenção de vários
tipos de informações dos UEs. A estação base 110 pode se
comunicar com a entidade de rede 720 através da unidade decomunicação 718* H.
Dentro da entidade de rede 720, o processador 722
realiza o processamento para as técnicas descritas acima,
Por exemplo, o processador 722 pode realizar as ações
associadas com > MSC nas figuras 3 e 4. A memória 724
armazena os códigos de programa e dados para a entidade de
rede 720 e também pode armazenar capacidades de UE. A
unidade de complicação 726 habilita a entidade de rede 720
a se comunicar com a estação base 710 e/ou outras entidadesde rede.
As técnicas descritas aqui podem serimplementadas por vários meios. Por exemplo, essas técnicaspodem ser implementadas em hardware, firmware, software, ouuma combinação dos mesmos. Para uma implementação dehardware, as !unidades de processamento utilizadas pararealizar as técnicas podem ser implementadas dentro de umou mais dos circuitos integrados específicos de aplicativo(ASICs), processadores de sinal digital (DSPs),dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs) 'dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de portlprogramáveis Jem campo (FPGAs), processadores,controladores, microcontroladores, microprocessadores,dispositivos eletrônicos, outras unidades eletrônicasprojetadas par* realizar as funções^; descritas aqui, umcomputador, ou uma combinação dos mesmos.
Para uma implementação de firmware e/ou software,as técnicas podem ser implementadas com . módulos (porexemplo, procedimentos, funções, etc.) que realizam asfunções descritas aqui. As instruções de firmware e/ousoftware Pcdem ser armazenadas em Uffla memória ,por exemplo,memória 714. 724 ou 754 na figura 7, . executadas por ulprocessador (por exemplo, processador 712, 722 ou 752) A_ memória pode ser implementada dentro do processador ' oaexterna ao processador. As instruções de firmware e/6usoftware também.podem ser armazenadas em outro meio legivélPOR PROCESSOR TAL COMO UMA MEMORIA DE CESSO RANDOMICO(RAM), Memória Somente Leitura (ROM), Memória de AcessoRandômico Mâo Volátil (nvraM), memória Somente LeituraProgramável (PR0M), prom Eletricamente Apagével (EEPROM,memória PLASH, disco compacto (CD), dispositivo *armazenamento de dados magnético ou ótico, etc.
- Um equipamento implementando as técnicasdescritas agui pode ser uma unidade independente ou podeser parte de um dispositivo, o dispositivo pode ser (i, umCircuito integrado independente (IC), (il) um conjunto deum ou mais IC, gue podem incluir ICs de memória para oarmazenamento de dados e/ou instruas, (iii, um AS1C talcomo um modem de estação móvel (MSM), (iv) um módulo guePOde ser embutido em outros dispositivos, (v), um telefonecelular dispositivo sem fio, aparelho portétil, ou unidademovei, (vi), etc.
A descrição anterior da invenção é fornecida parapermitir que gualguer pessoa versada na técnica crie oufaça uso da invenÇâo. várias modificações a essa inventoserão prontamente aparentes aos versados na técnica,princípios genéricos definidos agui podem ser aplicados Ioutras variações sem se distanciar do espirito ou escopo dinvenção. Oessa forma, a inven?So nao deve ser limitada aosexemplos descritos agui, mas deve ser acordado o escopomais amplo consistente com os princípios e caracteristicLde novidade descritos aqui.

Claims (35)

