BRPI0612031A2 - indexação de conteúdo especìfico de dispositivo para operação de dispositivo otimizada - Google Patents

indexação de conteúdo especìfico de dispositivo para operação de dispositivo otimizada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612031A2
BRPI0612031A2 BRPI0612031-8A BRPI0612031A BRPI0612031A2 BR PI0612031 A2 BRPI0612031 A2 BR PI0612031A2 BR PI0612031 A BRPI0612031 A BR PI0612031A BR PI0612031 A2 BRPI0612031 A2 BR PI0612031A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
responding
parameter
indexing database
database
indexing
Prior art date
Application number
BRPI0612031-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Vladimir Sadovsky
Stephen Handley
Oren Rosenbloom
Original Assignee
Microsoft Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microsoft Corp filed Critical Microsoft Corp
Publication of BRPI0612031A2 publication Critical patent/BRPI0612031A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F7/00Methods or arrangements for processing data by operating upon the order or content of the data handled
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F16/00Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor
    • G06F16/40Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor of multimedia data, e.g. slideshows comprising image and additional audio data
    • G06F16/41Indexing; Data structures therefor; Storage structures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • Information Retrieval, Db Structures And Fs Structures Therefor (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Nitrogen Condensed Heterocyclic Rings (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

INDEXAçãO DE CONTEúDO ESPECìFICO DE DISPOSITIVO PARA OPERAçãO DE DISPOSITIVO OTIMIZADA. é fornecida a geração de uma base de dados de indexação que é customizada para um dispositivo que responde específico usando parâmetros de dispositivo do dispositivo que responde. A base de dados de indexação é gerada em um dispositivo sem ser o dispositivo que responde. De acordo com um método, uma indicação de uma seleção de objetos é recebida. Parâmetros de dispositivo do dispositivo que responde também são acessados. Uma base de dados de indexação égerada para a seleção de objetos usando os parâmetros de dispositivo do dispositivo que responde. A base de dados de indexação pode então ser transferida para o dispositivo que responde.

Description

"INDEXAÇÃO DE CONTEÚDO ESPECÍFICO DE DISPOSITIVOPARA OPERAÇÃO DE DISPOSITIVO OTIMIZADA"
ANTECEDENTES
Com a rápida digitalização de conteúdos, tais comomúsica, videos e fotos, o computador doméstico pessoal éfreqüentemente o principal lugar para armazenamento e orga-nização do conteúdo. Entretanto, o consumo de conteúdo fre-qüentemente ocorre em dispositivos menos capacitados, taiscomo dispositivos de midia, por exemplo. Em um cenário típi-co, um usuário conecta um dispositivo de midia ao PC do usu-ário, transfere o conteúdo de midia para o dispositivo, eentão usa o dispositivo de midia para acessar o conteúdo.
Por exemplo, um usuário pode transferir diversas canções doPC do usuário para um reprodutor de áudio portátil e entãoescutar as canções usando o reprodutor de áudio portátil co-mo oposto ao PC.
Como o consumo de conteúdo usando estes dispositi-vos menos capacitados (por exemplo, dispositivos de midia)aumenta, a capacidade de armazenamento dos dispositivos tam-bém continua a crescer. Entretanto, tais dispositivos tipi-camente permanecem restringidos pela energia de processamen-to, RAM e fornecimento de energia limitados. Tais restriçõesfreqüentemente afetam as experiências do usuário com os dis-positivos porque, por exemplo, os usuários podem não ser ca-pazes de rapidamente buscar e acessar a grande quantidade deconteúdo armazenada nos dispositivos.
Para melhorar a operação de um dispositivo, umabase de dados de indexação ou acelerador que permita navega-ção e acesso mais rápidos pode ser gerada para o conteúdoarmazenado no dispositivo. Entretanto, as abordagens atuaispara criação de base de dados de indexação apresentam diver-sas deficiências. Uma abordagem seria geração de uma base dedados de indexação pelo dispositivo restringido durante atransferência de conteúdo de um PC. Por causa de os disposi-tivos serem restringidos pela energia de processamento e RAMlimitadas, a geração de uma base de dados de indexação oti-mizada pode exigir uma grande quantidade de tempo durante atransferência de conteúdo que é inaceitável para a maioriados usuários. Como um resultado, alguns dispositivos podemgerar somente uma base de dados de indexação limitada, re-sultando em uma experiência de usuário abaixo da ideal. Umaoutra abordagem seria a geração de uma base de dados de in-dexação no PC, a qual poderia então transferir a base de da-dos de indexação para o dispositivo durante a transferênciado conteúdo. Entretanto, tais bases de dados de indexaçãosão genéricas em natureza e não são otimizadas ou customiza-das para o dispositivo individual para o qual o conteúdo é destinado.
A qualidade da experiência de usuário também podeser afetada pela sessão de protocolo entre dois dispositi-vos, tal como entre um dispositivo restringido e um PC, porexemplo. A sessão pode envolver diversos processos, tais co-mo registro de conteúdo em cada dispositivo, navegação entrerecipientes em estrutura hierárquica, e recuperação de meta-dados eficiente com base em consultas de usuário. Assim, aexperiência de usuário também pode ser aprimorada pelo for-necimento de otimização para o protocolo de registro detransferência entre os dois dispositivos.
SUMÁRIO
Modalidades da presente invenção dizem respeito ausar parâmetros de dispositivo de um dispositivo que respon-de para gerar, em um dispositivo iniciador, uma base de da-dos de indexação que seja customizada para o dispositivo queresponde. A base de dados de indexação também pode ser oti-mizada para o protocolo especifico usado para a comunicaçãoentre o dispositivo iniciador e dispositivo que responde.
Desta maneira, em um aspecto, uma modalidade dainvenção diz respeito a um método em um dispositivo inicia-dor para gerar uma base de dados de indexação. O método in-clui receber uma indicação de uma seleção de pelo menos umobjeto. O método também inclui acessar pelo menos um parâme-tro de dispositivo de um dispositivo que responde. O métodoinclui adicionalmente gerar uma base de dados de indexaçãopara o pelo menos um objeto com base no pelo menos um parâ-metro de dispositivo do dispositivo que responde e entãotransferir a base de dados de indexação para o dispositivoque responde.
Em um outro aspecto da invenção, uma modalidadediz respeito a um método para gerar dinamicamente, em umdispositivo iniciador, uma base de dados de indexação. 0 mé-todo inclui acessar pelo menos um parâmetro de dispositivode um dispositivo que responde. 0 método também inclui cons-truir um modelo virtual do dispositivo que responde usando opelo menos um parâmetro de dispositivo. 0 modelo virtual re-presente operação do dispositivo que responde em um estadodesconectado. 0 método inclui adicionalmente gerar uma basede dados de indexação para uma seleção de pelo menos um ob-jeto usando o modelo virtual do dispositivo que responde.
Em um aspecto adicional, uma modalidade da presen-te invenção diz respeito a um sistema para gerar uma base dedados de indexação para uma seleção de pelo menos um objeto.
A base de dados de indexação é gerada com base em pelo menosum parâmetro de dispositivo de um dispositivo que responde.
0 sistema inclui um componente de seleção de objeto, um com-ponente de parâmetro de dispositivo e um componente de meca-nismo de otimização. 0 componente de seleção de objeto é ca-paz de receber uma indicação de uma seleção de pelo menos umobjeto. 0 componente de parâmetro de dispositivo é capaz deacessar pelo menos um parâmetro de dispositivo do dispositi-vo que responde. 0 componente de mecanismo de otimização écapaz de gerar uma base de dados de indexação para a seleçãode pelo menos um objeto, em que a base de dados de indexaçãoé gerada usando o pelo menos um parâmetro de dispositivo dodispositivo que responde.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS DIVERSAS VISTAS DOSDESENHOS
A presente invenção está descrita com detalhes aseguir com referência às figuras dos desenhos anexos, em que:
A Figura 1 é um diagrama de blocos de um ambientede computação exemplar adequado para uso na implementação dapresente invenção;
A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando umsistema exemplar de acordo com uma modalidade da presenteinvenção λ-
Α Figura 3 é um fluxograma mostrando um método pa-ra gerar uma base de dados de indexação enquanto um disposi-tivo iniciador e o dispositivo que responde estão conectadosde acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 4 é um fluxograma mostrando um método pa-ra gerar uma base de dados de indexação enquanto um disposi-tivo que responde está desconectado de um dispositivo inici-ador de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
A Figura 5 é um fluxograma mostrando um método pa-ra uso de uma placa de armazenamento removível para comuni-cação de informação de parâmetro de dispositivo, objetos euma base de dados de indexação entre um dispositivo inicia-dor e o dispositivo que responde de acordo com uma modalida-de da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A matéria em questão da presente invenção estádescrita com especificidade neste documento para satisfazerexigências estatutárias. Entretanto, a descrição propriamen-te dita não pretende limitar o escopo desta patente. Sem dú-vida, os inventores consideram que a matéria em questão rei-vindicada também pode ser incorporada de outras maneiras,para incluir diferentes etapas ou combinações de etapas si-milares a essas descritas neste documento, em conjunto comoutras tecnologias atuais ou futuras. Além disso, embora ostermos "etapa" e/ou "bloco" possam ser usados neste documen-to para envolver diferentes elementos de métodos empregados,os termos não devem ser interpretados como implicando emqualquer ordem particular dentre ou entre as várias etapasreveladas neste documento, a não ser que e exceto quando aordem das etapas individuais for explicitamente descrita.
