BRPI0701439B1 - dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led - Google Patents

dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led Download PDF

Info

Publication number
BRPI0701439B1
BRPI0701439B1 BRPI0701439A BRPI0701439A BRPI0701439B1 BR PI0701439 B1 BRPI0701439 B1 BR PI0701439B1 BR PI0701439 A BRPI0701439 A BR PI0701439A BR PI0701439 A BRPI0701439 A BR PI0701439A BR PI0701439 B1 BRPI0701439 B1 BR PI0701439B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
photobiology
led
leds
photochemical
photochemistry
Prior art date
Application number
BRPI0701439A
Other languages
English (en)
Inventor
Orlando Carlos Canôas Guimarães
Vanderlei Salvador Bagnato
Original Assignee
Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado De São Paulo Fapesp
Univ São Paulo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado De São Paulo Fapesp, Univ São Paulo filed Critical Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado De São Paulo Fapesp
Priority to BRPI0701439A priority Critical patent/BRPI0701439B1/pt
Publication of BRPI0701439A2 publication Critical patent/BRPI0701439A2/pt
Publication of BRPI0701439B1 publication Critical patent/BRPI0701439B1/pt

Links

Landscapes

  • Apparatus Associated With Microorganisms And Enzymes (AREA)

Abstract

dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led. refere-se a presente patente de invenção a um dispositivo utilizado em fotobiologia na ativação microbiológica e fotoquímica como agente fungicida, à base de leds, gerando uma uniformidade de iluminação, juntamente com monocromaticidade, permitindo utilizar placas com múltiplos poços para cultura de células.

Description

DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED.
Refere-se a presente patente de invenção a um dispositivo utilizado em fotobiologia na ativação microbiológica e fotoquímica como agente fungicida, à base de LEDs, gerando uma uniformidade de iluminação, juntamente com monocromaticidade, permitindo utilizar placas com múltiplos poços para cultura de células. O grande avanço tecnológico tem promovido uma enorme interfusão de distintas áreas da ciência. As áreas da saúde certamente têm recebido grandes influências de outras áreas e em especial da Óptica. Técnicas modernas utilizando luz têm permitido o diagnóstico e tratamento de várias doenças, controle microbiológico, processamento de biomateriais dentre outros. Em todas estas aplicações, testes e estudos são necessários. Estudos com cultura de células para entendimento a ação de luz sobre seu comportamento tem sido uma constante em diversos laboratórios ao redor do mundo. O comportamento de células sadias ou doentes na presença de diferentes concentrações de substâncias fotoativadas é uma componente importante no desenvolvimento de terapias, como é o caso da Terapia Fotodinâmica, dentre outras.
Testes de fotobiologia para inativação microbiológica ou na ação fotodinâmica como agente fungicida são determinantes na educação e estabelecimento de novas modalidades terapêuticas.
Todos estes testes são realizados “in vitro”, com cultura de células, colônias de bactérias ou outros meios e necessitam do emprego de dispositivos de iluminação adequado. Atualmente fontes de luz como o Laser ou lâmpadas com filtros têm sido amplamente utilizados para estas finalidades. Enquanto os Lasers permitem obter boa monocromaticidade, as lâmpadas permitem obter boa uniformidade. Com os Lasers fica difícil iluminar uniformemente grandes áreas, pois para isto seriam necessário aparelhos de elevados custos, para operar apenas num comprimento de onda. Já as lâmpadas, por outro lado, permitem flexibilidade de comprimento onda utilizando filtros e iluminação uniforme de grandes áreas. No entanto, apresentam sempre uma grande variedade de comprimentos de onda, que em muitos casos comprometem a adequada avaliação dos resultados. O LED é um emissor de luz que possui um princípio diferente de funcionamento, comparando-se com as lâmpadas incandescentes. Trata-se de um dispositivo semicondutor que com a passagem de corrente elétrica emite luz através de um processo denominado de luminescência.
Assim, para solucionar estes problemas, quais sejam gerar uniformidade de iluminação em grandes áreas, juntamente com monocromaticidade é que se chegou a realizar a presente patente de invenção.
Com o intuito de solucionar os inconvenientes apresentados anteriormente e otimizar os trabalhos em pesquisas de fotobiologia para inativação microbiológica e na ação fotoquímica como agente fungicida, desenvolveu-se a presente patente, que consiste em um dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica que produz iluminação uniforme numa área de aproximadamente 150cm2, com variação da uniformidade menor que 10%, atingindo grande intensidade luminosa, utilizando emissores de luz do tipo LED, que é caracterizada por ter banda estreita e de alta intensidade, podendo ser projetado com diferentes comprimentos de onda. A invenção poderá ser mais bem compreendida através das figuras e a descrição da mesma, onde: A Figura 1 representa o dispositivo. A Figura 2 representa a vista interior do dispositivo. A Figura 3 representa um protótipo do dispositivo, com a placa com múltiplos poços acoplado. O dispositivo é constituído por LEDs (1) de alta intensidade, que são distribuídos de forma simétrica em uma base dissipadora de calor (2), podendo ser refrigerada a água (3) ou por ventilação forçada. Esta base (2) fica a uma distância fixa (4) do vidro (5), para garantir a uniformidade da iluminação. Acima do vidro (5) é acoplado a placa com múltiplos poços (6) para a cultura de células. O dispositivo permite o controle da intensidade de luz, a monocromaticidade e uma iluminação uniforme em grandes áreas -aproximadamente 150cm2 com variação da uniformidade menor que 10%, atingindo grande intensidade luminosa, permitindo utilizar placas com múltiplos poços para o cultivo de células que é essencial para a garantia dos testes em duplicatas. O dispositivo permite acoplar placas com múltiplos poços, com diferentes quantidades de orifícios: 06,12,48 e 96. O dispositivo possibilita irradiar a placa toda, otimizando os experimentos citotóxicos já que possibilitam a realização de um maior número de experimentos por procedimento. A parte de controle do dispositivo situa-se em uma caixa externa (7) que contém uma fonte de alimentação e um regulador para o controle de intensidade luminosa.
Além de ter uma iluminação uniforme e uma grande área de irradiação, o dispositivo pode opcionalmente ter diferentes comprimentos de onda, sendo muito versátil para testar diferentes agentes fotossensibilizantes, podendo ser construído com comprimento de onda específico dependendo do fotossensibilizador a ser utilizado.
Outra possibilidade é o dispositivo utilizar LEDs-RGB (Red-Gren-Blue), com três comprimentos de onda distintos, sendo LEDs azuis, verdes e vermelhos.

