BRPI0621647A2 - aparelho para respiração e instalação provendo proteção contra hipoxia - Google Patents

aparelho para respiração e instalação provendo proteção contra hipoxia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621647A2
BRPI0621647A2 BRPI0621647-1A BRPI0621647A BRPI0621647A2 BR PI0621647 A2 BRPI0621647 A2 BR PI0621647A2 BR PI0621647 A BRPI0621647 A BR PI0621647A BR PI0621647 A2 BRPI0621647 A2 BR PI0621647A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
storage chamber
pressure
compression device
mask
breathing apparatus
Prior art date
Application number
BRPI0621647-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Severine Aubonnet
Original Assignee
Intertechnique Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Intertechnique Sa filed Critical Intertechnique Sa
Publication of BRPI0621647A2 publication Critical patent/BRPI0621647A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62BDEVICES, APPARATUS OR METHODS FOR LIFE-SAVING
    • A62B18/00Breathing masks or helmets, e.g. affording protection against chemical agents or for use at high altitudes or incorporating a pump or compressor for reducing the inhalation effort
    • A62B18/08Component parts for gas-masks or gas-helmets, e.g. windows, straps, speech transmitters, signal-devices
    • A62B18/084Means for fastening gas-masks to heads or helmets

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Respiratory Apparatuses And Protective Means (AREA)
  • Heat Treatment Of Steel (AREA)
  • Control Of Multiple Motors (AREA)

Abstract

APARELHO PARA RESPIRAçãO E INSTALAçãO PROVENDO PROTEçãO CONTRA HIPOXIA. A invenção refere-se a um aparelho para respiração para um membro da tripulação de uma aeronave compreendendo pelo menos uma máscara respiratória (10) provida com um regulador (12) e uma instalação pneumática inflável (14) para o fornecimento rápido para a máscara, o regulador sendo conectado a uma fonte de gás respirável (30) através de uma primeira linha de alimentação, o aparelho para respiração compreendendo adicionalmente uma primeira câmara de armazenamento (134) possuindo uma saida conectada à instalação pneumática para inflar a instalação com gás comprimido, e um dispositivo de compressão (50) para distribuir o gás comprimido para a primeira câmara de armazenamento. A invenção também se refere a um método de abastecimento da primeira câmara de armazenamento.

