BRPI0621214A2 - método para facilitar serviços de consulta financeira - Google Patents
método para facilitar serviços de consulta financeira Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0621214A2 BRPI0621214A2 BRPI0621214-0A BRPI0621214A BRPI0621214A2 BR PI0621214 A2 BRPI0621214 A2 BR PI0621214A2 BR PI0621214 A BRPI0621214 A BR PI0621214A BR PI0621214 A2 BRPI0621214 A2 BR PI0621214A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- investment
- performance
- information
- determining
- customer
- Prior art date
Links
Landscapes
- Financial Or Insurance-Related Operations Such As Payment And Settlement (AREA)
Abstract
MéTODO PARA FACILITAR SERVIçOS DE CONSULTA FINANCEIRA. Trata-se de um método para facilitar serviços de consulta financeira que compreende a determinação das escolhas de investimento especificas do cliente dependentes das informações padrão especificas do cliente e a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento dependentes das ditas informações padrão específicas do cliente, gerando desse modo escolhas de investimento objetivamente quantificadas. As informações padrão específicas do cliente incluem critérios de desempenho, ponderações, informações de conjuntos de dados de investimento definidas, filtros configurados para refinar as informações de conjuntos de dados de investimento e/ou instruções do processo.
Description
MÉTODO PARA FACILITAR SERVIÇOS DE CONSULTA FINANCEIRA
Referência remissiva a pedidos correlatos
Os pedidos de patentes norte-americanos não- provisórios intitulados "PLATAFORMA DE AUXÍLIO A DECISÃO CONFIGURADA PARA FACILITAR SERVIÇOS DE CONSULTA FINANCEIRA", que tem o número de série << emendar para incluir o número de série depois que o número de série for atribuído >>, e "SISTEMA E MÉTODO CONFIGURADOS PARA FACILITAR A ANÁLISE FINANCEIRA", que tem o número de série << emendar para incluir o número de série depois que o número de série for atribuído >>, cada um dos quais tem um requerente comum com o presente e são depositados no mesmo dia do presente, são aqui incorporados a título de referência.
Campo da invenção
As descrições da invenção aqui feitas referem-se de maneira geral a metodologias de consulta financeira, e mais particularmente a sistemas e métodos configurados para facilitar serviços de consulta financeira.
Antecedentes
Muitos peritos financeiros e investidores devem concordar que houve um aumento considerável na falta de confiança do investidor dentro da indústria de serviços financeiros tradicional. As circunstâncias responsáveis por esta falta de confiança incluem a oferta não revelada de incentivo financeiro para induzir a recomendação preferencial de produtos particulares, o conselho deficiente de conselheiros financeiros, o conselho baseado em informações falhas e/ou imprecisas, táticas de vendas predatórias, e organização financeira corrupta. As circunstâncias que conduziram a esta falta de confiança contribuíram para um declínio geral do mercado (isto é, o valor dos fundos e o número das pessoas que investem), que é uma circunstância bastante nociva aos mercados de equidade e à capacidade das companhias de levantar capital (bem como nociva a uma indústria de transações e baseada em vendas de produtos — a indústria financeira tradicional).
Os vendedores de produtos e seu pessoal de vendas pago geralmente controlam e freqüentemente limitam o acesso às informações sobre produtos. Os vendedores tipicamente não querem que os consumidores tenham uma maneira prática de avaliar objetivamente os seus produtos em comparação com os produtos de outros. Tal capacidade de comparar objetivamente (isto é, avaliar comparativamente) os produtos que estão sendo oferecidos devem transformar eficazmente produtos financeiros em commodities, e devem impactar adversamente o efeito esperado dos grandes orçamentos de propaganda e marketing destes grandes vendedores de produtos. A proteção contra o risco de que os produtos da indústria tais como fundos mútuos não sejam transformados em commodities foi listada como um dos maiores desafios que enfrentam os membros do Investment Company Institute, tal como foi anunciado em 20 de junho de 2000 no Financial Planning Journal of the Bureau of National Affairs.
Os corretores e outras pessoas de vendas de produtos da indústria de serviços financeiros tradicional abordam continuamente investidores individuais (isto é, consumidores) potenciais e ativos para solicitar que o consumidor compre os seus produtos financeiros. Em geral, estes corretores e pessoal de vendas estão abordando os consumidores não necessariamente porque seus produtos financeiros são necessários ou foram pedidos, mas porque esse é o seu trabalho. Eles foram empregados para vender produtos financeiros de uma organização particular a quem quer que consigam.
Nos últimos 15 anos ou mais, tem havido uma tendência geral dentro do mercado de serviços financeiros se afastar do conselho e orientação individuais para vendas de produtos. Isto pode ser previsto no que pode ser descrito como um consumidor continuo - cliente, onde em uma extremidade (isto é, o lado do consumidor) do continuo uma pessoa é tratada como um cliente a comprar o que é vendido e, na extremidade oposta (isto é, o lado do cliente), a pessoa é tratada como um cliente a ser aconselhado. Esta tendência para o lado do "consumidor" do continuo está deixando um vazio cada vez maior no lado do "cliente" do continuo.
Em um ambiente com números cada vez maiores de produtos financeiros (por exemplo, mais de 17.000 fundos mútuos e milhares de produtos de seguro), os consumidores não têm nenhuma abordagem prática para obter as informações sobre todas estas escolhas e nenhuma abordagem prática para avaliar comparativamente as mesmas (por exemplo, para ver qual seria a melhor para eles) mesmo se eles pudessem obter as informações necessárias. Esta falta de conhecimento é explorada freqüentemente pela indústria de serviços financeiros tradicional. Uma vez que os conselheiros de confiança dos consumidores (por exemplo, advogados e contabilistas públicos certificados) não têm o conhecimento suficiente e as informações sobre estes muitos produtos financeiros, mesmo estes conselheiros de confiança são limitados freqüentemente no que podem fazer para proteger seus clientes de ter esta falta de conhecimento do produto explorado. Esta limitação freqüentemente se mantém verdadeira mesmo se eles puderem obter tais informações, por causa do volume esmagador de tais informações.
Ainda uma outra limitação de tais produtos e serviços financeiros convencionais é que os processos convencionais relacionados usados para selecionar e recomendar gerentes financeiros são essencialmente "opacos". Tais processos (se de fato eles existirem) não são tipicamente indicados e os investidores e fiduciários (de várias entidades investidoras, tais como planos de aposentadoria, fideicomissos, doações, etc.) a quem tais produtos e serviços estão sendo oferecidos raramente (quando isso ocorre) solicitam uma descrição ou explanação dos meios pelos quais (ou seja, "como" e "porque") produtos ou serviços (por exemplo, fundos mútuos, gerentes financeiros, etc.) são selecionados e/ou porque eles estão sendo recomendados. Com este processo que é essencialmente opaco, qualquer número de abusos pode ocorrer com meios limitados para detê-los de imediato.
A maior parte dos consumidores de produtos financeiros deve preferir a opção de ter um conselheiro de confiança tal como seu advogado ou CPA (isto é, alguém sem uma agenda de vendas de produtos) que forneça a eles o conselho relacionado às decisões de investimento, e para isolá-los das pressões de vendas inerentes na indústria de serviços financeiros tradicional (e estruturas de compensação baseadas em incentivos que corromperam amplamente o processo de "aconselhamento"). Portanto, métodos e equipamentos configurados para facilitar serviços de consulta financeira através de conselheiros de confiança que não são necessariamente profissionais dentro da indústria de serviços financeiros tradicional devem ser úteis.
Descrição resumida da invenção
Em uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, um método para facilitar serviços de consulta financeira compreende a determinação das escolhas de investimento especificas do cliente dependentes das informações padrão especificas do cliente e a quantificação objetiva das escolhas de investimento dependentes das informações padrão especificas do cliente, gerando desse modo escolhas de investimento objetivamente quantificadas. As informações padrão especificas do cliente incluem critérios de desempenho, ponderações, informações de conjuntos de dados de investimento definidas, filtros configurados para refinar as informações de conjuntos de dados de investimento e/ou instruções do processo.
Em uma outra realização das indicações da invenção aqui apresentadas, um método para facilitar serviços de consulta financeira compreende a recepção das informações de antecedentes do cliente, a preparação das informações padrão especificas do cliente dependentes das informações de antecedentes do cliente e a determinação das informações de consulta especificas do cliente dependentes das informações padrão especificas do cliente.
Em uma outra realização das indicações da invenção aqui apresentadas, um método para facilitar serviços de consulta financeira compreende a determinação das escolhas de investimento especificas do cliente dependentes das informações padrão especificas do cliente e a quantificação objetiva das escolhas de investimento dependentes das informações padrão especificas do cliente, gerando desse modo escolhas de investimento objetivamente quantificadas. As informações padrão especificas do cliente incluem pelo menos um dentre critérios de desempenho, ponderações, informações de conjuntos de dados de investimento definidas, filtros configurados para refinar as informações de conjuntos de dados de investimento e/ou de instruções do processo.
