BRPI0707603A2 - mÉtodo de configuraÇço de canais de ligaÇÕes superiores e inferiores em sistema de radiocomunicaÇço - Google Patents

mÉtodo de configuraÇço de canais de ligaÇÕes superiores e inferiores em sistema de radiocomunicaÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707603A2
BRPI0707603A2 BRPI0707603-7A BRPI0707603A BRPI0707603A2 BR PI0707603 A2 BRPI0707603 A2 BR PI0707603A2 BR PI0707603 A BRPI0707603 A BR PI0707603A BR PI0707603 A2 BRPI0707603 A2 BR PI0707603A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
physical
paging
configuration method
mapped
Prior art date
Application number
BRPI0707603-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Kenichi Higuchi
Mamoru Sawahashi
Hiroyuki Atarashi
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0707603A2 publication Critical patent/BRPI0707603A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/12Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using downlink control channel
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access, e.g. scheduled or random access

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO DE CONFIGURAÇçO DE CANAIS DE LIGAÇÕES SUPERIORES E INFERIORES EM SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇçO. A presente invenção refere-se a um método de configuração de canal de ligação inferior em um sistema de radiocomunicação, que inclui: uma etapa de inclusão de canal de radiodifusão, um canal de paginação e um canal compartilhado de ligação inferior, como canais de transporte; uma etapa de inclusão, como um canal físico, de um canal compartilhado de ligação inferior físico, ao qual o canal compartilhado de ligação inferior do canal de transporte é mapeado; e uma etapa de compartilhamento do canal compartilhado de ligação inferior por vários usuários, sem o uso de um canal dedicado, alocado separadamente a cada um dos usuários. Em uma modalidade preferida, como os canais físicos, são incluídos ainda um canal de radiodifusão físico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canal de radiodifusão do canal de transporte é mapeado, e um canal de paginação físico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canal de paginação do canal de transporte é mapeado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DECONFIGURAÇÃO DE CANAL DE LIGAÇÃO SUPERIOR E INFERIORESEM SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se, de uma maneira geral, a um mé-todo de configuração de canais em um sistema de radiocomunicação, e,mais particularmente, a um método de configuração de canal de ligação su-perior e ligações inferiores, para o transporte de canais e canais físicos emapear as relações entre os mesmos.
TÉCNICA ANTECEDENTE
Uma interface de rádio WCDMA (Wide Band Code Division Mul-tiple Acess) convencional tem uma estrutura de canais de três camadas, ocanal físico, o canal de transporte e o canal lógico, de modo a responder,flexivelmente, aos vários tipos e casos de proporcionar serviço de uma mul-tichamada (por exemplo, uma transmissão simultânea de uma chamada devoz e uma chamada multimídia).
Como mostrado na figura 1A, a configuração do protocolo dainterface de rádio WCDMA inclui uma camada 1 (uma camada física), umacamada 2 (uma camada de ligação de dados) e uma camada 3 (uma cama-da de rede). Os canais lógicos são definidos pelos pontos de acesso de ser-viço entre a camada 3 e a camada 2, e os canais de transporte são definidospelos pontos de acesso de serviço entre a camada 2 e a camada 1. A cama-da 2 é dividida em subcamadas: uma subcamada de Controle de Ligação deRádio (RLC) para controlar uma ligação de rádio, e uma subcamada de Con-trole de Acesso de Mídia (MAC) para, por exemplo, alocar fontes de rádio.
Os canais físicos são proporcionados para realizar a transmis-são dos canais de transporte pelos caminhos de transmissão de rádio efeti-vos e mapeados em fontes de rádio em tempo, freqüência, ou áreas de có-digo, como canais de transmissão entre os nós de rádio (uma estação debase e uma estação móvel) da camada 1.
Os canais de transporte são proporcionados, como descrito aci-ma, entre o canal físico e a subcamada MAC da camada 2. Além disso, oscanais de transporte são classificados dependendo das formas de transmis-são, como mostrado na figura 1B e representam que e como as informaçõessão transmitidas.
Em uma interface de rádio WCDMA convencional, uma trans-missão de dados do tipo de comutação de circuitos é feita por alocação deum canal dedicado (DCH) para cada usuário (consultar "W-CDMA mobilecommunication method", editado por Keiji TACHIKAWA1 pp. 97 - 99).
Além do mais, nos canais de transporte comuns, nos quais osdados são transmitidos e recebidos por compartilhamento das fontes de rá-dio pelos usuários, em uma área de serviço de uma estação de base, todosde um canal de radiodifusão de ligação inferior, um canal de paginação e umcanal de acesso de emissão não têm que ter qualquer relação com um canal
físico independente, e são mapeados a um canal físico de controle comum.DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS PELA INVENÇÃO
Por outro lado, de acordo com o UTRA (Acesso de Rádio Ter-restre Universal) Evoluído, no qual a especificação de terceira geração éaperfeiçoada, todos os dados são transmitidos por transmissão de pacotes.Portanto, se torna necessário proporcionar um novo método de configuraçãodos canais de transporte e dos canais físicos, adaptados às relações detransmissão e mapeamento de todos os pacotes entre os canais.
Além disso, no UTRA Evoluído, a transmissão de radiodifusão /multidifusão é empregada quando dados multimídia de usuários são transmi-tidos a vários usuários específicos ou não, em uma célula usando os aces-sos OFDM (Orthogonal frequency division multiplexing) de ligações inferio-res. Portanto, se torna necessário proporcionar um novo método de configu-ração de canal, em consideração aos canais nos quais a transmissão desinais é feita.
No entanto, como descrito acima, no método de alocação decódigos disseminados usado em um sistema WCDMA convencional, a inter-ferência entre os setores na mesma célula pode degradar as característicasde transmissão de sinais a serem obtidas.A presente invenção é feita à luz dos problemas e pode propor-cionar um método de configuração de canais de canal de transporte e canalfísico de ligações inferiores e ligações superiores e as relações de mapea-mento entre os canais.
MEIO PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS
Para solucionar os problemas, de acordo com um primeiro as-pecto da presente invenção, proporciona-se um método de configuração decanais de ligações inferiores em um sistema de comunicação de rádio. Ométodo de configuração de canais de ligações inferiores inclui:
(a) uma etapa de inclusão de um canal de radiodifusão, umcanal de paginação e um canal compartilhado de ligaçãoinferior, como canais de transporte;
(b) uma etapa de inclusão, como um canal físico, de um canalcompartilhado de ligação inferior físico, ao qual o canalcompartilhado de ligação inferior do canal de transporte émapeado; e
(c) uma etapa de compartilhamento do canal compartilhado deligação inferior por vários usuários, sem o uso de um canaldedicado, alocado separadamente a cada um dos usuá-rios.
Em outra modalidade preferida, como o canal físico, inclui-seainda um canal físico de radiodifusão, como uma fonte de rádio independen-te, à qual o canal de radiodifusão do canal de transporte é mapeado.
Em outra modalidade, como o canal físico, inclui-se ainda umcanal físico de paginação, como uma fonte de rádio independente, à qual ocanal de paginação do canal dei transporte é mapeado.
Quando um canal físico independente é proporcionado, é prefe-rível transmitir as mesmas informações de paginação nos vários setorescontrolados pela mesma estação de base. Fazendo-se isso, uma estaçãomóvel pode obter uma recepção de diversidade síncrona usando diversidadede retardo.
Em outra modalidade, como o canal físico, inclui-se ainda umcanal de Serviço Multidifusão de Radiodifusão Multimídia (MBMS), comouma fonte de rádio independente, à qual o canal compartilhado de ligaçãoinferior do canal de transporte é mapeado.
Quando o canal MBMS independente é provido, é preferíveltransmitir as mesmas informações MBMS nas várias células ou setores emuma área prescrita. Fazendo-se isso, uma estação móvel pode obter recep-ção de diversidade síncrona usando diversidade de retardo.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, pro-porciona-se um método de configuração de canal de ligação superior em umsistema de radiocomunicação. O método de configuração de canal de liga-ção superior inclui:
(a) uma etapa de inclusão de canal de acesso aleatório e umcanal compartilhado de ligação superior, como canais detransporte;
(b) uma etapa de inclusão, como canais físicos, de um canalde acesso aleatório físico, como uma fonte de rádio inde-pendente, à qual o canal de acesso aleatório do canal detransporte é mapeado, e um canal compartilhado de liga-ção superior físico, como uma fonte de rádio independente,à qual o canal compartilhado de ligação superior é mapea-do; e
(c) uma etapa de compartilhamento do canal compartilhado deligação superior por vários usuários, sem uso de canal de-dicado alocado separadamente para cada um dos usuá-rios.
EFEITO VANTAJOSO DA INVENÇÃO
De acordo com uma modalidade da presente invenção, as fontesde rádio podem ser efetivamente usadas, quando adaptadas à transmissãode todos os pacotes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1A é um desenho mostrando uma estrutura de protocolode uma interface de rádio WCDMA.A figura 1B é um desenho mostrando relações de mapeamentoconvencionais entre os canais de transporte e os canais físicos.
A figura 2 é um desenho mostrando as relações de mapeamentoentre os canais de transporte de ligações inferiores e os canais físicos deligações inferiores, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A figura 3 é um desenho mostrando um exemplo de como umcanal de radiodifusão de ligação inferior é inserido.
A figura 4 é um desenho ilustrando a recepção de diversidadesíncrona em um canal de paginação de ligação inferior.
A figura 5 é um desenho mostrando as relações de mapeamentoentre o canal de transporte de ligação inferior e os canais físicos de ligaçõesinferiores.
MELHOR MODO PARA CONDUZIR A INVENÇÃO
A seguir, uma modalidade preferida da presente invenção é des-crita com referência aos desenhos em anexo.
A figura 2 é um desenho mostrando uma configuração dos ca-nais de transporte de ligações inferiores, canais físicos de ligações inferio-res, e relações de mapeamento entre os canais de transporte e os canaisfísicos, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
<Um método de configuração de canal de ligação inferior>
Primeiro, um método de configuração de canais é descrito. Naconfiguração de canal de ligação inferior, o primeiro aspecto é que um canaldedicado, alocado a cada usuário, é removido, e um canal compartilhado deligação inferior é proporcionado. Por meio do canal compartilhado de ligaçãoinferior, pode-se obter um uso efetivo de recursos de rádio por compartilha-mento dos dados de tráfego e dos sinais de controle de uma camada superi-or entre os vários usuários.
Como o segundo aspecto, um canal físico de radiodifusão inde-pendente e um canal físico de paginação são proporcionados, e um novocanal MBMS é também proporcionado.
Mais especificamente, os canais de transporte de ligações inferi-ores incluem um canal de radiodifusão 11, um canal de paginação 12 e umcanal compartilhado de ligação inferior 13.
O canal de radiodifusão 11 sempre transmite as informações dosistema únicas para o sistema e célula, ou as informações de setor únicaspara célula ou setor, para toda a célula ou todo o setor.
O canal de paginação 12 sinaliza, a um certo intervalo de tempo,que o usuário tem uma chamada de entrada e é sempre transmitido parauma área de registro de posição prescrita.
O canal compartilhado de ligação inferior 13 transmite dados detráfego e os sinais de controle da camada superior e é compartilhado entreos vários usuários.
Por outro lado, os canais físicos de ligações inferiores incluemum canal piloto 21, um canal físico de radiodifusão 22, um canal de sincroni-zação de ligação inferior 23, um canal físico de paginação 24, um canal indi-cador de paginação 25, um canal físico compartilhado de ligação inferior 26,um canal de controle de camada 1 / camada 2 (L1 / L2) 27, e um canalMBMS (Serviço de Radiodifusão / Multidifusão Multimídia) 28.
O canal piloto 21 transmite um símbolo de referência, usado, porexemplo, para estimativa de canal, e o modelo do símbolo é conhecido deantemão entre a estação de base e a estação móvel.
O canal físico de radiodifusão 22 transmite de fato as informa-ções de radiodifusão da estação de base para a estação móvel, por um ca-minho de rádio.
O canal de sincronização de ligação inferior 23 executa umabusca de células e uma sincronização inicial para estabelecer a ligação infe-rior. O canal de sincronização de ligação inferior 23 transmite um sinal, inclu-indo informações para executar pelo menos qualquer uma de sincronizaçãode símbolos, sincronização de quadros de rádio, reconhecimento de células,e identificação de grupos de células, todos incluindo várias células.
O canal físico de paginação 24 transmite um sinal de paginaçãopara informação de uma estação móvel na área de cobertura de recepçãode dados.
O canal indicador de paginação 25 transmite um sinal indicativode uma fonte de rádio, na qual um canal de paginação está sendo transmiti-do (multiplexado). Juntamente com a transmissão do canal indicador de pa-ginação, o canal físico de paginação é transmitido.
O canal físico compartilhado de ligação inferior 26 transmite da-dos de tráfego (dados de usuários) e os sinais de controle da camada superior.
O canal de controle L1 / L2 27 é um canal de controle associadocom o canal físico compartilhado de ligação inferior 26 e transmite um sinalde controle associado com as camadas 1 e 2. O canal de controle L1 / L2 27transmite, por exemplo, um método de modulação, quando adaptação deligação é empregada, os bits de controle especificando as informações, taiscomo a taxa de códigos, os bits de controle de reenvio de ACK / NACK, u-sando quando um ARq (Pedido Automático de Repetição) é empregado, ouos bits de controle especificando as informações de alocação das fontes derádio.
O canal MSMB 28 transmite os dados de usuários aos terminaisespecíficos (multidifusão) dos terminais não específicos (radiodifusão) emuma área prescrita, incluindo várias células.
Como descrito acima, diferentemente dos circuitos de radioco-municação do tipo de comutação de circuitos, nenhum canal dedicado alo-cado exclusivamente a cada usuário é usado. Todos os dados de tráfego eos sinais de controle da camada superior são transmitidos pelo canal físicocompartilhado de ligação inferior 26;
Por exemplo, quando um usuário acessa uma homepage na In-ternet e está no processo de carregamento da homepage, os dados estãosendo transmitidos entre a estação de base e estação móvel. No entanto,enquanto o usuário está lendo uma homepage, nenhum dado é transmitidoentre a estação de base e a estação móvel. Infelizmente, em um canal dedi-cado do tipo de comutação de circuitos convencional, o canal está sendoocupado, mesmo quando nenhum dado é transmitido, até que o usuário ter-mine a conexão, degradando, desse modo, o uso eficiente das fontes derádio.Por outro lado, por emprego de uma transmissão por canal com-partilhado, de acordo com uma modalidade da presente invenção, no mo-mento em que o usuário termina o carregamento da homepage, o canal nãofica mais ocupado pelo usuário e fica pronto para ser alocado a outro usuá-rio. Portanto, o uso eficiente das fontes de rádio pode ser aperfeiçoado.
<Mapeamento entre os canais de transporte de ligações inferiores e os ca-nais físicos de ligações inferiores>
A seguir, as relações de mapeamento entre o canal de transpor-te e o canal físico, com base no método de configuração de canais mencio-nado acima, são descritas.
(Mapeamento do canal de radiodifusão)
O canal de difusão 11 é mapeado para o canal físico de radiodi-fusão 22, definido como uma fonte de rádio independente determinado pre-viamente. O canal físico de radiodifusão 22 transmite as informações de ra-diodifusão para toda a área de cobertura (tal como um setor ou uma célula),a uma taxa de dados fixa.
O canal físico de radiodifusão 21 é preciso ser recebido por to-dos os usuários na célula (área de cobertura), sem quaisquer informaçõesde controle de antemão. Para essa finalidade, uma fonte de rádio conhecidade todos os usuário é alocada como um canal físico de radiodifusão inde-pendente 21, e o canal de radiodifusão 11 é mapeado para o canal físico deradiodifusão 22.
A figura 3 é um desenho mostrando um exemplo de alocação docanal físico de radiodifusão 21. Por exemplo, em cada quadro tendo 20 sub-quadros, os primeiro e décimo primeiro quadros (fontes de rádio) são aloca-dos como o canal físico de radiodifusão 21, e o canal de radiodifusão 11,que é um canal de transporte, é mapeado para as fontes de rádio.
Deve-se notar que o canal de radiodifusão é geralmente configu-rado para transmitir as informações únicas para cada setor a partir do setor.
No entanto, dependendo do tipo de informações de radiodifusão, as informa-ções podem ser comuns entre as várias células ou setores. Essas informa-ções comuns incluem as informações do sistema, de uma rede núcleo a umaestação móvel, e as informações de configuração de canais. Em virtudedesse aspecto, o canal de radiodifusão pode transmitir o mesmo sinal emvárias células ou setores. Por uso desse aspecto, quando acesso de rádioOFDM é usado, o mesmo sinal pode ser transmitido a cada setor por uso deum método de diversidade de retardo, de uma maneira de modo que umaestação móvel obtém uma recepção de diversidade, para receber sinais devários setores da mesma estação de base.
(Mapeamento do canal de paginação)
O canal de paginação 12 é mapeado para o canal físico de pagi-nação 24, definido como uma fonte de rádio independente determinada pre-viamente.
O canal físico de paginação 12 transmite as informações de pa-ginação a uma área de paginação prescrita, para sinalizar que um usuáriotem uma chamada de entrada. Portanto, é necessário que todos os usuáriosna área de paginação prescrita recebam as informações de paginação.
Além disso, o canal de paginação transmite o mesmo sinal nasvárias células e setores na área de paginação prescrita. Portanto, por usodesse aspecto, quando o acesso de rádio OFDM é usado, o mesmo sinal étransmitido a cada setor por uso de um método de diversidade de retardo, deuma maneira na qual uma estação móvel obtém recepção de diversidade,para receber os sinais de vários setores na área de cobertura da mesmaestação de base.
A figura 4 é um desenho ilustrando a recepção de diversidadesíncrona do canal físico de paginação 24. A célula controlada pela estaçãode base 30 é dividida em três setores 1 a 3. O mesmo canal físico de pagi-nação 30, transmitido para cada setor da estação de base 30, se propagapor multicaminhos e atinge a estação móvel 40. Nesse caso, os sinais dosvários setores são recebidos dentro do tempo de retardo do comprimento deprefixo cíclico do sinal OFDM, de modo a obter a recepção de diversidadesíncrona. Isto é, por receber o mesmo sinal por mais caminhos de propaga-ção, a probabilidade de estimativa correta é aperfeiçoada, produzindo, dessemodo, um sinal recebido de alta qualidade.Para produzir uma recepção de diversidade síricrona do acessode rádio OFDM1 é necessário transmitir o sinal de paginação, tendo o mes-mo formato de transmissão, de cada célula. Isto é, é necessário definir, se-paradamente, um canal físico para transmitir o mesmo sinal de paginação5 para vários setores, como um canal físico independente, além dos outroscanais físicos necessários para transmitir um sinal único para cada setor.
Para essa finalidade, como uma fonte de rádio independente, ocanal físico de paginação 24 é proporcionado de modo a transmitir o mesmosinal de cada célula para os vários setores.
Deve-se notar que, como outro método de mapeamento, o canalde paginação pode ser mapeado para o canal físico compartilhado de liga-ção inferior 26. Nesse caso, nenhum canal físico de paginação 24 é definido.
Quando o canal de paginação mapeado para o canal físico compartilhado deligação inferior 26 atinge uma recepção de diversidade síncrona, deve serajustado de modo que o canal físico compartilhado de ligação inferior, aoqual o canal de paginação é alocado, tenha, temporariamente, o mesmoformato de transmissão.
(Mapeamento do canal compartilhado de ligação inferior)
O canal compartilhado de ligação inferior é mapeado para o ca-nal físico compartilhado de ligação inferior 26 (transmissão de unidifusão) ouo canal MBMS 28 (transmissão de radiodifusão / multidifusão), dependendodo tipo de tráfego a ser transmitido.
Quando os dados de tráfego ou as informações de controle deum usuário específico são transmitidos, isto é, quando uma transmissão deunidifusão é conduzida, a taxa de rendimento de cada célula deve ser capazde ser aperfeiçoada por condução do escalonamento para alocar os recur-sos de rádio para cada usuário, em consideração às condições do canal depropagação de cada usuário. Portanto, proporcionando-se o canal físicocompartilhado de ligação inferior 26, pelo qual vários usuários podem parti-Ihar o canal físico de ligação inferior, o aperfeiçoamento da taxa de rendi-mento de toda a célula é obtido.
Por outro lado, quando os dados de tráfego são transmitidos pa-ra vários usuários específicos ou não, em uma área prescrita, como trans-missão de radiodifusão ou multidifusão, o mesmo sinal é transmitido paravárias células ou setores na área prescrita. Por conseguinte, a estação mó-vel pode receber vários sinais, tendo o mesmo conteúdo, propagados devárias células ou setores por propagação multicaminho. O caso é o mesmopara o canal de paginação, quando acesso por rádio OFDM é usado, os si-nais das várias células (setores) dentro do tempo de retardo do comprimentode prefixo cíclico do sinal OFDM pode ser sintetizados e recebidos de modoa atingir uma recepção de diversidade síncrona, produzindo, desse modo,um sinal de alta qualidade.
Para fazer isso, é necessário proporcionar um canal físico paratransmitir o mesmo sinal para vários setores, como um canal físico indepen-dente diferente do outro canal físico necessário para transmitir o sinal únicopara cada setor.
Para esse fim, como uma fonte de rádio independente, um canalMBMS (Serviço de Radiodifusão / Multidifusão Multimídia) é proporcionadode modo a transmitir o mesmo sinal MBMS para cada célula. Por conseguin-te, a recepção de diversidade síncrona do sinal MBMS de vários setores emuma estação móvel é feita.
(Método de configuração de canal indicativo de paginação)
O canal indicativo de paginação transmite um sinal indicandouma fonte de rádio, no qual o canal de paginação é transmitido (multiplexa-do). Juntamente com a transmissão desse canal indicativo de paginação, ocanal físico de paginação é transmitido.
Além disso, da mesma forma que no caso do canal de pagina-ção, o canal indicativo de paginação transmite o mesmo sinal em várias cé-lulas ou setores em uma área de paginação prescrita. Portanto, por uso des-se aspecto, quando o mesmo sinal é transmitido para cada setor, por uso dométodo de diversidade de retardo, como uma estação móvel, atinge-se re-cepção de diversidade de vários setores na mesma área de cobertura, e ficapossível produzir um sinal de alta qualidade, devido à recepção de diversi-dade síncrona.Para receber esse sinal de diversidade síncrona pelo acesso derádio OFDM, é necessário transmitir um indicador de paginação tendo omesmo formato de transmissão de cada célula. Isto é, é necessário definir,separadamente, um canal físico para transmitir o mesmo indicador de pagi-nação para vários setores, como um canal físico diferente do outro canalfísico necessário para transmitir o sinal único para cada setor.
Portanto, como uma fonte de rádio independente, o canal indi-cador de paginação 25 é proporcionado para transmitir o mesmo sinal decada célula para os vários setores.
Deve-se notar que como no outro método de transmissão doindicador de paginação, a transmissão pode ser feita por uso do canal decontrole L1 / L2 27. Nesse caso, o canal indicador de paginação 25 é defini-do. Para recepção de diversidade síncrona, o canal de paginação, no qual ocanal de controle L1 / L2 27 é mapeado, deve ser ajustado, de modo que ocanal de controle L1 / L2, ao qual o canal de paginação é alocado, tenha,temporariamente, o mesmo formato de transmissão.
A seguir, um caso de ligação superior é descrito.
A figura 5 é um desenho mostrando uma configuração de canaisde transporte de ligações superiores e os canais físicos de ligações superio-res, e as relações de mapeamento entre os canais de transporte e os canaisfísicos, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
<Método de configuração de canal de ligação superior>
Como o primeiro aspecto da configuração de canal de ligaçãosuperior, um canal dedicado (DCH), alocado para cada usuário, é removido,e um canal compartilhado de ligação superior é proporcionado. Por meio docanal compartilhado de ligação superior, pode-se obter o uso efetivo dasfontes de rádio por compartilhamento dos dados de tráfego e dos sinais decontrole da camada superior entre os vários usuários.
Mais especificamente, os canais de transporte de ligações supe-riores incluem um canal de acesso aleatório 51 e um canal compartilhado deligação superior 52.
O canal de acesso aleatório 51 transmite um sinal de acessoaleatório, de modo que um usuário estabelece, individualmente, uma ligaçãosuperior.
A ligação compartilhada de ligação superior 52 transmite dadosde tráfego e sinais de controle da camada superior e é compartilhada entrevários usuários.
Por outro lado, os canais físicos de ligação superior incluem umcanal piloto 61, um canal de sincronização de ligação superior 62, um canalfísico de acesso aleatório 63, um canal físico compartilhado de ligação supe-rior 64 e um canal de controle de camada 1 / camada 2 (L1 / L2) 65.
O canal piloto 61 transmite os símbolos de referência usadospara estimativa de canais.
O canal de sincronização de ligação superior 62 transmite umsinal de sincronização para controlar as sincronizações de transmissão, demodo que as sincronizações de recepção de ligação superior dos vários u-suários estejam dentro de um erro do prefixo cíclico.
O canal físico de acesso aleatório 63 transmite um sinal quandoum usuário de ligação superior executa acesso aleatório.
O canal de controle L1 / L2 64 transmite um sinal relacionado àscamadas 1 e 2.
Como descrito acima, diferentemente de um sistema de comuni-cação por rádio do tipo de comutação de circuitos convencional, os dados detráfego e o sinal de controle da camada superior são transmitidos pelo canalcompartilhado de ligação superior 64, sem usar um canal dedicado para ca-da usuário. Portanto, por uso e compartilhamento das fontes de rádio co-muns entre os vários usuário, fica possível usar efetivamente as fontes derádio.
<Mapeamento entre os canais de transporte de ligação superior e os canaisfísicos de ligação superior>
A seguir, as relações de mapeamento entre o canal de transpor-te e o canal físico, com base no método de configuração de canais mencio-nado acima, são descritas.
(Mapeamento do canal de acesso aleatório)O canal de acesso aleatório é usado para estabelecer, inicial-mente, uma ligação em comunicação de ligação superior, e para os seguin-tes fins:
(1) transmitir informações de controle para estabelecer umaligação;
(2) transmitir informações de reserva (quantidade de dadosaproximada, qualidade necessária, retardo permissível eassemelhados) necessárias para transmitir os dados porum canal de dados compartilhado descrito abaixo; e
(3) medir a sincronização de recepção para controlar a sincro-nização de transmissão de ligação superior.
Além disso, por esse canal, cada usuário começa separadamen-te a sua transmissão. Por conseguinte, os sinais dos usuários podem colidirentre si. Portanto, esse canal é importante para evitar a degradação das ca-racterísticas, devido à interferência do canal de acesso aleatório com relaçãoao canal físico compartilhado, para conduzir escalonamento, de modo queos sinais dos vários usuários não colidam entre si.
Portanto, proporcionando-se uma fonte independente, tal como ocanal de acesso aleatório, fica possível a ocorrência das colisões apenas nocanal físico de acesso aleatório dos vários usuários. Por conseguinte, ficapossível evitar a degradação das características do canal físico compartilha-do de ligação superior, devido às colisões. Isto é, a estação de base podeconduzir o escalonamento do canal físico compartilhado de ligação superiorpara cada setor, sem considerar a influência dos acessos aleatórios, man-tendo, desse modo, a qualidade da comunicação.
(Mapeamento do canal compartilhado de ligação superior)
O canal compartilhado de ligação superior é usado com a finali-dade de transmitir os dados de tráfego e as informações de controle da ca-mada superior, e o canal compartilhado de ligação superior 52 da camadade transporte é mapeado para o canal compartilhado de ligação superior 65na camada física.