Description

"APARELHO PARA RESPIRAÇÃO E INSTALAÇÃO PROVENDO PROTEÇÃO CONTRA HIPOXIA"
A presente invenção refere-se a um aparelho para respiração para proteger tripulantes, em particular, tripulantes técnicos, de uma aeronave contra os riscos associados com a despressurização em alta altitude e/ou ocorrência de fumaça na cabine, ou no caso de uma transferência da aeronave para sua altitude de desvio após um acidente de despressurização.
Hoje em dia, cada piloto de linha aérea possui um aparelho para respiração compreendendo uma máscara encaixada com um regulador de demanda conectado a uma fonte de gás respirável. As regulamentações da aviação exigem que a máscara seja colocada no lugar e supra oxigênio para seu usuário em menos de 5 segundos. No momento, esse resultado é geralmente alcançado pela utilização de uma máscara com uma instalação pneumática que pode ser inflada e desinflada, tal como a descrita nos documentos FR-A-I 506 342, FR-A-2 784 900, EP-A-O 628 325 e Patentes U.S. Nos. 5.503.147, 5.590.102 e 5.623.923. A instalação inflada permite uma colocação rápida da máscara na cabeça do membro da tripulação. O desinflar da instalação após o fornecimento resulta em um encaixe seguro e contra vazamentos da máscara contra o rosto do usuário.
A fonte de gás sob pressão deve ser capaz de distribuir imediatamente oxigênio ou ar enriquecido com oxigênio a uma pressão que é suficiente para inflar a instalação e alimentar o regulador da máscara.
Em "aeronaves" para passageiros, a necessidade de se suprir oxigênio exige um peso muito grande. A fim de se reduzir essa massa, o suprimento de oxigênio pode ser substituído por um gerador de oxigênio a bordo, tal como uma bateria dos sistemas de gerador de oxigênio a bordo (OBOGS). No entanto, tais geradores suprem ar que é altamente enriquecido com oxigênio apenas depois de um retardo ter passado entre o comando e o suprimento de oxigênio. Adicionalmente, a pressão de saida de um OBOGS depende da velocidade de rotação do motor e o ar suprido é enriquecido com oxigênio a um grau que varia. A pressão inicialmente disponível pode ser muito baixa para inflar a instalação de suprimento rápido. 0 grau inicial de enriquecimento também pode ser insuficiente para proteger contra hipoxia. Um tanque de armazenamento comum para agir como um suprimento de ar muito enriquecido é localizado na saída do 0B0GS, mas essa solução está longe de ser perfeita, particularmente visto que a pressão disponível é insuficiente para inflar a instalação, visto que a instalação exige pelo menos 2 bars para ser inflada. Adicionalmente, a presença de um tubo de transferência de oxigênio causa retardos adicionais, e perdas de pressão.
Uma solução é descrita na patente U.S. No. 6.923.193 B2 do mesmo requerente. Como observado a partir da figura 1, o aparelho para respiração descrito consiste de um circuito de respiração que compreende uma câmara de armazenamento individual 34 que é localizado na linha de suprimento para uma máscara de tripulante 10, e intercalado entre o 0B0GS 30 e o regulador 12 da máscara. 0 circuito de respiração compreende adicionalmente uma válvula de retenção 36 que é localizada entre o gerador 30 e a câmara 34. 0 sistema compreende adicionalmente meios de válvula 38 para impedir o enchimento inicial do armazenador até que o teor de oxigênio e uma pressão suficiente sejam distribuídos a partir do OBOGS. A máscara 12 pode ser armazenada em uma caixa 16 provida com uma porta de duas abas 18, 20. Uma válvula 22 portada pela caixa 16 é intercalada entre uma mangueira flexível 26 conectada ao regulador 12, e um tubo de alimentação 24 conectado à câmara 34.
Em condições de estado estável de operação, o tubo de alimentação 24 recebe o ar altamente enriquecido com oxigênio do gerador 30. Tal sistema utiliza na verdade toda a potência operacional dos motores da aeronave logo após a decolagem. Visto que a pressão do ar enriquecido com oxigênio gerada pelo OBOGS é alta durante essa fase, o armazenador de câmara pode ser preenchido graças à válvula de retenção 36 e meios de válvula 38 com o ar enriquecido com oxigênio sob uma pressão suficiente para inflar subseqüentemente a instalação da cabeça no caso de necessidade.
Como uma regra geral, um OBOGS distribui pressão que pode variar dependendo da velocidade do motor. Para um 0B0GS, a pressão de distribuição pode variar entre a faixa de 0,5 bar a 3 bars ou maior. Se a pressão máxima alcançada quando o motor está com potência total para subida exceder a pressão necessária para inflar a instalação, a mesma está disponível por apenas uma quantidade limitada de tempo.
