BRPI0611938B1 - Apparatus and method for inverting a stop flange in a closing fake indicator - Google Patents

Apparatus and method for inverting a stop flange in a closing fake indicator Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611938B1
BRPI0611938B1 BRPI0611938B1 BR PI0611938 B1 BRPI0611938 B1 BR PI0611938B1 BR PI0611938 B1 BRPI0611938 B1 BR PI0611938B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support base
stop flange
ring
closure
reversing
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO E MÉTODO PARA INVERTER UM FLANGE DE BATENTE EM UM FECHAMENTO INDICADOR DE FALSIFICAÇÃO". A presente invenção refere-se aos fechamentos com indicação de falsificação e, mais particularmente, a um aparelho e a um método para inverter o flange de batente na cinta contra falsificação de um fechamento com indicação de falsificação.
Antecedentes e Qbietivos da Descricão Um tipo de fechamento com indicação de falsificação inclui um envoltório tendo uma cinta cilíndrica com um ou mais segmentos de rosca internos para rosquear o envoltório de fechamento em um acabamento de recipiente. Uma cinta contra falsificação é fragilmente conectada à borda da saia e um flange de batente se estende radialmente para dentro e axialmen-te para cima para encaixar um rebordo externo no acabamento de recipiente. Quando o fechamento, inicialmente, não está separado do acabamento de recipiente, o flange de batente impede o movimento axial da cinta contra falsificação, de modo que a cinta contra falsificação é separada da saia de fechamento para indicar que a embalagem foi aberta. Fechamentos desse tipo são exemplificados pelas patentes US 4.613.052, 5.197.620, 5.650.113, 6.053.344 e 6.224.802.
Os fechamentos com indicação de falsificação do tipo em questão podem ser feitos através de moldagem por compressão ou moldagem por injeção. Em ambos, o flange de batente que se estende da cinta contra falsificação é orientado axíalmente para fora do fechamento, conforme moldado, para facilitar a moldagem e a extração do fechamento do molde. O flange de batente deve ser invertido, da orientação axialmente para fora, conforme moldado, para uma orientação axialmente para dentro, para uso, antes da colocação do fechamento em um acabamento de recipiente. As patentes US 4.653.657 e 4.721.218 ilustram uma técnica para inversão do flange de batente, em que um rolete é encaixado com o flange de batente e o mais próximo é girado de modo que o flange de batente, progressivamen-te, seja invertido como uma função de rotação do fechamento. As patentes US 5.090.788 e 5.443.171 ilustram outra técnica para inversão de flange de batente em que o flange de batente é encaixado pelo ressalto de um êmbolo ou mandril para dobrar o flange de batente para dentro em uma única operação. Embora as técnicas descritas nas patentes citadas sejam, em gerai, bem sucedidas em implementação, problemas podem ser encontrados particularmente com fechamentos tendo um diâmetro razoavelmente grande, em que o flange de batente não pode ser invertido adequadamente, empregando as técnicas observadas. Um objetivo geral da presente exposição é proporcionar um aparelho e método para inverter o flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação, que direcionam esse problema na técnica. A presente descrição concretiza um número de aspectos que podem ser implementados separadamente ou em combinação um com o outro.
Um aparelho para inverter o flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação, de uma posição axialmente orientada para fora, conforme moldado, para uma posição axialmente orientada para dentro, para uso, de acordo com um aspecto da presente descrição, inclui uma base de suporte para suportar o fechamento de modo que o flange de batente, conforme moldado, seja espaçado e orientado para longe da base de suporte. Um pedestal é conduzido, movelmente, pela base de suporte em uma posição espaçada da base de suporte. Um anel localizador é conduzido pelo pedestal e móvel com o pedestal, para encaixar o flange de batente em um fechamento conduzido pela base de suporte e curvar o flange de batente radialmente para dentro. Um anel de inversão se move através do anel localizador para encaixar e inverter o flange de batente que é curvado radialmente para dentro pelo anel localizador. A base de suporte, de preferência, é móvel em direção ao anel localizador e ao anel de inversão, de modo que o flange de batente no fechamento suportado na base de suporte encaixa o anel localizador e o anel de inversão, em sequência. O anel localizador, de preferência, tem uma superfície que encaixa e contorna o fechamento antes da inversão do flange de batente.