Modalidades da presente invenção fornecem sistemase métodos para gerar, em um dispositivo iniciador, uma basede dados de indexação para uma seleção de objetos. A base dedados de indexação é gerada usando parâmetros de dispositivode um dispositivo que responde de maneira tal que a base dedados de indexação é especifica de dispositivo para o dispo-sitivo que responde, tal como o oposto a uma base de dadosgenérica que não é otimizada para qualquer dispositivo espe-cifico. A base de dados de indexação é otimizada para o dis-positivo que responde por primeiro comunicar parâmetros dedispositivo do dispositivo que responde para o dispositivoiniciador. O dispositivo iniciador pode gerar a base de da-dos de indexação otimizada usando esses parâmetros de dispo-sitivo e então pode transferir objetos selecionados e a basede dados de indexação otimizada para o dispositivo que res-ponde. Se o dispositivo que responde tiver gerado uma basede dados de indexação parcial (ou menos otimizada) para seuuso interno (por exemplo, o dispositivo que responde podepermitir eliminação ou acréscimo de conteúdo enquanto osdispositivos estão desconectados), o dispositivo iniciadorpode ser capaz de juntar a base de dados de indexação dedispositivo que responde com a base de dados de indexaçãogerada e transferir a base de dados de indexação otimizadapara o dispositivo que responde. Adicionalmente, a base dedados de indexação pode ter uma forma padronizada de maneiratal que qualquer dispositivo iniciador (incluindo aquelesque não criaram a base de dados de indexação) é capaz detrabalhar com a base de dados de indexação, incluindo ler,gravar, e/ou recriar a base de dados, por exemplo. Assim,durante conexões subseqüentes de um dispositivo que respondecom qualquer dispositivo iniciador depois de uma base de da-dos de indexação ter sido gerada e transferida para o dispo-sitivo que responde, o dispositivo iniciador conectado podeescolher ler a base de dados de indexação do dispositivo queresponde para facilitar registro, leitura, gravação e/ou re-criação de forma rápida da base de dados.
Entre outras coisas, uma base de dados de indexa-ção gerada de acordo com modalidades da presente invençãoleva em conta diversas otimizações. Somente a titulo de e-xemplo e não de limitação, a base de dados de indexação levaem conta registro otimizado de conteúdo residente no dispo-sitivo que responde para navegação, gerenciamento e reprodu-ção do conteúdo localmente no dispositivo que responde. Alémdo mais, a base de dados de indexação leva em conta registrootimizado de conteúdo residente no dispositivo que respondepara navegação, gerenciamento e reprodução do conteúdo em umdispositivo iniciador (tanto o dispositivo iniciador que ge-rou a base de dados quanto um outro dispositivo). Adicional-mente, a base de dados de indexação leva em conta taxa detransferência otimizada de conteúdo entre dispositivos e aotimização de lógica de sincronização para sincronização in-teligente de conteúdo entre dispositivos. A invenção permiteadicionalmente que os mesmos software padronizado e aciona-dor de dispositivo de classe no dispositivo iniciador sejamusados para otimizar a funcionalidade de uma variedade dedispositivos que respondem conectados, usando os mesmos pro-tocolo e esquema de base de dados. Além do mais, a otimiza-ção pode ser talhada para o protocolo de comunicação usadoentre os dispositivos para fornecer operação aprimorada du-rante a sessão conectada.
Tendo descrito resumidamente uma vista geral dapresente invenção, um ambiente de operação exemplar para apresente invenção está descrito a seguir.
Referindo-se aos desenhos em geral e inicialmenteà figura 1 em particular, em que números de referência i-guais identificam componentes iguais nas várias figuras, umambiente de operação exemplar para implementar a presenteinvenção está mostrado e designado de uma maneira geral comoo ambiente de sistema de computação 100. 0 ambiente de sis-tema de computação 100 é somente um exemplo de um ambientede computação adequado e não pretende sugerir qualquer limi-tação quanto ao escopo de uso ou funcionalidade da invenção.
Tampouco o ambiente de computação 100 deve ser interpretadocomo tendo qualquer dependência ou exigência relativa aqualquer componente ou combinação de componentes ilustradosno ambiente de operação exemplar 100.
A invenção é operacional com inúmeros outros ambi-entes ou configurações de sistema de computação de uso geralou uso especial. Exemplos de sistemas, ambientes e/ou confi-gurações de computação bem conhecidos que podem ser adequa-dos para uso com a invenção incluem, mas não se limitando aestes, computadores pessoais, computadores servidores, dis-positivos de mão ou portáteis, sistemas multiprocessadores,sistemas baseados em microprocessadores, aparelhos converso-res de sinais, aparelhos eletrônicos de consumidor programá-veis, PCs de rede, minicomputadores, computadores de grandeporte, ambientes de computação distribuída que incluam qual-quer um dos sistemas ou dispositivos indicados anteriormente, e outros mais.
A invenção pode ser descrita no contexto geral deinstruções executáveis por computador, tais como módulos deprograma sendo executados por um computador. De uma maneirageral, módulos de programa incluem rotinas, programas, obje-tos, componentes, estruturas de dados, etc., que executamtarefas particulares ou implementam tipos de dados abstratosparticulares. A invenção também pode ser praticada em ambi-entes de computação distribuída onde tarefas são executadaspor dispositivos de processamento remoto que são ligados a-través de uma rede de comunicações. Em um ambiente de compu-tação distribuída, módulos de programa podem estar localiza-dos em mídia de armazenamento de computador tanto localquanto remoto incluindo dispositivos de armazenamento de memória.
Com referência à figura 1, um sistema exemplar pa-ra implementar a presente invenção inclui um dispositivo decomputação de uso geral na forma de um computador 110. Com-ponentes do computador 110 podem incluir, mas não se limi-tando a estes, uma unidade de processamento 120, uma memóriade sistema 130 e um barramento de sistema 121 que acopla vá-rios componentes de sistema incluindo a memória de sistema àunidade de processamento 120. O barramento de sistema 121pode ser qualquer um dos diversos tipos de estruturas debarramento incluindo um barramento de memória ou controladorde memória, um barramento periférico e um barramento localusando qualquer uma de uma variedade de arquiteturas de bar-ramento. A titulo de exemplo, e não de limitação, tais ar-quiteturas incluem barramento de Arquitetura Padrão da In-dústria (ISA), barramento de Arquitetura de Micro Canal(MCA), barramento ISA Aprimorado (EISA), barramento local deAssociação de Padrões Eletrônicos de Video (VESA), e barra-mento de Interconexão de Componentes Periféricos (PCI) tam-bém conhecido como barramento Mezanino.
0 computador 110 tipicamente inclui uma variedadede midias legíveis por computador. Mídia legível por compu-tador pode ser qualquer mídia disponível que pode ser aces-sada pelo computador 110 e inclui tanto mídia volátil quantonão volátil, mídia removível quanto não removível. A títulode exemplo, e não de limitação, mídia legível por computadorpode compreender mídia de armazenamento de computador e mí-dia de comunicação. Mídia de armazenamento de computador in-clui tanto mídia volátil quanto não volátil, removível quan-to não removível implementada em qualquer método ou tecnolo-gia para armazenamento de informação tal como instruções le-gíveis por computador, estruturas de dados, módulos de pro-grama ou outros dados. Mídia de armazenamento de computadorinclui, mas não se limitando a estas, RAM, ROM, EEPROM, me-mória relâmpago ou outra tecnologia de memória, CD-ROM, dis-cos versáteis digitais (DVD) ou outro armazenamento de discoótico, cassetes magnéticos, fita magnética, armazenamento dedisco magnético ou outros dispositivos de armazenamento mag-nético, ou qualquer outra mídia que possa ser usada para ar-mazenar a informação desejada e que possa ser acessada pelocomputador 110. Mídia de comunicação tipicamente incorporainstruções legíveis por computador, estruturas de dados, mó-dulos de programa ou outros dados em um sinal de dados modu-lado tal como uma onda portadora ou outro mecanismo detransporte e inclui qualquer mídia de distribuição de infor-mação. A expressão "sinal de dados modulado" significa umsinal que tenha uma ou mais de suas características estabe-lecidas ou mudadas de uma tal maneira tal como para codifi-car informação no sinal. A título de exemplo, e não de limi-tação, mídia de comunicação inclui mídia a fio tal como umarede com fio ou conexão direta com fio, e mídia sem fio talcomo acústica, RF, infravermelha e outras mídias sem fio.Combinações de quaisquer das indicadas anteriormente tambémdevem ser incluídas no escopo de mídia legível por computador.