O suprimento da máscara pode ser necessário pelo tripulante durante determinadas fases do vôo, por exemplo, além de uma altitude de cruzeiro determinada.
Adicionalmente, os tripulantes podem freqüentemente realizar vários ciclos de suprimento e remoção de máscara durante um vôo, para sair da cabine ou por outro motivo. Visto que a decolagem é a única fase quando o 0B0GS distribui ar sob alta pressão suficiente para inflar a instalação, várias utilizações da máscara durante o vôo farão com que a câmara esvazie seu conteúdo de alta pressão para dentro da instalação, e através dos primeiros ciclos de respiração se o oxigênio também for distribuído para a máscara. Depois de poucos ciclos de remoção/suprimento, o enchimento da instalação se torna impossível visto que o OBOGS só pode distribuir oxigênio de baixa pressão enriquecido com ar durante o vôo, visto que nenhum motor está funcionando mais com potência total.
Adicionalmente, quando a fonte de oxigênio é uma fonte de baixa pressão, nenhuma solução existente parece satisfatória para inflar a instalação.
Um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho para respiração aperfeiçoado do tipo possuindo um suprimento de oxigênio e uma máscara com uma instalação pneumática inflável. É um objetivo mais especifico se fornecer um aparelho adaptado para aviões comerciais de grande capacidade possuindo um suprimento comum para tripulantes e passageiros. É um objetivo mais particular se fornecer um aparelho que garanta que o gás respirável seja suprido e múltiplos fornecimentos rápidos sejam garantidos por todo o vôo.
Para essa finalidade, é fornecido um aparelho para respiração de acordo com a reivindicação 1, e um método de acordo com a reivindicação 10.
Quando da utilização de um OBOGS, ou mais geralmente uma fonte de gás respirável, é preferível se utilizar um circuito de enchimento separado com uma câmara de armazenamento especificamente dedicada ao enchimento da instalação e que pode ser reabastecida por todo o vôo graças aos meios de compressão. Se o aparelho para respiração é fornecido ou não com uma segunda câmara de armazenamento para o armazenamento de ar enriquecido com oxigênio como descrito na patente U.S. No. 6.923.193 B2, um circuito independente é fornecido para inflar a instalação, o que não adiciona qualquer restrição ao circuito de respiração. A primeira câmara de armazenamento individual pode, dessa forma, ser reabastecida com um gás comprimido a qualquer momento durante o vôo, permitindo múltiplos fornecimentos da máscara.
Na prática, uma câmara para o armazenamento de 3 a 5 litros de gás comprimido é suficiente. As instalações de máscara atuais geralmente exigem uma pressão de cerca de 2 a 2,5 bars e um volume de cerca de 1 litro para fins de enchimento.
A invenção possibilita se ter uma câmara abastecida com o gás comprimido disponível para inflar a instalação uma pluralidade de vezes durante todo o vôo. Não é necessário se basear apenas em uma câmara que só pode ser abastecida uma única vez, isso é, quando a pressão de saída do OBOGS é superior a 2 a 2,5 bars.
A câmara pode ser incorporada a uma caixa de armazenamento de máscara. A câmara é então conectada diretamente a uma alimentação de mangueira da instalação da máscara. Essa configuração só exige um pequeno aumento no tamanho de uma caixa tal como descrito no documento da patente U.S. No. 6.039.045 ou 6.923.193 B2, por exemplo. A invenção também se refere a um método para o reabastecimento de uma câmara de armazenamento individual com um gás comprimido como na reivindicação 10.
As características acima, bem como outras, serão mais bem compreendidas durante a leitura da descrição a seguir das modalidades particulares, de acordo com os exemplos não limitadores. A descrição se refere ao desenho em anexo.
A figura 1 é uma vista simplificada de um aparelho para respiração conhecido, tendo uma máscara facial completa e ilustrado com a máscara fora da caixa de armazenamento;
A figura 2 é uma vista simplificada do aparelho para respiração constituindo uma modalidade particular da invenção, tendo uma máscara facial completa, e ilustrada com a máscara fora da caixa de armazenamento; e
A figura 3 ilustra uma segunda modalidade do aparelho de acordo com a invenção sem a caixa de armazenamento sendo provida.
Na descrição posterior, a fonte de gás respirável é ilustrada, mas não limitada, a um gerador compreendendo uma bateria OBOGS. Outros exemplos de fontes podem ser um recipiente de gás respirável de baixa pressão ou garrafas.