1. Um equipamento, compreendendo:um processador configurado para enviar umaprimeira mensagem possuindo um primeiro indicador ajustadopara indicar informações adicionais para enviar e n£otransferíveis na primeira mensagem, para receber um segundoindicador indicando suporte de transferência dásinformações adicionais, e para enviar as informaçõesadicionais em , uma segunda mensagem em resposta arecebimento do segundo indicador; euma memória acoplada ao processador.
2. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual o primeiro indicador é um bit sobressalente emum elemento de informações incluído na primeira mensagem.
3. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação1, no qual o primeiro indicador é um bit sobressalente emum elemento de. informações para Marca de Classe de EstaçãoMóvel 1, 2 ou 3 Incluído na primeira mensagem.
4. O equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual o processador é configurado para receber umaterceira mensagem solicitando as informações adicionais eservindo como o segundo indicador.
5. O equipamento, de acordo .com a reivindicação1, no qual o processador é configurado para receber um flagindicando suporte de transferência das informaçõesadicionais e servindo como o segundo indicador.
6. O equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual a primeira mensagem é uma mensagem deSolicitação de Servigo CM, uma mensagem de Solicitação deNovo Estabelecimento de CM, uma mensagem de Solicitação deAtualização de- Localização, uma mensagem de Resposta dePaging, uma mensagem de Alteração de Marca de Classe, umamensagem de Solicitação de Anexaçâo, uma mensagem deSolicitação de Atualização de Área de Roteamento, ou umamensagem de Finalização de Configuração de Conexão.
7. 0 ,equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual : as informações adicionais compreendeminformações de. capacidade nova para um equipamento Àusuário (UE).
8. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação1, no qual as informações adicionais compreendeminformações para capacidades de localização, capacidades deposicionamento, capacidades de notificação, ou umacombinação das mesmas, para um equipamento de usuário (UE) .
9. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual a primeira mensagem é enviada para uma rede semfio e o segundo indicador é recebido da rede sem fio.
10. O equipamento, de acordo com a reivindicaçãono qual a primeira mensagem é enviada paraequipamento de usuário (UE) e o segundo indicadorrecebido do UE,
11. Dm equipamento, compreendendo:um processador configurado para ajustar um bitsobressalente em um elemento de informações de Marca deClasse de Estação Móvel para indicar informações decapacidade nova para enviar e nâo transferiveis no elementode informações, para enviar o elemento de informações deMarca de classe de Estaco Móvel em uma primeira mensagempara uma rede sem fio, para receber uma indicação de gue arede sem fio suporta transferência das informações decapacidade nova, e para enviar as informações de capacidadenova em uma segunda mensagem para a rede sem fio emresposta a recebimento da indicação; euma memória acoplada ao processador.
12. Um método, compreendendo:enviar uma primeira mensagem possuindo um primeiro indicador ajustado para indicar informacoesadicionais para enviar e nao transferiveis na primeiramensagem;receber um segundo indicador indicando suporte detransferencia das informacoes adicionais; e enviar as informacoes adicionais em uma segundamensagem em resposta a recebimento do segundo indicador.
13. O método, de acordo com a reivindicacao 12,no gual receber o segundo indicador compreende receber umaterceira mensagem solicitando as informacoes adicionais eservindo como o segundo indicador.
14. o metodo, de acordo com a reivindicacao 12,no equal o primeiro indicador e um bit sobressalente em umelemento de informacoes para a Marca de Classe de estacaomovel 1, 2 ou 3 incluido na primeira mensagem.
15. 0 método, de acordo com a reivindicacao 12,no qua1 as informacoes adicionais compreendem informacoespara capacidades de localozacao, capacidades de posicionamento, capacidades de notificacao, ou uma combinacao das mesmas, para um equipamento de usuario (UE).
16. Dta equipamento, compreendendo:meis para enviar uma primeira mensagem possuindoum primeiro indicador ajustado para indicar informacoesadicionais para enviar e nao transferiveis na primeiramensagem;meios para receber um segundo indicador indicandosuporte de transferencia das informacoes adicionais; emeios para enviar as informacoes adicionais emuma segunda mensagem em resposta a recebimento do segundoindicador.
17. 0 equipamento, de acordo com a reivindicacao-16, no qual os meios para receber o segundo indicadorcompreendem meios para receber uma terceira mensagemsolicitando as informações adicionais e servindo como osegundo indicador.
18. Uma mídia legível por processador pairaarmazenar instruções para:enviar uma primeira mensagem possuindo umprimeiro indicador ajustado para indicar informaçõesadicionais para enviar e não transferíveis na primeiramensagem;receber um segundo indicador indicando suporte detransferência das informações adicionais; eenviar as informações adicionais em uma segundamensagem em resposta a recebimento do segundo indicador.