A memória de sistema 130 inclui mídia de armazena-mento de computador na forma de memória volátil e/ou não vo-látil tal como memória somente de leitura (ROM) 131 e memó-ria de acesso aleatório (RAM) 132. 0 sistema de entra-da/saída básico (BIOS) 133 contendo as rotinas básicas queajudam transferir informação entre elementos dentro do com-putador 110, tal como durante a partida, é tipicamente arma-zenado na ROM 131. A RAM 132 tipicamente contém dados e/oumódulos de programa que são imediatamente acessíveis para aunidade de processamento 120 e/ou atualmente sendo operadospor ela. A título de exemplo, e não de limitação, a figura 1ilustra o sistema de operação 134, os programas de aplicação135, os outros módulos de programa 136, e os dados de pro-grama 137.
0 computador 110 também pode incluir outras mídiasde armazenamento de computador removíveis/não removíveis,voláteis/não voláteis. Somente a título de exemplo, a figura1 ilustra uma unidade de disco rígido 141 que lê em mídiamagnética não removível não volátil ou grava nela, uma uni-dade de disco magnético 151 que lê em um disco magnético re-movível não volátil 152 ou grava nele, e uma unidade de dis-co ótico 155 que lê em um disco ótico removível não volátil156, ou grava nele, tal como um CD ROM ou outra mídia ótica.Outras mídias de armazenamento de computador removíveis/nãoremovíveis, voláteis/não voláteis que podem ser usadas noambiente de operação exemplar incluem, mas não se limitandoa estas, cassetes de fita magnética, placas de memória re-lâmpago, discos versáteis digitais (DVDs), fita de vídeo di-gital, RAM de estado sólido, ROM de estado sólido, e outrasmais. A unidade de disco rígido 141 é tipicamente conectadaao barramento de sistema 121 por meio de uma interface dememória não removível tal como a interface 140, e a unidadede disco magnético 151 e a unidade de disco ótico 155 sãotipicamente conectadas ao barramento de sistema 121 por umainterface de memória removível, tal como a interface 150.As unidades e as suas mídias de armazenamento decomputador associadas, discutidas anteriormente e ilustradasna figura 1, fornecem armazenamento de instruções legíveispor computador, estruturas de dados, módulos de programa eoutros dados para o computador 110. Na figura 1, por exem-plo, a unidade de disco rígido 141 está ilustrada como osistema de operação de armazenamento 144, os programas deaplicação 145, os outros módulos de programa 146, e os dadosde programa 147.
Nota-se que estes componentes tanto podemser os mesmos quanto diferentes de o sistema de operação134, os programas de aplicação 135, os outros módulos deprograma 136, e os dados de programa 137. O sistema de ope-ração 144, os programas de aplicação 145, os outros módulosde programa 14 6 e os dados de programa 147 têm aqui númerosdiferentes para ilustrar que, no mínimo, eles são cópias di-ferentes. Um usuário pode entrar com comandos e informaçãono computador 110 por meio de dispositivos de entrada taiscomo um teclado 162 e o dispositivo apontador 161, comumentereferido como um mouse, mouse estacionário ou superfíciesensível ao toque. Outros dispositivos de entrada (não mos-trados) podem incluir um microfone, comando de jogos, con-trole manual de jogos, antena parabólica, digitalizador, oucoisa parecida. Estes e outros dispositivos de entrada sãofreqüentemente conectados à unidade de processamento 120 pormeio de uma interface de entrada de usuário 160 que é aco-plada ao barramento de sistema, mas podem ser conectados poroutras interfaces e estruturas de barramento, tais como umaporta paralela, porta de jogos ou um barramento serial uni-versai (USB). Um monitor 191 ou outro tipo de dispositivo deexibição também é conectado ao barramento de sistema 121 pormeio de uma interface, tal como uma interface de video 190.Além do monitor 191, computadores também podem incluir ou-tros dispositivos de saida periféricos tais como os alto-falantes 197 e a impressora 196, os quais podem ser conecta-dos por meio de uma interface periférica de saida 195.
O computador 110 pode operar em um ambiente de re-de usando conexões lógicas para um ou mais computadores re-motos tais como um computador remoto 180. O computador remo-to 180 pode ser um computador pessoal, um servidor, um rote-ador, um PC de rede, um dispositivo de pares ou outro nó derede comum, e tipicamente inclui muitos dos elementos des-critos anteriormente em relação ao computador 110 ou todoseles, embora somente um dispositivo de armazenamento de me-mória 181 tenha sido ilustrado na figura 1. As conexões ló-gicas representadas na figura 1 incluem uma rede de área lo-cal (LAN) 171 e uma rede de área estendida (WAN) 173, mastambém podem incluir outras redes.
Tais ambientes de comuni-cação inter-rede são comuns em escritórios, redes de compu-tadores estendidas de empresa, intranets e a Internet.
Quando usado em um ambiente de comunicação inter-rede LAN, o computador 110 é conectado à LAN 171 por meio deuma interface de rede ou adaptador 170. Quando usado em umambiente de comunicação inter-rede WAN, o computador 110 ti-picamente inclui um modem 172 ou outro dispositivo para es-tabelecer comunicações através da WAN 173, tal como a Inter-net. O modem 172, o qual pode ser interno ou externo, podeser conectado ao barramento de sistema 121 por meio da in-terface de rede 170, ou de outro mecanismo apropriado. Em umambiente de rede, os módulos de programa representados emrelação ao computador 110, ou partes do mesmo, podem ser ar-mazenados em um dispositivo de armazenamento de memória remoto.
A titulo de exemplo, e não de limitação, a figura 1ilustra os programas de aplicação remota 185 como residindono dispositivo de memória 181. Deve ser percebido que as co-nexões de rede mostradas são exemplares e que outros meiosde se estabelecer um vinculo de comunicações entre os compu-tadores podem ser usados.
Embora muitos outros componentes internos do com-putador 110 não estejam mostrados, os versados na técnicacompreenderão que tais componentes e a interligação são bemconhecidos. Desta maneira, detalhes adicionais com referên-cia à construção interna do computador 110 não necessitamser revelados em conexão com a presente invenção.
Quando o computador 110 é ligado ou restaurado, oBIOS 133, o qual está armazenado na ROM 131, instrui a uni-dade de processamento 120 para carregar o sistema de opera-ção, ou parte necessária do mesmo, da unidade de disco rígi-do 141 para a RAM 132. Uma vez a parte copiada do sistema deoperação, designada como o sistema de operação 144, é carre-gada na RAM 132, a unidade de processamento 120 executa ocódigo de sistema de operação e faz com que os elementos vi-suais associados com a interface de usuário do sistema deoperação 134 sejam exibidos no monitor 191. Tipicamente,quando um programa de aplicação 145 é aberto por um usuário,o código de programa e os dados pertinentes são lidos a par-tir da unidade de disco rígido 141 e as partes necessáriassão copiadas na RAM 132, e a parte copiada sendo representa-da neste documento pelo número de referência 135.
Voltando à figura 2, está ilustrado um diagrama deblocos que mostra um sistema exemplar 200 em que modalidadesda presente invenção podem ser empregadas. O sistema 200 in-clui um dispositivo iniciador 202 se comunicando através deum vínculo de comunicação 204 com um dispositivo que respon-de 206. Em modalidades da presente invenção, um usuário podeoperar o dispositivo iniciador 202, por exemplo, por meio deuma interface de usuário, para obter os parâmetros de dispo-sitivo 208 do dispositivo que responde 206 e iniciar atransferência dos objetos 210 e de uma base de dados de in-dexação otimizada 212 do dispositivo iniciador 202 para odispositivo que responde 206. Embora o dispositivo iniciador202 tipicamente funcione para abrir uma sessão de comunica-ção com o dispositivo que responde, é possível que uma in-versão de função possa ocorrer se um dispositivo que respon-de 206 abrir uma sessão de comunicação com o dispositivo i-niciador 202. Em um caso como este, o dispositivo que res-ponde 206 pode ser aprimorado para incluir ferramentas apro-priadas para abrir e fechar uma sessão. Adicionalmente, deveser entendido que o dispositivo iniciador 202 e o dispositi-vo que responde 206 também podem operar em uma relação nãohierárquica dentro do escopo da presente invenção. Assim, emvárias modalidades da invenção, um ou outro ou tanto o dis-positivo iniciador 202 quanto o dispositivo que responde 206podem gerenciar comunicação entre os dispositivos.