Um aparelho para inverter o flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação, de acordo com outro aspecto da presente descrição, inclui uma base de suporte para suportar o fechamento de modo que o flange de batente, conforme moldado, seja espaçado e orientado para longe da base de suporte. Uma rosca piloto é espaçada da base de suporte e oposta à mesma. Um anel localizador circunferencialmente contínuo circunda a rosca piloto e um anel de inversão circunferencialmente contínuo é disposto entre o anel localizador e a rosca piloto. A base de suporte é móvel em direção à rosca piloto, ao anel localizador e ao anel de inversão primeiro para encaixar a rosca piloto e prender o fechamento na base de suporte, então, encaixar o anel localizador preliminarmente, para curvar o flange de batente radialmente para dentro e, então, encaixar o anel de inversão ainda e, finalmente, curvar o flange de batente para uma orientação axialmente para dentro para uso.
Um método de inversão de um flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação de acordo com um outro aspecto da descrição inclui o encaixe do flange de batente com um anel localizador circunferencialmente contínuo, a fim de curvar todo o flange batente para uma orientação radialmente para dentro e, então, encaixando o flange de batente com um anel de inversão circunferencialmente contínuo para curvar o flange de batente para uma orientação axialmente para dentro para uso.
Breve Descrição dos Desenhos A descrição, junto com seus objetivos, características, vantagens e aspectos, será melhor compreendida da descrição a seguir, das reivindicações anexas e dos desenhos anexos, em que: A figura 1 é uma vista seccional fragmentária de um aparelho para inverter o flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação de acordo com uma modalidade presentemente preferida da descrição; A figura 2 é uma vista fragmentária de uma porção da figura 1 em uma escala ampliada; A figura 2A é uma vista seccional fragmentária tomada substan- cialmente ao longo da linha 2A - 2A na figura 2;
As figuras 3 - 7 são vistas similares àquelas da figura 2, mas i-lustrando o aparelho em estágios sequenciais de operação; e As figuras 4A, 5A, 6A e 7A são vistas seccionais fragmentárias em uma escala ampliada de respectivas porções das figuras 4, 5,6 e 7. Descricão Detalhada de Modalidades Preferidas As figuras 1 - 2 ilustram um aparelho 10 para inverter um flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação 12 de acordo com uma modalidade presentemente preferida da descrição. O aparelho 10 inclui uma estrutura de suporte 14, que pode ser a estrutura de um carrossel ou torre, por exemplo. Um par de carnes 16,18 está disposto em posições fixas, adjacente à estrutura 14. Uma base de suporte 20 inclui uma plataforma (ctec/r) 21 montada dentro de uma estrutura 23 e impulsionado para cima dentro da estrutura 23 por pelo menos uma mola espiral 25. A estrutura 23 de base de suporte 20 é montada em um eixo ou haste 22, que é montado deslizavelmente na estrutura 14, tal como por mancais de deslizamento 24, por exemplo. Um rolete 26 ou outro seguidor adequado acopla, operativamente, a haste 22 ao carne 18 para mover a base de suporte 20 como uma função de movimento da estrutura 14.
Um pedestal 28 é conduzido por uma haste 30, que montada deslizavelmente na base de suporte 20, tal como por um mancai de luva 32, para movimento em direção e para longe da superfície de suporte voltada para cima 36 da base de suporte. Uma mola espiral 34 impulsiona o pedestal 28 em direção à superfície de suporte 36 da base de suporte 20, de preferência, pela atuação contra uma placa de extremidade 35, que é acoplada à haste 30 por um parafuso de cabeça 37 (figura 2A). Uma braçadeira locali-zadora 38 é montada no pedestal 28 para encaixar externamente a saia de um fechamento 12 na superfície de suporte 36 e, assim, localizando, preliminarmente o envoltório de fechamento 12 com relação ao pedestal 28 e à base de suporte 20. Um anel localizador circunferencialmente contínuo 40 é montado por um mancai 42 no pedestal 28 de modo que o anel 40 pode girar livremente durante a inversão de flange de batente, marcação de fecha- mento e/ ou outras operações no fechamento. O interior do anel localizador 40 é aberto. Um braço pivô de seguidor de carne 44 (figura 2) é montado na base de suporte 20 por um pino pivô 46 que encaixa a porção mediana do braço pivô. Uma extremidade do braço pivô 44 conduz um rolete seguidor de came 48 que encaixa a parte de baixo da braçadeira 38 no pedestal 28. A extremidade oposta do braço pivô 44 conduz um rolete seguidor de came 50, que encaixa um came 52 na estrutura 14. A finalidade do braço pivô 44, dos roletes 48, 50 e do came 52 é posicionar o pedestal 28 em relação à base de suporte 20 contra a força de mola 34, durante movimento da base de suporte, como será descrito.
