BRPI0614611A2 - método para sinalização de informação de fragmentação - Google Patents

método para sinalização de informação de fragmentação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614611A2
BRPI0614611A2 BRPI0614611-2A BRPI0614611A BRPI0614611A2 BR PI0614611 A2 BRPI0614611 A2 BR PI0614611A2 BR PI0614611 A BRPI0614611 A BR PI0614611A BR PI0614611 A2 BRPI0614611 A2 BR PI0614611A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
division
layer
information
node
represented
Prior art date
Application number
BRPI0614611-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Hyeon O Oh
Hee Suk Pang
Dong Soo Kim
Jae Hyun Lim
Hyo Jin Kim
Yang Won Jung
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from KR1020060004048A external-priority patent/KR20070031212A/ko
Priority claimed from KR1020060017659A external-priority patent/KR20070014936A/ko
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Priority claimed from PCT/KR2006/002981 external-priority patent/WO2007013780A1/en
Publication of BRPI0614611A2 publication Critical patent/BRPI0614611A2/pt

Links

Landscapes

  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)

Abstract

MéTODO PARA SINALIZAçAO DE INFORMAçAO DE ERAGMENTAçAO é divulgado um método de sinalização para informação de divisão de sinal. O método de sinalização divide um sinal em diversos sinais e, efetivamente, representa infor- mação de divisão dos sinais divididos. A presente invenção provê o método para sinalização de informação de divisão de sinal que compreende: atribuir número de nós inferiores igual ao número de divisões a uma camada inferior se um no de uma camada superior for representado por um identificador (ID) de divisão e desfazer a atribuição de todos os nós inferiores Pa camada inferior se o nó da camada superior for representado por um identificador (ID) de não divisão, em que a informação de divisão de sinal inclui o ID de divisão e o ID de não divisão que indicam a presença ou ausência de uma divisão de sinal em um nó de uma camada.

Description

"MÉTODO PARA SINALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE FRAGMENTAÇÃO"
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção diz respeito a um método parasinalização e, mais particularmente, a um método para divi-dir um sinal em diversos sinais e para representar de formaefetiva a informação de divisão (também chamada "informaçãode fragmentação") dos sinais divididos.
TECNOLOGIA ANTERIOR
No geral, sinais podem ser configurados de váriasmaneiras (por exemplo, um bloco, uma banda e um canal) . Ossinais supramencionados podem ser processados sem ser divi-didos em diversas unidades em um período estacionário, noqual sinais podem manter características estatísticas pré-determinadas em virtude de ser uma vantagem comprimir os si-nais.
É preferível que o sinal seja processado de formadivisional em um período transitório no qual as caracterís-ticas de sinal são alteradas repentinamente em virtude doimpedimento da distorção de sinal.
Entretanto, se um usuário desejar processar deforma divisional os sinais supramencionados, não há métododetalhado para sinalizar a informação dividida. Portanto, édifícil processar efetivamente os sinais supramencionados.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
Desta maneira, a presente invenção é direcionada aum método para sinalizar informação de divisão que eliminaum ou mais problemas por causa das limitações e desvantagensda tecnologia relacionada.
Um objetivo da presente invenção concebida pararesolver o problema reside em um método para sinalizar efe-tivamente sinais divididos.
0 objetivo da presente invenção pode ser alcançadoprovendo um método de sinalização para informação de divisãode sinal que compreende: atribuir número de nós inferioresigual ao número de divisões a uma camada inferior, se um nóde uma camada superior for representado por um identificador(ID) de divisão, e desfazer a atribuição de todos os nós in-feriores na camada inferior, se o nó da camada superior forrepresentado por um identificador (ID) de não divisão, emque a informação de divisão de sinal inclui a ID de divisãoe a ID de não divisão indicando a presença ou ausência deuma divisão de sinal em um nó de uma camada.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Os desenhos anexos, que são incluídos para proverum entendimento adicional da invenção, ilustram modalidadesda invenção e, juntamente com a descrição, servem para ex-plicar o principio da invenção.
Nos desenhos:
A figura 1 é um diagrama conceituai que ilustra ummétodo de sinalização para informação de divisão de bloco deacordo com uma modalidade da presente invenção;
A figura 2 e a figura 3 são diagramas conceituaisque ilustram um método de sinalização para informação de di-visão de banda e de canal de acordo com uma modalidade dapresente invenção;A figura 4 é um diagrama conceituai gue ilustra ummétodo para criar um sinal multicanal de acordo com uma ou-tra modalidade da presente invenção; e
A figura 5 é um diagrama conceituai gue ilustra ummétodo de sinalização para informação de divisão de canal deacordo com uma outra modalidade da presente invenção.
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
Agora, será feita referência com detalhes às moda-lidades preferidas da presente invenção, exemplos das guaissão ilustrados nos desenhos anexos.
Um método de sinalização para informação de divi-são de acordo com a presente invenção será descrito a seguircom referência aos desenhos anexos.
O método de sinalização para a informação de divi-são de acordo com a presente invenção é classificado de a-cordo com categorias de sinal.
Antes de descrever a presente invenção, deve-senotar que o sinal supramencionado é configurado de váriasmaneiras, por exemplo, um bloco, uma banda e um canal.
O "Método de sinalização" supramencionado pode in-cluir o significado de "Sinalização" ou o significado de"Reconhecimento do sinal sinalizado".
O termo "Nó" é um ponto que indica se o sinal estádividido ou não.
0 termo "Informação Espacial" é informação capazde fazer mistura descendente ou mistura ascendente de um si-nal multicanal.
Deve-se notar que a informação espacial é indica-tiva de parâmetros espaciais, entretanto, ela não é limitadaaos exemplos supramencionados e pode ser aplicada a outrosexemplos, se necessário.