De maneira correspondente, um objetivo principal das descrições da invenção aqui apresentadas consiste na apresentação de uma solução que supere as limitações e os inconvenientes associados com as abordagens convencionais para facilitar os serviços financeiros para os clientes. Especificamente, os métodos aqui apresentados permitem a facilitação dos serviços de consulta financeira através de um conselheiro de confiança do cliente, mas que não é necessariamente um profissional dentro da indústria de serviços financeiros tradicional. Além disso, tais métodos produzem a informação de consulta (por exemplo", escolhas de investimentos) que é quantificada objetivamente. Conseqüentemente, as realizações dos métodos de acordo com as descrições da invenção aqui apresentadas permitem que um cliente tome decisões de uma maneira objetiva e imparcial
Com referência agora às realizações especificas das indicações da invenção aqui apresentadas, em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, os critérios de desempenho incluem os parâmetros que designam um efeito de desempenho desejado de um investimento para o cliente, e a preparação de informações padrão especificas do cliente inclui a representação quantitativa e/ou qualitativa dos critérios de desempenho.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta especificas do cliente inclui a criação de uma estrutura de ponderação hierárquica que tem uma pluralidade de nós de classes paternais e um fator de desempenho e/ou um nó de classe filial associado com um ou mais dos nós de classes paternais e a distribuição das ponderações a cada fator de desempenho e/ou nó da classe.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a distribuição das ponderações inclui a atribuição de ponderações relativas e o cálculo das ponderações reais dependentes das informações derivadas das ponderações relativas. Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, cada uma de uma pluralidade de nós de classes paternais compreende uma pluralidade de fatores de desempenho e/ou uma combinação de um ou mais fatores de desempenho e um ou mais nós de classes filiais.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a provisão de informações de consulta especificas do cliente inclui a emissão das informações de consulta especificas do cliente, a exibição das informações de consulta especificas do cliente e/ou a permissão de acesso às informações de consulta especificas do cliente com a finalidade de determinar informações relacionadas.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta especificas do cliente inclui a determinação das escolhas de investimento especificas do cliente dependentes das informações derivadas dos critérios de desempenho e a quantificação objetiva das escolhas de investimento dependentes das informações derivadas dos critérios de desempenho, gerando desse modo escolhas de investimento objetivamente quantificadas.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta especificas do cliente e/ou a quantificação objetiva das escolhas de investimento incluem a determinação de uma coleção de índices de investimento que são individualmente dependentes das informações derivadas de um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos e a determinação da contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas dos índices.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta especificas do cliente e/ou a quantificação objetiva das escolhas de investimento inclui a determinação de uma classe de recursos que corresponde a um investimento alocado dentro de um portfolio de investimentos e a execução de uma avaliação de desempenho comparativa entre o investimento alocado e uma pluralidade de investimentos não- alocados representados dentro da classe de recursos.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta especificas do cliente e/ou a quantificação objetiva das escolhas de investimento incluem a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho de investimento que correspondem a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos e a determinação de uma pluralidade de contagens de índices de desempenho, cada uma das quais corresponde a um índice de investimento respectivo.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação das informações de consulta específicas do cliente e/ou a quantificação objetiva das escolhas de investimento incluem a determinação de uma contagem de desempenho composta dependente das informações derivadas das contagens de desempenho de investimento e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas das contagens de desempenho do índice de investimento.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a preparação de informações padrão específicas do cliente inclui a especificação das informações que definem critérios de desempenho, ponderações, informações de conjuntos de dados de investimento definidas, filtros configurados para refinar as informações de conjuntos de dados de investimento e/ou instruções do processo.
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, os critérios de desempenho incluem parâmetros que designam um efeito de desempenho desejado de um investimento, e a preparação de informações padrão especificas do cliente inclui a representação quantitativa e/ou qualitativa dos critérios de desempenho.
Estes e outros objetivos e realizações das descrições da invenção aqui apresentadas tornar-se-ão imediatamente aparentes com uma revisão adicional. Breve descrição das figuras dos desenhos
A figura 1 ilustra um fluxograma esquemático de informação de acordo com uma realização das descrições da invenção aqui apresentadas.
As figuras 2A e 2B ilustram um método para facilitar serviços de consulta financeira de acordo com realização das presentes descrições e ema vista do fluxograma esquemático de informação ilustrado na figura 1.
A figura 3 ilustra uma realização de operação para determinar as escolhas de investimentos ilustradas na figura 2.
A figura 4 ilustra uma realização de operação para permitir a avaliação comparativa do desempenho do portfolio de investimentos ilustrado na figura 2.
A figura 5 é um gráfico que ilustra uma representação gráfica de contagens do desempenho de acordo com uma realização das descrições da invenção aqui apresentadas.
As figuras 6A e 6B ilustram conjuntamente uma realização alternativa para apresentar a informação ilustrada no gráfico da figura 5. A figura 7 ilustra uma tabela que tem uma pluralidade de barras de multi-segmentos que representam graficamente as contagens compostas correspondentes.
A figura 8A ilustra uma realização de uma abordagem de ponderação configurada para facilitar uma avaliação comparativa do desempenho de acordo com as descrições da invenção aqui apresentadas.
As figuras 8B e SC ilustram uma realização de uma estrutura de ponderação hierárquica de acordo com as descrições da invenção aqui apresentadas.
A figura 9 ilustra um sistema de rede configurado para facilitar a funcionalidade de serviços de consulta financeira de acordo com as realizações das descrições da invenção aqui apresentadas.
Descrição detalhada das figuras dos desenhos
Uma realização de um fluxograma esquemático de informações 100 de acordo com as indicações da invenção aqui apresentadas é ilustrada na figura 1. As entidades dentro do fluxograma esquemático de informações incluem um cliente de serviços financeiros 102, um conselheiro de confiança 104 (isto é, um conselheiro de confiança afiliado), um consultor de serviços financeiros 106 e uma plataforma de auxilio a decisão 108 (isto é, um sistema) . A comunicação das informações (por exemplo, informações de antecedentes do cliente e/ou informações de consulta especificas do cliente) é realizada entre o cliente de serviços financeiros 102 e o conselheiro de confiança 104. Similarmente, a comunicação das informações (por exemplo, informações de antecedentes do cliente e/ou informações de consulta especificas do cliente) é realizada entre o conselheiro de confiança 104, o consultor de serviços financeiros 106 e a plataforma de auxilio a decisão 108.
Na realização do fluxograma esquemático de informações 100 descrito na figura 1, o conselheiro de confiança 104 é uma entidade/pessoa separada do consultor de serviços financeiros 106 e isola o cliente de serviços financeiros 102 da interação direta com o consultor de serviços financeiros 106 e a plataforma de auxilio a decisão 108. Em uma outra realização (não especificamente mostrada), o conselheiro de confiança 104 e o consultor de serviços financeiros são a mesma pessoa (por exemplo, um advogado, um CPA ou um membro da família) , por meio do que essa mesma pessoa isola o cliente de serviços financeiros 102 da interação em profundidade e/ou direta com a plataforma de auxílio a decisão 108. Contudo, em uma outra realização (não especificamente mostrada), o conselheiro de confiança 104 e o consultor de serviços financeiros são pessoas diferentes que agem em nome do cliente de serviços financeiros 102 dentro de uma organização comum (por exemplo, um advogado e um CPA contratados por uma firma de consultoria local, nacional ou internacional comum), por meio do que a organização comum isola o cliente de serviços financeiros 102 da interação em profundidade e/ou direta com a plataforma de auxílio a decisão 108. Contudo, em uma outra realização (não especificamente mostrada), ò cliente de serviços financeiros 102 serve como seu próprio conselheiro de confiança e consultor de serviços financeiros, por meio do que o cliente de serviços financeiros 102 interage diretamente com a plataforma de auxílio a decisão 108.
É descrito na presente invenção que a interação e a comunicação entre o cliente de serviços financeiros 102, o conselheiro de confiança 104 (isto é, um conselheiro de confiança afiliado), o consultor de serviços financeiros 106 e/ou a plataforma de auxílio a decisão 108 podem ser implementados através de sistemas computadorizados em rede. Por exemplo, através da rede de sistema 400 ilustrada na FIGURA 9, tal interação e comunicação podem ser facilitadas através de um sistema computadorizado em rede. A Internet é uma realização de tal sistema computadorizado em rede. Como tal, é descrito na presente invenção que um sitio na Web pode ser provido para permitir tal interação e comunicação. Os exemplos específicos de tais interação e comunicação incluem a funcionalidade de aquisição das informações (por exemplo, a recepção das informações de antecedentes do cliente), a funcionalidade de pagamento de serviços (a recepção eletrônica de pagamento para serviços), a funcionalidade de processamento distribuída (por exemplo, onde várias funcionalidades de auxílio a decisão são executadas de uma maneira distribuída), a funcionalidade de distribuição das informações de consulta (por exemplo, a provisão de informações de consulta específicas do cliente tais como as escolhas de investimento objetivamente quantificadas e relatórios específicos do cliente ao cliente e/ou ao conselheiro de confiança), etc.
A plataforma de auxílio a decisão 108 acessa e/ou fornece informações sobre, por exemplo, o cliente (por exemplo, as circunstâncias da vida do cliente, as preferências de investimento, a posição financeira, os objetivos financeiros, as tolerâncias de risco, etc.), as informações base da decisão (incluindo, sem limitação, a tecnologia de alocação de recursos e a definição de regras), as informações sobre desempenho de investimento (ambas com respeito a todas as escolhas de produto e informações sobre o histórico de desempenho específico do cliente disponíveis) e as informações padrão no formato do documento para executar a funcionalidade de auxílio a decisão associada. Em uma realização, as informações utilizadas na execução da funcionalidade de auxílio a decisão tal como descrito na presente invenção (por exemplo, manualmente e/ou por meio de uma plataforma de auxílio a decisão) são armazenadas e acessíveis em um ou mais bancos de dados. Os exemplos da funcionalidade de auxílio a decisão, tal como discutido abaixo em maiores detalhes, incluem a inserção, a compilação e/ou a determinação das informações compreendidas por um padrão específico do cliente e a determinação das informações de consulta específicas do cliente (por exemplo, a determinação das escolhas de investimento específicas do cliente) pelo menos parcialmente dependente das informações base da decisão. Exemplos de tais informações base da decisão incluem as informações que se referem às regras para a tomada de decisões prescritas, as informações que se referem à seleção de efeito de investimento e as informações que se referem às oportunidades de investimentos que se correlacionam às necessidades, aos desejos e/ou aos objetivos financeiros do cliente. Os exemplos de informações sobre desempenho de investimento incluem as informações associadas com os retornos em um investimento, as informações associadas com o risco de um investimento, as informações associadas com outras características estruturais e de desempenho de um investimento (por exemplo, tempo de serviço do gerente, índice de rotatividade, estruturas internas de taxas/custos, etc.) e as informações associadas com a compilação de análises comparativas de dados estruturais e de desempenho. Os exemplos das informações em formato de documento incluem as informações associadas com a formatação de documentos prescritos, o conteúdo incluído dentro dos documentos prescritos e as informações associadas com a emissão das informações relacionadas à tomada de decisões sobre investimento (por exemplo, a criação de um documento impresso que inclui tais informações e/ou que exibe tais informações). As informações base da decisão, as informações sobre desempenho de investimento e as informações sobre o formato do documento são exemplos de informações de consulta especificas do cliente em vista de um cliente particular e para facilitar a funcionalidade de auxilio a decisão de acordo com as indicações da invenção aqui apresentadas.