Uma rosca piloto 54 é montada na extremidade de uma haste ou eixo 56 que, de preferência, é móvel na estrutura 14, tal como por ser montada deslizavelmente dentro de uma luva 58 conduzida pela estrutura 14. A rosca piloto 54 tem uma superfície externa que é co-axial com o anel localizador 40 e disposto dentro do mesmo. A extremidade oposta da haste 56, de preferência, é acoplada operativamente a um rolete 60 que encaixa o came 16 para mover a haste 56 contra a força de uma mola espiral 62 (figura 1) como uma função de movimento de estrutura 14. Um anel de inversão cir-cunferencialmente contínuo 64 é conduzido, tal como pela luva 58, em posição fixa em relação à estrutura 14. A periferia externa do anel de inversão 64 está em um diâmetro contínuo que é maior do que o diâmetro externo da rosca piloto 54, mas menor do que o diâmetro interno de anel localizador 40, de modo que o anel de inversão 64 pode ser recebido entre a rosca piloto 54 e o anel localizador 40, como será descrito.
As figuras 1 e 2 ilustram o aparelho 10 na posição completamente aberta, em que um fechamento 12 é inserido para inversão de seu flange de batente e removido em seguida à inversão. As figuras 3 - 7 ilustram o a-parelho 20 em estágios seqüenciais de operação para inversão do flange de batente. Na posição das figuras 1 e 2, o fechamento 12 é colocado por meio de ferramentas adequadas na superfície de suporte 36 da base de suporte 20 e em encaixe substancial com a braçadeira localizadora 38 de modo que o fechamento seja substancialmente co-axial com a rosca piloto 54. O fe- chamento se abre para cima de modo que o flange de batente seja invertido com a face para longe da superfície 36. Entre as posições das figuras 2 e 3, a base de suporte 20 é movida para cima pela haste 22 de modo a mover o envoltório de fechamento 12 através da rosca piloto 54. A borda circunferen-cial inferior da rosca piloto 54 é afunilada para encaixar os segmentos de rosca internos na saia de fechamento e localizar ou dirigir o fechamento para uma posição co-axial com a rosca piloto. O movimento para cima da base de suporte 20 também funciona através do braço pivô 44 e do carne 52 para começar a abaixar o anel localizador 40 em direção à extremidade aberta do fechamento 12. (Será apreciado que as palavras direcionais, tais como "superior" e "inferior", são empregadas à guisa de descrição e não de limitação com relação à orientação do aparelho ilustrado nos desenhos). O movimento continuado para cima da base de suporte 20 coloca no envoltório 12 na posição completamente encaixada em relação à rosca piloto 54, conforme mostrado na figura 4. A rosca piloto 54 localiza o fechamento 12 lateralmente por encaixe com as superfície interiores dos segmentos de rosca na saia de fechamento e prende firmemente o fechamento 12 contra a superfície 36 da base de suporte 20. Qualquer movimento em excesso da base de suporte 20 e do fechamento 12 contra a rosca piloto 54 é capturado pelo movimento da plataforma {deck) 21 contra a(s) mola(s) 25, conforme ilustrado na figura 4. Neste ponto, conforme mostrado na figura 4A, o anel localizador 40 e o anel de inversão 64 são ainda espaçados do flange de batente 74 na saia de fechamento 70. O movimento continuado para cima da base de suporte 20, da posição da figura 4 para a posição da figura 5, empurra o localizador de rosca 54 e 56 para cima, movimento que, de preferência, é permitido pelo contorno do carne superior 16 (figura 1) ou, alternativamente, poderia ser acomodado por uma mola adequada. Nesse meio tempo, o pedestal 28 é abaixado em relação à base de suporte 20, a-través de operação do carne 52 e do braço pivô 44, de modo a colocar o a-nel localizador 40 em encaixe com a borda livre da saia de fechamento 70, conforme mostrado na figura 5A. Um ressalto 72 no anel localizador 40 encaixa a borda livre da saia de fechamento 70 e encaixa o molde do flange de batente 74 integralmente com a saia de fechamento, preliminarmente, para curvar o flange de batente da orientação axiatmente para fora, conforme moldado, ilustrada na figura 4A, para uma orientação radialmente para dentro, ilustrada na figura 5A. Essa curvatura preliminar ocorre onde o flange 74 se une à saída 70. Todo o flange é curvado em um movimento em torno desse ponto de articulação. O anel de inversão 64 ainda é espaçado do flange de batente 74.