Os parâmetros espaciais supramencionados são umaDiferença de Nivel do Canal (CLD) que indica uma diferençana energia entre dois canais, Coerência Intercanal (ICC) queindica correlação entre dois canais e Coeficientes de Previ-são de Canal (CPC) usado para criar três canais a partir dedois canais.
Divisão de bloco, divisão de banda e divisão decanal serão doravante descritos com detalhes.
1) Divisão de Bloco
Um processamento de bloco é exigido para comprimirdados consecutivos de um domínio de tempo da mesma maneiraque em sinais de áudio.
0 termo "Processamento de Bloco" indica que um si-nal de entrada é processado de forma divisional em interva-los de uma distância pré-determinada.
Neste caso, o intervalo supramencionado é definidocomo um bloco, e um ou mais blocos são combinados para con-figurar um quadro.
0 quadro supramencionado é indicativo de uma uni-dade para transmissão / armazenamento de dados.
0 termo "Divisão de Bloco" ou "Fragmentação deBloco" é indicativo de um processo específico no qual um si-nal de entrada é alterado para blocos de tamanhos diferentesdurante o processamento do sinal.
0 termo "Informação de Tamanho de Bloco" é infor-mação específica que indica um tamanho de bloco adquiridoquando o sinal de entrada é processado ao mesmo tempo em queé alterado para blocos de tamanhos diferentes.
No geral, se o sinal for configurado na forma deum bloco, o processamento de sinal é realizado usando umbloco grande ou üm bloco pequeno.
No caso do uso de um bloco pequeno, diversos blo-cos pequenos são combinados, e os blocos combinados corres-pondem a um único bloco grande.
Entretanto, o sinal tem várias características pa-ra cada intervalo de maneira tal que seja difícil determinarde forma conclusiva que todos os sinais podem ser processa-dos de acordo com o esquema de processamento de sinal embloco grande e com o esquema de processamento de sinal embloco pequeno.
Preferivelmente, um bloco de tamanho específico éselecionado entre blocos de tamanhos diferentes adequadospara características de sinal em um intervalo específico e,então, a divisão de bloco é realizada no bloco selecionado.
Com mais detalhes, blocos são configurados parater dois ou mais tamanhos diferentes. Um bloco de tamanhopré-determinado entre os dois ou mais blocos de tamanhos di-ferentes pode ser selecionado de diversas maneiras a partirdo quadro.
Com este propósito, há uma necessidade de indicarquais blocos estão contidos em um quadro atual de maneiratal que o método de sinalização seja exigido para as opera-ções supramencionadas.O método de sinalização supramencionado é classi-ficado em um método de sinalização seqüencial e em um métodode solicitação de consulta hierárquica.
0 método de sinalização seqüencial pré-define otamanho do quadro (isto é, comprimento denotado por "N") erealiza o processo de sinalização usando o número de blocosde tamanho mínimo M.
Neste caso, o comprimento do quadro "N" é um múl-tiplo de um M específico. 0 tamanho do quadro pode ser umvalor fixo ou pode ser um valor específico capaz de sertransmitido para um destino como informação adicional.
Por exemplo, contanto que N seja 2.048 (N =2.048), M é 256 (M = 256), os blocos são arranjados na ordemde 256 256 -> 1.024 -> 512, e a informação de tamanho debloco pode ser processada em sinalização na ordem de M*l,Μ* 1, M*4, M*2 -» 1, 1, 4, 2 -» 0, 0, 3, 1.
O método de sinalização hierárquica pode ser clas-sificado em um método para transmitir a informação da pro-fundidade da camada e em um método para não transmitir a in-formação da profundidade da camada, e uma descrição detalha-da destes será feita a seguir com referência aos desenhosanexos.
A figura 1 é um diagrama conceituai que ilustra ummétodo de sinalização para informação de divisão de bloco deacordo com uma modalidade da presente invenção.
Com referência à figura 1, cada camada é denotadapor uma camada e a profundidade da camada é ajustada em "5".
Uma "Camada 1" inclui um primeiro bloco 210, que éo maior bloco usado como uma unidade básica para divisão debloco, e o comprimento do primeiro bloco 210 é N.
Números de referência (1), (2), (a), (b), (c)e (d) indicam seqüências de sinalização binária exemplares.
De acordo com a presente modalidade, a informaçãode divisão de bloco que indica se o bloco está ou não divi-dido é representada por um ID (identificador) de divisão eum ID de não divisão. Um número especifico "1" é usado comoo ID de divisão e um número especifico "0" é usado como o IDde não divisão.
O ID de divisão e o ID de não divisão supramencio-nados são representados em nós para cada camada.
O ID de divisão indica que um bloco pré-determinado contido em uma camada superior é dividido em me-tades iguais em uma camada inferior e também indica que umnó inferior é atribuído à camada inferior.
O ID de não divisão indica que um bloco pré-determinado da camada superior não é dividido pela camadainferior e também indica que nenhum nó de camada correspon-dente a um nó que é representado pelo ID de não divisão éatribuído à camada inferior. Desfazer a atribuição do nó in-ferior significa que não há realização de operações de sina-lização adicionais.
Uma vez que a informação de divisão de bloco (1)do primeiro bloco 210 tem o valor de 1 na camada mais alta(isto é, na Camada 1), a divisão de bloco do primeiro bloco210 é realizada.
A Camada 2 que age como a camada inferior da Cama-da 1 inclui dois blocos 220 e 221, cada um dos quais tem ocomprimento de N/2.
A informação de divisão de bloco (2) do bloco 220contido na Camada 2 tem o valor de "1", e a informação dedivisão de bloco (3) do bloco 221 tem o valor de "1", de ma-neira tal que a Camada 3 que age como uma camada inferior daCamada 2 inclui quatro blocos 230, 231, 232 e 233, cada umdos quais tem o comprimento de N/4.
