BRPI0621038A2 - desconector e isolador de suporte para o mesmo - Google Patents

desconector e isolador de suporte para o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621038A2
BRPI0621038A2 BRPI0621038-4A BRPI0621038A BRPI0621038A2 BR PI0621038 A2 BRPI0621038 A2 BR PI0621038A2 BR PI0621038 A BRPI0621038 A BR PI0621038A BR PI0621038 A2 BRPI0621038 A2 BR PI0621038A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
disconnector
support
rubber
insulator
insulating material
Prior art date
Application number
BRPI0621038-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Urban Astrim
Original Assignee
Abb Techonology Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Abb Techonology Ltd filed Critical Abb Techonology Ltd
Publication of BRPI0621038A2 publication Critical patent/BRPI0621038A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B3/00Insulators or insulating bodies characterised by the insulating materials; Selection of materials for their insulating or dielectric properties
    • H01B3/18Insulators or insulating bodies characterised by the insulating materials; Selection of materials for their insulating or dielectric properties mainly consisting of organic substances
    • H01B3/28Insulators or insulating bodies characterised by the insulating materials; Selection of materials for their insulating or dielectric properties mainly consisting of organic substances natural or synthetic rubbers
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/02Details
    • H01H31/023Base and stationary contacts mounted thereon
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/26Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means with movable contact that remains electrically connected to one line in open position of switch
    • H01H31/28Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means with movable contact that remains electrically connected to one line in open position of switch with angularly-movable contact

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)
  • Insulators (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Organic Insulating Materials (AREA)

Abstract

DESCONECTOR E ISOLADOR DE SUPORTE PARA O MESMO. A presente invenção refere-se a um desconector para interromper uma passagem de corrente em uma tensão de pelo menos 100 kV com relação à terra compreende dois grupos (14, 15) de isoladores de suporte alongados do tipo poste (16), adaptados para se assentarem sobre o chão e suportarem uma extremidade (19, 20) de um condutor, cada qual em um nível elevado acima do chão. Um braço de desconector (21) é conectado a uma ou a ambas as extremidades das ditas extremidades de condutor e móveis de modo a conectar ou desconectar estas extremidades de condutor. Pelo menos as partes externas dos ditos isoladores são feitas de um material isolante compósito de borracha hidrófoba.