0 aparelho ilustrado na figura 2 compreende uma máscara respiratória 10 com um regulador 12 permitindo a diluição com o ar ambiente e com uma instalação pneumática 14 que pode ser constituída, em particular, por qualquer um dentre os vários tipos descritos nos pedidos de patente mencionados acima. 0 regulador 12 pode ser, por exemplo, um regulador sob demanda ou qualquer outro tipo de regulador.
Quando não em uso, a máscara e a instalação são armazenadas em uma caixa 16 provida com uma porta de duas abas 18, 20. Uma válvula 22 transportada pelo envoltório da caixa é intercalada entre uma mangueira flexível 226 conectada ao regulador da máscara e um tubo de alimentação 224 fornecido dentro da caixa 16. A válvula 22 é localizada e disposta de modo a permitir a comunicação da mangueira 226 com o tubo 224 quando o usuário da máscara 10 puxa a máscara para fora da caixa e as abas 18 e 20 se abrem. Em uma modalidade adicional, a caixa pode transportar também um comutador para selecionar entre diferentes modos de operação do regulador, isso é, com diluição (fornecendo proteção contra hipoxia apenas) ou sem diluição (para fornecer proteção contra fumaça ou em altitudes muito altas). Em outra modalidade, o comutador garante que tais funções possam ser providas na máscara. Em condições operacionais estáveis, o tubo 224 recebe o ar altamente enriquecido com oxigênio de um gerador 30, geralmente constituído por um OBOGS na figura 1. Um mesmo gerador único alimenta um grande número de máscaras. Por meio de exemplo cada OBOGS inclui uma peneira molecular. Tal 0B0GS está comercialmente disponível, por exemplo, fazendo uso, por exemplo, das disposições descritas na patente U.S. No. 4.561.865 e da técnica anterior citada aqui.
Na modalidade da invenção ilustrada na figura 2, uma linha de alimentação fornece uma conexão entre a caixa de armazenamento e uma tubulação de saída 32 do gerador 30. A tubulação 32 permite a distribuição de ar enriquecido com oxigênio a partir do gerador 30 para as máscaras dos tripulantes e para as máscaras dos passageiros. A distribuição para as máscaras dos tripulantes é permitida através de uma linha de alimentação específica conectada entre a tubulação 32 e uma ou uma pluralidade de máscaras de tripulantes. A distribuição para as máscaras dos passageiros é permitida através das linhas de alimentação separadas das anteriores visto que as máscaras dos passageiros respondem a diferentes especificações, por exemplo, nenhuma instalação inflável é necessária.
A mangueira flexível 226, a válvula 22, o tubo de alimentação 224 tão longo quanto à linha de alimentação para a tubulação 32 são parte de um circuito de respiração que conecta a máscara à fonte de ar enriquecido com oxigênio, ou gás respirável.
O aparelho para respiração de acordo com a invenção compreende adicionalmente como observado na figura 2:
uma primeira câmara de armazenamento 134 possuindo uma saída conectada à máscara 10 e, mais especificamente, ao regulador 12, para alimentar a instalação 14 com gás comprimido,
um compressor 50 para distribuir gás comprimido para a primeira câmara de armazenamento 134.
Dessa forma, no aparelho para respiração de acordo com a invenção, um circuito de gás separado ou um circuito de enchimento de instalação é fornecido para inflar a instalação com uma câmara de armazenamento 134 e um dispositivo de compressão 50. Isso é alcançado graças a uma linha de alimentação especifica que conecta a instalação pneumática 14 com a primeira câmara de armazenamento.
A invenção permite que se confie durante o vôo em um tanque dedicado preenchido com um gás comprimido a uma pressão suficiente para inflar a instalação 14.
O compressor 50 garante que a primeira câmara de armazenamento 134 seja preenchida com uma pressão que é suficiente para inflar a instalação 14.
Em uma modalidade preferida, uma válvula de retenção 136 pode ser provida entre o compressor 50 e a primeira câmara de armazenamento 134. A válvula de retenção 136 garante que um volume de gás sob uma pressão suficiente para inflar a instalação seja mantido na câmara de armazenamento 134 mesmo durante períodos quando o compressor 50 não está em operação.
A câmara de armazenamento 134 pode ser conectada à instalação 14 através da linha de alimentação específica que compreende:
uma mangueira flexível 12 6 conectada diretamente à instalação 14 ou indiretamente através da máscara 10; e