De acordo com pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a funcionalidade de auxilio a decisão descrita na presente invenção é executada por uma plataforma de auxilio a decisão que compreende um primeiro mecanismo de decisão (por exemplo, um sistema perito baseado em regras) e um segundo mecanismo de decisão (por exemplo, um sistema de otimização da seleção de investimento). O primeiro mecanismo de decisão facilita a criação de um padrão especifico do cliente que representa um perfil especifico do cliente que compreende várias informações (por exemplo, regras, conjuntos de dados, instruções de processamento, critérios de desempenho, etc.). Os exemplos de tais informações compreendidas pelo padrão especifico do cliente incluem as ponderações e os fatores de desempenho (por exemplo, parâmetros que correspondem aos efeitos de investimento desejados pelo cliente), dados e/ou conjuntos de dados definidos, filtros condicionais lógicos para designar a manipulação (por exemplo, conjuntos de dados de refino/redução) dos conjuntos de dados e instruções de processamento. As instruções de processamento representam as informações que permitem que tarefas tais como a utilização apropriada de fatores, ponderações e filtros sejam facilitadas, o que permite que a funcionalidade do conjunto do documento seja facilitada (por exemplo, geração de relatório automatizada) e as informações relacionadas à análise/avaliação recursiva das informações sobre investimento. As informações compreendidas pelo padrão especifico do cliente são utilizadas pelo segundo mecanismo de decisão para facilitar a contagem e a classificação dos processos para otimização da seleção de investimento (isto é, a geração de escolhas de investimento) de uma maneira compatível com as necessidades individuais, objetivos e desejos de um cliente. Tais instruções incluem as informações que se referem à alocação de porcentagem apropriada dos investimentos entre classes de recursos disponíveis (isto é, a alocação de recursos), para a combinação apropriada de fatores de desempenho e/ou para a ponderação apropriada de tais fatores. Os processos de contagem e de classificação incluem a permissão da avaliação das escolhas de investimento de uma maneira que se preste a ajudar um cliente a identificar quais equipes de administração de dinheiro têm o desempenho histórico que mais combina com as experiências de investimento que o cliente deseja (isto é, qual efeito de investimento o cliente deseja).
É descrito na presente invenção que uma pessoa pode executar, de uma forma manual, determinada funcionalidade de auxílio a decisão descrita na presente invenção como sendo facilitada pela plataforma de auxílio a decisão em vez de tal funcionalidade ser executada pela plataforma de auxílio a decisão. Em um exemplo, a funcionalidade descrita na presente invenção como sendo facilitada pelo primeiro mecanismo de decisão da plataforma de auxílio a decisão é facilitada pelo menos parcialmente por uma pessoa de uma maneira manual e as informações resultantes ficam subseqüentemente disponíveis à plataforma de auxílio a decisão para permitir que a funcionalidade de plataforma de auxílio a decisão seja facilitada (por exemplo, a funcionalidade facilitada pelo segundo mecanismo de decisão da plataforma de auxílio a decisão) . Em um exemplo específico, as informações padrão específicas do cliente são geradas pelo menos parcialmente de uma maneira manual e não por um mecanismo de decisão da plataforma de auxilio a decisão.
As figuras 2A e 2B ilustram um método 200 para facilitar serviços de consulta financeira de acordo com realizações das descrições na presente invenção e em vista do fluxograma esquemático de informações 100 ilustrado na figura 1. Uma operação 202 é executada para a obtenção das informações de antecedentes do cliente, tal como em resposta a uma reunião com o cliente de serviços financeiros. Após ter obtido as informações de antecedentes do cliente, uma operação 204 é executada para a inserção das informações dos antecedentes do cliente relevantes e/ou requeridas em uma plataforma de auxilio a decisão. A inserção de tais informações é uma realização que permite o acesso a tais informações.
Em resposta à inserção dos objetivos financeiros do cliente, a plataforma de auxilio a decisão executa uma operação 206 para a determinação das escolhas de investimento (por exemplo, uma alocação de recursos apropriada) que corresponde aos objetivos financeiros do cliente. Após ter determinado as escolhas de investimento (por exemplo, a alocação de recursos), a plataforma de auxilio a decisão executa uma operação 208 para determinar uma classificação objetiva (isto é, uma quantificação objetiva) das escolhas de investimento computadas (isto é, uma operação que conta e classifica objetivamente, de uma maneira especifica para esse cliente, de todas as escolhas de investimento disponíveis dentro das várias classes de recursos das escolhas de investimento computadas na operação 206), produzindo desse modo escolhas de investimento objetivamente classificadas. Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a determinação da classificação objetiva inclui a determinação objetiva e especifica do cliente de uma contagem de desempenho (discutida abaixo em maiores detalhes) para cada uma das escolhas de investimento e da classificação das escolhas de investimento dependentes das informações derivadas das contagens de desempenho especificas do cliente.
Em uma realização, a determinação das escolhas de investimento inclui a aplicação de um filtro condicional lógico a pelo menos um dos muitos fatores de desempenho e estruturais potencialmente expressos como informações numéricas, informações alfanuméricas e/ou informações de datas. Por exemplo, tal filtro condicional é utilizado para omitir os fundos que são fechados (isto é, que não aceitam investimentos de novos investidores) ou que têm outras características estruturais ou situacionais (isto é, fatores) que não são desejadas ou apropriadas (por exemplo, uma quantidade de investimento excede uma quantidade de investimento prescrita) para um cliente. Em uma realização, a determinação das escolhas de investimento inclui a determinação das escolhas de investimento dependentes das informações derivadas de aspectos diferentes do padrão específico do cliente (isto é, informações padrão específicas do cliente diferentes). Tal determinação, em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, é executada por um primeiro mecanismo de decisão da plataforma de auxílio a decisão, por meio do que as informações resultantes compilada pelo primeiro mecanismo de decisão são providas subseqüentemente ao segundo mecanismo de decisão da plataforma do mecanismo de decisão, permitindo desse modo que o processo de contagem e de classificação seja realizado pelo segundo mecanismo de decisão. Em uma realização, o padrão específico do cliente inclui um ou mais dos muitos filtros e ponderações potenciais, sendo que um ou mais dos filtros e ponderações são aplicados às informações sobre o fator de desempenho, às informações sobre o cliente, às informações sobre a oportunidade de investimento e/ou às informações sobre desempenho de investimento.
Após ter determinado a classificação objetiva, a plataforma de auxilio a decisão executa uma operação 210 para prover as informações de consulta especificas do cliente (por exemplo, escolhas de investimento, quantificação objetiva das mesmas, etc.). Em uma realização, tal provisão de informações de consulta especificas do cliente inclui a preparação e a emissão de um relatório de investimento especifico do cliente por um mecanismo de montagem de documentos da plataforma de auxilio a decisão. Em uma outra realização, tal provisão de informações de consulta especificas do cliente inclui a exibição visual de tais informações. Contudo, em uma outra realização, tal provisão inclui a possibilidade de tornar tais informações acessíveis para operações relacionadas (não necessária ou especificamente mostrado) do método 200.
Conseqüentemente, é descrito na presente invenção que a plataforma de auxílio a decisão é configurada preferivelmente para a preparação e a emissão das informações como documentos impressos e/ou eletrônicos (isto é, os relatórios que são configurados como sendo impressos e/ou eletronicamente exibidos).
Um relatório de investimento específico do cliente tal como descrito na presente invenção documenta as informações de consulta específicas do cliente tal como as escolhas de investimento objetivamente classificadas. Tais informações de consulta específicas do cliente (por exemplo, escolhas de investimento objetivamente classificadas) são apresentadas preferivelmente em vista de variáveis múltiplas que são dependentes das informações derivadas dos objetivos financeiros do cliente. Por exemplo, vários cenários das escolhas de investimento podem ser apresentados, os quais são dependentes das informações derivadas de uma pluralidade de efeitos de investimento desejados e contagens de desempenho computadas relacionadas. Tais efeitos de investimento são dependentes das informações derivadas dos critérios de desempenho. Em linhas gerais, os critérios de desempenho de acordo com as indicações da invenção aqui apresentadas incluem os critérios que se referem ao retorno, risco, classes de recursos prescritas à indústria associadas, regras do efeito de investimento e oportunidades de investimentos que se correlacionam às expectativas do cliente. Os exemplos específicos de critérios de desempenho e de seus fatores de desempenho relacionados são indicados abaixo na Tabela 1. As informações detalhadas que definem tais critérios de desempenho e seus fatores de desempenho relacionados não são discutidos em detalhes, mas são compreendidos por um elemento versado na técnica relacionada (por exemplo, sistemas e metodologias financeiras).
<table>table see original document page 20</column></row><table> <table>table see original document page 21</column></row><table>
Tabela 1 - Critério de Desempenho e Fatores de Desempenho
Em pelo menos uma realização do relatório de investimento especifico do cliente, o relatório de investimento especifico do cliente inclui gráficos e tabelas que descrevem a alocação de investimento entre várias classes de recursos, o desempenho estatístico/histórico das escolhas de investimento dentro das várias classes de recursos, a distribuição de contagens de desempenho compostas para tais escolhas de investimento e a contagem e classificação especificas do cliente de tais escolhas de investimento. Em pelo menos uma realização, o relatório de investimento especifico do cliente inclui uma avaliação especifica do cliente das alternativas de investimento disponíveis dependentes das informações derivadas de uma avaliação de tais alternativas de investimento disponíveis.