A informação de divisão de bloco (4) associada como bloco 230 contido na Camada 3 tem o valor de "0". A infor-mação de divisão de bloco (5) associada com o bloco 231 3tem o valor de "1". A informação de divisão de bloco (6) as-sociada com o bloco 232 tem o valor de "1". A informação dedivisão de bloco (7) associada com o bloco 233 contido naCamada 3 tem o valor de "0".
Portanto, de acordo com a informação de divisão debloco da Camada 3, a divisão de bloco não é realizada nosblocos 230 e 233 da Camada 3, mas é realizada nos blocos 231e 232 da Camada 3.
Neste caso, um nó inferior não é atribuído a umaCamada 4 agindo como uma camada inferior dos blocos supra-mencionados não divididos em bloco 230 e 233 da Camada 3.
Os blocos divididos em bloco 231 e 232 da Camada 3atribuem um nó inferior a uma camada inferior. E a presençaou ausência de divisão de bloco é representada no nó inferior.
A camada 4 tem o comprimento de N/8 e inclui osblocos 240 e 241 que são divididos no bloco 231 da Camada 3,e também inclui outros blocos 242 e 234 que são divididos nobloco 232 da Camada 3.
A informação de divisão de bloco (8) associada como bloco 240 da Camada 4 tem o valor de "0". A informação dedivisão de bloco (9) associada com o bloco 241 da Camada 4tem o valor de "1". A informação de divisão de bloco (a) as-sociada com o bloco 242 da Camada 4 tem o valor de "0". Ainformação de divisão de bloco (b) associada com o bloco 243da Camada 4 tem o valor de "0".
Portanto, de acordo com a informação de divisão debloco da Camada 4, a divisão de bloco não é realizada nosblocos 240, 242 e 243 da Camada 4, mas é realizada no bloco241 da Camada 4.
Neste caso, um nó inferior não é atribuido a umaCamada 5 que age como uma camada inferior dos blocos supra-mencionados não divididos em bloco 240, 242 e 243 da Camada 4.
O bloco divido em bloco 241 da Camada 4 atribui umnó inferior à Camada 5 de maneira tal que ele indique a pre-sença ou ausência de divisão de bloco no nó inferior supra-mencionado.
A camada 5 tem o comprimento de N/16 e inclui osblocos 250 e 251 que são divididos no bloco 241 da Camada 4.
A informação de divisão, de bloco (c) associada como bloco 250 da Camada 5 tem o valor de "0". A informação de.divisão de bloco (d) associada com o bloco 251 da Camada 5tem o valor de "0".
Portanto, cada um dos blocos contidos na Camada 4tem o valor de "0" de maneira tal que a divisão de bloco hi-erárquica não seja mais realizada e a profundidade da divi-são de bloco possa ser reconhecida.
A estrutura de disposição fisica dos blocos capa-zes de ser divididos hierarquicamente em bloco inclui umbloco N/4 (isto é, um bloco com o comprimento de N/4), umbloco N/8, um bloco N/16, um bloco N/16, um bloco N/8, umbloco N/8 e um bloco N/8.
Se o comprimento do sinal for N, blocos divididosem bloco têm qualquer um dos comprimentos (isto é, N/2, N/4,N/8, N/16 e N/32...) representados por "N/x1" (onde i = 1,2, ... P, P é um número inteiro e x = 2).
No caso da representação de informação de divisãode bloco capaz de ser denotada por um número binário de a-cordo com seqüências de sinalização binárias (1) (2) (3) (4)(5) (6) (7) (8) (9) (a) (b) (c) (d), a informação de divisãode bloco pode ser denotada por 13 bits "1110110010000".
A descrição exposta divulgou um caso exemplar noqual a informação da profundidade da camada não é adicional-mente representada e pode ser reconhecida somente por infor-mação de divisão de bloco denotada pelo ID de divisão e peloID de não divisão.
Entretanto, deve-se notar que outra informação dedivisão de bloco para representar adicionalmente a informa-ção da profundidade da camada também pode ser processada emsinalização.
Por exemplo, a informação da profundidade da cama-da é representada por um ID de término de divisão e por umID de continuação de divisão.
0 ID de terminação de divisão supramencionado éindicativo da camada mais baixa na qual a divisão de bloconão é mais realizada. 0 ID de continuação de divisão supra-mencionado é indicativo das camadas restantes exceto a cama-da mais baixa. Neste caso, o ID de continuação de divisão édenotado por "1", e o ID de término de divisão é denotadopor "0".
A profundidade da camada representada na figura 1é "5" e também pode ser representada por "11110" usando o IDde término de divisão "0" e o ID de continuação de divisão
O tamanho de um sub-bloco pode ser reconhecido pe-lo método de sinalização supramencionado.
Desta maneira, no caso da representação adicionalda informação de profundidade, somente o ID não divisionalpode ser representado em um nó atribuido à camada mais baixade maneira tal que o processo de sinalização possa ser rea-lizado na faixa de uma camada atual até uma camada anteriorda camada mais baixa.
Por exemplo, contanto que o ID de divisão seja de-notado por "1" e o ID de não divisão seja denotado por "0" eo ID de continuação de divisão seja denotado por "1" e o IDde terminação de divisão seja denotado por "0", um valor es-pecifico que indica se o nó atribuido à camada mais baixa édividido pode ser representado por "0" indicando o términoda divisão.
2) Divisão de BandaDivisão de banda será descrita a seguir com refe-rência às figuras 2-3.
A figura 2 é um diagrama conceituai que ilustra ummétodo para sinalização de informação de divisão de banda deacordo com uma outra modalidade da presente invenção.
A figura 2 mostra divisão de banda hierárquicaconfigurada na estrutura de uma árvore em um banco de fil-tros sub-banda. Uma resolução de freqüência da sub-banda po-de ser definida de várias maneiras e uma descrição detalhadadesta será feita a seguir.