A taxa de produtividade em cada célula ou setor pode ser aper-feiçoada por condução de escalonamento de pacotes para alocar as fontesde rádio para cada usuário, considerando o estado de um canal de propaga-ção para cada usuário, de modo que cada usuário possa transmitir os dadosde tráfego e as informações de controle. Portanto, proporcionando-se o ca-nal físico compartilhado 65 de modo que o canal físico possa ser comparti-lhado por vários usuários, a taxa de rendimento da ligação superior pode seraperfeiçoada.
(Método de configuração do canal compartilhado de ligação superior)
O canal compartilhado de ligação superior é um sinal para medirum erro de sincronização de recepção, para controlar as sincronizações derecepção de vários usuários, de modo que as sincronizações de recepçãodos vários usuários estejam dentro de um comprimento de prefixo cíclico,quando o prefixo cíclico é usado no acesso de ligação superior. Portanto, ocanal é um símbolo de referência conhecido para a estação de base e paraas estações móveis. Portanto, o canal piloto, que é também um sinal de refe-rência conhecido, pode ser usado para medir o erro de sincronização de re-cepção, em vez de definir um canal de sincronização no canal físico.
Como descrito acima, por emprego de um método de configura-ção de canal e das relações de mapeamento de acordo com uma modalida-de da presente invenção, o uso eficiente da transmissão de sinais em fontesde rádio, adaptadas para transmissão de todos os pacotes, pode ser aper-feiçoado.
O presente pedido de patente internacional reivindica a priorida-de do pedido de patente japonesa N2 2006-031745, depositado em 8 de fe-vereiro de 2006, cujo conteúdo integral é incorporado por referência no pre-sente relatório descritivo.LISTAGEM DAS REFERÊNCIAS
11 - CANAL DE RADIODIFUSÃO (CANAL DE TRANSPORTE)
12 - CANAL DE PAGINAÇÃO (CANAL DE TRANSPORTE)
13 - CANAL COMPARTILHADO DE LIGAÇÃO INFERIOR (CANAL DETRANSPORTE)
21 - CANAL PILOTO
22 - CANAL FÍSICO DE RADIODIFUSÃO
23 - CANAL DE SINCRONIZAÇÃO DE LIGAÇÃO INFERIOR
24 - CANAL FÍSICO DE PAGINAÇÃO
25 - CANAL INDICADOR DE PAGINAÇÃO
26 - CANAL FÍSICO COMPARTILHADO DE LIGAÇÃO INFERIOR
27 - CANAL DE CONTROLE L1 / L2
28 - CANAL MBMS
30 - ESTAÇÃO DE BASE
40 - ESTAÇÃO MÓVEL
51 - CANAL DE ACESSO ALEATÓRIO (CANAL DE TRANSPORTE)
52 - CANAL COMPARTILHADO DE LIGAÇÃO SUPERIOR (CANAL DETRANSPORTE)
61 - CANAL PILOTO
62 - CANAL DE SINCRONIZAÇÃO DE LIGAÇÃO SUPERIOR
63 - CANAL FÍSICO DE ACESSO ALEATÓRIO
64 - CANAL FÍSICO COMPARTILHADO DE LIGAÇÃO SUPERIOR
65 - CANAL DE CONTROLE L1 / L2

Claims (20)

1. Método de configuração de canal de ligação inferior em umsistema de radiocomunicação, compreendendo:uma etapa de inclusão de canal de radiodifusão, um canal depaginação e um canal compartilhado de ligação inferior, como canais detransporte;uma etapa de inclusão, como um canal físico, de um canal com-partilhado de ligação inferior físico, ao qual o canal compartilhado de ligaçãoinferior do canal de transporte é mapeado; euma etapa de compartilhamento do canal compartilhado de liga-ção inferior por vários usuários, sem o uso de um canal dedicado, alocadoseparadamente a cada um dos usuários.
2. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda um canalde radiodifusão físico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canalde radiodifusão do canal de transporte é mapeado.
3. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 2, em que o canal de radiodifusão físico transmite asmesmas informações de radiodifusão em vários setores controlados por umamesma estação de base.
4. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda um canalde paginação físico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canalde paginação do canal de transporte é mapeado.
5. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 1, em que o canal de paginação do canal de transporteé mapeado no canal compartilhado de ligação inferior físico.
6. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 4 ou 5, em que o canal de paginação físico transmite asmesmas informações de paginação em vários setores controlados por umamesma estação de base.
7. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 1, em que:como os canais físicos, inclui-se ainda um canal de paginaçãofísico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canal de paginaçãodo canal de transporte é mapeado; einclui-se ainda um canal indicador de paginação independente,para transmitir as informações indicativas de paginação, indicando uma po-sição na fonte de rádio, à qual o canal de paginação físico é mapeado.
8. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 7, em que o canal indicativo de paginação transmite asmesmas informações de paginação em vários setores controlados por umamesma estação de base.
9. Método de configuração de canal de ligação inferior de acordocom a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda um canalde Serviço Multidifusão de Radiodifusão Multimídia (MBMS), como uma fon-te de rádio independente, à qual o canal compartilhado de ligação inferior docanal de transporte é mapeado.
10. Método de configuração de canal de ligação inferior de acor-do com a reivindicação 9, em que o canal de Serviço Multidifusão de Radio-difusão Multimídia (MBMS) transmite as mesmas informações de MBMS emcélulas ou setores vários em uma área prescrita.
11. Método de configuração de canal de ligação inferior de acor-do com a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda umcanal piloto para transmitir um símbolo de referência.
12. Método de configuração de canal de ligação inferior de acor-do com a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda umcanal de sincronização, para transmitir um sinal incluindo as informaçõespara condução de pelo menos uma de sincronização de símbolos, sincroni-zação de quadros de rádio, identificação de células e identificação de gruposde células, incluindo células plurais.
