BRPI0621904A2 - acoplamento de torque de aeronave de asa rotativa com mancais de segmentos - Google Patents

acoplamento de torque de aeronave de asa rotativa com mancais de segmentos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621904A2
BRPI0621904A2 BRPI0621904-7A BRPI0621904A BRPI0621904A2 BR PI0621904 A2 BRPI0621904 A2 BR PI0621904A2 BR PI0621904 A BRPI0621904 A BR PI0621904A BR PI0621904 A2 BRPI0621904 A2 BR PI0621904A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bearing
segment
crosshead
torque coupling
central member
Prior art date
Application number
BRPI0621904-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Frank B Stamps
Richard Rauber
David Popelka
Patrick R Tisdale
Thomas C Campbell
James Lee Braswell Jr
Original Assignee
Bell Helicopter Textron Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bell Helicopter Textron Inc filed Critical Bell Helicopter Textron Inc
Publication of BRPI0621904A2 publication Critical patent/BRPI0621904A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C27/00Rotorcraft; Rotors peculiar thereto
    • B64C27/32Rotors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C27/00Rotorcraft; Rotors peculiar thereto
    • B64C27/32Rotors
    • B64C27/35Rotors having elastomeric joints

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Support Of The Bearing (AREA)
  • Sliding-Contact Bearings (AREA)

Abstract

ACOPLAMENTO DE TORQUE DE AERONAVE DE ASA ROTATIVA COM MANCAIS DE SEGMENTOS. Trata-se de um acoplamento de torque para uma cabeça de rotor de uma aeronave de asa rotativa, o qual é configurado para girar com o mastro e para provocar a rotação da cruzeta ligada a ele. O acoplamento possui munhões que giram com o mastro e estendem-se geralmente de forma radial. Cada montagem de mancais de segmentos possui um membro central acoplado a um dos munhões com um rolamento esférico laminado e possui mancais de segmentos laminados fixados em lados opostos do membro central. Os mancais laminados têm camadas rígidas e elastoméricas alternantes. Um suporte de mancal é fixado em cada mancal de segmentos e é conectado à cruzeta para girar a cruzeta com o mastro. As montagens de mancais de segmentos permitem o movimento relativo entre cada membro central e seu munhão associado e entre cada membro central e os suportes de mancal por meio da deformação elástica de cisalhamento e isso permite a articulação da cruzeta agregada em relação ao mastro.

Description

Relatório' Descritivo da Patente de Invenção para "ACOPLAMENTO DE TORQUE DE AERONAVE DE ASA ROTATIVA COM MANCAIS DE SEGMENTOS".
Campo Técnico
Em geral, a presente invenção refere-se a acoplamentos de torque e, em particular, refere-se a acoplamentos de torque usados em cabeças de rotor de aeronaves de asa rotativa.
Descrição do Estado da Técnica
As cabeças de rotor de aeronaves de asa rotativa, tais como helicópteros e aeronaves de rotor inclinável, são giradas usando um mastro de rotor. Normalmente, a cabeça de rotor consiste em uma cruzeta, um meio de acoplamento de torque para transferir o torque do mastro para a cruzeta e várias pás ligadas à cruzeta. As pás são geralmente pás de passo variável e várias configurações de mecanismos de controle, que giram com a cabeça de rotor, são usadas para controlar o passo da pá.
Com muitos tipos de mecanismos de controle, os controles rotativos precisam do máximo de espaço possível para atingir os termos de acoplagem controle-sistema mais favoráveis. Tendo em vista que o sistema de controle rotativo e os meios de acoplamento de torque competem por espaço no volume disponível, os engenheiros têm de equilibrar o desejo por um tamanho menor dos meios de acoplamento com a necessidade de resistência, o que normalmente implica em componentes maiores. Apesar dos grandes avanços na técnica das cabeças de rotor, ainda restam desvantagens significativas.
Sumário da Invenção
Há a necessidade de um acoplamento de torque aperfeiçoado que proporcione um tamanho reduzido e resistência aumentada para a transferência de torques elevados.
Portanto, é um objetivo da presente invenção fornecer um tamanho reduzido e resistência aumentada para a transferência de torques elevados.