Comparado com a divisão de bloco da figura 1, adivisão de banda da figura 2 inclui uma pluralidade de ban-das na camada mais alta, ao passo que uma camada mais baixada figura 1 é composta por um único bloco grande.
De acordo com a presente modalidade, a informaçãode divisão de banda que indica se a banda está dividida ounão é representada pelo ID de divisão e pelo ID de não divi-são. O valor "1" é usado como o ID de divisão e o valor "0"é usado como o ID de não divisão.
O ID de divisão e o ID de não divisão podem serindicados em nós para cada camada.
O ID de divisão indica que uma banda de um M-ésimacamada é dividida em metades iguais em uma (M+l)-ésima camada.
O ID de não divisão indica que uma banda da M-ésima camada não é dividida na (M+l)-ésima camada e tambémindica que nenhum nó de camada correspondente a um nó que érepresentado pelo ID de não divisão é atribuido à camada in-ferior. Desfazer a atribuição do nó de camada significa quenão há realização de operações de sinalização adicionais.
A Camada 1 que age como a camada mais alta incluia primeira até a sexta bandas 310, 311, 312, 313, 314 e 315.
Informação de divisão de banda (1) da primeirabanda 310 é denotada por "1". Informação de divisão de banda(2) da segunda banda 311 é denotada por "1". Informação dedivisão de banda (3) da terceira banda 312 é denotada por"0". Informação de divisão de banda (4) da quarta banda 313é denotada por "0". Informação de divisão de banda (5) daquinta banda 314 é denotada por "0". Informação de divisãode banda (6) da quarta banda 313 é denotada por "0".
A informação de divisão de banda supramencionada éindicada no nó atribuido à Camada 1.
De acordo com a informação de divisão de banda (1)e (2), a primeira banda 310 cria um módulo de conversão desinal 31OT e a segunda banda 311 cria um módulo de conversãode sinal 311T de maneira tal que bandas inferiores 320, 321,322 e 323 sejam criadas na Camada 2. Os nós da camada sãoatribuidos às bandas inferiores 320,. 321, 322 e 323. Deve-senotar que o módulo de conversão de sinal supramencionadotambém pode ser chamado de um "módulo de conversão de banda"na presente modalidade.
Nesse Ínterim, a terceira, a quarta, a quinta ou asexta bandas 312, 313, 314 ou 315, na qual não há divisão debanda, não cria o módulo de conversão de banda. Bandas infe-riores correspondentes à Camada 2 também não são criadas naterceira, quarta, quinta ou sexta bandas 312, 313, 314 ou315. Portanto, nenhum nó inferior correspondente a 312, 313,314 e 315 é atribuído à camada 2.
A Camada 2 inclui duas bandas 320 e 321 que sãodivididas na banda 310 da camada 1 e também inclui duas ban-das 322 e 323 que são divididas na banda 311 da camada 1.
Informação de divisão de banda (7) da banda 320 édenotada por "1". Informação de divisão de banda (8) da ban-da 321 é denotada por "1". Informação de divisão de banda(9) da banda 322 é denotada por "0". Informação de divisãode banda (10) da banda 323 é denotada por "0".
De acordo com as informações de divisão de banda(7) e (8) supramencionadas, a banda 320 cria um módulo deconversão de banda 320T e a banda 321 cria um módulo de con-versão de banda 321T de maneira tal que as bandas inferiores330, 331, 332 e 333 sejam criadas na Camada 3. Os nós infe-riores são atribuídos às bandas inferiores 330, 331, 332 e 333.
Nesse Ínterim, as bandas 322 e 323, nas quais nãohá divisão de banda, não criam o módulo de conversão de ban-da. Bandas inferiores correspondentes à Camada 3 também nãosão criadas nas bandas 322 e 323. Portanto, um nó inferiortambém não é atribuído às bandas 322 e 323.
A Camada 3 inclui duas bandas 330 e 331 que sãodivididas na banda 320 da camada 2 e também inclui duas ban-das 332 e 333 que são divididas na banda 321 da camada 2.
Informação de divisão de banda (11) da banda 330 édenotada por "1". Informação de divisão de banda (12) dabanda 331 é denotada por "0". Informação de divisão de banda(13) da terceira banda 332 é denotada por "0". Informação dedivisão de banda (14) da banda 333 é denotada por "0".
De acordo com a informação de divisão de banda(11) supramencionada, a banda 330 cria um módulo de conver-são de sinal 330T e as bandas inferiores 340 e 341 são cria-das na Camada 4. Nós inferiores são atribuídos às bandas in-feriores 340 e 341.
Nesse Ínterim, as bandas 331, 332 e 333, nas quaisnão há divisão de banda, não criam o módulo de conversão debanda. Bandas inferiores correspondentes à Camada 4 tambémnão são criadas nas bandas 331, 332 e 333. Portanto, um nóinferior também não é atribuído às bandas 322 e 323. Portan-to, um nó inferior também não é atribuído às bandas 331, 332e 333.
A Camada 4 inclui duas bandas 340 e 341 331 quesão divididas na banda 330 da camada 3.
Informação de divisão de banda (15) da banda 340 édenotada por "0". Informação de divisão de banda (16) dabanda 341 é denotada por "0".
Portanto, não há camada inferior capaz de realizara divisão de banda e o processo de sinalização é terminado.
Neste caso, a camada mais baixa é igual à Camada 4.
No caso da representação de informação de divisãode bloco capaz de ser denotada por um número binário de a-cordo com as seqüências de sinalização binárias(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16), ainformação de divisão de bloco pode ser denotada por 16 bits"1100001100100000".A figura 3 é um diagrama de blocos que ilustra ummétodo de sinalização para informação de divisão de banda deacordo com uma outra modalidade da presente invenção.
Comparado com a figura 2, a divisão de banda dafigura 3 é similar àquela da figura 2 à luz de um método pa-ra realizar a divisão de banda.