Após ter revisto as informações de consulta específicas do cliente, o conselheiro de confiança e/ou o consultor de serviços financeiros (em consulta com o cliente) podem facilitar uma operação 212 para revisar os critérios de decisão em que se baseia a classificação objetiva de escolhas de investimento. Tais revisões incluem revisões aos critérios de desempenho (por exemplo, seleções e ponderações de fator) e informações sobre modificação/esclarecimento associadas com os objetivos financeiros do cliente. Em resposta à revisão do conselheiro de confiança e/ou do consultor de serviços financeiros de qualquer um dos critérios de decisão, o método precede na operação 206 para determinar nas escolhas de investimento uma classificação objetiva (isto é, a operação 208) dependente das informações derivadas dos critérios revisados. Sem resposta à revisão nem do conselheiro de confiança nem do consultor de serviços financeiros de qualquer um dos critérios de decisão, o método continua em uma operação 214 para facilitar a distribuição das informações de consulta especificas do cliente (por exemplo, na forma de um relatório de investimento especifico do cliente) ao cliente de serviços financeiros (por exemplo, o conselheiro de confiança que inicia a submissão eletrônica das informações pela plataforma de auxilio a decisão ou o conselheiro de confiança que facilita pessoalmente a apresentação das informações). Depois que o cliente de serviços financeiros seleciona uma ou mais escolhas de investimento em que os fundos devem ser alocados (por exemplo, após consulta com o conselheiro de confiança), uma operação 216 é executada (por exemplo, pelo conselheiro de confiança ou pelo cliente de serviços financeiros) para a inserção das escolhas de investimento selecionadas na plataforma de auxilio a decisão. Uma vez alocados os fundos, as escolhas de investimento selecionadas representam um portfolio de investimentos do cliente de serviços financeiros.
Periodicamente (por exemplo, trimestralmente), uma operação 218 é executada através da plataforma de auxilio a decisão para facilitar uma avaliação de desempenho comparativa do portfolio de investimentos, gerando desse modo as informações sobre desempenho periódico (isto é, informações sobre decisão especificas do cliente). Conforme discutido abaixo em maiores detalhes, a avaliação de desempenho comparativa provê as informações para avaliar qualitativa e objetivamente as escolhas de investimento selecionadas. Após ter facilitado a avaliação de desempenho comparativa do portfolio de investimentos, a plataforma de auxilio a decisão executa uma operação 220 para prover tais informações sobre decisão especificas do cliente para as operações subseqüentes. Um exemplo de ativação de tais operações subseqüentes inclui a emissão de um relatório de desempenho periódico que compreende tais informações sobre desempenho periódico pela solicitação do conselheiro de confiança. Em uma realização, o relatório de desempenho periódico é preparado e enviado por um mecanismo de montagem de documentos da plataforma de auxilio a decisão. Após ter executado a operação 220 para prover tais informações sobre decisão especificas do cliente, o conselheiro de confiança executa uma operação 222 para facilitar a provisão de tais informações para a revisão pelo cliente de serviços financeiros.
Preferivelmente, uma plataforma de auxilio a decisão tal como descrito na presente invenção não desempenha nenhum papel entre o conselheiro de confiança e o cliente de serviços financeiros. No entanto, em outras realizações, uma plataforma de auxilio a decisão tal como descrito na presente invenção desempenha um papel entre o conselheiro de confiança e o cliente de serviços financeiros. Por exemplo, a plataforma de auxilio a decisão pode facilitar a compilação das informações diretamente do cliente de serviços financeiros ou pode prover as informações sobre as escolhas de investimento diretamente ao cliente de serviços financeiros.
A figura 3 ilustra uma realização da operação 206 para a determinação das escolhas de investimento. Uma operação 230 é executada por um mecanismo de decisão dos critérios de desempenho (isto é, um primeiro mecanismo de decisão) da plataforma de auxilio a decisão para acessar as informações dos antecedentes do cliente e uma operação 232 é executada pelo mecanismo de decisão dos critérios de desempenho para acessar as informações base de decisão. Em uma realização, as informações de antecedentes do cliente e as informações base da decisão são acessadas de um ou mais bancos de dados pelo mecanismo de decisão dos critérios de desempenho.
Em resposta às informações de antecedentes do cliente e às informações base da decisão que está sendo acessada, uma operação 234 é executada através do mecanismo de decisão dos critérios de desempenho para determinar os critérios de desempenho correspondentes (por exemplo, parâmetros de efeito de investimento). Os exemplos dos parâmetros de efeito de investimento correspondentes incluem os parâmetros associados com o risco de um investimento, os parâmetros associados com o retorno em um investimento, os parâmetros associados com outros aspectos estruturais e de desempenho de um investimento, várias regras de alocação de investimento, e os parâmetros associados com as oportunidades de investimento que se correlacionam com as expectativas financeiras do cliente. Em pelo menos uma realização, a categoria de parâmetros de efeito de investimento inclui parâmetros de alocação de investimento. O mecanismo de decisão dos critérios de desempenho executa uma operação 236 para determinar os fatores de ponderação de desempenho dependentes das informações derivadas dos parâmetros de efeito de investimento em resposta à determinação dos parâmetros de efeito de investimento. Por exemplo, um fator de ponderação de desempenho de 0,80 e de 0,20 pode ser utilizado para computar e aplicar os fatores de desempenho para a minimização de riscos e a maximização de retornos, respectivamente. A relação de ponderação do fator de desempenho de 0,80/0,20 corresponderia a uma situação em que os objetivos financeiros do cliente indicam que o cliente está muito mais interessado na minimização de riscos do que na maximização de retornos.
Após terem sido determinadas as ponderações do fator de desempenho, um mecanismo de decisão das escolhas de investimento (isto é, um segundo mecanismo de decisão) da plataforma de auxilio a decisão executa uma operação 238 para acessar as informações de desempenho de investimento (por exemplo, risco, retorno e outras informações estruturais e de desempenho), seguida pelo mecanismo de decisão das escolhas de investimento que executa uma operação 240 para a determinação das escolhas de investimento dependentes das necessidades, dos desejos e/ou dos objetivos individuais de investimento do cliente. Preferivelmente, os mecanismos de decisão respectivos facilitam a determinação dos fatores de seleção e de ponderação de desempenho, a determinação de parâmetros de efeito de investimento e a determinação de contagem e classificação objetiva das escolhas de investimento disponíveis sem a intervenção humana durante as operações de computação respectivas.
É descrito na presente invenção que a funcionalidade (por exemplo, as operações) facilitada pelo mecanismo de decisão dos critérios de desempenho (isto é, um primeiro mecanismo de decisão) da plataforma de auxílio a decisão pode ser alternativamente facilitada manualmente por uma pessoa, e não pelo mecanismo de decisão dos critérios de desempenho. Em tal realização, as informações resultantes da funcionalidade manualmente facilitada ficam subseqüentemente disponíveis ao mecanismo de decisão das escolhas de investimento para permitir que a funcionalidade de mecanismo de decisão das escolhas de investimento seja facilitada.
A figura 4 ilustra uma realização da operação 218 para executar a avaliação de desempenho comparativa do portfolio de investimentos. Uma operação 260 é executada para a determinação dos investimentos do portfolio (isto é, as escolhas de investimento que compreendem atualmente o portfolio do cliente). Em resposta à determinação dos investimentos do portfolio, uma operação 262 é executada para determinar uma contagem de desempenho de investimento correspondente para cada um dos investimentos individuais do portfolio individuais e uma operação 264 é executada para determinar uma contagem de desempenho de investimento composta correspondente. A contagem de desempenho de investimento composta é uma contagem composta que representa um desempenho total de todos os investimentos individuais do portfolio.
Depois que os investimentos de portfolio são determinados, uma operação 266 é executada para determinar os índices de investimento de comparação que correspondem a cada um dos investimentos do portfolio. Os índices de investimento de comparação são aqueles índices que correspondem apropriadamente a cada um dos investimentos do portfolio (por exemplo, dentro de uma classe de recursos correspondente, exibindo os fatores de desempenho correspondentes, etc.). Em resposta à determinação dos índices de investimento de comparação, uma operação 268 é executada para determinar uma contagem de desempenho do índice de investimento correspondente para cada um dos índices de investimento de comparação e uma operação 270 é executada para determinar uma contagem de desempenho do índice de investimento composta correspondente. A contagem de desempenho do índice de investimento composta é uma contagem composta que representa um desempenho total de todos os índices de investimento individuais. Estas contagens de desempenho do índice de investimento individuais e compostas são computadas da mesma maneira (isto é, utilizando os mesmos fatores de desempenho e as mesmas ponderações do fator de desempenho) que são utilizadas nas operações 262 e 264 descritas acima. Após terem sido determinadas as várias contagens de desempenho, a operação 220 (figura 2B) é executada para a provisão de tais informações para operações associadas (por exemplo, para imprimir e/ou exibir tais informações sobre desempenho periódico).
É contemplado que a determinação da contagem de desempenho do índice de investimento composta pode incluir a combinação de índices de investimento respectivos dependentes das informações derivadas das alocações reais dos fundos dentro do portfolio de investimentos correspondente e/ou de pelo menos um dos critérios que se relacionam ao risco e dos critérios que se relacionam ao retorno. Similarmente, é contemplado que a determinação da contagem de desempenho de investimento composta pode incluir a combinação de investimentos de portfolio respectivos dependentes das informações derivadas das alocações reais dos fundos dentro do portfolio de investimentos correspondente e/ou de pelo menos um dos critérios que se relacionam ao risco e dos critérios que se relacionam ao retorno. Além disso, é descrito na presente invenção que um sistema de mecanismo de decisão da plataforma de auxílio a decisão e/ou um mecanismo de montagem de documentos da plataforma de auxílio a decisão pode executar a funcionalidade das etapas da operação de 218 para executar a avaliação de desempenho comparativa do portfolio de investimentos.