O acoplamento de torque para uma cabeça de rotor de uma aeronave de asa rotativa é configurado para girar com o mastro e para provocar a rotação de uma cruzeta ligada a ele. O acoplamento possui munhões que giram com o mastro e estendem-se, na maioria das vezes, radialmente. Todas as montagens de mancais de segmentos possuem um membro central acoplado a um dos munhões com um rolamento esférico laminado e possuem mancais de segmentos laminados fixados em lados opostos do membro central. Os mancais laminados têm camadas rígidas e elastoméricas alternantes. Um suporte de mancai é fixado em cada mancai de segmentos e é conectado a uma cruzeta para girar a cruzeta com o mastro. As montagens de mancais de segmentos permitem o movimento relativo entre cada membro central e seu munhão associado e entre cada membro central e os suportes de mancai por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas dos mancais de segmentos e isso permite a articulação da cruzeta em relação ao mastro.
A presente invenção oferece diversas vantagens, dentre elas: (1) tamanho reduzido; (2) peso reduzido; e (3) a capacidade de transferência de torques elevados.
Breve Descrição dos Desenhos
Para entender melhor a presente invenção, incluindo suas características e vantagens, tomaremos como referência a descrição detalhada da invenção junto com os desenhos em anexo, nos quais:
A Figura 1 é uma vista oblíqua de uma cabeça de rotor incorporando um acoplamento de torque de acordo com uma concretização preferida da presente invenção;
A Figura 2 é uma vista oblíqua parcialmente explodida da cabeça de rotor da Figura 1;
A Figura 3 é uma vista oblíqua parcialmente explodida da cabeça de rotor da Figura 1;
A Figura 4 é uma vista lateral de um mancai de segmentos da invenção;
A Figura 5 é uma vista superior em seção transversal do mancai de segmentos da Figura 4 ao longo da linha de seção V-V;
A Figura 6 é uma vista oblíqua de uma cabeça de rotor incorporando uma concretização alternativa do acoplamento de torque da presente invenção; e A Figura 7 é uma vista oblíqua parcialmente explodida da cabeça de rotor da Figura 6.
Descrição da Concretização Preferida
A presente invenção oferece um acoplamento de torque elevado adequado para o uso em uma cabeça de rotor de uma aeronave de rotor inclinável, a qual é capaz de voar verticalmente no modo helicóptero e para frente no modo avião. O acoplamento da invenção possibilita a transmissão de torques elevados de um mastro de rotação a uma cruzeta de rotor ao mesmo tempo em que possibilita o movimento relativo da cruzeta nos ângulos necessários. O acoplamento da invenção é mais compacto do que em projetos concorrentes, possibilitando condições favoráveis ao acoplamento do sistema de controle de pás e possibilitando maior velocidade no ar no modo avião devido à maior estabilidade.
Na concretização preferida, o acoplamento de torque da presente invenção usa mancais de segmentos laminados e rolamentos esféricos laminados para permitir o movimento giratório necessário da cruzeta em relação ao mastro. Os mancais de segmentos têm seu foco no centro do batimento e, de preferência, têm uma seção transversal em forma de divisa para aumentar a estabilidade do mancai de segmentos, embora outros formatos de seção transversal possam ser usados. O foco das camadas rígidas do mancai de segmentos no eixo de batimento reduz consideravelmente o movimento de levantamento nos rolamentos esféricos. O projeto aperfeiçoado também reorienta o levantamento esférico para que seja concêntrico a um munhão de acionamento. Esses aperfeiçoamentos permitem que esse acoplamento transmita o torque necessário ao mesmo tempo em que reduz as tensões de cisalhamento nos componentes elastoméricos.
Com referência às figuras, as Figuras de 1 a 3 ilustram uma cabeça de rotor 11 para uma aeronave de rotor inclinável, a cabeça de rotor 11 incorporando um acoplamento de torque 13 de acordo com a presente invenção. A cabeça de rotor 11 compreende o acoplamento 13 e uma cruzeta 15 montada junto ao acoplamento 13 para girar com o acoplamento 13. A cruzeta 15 é configurada para permitir que as pás de rotor (não ilustrado) sejam ligadas às partes externas 17 da cruzeta 15. A cabeça de rotor 11 é ilustrada montada em um mastro de rotor 19 para que a cabeça de rotor 11 gire quando o mastro 19 for girado em torno do eixo 20.