0 dispositivo iniciador 202 pode ser um computadorpessoal, tal como o dispositivo de computador 110 descritoanteriormente com referência à figura 1, um computador por-tátil, ou outro dispositivo ou mecanismo de computação. 0dispositivo iniciador 202 pode hospedar ou conter um conjun-to dos objetos 214, codificar o áudio, video, imagem, ou ou-tra midia ou conteúdo armazenado no mesmo. Os objetos 214podem incluir, por exemplo, objetos de áudio (tais como mú-sica, gravações de voz ou outro conteúdo de áudio), objetosde fotografia digital (tais como agueles transferidos de umacâmera digital, de um compartilhamento de foto ou de outrositio de Internet, ou de outra fonte) , objetos de video(tais como videoclipes de DV compatível) , ou objetos conten-do outros tipos de mídia ou conteúdo (por exemplo, informa-ção de calendário, informação de contatos, ou arquivos dedocumentos). Cada objeto pode incluir mídia ou outros dadosde conteúdo (tais como o arquivo de som, fotografia digital,ou arquivo de documento armazenado em um formato binário)casados com um conjunto de propriedades ou atributos de ob-jeto descrevendo os dados de conteúdo. Por exemplo, as pro-priedades podem incluir um tipo de codifica-dor/decodificador, uma intensidade de cor para imagens colo-ridas, artistas e tempo de reprodução para canções, ou ou-tros atributos ou características. Tais propriedades sãofreqüentemente referidas como metadados.
0 dispositivo iniciador 202 também inclui um meca-nismo de otimização 216 que, para um dado conjunto de obje-tos selecionados 210, pode gerar uma base de dados de inde-xação 212 que é otimizada para o dispositivo que responde206. A fim de criar uma base de dados de indexação otimizada212, o mecanismo de otimização 216 acessa um conjunto de pa-râmetros de dispositivo para o dispositivo que responde 206.
Uma faixa ampla de diferentes parâmetros de dispositivo podeser empregada para otimizar a base de dados de indexação.
Somente a titulo de exemplo e não de limitação, os parâme-tros de dispositivo podem descrever características estáti-cas de hardware e software do dispositivo que responde 206,tais como velocidade de unidade rígida, quantidade de memó-ria principal acessível, velocidade de processador princi-pal, e sensibilidade de energia de bateria. Além do mais, osparâmetros de dispositivo podem incluir a preferência dodispositivo que responde 206 para registrar formatos parti-culares e colocação de registros em uma base de dados. Adi-cionalmente, os parâmetros de dispositivo usados para otimi-zar a base de dados de indexação podem ser propriedades di-nâmicas, tais como padrões típicos de acesso e informação dedesempenho resultante para o dispositivo específico que res-ponde 206. Estes parâmetros dinâmicos são tipicamente medi-dos pelo dispositivo que responde 206. Assim, os parâmetrosdinâmicos são específicos não somente para um dado modelo dedispositivo, mas para um caso particular, já que podem exis-tir diferenças nas características físicas entre exemplosdiferentes de dispositivos.
0 mecanismo de otimização 216 pode acessar parâme-tros de dispositivo para o dispositivo que responde 206 dediversas maneiras dentro do escopo da presente invenção. Emuma modalidade, o mecanismo de otimização 216 pode acessarum perfil de dispositivo 218 armazenado no dispositivo ini-ciador 202. O dispositivo iniciador 202 pode construir e ar-mazenar o perfil de dispositivo 218, por exemplo, depois deobter os parâmetros de dispositivo 208 do dispositivo queresponde 206 na primeira vez que os dispositivos são conectados.
Alternativamente, o dispositivo iniciador 202 podeconstruir e armazenar o perfil de dispositivo 218 depois deobter parâmetros de dispositivo de uma fonte diferente, talcomo um serviço em linha direta chaveado por uma identifica-ção do dispositivo que responde 206. Uma vez criado, o per-fil de dispositivo 218 pode ser atualizado cada vez que odispositivo que responde 206 é conectado ao dispositivo ini-ciador 202 ou pode ser atualizado periodicamente por um ser-viço em linha direta ou outra fonte. Em uma outra modalida-de, o dispositivo iniciador 202 pode não manter um perfil dedispositivo, tal como o perfil de dispositivo 218, mas emvez disso pode obter dinamicamente os parâmetros de disposi-tivo 208 do dispositivo que responde 206 cada vez que osdispositivos são conectados. A aquisição de parâmetros dedispositivo do dispositivo que responde 206 pode ocorrer pormeio de um protocolo de conectividade de uso geral, tal comoindicado com detalhes adicionais a seguir.
De uma maneira geral, o dispositivo que responde206 pode ser de qualquer tipo de dispositivo, portátil ounão portátil, capaz de se comunicar com o dispositivo inici-ador 202. 0 dispositivo que responde 206 pode receber obje-tos 210 e tanto apresentar o conteúdo propriamente ditoquanto comunicar adicionalmente o conteúdo a um outro dispo-sitivo para apresentação. A titulo de exemplo e não de limi-tação, o dispositivo que responde 206 pode ser uma câmerafotográfica digital, uma câmera de video digital (com ou semfuncionalidade de captura de imagem parada), um reprodutorde midia portátil (tal como um reprodutor de música pessoalou um reprodutor de video pessoal), um reprodutor de midiade automóvel, um telefone celular (com ou sem capacidades decaptura/reprodução de midia), um assistente pessoal digital(PDA), um dispositivo sem fio capacitado em rede (tal comoum correio eletrônico sem fio ou outro dispositivo de mensa-gens), um sistema de posicionamento global (GPS) ou outrodispositivo de posicionamento, um dispositivo de gravação deevento, um dispositivo controlado remotamente, um dispositi-vo de telemetria, um dispositivo de instrumentação, um dis-positivo industrial, um dispositivo médico, um dispositivode armazenamento portátil, ou outro dispositivo, reprodutor,ou sistema.
0 dispositivo que responde 206 também pode incluirum conjunto de objetos 220, similar àqueles descritos ante-riormente com relação ao dispositivo iniciador 202. Por e-xemplo, o conjunto de objetos 220 pode ter sido transferidoanteriormente do dispositivo iniciador 202 ou de uma fontede conteúdo alternativa. 0 dispositivo que responde 206 podeincluir adicionalmente um módulo de parâmetro de dispositivo222, o qual pode manter informação tanto estática quanto di-nâmica de parâmetro de dispositivo e fornecer a capacidadepara comunicar a informação para o dispositivo iniciador202. Para manter informação dinâmica de parâmetro de dispo-sitivo, o módulo de parâmetro de dispositivo 222 ou um outrocomponente associado pode ser capaz de coletar uma variedadede dados de desempenho. Por exemplo, o módulo de parâmetrode dispositivo 222 ou outro componente pode localizar o a-cesso a uma base de dados de indexação transferida anterior-mente ou aos objetos transferidos anteriormente e mantercontadores de desempenho.
Além do mais, o módulo de parâmetro de dispositivo 222 pode medir parâmetros de interface deusuário e parâmetros de comunicação com outros dispositivostais como o dispositivo iniciador 202.
Embora muitos componentes internos do dispositivoiniciador 202 e do dispositivo que responde 206 não estejammostrados, os versados na técnica perceberão que tais compo-nentes e suas interligações são bem conhecidos. Desta manei-ra, detalhes adicionais com referência à construção internado dispositivo iniciador 202 e do dispositivo que responde206 não estão descritos adicionalmente neste documento.
0 dispositivo iniciador 202 e o dispositivo queresponde 206 podem se comunicar por meio do vinculo de comu-nicação 204. Em uma modalidade, o vinculo de comunicação 204pode ser com fio, tal como uma conexão de barramento serialuniversal (USB) ou uma conexão FireWire™. Em uma outra mo-dalidade, o vinculo de comunicação 204 pode ser sem fio, talcomo uma conexão BlueTooth™ ou WiFi™. Também em uma outramodalidade, o vinculo de comunicação 204 pode compreenderuma combinação de conexões com fio e sem fio. Além disso, ovínculo de comunicação 204 pode ser uma conexão direta oupode compreender uma comunicação em rede, incluindo uma oumais LANs e/ou WANs, tais como aquelas descritas anterior-mente com referência à figura 1. Também em uma modalidadeadicional da presente invenção, o dispositivo que responde206 pode incluir uma placa de armazenamento removível, e ovínculo de comunicação 204 pode representar a conexão daplaca de armazenamento (como o oposto ao dispositivo queresponde 206) com o dispositivo iniciador 202 (por exemplo,para usar a placa de armazenamento para transferir objetos,parâmetros de dispositivo e bases de dados de indexação en-tre os dois dispositivos). Será percebido pelos versados natécnica que o vínculo de comunicação 204 descrito neste do-cumento é exemplar e que outros meios de se estabelecer co-municação entre o dispositivo iniciador 202 e o dispositivoque responde 206 podem ser utilizados.