Claims (7)

1 DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA Â BASE DE LED caracterizado por ser constituído por LEDs (1) de alta intensidade, que são distribuídos de forma simétrica em uma base díssipadora de calor (2), capaz de controlar a intensidade da luz, a monocromaticidade e uma iluminação uniforme em áreas de aproximadamente 150cmz, com variação da uniformidade menor que 10%, podendo ser refrigerada à água (3) ou por ventilação forçada, ficando a base (2) a uma distância fixa (4) do vidro (5), para garantir a uniformidade da iluminação, sendo colocado acima do vidro (5), placa com múltiplos poços (6) utilizada para avaliar microorganismos em estudo de fotobiologia na ativação micro biológica e fotoquímica como agente fungicida.
2 DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de possibilitar que placas com múltiplos poços com diferentes quantidades de orifícios sejam acopladas ao dispositivo,
3 DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de serem acoplados conjuntos com 06, 12, 48 e 96 orifícios.
4 DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a disposição dos LEDs na base díssipadora de calor permitir a irradiação de toda placa com múltiplos poços (6), visando à realização de maior número de experimentos por procedimento.
5, DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o controle do dispositivo ser feito em caixa externa (7) que contém uma fonte de alimentação e um regulador para o controle de intensidade luminosa.
6 DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de opcionalmente apresentar diferentes comprimentos de onda, permitindo sua utilização para diferentes agentes fotossensibil izantes.
7. DISPOSITIVO UTILIZADO EM FOTOBIOLOGIA E FOTOQUÍMICA À BASE DE LED de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de possibilitar a utilização de LEDs-RGB (Red-Green-Blue), com três comprimentos de onda distintos, sendo LEDs azuis, verdes e vermelhos).
BRPI0701439A 2007-04-13 2007-04-13 dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led BRPI0701439B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0701439A BRPI0701439B1 (pt) 2007-04-13 2007-04-13 dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0701439A BRPI0701439B1 (pt) 2007-04-13 2007-04-13 dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0701439A2 BRPI0701439A2 (pt) 2008-11-25
BRPI0701439B1 true BRPI0701439B1 (pt) 2015-12-29

Family

ID=40532349

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0701439A BRPI0701439B1 (pt) 2007-04-13 2007-04-13 dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0701439B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0701439A2 (pt) 2008-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR20190038854A (ko) 환경 미생물 부하의 감소를 위한 led 램프 구조물
WO2018142630A1 (ja) 光線治療装置および光線治療方法
BRPI0701439B1 (pt) dispositivo utilizado em fotobiologia e fotoquímica à base de led
CN104677829A (zh) 一种以led紫外灯为光源的光敏实验装置
TWM471282U (zh) 光療裝置
CN204514790U (zh) 一种以led紫外灯为光源的光敏实验装置
RU151289U1 (ru) УСТРОЙСТВО ПОВЫШЕННОЙ ЭФФЕКТИВНОСТИ ДЛЯ ИССЛЕДОВАНИЯ СВЕТОВОЙ АКТИВНОСТИ ФОТОСЕНСИБИЛИЗАТОРОВ in vitro
JP2017164417A (ja) 光線治療器
RU150108U1 (ru) Устройство для исследования световой активности фотосенсибилизаторов in vitro
KR102552161B1 (ko) Led 살균기
RU155992U1 (ru) Терапевтическая лампа
CN204285135U (zh) 一种手术用无影灯
CN220104875U (zh) 用于视网膜光损伤研究的实验装置
AU2023252691B2 (en) Visible light chromophore excitation for microorganism control
BR202018004113U8 (pt) dispositivo fototerápico com led de alta potencia associado a fotossensibilizadores específicos para desinfecção de materiais protéticos
CZ2006813A3 (cs) Zdroj svetla o rovnomerné hustote energie k navození fotodynamického jevu v bunkách in vitro
KR101934060B1 (ko) 피부진단 및 치료 기능을 갖는 휴대용 조명기구
KR20120102247A (ko) 엘이디를 이용한 무영등
Lokesh et al. Importance of LEDs Placing and uniformity: Phototherapy treatment used for Neonatal Hyperbilirubinemia
BR112019001628B1 (pt) Estrutura de lâmpada led para a redução da carga microbial ambiental
ES2274743B1 (es) Dispositivo de tratamiento de agua.
BR102012009158A2 (pt) dispositivo com emissores de luz do tipo led utilizado para a micropopagação de plantas in vitro
BR202018004113Y1 (pt) Dispositivo fototerápico com led de alta potencia associado a fotossensibilizadores específicos para desinfecção de materiais protéticos
BR202014031479U2 (pt) External luminaire
Reda et al. The Improvement of the Irradiance Uniformity in LED Phototherapy to Match the Standard Requirements

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (BR/SP) , FUNDACAO DE AM

Free format text: TRANSFERIDO PARTE DOS DIREITOS DE: UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - USP

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/04/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.