um tubo de alimentação 124 fornecido dentro da caixa 16 e conectando a câmara 134 à mangueira flexível 126. Uma válvula transportada pelo envoltório da caixa e similar à válvula 22 mencionada anteriormente pode ser intercalada entre a mangueira flexível 126 e o tubo de alimentação 124. Tal válvula pode ser localizada e disposta de modo a permitir a comunicação da mangueira 12 6 com o tubo 124 quando o usuário da máscara 10 puxa a máscara para fora da caixa e as abas 18, 20 se abrem. Tal válvula não é necessária visto que o ar comprimido é retido dentro do tubo 124 e da mangueira 126 desde que o usuário da máscara não tenha pressionado um botão fornecido na máscara para inflar a instalação 14.
O gás alimentado para o compressor 50 pode vir de fontes diferentes. O compressor 50 pode compreender uma entrada 51 aberta para o ar ambiente na aeronave como observado na figura 1 de forma que o ar ambiente comprimido possa ser suprido para a câmara de armazenamento 134.
Outra forma de se derivar o ar para o compressor 50 é pela alimentação da entrada do compressor com ar derivado do compressor de um ou mais dos motores da aeronave, isso é, o mesmo ar que alimenta o OBOGS.
0 ar de qualquer uma dessas fontes tende a ser muito úmido. Uma alternativa é se alimentar o compressor 50 com ar seco.
Em uma modalidade alternativa da invenção, o compressor 50 pode compreender uma entrada conectada à saída da fonte de gás respirável 30, por exemplo, através da linha de alimentação 52 como observado na figura 2 que conecta o compressor 50 na linha de alimentação à tubulação 32 a jusante da máscara 10. Outros meios de conexão podem ser fornecidos para conectar o compressor 50 à fonte de saída de gás respirável ou a um tanque de armazenamento 4 6 a jusante da fonte 30. Dessa forma, o ar enriquecido com oxigênio comprimido pode ser suprido para a primeira câmara de armazenamento 134. Tal ar é mais seco do que as fontes de ar mencionadas acima e pode, portanto, suprimir quaisquer problemas conectados à umidade.
Visto que vários suprimentos consecutivos da máscara esvaziarão a primeira câmara de armazenamento 134 de seu gás comprimido, em uma implementação preferida do aparelho para respiração de acordo com a invenção, a compressão 50 é ativada quando a pressão da primeira câmara de armazenamento P é reduzida abaixo de um primeiro valor determinado P1, e é desativada quando sua pressão cresce além de um segundo valor determinado P2. Com os ciclos consecutivos de inflar/desinflar da instalação 14, o nivel de pressão na câmara de armazenamento 134 diminuirá à medida que o armazenador se exaure de seu ar comprimido. 0 gás comprimido é então necessário para a próxima utilização da instalação. 0 compressor é acionado quando a pressão P dentro da câmara 134 cai abaixo de P1, com P1 dentro da faixa de 2,0 a 2,5 bars ou maior para garantir o inflar adequado da instalação.
A primeira câmara de armazenamento 134 é então preenchida com uma pressão que é suficiente para inflar a instalação 14.
A fim de evitar a pressão excessiva na câmara 134, e facilitar seu dimensionamento, o compressor pode ser cortado quando P exceder P2, por exemplo, 5 a 6 bars, ou um nivel de pressão que permite vários suprimentos consecutivos sem exigir muito tempo para se alcançado, ou um compressor muito grande.
Para se medir a pressão de câmara de armazenamento, um sensor de pressão 44 pode ser fornecido na primeira câmara de armazenamento 134, sua leitura sendo transmitida para o compressor e/ou para um módulo de controle eletrônico que aciona o compressor. Em uma modalidade alternativa, para se ativar ou desativar o dispositivo de compressão 50, um primeiro comutador de pressão (não ilustrado) pode ser fornecido na primeira câmara de armazenamento 134 para ativar os dispositivos de compressão 50 quando a pressão P dentro da câmara cai abaixo de P1. Um segundo comutador de pressão (não ilustrado) é então fornecido para ativar os dispositivos de compressão 50 quando P aumenta além de P2.
Como observado na figura 2, o circuito de respiração mencionado anteriormente pode compreender uma segunda câmara de armazenamento 234 provida na linha de alimentação entre a tubulação 32 e a máscara do tripulante 10, como descrito em U.S. 6.923.193 B2. A segunda câmara de armazenamento 234 possui pelo menos uma saida conectada à máscara para alimentar o regulador 12 através do tubo 224 e da linha de alimentação 226.
Em uma modalidade adicional do aparelho de acordo com a invenção, uma válvula de controle (tipicamente uma válvula solenóide) 38 é provida na linha de alimentação a montante da válvula de retenção 236, para controlar o conteúdo de oxigênio alimentado para a câmara 234.
Na modalidade ilustrada na figura 2, a caixa de armazenamento é provida com a primeira câmara de armazenamento 134 e a segunda câmara de armazenamento 234. Em uma modalidade alternativa, a câmara de armazenamento 134 pode ser provida em um local diferente separado da caixa de armazenamento 16.
Na modalidade modificada ilustrada na figura 3, a máscara 10 é projetada para ser armazenada em outro lugar além de na caixa de máscara. O aparelho para respiração de acordo com a invenção compreende uma primeira câmara de armazenamento 134 possuindo uma saida conectada com a máscara 10, e mais especificamente à instalação 14, para alimentação da instalação com um gás comprimido, e um compressor 50 para distribuição de gás comprimido para a primeira câmara de armazenamento 134.
Em uma modalidade preferida, uma válvula de retenção 136 pode ser provida entre o compressor 50 e a primeira câmara de armazenamento 134. A válvula de retenção 136 garante que um volume de ar sob uma pressão suficiente para inflar a instalação seja mantido na câmara de armazenamento 134 mesmo durante períodos quando o compressor 50 não está operando.
A câmara de armazenamento 134 pode ser conectada à instalação 14 graças a uma mangueira flexível 126 conectada diretamente à instalação 14, ou indiretamente através da máscara 10. Como com a primeira modalidade, o compressor 50 pode derivar seu gás de entrada do ar ambiente na aeronave, o ar derivado do compressor de um ou mais motores da aeronave ou gás de uma fonte de gás respirável, por exemplo, a partir da linha de alimentação 52 em linhas pontilhadas na figura 2 conectadas à tubulação 52 ou diretamente para a saída de fonte.
Em uma modalidade preferida, um sensor de pressão 44 é fornecido para medir a pressão da câmara P e permitir a ativação (se P baixar além de P1) ou a desativação (se P aumentar acima de P2) do compressor 50, como na primeira modalidade. Como mencionado anteriormente, os comutadores de pressão podem ser fornecidos no plano do sensor de pressão 44.
Com referência ao circuito de respiração, a máscara 10 é conectada pela mangueira flexível 226 diretamente à tubulação 32 ou a uma câmara separada 234. A conexão entre a câmara 234 e a tubulação 32 inclui uma válvula de retenção 36. Uma válvula solenóide 38 também pode ser provida e é conectada a um módulo de controle 40 que coloca a tubulação 32 em comunicação com a válvula de retenção 36 quando o teor de oxigênio como medido por um analisador de gás 42 excede um valor determinado.
O aparelho para respiração de acordo com a invenção permite vários suprimentos para a máscara durante um vôo. O dispositivo de compressão 50 permite o reabastecimento da câmara com gás sob pressão alta o suficiente para inflar novamente a instalação de uma máscara. Isso é alcançado graças ao circuito de enchimento que não tem conexão com o regulador visto que o circuito de enchimento e o circuito de respiração são separados.
O dispositivo de compressão 50 pode ser um compressor. Tal compressão pode ser um compressor do tipo possuindo um motor elétrico linear. Esse motor compreende um pistão móvel montado de forma deslizante em um cilindro atraído por um eletroímã e repelido por uma mola. O orifício de entrada do compressor é conectado ao ar ambiente, ou ar derivado do compressor de um ou mais motores da aeronave, ou à fonte 30 de gás respirável. O orifício de descarga do compressor é conectado à válvula de retenção 36 quando provida, ou diretamente à câmara 134. Outros tipos de compressores podem ser, mas não estão limitados a, um compressor hidráulico, um compressor eletromagnético, ou um compressor volumétrico.
O compressor 50 pode ser compartilhado para encher várias câmaras de armazenamento com ar comprimido, no caso do compressor 50 ser comum a todas ou a um agrupamento de máscaras de tripulantes. Uma câmara grande 134 também pode ser vislumbrada para alimentação das várias instalações de máscara, sua pressão sendo controlada por um compressor único grande o suficiente para suportar o enchimento de uma pluralidade de instalações.
Inúmeras modificações possíveis aparecerão imediatamente aos que estão familiarizados com a técnica relevante. Por exemplo, uma mesma câmara de capacidade aumentada pode ser compartilhada entre dois pilotos.
Em uma modalidade preferida, a primeira câmara de armazenamento além do dispositivo de compressão pode ser localizados perto da máscara e da caixa de armazenamento quando provida, por exemplo, dentro da cabine da aeronave.

