BRPI0700629B1 - Aquosa composition, method of manufacture of a coating, and, coated substrate - Google Patents

Aquosa composition, method of manufacture of a coating, and, coated substrate Download PDF

Info

Publication number
BRPI0700629B1
BRPI0700629B1 BRPI0700629B1 BR PI0700629 B1 BRPI0700629 B1 BR PI0700629B1 BR PI0700629 B1 BRPI0700629 B1 BR PI0700629B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
polymer
meth
cross
linked
acrylate
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"COMPOSIÇÃO AQUOSA, MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE UM REVESTIMENTO, E, SUBSTRATO REVESTIDO" CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a composições aquosas de revestimento compreendendo um componente oftiscador polimérico tendo um diâmetro médio de partículas de 1-20 μπι e um componente aglutinante, que fornece revestimentos foscos tendo clareza, resistência a queimadura, flexibilidade e propriedades de tato e hápticas, e aos artigos revestidos feitos a partir delas. Mais particularmente, ela se refere a composições aquosas de revestimento compreendendo um componente aglutinante e um componente ofuscador compatível com, as partículas ofuscadoras escolhidas dentre polímeros de múltiplos estágios e de polímeros de estágio único tendo uma Tg de -60 a 75°C, e revestimento de toque macio feitos a partir delas. O controle de brilho pode ser crítico na forma e na aplicação de revestimentos protetores e/ou decorativos para muitos bens acabados, tais como, por exemplo, couro, madeira, vidro, alvenaria, plásticos e metal. Uma forma para diminuir o brilho compreende a adição de agentes de fosqueamento, também conhecidos como ofuscadores, que são ou partículas inorgânicas, tais como, por exemplo, sílica, ou partículas de carbonato de cálcio, ou partículas orgânicas, tais como, por exemplo, dispersões de poliuretano, ou resinas de uréia-formaldeído, que funcionam desbastando-se a superfície do filme. Embora efetivos na redução de brilho, contudo, estes ofuscadores resultam em um grau significativo de espalhamento de luz, espalhamento para frente e para trás, e em reflexão interna e externa. Tal interação de luz descontrolada com as partículas ofuscadoras pode causar encinzamento, turbidez, escurecimento, perda de intensidade de cor e uma aparência suja do artigo revestido. Além disso, as partículas ofuscadoras freqüentemente rompem a integridade do filme e podem levar a uma perda de propriedades chave do filme, tais como resistência à água e à abrasão, flexibilidade etc. Ainda, as partículas ofuscadoras tendem a polir ou lustrar após a esfregação, levando a um aumento no brilho.
Outros têm tentado, sem sucesso, superar os problemas associados com o uso de partículas ofuscadoras por qualquer um dentre o controle do tamanho de partículas, minimização do espalhamento de luz, seleção cuidadosa de índice de retração entre a partícula e a matriz, ou modificação da matriz ou polímeros formador de filme. Contudo, tais abordagens sacrificam a clareza ou as propriedades do filme para efeito fosco e podem limitar o escopo das composições úteis.
No pedido de patente U.S. 2004/0062913, de Dai Nippon Print Co., Ltd., uma composição de resina de termo-cura à base de água ou de solvente compreendendo ofuscadores de partículas finas porosas orgânicas ou inorgânicas fornece um revestimento ou filme preto de jato para couro sintético que resiste à descoloração. Contudo, muitos ofuscadores porosos tendem a ter uma alta demanda de aglutinante e vão absorver resina ou formador de filme e fmalmente atrapalhar a qualidade e a flexibilidade do filme. Além disso, o uso de muitos ofuscadores inorgânicos em quantidades maiores que 30% em peso, com base no peso de todos os ofuscadores, fornece revestimentos quebradiços ou turvos. Em adição, a solução de Dai Nippon se aplica somente a composições para fornecer artigos revestidos de couro sintético preto de jato. Ainda, uma composição à base de solvente contém quantidades inaceitáveis de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e é prejudicial à saúde, ao ambiente e à segurança.
Com isso, seria desejável se fornecer uma composição versátil que possibilite a provisão de revestimentos de acabamento foscos duráveis sem o problema de perda de cor, aumento do brilho ou propriedades de filme inadequadas.
De acordo com a presente invenção, for verificado que uma composição contendo partículas poliméricas únicas que fornece revestimentos tendo controle de brilho sintonizado e resistência a polimento, sem perda de clareza apreciável, intensidade de cor ou propriedades do filme.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção fornece composições aquosas compreendendo um componente ofuscador polimérico (A) composto de partículas tendo um diâmetro médio de 1-20 pm de um ou mais polímeros escolhidos dentre copolímero de múltiplos estágios, um (co)polímero reticulado de estágio único tendo uma Tg de -60 a 75 °C, e misturas destes; e um componente aglutinante (B) composto de um ou mais aglutinantes orgânicos formadores de filme compatíveis com o componente ofuscador (A). As composições formam revestimentos que são não-pegajosos. Os polímeros aglutinantes adequados podem ser escolhidos dentre um ou mais aglutinantes poliméricos tendo um Mw entre 200.000 e 10.000.000 e um ou mais aglutinantes poliméricos tendo uma Tg de 20 a 70°C e um Mw de até 1.000.000, ou 10.000 ou mais, e misturas destes. As partículas ofuscadoras adequadas vão formar um filme de revestimento quando combinadas com um componente aglutinante formador de filme em uma relação em peso de partículas ofuscadoras ao aglutinante de GOTHRU4:l aplicado a um substrato e seco a 150°C ou abaixo.
Preferivelmente, o componente ofuscador (A) compreende um ou mais polímeros de múltiplos estágios tendo pelo menos um enxerto de estágio externo adicional polimerizado nas partículas de polímero de primeiro estágio. Mais preferivelmente, cada um dentre o componente ofuscadores e o componente aglutinante da presente invenção é acrílico. Em um exemplo de uma forma de realização preferida, o componente aglutinante (B) compreende um ou mais polímeros de emulsão acrílicos de dois estágios, e o componente ofuscador (A) compreende um ou mais (co)polímeros de estágio único acrílicos.
As partículas ofuscadoras adequadas podem incluir, por exemplo, polímeros escolhidos dentre polímeros de estágio único, tais como (co)polímero de acrilato de t-butil (t-BA) reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de 2-etilexil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de sec-butil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de etil reticulado, (co)polímero de acrilato de metil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de hexil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isobutil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de benzil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isopropil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de decil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de dodecil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de n-butil reticulado, (met)acrilatos de alquil C21-C30 reticulados, (co)polímero de propionato de vinil reticulado, polímero de uretano, resina de melamina, (co)polímero de (met)acrilato funcional de silicone, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero acrílico, 0 copolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero de vinil, 0 copolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C; polímeros de múltiplos estágios, tais como polímero de múltiplos estágios acrílico, polímero de múltiplos estágios de vinil, copolímero de borracha sintética de múltiplos estágios, copolímero de uretano de múltiplos estágios, copolímero de enxerto dispersável em água, misturas e combinações destes, tais como poli(acrilato de uretano^ Preferivelmente, as partículas ofuscadoras compreendem (co)polímeros reticulados de estágio único que são 0 produto de polimerização de mais que 50% em peso de monômeros, que produziríam um filme de homopolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C. Mais preferivelmente, as partículas ofuscadoras compreendem polímeros de múltiplos estágios.
As composições aquosas podem ser aplicadas a uma variedade de substratos, e, preferivelmente, a couro, secas e, opcionalmente, curadas para fornecerem artigos revestidos foscos.
As composições aquosas da presente invenção compreendem um componente aglutinante orgânico (B) e um componente ofüscador (A) composto de partículas poliméricas com diâmetros médios de 1 a 20 pm e, preferivelmente tendo uma distribuição de tamanhos de partículas estreita (PSD), em que os dois componentes (A) e (B) são compatíveis mutuamente. Os ofuscadores adequados podem ter uma Tg entre -60 e 75°C, preferivelmente entre -10 e 60°C. A composição da presente invenção permite o fornecimento de revestimentos tendo um acabamento fosco e excelente clareza de filme sem escurecimento ou turbidez, bom "tato manual" (i.e., toque macio) e propriedades de filme. As propriedades de filme alcançadas incluem flexibilidade, firmeza de "rub", resistência a polimento e características de impressão em relevo. Preferivelmente, a composição não compreende solventes, permite boa formação de filme em um uso de poucos VOCs.
Como usada aqui, a expressão "acrílico" deve significar ácido (met)acrílico, (met)acrilato de alquil, (met)acrilamida e suas formas modificadas, tais como, por exemplo, acrilato de (met)hidroxialquil.
Como usada aqui, a expressão "aquosa" deve significar água ou misturada com água com 50% em peso ou menos, com base no peso da mistura, de solvente miscível em água.
Como usada aqui, a expressão "diâmetro médio" se refere ao tamanho de partículas médio de uma distribuição de partículas como determinada pela impedância elétrica usando um Multisizer 3 Coulter Counter (Beckman Coulter, Inc., Fullerton, CA), pelos procedimentos recomendados pelo fabricante. O meio é definido como o tamanho em que 50% em peso das partículas na distribuição são menores que o meio e 50% em peso das partículas na distribuição são maiores que o meio.
Como usada aqui, a expressão "brilho de 60o" refere-se ao brilho de um artigo revestido ou revestimento, medido em um ângulo de visualização de 60° usando um medidor Micro-TRI Gloss™ (da BYK- Gardner GngH, Geretsried, DE), Como usada aqui, a expressão "compatível" deve significar que um componente ou polímero é capaz de formar uma mistura homogênea com outro componente ou polímero.
Como usada aqui, a expressão "copolímero" deve significar copolímeros, terpolímeros, tetrapolímeros, pentapolímeros ou hexapolímeros, e também se refere a copolímeros randômicos, em bloco e de enxerto.
Como usada aqui, a expressão "monômero com baixa Tg" deve significar qualquer monômero, um homopolímero do qual vai ter uma Tg de 20°C ou menor.
Como usada aqui, a não ser que de outra forma indicada, a expressão "peso molecular" ou "Mw" se refere ao peso molecular médio ponderai de um polímero como medido por cromatografia de permeação de gel (GPC) contra um ácido poliacrílico padrão.
Como usada aqui, a expressão "PSD estreita" deve significar uma distribuição de tamanhos de partículas, em que pelo menos 90% em peso das partículas ficam dentro de +/- 20% do diâmetro médio de partículas.
Como usada aqui, a expressão "não-pegajoso" deve se referir a composições que, quando aplicadas e secas para formarem um filme são não pegajosos no toque.
Como usada aqui, a expressão "monômero não-iônico" deve significar que o resíduo de monômero copolimerizado não tem uma carga iônica em um pH de 2 a 13.
Como usada aqui, a expressão "polímero" deve incluir resinas e copolímeros.
Como usada aqui, a expressão "resina" deve incluir polímeros e copolímeros.
Como usada aqui, a expressão "borracha sintética" deve se referir a etileno-propileno-dieno (EPDM), copolímeros de estireno-butadieno, borracha de silicone, borracha de uretano, borracha de dieno, e poliolefma termoplástica (TPO).
Como usada aqui, a expressão "Tg" deve significar a temperatura de transição vítrea medida por calorimetria de varredura diferencial (DSC) tomando o ponto de inflexão no termograma como o valor Tg. No caso de um polímero de múltiplos estágios, o valor Tg relatado deve ser o peso médio dos pontos de inflexão observados no termograma. Por exemplo, um polímero de dois estágios consistindo de 80% de polímero de primeiro estágio macio e 20% de polímero de segundo estágio duro tendo dois pontos de inflexão de DSC, um em -43°C e um em 68°C, vão ter uma Tg relatada de -20,8°C.
Como usada aqui, a expressão "vinil" ou "monômero vinílico" deve significar acrílico, éster vinílico, éter vinílico, compostos aromáticos de monovinila, tais como estireno e α-metil estireno, é haletos de vinil.
Como usada aqui, a expressão "% em peso" deve significar por cento em peso.
Todas as faixas relatadas são inclusive e combináveis. por exemplo, um diâmetro médio de 1 pm ou mais, ou 2 pm ou mais, ou 4 pm ou mais e até 20 pm, ou até 15 pm, vai incluir faixas de 1 pm ou mais a 20 pm ou menos, 1 pm ou mais até 15 pm ou menos, de 2 pm ou mais a 15 pm ou menos, de 2 pm ou mais a 20 pm ou menos, de 4 pm ou mais a 15 pm ou menos, e de 4 pm ou mais a 20 pm ou menos. A não ser que de outra forma indicadas, todas as unidades de temperatura e pressão são temperatura e pressão padrão (STP).
Todas as frases compreendendo parênteses denotam uma ou ambas as matérias parentéticas incluídas e sua ausência. Por exemplo, a frase "(co)polímero" incluem na alternativa, polímero, copolímero e misturas destes. O componente ofiiscador (A) compreende partículas de polímero tendo um diâmetro médio de 1-20 pm. As partículas ofuscadoras adequadas têm um diâmetro médio de 1 μτη ou mais, preferivelmente, 2 pm ou mais, ou 4 pm ou mais, ou 5 pm ou mais. Quando o diâmetro das partículas é menor que 1 pm, as partículas tendem a se agregar e se tomam difíceis de se dispersar adequadamente na composição aquosa. As partículas ofuscadoras adequadas podem variar até 20 pm, ou até 15 pm, ou, preferivelmente, até 10 pm ou, mais preferivelmente, até 8 pm. Se muitas partículas ofuscadoras menores que o tamanho desejado estiverem presentes nas composições, a eficiência de formação de fosco do ofuscador diminui; se muitas partículas ofuscadoras maiores que o tamanho desejado estiverem presentes nas composições, a superfície de revestimento é menos atrativa e a clareza diminui.
Preferivelmente, as partículas ofuscadoras compreendem polímeros de múltiplos estágios com, por exemplo, uma estrutura núcleo-casca ou em camadas, tais como uma estrutura multi-lobular. As partículas ofuscadoras de múltiplos estágios compreendem uma fase de núcleo polimérica e uma ou mais fases de casca polimérica e podem compreender uma composição de índice reffatário graduado (grin). O núcleo pode ser preparado a partir de uma variedade de monômeros de vinila, e pode ser um polímero de borracha ou de vidro. O núcleo pode ser preparado a partir da polimerização ou copolimerização de tais monômeros como diolefínas, por exemplo, butadieno ou isopreno; monômeros aromáticos de vinila, por exemplo, estireno ou cloroestireno; ésteres de vinila, por exemplo, acetato de vinila ou benzoato de vinila; acrilonitrila; metacrilonitrila; ésteres de (met)acrilato, por exemplo, metacrilato de metil, metacrilato de butil, metacrilato de fenil, acrilato de etil, acrilato de butil, acrilato de 2-etilexil, e acrilato de benzil; cloreto de vinil; e outro monômero polimerizável por iniciação por radicais livres.
Em uma forma de realização, as partículas ofuscadoras compreendem polímeros de múltiplos estágios tendo núcleos de borracha, i.e., tendo uma Tg de 20°C ou menos, ou 10°C ou menos. Os núcleos de borracha podem compreender borrachas sintéticas ou naturais, ou, preferivelmente, borrachas acrílicas. Os núcleos de borracha acrílica compreendem copolímeros de acrilato de alquil, o grupo alquil tendo de 2 a 8 átomos de carbono, copolimerizados com de 0 a 10% em peso, preferivelmente até cerca de 5% em peso, ou até 1% em peso, ou 0,05% em peso ou mais, de um ou mais reticulantes, com base no peso total de monômeros de núcleo, de 0 a 10% em peso, preferivelmente até 5% em peso, ou até 2,5% em peso, e, preferivelmente, 0,1% em peso ou mais, ou 0,5% em peso ou mais, de um ou mais ligante de enxerto, com base no peso total de monômeros de núcleo, e de 0 a 50% em peso de um ou mais monômero de vinila copolimerizável, com base no peso total de monômeros de núcleo. Das uma ou mais cascas de polímero que circundam a borracha acrílica, a casca mais externa é compatível com o componente aglutinante (B). A(s) casca(s) pode(m) compreender de 0 a 40% em peso das partículas de múltiplos estágios.
Nos polímeros de núcleo de borracha para partículas ofuscadoras (A), o acrilato de alquil preferido é t-BA ou BA. O monômero ou monômeros de vinila copolimerizável (is) pode(m) ser monômeros de monovinila, tais como metacrilatos de alquil e arenos de monovinil, por exemplo, estireno. Os arenos de monovinil, como usados aqui, incluem tais monômeros aromáticos monoetilenicamente insaturados como estireno, alquilestirenos, tais como metilestireno e etilestireno, outros vinilbenzenos substituído em que os substituintes não interferem na polimerização, e monômeros aromáticos policíclicos de vinila similares. Os índices refratários do polímero do núcleo e do componente aglutinante (B) podem, opcionalmente, coincidir exatamente para produzirem uma composição quase completamente transparente. Em um exemplo, um copolímero preferido de diâmetro médio de 5 pm de dois estágios compreende poli(BA) de borracha reticulado com metacrilato de alil e tem uma casca dura de poli metacrilato de metil (pMMA), a casca compreendendo 20% em peso da partícula.
Os monômeros de reticulação adequados para uso no polímero do núcleo são geralraente monômeros di- ou poli-etilenicamente insaturados copolimerizáveis com os outros monômeros de núcleo, em que os grupos etilenicamente insaturados têm reatividade aproximadamente igual, tais como, por exemplo, divinilbenzeno (DVB); di- e tri-(met)acrilatos de glicol, tais como, por exemplo, dimetacrilato de 1,4-butileno glicol, dimetacrilato de 1,2-etileno glicol, e diacrilato de 1,6-hexanodiol; tri(met)acrilatos de triol, ftalato de dialil, e semelhantes. Os monômeros reticulantes preferidos são diacrilatos de butileno glicol.
Os monômeros de enxerto adequados para uso no polímero de núcleo geralmente são monômeros di- ou poli-etilenicamente insaturados copolimerizáveis com os outros monômeros de núcleo e tendo reatividade suficientemente baixa dos grupos insaturados para permitir insaturação residual significativa para permanecer no polímero subseqüente à sua polimerização, tal como, por exemplo, metacrilato de alil (ALMA), acrilato de alil, maleato de dialil, acriloxipropionato de alil, e semelhantes. O monômero de enxerto preferido é ALMA.
Circundando o núcleo de uma partícula polimérica de múltiplos estágios está uma ou mais cascas de polímero. Os polímeros de casca podem compreender de cerca de 0,1 a cerca de 40%, preferivelmente, de cerca de 5 a cerca de 40%, e, mais preferivelmente, de cerca de 15 a cerca de 35%, com base no peso total das partículas. O polímero de casca externa das partículas ofuscadoras de múltiplos estágios no componente (A) é compatível com o componente aglutinante (B). Por exemplo, uma casca de poli(metacrilato de metil) vai ser compatível com um polímero de matriz de poli(metacrilato de metil) ou poli(cloreto de vinil). Da mesma forma, os ofuscadores de (co)polímero de estágio único (A) são compatíveis com o componente aglutinante (B). Por exemplo, a casca de um polímero ofuscador de múltiplos estágios (A) ou de um ofuscador de copolímero reticulado (A) pode ser compatível com o aglutinante polimérico (B) como um resultado de similaridade química, como no exemplo acima dos polímeros de metacrilato de metil para a casca e o polímero de matriz, ou pode ser determinado empiricamente para ser compatível, como em um copolímero de t-BA copolimerizado com cerca de 25 a cerca de 30%, com base no peso do monômero total, de acrilonitrila ou estireno; este ofuscador de copolímero é também compatível com qualquer um dentre um poli(metacrilato de metil), outro aglutinante de (co)poli(met)acrilato. Muitas combinações de polímero compatíveis para os polímeros aglutinantes e de ofuscador são conhecidas por aqueles versados na técnica, e outras podem ser prontamente determinadas por experimentação de rotina, como, por exemplo, pela preparação de misturas de polímeros aglutinantes e de ofuscador e pelo exame das misturas para tal evidência de compatibilidade como ausência de turbidez, existência de uma temperatura de transição vítrea única, e semelhantes.
As partículas ofuscadoras podem ser feitas por qualquer processo que resulte em partículas tendo um diâmetro médio de partículas de 1-20 pm. As partículas na extremidade superior da faixa de tamanhos desejada podem ser feitas por técnicas de polimerização por suspensão, mas isto requer classificação de partículas pós-polimerização. Preferivelmente, as partículas ofuscadoras são formadas por polimerização por emulsão.
Em uma forma de realização preferida da presente invenção, as partículas ofuscadoras são preparadas por polimerização em emulsão aquosa de pelo menos um componente de monômero do (co)polímero de estágio único ou núcleo para formar partículas de semente de oligômero ou (co)polímero de emulsão de diâmetro médio submícron, seguida pelo intumescimento das partículas de semente com um ou mais componentes de monômero do (co)polímero de estágio único ou núcleo, por exemplo, através da absorção, e polimerização do um ou mais monômeros dentro das partículas de semente de emulsão para produzir as partículas de um diâmetro médio desejado e, preferivelmente, tendo uma PSD estreita. As etapas de intumescimento e polimerização podem ser repetidas até que as partículas tenham crescido até o tamanho do (co)polímero de estágio único ou núcleo. Quando as partículas de semente forem pré-feitas, as partículas de tamanho e composição variáveis adequadas para uso como ofuscadores podem ser produzidas usando-se sementes de oligômero ou (co)polímero intumescíveis apropriadamente dimensionadas.
As partículas de semente podem ser feitas por (co)polimerização em emulsão convencional. Os precursores de polímero de semente adequados para a fabricação de contas de micropartículas podem incluir, por exemplo, partículas de polímero de emulsão oligoméricas na faixa de 30-100 nm. As partículas uniformemente dimensionadas maiores que 5 pm em diâmetro de partículas podem ser produzidas iniciando com partículas poliméricas da semente maiores que 1000 nm, ou pela polimerização de monômero adicional na presença de micropartículas ofuscadoras já feitas. Por exemplo, partículas de sementes com diâmetro médio podem ser intumescidas com um ou mais monômeros de reticulação, tais como divinilbenzeno, e um ou mais monômeros, tais como um monômero acrílico como acrilato de t-butil (t-BA), para crescer contas, tais como contas de poli(t-BA).
Uma ou mais ou todas as etapas de intumescimento e -polimerização podem ser realizadas na ausência de condições limitadoras do peso molecular do (co)polímero resultante, tais como, por exemplo, na ausência de um agente de transferência de cadeia. Contudo, as partículas de semente de (co)polímero de emulsão inicialmente formadas não intumescem tão prontamente como as partículas maiores subseqüentes tendo um peso molecular total menor formadas sob condições limitantes do peso molecular do (co)polímero resultante. Pelo menos a (co)polimerização ou estágio de (co)polimerização final é realizado sob condições que não limitam o peso molecular do polímero.
Mais preferivelmente, os (co)polímero de estágio único ou núcleo podem ser feitos por polimerização por emulsão dos monômeros usando condições que restringem o peso molecular do (co)polímero que se forma, tais como, por exemplo, por inclusão dos agentes de transferência de cadeia, por exemplo, mercaptanos, na mistura de polimerização para formar um oligômero ou (co)polímero de emulsão mais facilmente intumescíveí. Com isso, uma ou mais ou todas as etapas de intumescimento e polimerização podem ser realizadas usando as condições que restringem o peso molecular do polímero e tais etapas podem ser alternadas, seguidas por, ou subsequentemente, às etapas de intumescimento e polimerização podem ser realizadas na ausência de condições que limitam o peso molecular do (co)polímero resultante.
Altemativamente, as partículas de polímero secas podem ser processadas até um tamanho desejado e então dispersadas em água se elas forem dispersáveis em água, i.e., compreendem grupos hidrofilicos tais como grupos hidroxila, carboxila ou amina, ou, altemativamente, emulsificadas para formarem uma emulsão óleo-em-água. Por exemplo, as partículas secas tendo uma Tg acima da temperatura ambiente ou 25°C pode ser redondas, tais como por moagem por jato, e, se necessário, passadas através de um classificador de partículas para criar o diâmetro médio desejado e, se desejado, uma PSD estreita. As partículas termoplásticas ou de borracha secas podem ser crio-moídas e passadas através de um classificador para criar o diâmetro médio desejado.
Outras técnicas alternativas para fabricar (co)polímeros de emulsão ou núcleos de (co)polímero são descritas na literatura, tais como, por exemplo, Japanese Kokai 62-84156, que descreve um processo de crescimento que envolve a polimerização de misturas de monômeros mono-e polifuncionais, seguidas por um escalonamento com uma alta concentração de monômeros polifuncionais, com iniciadores solúveis em óleo em uma semente pré-formada para formar grânulos finos com um desvio padrão abaixo de 1 pm, preferivelmente abaixo de 0,5 pm. A reticulação de qualquer (co)polímero e qualquer ligação por enxerto de um (co)polímero de núcleo a um polímero de casca resulta da inclusão de um ou mais monômeros de reticulação e/ou ligação por enxerto copolimerizáveis nas misturas de monômero polimerizáveis. Altemativamente, o polímero de núcleo ou (co)polímero de estágio único pode ser reticulado e o polímero de núcleo podem ser ligados por enxerto ao polímero de casca usando outras técnicas conhecidas, por exemplo, reações de pós-cura, tais como pela formação de um copolímero de um monômero tendo um grupo de peróxido pendente e então ativando o peróxido por aquecimento até uma temperatura maior que aquela usada na polimerização. O grupo de peróxido ativado vai promover a ligação por enxerto e a reticulação dos componentes de polímero de casca/núcleo. Em outro exemplo, a reticulação ou a ligação por enxerto pode ser alcançada pós-cura pela adição à polimerização de um segundo iniciador de radicais livres que é estável na temperatura de polimerização inicial e é ativada pela luz ou em uma temperatura maior, seguida por ativação do iniciador.
Os ofuscadores ou aglutinantes de múltiplos estágios podem compreender copolímeros multi-lobulares. No caso de aglutinantes, a camada externa ou lóbulos devem ser formadores de filme. Os multi-lobulares são formados a partir de composições de (co)polímero de núcleo e lóbulo diferentes e relativamente incompatíveis, variando até a extensão em que o parâmetro de interação, XC-l, é maior que cerca de 0,05. O parâmetro de interação pode ser calculado para os polímeros de lóbulo e núcleo pelo método de Krause et al., J. Chem. Physics, 43, 2144 (1965). Os valores apropriados dos valores de solubilidade de Hildebrand necessários para o cálculo podem ser encontrados em Van Krevelen, "Properties of Polymers", Elsevier Publishers (Nova Iorque), 1976. Os multi-lobulares podem ser formados pela adição de um incremento inicial de um par redox ou de um agente de redução sozinho e alimentação de adição gradual inicial do monômero formador de lóbulos apropriado e adição gradual do par redox simultaneamente com a alimentação de monômero conforme a polimerização ocorre na mesma ou em uma maior taxa de adição até o término, em que um aumento no nível de um ou mais tensoativos é adicionado com o monômero formador de lóbulo até logo abaixo do nível em que novas partículas são iniciadas. O diâmetro médio das partículas multi-lobulares pode ser determinado pelo diâmetro que uma esfera de volume equivalente teria. O componente aglutinante aquoso (B) pode compreender qualquer um ou mais (co)polímeros compatíveis com o componente ofuscador (A) que podem formar um filme sob condições de uso. Os polímeros aglutinantes adequados podem ser escolhidos dentre, para aplicações em couro e papel, um ou mais aglutinantes poliméricos tendo um Mw de 200.000 a 10.000.000, e, para aplicações na arquitetura, na indústria e em cosméticos, um ou mais aglutinantes poliméricos tendo uma Tg de 20 a 70°C e um Mw de até 1.000.000 e mais que 10.000, por exemplo, mais que 30.000.
Os aglutinantes adequados podem compreender (co)polímeros de emulsão aquosos ou emulsões aquosas, i.e., óleo-em-água, de (co)polímeros pré-formados escolhidos dentre acrílicos, de vinila, tais como acetato de vinila ou etileno - acetato de vinila, poliuretanos, siloxanos, borrachas naturais, polímeros de borracha sintéticos, tais como copolímeros em bloco de estireno-butadieno (SBR), e misturas e combinações destes, por exemplo, uretanos acrílicos. Os aglutinantes preferivelmente são acrílicos, e, mais preferivelmente, compreendem copolímeros acrílicos de dois estágios. Os polímeros acrílicos de dois estágios podem compreender redes interpenetradas (IPN), polímeros de casca-núcleo tendo uma casca formadora de filme, copolímeros de enxerto de um polímero acrílico dispersável em água com um outro (co)polímero acrílico ou de vinila, ou multi-lobulares. Um exemplo de tal copolímero acrílico preferido é um acrilato de etila 95% em peso (EA), 3% em peso de copolímero de ácido acrílico (AA) no primeiro estágio e um pMMA no segundo estágio, em que a casca é 40% em peso ou menos do copolímero; este polímero de múltiplos estágios é denotado como (60-100)EA(97)/AA(3)//(0-40)MMA.
Os (co)polímeros de emulsão acrílicos podem compreender o produto de reação de polimerização de (i) de 30 a 99,9% em peso, ou 60% em peso ou mais ou 70% em peso ou mais até 95% em peso de um ou mais monômeros acrílicos; (ii) de 0 a 60% em peso, ou até 30% em peso de um ou mais monômeros etilenicamente insaturados copolimerizáveis; (iii) de 0 a 10% em peso, preferivelmente, 0,1% em peso ou mais, ou, mais preferivelmente, 0,5% em peso ou mais, ou até 5% em peso de um ou mais monômeros de anidrido ou ácido carboxílico monoetilenicamente insaturados, ou um sal destes; (iv) de 0 a 10% em peso, preferivelmente, até 5% em peso de um ou mais monômeros etilenicamente insaturados copolimerizáveis polares; (v) de 0 a 20% em peso, preferivelmente, de 0 a 10%> em peso de um ou mais monômeros etilenicamente insaturados copolimerizáveis funcionais; e (vi) de 0 a 10% em peso, preferivelmente de 0 a 5% em peso, todas as proporções são baseados no peso de todos os monômeros usados para fazer o (co)polímero, de um ou mais monômeros de ligação por enxerto ou reticulação.
Os monômeros acrílicos adequados podem incluir, por exemplo, um ou mais monômeros de (met)acrilato de alquil C1-C30, (met)acrilato de cicloalquil C5-C30, ou monômero de (met)acrilato de (alquil)aril C5-C30, incluindo, por exemplo, metacrilato de metil, metacrilato de isodecil e monômeros acrílicos com baixa Tg. Os monômeros com baixa Tg adequados incluem, mas não estão limitados a, acrilato de etil (EA), acrilato de butil (BA), acrilato de t-butil (t-BA), acrilato de 2-etilexil (2-EHA), acrilato de lauril, metacrilato de lauril, (met)acrilato de cetil, (met)acrilato de eicosil, (met)acrilato de cetileicosil, (met)acrilato de behenil, acrilato de metil, metacrilato de butil (BMA). Os aglutinantes preferidos podem compreender (co)polímeros que são 0 produto de polimerização de monômeros escolhidos dentre EA, BA e 2-EHA.
Os monômeros etilenicamente insaturados copolimerizáveis adequados podem incluir, por exemplo, (met)acrilatos contendo silício ou flúor, dienos conjugados, tais como butadieno; acetato de vinil ou outros ésteres de vinil, tais como estireno ou estirenos substituídos, incluindo a-metil estireno, cloreto de vinil, e cloreto de vinilideno. O monômero de ácido carboxílico monoetilenicamente insaturado copolimerizável, com base no peso do polímero, tal como, por exemplo, ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido crotônico, ácido itacônico, ácido fumárico, ácido maleico, itaconato de monometil, fumarato de monometil, fumarato de monobutil, anidrido maleico, ácido estirílico, e os anidridos e sais destes. Os monômeros de ácido carboxílico preferidos são ácido acrílico, ácido (met)acrílico, e ácido itacônico. Tais monômeros conferem capacidade de dispersão em água aos aglutinantes de polímero de emulsão de vinila e acrílico.
Os aglutinantes de polímero de emulsão podem, altemativamente, ser tomados dispersáveis em água por modificações químicas conhecidas na técnica. Por exemplo, os polímeros de acetato de vinila podem ser parcialmente hidrolisados, e as poliolefmas podem ser funcionalizadas com ácido, por exemplo, através de maleação.
Os monômeros monoetilenicamente insaturados copolimerizáveis polares adequados podem incluir, por exemplo, (met)acrilato de fosfoetil, ácido 2-(met)acrilamido-2-metilpropano sulfônico (MPS™, Lubrizol Corp., Wickliffe, OH), (met)acrilato de hidroxietil, (met)acrilato de hidroxipropil, (met)acrilatos de aminoalquil, N-vinil pirrolidona, (met)acrilamidas, N-vinilimidazóis e monômeros catiônicos, tais como cloreto de (met)acrilamidopropil trimetilamônio [(M)APTAC], e cloreto de dialildimetilamônio (DADMAC).
Os monômeros monoetilenicamente insaturados copolimerizáveis funcionais adequados podem incluir, por exemplo, monômeros etilenicamente insaturados contendo um grupo acetoacetato ou acetoacetamida, tal como, por exemplo, acetoacetato de vinila, (met)acrilato de acetoacetoxietil, (met)acrilato de acetoacetoxipropil, acetoacetato de alil, (met)acrilato de acetoacetoxibutil, (met)acrilato de 2,3-di(acetoacetoxi)propil, acetoacetamida de vinil, e (met)acrilatos de acetoacetoxietil (met)acrilamidaacetoacetoxialquil; diacetonaacrilamida, e monômeros monoetilenicamente insaturados contendo um grupo nitrila, tal como (met)acrilonitrila, e são, preferivelmente, metacrilatos de acetoacetoxietil (AAEM). Tais monômeros ajudam a tomar os aglutinantes de polímero de emulsão acrílicos e de vinila mais resistentes a produtos químicos.
Os monômeros multietilenicamente insaturados de reticulação e ligação com enxerto podem incluir os mesmos monômeros que são usados para se fazer partículas ofuscadoras poliméricas.
Os polímeros aglutinantes tomam a forma de partículas tendo um diâmetro médio de 30-1000 nm, ou 50 nm ou mais, 100 nm ou mais, ou 300 nm ou mais, Para aplicações de couro, os polímero nas emulsões tomam a forma de partículas tendo um diâmetro médio de 30 a 500 nm, preferivelmente de 50 ou mais nm, ou, preferivelmente, até 300 nm.
Para aplicações de couro e papel, a Tg do aglutinante de polímero de emulsão ou a média das Tgs das misturas poliméricas aglutinantes pode variar de -100°C até a temperatura ambiente, ou, preferivelmente, até 20°C, mais preferivelmente 10°C ou menos, e, ainda mais preferivelmente, 0°C ou menor. Os (co)polímeros de emulsão acrílicos adequados para aplicações em couro e papel podem compreender o produto de reação de copolimerização de 60 a 99,5% em peso de monômeros com baixa Tg com 0,1% em peso ou mais de (iii) um ou mais monômeros de ácido carboxílico ou anidrido etilenicamente insaturados, ou seus sais, e o restante dos um ou mais monômeros (i) acrílicos e/ou (ii) etilenicamente insaturados copolimerizáveis diferentes de um monômero com baixa Tg, e/ou um ou mais de qualquer monômero (ív) polar, (v) funcional, ou (vi) de reticulação ou de ligação por enxerto, todas as proporções de monômero com base no peso de todos os monômeros usados para faze o (co)polímero. O Mw de polímero úteis como aglutinantes (B) para couro ou papel é de até 10 milhões, mais que 200.000, ou mais que 1 milhão.
Para as aplicações de revestimentos de arquitetura ou industriais ou cosméticos, polímeros úteis como aglutinantes (B) podem compreender um ou mais polímeros de emulsão aquosos tendo peso molecular médio ponderai de até 1 milhão, ou 10.000 ou mais, 30.000 ou mais, por exemplo, 50.000 ou mais, ou até 500.000. Tais polímeros aglutinantes têm Tgs menores que 70°C, ou mais que 20°C, e são preferivelmente acrílicos. Os (co)polímeros de emulsão acrílicos adequados para aplicações de revestimento de arquitetura podem compreender o produto de reação de copolimerização de 30 a 69,75% em peso, de monômeros com baixa Tg, copololimerizados com 69,75 a 30% em peso de (i) um ou mais monômeros acrílicos e/ou (ii) monômeros etilenicamente insaturados copolimerizáveis diferentes de um monômero com baixa Tg, de 0,5 a 10% em peso de (iii) um ou mais monômeros de anidrido ou ácido carboxílico etilenicamente insaturados, ou seu sal, e o restante compreendendo um ou mais, e/ou um ou mais dentre (iv) polar, (v) funcional, ou (vi) monômero de reticulação ou ligação por enxerto, todas as proporções de monômeros baseadas no peso de todos os monômeros usados para fazer o (co)polímero.
Em outra forma de realização, os aglutinantes de polímero de emulsão acrílicos fornecendo revestimentos de couro com bom relevo e resistência a flexão a úmido podem compreender de 0,4% a 10% em peso de monômero de acetoacetato ou acetoacetamida copolimerizado. Por exemplo, um aglutinante de dois estágios contendo 80% em peso ou mais, com base no peso do polímero, de um primeiro polímero contendo de 0,1 a 10% em peso do monômero de acetoacetato ou acetoacetamida copolimerizado e tendo uma Tg de -30 a 0°C, e de 2 a 20% em peso, com base no peso do polímero, de um segundo polímero contendo de 0 a 10% em peso do monômero de acetoacetato ou acetoacetamida copolimerizado e tendo uma Tg pelo menos 10°C maior que a Tg do primeiro polímero.
Em outra forma de realização, os aglutinantes de polímero de emulsão aquosa para fornecer revestimentos de couro compreendem polímeros de múltiplos estágios contendo 0,1% em peso ou menos, com base no peso do aglutinante, de monômeros multi-etilenicamente insaturados copolimerizados, em que o polímero do segundo estágio tem uma Tg maior que 20°C e pelo menos 10°C maior que a Tg do polímero do primeiro estágio. Em tais aglutinantes, o primeiro estágio tem uma Tg menor que 20°C e compreende mais que 50% em peso de unidades polimerizadas acrílicas, de 0,5 a 10% em peso de um monômero de ácido carboxílico monoetilenicamente insaturado copolimerizado e, pelo menos um monômero monoetilenicamente insaturado copolimerizado, com base no peso de um polímero do primeiro estágio. Além disso, em tais aglutinantes, o polímero do primeiro estágio foi contatado com um óxido, hidróxido ou carbonato de metal de transição em um pH menor que 9 em uma quantidade maior que 0,1 equivalente de metal de transição por equivalente do monômero de ácido carboxílico copolimerizado no primeiro estágio. Ainda, o polímero do segundo estágio compreende pelo menos um monômero monoetilenicamente insaturado copolimerizado e de 0 a 10% em peso de um monômero de ácido carboxílico monoetilenicamente insaturado copolimerizado, baseado no peso do polímero do segundo estágio, em que o monômero de ácido carboxílico copolimerizado do segundo estágio é menos que 25% em peso do monômero de ácido carboxílico copolimerizado no polímero de emulsão de múltiplos estágios. Ainda, o polímero do segundo estágio compreende de 1 a 34% em peso do polímero de múltiplos estágios, com base no peso do polímero seco. Preferivelmente, para melhorar a maciez, o primeiro estágio do polímero útil como aglutinante (B) tem uma Tg menor que 10°C, com os primeiro e segundo estágios incluindo pelo menos um monômero não-iônico monoetilenicamente insaturado copolimerizado, e o polímero do segundo estágio é formado na presença de até 15% em peso, com base no peso do polímero do segundo estágio, de um ou mais agentes de transferência de cadeia.
Para um ou ambos os ofiiscadores e aglutinantes, as técnicas de polimerização usadas para preparar polímeros de emulsão aquosos e polímeros de emulsão de múltiplos estágios são bem conhecidos na técnica. As técnicas de polimerização usadas para preparar polímeros aquosos de emulsão de múltiplos estágios são conhecidas na arte, tais como, por exemplo, nas Patentes U.S. 4.325.856, 4.654.397 e 4.814.373. Nos processos de polimerização de múltiplos estágios, pelo menos dois estágios diferindo na composição são formados em uma maneira sequencial e em qualquer ordem.
Na polimerização por emulsão, a(s) mistura(s) de monômero podem ser adicionadas puras ou como uma emulsão em água. Uma ou mais misturas de monômeros podem ser adicionadas em uma ou mais adições e podem ser adicionadas continuamente sobre todo ou parte do período de reação ou não continuamente sobre todo ou parte do período de reação. Uma ou mais misturas de monômeros podem ser adicionadas linearmente, tais como no caso de adição gradual (ad. grad.), ou não, tal como, por exemplo, em polimerização ou adição semi-contínua de uma vez como um "lote", ou em qualquer combinação destes. Para se fazer polímeros com maior Mw, uma ou mais misturas de monômero devem ser adicionadas como um "lote" ao reator ou inicialmente carregadas no reator no início de um ou mais estágios de reação.
Na polimerização de emulsão, os tensoativos convencionais podem ser usados, tais como, por exemplo, emulsificantes aniônicos e/ou não-iônicos, tais como, por exemplo, sais de metal alcalino ou de amônio de alquil, aril, ou alquilaril sulfatos, sulfonatos ou fosfatos; ácidos alquil sulfônicos, sais de sulfossuccinato; ácidos graxos; monômeros tensoativos etilenicamente insaturados; e álcoois ou fenóis etoxilados. A quantidade de tensoativo usada é usualmente de 0,1 a 6% em peso, com base no peso do monômero. Os mesmos tensoativos e quantidades destes são usados em processos de polimerização de emulsão de estágio único ou de múltiplos estágios.
Os processos térmicos ou de iniciação redox podem ser usados em processos de polimerização de emulsão de único estágio ou de múltiplos estágios. Os iniciadores de radicais livres conhecidos podem ser usados em um nível de 0,01 a 3,0% em peso, com base no peso do monômero total, tal como, por exemplo, peróxidos, persulfatos de amônio e/ou de alcalinos, ácido perbórico e seus sais, ácido perfosfórico e seus sais, sais de amônio e de metal alcalino de ácido peroxidisulfúricos, preferivelmente, persulfatos. Os sistemas redox usando os mesmos iniciadores podem ser usados acoplados com um redutor adequado, tal como, por exemplo, ácido (iso)ascórbico, sais de metal alcalino ou de amônio de ácidos contendo enxofre, tais como sulfito, bissulfito, hidrossulfito ou ditionita de sódio, ácido formadinossulfmico, ácido hidroximetanossulfônico, formaldeído de sulfoxilato de sódio, ácido 2-hidroxi-2-sulfmatoacético, ácido 2-hidróxi-2-sulfonatoacético, aminas, tais como etanolamina, ácido glicólico, hidrato de ácido glicólico, mercaptanos, tais como ácido mercaptopropiônico ou metil-3-mercaptopropionato, ácido láctico, ácido glicérico, ácido málico, ácido tartárico e sais dos ácidos precedentes. Os sais de metal de ferro, cobre, manganês, prata, platina, vanádio, níquel, cromo, paládio, ou cobalto catalisando a reação redox podem ser usados de 0,001 a 3,0% em peso, com base no peso do monômero total.
Os agentes de transferência de cadeia podem ser usados para diminuir o peso molecular do polímero formado de um ou mais dos estágios poliméricos. O(s) agente(s) de transferência de cadeia pode(m) ser adicionado(s) em uma ou mais adições ou continuamente, linearmente ou não, durante a maior parte ou todo o período de reação ou durante a(s) porção(ões) do período de reação. Os agentes de transferência de cadeia adequados podem incluir, por exemplo, compostos de halogênio, tais como tetrabromometano; compostos de alil; e, preferivelmente, mercaptanos, tais como tioglicolatos de alquil, mercaptoalcanoatos de alquil, e mercaptanos de alquil lineares ou ramificadas C4-C22 alquil, e, mais preferivelmente, 3-mercaptopropionato de metil, 3-mercaptopropionato de butil, n-hexilmercaptano, n-dodecil mercaptano, e misturas destes. Quantidades adequadas de agentes de transferência de cadeia podem variar de até 20% em peso, preferivelmente, de 0,1 a 5% em peso, com base no peso de todos os monômeros usados para fazer 0 (co)polímero.
Em qualquer polimerização de emulsão, a temperatura de reação deve ser mantida em uma temperatura menor que 100°C durante todo o curso da reação, por exemplo, em 30°C ou mais, ou 95 °C, ou 60°C ou mais, ou até 90°C.
Se desejado, um neutralizador adequado pode ser adicionado para neutralizar, parcialmente ou completamente, o grupo ácido ou anidrido nos polímeros usados como o componente aglutinante (B). Os neutralizadores adequados incluem, mas não estão limitados a, hidróxido de sódio ou potássio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, acetato de sódio, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, sais de zinco, tais como óxido de zinco, amônia, trietilamina, dimetiletanolamina, aminometilpropanol, dietilamina, trietanolamina, etc. Por exemplo, as emulsões para uso como o aglutinante (B) podem ser contatadas com um óxido de metal de transição, hidróxido, ou carbonato em pH menor que 9, preferivelmente em pH = 3-6, em uma quantidade maior que 0,20 equivalente, preferivelmente maior que 0,50 equivalente, de metal de transição por equivalente de monômero de ácido carboxílico copolimerizado no polímero de emulsão de acordo com o processo descrito na Patente U.S, 5.221.284.
Para formar composições aquosas, um ou mais ofuscadores aquosos (A) e aglutinantes aquosos (B) podem simplesmente ser misturadas. Em uso, tais composições compreendem de 40 a 90% em peso de água, preferivelmente de 60 a 90% em peso, com base no peso total da composição, para uso em aplicações de couro ou papel, e, preferivelmente, de 40 a 80% em peso, com base no peso total da composição, para uso nas aplicações arquiteturais e industriais. Inversamente, os sólidos totais das composições aquosas podem variar de 10 a 60% em peso, com base no peso total das composições, de 10 a 40% em peso em aplicações de couro e de 20 a 60% em peso em outras aplicações.
As quantidades adequadas do componente ofuscador (A) podem variar de 2 a 45% em peso, como sólidos baseados no peso total da composição aquosa, desejavelmente de 1 a 20% em peso em aplicações de couro e papel, preferivelmente de 2 a 16% em peso, e, em outras aplicações, desejavelmente de 2-30% em peso. Nas aplicações em couro, em papel e em cosméticos, a relação em peso desejada, como sólidos, do componente ofuscador (A) para o componente aglutinante (B) pode variar de 0,1:1 a 10:1, preferivelmente, de 0,25:1 a 4:1.
As quantidades adequadas dos sólidos do componente aglutinante (B) podem variar de 2 a 50% em peso, com base no peso total da composição aquosa, desejavelmente de 2 a 25% em peso nas aplicações em couro e papel, preferivelmente 4% em peso ou mais, ou, mais preferivelmente, 7% em peso ou mais, e, em outras aplicações, desejavelmente de 10-50% em peso, preferivelmente 15% em peso ou mais, ou 20% em peso ou mais. As composições aquosas da presente invenção podem ter a forma de dispersões transportadas em água, por exemplo, alcalinas, aniônicas ou não-iônicas, e podem também compreender aditivos, tais como, por exemplo, aditivos de melhora de tato, ofuscadores adicionais, agentes de fluxo ou de umectação, espessantes ou modificadores de reologia ou suas misturas, agentes de cura, pigmentos ou colorantes, opacifícadores e extensores, antioxidantes e plastificantes.
Os aditivos de melhora de tato, tais como, por exemplo, (organo)siloxanos e seus copolímeros, incluindo óleos; e ceras, são projetadas para migrar para superfícies para melhorar a manuseabilidade de produtos, tais como couro. Os aditivos de melhora de tato podem ter a forma de dispersões aquosas tendo teores de sólidos de até 60% em peso. As quantidades adequadas de sólidos de adição de melhora de tato podem variar de até 10% em peso, preferivelmente, até 8% em peso, com base no peso total da composição aquosa. As quantidades excessivas de aditivos de melhora de tato provocam, indevidamente, acabamentos e produtos deslizantes ou cerosos. Um exemplo de um aditivo de melhora de tato adequado é o Aditivo 229W, um poli alquil siloxano disponibilizado pela Rohm and Haas Company, Filadélfia, PA.
Os ofuscadores adicionais podem também reduzir brilho através do espalhamento de luz e enrugamento da superfície e podem compreender ofuscadores inorgânicos conhecidos, tais como, por exemplo, sílica, sílica defumada, alumina, silicatos, (sub)carbonatos, por exemplo, carbonato de cálcio, caulim, filossilicatos, talco, titânia, óxidos de zinco, óxidos de zircônio, e hidróxidos alcalinos tendo diâmetros médios desde submicrons até 30 pm; ou podem compreender ofuscadores orgânicos, tais como, por exemplo, contas de politetrafluoroetileno, polietileno, silicone, poliuretano, uréia-formaldeído ou fluoreto de polivinilideno de diâmetro médio de 2-30 pm. Os ofuscadores orgânicos podem também fortalecer a resistência do filme. As proporções úteis podem incluir até 30% em peso em uma base de sólidos, da quantidade total do componente ofuscador (A) mais ofuscadores adicionais.
Os agentes de umectação ou agente de fluxo podem compreender qualquer composto ativo na superfície que melhora o fluxo ou a umectação de superfícies, tais como, por exemplo, tensoativos contendo flúor ou silicone, e tensoativos aniônicos ou não-iônicos. As quantidades adequadas de agente de fluxo ou agente de umectação podem variar de até 15% em peso, preferivelmente, até 10% em peso, com base no peso total da composição aquosa.
Os espessantes ou modificadores de reologia podem incluir qualquer aditivo usado para espessar ou modificar a reologia, tais como, por exemplo, emulsões solúveis em álcali (ASE), emulsões solúveis em álcali hidrofobicamente modificadas (HASE), polímeros de óxido de etileno - uretano hidrofobicamente modificados (HEUR), celulósicos hidrofobicamente modificados, poliacrilamidas hidrofobicamente modificadas, materiais de argila inorgânicos (tais como bentonita), e hidroxietil celulose (HEC). Quantidades adequadas de espessantes ou modifícador de reologia podem variar até 20% em peso, preferivelmente, até 10% em peso, com base no peso total da composição aquosa.
Os pigmentos ou colorantes, incluindo óxidos de ferro, pigmentos opacificadores, tais como, por exemplo, dióxido de titânio, e polímeros opacificadores, podem ser adicionados em quantidades de 0-120 partes em peso por 100 partes em peso (phr) do composto aglutinante (B), especialmente quando usados como revestimentos de base ou revestimentos coloridos. Em aplicações de couro, os pigmentos e corantes podem ser adicionados de forma a colorir as composições aquosas para fazer um filme transparente ou translúcido.
Em adição, os plastificantes, tais como dioctiladipato ou dioctilftalato, podem ser adicionados na quantidade de até 20% em peso, preferivelmente, até 2% em peso, com base no peso total da composição aquosa. Além disso, qualquer dos agentes anti-espumação, antioxidantes, ou agentes absorvedores de luz UV podem ser adicionados na quantidade de até 5% em peso, preferivelmente, até 1,0% em peso, com base no peso total da composição aquosa.
Um ou mais agentes de cura, tais como, por exemplo, uma resina de poliisocianato, poliaziridina, ou aminoplasto podem ser adicionadas às composições aquosas para uso em locais remotos. Tais agentes de cura podem ser usados em quantidades de 0,5% em peso ou mais, e até 15% em peso, por exemplo, de 1 a 10% em peso, com base no peso total da composição aquosa.
Em adição, água para a diluição pode ser adicionada, tal como, por exemplo, para uso no local remoto para reduzir os sólidos totais das composições até uma faixa desejada. Com isso, as composições aquosas podem ser transportadas em qualquer forma concentrada estável, tal como, por exemplo, composições aquosas compreendendo tensoativos, agente de fluxo ou agentes de umectação e tendo teores de sólidos, por exemplo, tão altos como 80-90% em peso, com base no peso total da composição aquosa.
Em uma forma de realização da presente invenção, os métodos de uso das composições aquosas compreendem a formação da composição aquosa, a aplicação da composição de revestimento a um ou mais substratos, e a secagem e a cura da composição de revestimento. A secagem pode ser realizada em uma maneira conhecida, tal como, por exemplo, secagem por ar ou calor em temperaturas que não vão danificar o substrato, por exemplo, 150°C ou abaixo, ou 100°C ou abaixo. As composições aquosas podem ser aplicadas a couro inacabado ou acabado de revestimento de base, ou a papel por um revestidor de cortina e métodos de aspersão, tais como, por exemplo, aspersão atomizada por ar, aspersão auxiliada por ar, aspersão sem ar, aspersão com baixa pressão e alto volume, e aspersão sem ar auxiliada por ar, por revestimento de rolo ou revestimento de faca. As composições aquosas podem ser aplicadas a substratos arquiteturais ou industriais, por exemplo, metais, madeira ou plástico por qualquer método conhecido, tal como, por exemplo, aspersão, escova, rolo, campana eletrostática ou leito fluidizado.
Os revestimentos feitos a partir das composições aquosas da presente invenção podem incluir revestimentos de base, revestimentos coloridos e revestimentos de topo compreendendo qualquer dos revestimentos claros, manchas ou revestimentos translúcidos, revestimentos coloridos pígmentados e tintas. Os revestimentos podem ter um Brilho em 60° de 80 ou menos, ou 60 ou menos para qualquer substrato, ou 10 ou menos para couro, preferivelmente, 2 ou menos.
As composições de revestimento aquosas podem ser aplicadas a vários substratos, incluindo, mas não limitados a, couro, tal como, por exemplo, couro curtido mineral ou vegetal, incluindo couro de grão completo, couro de grão corrigido ou tamponado, ou couro dividido, com ou sem um tratamento prévio com uma mistura de resina impregnante; plástico, tais como, telefones celulares, telefones regulares, alojamento de computador, controles remotos; madeira, madeira natural, madeira compensada, madeira engenheirada, tais como placa de fibras de densidade média (MDF), placa de partículas, ou outros lignocelulósicos, placa de gesso; papel, cartolina, masonita, e papelão; têxteis tecidos e não-tecidos, tais como esteiras de cobertura de poliéster, e substratos de fibra sintética ou de algodão; metais, tais como, por exemplo, bobinas metálicas; e superfícies porosas, tais como concreto, tijolo, pedra, e superfícies de calçada ou rodovia. Em adição, as composições podem ser usadas para fazer cosméticos e composições de tratamento de corpo que incluem, mas não estão limitados a, produtos de cuidado do cabelo, cremes de umectação, filtros solares, e maquilagem.
Nos seguintes exemplos, as abreviações têm os significados dados, como a seguir: EA = acrilato de etil; BA = acrilato de butil; AN = acrilonitrila; AA = ácido acrílico; EHA = acrilato de 2-etilexil; AAEM = metacrilato de 2-acetoacetiletil; ALMA = metacrilato de alil; DVB = divinil benzeno; MMA - metacrilato de metil; BMA = metacrilato de butil; t-BA -acrilato de t-butil; STY = estireno. Métodos de Teste Padrão Determinação de Brilho: o brilho da superfície é determinado após a aspersão do revestimento de topo em uma superfície de revestimento de base lisa e após a secagem durante a noite. Para esta determinação, foi medido o brilho da superfície em geometria de 60 e 85 graus usando um medido Micro-TRI Gloss™.
Resistência a Polimento: Uma amostra de 3,5 cm x 11 cm de couro acabado foi removida e colocada em um Testador de Fixação de "Rub" (modelo 421, Satra Footware Technology Centre). O couro é estirado em 10% e a superfície é esfregada usando um pedaço de feltro seco e 1,0 kg de peso para 500 ciclos. O brilho da superfície é medido antes e após a esfregação para determinar a mudança no brilho. Os filmes resistentes a polimento forneceram melhor consistência de brilho antes a após a esfregação.
Resistência a Esfregação a Úmido: Uma amostra de 3,5 cm x 11 cm de couro acabado foi removida e colocada em um Testador de Fixação de "Rub" (modelo 421, Satra Footware Technology Centre). O couro é estirado em 10% e a superfície é esfregada usando um feltro encharcado com água e 1,0 kg de peso para 300 ciclos. Após o pedaço de feltro secar, a quantidade de pigmento transferido ao pedaço de feltro é avaliada individualmente e visualmente usando uma escala de Gray. A classificação da escala de Gray de 1 -5 indica uma faixa de transferência de pigmento substancial para transferência de pigmento mínima.
Determinação da Flexibilidade: Uma amostra de couro acabado de 3,8 x 6,5 cm foi removida e posicionada em um flexômetro "bally" (modelo 2397, Otto Specht Company). O couro foi dobrado por 100.000 ciclos em temperatura ambiente. Após o dobramento, o couro foi visualmente avaliado quanto à quebra e à geração de "retalhos brancos" na área dobrada. Para a avaliação, as amostra foi examinada sob um estereoscópio de lOx.
Determinação da Cor: A cor do couro acabado foi determinada usando um espectrofotômetro de cor (espectrofotômetro X-Rite 8400 Sphere; X-Rite Incorporated). Foram determinados os valores de CIE L*a*b usando uma fonte de luz D65 em um observador padrão de 10 graus (brilho excluído). EXEMPLOS DE PREPARAÇÃO A-B: Síntese de Semente de Polímero de Emulsão Exemplo de Preparação Al Este exemplo ilustra a preparação de um polímero de emulsão para uso na preparação de partículas de núcleo/casca que são ofuscadores preferidos da presente invenção. A não ser que de outra forma dito, os termos "carregado" ou "adicionado" indicam a adição de toda a mistura de uma vez. As seguintes misturas foram preparadas: Um reator equipado com agitador e condensador e limpo com nitrogênio foi carregado com a Mistura A e aquecido até 82°C. Os conteúdo do reator foi adicionado 15% da Mistura B e 25% da Mistura C. A temperatura foi mantida em 82°C e a mistura de reação foi agitada por 1 hora, após o que a Mistura B e a Mistura C foram medidas no reator, com agitação, durante um período de 90 minutos. A agitação foi continuada a 82°C por 2 horas, após o que o conteúdo do reator foi resfriado até a temperatura ambiente. O diâmetro médio das partículas de emulsão resultantes foi 0,2 pm, como medido por espalhamento de luz usando um instrumento BI-90 Plus da Brookhaven Instruments Company, 750 Blue Point Road, Holtsville, NY 11742.
Exemplo de Preparação A2 Neste exemplo, as partículas na emulsão do Exemplo de Preparação Al são crescidas até um diâmetro médio de 0,5 pm usando uma emulsão de BA e STY. As seguintes misturas foram preparadas:_ A Mistura A foi adicionada ao reator do Exemplo Al e aquecida até 88°C com agitação. As Misturas B, C e D foram medidas no reator durante um período de 3 horas, após o que a temperatura foi mantida em 88°C, com agitação, por 90 minutos. O conteúdo do reator foi resfriado até 65°C, as Misturas E e F foram adicionadas, e o conteúdo do reator foi mantido em 65°C, com agitação, por 1 hora, após o que o conteúdo do reator foi resfriado até a temperatura ambiente. As partículas de polímero de emulsão resultantes tinham um diâmetro médio de 0,5 pm quando medido por espalhamento de luz usando um instrumento ΒΪ-90 Plus.
Exemplo de Preoaracão B
Este exemplo ilustra a preparação de partículas de diâmetro médio do copolímero BA-STY por polimerização de emulsão. As seguintes misturas aquosas foram preparadas: Um reator equipado com um agitador e um condensador e limpo com nitrogênio foi carregado com a Mistura A e aquecido até 87°C. Ao conteúdo do reator foram adicionados 7% da Mistura B e toda a Mistura C; o conteúdo do reator foi agitado por 30 minutos, após o que a Mistura B e a Mistura D foram medidas no reator, com agitação, durante um período de 90 minutos. O conteúdo do reator foi mantido a 87°C com agitação por 50 minutos, após o que a emulsão resultante foi resfriada até a temperatura ambiente. As partículas de acrilato de butil - estireno tinham diâmetro médio de 0,3 pm, como medido por espalhamento de luz usando um instrumento BI-90 Plus.
Exemplos de Preparação C-D: Síntese de Aglutinante Exemplo de Preparação C: Aglutinante Elastomérico Enrijecido, Dois Estágios As seguintes misturas foram preparadas: Um reator equipado com um agitador e um condensador foi carregado com 1035 g de água deionizada. Nitrogênio foi deixado borbulhar na água por 30 minutos. O reator foi então limpo com nitrogênio e carregado com a Mistura A. Com a temperatura da mistura no reator abaixo de 20°C, as Misturas B, C e D foram rapidamente e sucessivamente adicionadas ao reator. Dentro de 10 minutos, a temperatura aumentou quando a polimerização começou e chegou no pico em tomo de 70°C. Dez minutos após a temperatura de pico, a mistura E, seguida pela mistura F, foram adicionadas. O material no reator é deixado resfriar até 60°C e a Mistura G é adicionada, seguida pelas Misturas Hei. Após 5 minutos, as misturas J eK são separadamente medidas no reator durante 30 minutos enquanto a batelada é resfriada. 0 neutralizador é então adicionado para neutralizar parcialmente o ácido polimerizado e a amostra de polímero é então filtrada através de uma tela de malha 100 mesh para remover o coágulo.
Exemplo de Preparação D: Aelutinante de Revestimento Arquitetural com uma Ta de 25 °C
As seguintes misturas foram preparadas: Um reator equipado com um agitador e um condensador foi carregado com 639 g de água deionizada. O reator foi então lavado com nitrogênio, aquecido até 88°C e carregado com a Mistura A. A Mistura B e 2,5% da Mistura D foram adicionadas ao reator, seguidas pela Mistura C. Dentro de 5 minutos, a temperatura aumentou para 95°C. Dez minutos mais tarde, o restante da Mistura D e a Mistura E foram separadas e medidas no reator durante 1 hora a 88°C, Quando as alimentações estavam completas, a mistura do reator foi resfriada até 75°C e a Mistura F foi adicionada, seguida pela Mistura G, que foi medida em cerca de 30 minutos. A mistura do reator foi resfriada até 45°C, neutralizada por adição em gotas da Mistura H e então resfriadas até a temperatura ambiente. O polímero resultante foi filtrado em uma malha de 100 mesh para remover o coágulo.
Exemplos 1-4: Síntese de Micropartículas Em cada um dos seguintes Exemplos, 1-4, um reator equipado com um agitador e um condensador e limpo com nitrogênio foi carregado com a Mistura A e aquecido até 92°C. As misturas B e C foram separadamente emulsifícadas com um misturador de alto cisalhamento manual até que uma emulsão estável fosse obtida (0,8-3 minutos). A mistura B foi então vagarosamente alimentada no reator durante uma hora. Com o conteúdo do reator a 64°C, a Mistura C foi adicionada em um lote para iniciar a reação, que estava completa em cerca de 1,5 hora depois. Mais tarde, quando aplicável, as misturas D, E e F foram separadamente medidas no reator durante um período de 90 minutos. A mistura resultante foi resfiiada até a temperatura ambiente e analisada por microscopia óptica e um Coulter Counter, A mistura resultante foi resfiiada até a temperatura ambiente e analisada por microscopia óptica e um Coulter Counter.
Exemplo 1: Partícula de BA reticulada de 5 um Este exemplo ilustra o crescimento de partículas de diâmetro médio de 5 μτη de partículas de semente de emulsão com diâmetro médio de 0,5 μτη.
As seguintes misturas foram preparadas e processadas como estabelecido acima: As partículas foram uniformemente dimensionadas e tinham um diâmetro médio de 5 pm Exemnlo 2: Ofuscador de partícula de casca-núcleo de tamanho de médio de 6 um Este exemplo ilustra um processo em um pote para a polimerização de uma casca externa de metacrilato de metil e acrilato de etil no polímero de núcleo do Exemplo 1.
As seguintes misturas foram preparadas e processadas como estabelecido acima: As partículas resultantes foram uniformemente dimensionadas e tinham um diâmetro médio de cerca de 6 μπι.
Exemplo 3: Ofuscador de partícula de casca-núcleo com partícula de 0,3 um Este exemplo ilustra o crescimento de partículas com diâmetro médio de 2 pm das partículas de emulsão de diâmetro médio de 0,3 μιη do Exemplo de Preparação B. As seguintes misturas foram preparadas e processadas como estabelecido acima:_____________________ As partículas poliméricas resultantes foram uniformemente dimensionadas e tinham um diâmetro médio de cerca de 2 pm.
Exemplo 4: Ofuscador de partícula de casca-núcleo com partícula de 0,4 um a partir de uma partícula com 0.5 um Este exemplo ilustra o crescimento de partículas com diâmetro médio de 4 pm a partir das partículas de emulsão de diâmetro médio de 0,5 pm. As seguintes misturas foram preparadas: As partículas resultantes foram uniformemente dimensionadas e tinham um diâmetro médio de cerca de 4 pm.
Exemplos 5-12: Neutralização do aglutinante Exemplo 5: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O processo de aglutinante elastomérico enrijecido de dois estágios do Exemplo de Preparação C foi neutralizado para pH 7,5 com hidróxido de amônio aquoso.
Exemplo 6: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O processo de aglutinante elastomérico enrijecido de dois estágios do Exemplo de Preparação C foi repetido usando 675,5 g de BA e 24,5 gramas de AA como a mistura de monômeros na Mistura A e 300 gramas de MMA na Mistura G. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com trietilamina.
Exemplo 7: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O processo de aglutinante elastomérico enrijecido de dois estágios do Exemplo de Preparação C foi repetido usando 612 g de BA e 160 gramas de EA e 28 gramas de AA como a mistura de monômeros na Mistura A e 200 gramas de MMA na Mistura G. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com hidróxido de amônio aquoso. Exemplo 8: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O processo de aglutinante elastomérico enrijecido de dois estágios do Exemplo de Preparação C foi repetido usando 292 g de BA e 480 gramas de EA e 28 gramas de AA como a mistura de monômeros na Mistura A e 200 gramas de MMA na Mistura G. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado com 2,0 gramas de ZnO empastado em 20 gramas de água e levado para pH 7,5 com hidróxido de amônio aquoso.
Exemplo 9: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O processo de aglutinante elastomérico enrijecido de dois estágios do Exemplo de Preparação D foi repetido usando 772 g de EA e 28 gramas de AA como a mistura de monômeros na Mistura A e 200 gramas de MMA na Mistura G. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com hidróxido de amônio aquoso.
Exemplo 10: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O Exemplo 9 foi repetido, com exceção de que 133 gramas de Tergitol 15-S-15 (um tensoativo de etoxilato de álcool de cadeia longa), foi usado para substituir o dodecilbenzenossulfonato de sódio na Mistura A. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com trietilamina.
Exemplo 11: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O Exemplo 9 foi repetido, com exceção de que 49 gramas de Aerossol A-102 (um tensoativo de sulfossuccinato etoxilato de dissódio), foi usado para substituir o dodecilbenzenossulfonato de sódio na Mistura A. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com amônia aquosa.
Exemplo 12: Aglutinante de Dois Estágios Neutralizado O Exemplo 9 foi repetido, com exceção de que 49 gramas de Aerossol A-102 (um tensoativo de sulfossuccinato etoxilato de dissódio), foi usado para substituir a mistura de tensoativos de lauril sulfato de sódio / dodecilbenzenossulfonato de sódio, e todo EA foi substituído com EHA. O aglutinante de dois estágios resultante foi neutralizado para pH 7,5 com amônia aquosa.
Exemplos 13-15: Aplicação ao Couro Preparação do Couro: Couro de grão corrigido (grau comercial) foi acabado por aplicação de aspersão (usando HPLV de jato de aspersão pressurizada por ar) a um peso de revestimento de 0,03-0,045 kg/m2 a seco de um revestimento de base de copolímero de emulsão acrílico. O revestimento de base foi seco e submetido ao alisamento pelo uso de um finiflex a 90°C para alisar a superfície do revestimento de base. Após o alisamento do revestimento de base, um revestimento de topo livre de pigmento de cada Exemplo 13-15 foi aplicado ao revestimento de base a um peso de revestimento de 0,0048-0,0065 kg/m2. O couro acabado foi seco em um fomo de 90°C por 2 minutos e também seco durante a noite em condições ambientes.
Exemplos 13A e 13B: Partículas ofuscadoras de um estágio e de dois estágios em revestimentos de topo Este exemplo ilustra a performance de partículas ofuscadoras de casca-núcleo e de estágio único em formulações de revestimento de topo. O ofuscador do Exemplo 13B compreende 3,74 g de uma partícula de semente de copolímero de emulsão BA-STY de 1 μηι intumescida com 278 g de uma mistura monomérica de 272 g de t-BA, 3 g de DVB, e 3 g de dimetacrilato de dietilenoglicol para crescer a conta de poli(t-BA) de diâmetro médio de 7 pm. As seguintes formulações foram feitas pelo simples mistura com um misturador de bancada de laboratório em um recipiente de tinta de plástico adequado. lAquaderm1M Fluid H (Lanxess GmbH, Leverkusen, DE); 2Acrysol1M RM-825 (Rohm and Haas Co., Filadélfia, PA); 3Aquaderm™ XL-50 (Lanxess GmbH) A performance dos revestimentos de topo nos Exemplos 13A e 13B foram as seguintes:_______________________________________________ Como os Exemplos 13A e 13B mostram., ambos os ofuscadores acrílicos de estágio único ou de múltiplos estágios podem ser usado para fornecer revestimentos de couro macios, resistentes a polimento, flexíveis e com cor estável. Exemplo 14; Ofuscadores de Casca e Núcleo de Aplicações de revestimento de couro em várias proporções Este exemplo ilustra a performance de formulações compreendendo partículas de ofuscamento de casca e núcleo em várias proporções. As seguintes formulações foram feitas por misturação simples com um misturador de topo de banda de laboratório em um recipiente de tinta de plástico e foram testadas, como mostrado na seguinte tabela. A performance dos revestimentos de topo dos Exemplos 14A e 14B indica que as partículas ofuscadoras fornecem boas propriedades de filme em 80/20 ou mais p/p de ofiiscador para aglutinante. 'Aquaderm™ Fluid H (Lanxess GmbH, Leverkusen, DE); 'Acrysoí™ RM-825 (Rohm and Haas Co., Filadélfia, PA); 3Aquaderm™ XL-50 (Lanxess GmbH) Exemplo 15: Performance das partículas de ofuscamento de estágio único Este exemplo ilustra a performance das partículas de ofuscamento de estágio único nos revestimentos de topo. As seguintes formulações foram feitas por misturação simples usando um misturador de bancada de laboratório em um recipiente de tinta de plástico e testadas como a seguir: Aquaderm Fluid H (Lanxess GmbH, Leverkusen, DE); Acrysol RM-825 (Rohm and Haas Co., Filadélfia, PA);3Aquaderm™ XL-50 (Lanxess GmbH) REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Composição aquosa, caracterizada pelo fato de que compreende: O um componente ofuscador polimérico (A) composto de partículas tendo um diâmetro médio de 1-20 pm de um ou mais polímeros escolhidos dentre copolímero de múltiplos estágios, um (co)polímero reticulado de estágio único tendo uma Tg de -60 a 75 °C, e misturas destes; e r-yum componente aglutinante (B) composto de um ou mais aglutinantes orgânicos formadores de filme compatíveis com o componente ofuscador (A), ^-yem que, quando o dito componente ofuscador (A) compreende um ou mais (co)polímeros reticulados de estágio único, tais como (co)polímero de acrilato de t-butil (t-BA) reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de 2-etilexil reticulado, copolímero de (met)acrilato de etil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de sec-butil reticulado, (co)polímero de acrilato de metil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de hexil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isobutil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de benzil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isopropil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de decil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de dodecil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de n-butil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de alquil C21-C30 reticulados, (co)polímero de propionato de vinil reticulado, polímero de uretano, resina de uréia-formaldeído, resina de melamina, (co)polímero de (met)acrilato contendo silicone, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero (met)acrílico, 0 copolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero de vinil, o copolímero tendo uma Tgde-10a75°C;e misturas e combinações destes.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada um dentre o componente ofuscador (A) e o componente aglutinante (B) é acrílico.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dito componente ofuscador (A) compreende um ou mais polímero de múltiplos estágios escolhidos dentre polímero de múltiplos estágios acrílico, polímero de múltiplos estágios de vinil, copolímero de borracha sintética de múltiplos estágios, copolímero de uretano de múltiplos estágios, copolímero de enxerto dispersável em água, misturas e combinações destes, e misturas destes com um (co)polímero reticulado de estágio único.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dito componente ofuscador (A) compreende partículas de um ou mais (co)polímeros tendo um diâmetro médio de 1 a 15 pm.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a relação em peso, como sólidos, do dito componente ofuscador (A) para o dito componente aglutinante (B) varia de 0,1:1 a 10; 1.
6. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o dito componente aglutinante (B) compreende um polímero de emulsão acrílico de dois estágios.
7. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dito componente aglutinante (B) compreende um ou mais aglutinantes de polímero tendo um peso molecular médio ponderai de 10.000 a 10.000.000.
8. Método de fabricação de um revestimento, caracterizado pelo fato de que compreende: formar uma composição aquosa compreendendo um componente ofuscador (A) compreendendo partículas de um ou mais (co)polímeros tendo um diâmetro médio de 1-20 pm, o dito (co)polímero sendo escolhido dentre um copolímero de múltiplos estágios e um (co)polímero reticulado de estágio único; e um componente aglutinante (B) compreendendo um ou mais aglutinantes orgânicos formadores de filme compatíveis com o componente ofuscador (A), aplicar a composição de revestimento a um ou mais substratos; e secar a composição de revestimento, em que, quando o dito componente ofuscador (A) compreender um ou mais (co)polímeros reticulados de estágio único, o dito (co)polímero é escolhido dentre (co)polímero de acrilato de t-butil (t-BA) reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de 2-etilexil reticulado, copolímero de (met)acrilato de etil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de sec-butil reticulado, (co)polímero de acrilato de metil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de hexil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isobutil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de benzil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de isopropil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de decil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de dodecil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de n-butil reticulado, (co)polímero de (met)acrilato de alquil C21-C30 reticulados, (co)polímero de propionato de vinil reticulado, polímero de uretano, resina de uréia-formaldeído, resina de melamina, (co)polímero de (met)acrilato contendo silicone, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero (met)acrílico, 0 copolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C, um copolímero de qualquer um dos polímeros reticulados com um monômero de vinil, 0 copolímero tendo uma Tg de -10 a 75°C; e misturas e combinações destes.
9. Substrato revestido, caracterizado pelo fato de ser feito pelo método como definido na reivindicação 8.
10. Substrato revestido de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que é escolhido dentre couro, madeira, madeira natural, madeira compensada, madeira engenheirada, placa de partículas, lignocelulósicos, placa de gesso, papel, cartolina, masonita, papelão, pele, cabelo, têxteis tecidos, têxteis não-tecidos, plásticos, metais, concreto, tijolo, pedra, superfícies de calçada e de rodovia.
11. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que também compreende um ofuscador adicional escolhido dentre ofuscadores inorgânicos e ofuscadores orgânicos.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7829626B2 (en) Aqueous compositions comprising polymeric duller particle
EP1944342B1 (en) Aqueous compositions comprising polymeric duller particles
US10100377B2 (en) Aqueous multi-stage copolymer compositions for use in leather topcoats
JP5437225B2 (ja) 二酸化チタンを含まない多層コーティングシステム
ES2301144T3 (es) Dispersiones acuosas de polimeros.
TWI487754B (zh) 水性塗層組成物及由其製造之具特殊光澤槪況之塗層
JP2004197101A (ja) 除去可能なコーティング組成物
JPH08231860A (ja) 湿潤状態で透明性を有する組成物
CN104011087B (zh) 水性聚合物分散体用于改善对化学影响耐受性的用途
CN106752600A (zh) 水性涂料组合物和由其形成的防眩光涂层
JPH08224538A (ja) 最大の被覆フィルム光沢を与える方法
KR20040054508A (ko) 다수의 유발 반응을 갖는 조성물
BRPI0700629B1 (pt) Aquosa composition, method of manufacture of a coating, and, coated substrate
BR112020021099A2 (pt) composição aquosa de revestimento, e, processo para preparar uma composição aquosa de revestimento.
WO2021247342A1 (en) Coated leather article
TW202104277A (zh) 聚合物粒子之水性分散液及其製備方法
JPS6166710A (ja) 非造膜性ビニル系樹脂エマルジヨンの製造法及びその粉末化法
KR20070071996A (ko) 우레탄을 함유하는 역상의 코어/쉘형 마이크로겔