19. A mídia legível por processador, de acordocom a reivindicação 18, e adicionalmente para armazenarinstruções para:receber uma terceira mensagem solicitando asinformações adicionais e servindo comQ o segundo indicador.
20. Um equipamento, compreendendo:um processador configurado para receber de umarede sem fio uma indicação de suporte de transferência deinformações adicionais não transferíveis em um primeiroelemento de informações, e para enviar as informaçõesadicionais em um segundo elemento de informações para arede sem fio em resposta a recebimento da indicação; euma memória acoplada ao processador.
21.O equipamento, de acordo com a reivindicação-20, no qual o processador é configurado para enviar umaprimeira mensagem com o primeiro elemento de informaçõespara a rede sem fio, e para enviar uma. segunda mensagem como segundo elemento de informações para a rede sem fio.
22.O equipamento, de acordo/com a reivindicação-20, no qual o- processador é configurado para enviar umamensagem com o segundo elemento de informações para a redesem fio, o segundo elemento de informações incluindoinformações no primeiro elemento de informações e asinformações adicionais.
23. o equipamento, de acordo com a reivindicação-20, no qual o primeiro elemento de informações é para Marcade Classe de Estação Móvel 1, 2 ou 3.
24. O equipamento, de acordo com a reivindicação-20, no qual , .; indicação de suporte de transferência deinformações adicionais é recebida através de uma mensagemde broadcast.
25. O equipamento, de acordo com a reivindicaçãono qual a indicação de suporte de transferência deinformações adicionais é recebida através de uma mensagem15 de unicast.
26. o equipamento, de acordo com a reivindicação-20, no qual as informações adicionais compreendeminformações de capacidade nova para um equipamento deusuário (UE).
27. Um método, compreendendo:receber de uma rede sem fio uma indicação desuporte de transferência de informações adicionais nãotransferiveis em um primeiro elemento de informações; eenviar as informações adicionais em um segundoelemento de informações para a rede sem fioe sem no em resposta arecebimento da indicação.
28. o método, de acordo com a reivindicação 27no qual enviar as informações adicionais compreende-enviar uma primeira mensagem com 0 primelroelemento de informações para a rede sem fio; eenviar uma segunda mensagem com o segundoelemento de informações para a rede sem fio.
29. O método, de acordo com a reivindicação 27,no qual enviar as informações adicionais compreende enviaruma mensagem com o segundo elemento de informações para arede sem fio, o segundo elemento de informações incluindoinformações no primeiro elemento de informações e asinformações adicionais.
30. Um equipamento, compreendendo:meios para receber de uma rede sem fioindicação de suporte de transferência de informaresadicionais nio transferiveis em um primeiro elemento deinformações; emeios para enviar as informações adicionais em umsegundo elemento de informações para a rede sem fio emresposta a recebimento da indicação.
31. O equipamento, acordo com a reivindicação30, no equal os meios para enviar as infomacoes adicionaiscompreendem:meios para enviar Uffla primeira mensagem com oprimeiro elemento de informações para a rede sem fio; emeios para enviar uma segunda mensagem comsegundo elemento de informações para ,, rede sem fio.
32. O equipamento, de acordo com a reivindicação-30, no qual os meios para enviar as informações adicionaiscompreendem meios para enviar uma mensagem com o segundoe emento de informações para a rede sem fio, o segundoelemento de informações incluindo informacos no primeiroelemento de informares e as informaçaes adicionais.
33. uma mídia legível por processador paraarmazenar instruções para:receber de uma rede sem fio uma indicação desupor e de transferencia de informações adicionais nâotransferiveis em um primeiro elemento de informações; eenviar as informações adicionais em um segundoemento de informes para a rede se» fio em Jta a°recebimento da indicação.
34. A midia legível por processador, de acordocom a reivindicacao 33, e adicionalmente, para armazenarinstruções para: enviar uma primeira mensagem com o primeiroelemento de informaçoes para a rede sem fio; eenviar uma segunda mensagem com o segundoelemento de informações para a rede sem fio.
35. A midia legivel por processador, de acordocom a reivindicação 33, e para adicionamente armazenarinstrucoes para:enviar uma mensagem com o segundo elemento deinformacoes para a rede sem fio, o segundo elemento deinformacoes incluindo informacoes no primiero elemento deinformacoes e as informacoes adicionais.
BRPI0708966-0A 2006-03-20 2007-03-20 Transferência de capacidade estendida entre um equipamento de usuário e uma rede sem fio BRPI0708966B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US74858706P 2006-03-20 2006-03-20
US60/748,587 2006-03-20
US11/688,775 2007-03-20
US11/688,775 US8848653B2 (en) 2006-03-20 2007-03-20 Extended capability transfer between a user equipment and a wireless network
PCT/US2007/064455 WO2007109695A1 (en) 2006-03-20 2007-03-20 Extended capability transfer between a user equipment and a wireless network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708966A2 true BRPI0708966A2 (pt) 2011-06-28
BRPI0708966B1 BRPI0708966B1 (pt) 2019-10-08