As Figuras 2 e 3 são vistas da cabeça de rotor 11 com o acoplamento 13 ilustradas parcialmente explodidas. O torque é transferido por meio de uma conexão de ranhura do mastro 19 ao suporte de munhões 21, o qual é, de preferência, uma peça única contendo quatro munhões 23 estendendo-se radialmente a partir do suporte de munhões 21. O torque é transferido de cada munhão 23 para uma dentre várias montagens de mancais de segmentos 25. A concretização ilustrada nas Figuras de 1 a 3 compreende quatro montagens de mancais de segmentos 25, embora a cabeça de rotor 11 possa ser configurada para ter mais ou menos montagens 25. Cada par de munhões 23 opostos forma um eixo de batimento 26 e a configuração da cabeça de rotor 11 permite a articulação da cruzeta 15 em torno dos eixos de batimento 26 em relação ao suporte de munhões 21 e ao mastro 19 ao mesmo tempo em que oferece uma trajetória constante para o torque do mastro 19 à cruzeta 15. Uma mola do cubo superior 27 e uma mola do cubo inferior 29 são usadas para permitir a articulação e oferecer uma força de centragem à cabeça de rotor 11. Na concretização ilustrada nas Figuras de 1 a 3, o acoplamento 13 compreende quatro montagens de mancais de segmentos 25. Embora apenas uma montagem de mancais de segmentos 25 seja descrita abaixo, a descrição aplica-se a cada uma das montagens 25.
Cada montagem de mancais de segmentos 25 compreende um membro central rígido 31 e mancais de segmentos elastoméricos 33 fixados no membro central 31 em lados opostos do membro central 31. O membro central 31 possui um orifício central 35 contendo um eixo geométrico que é colinear ao eixo de batimento 26 correspondente. O orifício 35 é configurado para a instalação de um rolamento esférico 37 dentro dele, o rolamento esférico 37 sendo, de preferência, um rolamento esférico laminado, embora outros tipos de rolamento possam ser usados. Quando o rolamento esférico 37 é instalado dentro do orifício 25, uma superfície esférica externa 39 do rolamento 37 é fixada na parede interna do orifício 35. O rolamento 37 possui um orifício central 41 configurado para a instalação de um membro interno 43 dentro dele. Quando o membro interno 43 é instalado dentro do orifício 41, uma superfície esférica externa 45 é fixada na parede interna do orifício 41. O membro interno 43 possui um orifício central 47 (ilustrado em linhas pontilhadas) configurado para receber o munhão 23 e terminando na extremidade externa em um padrão de alinhamento 49. O padrão de alinhamento 49 é formando no membro interno 43 para engatar-se de forma cooperativa a um padrão de alinhamento 51 na extremidade externa do munhão 23 para propender o membro interno 43 rumo a uma orientação angular selecionada em relação ao munhão 23. Isso permite que o membro central 31 gire até certo limite em torno do munhão 23 por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas do rolamento esférico 37.
Cada montagem de mancais de segmentos 25 possui dois mancais de segmentos 33, sendo um mancai de segmentos 33 ilustrado com detalhes nas Figuras 4 e 5. Cada um dos mancais de segmentos 33 em uma montagem de mancais de segmentos 25 é uma imagem espelhada do outro mancai 33 na montagem 25. Um mancai de segmentos 33 é ilustrado nas Figuras 4 e 5 e descrito abaixo, embora a descrição também se aplique a todos os mancais de segmentos 33 no acoplamento 13.
A Figura 4 é uma vista lateral de um mancai de segmentos 33 e ilustra que o mancai de segmentos 33 é formado para curvar-se para fora com um grande raio de curvatura, o foco estando no eixo de batimento 26 correspondente quando o mancai de segmentos 33 é instalado no acoplamento 13. A Figura 5 é uma vista em seção transversal conforme vista de cima e tirada ao longo da linha V-V da Figura 4. O mancai de segmentos 33 é, de preferência, um mancai laminado compreendendo camadas rígidas 53 e camadas elastoméricas 55 alternantes em uma disposição sobreposta, as camadas rígidas mais externas formando uma superfície interna 57 e uma superfície externa 59. Conforme ilustra a Figura 5, o mancai de segmentos 33 é munido de uma seção transversal em forma de divisa, ou em forma de V, para garantir maior estabilidade no mancai de segmentos 33 quando as camadas 53, 55 do mancai de segmentos 33 forem movidas em relação uma à outra por meio da deformação de cisalhamento das camadas elastoméricas 55.
Com referência às Figuras de 1 a 3, a superfície interna 57 de cada mancai de segmentos 33 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a um dentre um par de superfícies de suporte de mancai 61 do membro central 31. Cada superfície de suporte de mancai 61 tem uma seção transversal em forma de divisa para engatar-se à seção transversal em forma de divisa da superfície interna 57. Uma chapa de encosto 63 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a cada mancai de segmentos 33, uma superfície interna 65 da chapa de encosto 63 sendo fixada na superfície externa 59 do mancai de segmentos 33. A fim de unir as montagens de mancais de segmentos ao acoplamento 13, uma superfície externa 67 de cada chapa de encosto 63 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a um suporte de mancai 69. Cada suporte de mancai 69 é um corpo rígido e tem um par de superfícies de suporte de mancai planas e geralmente verticais 71 que normalmente são formadas para serem perpendiculares uma à outra. As superfícies de suporte de mancal 71 de suportes de mancai 69 adjacentes ficam de frente uma para a outra para criar locais de encaixe para as montagens de mancais de segmentos 25. Cada suporte de mancai 69 possui um pino vertical 73 estendendo-se a partir da extremidade superior do suporte 69 e um pino vertical 75 estendendo-se a partir da extremidade inferior do suporte 69. Os suportes de mancai 69 são ligados à mola do cubo superior 27 por pinos 73 estendendo-se através dos orifícios 77, os quais são localizados na periferia da mola do cubo superior 27. Cada pino 73 é retido no orifício 77 pela cabeça 79. Os suportes de mancai 69 são ligados à cruzeta 15 por pinos 75 estendendo-se através dos orifícios 81 na cruzeta 15. Como alternativa, um orifício vertical pode ser formado em cada suporte de mancai 69 e um pino pode estender- se através e além das extremidades do suporte de mancai 69 para formar pinos 73, 75.
Cada montagem de mancais de segmentos 25 é instalada entre suportes de mancai 69 adjacentes. Para instalar a montagem de mancais 25, a superfície externa 67 de cada chapa de encosto 63 é aderida fixamente, ou fixada de alguma outra forma, a uma superfície de suporte de mancai 71 adjacente do suporte de mancai 69. Essa configuração permite um movimento relativo limitado entre o membro central 31 e os suportes de mancai 69 por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas 55 dos mancais de segmentos 33. Isso, por sua vez, permite a articulação da cruzeta 15 em relação ao mastro 19 e aos munhões 23 ao mesmo tempo em que oferece uma trajetória para a transferência contínua de torque do mastro 19 para a cruzeta 15.
Quando instalado, cada munhão 23 engata-se ao membro interno 43 do rolamento 37, cada munhão 23 engatando- se ao padrão de alinhamento 49 formado dentro do membro interno 43 com um padrão de alinhamento 51 correspondente na extremidade externa do munhão 23. Cada chapa de encosto 63 é fixada em uma superfície de suporte de mancai 71 correspondente de cada um dentre um par de suportes de mancai 69, permitindo que o torque seja transferido dos munhões 23, através dos membros internos 43 e dos rolamentos esféricos 37, para os membros centrais 31 e, então, através dos mancais de segmentos 33 e chapas de encosto 63 para os suportes de mancai 69. Em seguida, o torque é transferido dos suportes de mancai 69 para a cruzeta 15 por meio dos pinos 75 para girar a cruzeta 15 e as pás de rotor agregadas.
As Figuras 6 e 7 ilustram uma cabeça de rotor 111 incorporando uma concretização alternativa de um acoplamento de torque 113 da presente invenção. A Figura 7 ilustra o acoplamento 113 parcialmente explodido. A cabeça de rotor 111 tem uma configuração semelhante a da cabeça de rotor 11 descrita acima e números semelhantes são usados para identificar componentes semelhantes. A cabeça de rotor 111 compreende o acoplamento 113 e uma cruzeta 115 montada junto ao acoplamento 113 para girar com o acoplamento 113. A cruzeta 115 é configurada para permitir que as pás do rotor (não ilustrado) sejam ligadas às partes externas 117 da cruzeta. A cabeça de rotor 111 é ilustrada montada em um mastro de rotor 119 para que a cabeça de rotor 111 gire quando o mastro 119 for girado em torno do eixo 120.
O torque é transferido por meio de uma conexão de ranhura do mastro 119 ao suporte de munhões 121, o qual é, de preferência, uma peça única contendo quatro munhões 123 estendendo-se radialmente a partir do suporte de munhões 121.0 torque é transferido de cada munhão 123 para uma dentre várias montagens de mancais de segmentos 125. A concretização ilustrada nas Figuras de 6 a 7 compreende quatro montagens de mancais de segmentos 125, embora a cabeça de rotor 111 possa ser configurada para ter mais ou menos montagens 125. Cada par de munhões 123 opostos forma um eixo de batimento 126 e a configuração da cabeça de rotor 111 permite a articulação da cruzeta 115 em torno dos eixos de batimento 126 em relação ao suporte de munhões 121 e ao mastro 119 ao mesmo tempo em que oferece uma trajetória constante para o torque do mastro 119 à cruzeta 115. Uma mola do cubo superior 127 e uma mola do cubo inferior 129 são usadas para permitir a articulação e oferecer uma força de centragem à cabeça de rotor 111. Na concretização ilustrada nas Figuras de 6 a 7, o acoplamento 113 compreende quatro conjuntos de mancais de segmentos 125. Embora apenas uma montagem de mancais de segmentos 125 seja descrita abaixo, a descrição aplica-se a cada uma das montagens 125.
Cada conjunto de mancais de segmentos 125 compreende um membro central rígido 131 e mancais de segmentos elastoméricos 133 fixados ao membro central 131 em lados opostos do membro central 131. Os mancais de segmentos 133 são, de preferência, mancais laminados com camadas rígidas e elastoméricas alternantes em uma disposição sobreposta. As camadas dos mancais de segmentos 133 são geralmente planas e carecem da seção transversal em forma de divisa dos mancais de segmentos 33. O membro central 131 possui um orifício central 135 contendo um eixo geométrico que é colinear ao eixo de batimento 126 correspondente. O orifício 135 é configurado para a instalação de um rolamento esférico 137 dentro dele, o rolamento esférico 137 sendo, de preferência, um rolamento esférico laminado, embora outros tipos de rolamento possam ser usados. Quando o rolamento esférico 137 é instalado dentro do orifício 125, uma superfície esférica externa 139 do rolamento 137 é fixada na parede interna do orifício 135. O rolamento 137 possui um orifício central 141 configurado para a instalação de um membro interno 143 dentro dele. Quando o membro interno 143 é instalado dentro do orifício 141, uma superfície esférica externa 145 é fixada na parede interna do orifício 141. O membro interno 143 possui um orifício central 147 (ilustrado em linhas pontilhadas) configurado para receber o munhão 123 e terminando na extremidade externa em um padrão de alinhamento 149. 0 padrão de alinhamento 149 é formando no membro interno 143 para engatar-se de forma cooperativa a um padrão de alinhamento 151 na extremidade externa do munhão 123 para propender o membro interno 143 rumo a uma orientação angular selecionada em relação ao munhão 123. Isso permite que o membro central 131 gire até certo limite em torno do munhão 123 por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas do rolamento esférico 137.
A superfície interna 157 de cada mancai de segmentos 133 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a um dentre um par de superfícies de suporte de mancai 61 do membro central 131. Uma chapa de encosto 163 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a cada mancai de segmentos 133, uma superfície interna 165 da chapa de encosto 163 sendo fixada na superfície externa 159 do mancai de segmentos 133. A fim de unir as montagens de mancais de segmentos ao acoplamento 113, uma superfície externa 167 de cada chapa de encosto 163 é aderida, ou fixada de alguma outra forma, a um suporte de mancai 169.
Cada suporte de mancai 169 é um corpo rígido e tem um par de superfícies de suporte de mancai planas e geralmente verticais 171 que normalmente são formadas para serem perpendiculares uma à outra. As superfícies de suporte de mancai 171 de suportes de mancai 169 adjacentes ficam de frente uma para a outra para criar locais de encaixe para as montagens de mancais de segmentos 125. Cada suporte de mancai 169 possui um pino vertical 173 estendendo-se a partir da extremidade superior do suporte 169 e um pino vertical 175 estendendo-se a partir da extremidade inferior do suporte 169. Os suportes de mancai 169 são ligados à mola do cubo superior 127 por pinos 173 estendendo-se através dos orifícios 177, os quais são localizados na periferia da mola do cubo superior 127. Cada pino 173 é retido no orifício 177 pela cabeça 179. Os suportes de mancai 169 são ligados à cruzeta 115 por pinos 175 estendendo- se através dos orifícios 181 na cruzeta 115. Como alternativa, um orifício vertical pode ser formado em cada suporte de mancai 169 e um pino pode estender-se através e além das extremidades do suporte de mancai 169 para formar pinos 173, 175.
Cada montagem de mancais de segmentos 125 é instalada entre suportes de mancai 169 adjacentes. Para instalar a montagem de mancais 125, a superfície externa 167 de cada chapa de encosto 163 é aderida fixamente, ou fixada de alguma outra forma, a uma superfície de suporte de mancai 171 adjacente do suporte de mancai 169. Essa configuração permite um movimento relativo limitado entre o membro central 131 e os suportes de mancai 169 por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas dos mancais de segmentos 133. Isso, por sua vez, permite a articulação da cruzeta 115 em relação ao mastro 119 e aos munhões 123 ao mesmo tempo em que oferece uma trajetória para a transferência contínua de torque do mastro 119 para a cruzeta 115. Quando instalado, cada munhão 123 engata-se ao membro interno 143 do rolamento 137, cada munhão 123 engatando-se ao padrão de alinhamento 149 formado dentro do membro interno 143 com um padrão de alinhamento 151 correspondente na extremidade externa do munhão 123. Cada chapa de encosto 163 é fixada em uma superfície de suporte de mancai 171 correspondente de cada um dentre um par de suportes de mancai 169, permitindo que o torque seja transferido dos munhões 123, através dos membros internos 143 e dos rolamentos esféricos 137, para os membros centrais 131 e, então, através dos mancais de segmentos 133 e chapas de encosto 163 para os suportes de mancai 169. Em seguida, o torque é transferido dos suportes de mancai 169 para a cruzeta 115 por meio dos pinos 175 para girar a cruzeta 115 e as pás de rotor agregadas.
A presente invenção oferece diversas vantagens, dentre elas: (1) tamanho reduzido; (2) peso reduzido; e (3) a capacidade de transferência de torques elevados.
Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência às concretizações ilustrativas, a descrição não deve ser interpretada em um sentido limitado. Várias modificações e combinações das concretizações ilustrativas, bem como outras concretizações da invenção, transparecerão para os versados na técnica ao tomar como referência a descrição.

Claims (11)

1. Acoplamento de torque para uma cabeça de rotor de uma aeronave de asa rotativa, o acoplamento de torque sendo configurado para girar com o mastro e para provocar a rotação da cruzeta; o acoplamento compreendendo: vários munhões adaptados para girar com o mastro em torno de um eixo de rotação, os munhões estendendo- se geralmente de forma radial em relação ao eixo; várias montagens de mancais de segmentos, cada montagem compreendendo: um membro central acoplado de forma pivotante a um dos munhões; e vários mancais de segmentos laminados fixados em lados opostos do membro central, cada mancai de segmentos compreendendo várias camadas rígidas e várias camadas elastoméricas em uma configuração sobreposta, pelo menos uma camada elastomérica sendo localizada entre camadas rígidas adjacentes; e um suporte de mancai fixado em cada mancal de segmentos e adaptado para ser conectado à cruzeta; caracterizado pelo fato de que os mancais de segmentos permitem o movimento relativo entre cada membro central e os suportes de mancai associados por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas dos mancais de segmentos, o que permite o movimento relativo entre a cruzeta agregada e o mastro.
2. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 1, adicionalmente compreendendo: um rolamento esférico laminado localizado em cada membro central; caracterizado pelo fato de que cada munhão é acoplado de forma pivotante a um membro central associado contendo o rolamento esférico.
3. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada mancai de segmentos é um mancai de segmentos plano.
4. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada mancai de segmentos é um mancai de segmentos curvado contendo um foco espaçado a partir do mancai de segmentos.
5. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os mancais de segmentos de cada montagem de mancais de segmentos possuem focos que definem uma linha que cruza o eixo de rotação.
6. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada suporte de mancai tem pelo menos duas superfícies de suporte que são geralmente verticais e geralmente perpendiculares uma à outra, cada montagem de mancais de segmentos sendo ligada a um par de suportes de mancai opostos.
7. Acoplamento de torque para uma cabeça de rotor de uma aeronave de asa rotativa, o acoplamento de torque sendo configurado para girar com o mastro e para provocar a rotação da cruzeta agregada; o acoplamento compreendendo: vários munhões adaptados para girar com o mastro em torno de um eixo de rotação, os munhões estendendo- se geralmente de forma radial em relação ao eixo; várias montagens de mancais de segmentos, cada montagem compreendendo: um membro centrai acoplado de forma pivotante a um dos munhões; e pelo menos um mancai de segmentos laminado fixado a cada um dos lados opostos do membro central, cada mancai de segmentos compreendendo várias camadas rígidas e várias camadas elastoméricas em uma configuração sobreposta; e um suporte de mancai fixado em cada mancai de segmentos e adaptado para ser conectado à cruzeta, cada suporte de mancai contendo pelo menos duas superfícies de suporte, cada montagem de mancais de segmentos sendo ligada a um par de suportes de mancai opostos. caracterizado pelo fato de que os mancais de segmentos permitem o movimento relativo entre cada membro central e os suportes de mancai associados por meio da deformação elástica de cisalhamento das camadas elastoméricas dos mancais de segmentos e a rotação de cada membro central em relação ao munhão associado, o que permite o movimento relativo entre a cruzeta agregada e o mastro.
8. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 7, compreendendo adicionalmente: um rolamento esférico laminado localizado em cada membro central; caracterizado pelo fato de que cada munhão é acoplado de forma pivotante a um membro central associado contendo o rolamento esférico.
9. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que cada mancai de segmentos é um mancai de segmentos plano.
10. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que cada mancai de segmentos é um mancai de segmentos curvado contendo um foco espaçado a partir do mancai de segmentos.
11. Acoplamento de torque, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os mancais de segmentos de cada montagem de mancais de segmentos possuem focos que definem uma linha que cruza o eixo de rotação.
BRPI0621904-7A 2006-08-17 2006-08-17 acoplamento de torque de aeronave de asa rotativa com mancais de segmentos BRPI0621904A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2006/032182 WO2008020848A2 (en) 2006-08-17 2006-08-17 Rotary-wing aircraft torque coupling with pad bearings

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621904A2 true BRPI0621904A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=39082479

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621904-7A BRPI0621904A2 (pt) 2006-08-17 2006-08-17 acoplamento de torque de aeronave de asa rotativa com mancais de segmentos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8029371B2 (pt)
EP (1) EP2054301B1 (pt)
CN (1) CN101506042A (pt)
AU (1) AU2006347271A1 (pt)
BR (1) BRPI0621904A2 (pt)
CA (1) CA2662833C (pt)
DE (1) DE06844162T8 (pt)
EA (1) EA200900284A1 (pt)
MX (1) MX2009001731A (pt)
WO (1) WO2008020848A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8578799B2 (en) * 2010-11-24 2013-11-12 Arthur N. Maupin Method and system for shaft coupling
US9327832B2 (en) 2011-10-03 2016-05-03 Bell Helicopter Textron Inc. Elastomeric bearing with tapered shims
US9334048B2 (en) * 2013-09-18 2016-05-10 Bell Helicopter Textron Inc. Elastomeric bearing having tapered layers
US20150125300A1 (en) * 2013-11-05 2015-05-07 Bell Helicopter Textron Inc. Rotor hub for a rotorcraft
US9452830B2 (en) * 2014-01-13 2016-09-27 Sikorsky Aircraft Corporation Constant velocity drive for tilt rotor assembly
WO2015191858A1 (en) * 2014-06-11 2015-12-17 Lord Corporation Lead-lag dampers and assemblies for an articulated rotor and methods for operation
US10161441B2 (en) * 2016-11-01 2018-12-25 Sikorsky Aircraft Corporation Self-lubricated bearings
US11111012B2 (en) * 2019-10-01 2021-09-07 Textron Innovations Inc. Hub with integral elastomeric bearing
EP4001677B1 (en) * 2020-11-19 2022-11-09 AIRBUS HELICOPTERS DEUTSCHLAND GmbH A drive shaft with an integrated flange

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3782854A (en) * 1972-07-05 1974-01-01 United Aircraft Corp Elastomeric bearing for a helicopter rotor
US3778189A (en) * 1972-09-05 1973-12-11 United Aircraft Corp Elastomeric helicopter rotor head with dynamic and static blade coning and droop stops
US3965825A (en) * 1974-10-08 1976-06-29 Lord Corporation Resilient truck axle bearing mounting
DE2643166A1 (de) * 1975-11-03 1977-05-12 United Technologies Corp Elastomeres lager fuer hubschrauberrotor
US4040690A (en) * 1975-11-17 1977-08-09 Lord Corporation Laminated bearing
US4868962A (en) * 1982-09-30 1989-09-26 The Boeing Company Method of fabricating a helicopter rotor system
US4518368A (en) * 1983-06-08 1985-05-21 Barry Wright Corporation Coupling
US4886419A (en) * 1988-09-30 1989-12-12 The Boeing Company Elastomeric bearing for helicopter rotor having lead-lag damping
GB9006668D0 (en) * 1990-03-24 1990-05-23 Westland Helicopters Rotors
US5110260A (en) * 1990-12-17 1992-05-05 United Technologies Corporation Articulated helicopter rotor within an improved blade-to-hub connection
FR2764577B1 (fr) * 1997-06-13 1999-08-20 Eurocopter France Rotor de giravion a butees de battement fixes sur pales et moyeu, et a loi pas-battement determinee
DE10051434C2 (de) * 2000-09-13 2003-01-02 Sew Eurodrive Gmbh & Co Baureihe von Adaptervorrichtungen und Adaptervorrichtung
FR2837462B1 (fr) * 2002-03-20 2004-05-28 Eurocopter France Rotor de giravion a entrainement homocinetique
BRPI0512140A (pt) * 2004-05-28 2008-02-12 Oiles Industry Co Ltd mecanismo de acoplamento de eixo
JP2006174690A (ja) * 2004-11-18 2006-06-29 Smc Corp アクチュエータ制御システム
CA2592947C (en) * 2005-11-30 2011-10-11 Bell Helicopter Textron Inc. Torque coupling for rotary-wing aircraft

Also Published As

Publication number Publication date
CA2662833A1 (en) 2008-02-21
EP2054301A4 (en) 2011-06-01
CN101506042A (zh) 2009-08-12
WO2008020848A2 (en) 2008-02-21
CA2662833C (en) 2012-12-04
EP2054301B1 (en) 2012-10-03
US8029371B2 (en) 2011-10-04
WO2008020848A3 (en) 2009-04-16
EA200900284A1 (ru) 2009-08-28
DE06844162T1 (de) 2009-09-17
MX2009001731A (es) 2009-02-25
US20100009764A1 (en) 2010-01-14
EP2054301A2 (en) 2009-05-06
AU2006347271A1 (en) 2008-02-21
DE06844162T8 (de) 2011-11-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621904A2 (pt) acoplamento de torque de aeronave de asa rotativa com mancais de segmentos
US8226355B2 (en) Torque coupling for rotary-wing aircraft
CA2749118C (en) Stiff-in-plane rotor configuration
JPH0735816B2 (ja) フレキシブル軸継手および航空機
CN103158869B (zh) 多轭架主旋翼组件
US8801378B2 (en) Low offset hingeless rotor with pitch change bearings
JPS62167927A (ja) 定速度継手
JP2004142738A (ja) 航空機システムおよび航空機のためのカナードアセンブリ
KR20010050747A (ko) 프로펠러 로터 허브
JPS606840B2 (ja) 回転翼航空機
BRPI0621698A2 (pt) sistema de acionamento homocinético para cubos de rotor com articulação cardan
US9359071B2 (en) Aerodynamic blade attachment for a bearingless rotor of a helicopter
ES2222236T3 (es) Articulacion para superficies de mando moviles en un avion.
CN108082473B (zh) 一种可实现协同运动的扑翼结构及飞行器
JPH04278897A (ja) ヘリコプタ用斜板構造
US20180327086A1 (en) Gimbaled Rotor Hub Assembly with Spherical Bearing
EP2778058B1 (en) Multilink constant velocity joint
US3006418A (en) Helicopter rotor control devices
CN216660304U (zh) 飞行模块及具有该飞行模块的飞行器
CN216301460U (zh) 倾斜盘机构以及双旋翼飞行器
CN211391663U (zh) 一种旋翼变距连杆及同步器
KR20090047531A (ko) 패드 베어링을 구비한 회전익 항공기의 토크 커플링

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]