De acordo com modalidades da presente invenção, odispositivo iniciador 202 e o dispositivo que responde 206podem ser configurados para se comunicar por meio de um pro-tocolo de conectividade de uso geral, tal como o Protocolode Transferência de Mídia (MTP) . O MTP é, por exemplo, des-crito adicionalmente no pedido de patente US 10/429.116 men-cionado anteriormente. Entretanto, embora a descrição sejafeita de manipulação de mídia usando o MTP, deve ser perce-bido que de acordo com modalidades da invenção em uma consi-deração adicionalmente, outros protocolos, camadas, ou es-quema podem ser usados como o protocolo de conectividade deuso geral ou incorporados neste protocolo.Referindo-se agora à figura 3, está ilustrado umfluxograma que mostra um método 300 para gerar uma base dedados de indexação otimizada enquanto o dispositivo que res-ponde 206 está conectado ao dispositivo iniciador 202 de a-cordo com modalidades da presente invenção. Inicialmente, odispositivo iniciador 202 confirma que o dispositivo queresponde 206 está conectado, tal como mostrado no bloco 302.
O dispositivo iniciador 202 então carrega quaisquer parâme-tros de dispositivo disponíveis do dispositivo que responde206 no bloco 304. Tal como mencionado anteriormente, os pa-râmetros de dispositivo podem incluir, por exemplo, caracte-rísticas estáticas de hardware e software, preferências deformato e colocação de relatório, e informação dinâmica deuso e desempenho.
Depois de obter parâmetros de dispositivo do dis-positivo que responde 206, o dispositivo iniciador 202 de-termina se ele mantém atualmente um perfil de dispositivopara o dispositivo que responde 206, tal como mostrado nobloco 306. O dispositivo iniciador 202 já pode armazenar umperfil de dispositivo para o dispositivo que responde 206,por exemplo, se os dispositivos tiverem sido conectados an-teriormente ou se o dispositivo iniciador 202 tiver obtidoanteriormente parâmetros de dispositivo de uma outra fonte,tal como um serviço em linha direta fornecendo tais dados.
Se um perfil de dispositivo para o dispositivo que responde206 estiver mantido atualmente, o dispositivo iniciador 202atualiza o perfil de dispositivo com os parâmetros de dispo-sitivo carregados atualmente, tal como mostrado no bloco308. Alternativamente, se o dispositivo iniciador 202 nãomantiver atualmente um perfil de dispositivo para o disposi-tivo que responde 206 (por exemplo, se os dispositivos nãoforam conectados antes e nenhum parâmetro de dispositivo nãotiver sido de outro modo comunicado ao dispositivo iniciador202) , o dispositivo iniciador 202 gera um perfil de disposi-tivo no bloco 310.
No bloco 312, o dispositivo iniciador 202 recebeuma seleção de objetos para a qual uma base de dados de in-dexação é para ser criada. Tipicamente, a seleção incluiráobjetos armazenados localmente no dispositivo iniciador 202que foram selecionados para ser transferidos para o disposi-tivo que responde 206. Entretanto, em modalidades da presen-te invenção, um usuário pode desejar criar uma base de dadosde indexação para objetos atualmente armazenados no disposi-tivo que responde 206 ou para uma combinação de objetos ar-mazenados em ambos os dispositivos. Em tais modalidades, odispositivo que responde 206 transfere dados a respeito dosseus objetos selecionados para o dispositivo iniciador 202.Em qualquer caso, seleção de objeto pode ser baseada tantoem uma seleção explicita de objetos por um usuário quantocomo em um resultado de consultas dinâmicas junto a armaze-namentos de objetos em um ou outro ou tanto no dispositivoiniciador 202 quanto no dispositivo que responde 206.
Depois de receber a seleção de objeto, o disposi-tivo iniciador 202 analisa e processa a seleção de acordocom as características que causam impacto de desempenho paracriar uma base de dados de indexação genérica, tal como mos-trado no bloco 314. Ao mesmo tempo, outro processamento tam-bém pode ser executado. Por exemplo, indicadores dentro deconteúdo podem ser identificados para auxiliar com navegaçãode natureza precisa durante a operação do dispositivo queresponde 206 depois de os objetos e a base de dados de inde-xação terem sido transferidos (por exemplo, para detecção decena de um videoclipe). Por causa de os parâmetros de dispo-sitivo para o dispositivo que responde 206 não terem sidotambém empregados, a base de dados de indexação inicialmenteconstruída é genérica e não foi otimizada.
Para otimizar a base de dados de indexação para odispositivo que responde 206, o dispositivo iniciador 202acessa o perfil de dispositivo no bloco 316. Com base na co-leção de parâmetros de dispositivo dentro do perfil de dis-positivo, o dispositivo iniciador 202 constrói um modelovirtual do dispositivo que responde 206 que representa a o-peração do dispositivo que responde 206 em um estado desco-nectado, tal como mostrado no bloco 318. No bloco 320, meta-dados descritivos associados com os objetos selecionados po-dem então ser processados para otimizar a base de dados de indexação.
Variação de graus de otimização pode ser alcançadadependendo dos parâmetros de dispositivo disponíveis para odispositivo iniciador 202 e de acordo com diferentes modali-dades da presente invenção. Por exemplo, o uso de diferentesparâmetros estáticos pode fornecer inúmeros pontos de otimi-zação. Além do mais, se o dispositivo que responde tiverpreferências para formatação e colocação de registro parti-cular na base de dados e as preferências ser indicadas noperfil de dispositivo, a base de dados de indexação pode serotimizada de acordo com aquelas preferências. Dados dinâmi-cos podem ser usados para otimizar adicionalmente a base dedados de indexação com base em como o dispositivo que res-ponde 206 realmente opera quando desconectado. Por exemplo,informação de padrões de uso e desempenho resultante podeditar a estrutura ideal da base de dados de indexação. Alémdisso, componentes de dispositivo podem se esgotar ou serdesignados erroneamente, de maneira tal que parâmetros está-ticos são insuficientes para otimizar inteiramente. Em moda-lidades adicionais da presente invenção, a otimização da ba-se de dados de indexação também pode incluir abordagem deobjetos com base nos parâmetros de armazenamento do disposi-tivo que responde 206.
A abordagem de objeto pode tanto serem modo independente de hardware (por exemplo, nós de siste-ma de arquivo) quanto em modo dependente de hardware (porexemplo, números absolutos de setores de disco).
Depois de a base de dados de indexação ter sidootimizada para o dispositivo que responde 206, os objetosselecionados e a base de dados de indexação otimizada podemser transferidos do dispositivo iniciador 202 para o dispo-sitivo que responde 206, tal como mostrado no bloco 322. Emuma modalidade, todos os objetos selecionados são primeira-mente transferidos para o dispositivo que responde 206. Vín-culos relativos são então resolvidos, se necessário, e a ba-se de dados de indexação é então transferida. Em uma outramodalidade, a base de dados de indexação é transferida deforma crescente depois de grupos de objetos relacionados(por exemplo, relacionados por pasta ou lista de reprodução)serem transferidos para o dispositivo que responde 206. Emuma modalidade adicional, a base de dados de indexação podeconter espaços reservados para abordagem absoluta de objetosno dispositivo que responde 206.
Os espaços reservados podemser preenchidos pelo dispositivo que responde 206 concorren-temente com transferência de objeto, a qual pode ser uma o-peração mais simples para o dispositivo que responde 206 e-xecutar do que construir a base de dados de indexação total.
Depois de o dispositivo que responde 206 ter sidodesconectado do dispositivo iniciador 202 ou uma sessão detransferência ter sido completada, o dispositivo que respon-de 206 pode executar uma validação de consistência. Se osdispositivos estiverem ainda conectados, o dispositivo queresponde 206 pode relatar quaisquer condições de erro para odispositivo iniciador 202, o qual pode iniciar um processode reconstrução de base de dados de indexação. Entretanto,se os dispositivos estiverem desconectados, o dispositivoque responde 206 pode reconstruir a base de dados de indexa-ção antes da primeira operação para capacitar funcionalidadede dispositivo desde que conteúdo necessário tenha sidotransferido.