13. Método de configuração de canal de ligação inferior de acor-do com a reivindicação 1, em que, como o canal físico, inclui-se ainda umcanal de controle de camada 1 / camada 2, para transmitir um sinal incluindoinformações de controle das camadas 1 e 2.
14. Método de configuração de canal de ligação inferior de acor-do com a reivindicação 1, em que, como os canais físicos, inclui-se ainda umcanal de paginação físico, como uma fonte de rádio independente, à qual ocanal de paginação do canal de transporte é mapeado;inclui-se ainda um canal de controle de camada 1 / camada 2,para transmitir um sinal incluindo informações de controle relativas às cama-das 1 e 2; einformações indicativas de paginação indicando uma posição nafonte de rádio, à qual o canal de paginação físico é mapeado, que é transmi-tida pelo canal de controle de camada 1 / camada 2.
15. Método de configuração de canal de ligação superior em umsistema de radiocomunicação, compreendendo:uma etapa de inclusão de canal de acesso aleatório e um canalcompartilhado de ligação superior, como canais de transporte;uma etapa de inclusão, como canais físicos, de um canal de a-cesso aleatório físico, como uma fonte de rádio independente, à qual o canalde acesso aleatório do canal de transporte é mapeado, e um canal comparti-lhado de ligação superior físico, como uma fonte de rádio independente, àqual o canal compartilhado de ligação superior é mapeado; euma etapa de compartilhamento do canal compartilhado de liga-ção superior por vários usuários, sem uso de canal dedicado alocado sepa-radamente para cada um dos usuários.
16. Método de configuração de canal de ligação superior de a-cordo com a reivindicação 15, em que, como o canal físico, inclui-se aindaum canal de acesso aleatório físico, como uma fonte de rádio independente,à qual o canal de acesso aleatório do canal de transporte é mapeado.
17. Método de configuração de canal de ligação superior de a-cordo com a reivindicação 15, em que, como o canal físico, inclui-se aindaum canal piloto para transmitir um símbolo de referência.
18. Método de configuração de canal de ligação superior de a-cordo com a reivindicação 15, em que, como o canal físico, inclui-se aindaum canal de controle de camada 1 / camada 2, para transmitir um sinal inclu-indo informações de controle das camadas 1 e 2.
19. Método de configuração de canal de ligação superior de a-cordo com a reivindicação 15, em que, como o canal físico, inclui-se aindaum canal de sincronização, para transmitir um sinal para conduzir o controlede temporização de transmissão de sinais de usuários de ligação superior.
20. Método de configuração de canal de ligação superior de a-cordo com a reivindicação 15, em que, como o canal físico, inclui-se aindaum canal piloto para transmitir um símbolo de referência; eo canal piloto é usado como um sinal para condução de controlede temporização de transmissão de sinais de usuários de ligação superior.
BRPI0707603-7A 2006-02-08 2007-02-06 mÉtodo de configuraÇço de canais de ligaÇÕes superiores e inferiores em sistema de radiocomunicaÇço BRPI0707603A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-031745 2006-02-08
JP2006031745A JP4711844B2 (ja) 2006-02-08 2006-02-08 無線通信システムにおける上りリンクのチャネル構成
PCT/JP2007/052002 WO2007091546A1 (ja) 2006-02-08 2007-02-06 無線通信システムにおける上りリンクおよび下りリンクのチャネル構成方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707603A2 true BRPI0707603A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=38345143

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707603-7A BRPI0707603A2 (pt) 2006-02-08 2007-02-06 mÉtodo de configuraÇço de canais de ligaÇÕes superiores e inferiores em sistema de radiocomunicaÇço

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8018896B2 (pt)
EP (2) EP2670066B1 (pt)
JP (1) JP4711844B2 (pt)
KR (1) KR20080102148A (pt)
CN (1) CN101416425A (pt)
BR (1) BRPI0707603A2 (pt)
ES (2) ES2592330T3 (pt)
HU (1) HUE030039T2 (pt)
RU (1) RU2426235C2 (pt)
TW (1) TW200742456A (pt)
WO (1) WO2007091546A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MX2009007732A (es) * 2007-02-13 2009-07-27 Ericsson Telefon Ab L M Deteccion y uso eficiente de modos unicamente de difusion de operacion de sistemas de comunicacion celular.