Entretanto, como mostrado na figura 3, uma seqüên-cia de sinalização binária da informação de divisão de bandada figura 3 é diferente daquela da figura 2.
Portanto, no caso da representação da informaçãode divisão de bloco capaz de ser denotada por um número bi-nário de acordo com as seqüências de sinalização binárias(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16), ainformação de divisão de bloco pode ser denotada por 16 bits"1110001001000000".
A descrição supramencionada divulgou um caso exem-plar no qual a informação da profundidade da camada não éadicionalmente representada e pode ser reconhecida somentepor informação de divisão de banda denotada pelo ID de divi-são e pelo ID de não divisão.
Entretanto, deve-se notar que outra informação dedivisão de banda para representar adicionalmente a informa-ção da profundidade da camada também pode ser processada emsinalização.
Por exemplo, a informação da profundidade da cama-da é representada por um ID de terminação de divisão e um IDde continuação de divisão.
O ID supramencionado de terminação de divisão éindicativo da camada mais baixa na qual divisão de banda nãoé mais realizada. 0 ID supramencionado de continuação de di-visão é indicativo das camadas restantes exceto a camadamais baixa. Neste caso, o ID de continuação de divisão é de-notado por "1" e o ID de terminação de divisão é denotadopor "0".
A profundidade da camada representada nas figuras2-3 é "4" e também pode ser representada por "1110" usando oID de terminação de divisão "0" e o ID de continuação de di-visão "1".
O tamanho de uma sub-banda pode ser reconhecidopelo método de sinalização supramencionado.
Desta maneira, no caso de representação adicionalda informação de profundidade, somente o ID de não divisãopode ser representado em um nó atribuído à camada mais baixade maneira tal que o processo de sinalização possa ser rea-lizado na faixa de uma camada atual até uma camada anteriorda camada mais baixa.
Por exemplo, contanto que o ID de divisão seja de-notado por "1", o ID de não divisão seja denotado por "0", oID de continuação de divisão seja denotado por "1" e o ID determinação de divisão seja denotado por "0", um valor espe-cifico que indica se o nó atribuído à camada mais baixa édividido pode ser representado por "0" indicando a termina-ção da divisão.
3) Divisão de Canal
Informação de divisão de canal diz respeito à in-formação de configuração de canal usada para configuração decanal, de maneira tal que uma descrição detalhada da divisãode canal é descrita a seguir com referência à informação deconfiguração de canal supramencionada.
Particularmente, um exemplo de configuração de ca-nal adquirida enquanto um sinal de áudio multicanal é codi-ficado ou decodificado será descrito com detalhes.
Informação espacial básica é exigida para codifi-car sinal de áudio multicanal. A informação espacial supra-mencionada inclui informação de configuração básica capaz deindicar informação de configuração associada com ambientesbásicos e dados básicos correspondentes à informação de con-figuração básica.
Também, a codificação de áudio multicanal exigeseletivamente a extensão de informação espacial. A extensãode informação espacial supramencionada inclui extensão deinformação de configuração que indica informação de configu-ração associada com extensão de ambientes e extensão de da-dos correspondentes à extensão de informação de configura-ção. Pode existir uma ou mais informações de configuração daextensão de ambiente supramencionada. A extensão de ambientesupramencionada pode ser identificada por um ID de tipo.
Nesse Ínterim, a configuração de canal referidapela codificação de sinal multicanal supramencionada é clas-sificada principalmente em duas configurações de canal, istoé, uma configuração de canal básica e uma extensão de confi-guração de canal.
Uma ou mais informação de configuração de canal éusada como a informação de configuração de canal básica su-pramencionada. Particularmente, a informação de configuraçãode canal básica indica uma única informação de configuraçãode canal selecionada entre diversas informações de configu-ração de canal.
Por motivo de conveniência da descrição, a infor-mação de configuração de canal básica é referida como "in-formação de configuração de canal fixa" e múltiplos canais(isto é, um multicanal) criados pela informação de configu-ração de canal fixa são referidos como um "canal de saidafixo".
Informação de configuração de canal fixa e dadosde configuração de canal associados são exigidos para criaro canal de saida fixo supramencionado.
A informação de configuração de canal fixa é indi-cativa de um único componente de configuração de canal entrediversos componentes de configuração de canal pré-estabelecidos.
A configuração de canal supramencionada pré-estabelecida pode ser representada de várias maneiras. Porexemplo, o canal pode ser configurado na forma de "5-1-5","5-2-5", "7-2-7" ou "7-5-7".
A configuração "5-2-5" supramencionada é indicati-va de uma estrutura de canal especifica na qual é feita amistura descendente de seis canais de entrada em dois ca-nais, e os canais que passaram por mistura descendente sãotransmitidos para seis canais. As outras configurações decanal diferentes da configuração "5-2-5" têm a mesma estru-tura de canal que a configuração "5-2-5".A informação de configuração de canal fixa supra-mencionada fica contida na informação de configuração básicae dados associados com a informação de configuração de canalfixa ficam contidos nos dados básicos.
Uma variedade de parâmetros pode ser usada como osdados básicos supramencionados, por exemplo, um parâmetro deDiferença de Nivel do Canal (CLD) que indica a diferença deenergia entre dois canais, um parâmetro de Coerência Inter-canal (ICC) que indica correlação entre dois canais e um pa-râmetro de Coeficientes de Previsão de Canal (CPC) usado pa-ra criar três canais a partir de dois canais.
A extensão de configuração de canal supramenciona-da indica uma configuração de canal formada depois da confi-guração de canal fixa.
A extensão de configuração de canal supramenciona-da é arbitrariamente formada por sinais codificados. Porquestão de conveniência de descrição, a extensão de informa-ção de configuração de canal é referida como informação deconfiguração de canal arbitrária, e o multicanal criado pelainformação de configuração de canal arbitrária é chamado deum canal de saida arbitrário.
A informação de configuração de canal arbitráriasupramencionada fica contida na extensão de informação deconfiguração e é identificada por um ID de tipo chamado deum ID de canal.
Os dados de configuração de canal arbitrária cor-respondentes à informação de configuração de canal arbitrá-ria ficam contidos nos dados de extensão.Se exigido, os dados de configuração de canal ar-bitrária supramencionados podem usar somente o parâmetro CLDque indica uma diferença de energia entre dois canais parauma operação simples.
A informação de configuração de canal arbitrária érepresentada pelo ID de divisão e pelo ID de não divisão. 0ID de divisão agindo como um elemento constituinte da infor-mação de configuração de canal arbitrário supramencionadaindica o aumento do número de canais. 0 ID de não divisãoindica um caso especifico no qual não há alteração no númerode canais.
Por exemplo, o ID de divisão indica que um canalde entrada é convertido em dois canais de saida. ID de nãodivisão indica que um canal de entrada é transmitido sem ne-nhuma mudança no número de canais.
No caso da representação do ID de divisão em um nóde uma camada superior atribuída ao canal da camada superi-or, canais inferiores são criados na camada inferior, e osnós inferiores correspondentes aos canais criados são atri-buidos á camada inferior.
Entretanto, no caso da representação do ID de naodivisão no nó da camada superior atribuido ao canal da cama-da superior, os canais inferiores não são criados na camadainferior de maneira tal que os nós inferiores corresponden-tes aos canais inferiores não sejam atribuídos à camada in-ferior.
Um método para representar a informação de confi-guração de canal arbitrária supramencionada usando o ID dedivisão e o ID de não divisão será descrito a seguir com re-ferência às figuras 2-3.
As figuras 2-3 mostram não somente a divisão debanda supramencionada, mas também a divisão de canal.
A descrição detalhada da figura 2 será primeira-mente feita como segue.
A Camada 1 agindo como a camada mais alta incluiseis bandas 310, 311, 312, 313, 314 e 315. As bandas 310,311, 312, 313, 314 e 315 supramencionadas podem servir comoos multicanais fixos supramencionados, respectivamente. Deacordo com a presente invenção, o ID de divisão é denotadopor "1" e o ID de não divisão é denotado por "0".
Um método para representar a informação de confi-guração de canal arbitrária indica seqüencialmente o valor"0" ou "1" contido nos nós atribuídos aos canais 310, 311,312, 313, 314 e 315 da Camada 1.
O método para representar a informação de configu-ração de canal arbitrária indica seqüencialmente o valor "0"ou "1" contido nos nós atribuídos aos canais 320, 321, 322 e323 da Camada 2.
0 método para representar a informação de configu-ração de canal arbitrária indica seqüencialmente o valor "0"ou "1" contido nos nós atribuídos aos canais 330, 331, 332 e333 da Camada 3.
0 método para representar a informação de configu-ração de canal arbitrária indica seqüencialmente o valor "0"ou "1" contido nos nós atribuídos aos canais 340 e 341 daCamada 4.Em outras palavras, o método supramencionado indi-ca seqüencialmente se o número de canais aumenta nos nós dacamada superior e, então, indica seqüencialmente se o númerode canais aumenta nos nós da camada inferior.
A informação de configuração de canal arbitráriade acordo com o método supramencionado é representada por 16bits "1100001100100000".
Por motivo de conveniência da descrição, o métodopara representar a informação de configuração de canal arbi-trária é referido como um "método de prioridade hierárquica".
De acordo com o método para representar a informa-ção de configuração de canal arbitrária mostrado na figura3, se um primeiro nó de uma camada superior for denotado por"1" quando o resultado da sinalização for adquirido do pri-meiro nó da camada superior, nós inferiores correspondentesao primeiro nó da camada superior indicam se o número de ca-nais aumenta seqüencialmente. Se o primeiro nó da camada su-perior for denotado por "0" quando o resultado da sinaliza-ção for adquirido do primeiro nó da camada superior, um nóatual move-se para um segundo nó da superior de maneira talque o segundo nó indique que o número de canais aumenta se-qüencialmente. Portanto, a informação de configuração de ca-nal arbitrária adquirida pelo método supramencionado é re-presentada por 16 bits "1110001001000000".
Por motivo de conveniência da descrição, o métodopara representar a informação de configuração de canal arbi-trária é referido como um "método de prioridade de ramifica-da".
Um método para criar o canal de saída fixo e o ca-nal de saída arbitrário será descrito a seguir com referên-cia à figura 4.
A figura 4 é um diagrama conceituai que ilustra ummétodo para criar um sinal multicanal de acordo com a pre-sente invenção.
Com referência à figura 4, um canal de saída arbi-trário (y) é criado pelo cálculo entre um sinal de misturadescendente (x) e uma matriz básica (ml), e um outro canalde saída arbitrário (z) é criado pelo cálculo entre um canalde saída fixo (y) e uma matriz posterior (m2) . Duas ou maismatrizes básicas (ml) podem existir, se necessário.
Elementos de configuração da matriz básica (ml)podem ser adquiridos usando pelo menos um de CLD, ICC, CPC eda informação de configuração de canal fixa supramencionada.
Elementos de configuração da matriz posterior (m2)podem ser adquiridos usando CLD e a informação de configura-ção de canal arbitrária supramencionada.
Um método para criar o canal de saída arbitrárioserá descrito com detalhes a seguir.
Primeiramente, um método para configurar um canalarbitrário usando a informação de configuração de canal ar-bitrária será descrito com detalhes.
Um método exemplar para representar a supramencio-nada informação de configuração de canal arbitrária usando ométodo de prioridade ramificada supramencionado será descrito.O método exemplar supramencionado reconhece se-qüencialmente o ID de divisão e o ID de não divisão, que a-gem como os componentes de configuração da informação deconfiguração de canal arbitrária e realiza o processamentode sinal de acordo com o ID reconhecido.