Um usuário pode desejar selecionar objetos enquan-to o dispositivo iniciador 202 e o dispositivo que responde206 estiverem desconectados e então transferir o conteúdomais tarde quando os dispositivos estiverem conectados. Se odispositivo iniciador 202 mantiver um perfil de dispositivo,o dispositivo iniciador 202 pode gerar uma base de dados deindexação otimizada para os objetos selecionados antes daconexão de dispositivo. Voltando à figura 4, está mostradoum fluxograma ilustrando um método 400 para gerar uma basede dados de indexação enquanto o dispositivo que responde206 está desconectado do dispositivo iniciador 202 de acordocom uma modalidade da presente invenção.
0 método 400 é similar ao método 300 descrito anteriormente com a exceção deque o dispositivo iniciador 202 deve contar com parâmetrosde dispositivo fornecidos em um perfil de dispositivo arma-zenado localmente.
Inicialmente, o dispositivo iniciador 202 recebeuma seleção de objetos para ser transferida para o disposi-tivo que responde 206, tal como mostrado no bloco 402. Talcomo discutido anteriormente, a seleção pode ser uma seleçãode usuário expressa ou uma consulta dinâmica. Com base nosobjetos selecionados, o dispositivo iniciador 202 constróiuma base de dados de indexação genérica no bloco 404. Nobloco 406, o dispositivo iniciador 202 acessa a seguir operfil de dispositivo para obter parâmetros de dispositivo.Usando os parâmetros de dispositivo do perfil de dispositi-vo, o dispositivo iniciador 202 constrói um modelo virtualdo dispositivo que responde 206 no bloco 408. A base de da-dos de indexação genérica pode então ser otimizada para odispositivo que responde 206 no bloco 410. No bloco 412, odispositivo iniciador 202 armazena a base de dados de inde-xação otimizada até que o dispositivo que responde 206 sejaconectado. A base de dados de indexação, por exemplo, podeser armazenada como um arquivo simples atômico. Quando odispositivo que responde 206 é conectado mais tarde, o dis-positivo iniciador 202 confirma a conexão, tal como mostradono bloco 414. Os objetos selecionados e a base de dados deindexação otimizada são então transferidos para o dispositi-vo que responde 206 no bloco 416. Em uma modalidade adicio-nal, o dispositivo iniciador 202 também pode acessar parâme-tros de dispositivo do dispositivo que responde 206 quandoos dois dispositivos são conectados. Se os parâmetros dedispositivo acessados do dispositivo que responde 206 dife-rirem do perfil de dispositivo mantido no dispositivo inici-ador 202, o dispositivo iniciador 202 pode atualizar a basede dados de indexação de acordo com as diferenças antes detransferir a base de dados de indexação para o dispositivo que,responde 206.
Tal como mencionado anteriormente, em modalidadesda presente invenção, o dispositivo que responde 206 podeempregar uma placa de armazenamento removível. Em tais moda-lidades, parâmetros de dispositivo para o dispositivo queresponde 206 podem ser comunicados ao dispositivo iniciador202 usando-se a placa de armazenamento, e uma base de dadosde indexação otimizada pode ser gerada e armazenada na placade armazenamento com objetos selecionados. Referindo-se àfigura 5, está ilustrado um fluxograma que mostra um método500 para comunicar parâmetros de dispositivo que responde,objetos e uma base de dados de indexação otimizada entre odispositivo iniciador 202 e o dispositivo que responde 206usando uma placa de armazenamento removível de acordo comuma modalidade da presente invenção.
No bloco 502, o dispositivo que responde 206 alocauma partição na placa de armazenamento para levar em contaarmazenamento de parâmetros de dispositivo. 0 dispositivoque responde 206 então armazena quaisquer parâmetros de dis-positivo disponíveis dentro da partição no bloco 504. 0 dis-positivo que responde 206 também pode armazenar informaçãode identificação para o dispositivo 206 dentro da partição(por exemplo, para permitir uso da mesma placa de armazena-mento para múltiplos dispositivos que respondem) . Tal comodescrito anteriormente, uma grande variedade de parâmetrosde dispositivo pode ser armazenada na placa, incluindo, porexemplo, características de hardware e software de disposi-tivo estático, preferências de formato e colocação de regis-tro, e informação dinâmica de uso e desempenho. No bloco506, a placa de armazenamento é removida do dispositivo queresponde 206 e inserida no dispositivo iniciador 202 ou emum outro componente permitindo comunicação entre o disposi-tivo iniciador 202 e a placa de armazenamento.
Depois de ser conectado com a placa de armazena-mento, o dispositivo iniciador 202 reconhece que a placa seorigina de um dispositivo capaz de comunicar seus parâmetrosde dispositivo por meio da placa de armazenamento, tal comomostrado no bloco 508. 0 dispositivo iniciador 202 então a-cessa os parâmetros de dispositivo localizados na partiçãodentro da placa de armazenamento no bloco 510. Se não exis-tir nenhum perfil de dispositivo para o dispositivo que res-ponde 206, um novo perfil é criado. De outro modo, o perfilde dispositivo existente é atualizado. Se a placa de armaze-namento contiver informação para múltiplos dispositivos querespondem, o dispositivo iniciador 202 pode identificar cadadispositivo que responde pela informação de identificação dedispositivo fornecida dentro da partição para cada dispositivo.
Usando os parâmetros de dispositivo, o dispositivoiniciador 202 gera uma base de dados de indexação otimizadapara uma dada seleção de objetos usando um processo similaraos métodos 300 e 400 discutidos com referência à figura 3 eà figura 4, respectivamente, tal como mostrado no bloco 512.
Depois de gerar a base de dados de indexação otimizada, odispositivo iniciador 202 armazena os objetos selecionados ea base de dados de indexação gerada na placa de armazenamen-to no bloco 514. A placa de armazenamento pode então ser re-movida e transferida para o dispositivo que responde 202.
Como pode ser entendido, modalidades da presenteinvenção fornecem sistemas e métodos para gerar uma base dedados de indexação que é otimizada para um dado dispositivo.
A presente invenção foi descrita em relação a modalidadesparticulares, as quais são pretendidas sob todos os pontosde vista para ser ilustrativas em vez de restritivas. Moda-lidades alternativas se tornarão aparentes para os versadosna técnica à qual a presente invenção pertence sem fugir deseu escopo.
Pelo exposto, deve ser observado que esta invençãoé bem adaptada para se alcançar todas as finalidades e obje-tivos expostos anteriormente, juntamente com outras vanta-gens que são óbvias e inerentes ao sistema e método. Deveser entendido que certos recursos e subcombinações são deutilidade e podem ser empregados sem referência a outros re-cursos e subcombinações. Isto é considerado pelo escopo dasreivindicações e está dentro dele.

Claims (20)

1. Método em um dispositivo iniciador para geraruma base de dados de indexação, CARACTERIZADO pelo fato deque compreende:receber uma indicação de uma seleção de pelo menosum objeto;acessar pelo menos um parâmetro de dispositivo deum dispositivo que responde;gerar uma base de dados de indexação para o pelomenos um objeto com base no pelo menos um parâmetro de dis-positivo do dispositivo que responde; etransferir a base de dados de indexação para odispositivo que responde.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um objeto é ar-mazenado em pelo menos um de o dispositivo iniciador e odispositivo que responde.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que acessar pelo menos um parâme-tro de dispositivo do dispositivo que responde compreendeacessar um perfil de dispositivo contendo pelo menos um pa-râmetro de dispositivo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADO pelo fato de que o perfil de dispositivo é ar-mazenado no dispositivo iniciador.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que acessar pelo menos um parâme-tro de dispositivo do dispositivo que responde compreendecomunicar pelo menos um parâmetro de dispositivo do disposi-tivo que responde para o dispositivo iniciador.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que comunicar pelo menos um parâ-metro de dispositivo compreende usar um protocolo de conec-tividade de uso qeral.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6,CARACTERIZADO pelo fato de que o protocolo de conectividadede uso geral compreende o Protocolo de Transferência de Midia.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um parâmetro dedispositivo do dispositivo que responde compreende pelo me-nos um de um parâmetro de hardware, um parâmetro de softwa-re, uma preferência de formato de registro, uma preferênciade colocação de registro, informação de uso de dispositivo einformação de desempenho de dispositivo.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo que respondecompreende pelo menos um de um dispositivo portátil, um dis-positivo de midia, um dispositivo reprodutor de áudio, umdispositivo reprodutor de video, um dispositivo de câmeradigital, um dispositivo de câmera de video, um telefone ce-lular e um assistente de dados pessoal.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que gerar uma base de dados deindexação compreende:gerar uma base de dados de indexação genérica combase na seleção de pelo menos um objeto; econverter a base de dados de indexação genéricapara uma base de dados de indexação especifica de dispositi-vo usando o pelo menos um parâmetro de dispositivo para odispositivo que responde.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um objeto com-preende pelo menos um de um objeto de midia de video, um ob-jeto de midia de áudio, um objeto de midia de imagem e umobjeto de arquivo de documento.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmentetransferir o pelo menos um objeto para o dispositivo queresponde.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um de:acessar pelo menos um parâmetro de dispositivo dodispositivo que responde; etransferir a base de dados de indexação para odispositivo que responde;compreende comunicação entre o dispositivo inicia-dor e o dispositivo que responde usando pelo menos um de umvinculo com fio, um vinculo sem fio e uma midia de armazena-mento removível.
14. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente a-cessar uma base de dados de indexação no dispositivo queresponde; eem que gerar uma base de dados de indexação com-preende gerar uma nova base de dados de indexação com baseno pelo menos um parâmetro de dispositivo do dispositivo queresponde e na base de dados de indexação acessada do dispo-sitivo que responde.
15. Midia legível por computador, CARACTERIZADApelo fato de que têm instruções utilizáveis por computadorincorporadas na mesma para executar o método do tipo defini-do na reivindicação 1.
16. Método para gerar dinamicamente, em um dispo-sitivo iniciador, uma base de dados de indexação,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:acessar pelo menos um parâmetro de dispositivo dodispositivo que responde;construir um modelo virtual do dispositivo queresponde usando o pelo menos um parâmetro de dispositivo, omodelo virtual representando operação do dispositivo queresponde em um estado desconectado; egerar uma base de dados de indexação para uma se-leção de pelo menos um objeto usando o modelo virtual dodispositivo que responde.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de que acessar pelo menos um parâme-tro de dispositivo do dispositivo que responde compreendepelo menos um de:acessar um perfil de dispositivo contendo pelo me-nos um parâmetro de dispositivo; ecomunicar pelo menos um parâmetro de dispositivodo dispositivo que responde para o dispositivo iniciador.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de que gerar uma base de dados deindexação compreende:gerar uma base de dados de indexação genérica combase em uma seleção de pelo menos um objeto; eempregar o modelo virtual do dispositivo que res-ponde para converter a base de dados de indexação genéricapara uma base de dados de indexação especifica de dispositi-vo com base no pelo menos um parâmetro de dispositivo para odispositivo que responde.
19. Midia legível por computador, CARACTERIZADApelo fato de que têm instruções utilizáveis por computadorincorporadas na mesma para executar o método do tipo defini-do na reivindicação 16.
20. Sistema para gerar uma base de dados de inde-xação para uma seleção de pelo menos um objeto, a base dedados de indexação sendo gerada com base em pelo menos umparâmetro de dispositivo de um dispositivo que responde,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:um componente de seleção de objeto para receberuma indicação de uma seleção de pelo menos um objeto;um componente de parâmetro de dispositivo para a-cessar pelo menos um parâmetro de dispositivo do dispositivoque responde; eum componente de mecanismo de otimização para ge-rar uma base de dados de indexação para a seleção de pelomenos um objeto, em que a base de dados de indexação é gera-da usando o pelo menos um parâmetro de dispositivo do dispo-sitivo que responde.
BRPI0612031-8A 2005-06-17 2006-04-26 indexação de conteúdo especìfico de dispositivo para operação de dispositivo otimizada BRPI0612031A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/155,433 US20060288036A1 (en) 2005-06-17 2005-06-17 Device specific content indexing for optimized device operation
US11/155,433 2005-06-17
PCT/US2006/015973 WO2006137977A2 (en) 2005-06-17 2006-04-26 Device specific content indexing for optimized device operation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612031A2 true BRPI0612031A2 (pt) 2010-10-13

Family

ID=37570929

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612031-8A BRPI0612031A2 (pt) 2005-06-17 2006-04-26 indexação de conteúdo especìfico de dispositivo para operação de dispositivo otimizada

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20060288036A1 (pt)
EP (1) EP1896934A4 (pt)
JP (1) JP2008547084A (pt)
KR (1) KR101255390B1 (pt)
CN (1) CN101632063B (pt)
AU (1) AU2006259831B2 (pt)
BR (1) BRPI0612031A2 (pt)
CA (1) CA2610002C (pt)
MX (1) MX2007015439A (pt)
NO (1) NO339761B1 (pt)
RU (1) RU2427026C2 (pt)
TW (1) TWI420328B (pt)
WO (1) WO2006137977A2 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7885622B2 (en) 2004-10-27 2011-02-08 Chestnut Hill Sound Inc. Entertainment system with bandless tuning
US20190278560A1 (en) 2004-10-27 2019-09-12 Chestnut Hill Sound, Inc. Media appliance with auxiliary source module docking and fail-safe alarm modes
US8090309B2 (en) 2004-10-27 2012-01-03 Chestnut Hill Sound, Inc. Entertainment system with unified content selection
US20060294064A1 (en) * 2005-06-24 2006-12-28 Microsoft Corporation Storing queries on devices with rewritable media
US20070088862A1 (en) * 2005-10-13 2007-04-19 Burkman Troy F Method and system for optimizing streaming media
US20070202978A1 (en) * 2006-02-28 2007-08-30 Shimano, Inc. Low profile rear derailleur
KR101242040B1 (ko) 2006-06-26 2013-03-12 삼성전자주식회사 포터블 기기의 재생 목록 자동 생성 방법 및 장치
US8606799B2 (en) * 2006-12-28 2013-12-10 Sap Ag Software and method for utilizing a generic database query
US8417731B2 (en) 2006-12-28 2013-04-09 Sap Ag Article utilizing a generic update module with recursive calls identify, reformat the update parameters into the identified database table structure
US7730056B2 (en) * 2006-12-28 2010-06-01 Sap Ag Software and method for utilizing a common database layout
IL185742A0 (en) * 2007-09-05 2008-01-06 Vizrt Ltd Compact graphics for limited resolution display devices
US8970647B2 (en) 2008-05-13 2015-03-03 Apple Inc. Pushing a graphical user interface to a remote device with display rules provided by the remote device
US9870130B2 (en) * 2008-05-13 2018-01-16 Apple Inc. Pushing a user interface to a remote device
US9165021B2 (en) 2009-04-14 2015-10-20 International Business Machines Corporation Managing database object placement on multiple storage devices
EP2553613A4 (en) * 2010-03-26 2017-01-25 Nokia Technologies Oy Method and apparatus for portable index on a removable storage medium
GB2501145A (en) * 2012-04-12 2013-10-16 Supercell Oy Rendering and modifying objects on a graphical user interface
CN105051739B (zh) * 2013-03-19 2019-08-06 皇家飞利浦有限公司 用于听觉增强的医学系统、方法、处理器和可读介质
US9817605B2 (en) 2013-12-23 2017-11-14 Sandisk Technologies Llc Systems and methods of storing data associated with content of a data storage device
CN105549382B (zh) * 2015-12-21 2018-12-21 莱诺斯科技(北京)股份有限公司 一种卫星星座自动化测试装置与方法
US10567508B2 (en) * 2017-04-28 2020-02-18 Facebook, Inc. Media file upload awareness for online systems
US10565251B2 (en) * 2017-04-28 2020-02-18 Facebook, Inc. Media file upload awareness for online systems

Family Cites Families (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2008655T3 (es) * 1987-07-31 1994-02-01 Texas Instruments Deutschland Gmbh Disposicion de transmision-respuesta (transpondedora).
NL8702426A (nl) * 1987-10-12 1989-05-01 Nedap Nv Werkwijze en inrichting voor het identificeren van metalen pallets en containers.
FR2645309B1 (fr) * 1989-04-04 1991-06-07 Usil Flandres Artois Dispositif de detection du passage d'au moins un mobile en au moins un point determine de son deplacement
US5029198A (en) * 1990-01-17 1991-07-02 Geary A. Walpole Telephone call responding system and control method and device therefor
US5129082A (en) * 1990-03-27 1992-07-07 Sun Microsystems, Inc. Method and apparatus for searching database component files to retrieve information from modified files
US5254997A (en) * 1992-07-31 1993-10-19 Westinghouse Electric Corp. Retrodirective interrogation responsive system
US6181837B1 (en) * 1994-11-18 2001-01-30 The Chase Manhattan Bank, N.A. Electronic check image storage and retrieval system
US5786998A (en) * 1995-05-22 1998-07-28 Automated Monitoring And Control International, Inc. Apparatus and method for tracking reporting and recording equipment inventory on a locomotive
US6724372B1 (en) * 1995-10-16 2004-04-20 Nec Corporation Ink trails on a wireless remote interface tablet and wireless remote ink field object
US6192057B1 (en) * 1996-10-25 2001-02-20 International Business Machines Corporation Mechanism to control telecommunication connections in a digital switching network
US7103834B1 (en) * 1997-06-25 2006-09-05 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for a home network auto-tree builder
US5978850A (en) * 1997-07-02 1999-11-02 National Instruments Corporation System and method for accessing parameters in a fieldbus network using a tag parameters interface
JPH11184742A (ja) * 1997-12-19 1999-07-09 Canon Inc 画像処理装置及び画像処理装置における画像データ処理方法
US20010009198A1 (en) * 1998-03-04 2001-07-26 Sergio Belli Electrical cable with self-repairing protection
US6198480B1 (en) * 1998-10-07 2001-03-06 Wonderware Corporation Object-oriented tag browser
US6247135B1 (en) * 1999-03-03 2001-06-12 Starfish Software, Inc. Synchronization process negotiation for computing devices
US6938029B1 (en) * 1999-03-31 2005-08-30 Allan Y. Tien System and method for indexing recordings of observed and assessed phenomena using pre-defined measurement items
JP2001093226A (ja) * 1999-09-21 2001-04-06 Sony Corp 情報通信システムおよび方法、ならびに、情報通信装置および方法
WO2001033569A1 (en) * 1999-11-02 2001-05-10 Iomega Corporation Portable audio playback device and removable disk drive
US20010042107A1 (en) * 2000-01-06 2001-11-15 Palm Stephen R. Networked audio player transport protocol and architecture
US6389467B1 (en) * 2000-01-24 2002-05-14 Friskit, Inc. Streaming media search and continuous playback system of media resources located by multiple network addresses
US7415537B1 (en) * 2000-04-07 2008-08-19 International Business Machines Corporation Conversational portal for providing conversational browsing and multimedia broadcast on demand
US7693992B2 (en) * 2000-06-14 2010-04-06 Disney Enterprises, Inc. Technique for providing access to data
US7425537B2 (en) * 2000-08-22 2008-09-16 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Department Of Health And Human Services SH2 domain binding inhibitors
US7206853B2 (en) * 2000-10-23 2007-04-17 Sony Corporation content abstraction layer for use in home network applications
US6934890B2 (en) * 2001-03-19 2005-08-23 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Error code indexing and interpretation apparatus and method
US7191190B2 (en) * 2001-03-27 2007-03-13 Microsoft Corporation Meta data management for media content objects
JP2003050811A (ja) * 2001-08-07 2003-02-21 Sony Corp 記録装置、記録方法、プログラム、記録媒体および撮像装置
GB2387001B (en) * 2001-10-22 2005-02-02 Apple Computer Intelligent interaction between media player and host computer
US7043479B2 (en) * 2001-11-16 2006-05-09 Sigmatel, Inc. Remote-directed management of media content
US6971121B2 (en) * 2001-12-06 2005-11-29 Scientific-Atlanta, Inc. Composite buffering
US20030135661A1 (en) * 2002-01-14 2003-07-17 International Business Machines Corporation System and method for packaging and installing management models with specific console interfaces
US20030132953A1 (en) * 2002-01-16 2003-07-17 Johnson Bruce Alan Data preparation for media browsing
US7613802B2 (en) * 2002-05-13 2009-11-03 Ricoh Co., Ltd. Creating devices to support a variety of models of remote diagnostics from various manufacturers
US7461392B2 (en) * 2002-07-01 2008-12-02 Microsoft Corporation System and method for identifying and segmenting repeating media objects embedded in a stream
JP2004021557A (ja) * 2002-06-14 2004-01-22 Hitachi Ltd プログラム、情報処理方法、情報処理装置、及び記憶装置
US7117207B1 (en) * 2002-09-11 2006-10-03 George Mason Intellectual Properties, Inc. Personalizable semantic taxonomy-based search agent
AU2003278558A1 (en) * 2002-11-08 2004-06-07 Aliope Limited Multimedia management
US7437432B2 (en) * 2002-12-12 2008-10-14 International Business Machines Corporation Client device configuration with configuration services providers
US7275181B2 (en) * 2003-03-26 2007-09-25 International Business Machines Corporation Autonomic embedded computing “dynamic storage subsystem morphing”
US20040205286A1 (en) * 2003-04-11 2004-10-14 Bryant Steven M. Grouping digital images using a digital camera
WO2004097635A2 (en) * 2003-04-25 2004-11-11 Apple Computer, Inc. Graphical user interface for browsing, searching and presenting media items
TW200515186A (en) * 2003-10-24 2005-05-01 Inventec Multimedia & Telecom System and method for integrating multimedia data for editing and playing
US7502820B2 (en) * 2004-05-03 2009-03-10 Microsoft Corporation System and method for optimized property retrieval of stored objects
US7574655B2 (en) * 2004-05-03 2009-08-11 Microsoft Corporation System and method for encapsulation of representative sample of media object
US7735012B2 (en) * 2004-11-04 2010-06-08 Apple Inc. Audio user interface for computing devices
US20060122976A1 (en) * 2004-12-03 2006-06-08 Shumeet Baluja Predictive information retrieval
US7958441B2 (en) * 2005-01-07 2011-06-07 Apple Inc. Media management for groups of media items
AU2009281874B2 (en) * 2008-08-14 2013-04-18 United States Endoscopy Group, Inc. Apparatus and methods for retrieving an object from a body passage

Also Published As

Publication number Publication date
EP1896934A2 (en) 2008-03-12
CA2610002C (en) 2016-06-21
CN101632063A (zh) 2010-01-20
CA2610002A1 (en) 2006-12-28
US20060288036A1 (en) 2006-12-21
AU2006259831A1 (en) 2006-12-28
KR20080023299A (ko) 2008-03-13
TW200701019A (en) 2007-01-01
RU2427026C2 (ru) 2011-08-20
MX2007015439A (es) 2008-02-21
AU2006259831B2 (en) 2011-10-27
NO20076069L (no) 2008-01-17
JP2008547084A (ja) 2008-12-25
TWI420328B (zh) 2013-12-21
EP1896934A4 (en) 2010-12-01
RU2007146704A (ru) 2009-06-27
WO2006137977A2 (en) 2006-12-28
NO339761B1 (no) 2017-01-30
KR101255390B1 (ko) 2013-04-17
WO2006137977A3 (en) 2009-05-14
CN101632063B (zh) 2013-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612031A2 (pt) indexação de conteúdo especìfico de dispositivo para operação de dispositivo otimizada
JP4359448B2 (ja) ファイルシステムフィルタドライバのためのファイルネームを管理するシステム及び方法
US7216133B2 (en) Synchronizing logical views independent of physical storage representations
TWI498751B (zh) 用於運算環境表示之方法及電腦可讀取儲存裝置
US6871245B2 (en) File system translators and methods for implementing the same
US8321374B2 (en) Peer-to-peer N-way syncing in decentralized environment
CN101650660B (zh) 从中央存储装置引导计算机系统
JP4837934B2 (ja) フラット化された階層構造における分かりやすい名前の生成
US20090248737A1 (en) Computing environment representation
US20040221044A1 (en) System and method for facilitating communication between a computing device and multiple categories of media devices
TW201211800A (en) Migration of metadata and storage management of data in a first storage environment to a second storage environment
BR112012025578B1 (pt) Método e aparelho para extensibilidade de pesquisa para aplicações de terceiros
JP2005182809A (ja) ストレージ技術抽象化方式におけるファイル内でのファイルシステムの生成
JP2006107506A (ja) 分散ファイルシステムのためのターゲットフェイルバックおよびターゲット優先度を決定するシステムおよび方法
RU2358312C2 (ru) Система и способ представления для пользователя взаимосвязанных элементов
KR101689782B1 (ko) 메타 데이터에 따라 파일 시스템의 파일들을 액세스하는 방법 및 상기 방법을 구현하는 디바이스
KR20060094458A (ko) 파일 시스템 항목(들) 및 연관된 엔티티(들)를 직렬화하는시스템 및 방법
KR20210092361A (ko) 스토리지 장치 및 그것의 동작 방법
US7469408B2 (en) Document customization for transparent execution on a client and a server
US7533133B1 (en) Externally managed file versions
US7975028B2 (en) Migration of data between computers
JP5241298B2 (ja) 履歴上のファイル名およびロケーションをインデックス付きにすることによりファイル・サーチおよびファイル操作を支援するためのシステムおよび方法
WO2010091607A1 (zh) 一种在文件系统中提供自定义存取控制方式的方法
US7680832B1 (en) Techniques for managing configuration information among different physical devices
JP5629438B2 (ja) ファイル管理装置及びその制御方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2257 DE 08/04/2014.