US8155013B2 (en) * 2007-11-02 2012-04-10 Ntt Docomo, Inc. Synchronized multi-link transmission in an ARQ-enabled multi-hop wireless network
JP2009147537A (ja) * 2007-12-12 2009-07-02 Ntt Docomo Inc 移動通信システム、基地局装置、ユーザ装置及び方法
JP5145294B2 (ja) * 2008-09-22 2013-02-13 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動端末装置、無線基地局装置及び移動通信システム
KR101689597B1 (ko) 2009-02-09 2016-12-26 엘지전자 주식회사 하향링크 mimo 시스템에 있어서, 참조 신호 전송 방법
US20110013574A1 (en) * 2009-07-16 2011-01-20 Chia-Chun Hsu Method of Handling Unicast Transmission on Multimedia Broadcast Multicast Service Subframe and Related Communication Device
IT1401745B1 (it) * 2010-07-30 2013-08-02 Sisvel Technology Srl Metodo di comunicazione bidirezionale in una rete di telecomunicazioni mobile cellulare e relativa rete di telecomunicazioni
KR101752429B1 (ko) 2010-10-28 2017-07-03 엘지전자 주식회사 제어 정보를 전송하는 방법 및 이를 위한 장치
US8792369B2 (en) * 2011-05-02 2014-07-29 Broadcom Corporation Method for setting a mobile node specific cyclic prefix in a mobile communication
WO2013180518A1 (ko) 2012-05-31 2013-12-05 엘지전자 주식회사 제어 신호 송수신 방법 및 이를 위한 장치
CN103582024B (zh) * 2012-08-06 2018-01-23 华为技术有限公司 下行信号的发送、接收方法和网络系统及终端
KR101995266B1 (ko) 2012-08-17 2019-07-02 삼성전자 주식회사 빔포밍을 이용한 시스템에서 시스템 액세스 방법 및 장치
WO2014051254A1 (ko) * 2012-09-28 2014-04-03 엘지전자 주식회사 상향링크 전송 방법 및 장치
US10085232B2 (en) 2013-05-21 2018-09-25 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for transmitting/receiving paging channel signal in wireless communication network
US20150003405A1 (en) * 2013-06-26 2015-01-01 Mediatek Inc. Enhanced Broadcast Channel for Primary System Information acquisition in OFDM/OFDMA Systems
WO2015115960A1 (en) * 2014-01-30 2015-08-06 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Random access channel performance control
US10165544B2 (en) * 2015-12-16 2018-12-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Network node, wireless device and corresponding methods for paging the wireless device
KR102313906B1 (ko) * 2016-05-13 2021-10-18 한국전자통신연구원 제어 채널을 위한 자원의 설정 정보를 전송하는 방법 및 장치, 상향링크 drs를 위한 자원의 설정 정보를 전송하는 방법 및 장치, 서브프레임/슬롯의 타입을 지시하는 지시자를 전송하는 방법 및 장치, 그리고 하향링크 심볼의 개수를 전송하는 방법 및 장치
EP3665990B1 (en) 2017-08-11 2023-07-19 ZTE Corporation Communicating paging information in wireless communications

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6504830B1 (en) * 1998-06-15 2003-01-07 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Publ Method, apparatus, and system for fast base synchronization and sector identification
US6807192B2 (en) * 2000-01-14 2004-10-19 Interdigital Technology Corporation Wireless communication system with selectively sized data transport blocks
US7266107B2 (en) * 2000-11-23 2007-09-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for allocating a common channel in a CDMA mobile communication system
GB2377585B (en) * 2001-07-06 2005-08-24 Ipwireless Inc Communication resource access request
CA2646477C (en) * 2002-08-01 2013-07-02 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and radio network controller for coordinating paging occasions on a common paging channel
KR20040016540A (ko) * 2002-08-17 2004-02-25 삼성전자주식회사 멀티캐스트 멀티미디어 방송 서비스를 제공하는 이동 통신시스템에서 핸드오버시 데이터 송수신 장치 및 방법
AU2003264965B2 (en) * 2002-09-23 2006-06-15 Lg Electronics Inc. Radio communication scheme for providing multimedia broadcast and multicast services (MBMS)
TWI328367B (en) * 2002-09-26 2010-08-01 Interdigital Tech Corp Method for providing fast feedback information for random access channel in a wireless communication system
US7372898B2 (en) * 2002-12-11 2008-05-13 Interdigital Technology Corporation Path loss measurements in wireless communications
KR100943901B1 (ko) * 2003-08-19 2010-02-24 엘지전자 주식회사 방송 및 멀티캐스트를 위한 무선 프로토콜 엔터티 공유방식

Also Published As

Publication number Publication date
US8018896B2 (en) 2011-09-13
US20100165873A1 (en) 2010-07-01
ES2594861T3 (es) 2016-12-23
RU2426235C2 (ru) 2011-08-10
JP2007214821A (ja) 2007-08-23
EP1983664A4 (en) 2013-08-07
CN101416425A (zh) 2009-04-22
RU2008135040A (ru) 2010-03-20
HUE030039T2 (hu) 2017-05-29
ES2592330T3 (es) 2016-11-29
TW200742456A (en) 2007-11-01
EP1983664A1 (en) 2008-10-22
JP4711844B2 (ja) 2011-06-29
EP2670066B1 (en) 2016-06-29
EP2670066A1 (en) 2013-12-04
WO2007091546A1 (ja) 2007-08-16
TWI337505B (pt) 2011-02-11
KR20080102148A (ko) 2008-11-24
EP1983664B1 (en) 2016-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707603A2 (pt) mÉtodo de configuraÇço de canais de ligaÇÕes superiores e inferiores em sistema de radiocomunicaÇço
EP2375792B1 (en) Transmitting and receiving broadcast service data in a wireless communication system
ES2393232T3 (es) Procedimiento de detección de información de control en un sistema de comunicaciones inalámbricas
KR101176309B1 (ko) 모바일 와이맥스 3-방향 다운링크 동시 프로세싱 및 3-방향 핸드오버를 위한 방법들 및 시스템들
EP3570616B1 (en) Terminal device, base station device, and communication method
BRPI0808966A2 (pt) Aparelhos e métodos para aquisição de dados de qualidade de canal de múltiplas antenas em uma rede de serviço de difusão/multidifusão
BRPI0615128A2 (pt) método para transmissão e recepção de um serviço de mbms em sistema de comunicação móvel
US10736131B2 (en) Terminal device, base station device, and communication method
CN107370579B (zh) 一种信息的发送方法、接收方法、用户设备及基站
US20120106466A1 (en) System and method to avoid downlink control channel coverage limitation in a communication system
JP5122629B2 (ja) 無線通信システムの下りリンクの信号を送信する基地局
WO2009105981A1 (zh) 组业务加密密钥更新方法及系统
WO2018126650A1 (zh) 一种发送上行信号的方法及终端

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]

Free format text: EXIGENCIA DE PRE-EXAME

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 7/26 , H04J 13/00

Ipc: H04W 48/12 (2009.01), H04W 68/00 (2009.01), H04W 7

B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]