Description

Helatório Descritivo da Patente de Invenção para "DESCONEC- TOR E ISOLADOR DE SUPORTE PARA O MESMO".
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO E TÉCNICA ANTERIOR
A presente invenção refere-se a um desconector para a obten- ção de uma interrupção física de uma passagem de corrente que se encon- tra a uma alta tensão de pelo menos 100 kV com relação à terra, o dito des- conector compreendendo dois grupos de isoladores de suporte do tipo poste alongados adaptados para se assentarem sobre o chão e suportarem uma extremidade de um condutor incluído na dita passagem de corrente, cada qual em um nível elevado acima do chão, nos quais pelo menos um primeiro dentre os ditos grupos de isoladores de suporte suporta um braço de desco- nector conectado por meio de uma extremidade do mesmo a uma dentre as ditas extremidades de condutor, e móvel com relação a uma posição fecha- da do desconector, ao qual o braço, em função da outra extremidade livre do mesmo, se conecta à outra extremidade de condutor para a desconexão das ditas extremidades de condutor uma da outra, assim como um isolador de suporte para tal desconector.
Deve-se enfatizar que o termo "isolante", no presente documen- to como um todo, significa "eletricamente isolante", embora não explicita- mente mencionado.
A dita alta tensão pode ser uma tensão alternada assim como uma tensão direta, embora a presente invenção se refira particularmente ao caso da tensão direta, uma vez que a mesma diz respeito especialmente aos problemas que aumentam ainda mais de acordo com o nível da dita alta ten- são. O caso de um desconector disposto com relação a uma estação de conversor de um sistema de transmissão de HVDC (Corrente Direta de Alta Tensão) será, portanto, apresentado em poucas palavras a seguir de modo a esclarecer, porém, de forma alguma restringir a presente invenção para o desconector em questão.
Ao se transmitir uma tensão direta em uma rede de tensão direta conectada a tal estação conversora, deseja-se ter uma tensão que seja tão alta quanto possível, uma vez que as perdas de transmissão são pequenas quando a tensão aumenta. Deste modo, é uma tentativa em desenvolvimen- to aumentar a tensão dos pólos de uma linha de transmissão de tal sistema de transmissão com relação à terra. Isto, neste caso, também significa, com toda a certeza, que a altura da dita passagem de corrente sobre o chão tem de ser maior. Os desconectores deste tipo são normalmente dispostos em uma estação de triagem fora dos halls de válvulas conversoras de modo a desconectar o equipamento para a sua manutenção ou após uma falha dos mesmos, de modo a desconectar um pólo da dita linha de transmissão após a ocorrência de uma falha de terra nos mesmos, ou coisa do gênero.
Isto significa que podem ocorrer problemas quando a dita alta tensão é aumentada a níveis mais altos, especialmente da ordem de 600 kV ou acima. A fim de se obter uma boa idéia sucinta a respeito do desempe- nho dos ditos isoladores de suporte para tal desconector, torna-se necessá- rio dar aos mesmos uma altura que faça os mesmos se projetarem acima dos demais equipamentos associados a isoladores de suporte muito altos ou a eventos sísmicos. Os ditos isoladores de suporte são normalmente feitos de porcelana e providos com flanges radiais externos, ou drenos, distribuí- dos de uma forma substancialmente uniforme no sentido longitudinal do iso- lador. Estes são dimensionados para uma determinada distância de deslo- camento considerando que o desconector geralmente se submete a condi- ções climáticas, como, por exemplo, chuva, condições estas que podem pro- longar a dita distância de deslocamento. Além disso, cada um de tais isola- dores de suporte altos tem de ser construído a partir de inúmeras porções de isoladores de suporte superpostas coaxialmente por meio de flanges metáli- cos fixados ao isolador, aumentando ainda mais a altura do isolador de supor.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O objetivo da presente invenção é prover um desconector e um isolador de suporte para o mesmo, do tipo definido na introdução, tornando possível reduzir a altura de tais isoladores por meio de tal desconector.
Este objetivo é, de acordo com a presente invenção, obtido por meio da provisão de tal desconector, no qual pelo menos as partes externas dos ditos isoladores de suporte são feitas de uma material isolante compósi- to de borracha hidrófoba.
Por meio do uso de tal material isolante compósito de borracha hidrófoba para o dito isolador de suporte, a distância de deslocamento do isolador de suporte poderá ser reduzida, graças ao caráter hidrófobo do mesmo, reduzindo, assim, notavelmente, o risco de ocorrência de qualquer corrente de deslocamento sobre a superfície do isolador durante condições úmidas, tais como, chuva ou névoa. Isto significa que os isoladores de su- porte do desconector podem ser concebidos de modo a ter mais kV/mm sem aumentar o risco de saltos de faísca ou outros problemas. Uma outra vanta- gem de tal material isolante compósito de borracha com relação ao uso da porcelana para os isoladores de suporte é que os procedimentos de fabrica- ção do mesmo são tais que os ditos flanges ou drenos, quando presentes, podem ser feitos mais finos, o que, para um determinado espaço livre entre tais flanges adjacentes resulta em muitos mais de tais flanges por unidade de comprimento, reduzindo, assim, a altura de tal isolador de suporte para uma determinada tensão. A fabricação resulta também na possibilidade de se tornar os isoladores de suporte feitos deste material mais compridos que os isoladores de suporte feitos de porcelana, de modo que o número dos ditos flanges metálicos que interligam duas porções de isoladores de suporte superpostas poderá ser reduzido e, com isso, também, a altura do isolador de suporte, uma vez que cada flange metálico de interligação deste tipo se acrescenta à esta altura. Deste modo, inúmeras vantagens resultam com esta nova abordagem de se utilizar uma material isolante compósito de bor- racha hidrófoba para os isoladores de suporte em desconectores de tais al- tas tensões. Tais materiais ou materiais similares de isolamento compósitos têm sido, até então, usados para encerrar aparelhos diferentes, tais como, interruptores, divisores de tensão, etc.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, o dito material isolante compreende uma borracha incluída em um material de car- ga refratária. A propriedade retardadora de fogo do material de carga é im- portante ao se manipular tais altas tensões. De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a borracha é incluída em um material de carga que é também resistente à co- rona, o que reduz o risco da ocorrência de interrupção do material isolante, como, por exemplo, no entreferro entre estes flanges radiais adjacentes do isolador de suporte.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, o dito material isolante compósito de borracha hidrófoba contém uma borracha selecionada dentre os compostos de borracha Si (de silicone). Observou-se que tais materiais isolantes compósitos de borracha de silicone possuem exatamente as propriedades aqui necessárias.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a dita borracha é incluída em um material de carga de hidróxido de alumínio, que vem a ser uma carga adequada para a formação de um material isolante compósito de borracha hidrófoba, de acordo com a presente invenção.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, os ditos isoladores de suporte são, de um modo substancial, totalmente feitos do dito material isolante compósito de borracha hidrófoba. O isolador de su- porte do tipo poste pode ser feito por meio de qualquer processo de fabrica- ção conhecido para tal material em uma única peça, incluindo os ditos flan- ges radiais e porções de extremidade possivelmente modificadas para cone- xão a outras partes.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, cada dito isolador de suporte tem uma pluralidade de flanges radiais exter- nos ou drenos distribuídos de uma forma substancialmente uniforme no sen- tido longitudinal do isolador. Tais flanges ou drenos radiais podem, graças ao uso deste material, ser feitos mais finos do que seriam se feitos de porce- lana, de modo que um número maior de tais drenos possa ser disposto por unidade de comprimento para um determinado entreferro entre tais drenos subseqüentes.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, o dito grupo de isoladores de suporte que suporta o dito braço de desconector tem um isolador de suporte de manobra adaptado para ser movido de modo a movimentar o dito braço para desconectar e conectar as ditas duas extre- midades de condutor, e este isolador de suporte de manobra é feito do mesmo material que os outros isoladores de suporte. Isto significa que a al- tura pode ser reduzida de maneira correspondente também para este isola- dor de suporte de manobra, o que, evidentemente, é de grande importância para a manutenção da altura do desconector em um nível razoável.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, o desconector compreende uma armação de aço ou material similar através do qual os ditos grupos de isoladores de suporte se adaptam de modo a se assentarem sobre o chão. Deste modo, o desconector não precisa se assen- tar sobre o chão diretamente através dos ditos isoladores de suporte, mas sim a uma armação que estabiliza a estrutura e pode se assentar sobre o chão e suportar os ditos isoladores de suporte.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, cada dito isolador de suporte é feito de pelo menos duas porções de isolador de suporte superpostas, interligadas por uma estrutura de suporte estabili- zante a ser disposta coaxialmente. A estrutura de suporte estabilizante pode ser feita de flanges metálicos. Isto pode ser conveniente quando o desco- nector é construído para tensões muito altas, como, por exemplo, acima de 600 kV e a altura dos isoladores de suporte será considerável, como, por exemplo, da ordem de 10 metros, e, portanto, pelo menos não será compli- cado manipular tal isolador de suporte longo durante o transporte, caso seja de uma peça.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, cada dita porção de isolador de suporte é maior que 2,5 metros, de prefe- rência maior que 3 metros, com vantagem maior que 4 metros ou maior que 5 metros. Graças aos procedimentos de fabricação, e às altas propriedades de resistência mecânica do material utilizado para os ditos isoladores de su- porte, é possível produzir as ditas porções de isolador de suporte com este tamanho, reduzindo o número de quadros de suporte estabilizantes de inter- ligação, como, por exemplo, na forma de flanges metálicos, e, sendo assim, a altura do isolador de suporte. De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, o dito desconector é adaptado de modo a obter uma interrupção física de uma passagem de corrente de uma tensão de mais de 200 kV, acima de 400 kV, acima de 600 kV, de 700 a 1000 kV ou aproximadamente 800 kV, com rela- ção à terra. Como já mencionado, quanto maior a dita tensão, mais interes- sante será o uso de isoladores de suporte de um material isolante compósito de borracha hidrófoba, de acordo com a presente invenção, sem restringir a presente invenção a tais tensões muito altas.
De acordo com uma ou transmissor modalidade da presente in- venção, o desconector é adaptado para obter uma interrupção física de uma passagem de corrente que normalmente conduz uma corrente de mais de 500 A, por exemplo, de 1 kA a 5 kA. Estes são níveis de correntes que nor- malmente ocorrem nas passagens de corrente a serem interrompidas por um desconector quando as ditas altas tensões prevalecem.
A presente invenção também se refere a um isolador de suporte para um desconector de modo a obter uma interrupção física de uma passa- gem de corrente que está em uma alta tensão de pelo menos 100 kV com relação à terra, de acordo com as reivindicações em apenso, direcionadas a tal isolador de suporte, e as vantagens do mesmo e das diferentes modali- dades de tal isolador de suporte, de acordo com a presente invenção, sur- gem a partir da descrição acima do desconector de acordo com a presente invenção.
A presente invenção também se refere a um uso de um desco- nector de acordo com a presente invenção com relação a uma estação de conversor de um sistema de transmissão HVDC (Corrente Direta de Alta Tensão) na qual um desconector e um isolador de suporte de acordo com a presente invenção são particularmente favoráveis. O desconector é em se- guida disposto de modo a desconectar e conectar os conversões e/ou os filtros harmônicos e/ou um pólo de linha de transmissão com relação a uma dita estação de conversor.
Outras vantagens, assim como aspectos vantajosos da presente invenção surgirão a partir da descrição a seguir. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Com referência aos desenhos em anexo, segue abaixo uma descrição específica de uma modalidade da presente invenção citada como um exemplo.
Nos desenhos:
A Figura 1 é uma vista muito esquemática, ilustrando a estrutura geral de uma estação conversora de um sistema de transmissão de corrente HVDC, no qual um desconector de acordo com a presente invenção é ade- quado para uso;
A Figura 2 é uma vista em elevação lateral simplificada de um desconector de acordo com uma modalidade da presente invenção, e
A Figura 3 é uma vista em seção transversal simplificada de um dentre os grupos de isoladores de suporte do desconector de acordo com a Figura 2 ao longo da linha Ill - III.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA MODALIDADE DA PRESENTE IN- VENÇÃO
Um desenho geral de uma estação conversora de corrente HVDC é mostrado na Figura 1. Um desconector de acordo com a presente invenção é de preferência disposto com relação a tal estação conversora. Esta estação conversora 1 é disposta em uma extremidade de uma linha de transmissão de corrente HVDC 2 tendo dois pólos, um, indicado com a refe- rência numérica 3, com uma polaridade positiva e outro, indicado com a refe- rência numérica 4, com uma polaridade negativa. Um sistema de corrente alternada AC 5 é conectada à estação conversora por meio de transforma- dores 6 de modo a obter um nível adequado da tensão do dito sistema de corrente AC. O sistema de corrente AC pode ser um sistema gerador na forma de qualquer tipo de estação de força com geradores de eletricidade ou de um sistema ou rede de consumo conectado aos consumidores de energia elétrica, tais como indústrias e comunidades. A estação conversora tem dois conversores 7, 8, tendo um lado seu de corrente direta DC ligado, por um aspecto, a um respectivo dentre os ditos pólos 3, 4, e, por um outro aspecto, a uma disposição neutra de corrente DC 9 em comum aos conversores e que liga o seu lado de baixa tensão à terra de modo a definir uma determi- nada tensão através de cada conversor. Esta tensão pode, tipicamente, ser da ordem de 400 kV a 800 kV, na qual se faz a tentativa de se aumentar es- ta tensão tanto quanto possível de modo a reduzir as perdas de transmissão na linha 2, conforme acima explicado. Esta estação conversora é dotada de vários desconectores adaptados pára desconectar e conectar conversores, filtros harmônicos (não mostrados), o respectivo pólo da linha de transmis- são, e assim por diante. Alguns de tais desconectores 10 a 13 foram mos- trados tão-somente para exemplificar este aspecto, ao mesmo tempo des- prezando outros equipamentos bem conhecidos aos versados na técnica, com a finalidade de simplificar a figura.
Uma modalidade de tal desconector será explicado a seguir, pa- ralelamente fazendo referência às Figuras 2 e 3. Neste modo, tal desconec- tor é concebido para obter uma interrupção física de uma passagem de cor- rente que se encontra em uma alta tensão com relação à terra, e o desco- nector mostrado nas Figuras 2 e 3 é concebido para ser capaz de interrom- per uma passagem de corrente que se encontra em uma tensão de 800 kV e que pode conduzir uma corrente de 4 kA.
O desconector tem dois grupos 14, 15 com um ou mais isolado- res de suporte do tipo poste alongado 16 adaptados para se assentarem sobre o chão 17, neste caso através do assentamento sobre uma armação de estabilização de aço, e suportada sobre uma extremidade 19, 20, cada qual com um barramento (condutor) incluído na dita passagem de corrente em um alto nível acima do chão. O condutor aqui é formado por meio de três cabos conectados em paralelo um ao outro. O nível, neste caso, de aproxi- madamente 13 metros. Um primeiro 14 dentre os ditos grupos de isoladores de suporte carrega um braço de desconector 21 provido com uma meia- articulação 22 e que pode ser pivotada entre uma posição na qual fecha a dita passagem de corrente (linhas pontilhadas) e uma posição na qual inter- rompe a dita passagem de corrente (linhas cheias). Um motor 23 fica dispos- to na armação 18 do grupo de isoladores de suporte 14 de modo a controlar esta operação de conexão e desconexão por meio da atuação de um isola- dor de suporte de manobra 16 do grupo 14. O grupo de isoladores de supor- te 15 consiste em três isoladores, neste exemplo,
Cada isolador de suporte é dividido em três porções de isolador de suporte 31 a 33, cada qual tendo um comprimento de 3,3 metros, e inter- ligadas por meio de flanges metálicos e de uma estrutura de suporte de es- tabilização 34. Cada flange metálico tem uma altura da ordem de 200 mm.
Ilustra-se através de um aumento de seção A que os isoladores de suporte têm uma pluralidade de flanges ou drenos 35 uniformemente dis- tribuídos no sentido longitudinal do isolador de modo a reduzir o risco de o- corrência de correntes de deslocamento. A tensão com relação ao chão será compartilhada pelos entreferros assim formados entre tais drenos radiais subseqüentes 35.
Os isoladores de suporte são feitos de um material isolante compósito de borracha de silicone hidrófoba formada por meio da inclusão de uma borracha de silicone em uma carga de hidróxido de alumínio como um retardador de fogo, assim como resistente à corona. Graças ao caráter hidrófobo deste material, o risco de correntes de deslocamento sob condi- ções úmidas, tais como chuva, será consideravelmente reduzido com rela- ção à porcelana como material isolante, de modo que a distância de deslo- camento ou passagem de vazamento sejam reduzidas e, com isso, mais kV/mm poderá ser tomado por tal isolador de suporte no sentido longitudinal do mesmo. Isto significa que a altura de tal isolador de suporte pode ser re- duzida. A possibilidade de se produzir flanges radiais 35 mais finos torna possível a redução da altura do isolador de suporte em mais de 10 a 25 %, de modo que a altura do mesmo possa ser, neste caso, de cerca de 10 me- tros mais uma armazenamento de 2,5 metros ao invés de cerca de 15 me- tros mais armação, o que seria difícil de se aceitar, principalmente em uma região com alta atividade sísmica.
Além disso, os isoladores de suporte de porcelana conhecidos têm de ser fabricados em porções com um comprimento de cerca de 2 me- tros, o que requer um flange metálico a cada 2 metros, o que aumenta a sua altura, enquanto que, no caso da presente invenção, o dito material isolante compósito de borracha hidrófoba oferece uma estabilidade mecânica sufici- ente também para as porções de isoladores de suporte muito maiores, co- mo, por exemplo, as de 5 metros ou mais, caso estas sejam desejadas.
Evidentemente, a presente invenção não se limita de forma al- guma à modalidade acima descrita, muitas possibilidades de modificações da mesmo sendo, portanto, aparentes a uma pessoa versada na técnica, sem se afastar da idéia básica da presente invenção conforme definida nas reivindicações em apenso.
O número de isoladores de suporte em cada um dos ditos gru- pos de desconector pode, evidentemente, ser diferente do mostrado nas fi- guras. A construção do braço de desconector e a maneira de se controlar o seu movimento não tem relação direta com a presente invenção e pode ser feita de muitas outras formas que a mostrada.
Conforme já indicado, o desconector, de acordo com a presente invenção, pode também ser usado para desconectar passagens de corrente de tensão alternada, embora a presente invenção seja particularmente utili- zável em aplicações de tensão direta, nas quais tensões mais altas ocorrem.
Destaca-se que ambos os grupos de isolador de suporte podem suportar um braço de desconector, e os dois braços de desconector podem, então, em um estado fechado, se conectar a um elemento de contato locali- zado entre as ditas extremidades de condutor. A expressão Ό braço, por meio de sua outra extremidade livre, se liga à outra extremidade do condu- tor", nas reivindicações, deve ser interpretada de modo a cobrir também o caso de uma conexão indireta.

Claims (20)

1. Desconector para a obtenção de uma interrupção física de uma passagem de corrente que se encontra em uma alta tensão de pelo menos 100 kV com relação à terra, o dito desconector compreendendo dois grupos (14, 15) de isoladores de suporte alongados do tipo poste (16), adap- tados para se assentarem sobre o chão e suportarem uma extremidade (19, -20) de um condutor incluído na dita passagem de corrente, cada qual em um nível elevado acima do chão, nos quais pelo menos um primeiro (14) dentre os ditos grupos de isoladores de suporte suporta um braço de desconector (21) conectado por meio de uma extremidade do mesmo a uma dentre as ditas extremidades de condutor, e móvel a partir de uma posição fechada do desconector, ao qual o braço, por meio da outra extremidade livre do mes- mo, se conecta à outra extremidade de condutor para a desconexão das di- tas extremidades de condutor uma da outra, caracterizado pelo fato de que pelo menos as partes externas dos ditos isoladores de suporte (16) são fei- tos de um material isolante compósito de borracha hidrófoba.
2. Desconector, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito material isolante compreende uma borracha incluída em um material de carga refratário.
3. Desconector, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a borracha é incluída em um material de carga que é tam- bém resistente à corona.
4. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito material isolante compósi- to de borracha hidrófoba contém uma borracha selecionada dentre os com- postos de borracha Si (de silicone).
5. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a dita borracha é incluída em um material de carga de hidróxido de alumínio.
6. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os ditos isoladores de suporte (16) são, de forma substancial, totalmente feitos do dito material isolante compósito de borracha hidrófoba.
7. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito isolador de suporte (16) tem uma pluralidade de flanges ou drenos radiais externos (35) distribuídos de maneira substancialmente uniforme no sentido longitudinal do isolador.
8. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito grupo de isoladores de suporte (14) que suporta o dito braço de desconector (21) tem um isolador de suporte de manobra (24) adaptado para ser movimentado de modo a mo- vimentar o dito braço a fim de desconectar ou conectar as ditas duas extre- midades de condutor (19, 20), e pelo fato de que este isolador de suporte de manobra (24) é feito do mesmo material que os outros isoladores de suporte (16).
9. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o mesmo compreende uma ar- mação (18) de aço ou material similar através do qual os ditos grupos de isoladores de suporte (14, 15) se adaptam de modo a se assentarem sobre o chão.
10. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções precedentes, caracterizado pelo fato de que cada dito isolador de su- porte (16) é feito de pelo menos duas porções de isolador de suporte super- postas (31 a 33), interligadas por uma estrutura de suporte estabilizante (34) a ser disposta coaxialmente.
11. Desconector, de acordo com a reivindicação 10, caracteriza- do pelo fato de que cada dita porção de isolador de suporte (31 a 33) é mai- or que 2,5 metros, de preferência maior que 3 metros, vantajosamente maior que 4 metros ou maior que 5 metros.
12. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções precedentes, caracterizado pelo fato de que o mesmo é adaptado para obter uma interrupção física de uma passagem de corrente que se encontra em uma tensão acima de 200 kV, acima de 400 kV, acima de 600 kV, de 700 a 1000 kV ou de aproximadamente 800 kV, com relação à terra.
13. Desconector, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções precedentes, caracterizado pelo fato de que o mesmo é adaptado para obter uma interrupção física de uma passagem de corrente que normalmen- te conduz uma corrente de mais de 500 A, por exemplo, de 1 kA a 5 kA.
14. Isolador de suporte para um desconector de modo a obter uma interrupção física de uma passagem de corrente que se encontra em uma alta tensão de pelo menos 100 kV com relação à terra, caracterizado pelo fato de que o mesmo é feito de um material isolante compósito de bor- racha hidrófoba.
15. Isolador de suporte, de acordo com a reivindicação 1, carac- terizado pelo fato de que o dito material isolante compreende uma borracha incluída em um material de carga refratário.
16. Isolador de suporte, de acordo com a reivindicação 2, carac- terizado pelo fato de que a borracha é incluída em um material de carga que é também resistente à corona.
17. Isolador de suporte, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de que o dito material isolante compósito de borracha hidrófoba contém uma borracha selecionada dentre os compostos de borracha Si (de silicone).
18. Isolador de suporte, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 14 a 17, caracterizado pelo fato de que a dita borracha é incluída em um material de carga de hidróxido de alumínio.
19. Uso de um desconector, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, ou isolador de suporte, como definido em qual- quer uma das reivindicações 14 a 18, com relação a uma estação converso- ra de um sistema de transmissão HVDC (de Corrente Direta de Alta Ten- são).
20. Uso, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o dito desconector é disposto de modo a desconectar ou conec- tar conversores e/ou filtros harmônicos e/ou um pólo de uma linha de trans- missão com relação a uma dita estação conversora.
BRPI0621038-4A 2006-01-18 2006-06-15 desconector e isolador de suporte para o mesmo BRPI0621038A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US75956906P 2006-01-18 2006-01-18
US60/756,569 2006-01-18
PCT/SE2006/000715 WO2007084038A1 (en) 2006-01-18 2006-06-15 A disconnector and a support insulator therefor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621038A2 true BRPI0621038A2 (pt) 2011-11-29

Family

ID=38287893

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621038-4A BRPI0621038A2 (pt) 2006-01-18 2006-06-15 desconector e isolador de suporte para o mesmo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090218208A1 (pt)
EP (1) EP1974358A4 (pt)
CN (1) CN101313370A (pt)
BR (1) BRPI0621038A2 (pt)
RU (1) RU2419903C2 (pt)
WO (1) WO2007084038A1 (pt)
ZA (1) ZA200805669B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9197068B2 (en) 2010-09-30 2015-11-24 Abb Research Ltd. Coordinated control of multi-terminal HVDC systems
EP2645378B1 (en) * 2012-03-26 2014-10-08 ABB Technology AG Electric device with insulators
CN104319153B (zh) * 2014-11-18 2016-06-01 湖南省电力勘测设计院 单接地高压隔离开关
CN106057380B (zh) * 2016-07-14 2018-02-16 江苏神马电力股份有限公司 一种母线支撑装置
CN109599290A (zh) * 2018-10-19 2019-04-09 中铁五局集团电务工程有限责任公司 一种可循环回收利用的简易铁路高压隔离开关支撑装置

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3293387A (en) * 1965-04-02 1966-12-20 Ite Circuit Breaker Ltd Center break thrust type switch
FR2043902A5 (pt) * 1969-05-09 1971-02-19 Merlin Gerin
US4541033A (en) * 1982-12-16 1985-09-10 S. Soga & Co. Power switch assembly having a circuit breaker and a circuit disconnector
US4511033A (en) * 1984-01-16 1985-04-16 American Audiographics, Inc. Promotional attachment for beverage packages
EP1113048A3 (en) * 1999-12-27 2002-01-30 General Electric Company Hydrophobicity imparting particulate

Also Published As

Publication number Publication date
CN101313370A (zh) 2008-11-26
RU2008133612A (ru) 2010-02-27
ZA200805669B (en) 2009-04-29
RU2419903C2 (ru) 2011-05-27
WO2007084038A1 (en) 2007-07-26
US20090218208A1 (en) 2009-09-03
EP1974358A4 (en) 2010-11-24
EP1974358A1 (en) 2008-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2845279B1 (en) High-capacity/efficiency transmission line design
ES2796100T3 (es) Sistema de suministro de potencia de cables coaxiales para ferrocarril eléctrico
BRPI0621038A2 (pt) desconector e isolador de suporte para o mesmo
US20230048351A1 (en) Compact Electric Switching Substation into a Lattice Tower for Connection of Active and Passive Users to a High-Voltage Electric Grid and Use of Said Substation for Connecting an Electric Vehicle Charging Station to a High-Voltage Electric Grid
US4142230A (en) Sealed DC power converting station
US11799278B1 (en) Type C compact electric transmission line support structure
Nayak et al. 1200 kV transmission system and status of development of substation equipment/transmission line material in India
Buryanina et al. 35-200 kV Compact Transmission Lines with Improved Power Transfer Capability
US11901711B1 (en) Type H compact electric transmission line support structure
RU163555U1 (ru) Узел подвески волоконно-оптического кабеля на опорах контактной сети участков железных дорог
KR19980070618A (ko) 복합형 가스절연 개폐장치
CA2870843C (en) High-capacity/efficiency transmission line design
RU2310260C1 (ru) ОТКРЫТОЕ РАСПРЕДЕЛИТЕЛЬНОЕ УСТРОЙСТВО НА 500 кВ С ЖЕСТКОЙ ОШИНОВКОЙ
RU56078U1 (ru) Открытое распределительное устройство
WO2013176582A1 (ru) Опора линии электропередачи
CA1071706A (en) Sealed dc power converting station
SU964829A1 (ru) Трехфазна воздушна лини электропередачи высокого напр жени
SU964830A1 (ru) Трехфазна воздушна лини электропередачи
JPS6110439Y2 (pt)
SU767883A1 (ru) Открытое распределительное устройство
RU57984U1 (ru) Открытое распределительное устройство на 500 кв с жесткой ошиновкой
SU509927A1 (ru) Комплектное распределительное устройствонаружной установки
JP3096174B2 (ja) ガス絶縁開閉装置
SLIMANI et al. P. COUTURE*, J. BROCHU, B. FRANCOEUR, R. MORIN, DH NGUYEN
ITMI992769A1 (it) Unita' di sezionamento per linee aeree ad alta tensione

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.