Conseqüentemente, a contagem e classificação de todas as escolhas de investimento disponíveis dentro de cada classe de recursos dentro do portfolio do cliente são executadas. A contagem e classificação são executadas utilizando os mesmos parâmetros de desempenho e ponderações de parâmetro utilizados na análise de contagem e classificação original utilizada pelo cliente para selecionar as escolhas de investimento dos clientes. Os vários índices de investimento relacionados são contados e classificados exatamente da mesma maneira que as escolhas de investimento dentro da classe de recursos para a qual um índice particular é relevante. 0 processo de contagem produz uma contagem numérica composta para cada uma das escolhas de investimento do cliente, todas as outras escolhas de investimento disponíveis (ainda não escolhidas), e os índices relevantes.
Estas contagens numéricas, quando utilizadas para classificar os resultados da contagem (por exemplo, da contagem composta mais alta à contagem composta mais baixa), comparam eficaz e quantitativamente todas as escolhas de investimento com cada classe de recursos (escolhida e não escolhida) bem como os índices relevantes. A contagem mais alta e, portanto, a classificação mais alta das escolhas, são aquelas cuja contagem composta mista (isto é, a contagem resultante da combinação de todos os fatores de desempenho ponderados individualmente utilizados no processo de contagem) indica aquelas escolhas para o desempenho histórico que se combinam mais estritamente ao desempenho do investimento desejado pelo cliente para uma classe de recursos particular que está sendo avaliada (isto é, o desempenho desejado dessa classe de recursos, que era a razão para a inclusão dessa classe de recursos no portfolio).
É descrito na presente invenção que os índices de investimento podem corresponder às classes de recursos que correspondem a investimentos de portfolio individuais. Em tal caso, é contemplado que a execução de avaliação de desempenho comparativa é executada entre o investimento alocado (isto é, aquelas escolhas de investimento selecionadas que são financiadas) e uma pluralidade de investimentos não-alocados representados pela classe de recursos (isto é, todas ou uma parte das escolhas de investimento que não foram selecionadas para serem financiadas).
A figura 5 é um gráfico 300 que ilustra uma representação gráfica das contagens de desempenho que são descritas em vista das classes de recursos 301 correspondentes. Em um exemplo, o gráfico 300 compreende um relatório de desempenho periódico. A contagem de desempenho composta 302 para cada uma das classes de recursos 303 dentro do portfolio é ilustrada por uma primeira configuração de marcas gráficas (por exemplo, uma barra horizontal correspondente de uma primeira cor) . Em associação com gerentes individuais e/ou fundos 304, é ilustrada uma contagem composta 305. A contagem de desempenho 306 de cada um dos índices de investimento 308 é ilustrada por uma segunda configuração de marcas gráficas (por exemplo, um símbolo distinto de uma primeira cor) sobreposta à primeira configuração de marcas gráficas. A contagem composta de desempenho de investimento 310 é ilustrada por uma terceira configuração de marcas gráficas (por exemplo, uma barra vertical que corresponde a uma segunda cor) . A contagem de índice composta 312 é ilustrada por uma quarta configuração de marcas gráficas (por exemplo, um triângulo) sobreposta à terceira configuração de marcas gráficas. Dessa maneira, as escolhas de investimento selecionadas do cliente de serviços financeiros são comparadas graficamente a referências apropriadas.
O gráfico 300 da figura 5 é configurado para prover um resumo do desempenho do portfolio, utilizando gráficos de barras para representar contagens que resultam de uma avaliação dos fundos individuais que compreendem o portfolio bem como o portfolio como um todo. O gráfico 300 provê um meio para medir o desempenho total do portfolio, ao comparar a contagem do "índice Composto" (isto é, a barra adjacente ao termo "Composto") com a contagem do "Portfolio Composto" (isto é, o triângulo sobreposto na barra adjacente ao termo Composto). Conforme ilustrado, a barra de portfolio composto se estende além da localização do triângulo de índice composto. O diferencial positivo indicou que o Portfolio Composto está superando a média do índice Composto ao atingir os objetivos de desempenho indicados. O gráfico 300 ilustra similarmente o desempenho de investimentos de portfolio individuais com relação aos componentes de índice composto individuais.
A representação gráfica da contagem de índice composta 310 é proporcional a uma contagem mista (que é discutida no parágrafo seguinte em maiores detalhes) do portfolio e é posicionada ao longo de uma escala de desempenho 311 de modo que a sua contagem pode ser comparada à contagem de índice composto 312 do portfolio de investimentos como um todo. A escala de desempenho 311 serve como um meio para medir o desempenho (por exemplo, as contagens) com base na posição relativa das representações gráficas que descrevem tais contagens. A representação gráfica de cada contagem de desempenho 302 da classe de recursos é proporcional à contagem composta do fundo individual (ou do gerente) e é posicionada na escala de desempenho 311 de modo que cada uma de suas contagens de desempenho 302 possa ser comparada à contagem de índice relevante do fundo 306. A representação gráfica de uma contagem de índice 306 da contagem composta relevante do fundo representa o desempenho do fundo respectivo.
As contagens de desempenho compostas 302 para cada fundo individual e a classe de recursos 303 relacionada provê um sumário da avaliação de desempenho executada em cada uma das classes de recursos dos portfolios. Adicionalmente, a combinação das contagens de desempenho dos fundos individuais mantidos é utilizada para a determinação da contagem composta de desempenho de investimento 310. As contagens dos índices relevantes 308 são combinadas similarmente e são utilizadas para a determinação da contagem de índice composta 312. Em uma realização, tal combinação é efetuada ao utilizar o valor de mercado atual das ações do gerente individual e a porcentagem proporcional dessas ações com respeito ao valor total do portfolio. Por exemplo, em um exemplo em que o valor das ações do gerente é $5.000.000 e o valor total do portfolio é $100.000.000, 5% da contagem de portfolio composta 302 devem ser atribuídos à contagem de investimento composta desse gerente. Além disso, a mesma proporção de 5% deve ser aplicada à contagem de índice relevante do gerente e a determinação da combinação da contagem de índice composta.
O desempenho de um fundo e de seu gerente é considerado tipicamente dentro do contexto de um fator de desempenho específico. Por exemplo, o retorno médio de cinco anos poderia ser escolhido para verificar qual gerente teve o retorno mais elevado durante um período de cinco anos. No entanto, quando fatores de desempenho múltiplos (isto é, os critérios de desempenho utilizados para as finalidades de tomada de decisão) são utilizados simultaneamente para avaliar o desempenho de um gerente, a combinação de desempenho de cada fator é feita de uma maneira que produz uma contagem composta que pode ser utilizada para avaliar o desempenho total do gerente/fundo. Uma vez que múltiplos critérios de desempenho (os quais são utilizados funcionalmente como critérios de decisão) são selecionados, ponderações individuais podem ser atribuídas a cada um dos critérios de desempenho, de modo que o desempenho total do gerente possa ser definido para requisitos de desempenho e de decisão específicos (por exemplo, necessidades, objetivos, tolerâncias de risco, etc.) do investidor (isto é, cliente de serviços financeiros) . 0 fato de se ter uma representação visual de como os critérios de desempenho ponderados causa um impacto nas contagens compostas é útil para se identificar rapidamente quais critérios de decisão estão causando o maior impacto nas contagens compostas.
o gráfico 314 da figura 6A e a tabela 316 da figura 6B ilustram conjuntamente uma realização alternativa para apresentar as informações descritas no gráfico 300 da figura 5. Embora essencialmente as mesmas informações sejam apresentadas na figura 5 tal como ilustrado conjuntamente nas figuras 6A e 6B, a apresentação de acordo com o gráfico da figura 5 é vantajosa pelo fato de que ela permite que um volume maior de informações seja apresentado em uma determinada quantidade de espaço (isto é, com respeito à abordagem da apresentação das figuras 6A e 6B).
É descrito na presente invenção que os gráficos ilustrados nas figuras 5, 6A e 6B são exemplos de informações configuradas para permitir a avaliação objetiva e comparativa das escolhas de investimento a serem feitas por um cliente de serviços investidores/financeiros. Também é descrito na presente invenção que as operações e/ou abordagens para gerar todas ou uma parte das informações compreendidas pelos quadros ilustrados nas figuras 5, 6A e 6B são exemplos de avaliação de tais informações e/ou permitem a avaliação comparativa de tais informações.
A figura 7 ilustra uma tabela 325 que tem uma pluralidade de barras com segmentos múltiplos 327 (por exemplo, barras com segmentos com cores diferentes), sendo que cada uma representa graficamente uma contagem composta correspondente. Os comprimentos de cada barra com segmentos múltiplos 327 são proporcionais à sua contagem composta correspondente 329 e, para finalidades de comparação, relativos a todas as contagens compostas mostradas. Os vários segmentos 330 de cada barra 327 representam o desempenho relativo dos critérios de desempenho ponderados correspondentes. 0 comprimento de cada segmento 330 representa um desempenho ponderado dos critérios de desempenho, tal como comparado com um grupo de seus pares dentro da mesma classe de recursos. Segmentos mais longos representam proporcionalmente um impacto maior na contagem composta. A ordem dos segmentos de cada barra corresponde à ordem de exibição das etiquetas de critérios de desempenho 331 (por exemplo, retorno em cinco anos) na seção de cabeçalho da tabela 325. No entanto, em determinados casos, um segmento particular de uma barra particular não será descrito, indicando que um gerente não tem dados para os critérios de desempenho correspondentes ou que uma combinação de ponderação minima e/ou de desempenho deficiente fez com que esses critérios de desempenho tivessem de pouco a nenhum impacto na contagem composta correspondente.