Radialmente para fora do ressalto 72 no anel localizador 40, de preferência, é proporcionada uma superfície alargada radialmente para fora 75 (figuras 4A, 5A, 6A e 7A), que, de preferência, é cônica. A superfície 75 encaixa a borda radialmente externa da saia 70 antes de encaixe pelo ressalto 72 e o anel de inversão 64 e atua para arredondar a saia - isto é, fazer a saia substancialmente cilíndrica antes do encaixe pelo anel de inversão 64. Com fechamentos de diâmetro substancial, tal como 63 mm ou mais, a saia tende a ficar oval após a remoção do molde formação, o que toma a inversão do flange de batente difícil, usando técnicas anteriores. Essa característica de arredondamento preferida da presente descrição direciona essa dificuldade. Após a inversão do flange de batente e remoção do fechamento do aparelho de inversão, a saia pode se tornar oval mais uma vez.
Movimento continuado para cima adicional da base de suporte 20, da posição da figura 5 para a posição da figura 6, traz o flange de batente agora orientado radialmente para dentro 74 para encaixe com a parte de baixo 76 do anel de inversão 64. As figuras 6 e 6A ilustram o anel de inversão 64, exatamente começando a encaixar o flange de batente 74. Movimento continuado adicional da base de suporte 20, da posição das figuras 6 e 6A para a posição das figuras 7 e 7A, move o anel localizador 40 e o flange de batente 74 de fechamento através do lado de baixo 76 do anel de inversão 64, finalmente, para curvar o flange de batente para a posição orientada, completa e axialmente, para dentro, ilustrada na figura 7A. Nesse ponto, a operação de inversão de flange de batente é completa e a base de suporte 20 pode ser retraído. Visto que o flange de batente 74 é circunferenci-almente contínuo, o flange de batente permanecerá na orientação invertida em seguida à remoção do anel de inversão 64 e do anel localizador 40.
Desse modo, foi descrito um aparelho e um método para inverter o flange de batente em um fechamento com indicação de falsificação que satisfazem completamente todos os propósitos e objetivos previamente a-presentados. A descrição foi apresentada em conexão com uma modalidade presentemente preferida do aparelho e um número de modificações e variações foram discutidas. Outras modificações e variações prontamente serão sugeridas para pessoas versadas na técnica em vista da descrição seguinte. A descrição é destinada a envolver todas essas modificações e variações que estejam dentro do espírito e do amplo escopo das reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Aparelho para inverter um flange de batente (74) em um fechamento com indicação de falsificação (12), de uma posição orientada axialmente para fora, conforme moldado, para uma posição orientada axialmente para dentro para uso, caracterizado pelo fato de que inclui: uma base de suporte (20) para suportar o fechamento de modo que o flange de batente, conforme moldado, seja espaçado da referida base de suporte e orientado para longe da mesma; um pedestal (28) conduzido movelmente pela referida base de suporte em uma posição espaçada da referida base de suporte; um anel localizador (40) conduzido pelo referido pedestal e móvel com o referido pedestal para encaixar o flange de batente em um fechamento conduzido pela referida base de suporte e curvar o flange de batente radialmente para dentro; e um anel de inversão (64) para movimento através do referido anel localizador para encaixar e inverter o flange de batente curvado radial mente para dentro pelo referido anel localizador até a posição orientada axialmente para dentro, para uso.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida base de suporte (20) é móvel em direção ao referido pedestal (28) e ao referido anel de inversão (64) de modo que o flange de batente em um fechamento suportado na referida base de suporte é encaixado pelo referido anel localizador e o referido anel de inversão, em seqüência.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que inclui meios de carne (50, 52) acoplados à referida base de suporte (20) para mover o referido pedestal (28) em relação à referida base de suporte.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o referido meio de carne inclui um carne (52) em posição estacionária em relação ao referido anel de inversão (64) e um seguidor de carne (50) conduzido pela referida base de suporte, o referido seguidor de came sendo encaixado com o referido came e o referido pedestal (28) para mover o referido pedestal e o referido anel localizador (40) em direção e para longe da referida base de suporte enquanto a referida base de suporte é movida em direção e para longe do referido anel de inversão.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o referido seguidor de came inclui um braço (44) conduzido articuladamente pela referida base de suporte, um primeiro rolete de came (50) no referido braço e encaixado com o referido came e um segundo rolete de came (48) no referido braço encaixado com o referido pedestal (28).
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que inclui uma mola (34) encaixada com o referido pedestal (28) e impulsionando o elemento de operação de interruptor pedestal para longe da referida base de suporte (20).
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de inclui uma rosca piloto (54) entre a referida base de suporte (20) e o referido anel de inversão (64), a referida rosca piloto encaixando um fechamento na referida base de suporte antes do encaixe do fechamento com o referido anel localizador (40) ou o referido anel de inversão para manter o fechamento na referida base de suporte.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o referido anel localizador (40) inclui uma superfície (75) para encaixar e contornar o fechamento antes da inversão do flange de batente.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o flange de batente (74) é um flange de batente circunferencialmente contínuo (74) que inclui: uma rosca piloto (54) espaçada da referida base de suporte e oposta à mesma; um anel localizador circunferencial mente contínuo (40) circundando a referida rosca piloto; e um anel de inversão circunferencialmente contínuo (64) disposto entre o referido anel localizador e a referido rosca piloto; a referida base de suporte sendo móvel em direção à referida rosca piloto, o referido anel localizador e o referido anel de inversão para encaixar um fechamento suportado pela referida base de suporte com a referida rosca piloto para manter o fechamento em posição na referida base de suporte, então, encaixar o fechamento com o referido anel localizador preliminarmente, para curvar o referido flange de batente da posição orientada axialmente para fora, conforme moldado, para uma posição orientada radialmente para dentro e, então, encaixar o flange de batente com o referido anel de inversão ainda e, finalmente, curvar o flange de batente da referida posição orientada axialmente para dentro para a posição orientada axialmente para dentro, para uso.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o referido anel localizador (40) inclui uma superfície (75) para encaixar e contornar o fechamento antes da inversão do flange de batente.
11. Método de inversão de um flange de batente (74) em um fechamento com indicação de falsificação (12) de uma posição orientada axialmente para fora, conforme moldado, para uma posição orientada axialmente para dentro, para uso com o aparelho como definido na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que inclui as etapas de: (a) curvar o flange de batente inteiro para uma orientação radialmente para dentro encaixando o flange de batente com um anel localizador circunferencialmente contínuo (40) e, então, (b) curvar o flange de batente inteiro para a orientação axialmente para dentro para uso encaixando o flange de batente com um anel de inversão circunferencialmente contínuo (64).
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a referida etapa (a) é continuada durante a referida etapa (b).
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a referida etapa (a) inclui o encaixe do fechamento com uma superfície cônica (75) no referido anel localizador (40) para contornar o referido fechamento antes da referida etapa (b).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1908725E (pt) ¿cabeça de enroscamento e aperto para a aplicação de tampas previamente roscadas
CN204528018U (zh) 一种密封瓶塞
US3981673A (en) Parison transfer means
WO2019085440A1 (zh) 一种适应各种口径的起瓶器
CN104787455B (zh) 一种密封瓶塞
FR2918046A1 (fr) Dispositif de transfert d'objets avec un bras de transfert a tete de prehension mobile sensiblement verticalement
US10293564B2 (en) Tire mounting machine
US7241129B2 (en) Machine for compression molding closure shells
BRPI0611938B1 (pt) Apparatus and method for inverting a stop flange in a closing fake indicator
EP4360847A1 (en) Tire molding mold and tire manufacturing method
ES2316088T3 (es) Aparato y metodo para invertir una pestaña de tope sobre un cierre inviolable.
EP2367672B1 (en) Mould for moulding a container obtained from a parison of plastic material and method thereof
JP2000084936A (ja) タイヤ加硫方法および装置
US20070098836A1 (en) Method and machine for compression molding closure shells
US2082167A (en) Bottle capping machine
EP4360843A1 (en) Tire molding die and tire production method
EP1306192A1 (en) Apparatus for gripping/holding parisons in blow-moulding machines and associated machine with said apparatus
US2826884A (en) Apparatus for applying sealing bands to bottle tops and the like
US3003529A (en) Peach half twisting head for pitting machines
EP3150356A1 (en) Composite container manufacturing method, molding die, and composite container
JP2007022633A (ja) キャッピング方法およびその装置
NO128629B (pt)
BE664135A (pt)
MX2008005559A (en) Method and machine for compression molding closure shells
JPH05305995A (ja) 樹脂ボトルの密封装置