Se o ID reconhecido for determinado ser o ID dedivisão, um único canal de entrada é conectado no módulo deconversão de canal que é um exemplo da conversão de sinal,resultando na criação de dois canais inferiores.
De outra forma, se o ID reconhecido for determina-do ser o ID de não divisão, o canal de entrada supramencio-nado é transmitido sem nenhuma modificação do número de canais.
Uma descrição detalhada deste será feita a seguir.
Em um primeiro estágio, um valor inicial do númerode IDs a ser decodificados é ajustado em "1", um valor ini-cial do número de canais de saida arbitrários é ajustado em"0", e um valor inicial do número de módulos de conversão decanal é ajustado em "0".
Em um segundo estágio, um ID a ser decodificado éreconhecido.
Em um terceiro estágio, se o ID reconhecido fordeterminado ser o ID de divisão, o número de módulos de con-versão de canal aumenta em 1, e o número de IDs a ser reco-nhecido aumenta em 1.
Se o ID reconhecido for determinado ser o ID denão divisão, o número de canais de saida arbitrários aumentaem 1, e o número de IDs a ser reconhecidos é diminuido em 1.Até que o número de IDs a ser decodificado alcance"0", o segundo e terceiro estágios supramencionados são re-petidos.
O método de processamento de sinal supramencionadoé repetido de acordo com o número de canais de saida fixos.
Por exemplo, é mostrada na figura 3 a configuraçãode canal arbitrária adquirida quando a informação de confi-guração de canal arbitrária é denotada por "11100010010000".Neste caso, o "1" significa o ID de divisão e o "0" signifi-ca o ID de não divisão.
O número de "l"s indica o número de módulos deconversão de canal (isto é, um módulo de conversão de sinalda figura 3) e o número de "0"s indica o número de canais desaida arbitrários.
Nesse Ínterim, os canais de saída fixos podem serrearranjados (isto é, remapeados) em diferentes ordens, e,então, o canal de saída arbitrário pode ser criado como mos-trado na figura 5.
A figura 5 é um diagrama conceituai que ilustra ummétodo para a sinalização de informação de divisão de canalde acordo com a presente invenção.
Com referência à figura 5, os canais de saída fi-xos 310, 311, 312, 313, 314 e 315 são rearranjados pelo mó-dulo de remapeamento 100. Os canais de saída fixos 310',311', 312', 313', 314' e 315' agem como os canais da camadamais alta de maneira tal que o canal de saída arbitrário su-pramencionado seja criado. É desnecessário dizer que os ca-nais de saída arbitrários supramencionados podem ser rear-ranjados ou remapeados em diferentes ordens.
Nesse Ínterim, se informação de mapeamento de ca-nal para o mapeamento dos canais da informação de configura-ção de canal arbitrária para um alto-falante estiver contidana informação de configuração de canal arbitrária, o canalde saida arbitrário também pode ser mapeado para o alto-falante.
A descrição supramencionada divulgou um caso exem-plar no qual a informação da profundidade da camada não éadicionalmente representada e pode ser reconhecida pela in-formação de configuração de canal arbitrária denotada peloID de divisão e pelo ID de não divisão.
Entretanto, deve-se notar que a outra informaçãode configuração de canal arbitrária para representar adicio-nalmente a informação da profundidade da camada também podeser representada.
Por exemplo, a informação da profundidade da cama-da é representada por um ID de término de divisão e por umID de continuação de divisão.
O ID supramencionado de término de divisão é indi-cativo da camada mais baixa na qual a divisão de canal não émais realizada. O ID de continuação de divisão supramencio-nado é indicativo das camadas restantes excedo a camada maisbaixa. Neste caso, o ID de continuação de divisão é denotadopor "1", e o ID de término de divisão é denotado por "0".
A profundidade da camada representada nas figuras2-3 é "4" e também pode ser representada por "1110" usando oID de término de divisão "0" e o ID de continuação de divi-sao 1 .
Desta maneira, no caso de representação adicionalda informação de profundidade, somente o ID de não divisãopode ser representado no nó atribuido à camada mais baixa demaneira tal que o processo de sinalização possa ser realiza-do na faixa de uma camada atual até uma camada anterior dacamada mais baixa.
Por exemplo, contanto que o ID de divisão seja de-notado por "1", o ID de não divisão seja denotado por "0", oID de continuação de divisão seja denotado por "1" e o ID detérmino de divisão seja denotado por "0", um valor especifi-co indicando se o nó atribuido à camada mais baixa é dividi-do pode ser representado por "0" indicando o término da di-visão.
Embora a situação exposta ocorra realmente, a ca-mada mais baixa pode ser reconhecida pela informação de pro-fundidade supramencionada e considera-se que o valor omitido"0" existe de maneira tal que o canal de saida arbitráriosupramencionado possa ser configurado.
Nesse Ínterim, embora a informação de configuraçãode canal arbitrária supramencionada seja transmitida para odecodificador, deve-se notar que o decodificador pode nãousar a informação de configuração de canal arbitrária se ne-cessário. As operações do decodificador supramencionadas po-dem ocorrer em um caso exemplar no qual o decodificador re-conhece a informação de configuração de canal arbitrária e otamanho da informação de configuração de canal arbitrária,mas ignora uma faixa pré-determinada correspondente ao tama-nho supramencionado.
Ficará aparente aos versados na técnica que váriasmodificações e variações podem ser feitas na presente inven-ção sem fugir do espirito e do escopo da invenção. Assim,pretende-se que a presente invenção cubra as modificações evariações desta invenção contanto que elas caiam no escopodas reivindicações anexas e seus equivalentes.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
Um método de sinalização para informação de divi-são de acordo com a presente invenção tem os seguintes efeitos.