O desempenho relativo de critérios de desempenho (isto é, os critérios utilizados para a tomada de decisões de investimento) de acordo com as indicações da invenção aqui apresentadas pode ser avaliado em relação a um ou mais pontos de referência. 0 desempenho relativo de critérios de decisão contra todos os pares é um primeiro ponto de referência. Por exemplo, a comparação do comprimento dos Segmentos de Retorno Médio de Cinco Anos na Tabela 325 da FIGURA 7 indica uma diferença de aproximadamente 35% no comprimento que favorece o gerente mais bem classificado, que é traduzido à mesma diferença no desempenho à medida que se relaciona a seu grupo de pares. 0 desempenho à medida que se relaciona ao grupo de pares é calculado ao utilizar uma escala de valores de Retorno Médio de Cinco Anos. Todos os pares dos critérios de desempenho definem esta escala e cada contagem de desempenho é aplicada a essa escala para encontrar a sua classificação relativa dentro do grupo. Uma vez que a representação gráfica do desempenho leva em consideração cada uma das escalas de critérios de desempenho, ela é útil para comparar o desempenho de contagens dos critérios de desempenho rapidamente. Desse modo, grandes diferenças no desempenho entre gerentes podem ser facilmente identificadas.
O desempenho relativo dos critérios de desempenho à medida que se relaciona à contagem de desempenho composta é um segundo ponto de referência. As ponderações dos critérios de desempenho não são mencionadas ao avaliar o desempenho relativo de critérios de desempenho relativo a todos os especuladores. Isto ocorre porque a ponderação atribuída a cada critério de desempenho é aplicada igualmente ao grupo de pares. No entanto, as ponderações atribuídas a cada critério de desempenho influenciam diretamente a determinação da contagem composta. Por exemplo, a comparação do comprimento de todos os segmentos para o gerente superior mostra que a maior parte da ponderação foi colocada no Retorno em Cinco Anos e no Desvio Padrão de Cinco Anos. Para este exemplo, 80% da ponderação são colocados na combinação desses dois critérios de desempenho, o que significa que em uma escala de contagem composta de 0 a 10, estes dois critérios de desempenho podem adicionar até 8 pontos à contagem composta. Ao contrário dos critérios de desempenho em Cinco Anos, as ponderações combinadas do Retorno em Três Anos e do Desvio Padrão em Três Anos são somente ponderadas em 17,5%, o que pode adicionar até 1,75 pontos à contagem composta. A ponderação atribuída a cada critério de desempenho age como um multiplicador que define o impacto máximo que os critérios de desempenho podem causar na contagem composta e também o comprimento máximo do segmento correspondente da barra na Tabela 2. O efeito da ponderação pode ser facilmente visto ao comparar os tamanhos dos critérios de desempenho em Cinco Anos aos critérios de desempenho em Três Anos.
A figura 8A ilustra uma realização de uma abordagem de ponderação 335 para facilitar uma avaliação de desempenho de acordo com as indicações da invenção aqui apresentadas. A abordagem de ponderação 335 descreve uma maneira em que uma avaliação de desempenho de gerentes é executada dentro de cada uma das classes de recursos e mostra uma relação de características de desempenho e critérios de desempenho que foram utilizados. A barra vertical com segmentos múltiplos 337 ilustra um agrupamento de critérios de desempenho 339 utilizados na avaliação e no grau de influência (isto é, a ponderação) atribuídos a cada um. Cada um dos critérios de desempenho 339 da barra vertical 337 tem um ou mais fatores de desempenho subtendentes 341 associados com os mesmos. Os fatores de desempenho 341 que se relacionam aos critérios de desempenho 339 comuns subtendem desse critério de desempenho específico, produzindo desse modo agrupamentos de fatores de desempenho em alguns casos.
As ponderações são atribuídas individualmente aos fatores de desempenho 341 e indicam o grau de influência que cada um dos fatores de desempenho 341 tem dentro de seu grupo. O aumento de qualquer ponderação do fator de desempenho dentro de um grupo resulta em uma diminuição correspondente na ponderação atribuída a um ou mais fatores de desempenho no grupo. Conseqüentemente, a soma de todas as ponderações do fator de desempenho dentro de um grupo deve sempre somar 100%. O mesmo se aplica à soma de todas as ponderações aplicadas aos critérios de desempenho 339 dos quais subtendem todos os fatores de desempenho 341.
A ponderação dos vários critérios de desempenho 339 e dos fatores de desempenho 341 influencia as contagens de desempenho referidas na presente invenção. Especificamente, cada agrupamento das contagens de desempenho tem um efeito direto em uma contagem de desempenho. Uma vez que 50% da ponderação foram aplicados a um dos critérios de desempenho 339, esses critérios de desempenho irão controlar 50% de uma escala de desempenho (por exemplo, cinco pontos da escala de dez pontos). Os fatores de desempenho individuais 341 que subtendem de cada critério de desempenho 339 afetam indiretamente a contagem de desempenho. Esta efeito indireto é determinado ao multiplicar o peso atribuído a esse fator de desempenho 341 e o peso dos critérios de desempenho 339 a partir dos quais ele subtende.
As figuras 8B e 8C ilustram uma realização de uma estrutura de ponderação hierárquica que representa uma abordagem para utilização das ponderações para a determinação de contagens de desempenho. , a estrutura de ponderação ilustrada nas figuras 8B e 8C e a abordagem de ponderação 330 ilustrada na figura 8A atingem o mesmo objetivo e produzem o mesmo tipo de informações. A diferença é simplesmente uma questão de apresentação.
A estrutura hierárquica inclui uma estrutura de árvore 350 onde os nós 352 da estrutura de árvore 350 são classes ou fatores de desempenho (ilustrados como 'fator' nas figuras 8B e 8C). A estrutura de árvore 350 serve para distribuir as ponderações aos fatores de desempenho. As ponderações atribuídas aos fatores de desempenho definem o impacto potencial que um fator de desempenho pode causar na contagem e classificação executadas durante uma avaliação (por exemplo, na avaliação de desempenho comparativa discutida acima) das informações sobre investimento.
Os fatores de desempenho são as xfolhas' da árvore e correspondem diretamente aos dados de desempenho gravados em uma série de dados correspondente (isto é, informações sobre desempenho de investimento). Os fatores de desempenho são sempre um nó de extremidade 354 de qualquer ramo na árvore 350. Conforme ilustrado na figura 8B, a 'Classe 1A' é um nó de classe paternal para o 'Fator 2' (isto é, um nó de classe filial para a 'Classe 1A'), que é ele próprio um nó de classe filial para a 'Classe 1' (isto é, o nó de classe paternal da 'Classe 1') e é um nó de classe fraternal para o 'Fator 1' e a 'Classe 1B' (isto é, os nós de classe fraternal da 'Classe 1').
As classes são um grupo de fatores de desempenho ou alguma combinação de fatores de desempenho e classes. Somente as classes podem ser nós de classes paternais, mas também podem ser nós de classes filiais ou nós de classes irmãs. Os fatores podem nunca ser nós de classes paternais e podem ser apenas nós de classes filiais ou nós de classes irmãs. Os nós no mesmo nivel hierárquico que são atribuídos ao mesmo nó de classe paternal, irão somar até 100%. Ou, se não somarem até 100%, são reduzidos para somar até 100% ainda assim mantendo a relação de ponderação entre os fatores de desempenho e de classes atribuídos. Os fatores de desempenho que são atribuídos às classes são tipicamente similares ou compartilham de algum tema comum. A finalidade das classes é de se ter uma maneira de influenciar as ponderações relativas de todas as classes e fatores de desempenho subtendentes que têm uma relação com uma classe paternal.
Todos os nós 352 dentro da árvore 350 têm um peso atribuído e/ou calculado. Estes pesos podem ser atribuídos através de um padrão, por meio de inserção manual ou através de algum outro tipo de processo de decisão (por exemplo, aquele do mecanismo de decisão dos critérios de desempenho descrito na presente invenção). É necessário normalizar as ponderações de todos os nós 352 para 100%, de modo que suas ponderações sejam relativas aos nós de classes paternais subtendentes. Uma vez normalizada em uma ponderação relativa, uma ponderação real pode ser calculada para cada um dos nós de classes.
Tal como ilustrado na figura 8C, os pesos reais são calculados com base nas ponderações relativas dos nós 352 na hierarquia de ponderações. As ponderações reais influenciam a contagem e classificação que ocorre durante uma avaliação das informações sobre investimento. Cada peso relativo aos nós é multiplicado pelo peso real de seu nó paternal, que produz o peso real de cada um dos nós 352. A hierarquia é processada do nó mais elevado na árvore 350 aos nós mais baixos na árvore, porque o peso real de nós de classes paternais é requerido para calcular o peso real de suas filiais (isto é, nós de classes filiais) . As ponderações reais são então aplicadas aos dados de desempenho de investimento para gerar uma contagem de desempenho de fator correspondente. Estas contagens de desempenho de fator individuais são então combinadas para produzir uma contagem de desempenho composta.
A utilização de uma estrutura de ponderação hierárquica é vantajosa uma vez que permite que o efeito de escalas de ponderações diferentes seja misturado. A combinação de tais escalas através da utilização de ponderação permite a avaliação de valores do fator de desempenho utilizando vários métodos de contagem diferentes. Por exemplo, através de tais combinações, contagens de desempenho do índice de investimento misturadas e uma contagem de desempenho composta mista correspondente do índice de investimento podem ser computadas. Tal como descrito na figura 8C, os fragmentos de árvore misturados 355 representam uma pluralidade de ponderações do fator de desempenho que se somam à ponderação de um nó paternal 356 respectivo.
A figura 9 ilustra um sistema de rede 400 (isto é, um sistema de processamento de dados) configurado para facilitar a funcionalidade de serviços de consulta financeira de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas. O sistema 400 inclui uma plataforma de auxílio a decisão 402, um dispositivo de interface de rede 404 acoplado à plataforma de auxílio a decisão 402 e um sistema de rede 406 acoplado ao dispositivo de interface de rede 404. A plataforma de auxílio a decisão 402 compreende uma estrutura de banco de dados 407 acessível pela plataforma de auxílio a decisão 402. Conseqüentemente, a comunicação das informações entre a plataforma de auxílio a decisão 402 e outras entidades (por exemplo, um computador de um cliente, um computador de um consultor de serviços financeiros, um computador com capacidade de baixar as informações sobre desempenho de investimento, etc.) é permitida e a acessibilidade das informações requerida para realizar tal funcionalidade de serviços de consulta financeira é permitida (por exemplo, através do acesso de um sitio na Web a partir do qual tal funcionalidade é acessível).
A plataforma de auxílio a decisão 402 inclui um mecanismo de decisão dos critérios de desempenho 408 (isto é, um primeiro mecanismo de decisão), um mecanismo de decisão das escolhas de investimento 410 (isto é, um segundo mecanismo de decisão) e um mecanismo de montagem de documentos 412. O mecanismo de decisão dos critérios de desempenho 408 é um exemplo de um dispositivo para realizar a funcionalidade de computação do fator de ponderação de desempenho tal como descrito na presente invenção. Tal computação de fatores de ponderações de desempenho pode incluir as informações compreendidas pelo padrão especifico do cliente (por exemplo, filtros condicionais lógicos e/ou instruções de processamento).
Em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, o primeiro mecanismo de decisão é configurado para facilitar a funcionalidade de alocação inicial (por exemplo, facilitando alocações especificas do cliente apropriados dos investimentos e dos parâmetros de efeito dos investimentos). O mecanismo de decisão das escolhas de investimento 410 é um exemplo de um dispositivo para realizar uma contagem e classificação comparativas (isto é, quantificação) da funcionalidade de computação das escolhas de investimento tal como descrito na presente invenção. Um sistema de mecanismo de decisão de uma plataforma de auxilio a decisão é definido na presente invenção como compreendendo o mecanismo de decisão dos critérios de desempenho e o mecanismo de decisão das escolhas de investimento. O mecanismo de montagem de documentos 412 é um exemplo de um dispositivo para realizar a funcionalidade de preparação/saida de documento como descrito na presente invenção. É contemplado que os vários mecanismos podem ser fisicamente incorporados como módulos de software/hardware separados ou totalmente integrados.
A estrutura do banco de dados 407 inclui um banco de dados das informações sobre decisão (que pode incluir as regras definidas) 414, um banco de dados das informações sobre desempenho de investimento 416 e um banco de dados das informações sobre disposição de documentos e informações sobre o cliente 418. Em pelo menos uma outra realização, são providos bancos de dados separados das informações sobre o cliente e das informações sobre disposição de documentos. As informações (por exemplo, regras) das quais a plataforma de auxilio a decisão 402 é dependente para a realização da funcionalidade de decisão dos critérios de desempenho tal como descrito na presente invenção são mantidas no banco de dados das informações sobre decisão 414. As informações das quais a plataforma de auxilio a decisão 402 é dependente para a realização da funcionalidade de computação de contagem e classificação (isto é, das escolhas de investimento) tal como descrito na presente invenção são mantidas no banco de dados das informações sobre desempenho de investimento 416. As informações das quais a plataforma de auxilio a decisão 402 é dependente para realizar a funcionalidade de preparação/saida de documentos tal descrito na presente invenção são mantidas no banco de dados das informações sobre o cliente e sobre a disposição de documentos 418.
É descrito na presente invenção que, em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a plataforma de auxilio a decisão 402 não é um aparelho ou um sistema fisicamente distinto. Em vez disso, pelo menos em tal realização, a plataforma de auxilio a decisão 402 é uma plataforma funcional compreendida pela funcionalidade conferida através de uma pluralidade de sistemas ou de componentes do sistema (por exemplo, blocos funcionais distintos ligados através de um sistema de rede). Conseqüentemente, é descrito na presente invenção que os elementos do sistema configurados para conferir tal funcionalidade podem ficar localizados ou não em uma posição comum e podem residir ou não em um computador comum.
É descrito na presente invenção que, em pelo menos uma realização das indicações da invenção aqui apresentadas, a plataforma de auxilio a decisão 402 compreende um único mecanismo de decisão (por exemplo, um único programa de processamento de dados) configurado para facilitar toda ou uma parte da funcionalidade 408, um mecanismo de decisão das escolhas de investimento 410 e um mecanismo de montagem de documentos 412. Em um exemplo, um único programa de mecanismo de decisão que funciona em um sistema de processamento de dados apropriado facilita toda ou uma parte da funcionalidade 408, um mecanismo de decisão das escolhas de investimento 410 e um mecanismo de montagem de documentos 412 através de um único programa de processamento de dados.
Em um outro exemplo, um único mecanismo de decisão é formado para incluir vários módulos funcionais que interagem para facilitar toda ou uma parte da funcionalidade 408, um mecanismo de decisão das escolhas de investimento 410 e um mecanismo de montagem de documentos 412.
Com referência agora à midia que pode ser lida pelo computador de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas, os métodos tal como descrito na presente invenção são incorporados de modo tangível pela mídia que pode ser lida pelo computador que tem instruções na mesma para executar tais métodos. Em um exemplo específico, as instruções são providas para a realização das várias operações do método 100 ilustrado nas FIGURAS 2A e 2B para facilitar serviços de consulta financeira. As instruções podem ser acessíveis pela plataforma de auxílio a decisão a partir de um aparelho de memória da plataforma de auxílio a decisão (por exemplo, RAM, ROM, memória virtual, memória de disco rígido, etc.), a partir de um aparelho que pode ser lido por uma unidade de disco da plataforma de auxílio a decisão (por exemplo, um disquete, um disco compacto, um cartucho de fita, etc.), ou ambos. Os exemplos de mídia que pode ser lida pelo computador incluem um disco compacto ou disco rígido, que tem as imagens no mesmo de um programa de computador para executar a funcionalidade de serviços de consulta financeira de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas.
Embora a discussão do método e dos sistemas de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas tenha sido apresentada até agora em vista da utilidade financeira aos investidores, é contemplado que tais métodos e sistemas podem ser configurados para prover especificamente a utilidade nas áreas de financiamento comercial e residencial, financiamento de capital de risco, serviços de operação bancária de investimento. Além disso, é contemplado que tais métodos e sistemas podem ser configurados para prover utilidade além de serviços financeiros. Especificamente, as realizações da funcionalidade de plataforma de auxílio a decisão descrita na presente invenção podem ser aplicadas em outras aplicações que não de serviços financeiros. As aplicações em varejo de comércio eletrônico, as aplicações em pesquisa de mercado, as aplicações em recursos humanos, serviços de datas e a obtenção de matéria-prima são exemplos de tais aplicações onde uma avaliação de contagem e classificação objetiva e imparcial de toda a funcionalidade de escolhas disponíveis (isto é, dentro de qualquer universo de escolhas, as diferenças entre as mesmas, que podem ser quantificadas) consistentes com as necessidades, objetivos e/ou desejos individuais de um cliente (ou consumidor), provida pela funcionalidade de plataforma de auxílio a decisão são úteis.
As indicações da invenção aqui apresentadas se referem à facilitação dos serviços de consulta financeira. Os métodos e equipamentos de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas são configurados para permitir que escolhas de investimento quantitativamente classificadas sejam oferecidas aos clientes por conselheiros de confiança (por exemplo, procuradores, advogados, parentes, banqueiros da comunidade, e outros ainda) que não são necessariamente profissionais dentro da indústria de serviços financeiros tradicional. O conselheiro de confiança está, desse modo, munido com o conhecimento para coordenar todas as necessidades de serviços financeiros de seus clientes, não como vendedores de produtos, mas em seu papel tradicional como provedores de conselhos independentes. Ao fazer isso, ao cliente é propiciado um nivel aumentado de confiança com respeito às informações financeiras que estão sendo providas e à pessoa que fornece as informações financeiras.
Os métodos de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas e o sistema configurado para a realização de tais métodos provêm conselheiros de confiança que têm acesso a tais métodos (isto é, conselheiros de confiança afiliados) com um arranjo de suporte proprietário que inclui uma plataforma de auxilio a decisão. A plataforma de auxilio a decisão proprietária permite que os conselheiros de confiança afiliados aconselhem seus clientes e coordenem soluções para as suas necessidades, terceirizando a responsabilidade de pesquisa de produtos, a avaliação comparativa, a execução e a aquisição. Esta estrutura de terceirização exclusiva cria eficiências significativas e permite que os conselheiros de confiança afiliados limitem extensamente seu tempo para se encontrar com seus clientes e aconselhar os mesmos, que é a utilização mais importante e melhor de seu tempo. Ela elimina a necessidade de recomendar os clientes aos corretores, aos agentes de seguro e a outros vendedores de produtos, permitindo que o conselheiro de confiança afiliado retenha uma grande parte da receita que passavam tradicionalmente a tais corretores, agentes e vendedores.
Além disso, os métodos e sistemas de acordo com realizações das indicações da invenção aqui apresentadas são projetados para endereçar um número cada vez mais importante e às tendências de problemas que os consumidores e as firmas de consultoria profissionais estão enfrentando agora. A complexidade crescente e a escala de escolhas disponíveis estão criando incerteza e estresse crescentes entre clientes e seus conselheiros (isto é, aqueles indivíduos que tentam ajudá-los a tomar decisões informadas no que diz respeito à seleção de produtos) e estão aumentando a necessidade de um conselho imparcial e confiável. À medida que a escala de escolhas disponíveis continua a proliferar e à medida que o volume e a complexidade das informações sobre as mesmas continuam a crescer, muitos investidores simplesmente não têm tempo para de se inteirar sobre suas escolhas, muito menos têm a capacidade de escolher de modo confiável entre as mesmas. Essencialmente, muitos investidores não têm mais tempo ou a capacidade individual de poder discernir o que é verdadeiramente "o melhor" para eles e suas famílias relativamente às escolhas de investimento.
Com acesso em rápida expansão a um arranjo cada vez mais diverso de produtos financeiros e de escolhas de serviço - bem como informações cada vez mais volumosas e complexas sobre tais escolhas - os consumidores necessitam cada vez mais de ajuda para analisar objetivamente o universo de escolhas de investimento disponíveis a fim de se sentirem seguros de que fizeram "o melhor" para si e suas famílias. As realizações das indicações da invenção aqui apresentadas propiciam a solução para as necessidades cada vez mais amplas de conselho objetivo e confiável. O significado desta solução continuará a crescer em paralelo com o crescimento e desenvolvimento da economia e do comércio eletrônico com base no conhecimento. Com metodologias, treinamento, ferramentas tecnológicas e suporte apropriados, os conselheiros de confiança afiliados que já possuem o maior grau de confiança do cliente poderão satisfazer esta necessidade de expansão do cliente com sucesso para a provisão de conselhos com um extensão mais ampla e objetiva com respeito aos produtos financeiros.
Na descrição detalhada precedente, foi feita referência aos desenhos em anexo que fazem parte da mesma e os quais são mostrados por meio de realizações com ilustrações especificas em que a invenção pode ser praticada. Estas realizações e determinadas variantes das mesmas foram descritas em detalhes suficientes para permitir que os elementos versados na técnica pratiquem a invenção. Deve ser compreendido que outras realizações apropriadas podem ser utilizadas e que alterações lógicas, mecânicas e elétricas podem ser feitas sem que se desvie do caráter ou escopo da invenção. Por exemplo, os blocos funcionais mostrados nas figuras podem ser adicionalmente combinados ou divididos de qualquer maneira sem que se desvie do caráter ou escopo da invenção. Para evitar detalhes desnecessários, a descrição omite determinadas informações conhecidas pelos elementos versados na técnica. A descrição detalhada precedente não se presta, portanto, a ficar limitada às formas especificas indicadas na presente invenção, mas, ao contrário, presta-se a cobrir tais alternativas, modificações e equivalentes, tal como pode ser razoavelmente incluído dentro do caráter e escopo das reivindicações em anexo.
Claims (17)
1. MÉTODO PARA FACILITAR SERVIÇOS DE CONSULTA FINANCEIRA, caracterizado pelo fato de compreender: a preparação das informações padrão especificas do cliente incluindo pelo menos um dentre critérios de desempenho, ponderações, informações de conjuntos de dados definidas, filtros configurados para refinar as informações de conjuntos de dados de investimento e as instruções do processo; e a determinação das informações de consulta especificas do cliente dependentes das ditas informações padrão especificas do cliente.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: os ditos critérios de desempenho incluem os parâmetros que designam um efeito de desempenho desejado de um investimento para o cliente; e a preparação das ditas informações padrão especificas do cliente inclui pelo menos uma daquelas que representa quantitativa e qualitativamente os ditos critérios de desempenho.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita determinação das informações de consulta especificas do cliente inclui: a criação de uma estrutura de ponderação hierárquica que tem uma pluralidade de nós de classes paternais e pelo menos um dentre um fator de desempenho e um nó de classe filial associado com pelo menos um dos ditos nós de classes paternais; e a distribuição das ponderações a cada um dos ditos fatores de desempenho e nós de classes.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que: a distribuição das ditas ponderações inclui a atribuição de ponderações relativas e o cálculo de ponderações reais dependentes das informações derivadas das ditas ponderações relativas.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que cada um dos ditos nós de classes paternais compreende pelo menos um de uma pluralidade de fatores de desempenho e uma combinação de pelo menos um fator de desempenho e pelo menos um nó de classe filial.
6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: a provisão das ditas informações de consulta especificas do cliente após a determinação das ditas informações de consulta especificas do cliente, em que a dita provisão inclui pelo menos uma de uma emissão das ditas informações de consulta especificas do cliente, a exibição das ditas informações de consulta especificas do cliente e a permissão de acesso às ditas informações sobre investimento especificas do cliente para a finalidade de determinar informações relacionadas.
7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta especificas do cliente inclui: a determinação das escolhas de investimento especificas do cliente dependentes das informações derivadas dos ditos critérios de desempenho; e a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento dependentes das informações derivadas dos ditos critérios de desempenho, gerando desse modo escolhas de investimento objetivamente quantificadas.
8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento inclui: a determinação de uma coleção de índices, em que cada um dos ditos índices corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas dos ditos índices.
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento inclui: a determinação de uma classe de recursos que corresponde a um investimento alocado dentro de um portfolio de investimentos; e a execução de uma avaliação de desempenho comparativa entre o investimento alocado e uma pluralidade de investimentos não-alocados representados dentro da classe de recursos.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento inclui: a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho de investimento corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; e a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho do índice de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho do índice de investimento corresponde a um índice de investimento respectivo e em que o índice de investimento respectivo corresponde a uma das ditas contagens de desempenho de investimento respectivas.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento inclui: a determinação de uma contagem de desempenho composta com base nas ditas contagens de desempenho de investimento; e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas das ditas contagens de desempenho do índice de investimento.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta específicas do cliente inclui: a determinação das escolhas de investimento específicas do cliente dependentes das informações derivadas dos ditos critérios de desempenho; e a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento dependentes das informações derivadas dos ditos critérios de desempenho; e em que a quantificação objetiva das ditas escolhas de investimento inclui: a determinação de uma coleção de índices, em que cada um dos ditos índices corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas dos ditos índices; a determinação de uma classe de recursos que corresponde a um investimento alocado dentro de um portfolio de investimentos; a execução de uma avaliação de desempenho comparativa entre o investimento alocado e uma pluralidade de investimentos não-alocados representados dentro da classe de recursos; a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho de investimento corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho do índice de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho do índice de investimento corresponde a um índice de investimento respectivo e em que o índice de investimento respectivo corresponde a uma respectiva contagem das ditas contagens de desempenho de investimento; a determinação de uma contagem de desempenho composta com base nas ditas contagens de desempenho de investimento; e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas das ditas contagens de desempenho do índice de investimento.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta específicas do cliente inclui: a determinação de uma coleção de índices dependente das informações derivadas das ditas informações padrão específicas do cliente, em que cada um dos ditos índices corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas dos ditos índices.
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta específicas do cliente inclui: a determinação de uma classe de recursos que corresponde a um investimento alocado dentro de um portfolio de investimentos; e a execução de uma avaliação de desempenho comparativa entre o investimento alocado e uma pluralidade de investimentos não-alocados representados dentro da classe de recursos.
15. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta especificas do cliente inclui: a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho de investimento corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; e a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho do indice de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho do indice de investimento corresponde a um indice de investimento respectivo e em que o indice de investimento respectivo corresponde' a uma respectiva contagem das ditas contagens de desempenho de investimento.
16. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta especificas do cliente inclui: a determinação de uma contagem de desempenho composta com base nas ditas contagens de desempenho de investimento; e a determinação de uma contagem de desempenho do indice de investimento composta dependente das informações derivadas das ditas contagens de desempenho do indice de investimento.
17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação das ditas informações de consulta especificas do cliente inclui: a determinação de uma coleção de índices dependente das ditas informações padrão específicas do cliente, em que cada um dos ditos índices corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas dos ditos índices; a determinação de uma classe de recursos que corresponde a um investimento alocado dentro de um portfolio de investimentos; a execução de uma avaliação de desempenho comparativa entre o investimento alocado e uma pluralidade de investimentos não-alocados representados dentro da classe de recursos; a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho de investimento corresponde a um investimento respectivo dentro de um portfolio de investimentos; a determinação de uma pluralidade de contagens de desempenho do índice de investimento, em que cada uma das ditas contagens de desempenho do índice de investimento corresponde a um índice de investimento respectivo e em que o índice de investimento respectivo corresponde a uma respectiva contagem das ditas contagens de desempenho de investimento; a determinação de uma contagem de desempenho composta com base nas ditas contagens de desempenho de investimento; e a determinação de uma contagem de desempenho do índice de investimento composta dependente das informações derivadas das ditas contagens de desempenho do índice de investimento.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/US2006/005371 WO2007094783A1 (en) | 2004-08-20 | 2006-02-16 | Method configured for facilitating financial consulting services |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0621214A2 true BRPI0621214A2 (pt) | 2011-12-06 |
Family
ID=45062577
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0621214-0A BRPI0621214A2 (pt) | 2006-02-16 | 2006-02-16 | método para facilitar serviços de consulta financeira |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0621214A2 (pt) |
-
2006
- 2006-02-16 BR BRPI0621214-0A patent/BRPI0621214A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7711623B2 (en) | Decision assistance platform configured for facilitating financial consulting services | |
US20070038545A1 (en) | Facilitating management of 401K retirement savings plans | |
US8341060B2 (en) | Core/satellite financial portfolio design methodology, system and computer readable medium | |
US20040172357A1 (en) | Method and system for selecting between or allocating among alternatives | |
US8473392B1 (en) | System and method for evaluation and comparison of variable annuity products | |
US20020138385A1 (en) | Matching angel investors with entrepreneurs | |
BRPI0621212A2 (pt) | método e sistema configurados para facilitar a análise financeira | |
Torno et al. | What Do Robo-Advisors Recommend?-An Analysis of Portfolio Structure, Performance and Risk | |
JP5113084B2 (ja) | 金融コンサルティングサービスをサポートするように構成された方法 | |
Abdeldayem | The impact of investors’ perception of risk on portfolio management: Evidence from the Kingdom of Bahrain | |
US20050055300A1 (en) | System and method for determining the buying power of an investment portfolio | |
US20220122181A1 (en) | Processes and procedures for managing and characterizing liquidity risk of a portfolio over time using data analytics methods in a cloud computing environment | |
US20100299281A1 (en) | Facilitating management of 401K retirement savings plans | |
BRPI0621211A2 (pt) | sistema configurado para facilitar serviços de consulta financeira | |
US20080195552A1 (en) | System and method configured for facilitating financial analysis | |
BRPI0621214A2 (pt) | método para facilitar serviços de consulta financeira | |
Mythri et al. | Selection of Stock: A Practical Study on Selected Software Companies | |
Caporale et al. | US house prices by Census Division: persistence, trends and structural breaks | |
Béjaoui et al. | An Integrated Model of Perceived Risk and Risk-Reducing Strategies in the Tunisian Stock Market: Risk-Behavior Model | |
Aubin et al. | General Viabilist Portfolio Performance and Insurance Problem |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015. |