Family

ID=44189246

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708966-0A BRPI0708966B1 (pt) 2006-03-20 2007-03-20 Transferência de capacidade estendida entre um equipamento de usuário e uma rede sem fio

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0708966B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0708966B1 (pt) 2019-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2745098T3 (es) Transferencia de capacidad ampliada entre un equipo de usuario y una red inalámbrica
KR101617575B1 (ko) 무선 통신 네트워크 내의 소규모 데이터 통신
ES2901117T3 (es) Terminal de radio, método y programa para el mismo
ES2607958T3 (es) Método y dispositivo para transmitir un mensaje corto desde un sistema de paquetes evolucionado a un equipo de usuario
US8615230B2 (en) Method of reporting radio access technology capability and related apparatus
BRPI0710069A2 (pt) método de posicionamento de localização em transição entre redes
BRPI0514073B1 (pt) método, sistema e aparelho para realizar a transferência intersistêmica de um equipamento de usuário em um sistema de comunicação sem fio
BRPI0817728B1 (pt) Método para negociação de versão de localização de plano de usuário (supl)
WO2010048834A1 (zh) 一种无线能力更新的方法、装置及系统
BR112020004785A2 (pt) método e aparelho para utilizar ladn em sistema de comunicação sem fio
ES2332942T3 (es) Metodo para localizar un terminal movil.
ES2745570T3 (es) Método de notificación de congestión, sistema y dispositivo relacionados
WO2018068215A1 (zh) 传输信息的方法和设备
ES2612502T3 (es) Método y dispositivo para controlar la emisión de contexto del protocolo de datos en paquetes (PDP)
ES2652556T3 (es) Procedimiento de desconexión de un MS que se mueve entre sistemas de comunicación
ES2875028T3 (es) Limpieza de llamada de emergencia de repliegue con conmutación de circuitos sin LAU
BRPI0806443A2 (pt) método e aparelho para descoberta da capacidade de entrega independente de meios
BRPI0708966A2 (pt) transferência de capacidade estendida entre um equipamento de usuário e uma rede sem fio
CN114040497B (zh) 一种用户设备定位方法、装置及电子设备
ES2882339T3 (es) Procedimiento y dispositivo de transmisión de señales
ES2673508T3 (es) Procedimientos y aparatos para gestionar un mensaje de señalización relacionado con restricciones de velocidad de transmisión
JP2020536399A (ja) データ伝送方法及びネットワークデバイス
MX2008009448A (en) Extended capability transfer between a user equipment and a wireless network
BR112020012792A2 (pt) método para transmissão de dados, dispositivo de rede, equipamento de usuário, e meio de armazenamento em computador

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04L 12/911 (2013.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04L 12/911

Ipc: H04W 8/24 (2009.01)

B06T Formal requirements before examination
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS