BRPI0614958A2 - conjunto de selo de guia interno para um sistema bop do tipo de gaveta - Google Patents

conjunto de selo de guia interno para um sistema bop do tipo de gaveta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614958A2
BRPI0614958A2 BRPI0614958-8A BRPI0614958A BRPI0614958A2 BR PI0614958 A2 BRPI0614958 A2 BR PI0614958A2 BR PI0614958 A BRPI0614958 A BR PI0614958A BR PI0614958 A2 BRPI0614958 A2 BR PI0614958A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
guide
drawer
seal assembly
guide plates
lower guide
Prior art date
Application number
BRPI0614958-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Harry P Hiebeler
Noe Tony Cordova
Jimmy G Livingston
Russell C Gilleylen
Haresh Ghansyam
C Steven Isaacks
Original Assignee
Nat Oilwell Dht Lp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nat Oilwell Dht Lp filed Critical Nat Oilwell Dht Lp
Publication of BRPI0614958A2 publication Critical patent/BRPI0614958A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/06Blow-out preventers, i.e. apparatus closing around a drill pipe, e.g. annular blow-out preventers
    • E21B33/061Ram-type blow-out preventers, e.g. with pivoting rams
    • E21B33/062Ram-type blow-out preventers, e.g. with pivoting rams with sliding rams
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/24Guiding or centralising devices for drilling rods or pipes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Details Of Valves (AREA)
  • Sealing Devices (AREA)

Abstract

CONJUNTO DE SELO DE GUIA INTERNO PARA UM SISTEMA DE BOP DO TIPO DE GAVETA. Um conjunto de selo de guia interno de gaveta melhorado usado em BOPs do tipo de gaveta é mostrado. A invenção mostrada provê um conjunto de selo de guia interno que compreende um corpo de guia conformado especialmente e um elemento de vedação em separado. Quando o BOP do tipo de gaveta é fechado, duas gavetas opostas se movem uma em direção à outra, e o conjunto de selo de guia interno guia um cabo de aço (ou um outro elemento tubular) em direção ao centro do orifício vertical através do BOP. A proximidade do conjunto de selo de guia interno do eixo geométrico de linha de centro de corpo de gaveta ajuda a garantir que um selo positivo seja formado e que nenhum dano ocorra ao dispositivo no orifício central do BOP. O elemento de vedação especialmente conformado em separado pode ser facilmente inserido no e removido do corpo de guia do conjunto de selo de guia interno para fácil substituição.

Description

CONJUNTO DE SELO DE GUIA INTERNO PARA UM SISTEMA DE BOP DOTIPO DE GAVETA
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a elementos de prevençãode erupção ("BOPs") usados em operações de óleo e gás paracontrole de poço incluindo a prevenção de uma erupção depoço. Em particular, a presente invenção se refere aoprojeto e uso de um conjunto de selo interno de gavetamelhorado usado em BOPs do tipo de gaveta.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os BOPs de cabo de aço tipicamente são incluídos noconjunto de superfície em uma cabeça de poço, quando seconduzem serviços de intervenção de poço. 0 BOP de cabo deaço tipicamente é instalado baixo de um cabeçote de injeçãode graxa. Em uso, a graxa é bombeada para a extremidadeinferior do cabeçote de injeção de graxa a alguma pressãoacima da pressão de furo de poço. Freqüentemente, a graxa ébombeada para o cabeçote de injeção de graxa a 1,2 vezes apressão de furo de poço.
Pelo bombeamento de graxa para o cabeçote de injeçãode graxa a uma pressão acima da pressão de furo de poço, agraxa impede a pressão de furo de poço de migrar diante daextremidade inferior do cabeçote de injeção de graxa.Adicionalmente, devido ao fato de a graxa circundar o cabode aço que passa através do cabeçote de injeção de graxa, agraxa impede os hidrocarbonetos do furo de poço de fluírempara e em torno do cabo de aço e, assim, impede a migraçãode fluidos de poço diante do cabeçote de injeção de graxa.
Embora os cabeçotes de injeção de graxa tenham provadoser bem sucedidos na retenção da pressão de furo de poço,enquanto se conduzem serviços de intervenção de poço, oscabeçotes de injeção de graxa às vezes falharam em manterum "selo de graxa" efetivo adequado para a retenção dapressão de furo de poço. 0 selo de graxa pode falhar porvárias razões, incluindo o poço experimentar um pico depressão enquanto os serviços de intervenção estiverem sendorealizados e/ou o afinamento da graxa devido a umaexposição a temperaturas aumentadas ou produtos químicos depoço. Nas raras ocasiões em que um cabeçote de injeção degraxa falha em manter um selo de graxa adequado, as gavetasdo BOP de cabo de aço são atuadas para formarem um selo emtorno do cabo de aço e reterem a pressão de furo de poço.
Tipicamente, um BOP de cabo de aço é equipado commúltiplas gavetas de BOP que são montadas em um conjuntovertical que é posicionado sobre e conectada à cabeça depoço. 0 BOP tem um corpo de válvula central com um orifíciovertical correndo através dele. 0 cabo de aço se estendeatravés do orifício vertical central do conjunto de BOP.Dependendo das operações sendo conduzidas no poço, um outroequipamento de furo de poço pode estar dentro do orifíciovertical do conjunto de BOP em um momento em particular.
Um BOP de cabo de aço típico tem uma pluralidade deconjuntos atuadores opostos dispostos lateralmente presosao corpo de válvula. Cada conjunto atuador inclui um pistãoque é móvel lateralmente dentro de um corpo de atuador porum fluido hidráulico pressurizado (durante uma operaçãonormal) ou por uma força manual (no caso de uma falha dosistema de controle hidráulico). Cada pistão tem uma hasteencaixada de forma roscada ou conectada a ele de outraforma. A haste se estende lateralmente em direção aoorifício do corpo de válvula e tem um corpo de gavetaafixado à extremidade da haste mais próxima do orifício docorpo de válvula.
Elementos de vedação substituíveis são montados dentroou sobre os corpos de gaveta que se estendem para oorifício vertical do corpo de válvula do BOP. Quando ospistões dos BOPs são movidos para uma posição fechada,comumente referida como "fechamento das gavetas", oorifício vertical do BOP é selado e a pressão de furo depoço é contida. Os elementos de vedação montados dentro ounos corpos de gaveta estão disponíveis em uma variedade deconfigurações projetadas para selarem o orifício verticaldo corpo de válvula de BOP, quando as gavetas e os pistõesopostos forem movidos para suas posições fechadas.
Vários tipos de conjuntos de gaveta e selo são usadosnos conjuntos atuadores de um conjunto de BOP. Um conjuntode BOP tipicamente inclui um tipo de conjunto de .gaveta eselo conhecido como "gaveta cega" que forma um selo atravésdo furo de poço inteiro, quando nenhum cabo de aço (ou umoutro elemento tubular) estiver localizado no orifíciovertical na localização das gavetas cegas. As gavetas cegassão projetadas para se encaixarem umas nas outras, quando oBOP for fechado. As gavetas cegas tipicamente utilizamselos sem uma abertura na face dos selos, de modo que asgavetas cegas formem um selo completo através do orifíciovertical do BOP.
Um outro tipo de conjunto de gaveta e selo, conhecidocomo "gaveta com cabo de aço" (ou "gaveta com tubo" paraBOPs usados com outros tipos de elementos tubulares de furode poço) utiliza selos projetados para formarem um selo emtorno do cabo de aço (ou de outros elementos tubulares defuro de poço) dentro do orifício vertical de BOP. Como asgavetas cegas, as gavetas com cabo de aço são projetadaspara se encaixarem umas nas outras quando o BOP forfechado. Cada selo de uma gaveta com cabo de aço, contudo,tipicamente, tem uma abertura semicircular em sua facedianteira para a formação de um selo em torno de metade daperiferia externa do cabo de aço. Quando as gavetas comcabo de aço são fechadas, as gavetas com cabo de açoopostas se encaixam umas nas outras e formam um selo emtorno da periferia inteira do cabo de aço, desse modofechando o espaço anular entre o cabo de aço e a superfíciede furo de poço.
Um terceiro tipo de gaveta, conhecido como gaveta decisalhamento ou de corte é projetado para cisalhar o cabode aço (ou um outro elemento tubular), quando as gavetas decisalhamento forem dirigidas umas para as outras, conformeo BOP for fechado. Em operação, as gavetas de cisalhamentotipicamente são usadas como uma medida de último recursopara contenção da pressão de furo de poço quanto a causaruma erupção. Um BOP com gavetas de cisalhamento tipicamenteé a seção de topo de um conjunto de BOP do tipo de gaveta,enquanto várias gavetas de tubo e gavetas cegas tipicamenteestão localizadas abaixo das gavetas de cisalhamento.
Caso se torne necessário atuar um BOP de cabo de aço,é desejável que as gavetas de cabo de aço guiem o cabo deaço (ou outro elemento tubular) para o centro do orifíciovertical do BOP, conforme as gavetas se fecharem, paragarantir que os corpos de gaveta e/ou os corpos de metaldos selos internos não danifiquem o cabo de aço dentro doorifício. Dado o alto custo de um cabo de aço, acentralização do cabo de aço para se evitarem danos ouperda é muito importante. Por exemplo, se um cabo de açofor danificado ou cortado conforme os corpos de gaveta sefecharem e formarem um selo em torno do cabo de aço, ocusto de substituição desse cabo de aço pode totalizar atéaproximadamente 300.000 dólares por 9144 metros de cabo deaço.
A Patente U.S. N0 6.676.103 ("a patente iIOS") datécnica anterior mostra um sistema de guia paracentralização de cabo de aço (ou outro elemento tubular) noorifício vertical do BOP, quando um conjunto de gavetas decabo de aço (ou gavetas de tubo) for fechado. Contudo, osistema de guia da patente x 103 tem certos inconvenientes,incluindo a incapacidade de substituição das "guias" queguiam o cabo de aço (ou outro elemento tubular) para ocentro do orifício vertical do BOP, sem a substituição docorpo de gaveta inteiro, a distância entre as guias e oconjunto de selo, e o potencial para danos no corpo degaveta, no caso de uma força de "compressão" excessiva serimpressa nos elementos de selo internos. Ainda, asubstituição dos elementos de vedação desses conjuntos degaveta da técnica anterior é muito difícil, e requer umadespesa extra, quando comparado com o conjunto de selo deguia interno da presente invenção.
A presente invenção oferece um conjunto de selo deguia interno melhorado que guia um cabo de aço (ou um outroelemento tubular) para o centro do furo de poço e"energiza" os elementos de vedação do conjunto. A presenteinvenção ajuda a prevenir danos ao cabo de aço devido a umdesalinhamento e impede o potencial por um acúmulo de forçaexcessiva nos elementos de selo interno, de modo que elespossam se deformar ou danificar os corpos de gaveta.
Adicionalmente, o conjunto de selo de guia interno dapresente invenção permite uma fácil substituição doconjunto de selo inteiro ou, alternativamente, umasubstituição do elemento de vedação em si. Assim, oconjunto de selo de guia interno da presente invençãosuplanta muitos dos inconvenientes da técnica anterior.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um conjunto de selo melhorado usado em BOPs do tipo degaveta é mostrado. A invenção mostrada é um conjunto deselo de guia interno único que compreende um corpo de guiae um elemento de vedação conformado especialmente. Quandoum BOP do tipo de gaveta é fechado, duas gavetas opostas semovem uma em direção à outra, fazendo com que o conjunto deselo de guia interno da presente invenção guie um cabo deaço (ou um outro elemento tubular) localizado no orifíciovertical do BOP para o centro do orifício. Pelacentralização do cabo de aço, o selo de guia interno dapresente invenção ajuda a assegurar um selo positivo emtorno do cabo de aço e ajuda a evitar um dano potencial aocabo de aço.
Na modalidade preferida, o corpo do conjunto de selode guia interno compreende um corpo em uma peça que tem umaplaca superior e uma placa inferior integralmenteconectadas por múltiplas colunas. Este recurso de projetoimpede que o corpo do conjunto de selo de guia interno se"expanda" durante o processo de vedação, desse modoprevenindo danos potenciais ao corpo de gaveta.Adicionalmente, as placas superior e inferior do corpode guia incluem as superfícies de guia que ajudam a guiar ocabo de aço (ou um outro elemento tubular) para o centro doorifício vertical do BOP, quando as gavetas forem fechadas.Pela colocação das guias no conjunto de selo interno em si,as guias são mais próximas da linha de centro dos corpos degaveta, desse modo se maximizando as chances de as guiasserem o primeiro elemento a contatar o cabo de aço ouelemento tubular no orifício vertical do BOP.Adicionalmente, ao se manterem as guias tão próximas dalinha de centro do corpo de gaveta quanto possível,substancialmente se reduz a possibilidade de o cabo de açoficar inclinado ou horizontalmente através do conjunto degaveta, desse modo ajudando a prevenir danos em potencialao cabo de aço. Ainda, pela colocação das guias no conjuntode selo interno, os selos internos de corpos de gavetaexistentes que atualmente não têm essas guias podem sersubstituídos pelo conjunto de selo de guia interno dapresente invenção, para a provisão dessas guias, sem se terque substituir o corpo de gaveta inteiro.
O elemento de vedação do conjunto de selo de guiainterno é separado do corpo de guia e é formado como umapeça com divisões na traseira e no centro do elemento devedação. Este recurso de projeto permite que o elemento devedação seja facilmente "aberto" para colocação no (eremoção do) corpo de guia. Este recurso facilita umasubstituição dos elementos de vedação sem se ter quesubstituir o conjunto de selo de guia interno inteiro.Adicionalmente, o conjunto de selo de guia interno não éintegral com o corpo de gaveta e, assim, o conjunto podeser facilmente substituído, sem uma substituição do corpode gaveta inteiro.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As figuras a seguir fazem parte do presente relatóriodescritivo e são incluídas para demonstrarem adicionalmentecertos aspectos da presente invenção. A invenção pode sermais bem compreendida por uma referência a uma ou maisdestas figuras em combinação com a descrição detalhada demodalidades específicas apresentadas aqui.
A Figura 1 é uma vista em seção transversal verticalde um conjunto de BOP típico compreendendo múltiplosconjuntos de gaveta.
A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um conjuntode selo de guia interno dentro de um corpo de gaveta deacordo com a modalidade preferida da presente invenção.
A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um conjuntode selo de guia interno de acordo com a modalidadepreferida da presente invenção.
A Figura 4 é uma vista em perspectiva do corpo de guiado conjunto de selo de guia interno mostrado na Figura 3.
A Figura 5 é uma vista de topo do corpo de guia doconjunto de selo de guia interno mostrado na Figura 4.
A Figura 6 é uma vista dianteira do corpo de guia doconjunto de selo de guia interno mostrado na Figura 4.
A Figura 7 é uma vista em perspectiva do elemento devedação especialmente conformado do conjunto de selo deguia interno mostrado na Figura 3.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES ILUSTRATIVAS
Os exemplos a seguir são incluídos para demonstraçãodas modalidades preferidas da invenção. Deve ser apreciadopor aqueles versados na técnica que as técnicas mostradasnos exemplos que se seguem representam técnicas descobertaspelos inventores como funcionando bem na prática dainvenção e, assim, podem ser considerados como constituindomodos preferidos para sua prática. Contudo, aqueles deconhecimento na técnica devem apreciar, à luz da presenteexposição, que muitas mudanças podem ser feitas nasmodalidades específicas, as quais são mostradas, e ainda seobter um resultado igual ou similar, sem se desviar doespírito e do escopo da invenção.
Com referência à Figura 1, um conjunto de BOP 10 émostrado em seção transversal. Conforme pode ser visto naFigura 1, o conjunto de BOP 10 é compreendido por um corpode válvula 20 (que tem um orifício central 25 correndoatravés dali) com conjuntos atuadores de gaveta 30 e 40.
Os conjuntos atuadores de gaveta 30 são os conjuntosatuadores mais inferiores conectados ao corpo de válvula20. Cada conjunto atuador de gaveta 30 compreende um corpode atuador 31, um pis tão 32, uma haste 34, um corpo degaveta 36 e um obturador de gaveta 38. A haste 34 conectaoperativamente o pistão 32 ao corpo de gaveta 36.
Os conjuntos atuadores de gaveta 40 são conectados aocorpo de válvula 20 acima dos conjuntos atuadores de gaveta30. Cada conjunto atuador de gaveta 40 compreende um corpode atuador 41, um pistão 42, uma haste 44, um corpo degaveta 46 e um obturador de gaveta 48. A haste 44 conectade forma operativa o pistão 42 ao corpo de gaveta 46. Osconjuntos atuadores de gaveta 40 são substancialmenteidênticos aos conjuntos atuadores de gaveta 30. Osconjuntos atuadores de gaveta 30 e 40 podem diferir no tipode selo de gaveta empregado nos conjuntos. Por exemplo, osconjuntos atuadores de gaveta 3 0 podem empregar um conjuntode gavetas cegas, enquanto os conjuntos atuadores de gaveta40 podem empregar um conjunto de gavetas de cabo de aço (ouvice-versa).
Durante operações de intervenção de poço, se o selo degraxa de um cabeçote de injeção de graxa falhar, os pistões32 dentro dos corpos de atuador mais baixos 31 serãoativados através de uma pressão hidráulica (em uma operaçãonormal) ou manualmente (no caso de uma falha do sistema decontrole hidráulico), de modo que os obturadores de gaveta3 8 sejam dirigidos lateralmente para dentro em direção aoorifício vertical 25 que corre através do corpo de válvula20. Conforme os obturadores de gaveta 38 são dirigidoslateralmente e para dentro, o conjunto de guia guiará umcabo de aço (ou um outro elemento tubular) dentro doorifício vertical 25 para o centro do orifício vertical 25.Eventualmente, os obturadores de gaveta 3 8 dos corpos degaveta 3 6 serão forçados em conjunto de modo que osobturadores de gaveta 3 8 formem um selo em torno dacircunferência inteira do cabo de aço (ou um outro elementotubular) passando através do orifício vertical 25. Destaforma, os obturadores de gaveta 3 8 são projetados parareterem uma pressão de poço e impedirem os fluidos de furode poço de migrarem para cima através do orifício vertical25. De modo similar, os pistões 42 dentro dos corpos deatuador de gaveta 41 podem ser ativados como um mecanismode vedação redundante ou podem ser necessários, no caso deuma falha das gavetas mais inferiores em reterem umapressão de poço.Voltando-nos para a Figura 2, uma vista em perspectivade um conjunto de gaveta de cabo de aço de acordo com apresente invenção é mostrada. 0 conjunto de gaveta de cabode aço da Figura 2 compreende um corpo de gaveta 50 e umconjunto de selo de guia interno 100. O corpo de gaveta 50é uma ilustração detalhada do tipo de corpos de gaveta 36 e46 mostrados na Figura 1.
Conforme pode ser visto na Figura 2, o corpo de gaveta0 contém uma ranhura de selo para alojamento de um seloque impede os fluidos de furo de poço de fluírem em tornodo corpo de gaveta, quando ativado. Especificamente, ocorpo de gaveta 5 0 contém uma ranhura de selo externo que éconformada para receber um selo externo conformadoespecialmente 55. O selo externo 55 é curvado para aprovisão de um selo ao longo de uma porção substancial dacircunferência do corpo de gaveta 50, conforme mostrado naFigura 2.
A Figura 2 também mostra o conjunto de selo de guiainterno 100 da presente invenção em sua posição operacionaldentro do corpo de gaveta 50. O conjunto de selo de guiainterno 10 0 pode ser facilmente inserido no corpo de gaveta50 para uso, e pode ser facilmente removido do corpo degaveta 50 para substituição do elemento de vedação 13 0 oupara substituição do conjunto inteiro 100.
Conforme pode ser visto na Figura 2, e conformemostrado em maiores detalhes na Figura 3, o conjunto deselo de guia interno 100 da presente invenção compreende umcorpo de guia conformado especialmente 110 dimensionado econformado para receber um elemento de vedação 130. 0 corpode guia 110 e o elemento de vedação 13 0 são componentesseparados do conjunto de selo de guia interno 10 0, dessemodo permitindo uma substituição independente de qualquercomponente.
O corpo de guia conformado especialmente 110 pode servisto em maiores detalhes com referência às Figuras 3 a 6.Conforme mostrado nestas figuras, o corpo de guia 110 écompreendido por uma placa de guia de topo 112 que tem umaponta de guia 114 e uma placa de guia de fundo 113 que temuma ponta de guia 115. A ponta de guia 114 e a ponta deguia 115 são "inclinadas" de modo que a superfície de guia116 da ponta de guia 115 e a superfície de guia 117 daponta de guia 114 contatem um cabo de aço ou um outroelemento tubular no orifício vertical do BOP primeiramentee o force ao longo das pontas opostas 114 e 115 em direçãoao entalhe de centro 118 no centro do corpo de guia 110conforme os corpos de gaveta opostos 50 forem fechados.
Conforme mostrado nas Figuras 4 e 6, o corpo de guia110 é fabricado como um corpo em uma peça que compreendeuma placa de guia de topo 112 e uma placa de guia de fundo113 conectadas por colunas 119 e 120. 0 corpo de guia 110 éfeito de qualquer metal adequado que possa suportar asforças significativas atuando sobre o corpo, quando oscorpos de gaveta opostos forem fechados em torno de um cabode aço (ou um outro elemento tubular) no orifício verticaldo BOP. Na modalidade preferida, o corpo de guia 110 éfundido como um corpo em uma peça. Alguém de conhecimentona técnica apreciará que o corpo de guia 110 pode serfabricado através de outras técnicas, tais como usinagem,EDM, ou fabricaçao do corpo de guia 110 de uma peça únicade metal; contudo, essas técnicas de fabricação seriam maisdispendiosas quando da fundição do corpo de guia 110. Demodo similar, embora o corpo de guia 110 seja formado comouma peça na modalidade preferida, alguém de conhecimento natécnica apreciará que o corpo de guia 110 pode ser formadoa partir de placas de guia em separado e colunas que sãopresas em conjunto por qualquer meio de conexão de metalcom metal adequado, tal como soldagem, para a criação de umcorpo de guia 110.
O uso de colunas 119 e 120 para conexão da placa deguia de topo 112 e da placa de guia de fundo 113 impede queo corpo de guia 110 seja deformado e, desse modo, danifiquepotencialmente o corpo de gaveta 50, no caso de o corpo deguia 110 ser exposto a forças excessivas criadas pelaexpansão do elemento de vedação 130, conforme os corpos degaveta 50 forem fechados em torno de um cabo de aço (ou umoutro elemento tubular). Especificamente, conforme oscorpos de gaveta 50 se movem para dentro, a face de selodianteira 134 dos elementos de vedação 130 (faça umareferência à Figura 7) de corpos de gaveta opostos 50 entraem contato. Adicionalmente, uma força axial dirigida paratrás é exercida pelas placas de guia de topo e de fundo 112e 113 sobre a porção de selo traseira 132 dos elementos devedação 130 (faça uma referência à Figura 7) , desse modo"pinçando" a porção de selo traseira 132 entre as placas deguia de topo e de fundo 112 e 113 e os corpos de gaveta 50.Como resultado deste "pinçamento", uma força axial dirigidapara frente oposta é transferida para a seção de elementode vedação 130 que é "intercalada" entre as placas de guiade topo e de fundo 112 e 113. O contato das faces de selodianteiras 134 de corpos de gaveta opostos 50 impede aliberação dessas forças ao evitar que os elementos devedação 130 sejam extrudados do corpo de guia 110. Comoresultado, as forças tentam "abaular" a seção do elementode vedação 130 que está intercalada entre as placas de guiade topo e de fundo 112 e 113, desse modo criando forças queempurram para fora sobre as placas de guia de topo e defundo 112 e 113.
Nos conjuntos de selo de guia da técnica anterior quecarecem das colunas 119 e 120, se estas forças dirigidaspara fora forem grandes o bastante, elas poderão fazer comque as placas de guia de topo e de fundo do conjunto deselo exerçam forças sobre os corpos de gaveta que podemdeformar os corpos de gaveta e/ou fazerem com que osconjuntos de selo se tornem agarrados nos corpos de gaveta.
Diferentemente dos conjuntos de selo da técnica anterior,as colunas 119 e 120 da presente invenção mantêm as placasde guia de topo e de fundo 112 e 113 a uma distânciaregulada espaçadas uma da outra e impedem que elas exerçamuma força potencialmente de deformação sobre os corpos degaveta. Embora a modalidade preferida da presente invençãouse duas colunas, alguém de conhecimento na técnicaapreciará que uma, duas, três ou mesmo mais colunas entreas placas de guia de topo e de fundo podem ser usadas.
Com referência à Figura 7, o elemento de vedação 130 émostrado em maiores detalhes. O elemento de vedação 130 éespecialmente conformado para se adaptar dentro do corpo deguia 110. Conforme citado acima, o elemento de vedação 130inclui uma porção de selo traseira 132 que contata o corpode gaveta 50 e uma face de selo dianteira 134 que contatauma face de selo dianteira correspondente 134 em um corpode gaveta oposto 50, quando os corpos de gaveta foremfechados. O entalhe central 13 7 na face de selo dianteira134 é projetado para receber e formar um selo em torno deum cabo de aço (ou um outro elemento tubular) dentro doorifício do BOP, quando os corpos de gaveta opostos 50forem fechados. A Figura 7 também mostra duas aberturasconformadas especialmente 13 8 formadas no elemento devedação 13 0 que são dimensionadas e conformadas paraaceitarem e formarem selos em torno das colunas 119 e 120,quando o elemento de vedação 13 0 for colocado dentro docorpo de guia 110.
O elemento de vedação 13 0 é projetado para serfacilmente inserido em e removido do corpo de guia 110 parauma substituição fácil e efetiva em temos de custos desseselo. Especificamente, conforme mostrado na Figura 7, oelemento de vedação 13 0 é projetado com uma divisãotraseira 13 5 e uma divisão central 13 6 que permitem que oelemento de vedação 13 0 seja "aberto" para fácilposicionamento dentro do corpo dè guia 110, antes dainserção do conjunto de selo de guia interno completo 100no corpo de gaveta 50.
Em operação, quando os corpos de gaveta 50 sãodirigidos lateralmente para dentro, a superfície de guia116 da ponta de guia 115 e a superfície de guia 117 daponta de guia 114 contatarão um cabo de aço (ou um outroelemento tubular) no orifício vertical do BOP e o forçarãoao longo das pontas de guia 114 e 115 em direção ao entalhecentral 118 no centro do corpo de guia 110 e ao entalhecentral 13 7 do elemento de vedação 13 0. Finalmente, o cabode aço (ou um outro elemento tubular) é recebido e mantidono entalhe central 137 no elemento de vedação 130. Quandoos corpos de gaveta 50 estão completamente fechados, ocontato entre a face de selo dianteira 134 de elementos devedação opostos 130 (bem como a combinação de entalhescentrais 137 em torno da circunferência do cabo de aço)forma um selo no espaço anular entre o cabo de aço (ou umoutro elemento tubular) e o orifício vertical do BOP.
Pela utilização de pontas de guia 114 e 115 que sejamintegralmente formadas com as placas de guia de topo e defundo 112 e 113, as pontas de guia 114 e 115 são maispróximas da linha de centro do corpo de gaveta 50, dessemodo se maximizando as chances de as superfícies de guia116 e 117 serem o primeiro elemento a contatar o cabo deaço (ou um outro elemento tubular) no orifício vertical doBOP. Isto ajuda a reduzir substancialmente a possibilidadede o cabo de aço ficar inclinado ou na horizontal atravésda face de gaveta e ajuda a assegurar que nenhum dano sejacausado ao cabo de aço. Ainda, pela colocação das pontas deguia 114 e 115 no conjunto de selo de guia interno 100, osselos internos de corpos de gaveta existentes queatualmente não tenham tais guias podem ser substituídospelo conjunto de selo de guia interno 100 da presenteinvenção para a provisão dessas guias sem se ter quesubstituir o corpo de cabo de aço inteiro.
Embora o aparelho, as partículas e os métodos destainvenção tenham sido descritos em termos de modalidadespreferidas ou ilustrativas, será evidente para aqueles deconhecimento na técnica que variações podem ser aplicadasao processo descrito aqui, sem se desviar do conceito e doescopo da invenção. Todos esses substitutos e modificaçõessimilares evidentes para aqueles versados na técnica sãojulgados como estando no escopo e no conceito da invenção,conforme estabelecido nas reivindicações a seguir.

Claims (22)

1. Conjunto de selo interno para ura elemento deprevenção de erupção do tipo de gaveta, caracterizado porcompreender:um corpo de guia adaptado para posicionamento dentrode um corpo de gaveta, o corpo de guia compreendendo umaplaca de guia superior e uma placa de guia inferior, uma oumais colunas conectando as placas de guia superior einferior em conjunto, onde uma ou mais colunas mantém umadistância constante entre as placas de guia superior einferior como corpos de gavetas opostas do elemento deprevenção de erupção são atuadas, e espaço entre as placasde guia superior e inferior para recebimento do elemento devedação.
2. Conjunto de selo interno, de acordo cora areivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada uma dasplacas de guia superior e inferior ter uma ponta de guia.
3. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato das pontas de guiadas placas de guia superior e inferior serem projetadaspara centralização de um cabo de aço dentro de um orifíciovertical do elemento de prevenção de erupção, conforme aspontas de guia contatarem o cabo de aço, quando corpos degaveta opostos do elemento de prevenção de erupção forematuados.
4. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 3, caracterizado pelo fato das pontas de guiaserem inclinadas de modo que uma superfície das pontas deguia contate o cabo de aço primeiramente, conforme oscorpos de gaveta opostos do elemento de prevenção deerupção forem atuados.
5. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato das pontas de guiaserem integralmente formadas como parte das placas de guia.
6. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato das placas de guiasuperior e inferior e uma ou mais colunas serem fabricadascomo um corpo em peça única.
7. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato das placas de guiasuperior e inferior serem fabricadas como peçasindependentes e serem conectadas em conjunto por uma oumais colunas para a formação do corpo de guia.
8. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato do elemento devedação poder ser removido do corpo de guia, de modo a sesubstituir o elemento de vedação.
9. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 8, caracterizado pelo fato do elemento devedação compreender uma ou mais aberturas para orecebimento de uma ou mais colunas, quando o elemento devedação estiver posicionado dentro do corpo de guia.
10. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato do elemento devedação ser feito de um material elastomérico.
11. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 1, caracterizado por compreender ainda umentalhe central no elemento de vedação e um entalhe centralnas placas de guia superior e inferior para o recebimentode um cabo de aço, conforme os corpos de gaveta opostos doelemento de prevenção de erupção forem fechados em torno docabo de aço.
12. Conjunto de selo interno para um elemento deprevenção de erupção do tipo de gaveta, caracterizado pelofato de compreender:um corpo de guia adaptado para posicionamento dentrode um corpo de gaveta de um elemento de prevenção deerupção do tipo de gaveta, o corpo de guia compreendendouma placa de guia superior e uma placa de guia inferior,onde cada uma das placas de guia superior e inferior temuma ponta de guia; uma pluralidade de colunas conectando asplacas de guia superior e inferior em conjunto; onde apluralidade de colunas mantêm uma distância constante entreas placas de guia inferior e superior como corpos degavetas opostas do elemento de prevenção de erupção sãoatuadas; e um espaço entre as placas de guia superior einferior;um elemento de vedação que tem uma pluralidade deaberturas para o recebimento da pluralidade de colunas etendo uma pluralidade de fendas para facilitação doposicionamento do elemento de vedação dentro do corpo deguia sem desmontar o corpo de guia.
13. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato das pontas deguia das placas de guia superior e inferior seremprojetadas para centralização de um cabo de aço dentro deum orifício vertical do elemento de prevenção de erupção,conforme as pontas de guia contatarem o cabo de aço, quandocorpos de gaveta opostos do elemento de prevenção deerupção forem atuados.
14. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 13, caracterizado pelo fato das pontas deguia serem inclinadas de modo que uma superfície das pontasde guia contate o cabo de aço primeiramente, conforme oscorpos de gaveta opostos do elemento de prevenção deerupção forem atuados.
15. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato das placas deguia superior e inferior e da pluralidade de colunas seremfabricadas como um corpo em peça única.
16. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato do elemento devedação ser feito de um material elastomérico.
17. Conjunto de selo interno, de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato do elemento devedação poder ser removido do corpo de guia, de modo a sesubstituir o elemento de vedação.
18. Método de centralização e formação de um selo emtorno de um cabo de aço dentro de um elemento de prevençãode erupção do tipo de gaveta, o método caracterizado porcompreender:a provisão de um corpo de guia, o corpo de guiacompreendendo uma placa de guia superior e uma placa deguia inferior, onde cada uma das placas de guia superior einferior tem uma ponta de guia; uma ou mais colunasconectando as placas de guia superior e inferior emconjunto; onde uma ou mais colunas mantêm uma distânciaconstante entre as placas de guia inferior e superior comocorpos de gavetas opostas do elemento de prevenção deerupção são atuadas; e um espaço entre as placas de guiasuperior e inferior;o posicionamento de um elemento de vedação dentro doespaço entre as placas de guia superior e inferior do corpode guia, o elemento de vedação compreendendo uma ou maisaberturas para recebimento de uma ou mais colunas e tendouma pluralidade de fendas para facilitação da remoção doelemento de vedação do corpo de guia sem desmontar o corpode guia;ο posicionamento do corpo de guia dentro de cada corpode gaveta de gavetas opostas do elemento de prevenção deerupção;a atuação das gavetas opostas de modo que os corpos degaveta se movam para dentro em direção a um orifíciocentral do elemento de prevenção de erupção ί-ο contato do cabo de aço com as pontas de guia dasplacas de guia superior e inferior de cada corpo de guia;forçar o cabo de aço a se mover ao longo das pontas deguia das placas de guia superior e inferior de cada corpode guia em direção ao centro do orifício central doelemento de prevenção de erupção; eforçar os elementos de vedação dentro de corpos degaveta opostos a contarem uns aos outros de modo que oselementos de vedação formem um selo em torno do cabo deaço.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18,caracterizado pelo fato de as pontas de guia das placas deguia superior e inferior serem conformadas de formaangular.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18,caracterizado por compreender ainda a provisão de umentalhe central nas placas de guia superior e inferior e noelemento de vedação para recebimento do cabo de aço.
21. Método, de acordo com a reivindicação 18,caracterizado por compreender ainda a fabricação das placasde guia superior e inferior e uma ou mais colunas como umcorpo em uma peça.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18,caracterizado por compreender ainda fazer o elemento devedação de um material elastomérico.
BRPI0614958-8A 2005-08-24 2006-07-20 conjunto de selo de guia interno para um sistema bop do tipo de gaveta BRPI0614958A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/211,941 US7464765B2 (en) 2005-08-24 2005-08-24 Inner guide seal assembly and method for a ram type BOP system
US11/211,941 2005-08-24
PCT/US2006/028087 WO2007024372A2 (en) 2005-08-24 2006-07-20 Inner guide seal assembly for a ram type bop system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614958A2 true BRPI0614958A2 (pt) 2011-04-26

Family

ID=37772092

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614958-8A BRPI0614958A2 (pt) 2005-08-24 2006-07-20 conjunto de selo de guia interno para um sistema bop do tipo de gaveta

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7464765B2 (pt)
EP (1) EP1917415A2 (pt)
BR (1) BRPI0614958A2 (pt)
CA (1) CA2619483A1 (pt)
MX (1) MX2008002556A (pt)
NO (1) NO20080946L (pt)
WO (1) WO2007024372A2 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7367396B2 (en) 2006-04-25 2008-05-06 Varco I/P, Inc. Blowout preventers and methods of use
US8424607B2 (en) 2006-04-25 2013-04-23 National Oilwell Varco, L.P. System and method for severing a tubular
US8720565B2 (en) 2006-04-25 2014-05-13 National Oilwell Varco, L.P. Tubular severing system and method of using same
US8720564B2 (en) 2006-04-25 2014-05-13 National Oilwell Varco, L.P. Tubular severing system and method of using same
GB0610987D0 (en) * 2006-06-03 2006-07-12 Elmar Services Ltd Method and Apparatus
US20090236554A1 (en) * 2008-03-18 2009-09-24 Itt Manufacturing Enterprises, Inc. Knife gate valve with skewed gate seat interface
EP2149670A1 (en) * 2008-07-31 2010-02-03 Services Pétroliers Schlumberger Method and apparatus for installing a wireline for logging or other operations in an under-balanced well
US8844898B2 (en) 2009-03-31 2014-09-30 National Oilwell Varco, L.P. Blowout preventer with ram socketing
US8567490B2 (en) 2009-06-19 2013-10-29 National Oilwell Varco, L.P. Shear seal blowout preventer
CA2711717C (en) * 2009-08-10 2018-01-30 Dean Foote Blowout preventer having wear, seal and guide plate inserts
US9181763B2 (en) * 2010-03-24 2015-11-10 2M TEK, Inc. Apparatus for supporting or handling tubulars
US8540017B2 (en) 2010-07-19 2013-09-24 National Oilwell Varco, L.P. Method and system for sealing a wellbore
US8544538B2 (en) 2010-07-19 2013-10-01 National Oilwell Varco, L.P. System and method for sealing a wellbore
WO2012037173A2 (en) * 2010-09-14 2012-03-22 National Oilwell Varco, L.P. Blowout preventer ram assembly and method of using same
US8807219B2 (en) 2010-09-29 2014-08-19 National Oilwell Varco, L.P. Blowout preventer blade assembly and method of using same
WO2012100019A1 (en) 2011-01-21 2012-07-26 2M-Tek, Inc. Tubular running device and method
US8978751B2 (en) 2011-03-09 2015-03-17 National Oilwell Varco, L.P. Method and apparatus for sealing a wellbore
CN103764941B (zh) * 2011-06-08 2016-09-28 阿克森Ep股份有限公司 改进的防喷器
US8464785B2 (en) * 2011-06-14 2013-06-18 Hydril Usa Manufacturing Llc Pipe guide arms for blind shear rams
KR101717870B1 (ko) 2013-02-21 2017-03-17 내셔널 오일웰 바르코 엘.피. 분출 방지기 감시 시스템 및 그 사용 방법
US9249643B2 (en) 2013-03-15 2016-02-02 National Oilwell Varco, L.P. Blowout preventer with wedge ram assembly and method of using same
US9874072B2 (en) 2013-03-15 2018-01-23 Joseph Frederick Clement Pipe valve control and method of use
US9708876B2 (en) * 2013-12-30 2017-07-18 Cameron International Corporation Ram assemblies for blowout preventers
US9238950B2 (en) * 2014-01-10 2016-01-19 National Oilwell Varco, L.P. Blowout preventer with packer assembly and method of using same
US20170058625A1 (en) * 2015-09-02 2017-03-02 Cameron International Corporation Blowout Preventer with Pipe Ram Packer Assemblies with Support Tab
US10689937B1 (en) 2017-02-13 2020-06-23 Horn Equipment Company, Inc. Blowout preventer with pressure equalization block
US11078758B2 (en) 2018-08-09 2021-08-03 Schlumberger Technology Corporation Pressure control equipment systems and methods
GB2591314B (en) 2019-08-20 2022-09-28 Cameron Tech Ltd Tool trap system
US11613955B2 (en) * 2020-07-15 2023-03-28 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Shear ram with vertical shear control
US12024969B2 (en) 2021-03-29 2024-07-02 Bellofram Acquisition II, LLC High velocity and pressure BOP ram seal, ram body, and ram seal assembly
WO2024097042A1 (en) * 2022-10-31 2024-05-10 Schlumberger Technology Corporation Interlocking rams for a blowout preventer

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2746709A (en) 1951-01-23 1956-05-22 Regan Forge & Eng Co Blowout preventer and packer and hole closer therefor
US2850256A (en) 1955-11-10 1958-09-02 Jersey Prod Res Co Laterally adjustable blowout preventer with inflatable rams
US3692316A (en) 1970-12-21 1972-09-19 Bowen Tools Inc Wireline blowout preventer
US4580626A (en) 1982-12-02 1986-04-08 Koomey Blowout Preventers, Inc. Blowout preventers having shear rams
US4690411A (en) * 1985-12-23 1987-09-01 Winkle Denzal W Van Bonded mechanically inner connected seal arrangement for a blowout preventer
US4646825A (en) 1986-01-02 1987-03-03 Winkle Denzal W Van Blowout preventer, shear ram, shear blade and seal therefor
US4997162A (en) 1989-07-21 1991-03-05 Cooper Industries, Inc. Shearing gate valve
US4911410A (en) 1989-07-21 1990-03-27 Cameron Iron Works Usa, Inc. Shearing gate valve
US4943031A (en) 1989-08-17 1990-07-24 Drexel Oilfield Services, Inc. Blowout preventer
US5294088A (en) * 1992-10-13 1994-03-15 Cooper Industries, Inc. Variable bore packer for a ram-type blowout preventer
US5590867A (en) 1995-05-12 1997-01-07 Drexel Oil Field Services, Inc. Blowout preventer for coiled tubing
US5863022A (en) 1996-01-16 1999-01-26 Van Winkle; D. Wayne Stripper/packer and blowout preventer with split bonnet
US5603481A (en) * 1996-01-24 1997-02-18 Cooper Cameron Corporation Front packer for ram-type blowout preventer
US6089526A (en) * 1997-05-01 2000-07-18 Stewart & Stevenson Services, Inc. Ram type blowout preventor
US5833208A (en) * 1997-09-15 1998-11-10 Jm Clipper Corporation Inner seal for ram-type blowout preventer
US6039324A (en) * 1998-01-20 2000-03-21 Santa, Jr.; Gene J. Bulkhead penetrator and method for separating cables from a bulkhead penetrator
US6006647A (en) 1998-05-08 1999-12-28 Tuboscope I/P Inc. Actuator with free-floating piston for a blowout preventer and the like
US6244336B1 (en) 2000-03-07 2001-06-12 Cooper Cameron Corporation Double shearing rams for ram type blowout preventer
US6367804B1 (en) * 2000-04-14 2002-04-09 Cooper Cameron Corporation Variable bore ram packer for tapered tubular members in a ram type blowout preventer
US6296225B1 (en) * 2000-06-29 2001-10-02 Cooper Cameron Corporation Ram bore profile for variable bore packer ram in a ram type blowout preventer
US6719042B2 (en) 2002-07-08 2004-04-13 Varco Shaffer, Inc. Shear ram assembly
US6739598B1 (en) * 2002-12-18 2004-05-25 Arlen K. Bean Seal between a conduit and cable
US6974135B2 (en) * 2003-07-11 2005-12-13 Varco I/P Inc. Variable bore ram
US7243713B2 (en) * 2004-11-29 2007-07-17 National-Oilwell Dht, L.P. Shear/seal ram assembly for a ram-type blowout prevention system

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008002556A (es) 2008-03-14
US7464765B2 (en) 2008-12-16
CA2619483A1 (en) 2007-03-01
WO2007024372A2 (en) 2007-03-01
WO2007024372A3 (en) 2007-10-04
WO2007024372B1 (en) 2007-12-06
NO20080946L (no) 2008-05-23
US20070044976A1 (en) 2007-03-01
EP1917415A2 (en) 2008-05-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614958A2 (pt) conjunto de selo de guia interno para um sistema bop do tipo de gaveta
BRPI0516634B1 (pt) elemento de prevenção de erupção do tipo de gaveta e método de vedação
US6158505A (en) Blade seal for a shearing blind ram in a ram type blowout preventer
CA2512292C (en) Unitary blade seal for a shearing blind ram in a ram type blowout preventer
US7552765B2 (en) Wellhead blowout preventer with extended ram for sealing central bore
US6974135B2 (en) Variable bore ram
US4323256A (en) Front packer seal for ram blowout preventer
BRPI0611955A2 (pt) método para conclusão de furo vertical
BRPI0811819B1 (pt) "válvulas de segurança do tipo gaveta"
EP2610428B1 (en) Shear blade and method of attachment to shear rams
US4541639A (en) Ram-type blowout preventer with improved ram front packer
EP2535509A2 (en) Pipe Guide Arms for Blind Shear Rams
BR0309985B1 (pt) aparelho e método para vedar um fluxo de fluido, e, aparelho e método para testar uma formação geológica subterránea.
US20170058625A1 (en) Blowout Preventer with Pipe Ram Packer Assemblies with Support Tab
US10202817B2 (en) Packer assembly with inserts for blowout preventer
AU2024202992A1 (en) Valve having protected, moveable seal and seal assembly therefor
US2194256A (en) Multiple seal blowout preventer
US10094193B2 (en) Blowout preventer with ram packer assemblies with support member
US7549476B2 (en) Subsea wireline lubricator
US5333832A (en) Blowout preventer with removable packer
JPH0443156B2 (pt)
US20100051290A1 (en) Pressure Actuated Piston Type Casing Fill-up Valve and Methods of Use Thereof
CA1142428A (en) Blowout preventer sealing member
CN115478775A (zh) 马达头总成
CA1142429A (en) Blowout preventer shear blades

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.