Claims (10)

1. Aparelho para respiração para um membro da tripulação de uma aeronave compreendendo pelo menos uma máscara respiratória (10) provida com um regulador (12) e uma instalação pneumática inflável (14) para o fornecimento rápido para a máscara, o regulador sendo conectado a uma fonte de gás respirável (30) através de uma primeira linha de alimentação (224, 226), o aparelho para respiração sendo caracterizado por compreender adicionalmente: uma primeira câmara de armazenamento (134) tendo uma saida conectada à instalação pneumática para inflar a instalação com um gás comprimido; um dispositivo de compressão (50) para distribuir o gás comprimido para a primeira câmara de armazenamento; em que a instalação pneumática é conectada à primeira câmara de armazenamento através de uma segunda linha de alimentação (124, 126) distinta da primeira linha de alimentação.
2. Aparelho para respiração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente uma válvula de retenção (136) provida entre a primeira câmara de armazenamento e o dispositivo de compressão.
3. Aparelho para respiração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de compressão compreende uma entrada (51) aberta para o ar ambiente na aeronave de forma que o ar ambiente comprimido possa ser suprido para a primeira câmara de armazenamento.
4. Aparelho para respiração, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de compressão compreende uma entrada conectada à saida da fonte de gás respirável, de forma que o gás respirável comprimido possa ser suprido para a primeira câmara de armazenamento.
5. Aparelho para respiração, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de compressão compreende uma entrada alimentada com ar derivado do compressor de um ou mais dos motores da aeronave, de forma que o ar comprimido possa ser suprido para a primeira câmara de armazenamento.
6. Aparelho para respiração, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de compressão é ativado quando a pressão da primeira câmara de armazenamento reduz abaixo de um primeiro valor predeterminado (Pi) , e é desativado quando a pressão da primeira câmara de armazenamento aumenta além de um segundo valor determinado (P2) ·
7. Aparelho para respiração, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender adicionalmente um sensor de pressão fornecido na primeira câmara de armazenamento para medir a pressão da primeira câmara de armazenamento, o dispositivo de compressão sendo ativado quando a pressão medida cai abaixo de um primeiro valor determinado (Pi) e é desativado quando a pressão medida aumenta além de um segundo valor determinado (P2) .
8. Aparelho para respiração, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender adicionalmente um primeiro comutador de pressão para ativar o dispositivo de compressão quando a pressão da primeira câmara de armazenamento reduz abaixo do primeiro valor determinado, e um segundo comutador de pressão para desativar o dispositivo de compressão quando a pressão da primeira câmara de armazenamento aumenta além do segundo valor determinado.
9.
Método para reabastecer uma câmara de armazenamento com gás comprimido, a câmara de armazenamento sendo constituída de um aparelho para respiração para um membro da tripulação de aeronave, caracterizado por compreender: pelo menos uma máscara respiratória (10) provida com um regulador de demanda (12) e uma instalação pneumática (14) inflável com o ar comprimido na câmara de armazenamento para o suprimento rápido da máscara; uma fonte de gás respirável (30) conectada ao regulador através de uma primeira linha de alimentação; um dispositivo de compressão (50) para distribuir ar comprimido para a câmara, onde o dispositivo de compressão é ativado quando a pressão da câmara de armazenamento diminui abaixo de um primeiro valor determinado (P1), e é desativado quando a pressão da câmara de armazenamento sobe além de um segundo valor determinado (P2), e a instalação pneumática é conectada à câmara de armazenamento através de uma segunda linha de alimentação distinta da primeira linha de alimentação.
BRPI0621647-1A 2006-04-20 2006-04-20 aparelho para respiração e instalação provendo proteção contra hipoxia BRPI0621647A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2006/004587 WO2007121771A1 (en) 2006-04-20 2006-04-20 Breathing apparatus and installation providing protection against hypoxia

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621647A2 true BRPI0621647A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=37591923

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621647-1A BRPI0621647A2 (pt) 2006-04-20 2006-04-20 aparelho para respiração e instalação provendo proteção contra hipoxia

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20090145436A1 (pt)
EP (1) EP2007481B1 (pt)
JP (1) JP2009534060A (pt)
CN (1) CN101426556A (pt)
AT (1) ATE440643T1 (pt)
BR (1) BRPI0621647A2 (pt)
CA (1) CA2649365A1 (pt)
DE (1) DE602006008833D1 (pt)
ES (1) ES2331534T3 (pt)
WO (1) WO2007121771A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2640474B1 (en) 2010-11-15 2014-12-03 Zodiac Aerotechnics A respiratory equipment for aircraft with an inflatable harness
EP3431145B1 (fr) * 2017-07-20 2019-11-20 Zodiac Aerotechnics Ensemble respiratoire pour aeronef

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR741127A (pt) * 1933-02-04
FR1506342A (fr) 1966-06-30 1967-12-22 Intertechnique Sa Harnais automatique de tête pour la mise en place rapide, le port et l'enlèvement rapide de dispositifs divers
US3513841A (en) * 1967-09-27 1970-05-26 Gerda A Seeler Mechanism for altitude controlled mask harness tension compensating device and front harness adjustment
FR2375873A1 (fr) * 1976-12-28 1978-07-28 Intertechnique Sa Perfectionnements aux equipements respiratoires pour vols a haute altitude
US4561865A (en) * 1983-11-01 1985-12-31 Greene & Kellogg, Inc. Single bed pressure swing adsorption gas separation system
FR2559392B1 (fr) * 1984-02-15 1986-07-04 Intertechnique Sa Equipement de protection du personnel contre la contamination
US4664108A (en) * 1984-05-25 1987-05-12 Figgie International Inc. Oxygen supply system and device therefor
US4638791A (en) * 1985-07-22 1987-01-27 The Boeing Company Apparatus and methods for providing rapid protection from accelerative forces experienced by aircraft crew members
US6039045A (en) * 1987-04-22 2000-03-21 Intertechnique Head harness for respiratory mask
GB8812888D0 (en) * 1988-05-31 1988-07-06 Normalair Garrett Ltd Aircraft aircrew life support systems
EP0541569B1 (en) * 1990-06-26 1996-03-27 Cam Lock (Uk) Ltd Improved breathing equipment for aircrew
FR2669227B1 (fr) * 1990-11-16 1994-06-17 Intertechnique Sa Installation d'alimentation en gaz respiratoire pour aeronefs, a moyens de test.
US5623923A (en) * 1993-06-09 1997-04-29 Intertechnique Respiratory equipment with comfort adjustment
FR2706311B1 (fr) 1993-06-09 1995-09-22 Intertechnique Sa Equipement de protection respiratoire.
US5590102A (en) 1995-01-12 1996-12-31 Discovision Associates Recording informatioin on an optical disc without using pre-manufactured tracks
FR2784900B1 (fr) 1998-10-21 2001-01-26 Intertechnique Sa Equipement de protection respiratoire a mise en place rapide
EP1121959A1 (en) * 2000-02-01 2001-08-08 Optrel Ag Emergency flight safety device
FR2806000B1 (fr) * 2000-03-10 2002-05-31 Intertechnique Sa Equipement de protection de tete a mise en place rapide
US6526967B2 (en) * 2001-06-11 2003-03-04 Be Intellectual Property, Inc. Crew oxygen mask stowage assembly including selective depressurization valve
FR2827178B1 (fr) * 2001-07-11 2003-12-05 Intertechnique Sa Appareil respiratoire et installation de protection contre l'hypoxie en comportant application
US6820616B1 (en) * 2001-08-01 2004-11-23 Scot Incorporated Combined aircrew systems tester (CAST)
FR2852530A1 (fr) * 2003-03-19 2004-09-24 Jean Louis Queri Dispositif generateur de gaz autonome inexplosible et portable a partir de reactifs solides
US6923193B2 (en) * 2003-06-24 2005-08-02 Shiow-Hui Chen Outdoor used stand frame of an umbrella

Also Published As

Publication number Publication date
ES2331534T3 (es) 2010-01-07
US20090145436A1 (en) 2009-06-11
EP2007481B1 (en) 2009-08-26
DE602006008833D1 (de) 2009-10-08
JP2009534060A (ja) 2009-09-24
EP2007481A1 (en) 2008-12-31
CA2649365A1 (en) 2007-11-01
WO2007121771A1 (en) 2007-11-01
CN101426556A (zh) 2009-05-06
ATE440643T1 (de) 2009-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11925823B2 (en) System for regulating the dispensing of commercial aircraft passenger oxygen supply
US6923183B2 (en) Breathing apparatus and installation providing protection against hypoxia
EP1737729B2 (en) Method and apparatus for generating an inert gas on a vehicle
JPH04215771A (ja) 高濃度酸素ガス呼吸装置及び高濃度酸素ガス発生装置
ES2920835T3 (es) Unidad de suministro de aire auxiliar para una aeronave
BR102013016869A2 (pt) dispositivo para respiração de oxigênio e métodos para fornecer oxigênio a um passageiro e para manter um sistema de oxigênio de emergência de uma aeronave
US10293193B2 (en) Aircraft lavatory emergency oxygen device
BRPI0621554B1 (pt) circuito de fornecimento de gás respiratório para uma aeronave tranportando passageiros
BRPI0822318B1 (pt) Dispositivo para entregar um gás de respiração para uma máscara de respiração
EP1512433B1 (en) Oxygen supply and distribution system for a passenger aircraft
BR102019024691A2 (pt) gerador de gás inerte, e, método para inertizar um tanque de combustível de aeronave
ES2686303T3 (es) Sistema de reabastecimiento de combustible en vuelo de aeronaves
BRPI0621941A2 (pt) circuito de fornecimento de gás respirável para suprir oxigênio aos membros da tripulação e passageiros de uma aeronave
BRPI0621647A2 (pt) aparelho para respiração e instalação provendo proteção contra hipoxia
US20090165802A1 (en) Supplemental oxygen system for aircraft and method therefor
JP2009534238A (ja) 航空機乗務員用の呼吸装置
BR112020008281A2 (pt) dispositivo regulador, aparelho e método para gerar gás respirável
BR102012018525A2 (pt) Válvula de regulagem, sistema e método de operação de uma válvula de regulagem para um sistema de suporte à vida para uso em cabine de aeronave
RU2390357C1 (ru) Кислородно-дыхательная аппаратура для защиты от гипоксии
US9016278B2 (en) Regulation valve for a life support system
Gradwell Oxygen equipment and pressure clothing
Ernsting BREATHING GAS REGULATORS AND MASKS FOR ADVANCED OXYGEN SYSTEMS

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.