Primeiro, se um bloco grande de tamanho pré-determinado for dividido em blocos pequenos de tamanhos di-ferentes, o método de sinalização de acordo com a presenteinvenção supramencionado pode realizar a sinalização da in-formação de divisão de bloco hierárquica usando minimo núme-ro de bits.
Segundo, o método de sinalização de acordo com apresente invenção não precisa transmitir adicionalmente in-formação especifica indicando o número de bits usados para oprocesso de sinalização e pode reconhecer não somente a pro-fundidade de uma camada dividida por um sinal sinalizado,mas também o fim do sinal sinalizado.
Terceiro, o método de sinalização de acordo com apresente invenção pode dividir uma pluralidade de sub-bandasem inúmeras sub-bandas de tamanhos diferentes (por exemplo,sub-bandas com diferentes larguras de banda de freqüência)usando um minimo número de bits.Quarto, o método de sinalização de acordo com apresente invenção pode realizar a sinalização de informaçãoespecifica associada com um processo de mistura ascendente,o que permite que um sinal recebido no(s) canal(s) de entra-da seja transmitido por meio de muitos mais canais de saidado que o(s) canal(s) de entrada.

Claims (10)

1. Método de sinalização para informação de divi-são de sinal, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:atribuir nós inferiores correspondendo a um númerode divisão para uma camada inferior se um nó de uma camadasuperior for representado por um identificador de divisão(ID); edesfazer a atribuição de um nó inferior à camadainferior se o nó da camada superior for representado por umidentificador de não divisão (ID),em que a informação de divisão de sinal inclui oID de divisão e o ID de não divisão indicando a presença ouausência de uma divisão de sinal em um nó de uma camada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende:sinalizar seqüencialmente nós da camada superior;esinalizar seqüencialmente nós da camada inferior.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de divisão em umnó da camada inferior correspondendo a um primeiro nó da ca-mada superior é representado se o primeiro nó da camada su-perior for representado pelo ID de divisão; eonde a informação de divisão em um segundo nó dacamada superior é representada se o primeiro nó da camadasuperior for representado pelo ID de não divisão.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 1 a 3, CARACTERIZADO adicionalmente por compreen-der:reconhecer uma profundidade de camada usando a in-formação de divisão de sinal.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação da profundidadeda camada é representada.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação da profundidadeda camada é representada por um número variável de bits.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação da profundidadeda camada é representada por um ID de término de divisão sea camada for determinada a ser uma camada mais baixa,e onde a informação de profundidade de camada érepresentada por um ID de continuação de divisão se a camadanão for determinada a ser a camada mais baixa.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de divisão ematé nós atribuídos a uma (M-I)-ésima camada é representadausando o identificador de divisão e o identificador de nãodivisão se a camada mais baixa for uma M-ésima camada.
9. Aparelho de sinalização para informação de di-visão de sinal, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:uma primeira unidade de configuração de canal queatribui nós inferiores correspondendo a um número de divisãopara uma camada inferior se um nó de uma camada superior forrepresentado por um identificador de divisão (ID) ; euma segunda unidade de configuração de canal quedesfaz a atribuição de um nó inferior à camada inferior se onó da camada superior for representado por um identificadorde não divisão (ID),em que a informação de divisão de sinal inclui oID de divisão e o ID de não divisão indicando a presença ouausência de uma divisão de sinal em um nó de uma camada.
10. Aparelho de sinalização, de acordo com a rei-vindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação dedivisão em um nó da camada inferior correspondendo a um pri-meiro nó da camada superior é representado se o primeiro nóda camada superior for representado pelo ID de divisão; eonde a informação de divisão em um segundo nó dacamada superior é representada se o primeiro nó da camadasuperior for representado pelo ID de não divisão.
BRPI0614611-2A 2005-07-29 2006-07-28 método para sinalização de informação de fragmentação BRPI0614611A2 (pt)

Applications Claiming Priority (11)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US70346305P 2005-07-29 2005-07-29
US60/703,463 2005-07-29
US71652605P 2005-09-14 2005-09-14
US60/716,526 2005-09-14
KR1020060004048A KR20070031212A (ko) 2005-09-14 2006-01-13 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치
KR10-2006-0004048 2006-01-13
KR10-2006-0017659 2006-02-23
KR1020060017659A KR20070014936A (ko) 2005-07-29 2006-02-23 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치
US81602206P 2006-06-22 2006-06-22
US60/816,022 2006-06-22
PCT/KR2006/002981 WO2007013780A1 (en) 2005-07-29 2006-07-28 Method for signaling of splitting information

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614611A2 true BRPI0614611A2 (pt) 2011-04-05

Family

ID=43824252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614611-2A BRPI0614611A2 (pt) 2005-07-29 2006-07-28 método para sinalização de informação de fragmentação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0614611A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7693183B2 (en) Method for signaling of splitting information
CA2617050C (en) Method for signaling of splitting information
ES2899286T3 (es) Configuración de envolvente temporal para codificación espacial de audio usando filtrado de Wiener de dominio de frecuencia
JP5461835B2 (ja) オーディオ信号の符号化/復号化方法及び符号化/復号化装置
ES2433282T3 (es) Codificación de entropía con libros de código compactos
WO2007007263A2 (en) Audio encoding and decoding
KR100880642B1 (ko) 오디오 신호의 디코딩 방법 및 장치
ES2366551T3 (es) Codificación y decodificación dependiente de una fuente de múltiples libros de códigos.
KR20070061280A (ko) 오디오 신호 디코딩 방법 및 장치
BRPI0614611A2 (pt) método para sinalização de informação de fragmentação
KR20070031212A (ko) 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치
KR20070031213A (ko) 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치
KR20070031214A (ko) 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치
KR20070014936A (ko) 오디오 신호의 인코딩/디코딩 방법 및 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2472 DE 22-05-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.